[Comic-Con] Diretor confirma mortes de personagens no final da 5ª temporada

Segundo a Entertainment Weekly, o diretor David Nutter saiu confirmando praticamente todas as mortes que vimos no season finale da quinta temporada, “Mother’s Mercy”, que foi dirigido por ele.

Para o diretor de "Mother's Mercy", as mortes de Stannis e Jon parecem definitivas

Para o diretor de “Mother’s Mercy”, as mortes de Stannis e Jon parecem definitivas

Hoje, em uma entrevista ao próprio site da EW durante a San Diego Comic-Con, Nutter confirmou (mais uma vez) que aquele foi o fim de Stannis, e que seu corpo mutilado não foi mostrado por que seria “gratuito”.

Desde o começo, e ao longo do desenvolvimento do roteiro, essa era a intenção – ele está morto.

Ele também confirmou a morte de Jon quando mencionou um encontro que teve com o presidente dos EUA, Barack Obama, fã declarado da série (e que, segundo Nutter, tem “The Rains of Castamere” – também dirigido por ele – como episódio favorito).

Há três semanas eu estive na companhia do presidente. Em um certo momento ele olhou para mim, colocou a mão no meu ombro e perguntou ‘Vocês realmente mataram Jon Snow?’ Eu disse que ele está ‘mais do que morto’, e pensei que seria mandada para Guantanamo ou coisa do tipo. Felizmente estou aqui mas, sim, Jon está morto.

David Nutter na Comic-Con de 2012

David Nutter na SDCC 2012

Vale lembrar que Kit Harington, assim como os criadores da série, não compareceram ao evento este ano, e que o ator já atestou a morte do personagem.

No caso de Stannis, fica mesmo difícil de imaginar o que ele ainda pode fazer na sexta temporada da série, mas Jon Snow… simplesmente não cola. Não é só por que ele está “mais do que morto” que ele não pode ser ressuscitado de uma maneira ou de outra, certo? Você não está sozinho, Obama.

Compartilhe:

Ao comentar no site você aceita as regras previamente estabelecidas.

Posts Relacionados

  • Lila Taurus

    Já disse e repito… só acredito quando passar o corpo sendo queimado na pira e restar só cinza…

  • mic

    hahahahah….obama é humano!! traz o jão de volta povo!!

  • Felipe Fernandes

    A morte do Jon foi super clara e eu a aceitei assim que o episódio terminou. E é melhor que todo mundo aceite-a logo, porquê ele não vai voltar e o sofrimento causado pela ilusão de que ele vai será em vão. É triste, eu sei, mas é a realidade. Para os amantes do Jon, torçam para que ele apareça no livro 6. Lá sim não ficou claro sua morte e ainda da pra ter esperanças.

  • Myriel

    Muito estranho essa parada. Seria gratuito mostrar um golpe simples e afiado de uma espada valiriana? Pode mostrar a agonia de uma das personagens principais sendo estrupada, pode mostrar outra andando completamente nua numa cidade gigantesca enquanto humilhada pela multidão, pode mostrar uma criança sendo mandada para fogueira e o som de seus gritos… ou também um dos personagens principais sendo várias vezes esfaqueado (inclusive por uma criança).

    Mas claro, não pode mostrar o que fizeram com Stannis porque seria “gratuito”. Como se jogassem no lixo toda a caracterização do personagem em poucos episódios não fosse suficiente.

    Tenho certeza que deixaram Stannis vivo e vão transformá-lo num mártir ridículo, que “perdeu tudo e agora não tem nada, só o pouco de justiça que sobrou” (soa meio clichê?), vai morrer salvando algum personagem admirado pelo público (Brienne?) e o resultado será mais deprimente que Serpentes de Areia x Jaime & Bronn (a dupla que só perde em “çagacidade” para Mario & Luigi!).

  • Pedro Amorim

    Para de falar mentiras sei que Jon Snow ta vivo stannis que se dane

  • Rusig TV

    Minha opinião… Jon snow, vai ser ressuscitado pelos capitão do exército da morte, (os vagantes brancos) Ainda acho que ele se tornará braço direito do capitão !

  • Gabriel Dyonisio

    Eu rio desse “gratuito”. Que honrados eles são hahahah

  • Vanessa Duarte Alves

    Seria gratuito mostrar o cara morto…mas queimar garotinhas e estrupo pode produção…ahhhh…homem sempre sendo protegido…

  • Felipe

    yeah, right…

  • Davi

    Me recuso a acreditar….

  • Mariana Marchiori Rabello

    Só vou acreditar que o Jon está realmente morto, quando eu ver uma foto recente do Kit com o cabelo cortado.

  • Joao Palmadas

    O homem mais poderoso do mundo é fã de “The Rains of Castamere”? Agora eu fiquei preocupado.

    Sinceridade: eu prefiro que o Jon e o Stannis sobrevivam nos livros e morram de uma vez na série. Ou então, que eles morram, mas no sétimo livro, não no sexto. Eles ainda podem dar muito de si no sexto livro. Principalmente se considerarmos que sem Stannis não há oposição aos boltons no norte e sem Jon Snow não há ninguém para nos dizer o que anda acontecendo na muralha. Tem a Melisandre, mas isso seria muita forçação de barra.

  • Vítor Oliveira

    Sobre o Nutter: ele tá sendo uma falsiane das boas (ainda bem que o Obama é de boas, eu tinha mandando o Kit e o Nutter pra área 51 por estarem mentindo à luz dos deuses e dos homens, é sabido)

  • Rúbia Nakonetchnyi

    Usou o nome do Presidente só para dar mais credibilidade para a série,mas duvido que não vão dar um jeito dele voltar ,ou então façam duas coisas ,nos falem quem é a mãe do Jon e transforme Stannis em um caminhante,zumbi ou algo do tipo ai então eu fico um pouco mais feliz

  • mary

    Pior que é que ele já apareceu de cabelo comprido e fazendo a cara de bunda do Jon Snow.

