Por Dentro do Episódio 5.10 “Mother’s Mercy”

pordentro_mothersmercy

David e Dan começam o Inside the Episode dizendo que o episódio criado tem muitas coisas acontecendo, coisas que eles não viam a hora de mostrar. Eles comentam que Stannis fez a pior coisa que um ser humano poderia fazer. E que quando ele descobre que tudo foi em vão, ele está pronto para morrer, sentindo alívio quando Brienne chega. Sobre Brienne, é dito que ela sabia em seu coração que foi Stannis quem matou o irmão, Renly. E que esperava encontrar um monstro mas, embora Stannis tenha feito coisas monstruosas, encontrou alguém com qualidades humanas, como a bravura de deixar-se ser morto.

Sobre Theon, eles falam sobre o fato do momento mais definitivo na vida dele até aquele momento ser a decisão de trair os Starks. E agora, depois de tanto tempo, ele tem uma pequena redenção. E que Theon e Sansa passaram por coisas realmente terríveis e mesmo assim ainda conseguem encontrar a força para prosseguirem.

Sobre Arya, eles comentam que os Homens sem Face não matam por vingança ou ódio. Porque a morte é uma dádiva, com o ideal da morte sem dor. Mas que Arya não é assim, e não trata a morte como um presente para os outros, mas pra ela mesma. Há muitos mistérios que ela ainda não conhece, e ela não tem paciência para conhecê-los e compreender sua filosofia. Não se pega um rosto da Sala dos Rostos sem que se esteja preparada e, o pior, ela pegou por estar motivada pelo ego. Ela jogou suas roupas e dinheiro fora, mas não jogou sua espada, porque não estava preparada para deixar de ser quem é. Ela violou as regras da Casa do Preto e Branco e pagou por isso, ficando cega.

Dan conta que Daenerys, isolada e sem comida com seu dragão que só deseja dormir e se recuperar, resolve se virar sozinha. Mas… Ela encontra um grupo de pessoas que não esperava encontrar de novo: os dothraki. Ele diz ainda que Dany tinha uma relação com Drogo, que era diferente dos outros, e ele não está mais ali. Ela joga o anel no chão para que seus amigos saibam que ela esteve ali e seguirem sua pista para encontrá-la.

Sobre Myrcella, eles comentam como a cena poderia terminar segundos antes, e que tudo estaria bem. Mas que Jaime pôde apreciar somente por pouquíssimo tempo o fato de que Myrcella o reconhece como pai. E que Cersei não estará feliz quando receber a notícia. Sobre Cersei, é dito que o Alto Septão quer que ela sinta como é passar por aquilo, uma situação em que ela nunca imaginou ter que passar. E ainda, ele quer que outras pessoas a vejam em uma situação humilhante, uma pessoa de poder sem cabelos e nua nas ruas. Para que não sintam mais medo dela. A única pessoa que expressa qualquer tipo de simpatia e preocupação é Qyburn, que a acolhe e lhe dá um presente. E que vemos em seu rosto, no último momento, que ela foi humilhada, machucada, pés em carne viva… mas que ela ainda não foi derrubada.

Por último, Jon. É dito que o problema é que ele não é um homem cauteloso, e que heróis são assim, e é por isso que ele é amado. Ele é filho de Ned, fazendo o certo mesmo quando o certo é extremamente perigoso pra ele. A morte de Jon Snow é, segundo os produtores, algo em que eles pensavam há muito tempo. Ver Thorne matá-lo faz sentido porque ele é um homem mal. Porém Olly, segundo eles, é um garoto que passou por uma situação de horror cedo de mais, e que ele toma uma decisão que é muito difícil, mas entende de onde essa decisão vem. Jon, segundo eles, falhou com essa criança a quem ele queria muito fazer o bem. É um dos conflitos que fazem com que eles (David e Dan) amem os livros e a saga. Em última instância, não é sobre bem contra o mal, mas sobre pessoas que tem boas intenções em conflito umas com as outras. E que neste conflito, Jon não saiu vitorioso.

