Morre ator britânico Roy Dotrice, aos 94 anos

O ator Roy Dotrice deixou o mundo nesta segunda-feira em sua casa em Londres. Ele tinha 94 anos.

Dotrice em Game of Thrones e no Tony Awards de 2000, premiado por “A Moon for the Misbegotten”.

Em uma vida longa e cheia de eventos, Dotrice dedicou parte de sua juventude servindo seu país durante a 2ª Guerra Mundial e foi prisioneiro em um acampamento alemão durante anos.

Ele atuou durante toda sua vida adulta no teatro, cinema e na TV, além de ter extremo prestígio no rádio e em narrações literárias. Dotrice ficou conhecido pelos mais jovens por seu trabalho recente narrando os audiobooks em inglês de As Crônicas de Gelo e Fogo. Ele ganhou um lugar no Guinness Book em 2004 por ser o ator a ter conseguido criar o maior número de vozes de personagens para um livro: Foram 224 personagens para o livro A Game of Thrones.

Em junho de 2010, foi anunciado que Dotrice seria Grande Meistre Pycelle na série da HBO. No entanto, ele acabou abrindo mão do papel por razões médicas, e Julian Glover foi escalado em seu lugar.

Além de ter deixado sua voz e atuações marcantes na memória dos fãs da saga para sempre com o trabalho em áudio, Roy participou da segunda temporada de Game of Thrones em 2012, interpretando o piromante Hallyne nos eventos da batalha de Blackwater.

Entre outras conquistas, ganhou em 1969 o prêmio da British Academy Television como melhor ator por sua performance em “Misleading Cases”. Em 2000, ele levou para casa um Tony de melhor ator convidado pelo seu papel na montagem do revival de “A Moon for the Misbegotten” da Broadway.

No cinema, Dotrice ficou bastante conhecido pelo filme “Amadeus” de 1984, onde interpretou Leopold Mozart, pai do famoso compositor.

O Guardian divulgou um emocionado e completo obituário com considerações interessantes sobre a vida e carreira de Dotrice. Leia clicando aqui.


O ator também narra o História e Tradição da segunda temporada sobre a Guilda dos Alquimistas. Assista.

Compartilhe:

Ao comentar no site você aceita as regras previamente estabelecidas.

Posts Relacionados