George R. R. Martin faz declarações interessantes sobre os livros e a série na Bubonicon 47

ATUALIZAÇÃO 31/08: Respondendo aos comentaristas no seu livejournal, Martin afirmou que NÃO está escrevendo os dois últimos livros simultaneamente e que, se disse isso durante a convenção, deve ter se expressado (ou ter sido interpretado) de maneira equivocada. No entanto, ele confirmou que alguns personagens mortos na série sobreviverão até o fim dos livros (mas não todos). De qualquer forma, é mais seguro não acreditar 100% nos relatos abaixo.

CNnepwmUsAEQmH7

@AngryGoTFan e George R. R. Martin durante a sessão de autógrafos

Durante seu painel na Bubonicon 47 – convenção anual de ficção científica e fantasia que acontece Albuquerque, no Novo México, e é descrita como aquela que tem a maior quantidade de autores ganhadores do Hugo per capita. – George R. R. Martin releu o primeiro capítulo de Barristan em “Os Ventos do Inverno” e fez algumas revelações interessantes sobre o futuro da saga e Game of Thrones.

Os relatos estão no twitter do @AngryGoTFan (que esteve no evento) e seguem traduzidos logo abaixo:

  • A respeito da adaptação, George falou sobre como as questões orçamentárias afetam a história, obrigando os produtores a cortarem tantas cenas e limitarem a obra.
  • Pela primeira vez ele admitiu não estar “perfeitamente feliz” com Game of Throneso que muito dos fãs que o acompanham a mais tempo já imaginavam levando em conta o tom dos textos que ele publicava sobre a série.
  • Disse que a HBO está obrigando ele a comparecer aos Emmys todo ano.
  • Disse, mais uma vez, que não imagina os personagens da série enquanto escreve (pois convive com sua própria “construção” dos personagens a anos e etc, etc), e que o Tyrion de Peter Dinklage não parece em nada com o Tyrion dos livros.
  • Disse que alguns personagens já mortos na série de TV continuarão vivos até o fim dos livros.

tumblr_ntvaaqunjq1tbtttuo6_540

  • Sobre os livros, Martin afirmou que está escrevendo os dois últimos volumes simultaneamente, o que pode (ou não) ser uma boa notícia.
  • Ele sabe quem sentará no Trono de Ferro no final. 
  • Disse que nem todos os detalhes presentes nos livros é uma pista, e que muitas teorias dos fãs estão erradas, são “apenas palavras”. 
  • Ainda assim, reafirmou que não pretende voltar atrás naquilo que já escreveu, dando a entender que vai seguir com a história mesmo que os fãs tenham desvendado seus maiores mistérios.
  • Pediu desculpas por ter passado tempo demais falando dos Sad Puppies em seu livejournal.
  • Disse que daria para montar um novo livro com todo o material escrito que já foi descartado.
  • Disse que não há nenhum “sistema” para a magia em Westeros.
  • Confirmou a existência de dinossauros em seu universo, mas em terras distantes… provavelmente em Sothoryos, que é conhecida por seus lagartos e serpentes assustadores.

A Bubonicon 47 foi a última convenção de George R. R. Martin em 2015. Sua próxima aparição será em fevereiro do ano que vem, na Mysticon, em Roanoke. Será que já teremos uma data de lançamento para The Winds of Winter até lá?

Compartilhe:

Ao comentar no site você aceita as regras previamente estabelecidas.

Posts Relacionados

  • Hulk de Diadema

    POR UM DUELO DE DRAGÕES E DINOSSAUROS GRRM !!!!

  • Nils Da Cruz Silva

    Agora os fanboys e girls vão ao delírio com: Eu disse, não disse.

  • lemosmedim

    Uau! Ele está escrevendo os 2 livros simultaneamente 🙂

  • Celso

    Dinossauros ? Que foda!!

  • Fernando Permanhane

    “Nenhum sistema” seria “nenhuma regra”, “nenhum padrão” ou algo assim? Enigmático.

  • Steffi

    – Engraçado pq se tem um personagem que não consigo imaginar diferente é justamente o Tyrion do Dinklage. Leio pensando nele…

    – Medo do David e Dan darem um jeito de enfiar dinossauro na série kkkkk

  • Adriano

    – “Sobre os livros, Martin afirmou que está escrevendo os dois últimos volumes simultaneamente, o que pode (ou não) ser uma boa notícia”

    Vamos lá: Pode ser uma boa notícia pois ele pode lançar os dois livros em um espaço de tempo muito curto.
    Uma péssima notícia pois o lançamento de Os Ventos do Inverno pode passar de 2016….
    Mas convenhamos que com a notícia dos executivos da HBO em “alongar” a série para além das 7 temporadas isto até queme agrada.
    —————————————
    -” A respeito da adaptação, George falou sobre como as questões orçamentárias afetam a história, obrigando os produtores a cortarem tantas cenas e contraírem a obra. Pela primeira vez ele admitiu não estar “perfeitamente feliz” com Game of Thrones, o que muito dos fãs que o acompanham a mais tempo já imaginavam levando em conta o tom dos textos que ele publicava sobre a da série.
    Disse que a HBO está obrigando ele a comparecer aos Emmys todo ano.”

    Hmmmm… me parece que o amor ja azedou.
    ——————————————
    – “Ele sabe quem sentará no Trono de Ferro no final”

    Normal…..
    ———————————————-
    – “Disse que nem todos os detalhes presentes nos livros é uma pista, e que muitas teorias dos fãs estão erradas, são “apenas palavras”.
    Ainda assim, reafirmou que não pretende voltar atrás naquilo que já escreveu, dando a entender que vai seguir com a história mesmo que os fãs tenham desvendado seus maiores mistérios.”

    Legal…Gostei muito… algumas teorias que já foram definidas pelos fãs serão mantidas (alô R+L=J).
    Outras serão apenas palavras ao vento…

  • Eduardo Soares

    Alguém disse dinossauros? :O

  • Pâm

    “Sobre os livros, Martin afirmou que está escrevendo os dois últimos volumes simultaneamente, o que pode (ou não) ser uma boa notícia.”

    Será que vão lançar logo? Só vai depender da editora, já que ele vai ter finalizado.

  • lemosmedim

    Em um final agridoce, mais ou menos inspirado em O Senhor dos Anéis, ainda importa quem vai sentar no Trono de Ferro…

  • Lucas Nascimento

    Pela primeira vez ele admitiu não estar “perfeitamente feliz” com Game of Thrones, o que muito dos fãs que o acompanham a mais tempo já imaginavam levando em conta o tom dos textos que ele publicava sobre a série.

    Vish! Também, com as merdas que a série vem fazendo, nem o Martin consegue defender mais.

  • Ingrid Matias

    Pelo que tenho entendido de tudo, devem tentar lançar o 6º livro antes da 6ª temporada. E mesmo o 7º estando pronto (veremos!), talvez darão um tempo no lançamento, mas devem lançar antes da 7ª temporada da série.

    E não é possível que até fevereiro não tenha uma data de lançamento… em fevereiro eu queria o livrooo!!!

    E também sempre achei o Tyrion da série diferente do livro, não por incompetência do Peter Dinklage, mas porque era pra ser mesmo… livro >>>>> série.
    Sempre!

  • Luna

    Sobre os livros, eu adicionaria mais uma hipótese: ele escrever tanto que 2 virem 3,4…

  • Luna

    Que contrato é esse que ele não tem poder nenhum sobre a série, mas tem que se apresentar no Emmy? Putz!

