Por Dentro do Episódio 5.09 “The Dance of Dragons”

Atualizado: O vídeo principal já possui legendas.

dentro_509_got
A essa altura, todo mundo já sabe que o vídeo de Por Dentro do Episódio dessa semana deu o que falar. Até fizemos um artigo exclusivo sobre as repercussões do spoiler dos livros que David Benioff soltou “sem querer querendo”. Pra quem ainda não viu, tá aí o vídeo que é um recorde de vizualizações do segmento (mais de 600.000 views até o momento da publicação desse texto):

David fala que Stannis não volta atrás quando toma uma decisão. E é por isso que é um general militar tão efetivo, sendo essa obstinação sua força e também sua fraqueza, fazendo com que suas vontades o definam. Segundo o produtor e roteirista, a única escolha que Stannis tem é a da seguir em frente e que ele escolhe a solução que Melisandre apresentou, servindo sua filha em sacrifício ao Senhor da Luz. E ainda, que a escolha de Stannis é a da ambição versus amor pela sua família. E ele escolhe a ambição. E então ele fala o que levantou muito debate: “Quando George nos falou isso pela primeira vez, lembro que foi um momento em que olhei para Dan e pensei oh, isso é tão horrível, mas bom no sentido da história, porque tudo faz sentido. Desde o começo, vimos Stannis e Melisandre sacrificando pessoas, queimando pessoas vivas. Tanto foi falado sobre sangue real e o poder do sangue de um rei, e tudo isso resultou no sacrifício de Shireen“. E por fim, ele diz que foi um dos momentos mais horríveis de ter que se filmar para a série.

Dan fala que é uma cena que levanta a questão do que poderá acontecer se Melisandre estiver errada. E que é muito difícil entrar na cabeça de Selyse para compreendê-la. E que, bem, Selyse sempre foi fervorosa e o resultado de seu fervor foi o destino de sua filha na fogueira. A filha Shireen, que nunca teve a oportunidade de ter uma mãe de verdade. David acrescenta que quando Selyse ouviu a filha gritando por ela em agonia, a religião ficou de lado e a rainha resolveu ser mãe, mas era tarde demais.

Arya, segundo eles, está completamente dedicada em se tornar um Homem sem Face (sic) até que ela vê essa criatura monstruosa do passado. Ela escolhe falhar no primeiro teste que lhe é dado por Jaqen para espionar Meryn Trant. Arya é conduzida pela ideia da vingança há muito tempo, por sua lista e orações. E agora uma pessoa dessa lista surge diante dela, e ela vê uma oportunidade. Os produtores no entanto afirmam que pelo semblante de Jaqen não dá pra saber se ele pegou a mentira dela ou não.

David lembra de ler a cena da Arena de Daznak no livro e pensar: “Holy, shit!“. E de escrever um email para George depois de ler dizendo “Essa é uma das melhores cenas dos seus livros e eu não tenho a mínima ideia de como iremos fazê-la“. Quanto a Dany e Jorah, os produtores lembram que ela poderia parar aquilo a qualquer momento, mas não pôde, porque ela se lembra que é uma rainha e não pode voltar atrás com sua palavra. Dany está em conflito entre ter que se endurecer e ver um grande amigo morrer. E Jorah está disposto a mostrar, mesmo temendo a morte, tudo o que faria por ela. Sobre o fim, quando Dany dá as mãos para Missandei e fecha os olhos, é um momento de entrega, um momento em que ela está em paz e pronta para morrer. Mas Drogon aparece. E segundo Benioff, como já foi dito na série e nos livros, há uma conexão profunda entre Dany e Drogon, Targaryens e seus dragões. E que essa cena é uma prova de que Drogon sente e comparece quando sua mãe está em perigo. Eles se lembram da cena em que Jorah diz que é difícil ser cínico depois de ouvir dragões bebês cantando. E que esse foi o momento para Tyrion deixar de ser cínico e perceber que Dany é a escolhida (sic).

