teorias-topo

Gosta de ler sobre as inúmeras teorias As Crônicas de Gelo e Fogo e Game of Thrones e procura por bom conteúdo em português? Game of Thrones BR traz um catálogo de todos os artigos contendo teorias ou análises já publicados no site, com uma sinopse sobre cada uma e links para outras publicações complementares.

Quem são os pais de Jon Snow?

lyanna-ned-amok

Lyanna Stark e Eddard Stark, por Roman Papsuev para a Fantasy Flight Games.

A mais popular teoria sobre as Crônica de Gelo e Fogo e Game of Thrones foi também uma das primeiras publicadas pelo site, em uma série de cinco artigos, em que são analisados em detalhes os possíveis pais e mães para Jon Snow, com destaque especial, é claro, para Rhaegar Targaryen e Lyanna Stark:

Postagens complementares, que fazem referência (direta ou indireta) à teoria:

O resto da saga de acordo com as profecias

Patchface, por M. Luisa Giliberti

Patchface, por M. Luisa Giliberti

Esta série de postagens interpreta as inúmeras profecias que compõem o texto dos livros para teorizar a respeito do destino de personagens e arcos das Crônicas. A primeira parte trata da profecia de Quaithe para Daenerys, em que a umbromante de Asshai fala, entre outros, sobre o “dragão do pantomimeiro”. O segundo artigo aborda as aparentemente insanas manifestações do Cara-Malhada, o bobo de Stannis Baratheon. A terceira leva em conta a tenebrosa profecia de Maggy, a Rã para Cersei Lannister, que motiva várias ações da rainha:

A conspiração de Varys e Illyrio: Aegon Blackfyre?

Young Griff, por Winona Nelson para a Fantasy Flight Games

Young Griff, por Winona Nelson para a Fantasy Flight Games.

Análise em dois artigos que disseca em detalhes as motivações relacionadas à conspiração empreendida por Varys e Illyrio Mopatis para colocar Aegon como rei de Westeros, e trata da possibilidade de o rapaz ser na verdade um Blackfyre:

A Grande Conspiração dos Meistres da Cidadela

Um meistre aconselha seu senhor, por Kerry Barnett para a Fantasy Flight Games.

Uma interessante série de postagens em que se analisa a possibilidade de os Meistres estarem manipulando todo o jogo político westerosi e a presença da magia no mundo:

Tyrion: leão ou dragão?

“Tyrion’s birth”, por nami64.

“O nascimento de Tyrion”, por nami64.

Análises sobre a possibilidade de Tyrion não ser filho de Tywin, mas na verdade um bastardo de Aerys II Targaryen, com base em passagens dos livros que indicam uma possível relação do Rei Louco com Joanna Lannister, a mãe do anão. O primeiro post é prévio à publicação de O Mundo de Gelo e Fogo, e o segundo é posterior:

Por 7narwen.

O destino das Grandes Casas de Westeros

Uma postagem que especula superficialmente sobre os destinos dos Arryn, Baratheon, Greyjoy, Lannister, Martell Stark, Tully e Tyrell, as Grandes Casas westerosi no início da série, além dos Targaryen, com base no que aconteceu com seus membros até  o último livro lançado:

Crenças e mitos sobre os Targaryen

"The Mad King", por Z. G. Fisher.

“The Mad King”, por Z. G. Fisher.

Ainda dentro do tema Grandes Casas, este artigo, que não é exatamente uma teoria, esclarece todos os pontos sobre a loucura e a aparência dos Targaryen e as possibilidades de imunidade ao fogo e a doenças do sangue do dragão, além de uma análise sobre a doma dragões. Importante porque confusões a respeito do tema são comuns até mesmo para fundamentar teorias:

Gelo versus Fogobest-fire-and-ice-4

Tra”disputa” entre os diferentes grupos pela temperatura de Planetos:dução de uma teoria que tenta explicar as relações entre as diferentes magias, de gelo e de fogo, por meio de uma

Manderly’s Meat Pies, por Sapo.

Tortas de Frey

Artigo que trata da hipótese de as tortas servidas por Wyman Manderly aos outros senhores nortenhos em Winterfell (em A Dança dos Dragões) conterem carne humana, especificamente de membros da Casa Frey, em vingança pelos atos destes no Casamento Vermelho:

Jeyne Westerling grávida?

Jeyne Westerling cuida de Robb Stark, por Lauren Cannon para a Fantasy Flight Games.

Jeyne Westerling cuida de Robb Stark, por Lauren Cannon para a Fantasy Flight Games.

Um artigo apresenta e discute a ideia de que Jeyne Westerling, a Rainha de Robb Stark, estaria grávida de um bebê do Jovem Lobo. Uma declaração posterior de George pode (ou não) emprestar força à hipótese, já que ele declarou expressamente que a personagem, que não está na série de TV, reaparecerá nos livros:

Oberyn Martell evenenou Tywin Lannister?

Prince Oberyn Nymeros Martell, por Magali Villeneuve.

Prince Oberyn Nymeros Martell, por Magali Villeneuve.

