George R. R. Martin comenta teoria sobre o limoeiro da infância de Daenerys

O texto a seguir possui spoilers de O Festim dos Corvos,  A Dança dos Dragões e Os Ventos de Inverno. Leia por sua conta.

George R. R. Martin não costuma responder questões gerais sobre As Crônicas de Gelo e Fogo pela internet. Normalmente ele faz isso em convenções ou em leituras e sessões de autógrafos. Mas dessa vez, algo inusitado aconteceu: ele comentou um dos argumentos de uma antiga discussão sobre a infância de Daenerys Targaryen para um leitor, que gentilmente compartilhou a conversa no reddit.

daenerys_limoeiro
QUE TEORIA É ESSA?
Não é uma teoria com argumentos muito sólidos, mas mais um questionamento sobre onde raios Daenerys passou sua infância antes de ser levada para Pentos: Foi realmente em Bravos como trechos dos livros nos sugerem? E se foi em Bravos, onde exatamente? Logo no primeiro capítulo de Dany em A Guerra dos Tronos, o texto estabelece a ideia de que ela se sente uma princesa pobre, um joguete nas mãos do irmão e uma mercadoria nas mãos de Illyrio Mopatis. Embora vivendo em uma casa confortável, Dany sente que Pentos não é seu lar. E ela lembra de seu lar, o lugar tinha uma porta vermelha e um quarto só dela com um limoeiro do lado de fora da janela. Mas para Viserys o lar era Westeros, onde ele passou parte de sua infância antes de ter que fugir. Daenerys ainda estava na barriga de Rhaella quando teve que fugir com o irmão, portanto Westeros para ela não é uma lembrança. A casa da porta vermelha é.

200px-Edriss_Flight_of_the_Dragoons

Dany e Viserys, os jovens dragões exilados. (por Jacqui Davis ©)

Primeiramente sabemos que Willem Darry, cavaleiro e mestre de armas de Aerys II o Rei Louco, foi o homem responsável por levar Dany e Viserys para Bravos, para que eles não tivessem que se entregar à Robert no fim da rebelião. Dany se lembra dele sempre com muito carinho, embora não sejam explícitos os detalhes da jornada de Dany e Viserys de Porto Real para Pedra do Dragão e depois para Cidades Livres. Apenas sabemos que este homem, que era extremamente devoto a casa Targaryen, os ajudou a fugir de Westeros e os criou até onde pôde. Nem Illyrio, nem Viserys (por motivos óbvios) são considerados para Dany como lembranças boas sobre lar e família. A lembrança de família que Dany tem é Willem e a casa com a porta vermelha, onde ele a criou.

A casa da porta vermelha para Daenerys nos livros é uma ideia fixa. É um símbolo de um lugar onde ela se sentia protegida. Até o dia em que Daenerys e Viserys foram tirados dessa casa, para viver em humilhação até encontrarem alguém disposto a investir em sua campanha: Illyrio Mopatis.  Depois disso, Dany passou anos ao lado do irmão ‘pedinte’ até ser vendida como uma escrava para Drogo. Essa temática da escravidão é um tema bastante forte e original de Dany, e a vemos tentando combater o que ela sofreu pessoalmente dentro da sociedade de Essos, lutando contra pessoas iguais a Illyrio. Portanto, tudo o que vem antes disso (no caso sua doce infância na casa da porta vermelha) são memórias doces.

tumblr_lltha1e5tf1qjphs9o1_500

Sabemos também que, há muitos anos, o príncipe Oberyn Martell viajou para Bravos onde Viserys e Daenerys estavam sendo criados por Sor Willem Darry. Lá, Oberyn e Willem fizeram um pacto secreto, que foi testemunhado pelo Senhor do Mar. Oberyn e Willem prometeram a Viserys a mão de Arianne Martell em troca da ajuda de Dorne em reivindicar o Trono de Ferro para os Targaryens. O nome do Senhor do Mar que testemunhou o pacto não é mencionado nos livros, mas fica implícito que foi ele quem supostamente abrigou Dany e Viserys aos cuidados de Willem. Isso é revelado em A Dança dos Dragões (Dany VII), quando Quentyn Martell apresenta o pacto assinado à Daenerys. Um trecho do capítulo:

Dany desenrolou o pergaminho e o examinou novamente. Bravos. Isso foi feito em Bravos, quando vivíamos na casa com a porta vermelha. Por que aquilo a fazia sentir-se tão estranha?

Então, para todos os efeitos, Dany esteve mesmo em Bravos durante todo esse tempo, não importa qual seja a politicagem por trás disso. Mas um detalhe desenha questões pertinentes. O limoeiro que Dany se lembra de existir do lado de fora da janela de seu quarto.

No manuscrito original de A Guerra dos Tronos – que podemos ler em The Blood of the Dragon, a casa com a porta vermelha ficava em Tyrosh, e não em Bravos. Não é possível que existam limoeiros em Bravos, já que a cidade é bastante fria para produzir esse tipo de fruto. Por alguma razão GRRM decidiu mudar a infância de Dany que originalmente era em Tyrosh (onde a árvore de limão fazia mais sentido), para Bravos. Será que a mudança foi deliberada ou ele esqueceu de checar se a árvore poderia crescer ali também? Acontece. Em Westeros tem batata. Tem elevador vertical. Tem dragões. Mas… Martin não construiu árvores em Bravos. Não existe verde ali.

No primeiro capítulo de Arya em O Festim dos Corvos, quando ela chega na cidade lemos o seguinte:

 Eles não têm árvores, compreendeu. Bravos é toda em pedra, uma cidade cinzenta num mar verde.

Em Sam III de O Festim, ele diz a mesma coisa:

O labirinto de pedra cheio de ilhas e canais que era Bravos, sem mato nem árvores, repleto de estranhos que falavam numa língua que ela não compreendia(…)

E em Sam IV, um diálogo entre Sam e Gilly/Goiva:

– O que fizemos… se eu pudesse tomar uma esposa, preferia ter você do que qualquer princesa ou donzela bem-nascida, mas não posso. Continuo a ser um corvo. Proferi o juramento, Goiva. Fui com Jon para a floresta e disse as palavras diante de uma árvore-coração.
– As árvores nos vigiam – Goiva sussurrou, limpando as lágrimas do rosto de Sam. – Na floresta, elas veem tudo… mas aqui não há árvores. Só há água, Sam. Só água.

George R. R. Martin leva a sério, como qualquer amante de história, a inclusão de new world crops em sua história, mas as vezes rolam uns furos como discutimos aqui em relação as batatas em Westeros. Esse tipo de discussão acaba ficando pouco substancial do ponto de vista narrativo, e trata-se de um detalhe sobre a história e geografia do nosso mundo, mostra a elegância do autor como pesquisador, mas não fala muito sobre a história ficcional em si. Afinal de contas, estações do ano bizarras e seres mágicos deveriam ser o bastante para que a gente conseguisse usar nossa suspensão de descrença. E é aí que entra o contra-argumento. Não se trata apenas de ignorar o clima de Bravos… Por que na verdade, em Bravos existem árvores sim. Em lugares BASTANTE específicos.

“NOS PÁTIOS E JARDINS DOS PODEROSOS”
Até então, muitos leitores contra-argumentavam a questão sobre os limoeiros de Daenerys com uma outra passagem de Sam III em O Festim dos Corvos, onde ele fala justamente por qual motivo um homem rico poderia ter árvores em seu quintal em Bravos:

“- Chega – Tossiu Aemon após alguns goles. – Assim vai me afogar – estremeceu nos braços de Sam. – Por que o quarto está tão frio?
– Já não temos lenha. – Daeron pagara o estalajadeiro preço duplo por um quarto com lareira, mas nenhum deles tinham imaginado a lenha ali tão dispendiosa. Não cresciam árvores em Bravos,  à exceção dos patios e jardins dos poderosos. E os bravosianos não cortavam os pinheiros que cobriam as ilhas exteriores, que rodeavam sua grande lagoa e funcionavam como quebra-ventos  para protegê-los das tempestades. Em vez disso, a lenha era trazida em barcaças, pelos rios e do outro lado da lagoa (…)”

Basicamente, se você é rico, você pode cultivar o que você quiser seja lá onde você more. Winterfell por exemplo tem seu Jardim de Vidro, uma estufa usada para cultivar frutas, verduras e flores no clima frio do norte. Portanto, como uma filha de uma grande dinastia, Dany tinha sua árvore na janela de seu quarto na casa de algum senhor rico nas Cidades Livres.

Sealords-Palace

Temos até os desenhos das gaiolas dos animais exóticos descritos por Syrio Forel

Em outra instância, podemos perceber que Dany cita uma única árvore, e não um jardim inteiro cheio de limões. Uma única árvore de limão poderia provar que era algo realmente único e um capricho de um homem muito rico. Seria ele o Senhor do Mar de Bravos? Justamente o homem que é citado no pacto que Quentyn lhe mostrou?

Então temos a prova de que, se Dany estivesse hospedada na casa do Senhor do Mar de Bravos, ela realmente tinha árvores a sua disposição. No livro de mapas Lands of Ice and Fire podemos ver que Bravos realmente é cinzenta como descrita por Sam, Gilly e Arya. Mas especificamente a Casa do Senhor do Mar possui um imenso jardim frutífero repleto de coisas exóticas, como podemos ver na imagem acima.

Além disso, temos a visão de Dany na Casa dos Imortais em A Fúria dos Reis:

“Conheço esta sala, pensou. Lembrava-se daquelas grandes vigas de madeira e das faces de animais esculpidas que as adornavam. E ali, do lado de fora da janela, um limoeiro! Vê-lo fez o coração de Dany doer de saudade.”

Que rima com o relato de Syrio Forel para Arya em A Guerra dos Tronos:

Escute-me. Os navios de Bravos navegam até tão longe quanto os ventos sopram, até terras estranhas e maravilhosas, e, quando regressam, seus capitães trazem animais bizarros para a coleção do Senhor do Mar. Animais como você nunca viu, cavalos listrados, grandes coisas malhadas com pescoços longos como pernas-de-pau, ratos-porcos peludos do tamanho de vacas, manticoras com espinhos, tigres que transportam as criam numa bolsa, terríveis lagartos que caminham com foices no lugar das garras.

