Os 5 personagens que George R. R. Martin gostaria que estivessem em Game of Thrones

George R. R. Martin listou, em entrevista para James Hibberd da Entertainment Weekly, os 5 personagens das Crônicas de Gelo e Fogo que foram excluídos da série de TV mas que ele gostaria de ver na tela. O autor dos livros, que tem papel apenas consultivo na produção da série, diz que sabe que os livros incluem milhares de personagens e entende que por razões práticas os produtores se vêem obrigados a cortar ou mesclar alguns deles. Entretanto, Martin realmente gostaria que especialmente alguns dos excluídos estivessem em Game of Thrones, e ele dá seus motivos.

"Strong Belwas", por Sir-Heartsalot.

“Strong Belwas”, por Sir-Heartsalot.

Belwas, o Forte

Martin revela que gostaria de ter visto Belwas, um guerreiro eunuco enviado por Varys juntamente com um disfarçado Barristan Selmy ao encontro de Daenerys:

Belwas, o Forte, que era parte da comitiva de Dany. Eu entendo por que ele foi cortado, mas eu meio que sinto falta dele.

Nos livros, Belwas protagoniza uma cena grotesca mas emblemática: após vencer o campeão de Meereen em combate singular, ele defeca em frente aos portões da cidade e se limpa com a capa do herói morto. O personagem teve algumas de suas características incorporadas a Daario Naharis.

Jeyne Poole

Martin também revela que gostaria de ter visto mais da amiga de Sansa na TV:

Ela é uma personagem menor no primeiro livro, então ela desaparece e então – BUM – lá está ela no quinto livro de uma forma importante.

"The Prince of Winterfell", por Thrumugnyr. A imagem retrata Theon, Ramsay e Jeyne.

“The Prince of Winterfell”, por Thrumugnyr. A ilustração retrata Theon, Ramsay e Jeyne.

Jeyne obviamente esteve em evidência recentemente, em razão da controvérsia envolvendo a cena do estupro de Sansa por Ramsay Bolton, que nos livros ocorre com ela. A personagem tem um dos destinos mais trágicos dos livros: Jeyne acompanhou os Stark a Porto Real juntamente com seu pai Vayon, mas depois da queda de Eddard e morte de seu pai, foi dada a Petyr Baelish e treinada como prostituta em um de seus bordéis. Ela é enviada pelo próprio Tywin Lannister como Arya para os Bolton, que sabem que na verdade ela não é uma Stark, para que estes sedimentem seu poder no Norte. Quando Theon a encontra antes das núpcias com Ramsay, ela é uma pessoa já psicologicamente quebrada e com marcas de chicote nas costas, e fica ainda mais traumatizada depois das experiências com Ramsay. Mance Rayder (disfarçado como Abel, o Bardo) e algumas guerreiras selvagens são enviados da Muralha para tentar resgatá-la, acreditando se tratar da verdadeira Arya Stark. Durante o curso dos livros, Jeyne ficou completamente abalada mentalmente e foi sempre um peão nas mãos de outros, sem demonstrar nenhum sinal de possível desenvolvimento ou saída desse status, ao contrário da vítima de Ramsay da TV.

Willas e Garlan Tyrell

Willas Tyrell, por Mikey Booch.

Ser Garlan Tyrell, por Aaron Miller. © Fantasy Flight Games

Os irmãos mais velhos de Loras e Margaery, um deles herdeiro de Jardim de Cima e o outro um dos melhores espadachins de Westeros foram ambos cortados. Martin diz sobre eles

E na família Tyrell, Loras não é o filho mais velho nos livros. Há dois irmãos mais velhos, Willas e Garlan. Eu não os inseri só por diversão, eles têm papeis a desempenhar nos dois últimos livros, e eles não existem na série. Eu disse desde o começo que eu queria que tivéssemos mais horas, mas os produtores trabalham 24 horas por dia, 7 dias por semana, 12 meses por ano.

Os Tyrell mais velhos também tiveram algumas de suas características incorporadas ao irmão mais novo: Loras se tornou o herdeiro na TV, enquanto esse posto é de Willas no original. É também com ele que Tywin pretendia casar Cersei e Olenna pretendia casar Sansa, e não Loras como ocorre na série. O outro irmão, Garlan, chamado o Galante, que provavelmente é um espadachim melhor até do que o próprio Loras, apesar de menos famoso, foi quem usou a armadura de Renly na Batalha de Água Negra original, o que na série coube ao irmão mais novo. Não foi a primeira vez que George falou sobre a importância deles nos livros futuros, tendo mencionado os personagens como exemplos do problemático “efeito borboleta” da série em 2013.

Lady Stoneheart (Senhora Coração de Pedra)

Ilustração por garleta. Na imagem, Beric e seus companheiros encontram o corpo de Catelyn no Tridente.

Ilustração por garleta. Na imagem, Beric e seus companheiros encontram o corpo de Catelyn no Tridente.

Finalmente, mais um personagem polêmico, que os fãs insistem em crer que aparecerá na série a despeito de o tempo para tanto já ter passado e das inúmeras declarações e evidências de que ela foi mesmo cortada. A fala de Martin, a citando como uma das excluídas, só vem reforçar esse fato. O autor, no entanto, tenta negar a ideia de alguns fãs de que ela seja um “zumbi inútil”, com importância e relevância limitadas nos livros até o momento que não justificariam sua inclusão, também defendida pelo diretor Alex Graves.

A Senhora Coração de Pedra tem um papel nos livros. Se ele é suficiente ou interessante o bastante… Eu penso que é, ou não a teria inserido. Uma das coisas que eu queria mostrar com ela é que a morte que ela sofreu muda uma pessoa. Eu já falei sobre Gandalf, e como o impacto de sua morte foi enorme. Quando eu era um menino de 12 anos lendo A Sociedade do Anel e “Fujam, seus tolos!” e cai no abismo… foi ‘Puta merda! [J.R.R. Tolkien] matou o mago! Esse era o cara que sabia de tudo. Como eles vão destruir o anel sem ele?’ E agora os ‘meninos’ têm que crescer porque seu ‘papai’ morreu. Se Gandalf pudesse morrer, qualquer um poderia morrer. E então só alguns capítulos adiante Boromir cai. Essas duas mortes criaram em mim a coisa de “qualquer um pode morrer”. Nessa altura eu estava esperando que [Tolkien] pegasse a Sociedade inteira um por um. E então nós também pensamos em As Duas Torres que Frodo está morto, já que Laracna o picou e o amarrou. Eu realmente acreditei porque ele havia me preparado com as outras mortes. Mas então, é claro, ele traz Gandalf de volta. Ele está meio estranho a princípio, mas então ele é basicamente o mesmo velho Gandalf. Eu gostei do impacto que tivemos com a saída dele.

