George R. R. Martin desmente rumores recentes sobre filme de Game of Thrones

Avilés._George_R._R._Martin

“Não acreditem em tudo que vocês lêem, meninos e meninas.” GRRM mais uma vez teve que desmentir declarações falsamente atribuídas a ele.

Talvez você tenha visto nos últimos dias uma crescente avalanche de notícias, inclusive em grandes portais que supostamente checam suas fontes, dizendo que o próprio George R. R. Martin teria declarado, em uma after-party do Emmy, que haveria um filme de Game of Thrones mas que ele não estaria envolvido. A verdade, porém, é que tudo não passou de sensacionalismo caça-cliques.

O rumor se originou no Daily Mail, um tabloide inglês, que publicou a “notícia exclusiva” em 27 de outubro. Daí, passou para o Independent, um veículo teoricamente sério, no dia 29, e a partir de então explodiu nos portais estrangeiros. Nos últimos dias, a falsa notícia chegou também aos sites brasileiros, com a GQ Brasil, por exemplo, dando a notícia como “oficial”, e outros portais mais especializados suscitando a possibilidade menos enfaticamente no Twitter.

É claro que tivemos os veículos de bom-senso, que investigaram e chegaram à conclusão de que não passava de tabloidismo: o BuzzFeed (!) noticiou que a HBO havia negado a possibilidade, e Matt Patches da Esquire escreveu sobre o que realmente sabemos sobre um possível filme. O Westeros.org foi um dos primeiros a tentar (infrutiferamente) desmentir a falsa notícia no nascedouro:

No final das contas, George R. R. Martin teve mais uma vez de vir a público, através de seu blog, desmentir rumores sobre declarações que supostamente teriam partido dele.

Martin a princípio comentou brevemente sobre o assunto, quando perguntado sobre ele em uma postagem sobre assunto no blog, dizendo: “Completamente falso. Ninguém está trabalhando em filme nenhum agora. E se houvesse um filme, ele não seria sobre a Rebelião de Robert”. 

Depois fez um post inteiro sobre o tema, intitulado What movie? (“Que filme?”), que traduzimos aqui, publicado no dia 30:

Não acreditem em tudo que vocês lêem, meninos e meninas. Especialmente online.

Eu não sei de onde essa última remessa de bobagem de “vai haver um filme de GAME OF THRONES” está vindo, mas de repente está por toda parte, e todos nós ligados à serie e à HBO estamos sendo bombardeados. Mas nada mudou.

Deixe-me revisar, para aqueles que chegaram atrasados.

A ideia de encerrar GAME OF THRONES com um ou mais filmes de cinema foi ventilada pela primeira vez, oh, três ou quatro anos atrás. Deixe-me dizer de novo, isso NÃO FOI MINHA IDEIA. Entretanto, eu posso ter sido o primeiro a mencionar esse conceito em público – onde e quando eu já não lembro mais – então de alguma forma fiquei associado a ele.

Eu realmente disse que gostei da ideia. É claro que gostei da ideia. Como não? Isso foi lá nos primeiros dias, quando nem tínhamos dinheiro para rodar a Batalha do Ramo Verde e tivemos que desmaiar Tyrion ao invés disso. Quando o grupo de caça do rei consistia de quatro caras a pé andando pela mata. Nessa época, nesse contexto, a ideia de filmões blockbuster com orçamento de SENHOR DOS ANEIS era poderosamente atraente.

E a ideia ainda é poderosamente atraente. Não apenas para mim, mas para várias pessoas ligadas à série. Atores, diretores, produtores, escritores. Como não? Seria uma ótima maneira de encerrar.

O que não quer dizer que vai acontecer. Há muito entusiasmo pela ideia, é claro, mas não necessariamente da parte da HBO. O negócio deles é televisão, não filmes de cinema. E aqueles de vocês com boas memórias podem lembrar de todos os rumores sobre um filme de SOPRANOS… um filme de ROMA… um filme de DEADWOOD. Rumores foram tudo o que foram. E é tudo o que esse é também, pelo menos por enquanto.