Sabemos então que apenas na casa dos poderosos podiam-se ver árvores em Bravos. Os Senhores do Mar são figuras em Essos conhecidas por viver vidas extravagantes e exóticas, muitas vezes trazendo animais de todos os tipos para viver em suas propriedades. A porta com faces de animais esculpidas é um indício da excentricidade, incluindo quem sabe um belo e singelo limoeiro que poderia sim, no fim das contas, ser de uma casa que Dany viveu em Bravos.

“OK, TEM ÁRVORES. MAS LIMÕES SÓ EXISTEM EM DORNE…”

Em Arya II de A Tormenta de Espadas, Anguy sugere assar um pato com limões da estalagem de Sharma e a mulher se irrita:

– Limões. E onde iriamos arranjar limões? Voce acha que está em Dorne, meu idiota sardento? Por que não dá um pulo lá atrás até os limoeiros e colhe um balde para a gente, e também algumas azeitonas e romãs das boas?

E em Mercy de Os Ventos de Inverno, um dos guardas de Harys Swift fala:

“Sete infernos, esse lugar é úmido” ela ouviu o guarda reclamar. “Estou gelado até os ossos. Onde estão as malditas laranjeiras? Sempre ouvi falar das laranjeiras nas Cidades Livres. Limões e limas. Romãs. Pimentas fortes, noites quentes, garotas com os ventres nus. Onde estão as garotas com os ventres nus, eu te pergunto?”

Mesmo que limões só existam em Dorne (e sabemos que não é verdade). Vamos nos lembrar do pacto que Quentyn revelou a Daenerys. Uma aliança entre Dorne e Bravos poderia render, de fato, um presente exótico das terras da família Martell. Um limoeiro, tão perfumado que a criança Daenerys jamais se esqueceria.

Dany vê no limoeiro um símbolo para o lar e sua infância, e seria bastante conveniente se, na verdade, ele significasse política, estratagemas, casamentos arranjados, guerra.  Algo trágico. Afinal de contas, certo dia Dany foi jogada para fora da casa que ela aprendeu a amar. Por que isso aconteceu, se um pacto sobre seu futuro estava selado? Se Dany estava na casa do Senhor do Mar, ele deveria continuar o trabalho que sor Willem começou. Ele foi testemunha. Ele estava lá na hora de assinar o contrato. Era na casa dele que Dany e Viserys supostamente viveram.

Mas Dany conta que Sor Willem veio a falecer certo dia e que os empregados da casa roubaram todo o ouro Targaryen que lhes restavam e expulsaram ela e seu irmão de lá (o detalhe dos empregados mostra que Dany estava longe de estar em uma casa humilde). Se Dany e Viserys realmente estavam sob os cuidados do Senhor do Mar, porque ele não os socorreu? Será que o Senhor do Mar também morreu? É provável, quando um líder de Bravos morre, outro toma seu lugar. Isso significa guerra. E isso justificaria por qual motivo Dany e Viserys tiveram que fugir. Mas isso é apenas uma série de suposições que nos levaram até aqui.

O que foi que realmente aconteceu quando Willem morreu?

Bem, Daenerys partiu da casa com a porta vermelha aos cinco anos, enquanto Viserys tinha treze. É tão estranho que duas crianças tenham andado sozinhas por anos pelas Cidades Livres durante tanto tempo… Mas parece que George tem planos de nos contar mais sobre tudo isso:

O QUE GEORGE FALOU SOBRE ISSO

EXN26tk
Aqui está o motivo original por termos escrito esse post pra vocês. Um leitor que ainda não se conformou com o fato de existir um limoeiro em Bravos questionou Martin via livejournal sobre isso. Ele fala que o clima de Bravos não sustentaria um limoeiro e questiona se “isso poderá apontar para futuras revelações sobre o passado de Dany”. George  responde: “Bem observado. Sim isso apontará que… bem, aí eu teria que revelar”.

Os editores do Westeros.org confirmaram que foi realmente George quem respondeu ao leitor, e consideram essa uma “não resposta” para a questão. É claro que não é. Mas é animador perceber que Martin tem algo a nos contar nesse sentido.


EM QUAIS CONCLUSÕES ALGUNS FÃS JÁ CHEGARAM QUE NÃO ESSAS APONTADAS ATÉ AGORA?

tumblr_lwj3ag7o7l1qc67tzo1_500.png

1. Tem aqueles que acham que Dany e Viserys na verdade estavam na Fortaleza Vermelha esse tempo todo, escondidos por Varys. Por isso a porta vermelha e o limoeiro se justificariam por motivos óbvios. E então Varys os expulsou de lá quando não podia mais cuidar deles e de lá eles realmente foram para as Cidades Livres. A lógica espacial disso é zero, mas vamos em frente.

2. Muitas pessoas acreditam que Dany esteve em Bravos com Willem Darry, mas que a porta vermelha e o limoeiro são algum outro lugar que não Bravos. Que lugar seria esse?

3. Dany era tão pequena quando foi expulsa da casa onde morava que pode ter misturado suas memórias e o limoeiro pode ser de um lugar, a porta de outro. Não necessariamente em outro continente. Aliás, limoeiros poderiam crescer em outras cidades próximas a Bravos: Lys, Myr, Volantis e Qarth.

4. Uma teoria fala que o que Dany vê não são memórias dela, mas de Rhaegar. Porque a morte de Rhaegar e o nascimento de Dany estão fortemente ligados e o destino dos dois estaria ligado. Quando vemos a profecia e o fato de Dany sonhar que é Rhaegar… Bem, esse é outro assunto, bastante viajado e há poucas evidências nesse sentido até então.

5. Outra teoria sugere que Daenerys pode ter passado sua infância em Dorne, por isso o limoeiro, por isso os aromas e comidas apimentadas que ela se lembra. O problema é que não tem como Dany ter passado a infância em Dorne sem que Viserys, oito anos mais velho que ela, tivesse conhecimento.

6. A última das suposições mais populares é aquela que muitos de vocês odeiam e muitos de vocês amam. A de que a porta vermelha com o limoeiro é a Torre da Alegria, em Dorne. E por isso Dany (nãããão) seria (nãããão) irmã (não ouse dizer isso game of thrones br, NÃO!) de Jon. A situação seria bastante inspirada em “Luke e Leia”, por isso muitas pessoas tendem a rejeitar a ideia.

Qual sua opinião sobre isso? Divida com a gente nos comentários. #Lemongate

 

Fontes de pesquisa: [Reddit, Wiki BR, Westeros.org, Mundo de Gelo e Fogo]

Compartilhe:

Ao comentar no site você aceita as regras previamente estabelecidas.

Posts Relacionados

  • Anderson Lima

    Dany não é irmã de Jon!

  • Leonardo Sette Pinheiro

    hahaha tanta teoria legal a respeito…

    Se eu fosse escolher a mais sensata seria a de Willen + senhor do mar hospedando eles e depois ambos morrendo e etc.

    Se eu fosse escolher a que mais gostei seria Luke e Leia…. isso sim seria um plot twist legal.

  • Gerold Dayne DARKSTAR

    Nossa, essa teoria de Daenerys ser irmã de Jon consegue ser pior que a de Quaithe ser ela no futuro ou Arianne ser Taena Merryweather. Socorro. MY EYES!

  • Lucas de Oliveira

    Ainda não conhecia essa teoria do ultimo parágrafo. Interessante.

    Com o tanto de gente que deve encher a paciência do Martin, é legal ver como ele ainda responde questões que – pelo jeito – tem relevância para a história e são muito bem observadas pelos leitores. Mesmo que ele não tenha de fato respondido, mostra que ali tem um ponto que é importante.

  • LadyTargaryen

    Muito interessante toda a discussão, aliás, excelente texto Ana Carol!

    Não conhecia essa teoria a cerca do passado da Dany em Essos, mas realmente tem muita coisa não explicada. Eu sempre via a porta vermelha e o limoeiro da mesma forma metafórica que o Maximus via a casa dele no filme Gladiador: a representação da sua felicidade simples, que para nós foi trágica, pois só possível ser reencontrada numa vida após a morte. O engraçado é que a Casa dos Imortais da série até sugere essa ideia com ela encontrando Drogon e Rhaegar depois de uma Westeros apocalítica e numa morte além da Muralha, enfim… Me preparo a anos para não desidratar pq no fundo acho que a Dany morre no final.

    Quando comecei a ler As Crônicas em 2011, com minhas ideias de criança de verão, eu realmente cheguei acreditar na possibilidade de Dany e Jon serem irmãos. O engraçado é que hoje em dia nem lembro mais o pq e de onde isso surgiu xD

    Quanto a história do Rhaegar e da Dany estarem entrelaçadas, acho que esse é ponto principal da questão. Mesmo morto ele está sempre voltando e voltando para “assombrá-la” em visões, histórias contadas por terceiros e etc. Tem algo aí e não é apenas ligação de irmãos.

  • Dorne é impossível, honestamente.

    Tem ainda a possibilidade de a Daenerys ter lembranças inconscientemente inventadas, visões que talvez tenham se implantando na cabeça dela como memórias mas que na realidade não passam de sonhos ou fantasias.

    Mais um prenúncio de uma loucura iminente? (LadyTargaryen, não me ataque).

  • Edivânia Vieira

    E se foi um erro de continuidade do autor? E agora que alguém notou, ele vai arranjar uma forma de encaixar a tal porta em alguma cidade. kkkkkkk.

  • Thiago Lins

    Morto, tipo inception?

  • Paloma R F

    Essa do Jon e Dany serem irmãos não tem sentido pra mim!

  • Leandro Soares

    Ótimo texto.
    Vejo essas análises e me pergunto o porque de nunca ter pensado nisso!
    Aliás Jon e Danny sendo irmãos daria em casamento de um jeito ou de outro.
    (Como muitos fãs querem).