  • leleskt2

    eu soh acho a maior bobeira eles dizerem que ele não volta e depois voltar
    eu quero que volte por ser meu personagem favorito
    mas não precisam fazer isso pra ter audiencia, se bem que a pergunta que não quer calar eh se ele vai voltar kkkkk

  • Diego

    Apesar da justificativa ter soado um pouco estranha, acredito que o Stannis tenha morrido mesmo. Não vejo mais nada que ele possa trazer pra história. Acho que no caso dele, está morto mesmo.
    Sobre o Jon… Aí já é outra história, morreu ele realmente morreu… Mas acho que estão deixando meio na cara que ele vai voltar… Se não for na próxima temporada vai ser na sétima…

  • Diego

    Concordo com você que na série eles não deixaram margem para muitas especulações e que o Jon pode realmente estar morto. E eu até acharia interessante se ele estivesse realmente morto e ficasse assim. PORÉM a série dá algumas dicas que ele PODE ou não voltar. Eu acho que é meio impossível eles deixarem pistas de algo e nada acontecer. Por isso imagino que existem muitas chances de ele voltar, e essas declarações me deixam com mais suspeita, já disse antes, se ele não voltar pra sexta temporada, imagino que ele volte pra sétima.

  • Mike

    Desculpa, mas não acho que se trata disso… Lembra que na cena do estupro da Sansa eles também preferiram não mostrar em detalhes o sofrimento da personagem? Acho que por serem “personagens principais”, eles estão tendo um pouco mais de cuidado com o que mostrar ou não mostrar. Se fosse meramente uma questão machista, eles não mostrariam em detalhes toda a tortura do Theon…

  • Mike

    Mas o que eles ganhariam mostrando a espada atravessando Stannis? Tá, eu sei que houve outras cenas desnecessárias na série, e todo mundo reclamou disso, mas agora que eles optam por não mostrar, o pessoal também reclama? Vai entender…

  • Mike

    Discordo. Mesmo não apreciando esse tipo de coisas, as cenas violentas tiveram sim muita importância na série, pelo menos pro desenvolvimento dos personagens principais. Agora, pra figurantes e personagens pouco importantes, já são outros quinhentos…

  • Babadook

    Jon Snow está tão morto quanto Eddard Stark….

  • Guilherme Moreto

    Jon Snow morreu. Isso não significa que ele não reviverá.

  • Malladi

    só que ninguem disse que ele não volta… Só disseram que está morto! e sabemos que mortos podem retornar am ASOIAF.

  • Júlio Ary

    Zorra Obama, tú é presidente desse troço, faz com que Jon Snow volte!!!

    Fiquei tão chocado que só foi agora que caiu a fixa! Jon Snow está morto.
    #Partiucortarospulsos

  • mary

    Mas isso implica que livro/série teriam finais diferentes, coisas que eles já meio que disseram que será igual pros dois. Sem contar que eles teriam que modificar mais diversos arcos de personagem (coisa que já ficou um lixo nessa temporada). Enfim teriam que distorcer varias coisas e provavelmente não teria o mesmo desfecho as duas histórias. E eu particularmente acho que eles (D&D) não tenham bolas pra fazer isso.

  • Paula Renata Carvalho

    Eis a pegadinha, o Obama perguntou se o Jon morreu, e ele morreu mesmo! … só que vai reviver, ok?!… [bate a mão na mesa].. ok?!!

  • Wagner Eloy

    Se o Jon morreu mesmo, então certeza que o Azor Ahai é Daenarys.

  • Matheus Almeida

    Eu fui rever a ultima temporada que saiu e percebi uma coisa. Apesar de eu sempre ter torcido o nariz para a judas da Melisandre, ela retornou para Black Castle somente porque ela tinha medinho de morre? porque ela finalmente percebeu que Stanis é um fraco? Enfim, eu acho que ela voltou para a muralha para trazer o Jon a vida semelhante ao que Thoros de Myr fazia com Beric Dondarrion.Ainda que,na terceira temporada,ela tenha encontrado Thoros e ficar surpresa por ele ter trazido alguém de volta a vida e se eu me lembro bem ela nunca tenha feito algo assim,acho que existe uma primeira vez pra tudo na vida neh?Porque se cogitarmos a morte de Jon quem contaria o núcleo a historia do núcleo da muralha?Sam,acho que não.Davos gorinha vai vazar de lá para buscar o Rickon(espero eu que mantenham).Melisandre?com certeza não neh.Algum outro patrulheiro ou selvagem?

  • ASN

    Volto a insistir que o Stannis deveria voltar e mostrar sua redenção. Seria o mínimo a fazer por um dos mais complexos personagens. Seria muito bom vê-lo arrependido e empenhado em unir o Norte contra os Boltons. Bem como ajudar a Brienne a salvar a Sansa. Há sim muito que esse personagem fazer na história….

  • Matheus Almeida

    Jon nunca fui muito fã dele, sempre achei ele um bostão gigante boiando(minha opinião),mas Staniss,eu sempre fui com a cara dele. Ele é sempre oposto do que Martin apresenta em seus personagens com seu de senso de justiça e honestidade(que atrapalham mais do que ajuda se for pensar direito),quando eu vi como ele foi apresentado no prologo do segundo eu fiquei boquiaberto,sério.Acho que se ele for morrer deve ser depois de ele tomar o Norte, se vingar dos Bolton e vingar os Stark.Agora Jon mesmo sendo essencial para sabermos o que acontece na Muralha Martin deixa ele morre. Valar Morghulis pro Jon

  • Sem Nome

    é preciso estar morto para ser ressuscitado.

  • Guilherme Souza

    Obrigado Brienne.

  • Roberto Junior

    Eu não quis generalizar, eu quis dizer que tem algumas cenas violentas que na prática só gastam parte das preciosas 10 horas por ano que a gente tem da série. Todos os personagens importantes foram muito bem mostrados morrendo ou já mortos, Stannis foi o único que fugiu essa regra.

  • GiuSal

    Jon, Stanis, Selise e Shireen mortos, qual o papel da Melissandre?
    Morte de impacto na sexta temporada, batata!

  • Anderson Lima

    Isso, fiquem aí pensando que Jon vai voltar de alguma forma e só ficarão mais frustrados quando isso NÃO acontecer!

  • Augusto Barros

    Eu acho que o Stannis terá um ‘sucessor espiritual’ na figura do Randyll Tarly.

