George R R Martin admite em longa declaração que perdeu prazo para publicação do 6º livro

Em um post que podemos considerar no mínimo comovente eu seu Not a Blog, Martin escreveu uma definitiva e sincera consideração sobre como está tendo dificuldades para escrever o sexto livro de As Crônicas de Gelo e Fogo. Ele admite que perdeu todos os prazos que seus editores estipularam para ‘The Winds of Wnter’, que o livro não sairá antes da sexta temporada de Game of Thrones e que está se sentindo extremamente pressionado, o que acabou levando-o a ter problemas com a escrita.

Abaixo, o relato completo traduzido:

Quando esse post ainda era extremamente longo, antes do Live Journal perdê-lo, eu o abri com uma fala de Dickens, “Foi o melhor dos tempos, foi o pior dos tempos.” Assim foi 2015 para mim. Passei a maior parte do dia reescrevendo (como sumários de Cliff Note) os meus “melhores dos tempos”, todas as coisas maravilhosas que aconteceram para mim em 2015, os prêmios, as publicações, as listas dos mais vendidos, os convenções e as festas, viagens, todos os incríveis novos projetos em andamento na HBO, aqui mesmo em Santa Fé. Mas, inevitavelmente, isso me leva ao meu “pior dos tempos”, o que é consideravelmente menos divertido de escrever sobre, por isso, perdoe a minha relutância em fazê-lo.

Vocês queriam uma atualização. Aqui está a atualização. Vocês não irão gostar.

The Winds of Winter não está pronto.

Acredite, não senti prazer a digitar essas palavras. Você está decepcionado, e não está sozinho. Meus editores e publishers estão decepcionados, a HBO está decepcionada, meus agentes e editores estrangeiros e tradutores estão decepcionados … mas ninguém poderia estar mais desapontado do que eu. Há meses eu queria nada mais do que poder dizer: “Eu concluí e entreguei The Winds of Winter” em 2015 ou no último dia de 2015.

Mas o livro não está pronto.

Também não é provável que esteja pronto amanhã, ou na próxima semana. Sim, há muita coisa escrita. Centenas de páginas. Dezenas de capítulos. (Aqueles artigos que diziam ‘nenhuma página foi escrita’ eram loucos, o típico jornalismo lixo de internet que aprendi a desprezar). Mas ainda há um monte de coisas para escrever. Estou meses longe… e isso se a escrita for bem. (Às vezes ele vai. Às vezes isso não acontece.) Capítulos ainda precisam ser escritos, é claro… mas também reescritos. Eu sempre reescrevo, às vezes é apenas polimento, às vezes são grandes reestruturações.

Acho que eu poderia simplesmente dizer: “Desculpe, rapazes e moças, ainda estou escrevendo,” e deixar por isso mesmo. “Estará pronto quando estiver pronto .” Que é o que tenho feito mais ou menos, desde… bem, sempre. Mas com 6ª temporada de Game of Thrones se aproximando, e tantos pedidos de informação borbulhando, vou quebrar minhas próprias regras e dizer um pouco mais, uma vez que parece que centenas dos meus leitores, talvez milhares ou dezenas de milhares, estão muito preocupados com essa questão de “spoilers” e da série passar livros, revelando coisas que ainda não foram reveladas neles, etc.

Meus editores e eu estivemos cientes dessas preocupações, é claro. Discutimos algumas delas na última primavera, conforme a quinta temporada da série da HBO estava sendo exibida, e tínhamos um plano. Todos nós queríamos que sexto livro de As Crônicas de Gelo e Fogo saísse antes de sexta temporada da série da HBO ir ao ar. Supondo que a série retornasse no início de abril, The Winds of Winter seria publicado antes do final de março, o mais tardar. Para que isso acontecesse, os meus editores me disseram que o manuscrito concluído seria necessário antes do final de outubro. Isso parecia muito possível para mim… em maio. Então, me deram o primeiro prazo: Halloween.

Infelizmente, a escrita não aconteceu tão rápidamente ou tão bem como eu teria gostado. Você pode culpar minhas viagens ou os meus posts ou as distrações de outros projetos e o Cocteau, mas talvez tudo isso teve um impacto… Você pode culpar a minha idade, e talvez isso também tenha um grande impacto… mas, verdade seja dita, às vezes a escrita vai bem e às vezes não, e isso é uma verdade para mim desde os meus 20 anos. E com a primavera chegou o verão, e eu estava tendo mais dias ruins do que bons. Em agosto eu tive que encarar os fatos: eu não terminaria no Halloween. Não consigo dizer o quão profundamente essa percepção me deixou deprimido.

No início de agosto me vi viajando para o leste, para o casamento do meu sobrinho, e em uma aparição para a Staten Island Direwolves. Aproveitei a visita para sentar com meus editores e disse-lhes que eu não achava que poderia entregar algo no Halloween. Eu pensei que eles ficariam furiosos… mas tenho que dizer, meus editores e publishers são ótimos, e eles receberam a notícia com uma serenidade surpreendente. (Talvez eles soubessem disso antes que eu). Eles já tinham um plano. Tinham feito planos para acelerar a produção. Se eu pudesse entregar WINDS OF WINTER até o final do ano, eles me disseram, ainda poderiam conseguir lançá-lo antes do final de março.

Eu fiquei imensamente aliviado. Tinha dois meses inteiros extras! Eu poderia fazer isso, certamente. Agosto foi um mês insano, muita viagem, muitas outras obrigações… mas eu teria setembro, outubro e, agora, novembro e dezembro também. Mais uma vez eu estava confiante de que eu poderia fazê-lo.

Aqui está ele, o primeiro de janeiro. O livro não está pronto, não está entregue. Não há palavras para mudar isso. Eu tentei, prometo a vocês. Eu falhei. Eu estraguei o prazo do Halloween, e também joguei fora o prazo do fim de ano. E isso quase certamente significa que não, livro não será publicado antes da sexta temporada de Game of Thrones que estreia em abril (meados de abril, sabemos agora, não no início de abril, mas essas duas semanas não irão me salvar). Mesmo na época do meu aniversário e nossa grande vitória no Emmy, eu ainda pensava que eu poderia conseguir… mas os dias e semanas voaram mais rápido do que a pilha de páginas cresceu, e (como costumo fazer) eu ficava cada vez mais descontente com algumas escolhas que eu tinha feito e comecei a revê-las… de repente era outubro, e, em seguida, novembro… e conforme a suspeita que eu não conseguiria terminar crescia,  a melancolia chegou, e eu me encontrei com ainda mais dificuldades. Quanto menos dias eu tinha, maior o stress, e mais lento o ritmo da minha escrita se tornou.

Olha, eu sempre tive problemas com prazos. Por alguma razão, eu não respondo bem a eles. Em novembro, quando viajei para a Universidade Northwestern para aceitar meu Prêmio Alumni, eu disse aos estudantes que foi por isso que eu comecei a escrever ficção em vez de conseguir um emprego em uma redação. Eu sabia que os prazos diários me matariam. Isso foi uma piada, é claro… mas havia verdade nela também. Eu escrevi o meu primeiro romance, Morte da Luz, sem contrato e sem um prazo. Ninguém sequer sabia que eu estava escrevendo um romance até que eu enviei o livro concluído para Kirby. Eu escrevi Sonho Febril da mesma maneira. Eu escrevi a THE ARMAGEDOM RAG da mesma maneira. Sem contratos, sem prazos, ninguém esperando por isso. Escrevi no meu próprio ritmo e entreguei quando terminei. Isso é realmente como me sinto mais confortável, mesmo agora.

Mas eu não vou dar desculpas. Não há desculpas. Não há ninguém para culpar. Não é culpa dos meus editores, não é culpa da HBO, e não é culpa de David & Dan. Isso é sobre mim. Eu tentei, e ainda estou tentando. Eu trabalhei no livro alguns dias atrás, revisando um capítulo do Theon e acrescentando material novo, e vou escrever sobre isso de novo amanhã. Mas não, eu não posso dizer quando isso estará pronto, ou quando ele será publicado. Melhor palpite, baseado em nossas conversas anteriores, é que a Bantam (e, presumivelmente, minha editora britânica também) terá a versão em capa dura no prazo de três meses após a entrega, se os horários deles permitirem. Mas quando a entrega será feita, eu não posso dizer. Eu não estou tentando definir outra data-limite que não irei cumprir. Prazos só conseguem me deixar estressado.