No proximo segmento vemos Nikolaj, Nell Tiger e Indira Varma falarem sobre o Adeus de Myrcella. Indira conta que sua personagem não gosta dessa garota Lannister, pois ela está em luto pelo amor de sua vida. Ellaria teve que admitir derrota para Doran: ou ela entrava na linha ou estaria morta. Mas, Ellaria ainda sentia ódio, determinada a ter sua vingança. Nell conta que sua personagem se sentia importante em Dorne, e que não queria largar tudo (inclusive o garoto que amava) para ir embora. Mas, Dorne não era mais um lugar seguro para ela. Nikolaj conta que Jaime pôde falar sobre seu grande segredo com Myrcella, e que pela primeira vez pôde ser pai. E Myrcella pela primeira vez pôde ter um pai. E em segundos, tudo muda.

No último segmento, temos “A Caminhada da Expiação” de Cersei comentada por George R. R. Martin:

“Temos aspectos simbólicos na Caminhada da Expiação ou a Caminhada da Vergonha. Você está nua. Você não tem nada a esconder. Toda discrição lhe foi negada. Seu cabelo foi raspado. Você está completamente vulnerável. Não há nada mais a esconder, perante Deus. Essa é a justificativa espiritual para esse tipo de coisa. Mas também é algo deliberadamente político. As pessoas não viam reis e lordes com muita frequência, a não ser que eles desfilassem com suas vestimentas luxuosas. Seu esplendor os ajudavam a governar, a impressionar. Quando você tira tudo isso, de uma rainha como Cersei, que era cuidada por criadas e protegida por cavaleiros, você também a despe de todo o seu poder. Cersei não é amada nas ruas de Porto Real. Esta é a mulher que você não ousa contradizer pois ela poderia ordenar que sua língua fosse arrancada. Agora as pessoas estão a chamando de nomes sujos, fazendo acusações, e eles estão livres para fazer isso. Isso muda toda a percepção pública dela, o que é, obviamente, parte da intenção. Ela enfrenta isso com coragem mas, no fim, está quebrada e machucada”.

Para acompanhar as discussões sobre o season finale da quinta temporada, acesse os comentários abertos para quem acompanha apenas a série e os comentários dos fãs dos livros.

Compartilhe:

Ao comentar no site você aceita as regras previamente estabelecidas.

Posts Relacionados

  • reborn
  • Victor Dias

    Se o Daario e o Jorah acharem o anel depois de 10.000 cavalos pisotearem ele,eu vou ficar é impressionado mesmo

  • Leo Guedes

    Myrcella e Stannis realmente mortos pqp …

  • PedroW

    Essa do Jaime e Myrcella foi a pior cena do ano. Que vacilo fizeram com esse personagem q era uns do mais interessantes, agora virou um estrupador, papai forçado e aventureiro.

  • leandrosr

    Foi bem o que eu pensei!

  • Como uma rainha como Daenerys sai pra passear por aí sozinha logo após milhares terem tentado matá-la?? Mais inocente que a Arya.

  • Martins

    No meio do nada dois caras solitárias acharem anel no meio da grama…. isso é GOT meu povo!!

  • wildfire35

    Apesar de odiar as mudanças que fizeram na historia de Stannis, gostei deste final, onde ele percebe que cometeu o maior erro da sua vida, e que tudo estava perdido.

    Quando ele foi pra Winterfeel, ele sabia que estava cometendo suicídio, pois não tinha nenhuma chance de sair vitorioso, mas mesmo assim encarou a morte de frente, sem jamais recuar e teve um fim digno, pois quando Brienne cita que esta ali pro Renly, ele lembra de mais um erro seu.

    Stannis mesmo sabe que ele agiu errado e deve pagar pelo que fez, iria odiar se tivesse sido um Bolton que o tivesse matado.

    Agora espero que Gendry seja legitimado, e que o nome Baratheon não seja extinto.

  • Edvaldo S. Júnior

    Ganchos enormes no fim desta temporada.. to anciosamente pela 6 temporada para ver como o cavaleiro das cebolas e a Melissandra lidaram com a morte de Jon e Stannis, e como o Jaime vai reagir depois da morte de Myrcella após a sua “reconciliação” e quero ver a Arya cegueta em açao, e a vingança da Cersex… Mas o que eu mais estou esperando e ver todos os patrulheiros sendo mortos pelos vagantes branco #FuckingWesteros #QueroveravingançadoSnow

  • Adriano

    Mas vamos ver neh… Weiss, Benioff & Cogman podem escrever que sim… rsrsrsrsrsrssrsrs

  • Saw

    E pelo jeito da cena: vão achar sim

  • Saw

    Gente, essa do anel foi forçada, ein? KKKKKK Eu jurando que era pra esconder o noivado ou alguma coisa do tipo, sei lá, mas não, é o mais óbvio mesmo.