  • Leandro Soares

    Para o Tio Martin dar a devida atenção…acredito que está longe de ser uma lembrança inventada inconscientemente. Tem caroço nesse angu.

  • Eu sempre achei estranho a Dany e o Viserys andando por ai nas cidades livres sem acontecer nada com eles, tem alguma coisa ai.

  • Valéria Corley

    Peraí, acho que não saquei: a teoria seria Dany e Jon irmãos gêmeos? Os dois filhos de Rhaegar e Lyana? Mas aí o Ned viu isso e pegou só o Jon e largou Dany com quem? Onde tava Viserys essa hora?
    Eles estarem na Fortaleza Vermelha não dá pela mesma explicação de Dorne: não tinha como Viserys não saber, ué.

  • Ana Carolina Alves

    Eu normalmente acredito no impossível, por exemplo “Jonerys” (me julguem) mas qual seria o motivo do Ned levar o Jon e deixar a Daeneryes? Olhos violeta? Ou o Rhaegar engravidou a mãe? Não amigos, essa teoria nao da pra sustentar mesmo.

  • Will Carvalho

    Dany irmã de Jon? Tipo, filha de Rhaegar e não irmã dele?

  • Ana Carolina Alves

    Nunca li estas! Onde tem?

  • Audrey Barros

    Me passem o link dessa teoria q a Dany seria irmã do Jon pfv kkkkk

  • Mab Castro

    Dany irmã de Jon, como assim?? E por que Viserys a criaria como irmã dele, e como ele foi para na Torre da Alegria?

  • Jhonny Pompa

    Daenerys Irma de Jon? e cómo pode… se acho que a historia do que aconteceu na torre da alegría foi outra. Se Jon fosse filho do Rhaegar Targaryen ele sería sobrinho da Daenerys, né?

  • Júlia Machado

    Teorias que me fazem passar horas lendo cada um dos comentários = <3

  • Andrea

    Irmã gêmea de Jon??????? O tio George teria que dar uma boa explicação pra isso!!!

  • Rodrigo

    Pedra do Dragão não foi invadida por Stannis na rebelião de Robert?

  • Andrea

    De qualquer forma ainda preferia que eles fossem irmãos a um casal. E talvez isso explicasse o parto difícil, muito sangue e tal…parir gêmeos no período medieval era quase morte certa pra mãe e bebês inclusive. E isso me faz lembrar da passagem em que Ned enquanto mão do rei fica sabendo do plano para matá-la e convence Robert do contrário.

  • Andressa Gabrielle

    Eu assisti um vídeo uma vez que dizia que R + L = D (mas sem ser irmã do Jon) e um dos argumentos era esse sobre a porta. A teoria diz que o Viserys teria mentido ao dizer pra Dany que aquele lugar era Bravos (ela era pequena, então não teria mesmo noção de lugar), assim como teria mentido a vida inteira dizendo que ela é a sua irmã, com medo de que por ser filha do Rhaegar, a pretensão ao trono dela fosse maior que a dele (o que é refutável devido ao Grande Conselho de 101DC). Embora eu não tenho comprado essa teoria, ela é bem interessante. Enfim, só por questão de curiosidade.

  • Wendel Fernandes

    Não e de Viserys

  • Wendel Fernandes

    Em uma entrevista o Alfie (theon) já tinha falado desta teoria tipo Star Wars

  • hellen

    Estou me sentindo uma idiota por acreditar que Dany pode ser irmã do Jon. qqq

  • Revoredo

    Essa última teoria não faz muito sentido, se Dany é irmã de John, quem é a mãe dela? Lyanna tambén? Mas então o que teria acontecido com o bebê de Rhaella? Ou ela não estava grávida? E Westeros inteira não percebeu? E como ela estava grávida, os envolvidos com a fuga de Daenerys, ninguém sentiu falta dessa outra criança?

  • Monique Souza

    Que teoria é essa de Jon e Dany serem irmãos? Nunca vi NADA sobre ela

  • Ray Velcoro

    Irmã de criação ou irmã mesmo do Jon? Onde tem essa teoria mais detalhada? Até então tenho certeza que ela é tia dele, mas não seria impossível ela (na verdade a rainha que estava grávida dela) e Viserys terem sido escondidos na Torre da Alegria durante a guerra.

  • Zana

    No mundo real, você não tem lembranças de coisas que aconteceram antes dos 2-3 anos, assim não me parece q a memória de Dany seja de uma suposta Torre da Alegria, ela era um bebé!!! Mas em Westeros quem sabe se os bebés não tem memórias dos seus primeiros dias de vida, quando ainda nem os olhos conseguem abrir..

  • Marina

    Eu já conhecia essa teoria do limoeiro mas nunca tinha ouvido essa sobre Jon e Danny serem irmãos, eles seriam gêmeos ou Rhaegar teria engravidado Rhaella ? De todo jeito é bem difícil de acreitar

  • Ronaldo Domingos Das Neves

    A Nascida na Tormenta não tem esse nome de graça. Não há nada que desminta que Dany nasceu em Pedra do Dragão sob uma forte tormenta. E pelo que me lembro, Ned Stark derrubou a Torre da Alegria e enterrou seus companheiros e os três cavaleiros da Guarda Real com pedras tiradas dela. Não vejo como a Torre pudesse ter sido reerguida e virado a casa de Dany de forma que ela tivesse lembranças tão fortes.

  • GiuSal

    Nossa, realmente essa Teoria nº 6 seria um plágio dos grandes. Se bem que George Martin… George Lucas… hum… eita coincidência, kkkk

  • Fernando Cruz

    Apesar de achar estranha essa ultima teoria, porque não poderia ser verdade? Ned levou apenas o Jon e deixou sua suposta sobrinha pois esta se parecia muito com seu pai (Rhaegar) e temeu que Robert a matasse. O exílio de sor Jorah na verdade seria um uma forma de proteção à sobrinha, já que os Mormont são vassalos dos Starks e seria uma forma de redenção do cavaleiro… De qualquer forma, ainda acho que a Dany é tia do Jon.

  • Ronaldo Domingos Das Neves

    Não concordo com a teoria, mas seguindo a lógica dela, Ned teria levado Dany para Dorne e Jon consigo, separando os gêmeos, do mesmo modo que Luke e Leya foram separados em Star Wars, para serem protegidos. Mas pensando bem, para apimentar mais a teoria, talvez quem tenha levado Dany (para Dorne, Bravos ou onde quer que seja) tenha sido Willam Dustin, aquele que teria perecido na Torre da Alegria e cuja viúva odeia o Ned por ele não lhe ter entregue os ossos do marido.

  • Lucas Fernandes

    nos livros, falam que Rhaella teve outros filhos, mas todos nasciam mortos

  • LyannaStarkWIC

    Seria um grande balde de água fria se ela não fosse Targaryen, tipo uma criança orfã das cidades livres, mas dai falta a explicação para ela ter sido criada como uma princesa

  • joao pedro

    Ta, mais se ela fosse irmã gemea dele o Ned não saberia?? porque se R+L:J for veridico porque Ned, um homem tão honrado iria levar um bebe e deixar outro ?

  • Cookiller

    Invadida, foi. Porém, o Stannis só conseguiu chegar na ilha depois (por isso o Robert fica puto com ele) do Darry já ter levado os últimos sobreviventes Targaryen consigo para Bravos.

  • joao pedro

    Eu acredito que vai ter sim uma grande reviravolta pela resposta de onde ela estava quando criança mas eu acho que na verdade isso não é recordação e sim uma visão de algo que vai acontecer no futuro, pode ser que ela morra perto desse pé de limão e que tudo seja um alarme pra ela ficar distante deles, ou até mesmo, como alguem disse ai em baixo, ser uma ”lembrança inconsciente” dela, tipo de um lugar que ela vai quando morrer ou algo assim

  • Namorados… Irmãos… Sobrinho e tia… Porque não os três? Na linhagem Targaryen tem espaço pra tudo.

  • Sônia Patrycia

    tbm queria saber!! alguém dá um help??!!

  • ernesto krapf

    Porque a Dany tem características de Targaryen, o Robert iria ficar puot

  • Gabriela Simões

    Bom se a gente pensar q são As Crônicas de Gelo e Fogo, talvez um irmão “é gelo” (Jon) e outro ” é fogo” (Dany) sei la rs

  • mary

    O cara que pensou que eles são irmãos tinha muito ácido na cabeça. Jon é pelo menos 6 meses mais velho que Dany, sem contar que Vicerys saberia de tudo e pq não contaria pra ela, não faz sentido.

  • Elio, que conhece mais do Martin do que nós, falou que essa resposta dele pode não significar nada, simplesmente porque é uma “não-resposta”.

    De qualquer forma, a possibilidade de ser lembrança inventada não é no sentido de a passagem ser irrelevante ou desimportante: seria um foreshadowing deliberado do Gurm para indicar uma possível loucura da Daenerys.

  • Preston Jacobs?

  • mary

    E se o Rhaegar tá vivo e tá tentando mandar aviso pra Dany através de visões e magia pra unir as 3 cabeças do dragão, seria o twist mais louco/fumado da história dos livros. Eu ia pirar muito se isso acontecesse, afinal ele sabia várias coisas sobre magia e profecias, e nada me tira da cabeça de que ele tinha algum rolo com os sacerdotes vermelhos.

  • Hanna_21

    gente parem de insistir nisso das batatas peloamor kkkkkkkkk

  • Myriel

    Essa teoria deles serem irmãos pode até ser real, mas levanta outra hipótese: e o bebê de Rhaella? Ela estava de fato grávida, testemunhas oculares certamente havia aos montes, como o próprio Viserys. Poderia ser Aegon? Ou o bebê morreu com ela? Se for Aegon, a causa dele ainda seria mais relevante que a de Daenerys (e Jon?) se Rhaegar não tiver casado com Lyanna.