Em um próximo vídeo, Alexander Siddig e Nikolaj Coster-Waldau discutem o segmento ‘Trusting Jaime Lannister”. Alexander conta que Doran conhece muito bem Jaime, e que confia nele tanto quanto poderia enganá-lo. Pois há algo entre as palavras que eles trocam, durante a cena do desjejum. Nikolaj diz que Jaime conhece o mundo em que vive, e que é muito bom nesse jogo:

No último vídeo vemos George R. R. Martin comentando o segmento The Fighting Pits of Meereen”. Ele fala que Meereen é a cidade de escravos especializada em produzir essas lutas entre escravos. Yunkai e Astapor também tinham arenas de luta, mas não como em Meereen, onde vemos lutadores sendo treinados, vendidos e escravizados por toda a cidade, para essa finalidade. Além da Arena de Daznak, onde milhares de pessoas podem se reunir para assistir as grandes lutas.

Ele fala sobre a impopularidade que Dany ganhou ao tentar acabar com esses atos desumanos. Pois, mesmo os libertando e matando seus mestres cruéis, ela fez pouco de seu esporte favorito. E que o maior obstáculo dela é entender como ela pode fazer com que esse povo aceite seu modo de governar. Ela acha que aquilo é feio, repulsivo e bárbaro, mas não tem o direito de lhes tirar isso.

Para acompanhar a acalorada discussão dos leitores ao redor desse episódio, visite nosso post aberto para quem não leu os livros clicando aqui, e para quem leu os livros clicando aqui.

Compartilhe:

Ao comentar no site você aceita as regras previamente estabelecidas.

Posts Relacionados

  • Alkatraz

    Foi o melhor episodio até agora. Sem duvidas.

  • Anderson Ferreira Da Silva

    Acho que Stannis vai perder a batalha contra os Boltons, como “castigo”, não acredito que ele morrerá nessa batalha, pois acredito que ele morrerá nas mãos de Brienne.

  • Michel Malva

    Ainda prefiro o 8, mas realmente foi excelente esse também, o que cria ainda mais expectativas para o 10 pra terminar a temporada.

  • Laercio Macedo

    escolhida de quem?pra que?por que vai morrer?

  • Marcos Diniz

    Cadê o PODCASTERO??? :/

  • Alvaro Rexs

    Sinceramente, eu não sei como a turma achou a cena de Daenerys e Drogon tosca! Drogon chegando e fudendo tudo foi o que há!

    A atuação de Emilia Clarke foi boa!

    Tudo bem que quando ela montou no dragão retrocedeu um pouco em qualidade… mas nada que desmerecesse a cena!

    Eu adorei!

    Até pq efeito especial e efeito visual em série é de uma qualidade inferior aos dos filmes, mas dizer que ficou ruim, não ficou!

  • McPhisto

    Pow, eu sempre imaginei que a cena da Danny na arena seria tipo a do Episódio II de Star Wars, só que muito mais massaveio…porém foi decepcionante, seria bem melhor se a Danny domasse o drogon que nem nos livros!

  • Anne

    O nono foi o episódio mais esperado sem dúvidas, mas o 8 foi bem melhor!

  • Alice

    vai sonhando…

  • leila.llfm

    Sai só aos sábados.

  • Rodrigo Vieira

    O Alexander Siddig praticamente confirmou que o Doran ta enganando o Jaime?? Juntando isso com o que a Jessica Henwick disse numa entrevista, que as Serpentes de Areia terão um papel importantíssimo e que vai virar o jogo no finale, quem também aposta que o Jaime morre nas mãos dos dorneses em Mother’s Mercy?

  • Niculas

    Cara achei o Drogon lindão. Logico que a atuação da Emilia ainda não foi das melhores e claro que não iria superar o episodio 8.

  • GiuSal

    Realmente não souberam reproduzir ou adaptar.
    Espero que Lena Headey dê um show de interpretação neste último episódio.

  • Eu achei muito bom! Vi o povo reclamando, e tudo mais, só não vi motivo pra isso. Eva cara do Tyrionvtavab impagável kkkk
    Foi assim “porra, um dragão!!” “PORRA, ELA TÁ VOANDO NO DRAGÃO!!! ME ABANA”

  • Alkatraz

    Eu achei o 9 muito bom porque eu estava esperando muito a cena do dragão descendo na arena (mesmo eu tendo achado a cena em sim meio fraca). Mas, o que mais me impactou neste episódio foi a sena do sacrifício. Foi de uma crueldade muito grande. Eu até que me simpatizava com o Stannis. Mas agora espero do fundo do meu coração que o Ramsay esfole ele vivo.
    Gostei muito do 8º também.