Estou voltando para a minha posição de março passado, antes de tudo isso acontecer. Ele estará pronto quando estiver pronto. E vai ser tão bom quanto minha capacidade permitir.

Dito tudo isso, eu sei que o que estão se perguntando, porque centenas de vocês já me perguntaram. Será que a série dará ‘spoilers’ dos livros?

Talvez. Sim e não. Olha, eu nunca pensei que a série poderia alcançar com os livros, mas aconteceu. A série andou mais rápido do que eu esperava e eu andei mais lentamente. Haviam outros fatores também, mas esse foi o principal. Mas agora que estamos aqui, inevitavelmente, haverão algumas reviravoltas e revelações na história da sexta temporada de Game of Thrones que ainda não aconteceram nos livros. Durante anos, os meus leitores têm estado à frente dos telespectadores. Este ano, para algumas coisas, o contrário será verdade. Como você pretende lidar com isso… hey, isso é com você. Olha, eu li o romance The Martian do Andy Weir antes de ver o filme. Mas eu vi a produção da BBC de Jonathan Strange & Mr. Norrell antes de ler o romance da Susanna Clarke. Em ambos os casos, eu amei o livro e eu amei a adaptação. Não precisa ser um ou o outro. Você pode preferir um ou o outro, mas você ainda pode desfrutar pra caramba ambos.

Claro, há um aspecto sobre nossa situação que não se aplica aos casos de Weir ou Clarke. Esses romances foram terminados antes de serem adaptados e filmados. O caso de Game of Thrones e As Crônicas de Gelo e Fogo é talvez único. Eu não consigo pensar em nenhum outro caso em que o filme ou programa de TV saiu enquanto o material de fonte ainda estava sendo escrito. Então, quando você me perguntar, “será que a série irá estragar os livros”, tudo o que posso fazer é dizer: “sim e não”, e murmurar mais uma vez sobre o efeito borboleta. Essas belas borboletinhas têm crescido e se transformado em poderosos dragões. Alguns dos ‘spoilers’ que você pode encontrar na sexta temporada podem não ser spoilers coisa alguma… porque a série e os livros têm divergido, e continuarão a fazê-lo.

SE VOCÊ NÃO VIU TODAS AS CINCO TEMPORADAS E LEU TODOS OS CINCO LIVROS, PARE AQUI!

Basta considerar. Mago, Irri, Rakharo, Xaro Xhoan Daxos, Pyat Pree, Pyp, Grenn, Sor Barristan Selmy, Rainha Selyse, Princesa Shireen, Princesa Myrcella, Mance Rayder, e Rei Stannis estão todos mortos na série, vivos nos livros. Alguns deles irão morrer nos livros, bem, sim … mas não todos eles, e alguns podem morrer em momentos diferentes de formas diferentes. Balon Greyjoy, por outro lado, está morto nos livros, vivo na série. Seus irmãos Euron Olho de Corvo e Victarion ainda não foram introduzidos (será que eles irão aparecer? Não estou dizendo nada). Enquanto isso Jhiqui, Aggo, Jhogo, Jeyne Poole, Dalla (e seu filho) e sua irmã Val, Princesa Arianne Martell, Príncipe Quentyn Martell, Willas Tyrell, Ser Garlan o Gallant, Senhor Wyman Manderly, o Cabeça Raspada, a Graça Verde, Ben Plumm Mulato, o Príncipe Esfarrapado, Bela Meris, Barbassangrenta, Griff e Jovem Griff, e muitos mais que nunca fizeram parte da serie, ainda permanecem personagens nos livros. Vários são personagens com ponto de vista, e mesmo aqueles que não são podem ter papéis importantes na história por vir nos Ventos de Inverno ou Um Sonho da Primavera.

GAME OF THRONES é a série de televisão mais popular do mundo agora. A mais pirateada também. Ela acaba de ganhar um número recorde de Prêmios Emmy, incluindo o prêmio final, para o melhor drama na televisão. É uma produção incrível com um incrível elenco e equipe.

VENTOS DE INVERNO deverá ser muito bom também, quando sair. Tão bom quando eu for capaz de fazer, de qualquer maneira.

O que me leva há um longo tempo dizendo: “Quantos filhos Scarlett O’Hara teve?”

Aproveitem a série. Aproveitem os livros.

Enquanto isso, vou continuar escrevendo. Um capítulo de cada vez. Uma página de cada vez. Uma palavra de cada vez. Isso é tudo o que sei fazer.

((E sim, esta é a minha última Cliff’s Note* do dia. Vocês todos podem ir para a cama agora)).


*Martin fez uma série de posts durante a madrugada deste sábado, no que ele chama de formatos de sumários do Cliff’s Note. Ele havia feito um super post com todos os temas dos seus ‘melhores dos tempos e piores dos tempos’, mas o Live Journal perdeu todo o conteúdo e ele teve que reescrever tudo de novo, e o fez em tópicos separados. O restante você pode conferir por lá.

A sexta temporada de Game of Thrones estreia em abril. Em breve a HBO anunciará sua data oficial de estreia e no começo do ano costumam surgir os trailers e o material promocional. Brace Yourselves.

Compartilhe:

Ao comentar no site você aceita as regras previamente estabelecidas.

Posts Relacionados

  • Davi

    Acordei já levando uma facada.

    disappointed but not surprised

  • Guilherme

    Estou bem surpreso.

  • jorge_lito

    Triste pelo adiamento, pois como leitor eu gostaria de ler o sexto livro o quanto antes.

    Mas feliz que o livro será lançado DEPOIS da sexta temporada. Ainda lembro o quanto foi legal assistir a primeira temporada sem saber de nada, ser surpreendido em cada episódio, ansioso pra saber qual será o próximo passo dos personagens.

    Sinto falta disso, da novidade. A pessoa já sabendo de tudo muitas vezes se frusta, pois muitas vezes a parte que é adaptada deixa a desejar.

    Pelo menos vai acabar com boa parte dos spoilers que as pessoas que não leem os livros levam, que muitas vezes acaba estragando a novidade para quem irá assistir. Chega de mimimi dos fãs xiitas que sempre reclamam de tudo…

  • Continue escrevendo, com calma e excepcionalmente bem, SÓ NÃO MORRA!!! PFVR!!! Vc não pode morrer.

  • Maicon Rainer Rocha

    Estou imaginando o estresse que ele deve estar sentindo. Senti pena de verdade. Espero que ele tenha mais tranquilidade a partir de agora.

    Quanto a série… fazer o quê?? Vamos nos conformar e aproveitar, como o próprio Martin recomendou.

    Mas é bom saber que ele está escrevendo. Melhor devagar do que nada. Uma hora seremos surpreendidos com a tão esperada notícia de o livro está pronto. Estou no aguardo pacientemente.

  • Aegon Blackfyre

    Eu juro que tento ser compreensivo e tal (até pq o dono dessa porra toda é ele e ele escreve quando bem quiser).

    Mas não dá pra defender o GRRM.
    Não tem mais nó meerense para ele culpar. (a não ser que exista outro nó).

    “Estou meses longe… e isso se a escrita for bem. (Às vezes ele vai. Às vezes isso não acontece.)”

    Desde 2000 a escrita não vai bem. Face it.

  • gustavomonteiro

    Disappointed but not surprised.

  • paulofelcio

    Não adianta pressionar, o cara escreve no tempo dele. Quanto mais pressionar mais ele se sente desconfortável, e mais ele demora.

  • Robert Forte

    Eu sempre comentei aqui que o Martim não deve correr para lançar os livros em função da série… Ele tem que se preocupar exclusivamente em escrever um livro com qualidade, assim como foi, por exemplo, o 3º livro “Tormenta de Espadas”.

    Assim como todos vocês, eu também estou ansioso pelo 6º livro. Porém, eu prefiro aguardar mais 2 anos para lê-lo e desfrutar de um livro fantástico, do que ler um livro que seria lançado agora, que poderia a se caracterizar como um livro ruim, meia boca, terminado as pressas e de qualquer jeito, que teria sido lançado unicamente para agradar fans e terceiros que só têm interesses econômicos na obra.

    Aqui vai um recado para quem quer o sexto livro logo: Releiam os 5 livros, pois a experiência da releitura é tão prazerosa quanto ler pela 1ª vez. Lacunas são preenchidas e a absorção de informações e conhecimento é muito mais eficaz! Você entende pelo menos 50% a mais do que entendeu da primeira vez.

