Análise do episódio 5.10: “Mother’s Mercy” (com spoilers dos livros)

AVISO: O texto abaixo contém spoilers de TODOS os livros publicados das Crônicas de Gelo e Fogo. Se você ainda não leu… bem, que a Mãe te julgue com misericórdia.

mothers-mercy

Chegamos ao décimo (e último) episódio da quinta temporada de Game of Thrones e, com algum atraso, à nossa última análise. Espero que gostem!

Escrito por David Benioff e D. B. Weiss e dirigido com todo o cuidado pelo veterano David Nutter, “Mother’s Mercy” (Misericórdia da Mãe), curiosamente, adaptou mais capítulos dos livros do que qualquer outro episódio que vimos esse ano. Tivemos elementos de Samwell I (O Festim dos Corvos) / Jon II (A Dança dos Dragões), Theon I (ADdD), Mercy (Os Ventos do Inverno), Gata dos Canais (OFdC), Daenerys X, Jon XIII, Cersei I e II (todos de ADdD). 

Vamos lá?

Salto de fé
Por mais que eu goste de Stannis, a verdade é que, na minha cabeça, ele sempre foi melhor chefe militar do que rei. Infelizmente, sua última batalha aconteceu off-screen. Teria sido incrível presenciar os esforços de um dos comandantes mais talentosos de Westeros, e saber por quanto tempo seus homens resistiriam a uma força imensamente superior. Certamente mais que os (vinte?) minutos necessários para que Sansa conseguisse sair da sua torre, acender a vela, confrontar Myranda e fugir com Theon enquanto Ramsay cruzava os portões de Winterfell. Os piores sempre retornam com vida.

stannis-510

“Eu teria te seguido até o fim, meu irmão, meu capitão, meu rei.”

A decisão dos produtores foi compreensível. Provavelmente as incríveis sequências de ação em Durolar e na Arena de Daznak estouraram o orçamento da temporada, então se essa batalha precisou mesmo ser omitida para que esses eventos recebessem o devido tratamento, que seja. Afinal, a visão aérea do exército de Stannis sendo cercado fez com que soubéssemos imediatamente quem iria ganhar.

Algumas pessoas acreditam que a última frase de Stannis pode ter salvado sua vida, afinal, o dever de Brienne naquele momento era resgatar Sansa. Mas por que outro motivo David e Dan trariam de volta o desejo de vingança de Brienne (algo que ela já conseguiu superar a essa altura dos livros) e transformariam Stannis num filicida derrotado se não fosse para matá-lo e acabar de uma vez com o núcleo de Pedra do Dragão? Por mais que eu goste do personagem (e do ator), ele não tem muito mais o que fazer na série.

"Só saltando a cabeça do leão ele provará seu valor."

“Só saltando a cabeça do leão ele provará seu valor.”

Assim como Sansa, Stannis deu um salto de fé quando queimou a filha acreditando que aquela atrocidade lhe traria algum benefício, mas o problema é que nesse mundo fé e loucura costumam se confundir. Quando Stannis viu que seus homens desertaram, sua esposa cometeu suicídio e até Melisandre o abandonou, tudo o que ele pode fazer foi esperar até cair morto na neve. Por que outro motivo ele não mandou batedores antes de cercar Winterfell? Se for pra continuar idiotizando o personagem (como fizeram com Mindinho, Davos, Brienne, Melisandre, Jaime, Ellaria e tantos outros), é melhor que ele tenha morrido mesmo, com o farrapo de bravura que ainda restava.

O mais engraçado de tudo é que Balon Greyjoy (que a essa altura dos livros já está morto), acabou “ganhando” a Guerra dos Cinco Reis sem dar as caras na tela. Stannis não deveria ter esperado os três usurpadores das sanguessugas morrerem antes de queimar a filha com tanta convicção?

No livro, depois que Theon e Jeyne Poole conseguem fugir com a ajuda de Abel (Mance) e das lavadeiras (esposas de lança), eles encontram Stannis e seu exército, que ainda se preparam para atacar Winterfell. Quem eles encontrarão na série? Brienne e Podrick? Asha/Yara (que também está com Stannis no momento do encontro)? Algum senhor nortenho que realmente se lembra? Por incrível que pareça, eu ainda tenho fé que alguma coisa boa venha desse salto.

A dádiva da misericórdia

arya-510-2

A conclusão do arco de Arya foi plenamente satisfatória quando desconsideramos que o treinamento dela poderia ter sido mais bem explorado se, ao longo da temporada, tivéssemos mais momentos de aprendizado e menos maus-tratos repetitivos. Mas vamos fingir que a garota mergulhou profundamente em seu treinamento com os Homens sem Face, e foi forçada a desistir de uma grande parte dela no processo, porém, como a irmã, nunca conseguiu renunciar a parte mais importante dela mesma, o que ficou evidente na sua incapacidade em abandonar a Agulha e no assassinato de Meryn Trant.

A morte do cara foi graficamente brutal, mas merecida. Que cena! Quem aí não se sentiu tão vingado quanto Syrio Forel quando Arya rasgou a garganta do facínora? O fato de ela ter usado o rosto da menina que matou em “Unbowed, Unbent, Unbroken” para se infiltrar no bordel foi uma boa sacada dos showrunners.

Agora, pelo menos, Arya entende o preço da vingança, e sabe que se quiser riscar mais nomes da sua lista, não poderá fazê-lo enquanto estiver servindo ao Deus de Muitas Faces. É uma verdadeira encruzilhada. Será que ela vai continuar no caminho disciplinado dos Homens sem Face, ou abandonará seus ensinamentos em prol de um caminho mais sombrio? Nos livros, nós sabemos o que acontece, mas, levando em conta que quase tudo já foi mostrado (fora de ordem) na série, e que essa se desvia cada vez mais da rota estabelecida pelo cânone, eu apostaria na segunda opção. Afinal, agora que Arya está cega, qualquer caminho será escuro.

Beijo de despedida

dorne-510-1

Aquele barco é o mesmo que Cersei enviou de presente para Myrcella em “First of His Name”? Quem se importa?

O momento pai e filha entre Jaime e Myrcella foi como o beijo de Ellaria – inicialmente doce, mas com resultado mordaz. Embora eu não consiga imaginar o Jaime dos livros ostentando a medalha de Melhor Pai do Ano (o que não foi difícil de conseguir na série, já que tivemos pais queimando as próprias filhas), a cena foi muito bem trabalhada. Pena que também tenha sido ineficaz do ponto de vista dramático, já que os roteiristas não conseguiram desenvolver bem esse plot ou fazer com que nos importássemos suficientemente com os personagens ali envolvidos. Que péssima maneira de construir algo sobre a morte de um personagem tão querido quanto o Oberyn.

Em “The Wars to Come”, quando vimos Cersei visitar Maggy, a Rã, a bruxa disse que seus filhos teriam coroas e mortalhas de ouro. Se Benioff e Weiss decidiram, por algum motivo, cortar a parte da profecia referente ao valonqar, porque também não cortaram este trecho, já que Myrcella morreria sem jamais ter sido coroada (ou sequer cogitada) como rainha?

Quando soubemos que o último episódio traria uma grande reviravolta para o núcleo de Dorne, achei que Doran fosse finalmente tirar o dragão do armário, declarando seu apoio aos Targaryen e, finalmente, colocando os Martell no mapa (e nos discursos) de Daenerys. Em vez disso…

dorne-510-2

O que Ellaria estava pensando? Assassinar uma princesa com um beijo envenenado não e algo tão original a ponto de ela acreditar que o veneno não será traçado até ela. A tempestade que essa morte irá causar tem tudo para ser catastrófica. Imaginem quando Cersei descobrir o que aconteceu com a filha? Haverá uma guerra definitiva entre Lannisters e Martells. E quanto a Trystane? Ele é basicamente um prisioneiro dos Lannisters agora, e Doran não ficará feliz quando souber que Ellaria ajudou a colocá-lo nessa posição. É bem possível que o príncipe cumpra sua promessa e mande executar a viúva do irmão e suas filhas (o que, a essa altura, seria um favor a todos nós).

Falando nas Serpentes da Areia, mesmo com roupas diferentes, as três conseguiram se igualar no quesito inexpressividade. A frase “ousada” que Tyene sussurra no ouvido de Bronn disse mais do que devia sobre a série. A Tyene dos livros não é exatamente uma “boa garota” mas, ainda assim, por ser filha de uma septã, foi enviada a King’s Landing disfarçada como tal, a fim de se tornar amiga do Alto Pardal, enquanto Nym assume o lugar do pai no Conselho. Não seria muito mais interessante ver esse lado estadista das garotas ser explorado? Mas que bem faz um roteiro orgânico, cheio de personagens interessantes, papéis bem definidos e tramas bem costuradas se a gente precisa mesmo é de bad pussy??

O que fizeram com Dorne esse ano não foi sequer uma adaptação dos livros. Foi uma paródia.

(Para não dizerem que não falei das flores: a melodia de “Jaws of the Viper” é singular).

Shame

cersei-510

A cena da caminhada parece ter sido tirada diretamente do romance de George R. R. Martin. É certamente uma das cenas mais poderosas de “A Dança dos Dragões” e foi maravilhosamente traduzida para a TV. Apesar de todas as coisas terríveis que Cersei já fez, e de todas as vidas que ela arruinou, é difícil saborear alegremente tanta humilhação. A cena não trata a personagem como uma vilã recebendo seu devido castigo, mas como uma mulher que precisa suportar os espinhos e farpas de uma sociedade brutalmente sexista.

Como uma leoa, Cersei atravessou tudo com coragem, mostrando ao povo da capital que um Lannister paga suas dívidas. No livro, quando próxima a Fortaleza de Maegor, ela vacila e corre para chegar aos portões. Eu gostei de ver que a série omitiu esse detalhe. A personalidade que eles criaram para a rainha – uma mãe disposta a sacrificar o próprio filho diante dos horrores da guerra – dificilmente condiz com alguém que correria em uma situação como aquela.

E então não foi mais possível segurar as lágrimas. Elas queimavam pelas bochechas da rainha como ácido. Cersei deu um grito agudo, cobriu os mamilos com um braço, deslizou a outra mão para esconder sua fenda e começou a correr, forçando o caminho pela fileira de Pobres Irmãos, abaixando-se enquanto se arrastava colina acima. No meio do caminho, tropeçou e caiu, ergueu-se, então caiu novamente dez metros adiante. A próxima coisa que soube é que estava rastejando, correndo para cima de quatro, como um cão, enquanto a boa gente de Porto Real abria caminho para ela, rindo, zombando e aplaudindo.

Então a multidão ficou para trás e pareceu se dissolver, e lá estavam os portões do castelo diante dela, e uma fileira de lanceiros em brilhantes meios-elmos e mantos carmesins. Cersei ouviu o som rude e familiar de seu tio rosnando ordens, e viu um clarão branco de ambos os lados enquanto Sor Boros Blount e Sor Meryn Trant caminhavam na direção dela com armaduras claras e mantos nevados.

Alguns enquadramentos lembraram a cena da execução de Ned Stark diante do povo de KL.

Alguns frames lembraram a cena a execução de Ned Stark diante do povo da capital.

O arco de Cersei foi um dos mais bem trabalhados esse ano. Sua queda foi deliberada. Todas as (péssimas) decisões que ela tomou formaram pequenas ondas que só cresceram ao longo da temporada (é claro que, nos livros, isso acontece em proporções muito maiores). O desempenho de Lena Headey foi fantástico, e eu não duvido que ela receba algum prêmio pela atuação. O trabalho de David Nutter também foi primoroso. Sobre a questão da dublê de corpo: em alguns momentos foi possível perceber diferenças no rosto e no pescoço da rainha, decorrentes do uso de CGI. Mas nada disso chegou a prejudicar a beleza visceral da sequência. Quem perdeu tempo tentando identificar essas pequenas falhas, também perdeu um dos momentos mais impactantes de toda a série.

Confesso que achei estranha a ausência de Tommen na Fortaleza Vermelha. No livro, Kevan diz que o rei não deve presenciar a vergonha de sua mãe… mas o Tommen da série não é um menino de dez anos, embora muitas vezes se comporte como um. Também senti falta de Margaery e Olenna. Não seria interessante se as duas estivessem ali no momento da entrada de Cersei? Suponho que o olhar de Pycelle, alguém que a rainha pisoteou por anos, tenha sido o suficiente para fazer com a rainha se sentisse (ainda mais) humilhada. Não é que o Gran Meistre e Kevan conseguiram mesmo escapar da Aranha?

Outro personagem que sumiu foi o Mindinho. Acho que ele estava se escondendo, com vergonha por ter “apostado” em Stannis. Sei como é.

cersei-510-2

Mesmo que Cersei esteja longe de ter sido finalizada, sua jornada nessa temporada lembrou para nos lembrar que, dentro deste universo, ninguém é intocável. Depois de perder o filho na última temporada, Cersei teve que enfrentar a perspectiva de perder o poder que ela tanto cobiçava, e ano que vem ainda terá que lidar com a realidade de ter perdido a filha. Para uma das jogadoras mais ambiciosas do jogo dos tronos, as coisas não parecem nada boas. Nos livros ela ainda perde o apoio de Jaime que, depois de descobrir as traições da irmã, ignora seu pedido apaixonado de socorro.

Pelo menos ela tem Qyburn, e é ele que lhe, aparentemente, oferece o maior presente de todos: vingança.