  • Maíra

    É impressão minha e o Dan disse o que seria o maior spoiler dos livros? Dany é a ESCOLHIDA ? Ela que seria a heroína e não o Jon? Se bem que Jon é um exemplar tão perfeito e óbvio da trajetória de um herói e Dany é comete tantos erros (afinal, aprendemos errando) que eu não ficaria surpresa se GRRM subvertesse assim as expectativas dos leitores.

  • wons noj2

    é né, mas poderia ter sido muiito melhor

  • isneiqui

    pois é, ia postar isso tb.

  • Patrick

    O que eu não gostei foi das cenas de luta, não me convenceram.

  • Patrick

    Mas sangue de rei tem poder…
    Todas as vezes que a Melisandre fez o voodoo dela deu certo. Alguém vai morrer com certeza, mas não vai ser o Stannis.

  • Rhaellys

    Pensei que era só comigo…

  • Daniel Miranda

    Ele tem que reencontrar a Cercei antes de morrer, do contrário a série perderá a essencia do personagem.

  • Tayse Rodrigues

    ”Tô no chão, LANNISTER, Tyrion”

  • Tayse Rodrigues

    Cara, eu me emocionei! Achei muito top a cena, sem falar que dragões são sempre incríveis!!!

  • Marcio

    Interessante sua teoria. Talvez ele revele algum plano futuro sobre isso para as serpentes, mas acho que tem muitos plots nesse último episódio pra Jaime morrer por agora. Até porque a morte de um personagem mais principal geralmente toma um tempo grande de tela.

  • Guilherme Anjos

    Acho que o Stannis vencerá. E o Ramsey fugirá com a Sansa, ou algo assim.

  • Guilherme Anjos

    Stannis triunfará, Roose morrerá e Ramsay fugirá, guarde minhas palavras.

  • Guilherme Anjos

    Stannis triunfará, Roose morrerá e Ramsay fugirá, guarde minhas palavras. 😉

  • Gildo Cravo Batinga Neto

    Resumindo, a série de televisão é uma versão bem ralada dos livros. Eu, pessoalmente, não acredito que Daenerys seja a escolhida. Penso que o objetivo final dela será reestabelecer a cultura valiriana.

  • wons noj2

    credo mano, qual a graça de ver isso? falta 2 dias, aguarda o episódio

  • Foi bem isso mesmo, Álvaro. Ela ficou sem palavras, deve ter pensado “elementos ama e veio me salvar.” achei legal isso. Mostrou a ligação que ela tem com ele.

  • Se qua do eles eram uns Lagarinhos já emocionava, agora então…. Nossa! Eu já região episódio umas 12 vezes kskskkzkzk

  • Niculas

    Ele fez uma cara: Eu também quero voar num dragão… rsrsrs

  • Niculas

    Até ai concordo com vc. Quando ela o viu ela passou a emoção, mas na hora quando ela montou o dragão… Acho que não passou que ela tava nem com medo ou sem medo. Cara ela voo num dragão! Eu estaria louco kkkkk

  • Hahahahhahahha se as teorias estiverem corretas….
    Aposto que ele vai montar o Viserion <3

  • Xras

    Na verdade eu acho isso um destino bem melhor pra ela do que viajar pra Kings Landing, se possível gostaria que ela fosse visitar Valiria antes de partir, quem sabe conhecer os homens de pedra e quem sabe curar o Jorah, e slá, tipo não reconstruir Valiria, mas realmente descobrir os segredos do povo dela e quem sabe começar um reino dela mesma

  • Niculas

    Eu to achando que um dos dragões vão morrer antes de ir para Westeros

  • Henrique Toledo

    Comigo também, há alguns dias já.

  • Gutierrez Rodrigues Reis

    Ela poderia soltar os outros dois dragões e voltar matando todo mundo >:D

  • [email protected]

    oi???