    Enfim, estamos com você até o fim Martin!

  • Raah

    Bom, eu tô decepcionada sim, mas acho que entendo, estar pressionado é muito ruim, e se ele não conseguiu entregar nos prazos, pelo menos a gente pode esperar uma coisa de qualidade, escrever por escrever não dá.

    Agora só resta ficar longe da internet e esperar o livro ser lançado ou respirar fundo, assistir a série e só depois ter a graça de ler o livro.

  • Lucas Cachoni

    “Mas agora que estamos aqui, inevitavelmente, haverão algumas reviravoltas e revelações na história da sexta temporada de Game of Thrones que ainda não aconteceram nos livros.” Ta certo e não me importo com isso.

    “Não precisa ser um ou o outro. Você pode preferir um ou o outro, mas você ainda pode desfrutar pra caramba ambos.” É o que sempre disse. Drop the mike George! haha

    “Alguns dos ‘spoilers’ que você pode encontrar na sexta temporada podem não ser spoilers coisa alguma… porque a série e os livros têm divergido, e continuarão a fazê-lo”. E essa é uma das principais diversões para mim. As diferenças. Poder aproveitar dois universos.

    Só não sei como o pessoal que não vai querer spoiler dos livros vai viver. GoT é a mais popular série, vai ter spoiler das próximas temporadas em tudo o que for na internet e o principal, para deixar essas galera mais confusa, vai ser spoiler só da série ou dos livros? Não tem como saber até ler.

    Não me importo com isso então estou de boa, mas tenho amigos que não irão assistir mais GoT por causa de spoilers, terão que criar altos “firewalls” principalmente entre abril, maio e junho.

  • Ronaldo

    O triste é um sonho de primavera que será lançado daqui há uns 20 anos nesse ritmo. Mas é o tipo de história que não pode ser escrita em 6 meses como muitos livros são. São muitos locais, personagens, é um mundo muito complexo e o George não deixa furo.

  • osman Fergusson

    pode demorar o tempo que for, o importante é que no final fique tão bom quanto ele promete. e quem tem medo de spoilers da série , fuja para as colinas, porque essa temporada promete ser fodastica!

  • Mike

    Como muitos outros disseram, é decepcionante saber que o livro ainda não está perto de ficar pronto, mas não é surpresa alguma. Bom, de qualquer forma, não adianta ficar pressionando e criticando o Martin. Que ele escreva no ritmo dele, com tranquilidade, para que tenhamos outro livro que nos arrebate, que dê prazer em ler, e que valha cada minutinho desses longos anos de espera…

    E a respeito da série ultrapassar os livros, apesar de isso já ter se tornado bem óbvio ano passado, acho que “a ficha caiu” de vez pra todo mundo. Teremos que nos conformar em ver primeiramente o final das Crônicas na televisão. Se por um lado, isso é ruim para os leitores (e me incluo nessa), pois os livros, possivelmente, terão menos impacto e menos novidades, por outro lado, a série poderá ter pela primeiríssima vez acontecimentos e eventos realmente surpreendentes para todos nós, leitores e espectadores, o que certamente será delicioso de se ver na HBO. E, digo mais, tenho a certeza que mesmo após assistirmos Game of Thrones, os novos livros ainda serão tão ou ainda mais deliciosos de se ler.

    Que venha Game of Thrones e que venham Os Ventos de Inverno!!

  • Niculas

    Fico triste como leitor, pq amo a obra dele. Entretanto fico mais triste ainda pelo o que ele está passando. Um projeto como esse é muito difícil para uma pessoa só… sei disso pq tb sou escritor. Seja lá como for, vou esperar o tempo que for.

  • Rodolpho R. da Silva

    Já esperava por isso. Agora é uma questão de escolhas.

  • Gustavo

    Eu estava ansioso pelo lançamento do livro, achava que iria sair antes da série, tanto que comecei a reler os livros, mas mais importante que isso, é que o Martin consiga manter a qualidade em contar as suas histórias e que consiga desenrolar tudo da forma que só ele sabe. Então, se tiver que terminar em 2018, que seja! Contanto que ele consiga manter a mesma qualidade dos livros anteriores. Espero que parem de pressioná-lo.

  • Marina

    Por mim ele pode leva o tempo que quiser pra escrever, é melhor demora e fica bom do que correr e sai qualquer coisa. Também não me preocupo com spoiler depois de tantas mudanças e tantos cortes não me surpreenderia se só quem ficará com o trono de ferro fosse igual na serie e nos livros e o fim de tds os outros personagens fosse bem diferente

  • Estou comovido e grato pela sinceridade do Martin, que bom que ele fez esse pronunciamento aos fãs para aniquilar qualquer boato destrutivo. Na boa, prefiro esperar o tempo que for e ler uma história incrível, com o Martin dando o máximo de si, ao ler uma não-tão-incrível-assim só porque ele teve que correr com prazos. E essa coisa de série X livros, o certo é desapegar e fazer o que ele disse, aproveitar ambos.

  • Danilo Oliveira

    Pois é, aqui se faz aqui se paga, nego metia spoiler sem dó na net e que se dane agora vão provar do mesmo veneno….

    obs: Não to falando isso p vc não viu abiguinho, não vá entender errado u.u

  • Tiago Guilherme

    Pior que isso é verdade, a primeira temporada foi a unica que vi antes dos livros e foi a mais emocionante para mim. O livro é que pode acabar ficando um pouco mais chato.

  • Igor Gill

    Bom… Se olharem bem:

    “Basta considerar. Mago, Irri, Rakharo, Xaro Xhoan Daxos, Pyat Pree, Pyp, Grenn, Sor Barristan Selmy, Rainha Selyse, Princesa Shireen, Princesa Myrcella, Mance Rayder, e Rei Stannis estão todos mortos na éries, vivos nos livros. Alguns deles irão morrer nos livros, bem, sim … mas não todos eles”…

    Ele não citou Jon Snow. Ou seja…Jon Snow Lives!

    Fora essa parte com spoiler do próprio Martin, o resto é compreensível. Ele sempre demorou para escrever os livros entre si, e isso todos já sabíamos.

    A obra só é tão boa pelo jeito como ele cuida de cada detalhe, cada teoria, cada ponta solta.

    Tenho medo que toda essa pressão sobre ele (além de prejudicar sua saúde) possa influenciar ele a “correr com a escrita” e entregar algo que não seja da mesma qualidade dos anteriores, apenas para atender os novos prazos.

    Enfim, Not surprised.

    Leve o tempo que for, mas entregue o melhor dos livros!!!

    Estamos aguardando!

  • Steffi

    Vontade de dar um abraço nele e dizer ‘tudo vai ficar bem, faça o melhor no seu tempo’ 🙂

  • Pedro

    eu entendo ele mas…já deu tempo de ele ter terminado a saga inteira antes de começar a serie, a guerra dos tronos, a furia dos reis e a tormenta de espadas demoraram DOIS anos pra cada um ser escrito e ola que a tormenta é o maior livro, o que atrasou ele foi a 4º livro ele ia escrever com um rande espaço de tempo depois dos acontecimentos final da tormenta mas decidiu parar e recomeçar de onde o ultimo livro parou…pq ele nao guardou o que ja tinha escrito ???? pq ai era só ele escrever sobre o que aconteceu no espaço de tempo que faltava e ja teriam os tres livros prontos, ele nao enrolou no the winds of winter, ele demorou na dança dos dragoes, sete anos escrevendo um livro do tanto de paginas que ele escreveu em dois anos anteriormente… ele nao deveria ter separado o 4º e 5º por divisão geografiva creio eu, era só ele dividir ao meio, não ia confundir ninguem, o tempo que ele levou escrevendo a dança dava pra ele terminar a saga e ainda escrever adicionais, foi ai que ele errou, nesse ritmo que ele falhou, entre 2000 e 2010 dava muito bem pra terminar todos os livros mas ele ficou nessa de escreve livro joga fora e recomeça, escreve para e começa a fazer a divisao por localização…isso foi o que mais enrolou, como eu disse acima ele deveria ter terminado o que estava escrevendo depois escrevia os acontecimntos depois da tormenta

  • Diego

    Acho que isso que você falou, Marina, até pode acontecer com as tramas e personagens mais “secundários” ou menos importantes. Mas acredito que os personagens principais e as histórias mais importantes tenham um destino igual/semelhante. Acredito que o final mesmo seja o mesmo do livro, mas o caminho até chegar lá vai ser diferente, como já foi dito pelo Martin e os produtores, e o que até feliz. Até porque cada mídia pode contar a mesma história de forma diferente.
    Além disso mesmo com as mudanças e cortes, está claro que veremos material e revelações importantes do sexto livro na sexta temporada, além de algumas tramas ainda não usadas do livro 4 e 5 e material original. E lógico que a série vai contar isso do seu próprio modo. O que não é pior ou melhor de forma alguma.