  • Hiroshi

    Engraçado, pois me lembro de ter visto em algum lugar que o próprio GRRM recomendou (ou exigiu? Não lembro) o Peter Dinklage para o papel.
    Imagino se esse comentário seria sobre a atuação do ator ou a forma como os produtores desenvolveram o personagem. Acredito que seja a segunda opção…

  • Red Dragon

    “Disse que nem todos os detalhes presentes nos livros é uma pista, e que muitas teorias dos fãs estão erradas, são “apenas palavras”

    Que teorias são essas? Eu me pergunto…

  • Ingrid Matias

    Mas a descrição é beeeeem diferente! Olhos de cores diferentes, o cabelo é loiro quase branco, a cicatriz dos dois é totalmente diferente! Acho que essas diferenças físicas pesam na história… ele é mto mais “monstruoso”.

  • André van Drunen

    O fato de ele dizer que está escrevendo os dois últimos livros ao mesmo tempo pode simplesmente significar que, digamos:
    – Ele já tá beeeem adiantado na parte da Arya, por exemplo, e já inclusive ultrapassou o final do 6º livro e já está no 7º, enquanto que na parte da Cersei ele ainda não desenvolveu tanto e tá no 6º livro ainda. Ele não necessariamente escreve tudo em ordem cronológica. Ele pode ir desenvolvendo os personagens e depois encaixar uns nos outros.

  • Pati

    É q o Tyrion dos livros é feio, tipo, muito feio mesmo, e o Peter é um anão gato, mas tbm imagino ele como o Tyrion quando leio os livros, não tem como evitar.

  • Érica Tamiris

    Confirmou a existência de dinossauros em seu universo – isso TEM que aparecer em algum momento, se não for nas Crônicas, poderia ser numa história que se passa no futuro de Westeros, já pensou que loko alguém descobrindo esse lugar ae?

  • quackquack

    essa 5 temporada foi ruim, talvez nem tanto, mas que foi de longe a temporada mais mal feita até agora isso foi, acho impressionante q ainda tem fanboy q defende
    Pior é que tão querendo estender pra mais de 7 temporadas, HBO parou de se importar com a qualidade da série e só quer chocar pra conseguir audiencia, aceitem isso fanboys

  • Gerold Dayne DARKSTAR

    Provavelmente. O que é meio estranho, visto que a magia tem ficado mais forte ultimamente e para isso deve ter algum padrão, ao menos.

  • Rickon Stark

    Pelo jeito a Daenerys vai sentar no Trono com apenas 9 dedos. hahaha

  • Rickon Stark

    Eu nunca entendi porqu cortar tantas cenas. Tudo bem, tem a questão orçamentária e tal, mas já que vão esticar a série, não poderiam aproveitar para adaptar o máximo de cenas possíveis? Tempo eles têm, independente do orçamento. Em vez de cortar cenas para avançar na história de uma vez, eles deveriam ir mais devagar e adaptar as cenas mais importantes, se for necessário depois é só acrescentar mais temporadas (a HBO adoraria isso mesmo).

  • Rickon Stark

    Essae Martin é foda, ele dá um jeito de colocar tudo que é criaturas e coisas na história hahaha Idade Média com macacos, batatas, dinossauros, zumbis (além dos dragões que já são um clichê nas histórias medievais) rs por isso gosto das Crônicas! É um mix perfeito do mundo atual com o folclore medieval/nórdico!

  • Rickon Stark

    O legal vai ser ver 70% das teorias dos fãs serem desmentidas quando ele lançar os dois próximos livros hahaha

  • Rickon Stark

    Seria simplesmente ÉPICO. Haha e inédito!

  • Adec

    Aliás. Pense num ator bom esse Peter Dinklage!

  • Se eu queria POV em Sothoryos antes, quero mais depois dos dinos.

  • Vitor

    kkkkkkkkk ia ser foda.

  • jorge_lito

    Mas tem umas diferenças mesmo. O Tyrion dos livros é bem mais dark que o de Peter Dinklage. O Mindinho também ele falou que também é diferente…

  • jorge_lito

    Cara, eu gostaria muito que tivesse espaço pra ele nos apresentar o continente de Sothoryos…

  • Anderson

    Ai o Stannis encontra um ovo de dragão em Pedra do Dragão e quando choca ve que é um dinossauro. ja pensou KKK

  • Tiago Guilherme

    Em ser diferente do livro ninguém supera a Daenerys

  • Gabriel Dyonisio

    De uns tempos pra cá eu fiquei muito mais inclinado a pensar (e acredite, não intencionalmente) que não haverá Trono de Ferro para sentarem.

  • Danilo Pereira

    Esqueceu das pernas deformadas e tortas kkk

  • Danilo Pereira

    Do Mundo atual ou do Mundo real?

  • Lucas Nascimento

    Cabelo loiro com mexas pretas*

  • Leo Guedes

    Como seria bizarro perguntar ao George “existem dinossauros nas crônicas !?” Kkk

  • Ericka

    Nossa…omg. Escrevendo dois livros, ou seja, ele ja deve ter mais de 1500 paginas do ventos do inverso. E agora ele acredita que esta escrevendo o sétimo. Muito difícil mais provavel o sétimo se transformar no nono, facinho, facinho…

  • Ram_Alen

    Rapaz, também penso nisso.. aliás, ia ser muito legal algo do gênero…

  • Raah

    Gostei pelo fato de que os personagens mortos na série continuam vivos. Ok. Disso todos que leram os livros sabiam, mas ter a confirmação pelo próprio autor é bem mais tranquilizante. Quanto às teorias, a única que eu quero que esteja certa é a de que jon snow é filho da Lyanna com Rhaegar.

  • Weberson Rocha

    Interessante escrevendo os livros ao mesmo tempo!!!

  • Rodrigo

    Faço uma pergunta, já teve alguma mulher rainha no Reino de Ferro. Rainha regente não vale.

  • Pablo Meireles da Rosa

    Ele fala dessas besteiras que pensam, tipo Tyrion Targaryen.

  • Pablo Meireles da Rosa

    Acho que ele não se referia a escalação do ator, e sim do caminho ao qual Tyrion foi levado no seriado. Nos livros, Tyrion é mais que um herói, na série, esse é o papel dele.

  • Vaz

    Pode ser os dois, hehe. lendas – real e medieval – atual.

  • Martins

    Queria um livro só sobre Sothoryos..

  • rouland

    Acho que ele quis dizer na aparência. Quem leu sabe que o Tyrion do livro é bem mais horrendo do que o da série. O George ja falou que adora a atuação do Peter, então eu realmente acho que ele se referia aos aspectos fisicos do personagem!

  • guipazzetti

    acho que não é em relação ao ator não, seria o personagem em si

  • Quem vai sentar mesmo no Trono de Ferro? Lorde BAELISH!!!!!!

  • czar

    Sim, tanta coisa pra pergunta e a pessoa pergunta por dinossauros.

  • Rhaenyra Targaryen sentou no Trono de Ferro por um tempo, mas estava em guerra com o irmão Aegon, que era tido por muitos como o rei legítimo. Sendo assim, acho que ela não é considerada uma rainha, historicamente falando, mas sim uma usurpadora. Aegon foi coroado primeiro, mas ela era a herdeira legal de Viserys, então o reino ficou dividido. De qualquer forma, Rhaenyra perdeu a guerra. Deve ser isso que conta. Abs!