Ele também reitera um fato sobre a personalidade da personagem que muitos entendem – principalmente pelo fato de não haver mais POVs de Catelyn após sua morte nas Gêmeas – mas que é às vezes ignorado pelos mais fervorosos fãs dos Starks, que coincidentemente são os que mais nutrem esperanças de seu retorno:

A Senhora Coração de Pedra não é Catelyn. Eu tentei preparar isso antes com Beric Dondarrion e suas repetidas [ressurreições]. Há uma aparição rápida de Beric no livro um e ele cavalga cidade adentro e ele é esse cavaleiro sulista extravagante. Esse não é o homem que encontramos depois.

Recentemente surgiram, como já é tradicional nas últimas temporadas, rumores de que a personagem poderia aparecer no último episódio da temporada, simplesmente pelo fato dele ser intitulado “Mother’s Mercy” e de Stoneheart ser referida também como “Mother Merciless” nos livros. Mais uma vez, porém, uma interpretação fundada em wishful thinking: o título muito provavelmente se relaciona com o “Perdão da Mãe” (dos Sete) e com o arco de Cersei, já tendo sido referenciado pelo Alto Pardal em episódio anterior.

Gostaram das escolhas de George? O que dizer sobre o “efeito borboleta” na série gerado pela exclusão de personagens? E, claro, algo mais a dizer sobre a exclusão de Stoneheart e os novos rumores (que sim, sabemos que é algo que vocês adoram falar sobre)? Comentários abertos.

Compartilhe:

Ao comentar no site você aceita as regras previamente estabelecidas.

Posts Relacionados

  • JPaulBeaubier

    Os tyrell me surpreenderam. Sei que é altamente provável q a série abords Jardins de Cima mas eu realmente tenho poucas lembranças deles. Mais uma relida aqui e ali em vista.. (:

  • Devanil Júnior

    Sobre os argumentos contrários a aparição da Lady no fim dessa temporada, só digo uma coisa: NÃO OUÇAM, APENAS ALIMENTEM SUAS ESPERANÇAS! ahahaha O que é Game of Thrones senão a destruição de esperanças?

  • Messinho’

    E ARIANNE, MARTIN?
    E OS GREYJOY?
    (embora esses últimos provavelmente estarão na próxima temporada)

  • Guilherme Souza

    Ah como eu queria que a Lady Stoneheart aparecesse. Não só pela excelentíssima Michelle Fairley,mas como uma sensação de vingança a ser cumprida. Nos livros eu gostaria de um fim digno a personagem,mesmo que ela consiga matar Lannisters,Boltons e Freys a rodo,não acho que ela ficaria em paz. Tipo,para morrer mesmo,só acabando com toda a ira que ela guarda,e pra isso só vendo o reencontro dos irmãos Stark,seus filhos. Aí sim,ela morre de vez,com um gosto de Mission Complete.

  • Nikolas M. Fortes

    Loras é ridículo na serie, só serve pra ser caracterizado como gay, odeio o que a serie fez com ele !

  • Sílvia Granger

    Martin também disse nessa mesma entrevista que Lady Stoneheart não pararia nem por Arya ou Sansa. Eu entendo que as pessoas querem a mãe com as filhas de novo (eu também quero!), mas ela não é Catelyn Stark.

  • Queria saber é quais são os argumentos a favor da aparição, hahahahahahahahaha

  • Igor Lopes Guerra

    Garlan talvez pudesse aparecer (com papel de Garlan + Wylas num só), seria bom pra termos utilidade pro Loras como Guarda Real

  • Aline

    Muito curiosa com a importância que Willas e Garlan vão ter nos últimos dois livros. Será que significa a morte dos Tyrell mais conhecidos para abrir o palco para os dois?

  • Tb acho q ela merecia saber se não foi traída pelo Ned.

  • Aegon Blackfyre

    Interessante ele citar os irmãos Tyrell, por ter sua importância nos últimos livros, e não citar Aryanne.

    Interessante…

  • Carol BB

    Acho q os irmãos Tyrell são importantes pq o Loras dos livros está praticamente morto…

  • Carol BB

    Ok George Martin, agora tenho certeza de que o jovem Grifo Aegon não é um Targaryan

  • Carol BB

    Idem! Rsrsrs

  • Saw

    Sinto falta de todos na série :/

    Arianne não está na série, mas está no meu coração

  • Will

    Arianne só vai ser de serventia pra consorte de (F)Aegon(JG) 😡

  • João

    A exclusão da Stoneheart foi puro desperdício mesmo, ela simplesmente foi uns dos maiores mindblowns de toda a saga. Com certeza daria um boost tremendo na série.
    Jeyne Poole também foi uma lástima, tudo que acontece com ela é horrível, mas de certa forma foi necessário pro desenrolar da trama. E isso livraria a Sansa dessa regressão de seu desenvolvimento que está ocorrendo atualmente.
    Sobre os irmãos Tyrell, dependendo da participação deles nos seguintes livros, lamentaria muito também.
    Já quanto ao Belwas eu sou bem indiferente, ele até dava uma animação a mais no núcleo da Dany. Fora seu envolvimento na reabertura das arenas, não me recordo de mais nada tão relevante assim sobre ele.

  • Brendon Praes
  • DihGamer

    Poise :/
    No livro ele e um gay descente fiel ao Renly ate depois de morto
    Ja na serie e uma putinha que so pensa em rola ¬¬’

  • Tulio Cesar Domingos Corrêa

    Realmente… Se o Tio George não vê como um problema o corte dele do seriado, e coloca uns par de personagens “secundários” como a Jaune Poole e o Belwas na lista, isso significa que o jovem grifo é dispensável…

  • Bruno Lacerda Balbi

    Excelente, Felipe. Obrigado por nos trazer essa matéria. É um pouco triste ler até, porque tive que fazer todo um trabalho mental para aceitar o distanciamento da série com os livros. Agora veio aquele sentimento de perda… Fiquei surpreso com a inclusão de Willas e Garlan Tyrell. Já tinha até esquecido deles, mas é verdade. Com a confusão em Porto Real e o Alto Pardal, faz todo sentido eles terem algum papel a desempenhar.