  • Ryan Alcesya

    Ahhh, então aquele capítulo a garota cega, era a Arya? Só tinha visto o nome do capítulo. Esse episódio só teve morte e morte…

  • Graysian Willian

    ela nem ao menos sabia onde estava, estava justamente tentando se localizar.

  • Caroline Oliveira

    Eles pensaram em matar o Jon muito tempo? isso para mim esta no livro, AGORA se no livro o Jon voltar dos mortos e na serie n, meu caro isso vai ser a MAIOR cacada q a serie pode fazer, pior ate q n colocarem a Coração de Pedra pq n achavam “necessário”.

  • Felagund

    Eu odiei esse arco de Dorne. Espero que todo mundo ali morra.

  • LadyTargaryen

    Os cavalos vão farejar o anél, dãã

  • Marcos Oliveira

    Ou CSI

  • Patricia

    Eu fiquei super curiosa em saber o q os Dothraki vao fazer com a Daenerys. Achei namoral q o Drogon ia chegar na hora q cercaram ela ‘-‘

  • Cris Paimsaidd

    poxa nada ver aria ficar cega e eu que pensei que ela iria virar uma perita com espadas e vingar a morte da familia dela que lama

  • Henrique Tavares

    Vai ser moleza achar aquele anel naquele campo enorme. Ótima ideia, Dany.

  • Henrique Tavares

    Gente, o anel tem GPS, né. Poxa vida, vocês querem ver plothole em tudo.

  • Leonardo Sette Pinheiro

    Eles irão contratar Aragorn e Legolas como mercenários para rastrear para eles…

  • Diassis Santos

    eu estou esperando o podcast de vcs em? detestei a morte do snow!! eu nn aguento mais, todos os personagens que eu gosto estão morrendo cara!! daqui a pouco morre tambem a Dany e o anão mais famoso do mundo. #GeorgeR.R. Martin assassino! #triste, #diretores assassinos também!! #morte aos corvos traidores, casa Baratheon, e morte aos Lannisters

  • Voreno

    O problema é que não tem ninguém para legitimar o Gendry (supondo que ele esteja vivo, ainda!) como um Baratheon. A não ser que não mostrar a morte do Stannis tenha sido de propósito e a Brienne tenha dado com a espada na árvore (a posição em que ela começa o movimento do golpe indica que a espada bateria na árvore).

  • Thiago F. Coelho

    Doran Martell não mostrou a que veio. Nos livros, está bem claro que ele nunca perdoou ou esqueceu da morte dos irmãos pelos Lannisters, está bem claro que ele quer vingança. Na série, parece que ele só quer ficar de boas (até porque a série eliminou os filhos dele, que ele usa em seu plano de vingança. Ficou só o Trystanne, que possivelmente será executado em retaliação ao que houve com a Myrcella). Ridículo.

  • Fabricio

    Seria legal se isso acontecer!
    Este sobre nome tem peso…
    Não seria justo com os sete reinos se ela se extingui completamente!

  • marcelo

    Dorne até que era uma boa ideia, mas foi porcamente escrita, dirigida e editada.
    Tenho medo do estrago que os produtores e diretores farão nas Ilhas de Ferro e Vilavelha.

  • Luis Marson

    Depende…. você já ouviu a falar de Illidan Stormrage?

  • JPaulBeaubier

    Como bem me lembraram: o navio transportando Jaime e companhia era dornense. Não dá pra simplesmente achar que o Trystanne será executado assim. Fora que o Jaime mesmo sabe q a culpa não é dele.

  • JPaulBeaubier

    Nenhum Lannister no trono faria isso. Mas algo me diz que Tommen não durará muito por lá.

  • bgomes

    A daenerys não tá de boa com os dothraki? Não lembro quando/como eles se separaram… alguem me explica? :p

  • leandrosr

    Não teve nenhum pov da Daenerys solto cara.