O nó de Meereen

tyrion-varys-510

Depois de uma guerra de palavras na Sala do Trono de Meeren, o #TeamDaenerys finalmente consegue chegar a um acordo. Jorah e Daario vão procurar Daenerys – tarefa que, nos livros, é coincidentemente relegada aos companheiros dothraki da rainha, Aggo e Rakharo, Tyrion, Missandei e Verme Cinzento (as três cabeças do dragão?) ficam para governar a cidade. É isso mesmo que vocês leram.

É engraçado ver como Tyrion fica, naturalmente, assustado com a tarefa estabelecer ordem em uma cidade tão volátil quanto Meereen, mas com a orientação e assistência de seu velho amigo Varys, tudo pode dar certo – ou incrivelmente errado.

Nem preciso dizer que, ao final de A Dança dos Dragões, depois da partida Daenerys, o caos na Baía dos Escravos vira responsabilidade do Rei Hizdahr e da Mão, Barristan (dois personagens que foram mortos na série para dar espaço a Tyrion), enquanto o Duende ainda está às voltas na guerra contra Yunkai, e Varys está abrindo caminho para Aegon conquistar Westeros.

É bom ver Peter Dinklage e Conleth Hill (nós também sentimos falta dele) reunidos para governar novamente. A cena deles nesse episódio, inclusive, lembrou, visualmente, a cena do episódio “The Prince of Winterfell”, onde os dois conversavam [sobre Daenerys] nas muralhas de Porto Real. Os dois formam um bom time, e os diálogos cômicos entre a dupla certamente trarão uma energia animada à seriedade quase sempre tediosa de Meereen. Ultimamente, as coisas ficaram um pouco pesadas demais em Game of Thrones, então qualquer mudança que traga alguma leveza ao universo da série será muito bem-vinda.

dany-drogon-510

“YOU DON’T HAVE ENOUGH BADGES TO TRAIN ME!”

O último capítulo de Daenerys no Dança mostra o encontro entre ela e o khalasar de Khal Joqho (um dos companheiros de sangue do Drogo), mas nem na minha imaginação a passagem conseguiu ser tão magnífica quanto o que vimos na série. Audiovisual precisa mesmo desses recursos. Os efeitos especiais nessa sequência foram impecáveis ao denotar a personalidade arredia de Drogon e dar forma à abordagem quase performática dos cavaleiros dothraki.

Totalmente fora de propósito foi a ideia que Dany teve de deixar o anel como uma pista do seu paradeiro… Um anel. No meio daquela imensidão. A não ser que ele tenha GPS, David e Dan só podem estar brincando com a inteligência dos telespectadores. Se bem que nada parece ser tão impossível para Daario, que conseguiu enxergar o Filho da Harpia escondido atrás da parede em “The House of Black and White”.

Por mais preocupante que seja ver Daenerys em mais uma jornada com os dothraki, é bom saber que ela saiu de Meereen. O tempo dela na Baía dos Escravos certamente ainda não acabou, mas a possibilidade de vermos a rainha finalmente voltar seus esforços para as terras verdes de Westeros parece cada vez mais forte.

khalasar-510

Et tu, Olly?
A expressão de Davos quando descobre que Shireen não sobreviveu à campanha de Stannis foi de dar pena, assim como a vergonha nos olhos de Melisandre. O velho marinheiro sempre foi mais próximo da princesa do que seu próprio pai.  O que acontecerá com ele, agora que Stannis foi dado como morto? E a dívida com o Banco de Ferro? Quem vai pagar? Talvez o Cavaleiro das Cebolas encontre algum outro líder para seguir, ou alguma outra causa para servir, como ir atrás dos garotos Stark, por exemplo – algo que acontece nos livros, mas em circunstâncias muito diferentes.

Por outro lado, a Mulher Vermelha voltou para o lugar onde ela está no final de A Dança dos Dragões, embora seu espírito e sua fé estejam longe dali. O que Davos fará quando descobrir que Shireen foi queimada por Melisandre (e tudo por nada) é difícil dizer.

melisandre-davos

“Where is your God now?”

Em O Festim dos Corvos, é Jon que envia Sam, Gilly, o filho de Mance Rayder, Dareon e o próprio Aemon para Vilavelha. Eu não entendi bem por que motivo mudaram as motivações do Matador na série, mas fiquei com a sensação de que ele queria mesmo fugir dali, embora os motivos apresentados sejam bem compreensíveis. Deixar a viagem deles para o season finale foi uma decisão sábia, pois deixa o público realmente ansioso pelo que virá e praticamente confirma os boatos de que conheceremos os Tarly na sexta temporada.

Por falar em Sam… Por que o Fantasma da série apareceu para defendê-lo quando os estupradores atacaram Gilly em “The Gift”, mas não fez nada quando seu dono foi assassinado pelos patrulheiros? Será que tinha acabado o dinheiro do CGI? Nos livros, Fantasma é preso pelo próprio Jon por estar nervoso devido à presença de um javali que pertence a um troca-peles selvagem e o último nome que o bastardo chama antes de morrer é o do lobo, não do Olly (que nem existe na história original, como vocês devem saber).

Então Bowen Marsh parou diante dele, lágrimas correndo pelo rosto.
– Pela Patrulha. – Acertou Jon na barriga. Quando tirou a mão, a adaga ficou onde ele a havia enterrado.
Jon caiu de joelhos. Pegou a adaga pelo cabo e a arrancou. No ar frio da noite, a ferida soltava fumaças.
– Fantasma – sussurrou. A dor tomou conta dele. Espete neles a ponta aguçada. Quando a terceira adaga o atingiu entre as omoplatas, ele deu um grunhido e caiu com o rosto na neve. Nunca sentiu a quarta faca. Apenas o frio …

traitor-510

A cena das adagas na escuridão aconteceu de maneira um pouco diferente no livro, onde Jon recebe uma carta de Ramsay Bolton (a famosa ‘Carta Rosa’) dizendo que Stannis está morto e que ele quer sua esposa e seu “Fedor” de volta. Jon acredita que a esposa em questão é sua irmã, Arya, e fica preocupado, naturalmente. Na adaptação, enquanto Aemon recebeu notícias de Daenerys do outro lado do mundo, Jon morreu sem saber nada a respeito de Sansa. No Dança, é essa notícia que faz com que ele decida ir para Winterfell, a fim de salvar sua irmã e fazer Ramsay pagar. Mas a Patrulha não toma partidos, e essa decisão não é bem aceita pelos irmãos juramentados. Eles atacam o Senhor Comandante antes da partida, depois que o gigante Wun Wun mata um dos homens da rainha Selyse (que está sã e salva em Castelo Negro).

Enquanto a decisão de realizar uma expedição até Durolar, onde vários irmãos da Patrulha foram mortos em prol dos selvagens, parece motivo suficiente para o motim dos patrulheiros. Mas a Carta Rosa e o fato de que Jon estava disposto a quebrar seus votos em resposta a ela deram mais iminência à sua morte. No livro, o assassinato foi uma resposta furiosa a uma série de decisões questionáveis, enquanto na série, os corvos tiveram dois episódios para mastigar e executar seu plano.

Pela República!

“Pela República.”

Mesmo que o resultado seja o mesmo, o acontecimento, no livro, força o leitor a questionar os motivos da Patrulha. Será que eles tiveram justificativa? Pessoas que assistem apenas a série não terão esse tipo de problema, pois a própria estrutura da cena fez com que aquilo parecesse um assassinato frio e premeditado.

Muitas fãs especulam que essa não foi a última vez que vimos o bastardo de Ned Stark. Alguns teorizam que, assim como Varamyr, ele escorrega para a pele de Fantasma enquanto está sendo esfaqueado, e que será trazido de volta ao seu corpo através de alguma magia primitiva. Outros já propõem que ele voltará como um “wight do bem” como Mãos Frias, ou mesmo como um White Walker (!). Embora eu prefira a primeira teoria, a mais comum no fandom é a de que ele será revivido por Melisandre. O retorno dela à Muralha reforça essa hipótese.

Existe também uma cena exclusiva da série na terceira temporada, em que Melisandre conversa com Thoros de Myr sobre como ele consegue reviver Beric Dondarrion com o poder do Deus Vermelho. Parece improvável que esse encontro tenha sido inventado sem nenhum motivo.

Sobre o Olly e o momento final do episódio: o fato de terem usado o mesmo personagem para fazer a mesma coisa, pelo mesmo motivo, em duas temporadas diferentes… seria cômico se não fosse trágico. A cena em si foi perfeita, principalmente depois que os patrulheiros saem e a câmera se aproxima do corpo de Jon e nós não sabemos se nos despedimos ali mesmo ou esperamos alguma reação. Todo o desespero diante dessa incerteza deu à música tema dos Starks, Goodbye Brother”, um sentido todo especial.

jon-510

“Vocês Starks são difíceis de matar.”

O fato é que, pelo menos até ano que vem, a vigia de Jon terminou (assim como a nossa). Mas sugiro que sigam o conselho de Sam e não se preocupem com o bastardo. Seja no corpo de Fantasma ou depois de receber o beijo da vida de R’hllor, ele sempre volta.

Compartilhe:

Ao comentar no site você aceita as regras previamente estabelecidas.

Posts Relacionados

  • Roberto Siebeneicher

    Última frase perfeita.

  • Ari Stephany

    A Caminhada da Cersei foi obra prima, a cena de vingança da Arya foi tensa pra caramba, a cena da Daenarys cercada pelos cavaleiros dothraki também ficou incrível e Theon finalmente tomando partido daquela que é praticamente sua irmã também me agradou muito. Essas cenas fizeram dessa uma ótima season finale. Maaas como sofri nesse episódio. Dorne: um dos núcleos que mais amo no livro e o qual foi desperdiçado de forma medonha na série, me deixou triste. A cena da morte (?) do Stannis também me deixou decepcionada. Mas como é difícil crer que a HBO economize em cenas sanguinolentas, acho que ainda não foi dessa vez que Stannis foi para um dos Sete Infernos. E o ponto alto do que foi minha sofrência maior, a morte (?) do Jon. Caramba, como foi desesperador aquilo. Eu achei que por já ter lido e já ter sofrido suficiente, não iria me incomodar, mas putz…Bom, mas enfim, ótima review para o final de uma das mais fracas temporadas de GoT. Torço para que na próxima, os Greyjoy (re) apareçam, os Martell também (porque nessa não valeu), Bran também, e que uma das milhares de teorias sobre o Jon esteja certa, que ele volte, pelos deuses antigos e novos.

  • Lucas Ramos

    Adorei a ultima frase tambem….Ansioso demais pelo podcasteros de mothers mercy que nao saiu ainda meu deus que agonia kk cade esse podcasteros kk

  • Marcus Cruz

    acho que coroa poderia caracterizar seus cabelos ja que é aquilo que fica na sua cabeça são cor de ouro

  • Lucas Ramos

    Gente e o podcasteros desse episodio que nao saiu ainda to quase tendo um treco aqui…..ansiosidade total pelo podcast….

  • J. (Ave) Fênix Negra

    Ótima análise, estou realmente confuso com o que vai acontecer com o Davos, ele pode até ir atrás do Rickon, mas pra quê? Agora seu rei já está morto. Também me parece óbvio que vai haver guerra com Dorne, afinal uma princesa foi morta, isso é coisa séria, apesar de que eles podem só mandar a Ellaria para ser morta em Kingslanding para economizar no plot, afinal é só isso que eles fazem com Dorne, mitigan seu potencial, nem a Dany vai lembrar deles, haha. Quanto ao Jon Snow, eu acho que seria mais interessante ele wargar no fantasma e ir atrás de vingança contra os todos seus inimigos na forma de lobo, sem ressuscitar como homem de novo.

  • Marcio

    “Selyse (que está sã e salva em Castelo Negro)”. Haha, excelente esse “sã” cortado. Sã ela realmente nunca estará.

    Ótima análise, Rafael, como sempre! No aguardo do Podcast :).

    Apesar dos pesares, é difícil se despedir de GoT por mais um ano.

  • joao pedro

    tem tres coisas que vou falar sobre a série que acho que ninguem além de mim notou
    -na 1 temporada Cersei fala pra alguem(acho que com a Catelyn) que eles ficaram um mes viajando de porto real até Winterfel, e mindinho faz isso rapidamente
    -bom, todos sabem que um corpo tem que ser velado exatamente apos a morte pra nao começar a feder, e Twin morre no ultimo da 4 e é enterrado no primeiro da 5, entao podemos deduzir que se passaram no maximo em 3 dias, mas ao mesmo tempo Tyrion ja chegou em Volantis e ja ta com aquela barba de viajem de 3 mes
    -a ultima e menos importante é que o cabelo da Dany ta meio loiro no episodio 9, e nao branco, nao notei se no 10 tambem ta assim..
    otima analise, se eu fosse dizer minha opinão sobre o episódio seria exatamente igual essa

  • Roger Silvério

    Só faltou comentar que enquanto o sangue tingia a neve de vermelho escuro e a câmera ia se aproximando, os olhos negros como jabuticaba de Jon Snow iam mudando de cor, para castanhos. Detalhe esse que ninguém percebeu se não assistir em HD e dar pause na cena, mas que pode significar muita coisa.

  • Pedro HS

    Legendas sensacionais!!!

  • Niculas

    Ótima analise, como sempre. Mas Rafa, foi adaptado o 1º capitulo do Theon do Dança ou ou é o primeiro capitulo com o titulo THEON naquele livro??

  • Calvin

    A vigília de um patrulheiro deve durar até a morte, portanto a do Jon terminou; mesmo caso ele não permaneça morto.

  • Analise legal Rafael… parabéns… pena da Cersei… um pouco menos… ela ferrou com muitas pessoas e, assim como muitos personagens, merece mais ainda.

    Com relação a “coroa” da mircela, ela de certa forma conquistou…ela seria esposa do herdeiro de Dorne (na série) e isso é uma “coroa” em algum sentido. Então tá beleza.