  • Anderson

    E a vontade de reler os livros só aumenta, deixei de fazer isso esperando que o Winds of Winter fosse lançado no começo do ano, mas agora estou na duvida se faço ou nao, ja que demorei um ano pra ler os 5 livros

  • Bruno Tardelli

    Jon Snow não entraria nessa lista por está, teoricamente, morto tanto na série quanto nos livros.

  • Rodrigo Jambeiro

    Dado o ritmo que a série vinha avançando e a falta de noticias concretas a respeito do livro, acho que muitos, assim como eu, já esperavam que isso ia acontecer… logo, agora é torcer pra que, depois desse afagamento de mágoas e rasgamento de calendários, ele encontre a tranquilidade para terminar e entregar um bom livro.
    Quanto a questão com a série, não vejo problema em pegar possíveis spoilers. Literatura e obras audiovisuais sempre foram mídias bem diferentes pra mim, cada uma com sua própria forma de apreciação. Não tenho a miníma dúvida que me divertirei bastante com ambas. E aliás, pra falar a verdade, essa noticia só me deixou mais animado pra série esse ano, afinal, agora que, mais do que nunca, somos todos Jon Snow (não sabemos de porra nenhuma!), essa sexta temporada certamente será uma experiencia nova e muito interessante!

  • Roger Ramos

    na verdade não, tanto na serie como no livro terminam com o jon snow morto na neve

  • Roger Ramos

    sem surpresa, ja tem 5 anos que estou esperando esse livro, só decepção

  • Eduardo S.

    Para os que estão reclamando, pq não fazem o seguinte: Escrevam vcs seus próprios livros!

    Se não fosse o talento do GRRM, o show não existiria, esse site não existiria e nó todos não estaríamos debatendo acontecimentos, teorias, etc…

    Então deixa o cara escrever do jeito que ele gosta (ou sabe, sei lá..) de escrever. Se não fosse tão exigente e detalhista, não seria o sucesso que é.

    “Estará pronto quando estiver pronto .” E é isso que eu espero…

  • Robert Forte

    Eu sempre comentei aqui que o Martim não deve correr para lançar os livros em função da série… Ele tem que se preocupar exclusivamente em escrever um livro com qualidade, assim como foi, por exemplo, o 3º livro “Tormenta de Espadas”.

    Assim como todos vocês, eu também estou ansioso pelo 6º livro. Porém, eu prefiro aguardar mais 2 anos para lê-lo e desfrutar de um livro fantástico, do que ler um livro que seria lançado agora, que poderia a se caracterizar como um livro ruim, meia boca, terminado as pressas e de qualquer jeito, que teria sido lançado unicamente para agradar fans e terceiros que só têm interesses econômicos na obra.

    Aqui vai um recado para quem quer o sexto livro logo: Releiam os 5 livros, pois a experiência da releitura é tão prazerosa quanto ler pela 1ª vez. Lacunas são preenchidas e a absorção de informações e conhecimento é muito mais eficaz! Você entende pelo menos 50% a mais do que entendeu da primeira vez.

    Enfim, estamos com você até o fim Martin!

  • Danilo Pereira

    #Martinestamoscomvocê

  • Danilo Pereira

    Não vai. Uma experiência literária é única, mesmo que já se saiba o que vai acontecer.

  • Daniel Vargas

    Eu desisti completamente, esse livro vai sair la pelo fim de 2016 ou inicio de 2017, continuando nesse ritimo a série vai terminar la pra 2023, e ai sim é difícil de imaginar o Martin vivo até la.

  • Islan Oliveira

    Quando comecei a ler os livros, em 2013, a expectativa era que saísse em 2015. Eu estava esperando agora em 2016, mas talvez fique só pra 2017. No mínimo no segundo semestre de 2016. Minha preocupação é com o 7º. Deve sair entre 2022-2025 ou quem sabe mais. Eu entendo o Martin, e sei que é o jeito dele. Mas em parte eu culpo o próprio sucesso da série, que gerou uma avalanche de evento, viagens e outras coisas que atrapalham o ritmo do Martin (lembrando que ele não escreve quando viaja). Foi bem pras Crônicas em si o sucesso que trouxe a série, antes disso pouca gente tinha ouvido falar. Mas pensando bem, teria sido melhor a série não ter sido lançada agora, pra que a obra ficasse pronta logo. Enfim, espero que o grande Martin tenha muitos séculos de vida.

  • Paola Fajonni

    Coitado do Martin… Vai acabar tendo um ataque do coracao com toda essa pressao. Isso nao seria bom. =/

  • Anderson Lima

    O fato é que ele nunca mais terá tranquilidade para escrever o(s) livro(s) que falta(m). Enquanto isso nós leitores sofremos. Fazer o que. Só não morra vai!

  • Rodrigo Ribeiro

    O melhor disso tudo, é saber que ninguém vai poder reclamar do andamento da série enquanto o livro não sair. Não li os livros; comecei o primeiro, Guerra dos Tronos, e pretendo terminá-lo o quanto antes. Mas sou apaixonado pela série. Me deixava muito triste ler as análises com spoiler (até as sem spoiler) aqui no site e ler os comentários, por que sempre me deixava frustrado quando via: “ui, essa cena não é igual aos livros, não é igual ali, nem aqui, e bla bla bla” (sem contar os comentários daqueles que não sabem se expressar e dizem que tudo é uma droga, um lixo, ou coisa pior).

    Dessa vez não haverá isso, o que me tranquiliza, já que sou um amante da série, mas um péssimo leitor.

  • Carlos

    “Acredite, não senti prazer a digitar essas palavras. Você está decepcionado, e não está sozinho. Meus editores e publishers estão decepcionados, a HBO está decepcionada, meus agentes e editores estrangeiros e tradutores estão decepcionados … mas ninguém poderia estar mais desapontado do que eu. Há meses eu queria nada mais do que poder dizer: “Eu concluí e entreguei The Winds of Winter” em 2015 ou no último dia de 2015”

    Essa é a parte importante. A desculpa para os leitores é sincera e emocionada. Eu aceitei de boa, outros não. Faz parte. Agora a desculpa para HBO, editores, agentes, editores estrangeiros…..essas sim foram difíceis de pedir e ele pediu muito antes de publicar em seu site. Porque eles perderão muito dinheiro com isso. Muito mesmo. Principalmente as editoras que foram as primeiras a bancar a história dele há 20 anos. E esperavam lucrar ainda mais com esse sexto livro antes da sexta temporada.

  • Lucas Cachoni

    Acho que, depois de pensar um tempo, eu vou deixar os livros de lado. Mesmo que Winds saia antes de GoT terminar eu não lerei. Comecei pela série e vou terminar pela série.

    E só lerei Winds quando Spring já estiver publicado. Se é para esperar, prefiro ter tudo para maratonar a leitura do que ler Winds e esperar mais alguns bons anos até Spring, com cada vez menos lembrança dos acontecimentos dos livros. O melhor para se fazer, no meu caso, é esperar tudo ser publicado e ler desde o começo, a saga completa.

    Ainda mais que é bem mais fácil fugir de spoilers de livros do que da série (supondo que Winds saia antes de GoT terminar).

  • Danilo Oliveira

    Se ele morre quem assume os direitos autorais das cronicas de gelo e fogo?
    vai fica tudo na mão da HBO?

  • leandrosr

    A HBO tem direito apenas a adaptação das crônicas na televisão. Os livros não tem nada a ver. Muito provavelmente os direitos da obra passariam para a esposa dele.

  • Joao Palmadas

    Falando sério: tem alguém surpreso?

    Eu estou triste, sim, mas surpreso não.

    Bem, eu já achava que a sexta temporada será muito diferente do sexto livro, agora eu acho mais ainda. Os finais da serie de livros e da série de tv devem ser parecidos, mas os caminhos até lá serão bem diferentes. Sam e Gilly, por exemplo, morrem na tv mas viverão nos livros. Alliser Thorne morre nos livros mas vive na tv.