  • JS-90

    Não todos. “Alguns”. Espero que a Shireen não encontre o fim da série.

  • JS-90

    Ele já deve ter um resumo completo e um esboço esquematizado. Daí pode escrever primeiro o que se sentir mais a vontade e depois ir preenchendo as lacunas.

  • Augusto Elles

    Sansa Stark sentará no trono de ferro, minha gente! É sabido…

  • Fabiana Santos Ferreira

    Pela primeira vez ele admitiu não estar “perfeitamente feliz” com Game of Thrones – e quem está, né? 🙁

  • Fabiana Santos Ferreira

    Acho que todas as vezes em quer era para uma mulher subir ao poder, os caras faziam a reunião do pequeno conselho e pegavam o targaryen homem mais próximo 🙁

  • Fabiana Santos Ferreira

    Acho que o caso mais claro é esse que Bacelar citou tb. O rei Viserys I havia declarado oficialmente que Rhaenyra seria sua legítima herdeira e princesa de pedra do dragão, já que estava farto de não conseguir um varão. Bom, sua esposa morreu e ele se casou de novo e, com Alicent (sua esposa), ele teve mais filhos, sendo o primeiro o Aegon (Aegon II). O que eu considero uma cagada do rei Viserys é ter se casado de novo, dando a possibilidade de tirarem a legitimidade de sua filha – coisa que ele não queria.

  • GutoTricolor

    Bem, está cada vez mais claro que de agora em diante os livros são os livros e a série é a série.
    Não adianta ficar mais comparando e esperar que as 2 obras mantenham a fidelidade, pois isso vai acontecer cada vez menos.
    Temos que aceitar e seguir adiante… quem se incomoda com esse distanciamento sempre tem opção de não acompanhar.
    Culpa de quem? De ninguém, na minha opinião.
    O bom velhinho não consegue escrever mais rápido e a HBO e produtores tem um show pra apresentar que não pode parar (atores envelhecendo e com outros compromissos na agenda, equipe técnica, estrutura, etc…). Paciência!
    O jeito é curtir cada uma evitando comparações.

  • Priscila

    Já imaginava que ela estava escrevendo os dois livros simultaneamente, pq realmente isso faz muito mais sentido, tanto de narração quanto de “praticidade” pra ele, sendo assim quando sair Os Ventos do Inverno, da pra deduzir que o último livro não vai demorar anos pra sair. Pra mim é uma coisa boa!!!

  • Bruno Fraga

    Cara, fiquei muito feliz com a declaração do Martin. Porque eu admito que conheci o livro pela adaptação da HBO, nas propagandas msm da série eu já fui atrás do livro. Sempre adorei livros então isso não quer dizer nada, todo mundo que é leitor sabe que você conhece livros assim, através de indicações de amigos, pela tv. Outro livro que li muito bom foi O NOME DO VENTO que só descobri porque na capa do livro tem o dito do Martin dizendo que era muito bom. E quem leu sabe que é realmente muito bom.

    Mas isso não vem ao caso. Eu achava meio triste era ele dizer que não se preocupava mais com a série terminar antes dos livros por que cada um contaria uma história. Em contra partida eu achava um pouco falta de respeito com os fãs que o acompanham desde antes de pensarem em fazer a série. Esses fãs não merecem ter spoilers dos futuros livros na série da HBO. Ok, você pode dizer: Então não assiste mais a série, mas a gente sabe como os spoilers são, eles estarão lá por mais que a gente tente fugir. Então eu fico feliz por ele dizer isso, sem contar que os furos que a série tem dado são demais, só que não leu os livros não percebe, não é coisa de hater. O GoT BR tem uma postagem só sobre isso…

  • Bruno Fraga

    Não só continuam vivos, como nem devem morrer até o fim dos livros.. rs

  • osman Fergusson

    e Asshai também

  • Segundo David e Dan, Shireen também morrerá nos livros.

  • Marcio

    Stannis seria o Jurassic Ahai.

  • Bruno Lacerda Balbi

    Pelos comentários, parece que ninguém teve a mesma reação que eu ao ler que ele sabe quem sentará no trono de ferro. Eu me questionava se existiria um trono de ferro no final da saga. Não descartava a possibilidade da unificação de Westeros se desafazer, ou até mesmo do continente em si deixar de existir. Então meu primeiro pensamento foi “uau..alguém VAI sentar no trono”.

  • Steffi

    Sim, racionalmente eu sei dessas diferenças… Mas na hora que to lendo é involuntário kkkkk

  • Joao Palmadas

    Será que existe um personagem da série mais parecido com seu equivalente dos livros que o Tyrion? Bom, o Davos. Os outros, ou morreram ou tem ainda menos a ver com seus equivalentes nos livros que o Tyrion.

  • Leandro Soares

    Ned Stark: Lorde Baelish queimaria o reino todo se pudesse ser o rei das cinzas.

  • Guilherme

    Stannis?

  • Guilherme

    Como assim perguntam sobre dinossauros mas não sobre dragões de gelo?

  • Gustavo

    Tomara que o Barristan não morra…

  • Gustavo

    Espero que o Trono de Ferro seja destruído lindamente e seria um final furado se Stannis, Daenerys ou anywho se sentasse no Trono, apenas. Só se fosse uma cadeira de presidente, porque Parlamento já tem.

  • Mike

    Bom, acredito que ele não responderia caso perguntassem sobre dragões de gelo. Já sobre dinossauros, ele não veria problemas em responder, já que estes não tem nenhuma relevância pra história…

  • Victor

    Viva muito Tio Martin, preciso ver ASOIAF concluída e de preferência um livro que se aprofunde mais em sothoryos, asshai, valíria e esses lugares que pouco sabemos…

  • Mike

    Eu concordo com você, mas eu não entendi muito bem a que declaração do Martin você se refere. Quero dizer, nesse post ele não falou nada sobre o fato da série ultrapassar os livros, o que, infelizmente, a essa altura já é praticamente certeza; o que ele disse foi que ele não concorda com todas as decisões da série…

  • Elton Dimas

    É o comentário mais sensato que li por aqui.

  • Mike

    Eu acho que eles nunca vão aparecer de forma propriamente dita. No máximo, vai haver alguma referência vaga a eles no próximo livro que o George Martin escrever sobre a história de Westeros e dos Targaryen, após o término das Crônicas…

  • Mike

    Existem inúmeras teorias furadas desse tipo. Eu me lembro vagamente de uma, por exemplo, na qual que alguns fãs acreditavam que o George Martin tinha escrito uma espécie de código nos livros (se me lembro bem, acho que uma das palavras envolvidas seria milho). Existem outras também: por exemplo, o Euron Greyjoy ser o Daario Naharis.

  • Mike

    Exatamente isso! O Tyrion da série, é em vários aspectos, muito mais “humano” do que o dos livros.

  • Mike

    Bom, na verdade, isso é muito comum no show business rsrs. É por questão de marketing, propaganda. Assim como os atores, por exemplo, são obrigados a participar de turnês.

  • Mike

    Infelizmente, é praticamente impossível que o 6º livro saia antes da 6ª temporada. A própria editora do Martin já disse que o novo livro não ficará pronto esse ano. Ou seja, para ser lançado antes da 6ª temporada (que deve estrear no final de abril ou começo de maio), ele teria que sair no máximo em janeiro, pra dar tempo de impressão, revisão, marketing etc, processo que geralmente leva, no mínimo, uns 3 meses. Na melhor das hipóteses, o 6º livro sairá no 2º semestre de 2016.