    Agora tudo fica obscuro com os acontecimentos, pois não temos mais as referências dos livros, mas acredito que Davos deve ser levado a busca do Rickon (tem duas temporadas… esse menino tem que aparecer :P) Difícil prever em que situação. Talvez a própria Melissandre o indique, mas é pouco provável… entretanto… uma jornada com os dois seria um desafio interessante aos personagens. Antes de pensar em jamais… lembrem que já tivemos jornadas com personagens bem distintos Arya/Cão; Jaime/Brienne; Tyion/Jorah e por que não Davos/Melissandre?

  • O podcasteros vai sair só na segunda/terça. A gente avisa!

  • Roberto

    Os piores sempre retornam com vida. Adorei!

  • wons noj2

    tipo
    se a mel conseguir ressucitar o jon (oq nos livros eu duvido muito que acontece, mas na série talvez ocorra por causa das mudanças) ela vai morrer? thoros morreu quando ressucitou catelyn stark.
    e ela vai conseguir curar as facadas tbm? ela tem esse poder? como ele vai sobreviver daquele jeito?

  • Alexson Saintz

    Gente, pelamor, domingo a noite e NADA DO PODCAST! Meu deus! VAMO AE, PESSOAL!

  • Alexson Saintz

    TO COM CRISE DE ABSTINÊNCIA!

  • cristiane dornelas

    JOOOOOOOOOOOOOON! Fiquei tão WTF no fim do episódio….sabia que acontece nos livros, li, mas ser a cena final foi de quebrar o coração. E eu só queria uma reação dele, um “alô, eu não morri!” ou um Fantasma……Essa temporada só teve aquela batalha, Arya e a expiação da Cersei de bom. Achei que fizeram muita besteira…..imagina ano que vem, sem livros como suporte. Mas já que comem/destroem/mudam muito dos livros, nem sei o que esperar….só esperar mesmo =/

  • Sandro Valente

    Se Stannis não morreu, provavelmente ele ainda deve se unir com o núcleo de Sansa e Brienne. Juntar os Senhores do Norte e iniciar uma companha contra os Boltons.
    Palta para Ana Carol e Barcellar discutirem no Podcasteros.

  • Maria

    gente, que ódio daquela septã maldita com o sininho. tudo q eu queria era que a cersei realmente matasse ela!! shame on you, bitch!!!

    pra mim, a cersei nao tem mais volta. depois dessa humilhação, ninguem nunca mais vai respeita-la ou teme-la. mesmo se ela estivesse fingindo ser comedida pro ser kevan no livro e voltasse com planos maquiavelicos, ela ja era. vamos aguardar sua morte agora. eu nao achei nenhuma falha entre a cabeça e o corpo durante a caminhada e tb n fiquei procurando. quem ficou, sinto dizer, você perdeu a cena por ser chato.

    acho que varys matando ser kevan e pycelle em kings landing na calada da noite ia ser muuuuuuuuuito mais interessante. quem sabe o mindinho nao faça isso na proxima temporada, sob outros pretextos?

    eu admito que nao gosto do young griffin, o aegon. ele é muito fraquinho e fico feliz que nao colocaram ele no seriado!!! kkkk

    o que me desespera é que o georginho não vai participar da escrita dos episódios e, se os produtores tb nao tem livro pra consultar, a coisa vai feder.

  • Devanil Júnior

    E esse sangue em forma de lobo?

  • Rei Ragnar †

    Acho que a única “salvação” para Dorne é o Varys, agora em Meereen, costurar um acordo entre os Martell e Daenerys. Já que cortaram aquela parte do Quentyn e do plano do Doran.

    Curioso que Sansa é informada que Jon virou Lorde Comandante, mas o mesmo não sabe que a irmã está em Winterfell. Roose não espalhou a notícia para os nortenhos, já que queria tanto o apoio deles? Talvez aquela carta que Jon lia fosse a do Ramsay, mas aí é muita especulação.

    Creio que é bem complicado a série mostrar o ponto de vista de um Lobo, e também nem mostram o lobo quase. Como foi citado, Melisandre questiona Thoros de Myr sobre as ressurreições de Beric Dondarion, e a volta dela para Muralha deixou esse plot ensaiado. Acredito que o bastardo realmente voltará por meio de R’hllor. Talvez com um sacrifício da própria Melisandre, ou do Sor Davos, ou do Fanstasma, ou até do Olly… Existem candidatos. Nos livros é especulado que Shireen seja sacrificada para este propósito. Nem parece ser necessário sacrificar alguém para isso, Thoros de Myr só diz as palavras certas e Beric volta, mas eles adoram colocar gente na fogueira… Vai saber.

    Meu maior problema com o finale foi a Brieene ter surgido do nada, após ficar a temporada inteira olhando para uma torre, para finalizar o Stannis. Do nada, pela mágica da TV. Um clichê daqueles. Tirando isso foi um ótimo episódio, mas bem atrás de Hardhome.

    Stannis queimou Shireen para abrir caminho até Winterfell, como Agamemnon fez com a filha para chegar em Troia, correto?

  • Gille Louback

    Oque nunca mais volta é minha vontade de ver essa serie ,produtores estavam fazendo um ótimo trabalho até o final da terceira temporada e talvez um pouco com o oberyn na quarta mas nessa deixaram personagens muito burros ,contradizeram diretamente coisas que foram faladas ou feitas nos livros mataram personagens chaves ,e deixaram outros emburrecidos realmente uma diarréia visual ,quero ver alguma montagem das cenas que estao nos livros dessa temporada só pra saber como ficou no audio visual e dai nunca mais

  • O capítulo que ele foge com a Jeyne e volta a ser Theon (o primeiro com o título THEON). 🙂

  • Leo Guedes

    I have more bad pussy !!! kkk pqp esperava ver Doran fodão também, embora a cena tenha sido tão “fofa”, que o alarme VAI DAR MERDA, gritava em minha mente, jamais esperava ver a morte da Mircella no final, não me importo mais com o destino de Ellaria, Nyn, Obara ou Tyene. Estou mesmo preocupado é com o Trytane, que nada tinha a haver com essas quatro.
    PS : Como disse a própria Obara “Vadias” é o que define esse quarteto.

  • Niculas

    Obrigado. Faz um tempo q eu li.

  • Raiza Alonso

    Acabei de ler essa entrevista da Clarice(Melisandre) ,foi no mês passado, e achei uma coisa interessante:

    ENTREVISTADOR:O que está acontecendo com Jon Snow? Por que a Melisandre esta perseguindo-o?

    CLARICE:Ele sabe que existe mundo no sul e que conhece-lo melhor. Precisamos dele como uma espécie de guia. E há também outra coisa sobre ele que nós,realmente, não podemos revelar. Na série,eu não descobri exatamente o que é,ainda,e não é apenas uma atração do sexo feminino para masculino. Sim, ele é um jovem atraente, mas não é seu principal objetivo , eu acho. Embora ela goste de alguma interação com uma pessoa um pouco mais jovem, talvez,seja para uma mudança. [Risos] Nós sentimos que há algo sobre ele que ela pode sentir, mas ela ainda não sabemos o que é.

    http://blogs.wsj.com/speakeasy/2015/05/04/game-of-thrones-star-carice-van-houten-on-that-scene-with-jon-snow/

  • She-Ra

    “Se bem que nada parece ser tão impossível para Daario, que conseguiu enxergar o Filho da Harpia escondido atrás da parede em ‘The House of Black and White'”.

    kkkkkkkkk……………. Aquilo foi mesmo bizarro….

  • Léa

    Gente, sou só eu que acho que a Dany tirou o anel, que talvez fosse uma aliança de noivado, porque ela não queria problemas com os dothrakis, por ser viúva de Khal Drogo? Confesso que tirar o anel pra deixar uma pista nem me passou pela cabeça.

  • Leo Guedes

    ACABO DE PERCEBER QUE JON WARGOU NO OLLY !!!!!!!!

  • Lucas Camargos

    Thoros não morreu ressuscitando Catelyn Stark… quem a deu o beijo da vida foi o Beric Dondarrion…

  • Lucas Camargos

    Nos livros é dito que o corpo do Tywin fica sendo velado por vários dias, acho que uma semana… e que fede pra caralho, principalmente por causa de como ele morreu.

  • Pedro Henrique

    O nosso salvador!

  • Leo Guedes

    Nooooooooooooooooo, Ana deve estar fazendo as provas da facul(exige estudo), e podcasts e conteúdo do site, assim como muitos do site, e fora dele, compreendo o atraso.

  • Joao Palmadas

    Boatos dizem que o Martin está trabalhando em ritmo acelerado para terminar o sexto livro antes da sexta temporada. Alguém sabe alguma coisa sobre isso? Espero que não seja verdade, porque se for então é provável que muitas coisas ruins que vimos na série e não vieram dos livros entrarão no sexto livro. É uma possibilidade que me assusta.

    Ok que o final da série seja o mesmo que o dos livros (eu preferiria que não, mas eu sou voto vencido), mas o sexto livro não precisa ser igual a sexta temporada.

  • Lucas Camargos

    Excelente texto, parabéns.

  • Rickon Stark

    Acho que a parte da profecia que fala das coroas douradas se refere aos cabelos dos filhos da Cersei. E tomara mesmo que executem a Ellaria e as Serpentes de Areia, ninguém vai sentir falta. Esse plot de Dorne tá um lixo mesmo. Quanto à Arya, acredito que na próxima temporada ela abandone a casa do Preto e Branco (provavelmente roubando algum rosto e levando junto) e parta para a vingança, como ela faz como Mercy, nos Ventos de Inverno.

  • Rickon Stark

    Pode ser que Stannis esteja vivo ainda.

  • Rickon Stark

    Pode ser que aconteça isso que você falou do Jon Snow wargar no Fantasma. O Kit Harrington falou que não vai voltar pra próxima temporada, e os produtores deram a entender que o lance dele entra rno lobo pode ser real (naquela entrevista em que o Weiss fala “duas palavras: temporada 6”. Então dá pra se concluir que de fato o Kit Harrington não vai aparecer na próxima temporada, mas o Jon Snow vai, em forma de lobo.

  • Marina Puccinelli

    Excelente análise, e as legendas das fotos são melhores ainda! Haha
    Achei a cena da Caminhada perfeita também, a Lena se superou nessa temporada. Palmas ainda para a dublê de corpo, haja coragem pra fazer uma cena dessas! Quando à morte da Myrcella, sou bobinha e chorei, mas realmente, como o núcleo de Dorne não foi bem trabalhado pareceu uma coisa aleatória, que muitos nem vão lembrar mês que vem. Aliás, muita coisa foi mal trabalhada, mal explicada… Ainda assim, difícil ter que esperar quase um ano pra ver como esses núcleos vão se desenvolver.

  • She-Ra

    Esta foi uma temporada bem difícil de analisar. O afastamento crescente dos livros, as inúmeras polêmicas e a enxurrada de possíveis “spoilers” dos futuros volumes da saga, não tornaram essas últimas semanas fáceis nem para os espectadores comuns – leitores ou não – e, creio eu, nem para a equipe do site. Porém, mesmo com o aparente encerramento das análises sem spoiler, O Rafael e toda a galera do GOTBR tá de parabéns por não ter deixado a peteca cair. Aguardarei ansiosa e pacientemente a próxima análise! Vlw!

  • Adriano

    Não é Thoros de Myr que morre ao reviver Catelyn…é Beric Dondarrion.

  • She-Ra

    Acho que a íris ficou mais clara pra deixar evidente o efeito das pupilas aumentando – como se ele entrasse cada vez mais num lugar de escuridão – conforme a cena ia chegando ao término.

  • Adriano

    Significa o que????

  • She-Ra

    kkkkk…. Sério mesmo?

  • William Novaes

    Thoros não morreu, quem morreu foi o Beric Dondarion( O ressucitado), tipo Thoros não nem tentou ressucitar a catellyn pq já fazia tres das que ela tava morta e ela já em decomposição, mas ai o Beric foi lá e Beijou(fez boca boca) ela e diz que o fogo da vida dele passou pra ela, tipo vampira dos X-man e ele morreu.

  • Flavio Lazar

    eu pensei a mesma coisa, Que o anel seria um simbolo da riqueza em Mereen e ela o tirou para não levantar suspeitas do que ela havia feito

  • L Amaral

    Excelente análise como sempre. A questão do anel não foi por esse motivo. Quando ela identificou os Dothraki, ela se desfez imediatamente do anel e de qlqr vínculo que ela possa ter tido pós khal Drogo, seu ex e antigo líder. Ela quis se desvincular disso e eventuais problemas (mais do que ela já tem ali no momento). Poderia soar como uma “ofensa” ao seu antigo povo. Acredito q n seja para dar pista (ou n só por isso).

  • Leonardo Lopes

    Acredito que Jon não vá aparecer mais na próxima temporada, vai reaparecer talvez no Season Finale da sexta ou na sétima para salvar o mundo. Talvez a ausência de Lady Stoneheart foi para dar mais impacto para uma suposta ressurreição do Jon.

  • Wellen I.

    O pessoal tá comentando que a cor dos olhos do Jon mudou nos últimos frames… Alguém mais viu isso?

  • Pensei nisso também, mas o showrunners confirmaram que foi mesmo um pista no vídeo “Por Dentro do Episódio” :/ Veja só: http://www.gameofthronesbr.com/2015/06/por-dentro-do-episodio-5-10-mothers-mercy.html Abs amigo!

  • Calvin

    Depois daquela cena em ele e Jon se encaram, passei a ter cada vez menos dúvidas que o bastardo não deve mesmo permanecer morto: Afinal, por que os produtores fariam aquela cena se não tivessem intenção de fazer os dois se enfrentarem?