  • Quackquack

    Tomara que na série substituam o moqorro pela melissandre

  • j&

    Se melissandre conseguir ressuscitar Jon Snow porque ela não tentaria ressuscitar o stannis? Não vejo lógica em “ressuscitar jon snow”, sinto, prevejo que teremos noticias de Jon Snow no 6×10 de Game of thrones.
    E realmente, Kit harrington SUMIU e isso é deveras suspeito. A ultima vez que foi visto, foi em wimbledon e estava ainda com o cabelo do personagem e barba.

  • Daniela Targarião

    Rihanna verdadeira Rainha de Westeros!

  • ASN

    A Brienne é a errada, uma vez que o Stannis é o legítimo rei e o Renly era um usurpador e portanto deveria ser sentenciado a morte

  • ASN

    A Brienne é a errada, uma vez que o Stannis é o legítimo rei e o Renly era um usurpador e portanto deveria ser sentenciado a morte. “Rei Renly”, piada….

  • Jose Leitao

    o bate aqui.

  • Leo

    Ok, isso foi uma boa notícia pra mim hehe
    Pq eu tenho quase certeza que o Jon do livro não vai morrer, então é bem provável que a história do livro e da série não serão a mesma de agora em diante. Ou seja, sem spoilers do livro e uma oportunidade de ver um final alternativo. Achei boa a idéia no final das contas.

  • Barbosa

    A Melisandre não voltou à Muralha para ressuscitar o Jon. Se ela ressuscitar, vai ser por já estar lá, e não o contrário.

  • Barbosa

    Deram pistas de retorno da Catelyn e até hoje nada. Vai nessa.

  • RM Bradock

    Fácil explicar: O corpo de Snow está na fortaleza e o de Stannis próximo a Winterfil (bem longe de melissandre.

  • Matheus Mendonça

    ela viu que stannis não é quem ela achava que era

  • Isabella

    Pq ela percebeu que o Stannis não era Azor eela estava enganada todo este tempo, por isso não tinha interesse em reviver uma pessoa sem importância para a profecia.

  • Rickon Stark

    Achei uma desculpa nmeio esfarrapada… Quando o Ned morreu, foi mostrada a cabeça dele para provar que ele estava morto… e pela reação do povo que estava assistindo À execução deu pra perceber que ele foi morto também. Agora essa do diretor falar que seria “gratuito”? Eles mostraram tantas mutilações gratuitas, e ficaram com dó de mostrar o corpo do Stannis? Bem estranho isso… E eu ainda me recuso a acreditar que o Snow morreu. Mas eu quero acreditar que o Stannis esteja morto mesmo.

  • Rickon Stark

    Ela vai perceber que o Azor Ahai é o Jon, e não o Stannis. Ela não abandonou o Stannis à toa. Eu vejo muita lógica nisso.

  • Rickon Stark

    Ou talvez quem ache que ele está morto irá queimar a língua rs.

  • Rickon Stark

    Quando o soldado fala para o Stannis que os soldados desertaram, o Stannis olha pra ela com aquela cara de “Você não disse que o seu deus iria me ajudar??”. Aí a Melisandre faz uma cara de cão arrependido, logo depois ela foge para a muralha. Minha interpretação dessa cena é que: Ela percebeu que o Senhor da Luz não está apoiando o Stannis, e talvez ela tenha percebido que ele não é quem ela imagina ser. Agora, o fato dela ter ido para a Muralha, só me faz pensar que ela interpetou a neve nas chamas como Jon Snow. Ela já havia percebido que o Jon seria importante para o Senhor da Luz, ela deu a entender isso nos episódios anteriores em que ela tenta seduzir/assediar o Jon. Então alguma coisa ela vai fazer na Muralha, ela não foi pra lá à toa.

  • Rickon Stark

    Lembre-se que em Game of Thrones a morte não é definitiva. Palavras do Tio Martin.

  • Rickon Stark

    O Kit Harrington já disse que não volta. Mas isso não significa que o personagem não volta também. Ele pode aparecer na pele do Fantasma.

  • Rickon Stark

    Mas acho que a questão nem é audiência, e sim a importância do Jon pra história mesmo.

  • Rickon Stark

    Mesmo que ele corte o cabelo, ele ainda pode usar perucas, igual a Melisandre, a Cersei e a Daenerys.

  • Rickon Stark

    Eu até concordo com você, mas nem todos os personagens masculinos são “protegidos”. Lembre-se do Theon.

  • Rickon Stark

    Mas o estranho é que com o Ned Stark não tiveram esse “cuidado”. Nem com o Robb, nem com a Catelyn.

  • Rickon Stark

    Acontece que se eles tivessem mostrado a espada atravessando Stannis, provariam que ele está morto. Por exemplo, como sabemos que o Robb Stark está morto? Porque vimos ele ser atravessado por flechas e ser apunhalado pelo Roose Bolton. A Catelyn Stark sabemos que morreu, pois vimos o Walder Negro cortar a garganta dela. Ninguém está reclamando de não terem mostrado o Stannis sendo morto, mas existe uma dúvida quanto à morte dele justamente por não termos visto o corpo dele. Então não seria uma cena desnecessária, eu vejo ela como sendo necessária para comprovar a morte dele.

  • Czar

    Melissandre percebeu que Stannis ia fracassar, que ela tinha interpretado errado as visões, ela pareceu meio desolada e fugiu…

  • Rickon Stark

    Se ele voltar no livro, tem que voltar na série.

  • Rickon Stark

    Mas isso tava meio que na cara que ia acontecer no livro. A diferença é que no livro os soldados dele vão tentar pôr a Shireen no Trono, na série já não dá mais…

  • Rickon Stark

    Ned Stark, Robb Stark, Catelyn Stark, eram todos personagens importantes e foram mostrados sendo mortos nitidamente. Só Stannis que não. Essa sua explicação não me convence.

  • João

    Gente, sejamos francos, o Jon Snow é um dos personagens mais importantes da série, se ele morrer, muita coisa que o personagem nos trás será perdido, além do que, a série fez toda aquela parafernalha dos Outros para que ? Sem o Snow e o Sam na Muralha, como a série iria trabalhar a “invasão dos Walkers” ? Iria fazer na visão do Allister ? Fora que, a Melisandre está meio “zonza” na sua fé, ela achava que o Stannis era o enviado do Deus da Luz, provavelmente ela irá “conversar” para o Deus da Luz, para que ele mostre o caminho que ela deve seguir, e se for ter como amparo que nos livros todas as visões dela acabam no Snow, pode ser que ela peça um caminho do Deus da Luz e seja mostrado o Jon Snow morto, e ela acredita que o “novo” caminho dela seja o Jon Snow.