Ultimamente os rumores ficaram ainda mais específicos. O filme será sobre a Rebelião de Robert. Será sobre Dunk & Egg. Será sobre… ah, é tudo muito bobo.

Ainda seria legal, e eu ainda adoraria vê-lo… mas nada mudou desde a última rodada de rumores. Eu ainda estou escrevendo THE WINDS OF WINTER. David & Dan ainda estão filmando a sexta temporada. A HBO ainda está no negócio de televisão.

Não leve nenhuma dessas coisas a sério. Jornalismo caça-cliques está para o jornalismo como música militar está para múisca.

Martin ainda respondeu a um comentário de BryndenBFish no blog, que perguntava sobre o que ele preferiria do universo de Gelo e Fogo na tela, se pudesse escolher transformar em filme:

Ninguém vai fazer um filme sobre uma época inteiramente diferente da história westerosi, com todo um novo elenco de personagens.

Se um dia houver um filme, será parte da saga atual, e vai estrelar os atores e personagens que a audiência adora.

Agora talvez se um desses arrecadar 300 milhões de dólares ou algo do tipo, podemos começar a falar sobre algumas das ideias que você ventilou aí.

Mas tudo isso é enormemente improvável.

Em suma, George disse que o filme pode acontecer, mas que por enquanto ainda é apenas uma ideia, e essa última onda de rumores não tem base alguma.

Fica mais uma vez a lição de que a Internet é escura e cheia de hoaxes, ainda mais quando se trata de Game of Thrones.

Compartilhe:

Ao comentar no site você aceita as regras previamente estabelecidas.

Posts Relacionados

  • Danilo Pereira

    Tá enchendo o saco abrir o facebook e ver 100 mil posts sobre o suposto filme, e ainda te xingam se você tenta mostrar que a notícia não tem fundamento e que o próprio Martin negou.

  • Desmentir hoaxes é a tarefa mais infrútifera da Internet. As pessoas gostam de ser enganadas.

  • Matheus Laste

    Também é interessante a parte em que ele responde um comentário em que o usuário dizia que embora Game of Thrones seja grandioso ele nunca terá o orçamento necessário (enquanto série televisiva, é claro) para fazer os clímax grandiosos que o final da saga parece indicar. Ao que Martin responde que isso não é necessariamente um problema, e que é um problema menor a cada ano, citando Hardhome e o fato de que nunca teriam conseguido faze-lo na 1ª temporada.

  • Gustavo Silveira

    Tava por fora dessa estória toda e me sinto muito bem informado sobre o assunto.
    Mas me entristeceu se houvesse um filme sobre GOT, a coisa que mais gostaria de ver é a estória da Rebelião de Robert nas telas, tudo me parece épico, imaginem cenas com o Rei Louco chamando seu campeão para lutar com os Stark, a Batalha de Vau Rubí, John Arrin com um discurso inflamado juntando Ned e Robert, Jaime em momento crucial frente a Aerys, Davos contrabandeando suas batatas até Stannis e sendo propriamente recompensado, as intrigas do torneio de Harrenhal, a queda de Porto Real, a fuga dos Targaryans… Já imaginam cenas desses episódios numa produção com grana pra bancar isso? Que outras estórias poderiam render bons filmes?

  • Danilo Pereira

    A internet é escura e cheia de rumores.

  • Danilo Pereira

    Pois é, pensava muito nisso antigamente, mas com o sucesso comercial e agora de crítica (apesar dos pesares), Time Warner deve abrir cada vez mais o bolso.

  • Bruno Lacerda Balbi

    GOTBR nunca decepciona! Uma colega de trabalho veio agora com o celular dizendo que era oficial, que ia ter filme e a minha primeira reação foi entrar aqui. Obrigado por trazer luz nesse caos da Internet.