  • Leonardo Lopes

    Qualquer que fosse o motivo, achei ela tirar o anel meio forçado, pela forma que foi feita, é mais uma coisa que fica na imaginação ou você descobre por declaração dos roteiristas.

  • Malu

    Rickon, por onde anda, meu jovem? Ta sumido em?!

  • Malu

    Ned deve tá revirando nas criptas com tudo que tá acontecendo, serio!

  • Eu vi mas não mudou a cor, parece mais com se tivesse clareado e depois escurecido talvez seja só efeito da luz.

  • Roger Br

    Game Of Thrones é viciante,o problema é que daqui a pouco param tudo por falta de personagens vivos,rsrsrs.

  • DemetrioSnow

    Última frase foi lacrimejante. Martin já disse que o final das Crônicas será agridoce, mas para quem gosta dos Stark, já é.

  • Jo

    Eu tinha achado que a Daenerys deixou o anel cair para que não descobrissem que ela casou de novo.

  • Rúbia Nakonetchnyi

    Bem que podia mesmo, porque ser a ultima palavra de Jon o nome daquele ingrato infeliz…tomara que aconteça mesmocom esse moleque desgraçado

  • Rúbia Nakonetchnyi

    Boa ,que seja algo bom que ela faça e de preferencia para a sexta temporada

  • Rúbia Nakonetchnyi

    Eu ainda sou pior não me importo também com elas e com a Myrcella ter morrido, que não morra o Bronn de jeito algum,o Trystane só não quero que morra porque não existe Ariane senão podia morrer também..

  • Gabriela

    Depois de tudo que os produtores aprontaram, será que eles pensam na possibilidade do Jon wargar no Olly?
    A cor do olho do Jon (não tinha reparado no primeiro momento) fica parecida com a cor acinzentada do Olly… Até olhei no google para confirmar kkkk
    Na verdade eu não acredito nenhum pouco nisso, mas nunca se sabe.

  • Rafaela Bastos

    Dorne é pouco povoada, bem menor que Porto Real porque é muito mais pobre.
    Mesmo assim não justifica cagarem no núcleo, rsrs.

  • Fabricio

    Eu vi este comentário e vi o vídeo que mostra a cor dos olhos mudando de cor, mas não é nada de mais acredito eu!

  • Fabricio

    Acho que na sexta temporada ele vai aprender a ser um Warg e no ultimo episódio ele volta como o guerreiro lendário renascido do sal e da fumaça!

  • Fabricio

    Concordo plenamente com você!!
    Jon, é uma das três cabeças do Dragão com certeza!
    E se vc lembrar da ponta solta sobra a mãe dele, fica ainda mais difícil de acreditar na morte dele!
    Na próxima temporada ele não volta, pois os produres já estão a procura de uma ator para interpretar um guerreiro lendário com uma espada lendária!
    Então acho que a 6 temporada vai começar um outro flash-back de como surgil o Azhor Ahai pois até o momento na serie só falaram da espada dele e não dele próprio!

  • Carolina Devens Rabelo

    Vendo o Drogon todo teimozinho me lembrou na hora o Charizard.

  • Hellysson Wesley

    Sim fica mais claro, mas acho q é efeito da luz…

  • LARISSA CARVALHO

    cadê o podcasteros? vou infartar na espera rsrsrs

  • Aleph Bonn

    e eu acredito… acho que vão segurar essa ressurreição pro próximo season finale e trazer ele de volta só na 7ª!

  • Joao Palmadas

    hey, a gente nem sabe quantos livros serão. O Martin já disse que não tem certeza se serão só sete. E mesmo se o final da sétima (e provavelmente última, mas isso também não é certeza) temporada for igual ao final do sétimo livro, isso não é garantia que a sexta temporada será igual ao sexto livro. E eu espero que seja bem diferente. Se o Martin e os produtores fizerem diferente, será uma prova de inteligência: todos ganharão mais dinheiro assim.

  • Joao Palmadas

    Clichê. Eles, como dizem, fizeram a fama e agora vão deitar na cama. Cada vez menos esforço criativo e cada vez mais clichês. Eles já sabem que a audiência será grande de qualquer forma.

    Será que vale a pena fazer uma lista de séries que começaram bem e terminaram mal por esse motivo? Acho que não, tudo mundo já sabe de umas 10…

  • Carolina Devens Rabelo

    Quando a Meggy, a Rã, diz que de ouro serão suas coroas, em relação aos filhos da Cersei, sempre achei que era uma analogia ao cabelo deles, já que todos são filhos dela com o Jaime e têm cabelos loiros, nunca levei isso ao pé da letra, não achava que todos teriam sidos realmente reis e rainhas um dia.
    Já na questão do Jon, acho que ele vai voltar sim, não sei bem como, preferia que fosse como o Beric Dondarion e pela Melissandre, porque acho que se ele voltar como um Mãos Frias, ele não poderia fazer muita coisa pra baixo da muralha, já que a magia da muralha não deixa que ele atravesse e na série cortaram esse personagem. Quando o Aemon fala “mate o garoto” e depois o Jon morreu, eu lembrei da parte do Lorde Beric, porque o Thoros fala que quando a pessoa volta dos mortos, ela volta diferente, mais séria e tals. O Beric ficava cada vez mais sério e introspectivo a cada vez que voltava dos mortos. Assim, como a Catelyn, quando volta como a Coração de Pedra, meio que perde a parte mais “humana” da personalidade, a parte da misericórdia e a afeição pelas outras pessoas, seguindo um código de justiça de maneira muito fria. Pra mim isso seria como “matar o garoto” dentro do Jon e lembra muito o estilo Ned Stark de ser, quando lida com a questão de punição dos crimes e tal.
    Se a Melissandre for reviver o Jon, tem que ser logo, ou então tem que conservar o corpo dele no gelo, pra ele não ficar todo estranho igual a Catelyn. O lance do Fantasma não protegê-lo foi estranho mesmo, essa ponta ficou solta.
    Gente, e outra coisa. O Benjen sumiu e eu estava pensando, como a única herdeira que acredita-se estar viva é a Sansa, que é uma menina, o Benjen teria preferência sobre ela? Não que ele fosse aparecer para reclamar Winterfell, mas tenho essa dúvida.

  • Malu

    Esse tipo de “wargar” demanda muita experiência acredito! E na serie, como muitos já disse aqui, não mostraram nenhum indicio de Jon-warg, há não ser, que seja um truque na manga deles.

  • leandrosr

    Benjen não teria prioridade por conta dos votos da Patrulha. O Norte respeita isso.

  • Carolina Devens Rabelo

    Nuss, tinha esquecido disso completamente!
    Obrigada!
    Mas caso ele não fosse da patrulha? Ele teria? Só queria saber se o irmão do herdeiro tem preferência sobre uma filha ou é igual a Inglaterra, na qual os filhos do herdeiro direto já são herdeiros mesmo que este só tenha filhas.

  • Anderson Lima

    kkkkkkkkkkkk

  • Anderson Lima

    A cor do olho dele não mudou mano! E o Jon mal consegue wargar no seu lobo, quanto mais em uma pessoa.

  • Anderson Lima

    Eu pensei isso também.

  • Anderson Lima

    Nada a ver.

  • Joao Palmadas

    Tenho a teoria que talvez a Myrcella não morra nos livros. “De ouro serão suas mortalhas”, disse a bruxa, mas por mortalha podemos entender o véu que a Myrcella terá que usar, agora que está deformada.

  • Joao Palmadas

    Esqueci de comentar a morte da Myranda, Charlote Hope, a amante do Ramsay, de tão inexpressiva presença (nem pelada ela encanta, é magra demais) o pessoal se esqueceu dela.

    Mas vale a pena citar a morte dela porque comprova minha teoria: quando um casal aparece pelado na série, é porque vai acontecer algo ruim com um dos dois, ou ambos. Foi assim com Dany e Drogo, com Theon e Ross, com Robb e Talisa, e agora foi assim com Ramsay e Myranda. Sempre, um dos dois se deu mal quando o casal apareceu pelado (no caso do Robb e Talisa, foram os dois, no caso de Theon e Ross também, embora não na mesma temporada). Então, se aparecer um casal pelado na sexta temporada, já sabemos: um dos dois vai morrer. É a maldição dos casais pelados. (Mas não é maldição não, é a série que está muito previsível).

  • She-Ra

    Se tiver que apostar em algum estrangeiro pra estar comandando os filhos da harpia, tenho um palpite melhor:
    (perceba no olhar do Ned… kkk)

  • Luciano

    Olha vi em uma foto em alta resolução ampliei bastante e
    comparei com outras fotos do Kit, esta bem mais claro mesmo, mas é algo bem difícil
    de notar na cena, não achei nada conclusivo, também acho que pode nem ser
    intencional pode ser devido à iluminação para a filmagem ou as tochas do cenário,
    se não foi feito em fundo verde!

  • Mariana Marchiori Rabello

    Na verdade, o Jon já está ao sul da muralha ( Castelo Negro fica do lado sul). Por isso eu acho que a probabilidade dele voltar como Mãos Frias ou algo do tipo é muito pequena.

  • Levi Mendes

    kkkkkkkkk boa.. dragoes de personalildade forte

  • Levi Mendes

    Sobre Jon voltar, acredito sim ser bem possível esta teoria de ele viver através do Fantasma como o Varamyr troca-peles fez no Dança. Não acredito que GRR Martin escreveu um capítulo sobre ele contando estes detalhes de como aconteceu com Varamyr apenas pra mostrar que o Verão encontra com ele e ganha uma batalha na neve por comida… GRR Martin sempre nos dá algumas pistas e acredito que esta tenha sido a pista pra dar contexto pra morte do Jon.
    Agora como ele vai reviver.. dificil saber. Apostaria na Melisandre mesmo.. pois somente a morte pode pagar com a vida.. mahahaha

  • Carolina Costa D’Ávila

    Não há nenhum indício de uso de anéis ou alianças para comprovação de casamento em Game of Thrones, sob nenhuma religião. E, mesmo que tivesse, não seria isso que faria a diferença. Daenerys deveria, em uma decorrência normal da história de uma khaleesi, estar em Vaes Dothrak. Mas, mais do que isso, ela é uma inimiga de Khal Joqho, ela “matou” o próprio marido com magia de sangue e desafiou para além de qualquer limite os hábitos deles enquanto Drogo ainda era Khal.

  • Carolina Costa D’Ávila

    Muita gente dizendo que o anel é pra esconder o que ela fez depois da morte de Drogo… puff… Essos inteira sabe quem é e o que fez Daenerys Storm-Born, não é porque eles são nômades que eles sejam desinformados. Os produtores ficaram sem ideias pro último episódio e resolveram fazer uma compilação de clássicos. A pista deixada para trás e um pequeno grupo de guerreiros procurando por alguém frágil… é óbvio que é uma cópia de Aragorn, Gimli e Legolas à procura de Merry e Pippin. Até os cenários ficaram meio parecidos. E não gostei da cena não. Achei que a Emilia não tava lá aquelas coisas nesses dois últimos episódios, e achei idiota a dramaticidade do khalasar.

  • Victor

    Imaginei algo nesse sentido também…

  • Raul Valeiro

    Imagino que talvez a Melissandre tenha sacrificado a Shereen em busca de outra recompensa do Deus do fogo, como a ressurreição de Jon. Considerando que talvez ela possa ter visto o assassinato dele em uma de suas visões, e não teria nenhuma necessidade de mostrar o retorno dela para o Castelo Black no episódio se ela não tivesse algo importante pra fazer na próxima temporada, isso poderia ter ficado para o sexto ano tranquilamente. Acho que sem o comando de Jon, o caos irá se instalar no castelo e provavelmente haverá uma batalha com os selvagens ali presentes, “pela patrulha”, seria mais interessante Jon viver, e talvez ele seja o novo propósito de Melisandre.

  • Nymeria Sand

    Nenhum personagem nessa série fez mais cagada que a Brienne. Ela não acerta uma! Ninguém que ela diz que vai proteger se dá bem. Ela vê que tem um exército se aproximando e, ao invés de aproveitar a oportunidade pra tirar a Sansa de lá ou ao menos protegê-la (porque por mais que ela estivesse ótima, ia ter uma batalha e ela poderia terminar prisioneira). Não, ela vai procurar o Stannis no meio de toda aquela gente pra matar e larga a menina a qual ela fez uma promessa de proteger pra lá. Eu realmente não iria querer a Brienne me protegendo.

  • Cartolinha

    Esse papo de “Game of Thrones não tem protagonista” é uma piada, a trama é feita de personagens e histórias desses personagens, se o cara cria uma história foda de um personagem um background bem elaborado fazendo com um encaixe perfeito na trama principal, e depois ele mata esse personagem da forma covarde sem um motivo muito foda ele esvazia a trama e todas as pontas mal explicadas do personagem, isso talvez explique a pobreza de enredo dessa quinta temporada, as cenas não foram muito boas, nem mesmo bem elaboradas, e não havia mais muitos personagens importantes (como havia no início) para preencher essas lacunas com diálogos tramas, intrigas. Isso ficou evidente nessa temporada, só eu reparei isso? Que a temporada só começou a partir do sétimo episódio. Quer conta criar uma história uma posição e expectativa num personagem e depois mata-lo sem mais nem menos? Beleza! Mas substitua o mesmo personagem conte uma história de outro que seja a altura e faça ele ter significado na trama como o seu antecessor, senão vai continuar acontecendo o que está acontecendo, o seriado está sendo esvaziado dos personagens importantes e sendo substituídos por outros inúteis sem importância nenhuma sem nenhuma simpatia pelo público, conseguiram destruir o background do James Lanister, um cara que tinha uma importância e significado na trama, não mataram o personagem mas mataram a importância dele, esses produtores parecem ter perdido a mão para tocar a trama. Eu como mestre de RPG a 18 anos fiquei envergonhado com essa temporada…

  • Bruno Lacerda Balbi

    Você não foi o único(a), mas os produtores confirmaram o que o Rafael falou no “Inside the Episode”.