  • Adriano

    Justamente… venho tentando argumentar que não existe muita lógica da Melissandre ter ido pra Muralha pra ressuscitar Jon Snow, mas o pessoal se apega demais…. Ela foi pra Muralha pois não tinha outro local pra ir.
    Na série é uma coisa, nos livros são outros quinhentos… Acho muito mais plausível Jon Snow ressuscitar nos livros.

  • Bin20

    Pessoal, como conhecemos, Jon morreu. E isso me parece ser certo não apenas na série, mas também no livro.
    Ele pode retornar de outras formas, seja ressuscitado, seja como warg… Ou não.
    E mais: isso pode ocorrer nos livros, pode ocorrer na série e pode ocorrer nos livros e na série.
    Embora uma diferença desse tamanho fosse ser realmente absurda (retorno em um e em outro não), nada diz que não posa ocorrer também.

    Ou seja, a fala de DN não acaba com minhas dúvidas e nem com minhas expectativas.

  • mary

    O cara tem contrato até 2017 com a HBO, virou garoto propaganda da série, é um dos personagens principais. Tu acha mesmo que a HBO botar pra perder jogando a galinha dos ovos de ouro deles fora. pfvr né

  • mary

    É, só que daí a Dany fica como a “heroína mor, salvadora de toda a galera de westeros” e deixa tudo meio óbvio e na cara (e chato pra krl). E faz com que todo o esforço do Rhaegar pra fugir com outra mulher e fazer outro filho seja em vão. Ou seja, fail atrás de fail haushuas

  • mary

    Melisandre não foi pra muralha, única e exclusivamente pra salvar o Snow. Mas aproveitando que ela tá lá, que mal tem ela dar uma ajudinha pra ele né.

  • mary

    Até pq seria super lógico Kit sair dizendo por aí “não se preocupem gente, eu volto ano que vem”. rs

  • Jefferson Monteiro

    Eu discordo. Não se trata de ficar pensando que ele não morreu e sim de seguir toda uma lógica criada através de inúmeras pista, seja nos livros ou na série, sobre o quão importante Jon Snow “É” para toda a saga. Além do mais, ele pode sim ter morrido mas isso não impede de que ele seja ressuscitado conforme muita gente acredita. Você e a glr que não acredita na ideia de que Jon Snow pode voltar não estão se atendo ao fato de que todo este suspense criado é ótimo para a publicidade da série, causou impacto nos fãs e etc. Vc acha que os diretores, atores, e demais iriam de bom grado sair dizendo em entrevistas e eventos: “Jon Snow vai voltar não se preocupe”…”Jon Snow não morreu relaxem”…seria muita estupidez, ainda mais depois da cena final do último episódio.

  • mary

    Acho que Obama vai exilar o Nutter se ele não trazer o Jon de volta ahsuhas

  • Marcia Calil

    Stannis era o rei por direito, o legítimo sucessor do rei Robert.

  • leleskt2

    se ele não voltar só quero ver como se desenrolara a historia…
    não por causa das teorias , mas pq fora ele ninguem ali é capacitado pra proteger a muralha

  • Adriano

    O Kit já desmentiu o contrato…
    A galinha dos ovos de ouro é GoT e não o Kit.

  • Adriano

    Nos livros eu concordo… Na série sequer foi explorado a figura do AA.
    Não que ele não poderá ser ressuscitado na série, porém ficaria sem explicação plausível… Melissandre vai olhar pro cadáver de Jon Snow e dizer:
    – Tão bonitinho…tão meiguinho…ok… Vou ressuscitar… Quero ele só pra mim…
    Pelo que foi mostrado na série até agora, este seria o argumento pra Melissandre ressuscita-lo.
    ——————————–
    Ou quem sabe Weiss, Benioff & Cogman resolvam REALMENTE explorar a figura do AA…. E ainda dar mais ênfase a paternidade de Jon Snow…
    Por isto que o Martim é o cara… Ele cercou uma possível ressurreição de Jon Snow de argumentos plausíveis.
    Coisa que na série até agora não existe…
    Apesar dos fãs de Jon Snow acharem que esta argumentação existe.
    Só um detalhe: Jon Snow é dos meus personagens preferidos ao lado do anão e de Sansa. Mas nem por isto eu vou concordar com uma ressurreição sem uma explicação ao nível dos livros.

  • Stephen Norton

    Bom… o Robert “usurpou” o trono dos Targaryen também… Então pra começar todos os Baratheon eram usurpadores mesmo… Não vejo a pretensão do Stannis como algo mais “digno” que a do Renly não… Também não to defendendo os Targaryen… Pra mim são todos iguais, só isso. hahahaha

  • Vanessa Stöver

    Tenho certeza que como Lobo ele não volta, a série abordou muito pouco os lobos durante os episódios, e totalmente morto ele não pode estar, pois qual seria a moral de contar toda essa história?
    No livro 2, Dany vê Rhaegar falando para uma moça com uma criança no colo que a moça devia por o nome da criança de Aegon e talz, pois ele era o menino da profecia e talz.
    Tenho certeza que era a Lyanna Stark e nos braços tinha o Jon.
    é provável
    que a série possa matar o Jon, e dai teremos um Spoiler gigantesco de toda a temporada, pois acho que nos livros, ele fica vivo(e vem a morrer no final de tudo ).
    Lembrando que agora vão ser 2 mundos paralelos. livros e Série.

    ( Desculpa se tiver Falando Merda ).