  • Gabriel

    Óbvio que como fã, queria o livro o mais rápido possível, mas como um admirador de boas histórias, realmente prefiro que ele possa escrever sem um prazo, porque assim ele escreve melhor, com mais qualidade, e se ele tá prometendo que vai ser um livro excelente e por isso a demora, eu acredito nele.

  • Alana Messias

    Vai sair quando estiver pronto, sem comprometer a qualidade 🙂

  • Marcos Arthur Fonseca

    Ele deveria parar de dar desculpas e escrever. Ponto. Esse livro não vai nem ficar pronto em 2016. O pior de tudo isso não é nem a série dar spoilers ou não (porque inúmeros personagens nem na série estão, então to nem aí), mas é o fato de que o derradeiro sétimo livro não ficará pronto antes de 2022 ou 2023. Agora ele está bem de saúde, ótimo. Faz até piada sobre morrer. Mas, ninguém sabe como ela vai estar lá no início da próxima década. A chance da obra terminar inacabada não é tão pequena como muita gente crê não. Enfim.

  • Perafa

    Muito triste tudo isso. Acho que quando livro for lançado seria legal se o site fizesse uma síntese de cada um dos personagens pra refrescar a memória.

  • Francis Dillari

    a minha sintese vai ser ler os livros novamente…. Como parece que ainda vai demorar para sair o livro vou adiar tambem la para meio do ano a minha re-leitura

  • Rúbia Nakonetchnyi

    Fico comovida,mas sinceramente ainda preferia ler o livro antes da série,não terá o mesmo sabor e fico com medo de me empolgar nos spoillers da série ai no livro muda completamente o rumo de algum personagem que gosto,por mais que o livro seja superior não gostaria que a saga ficasse mais divergente do que já é…

  • Guilherme Souza

    Ele confirmou que a Myrcella morreu mesmo então.

  • Elen

    Se eu fosse o George, me “esconderia do mundo” para escrever o livro em paz e manter minha sanidade. Ser um escritor é algo muito íntimo que traz muito da alma do autor, ele tem que estar bem para escrever bem. Eu entendo a decisão dele perfeitamente, tanto que já tinha comentado aqui que eu não me importo com o tempo e estou feliz lendo os comentários da galera e vendo que muita gente também está disposto a esperar o tempo que for. 🙂

  • yasmin

    Muito triste, mas paciência. Comecei a acompanhar pela série e depois parti pros livros. Li tudo o que GRRM escreveu até hoje e acho tudo fantástico. Queria muito esse livro, não esperei tanto quanto quem já acompanhava de antes da série, mas ainda assim esperei e estou um pouco frustrada.
    O que decidi fazer nesse tempo e meu conselho é: curtam a série tentando ao máximo desvencilha-la dos livros. É complicado, mas ver como um universo paralelo me ajudou a ficar mais tranquila e melhorou minha visão da série, que apesar de errar muito, gosto bastante.
    No mais, vamos vivendo e esperando.

  • Aegon Blackfyre

    Se morrer quem assume é o Aécio?

  • Bruno Lacerda Balbi

    Verdade! Eu mesmo tinha minhas dúvidas se 100% certeza que naquela cena a Myrcella tinha morrido.

  • Bruno Lacerda Balbi

    Excelente comentário!
    O post do Martin foi com um tom tão frustrado que tenho um pouco de medo dele entregar algo inferior para simplesmente seguir adiante. Muita gente desdenha da pressão que ele sente por estar “podre de rico”, mas fiquei sentido por ele. Esse tipo de pressão deve fazer um mal enorme. É tanta gente dependendo do talento do Martin..

  • Robert Forte

    Obrigado Bruno!

  • Joao Palmadas

    O Martin não falou nada do Aeron, o Cabelo Molhado. Será que ele considera que o cara que batizou o Theon na segunda temporada era já o Cabelo Molhado?

    Se eu gosto do Aeron? Gosto. Mas acho que gosto dele por um motivo diferente da maioria das pessoas. É que para mim o Cabelo Molhado é um ótimo personagem cômico. Eu acho ele um dos mais engraçados personagens dos livros. Acho até que valeria a pena uma matéria sobre os personagens cômicos dos livros: Galazza Galare, Strong Belwas, Boros Blount, Cara Malhada, Edd Doloroso, Tormund Esposo das Ursas, a rainha Selyse, Taena Merryweather e outros. Tem muitos personagens engraçados nos livros e muita gente não percebe.

  • Diego

    Superior em termos…
    Os finais do livro e da série devem ser os mesmos, o que deve mudar é o destino de alguns personagens (“menores” ao meu ver ou não tão importantes) e algumas tramas que não devem ser abordadas na série. Fora isso, acho que o final será igual ou semelhante no que é mais “importante” como já foi dito.

  • Diego

    Eu tenho uma teoria, ou um pensamento, não sei se essa é a forma certa de dizer, que as tramas paralelas que não serão “TÃO” importantes assim no futuro da história no futuro. Não quero dizer que elas não serão importantes, mas quero dizer que elas não terão um papel tão vital ou que serão facilmente solucionadas antes do final, pelo menos eu penso assim (tipo o Jovem Griff, ele não estar na série pra mim só aponta que ele é um farsante).

  • Diego

    Exato! Só discordo porque acho que os livros tem os seus erros também (pra mim eles são mais evidentes no livro 4 e 5) e tudo está longe de ser perfeito, inclusive a série (apesar de eu ser tão apaixonado por ela quanto pelos livros)…
    Mas concordo com tudo que você disse. Nem acho tão complicado desvencilhar as coisas, é só perceber que pessoas podem aproveitar essas duas obras e gostar delas. A série e os livros pra mim se comprometam muito por serem diferentes. Acho algo fascinante. E podem continuar curtindo a série mesmo depois que os livros forem lançados (apesar que eu acho muito difícil os livros 6 e 7 saírem quando a série ainda estiver passando, o livro 6 eu até acho que pode sair sem dificuldade).
    O negócio é fazer como você disse. Viver e esperar. E fazer o que o Martin disse. Aproveitar a série. Aproveitar os livros. De preferencia, aproveitar tudo.

  • Diego

    Também tenho medo disso. Mas gosto de pensar que ele está querendo fechar essa saga (já que o 6 é pelo jeito o penúltimo livro) de um jeito tão épico quanto começou.
    Mas espero que quando sair (em querer parecer pessimista, se sair), que o livro tenha a mesma qualidade de A Tormenta de Espadas. Acho que O Festim dos Corvos e A Dança dos Dragões tem qualidade, mas no geral acho eles os livros mais fracos da saga (sei que tem muita gente que acha que O Festim dos Corvos tem a melhor escrita de toda a série e gosta muito deles, mas realmente eles não funcionam tão bem pra mim). Gosto dos livros, mas espero vejo alguns problemas bem grandes neles e acho os 3 primeiros livros superiores.
    Esse tipo de pressão realmente é ruim, mas vamos torcer pelo melhor e pelo bem do Martin.

  • Priscila

    Fiquei triste com a notícia, e ao mesmo tempo indignada, por perceber nesse texto o quanto George Martin está sofrendo pressão dos fãs, já imaginava o stress que ele estava passando, mas confesso que não achei que estava nesse nível, será que os fãs não percebem que assim só pioram as coisas!!?? Poxa vida, eu sou MUITO FÃ de GoT e principalmente das Crônicas de Gelo e Fogo, nem ser escolher entre elas, pq conheci os livros depois de ter visto a primeira e segunda temporada de GoT ( a qual já havia conquistado meu coração) e os livros conquistaram tbm. Portanto como fã e admiradora do talento de GRRM, prefiro milhões de vezes que ele demore o tanto que ele achar necessário, para que tenhamos um livro realmente sensacional, do que ficar apressando ele o tempo todo e com isso ele travar a escrita ou nos entregar um livro meia boca. Vou assistir a série sem problema nenhum, até pq é 1 ano inteiro de espera. E confesso uma coisa, se tem uma história que AMOOO ver SPOILERS é essa sobre As Crônicas de Gelo e Fogo e GoT, pq é um mundo tão vasto e interessante, que sempre da vontade de saber mais e mais e mais, e bobo são aqueles que não conseguem perceber isso, e só querem saber logo o final da saga. APROVEITEM MAIS O MEIO DA HISTÓRIA, ANTES DE QUEREREM VER LOGO O FINAL DELA, PQ DEPOIS DO FIM…… SÓ VEM UM PONTO.