    Apesar disso, também há a hipótese de que Jon e Aegon sejam irmãos, nesse caso os supostos gêmeos de Lyanna e Rhaegar. Ned pode ter levado o menino com cabelos escuros e deixado o de cabelos platinados com pessoas de confiança, talvez os Dayne de Starfall, que fisicamente possuem traços exóticos para Westeros (cabelo loiro pálido e olhos violetas). Isso faz sentido se relacionar Septã Lemore a eles, segundo algumas teorias ela pode ser a própria Ashara Dayne ou relacionada a essa família.

    Off: Peruca da primeira temporada era muito mais legal. O cabelo platinado dá uma sensação de que os Targaryen são mesmo de “outro mundo”. Essa nova peruca da Daenerys fica mais loira a cada temporada, daqui a pouco a personagem vai parecer mais Lannister que Targaryen.

  • Gerold Dayne DARKSTAR

    Westeros.org.

  • Bruno Moreira

    quem e o bebê de rhaella então ? pois os bebezinhos dela sempre nasciam mortos ou doentes demais e morria.
    mas nesse caso, quem morreu foi rhaella, ou seja nasceu um bebê perfeitamente saudável ( daenerys ).
    se não e dany, quem e então ? aegon VI ?
    mais um motivo para ficar angustiado, esperando o lançamento de os ventos do inverno.

  • Andressa Gabrielle

    Isso mesmo! Tinha esquecido o nome, valeu Bini!

  • Pati

    Acredito mais na teoria 2, mas a teoria sobre Jon e Dany serem irmãos gêmeos faz um sentido místico lindo, são as cronicas de gelo e fogo em seu sentido literal:

    O irmão gelo e a irmã fogo, ambos nascidos da junção de duas famílias que representam cada um desses elementos, Jon puxou o lado gelo e foi parar na muralha de gelo e talvez ressuscite e vire um ser congelado, Dany puxou o lado fogo, acabou indo parar nas cidades livres, onde é quente, e choca 3 ovos de dragão em um deserto.
    Só acho que muita coisa teria que ser revelada e muito bem explicada para que essa teoria fosse realmente aplicada nos livros.

  • Vivian Toledo

    Estou completamente desnorteada a essa teoria que Danny e Jon serem irmãos . Alguém me explica isso ? . Por Favor já podem fazer um post sobre essa teoria . Aiii essas teorias ainda vão desparafusar minha cabeça kkk.

  • Caroline Oliveira

    Alguém me explica essa teoria do Jon e Dany ser irmãos pq pra mim n tem NENHUM sentido

  • Islan Oliveira

    Adoro quando tem essas teorias, deve dar muito trabalho esses posts, mas seria tão bom um por semana. Parabéns.

  • Islan Oliveira

    No começo dos livros, a diferença deve ser de 1 ano, eu creio.

  • Gustavo

    Também não vejo sentido nenhum. Quem pensou devia ter fumado algo. Como eles ficariam na Torre da Alegria? Ned esteve lá, ele os teria visto.

  • Matheus Almeida

    1 – Eu acho o seguinte (não sou tão perito nas informações como vcs),mas eu sei que Westeros é ambientada eu mundo parecido com o nosso durante a Idade Media. E, não me lembro de algum dia ter sido esclarecido o momento exato em que a historia se passa comparando com nosso mundo. Então a respeito do nosso mundo posso dizer que durante um período pós-Idade Media(tipo assim muito curto mesmo)a cultura de batatas foi introduzida na Europa por espanhóis vindo dos Andes(aprox. no séc. XVI . Se isso ocorreu aqui n impediria o fato de ter se adotado o mesmo costume la(eu acho neh).
    2 – Como uma pessoa que esta se formando em biologia(na USP) eu gostaria dizer que a adaptação de plantas de clima quente para climas frios é totalmente possível. Existem diversos exemplos ao longo da nossa história que comprovam isso. E essa adaptação de uma maneira muito genérica pode ser explica por Lamarck ( Lei do uso e do desuso) e Darwin ( Teoria da Seleção Natural) . Condicionando uma explicação para a adaptação dessas plantas.
    3 – A respeito dos elevador que vocês criticam, eu tenho uma duvida. A pessoas ergue castelo e vários outros monumentos faraônicos, inclusive uma muralha que vai de encontro com jesus, mas um elevador num pode?? Na historia nossa (pergunte isso pro meu irmão faz historia na Unifesp) os egípcios já usavam modelos rudimentares de elevadores para alguns fins. E outra, não estou falando de elevador que você aperta o botão, entra, olha o espelho e pergunta se vai chover para a pessoa do seu lado e sim uma coisa bem básica. Além, do que os conhecimento para se montar um elevador (fisicamente falando) não são tão o que permitiria que alguém pudesse criar uma espécie de dispositivo semelhante.Lembrando que a necessidade faz a ocasião,ou vcs acham que o avião foi inventado porque de repente Dumont psicografou que era interessante de ser invetado naquela epoca

  • Paula Bicudo

    Putz, não compro Torre da Alegria não, senão a “nascida na tormenta” que “matou” a mãe no nascimento estariam descartados.

  • Nossa, esta de Jon e Danny serem irmãos nucna tinha escutado. Fiquei até preocupado quando li e espero que isto não se concretize.

    Quando li os livros eu sempre vi a Porta Vermelha como sendo apenas uma lembrança doce de um período que a Danny se lembrava que era feliz, uma lembrança de quando ela sentia que tinha um lar. Quando li jamais percebi o problema de uma suposta contração a respeito dos limoeiros. Pode ser um mero erro que o Martin cometeu ou não! Faz sentido pensar que isto seja proposital visto que a existência do limoeiro poderia indicar que as memórias de Danny, uma criança na época, seriam confusas… como ela teve uma jornada de se mudar de diferentes locais, como saber qual é qual?

    Eu pessoalmente acredito mais na teoria de que ela viveu em Braavos mesmo e o limoeiro era apenas uma lembrança da casa do Senhor do Mar. Embora a teoria da ligação com Rhaegar seja realmente interessante!

  • Breno Molina

    A teoria é que supostamente, Jon é filho de Lyanna Stark (irmã de Eddard Stark) com Rhaegar Targaryen, irmão de Daenerys Targaryen… Jon e Dany não são irmãos, e sim tia e sobrinho. Porém se essa teoria estiver correta, o trono pertence à Jon, pois apesar de Dany estar uma geração antes, ele é o único membro homem da linhagem.

  • Keila Sparrow

    Cara, eu nunca associei essa porta vermelha a nada. Pra mim, é Bravos mesmo, mas depois de ler tuuuuudo isso… A criatividade das pessoas pra inventar teorias me surpreende.

  • joao pedro

    pode ser que ele tenha a levado pra outro lugar, não sei

  • yuri

    Olha eu também amo muito a Dany mas também acho que ela irá morrer no final. Se tem uma coisa que me intriga muito é essa ligação dela com o Rhaegar, eles nem se conheceram nem nada mas sempre Rhaegar aparece para ela.

  • Carolina Devens Rabelo

    Jon e Dany serem irmãos, não é aceita por causa de Luke e Leia? Mas justamente por isso pode ser! Ahahahahahahahaha, não que eu ache, pois até reluto em achar que Jon é Targaryen, e não, não é pelo cabelo, não, não é pelo cabelo…

  • hehehe Eu acho que povo surtou com essa, é comum. Tem teoria falando que o Jojen já morreu, a Crianças da Florestas, fizeram uma papa de Jojen, pro Bran comer.

  • Stephen Norton

    e isso daria mais profundidade ainda ao Ned, lembrando aqui como ele reagiu quando Robert mandou matar a Daenerys…

    … teoria viajada, também falei Nãããããããoooooo quando li, mas… mas… vai que… hmmmm quem sabe……………..

  • Pati

    6 meses é pouco tempo, dá pra confundir a cronologia tranquilo e mentir idade de idade de criança não é tão dificil.
    E o Viserys pode não ter contado porque:
    1- não sabia, ele era criança, viu a mãe gravida, depois levaram ele fugido pra outro lugar com um bebe junto e disseram que o bebe era a irmã dele, prq ele não acreditaria?
    1- ele sabia, mas era melhor não contar prq ela estaria acima dele na linha sucessória, e cuidou dela prq era da familia do mesmo jeito, se não era irmã era prima, e uma Targaryen para talvez ele casar no futuro e manter a linhagem pura.

    Mas também não acredito nesse teoria, só acho ela bem interessante.

  • Gildo Cravo Batinga Neto

    Pelo que se sabe, Jon pode ter nascido antes de Eddard adentrar a torre da alegria e ocorrer a morte de Lyanna. Ele poderia ter tido uma irmã. Mas, até onde eu sei, Danny partiu de Pedra do Dragão acompanhada de Viserys e do Darry, muito longe da torre da Alegria que fica em Dorne.

    Logo, esta teoria é improvável.

  • Gildo Cravo Batinga Neto

    O Senhor do Mar de Bravos deve ter sido pago ou convencido a lhes negar abrigo. Será que existe alguma correlação entre o Senhor do Mar e Syrio Forel, a serviço de Eddard Stark? A final, qual foi o pedido de Lyanna Stark?

  • Gustavo Santos

    Não tem mesmo sentido, além do obvio local de nascimento dos dois, Jon tem algo em torno dos 14 anos enquanto a Dany tem 11 ou 12 anos.

  • Vaz

    Só tira a teoria de Lamarck pra explicar as coisas, pois embora seu autor tenha sido um dos primeiros pensadores a dizer que as espécies não são fixas, o uso e desuso de estruturas morfológicas culminando na evolução das espécies foi refutado a muito tempo pela ciência. Hoje a biologia evolutiva se baseia nas teorias de evolução e genética, o que chamamos e neodarwinismo. Fora esse equívoco, gostei das suas explicações. E vale lembrar que no mundo dele existe o que ele quiser, hehehe. Abraço.

  • Vanessa Duarte Alves

    Se fossem irmãos e se casassem não seria nada de mais pq eh assim na tradição targaryen

  • mary

    Mesmo assim, Ned stark não faria isso de deixar um e levar o outro. Ele já arriscou a toda honra dele pela vida do Jon, duvido que ele não faria isso pela Dany tbm.