  • Rickon Stark

    E sem ele ali não tem nada pra mostrar da Muralha. Nos livros precisamos do Jon pq ele é o único personagem com POV na Muralha, além da Melisandre (que a essa altura se tornou inútil na história tbm). Na série não terá sentido mostrar só a Melisandre na Muralha, ela vai ficar fazendo o quê lá? Não tem mais propósito. E também acho que não teremos mais o Davos indo em busca do Rickon, visto que agora ele não tem mais um Senhor ou Rei a quem servir. Ele pode até arranjar outro, mas não vejo motivos para ir atrás de um garoto lá em Skagos sendo que tem tantos senhores em Westeros e no próprio Norte a quem ele pode servir. A não ser que ele encontre o Wyman Manderly por algum motivo e comece a servi-lo…

  • Jefferson Monteiro

    Como assim cara não foi explorado na série a paternidade de Jon Snow?!!?!?!? Tivemos um episódio inteiro cara logo na 1° temporada intitulado “Lord Snow” que focado em Jon Snow, deixou claro para todos esse mistério em volta de seu parentesco. E além disso cara acho que vc não assistiu essa última temporada, porq pelo amor de Deus!!! As conversas de duplo sentido em relação a Rhaegar e Lyanna, seja de Dany e Barristan, ou Sansa e Mindinho. Porq eles iriam dar ênfase nessa questão na 5°temporada sendo que várias coisas importantes estavam para acontecer?! Ou seja, porq também isso é importante e deve estar chegando o clímax dessa questão. Para min isso foi mais uma tremenda pista na série e que remetem também, para os leitores, com as pistas dos livros. Quanto a possível ressurreição de Jon Snow é óbvio que a Melissandre foi pra lá mas não com a finalidade definida de ressuscitar Jon Snow. Isso é claro. Ela não foi dizendo: “Ah, agora eu tenho que ir para a Muralha ressuscitar o Jon Snow…”. Claro que não é bem assim.. Mas foi uma coincidência favorável para que lá aconteça algo que justifique, de fato, esse possível futuro acontecimento.

  • mic

    OBAMA para NUTTER: YES, you can… bring Jon back!

  • Diego Hentschke

    na verdade ta nas maos é do velho. se ele ressucitar o cara nos livros vao acabar fazendo na serie tb, logo esse cara aí sabe nada

  • Adriano

    VC é que não esta entendendo meu caro….
    Galera é muito ruim com relação a interpretação do que é digitado…
    Qual o motivo pra Melissandre ressuscitar Jon Snow???
    Resposta: JON SER O AZOR AHAI.
    Esta é a única resposta plausível pra Melissandre ressuscitar Jon… E isto não foi explorado na série.
    Jon ser filho deste ou daquele pouco importa pra Melissandre.

  • mary

    Acho que os produtores não se preocupam muito em dar spoilers dos livros. Até pq tem MUITA gente que só assiste a série. Eu particularmente não dou muita bola pra isso, pois foi através da série que conheci os livros. Acho bem plausível que eles cortem a parte dele passar um tempo no lobo, visto que é bem complicado (e caro) usar este tipo de artifício pra TV. Acho que a vai rolar da Melisandre ressuscitá-lo, e depois ele adquirir os poderes warg (que seria uma forma da série explicar isso, e sim eu acho isso MUITO importante pra história), acho tbm que ela tem poder pra fazer isso pois lembro que quando Stannis voltou da batalha de Água Negra ele estava se lamentando pelos soldados mortos e ela diz pra ele “se eu estivesse lá, eu poderia salvá-los” algo assim. E durante o encontro com o Thoros de Myr ela fala pra ele “você não deveria fazer isso”, acho que os sacerdotes vermelhos sabem ressuscitar pessoas, mas é uma coisa meio errada de se fazer. Provavelmente algo que vá contra as leis do Deus da Luz, ou algo do tipo. Tirando isso, a série mostrou várias vezes que ela realmente sente alguma atração pelo Snow, mas não só no ponto de vista sexual, e sim por ele ter alguma coisa que ela não sabe exatamente o que é, mas que deixa ela meio curiosa a respeito. Quanto a origem do Snow eles já deram bastante dicas da filiação dele, principalmente na 5ª temporada.

  • mary

    Esses dias o Kit deu uma coletiva pra divulgar um filme dele, mas os jornalistas ficaram proibidos de fazer qualquer tipo de pergunta a respeito da série. E ele ainda disse pros jornalistas que não sabe guardar segredo ahsuhaus. Mais suspeito que isso impossível.

  • Adriano

    Jon Snow é um dos meus personagens preferidos, juntamente com Tyrion e Sansa dentre os principais. Não gosto mesmo é da Arya.
    Mas o que pelo menos tento argumentar é que, na série, AINDA não existe argumentação plausível pra Melisandre ressuscitar Jon Snow.
    Faço a pergunta chave:
    – Qual a argumentação plausível pra Melisandre ressuscitar Jon Snow???
    Resposta: JON SNOW SER UM POTENCIAL AZOR AHAI.
    A paternidade de Jon Snow POUCO importa pra Melisandre… Pouco importa pra ela se Jon Snow é filho de Ned Stark com Wylla ou Ashara Dayne. Pouco importa pra ela se Jon Snow é filho de Rhaegar com Lyanna Stark.
    Importa pra ela se Jon Snow é um potencial e novo Azor Ahai e vai combater as forças do Grande Outro.
    Se ela enxergar em Jon Snow este potencial, é claro que ela vai ressuscitá-lo.
    Agora vem outra pergunta:
    – A figura do AA foi explorado na série???
    Resposta: Muito pouco…diria até de maneira bem ínfima.
    Nos livros isto é explorado o tempo todo por Melisandre…é a razão da busca dela… é a razão da vida dela.
    Nos livros temos MUITAS referências. São tantas as referencias nos livros que, além de Melisandre, temos referências ao AA em citações de outros personagens como Mesitre Aemon, por exemplo.
    Na série, nenhum outro personagem cita ou vislumbra alguma coisa (sonho ou visão) relacionada ao AA.
    ——————
    Esta é a minha argumentação.
    Série:
    – Melisandre não tem motivos fortes o suficientes pra ressuscitar Jon Snow. Falta desenvolvimento da argumentação do AA. Claro que Weiss, Benioff & Cogman podem explorar este fato a partir da próxima temporada. O que eu espero que realmente aconteça. Outra argumentação é que nem mesmo a paternidade de Jon Snow é relevante. Saber a paternidade de Jon Snow interessa a quem na série?? Não temos nem a carta que Robb escreveu legitimando Jon Snow e tornando o seu sucessor como Rei do Norte.
    A importância de Jon Snow é mediana.