  • Danilo Pereira

    Lembro de uma entrevista do D&D após Blackwater falando como foi difícil conseguir uma verba extra pra fazer aquele episódio e em como eles chegaram a pensar em desistir de filmar a batalha, enquanto antes da estreia da 5ª temporada passaram a dizer que o problema maior passou a ser o tempo e não o dinheiro. Queria saber quanto foi o orçamento da quinta temporada. E com certeza à partir da próxima vai aumentar muito com a renovação dos contratos.

  • Paula Renata Carvalho

    Não achei que os rumores fossem verdade, mas um filme sobre a Rebelião de Robert seria fantástico.
    E um filme sobre a Dança dos Dragões que aconteceu na época dos Targaryens seria ainda mais fantástico!!

  • Danilo Pereira

    Dança dos Dragões, seriam dois filmes grandiosos.

  • @ogovernador

    Começou na TV, encerra na TV. Parece que as pessoas tem um complexo de inferioridade, que a TV é menor que o cinema e nunca poderá se equiparar. Me diz hoje que produção da HBO ou do Netflix é inferior a qualquer filme? Muito mimimi. Um filme sobre a Rebelião do Robert, A Dança dos Dragões ou Dunk & Egg seria excelente, como também seria excelente uma série spin-off sobre os mesmos.

  • GiuSal

    E para aqueles que estão apegados à ideia de que o 6º livro será publicado antes da 6ª temporada:

    “Eu ainda estou escrevendo THE WINDS OF WINTER.”

    Tolinhos, rs…

  • RedViper

    O que tem de virar filme? A Rebelião de Robert e As Rebelioes Blackfyre. Simples assim.

  • ivo satiro

    Seria sensacional um filme sobre a dinastia Targaryen, desde a chegada de Aegon até o reinado de Aerys

  • Paula Bicudo

    Tanto hype me assusta. Acho que na época que desmaiavam o Tyrion a gente se divertia mais…enfim, só nos resta esperar.

  • Matheus Laste

    É uma pergunta interessante mesmo. Eu li no WhatCulture que o orçamento de uma temporada de Game of Thrones era de 60 a 70 milhões de dólares (dados esses baseados nas duas primeiras temporadas), o que dava uns 6 milhões e pouco por episódio. Mas olhando a 4ª e 5ª temporada é bastante visível que a verba aumentou consideravelmente.
    Lá também constava que a série mais cara que a HBO já fez foi Roma, que tinha um orçamento de 10 milhões por episódio, entretanto Roma nunca teve o sucesso estrondoso de Game of Thrones. Acho que por ter se tornado a maior série da HBO Game of Thrones deve estar praticamente no mesmo orçamento de Roma, com cada temporada custando perto de 100 milhões de dólares. E a cada ano essa quantia parecer aumentar mais e mais.

  • Diego Ferreira

    Ele deu uma brecha apesar de ser falsa a notícia. Ele disse que ninguém está trabalhando em filme nenhum “AGORA”. Então quer dizer que ele cogita fazer um filme no futuro.

  • Vitor

    Se Para fazer Filme sobre as Crônicas que Abordem a Dança Dos Dragões, seria Foda demais.

  • Raah

    Li essa notícia ontem na GQ e fiquei tipo: como assim, o game of thrones br não falou nada ‘-‘. Tá aí a verdade.

  • Gustavo Silveira

    A Unificação de Westeros na Guerra da Conquista, Aegon I e suas irmãs queimando tudo e botando o maior terror…?

  • Ricardo

    É acho difícil vir antes da 6º temporada…

  • Ze Andrade

    Esses tablóides…bling-ling SHAME! bling-ling SHAME!

  • LadyTargaryen

    Isso me fez lembrar do acalorado debate sobre o merecimento de GOT no Emmy apoiando-se na crítica positiva de grandes “sites e portais especializados”. Tá vendo que não dá pra confiar? São um bando de papagaios que replicam as coisas e não se dão ao luxo de checar fontes (que é algo inadmissível no jornalismo), que dirá assistir uma série inteira e dizer se ela é boa ou não. E os fdps ainda fizeram o tio Martin perder o foco no livro e tempo escrevendo textão pra explicar.