  • Manderly

    De todos esses eu sinto mais falta do belwas o forte. Mas a Lady Stoneheart seria mais importante para ser um contraponto da vingança Stark. Acredito também que o papel da minha família na série também será suprimido.

  • Mario Vinicius

    De onde vcs tiram essas ilustrações?

  • Alvaro Rexs

    O que vocês tanto viram em Arianne?

  • Paula Bicudo

    Eu acho estranho ele não comentar sobre a falta de Aegon. [spoiler livro 5————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————] Relendo a Dança, o Epílogo que mostra Varys matando Kevan ele afirma que Aegon é um legítimo Targaryen. Se ele estava matando Kevan e não havia mais ninguém ali, porque ele precisaria mentir?

  • Alvaro Rexs

    Me lembra muito o filme “Alexandre” de Ridley Scott.

    Alexandre o maior conquistador de todos os tempos, o desatador de nós, o destruidor de exércitos, o conquistador de povos e no que o filme focou? No fato dele ser gay.

    Resultado: Fracasso de bilheteria.

    Alexandre é conhecido por ser “O Grande”, qualquer detalhe fora disso é para fins de documentário, não de épico.

    A mesma coisa serve para Loras, que de grande cavaleiro efeminado, virou um michê na série.

  • Leonardo

    Qual o problema dele ser gay?

  • Hulk de Diadema

    E o Jovem Grifo? Será que ele não terá importância nos livros ou vai aparecer na série ?

  • Vaz

    Willas e Garlan provavelmente vão deixar as picuinhas pelo trono de ferro e declarar apoio à guerra contra os Outros no Norte. Pelo pouco que foi escrito sobre eles, eles são justos e seguem os princípios fundamentais da cavalaria. Até agora ninguém do Sul (exceto o Stannis) acreditou nessa história dos Outros.

  • GutoTricolor

    Até hoje não entendo como os produtores perderam a chance de explodir a cabeça de todo mundo introduzindo a Lady Stoneheart na série.

    Seria uma das cenas mais épicas de todas temporadas!
    Logo eles que adoram chocar o público.

    Lembro que nos livros li essa passagem umas 3x seguidas, só pra ter certeza que eu não tinha entendido nada errado, foi fóda demais.

    Sei que mudaria totalmente vários arcos, como da Brienne e Jaime, mas o que eles tem feito de importante até agora? A Brienne anda que nem uma louca pra lá e pra cá.
    O Jaime foi pra Dorne numa missão idiota e mal planejada.

    Sinceramente, seria melhor eles ficaram ali pelo Tridente e toparem com a Stoneheart, depois a Brienne até poderia partir atrás da Sansa e Aria.

  • Fagner Santos

    Arianne Martell faz uma falta tremenda na série,é muita sacanagem não colocar a fazedora de Rainhas,a forma como ela seduz tudo e todos é maravilhosa.

  • Fagner Santos

    Com certeza,ele é um guerreiro nos livros,ser homossexual não é sua principal característica.

  • Homero

    Bewas? O personagem é legal, mas não é relevante. Não faz tanta falta quanto Aryanne Martel por exemplo. Os irmãos mais velhos do Loras é que eu não imaginava que seriam tão importantes.

  • Alvaro Rexs

    Ou se é, morre antes de fazer qualquer coisa de útil.

  • Thiago F. Coelho

    Eu sinto mais falta da Arianne que do Belwas. Até o Quentyn faz mais falta que o Belwas.

  • Homero

    Talvez tenham importância na guerra contra o Aegon. Se Dorne se juntar abertamente ao jovem Griff eles devem invadir a Campina.
    Os protagonistas do jogo dos tronos estão mudando. Os Lannisters, Satrks, Tully e Arryn estão praticamente fora do páreo já. Abre bastante espaço para as casas sulistas e de Dorne.

  • Thiago F. Coelho

    Depois do que fizeram com os Martell, eu não tenho grandes esperanças para os Greyjoy.

  • filipedscorrea

    Começo agora uma longa viagem de 1h30min a caminho do trabalho. Me sinto como numa comitiva de bebados vagando por bravos, comendo mariscos, falando da série. obrigado

  • Érica Sousa

    Poxa o Quentin Martell, ninguém sente falta? o jovem Griff (suposto Aegon Targaryen)?? Os irmãos Greyjoy e Yara Greyjoy (que na série e Asha). Sei que não da pra colocar todo mundo, mais sonhar não custa nada. rsrsrsrsrs…

  • Mike

    Fiquei muito surpreso do Martin não citar a Arianne Martell, Cabelo-Molhado, ou mesmo o Jovem Griff e Jon Connington… o Martin incluir Belwas, o Forte na lista também me surpreendeu bastante. Tá, ele tem algumas cenas bacanas nos livros, mas na minha opinião, a importância dele pra história nem se compara à importância daqueles personagens que citei…

  • Vinícius de Camargo

    como assim? explica ae que não peguei a referência (já li todos livros) :p

  • Felagund

    Acho Lady Stoneheart um sub plot pra encher linguiça. Espero estar errado, mas essa foi a impressão que tive até agora.

    Sobre esse comentário a respeito de Tolkien, há uma entrevista antiga do mesmo já prevendo esses autores futuros falando merda sobre as escolhas dele no livro. É genial.
    Parece que Tolkien ressuscitou só pra responder as besteira que o velho tarado falou. Vale a pena procurar e ler.

  • WEDONOTSOW

    Tomara que mostrem os Greyjoy na próxima temporada.
    É fascinante o enredo desse núcleo e toda a mitologia envolvida com os homens de ferro.
    o Cabelo Molhado…
    Penso que a série está perdendo excluindo esse núcleo.

  • Ruan Ramos

    concordo plenamente.

  • Stephen Norton

    Stoneheart e Arianne foram doídas. Belwas e os Tyrell mais velhos tanto faz (eu sei, eu sei, os Tyrell ainda serão importantes, mas como não os conheço não tenho como sentir falta deles).