  • Ingrid Matias

    Ela ficou meio de mal com eles. As khalesss voltam pra vaes dothrak quando o khal delas morre, então ela devia ter voltado ao invés de manter o seu khalasar.

    Eu acho que eles vão se juntar a ela. Afinal, o que ganhar de montar um dragão?

  • Jão Victor

    Desculpee confudi esse pov do qual eu falei é o ultimo pov dela na dança dos dragões

  • Roberto

    fácil fácil, rs

  • Filipe

    Oxen! Não leu os livros não? Não conhece o Lendário Symeon Olhos de Estrela?

  • Mario Vinicius

    R.I.P Myrcella 🙁

  • Jo

    Se o John Snow morreu e o corpo não for queimado, ele volta como White Walker?

  • JPaulBeaubier

    Eu já acho que ele não vai durar porque o Reizinho tem que morrer pra profecia da Cersei fechar. ):

  • bgomes

    Valeu, meu povo.

  • bgomes

    Aparentemente só se o Rei da Noite fizer isso.

  • Tiago Oliveira

    Se você considerar que anel está próximo a uma “clareira” feita por um dragão, com ossadas queimadas, fica mais fácil!

  • oseias

    R.I.P John Snow

  • Hideo Kojima

    Se John não volta mais, o que diabos a Melissandre foi fazer na muralha?

  • Max Matos Cível Ssa

    Não sei porque Hollywood convencionou que anel APONTA DIREÇÃO…

  • Mrfneto

    Acho que vocês tocaram no ponto chave da história quando falaram que a Série não é sobre o bem contra o mal, mas sim sobre pessoas e seus interesses, suas virtudes e seus defeitos. É por isso que amamos e odiamos todos os personagens e torna Game of Thrones a história mais foda que já escreveram.

  • Júlia Cavalcante Calheiros

    Acontece que cada vez que morre um personagem amado, como robb e jon, deixamos de gostar da série como antes, continuamos a assistir esperando vingança sei la, mas não como antes e pouco substitui os que foram perdidos. A morte de Jon, foi uma facada na maioria. Não tem essa de “quer final feliz, assista disney”. Mas de simplesmente precisarmos de um personagem para admirar e amar, que tenha defeito, virtudes.. mas que exista. Sem isso não tem sentido assistir nada e nada vai substituir Jon, se ele não voltar vai ser maior desgosto porque irei perder toda vontade de ler/assistir got..

  • Edson Bello

    Talvez eles nem cheguem a Porto Real, tem umas teorias que falam que eles vão ao encontro de Dany, assim Trystanne ficaria no lugar que era do filho de Doran nos livros.

  • Edson Bello

    Ela está num deserto de grama SOZINHA e com fome, não tem seus serviçais para dar comida e água.
    Ali ela não é rainha, ali ela é ninguém.

  • Leo Sardilli

    Bem colocado Júlia, compartilho de sua opinião.
    Um ou outro morrer, tudo bem, mas depois de quase 4 anos torcendo,vibrando,esperando vingança, ver um personagem tão querido morrer e ainda de uma forma tão covarde, é triste.
    Só não fico mais triste por ter esperança da Melissandre trazer ele de volta.

  • Leo Sardilli

    Acredito que vc esteja enganado, no capítulo que a Melissandre queima os 7 ela diz, quando eles estão reunidos na pedra do Dragão tbm.

  • Thiago F. Coelho

    Até que isso faria sentido (afinal de contas, o Doran TEM que ter um plano de se aliar aos Targaryens e se revoltar contra os Lannisters)

  • Fabricio

    Não. A Muralha tem poderes mágicos!
    Isso acontece somente além da muralha!

  • Fabricio

    Verdade!
    Mas a espada dele sim!

  • Fabricio

    Claro que não!
    Fica tranquilo, ele volta da sétima temporada já no seu verdadeiro corpo e com o pau já quebrando com a guerra contra os Vagantes Brancos!
    Aquela troca de olhares entre o Jon e o Rei da Noite não significou nada para você?