    Livros:
    – A argumentação de que Jon Snow pode ser o AA prometido foi amplamente desenvolvida. A figura do AA foi amplamente desenvolvida, tanto que uma das mais acaloradas discussões é sobre quem será o AA: Jon Snow, Daenerys ou Stannis.
    Melisandre ressuscitar Jon Snow é plausível. A paternidade de Jon Snow pode colocá-lo tanto com a Coroa de Ferro do Rei do Norte na cabeça ou ainda ser um potencial pretendente ao Trono de Ferro.
    A importancia de Jon Snow é grande… senão gigantesca.
    ——————-
    Se ele for ressuscitado na série, tanto melhor, porém eu quero uma argumentação plausível pra isto. E não como citei acima, que a Bruxa Vermelha vai olhar pra ele e dizer:
    – Nossa… que bunitinho… tão fofinho neh… ninguém quer..?? Eu quero..

    Ficou meio florido isto ai no final…desculpe…não resisti… mas é o que vai parecer se não fizerem algo com relação a argumentação.

  • Anderson Ferreira Da Silva

    Pouca gente reparou no 8 episódio da 5 temporada um cara de capuz preto, ele mata alguns “zumbis” e não mostra o rosto dele, no final do episódio ele está sentado de costas no barco na frente do Jon Snow, o que me intriga é não mostra o seu rosto, acho que tem alguma coisa ai reparem na habilidade dele na hora de matar

  • mary

    Mas isso é questão de edição da série mesmo, não tem como colocar um livro de 650 páginas (no caso da 5ª temporada 2 livros de 600 e poucas páginas) em uma temporada de 10 episódios. Mesmo assim as pistas que eles dão na série são bem mais sutis, tipo quando apareceu uma sacerdotisa do Deus da Luz falando sobre a Daenerys ser “a que foi prometida” (referência clara sobre o príncipe prometido), ou ainda nas olhadas que a Melisandre dava pro Jon do tipo “ah esse cara tem algo especial”. E sobre a paternidade dele as cenas da Sansa com Mindinho falando sobre o torneio de Harrenhal, aquela cena do Meistre Aemon falando sobre o Targaryen perdido no mundo e corta pro Jon, até mesmo um comercial da 2ª temporada que aparecia Jon Snow sentado no trono de ferro, são pistas muito mais sutis e BEM MENOS trabalhadas que as do livro. Se ele voltar, o que eu acredito que seja mais pro final da temporada, vai ser depois de “visões do Bran” e alguém falando que a Daenerys é a “princesa prometida” e explicando essas coisas (vale ressaltar que no inicio da 2ª temporada Melisandre explica parte da profecia do AA). Eles vão acabar explicando isso, mas vai ser algo como fizeram com a Cersei (juntando algo de inicio da temporada com algo do fim). Quanto ao fato da Melisandre ajudar ao Jon, vai ser mais pra salvar a pele dela do que qualquer outra coisa, pq com Jon morto selvagens e patrulheiros vão tocar o terror naquele lugar e certo que vai sobrar pra ela e pro coitado do Davos. Ela não tem pra onde ir ainda mais pq o inverno tá pegando feio no norte. A única saída é trazer o Jon de volta pra que ele controle a situação ou ajude eles a fugir (fugindo junto pra não ser morto de novo rs).

  • Juh

    Nossa, essa descrição que você falou do livro 2 me pareceu uma imagem da gilly com o pequeno sam.

  • Jefferson Monteiro

    Blz eu entendi aonde vc quer chegar, mas vc está “levemente” enganado de novo!!! De fato, o NOME Azor Ahai não foi mecionado (exceto em um dos episódios da 2° temporada, quando a Melissandre queima vassalos de Stannis na praia) na série. Agora o que ele representa, como sendo aquele que vai combater a escuridão, é o que ela sempre mencionou, sempre. Por uma questão que eu não sei (e aposto que poucos sabem) os produtores não deram ênfase ao nome Azor Ahar, mas, repito, o que ele representa e tudo mais, sempre esteve presente através de Melissandre. É o objetivo dela desde o inicio, onde ela até agora achava ter desvendado como sendo Stannis e que agora descobriu que tudo foi por água abaixo. Mas você pode estar questionando: “mas porq Jon Snow?'” como vc sempre destaca. Ora meu caro, isso foi o que disse anteriormente, ou seja, vai ser explicado agora na 6° temporada (ou não). E é ai que a grande maioria, incluso eu, acredita que, pode ser Jon Snow.

  • heber

    Estão fazendo a pergunta errada. A pergunta não é se JSnow está morto é se ele volta.

  • Mike

    A questão é muito simples, meu caro Rickon: o que a série ganharia mostrando em detalhes a morte do Stannis? Absolutamente NADA.
    E, sim, a mesma pergunta pode ser feita pra várias outras cenas em GOT, mas um erro não justifica o outro…

  • Mike

    Pra mim não existiu dúvida nenhuma. As pessoas é que ficam com a pulga atrás da orelha porque, primeiro, sempre em filmes de ação ou de super herois, os mortos não estão realmente “mortos”, e sempre dão um jeito de voltar; e segundo, nos livros ainda não se sabe se o Stannis está morto ou não.

  • Mike

    Mas a cena da morte dele foi muito bem mostrada, sim. Só não precisaram mostrar a espada atravessando o corpo dele, mas assim como a morte do Syrio Forel ficou bem implícita na primeira temporada, o mesmo aconteceu com a morte do Stannis.

  • Tati Mnr

    Tb reparei nele, achei estranho somente ele estar com o rosto escondido, já que seria um companheiro da patrulha da noite.

  • Stephen Norton

    eu só acho que… Se a pessoa conseguir sentar no Trono de Ferro e manter os 7 reinos unidos e em paz, ela se tornará um rei digno… Pouco importa se for um “usurpador” ou “herdeiro por direito”…

  • Paulinha Barbosa

    Na boa, acredito que a historia de Jon não terminou, a teoria dele ser AA ainda está em aberto (minha opinião), já a teoria ‘L+R=J’ acho que ainda vai ser desenrolar tanto no livro, quanto na série (minha opinião) pq a impressão que dá é que alguns personagens sabe algo do Jon Snow, pq diabos a Ygritte vivia dizendo (você não sabe de nada jon snow) e depois a Melisandre, tendo essa um jeito diferente no olhar, poderia ser tensão sexual? ou pq de fato ela sabe de algo sobre ele?! especificamente sobre a origem dele. E o Lider dos Caminhates ? que encarada foi aquela na série? pq deram tanto destaque pra no fim chegar na muralha e morrer, pra mim não tem lógica nenhuma nisso,e outra, uma frase do Sam me intriga e o que me faz acreditar que não é o fim do Snow…Não se preocupe, ele sempre volta!