  • Cledson Lima

    Ele merece desfrutar dos frutos da serie de livros? Sim!
    Ele é um ser humano como nós, e tem defeitos? sim!
    Mas o cara teve anos para escrever um pouco em cada momento destes anos. Teve chance de se isolar para ver ser rendia mais do livro fazendo isso.
    J. K. Rowling está ai como exemplo. Entendo que tem que ter inspiração para escrever o livros e sair algo maravilhoso, mas, anos para essa inspiração vir?!?
    Queria que isso fosse uma pegadinha dele…

  • Paula Renata Carvalho

    Noticia triste. Eu tinha esperanças.. meu único problema é que estou esquecendo as coisas do livro, e começando a confundir os dois também. Acho que quando sair o 6o livro e a série estiver adiantada, eu não vou mais lembrar onde o livro anterior parou.

  • Igor Almeida

    Não me surpreendeu a notícia. Torçam pra esse livro estar pronto antes da 7ª temporada.

  • GutoTricolor

    Eu já desencanei.
    Venha quando vier eu estarei esperando pra ler.
    E vou assistir a série, não tem o livro ainda, paciência.
    Vou tomar spoilers, paciência.
    O livro tem spoilers da série e a série tem dos livros, então em algum momento eu ia ficar sabendo mesmo, kkk…
    Outra coisa, a gente nunca sabe o que é um spoiler, a não ser que alguém confirme que aquilo tb vai acontecer no livro, então de certo modo a surpresa permanece.
    Deixem o velhinho escrever, melhor ele seguir devagar e sempre do que ter um treco por causa da pressão, hahaha…

  • Victor Tourinho

    O único problema que eu tenho com o Martin é a insistência de desenvolver 2472728 projetos paralelos. As Crônicas são a obra da vida dele, nada que ele fez ou nada que ele fará irá se equiparar a isto. Eu, se fosse um autor que tinha em mãos uma obra-prima como essa, me dedicaria com total exclusividade, e não iria querer saber em nenhum outro tipo de trabalho até estar pronto.
    Não estou dizendo que é pra escravizarem o Martin em um porão até ele terminar os livros, estou dizendo que as Crônicas deveriam ser prioridade na sua vida PROFISSIONAL, que todo o tempo disponível para o trabalho e escrita, deveria ser usado para o livro. Ou vocês acham que sem os tantos projetos que ele se meteu nesses anos ainda estaríamos na mesma situação?

  • Joao Palmadas

    E o Jojen, morto na série, será que ele está vivo no sexto livro? O Martin, ou se esqueceu ou não quis dar spoiler.

    E a Merreca é tão Merreca que o Martin se esqueceu totalmente dela, até a bela Meris, que nunca diz uma palavra, ele se lembrou mas a pobre Merreca só merece o esquecimento…

  • Joao Palmadas

    Concordo que o Martin tem muitos projetos paralelos, concordo que ele deveria se dedicar mais às crônicas e menos aos outros, mas acho que vale a pena abrir uma exceção para os contos de Dunk e Egg, que são do mesmo universo e são ótimos, melhores que o quinto livro na minha opinião (quer dizer, até acho o quinto livro bom, mas os contos de Dunk e Egg são melhores). Com apenas essa exceção, a crônicas devem ter prioridade total.

  • Hulk de Diadema

    Sinceramente, tudo bem o cara escreve devagar, tem um puta mundo pressão e tals. Mas a maioria da culpa da série ter alcançado os livros, é da HBO. Eles adaptaram 3 livros em praticamente 3 temporadas, sendo que esses livros tem material pra no minimo 5 temporadas.

  • JPaulBeaubier

    Wikipedia ajuda nessa hora! 😉

  • JPaulBeaubier

    Cara, ele é de 1948. Tem 67 anos. Em 2023 ele terá 75 anos. Não estará necessariamente morto. Para de urubuzar! ):

  • GFS

    Que os deuses antigos e novos não permitam isso! No caso do Aécio assumir os livros, eles virarão pó; literal e figurativamente!

  • michel

    O livro até poderia sair antes da sexta temporada, mas Um Sonho de Primavera nao sairia antes da sétima, então daria no mesmo, o negocio é desencanar e assistir a série para não pegar spoilers pela internet.

  • Igor

    Eu já esqueci de muita coisa, e o grande problema é ter tempo para ler novamente aqueles tijolos rsrs

  • Lionel Dayne

    Quem diria R + L = J Será revelado primeiro na série… Mesmo que todas as dicas para a “teoria” tenham sido dadas somente nos livros, a não ser que a série ignore o mistério dos pais do Jon Snow. O que duvido..

    Tomara que a série ignore mesmo quem é Azor Ahai e o futuro relacionamento entre Jon Snow e Daenerys previsto na casa dos imortais no livro 2, e mude drástica ou ligeiramente os finais dos principais personagens.

    Assim ainda teremos uma sensação de novidade quando lermos os livros bem depois do final da série…

  • Lucas André

    Me contentarei com os cinco livros até aqui publicados, ja estou até relendo…assistirei a série normalmente, sem medo de spoilers, porque eu sei que a riqueza de detalhes está por vir em seus livros, agora é aguardar, sei que tanto a série e o livro seguinte estarão recheados de coisas boas, ou ruins kkkkkkkkk 😀

  • Ricardo Carvalho

    Verdade, GRRM será sempre lembrado como o autor das Cronicas de Gelo e Fogo, por mais que tenha lançado outros livros.

  • Felipe Mendonça

    Sua opinião é sincera. Muitas pessoas compartilham dela. Mas se esquecem a maioria de uma coisa: escrever também é arte.
    Se expressar de forma escrita é terrivelmente cansativo e com certeza está sendo um peso enorme pra ele por ser exatamente “A Obra da Vida Dele”.
    Projetos paralelos são normais e funcionam bem pra se distrair e pegar mais conteúdo para o projeto principal.
    É realmente complicado falar no tempo que está demorando pra sair, porque do outro lado temos as cobranças de fãs, HBO com a série ou dos editores.
    O que nos resta é somente esperar.

  • Priscila

    Concordo plenamente com vc, e tomo como exemplo a minha experiência com a saga de Harry Potter, eu tive a sorte e o prazer de acompanhar tdos os filmes de acordo com minha idade, ou seja, qnd saiu o primeiro filme e o Harry tinha 11 anos eu tbm tinha 11 anos, então tive o prazer de crescer juntinho com os personagens nos filmes e amei todos eles. Eu só fui ler os livros muito tempo depois, qnd já estava com os meus 21 anos, depois de ter assistido todos os filmes milhares de vezes, e me lembro como foi SENSACIONAL cada um dos livros e como foi uma experiência totalmente diferente, pq apesar de conhecer a saga inteira, muita coisa era nova pra mim nos livros tbm. Portanto eu tomo isso como base pra falar de os Ventos do Inverno e do resto da saga que já saiu faz tempo, os fãs não precisam ficar com “medo” de spoilers pq vão ser sensações únicas em ambas as mídias.

  • Danilo Oliveira

    Eu não entendo pq esse choro por conta do risco de spoilers da serie nas redes sociais por ai, caraca meu irmão a serie iria passar os livros de qualquer maneira mais cedo o mais tarde , fosse na 6° temporada ou na 7° sem conta que o rumo na tv já esta bem diferente da obra do martin, tem donos de paginas no face relacionados a GOT que não vão posta nada a respeito da 6° temporada por conta de possível spoilers, na moral cara que coisa birrenta e infantil..

  • …de Papelão hahaa

  • Será que o monstro ficou tão grande que o velho também tem receio de decepcionar? Existem milhares (milhoes?) de pessoas, boa parte delas especulando teorias incessantemente, na expectativa de um final de tirar o folego, isso pode gerar uma pressão absurda!

  • Tayse Rodrigues

    Poxa, fiquei com pena dele! É muita pressão! Ele sabe que tem que escrever um ótimo livro e toda essa cobrança em cima dele…
    Gostei dele ter falado sobre essa guerra telespectadores x leitores haha acho que não é o fim do mundo ver a 6ª temporada e depois quando o livro sair ler o livro, até porque, ele mesmo disse que os dois estão tomando rumos diferentes.