  • ISSO! Sabia que tinha visto aquilo em algum lugar, mas não lembrei na hora de escrever a análise. Que heresia. Excelente, Carol. 🙂

  • Infarta não que ele tá muito bom. Atrasou, mas vai sair. Abraços! 😉

  • HUuAhuahuahuAhuAHUAHUAHUAUHuh

    eu não duvido de mais nada

  • Mateus Faria

    Eu imaginei que Daenerys deixou o anel cair para não descobrirem que ela havia se casado novamente, ganhando possivelmente o respeito do povo dothraki como a mulher que foi casada com Drogo.

  • GiuSal

    Ah, fiquei sabendo que esse papo de Jon morto é um trolagem de D&D com o Kit.
    Eles vão chamar o moço e falar: Você não sabe de nada, Kit Harington, kkkk

  • Mike

    Não, está bastante claro que ela realmente acreditava que Stannis era Azor Ahai renascio ou “O Escolhido”. Entretanto, no instante em que ela percebeu que sua interpretação estava errada, ela “picou a mula” pra salvar seu pescocinho…

  • GiuSal

    O que seria mais compreensível. Porque essa história de achar um anel no meio de uma vastidão, nem o Bilbo, Frodo, Gollum e toda a cia de Peter Jackson dariam conta.
    Mas, é o que temos pra hoje!

  • Mike

    Então todo mundo vai morrer rsrsrs

  • Mike

    Não, mortalha realmente indica que a Myrcella morrerá em algum momento próximo…

  • Mike

    “Wargar” no Olly? Não, de maneira alguma rsrsrs

  • Mike

    Exatamente, essa teoria de esconder o anel pra “enganar” o khalasar não faz muito sentido…

  • Ricardo Novaes

    Ela não conseguiu levar Jaime inteiro para Porto Real.

  • Mike

    É você que tem aceitar que o Jon voltará rsrsrs

    O próprio Sam, o Matador já deixou pistas, quando disse pro Olly não se preocupar, porque o Jon sempre dá um jeito de voltar…

  • Mike

    Eu compreendo seus argumentos, mas convenhamos, depois que a Melisandre gera uma sombra pra matar o Renly, o Stannis não tinha muitos motivos pra desconfiar dos poderes dela…

  • Mike

    Ela tirou o anel, pra deixar uma “pista” pra quem fosse procurar por ela. É muito forçado, mas esse foi o único motivo…

  • Mike

    Impressão sua rsrs

  • Ricardo Novaes

    Não se não nem quero le o livro.

  • Adriano

    Eles não vão rastrear o anel em si… vão rastrear o Dragão… Se acharem algum indício do Dragão, estarão no rumo certo.
    E como eles fariam isto..??? Da maneira mais simples possível… perguntando aos aldeões… perguntando a TODA pessoa que encontrarem nos ermos… perguntando nas vilas…perguntando ao longo do Shahazadhan… alguém vai dar um norte… Aliás o Mar Dothraki fica ao Norte de Meereen.
    ————

  • Maria

    voce não sabe! talvez ela não tenha matado o stannis e o tenha chamado para ajudá-la a salvar a sansa, como sua redenção. apenas uma teoria!

  • Maria

    eu acho que o GRR Martin mostou isso pq o Varamyr vai tentar wargar em Summer.

  • Nilo Machado

    não sobrevive, ressuscita…

  • Alan Furman

    Foi o que pensei também, não no fato de deixar pistas no meio do nada pros outros.

  • She-Ra

    Encontrar com a Brienne td bem, mas com o Stannis só fazendo uma mesa branca.

  • Diogo

    Posso estar errado, mas todos os cavalos indo na mesma direção, e fazendo círculos ao redor de um determinado local, dão dicas de localização de alguma coisa: pessoa ou objeto. Neste caso, alguém com experiência poderia ir até o centro intacto para examinar o que era, e então encontrar o anel.

    Também acho exagero, mas acredito ser possível.

  • Maryvalencar♥

    Admiradora do site. Fã. Seguidora. Não li os livros, então, aqui tiro minhas dúvidas com vocês leitores.
    (Um chute no escuro:) Pensei que o Drogon sabia exatamente pra onde ele teria levado a Dani. Sabia que os Dorthrakis estavam ali. Mesmo ele machucado relutou em não sair como a Dani queria. Foi isso que pensei quando assisti o episódio!

  • Débora Albuquerque

    Sabe o que ainda me dá esperança? Quando a Melisandre recebe a notícias dos desertores, ela faz uma cara de “minha ficha caiu, interpretei tudo errado!” que faz com que nossos corações de crianças de verão se mantenham aquecidos, ate que os ventos de inverno possam torná-los tão frios quanto possível. Prefiro manter a chama acesa e acreditar que em breve Azor Ahai estará de volta….

  • joao pedro

    eu sei, sao 7 dias, tem até a teoria do veneno do víbora, mas na série parece que foi no outro dia a sua morte, já que é la que a Cersei pergunta se o Jaime o soltou

  • Débora Albuquerque

    Dou f5 a cada 1 hora na esperança de ter saído… Kkkkkkkkkk

  • Débora Albuquerque

    Acho que todos nós estamos com síndrome de abstinência. Só mesmo unindo o fanatismo e criando muitas teorias para aguentar…

  • Faz muito mais sentido do que torcer para que achem um anel no meio daquilo tudo. Só falta eles acharem….

  • Lagertha Targaryen

    A Sansa teria prioridade sobre o Benjen,sim

  • GiuSal

    Sei, mas estamos falando da cena que ela deixa o anel cair.
    Primeiramente, pelas imagens não há sinais de aldeias na região.
    Concordo com o fato de rastrear pelo dragão, isso é fato.
    O que a HBO está fazendo é querer dar um belo chute na nossa vil inteligência e mostrar o Jorah e o Daario encontrando o anel. Aliás, se for assim eles até que poderiam encontrar o Drogon e pedir para ele dar uma fungada no anel para rastreá-la.

  • mic

    Tudo o que eu pensei no episódio está escrito, e muito bem por sinal, no texto.
    A temporada foi meio parada sim, mas acho que ela foi introdutória para as ultimas duas temporadas que terão um ritmo mais frenético.
    Ri demais na parte das badges…kkkkkkk

    Acredito que na proxima temporada veremos:
    POSSÍVEIS SPOILERS—————————————————————————————————
    .
    .
    .
    .
    .
    o estopim da guerra entre os Lannisters e Dorne;

    Morte de Thommen;
    Euron Greyjoy;
    Vila Velha;
    Arya finalmente terminando seu treinamento
    Irmandade sem Estandartes se encontrando com Sansa (incluirá Theon, Brienne e Podrick);
    acredito em Tyrion comandando a Guerra contra Yunkai;
    morte de Roose Bolton;
    veremos flashbacks reveladores sobre a real identidade de Jon;
    volta de Jon Snow;

    essas são algumas das minhas “previsões”. Esperando desde já

  • Hahaha! Manda uma carta pra eles. Certeza que essa ideia te garante um emprego de roteirista. Abraços!

  • Notícias de Meereen, provavelmente.

  • Kaio Meyer

    Sla declarou e juramentou sua morte, se tem uma coisa que ela prioriza, eh sua palavra. Sim ela matou Stannis sem duvidas.

  • Muito obrigado She-Ra! 🙂

  • Valeu, Renan! Abraços!

  • Hahaha. Obrigado Mari. 🙂

  • Muito obrigado Lucas! Abração!

  • Concordo Marcio. Mas o site continua na ativa! Abraços!

  • Rafael Farias

    Na série, e apenas nela, ESQUEÇAM isso do Jon wargar o Ghost. Primeiro de tudo, porque ele MORREU mesmo ali no final, não tem como ele ter sobrevivido, e uma pessoa não pode wargar depois que morre. E outra, ele nunca demonstrou nenhum tipo de poder pra ser warg como seu irmão Bran, além de não tem uma conexão tão forte com Ghost na série como nos livros (o que é MUITO imbecil) de fato nem lembro qual foi a ultima vez que vi ele interagindo com o Ghost (mais uma vez, isso é MUITO imbecil). Dito isso, acho que fazer o Jon wargar ali no final do nada seria muito forçado, e eu gostei de não terem feito. Ponto pra vocês nessa, D&D!

    (A não ser que na próxima temporada mostre o Jon ainda vivo de alguma forma [apesar de parecer bem morto pra mim] e wargar no Ghost. Digo isso por causa da piada que um dos D&D fez recentemente [não sei qual dos dois D’s foi] de que Jon wargaria o Ghost na próxima temporada. Ainda acharia incoerente com o resto da série, mas ei, estamos falando de D&D aqui).

    Mas ainda acredito que ele volte, a Melisandre deve trazer ele de volta (se não, porque diabos eles fizeram ela usar o batwing do Mindinho pra chegar na Muralha tão rápido quando poderiam deixar em aberto o paradeiro dela?) Como bem observou o meu chará ai na análise, aquele encontro dela com Thoros de Myr e Beric não poderia ser em vão. E mais do que acreditar, eu QUERO que o Jon volte, não por particularmente gostar do personagem (pelo menos na série não gosto tanto dele assim, me julguem), mas ele é o único grande link que temos com a Muralha, e com os Outros (além de Bran). Além disso temos o parentesco dele por resolver, ele não pode morrer agora. Aposto que D&D e o ator que faz o Jon (Kit alguma coisa se não me engano) estão tentando trollar todos nós. Mas duvido que consigam fazer isso até ano que vem.

  • Alice

    eu pensei exatamente isso.. achei que tivesse sido a única.

  • Marcio

    Uma dúvida me ocorreu: chamavam Catelyn de Catelyn Stark ao invés de Catelyn Tully, não é? Devido ao casamento. Da mesma forma com Lysa Arryn. Sei que isso pode não ser uma regra, mas por que não chamam Cersei de Cersei Baratheon? Ainda mais o falecido marido dela tendo sido um rei. Sempre se referem a ela como Lannister. Nessa temporada, ainda teve um episódio onde Doran falava “Uma Lannister e um Martell” sobre Myrcella e Trystane… Myrcella não seria Baratheon? Ou então Doran se referia quase em tom ácido (já sabendo e assumindo que Myrcella não era filha de Robert mesmo), talvez.

  • Fear of a Blackwater Planet

    Excelente analise. Fazer algumas projeções para sexta temporada.

    Duvido que os Fugitivos Sansa e Theon irão para a Muralha. Ela deve ate cair no erro de querer encontrar o Jon mas o Theon deve impedir ela de seguir por essa direção pois este sabe muito bem que o Ramsay é um ótimo rastreador além de saber que o primeiro lugar que ele irá procurar.
    Não devemos esquecer que o Theon ja foi “capturado” pelo Ramsay e já participou dos momentos de lazer com dele com a Miranda. Então os fugitivos devem procurar domicilio na casa de algum senhor do norte para se esconder. Não acredito que ela irá para o Vale pois lá seria o segundo lugar que os Boltons a procurariam. Mesmo assim to curioso se eles para saber terão sorte ou não ?

    Sobre Stannis são alguns pontos a ressaltar.
    A última cena do Poddrick e ele pegando o machado e seguindo a Brienne. A atenção do espectador voltou para vela que se acendeu e isso deve ter ficado como lembrança. Será que ele cortará a perna do general derrotado ?

    Eu acredito que a Brienne mudou de ideia ao ver o lado humano do Stannis. Na verdade ela é única que testemunhou essa nova postura do Baratheon – O Arrependido. Uma constante da Brienne é ela se encantar pelo lado Humano das pessoas ( em particular dos Homens) – A admiração que ela tem pelo Renly e a paixãozinha que tem pelo Jaime. Ela muda todo seu ponto de vista quando conhece de fato as pessoas. E isso pode ter acontecido quando ela levantou sua espada contra Stannis.

    Nem tinha me ligado na última frase dele pois toda a cena mostra um general derrotado e aceitando todas os seus erros e o maior pode ter sido ter matado o irmão. Ae vem o mensageiro da morte só para lembra como tudo começou e sem se ajoelhar aceitou seu destino de braços abertos.

    Mas mesmo assim acedito que os produtores não mataram o Stannis. Irão trollar todos igual a recapitulação do décimo episódio mostrando o Benjen e criando maior expectativa sobre o episódio derradeiro.

    A graça da série agora seria ter um Stannis sem Melisandre, sem Davos, sem Shireen, sem Selyse, sem um exercito, sem uma perna, sem moral e devendo ao banco de Bravos. Imaginem ele com tudo indo contra. Agora que iriamos ver de verdade quão sagaz é o Personagem.

    Mais um personagem que não tem nada a perder como o Bronn e Sor Jorah que são capazes da maiores façanhas em Westeros. E não devemos esquecer do lema de sua: Nossa é a Fúria !!

    E isso que queremos ver a verdadeira Fúria dos Baratheons que não foi mostrada em 5 anos da série. Vimos só um Homem tentando conquistar o seu direito.

    E se ele morreu mesmo tirem o Veado do logotipo da série na próxima temporada.
    Gendry é um bastardo e não tem condições de continuar com legado da família.

