A Storm of Swords é o terceiro livro da série de fantasia épica As Crônicas de Gelo e Fogo, escrita pelo norte-americano George R. R. Martin e publicada pela editora Bantam Spectra. Foi publicado pela primeira vez em 8 de agosto de 2000 no Reino Unido, sendo lançado nos Estados Unidos em novembro do mesmo ano. Como os dois volumes anteriores da saga, ele venceu o Prêmio Locus de Melhor Romance.

Foi o primeiro volume da série a ser nomeado ao Prêmio Hugo, um dos prêmios de ficção científica e fantasia mais prestigiados no gênero; contudo, ele acabou perdendo para Harry Potter e o Cálice de Fogo, da britânica J. K. Rowling. Em extensão, é o segundo maior romance de As Crônicas de Gelo e Fogo, com quase mil páginas em sua versão original norte-americana. Trata-se também do último livro da “primeira fase” de lançamentos da saga — um período que vai de 1996 a 2000 —, quando o autor publicou os três primeiros volumes com um intervalo de tempo de dois anos entre cada um.

No Brasil, a obra foi publicada pela editora LeYa em setembro de 2011 com o título A Tormenta de Espadas. Por sua extensão, em Portugal ela foi dividida em dois volumes, lançados em 2008 pela editora Saída de Emergência sob os títulos A Tormenta de Espadas e A Glória dos Traidores.

  • Danny Antunes

    terminando de ler este *w*