  • Tayse Rodrigues

    Ia escrever mais ou menos isso, Felipe. Acredito que todo escritor precise de inspiração e tempo para criar seus livros, não é um processo simples, e os outros cinco primeiros livros demoraram muito para ficarem prontos, o primeiro começou a ser escrito em 1991!Eu tenho muita empatia pelo G. R. R. Martin, mesmo não sendo escritora, através das palavras dele pude compreender suas dificuldades em finalizar o sexto livro.

  • Tayse Rodrigues

    Concordo, Robert! E pelas palavras sinceras dele, ele também acha que não deve terminar o livro de qualquer jeito…

  • Paula Renata Carvalho

    Exato. Eu até pretendo ler de novo, mas se ler tudo antes do livro 6, quem garante que vou lembrar tudo antes do livro 7? rs

  • Paula Renata Carvalho

    Nah, mas duvido que ano que vem a série já estaria no livro 7. Essa 6a temporada eles ainda vão explorar coisas dos 3 primeiros livros.. ano que vem poderia entrar no arco Greyjoy.. e aí só entraria no último livro na 8a temporada.

  • Luciano gonçalves dos santos

    Infelizmente o grande culpado desse fato inusitado de a serie superar os livros foi o Martin, não pela sua escrita lenta mas por ter se envolvido em outros projetos após o lançamento de dança , foi livro do Tyrion, enciclopédia, livro de culinária, duas novelas, episódios da série,mesmo não sendo o autor principal de cada projeto ele perdeu tempo com eles.Acho que já que não consegue terminar o livro antes da 6ª temporada ele pelo menos deveria liberar o capítulo do Jon Snow.

  • Igor

    Hahahahaha pois é se ele já está com dificuldades de escrever o 6, e se levarmos em conta o quanto ele está demorando desde o 4 puts…. nesse tempo eu já nasci e morri duas vezes se duvidar rsrsrs

  • Matheus Laste

    Mesmo que a trama do sétimo livro só fosse abordada na 8ª temporada o Martin com certeza ainda não teria terminado o livro a ponto de lançá-lo antes da estréia em 2018. Pra mim, sendo otimista, Um Sonho de Primavera só pra 2020, isso SE a “escrita for bem”. Mas eu não me importo muito, desde a 4ª temporada eu já achava inevitável que a série terminasse antes dos livros serem publicados.

  • Eduardo Cruz

    Pessoal, é difícil eu ter que falar isso, mas a verdade é que é uma injustiça o que George está passando, e não posso mais ficar calado.

    A culpa é minha. O sexto livro já está pronto desde o final de 2014. George se superou e está correndo com o sétimo livro agora. Ele não entregou o Ventos por um pedido pessoal meu.

    Em 2014 me comprometi a reler todos os livros, em inglês desta vez, para poder ler o sexto livro assim que fosse lançado, sem ter que esperar mais alguns meses até que fosse publicado aqui. Infelizmente o ano terminou e não consegui terminar a leitura. Então, pedi que ele esperasse mais um pouco, prometendo que terminaria a leitura até o fim de 2015.

    Falhei de novo. Não estou contente em dizer isso, mas o ano passou muito rápido, o que fez com que ele tivesse que adiar novamente o lançamento. Não culpem a ele, culpem a mim.

    George concordou em esperar até a metade deste ano, e eu estou empenhado na leitura. Hoje mesmo, já terminei de ler a decapitação de Gared. Estou confiante.

  • FernandoKs

    Martin demore o quanto quiser, eu tenho certeza que vc vai terminar a sua obra em grande estilo.

  • Eduardo Cruz

    Mas falando sério, não tem solução ideal.

    Para evitar tudo isso, ele deveria ter esperado terminar a história para então, depois (lá no ano de 202X), lançar como série. Mas isso gera um monte de questões. Será que a oferta da HBO se manteria? A série teria a mesma identidade? Os atores seriam bons? Teria o mesmo impacto? Não da pra saber, são muitas variáveis. Eu provavelmente nem conheceria os livros, já que li após assistir a primeira temporada.

    Outra alternativa seria a série ter sido lançada normalmente, como foi, mas Martin ter se fechado para o mundo e pra quaisquer outros projetos e continuar escrevendo os livros direto. Para nós, seria o ideal. Mas tem o lado do autor também. A ‘obra da vida’ dele, agora é uma super produção da tv. Só se fala nisso, todo mundo comprando os livros, games, etc. E ele estaria lá escrevendo, sem aproveitar esse momento. Seu aniversário, você produziu a maior festa de aniversário do mundo. Mas não pôde curtir a festa. Ficou na cozinha enrolando os brigadeiros.

    Então, a realidade que temos hoje, pode não ser a ideal, mas é a que temos. Ele parece ter dado uma diminuída nos compromissos e está escrevendo. Enquanto isso, temos a série, que já está bem diferente dos livros. Nem tudo será spoiler. Vamos saber após ler o livro. O livro vai sair, quando tiver pronto, e será muito bom, temos que esperar.

  • Débora Albuquerque

    Se os livros ficarem prontos algum dia… Porque eu já nem tenho mais essa esperança =p

  • Débora Albuquerque

    O complicado é que do jeito que anda, ele será lembrando como o autor que não terminou as crônicas de gelo e fogo…

  • Alex Vieira Rêgo

    Bom, desde o início da segunda temporada, decidi assistir a série de uma forma e os livros de outra.

    Na minha opinião os livros, além da riqueza nos detalhes das cenas, sempre teve por diferencial as profecias, as visões, os mistérios que nós fãs tanto gostamos. A série praticamente em momento algum abordou esses pontos (salvo a Casa dos Imortais que mesmo assim não foram todas as visões da Dany, por exemplo).
    Martin sempre foi demasiadamente lento para escrever, e talvez seja até por isto que sua escrita seja tão incrível. Sendo assim, que demore no sexto livro, mas que não nos decepcione.

  • GFS

    Imagino que teremos uma 6a temporada com muitas coisas dos livros anteriores e algumas, talvez pouquíssimas coisas do 6o livro. Segundo a HBO já mencionou, apesar de serem 7 livros serão 8 temporadas, então provavelmente teremos a 7a temporada como elementos do 6o livro e talvez alguma coisa do 7o, e a oitava temporada focada no 7o livro. Não será fácil para o G.R.R. Martin terminar o 6o e o 7o livro nesse período de tempo; torcerei para que consiga!

  • michel

    Sim, mas mesmo assim ela ainda sairia antes do livro 7, que eu prevejo para 2019

  • Diego Rodrigues de Miranda

    Com todas as revisões necessárias, olhadelas em capítulos anteriores e escolhas a se fazer, minha previsão é 2017, para o livro sair bem do forno. Queremos uma boa história, escrita com toda a imaginação e maquinação que Martin tem.

  • Muca

    Trabalho criativo e pressão são coisas que não combinam. Bom, ainda assim estou confiante que o livro saia este ano, se havia expectativas de que o livro sairia no final de março no mais tardar, não é possível que esse livro passe de 2016! Eu apostaria em algo lá para outubro no máximo.

  • Leo

    Eu entendi tudo que o autor disse. Não o culpo de praticamente nada. Não dá pra gente querer que um livro tão bom e detalhado como esse saia rápido.
    Mas a única coisa que acho que ele errou foi ter falado para os produtores da série qual é o final dos livros. Eu não vejo a série mas sei que vou acabar sabendo de tudo antes, pelos amigos e pelo facebook.
    Se os produtores não soubessem o final dos livros, eu teria certeza que o final da série seria original dela, o que considero muito melhor já que as história se divergem. Vai ser meio falta de consideração com os leitores se os produtores colocarem o mesmo final, mesmo podendo inventar algo (eles tem 3 anos pra isso e com uma história tão abrangente, não deve ser tão difícil inventar outro final que também seja legal).
    Enfim, só o tempo dirá.

  • Bruna

    Sinceramente, ele teve tempo o suficiente pra escrever tanto o 6º quanto o 7º livro. A verdade é que ele não soube administrar o tempo dele e priorizou a série e outros projetos. Agora isso está voltando pra morder ele. Eu não vejo a série e nem quero ver, e saber que quem assiste vai estar a frente de mim me deixa extremamente irritada. Mas, não há nada que eu possa fazer a não ser desejar que ele fique vivo até terminar o 7º.