    Bom, e quanto ao 7º livro ser publicado antes da 7ª temporada, eu te digo com toda a certeza que isso é impossível. O Martin jamais vai levar menos de 2 anos pra publicar um livro que deve ser do mesmo tamanho da “Tormenta de Espadas” ou “Dança dos Dragões”…

  • Mike

    O fato de alguém “defender” a 5ª temporada não torna a pessoa um fanboy. Isso é um argumento muito vago, ou melhor, nem sequer é um argumento. Já está mais do que claro que a série e os livros tomaram caminhos diferentes, então, respeite a opinião daqueles que continuam gostando da série, mesmo que ela seja bem diferente dos livros… e, pelo contrário, a HBO jamais deixou de se importar com a qualidade da série. É só comparar o orçamento de GOT com outras séries, e observar o zelo que a produção tem com figurinos, cenários etc.

  • Mike

    Infelizmente, a publicação ainda deve demorar bastante… na melhor das hipóteses, o 6º livro sairá no final de 2016. E quanto ao 7º, bom, acho extremamente improvável que ele seja lançado antes de 2019…

  • Mike

    Acho que o Martin não falava exatamente sobre as diferenças físicas entre os 2 Tyrions. Acredito que ele se referia principalmente às diferenças de caráter e modo de pensar. Por exemplo, o Tyrion da série é bem mais “humano” e gentil do que o Tyrion dos livros…

  • Mike

    É até possível que haja algum tipo de padrão, mas acho que o Martin quis dizer que em ASOIAF, a magia não é tão sistematizada ou normatizada como quanto em outros livros de fantasia, tipo Harry Potter, os livros do Brandon Sanderson, a série Roda do Tempo etc… ou seja, a magia em ASOIAF seria mais enigmática e não tão desenvolvida quanto nas demais séries de fantasia.

  • Mike

    Só 70%? É mais provável que sejam 99% rsrs

    O tanto de teorias malucas, sem pé nem cabeça, que já foram discutidas nos fóruns mundo afora… bom, pelo menos, uma teoria nós sabemos que está certa: R+L=J rsrsrs

  • Guilherme

    Bem, se ele respondesse com o clássico “Keep reading” teríamos uma dica (melhor que nada). Mas se eles não representam nada pra história, ele falaria “No” sem problemas.

  • Guilherme

    Talvez ele esteja trollando. Tipo, eu sei quem vai sentar no trono de ferro no final… ninguém.

  • Aegon Blackfyre

    Como não existe nenhum sistema na magia das Crônicas?
    8000 anos sem a existência verificável dos Outros.
    200 anos sem o aparecimento de dragões.
    O evento único dos dragões de Daenerys.
    A vela de obsidiana em Vila Velha.

    São acontecimentos interligados ou aleatórios?
    Se for interligado, então é um sistema.

  • Kaio Meyer

    Você tem razão. Então lá vai outra pergunta, que diferença faz saber se existiu dinossauros num mundo de fantasia?

  • Aegon Blackfyre

    O problema não é evitar comparação.

    É tomar spoilers dos livros na série.

  • Kaio Meyer

    “Ele sabe quem sentará no Trono de Ferro no final.” Logo, haverá o trono de Ferro.

  • Julier

    Senti que ele dizer “são só palavras” foi uma direta pro “Ghost”, dito pelo Jon no fim do livro

  • Celino filho

    Dinossauros eta porra

  • Celino filho

    Pensava que so eu queria isso

  • Julier

    achei viagem demai, não curti

  • Celino filho

    vdd de longe o continente mais bizarro

  • Aegon Blackfyre

    Exatamente.

    isso não quer dizer que ele já tem milhares de páginas escritas, mas sim que em alguns POVS ele já se estendeu além do 6 livro.
    O problema é que essa forma de escrever dele abre espaços para “problemas” ( que na altura do campeonato ele já deveria ter criado um sistema para evitar isso).

    Usando o seu exemplo, digamos que ele esteja bem adiantado em relação a Arya e bem atrasado em relação a Cersei. Dai uma hora as histórias de Arya e Cersei se cruzam, e ele percebe que o que ele escreveu sobre Arya não encaixa, daí tem que reescrever tudo de novo.

    esse é um dos motivos dele ter atrasado o 4 e 5 livro. Veremos se dessa vez ele corrigiu isso.

  • Robert Forte

    Eu não acho que o Martim tem que correr pra lançar os livros por causa da série. A preocupação dele deve ser apenas em escrever dois excelentes livros finais, assim como foram o “Tormenta” e o “Guerra dos Tronos”. Ele tem mais é que ligar o fodasse pra série (uma vez que ela já ligou o fodasse totalmente pros livros, e não está respeitando nem a essência da obra dele mais) e focar exclusivamente nos livros.

    Por mim, o Martim deve ter o tempo que ele julga ser necessário para se inspirar e terminar a saga de uma forma incrível. Não importa que o último livro saia em 2030, o que nós queremos é um final épico…

    A impressão que nos é passada é de que ele não está nada contente com este contexto, de ter que ficar acelerando a escrita para agradar “fan boys” e terceiros que só pensam no rendimento financeiro da obra.

  • Aegon Blackfyre

    Isso talvez não signifique nada, mas essa afirmação dele de que já sabe quem vai sentar no Trono de Ferro no final talvez refute a teoria de que no final não haverá mais Porto Real e que os 7 Reinos serão independentes entre si.

  • canaabico ativo

    tava rolando a hipotese de qe o trono ia ser destruido por alguem tbm…. se o george n tive trolando, essa hipótese ja era kk

  • Muca

    Acho que ele quis dizer num sentido de mecanismos que possibilitam a magia, como a simpatia do universo da Crônica do Matador do Rei, e não com fatos envolvendo sobrenatural estarem interligados.

  • canaabico ativo

    conheci a historia pela a série , mais logo passei pros livros… a serie é boa mais os livros sao muito ricos em detalhes da historia … prefiro os livros

  • Muca

    Como cada capítulo representa a visão de um personagem, ele acaba adiantando os capítulos de alguns personagens que já se encontram no 7º livro, por estar mais inspirado para escrever a visão deles, do que a de outros que ainda estão no 6º livro.

  • Muca

    Pelo menos ele deu uma resposta além de “espere até eu lançar o livro” ou outra resposta menos clara. Mas é interessante saber que existem dinossauros naquele mundo.

  • GiuSal

    O problema é que a série temos todos os anos, isso é certo.
    Já os livros… algum século desses, quem sabe?!

  • GiuSal

    Pensei que ele teria dito que não participaria dessas convenções, que tinha que se dedicar aos livros.
    Bom… foi ele quem disse.

  • Muca

    A questão é que o Tyrion dos livros tem uma aparência horrenda e outras peculiaridades, o que obrigaria a usar maquiagem e efeitos gráficos no Peter Dinklage. Características do Tyrion dos livros não vistos na série:

    – Cabelo muito louro, algo bem próximo do cabelo dos Targaryen.
    – Heterocromia
    – Nariz cortado
    – Acho que mais uma cicatriz feia na cara também

  • GiuSal

    Não, dá ideia para GM fazer isso não. Senão “Os Ventos” só sairão depois de 2020, kkkk

  • bernardo

    Tirou os dígitos dos meus dedos, meu caro.

