Diretor e elenco comentam sequência inicial de “The Winds of Winter”

O recorde de audiência não foi o único quebrado pelo último episódio da sexta temporada de Game of Thrones. Nos primeiros 25 minutos de “The Winds of Winter”, quase 10 nomes foram riscados da folha de pagamento da HBO. Entre eles estavam o rei e a rainha dos Sete Reinos. Claro que os intérpretes comentaram as mortes de seus personagens em entrevistas:

tommen

  • Dean-CharlesChapman (Tommen Baratheon) para o Making Game of Thrones:

Quando você soube que essa era a sua última temporada na série? Um dia antes da leitura do script, eu recebi um telefonema do David e do Dan. Deve ser difícil para eles revelar como alguém morrerá na série, mas eles foram realmente legais.  Eles não entregaram muita coisa. No começo eu fiquei devastado, mas, acima de tudo, feliz por ter feito parte de uma série tão incrível.

A morte de Tommen é estranhamente silenciosa. Como você conduziu a filmagem da cena? Nós tentamos diferentes versões. A versão escolhida foi a mais chocante do que mostrar Tommen chorando por tristeza, desejo de vingança ou raiva. Sua prioridade número um – sua esposa – estava no Septo. Ele sabia que o jogo tinha acabado para ele, e eu acho que o ato de tirar a coroa mostra que Tommen desistiu.

Você ficou surpreso com a reviravolta no julgamento de Cersei? Eu fiquei realmente chocado. Eu acho que Tommen desconfiava que a mãe tentaria se livrar dessa, mas nunca imaginou que fosse acontecer daquela maneira. Não acho que ele tenha imaginado por dois segundos que Margaery morreria. De forma alguma.

No julgamento, a lealdade de Tommen ficaria com Margaery ou Cersei? Tommen pode literalmente ser manipulado por qualquer um, mas acho que sua principal lealdade estava com Cersei e Margaery. Ele amava a mãe, mas, por outro lado, Margaery era sua esposa – ela era linda e ele também a amava. Ele não podia escolher entre elas.

Como você acha que Tommen se compara a Joffrey como rei? Embora fossem irmãos eles eram completamente opostos. Joffrey era um maníaco psicopata. O poder e o governo subiram à cabeça dele. Ele excedeu os limites. Tommen é o contrário. Eu não acredito que ele queria ser rei – ele não sabia nada de política e não fazia ideia do que estava fazendo. Ele era apenas um fantoche para qualquer um.

Você acha que Cersei será uma boa rainha? Acho que ela será uma rainha forte, quem sabe até um pouco forte demais. Será interessante ver como ela procederá agora que perdeu todos os filhos.

Vale lembra que essa foi a segunda morte do Chapman em Game of Thrones. Em sua breve aparição na terceira temporada, Martyn Lannister foi assassinado por Rickard Karstark.

Confira a revista completa aqui (em inglês).

Me pareceu o jeito excitante e adequado de partir. Margaery tem enfrentado Cersei por não sei quantos anos, e acaba morrendo na série, mas não por não ter conseguido derrotá-la, e sim porque acreditou que outra pessoa—o Pardal—fosse cuidar dela. Ela teve as rédeas tomadas da mão dela; o Alto Pardal tomou as rédeas e subestimou Cersei se uma maneira que Margaery nunca faria. Houve uma cena antes de eles morrerem em que os dois se entreolharam e Margaery percebe que Cersei tinha vencido o Pardal, e que ela morreria por causa disso. Em certo momento, Jonathan Pryce também cai em si; e mostra aquele olhar de quem percebeu que foi derrotado por Cersei. Margaery foi uma fatalidade decorrente do Alto Pardal ter subestimado Cersei.

1467212390-shot-03-short2Para a atriz, embora a morte de Margaery tenha sido triste–principalmente para os fãs, a série é muito corajosa ao descartar personagens de tal maneira. Ela ainda admitiu que pediu para ser liberada no ano passado, para trabalhar em um projeto que queria muito. Os showrunners não puderam realizar seu pedido, mas prometeram que a liberariam em um futuro próximo, para que ela pudesse buscar outras oportunidades.

Contudo, os “mortos” não foram os únicos que falaram sobre a explosiva sequência inicial do season finale. Lena Headey (Cersei Lannister) e o diretor Miguel Sapochnik também tiveram o que dizer:

  • Para Lena, que se surpreendeu com o destino de Cersei, a personagem não ficará no Trono de Ferro por muito tempo–e ela não sairá dele com vida. Ela disse a EW que as pessoas certas para o trabalho de matá-la seriam Tyrion ou Arya (principalmente Tyrion). Ela ainda comentou que o destino planejado para a Septã Unella era muito pior que aquele exibido na TV, tão hediondo que os produtores não puderam mostrá-lo. “Eu preferiria ser explodida no Septo no lugar daquilo”, brincou.

cersei

O maior objetivo da sequência era juntar todos os plots que cercavam Porto Real e terminá-los. Inicialmente eu fiquei surpreso que eles tenham decidido explodir o Septo, mas David Benioff e Dan Weiss sempre enxergam o plano maior, e eu acredito que eles fizeram a escolha correta.

O primeiro passo foi procurar uma maneira de conseguir concretizar tudo dentro dos limites do cronograma e do orçamento de uma produção televisiva. No começo, a explosão só seria vista de fora do Septo, mas eu realmente queria ver o Alto Pardal morrer então eu fiz o storyboard da sequência que mostrava isso e David e Dan gostaram, então nós incluímos. 

A maior parte da sequência se passava no julgamento com várias pequenas cenas intercaladas que foram gravadas em diferentes sets e locações e até em diferentes países, então demoramos muito para juntar todas as peças no sistema de edição até começarmos a editar de fato.

Essencial para tudo isso foi procurar por uma trilha sonora que amarrasse tudo junto e fizesse com que parecesse uma única peça. Eu me apaixonei por uma melodia de piano que era perfeita mas não muito a cara de Game of Thrones, então começamos a procurar algo mais apropriado para a série, mas tão emocionante quanto a melodia que eu tinha escolhido. Infelizmente (ou felizmente), nós não encontramos nada melhor, então eu mantive a música e mandei uma nota explicando a David e Dan porque ela tinha o tom preciso para aquela sequência em particular.

Eu realmente esperava que eles a substituíssem o piano por outra coisa e fiquei muito surpreso quando vi que Ramin Djawadi tinha composto uma belíssima faixa que tinha o piano como instrumento principal. Como O Cara de “O Grande Lebowski” diria; “aquilo dava equilíbrio à sala”.

Quando questionado sobre o verdadeiro casttigo da Septã Unella mencionado por Lena em sua entrevista, o diretor disse não saber do que se tratava, mas suspeita de que não era nada bonita. “Em todo caso, quem disse que a Septã Unella está morta?”, finalizou.

Compartilhe:

Ao comentar no site você aceita as regras previamente estabelecidas.

Posts Relacionados