  • Ana Paula

    No mapa de Dorne, no livro “O Mundo de Gelo e Fogo”, tem um local chamado LIMOEIRO!!!

  • Luma

    Será que a sobrancelha preta da Dany é a sua característica Stark? Será que Dany é Azor e Jon é Ahai?

  • Adriano

    Não posso deixar passar que fiquei de certa forma feliz com este paralelo com Luke e Leia.

  • Mário Luiz A. silva

    Acho também uma bobagem uma pessoa concluir que limão só dá no Dorne,porque alguém comenta que a outra pode pensar que está em Dorne, um comentário deste pode surgir por vários motivos, tais como: Em Dorne por produzir muito limão é barato e qualquer um pode comprar; no local onde fica a estalagem não se encontra limões com a facilidade que se encontra em Dorne. Para cada teoria tem se pesar as varias variáveis que se criará. Acredito que esta saga do GRRM tenha tantas personagens que para não se enroscar no enredo é bem difícil, dai a demora para escrever cada livro, pois acredito que ele deve estar sempre pesquisando o passado de seus personagem para poder acrescentar novidades nas história de cada personagens para não cometer muitas gafes .

  • Igor

    Cronologicamente falando é possível, pois a Rebelião de Robert deu-se a partir do desaparecimento da Lyanna. Não adentrando as teorias, Jon nasceu um ano antes de Daenerys (183 e 184 respectivamente) e a rebelião durou um ano, tornando totalmente possível, biologicamente falando, de serem irmãos. Mas improvável pois Danny nasceu em Pedra do Dragão e sua mãe Rhaella morreu no processo. Jon tem nascimento desconhecido, mas também improvável ser filho de Aerys e Rhaella… logo, pelas probabilidades, não faz sentido Jon e Daenerys serem irmãos.

  • Pati

    Se ela fosse filha da Lyanna tbm teria matado a mãe no nascimento, mas concordo com a parte da nascida da tormenta perder seu sentido.

  • Pati

    Mas a Dany tinha características Targaryen muito visíveis, ele não teria como esconder isso do Robert, arriscaria a vida dos dois bebes, ele pode ter pedido ao Darry, não sei como eles teriam se encontrado mas…, para levar ela pra um lugar seguro, já que ele teria que fazer isso com o Viserys de qualquer forma, já que sua mãe Raella morreu, e o bebe que estava esperando tbm, assim ele poderia dizer que para o menino que a Dany era sua irmã, escondendo sobre o bebe morto, ou mesmo dizendo para o menino que era sua prima mas deveria sempre dizer que era irmã.

  • Pati

    Pode ter um Targaryen mandando mesmo essas visões, mas não o Rhaegar…
    Alguém lembra de um Targaryen vivo com poderes de criar visões?
    Mil olhos e mais um?

  • Joao Paulo

    Sinceramente acho que é só um furo do Martin .. sem consequência alguma sobre o passado dos personagens

  • Matheus Almeida

    A teoria Lamarack foi desacreditada a muito tempo querido todos sabem. Mas, o fato de ela se aplicar alguns órgãos é valida. Um exemplo é : você é franzino, vai para academia e fica bombando por que você utilizo seus músculos e eles se adaptaram a essa necessidade. Mas, acho que você realmente soubesse de algo entenderia que Lamarck é passado , apenas algumas exceções de suas teorias são validas. Ainda que a lei do uso e desuso não se aplique há algumas coisa o fato : de que se você encher o buxo de cachaça a vida inteira não quer dizer que você vai ter um super fígado , você vai ter é uma cirrose. Mas, a lei dele se aplica em algumas situações a parte.

  • Rickon Stark

    Mas se a Dany for filha da Lyana, como que a Rhaella morreu então? Pq o Eddard não viu a Dany lá? Como ela foi parar em Pedra do Dragão junto com o Viserys e a Rhaella? Quem era o bebê da Rhaella então se não era a Dany? Essa teoria não faz sentido nenhum!

  • Rickon Stark

    Acho que simplesmebre eles moravam na casa de um senhor rico em Bravos. Só isso, não vejo nada de muito mirabolante nessa história.

  • Rickon Stark

    Mas ele é bastardo. Bastardo não tem direito a nada.

  • Rickon Stark

    Não teria como, a diferenca de idade do Jon e da Dany é de 1 ano. Não tem como um bebê de um ano se passar por un recém-nascido.

  • joao pedro

    imagina se no final da série descobrimos que ela é Stark e vamos nos sentir todos culpados por xingar os produtores pela sobrancelha preta, seria o maior TROOL da historia, estava o tempo todo na nossa cara e ninguem viu

  • carolinajulianofelix

    Pessoal, eu adorei ess post no blog! Parabéns! Sou fã da Daenerys e imagino que o “tio ” Martin pode ser complascente com ela ao final da saga. O que vcs acham? Abraços a Ana Carol pela matéria postada!

  • Giovana Ribeiro

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Daniela Targarião

    Mas isso só vale se Rhaegar se casou com Lyanna. Se Jon for mesmo filho do Rhaegar, e ele não se casou com Lyanna, Jon continuará sendo um bastardo. Daenerys continuará sendo a primeira na linha de sucessão (Isso se Aegon não for filho do Rhaegar, o que é provável)

  • mary

    Mas seria muito foda ver o Rhaegar causando na geral. Domando os dragões (coisa que ele sabia de boas), ajudando o Jon com os poderes warg dele. Sem contar que seria muito boa as cenas dele com o Jon, altos mimimi de família”vc não é meu pai, nunca será. Meu pai verdadeiro é Ned Stark”. Seria um baita twist na história, daqueles que ninguém espera MESMO. Pena que é muito difícil de acontecer, queria muito saber mais sobre a personalidade do Rhaegar esse personagem parece ser um dos mais enigmáticos da saga.

  • Pati

    Mas o único que precisavam acreditar de imediato era o Viserys, que como falei antes, talvez soubesse a verdade, só teriam que mentir a idade dela quando estivessem nas cidades livres com estranhos, até a lá ela já teria crescido um pouco e seria viável sim mentir a idade dela.

  • Mara-lu

    Nossa cara que teoria loca essa do Jon e da Dany parece até novela mexicana hahahaha! Sei lá, acho a teoria de Bravos muito mais plausível!!!

  • Eduardo Felix

    Tia e sobrinho, Nissa Nissa e Azor Ahai (ou não). Mas como é bom ler sobre As Crônicas de Gelo e Fogo!

  • Islan Oliveira

    Duvido muito que alguém pudesse comprar o governante da mais poderosa Cidade Livre.

  • Islan Oliveira

    Daenerys pra mim é filha de Rhaella. Se o Jon tiver um irmão, seria o Aegon, embora pra mim ele seja um Blackfyre.

  • Islan Oliveira

    Nem todos, Rhaegar e Viserys nasceram fisicamente saudáveis.

  • Islan Oliveira

    Nessas teorias, o máximo que ela pode ser é uma bastarda do Rhaegar caso ele não tenha se casado com a Lyana.

  • Pati

    Mas querido, na época do Rhaegar já não tinha mais dragões em Westeros, ele não sabia domar dragões…

    E não faria sentido ele estar vivo e só aparecer agora, nunca teria se preocupado com o filho e com os sobrinhos antes?

  • joao pedro

    imagina que louco seria se ela fosse mesmo gemea do jon e a verdadeira Daenerys fosse a Quaithe

  • mary

    Eu sei disso, mas embora ele não tivesse dragões, ele deveria saber como domá-los pq eles são domados através de magia, até por onde eu sei. E de alguma maneira ele estava se preparando para o retorno nos dragões (que estavam em extinção), talvez ele até soubesse que a Longa Noite iria retornar a Westeros por isso estava tão preocupado com o Príncipe prometido e as 3 cabeças do dragão. Eu acho bem impossível que ele apareça, mas seria legal a volta dele. E quanto aos motivos dele não ter aparecido antes, talvez fosse pq ele estaria sozinho em algum lugar sem ter com quem contar.

  • Kamila Ogrodoski

    Como assim a Dany pode ser irmã do Jon minha gente?
    A teoria de que ela é tia dele faz sentido mas a de irmã não consigo entender.
    Alguém me explica essa teoria pelo amor de deus

  • Bruno Moreira

    sim, meio louquinhos como pai. mas sim nasceram saudáveis.

  • RedViper

    Fiquei meio chapado só de ler essas teorias KKKKKKK

  • Rúbia Nakonetchnyi

    Pati quero te lembrar que Ned ficou extremamente preocupado em não deixar o Robert matar a Dany se realmente (digamos)a teoria pudesse existir ele de certo modo a conhecia e tentava protege-la sim ,mas acho que ela não é irmã ,mas também curti essa hipótese

  • Victor Machado

    Não tem como ela ser irmã de Jon, porque senão Viserys iria saber é claro

  • Victor Machado

    hã?? kkkkk

  • Pablo Meireles da Rosa

    Nossa. mas nesse último caso aí, ela seria filha da Lyana tb?

  • Aegon e Jon podem ser irmãos, mas somente por parte de pai. Jon é filho de Lyanna e Aegon de Elia.

  • Gente nãooo!!! Dany é filha de Rhaella e Aerys, enquanto Jon é (provavelmente) filho de Lyanna e Rhaegar

  • Como que um cara que foi morto na frente do exército dele e do inimigo e que foi cremado ainda estar vivo?

  • Vitor Mike Mattos

    Daenerys é filha da Lyana, a casa da porta vermelha é a torre da alegria. Jon é ou seu irmão gêmeo ou filho da Ashara Dayne (ou do Ned ou do Brandon). É sabido. Os dois não vão terinar juntos e salvar o mundo, é GRRMartin q a gente tá falando.