  • GiuSal

    O mais bizarro foi ele responder, kkkk
    Com Westeros dentro de uma panela de pressão, o destino de Dany incerto, Jon morto ou não, cadê Rickon, será que Sansa deixará de ser sonsa, Arya conseguirá sua vingança, Cersei morre ou não, e tantos outros plots que estamos doidos para saber a conclusão, e tem gente se preocupando com dinossauros nos livros, putz… daqui a pouco vai ter alienígenas também.

  • Matheus Almeida

    Ate hj somente amigo meu falava tal absurdo. Mesmo ela tendo criado colhões nos últimos livros, ela não tem bolas suficientes pra bater de frente com a Cersei e a Dany <3

  • Matheus Almeida

    Acho que foi Varys que disse : ”Lorde Baelish queimaria o reino todo se pudesse ser rei das cinzas”.Apesar de eu concorda que Mindinho é fod@ pra krl (mais ainda na serie porque ele consegue brinca de Deus a todo momento com seu teletransporte) ele tem um claro rival (Varys) que eu duvide deixar ele assumir o trono tal facil

  • Matheus Almeida

    Tyrion da serie já ganhou ate Emmy, logico que não é sobre o ator ou então o velho ta gaga

  • Ingrid Matias

    Mas eu fico na dúvida se o sexto já não está escrito, assim como o sétimo, e falta mais coisa de edição e que talvez adiem a estreia da série. O Martin ultimamente tem se mostrado mais preocupado em terminar, desmarcando compromissos e tal.
    Mas realmente é bem provável que saiam depois…

    E sair depois pode significar menos livros vendidos e menos dinheiro… Dependendo do fim, tem gente que desiste de ler.

  • Ingrid Matias

    Briga boa Stannis e Dany, mas como pra mim a Dany é mais importante, ela me incomoda mais… As duas são muito diferentes, do livro e da série.

  • Letícia Corrêa

    “O Tyrion de Peter Dinklage não parece em nada com o Tyrion dos livros” eita O.o eu comecei a ser uma leitora dos livros depos de ver a série, e sempre imaginei o tyrion do peter enquanto estava lendo, agr já não sei de mais nada.
    Martin deve estar mesmo descontente com o tyrion interpretado pelo peter pra falar abertamente e ainda apontar diretamente pra ele…

  • Vaz

    Indominus dragon! kkk

  • Good Knight

    Eu lembro que já foi mencionado que o Sealord de Braavos possui um lagarto com foices no lugar das garras e também foi mencionado em algum lugar que esses animais são de Sothoryos. Ou seja, Raptores no mundo de ASOIAF!

  • wildfire35

    Dos que morreram ate agora, acredito que Mance Rayder tem uma boa possibilidade de terminar os livros vivo,

    Outra possibilidade seria o irmão de sangue de Dany que foi morto desde a segunda temporada.

  • Adriano

    Ia postar isto, mas o escritor esta dizendo que não existe o “sistema” de magia…
    Então o cometa, o nascimento de Drogon, Rhaegal e Viserion, o retorno dos Outros, os Lobos dos Starks (Verão, Vento Cinzento, Fantasma, Nymeria, Lady e Cão Felpudo) e a vela da obsidiana são eventos dispersos. Não estão interligados. Só isto ja encerra algumas teorias dos fãs.

  • Adriano

    Mas o estupro de Sansa ainda me incomoda…. Talvez por ela ser um dos meus personagens preferidos.

  • Adriano

    As pálidas asas de couro vistas por Tyrion nos Sofrimentos, podem ter levado o cara a perguntar sobre isto…
    Embora tecnicamente falando, um Ptrossauro não seja considerado um Dinossauro. Mas o Martim não precisa saber disto…

  • osman Fergusson

    ele assistiu Jurassic World. as vezes fica na cabeça.

  • Adriano

    Já pensei nisto também…Mas ele afirmou que “Sobre os livros, Martin afirmou que está escrevendo os dois últimos volumes simultaneamente, o que pode (ou não) ser uma boa notícia”
    Então quero acreditar mesmo que acabe em 7.

  • Thiago Corrêa

    Todo mundo espera o Dragão do Pantomimeiro, quando na verdade é um dinossauro.

  • Thiago Corrêa

    De preferência sem o mindinho.

  • leandrosr

    Acredito que o diferente que Martin citou não é sobre a parte física do personagem, mas a psicologica, a forma de agir.

  • leandrosr

    Ele foi perguntado se ele imagina os personagens da série quando imagina seus personagens. Diferente da gente que complementa as duas obras, acho dificil para o autor que seja lá quem for mude sua imagem mental do personagem.

  • Marduk

    No último post do blog do GRRM ele comentou sobre Bubonicon e, quando confrontado com uma pergunta que falava sobre uma das declarações dos tweets desse cara, ele disse que não havia dito certas coisas. Não sei se esse twitter é uma fonte confiável… http://grrm.livejournal.com/440213.html

  • HEROBRAIKE

    porra,o mundo do GOT e imenso e pode ser esprorado mas na real o Martin que fazer a gente explora mais com a imaginação(no caso do nosso geito)

  • não acho que ele estivesse criticando o trabalho do peter, ele só quis dizer que os personagens são diferentes tanto aparentemente quanto psicologicamente, a personalidade deles, eu também li os livros depois de ver a série e também imaginava o tiryon do peter, mas tem alguns momentos que dá pra notar certa diferença, enfim…

  • Thiago Corrêa

    Sim, esta é uma das intensões do autor, como também criar situações nas quais despertam sensações nos leitores, por exemplo, a iminência de um White Walker.

  • GutoTricolor

    Se isso incomoda tanto (e tb me incomoda), só tem um jeito… não assistir a série enquanto os livros não sairem. É difícil, mas sempre temos uma escolha.

    Eu já pensei sobre isso e decidi continuar assistindo, enquanto os livros não sairem não saberemos o que é spoiler e o que é adaptação pra série de tv, então dane-se, hehe…

  • GutoTricolor

    Concordo, mas a série continua ótima!
    Se desse para adaptar os livros fielmente, seria o ideal, mas aí teriamos umas 30 temporadas com 20 eposódios cada, kkk…

  • GiuSal

    Ahahahaha, to dizendo… O velhinho tá ficando gagá, kkkk, nem lembra mais o que disse, putz!

  • Mike

    Na verdade, o que ele disse foi que ele havia cancelado a sua participação em algumas convenções a fim de ter mais tempo para se dedicar à escrita, mas que havia duas (se não me engano) que ele não cancelaria, incluindo essa. Ou seja, até o presente momento ele está cumprindo com sua palavra.

  • Mike

    Esses fatos que você citou não são o suficiente para formar um “sistema de magia”. O que eu acredito que o Martin quis dizer, é que no universo dele, não há uma sistema de magia tão bem caracterizado e normatizado como em outras séries, tais como Harry Potter, As Crônicas do Matador do Rei, A Roda do Tempo, os livros do Brandon Sanderson… ouseja, a magia em ASOIAF não segue tantas “leis” e nem será tão bem descrita como na maioria das séries de fantasia…

  • Mike

    Aí é que está a questão. Se o Martin respondesse que não existem dragões de gelo, seria um spoiler, visto que muitos fãs formularam teorias defendendo a existência deles. Já se ele dissesse “keep reading”, muita gente iria interpretar essa resposta como um sim. Ou seja, muito provavelmente, ele não responderia a essa questão, para evitar a criação de “falsas expectativas” ou um spoiler.