  • leleskt2

    o davos podia se tornar um juramentado da patrulha e servir o lord commander jon snow, ops perai kkkkk

  • Adriano

    Espero realmente que seja dado mais enfase ao AA na 6ª temporada. Uma explicação ao menos… Ai sim teríamos um terreno fértil pra ressurreição de Jon Snow acontecer.

  • Adriano

    Concordo e muito com vc sobre Melisandre: Ela foi pra Muralha pois não tinha aonde ir. Ali é um local conhecido.
    Concordo também sobre Bran e as suas visões… Elas devem dar suporte a muita coisa, entre elas dar uma fortalecida na paternidade de Jon e na lenda do AA…
    Enfim espero uma explicação e um desenvolvimento melhor destes dois pontos, pra que Melisandre ressuscite Jon. Só isto que quero…

  • Arthur Silva

    Sinceramente, Jon Snow nao morreu e se morreu eu abandono a serie, nao por ser um fan mimizento mais porque se matarem Jon Snow vai ser mais um personagem morto prematuramente ao exemplo de Robb que vivia dizendo que iria vingar o pai e todo o marketing incitando nos a pensar que averia o confronto Tiwin x Robb e simplesmente n acontece, eu fiquei simplesmente puto pela morte de Robb n por eu amar o personagem, eu gostava dele mas nunca foi um dos meus favoritos, mas por matarem ele sem o desenvolver, poxa ele teria uma puta historia pela frente, nao me importaria de ver Robb morrer, mas que sua morte tivesse algum sentido maior do que teve intao sinceramente eu nao engulo isso de botar personagens e personagens novos o que acaba tirando o tempo que deveria ser gasto para desenvolver os personagens que ja temos, Cade o Gendry?Quem é Cold Hands?Quem sao realmente os WW ?quem é o Corvo de 3 olhos(ou o q)?A vingança do Norte?A invasão da Dany(que meu Deus do ceu ta muito merda o arco dela se ela nao consegue governar uma cidade como vai governar Westeros)?A invasão dos WW?AA?o que ouve com Rickon(por favor né, tem que ter algo com esse garoto, ele nao ficou escondido por todo esse tempo pra nao dar em nada)?todo o desenvolvimento de Bran?O dragao de gelo?as crianças da floresta?Alem do fim de todos os arcos de todos os personagens? tudo isso em 2 livros, duas temporadas com todos os personagens que ficam acrescentando? cara vai da ruim, to sentindo que vai acabar incompleta essa historia, ainda mais que agora nao é mais uma historia onde qualquer um pode morrer a qualquer momento mas sim onde todos morrem pra algo qualquer em momento qualquer, para encerrar 2 coisas se Jon Snow morrer ou Dany vai ser o AA o que vai ser o maior cliche bosta, ou eles vao ter que desenvolver outro personagem para esse cargo, e pelo jeito tyrion esta caminhando para a cova tem agora que 2 protagonistas se juntaram, consequentemente 1 vai perder sua importância e vai morrer e como Dany é imortal nessa porra um dos personagens mais fodas da serie vai ter seu fim… espero estar errado
    PS: serio isso HBO? Vcs acabaram com os Baratheons Assim?Serio?Mataram a Shireen so pra chocar os telespectadores em 1 episodio?GGM nao deixa eles fazerem o que eles querem pelo amor de Deus

  • mary

    Acho que o termo Azor Ahai não será mencionado na série, vai ser algo como “O príncipe prometido” ou coisa parecida, mas o que ele significa sim. Aliás já apareceu discretamente em temporadas anteriores.

  • Roberto Junior

    Mas o Syrio tava encurralado, não tinha pra onde ir. o Stannis eu achei que ia ter uma morte super detalhada pq era O Stannis, sabe?
    Mas acho que vc tem razão, eu não tinha pensado na sua linha de raciocínio.

  • Vinicyus Soufern

    SIMPLES: MATAR JON É MATAR A SÉRIE. SE JON NÃO É AZOR AHAI, GOT = LOST.

  • Rickon Stark

    Eu acho que ele morre nos livros, mas na série não ficou claro se ele morreu naquele momento. E na série vão morrer personagens que estão vivos nos livros, e vice-versa.

  • Rickon Stark

    Não acho que seja um erro. Pra mim é necessário.

  • Rafael Pesse

    talvez Jon Snow tenha morrido para se livrar do juramento guarda da noite… com sua morte ele estaria livre do juramento aos Deuses.

  • John Flávio

    Concordo, ainda mais as troca de olhadas, se encararão daquela forma não foi por a caso, e Jon no seu olhar dizendo vai ter volta, deu pra perceber isso na cara, e lembrando q o AA é um exímio exterminador de caminhantes brancos, é esperar pra ver mesmo!

  • Marcio Dias

    cara concordo em tudo que vc falou, também tenho esse pensamento sou até um pouco mais radical, acho essa coisa de criar personagem, criar expectativa, e depois mata-lo é de certo ponto covardia do autor que tem medo de criar uma historia completa e satisfatória com um personagem é muito mas fácil mata-lo, é como se livrar de um problema.

  • sem nome

    De boa não acredito em uma palavra do que Nutter disse primeiro a série nunca escondeu uma morte pq n mostrariam a morte de Stannis sendo que o msm foi o penúltimo “rei” a morrer (Balon Greyjoy foi o unico que sobrou ganhou a guerra sem aparecer direito kkkk) pela guerra de thrones já que seu irmão Renly foi o primeiro depois Rob Stark e por fim Joffrey e a morte de todos foram mostradas assim como a morte da vários outros personagens importantes, então não faz sentido Stannis ter morrido de uma forma tão tosca sem mostrar ele sendo cortado pela Brienne que falando nisso é uma guerreiro honrada e acho que não mataria ele naquele momento sabendo que nem condições de se defender ele tinha e por fim a desculpa de “foi o fim de Stannis, e que seu corpo mutilado não foi mostrado por que seria “gratuito” simplesmente não colou.