  • Vitor Mike Mattos

    Daenerys é filha do Rhaegar com Lyana e a casa da porta vermelha é a torre da alegria. Viserys diz que ela é sua irmã, pq como sobrinha ela estaria na sua frente na linha de sucessão, Willem Darry ou Oberyn ou Ashara Dayne inventaram a história dela ser filha de Aerys pra protegê-la (Rhaegar e Lyana se casaram, com certeza). Pela nomeação dos filhos de Rhaegar ele esperava uma menina (Rhaenys, Aegon e Visenya, que virou Daenerys, nome da princesa que ganhou Dorne). Jon Snow é ou irmão gêmeo de Dany ou filho de Ashara Dayne com algum dos irmãos Stark (Ned e Brandon, mais provavel o último). o Ned é atormentado pela lembranças da “promessa quebrada” a Lyana quando Daenerys vai ser assassinada por ordem de Robert, se a promessa é sobre Jon, como ela foi quebrada? Releiam os livros

  • mary

    Calma o coração, eu tbm acho isso impossível de acontecer, mas seria muito legal se ele voltasse. É apenas minha ilusão de criança de verão.

  • Pati

    “Ned é atormentado pela lembranças da “promessa quebrada” a Lyana quando
    Daenerys vai ser assassinada por ordem de Robert, se a promessa é sobre
    Jon, como ela foi quebrada?”

    OMG! O.o preciso mesmo reler os livros, ótima observação!

  • Islan Oliveira

    Ela não estaria na frente, pois após a Dança dos Dragões, pra evitar um novo conflito, os herdeiros masculinos tem prioridade, mesmo que estejam mais distantes da linha sucessória.

  • Islan Oliveira

    Duvido muito que Rhaegar engravidasse a própria mãe. Em todo o material que li ( As crônicas, O mundo de Gelo e Fogo, Contos de Dunk e Egg) os Targaryen nunca praticaram incesto entre pai/mãe e filho/filha, só entre irmãos, primos ou tio e sobrinha.

  • LadyTargaryen

    Caramba, nunca pensei nisso! Você me assustou agora hahahahaha

  • LadyTargaryen

    Em Westeros tem dragões, miga. Dragões, zumbis, sombras assassinas… eu não duvido de nada xD

  • LadyTargaryen

    Verdade, seria bem melhor, mas aí só daria mais motivos para o povo shipar e virar um casal de verdade por causa do costume incestuoso Targaryen e pra reerguer a Casa. Mas falando sobre o Ned, na época achei a reação dele de até ameaçar sair do conselho bem exagerada, tudo aquilo por causa de uma simples princesa exilada que aparentemente não tinha nada a ver com ele. Muito estranho…

  • LadyTargaryen

    Hahahahaha dessa vez vou deixar passar, mas só dessa vez.
    Sobre essas lembranças pra mim faz mais sentido serem visões de coisas que estão por vir, já que sonhos proféticos são recorrentes na história dela.

  • LadyTargaryen

    Isso é bem plausível. Ele poderia sim ter sempre observado Dany de longe, sabendo que ela seria uma das cabeças, mas tbm mantinha um olho em Winterfell esperando algum sinal que veio com a queda do Bran e o despertar da “magia” dele. Ao contrario do que muita gente diz sobre o Corvo de Três Olhos trabalhar em prol dos Outros, acredito que ele seja mesmo um Dumbledore, preparando seus pupilos para derrotar as forças do mal xD

  • LadyTargaryen

    Eu tbm estou ficando louca com isso! Vou ler minhas resenhas no Skoob agora e reler os livros o mais rápido possível xD

  • Vitor Mike Mattos

    do mesmo jeito, Viserys poderia achar o contrário, poderia achar que Daenerys uma hora se acharia mais no direito do trono do que ele, enfim previne uma nova merda estilo Dança dos Dragões. Outra, Daenerys vive sonhando que ela é Rhaegar e a Quaithe sempre a diz pra “lembrar quem ela é”.

  • Rastafarian Targaryen

    Cara, agora fiquei com a pulga atrás da orelha por essa promessa quebrada haha

  • Felagund

    “terríveis lagartos que caminham com foices no lugar das garras.”

    Será que tem dinossauros no mundo de GOT!?

    Ia ser interessante ver um velociraptor na série. 😛

  • Pati

    Li sobre a Ashara Dayne na Wiki agora, e me surgiu algo em mente, ela tinha cabelos pretos e olhos violetas, e supostamente deu a luz a uma menina antes de se suicidar, não poderia essa menina ser a Danny? Dessa forma o Jon seria filho de Rhaegar com Lyanna, e a Dany filha da Ashara com o Eddard, aí eles seriam primo-irmãos. Ou a Dany seria filha da Ashara e do Rhaegar, já que a suposta violação dela foi durante o torneio de Harrennhal, e o Rhaegar também estava lá, além de a Ashara ser dama de companhia da Elia, então eles podiam ter uma certa intimidade já, dessa forma a Dany e o Jon seriam mesmo irmãos, e a Dany não deixaria de ser Targaryen, embora bastarda e dessa forma sem direito ao trono.

    Mas é só um devaneio meu, sei lá, essa coisa do limoeiro e da porta vermelha está me fazendo duvidar da descendência da Dany.

  • Mab Castro

    Bem, Ned permitiu que Jon fosse tomasse o negro. Se ele for legítimo (como você leva a crer que Daenerys seria, mesmo sendo filha de Lyanna e Rhaegar), Ned condenou o Jon à Muralha. O menino escolheu tomar o negro por achar que não teria futuro como bastardo, mas se ele for legítimo, ao omitir isso, Ned tirou de Jon a possibilidade de escolher.

  • Mab Castro

    Eu achei que Ned fez bem pouco para proteger alguém que seria sua sobrinha. Ele não conseguiu convencer Robert de poupar Daenerys, mas não fez nada para efetivamente impedir, apenas entregou o cargo, e se recusou a por o selo dele nisso.

    Depois que ele se reconcilia com Robert, e Robert diz que já estava feito (o assassinato de Daenerys), Ned não pareceu se importar muito.

  • Alvaro Rexs

    Há muito não comento aqui, mas passarei a vocês um pouco da vidência singular que possuo:

    Daenerys Targaryen é na verdade Daenerys Blackfyre.

    Illyrio, é mais enigmático que Mindinho e Varys juntos, e a há muito cogita-se do porquê da “ajuda” muy amiga aos exilados Targaryen. Motivos não há.

    Algumas pessoas falam que o Jovem Griff é seu filho, o que não faz sentido, pois, ele patrocina Dany com um Khalasar e o próprio filho deixa aos cuidados de um Ronin medieval. Mais sentido faria ele casar o filho com Daenerys, aí sim, uma união de sangue incontestável.

    As possibilidades que se abrem são:

    Dany é filha de Illyrio e Serra;
    Aonde e quem seria o/a filho/a de Rhaella;
    Quem seria ou estaria morto o filho de Rhaeghar;

    As explicações:

    1 – Aquela velha história do emblema de um dragão negro que é jogado no rio, e muito tempo depois volta vermelho de ferrugem, se aplica a Daenerys. Ela é o dragão que está voltando para dominar Westeros e não o Jovem Griff – que de tão coadjuvante, nem na série vai aparecer.

    2 – Daenerys tem um dragão negro! “Ah Balerion também era negro, leia os livros, pesquise!” – Realmente, a única coisa que tenho que pesquisar é se os Targaryen já ostentavam estandartes de animais antes da dominação de Westeros, visto que este é um costume westerosi. E mesmo assim, ainda não havia a divisão Targaryen-BlackFyre.

    3 – Da boca de Illyrio saiu a frase: “Negro ou vermelho, um dragão é um dragão” – o pai de Daenerys.

    4 – Se Illyrio tinha interesse na causa Targaryen, porque ele ficava alimentando as idiotices de Viserys? Claramente o manipulando e sendo falso com ele?

    5 – Os ovos do dragão! Uma das coisas mais raras e valiosas que existem, e Illyrio as dá para Dany e não para o filho? Por favor né!

    6 – Illyrio aconselha Tyrion a se juntar a Daenerys. Varys reconhece o anão como um excelente administrador, político, conselheiro e etc… enfim, a melhor mão que um rei poderia ter. Porque não indicar Tyrion ao jovem Griff se ele deseja a conquista do filho?

    7 – Este fato de Dany não se sentir a vontade no tocante a Westeros ser o seu lar faz todo sentido! Ela não tem ligação alguma com aquele país, e sim com Essos. Lógico que há a contrapartida de supostamente ela ter saído na barriga da suposta mãe de Westeros, só que a insistência de Martin em frisar esse ponto é que não é comum.

    Enfim, tem mais coisas!

  • LadyTargaryen

    Só para botar mais lenha nessa fogueira, fiz um apanhado com alguns trechos onde fica evidente a ligação entre Dany e Rhaegar, e até algumas passagens onde são despertadas dúvidas a respeito dela ser filha do Rei Louco. Leiam e tirem suas próprias conclusões xD

    ____

    “- Aegon – ele disse para uma mulher que amamentava um recém-nascido numa grande cama de madeira. – Que nome seria melhor para um rei?
    – Fará uma canção para ele? – a mulher perguntou.
    – Ele já tem uma canção. É o príncipe que foi prometido, e é sua a canção de gelo e fogo. Ergueu o olhar quando disse aquilo, e seus olhos encontraram os de Dany, e pareceu que a via ali em pé através da porta. – Terá de haver mais um – ele disse, embora Dany não soubesse dizer se estava falando para ela ou para a mulher na cama. – O dragão tem três cabeças – dirigiu-se ao banco da janela, pegou uma harpa e seus dedos correram com leveza sobre as cordas prateadas. Uma doce tristeza encheu o quarto enquanto homem, esposa e bebê se desvaneciam como a neblina da manhã, deixando para trás apenas a música a fim de apressá-la. (A Fúria dos Reis. Daenerys – Pg. 452)”.
    ____