  • Mike

    Pra nós talvez não faça a menor diferença. Entretanto, muitos fãs gostam de saber absolutamente todos os detalhes do “mundo de fantasia” criado pelos autores. Ou seja, o que não faz diferença para mim ou você, pode fazer para outros fãs.

  • Mike

    Com certeza, os últimos livros ainda não foram escritos, isso eu posso te afirmar com absoluta certeza. Até porque isso não traria benefício nenhum ao George Martin.

    Bom, e quanto a HBO adiar a(s) próxima(s) temporada, isso é mais impossível ainda, já que GOT é atualmente uma das suas principais séries, e portanto, adiá-la geraria enormes perdas financeiras e até mesmo, poderia arranhar a imagem da HBO…

  • Mike

    Bom, na verdade, eu acho que o cara perguntou isso por causa dos relatos da existência de estranhos lagartos em Sothoryos. À essa altura, eu acho que já está meio claro que as asas de couro se referiam provavelmente ao Drogon, mesmo que o cara não assita a série…

  • Rodrigo

    Vendo por este lado podemos concluir que será difícil a Dany subir no trono de ferro como rainha solteira. Na realidade, do jeito como andam as coisas é mais fácil a destruição do trono do que uma pessoa sentar lá.

  • Kaio Meyer

    Sim então, queria que algum fã desse tipo se manifestasse, pois num mundo que existem dragões ativos, entre outras coisas bizarras, nao consigo ver sentido nesse tipo de informação. enfim..

  • Luna

    Olha, até entendo sobre os atores, que trabalham diretamente na obra televisiva.
    Mas GRRM vendeu os direitos, a série televisiva não é dele, ele só trabalha nela como convidado.
    Na minha terra o nome disso é fuleiragem.

  • Adriano

    Já discuti amplamente com o pessoal sobre “as pálidas asas de couro” vislumbrada de relance por Tyrion nos Sofrimentos… è dificil de o pessoal aceitar que poderia ter sido outra criatura que não Drogon.
    Mas, até receber uma pista definitiva (principalmente do Martim) me prendo nas descrições de Drogon: Ele não tem pálidas asas de couro….
    Vc pode estar correto com relação aos estranhos lagartos em Sothoryos… e eu posso estar correto com relação aos Sofrimentos (de que era outro Dragão ou criatura alada). Quero manter o mistério…

  • Bruno Fraga

    Foi em uma outra entrevista há umas semas atrás. Ele disse que antes ficava preocupado mas que agora não se importava mais de a série terminar antes dos livros.
    Não lembro pra onde foi, se não mandava o link.

  • Gabriel Dyonisio

    Pois é, por isso o meu comentário, porque tinha acabado de ler ele falando que alguém sentara nele.

  • Lucas Nascimento

    De que adianta ter um ótimo orçamento, se preocupar com figurino e tudo, mas ter um roteiro merda? E eu não to fazendo comparações com os livros, a série por si só tem erros grotescos.

  • Stephen Norton

    Na verdade quem falou isso foi o Varys… Mas yep, Lorde Baelish ainda chega lá. Ou queima tudo. Ou os dois. De preferência com a ajuda de Alayne.

    #TeamPetyr
    #TeamAlayne
    #TeamPetlayne

  • Stephen Norton

    O Martin em momento algum criticou a atuação do Dinklage, que é de fato impecável. Ele simplesmente falou que aquele não é o Tyrion dos livros. E de fato, nem precisa ser o próprio criador do personagem para poder ver que há neles várias diferenças tanto físicas quanto psicológicas (embora, no saldo geral, Tyrion acabe sendo um dos personagens mais fielmente adaptados)

  • Stephen Norton

    o que diabos o Martin tá esperando pra escrever sobre o lugar com dinossauros?

    só o que falta pra saga ficar perfeita

  • Alvaro Rexs

    “Estou escrevendo os dois livros simultaneamente…” OPS! Eu nunca falei isso! Desdiga o que eu disse!

    Dinossauros? Deu a bexiga!

    Sabe quem sentará no trono de ferro? Então haverá um trono de ferro no final!

    A HBO o obriga a ir nos enventos do Emmy? Mas ele não é senhor do próprio tempo e escreve quando quiser? Mesmo assim é obrigado a fazer o que não quer?

    Personagem morto que vai até o fim: Barristan Selmy.

    Posso entender que se não há um “sistema” para a magia… o nascimento dos dragões foi um golpe de sorte?

  • Jardel Fausto

    De fato, se você prestar atenção à descrição de Tyrion nos livros, ele se parece muito mais com um smigol “humanizado”, ou um duende mesmo de jardim do que com o Dinklage e todo seu “charme”.

  • GiuSal

    Ele fala tanta coisa e ao mesmo tempo não diz nada… espero que ele esteja se dedicando mesmo, pois será triste não termos “Os Ventos” de presente de Natal.

  • Pati

    tbm quero, mas depois que ele terminar as cronicas.

  • Fernando Permanhane

    Provavelmente… O interessante é que ela se manifesta de formas bem diferentes e pode ser usada por diversos grupos distintos (Targaryen, Filhos da Floresta, umbromantes, etc.)

  • Augusto Elles

    Bem, o Martin não gosta de clichês em finais de histórias, então por que não colocar uma personagem que tem pretendencia em pelo menos 4 dos 7 reinos? Por que não colocar alguém que que saiba falar o que as pessoas querem ouvir? Por que não colocar alguém que tá aprendendo o jogo com os melhores jogadores do tabuleiro (Cersei, Mindinho, Olenna…)? Por que não colocar alguém que sabe lidar com os pobres e ricos? Por que não colocar alguém que sabe manipular quando quer? Bem, tenho uma teoria inteira sobre, e acredito firmemente nela 🙂 você disse que ela não tem bolas pra bater de frente com a Cersei: bem, a Cersei é uma péssima governante e é burra, e Mindinho é o melhor jogador que tem, enganando a Cersei, e ele está ensinando quem??? Bem, a Dany ele teve uma vida mais dura que a Sansa, teve que aprender com a vida também, mas ela teve um amor que a deu forças, chocou três ovos de dragão e agora domina aquilo tudo. Enquanto ela só pensa na classe mais baixa, esquecendo que pode usar os mais ricos pra sua aliança, mas o que ela faz? Quer matar todos eles, e acaba fazendo inimigos com as cidades mais poderosas de Essos, enquantos poderia se aliar a eles. Ela sabe governar? Eu te pergunto…

  • Augusto Elles

    Não somente Rainha do Norte, mas de Westeros inteira ♥

  • JS-90

    D&D não são o Tio Martin rsrsrsrsrs. Mas se for o caso, “É pra xingar de pé, irmãos!” sauhhsauhsshuasasashuuash

    O que mais me chateia na morte dela foi o fato de ser completamente gratuita. Se era para a Melissandra abandonar o barco e o “rei” perder a batalha, ao menos que fosse por ele ter se recusado a queimar a própria filha. O resultado seria o mesmo e o personagem não teria sido “estragado”. Sem falar que duas coisas ficaram evidentes após esses eventos:

    1 – Melissandra não possui poder algum, e as quedas de Robb e Jofrey após o “sacrifício” de sangue real foram mera coincidência. Só me pergunto como eles irão justificar a “volta” de Jon Snow após esse tiro no pé.