    Agora Jeyne… Considerando que se ela estivesse lá, Alayne estaria segura e feliz no Vale jogando o jogo dos tronos como a princesa do Littlefinger, é provavelmente a que mais faz falta. Sendo que enquanto personagem eu nem ligo pra ela. hiahaiahiahiah

  • Jefferson Viana

    Agora como tudo isso vai convergir nos livros para deter único inimigo que importa é o que eu quero saber, bran super poderoso, arya ninja, catelyn zumbi,

  • Stephen Norton

    Os Tyrell ainda serão importantíssimos no Jogo dos Tronos. Só ver que Varys e Littlefinger estão contando com isso. E se esses caras contam com uma coisa, ela normalmente acontece.

  • Eu parei de ver a série na segunda temporada porquê estavam mudando demais em relação aos livros. Sei que é adaptação, mas certas alterações são desnecessárias, como trocar a origem e o nome da esposa de Robb Stark.
    Agora, vejo aqui nos comentários que cortaram até a Arianne Martell, uma personagem central em Dorne e uma das mais legais do livro.
    Realmente vejo que não estou perdendo nada.

  • GiuSal

    Caramba Martin, colocar os Tyrells e não colocar o Aegon na sua lista, putz…

  • Don Ramon

    São os personagens que ele sente mais falta, não os cruciais.

  • Don Ramon

    Provavelmente são personagens que ele gostou mais de pensar/escrever, não necessariamente os cruciais.

    Vamos melhorar, Internet.

  • Rhau

    Foi uma montagem certo? Não tem a parte da mulher com capuz lá hahah

  • Rhau

    Não entendi… George “falou merda” do Tolkien em algum momento? Creio que você interpretou errado, não há nenhuma besteira.

  • Alvaro Rexs

    Comeu os gafanhos com mel que estavam envenenados e só teve uma leve diarréia. O cara é bruto!

  • Alvaro Rexs

    Cabelo-Molhado apereceu de leve…

  • Alvaro Rexs

    Jefferson, aqui pra nós… você realmente parou de ver na segunda temporada?

  • Vinicius

    O triste momento no qual o Martin da spoliers do livro =/. Depois do último capítulo do Jon Connington no 5 livro já suspeitava que o Jovem Griff morreria. Agora para Martin não citar um personagem tão essencial para Westeros, aposto que irá matá-lo.

  • Wancharle

    Eh também não entendo … Li os livros mas nem lembro dela tanto assim … A galera se fixa num personagem não sei como…

  • Revoredo

    Sinto falta do Jaime Lannister dos livros na série… Sinto falta tb do Mãos Frias, Victarion/Euron e Arianne.
    Também acho que foi muito mal aproveitado o Peixe Negro na série, e agora vou sentir falta de Sor Barristan 🙁

  • Vinicius

    Prefiro acreditar que é essa a conclusão do que significar que ele morrerá no próximo, que acho mais provável.

  • Vinicius

    O novo jogo pra mim está entre Targaryen, Tyrell, Martell, Baratheon e Bolton.

  • Não era o Cabelo Molhado, era um sacerdote aleatório. Ele sequer consta na árvore genealógica Greyjoy oficial da série.

  • Bia Santos

    Provavelmente, pq o Jovem Griff não é quem diz ser e não causaria tanta alteração na trama

  • Renatinha

    Uma mentira contada mil vezes se torna verdade.
    Ele contou o plano dele, não necessariamente como o plano é.

  • Valéria Corley

    Se a Stoneheart não é mais a Catelyn, a -SPOILER- teoria do Jon a ser ressuscitado é falha? Se quem ressuscita não é a mesma pessoa… Huuummmm…

  • Lucas

    Euron, Vctarion, Arianne e Jovem Griff, queria só esses 4.

  • Felagund

    Desculpa. Quando falei que ele falou “merda”, não foi a respeito dessa entrevista em questão.

    Houve uma outra entrevista, a bom tempo atrás, a qual ele critica algumas escolhas criativas de Tolkien. Entre varias, mais veemente a morte/ressurreição de Gandalf.

    Fiz essa ressalva no meu comentário justamente, pois, ele voltou a tocar no tema, embora sem tanta enfase quanto da vez anterior.

    De todo modo, quero deixar claro que gosto muito dos livros, mas acho George Martin muito super valorizado.

  • Sim, parei.
    Mas não me mudei do planeta Terra. Tenho muitas pessoas próximas a mim que assistem a série, além de que eu visito regularmente esse site. Por isso sei de muita coisa que aconteceu na série, apesar de não assistir.
    Isso te incomodou de alguma forma? Você acha realmente que eu mentiria sobre isso? Com qual intenção?

  • Thiago Athanázio

    Euron, Aegon e Val!
    Cara, como eu queria a Val aparecendo! PQP!

  • Leandro Soares

    Reparem que Martin não citou nenhum dos Greyjoy. Victarion nem Euron.
    Em vista que Martin sabe do roteiro criado pra série, talvez apareça esse personagem.
    Nem que sejam os dois em um personagem.

  • Leandro Soares

    mim também.

  • Guilherme Moritz

    Tio Martim dizendo que não sente falta dos GreyJoy, pra mim isso é “eles não são importantes”
    o que me deixa imensamente feliz.

  • Hellysson Wesley

    Concordo… Nem lembro mais o ultimo episodio que o peixe negro apareceu. Nunca mais falaram de correrio na serie, espero que ele esteja la lutando apesar de nao ser mostrado na serie. ^^

  • Hellysson Wesley

    Se ao menos colocassem o Euron Greyjoy ao inves dos dois já seria algo…^^

  • Hellysson Wesley

    Deve ser pq Belwas vai fazer algo muito importante nos livros que ainda não sabemos.. pq acho que quase ninguem gosta dele agora a ponto de desejar que volte…

  • João

    Pois é, mas esse fato ficou super ofuscado pela aparição do Drogon. Não é algo tão indispensável assim, houveram cortes bem piores.

  • Ciro Leipripej

    Podiam enfiar a Sansa pra ser a Stoneheart

  • Alvaro Rexs

    Deem um PHD em Game of Thrones pra esse homem! Nada escapa aos seus olhos! Hahaha!

  • Gauthier Andrade Matos

    Pessoal que está achando ruim por ele não ter citado o Jon Connington, Victaryon e Euron Greyjoy (que provavelmente serão unificados nesse segundo personagem citado) e principalmente o Jovem Griff, tem duas razões para ele não ter citado:
    1 – Ele ainda aparecerão na série;
    2 – Eles não terão importância na trama final.

    Espero que apareçam na série e por isso ele não os citou!