    “- Daenerys era meio criança quando veio até mim, ainda mais fresca que minha segunda mulher, tão adorável que fiquei tentado a reivindicá-la para mim mesmo. Mas uma coisa furtiva, assim como um temor, me dizia que eu não teria nenhuma alegria em copular com ela. Em vez disso, chamei alguém para aquecer minha cama e a fodi vigorosamente, até que a loucura passasse. Para dizer a verdade, não achei que Daenerys fosse sobreviver por tanto tempo entre os senhores dos cavalos.
    – O que não o impediu de vendê-la a Khal Drogo…
    – Os dothrakis nunca compram ou vendem. É melhor dizer que o irmão dela, Viserys, a deu para o Drogo para ganhar a amizade do khal. Um jovem vaidoso e ganancioso. Viserys desejava o trono do pai, mas também desejava Daenerys, e detestou ter que dar a moça. Na noite anterior ao casamento da princesa, ele tentou ir para a cama dela, insistindo que se não podia ter sua mão, reivindicaria sua virgindade. Se eu não tivesse tomado à precaução de colocar guardas na porta dela, Viserys teria desfeito anos de planejamento.
    – Ele me parece um completo idiota.
    – Viserys era filho de Aerys, o Louco, apenas isso. Daenerys… Daenerys é bem diferente.
    (A Dança dos Dragões. Tyrion – pág. 69,70)”

    ____

    “- Há verdades que são difíceis de ouvir. Robert era… um bom cavaleiro… cavalheiresco, corajoso… poupou-me a vida, e a vida de muitos outros… o Príncipe Viserys era apenas um garoto, iam se passar muitos anos até estar preparado para governar, e… perdoe- -me, minha rainha, mas pediu a verdade… até quando criança, Viserys parecia ser filho de seu pai de maneiras que Rhaegar nunca parecera
    – Filho de meu pai? – Dany franziu a testa. – O que isso quer dizer?
    O velho cavaleiro não hesitou.
    – Seu pai é conhecido em Westeros como “o Rei Louco”. Ninguém nunca lhe disse isso?
    – Viserys disse. – O Rei Louco. – O Usurpador chamava-lhe assim, o Usurpador e seus cães. – O Rei Louco, – Era mentira.
    – Para que pedir a verdade – disse Sor Barristan em voz baixa – se fecha os ouvidos a ela? – hesitou, mas depois prosseguiu. – Já tinha lhe dito que usei um nome falso para que os Lannister não soubessem que tinha me juntado à senhora. Isso foi menos de metade do motivo, Vossa Graça. A verdade é que queria observá-la durante algum tempo antes de lhe jurar a minha espada, Para me certificar de que não era…
    – … filha do meu pai? – se não era filha do pai, quem seria?
    – … louca – concluiu ele. – Mas não vejo na senhora a mácula.
    (A Tormenta de Espadas. Daenerys – pg.737)”
    ____

    E não que isso seja prova para algo, mas também no 4º e 5º livros, já na fase “adulta”, Dany é descrita por vários personagem (Victarion, Euron e etc.) como a mulher mais bela do mundo, coisa que soa semelhante aos milhões de elogios ditos por todos a respeito da aparência de Rhaegar.

    E fora tudo isso, ainda tem a tal questão que o Vitor Mike Mattos levantou sobre o Ned pensar em uma promessa quebrada quando Robert manda assassinar Dany. Comecei a reler os livros e em breve quero ver isso mais a fundo.

  • Alvaro Rexs

    Outras possibilidades se abriram. Nos casos que você elencou, fica mais evidente que Dany é filha de Rhaegar e Lyanna.

    É uma linha de raciocínio a se trabalhar.

    Na verdade em todas as possibilidades, há um furo na análise: Viserys! Ele tinha uns 9 anos quando fugiu de Westeros, ou seja, ele tinha a noção e foi testemunha da gravidez da mãe e do nascimento de Daenerys. Como encaixar essa variável na equação é que é o problema…

    Há algumas formas: Bebês gêmeos escondidos; troca de bebês; simulação de morte da genitora e etc…

    Mas que se abriram as possibilidades de Daenerys não ser Targaryen, ou ser de uma outro ramo Targaryen se abriram.

  • Haroldo

    Ele poderia ser comprado não por dinheiro mas por ameaças de uma possível guerra.

  • Vitor Mike Mattos

    “ele patrocina Dany com um Khalasar e o próprio filho deixa aos cuidados de um Ronin medieval.” Ele vende Dany como escrava pro Khal, ela sempre esteve em maior perigo do que o Aegon. Iliyrio deve saber da ligação profética de Daenerys, o Drogo casa com ela pra gerar o Garanhão que monta o mundo (assim como Xaro quer ter um filho com ela, ou como a Graça Verde de Meereen quer casar ela com Hizdarh, ou Euron que quer gerar a longa noite com a união do Kraken e do Dragão). Illyrio manda Jorah pra convencer Dany de ir pra Asshai chocar os ovos (Jorah fala sobre Asshai em quase todos os capítulos da Dany do GoT). Illyrio basicamente manda Viserys pra morrer no Mar Dothraki e a Daenerys pra ir leste e voltar com Dragões e com aliança dos alto-sacerdotes de R’hllor de Asshai, para ela se casar com Aegon. Illyrio pagou a maior companhia mercenária pro Aegon.

    E o Tyrion não é tão esperto, ele tá longe de ser um bom conselheiro, e do mesmo jeito ele o manda pra Aegon e não pra Daenerys – até pq o plano era esperá-la em Volantis. Não faço idéia se o Aegon é Blackfyre ou Targ, não importa na real, trono se ganha com espadas e não com linhagem tal ou qual. Já a Dany, que já cumpriu profecia (o nascimento dos dragões) ser da linhagem do Rhaegar é bem importante

  • LadyTargaryen

    Sim, seu comentário anterior sobre ela ser Blackfyre tbm me deixou bem intrigada. A única conclusão a que posso chegar é que todas essas questões sobre a verdadeira origem da Dany não podem ser atoa. Tem realmente algo aí.

  • Matheus Laste

    São, de fato, ponderações bem interessantes que se colocadas da forma que você as listou fazem duvidar da veracidade de sua afiliação. Mas como George disse “ás vezes um charuto é apenas um charuto” e o Elio disse que George não trabalha de forma tão sutil como alguma das teorias menos lógicas sugerem. E essa teoria me parece muito pouco trabalhada deliberadamente para se fazer realidade.

    De fato Daenerys não possui a mácula da loucura como Viserys mas Rhaegar também não a possuía. E Rhaegar é 100% filho de seu pai como Viserys, então a fala de Illyrio Mopatis não me intriga muito. Então acho que como irmãos é mais plausível em seu contexto. Quanto a aparência é verdade que Daenerys se parece mais com Rhaegar já que apesar de ter todos os traços valirianos Viserys nunca foi descrito como belo. Mas eu estaria sujeito acreditar mais em um parentesco de irmão ainda porque diferente de Rhaegar a cor dos olhos de Dany é um violeta como o de Viserys enquanto os olhos de Rhaegar eram um lilás escuro (sim é um argumento fraco, mas como estamos falando de aparência não considerei irrelevante). E ainda Aerys também não é descrito como belo (eu verifiquei na wiki pra ter certeza), enquanto Rhaella é.

    Rhaegar acreditava que seu filho Aegon era o Príncipe que foi prometido por ter visto um cometa riscar o céu de Porto Real no dia de seu nascimento. Então acho que ele queria que o filho possuísse as irmãs fortes que Aegon I teve, já que fica claro na história Targaryen que foi com elas que ele alcançou o reinado que era o seu objetivo. Talvez ele achasse que o filho fosse precisar da ajuda delas para alcançar o seu que é salvar o mundo da escuridão. Sei lá, são apenas suposições, fracas eu reconheço mas não irrelevantes acredito. Quanto ao pensamento de Ned, eu realmente não me lembro dessa parte em específico então não sei muito o que considerar.

    Enfim, acho que Dany também é filha de Aerys como Viserys e Rhaegar. E embora não se possa considerar como cânone, a série diferente do que fez com Jon nunca colocou em questão a paternidade de Dany e nem George ao meu ver. Mas é tudo muito interessante mesmo, faz a gente pensar bastante.

  • Alvaro Rexs

    No primeiro parágrafo há discussão, no segundo não há.

    Vou começar pelo segundo: Tyrion é o melhor conselheiro de todos, aliás, o melhor administrador de todos. Aí você pecou.

    Quanto ao primeiro argumento, ele não vendeu, até pq os Dothraki não compram ou vendem nada, nem no sentido figurado. Dany foi oferecida como esposa a Drogo. A questão é que qualquer maquinação de Illyrio acaba aí… acho improvável alguém prever todos os outros acontecimentos que iriam se desenrolar. A morte de Khal Drogo, o chocar dos dragões, Daenerys ter o próprio Khalasar… tudo isso foram acontecimentos ao acaso.

    Já a morte de Viserys era previsível devido ao seu temperamento e a sociedade Dothraki. Foi uma aposta, que provou ser acertada. Enquanto Khal Drogo fosse vivo, Dany seria intocável… ninguém iria se atrever a desafiar o khalasar.

    Creio que os recursos que Daenerys teria aliada aos dothraki seriam muito mais vantajosos que Aegon com a Companhia de Mercenários. Na verdade não invalida a possibilidade de Illyrio atuar em duas frentes.

    Não tem profecia de nascimento de dragões não, não no sentido real do que é um dragão. O vinda dos três foi algo que mudou completamente o cenário.

  • Rickon Stark

    É, também acho que a Dany é filha da Rhaella e do Rei Louco mesmo. O Aegon eu tenho dúvidas, também acho que seja um Blackfyre… mas quem seria o pai dele? Ele pode ter sangue Blackfyre por parte de mãe, mas a linhagem masculnia dos Blackfyre foi extinta, então claramente o pai dele não pode ser um Blackfyre.

  • Sheila de Andrade

    Existe um castelo chamado LIMOEIROS que fica em Dorne. No mapa do Mundo de Gelo e Fogo dá para ver. Não acho que seja tão ao acaso porque estamos falando de GRRM. Para mim, os Targaryen estavam escondidos em Dorne todo esse tempo, embora nem mesmo eles saibam disso. O castelo é tão na ponta de Dorne que quase não faz parte do reino, ninguém iria procurá-los lá e é tão longe que até chegar lá eles saberiam das intenções de qualquer pessoa. Faria sentido, uma vez que houve o acordo para casar Viserys com a herdeira de Dorne. Sem falar que eles estavam tão furiosos pela morte da rainha pelos usurpadores que receberiam os Targaryen de braços abertos. A porta vermelha para mim é desse castelo no qual ficaram presos sem ter muita liberdade.