  • Homero

    Uma pena, agora que ele perdeu a esperança do livro sair antes da sexta temporada, espero que ele não chute o balde de vez e consiga manter um bom ritmo de trabalho. Resta aos fãs dos livros, como eu, esperar… E já estamos bem acostumados a isso. Não adianta choro ou mimimi.

    Com o prazo estipulado pelo menos ele pareceu, nos últimos meses, ter dado uma prioridade ao livro em detrimento de outros trabalhos e compromissos. Agora que perdeu o prazo espero que ele ao menos continue colocando a finalização do livro como prioridade profissional.

    Enfim, no final das contas achei bom a série ter se distanciado livros, apesar da série dar spoilers importantes dos livros para alguns personagens (Como Jon Snow e Daenerys) Ouros provavelmente terão histórias bem diferentes (como o núcleo Jaime / Briene e Sansa). Acho que o final principal da história deve ser parecido nas duas mídias, a série deve estragar algumas surpresas e confirmar teorias, mas ainda vai ficar uma boa parte da história para ser conhecida e desvendada apenas nos livros.

  • Sheila de Andrade

    Eu escrevo também e tem umas coisas engraçadas neste processo. Quando você diz que o final não pode melhorar… bom. Às vezes você pode estar se olhando no espelho e aquela ideia vem do nada dando uma reviravolta na história. Ou alguém te fala uma palavra e aquilo serve como uma luva para um personagem e muda a história dele. O fim pode parecer igual, mas não tenha dúvida de que George vai querer compensar os leitores com um final melhor do que o da HBO. Ele tem todas as peças em mãos para fazer melhor e não tem nenhum compromisso de se manter igual ao que disse anteriormente. E também, como a HBO pensa no lucro, talvez eles queiram dar um final mais romântico do que o agridoce de George.

  • Se com prazo ele nao fez, sem prazo vai tacar o foda-se hahaha

  • j-leitao

    O Martin escritor foi superado pelo Martin SuperStar. Foi só isso que aconteceu.

  • Calopes

    Se no ano de 1996, o mundo literário vivenciou a irrupção de um gênio com o lançamento de “A Guerra dos Tronos”, imagino que já na década de 70 ou até mesmo na de 60 George RR Martin, perscrutava como era possível o dragão e as árvores de Tolkien falarem. Isso poderia ser justiçado pela ficção científica?
    Ou seja, criatividade geralmente demanda tempo, experimentação e muitas tentativas (na maioria das vezes frustrantes), ainda mais se tratando desse universo iluminado que o Martin criou para que possamos contempla-lo.
    Ora, com exceção do primeiro livro da saga, creio que “Os ventos de Inverno” será o de mais difícil “parto”, pois nele serão amarradas as pontas para desfechos mais coesos do último livro “Um Sonho de Primavera” e pressuponho maior tensão, das que foram vistas nos livros anteriores, provocada pelo
    terrível “Inverno”.
    Então que o George RR Martin se divirta, mas mantendo os olhos nessa tão aguarda Obra e que tenha brilhantes inspirações tais como a Muralha de Gelo e o Casamento Vermelho.

  • [Better Call Harvey]

    O mais importante é que o 6º e 7º livros, saiam com a mesma qualidade dos outros.

    De nada adianta o cara apressar o passo pra lançar uma porcaria.

    No mais, acredito que a “trama principal” da série seja muito próxima a do livro, mas acho que serão duas experiências totalmente diferentes e nesse ponto, os livros sempre levarão vantagem.

  • Estêvão M V Machado

    Como assim??? Stannis morreu na série??? Achei que ele sobreviveria…

  • Joao Palmadas

    Hoster Tully poderia chamá-lo “The late George R.R. Martin”.

  • Só espero duas coisas do Velho George:

    1- Não morra antes de terminar.
    2- Não escreva com pressa, prefiro esperar um livro bom do que ter em mãos um livro ruim.

  • Acho tudo isso uma grande demonstração de auto-respeito, de respeito à obra e respeito aos leitores. A curiosidade que se vire e vá tomar uma gelada na esquina, aproveitando esse calor, pois aqui o winter não está coming.

  • Leo

    É, se ele fizer isso vai ser muito bom. E os detalhes são os que mais me agradam no livro, e realmente ele deve mudar o rumo das coisas, nem que minimamente. Vou tentar encarar a série de cabeça mais aberta.

  • Miguel Ramos

    Quando o Martin lançar o último livro, Game of Thrones será apenas uma vaga lembrança.

  • Felipe Mendonça

    Boas palavras Tayse.
    Também não são só livros. Arte em geral precisa do tempo mínimo necessário de quem o faz pra se expressar da forma que o artista deseja.

  • Nanis

    Eu entendo que as pessoas fiquem tristes e até bravas por isso, são anos lendo, pesquisando, se envolvendo, se dedicando. Mas considerem o seguinte: Martin é um ser humano, Martin é um ser humano criativo e inventivo. Martin, naturalmente, tanto gosta quanto precisa, escrever muitas coisas além de ASOIAF – não é só uma questão financeira, mas também provavelmente de saúde mental – e isso significa que ele trabalha em tudo isso e se dedica muito mais do que QUALQUER um. Martin gosta de se divertir, Martin é um senhor que tem o direito de aproveitar os frutos do seu trabalho e da sua genialidade. Ou seja, Martin não vive exclusivamente para saciar os seus fãs, embora tenha responsabilidades. Então, pra terem um livro bom, com qualidade, pro cara não morrer de infarto antes de tudo, tentem relaxar!

    Se ajuda, eu vi 3 temporadas da série antes de ler os livros e tive uma experiência incrível. Talvez não tão incrível como a de vocês, mas continua sendo foda. Há milhões de outras pessoas como eu.

    Respira fundo e curte o que tem pra curtir!

  • Matheus Almeida

    Cara , eu entendo o lado dele . É complicado escrever o melhor livro e mais famoso da atualidade. Mas, sinceramente termina logo não aguento mais espera ( desde 2012 ) . #Summertimesadness

  • RedViper

    A unica coisa que eu acho que acontece com ele é que ele perde a inspiração em certos momentos, e esses momentos podem ser dias ou semanas. Quando volta ele escreve, e acredito que ele seja um tanto perfeccionista, escrevendo um mesmo POV varias vezes até achar que ficou bom o bastante. Só que ai ele vai dormir e quando levanta no outro dia acaba por perceber que o que tinha escrito na noite anterior não era tão bom assim. Ai vai o dilema, mais alguns dias pra reescrever ou deixar como esta. Bem é o que eu acho que acontece com ele. Eu já trabalhei com criações e passava por isso, tive que aprender a ser menos perfeccionista porque se não o trabalho simplesmente não saia. Embora eu ache que ele seja desse jeito, isso me faz pensar que o livro ainda vai demorar muito a sair, o que me entristece. Só que também me faz pensar que assumindo que ele seja mesmo perfeccionista o livro sera magnifico. Valendo cada centavo e tempo esperado. Não irei esperar pelo livro, conheci As Cronicas de Gelo e Fogo pela série e assisti as três primeiras temporadas antes de começar a ler o primeiro livro, mesmo sabendo oque aconteceria, a riqueza de detalhes nos livros e o conteudo que a serie corta fez com que a leitura parecesse outra historia, fazendo valer a pena ler cada um dos livros. Isso porque a serie se parecia com os livros, hoje em dia a serie parece outro universo completamente diferente, os maiores acontecimentos são semelhantes, mais a historia esta irreconhecível. Por isso assistirei a 6 temporada e lerei o livro quando sair numa boa, pois os dois serão(provavelmente) muito diferentes.

  • Carlos

    Bah. Perfeito. Da minha parte eu já passei do ponto onde me incomodo com os spoilers entre a tv e os livros. Óbvio que vai tirar um pouco da graça, principalmente com os personagens mais queridos mas… não dá para fazer nada né?

    Brabo é ver o pedido de socorro do autor. Sei bem como é, já que sou um desenhista que odeia prazos. Dito isso, apoio total ao Martin. Que escreva no tempo dele e nos brinde com algo muito bom, como todos os outros exemplares. Prefiro assim do que vir um livro ruim, corrido e cheio de furos.

  • Priscila

    Eu acho que são histórias tão boas e ricas em detalhes (tanto As Crônicas, quanto GoT) que quanto mais “spoilers” (que nesse caso nem considero mais spoilers e sim informações estratégicas kkkk) melhor. Vc desenha oq??