  • Não sei não. Stannis não viu a sombra sendo parida, não viu o assassinato. Renly morreu assim como Joffrey, Balon e Robb…. se foi por magia ou não, se foram acontecimentos movidos pelo Deus Vermelho não sabemos. Quanto ao Renly, apenas Brienne sabe que foi a sombra gerada por magia. Eu acho meio forçado. Tanto é que nos livros para mim não parece que Stannis scredite muito nas palavras da Melisandre

  • Joao Palmadas

    TEORIA: SANSA LADY JON E GHOST

    A Sansa perdeu seu lado místico-nortenho quando perdeu sua loba, Lady. Já o Jon morreu mais seu lobo Ghost continua vivo, ou seja, foi o contrário do caso da Sansa. Minha teoria, mais uma, é que Sansa vai adotar o Ghost e ele substituirá a Lady como elo de ligação entre a Sansa e o misticismo nortenho. (Claro, como a Arya está também marcada para morrer, é possível que a Sansa adote a Nymeria e não o Ghost, mas isso ainda depende de confirmação).

    A Lady está enterrada em Winterfell e a Sansa nem se lembrou de visitar seu túmulo…

  • Adriano

    Drogon dar uma fungada no anel foi ótima….
    Mas de alguma maneira Daario e Jorah chegarão até ali… ou vc tem dúvida disto..???
    Não sou defensor de Weiss, Benioff & Cogman, mas não sofra de véspera… Os dois rastreadores (coff… coff) irão chegar até aquele anel no meio do Mar Dorhraki.
    Claro que a cena foi chupada de As Duas Torres, mas uma hoste de orcs Uruk-Hai em fuga, é MUITO mais fácil de ser rastreada do que um Dragão.

  • mary

    É que todo mundo sabe que a Mycella é filha do Jaime, daí nem tem mais graça chamar ela de Baratheon rs

  • Alkatraz

    Eu acho que isso é apenas capricho dos personagens. Pois eles exaltam o nome que acham ser mais forte. A Cersei é muito orgulhosa de ser uma Lannister. Por isso ela sempre que ser chamada de Lannister. Não me lembro de ter lido nada sobre isso no livro. Mas acho que esse é o motivo.

  • Alkatraz

    Eu acho que não. Acho que seria muito “fantasioso” o dragão ter essa consciência.
    No livro, quando a Dani é cercada pelos Dorthrakis o Drogon esta junto com ela compartilhando a carne de um cavalo que ele acabou de abater.

  • Alkatraz

    Eu também pensei isso.

  • Meus queridos, estou ansioso pelo Podcasteros. Quando sai, por favor?

  • Gostaria de perguntar novamente do Podcasteros! Obrigado!

  • Maria

    Pois é! Ela prioriza sua palavra, e ela prometeu reencontrar a Sansa. Logo, pode muito bem usar o cara que já está com os dias contados pra “cumprir o ser dever” de salvar a Sansa. Melhor salvar primeiro o que ainda tem salvação do que finalizar o outro que já está acabado, sendo que este outro poderia ser útil.

  • Maria

    Boa cara. Realmente, faz muito mais sentido do que largar uma pista minúsucula naquela imensidão! Tomara que os produtores da série concordem com você kkk

  • Pedro Henrique Siqueira

    eu to com um problema serio, ja é julho.e eu ainda estou na pg 196 do livro 3 das cronicas de gelo e fogo.
    Eu comecei ano passado.

  • Graziela

    Já tinha me chamado a atenção nos livros a maldição de todo casal feliz, a morte. Nos livros o casal da vez é Dany e Daario, aposto que o próximo a morrer é o Daario Naharis. Você esqueceu de Jon e Ygritte rsrsrs.

  • Joao Palmadas

    todo mundo não, isso só vale quando um casal aparece pelado. Se um homem ou uma mulher aparece pelado mas seu parceiro não, então a maldição não vale.

  • John

    Bem observado, agora fiquei curioso também..

  • mary

    Será que Jon chega a descobrir dos dragões ou tá muito chedo ainda?

  • Fear of a Blackwater Planet

    O Mindinho na última cena com a Olenna diz: Tenho um lindo garoto para você.

    No primeiro momento achei que era Olyvar. E que o empregado do Mindinho assumiria a culpa e diria que tava mentindo que ele foi pago pelo Tywin para impedir que acontecesse o casamento do Loras com Sansa deixando a nortenha com Tyrion. Como aconteceu. Ele teria que assumir para Fé militante que mentiu e quem sabe ele se convertesse para não se ferrar todo.

    Mas lendo comentários da internet é possível que o Mindinho sabia o paradeiro do Gendry e que este esteja na Baixada das Pulgas. Assim como Varys. Ele tem vários passarinhos. Ele daria para Olenna o único bastardo do Robert para que tramassem um golpe de estado e derrubassem os Lannisters do poder.

    Surgindo ate a possibilidade da morte do Tommem nesse golpe. Margaery casando com Gendry e cumprindo a profecia da Cersei. E dessa forma os Tyrell conseguiriam a sua vingança e o Mindinho sairia por cima como sempre.

    E sobre a Brienne fica a impressão que ela não concluiu o golpe. E não é costumeiro matar alguém sentando e encostado numa árvore com um corte lateral. O ideal seria enfia a ponta da espada na vítima para não prejudicar a lamina. Tipo como Arya fez com Polliver. Stannis naquela situação não tinha como reagir ou fugir. E ela seria burra em matar ele pois ele pode ser uma peça importante para salvar a Sansa contra os Boltons.

  • Igor de Oliveira Zwicker

    Alguém sabe me dizer se a Brienne morreu mesmo nos livros? E como está a atual jornada da Arya nos livros? Depois da caminhada da penitência, nos livros, Cersei ainda terá um julgamento por combate? Não entendi essa parte. Obrigado!

  • “Vá em frente. Cumpra seu dever”. E acredito que o dever principal de Brienne, naquele momento, era salvar Sansa. Ou não. Acho que Stannis morreu mesmo. Quase certeza. Abraços!

  • Isso é sua opinião, amigo. O que tem nos livros é outra coisa. Stannis pode não ter tantas qualidades quanto o(s) irmão(s), mas várias pessoas se referem a ele como um comandante experiente e ponderado, principalmente os inimigos. Tywin até assume que ele é a maior ameaça ao reinado de Joffrey (depois do próprio Joffrey, claro). Ah, tem várias coisas equivocadas no seu comentário, mas não tô com vontade de escrever textão. Já basta a análise, haha. Abraços!

  • Até Jon Snow sabe mais que a Melisandre da série. Mas vamos ver.

  • Jassa Lopes Gazzana

    Pensei a mesma coisa, mas como não leio os livros preferi não dar minha opinião, pq era capaz do povo vir me xingar…kkkkk

  • Lucas Camargos

    Davos também viu a sombra.

  • Lucas Camargos

    Que criptas? No máximo sua cabeça está girando sobre aquela estaca…

  • Jose Leitao

    Como sempre análise muito boa, Parabéns, Mas eu ainda acho que o churrasqueiro não morreu e ainda vai fazer alguma coisa. É só opinião minha. Valeu Bacellar.

  • Joao Palmadas

    A Brienne ainda está viva nos livros, mas não se sabe onde ela está. A Arya está vivendo na casa de preto e branco em Braavos, mas não está mais cega. A Cersei ainda terá um julgamento por combate, mas não se sabe quem será o adversário de Ser Robert Strong. Presume-se que seja Kettleblack, um personagem que não existe na série.

  • Joao Palmadas

    Stannis também ganhou uma batalha contra os homens de ferro na rebelião greyjoy, e também resistiu durante vários meses ao cerco de Ponta Tempestade pelos Tyrell, que tinham forças muito superiores, o que foi decisivo para a vitória de seu irmão Robert em sua rebelião contra o Rei Louco.

  • Vcs viram esse meme?

  • marcos

    Na real eu citei fatos dos livros. Você pode olhar para esses fatos e ter a mesma opinião ou seguir opiniões de outros personagens.

    Comparando com os livros, exceto por levar as mulheres e Davos junto (e queimar a menina), a jornada de Stanis para Winterfell é bem parecida, com inverno rigoroso, fome, morte e algumas deserções. Ser derrotado ao chegar lá parece bem lógico. A diferença é que Winterfell está morrendo por dentro, pois os Senhores do Norte que lá estão não são realmente fiéis aos Boltons. Abraço.

  • marcos

    Outro ponto contra o “grande general” Stanis: ele não inspira ninguém. Nem seus vassalos queriam seguí-lo. Conquistou apoio com ouro e dívidas, contratando contrabandistas e mercenários e assassinando o irmão. Em minha opinião, uma grande liderança militar inspira outros comandantes e tropas a lutar ao seu lado.

  • Bruno Lacerda Balbi

    Nao morreu, ainda em treinamento e sim. 🙂

  • Bruno Lacerda Balbi

    Ele descobriu a verdade por uma carta do Ned, e entao ja era tarde para contar a verdade ao Robert, que tinha morrido.

  • Bruno Lacerda Balbi

    ela mencionou ele especificamente andando sobre os estandartes dos Bolton? Lembro dela dizer que se viu andando por Winterfell e os estandartes caindo.

  • Fagner Alves

    Teoria sobre a morte de Jon
    Vi recentemente uma teoria sobre o Jon não ter morrido pq melisandre teria trocado o rosto dele como jaqen fazia, não concordei, mas lembrei da ilusão que ela usa para salvar Mance Rayder das chamas. Como isso não aconteceu na serie e Mance realmente morreu pode ser possível que Melisandre tenha usado essa magia em Jon!? depois de ter visto oque iria acontecer…

  • Carolina Devens Rabelo

    Sim, então, fica do lado sul. Se ele fosse virar mãos frias o corpo dele deveria ser levado para o lado norte e ele teria esse problema de atravessar, então acho improvável.

  • Carolina Devens Rabelo

    Também acho que é capricho dos Lannisters, eles querem mostrar que são eles quem mandam em Porto Real. Se eu não me engano o próprio Jeoffrey usava tanto o veado quanto o leão como seus símbolos.
    Tywin também derreteu a Gelo para fazer espadas carmesin dos Lannisters e essas serem passadas tanto para o herdeiro do Rochedo quanto para o herdeiro do Trono de Ferro. Acho que, nesse ponto, ele fez as espadas como uma analogia às espadas dos Targaryen: Blackfire e Irmã negra, que simbolizavam uma grande honra ancestral para quem as portava. Ele nunca aceitou muito bem que o Jaime fosse da guarda real e pretendia mudar isso, mas morreu.

  • Izabela

    Pode ter 5 horas de duração, nem precisam editar, a gente tá na expectativa né nã?

  • Nymeria Sand

    Sim, no capítulo Arya I , na Guerra dos Tronos, ela e o Jon conversam sobre isso:

    – Olhe o brasão de sua capa – sugeriu Jon.
    Arya olhou. Um escudo ornamentado tinha sido bordado na capa almofadada do príncipe.
    Não havia dúvida de que o bordado era magnífico. O brasão estava dividido ao meio:
    de um lado tinha o veado coroado da Casa real; do outro, o leão de Lannister.
    – Os Lannister são orgulhosos – observou Jon. – Seria de se pensar que a chancela
    real seria suficiente, mas não. Ele faz a Casa da mãe igual em honra à do rei.
    – A mulher também é importante! – protestou Arya. Jon soltou um risinho.

  • Obrigado José! 🙂

  • Joao Palmadas

    Acabo de pensar numa coisa: nos livros, o adversário de Ser Robert Strong será o Kettleblack que trepou com ela. E na série, quem será? O acusador dela, Lancel? Se for Lancel e ele morrer, imagino o que Ser Kevan estará pensando da Cersei e do Qyburn… é, mas um problema para os Lannisters resolverem.

  • GALO DOIDO

    Em relação a morte (ou não) do Stannis, eu a princípio não acreditava que Brienne o tivesse sentenciado a morte me baseando na percepção de que não havia motivos pra deixar de mostrar a Brienne FINISHING HIM. Talvez o Pod venha a interrompê-la pra avisá-la que Sansa acendeu a vela, enfim…

    Mas estou revendo a série desde o começo, e percebi que a cena da decapitação do Ned também não é EFETIVAMENTE mostrada no S0109, apesar de mostrar mais elementos, como o cangote dele “esperando” a espadada rs.
    No S0110 sim, vemos Ice ensanguentada e posteriormente a cabeça de Lord Stark.
    Nos comentários do BluRay, Weiss e Benioff dizem que a exposição da cabeça de Ned também serve pra deixar claro que ele está MORTO.

    Talvez tenham usado este mesmo recurso nesta Season Finale, já que, como bem exposto, Stannis ficou praticamente sem função na história.

  • GALO DOIDO

    Eu acho que Aegon não vai fazer parte do enredo da série. Ficaria muito difícil desvincular o Varys da Dany, considerando os rumos tomados.

  • Marcia Calil

    Essa frase resume Stannis: “Não há na terra criatura que seja, nem de longe, tão aterradora como um homem verdadeiramente justo.”— Varys

  • Vinicius Lima Silva

    Não gostei do episódio, apesar de ter sido um dos melhores da temporada. Eu não gostei principalmente porque tudo teve que ser fechado muito as pressas, não tendo impacto nenhum ou bem pequeno. Acho que a única coisa realmente impactante foi a caminhada. Realmente foi uma cena muito bem feita e a Lena Headey estava sensacional. Eu senti que ela estava passando aquela vergonha na pele, como se realmente ela fosse a Cersey.

    Sobre o Jon, eu sempre achei que ele transferiu sua mente para o fantasma. Além desse final que foi colocado aqui na análise, tem aquele prólogo do Varamyr, dando uma ideia de rima temática que o Martin possa ter colocado.