  • Vinícius Martins

    sinto falta da Lady StoneHeart, Mãos Frias, Arianne Martel, Arys Oakheart e Jovem Griff. Pelo visto o núcleo Greyjoy vai entrar na próxima temporada então não vou citar eles. Se o Martin falou que personagens como Willas e Garlan Tyrell seriam importantes, os autores deveriam ter dado ouvidos ao autor e incluído eles.

  • Homero

    Problema nenhum, o problema é só desenvolverem esse aspecto do personagem… O ideal seria que a sexualidade não importasse, tanto que o livro não coloca isso em discussão. No livro importa mais o fato dele ser orgulhoso, bom guerreiro, impetuoso e faminto por glória do que ser gay.

  • Homero

    Ela é o cantraponto do Doran Martel gosto da rusga entre os dois, como ela julga o pai um covarde, quando na verdade é um grande estrategista. Arianne é parecida com ele, mas tem o sangue quente, enquanto o pai é frio e calculista.
    Ela poderia ter sido substituída pela Elaria Sand na série, mas o problema é que foi feito da forma mais tosca possível, toda a trama da coroação da Myrcela para forçar uma guerra foi jogada no lixo. Inventaram um romance adolescente meia boca, umas Serpentes de Areia que queriam matar a menina por vingança, além do plano de resgaste tosco demais do Jaime. O Regicida que negociou a rendição de Correrio e dos Blakwood nunca ia inventar uma furada dessas.

  • Homero

    O Regicida que negociou a rendição de Correrio e dos Blackwood nunca ia inventar esse plano tosco que foi apresentado na série.

  • O povo é engraçado, tb foram no meu twitter jurando q eu ainda estou assistindo a série, aham, deve ser pq a gente é obrigado e não temos coisa melhor pra assistir, né? Só rindo.

  • Na verdade eu falei errado, o Aeron está na árvore oficial da TV sim, mas de fato o sacerdote não era ele. A fonte é o WiC (quando o site era mais sério):
    http://winteriscoming.net/2011/09/23/character-cuts-whos-in-and-whos-out-of-season-two/

  • Carlos Eduardo Merlo

    Concordo. Prefiro Tolkien de longe!

  • Alice

    a última vez que ele apareceu foi no Casamento Vermelho. Como não lembra? hahaha
    E ele conseguiu fugir, tenho quase certeza de que ele vai aparecer de novo.

  • Téo Oliveira

    Mas eu preferia ele na série do que o Daario Naharis. Este ganha de longe por falta de carisma, tanto no livro quanto na série.

  • Alex B. Silva

    Não só deixaram de lado a sonhora coração de pedra, como meio que esqueceram de incluir todo a irmandade sem bandeiras liderada por lord Beric e que passou a liderança para a ressucitada Catelym. Além de personagens interessantes que fazem parte dessa irmandade, temos Gendry, filho bastardo do falecido rei Robert, que sumiu na série. Poderiam pelo menos ressucitar o cão de caça e fazer dele um lider, visto que o senhor da luz livrou ele da espada de Beric.

  • osman Fergusson

    até agora Balon nem morreu…

  • Está perdendo muito. Eu também li os livros e muitas mudanças me desagradaram. Mas isso acontece com qualquer adaptação. Só que alguns acontecimentos ficaram melhores na série como por exemplo os acontecimentos em Durolar (que são apenas mencionados no livro). Assista sem ficar comparando que pode ter certeza que é um série a altura da obra de Martin.

  • Dafni

    Pessoal, vocês que têm comentado da entrada dos outros Greyjoys na próxima temporada, de onde tiraram a notícia??? Eu andava tão desanimada, pensando que já iam cortar absolutamente tudo na série, por causa da Stoneheart, Arianne, Belwas e outra galera que foi cortada, que já tava assumindo que os greyjoys nunca dariam as caras

  • Meistre Alex

    Mas tinha aquelas crianças com ele também, na dúvida é melhor não arriscar falando demais.

  • Meistre Alex

    Eu achei que você sentiria mais falta do Lorde Manderly, por motivos óbvios.

  • RedViper

    Bem parece que o Griff foi mesclado com o Jorah e o Jovem Griff com a Dany. Pra mim eles terão sim importancia no livro, tanto que mesclaram eles com esses dois famosos da série. Bem a série ta bem diferente…no livro teremos outra dança dos dragoes ná série “Dança dos Dragoes” só titulo de episodio mesmo.

  • Meistre Alex

    Acho que ele não o citou porque talvez ainda dê tempo para o colocar na trama, mesmo de maneira forçada, diferente dos outros.

  • Adriano

    Gandalf é um maiar…O medo deste não era a morte e sim não ter forças pra enfrentar Sauron.
    Martim deveria saber, que mesmo Gandalf sucumbindo para Chama de Udûn ele voltaria… Afinal Gandalf é um servidor do fogo secreto, que controla a chama de Anor.

  • Fear of a Blackwater Planet

    Depois que a série quebrou a internet com a aparição em grande estilo do Rei da Noite. Bem que eles poderiam colocar a Lady Stoneheart só para quebrar duas vezes na mesma temporada. Assim o problema da quinta temporada é que eles não colocaram um personagem carismático para roubar a cena e ser fio condutor em certos momentos – Oberyn.

    Ae ficou um vácuo sem ele, sem Tywin, Joffrey e o Cão. Você acaba sentindo falta deles da quarta para quinta. Nem que Lady se torne uma comandante que fique contra o Stannis além da caçada desenfreada dos Freys. Coloquem mais Zumbis na série e menos cenas consideradas polêmicas. Mesmo que seja para conseguir mesmo. Não nos importamos.

  • Rhau

    Ah sim, entendi haha

    Eu gosto dos dois, porém em questão de leitura ainda prefiro o George. Talvez pelo fato de os filmes do LotR terem ficados muito legais, mas sempre que tenho tempo prefiro rever os filmes do que reler os livros.
    Já sobre George, acho os livros incríveis, já li alguns além da ASoIaF (Wild Cards, Dying of Light, Armageddon Rag, etc) e gostei de todos. Pra mim ele é um dos melhores escritores da atualidade, sem dúvida.

  • Guinhoo50

    mim indio

  • Jaren

    O mais interessante desses comentários do GRRM é a importância dos Tyrell. Vou adorar “ver” Wyllas finalmente <3

  • Marcio

    A relação de um autor com sua obra é diferente da relação do leitor com esta. No processo de escrita ele pode ter se apegado a alguns personagens que pra gente não faça muito sentido. Acho que isso não significa que os demais não serão importantes (até porque ele só falou 5, se a lista fosse maior talvez aparecessem), mas sim que ele ficou feliz em criar e escrever esses aí por alguma razão particular.