    Já de Jon Snow nem precisamos falar né o cara ganhou tanto foco na série e dps no 8° episódio quando ele encara o rei da noite, para morrer daquela forma sendo que Melissandre tb estava la sua presença ia ser pra nada se não fosse para reviver Jon, ela se enganou com Stannis mas acho que sua previsão ainda foi verdadeira sobre os estandes dos Boltons estarem no chão depois de uma suposta guerra talvez ñ era pra Stannis vencer os Boltons e sim Jon com um exercito de selvagens e com ajuda dos nortenhos, tomando Winterfell novamente para o controle da casa Stark e do norte

  • Patrique Itamar

    Pow a morte de Jon snow foi muita sacanagem!!! Gosto muito do ator e de
    seu personagem não gostaria de ver ele Morrer assim,Morto por seus
    irmãos,Traidores!!! Da guarda da noite…Agora fiquei com apenas um
    personagem Favorito o Tyrion kkk Talvez sejá porisso que essa Serié é
    tão boa,Nela acontece o insperado, Morte prematura de personagens
    Queridos,Espero que tenha muitas temporadas pela Frente To amando de
    mais essa Serié!!!!!

  • Junior Cerqueira

    melhor serie que ja assistir na minha vida, viciante!!!!

  • Paulinha Snow

    Exato, essa encarada me deixou sem ar, pra mim foi o ápice da temporada…tipo, me fez pensar que o reencontro desses dois será épico (ele como AA, pq não? kk), por isso acredito muito na volta dele. Agora se de fato ele morreu, deram um grande tiro no pé…mas como vc disse, é esperar pra ver mesmo! é o que temos pra esse ano, esperar

  • Paulinha Snow

    Concordo, essa encarada não foi por nada, acredito que foi uma “grande” pista na volta do JON…terminar o que começaram…

  • leandrosr

    Só eles pensaram nisso? Sério?

  • Mike

    Galera, isso não prova NADA, mas o Kit Harington foi visto novamente em Belfast, um dos locais das gravações de GOT. O link pra notícia:

    http://oglobo.globo.com/cultura/revista-da-tv/kit-harington-flagrado-novamente-em-belfast-onde-acontecem-as-gravacoes-de-game-of-thrones-16912153

  • Alexandre Vaz

    Não vi ninguém queimar o corpo do Jon 🙂

  • GiuSal

    Não duvido da morte do Jon. Mas, se eles quisessem realmente o Jon morto não seria dessa forma. Os produtores sabem que há um vazio muito grande entre as temporadas e isso pode ser tido algo para deixar os fãs ligados nas notícias ou uma jogada para quem não leu os livros procurá-los e saber como isso se deu no texto original.
    Fico com um pé atrás devido a Catelyn, eles disseram que ela morreu, internet ficou no maior mimimi e no fim das contas, ela morreu!

  • Vitor Da Silva Amaral

    Olha se o Jon morreu, a serie morre! Espero ve-lo na sexta temporada, caso contrario a serie não será mais a mesma, dos Starks sobraram apenas as “crianças”? Bran, Arya, Ricon e Sansa? Vamos ver, mas a mulher de vermelho está na muralha e ela serve ao Dues do fogo, e houve um grupo na outra temporada que serviam ao mesmo Deus e o lider ganhava a vda novamente quando morto ( Episodio quando o Lider desse grupo morre lutando com o Cão de caça de jofry quando rei).

  • Cid D´Avila

    O que quer dizer “mais que morto”?

  • Thayane Severo

    SPOILER (ou não)

    Cara se matarem o Stannis, vão fugir do enredo do livro… Quem leu u dos capítulos do winds of winter
    sabe do que eu to falando….

  • Wesley

    Sim, sério

  • Taurus Jatoni Paupollous

    Acho que não saberemos nada sobre a muralha na sexta temporada , ainda acho que vão esperar o livro…

  • André

    Jon vai ser ressuscitado e voltar como cavaleiro de gelo.No capitulo 5,o ele derrotou um cavaleiro de gelo e ganhou a admiração do líder .Fonte confidencial.

  • ,,,,,

    ,,,,,,,,,,,,,,,,kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Daniel Vanella

    A Quinta Temporada infelizmente fugiu largamente do enredo do livro chegando ao ponto em que a história seguirá um rumo totalmente diferente pelo que dá pra perceber.

  • Rafael Da Silva Ferreira

    Galera vocês não esqueceram dos votos de quando eles entram para A Patrulha da Noite, em algum momento ele fica apreensivo em ver tudo isso acontecendo, seu pai morto, seu irmão, seus votos impediram ele de tomar para se uma vingança/justiça quanto a tudo, enfim, ele com certeza vai voltar e mais, o senhor de winterfell, protetor do Norte e depois senhor dos 7 Reinos!
    Quero ser otimista, agora é só esperar!! kkkk

  • Uelton Barbosa

    Também estou otimista pela “não morte” de Jon Snow. A Casa Stark está quase que acabada. O livro e essa quinta temporada, sinceramente, estão sem nenhuma conexão. Principalmente nesse final.

  • Arthur Silva

    depois de 2 anos venho te responder, rsrs, pois é cara matar um personagem principal com uma morte que tenha sentido, proposito e ou consequência tudo bem ao exemplo de Ned, Robert Baratheon, Jeor Mormont e outros, mais qual foi o proposito de matar Robb? o norte se revoltar com a morte covarde? o norte já tava revoltado com a morte de Ned, então a morte de Ned não teve sentido nenhum? apenas uma guerrinha em que os lannisters perderam alguns homens( que não é nada pra eles) e a propria morte de Jon Snow ( que não acredito que seja morte) se isso tiver acontecido vai ser uma merda, dai finalmente acabou meus personagens favoritos, so sobra o Tyrion mesmo mais não vejo u futuro tao grande pra ele como vejo pro Jon Snow, parece que tao induzindo a gente a só gostar da Dany
    E nas perguntas não respondidas esqueci de mencionar cade o Uncle Benjen?

  • Arthur Silva

    Exatamente