  • Raul Benevides

    Eu acho que ele vai voltar. Como o ator disse que não estará na sexta temporada (provavelmente fique num coma profundo e sua alma viva dentro do Fantasma), acredito que ele retornará na sétima temporada. A Melissadre não apareceu lá a toa. Sem contar que com a “morte” ele foi liberado da patrulha da noite. Agora poderá ser quem ele nasceu para ser.

  • Raul Benevides

    Posso estar viajando, mas acredito que Jon retornará apenas na sétima temporada. Nesta sexta, teremos mais ênfase nos acontecimentos do arco do Bran, do Rickon e Sansa… Dentre outros. Acredito que a alma de Jon ficará atrelada ao corpo do Fantasma. Enquanto isso, Jon estará em coma. Melisandre irá trazê-lo do mundo dos mortos (todos vão amá-la por isso… rs). Ele se tornará Azor Ahai. Irá encontrar Daenerys em algum ponto da história. Irão se amar, e ela, assim como a Nissa Nissa, irá morrer. Jon irá matá-la com a Luminífera – quando ele cravar o peito de Daenerys com a espada, as chamas voltarão a ascender – em prol de salvar Westeros dos Caminhantes Brancos.

  • Leonardo

    Ela fala o nome Azar Ahai ou apenas chama de O escolhido?

  • ela nunca fala azor ahai. esse termo não existe na série.

  • Júlia Cavalcante Calheiros

    Sim, reconheço todas as teorias, conclusões dos livros e acredito. Só tenho um medo deles ‘resolverem’ mudar esse rumo e matar mesmo ele, por a galera toda ja esta contando justamente com a volta dele e decepcionar (pq estavam bem putos com todos os spoliers anteriores), e tentar por um personagem querido novo, slá.. por exemplo vai o rickon reaparece manjando de tudo e vire protagonista fazendo esquecerem jon. Meu medo! Quero que Rickon apareça foderoso, mas que Jon volte mais foda do que ja era –‘

  • Júlia Cavalcante Calheiros

    justamente, que isso seja só um rumo pra ele poder renascer como a profecia dita o/.. realidade ja vivemos demais, quero ao menos uma ficção honrosa. ‘Todos os homens devem morrer’, pois que morra na ultima página do ultimo livro em alguma guerra final.. mas nao agora kk

  • Mateus Peixoto

    O exército dos mortos é algo impossível de ser derrotado com força humano. Acho que a morte Jon o transformará em uma espécie de White Walker vingador. Em Got, os White Walker pensam, acho que nesse caso ele volta como um

  • Mateus Peixoto

    Gente, os produtores disseram que o arco de Bran acabou nos livros, então sério que o final dele foi ter encontrado as criancinhas estranhas e morar naquela caverna ? o que diabos era o corvo de 3 olhos ? e aquela arvore mágica ?

  • Acabou até o livro 5. Tem mais dois que ainda serão publicados.

  • Rickon Stark

    Bran está em treinamento com o corvo de 3 olhos. No próximo livro veremos o resultado desse treinamento, e na próxima temporada ele volta.

  • Rickon Stark

    Mas nãp ficou claro se o Stannis morreu mesmo ou não.

  • Rickon Stark

    Se o Rei da Noite chegar à Muralha, ele poderá transformar o Jon em White Walkers, caso não o queimem. Foda é se os patrulheiros resolverem queimá-lo, aí adeus Jon mesmo.

  • Dante

    O melhor do game of thrones é isso,é imprevisível,qualquer um morre não tem protagonismo e não tem essa de os bonzinhos triunfarem sobre o mal.

  • Júlia Cavalcante Calheiros

    Sim, todos nós sabemos disso

  • Igor de Oliveira Zwicker

    “Ela [Daenerys] joga o anel no chão para que seus amigos saibam que ela esteve ali e seguirem sua pista para encontrá-la.” Para quem afirmou que esta não foi a razão.

  • Igor de Oliveira Zwicker

    Em que contexto é citada a Luminífera na série? Não lembro.

  • Olnei

    Ficou claro para mim nesta temporada : os Imaculados são uma fraude como exército. A Daenerys deveria devolvê-los, pedir o dinheiro de volta, entrar no Procon e ainda pedir indenização por danos morais!!

  • Jo

    Vlw.