    2 – Os roteiristas estão mais preocupados em chocar a audiência do que pensando a longo prazo. Agora que a série praticamente ultrapassou os livros e que a lua de mel do autor com a HBO acabou, fico me perguntando que tipo de merda eles irão fazer…

    É esperar pra ver, mas estou com muitas pulgas atrás da orelha rsrsrsrs

  • JS-90

    Pensei que eu fosse o único que acreditava que Baelish ocuparia o Trono de Ferro, mesmo que por tempo limitado rsrsrs

  • Bruno Lacerda Balbi

    Cara, ri alto aqui com seu comentário 😀

  • Maquiavel: Safadão No More

    Mas não tem um lance que os dragões foram criados, supostamente, de outras criaturas lá nos Vulcões Targaryen e etc? Pode ser isso, ou não, muito pelo contrário. Tenho que ler de novo rs.

  • Maquiavel: Safadão No More
  • Beatriz Medeiros Noleto

    Concordo. O Peter Dinklage interpreta muito bem o personagem como foi escrito para a série, que é um mocinho um pouco menos bonito que o normal e que nasceu em uma família ruim, a quem é leal. Acho que ele só disse isso para esclarecer mesmo, porque muita gente interpreta o Tyrion do livro como bonzinho, o que ele não é.

  • Beatriz Medeiros Noleto

    Como assim, não está respeitando a essência da obra? Que essência seria esta?

  • Beatriz Medeiros Noleto

    Não tem jeito. Eu tentei para de ver a série mas fiquei sabendo de coisas que aconteceram porque a internet é cheia de spoilers.

  • Beatriz Medeiros Noleto

    Eu também não gostei da Shireen morrer, mas já estou preparada para que isso aconteça nos livros, porque a gente tem pelo menos duas dicas fortes de que isso vai acontecer. Primeiro, a doença controlada dela é uma pistola de Tcheckov, ela vai voltar a desenvolver em algum momento, vai ter um impacto na história. A segunda é o fato da Val achar que a Shireen deve ter morta para não espalhar a doença. Outras pessoas devem pensar o mesmo.

    Quanto à série de TV, acho mostrar que a Melisandre não tem o poder que ele diz que tem é bom, pois nos livros é mostrado que muito do poder dela não passa de embuste, e que ela é iludida e confusa, e isso precisava ficar claro na TV.

    Mas não precisava fazer dessa forma. Eu acho o Stannis dos livros um grande hipócrita, mas ele tem lá as razões dele para ser daquele jeito. Na série as origens dele se perderam, não tem a Val, e creio que a Shireen ainda teria que morrer. Eles devem ter feito a mesma lambança que fizeram com o estupro da Sansa: precisavam recriar um mesmo evento dos livros, mas já tinham descartado os elementos usados pelo GRRM, então usaram o que tinham de qualquer jeito e ficou uma merda.

    O GRRM deve estar muito menos que “não perfeitamente feliz” com a série. Ele deve estar arrependido de ter vendido os direitos da obra antes de terminar e de não ter imposto certas limitações na adaptação.

  • JasonLannister

    Tbm acho que está pronto, ou praticamente. Podem contestar, mas eu acho.

  • Ingrid Matias

    Ele cancelou algumas, tanto que eu acho que essa é a última do ano. Vamos ver se assim ele termina os ventos!!!

  • Ingrid Matias

    É brother do Martin? Com absoluta certeza?
    E adiar um mês max que pensei, mas num faz sentido mesmo, time is money.

  • Rickon Stark

    Talvez isso signifique que o Mindinho vai morrer! haha! *ba dum tss*

  • Rickon Stark

    A primeira a ser derrubada acho que vai ser a do Tyrion ser Targaryen hahaha (uma das mais absurdas).

  • Rickon Stark

    Quando disse atual estava pensando nas batatas hehehe

  • Mike

    Não precisa ser brother do Martin pra saber disso, ele mesmo já afirmou isso inúmeras vezes, e como eu disse antes, não haveria nenhum motivo pra ele mentir…

  • Mike

    Infelizmente, é fato que os “Ventos” não sairão esse ano. A própria editora do Martin e o próprio já confirmaram isso, para nosso desapontamento. Eu acho que na melhor das hipóteses, o livro sairá no 2º semestre de 2016. Antes disso, eu acho muito improvável…

  • Mike

    A série tem seus erros sim, todos sabem, mas ela na minha opinião (e na da maioria do público) tem muito mais acertos do que erros. Dizer que é um roteiro de merda é um tremendo de um exagero. Basta ler as críticas sobre a série nas principais mídias e sites, e você constatará que mesmo com algumas falhas, a qualidade da série é inquestionável, e que ela agrada à imensa maioria do público… mas, claro, a série ainda tem margem para melhorar, e alguns núcleos, como o de Dorne não foram bem adaptados.

  • Mike

    Eu não acredito que Tyrion seja um Targaryen “secreto” não, mas mesmo assim, eu não acho que essa seja uma das teorias mais absurdas. Existem muitas outras teorias muito mais infundadas por aí rsrsrs

  • Mike

    Como a Beatriz disse, se alguém escolher “largar” a série, ainda assim probabilidade de se deparar com um spoiler é grande, principalmente na internet. A pessoa ia ter que morar numa caverna por alguns anos pra ficar totalmente segura rsrsrs

  • Mike

    Pra dizer a verdade, muitos estão perfeitamente felizes, principalmente aqueles que não leram os livros. Acho que agradar completamente a nós leitores é uma tarefa muito mais difícil, visto que na minha opinião, não dá pra comparar a série com os livros, mesmo GOT tendo muitos acertos…

  • Mike

    Eu não sei por que as pessoas adoram uma teoria da conspiração rsrsrs

    Não haveria nenhum motivo forte pro Martin “atrasar” a publicação dos livros. Aumentar as vendas dos livros? Não, independente da data de lançamento, os livros venderiam como água no deserto; além disso, a própria série já ajudou a tornar os livros mundialmente conhecidos, ou seja, nenhum benefício à editora ou autor. Seria melhor pra série da HBO? Também não, visto que a série continuaria com uma audiência espetacular; basta analisar, por exemplo, a situação dos filmes de Senhor dos Aneis e Harry Potter, todos lançados após os livros, o que em absolutamente NADA prejudicou o lucro das franquias nos cinemas.

    Ou seja, “segurar” o lançamento dos livros não traria benefício algum ao Martin, HBO ou terceiros. Pelo contrário, isso só traria dor de cabeça ao autor, que tem que ficar escutando comentários de todos os tipos e é pressionado todos os dias pelos fãs para lançar o livro.Não me leve a mal, mas é por isso que eu desafio qualquer um a mostrar com evidências (e não só na base de “achismos”) as vantagens de já ter o livro finalizado e não lançá-lo.

  • Mike

    “O GRRM deve estar muito menos que “não perfeitamente feliz” com a série. Ele deve estar arrependido de ter vendido os direitos da obra antes de terminar e de não ter imposto certas limitações na adaptação.”