  • leandrosr

    É o que eupenso tb, são personagens que ele sente falta por apego,não por importância na historia é mais o desejo de ver eles em carne e osso

  • Victor

    Parece que os Greyjoys vão aparecer sim, talvez unificados em um só personagem…

  • Calvin

    Acredito que futuramente Garlan virá se tornar a primeira baixa da família Tyrell nos livros. Visto que dos Tyrell que apareceram, ele é parece ser o de melhor índole, achei que seria irônico.

  • Gildo Cravo Batinga Neto

    Eu entendo que fez todo o sentido não introduzirem, pelo menos não de imediato, a Senhora Coração de Pedra na série. Na melhor das hipoteses teriamos visto uma Catelyn rancorosa assinando vários Frey’s com quase nem uma carga dramática. Afinal, quem todos nós verdadeiramente queremos ver, é o Walder Frey morto.

  • Bran Stark

    Eu sinto falta é da Arianne e do Quentyn =/ Os que mais fazem falta. E o Jovem Gryff e Jon Connington tbm.

  • tHiago

    Poderiamos listar varios personagens que sentimos falta na série tirando ainda esses que Martin mencionou…

    Jovem Griff
    Jon Connington
    Euron Greyjoy
    Victarion Greyjoy
    Mãos-Frias
    Merreca

    E a lista continua rs

  • Victor

    eu sei que não tem muito a ver com o asssunto, mas seria possível que o Peixe Negro se encontrasse com a Stoneheart antes do fim? Se fosse o caso ele poderia ser integrado a irmandade e ajudar a sobrinha em sua vingança? Então ele encontraria com a Arya após essa retornar a Westeros?

  • Orlando Netto

    jovem griff não vai ser necessario para o final!eu sabia!nem Martin sente falta dele e o acha necessario!Ta na cara que ele é um falso Targaryen!

  • Stephen Norton

    é isso aí mesmo

    quero dizer, o pessoal comemorando que o Jovem Griff não será importante por causa disso… Parem. Ele botou o Belwas na lista. Em que mundo o Belwas vai ser mais importante que o Jovem Griff? sendo ele Targaryen ou não hahaha

  • Hellysson Wesley

    kkkkkkk é tanta informação que me perco no que aconteceu na serie. ^^ espero que apareça

  • charles arthur

    “Victeuron” vai estar na próxima temporada!

  • Franciano Helmer

    peixe negro e tio de Catelyn nao irmao

  • Achei bem bacana que a lista dele tem personagens que os leitores não sentem falta hahaha, é legal essa visão diferenciada do autor. Curioso para ver o que será a participação dos Tyrell nos livros.

    Os 5 que eu gostaria de ver na série, tanto por importância quanto por simpatia são:

    Quentyn Martell
    Victarion Greyjoy
    Arianne Martell
    Jovem Griff/Aegon
    Jon Connington

    Correndo por fora (quase coloqueina lista, inclusive na minha que do facebook eles estão presentes): Coração de Pedra e Mãos Frias. Eles fazem uma ligação forte com o mundo mágico que eu sinto falta na série.

  • charles arthur

    Martin falou que algumas pessoas irão sentar no trono de ferro antes que o inverno chegue em Porto Real, e acredito que todas essas pessoas irão sentar lá nos Ventos de Inverno, tenho meus palpites:

    1- com a queda dos Lannisters, possível morte de Tommen e o poder da Fé crescente, o Alto Pardal, que já demostrou querer “limpar” os pecados e as vaidades de Porto Real, pode colocar como governante do trono de ferro algum fiel de baixo nascimento, algo que, caso ocorra, não irá durar muito.

    2- Martin já citou mais de uma vez que a ausência de Willas e Garlan faz falta na série, então acredito que o Willas também irá sentar no trono de ferro por algum tempo.

    3- Stannis, acredito que em algum momento, mesmo que breve, ele retornará do Norte depois de derrubar os Bolton e ira direto para o trono de Ferro assim que for publica a ilegitimidade dos filhos de Cersei.

    4- Por ultimo, não menos importante, a Mãe dos Dragões, Daenerys Targaryen, se tem alguém que tira o Stannis do jogo vai ser a Dany, eu acredito sim que ela irá chegar no trono de ferro, mas acredito que quando ela chegar, a Longa Noite vai acontecer pouco tempo depois de seu governo iniciar, ou, no caso, a Daenerys só vai chegar no trono de ferro DEPOIS da Longa Noite, já no ultimo livro, encontrando já Porto Real destruído e congelado, igual a Daenerys viu na casa dos imortais.

    E vocês? Quem vocês acham que irão chegar no trono de ferro antes do inverno destruir tudo?

  • Thiago F. Coelho

    Eu nem tenho nada contra o Belwas, só não acho que ele tenha essa importância toda (e também não acho que ele venha a ter, a fala do Martin não indica isso. Mas é só um palpite meu), e acho que personagens mais relevantes fazem mais falta à série.

  • Alvaro Rexs

    Tá aí! Concordo com a tosquiscidade de Dorne. Tudo brega!

    Mas Arianne em si mesmo… sei não… O pessoal só posta aqui que a ama!

  • Victor

    Uma coisa é sentir falta, mas será que alguns desses eram realmente necessários? Euron e Victarion eu acho que ainda vão aparecer na sexta temporada, Griff e Jon realmente fizeram falta, Arianne e Quentyn tbm… Já Mãos-Frias e Merreca pra mim não fizeram falta não.

  • Alvaro Rexs

    Pode parecer escatológico, mas eu não queria ver o Belwas… eu queria ver o Belwas decapitando o brabão, cagando e depois limpando o aro com a capa do inimigo!

    Essas cena empataria com a melhor cena bárbara da história do cinema:

    “Temo que meus filhos jamais me compreendam. Vencemos novamente!!! Isso é bom.
    Mas o que é o melhor da vida?”

    Responde o filho do lord bárbaro:

    “- A vasta estepe. Um cavalo veloz. Falcões em seu pulso. E o vento em seus cabelos”

    “ERRADO!!!”

    “Conan, o que é o melhor da vida?”

    “ESMAGAR SEUS INIMIGOS; VÊ-LOS CAÍDOS DIANTE DE SEUS OLHOS E OUVIR O LAMENTO DE SUAS MULHERES!!!