Uma popular teoria, que sugere que Tywin estava sendo lentamente envenenado por Oberyn Martell como vingança pelos atos que culminaram na morte de sua irmã Elia. Supõe-se que ainda que Tywin não tivesse morrido pelas mãos de Tyrion, o veneno de Oberyn o mataria, e o argumento para tanto é o fedor aparentemente exagerado do cadáver do Lannister:

Quem é Azor Ahai?

Hyrkoon, por Jordi Gonzalez Escamilla para O Mundo de Gelo e Fogo.

Hyrkoon, por Jordi Gonzalez Escamilla para O Mundo de Gelo e Fogo.

Uma questão que gera fortes discussões e teorias dentro duiverso diz respeito a quem, dentre os personagens da série, será a reencarnação de Azor Ahai, o profético herói que liderará a humanidade na batalha contra os Outros. A publicação elenca os principais candidatos, como Daenerys Targaryen e Jon Snow, e alguns não tão usuais, como Victarion Greyjoy e Davos Seaworth:

Quem é o Cavaleiro da Árvore que Ri?

Knight of the Laughing Tree, por modji-33.

Knight of the Laughing Tree, por modji-33.

O Cavaleiro da Árvore que Ri foi um cavaleiro misterioso que participou do infame Torneio de Harrenhal no Ano da Falsa Primavera (281 AC), vencido pelo Príncipe Rhaegar Targaryen, que coroou Lyanna Stark como Rainha do Amor e da Beleza. A publicação trata do Torneio e especula sobre a identidade do cavaleiro misterioso entre Lyanna Stark, Howland Reed ou algum dos Stark:

Quem é Mãos-Frias?

Coldhands, por Kay Huang.

Coldhands, por Kay Huang.

Mãos-Frias (Coldhands, no original) é um misterioso personagem que é introduzido em A Tormenta de Espadas e reaparece em A Dança dos Dragões. Especula-se sobre a possibilidade de ele ser algum personagem conhecido:

Uma publicação do site aborda os relatos da Velha Ama dos Stark a respeito do Rei da Noite, um dos mais populares candidatos a identidade de Mãos-Frias. A hipótese deste ser Benjen Stark, por outro lado, foi refutada pelo próprio GRRM:

Quem é Septã Lemore?

Lemore, por Max Stocks.

Lemore, por Max Stocks.

Lemore, a septã que acompanha e ensina Aegon “Jovem Griff” Targaryen na Fé dos Sete, é também frequentemente objeto de teorias de identidade secreta . O artigo aborda as identidades mais comumente associadas a ela – Ashara Dayne, a mãe de Tyene Sand e Serra Mopatis – em seus prós e contras, e também suscita outras possibilidades:

O destino de Syrio Forel

Syrio Forel, por Roman Papsuev.

Syrio Forel, por Roman Papsuev.

A possibilidade de Syrio Forel não ter morrido em seu confronto com Meryn Trant em A Guerra dos Tronos circula na Internet há anos, possivelmente desde a publicação do próprio primeiro livro. Algumas vezes se encontra hipóteses que atribuem a Syrio possíveis “identidades secretas”. Entretanto, Bryan Cogman, produtor de Game of Thrones em quem o próprio George R. R. Martin deposita bastante confiança,  relata que o personagem realmente morreu, segundo o autor:

O destino de Tyrek Lannister

The Riot, por Mathia Arkoniel.

The Riot, por Mathia Arkoniel.

Tyrek Lannister, primo de Cersei, Jaime e Tyrion e ex-escudeiro de Robert Baratheon, desapareceu durante as revoltas populares em Porto Real em A Fúria dos Reis e seu corpo nunca foi encontrado. O artigo trata da possibilidade de Tyrek ainda estar vivo e de Varys ter participação em seu desaparecimento:

Brynden Rivers, O Corvo de Três Olhos e Maynard Plummbrynden-maynard

Brynden Rivers, também conhecido como Corvo de Sangue (Bloodraven) é um personagem dos contos de Dunk & Egg que reaparece em A Dança dos Dragões como o Corvo de Três Olhos. O primeiro artigo trata especificamente de Brynden, e o segundo trata da hipótese de ele também ser Maynard Plumm, no conto O Cavaleiro Misterioso:

Duncan, o Alto: cavaleiro de verdade?

The Hedge Knight, por Mike S. Miller.

The Hedge Knight, por Mike S. Miller.

Uma questão ainda não respondida pelos contos de Dunk & Egg diz respeito a Duncan ter sido realmente nomeado cavaleiro por Sor Arlan ou não. Esta postagem analisa as verdades e mentiras contadas por Dunk e as possibilidades quanto a essa questão:

 

 

 

 

A Casa dos Imortais

310UzhjNo segundo livro, Daenerys passa pela Casa do Imortais. Lá ela ouve e vê muitas coisas, como profecias, reflexões sobre o seu passado, imagens do futuro e delírios temáticos. Analisamos todas as suas visões neste texto:

 

O Limoeiro da Infância de Daenerys 

Dany e Viserys, os jovens dragões exilados. (por Jacqui Davis ©)

Dany e Viserys, os jovens dragões exilados. (por Jacqui Davis ©)

Onde fica o limoeiro e a casa da porta vermelha que Daenerys tanto se lembra quando pensa em sua infância? Foi realmente em Bravos como trechos dos livros nos sugerem? E se foi em Bravos, onde exatamente?