    Acho que não, imagina o quanto a conta bancária do bom velhinho engordou nesses últimos anos, em grande parte devido a GOT? Sem contar, que a série tornou a ele e sua obra conhecidos mundialmente. Não é só pelo dinheiro, mas também pelas oportunidades. Ou seja, ele tem muito mais motivos pra ficar feliz com a HBO, do que triste… fora que, em nenhum momento, ele deixou a entender que estava arrependido de ter autorizado a série. Em muitos momentos ele até elogia a série, os atores/atrizes, a audiência etc. Claro que “perfeitamente feliz” ele não está, mas insatisfeito? Com certeza não rsrs

  • Mike

    “[…]O que mais me chateia na morte dela foi o fato de ser completamente gratuita. Se era para a Melissandra abandonar o barco e o “rei” perder a batalha, ao menos que fosse por ele ter se recusado a queimar a própria filha. O resultado seria o mesmo e o personagem não teria sido estragado.”

    Olha, eu acho que a morte da Shireen da forma como aconteceu não vai concorrer ao Oscar de melhor caracterização do Stannis, mas dizer que foi completamente gratuita, na minha opinião, é um tremendo de um exagero e injustiça. A Melisandre abandonar o barco para o Stannis perder a batalha em seguida JAMAIS teria o mesmo resultado. Primeiro porque dessa forma, o Stannis não perderia metade de seu exército, fato que lhe prejudicou imensamente, levando à sua irrefutável derrota. Segundo porque foi justamente a escolha do Stannis em deixar sua filhar morrer queimada que fez com que ele perdesse tudo que já estimara: não somente a confiança e obediência do seu exército, mas também sua única filha, sua esposa, e seu senso de justiça e honra.

    Além disso, ele percebeu que perdeu tudo isso por absolutamente nada, visto que a pessoa que o levou a isso (Melisandre) o abandonou e estava totalmente enganada sobre suas visões no fogo. A péssima decisão do Stannis fez com que este morresse totalmente sozinho… o que estou tentando dizer é que esse “arco” teve sérias consequências para a trama,e que de forma alguma, foi algo gratuito.

  • GutoTricolor

    Mas hoje qualquer artigo diz se contém spoiler ou não.
    O perigo está nos comentários, que basta não ler, hehe…

  • JasonLannister

    Não é questão de segurar, é dizer que está longe pra não haver mais cobranças entende?
    Deixe os fãs como eu acharem, que mal tem?

  • Mike

    Mas volta e meia, você vê uma notícia de GOT, seja em propagandas ou em sites como Omelete, Globo e inúmeros outros… Às vezes, o próprio título da notícia já tem algum spoiler. É por isso que eu disse que seria uma tarefa árdua rsrsrs

  • Vaz

    Tb acredito na possibilidade de outros dragões existirem. Afinal, muitos dragões selvagens fugiram e nunca mais foram vistos. Seria bem legal.

  • Fabiana Santos Ferreira

    retificando… quem, leitor dos livros, está feliz com a adaptação? Acho que uma grande parcela não está… eu não perco por nada, até relevo adaptações, mas acho que poderia ser muito melhor.

  • Hiroshi

    É verdade, não pensei nesse aspecto! Mas a série deixou praticamente todo mundo mais bonito (ou menos feio). Daario, Ygritte etc.

  • Rickon Stark

    Verdade, como aquela da Dany ser filha da Lyana! LOL

  • Flávio Viana

    i have some bad news

  • Jenner Azevedo

    Eu leio imaginando o tyrion sendo mesmo o peter dinklage, mas realmente o livro descreve ele como um ser horrendo, um olho de cada for, todo torto… Sem nariz, com a cara cheia de cicatrizes…

  • Jenner Azevedo

    Eu acho que ele está sim escrevendo os dois ao mesmo tempo… Mas é claro que não vai lançar os dois ao mesmo tempo

  • Letícia Corrêa

    Sim sim, no livro o tyrion é muito feio, mesmo assim não consigo imaginar ele de outra forma.
    Digamos que o peter pode não ser feio o suficiente, mas ele interpreta o tyrion maravilhosamente bem <3

  • Thiago Corrêa

    kkkkkkkkk Vamos fazer uma fogueirinha para isso acontecer.

  • Thiago Corrêa

    kkkkkkk Sim, tem uma outra criatura parecida com os Dragões em Valíria. Mas que não são Dinossauros, esses Dinossauros provavelmente existem em Sothoryos, o que pode ou não ser desenvolvido e/ou comentado no livro. E vai ler os livros de novo ou pesquise kkkkkkkk

  • Lohana Rayssa

    Que eu sinceramente esperava que acontecesse.

  • Hildeni Antonio Gomes Junior

    Ele já terminou os dois, só que está moldando alguns povs. Esse velho é muito esperto.

  • Vangelis Matos Medina

    “No one”? rsrsrsr

  • Priscila

    O Mindinho dos livros REALMENTE SABE TUDOO, o da série na minha opinião reduziram a um zé ninguém totalmente desinformado, qnd eu vi que ele realmente não sabia aonde estava deixando “seu maior bem” (que era a Sansa) eu quase morri, pq é ridículo o cara q articulou TUDO , não saber de uma coisas simples como essa, td bem o Ramsay não é tão conhecido na série como nos livros, mas caramba a família BOLTON com certeza é, afinal eles tem um HOMEM ESFOLADO no estandarte. Pra mim estragaram completamente o personagem, só não está pior, exclusivamente por conta do ator que é realmente muito bom. E em relação ao Tyrion, eu amo ele nos livros e amooo ele na série tbm!!!

  • Luiz Filipi Cardozo

    “Confirmou a existência de dinossauros em seu universo, mas em terras distantes…”

    CaARAMBAA! Juro que pensei nisso quando daquela descrição onde falam que Casa do Senhor do Mar de Braavos (acho que quem fala é o Syro Forel) possui feras de todos os cantos do mundo: “cavalos pintados (zebras?), bestas com rajadas com o pescoço longo (girafas?) e lagartos com foicees no lugar de garras (raptors?) haha

  • nicolas ismael silva ribeiro

    Eu amo o tyrion mas foco no peter quando imagino ele ushsuahsushas, vai ser feio assim lá nos sete infernos

  • Alex Vieira Rêgo

    Alienígena já tem… Abduzem o Mindinho o tempo todo de um lugar para o outro na série kkkk
    Concordo com vc, bizarro é ele responder… quem sabe ele nem tinha pensado nisso até então rs

  • Luiza Castro

    Também me assustei, mas ele só disse que não tinham nada a ver, não que ele não gosta do Tyrion da série.

  • Yorick Brown

    concordamos até o ultimo parágrafo. Acho isso de explicar o nascimento dos dragões algo tão pequeno comparado ao plano geral. Sem falar que toda a explicação que acredito precisarmos foi dado no 1º livro. Daenerys possui o sangue do dragão, até então era a última targaryen conhecida, tudo nela tem uma mágica própria…

  • Andrey Arruda

    Acho que não tem espaço atualmente, não nessa estória. Como já disseram, só deve ter esses animais em Sothoryos, continente que nem é tão abordado assim com Essos e Westeros. Mas seria foda mesmo ver dinossauros.

  • Jon Snow

    Pode ser que joguem o trono de ferro no mar com alguém amarrado nele, e ai?

  • Ricardo M

    Pessoal, a referência a dinossauros é muito vaga. Pode simplesmente serem lagartos grandes (tipo dragão de Komodo) ou até mesmo, de certa forma, os próprios dragões. Na vida real, diz-se que a lenda dos dragões iniciou-se pela descoberta de fósseis de dinossauros. Então, não dá pra pensar em dinossauros tipo Jurassic Park, pelo menos eu acho que não. Acho que foi só uma abordagem genérica dos lagartos existentes por lá…ou troll do GRRM.