    Gritos de alegria e ovação são ouvidos!!!

  • Mike

    Eu tb acredito que o Jovem Griff seja um Blackfyre e não o verdadeiro Aegon Targaryen, mas isso não altera o fato de que essa trama terá sua importância nos próximos livros. Muitos em Westeros podem apoiar o Jovem Griff, e acho que isso levará a um confronto com a Daenerys, em um futuro próximo…

  • Mike

    Não era ele não, aquele cara que teve algumas cenas com o Theon há algumas temporadas era um simples sacerdote do Deus Afogado, e não um membro da família Greyjoy. Você pode confirmar essa informação na wiki da série.

  • DemetrioSnow

    Spoilers? Mas o título do artigo não é: “Os 5 personagens que George R. R. Martin gostaria que estivessem em Game of Thrones”?

    Se fosse, “Os 5 personagens que Deveriam Estar, pois serão de fundamental importância no desenrolar da história dos livros, em Game of Thrones”, ae eu consideraria spoiler.

  • DemetrioSnow

    Falou tudo, irmão.

  • DemetrioSnow

    A questão aqui não é a importância nos livros, e sim os personagens que o Martin gostaria que tivessem um rosto.
    Ele já deu entrevistas dizendo o contrário, que não ligava muito para a Osha nos livros, mas a atriz o fez olhar a personagem com outros olhos.

    Enfim, essa lista não quer dizer absolutamente nada sobre o desfecho da história.

  • Caio Cezar

    Só corrigindo o Peixe Negro é tio e não irmão da Stoneheart ou estou errado?? Ainda não terminei todos os livros…

  • DemetrioSnow

    Ele “Gostou de escrever o Belwas”. É diferente de “O Belwas é importantíssimo”. Essa lista não diz absolutamente nada sobre o desfecho da história.

    O Jovem Grifo pode morrer, sim, mas pode ter certeza que essa lista não está confirmando isso.

  • DemetrioSnow

    Wow, gostei.

  • DemetrioSnow

    “…eu meio que sinto falta dele”, Martin falando sobre o Belwas.

    Como que alguém consegue tirar dessa frase que o Belwas tem mais importância que: Jovem Grifo, Arianne, Euron, Victarion, Mãos-Frias, etc?

    Pelo que entendi do artigo, o Martin listou alguns personagens que ele gostou de ter escrito e foi uma pena, para ele, por motivações pessoais, pessoalmente falando, na opinião dele como escritor, per capta, individual, por si só, …, que não tenham sido incorporados ao elenco da série.

    Pode ser que um leitor quisesse ter visto a Mya Stone (mulher que acompanha a Cat na subida do Ninho da Águia) na série; ela é crucial? Não, só que o leitor gostou da personagem.

    Enfim, muito legal saber os personagens que o Martin gostou de escrever, mas se acalmem pois essa lista não diz absolutamente nada sobre o desfecho da história dos livros.

  • nicolas ismael silva ribeiro

    Odeio a merreca uhsusasau, torci muito para ela ser morta por leões.

  • Pati

    Verdade, eu gostaria de ver a Mya Stone.

  • Carol BB

    Aegon foi cortado da série. Se GRRM não sentiu falta dele, significa que ele não é realmente importante pra história. Se ele fosse o rei legítimo, faria falta na série. …
    Acredito na teoria de que ele não seja Targaryan mas sim blackfyre. Alguns acham que ele não faz falta na série pq morrerá rápido nos livros….

  • Carol BB

    Exato….

  • Marcio

    Seria interessante se, digamos, Cersei fosse condenada (Robert Forte perderia o combate) e Tommen fosse considerado ilegítimo. Ao invés de matarem ela, matassem Tommen e Myrcella (porque pela profecia dela, em tese, eles morrem, e seria pior do que a própria morte pra Cersei). Com isso, o trono ficaria livre e essa “dança das cadeiras” aconteceria. Daenerys acho difícil agora, mas acho que rolaria de Jovem Griff chegar lá (mas não acho que ele vá sobreviver), além dos Tyrell como você disse. Por fim, o valonqar mata Cersei (espero que com requintes de crueldade :P). Se Jaime morresse junto melhor ainda (apesar de eu gostar dele, ele ainda é o cara que empurrou Bran). Fim da Casa Lannister (sobra Tyrion, mas ele é um Lannister diferente).

  • Stephen Norton

    Exatamente.

  • Marcio

    É isso, concordo plenamente. Mesmo que o Jovem Griff morra invadindo Ponta Tempestade ou mais a frente, mesmo q n seja Targaryen ou o que quer que ocorra, ele será importante da mesma forma. Isso porque ele meio que vai mexer com as estruturas do reino (no epílogo da Dança já mencionam essa influência dele). É como falar que Robb não teve função porque morreu no Red Wedding. O importante são as consequências dos atos dos personagens e creio que GRRM incluiu ele na trama com esse fim.

  • Achei tudo bem plausível, creio que vc vai acertar algumas coisas hahahahaha

  • Victor

    Vdd me confundi.

  • Marcio

    Merreca foi a melhor ausência da série, rs. Nisso a HBO acertou.

  • Aline

    Eu já considero Loras morto nos livros. Mas como é Martin, e depois que “ressurgiram” Theon e Jeyne Poole, os dois eu já considerava mortos há muitos livros atras, não se pode ter certeza de nada.

  • Brayan Marques

    Stannis? Esqueçam-o. Jovem Griff vai sentar no trono no lugar de Stannis… E com isso vai ter a segunda Dança que o George já confirmou que vai acontecer, e já tem a “confirmação” no POV de Arianne no Ventos.

  • Brayan Marques

    Jovem Griff vai fazer uma Segunda Dança dos Dragões com a Daenerys. Como isso não é ser necessário? Sendo falso Targaryen não significa que ele não seja necessário, na verdade, o deixa mais necessário por ter mais tramóias ainda no arco dele que nos traz Varys, Illyrio, Jon Connington, Doran e Arianne.

  • Brayan Marques

    Do casting… Querem escalar um pirata de 40-50 anos, que aparente ser manipulador, sarcástico, essas coisas.

  • Alexsander Da Cruz Costa

    Ainda tem muito Lannister por aí

  • Mike

    Suponho que se realmente se trate disso, quais os personagens “mais legais” na opinião do Martin que não farão parte da série.