  • Adriano

    Pessoal não perde uma oportunidade… KKKKKKKKKKKKKK

  • leandrosr

    Nos livros não diz quem vai ser o adversário do Strong João. É por isso que tanto se especula que seja o Cão.

  • GiuSal

    O interessante é que ela deixou essa p0rra desse anel cair para encontrá-la e nenhum dos milhares de dothraki que estavam ali viu a bosta desse anel.
    Isso vai dar o que falar na próxima temporada.

  • GiuSal

    Se apega a isso não. Livro é livro, série é série. Já estão mudando tudo…

  • Renatinha

    to desesperada pelo podcasteros

  • Ah que bonitinha a visão da Arya infantil! Preciso reler os livros para ver essa transformação brutal novamente!

  • Mas Daario e Jorah acharão, pois Daario vê através de paredes e Jorah tem olhos de águia e encontra filhos da Harpia escondidos e os acerta com lanças à distância. Acharão facinho!!!!!!!!

  • mary

    Tbm acho que pode rolar o retorno dele de dois modos diferentes, o que ficaria até mais interessante na série por não ficar tudo “copiado” do livro. Agora, se ele volta no livro e não volta na série (como aconteceu com a cait) D&D serão fuzilados em praça pública pelos fãs.

  • Adriano

    Ambos colocam Elessar Telcontar e Legolas no bolso facinho, facinho…. SQN…KKKKKKKKKKKKKKKK

  • Joao Palmadas

    Stannis está morto. Nem ele nem a Lady Pedrosa aparecerão na série, não mais. A Sansa é a primeira aposta minha para fazer o papel da Lady Pedrosa. a segunda é Lord Dondarrion, Se é que eles ainda vão se lembrar das terras fluviais na série. Além do mais, o que Stannis pode fazer, sem tropas nem nada, para ajudar alguém contra alguma coisa? Só se a Brienne tiver a ideia de jerico que querer trocar Stannis pela Sansa, mas acho que nem a Brienne é tola bastante para levar isso a sério.

    Eu não sei porque eles matariam Tommem e não a Cersei. É claro que a Margaery (que provavelmente é superior demais para se casar com um ex-ferreiro bastardo) vai fazer o Tommem de gato e sapato, uma vez a mãe dele fora do caminho. E se na série isso faz pouco sentido, nos livros faz menos sentido ainda.

  • Dani

    Também to esperando muito o Podcasteros! Toda hora dou uma olhada pra ver se já foi postado.

  • Igor de Oliveira Zwicker

    Obrigado, Bruno!

  • Igor de Oliveira Zwicker

    Obrigado, João!

  • André

    Quantos homens vocês acham que Stannis tinha e quantos Os Boltons tinham na batalha?

  • Nymeria Sand

    Considerando que pode ser que o garoto que o Mindinho entregou para Olenna seja o Gendry, será que na SÉRIE, o Gendry poderia ser o filho da Cersei com o Robert (que ela menciona que morreu, mas que ela nunca viu) e por isso eles poderiam dar um golpe para que ele tome o poder?

  • Eduardo

    Aee, não sou louco! Aparentemente o Rafa também achou que aquilo que o Sam disse pro Olly era um indireta aos telespectadores!!!!

  • Léa

    Hum, não assisti ao “Por dentro do episódio”.

  • Adriano

    Na reunião do conselho de guerra um dos Boltons cita que Stannis tinha 6 mil homens, a maioria a cavalo…
    Depois do famigerado sacrifício de Shireen um dos generais de Stannis lhe avisa que cerca da metade fugiu… com os cavalos.
    Então Stannis tinha cerca de 3 mil homens a pé….
    Agora não dá pra saber com exatidão quantos eram os Boltons…mas pela imagem aérea dava pra perceber que eram mais numerosos.

  • mic

    Foi bem hein, o filho de cabelos negros da primeira temporada.
    Gostei da teoria, até porque o Mindinho sabe da existencia de Gendry e sabe que Ned descobriu que ele é filho de Robert.
    Quando vi o dialogo entre Olenna e Mindinho , logo pensei que fosse o Lancel, mas depois de assistir de novo os outros episodios fica ao meu entender sacramentado que não se trata dele.
    Seria a melhor cartada da série até então.

  • Fear of a Blackwater Planet

    Os filhos da Cersei serão mortos conforme a profecia da Bruxa. Essa foi a primeira cena da quinta temporada. Cersei deve ser a última a morrer.

    Sobre o Stannis só ano que vem que poderemos ter alguma certeza. Outra coisa interessante nessa morte do Stannis é que os espectadores da série ficam com a impressão que ele esta morto. Meio que deixam a gente com dúvida.

    Foi a forma dos produtores trabalharem a ideia da carta do Ramsay para o Jon Snow no qual afirma que ele foi morto na batalha. E no final das contas ele foi derrotado. E há grande chance dele ser apenas derrotado na série pois o mesmos produtores disseram que este último episódio foi o mais fiel ao livro.

  • Isadora Oliveira

    Margaery já foi libertada na série? Me passei aqui…

  • Malu

    Oh, pior que é verdade! kkkkk

  • Milene Ste

    Go on, do your duty?? Também não entendi…

  • MARCEL ACHKAR

    Penso que o Stanis tinha menos de 3000, pois, 500
    mercenários já tinham desertado no episódio 7. Depois teve o ataque surpresa
    dos Bolton ao acampamento, onde, quase todos os cavalos foram mortos, e creio
    que muitos homens acabaram morrendo de fome ou de frio. Após a morte da Shireen
    metade deu no pé, então penso que o Stanis deveria ter por volta de uns 2000
    homens.

  • Isabella Peçanha

    Estou esperando o podcast do último episódio até hoje e nádegas….não vai ter mesmo?

  • Vinicius Lima Silva

    Mas nesse comentário meu, não tem nenhuma comparação com o livro. Eu sei que cada um é cada um, mas eu só fiz uma análise quanto a forma que foi apresentada a narrativa da série.

    Pra mim, eles deixaram muitas coisas para serem feitas no último episódio, tendo que fechar tudo as pressas e de maneira mal feita. Assim como a temporada inteira foi todo um processo ruim de narrativa, tendo alguns pontos altos, esse último episódio só retratou isso.

  • Nathan Bonetti

    Segundo as leis de sucessão de westeros a Sansa tem preferência a Benjen porque os filhos sempre têm preferência aos irmãos da pessoa que morreu. Só iria pra Benjen se Ned não tivesse nem filhos nem netos vivos, nenhum descendente…

  • Carol BB

    Que R’hllor te ouça!

  • Carol BB

    Pena que a própria série esqueceu desse tal filho que inventou né?!
    Na profecia que vimos no ep. da 5ª temporada, fala-se apenas em três filhos.

  • ivan o terrivel

    Eu ainda acho que quando o pessoal da patrulha da noite for queimar o jonh, ele vai se levantar da fugueira com a espada pegando fogo tipo o que aconteceu com a khaleesi, o pessoal da patrulha do norte vao ficar assustados e enquanto isso a melisandra e o cara que era a mao de stannis vao ficar abismado com o que estao vendo e vao revelar que ele e o fulano azor ahai.

  • leandrosr

    Relaxa que vai ter sim, já foi gravado.

  • MARCEL ACHKAR

    Pensei a mesma coisa. Se o Jon for mesmo um Targarian, e filho do dragão como a Dany, ele não vai queimar e renascerá como Azor Ahai.

  • Lunna Lilith

    Jon Sow ressuscitando?! Até agora no seriado não me lembro de alguem que tenha ressuscitado. Se acontecer, será sem base e sem lógica, a menos que ele se torne um dos Outros! Stannis tinha motivos de sobra para confiar na bruxa melisandre, e os atos da bruxa não era baseados apenas em profecias, pois ela usou a magia e evocou uma sombra para matar Renly. Não haveria motivos para trair Stannis, pois ela o acomapnhou até naqueles momentos que Stannis estava “quebrado” e derrotado, por isso não vejo a lógica nisso dai. Com toda a desestruturação do roteiro, uma lógica possivel seria um vitoria esmagadora dos vagantes brancos, não há espaço para reviravoltas, pois a até mesmo a própria daenerys levará muito tempo para reestruturar seu poder e tampouco os selvagens não teriam forças de combater um exercito que se multiplica facilmente, a menos que acreditemos em um final “feliz”, com a ressureição de jon snow vindo dos reinos dos mortos na figura de Azor Ahai como muitos comentam, o que seria um verdadeiro tapa na lógica, poderiam caso isso acontecesse a volta de todos aqueles outros personagens que já morreram na série até mesmo o próprio jofrey, ou talvez aquela volta do jon snow comparando a uma especie de “escolhido” como no filme matrix com poderes além dos “normais” da série. Concluindo, a ideia é que os roteiristas terão que “inventar” muitas coisas para dar um novo sentido à série ou desobedecer totalmente lógica como fez no caso stannis. Seria interessante também um final em que os vagantes brancos vencessem essa disputa, pois como dizem os direitores de GOT nem sempre na vida real conseguimos alcançar nossos objetivos fazendo menção ao final trágico de joão das neves.

  • Arthur Matos

    POisehhhh to dando refresh na pagina tbm o tempo todo esperando que saia logo! :((((

  • Joao Palmadas

    Eu concordo que o Tommem vai morrer. A dúvida é quem o matará. Os Tyrell não têm porque fazer isso. Pode ser algum Martel doido, pode ser alguma doença…

  • Victor

    Beric Dondarrion ressuscitou 6 vezes com a dádiva do Deus Vermelho

  • Pati

    “Jon Sow ressuscitando?! Até agora no seriado não me lembro de alguem que tenha ressuscitado.”

    Então a sua memória está ruim, no quinto episódio da 3º temporada o Thoros ressuscitou o Beric Dondarrion depois que ele morreu na luta com o Cão!

  • Pati

    Pensei numa coisa bem louca agora, e se o garoto que o Mindinho dá de presente a Olenna for o Aegon? Do jeito que a série muda as coisas bem pode ser possível trocarem o Varys pelo Mindinho e os Martells pelos Tyrels no arco do Aegon, com o apoio do Vale e da Campina, e com os Lannisters enfraquecidos, seria bem possível uma investida do Aegon ao trono de ferro, matam o Tommem, e a Margaery viuva de novo, se casa com o Aegon, seria um bom plano para a Olenna se vingar da Cersei sem perder o posto de rainha da neta, e o Mindinho já sacou que os Lannisters estão com os dias contados no poder, é claro que vai pular do barco antes que ele afunde. Será loucura demais?

  • Pati

    Pensei numa coisa bem louca agora, e se o garoto que o Mindinho dá de
    presente a Olenna for o Aegon? Do jeito que a série muda as coisas bem
    pode ser possível trocarem o Varys pelo Mindinho e os Martells pelos
    Tyrells no arco do Aegon, com o apoio do Vale e da Campina, e com os
    Lannisters enfraquecidos, seria bem possível uma investida do Aegon ao
    trono de ferro, matam o Tommem, e a Margaery viuva de novo, se casa com o
    Aegon, seria um bom plano para a Olenna se vingar da Cersei sem perder o
    posto de rainha da neta, e para o Mindinho tbm, que ajudando o Aegon
    pode vir a ganhar mais do que com o Tommem.

  • Kdias

    Então, vc falou sobre o lance das coroas de ouro serem em referência aos cabelos, daí discordo justamente por causa do lance da “fazedora de rainhas”. Sendo assim, os 3 filhos de Cersei seriam coroados e apenas após isso, morreriam. Ou seja, furo da série.

  • Joao Palmadas

    Eu também sinto falta do jovem Aegon, que eu acho que não é filho do Rhaegar, mas vai acaba se impondo como se fosse (e depois morrer em batalha, como um grande príncipe). Mas na série ele não vai aparecer. A lógica da série é simplificar, mesmo que a simplificação seja muito burra.

  • Joao Palmadas

    Esse é mais um furo da série, não sabemos como está a situação da Margaery e do Loras (nos livros, a Margaery está aguardando julgamento em liberdade).

  • Pati

    Eu realmente queria ver o Aegon na série, mas pensei nessa teoria mais porque não acho que o garoto-presente do Mindinho para a Olenna seja o Gendry ou Lancel, como a maioria aposta, não vejo nenhum uso proveitoso que a Olenna poderia fazer deles a essa altura, aí fui viajando e pensei no Aegon, mas concordo com você, a série quer simplificar a história, e inserir o Aegon seria totalmente contrário a isso.

  • Luan Sampaio

    Queria muito que o site fizesse um post com especulações sobre a sexta temporada e fosse atualizando conforme fossem vazando as imagens das gravações. Seria muito bom, principalmente para aqueles que não estão apegados ao livro, tendo em sua mente que a série já se tornou inédita daqui pra frente. A propósito, parabéns pelo site, visito todos os dias e sempre consigo encontrar alguma coisa que eu ainda não tenha lido.