  • jujuba

    Esperando ansiosa pelo podcast…

  • Cartolinha

    Esse papo de “Game of Thrones não tem protagonista” é uma piada, a trama é feita de personagens e histórias desses personagens, se o cara cria uma história foda de um personagem um background bem elaborado fazendo com um encaixe perfeito na trama principal, e depois ele mata esse personagem da forma covarde sem um motivo muito foda ele esvazia a trama e todas as pontas mal explicadas do personagem, isso talvez explique a pobreza de enredo dessa quinta temporada, as cenas não foram muito boas, nem mesmo bem elaboradas, e não haviam mais muitos personagens (como havia no início) para preencher essas lacunas com diálogos tramas, intrigas. Isso ficou evidente nessa temporada, só eu reparei isso? Que a temporada só começou a partir do sétimo episódio. Quer conta criar uma história uma posição e expectativa num personagem e depois mata-lo sem mais nem menos? Beleza! Mas substitua o mesmo personagem conte uma história de outro que seja a altura e faça ele ter significado na trama como o seu antecessor, senão vai continuar acontecendo o que está acontecendo, o seriado está sendo esvaziado dos personagens importantes e sendo substituídos por outros inúteis sem importância nenhuma sem nenhuma simpatia pelo público, conseguiram destruir o background do James Lanister, um cara que tinha uma importância e significado na trama, não mataram o personagem mas mataram a importância dele, esses produtores parecem ter perdido a mão para tocar a trama. Eu como mestre de RPG a 18 anos fiquei envergonhado com essa temporada.

  • Fabricio

    Cara, acho que na segunda temporada quando aparece o núcleo do Stannis!

  • Carlão

    tudo bem você até pode ter razão, mas game of thrones está revolucionando as series abestalhadas dos norte americanos onde todas as historias contam a vida de um imbecil que se faz de phodao, mas acabam sequestrando um familiar, entao conseguem capturar , mas nao o matam e ele escapa e mata todo mundo kkkk

  • Acácio Fernandes de Sousa

    Pra refletir .. quando Bran quebra a coluna e fica em côma, ele desperta seus poderes de wang, e em seus sonhos ele se conecta com o corvo de 3 olhos, o Deus das árvores coracao, então ele entra em um dilema, quando esta caindo , se tocar o chão da atenteder que ele morrerá na vida real , então o corvo o incentiva a voar ( desperta os poderes) e viver o que ele faz , e acorda … ate aqui ok, no seu encontro com o corvo em seu primeiro deslize pra arvore ele ver seu pai jovem dizendo ” que eles viva como irmãos, e que minha senhora encontre perdão em seu coração” ao meu ver essa passagem e sobre o jonh , filho da lya. Ou seja bran em algum momento vai ver seu pai conta toda historia e então saberá a verdade sobre jonh. Teoria 1:Levando em conta que jonh não morra e fique em coma ao cuidado de melissa, bran se conecte a ele conte seu passado o fazendo acorda … Teoria 2: quando bra faz wang em um corvo ele sente a alma de uma mulher , o Deus coração diz que a mesma morreu a tempos , e que um fraquimento da alma do mestre dica no animal , sendo assim que a alma do jonh esteve no fantasma, e que no processo da conversa de bran com john ele recupere essa parte da alma e acorde.. reforços desse ponto de vista, na visão de melissa ela ver um homem de cara dura como casca de arvore ( referncia ao rosto do bran nas arvores ) e um garoto lobo ( pode ser o próprio bran, mais creio que seja o john) ai vem a parte e hora ele é homem e depôs lobo e novamente homem … Não vejo outra forma do jonh reviver e por cima ainda solucionar o seu passado..

  • Marcus Soares

    se intitulando mestre de alguma coisa matou seu comentário kkkk
    concordo com vc! 😀

  • Marcus Soares

    sabe quantas temporadas serão?

  • Marcus Soares

    kkkkkkkkkkkkkkkkk gostei muito do seu comentário. Achei exatamente o mesmo!
    Rindo pakas!

  • Marcus Soares

    acho q foi por outro motivo tbm.

  • Acácio Fernandes de Sousa

    Ate o momento previsão de 7

  • Igor de Oliveira Zwicker

    Qual? Ela esconder dos dothraki que casou novamente?