  • Islan Oliveira

    As teorias dizem que ele é filho do Magíster Ilyrio com Barra, sua segunda esposa (uma suposta descendente Blackfyre).

  • LadyTargaryen

    Ótimo comentário, Matheus. Eu tbm penso muito nessa questão de nunca terem colocado em dúvida a paternidade da Dany, mas aí vem aquela história de “e se foi proposital, isso sempre esteve debaixo dos nossos narizes enquanto todos só pensavam em R+L=J” kkkkkkkkk É difícil saber o que pode sair da cabeça do Martin.

  • José Roberto Caivano

    Existe alguma teoria que fala das três cabeças do Dragão?
    Pra mim seriam a Dany, o Jon e o Tyrion… Muitos devem pensar isso tb, mas acabei reparando em outra coincidência entre os três…
    Os três perderam a mãe no próprio parto…
    Mais um sinal que reforça a ligação deles

  • Luna

    Tá, se ela for tia dele ok, mas irmã não pode?
    Eles não são Targaryens?
    Quer dizer que estupro pode, mas as sensibilidades modernas não aceitariam um incesto em maior grau como happy end?

  • Thiago Corrêa

    Eu também acho isso, e também acho que a Dany descobrirá seu passado quando ela voltar para Westeros, o que estaria literalmente ligado um ao outro.

  • [Better Call Harvey]

    Essa é nova!!

    Então Rhaegar e Lisanna tiveram dois filhos??

  • Rickon Stark

    Verdade. Mas, de qualquer forma, ele seria um bastardo. Então não sei se a pretensão dele valeria alguma coisa. Nem mesmo a dos Blackfyre eu acho que vale algo, mas os apoiadores dos Blackfyre apoiariam o bastardo de uma Blackfyre? Ainda mais sendo da linhagem faminina?

  • Gileno

    Se ela fosse Daenerys Blackfyre os dragões nasceriam e ela poderia montá-los?

  • Salem

    sim, os irmãos “gelo e fogo” hue

  • Eduardo4197

    Sempre achei muito claro que o George tem coisas pra falar sobre esse “lemongate” (como ficou conhecida a questão). Além desses casos, consigo lembrar de pelo menos duas outras situações onde se relaciona limões e Dorne; uma delas no capítluo Alayne de WoW. Outra coisa que me faz questionar o passado da Dany é a frequente repetição da Quaithe falando “Lembre-se de quem você é”, em especial no final de Dança, é dito “Remember who you are, Daenerys. The dragons know, do you?”. Não sei dizer exatamente o que, mas tenho quase certeza de que há mistérios sobre a infância de Viserys e Dany.

  • Islan Oliveira

    Jon e Daenery pra mim nem que fossem o mais distante possível em parentesco, não gostaria dos 2 juntos.

  • Bettinix Draws

    Pois é, o fato de Viserys ser uma criança de 8/9 anos qnd Danys nasceu destroi a teoria de que danys e jon são irmaos, ele com certeza se lembraria da mãe grávida fugindo e morrendo no parto

  • Luiz Filipi Cardozo

    essa teoria da Torre da Alegria explodiu a minha cabeça! hahaha

  • Helio Carlos Candeias Rabello

    Com certeza, mas creio que a ideia de Ned era proteger o sobrinho. Caso descobrissem, talvez não importariam matá-lo porque ele é juramentado à Patrulha, ou seja, abdicou de tudo.

    No entanto, ele é juramentado à Patrulha até a sua morte. Como ele morreu no final do livro 5 e a mulher de vermelho o ressuscitará no livro 6, ele estará livre para reivindicar tudo que lhe é de direito.

  • Gabriel Fonseca

    A de Rhaegar faz um pouco de sentido,poderia ser Solarestival

  • Nos meus sonhos a Daenerys viajou para Dorne no começo do segundo livro , nesse sonho deixei de ler uma trama chaaaaaaata e sem sentido.

  • Adele Invergordon

    Jon tem catorze anos e Dany treze no primeiro livro. Tudo bem que é uma diferença pequena, não se sabe direito quando Jon nasceu, mas não acho que o GRRM ia deixar isso “errado” no primeiro livro. Ele escreve muito planejado pra isso. Não acredito! Estou em negação como quem escreveu a matéria.

  • Elen

    melhor comentário shuashuashuashuahsuashauhsa

  • Elen

    Tio George é fã de Star Wars? Se for faz sentido, se n, n faz.

  • Não, acha Star Wars ficção científica pobre e tem certeza que Han Solo + Leia Organa foi um retconning (que a ideia original seria Luke + Leia).

  • Elen

    kkkkkkkkk lascô

  • Elinor

    Eu achava que essa história do limoeiro era só um detalhe sem importância. Quebrei a cara, tem msm caroço nesse angu. Mas ainda espero que não tenha nada a ver com a torre da alegria.
    Dúvida: a porta vermelha e o limoeiro poderiam ficar em Asshai? Pq a dona Quaithe fala que em Asshai a Dany encontrará a verdade e tal.

    ps: falando na dona Quaithe, bem que podia rolar um post sobre as teorias mais toscas sobre as crônicas. A pior que já li foi Quaithe=Rhaegar!

  • Islan Oliveira

    Se não me engano, em Asshai não crescem plantas (com exceção de erva-fantasma), toda a comida vem por navios. Fonte: O mundo de Gelo e Fogo.

  • Elinor

    Entendi, obrigada!

  • Mariana Padoan

    Nossa, onde vc leu Quaithe = Rhaegar??? hahahahahaha
    Adorei. Realmente, um post sobre teorias toscas seria legal, mesmo pq tem muitas 🙂

  • Elinor

    Foi no fórum do westeros, hahaha.. Não sei se pode deixar o link aqui, mas se quiser ler a “pérola” é só colocar QUAITHE=RHAEGAR no google, é o 1º resultado da busca (o título é
    “Quaithe is Rhaegar Targaryen”).

  • Nesta semana surgiu a teoria de que Meera Reed é irmã de Jon Snow. E o pior é que faz sentido, ainda que tenha poucas provas disso.

  • Elinor

    Legal, essa eu ainda não conheço, vou procurar. Eu acho legal as pessoas criarem teorias, msm que elas não se confirmem pelo menos são interessantes de ler, quando bem embasadas. O problema é a pessoa tirar a teoria do nada, inclusive indo contra o que já foi confirmado pelo próprio autor ou contra as características dos personagens (por ex. já li algumas teorias que incluíam o Ned fazendo algo altamente desonrado, essas desse tipo acho forçado).

  • guipazzetti

    Gosto da teoria de a memória não ser dela, mas do Rhaegar. Ou que não é uma memória, mas uma visão futura de algum lugar que ela ainda vai conhecer.

  • Aline Arandiba

    A tormenta poderia estar relacionada à guerra! Assim como a tormenta de espadas!

  • Mas não está. O epíteto foi dado a ela precisamente porque havia uma tempestade fortíssima em Dragonstone quando ela nasceu, não foi um significado metafórico, é o literal.

  • Gustavo Raposo

    ~Torre da alegria é muito nula tbm, Se Lyanna morreu em condições por conta do parto, ainda que tivesse passado um ano sangrando, Dany não lembraria de nada ali, era jovem demais, fora que vários lordes dizem que o sangue dela é incontestável.

  • nicolas ismael silva ribeiro

    Tiotio martin já confirmou com que si.

  • The North Remembers

    O Jovem Griff que deve ser um blackfire e não um Targaryen.

  • The North Remembers

    Ótima sugestão reler os livros.
    Mas, como eu sou um pouco preguiçoso, acho melhor esperar Ventos Do Inverno.
    Elaborar teorias é um excelente exercício de raciocínio.

  • Audrey Barros

    eu acho q faz certo sentido a teoria Luke e Lea (gelo e fogo) sim..rsrs O Ned ficou com o Jon por nao ter como levar uma menina d cabelos prateados como sua bastarda e a Dany ficou escondida em Dorne (q apoiavam os Targaryens) na tal casa com limoeiro. E fora q o ator q faz o Theon (num lembro o nome dele) disse saber q o final de GoT eh meio Luke e Lea…eu curtiria se fosse verdade, mas vamos ver…

  • Laís

    “Dany era tão pequena quando foi expulsa da casa onde
    morava que pode ter misturado suas memórias e o limoeiro pode ser de um
    lugar, a porta de outro. Não necessariamente em outro continente. Aliás,
    limoeiros poderiam crescer em outras cidades próximas a Bravos: Lys,
    Myr, Volantis e Qarth.”

    Mas Qarth não fica nem um pouco perto das cidades livres como um todo….. (?)

  • Gustavo Henrique

    Verdade, faz muito sentido. Principalmente por Jon ter 15 e ela ter 13 no começo da serie. Mais proximo que Dany pode ser de Jon é ser tia, caso essa teoria seja verdadeira.

  • Raquel Vitta

    Dany ser irmã gêmea do Jon eu acho bem difícil de acreditar, pois:
    1- Viserys tinha 8/9 anos de idade quando o Aerys mandou ele e a Rhaella pra Dragonstone, então ele iria se lembrar, e ele se lembra muito bem da gravidez e da morte da mãe e da Dany bebê.
    2- Uma troca de gêmeos é algo bem complicado e Ned não iria deixar alguma ponta solta, então não faz sentido.
    3- A história do nascimento da Dany é muito conhecida e foi presenciada pra ser contestada.
    É possível sim ela ter herdado características do Irmão, assim como da mãe (que não era louca).
    De todas as alternativas, a que faz mais sentido é a que a Dany consegue ver fragmentos das memórias do Rhaegar, porque eu acho lindo mesmo ele estando morto e ela nunca tendo conhecido ele, os dois terem essa ligação 😍. E iria ser bem útil pra ela ter o Rhaegar como “guia”, ou ela conseguir ver oque se passava na mente dele.