  • Jose Leitao

    Batatas não, cebolas.

  • Jhonata Alves

    Seria legal um filme sobre toda a história dos targaryens

  • Tá por aí mesmo, mais ou menos 10M por episódio.

  • E enquanto a mentira da GQ tem 44k shares, a verdade mal tem 1k.
    O importante não é informar, é chamar a atenção. Foda-se a verdade.

  • Gustavo Silveira

    puxa que fora… e nem tinha percebido… valeu

  • Raah

    Só li essa notícia porque o google now fica me mandando coisas relacionadas à série. O importante é que essas 1k de pessoas têm um pouco mais de cérebro do que as de 44k. Quantidade definitivamente nem sempre significa qualidade.

  • Marcos Barbosa

    Gostaria de um filme sobre a invasão dos primeiros homens a Westeros. Seria muito bom.

  • Rodrigo MariMoon

    O negócio é que séries, na maioria das vezes, têm efeitos visuais e lutas com dinâmicas um pouco inferiores aos filmes de cinema.
    Por exemplo: compare a Batalha da Água Negra com a Batalha dos Cinco Exércitos, a dinâmica das lutas, etc.
    (só pra constar, não estou comparando Senhor dos Anéis com Game of Thrones, pelo amor de Deus…)
    O melhor em séries, é que o enredo da história é muito mais elaborado, melhor desenvolvido e tudo ali acaba tendo relevância, sem que nenhuma cena deletada deixe alguma vaga ou mal explicada… Mas as lutas e batalhas campais, dependendo da produção, fica meio “méh”.
    No cinema, já que continuariam por onde a série pararia em termos de história, enredo de personagens e tudo mais, ficaria aquele final épico, com dragões e Caminhantes Brancos visualmente impecáveis, a batalha dos Caminhantes invadindo Westeros com aquela dinâmica digna de um filme de Hollywood, etc…
    Não que eu esteja desmerecendo a série, claro que não. A série, com a exceção do fato de inventarem história com o arco Dorne, tem um enredo incrivelmente foda, impecável, etc… Mas se o final for um filme de 3h no cinema, tenho certeza de que poderíamos ver Caminhantes, dragões e batalhas visualmente épicas.
    Imagine se fosse feito no cinema, com Michael Bay elaborando a dinâmica das lutas, com a gente meio “quem ‘tá batendo em quem?”, assistindo… Até babei, imaginando aqui *¬*…
    Até agora, a batalha campal mais bela visualmente – esteticamente falando – que GoT fez foi a Batalha de Durolar. Mas acha que a HBO faria aquela beleza visual de novo?

    E como você falou, Netflix faz basicamente filmes de 13h – madruguei vendo Demolidor e pretendo madrugar de novo com Jessica Jones… E acho que a HBO faz sim, produções boas.
    Pra um filme, seria ótimo a história de Aegon, o Conquistador; ou os Filhos da Floresta expulsando os Caminhantes do país… Um filme sobre a Longa Noite também seria ótimo…

  • @ogovernador

    Claro que os filmes terão uma produção melhor, arrecadam milhões de dólares em bilheteria e tal. Mas eu ainda prefiro ver o final na televisão. A HBO/Warner cada ano que passa investe mais em GoT, vide Hardhome.

  • Rodrigo MariMoon

    É verdade… Então podiam fazer como vários diretores fazem: filmar e usar boa parte da grana fazendo as cenas fodas, batalhas campais, efeitos visuais e etc, pra ficar impecáveis… E filmar as cenas de diálogos e debates por último, com o que sobrar. Assim, mantém o nível da série, e as lutas e batalhas ficam belas de se assistir.

  • Cylbrax

    Na minha opinião melhor seria um sobre a queda ou ascensão de Valíria, ou a conquista de Aegon