  • Meistre Alex

    Exato! Eu mesmo sinto falta do Mãos-Frias, sendo que ele pode até já ter morrido nos livros (bem, de certa maneira ele já tava morto desde a primeira aparição), mais falta dele do que os Greyjoys, mas nem por isso vou achar que ele é um personagem mais relevante pra trama.

  • Nikolas M. Fortes

    Problema nenhum, mas ele é muito mais que isso ! Nos livros ele é fiel ao Renly ate mesmo após a morte dele, além de ser um excelente cavaleiro que, se não estou enganado, inclusive entra para a Guarda Real.
    Na série, diferente de tudo isso, ele é devasso, transa com qualquer homem, e não tem nem 1/100 da suas habilidades com a espada (de metal) exploradas. Ele é só serve pra preencher a cota de desnecessidade da série.

  • Orlando Netto

    eu concordo com seu ponto de vista,mas não acho que ele seja essencial para o desfecho da historia!se fosse,não teria sido cortado!o Martin sente falta da Jeyne e não sente dele!

  • Davi Martinelli

    Gente, o fato de os Greyjoys não terem aparecido essa temporada, não significa que eles estão fora da série né! O mesmo vale para o Brandon. Só que a história foi crescendo muito desde o primeiro livro, e, infelizmente, não da para colocar todas elas em uma temporada. Acredito que a sexta temporada aparecerá o Victarion e sua frota. O jovem griffo ainda pode aparecer tbm… mas a falta da Catelyn Walking Dead e a Arianne… essas ficam sem explicação. Não consigo ver a continuidade fiel da série sem esses personagens.

  • Myriel

    Discordo, só porque George não o mencionou não significa que tem pouca importância nos livros. Aliás, tenho certeza que George evitou mencionar alguns personagens para não dar spoilers para quem ainda não leu o 5º livro.

    Outro aspecto a considerar é que, querendo ou não, o Jovem Griff foi um dos protagonistas de A Dança dos Dragões (mesmo não tendo POV). Basta levar em consideração a influência que o personagem teve no núcleo de Tyrion, bem como na invasão da Companhia Dourada em Westeros (isso é um game changer). Também é através dele que começamos a entender as motivações de Varys, que foi o personagem mais enigmático da saga até então. E sem contar que as ações e o discurso de Varys no epílogo foram incríveis para o andamento da narrativa.

  • Cecilia Saraiva

    Pois é, ainda mais que pra mim a importância da Merreca no livro é adocicar o coração do Tyrion, que estava super amargurado depois da fuga de Porto Real. É muito bonitinho como ele se preocupa com ela e como ele a trata bem, ela traz de volta a humanidade nele. O Tyrion da série é mais “bonzinho”, e por isso a Merreca foi desnecessária.

  • Cecilia Saraiva

    Quase nenhuma carga dramática? E a importância que a LS tem para o arco da Brienne? Ela muda a jornada da Donzela de Tarth completamente, e por consequência o arco do Jaime. Não, a HBO errou sim, errou feio.

  • Cecilia Saraiva

    Fato! Acho que passei a admirar mais o Jaime depois do Festim e da Dança, a maneira inteligente e sem derramamento de sangue com que ele estabelece a paz do rei. Ele se mostra bem mais político do que a Cersei burra. Bem mais sensato.

  • Cecilia Saraiva

    Pois é, o Brynden sobreviveu ao Casamento Vermelho (foi urinar fora), e para quê? Sumiu, tão sumido quanto Gendry…

  • Cecilia Saraiva

    Sansa podia reunir LS + Manderly, já que resolveram colocá-la no papel da Jeyne Poole, que pelo menos também nos dessem a contrapartida que a personagem merece.

  • Saw

    Gosto do peso da personagem, uma mulher que é herdeira de Dorne e que quer colocar outra mulher no trono, por não fazer diferença entre gênero, e a série fez o favor de deixar de fora a personagem e de deturpar as motivações por trás do plot da Myrcella . Mesmo sabendo que o plano da Ari é todo falho, acho a personagem de extrema importância, até pelo que está por vir nos livros… Sinto mais falta dela do que da Stoneheart.

  • gauderio

    Segundo RUMORES GRANDES uma PERSONAGEM MUITO QUERIDA irá REAPARECER neste último capítulo.

  • Rafael P

    acho que vai ser o Bran

  • Carlos José Ferreira

    Cena final da temporada: Lady Stoneheart e a irmandade aparecem na muralha e ressuscitam Jon Snow.

  • Thaís M

    “Se Gandalf pudesse morrer, qualquer um poderia morrer. E então só alguns capítulos adiante Boromir cai. Essas duas mortes criaram em mim a coisa de “qualquer um pode morrer”. Nessa altura eu estava esperando que [Tolkien] pegasse a Sociedade inteira um por um. E então nós também pensamos em As Duas Torres que Frodo está morto, já que Laracna o picou e o amarrou. Eu realmente acreditei porque ele havia me preparado com as outras mortes”.

    Eu viajei muito mas acho que o Martin pode ter dado uma pista sobre a morte do Jon Snow. Na verdade sobre o fato de ele não ter morrido… Em sua leitura do Senhor dos Anéis e ele achou que o Frodo tivesse morrido no final de As Duas Torres, porque o Tolkien já teria matado tanto o Gandalf como o Boromir, então ele estava preparado para essa morte.

    Seria assim com o Jon também? Ele já matou tantos personagens importantes que os leitores acreditaram que o Jon também morreria quando na verdade, só parece que ele morreu… Será?

  • Adec

    Mother’s Mercy se relaciona com o grito de desespero que Meryn Trant gritará ao ser morto pela Arya.”Mohter’s Mercy!” grita ele. No livro não é Meryn Trant e sim o “Cócegas” mas assim como em outros capitulos o personagem foi incorporado à outro.

  • Adec

    Tem? Alexsander? Me diz quais sobraram?

  • Adec

    Nos livros vc quer dizer né. Pq na série eles não existem.

  • Amanda

    caramba foi o mesmo que pensei quando li Jon Snow esta vivo!!!

  • elmo

    estão dizendo que a sansa vai morrer tentado fugir e a melisandre vai ressusitar ela e ai ela vai ser lady walking dead

  • Marcus Gonçalves

    na série Mother’s mercy foi em relação a Cersei

  • Helio Carlos Candeias Rabello

    Kevan, o irmão do Tywin! Os Lanisters são uma família grande!