  • Narciso L. Junior

    nem o pisoteio dos cavalos o escondeu em um palmo de lama

  • Lunna Lilith

    ele não havia morrido de fato no sentido categorico, volte lá e assista novamente, ainda existia um pouco de vida nele…

  • A peteca caiu, mas foi off-screen, igual a da Melisandre, hahaha. Muito obrigado, She-Ra! 😉

  • Vinicius Grassi

    Acredito que morreu na série de TV. A morte dele na série seria uma forma de separar a narrativa a dos livros. Em poucos episódios a série já vai ultrapassar os livros e mudanças drásticas de roteiro são uma forma de manter o público cativo nas duas séries Martin já enfrenta dificuldades para completar seus livros. O tempo passa rápido demais para que os livros livros que faltam sejam publicados antes do fim da série, cuja previsão é de terminar no oitavo ano, o que nos dá mais 30 episódios.
    A morte de Jow Snow acaba sendo um trunfo para ambas as narrativas, ela separa as duas histórias. Por um lado aumenta a importância da Mãe dos Dragões e por outro vai obrigar uma mudança de narrativa no núcleo do Norte, com mais importância para Bram e Rickon.
    Os Outro ainda estão longe da Muralha, e Jon Snow não teria muita importância para a TV. Melisandre pode ler o fogo, e essa leitura mostraria a importância de Davos buscar Rickon em Skagos. Ainda temos Bram, o Corvo de 3 olhos e os Filhos da Floresta que ainda não apareceram em importância.
    Acredito que a morte do John Snow na TV torna as duas séries muito mais interessantes. Uma divisão maior da história, sem rupturas extremas, torna os dois produtos mais interessantes e acaba com o mal do spoiler, sem falar que a série de TV irá chegar ao seu fim, com toda a certeza anos antes de Martir concluir a narrativa do Jogo dos Tronos.
    Ao contrário de muitos, não vejo muita graça num futuro onde a série seguiria mal a trama dos livros, informando detalhes que ainda não foram escritos de forma rasteira e mal contextualizada com a narrativa. O fim, televisivo, de John Snow pode ser o marco de uma separação que é bem vinda para manter a qualidade da série e o suspense ao redor dos próximos volumes da série.
    mais, existem vários personagens que foram cortados e que tiveram histórias alteradas. Temos também o núcleo dos Grevjoy que ficou relegado a um patamar menor que Dorne. O tio de Theon possui um chifre que chama e comanda os dragões. Nada impede que ele vá para Meeren e encontre Tyryon e que ele toque o chifre. Se ele aparecer na série, é claro. Esse encontro, após o controle de Meeren, que ficaria sobre governo da Aranha, abriria o caminho para o desembarque dos dragões em Westeros. Vale lembrar que, se a escaramagis do Urso for um prenúncio da passagem do tempo, a invasão está próxima, haja visto que, nos livros, a escaramagis do Grifo coincide com a invasão de Westeros. Invasão que pode coincidir, na série de tv, com uma invasão promovidas elos Outros ao Norte.
    Finalizando, eu torço pela morte e pelo final da participação do personagem John Snow na série de televisão. Uma morte permanente obriga a criação de novas narrativas e transfere importância para outros personagens que são tão interessantes quanto ele fora que o risco da série de tv sofrer atropelos para acompanhar livros que nem foram escritos ainda..

  • Vinicius Grassi

    Nos livros, não na TV.
    As histórias, da tv e dos livros, precisam se separar. Ao menos para a série manter sua qualidade. Será que esse foi o marco da separação?
    Os criadores já sabem como a história deve acabar, e não vai existir mais livro para adaptar depois da sexta temporada. Acredito que o próximo livro já esteja quase pronto e que os criadores já tiveram acesso a esse material. Mas, e depois da sexta temporada? Como fica?

  • Vinicius Grassi

    Seria muito simples e ainda é muito cedo para isso acontecer.
    Sem falar que o enredo ia ficar parecido com os roteiros simplórios dos filmes da Marvel…

  • Vinicius Grassi

    Bran é um vidente verde que que foi tocado pelo Corvo antes de cair. John não é igual ao primo.

  • Vinicius Grassi

    A escaramagis do Urso já mostrou que Aegon nem vai se citado na série. Sem falar que nã existe gente em Dorne para fazer companhia para ele.
    Aegon foi cortado. bai, bai.

  • Vinicius Grassi

    Acho bem improvável. Tiraria a graça e a importância do evento.

  • Vinicius Grassi

    A Brienne possui uma espada de aço valiriano e caminha para o norte nos livros, pelo menos até encontrar com o zumbi da senhora Stark.
    Acredito que ela e o Regicida terão papel na luta contra os outros por empunharem o que sobrou da espada Gelo.

  • Vinicius Grassi

    Não é história da carochinha (essas sim eram sangrentas), e não vejo tanto mal assim. O que tem é grupos fortes guerreando entre si e ficando fracos. O que abre caminho para novas forças os dominarem.

  • Vinicius Grassi

    Relaxa que você ainda tem alguns anos até o próximo livro ser lançado.

  • Vinicius Grassi

    Escrevem como se Stannis soubesse da vida de Brienne. Ainda mais depois da Brienne contar tudo o que sentia e que tinha visto a sobra assassina. Mais, depois da Brienne dizer que iria matá-lo e desferir um golpe de espada.

  • Vinicius Grassi

    É uma pena ele não morrer. Estava torcendo para ele não voltar mais.

  • Vinicius Grassi

    Stannis morreu. Era um personagem fraco e obsessivo. Ele não morrer não tem o menor sentido. Até pediu para ser morto.
    Sobre Sor Jorah, a scaramagis dele é um prenúncio de que Aegon nã aparecerá, sem sombra de dúvidas, na série. Também pode ser um sinal de que a invasão de Westeros está próxima.

  • Vinicius Grassi

    Penso que a não interação do John com fantasma na tv é uma forma de separar o arco da série do arco os livros. Ela permite que ambos sigam caminhos diferentes.

  • Vinicius Grassi

    Tem batalha contra Yunkai na TV? Nem percebi :0

  • Vinicius Grassi

    Olá grande mestre!
    Ainda temos dois anos de série, 20 episódios. Tem chão ainda.

  • Vinicius Grassi

    Essa hipótese não tem o menor sentido. Stannis era um peso morto na série. Morreu, só volta como zumbi, e olhe lá.
    Ele não é necessário para salvar Sansa e, mesmo que fosse, Brienne o odeia mortalmente e já proferiu a sua sentença de morte e uma espadada.

  • Vinicius Grassi

    Acredito que Fantasma não apareceu por falta de dinheiro mesmo. As CGs dele são caras…

  • Vinicius Grassi

    Não necessariamente…
    Já foram mostrados mortos virando zumbis dentro da Muralha.

  • Vinicius Grassi

    A série acabou assim porque os livros acabam assim.
    Sobre feminismo em uma obra medieval, ele simplesmente não cabe. A série exagera em vários pontos, mas não dá para jogar pitadas de solidariedade e feminismo sem “quebrar” a história.
    Ainda mais sabendo que o Martin se baseou em um fato real para escrever a história da caminhada de Cersei.
    Penso que a humilhação vai deixar ela mais insana do que ela já é.

  • Vinicius Grassi

    O Ramsay cortou a piroca do Theon e a enviou para a irmã dele.
    Um estupro não é muito grave para aquele psicopata.

  • Vinicius Grassi

    Concordo, e também torço para as duas narrativas se separarem.
    O fim todos nós já sabemos, os outros não vão ganhar a guera e o jogo dos tronos vai acabar com a conquistas de Westeros. A Mãe dos Dragões foi governar boa parte do mundo conhecido e, quem sabe, mudar a ordem política.

  • Acácio Fernandes de Sousa

    ah sim vlw

  • mic

    Na terceira temporada Thoros de Myr fala para a Melisandre quantas vezes ele trouxe Beric de volta, e ela ainda ve todas as cicatrizes e diz que era algo como impossivel, não me lembro da expressão agora.
    Os roteiristas trouxeram alguns dos assuntos em aberto dos livros para a serie em forma de easter eggs e dialogos por exemplo. Eles não podem deixar isso sem resposta pois senão ficaria um furo imenso no roteiro.
    acho que Martin falou a eles quem senta no trono de ferro, o que acontece na grande batalha final, e muitas outras coisas… e é isso que será mostrado na setima temporada que, como sabemos, será o final da série.

  • mic

    estava morto sim, Thoros se ajoelha ao lado do corpo e começa a orar, logo depois ele volta. Veja o dialogo entre Beric e Arya, ele fala que toda vez que ele volta fica menor e tals. dá pra deduzir que ele ja foi ressucitado

  • mic

    também acho furada pelo fato de até entao Stannis nem se quer conhece-la e saber o que ela faz ali.
    mas a cena foi feita para gerar ambiguidade sim.
    acho que teria um final mais interessante para Stannis, mas fica dificil acreditar que ele esteja vivo, torço pra que esteja, mas muitíssimo dificil.

  • marcelo

    O cara é um dos atores principais, em seu núcleo estão as duas melhores batalhas filmadas da série, tem contrato assinado para as duas últimas temporadas, nos vídeos iniciais da quinta temporada toca a música Hero e aparece a imagem do cara.
    Este ai tem mais chance de sobreviver do que muito zé ruela da série.

  • Benjamim Oliveira

    Acho que Stannis ainda vai se tornar lord comandante da guarda da noite .

  • Pati

    Ele estava morto sim, e no episódio tbm é citado que aquela já era a sexta vez que ele foi ressuscitado pelo Thoros! Inclusive a Melisandre aparece em uma cena muito impressionada com esse poder dele!

    Acho que você que está precisando assistir novamente queridinha…

  • Victor

    Ele ressuscita na série, não me recordo se fala quantas vezes ele ressuscitou mas lembro que ele ainda diz a Arya que foi morto por Gregor Clegane além da morte que ela presenciou (Pelas mãos do Sandor)

  • Rickon Stark

    Só nas selvageria 😛 Pode ser que eu volte na próxima temporada! kkk

  • jonmorreuaceita

    UAHUHSHEUEHUEA esses pessoal que assiste e le got e pensa que ta vendo um filme da dysney..

  • jonmorreuaceita

    Cara, lembra do aemon targaryen, o velinho meistre da patrulha, então, ele era um targaryen, e quando cremaram o corpo dele ele quimou..

  • jonmorreuaceita

    Cara, lembra do aemon targaryen, o velinho meistre da patrulha, então, ele era um targaryen, e quando cremaram o corpo dele ele queimou..

  • Robson Favacho

    não li o livro só assisti a série
    acho que se jon snow morrer não tem mas graça
    e o bom seria que ele se casasse com a mãe dos dragões no final.

  • salkjslksaj

    dany ta do outro lado do mundo, e o jon é juramentado a patrulha, no way que eles poderiam se casar

  • MARCEL ACHKAR

    Sim, mas o mestre Amon era só um Targaryan, como o Vicerys irmão da Dany. Eu penso que o Jon é um filho do dragão como a Dany, por isso não queimará.

  • Bruno

    Sinceramente, depois que Jon morreu eu desanimei, ta bom que eles já mostraram que qualquer personagem pode se fuder mais…, um personagem que acompanhamos 5 temporadas, takipariu! Tywin também não podia ter morrido, a série ta ficando sem personagens bons… Jon era único que não podia (e o Tyrion ), Agora eu to torcendo para os Vagantes Brancos destruir toda essa Westeros de merda…kkk sem sentido essa morte do Jon! Se os caras queriam mata-lo era só não ter aberto a poha do portão, faz sentido nenhum! Seria melhor se o Vagante Branco ter matado ele… Quer chocar matando os personagens, mais desse vez não não funcionou… o casamento vermelho já fez isso…

  • Bruno

    Sinceramente, depois que Jon morreu eu desanimei, ta bom que eles já mostraram que qualquer personagem pode se fuder mais…, um personagem que acompanhamos 5 temporadas, takipariu! Tywin também não podia ter morrido, a série ta ficando sem personagens bons… Jon era único que não podia (e o Tyrion ), Agora eu to torcendo para os Vagantes Brancos destruir toda essa Westeros de merda…kkk sem sentido essa morte do Jon! Se os caras queriam mata-lo era só não ter aberto a poha do portão, faz sentido nenhum! Seria melhor se o Vagante Branco ter matado ele… Quer chocar matando os personagens, mais desse vez não não funcionou… o casamento vermelho já fez isso…

  • Malladi

    Me veio umas ideias loucas esses dias:
    Jon Snow já não é snow faz tempo (só ele quem não sabe ainda). Lembram que Robb fez uma carta especificando que Jon não era mais um bastardo, legitimando ele como um Stark? Pois é… Creio que os senhores do norte tem conhecimento disso. Jon Morreu! isto é fato, porém, Meli vai ressuscitá-lo e como sua vigília acabou ele vai se dedicar em reunir os senhores do Norte, derrubar os boltons e retomar Winterfell.
    Creio que ele não irá atrás do trono de ferro… Ao invés disto ele irá reunir todos para defenderem a Muralha!
    Neste tempo, Rowland Reed irá aparecer (lembram que Robb comenta que o Reed está apoiando ele e que é um grande amigo do pai? pois é, ele aparecerá e irá esclarecer o R+L=J).
    Daenerys invadirá Westeros e tomará o trono de ferro, porém, a notícia de um Targ a mais no mundo e que ele irá proteger a muralha contra os outros a abalará e ela irá com Drogo conhecer seu primo!
    Varys revelará que Tyrion é filho bastardo do Rei Louco.
    E a guerra contra os outros irá pegar fogo.

  • Frederico Borges Machado

    Cs vão pirar quando a Daenerys morrer comida por um de seus dragões kkkkkkkk

  • Alexandre

    E vc acha que depois do que aconteceu, se Jon por acaso voltar a vida, ele vai continuar na patrulha ? ¬¬

  • Alexandre

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK’ O cão de caça, quase cortou ele ao meio ! ”ele não havia morrido de fato no sentido categorico” kkk’ sem contar que o Montanha já havia atravessado uma lança no coração dele lol

  • Alexandre

    Graças á Cersei :

    – Bran perdeu o movimento das pernas

    – Robert I morreu

    – Rickon foi tipo…exilado ‘-‘

    – Ned Stark morreu

    – Vidas de Sansa e Arya viraram um inferno

    – Desencadeou a guerra dos cinco reis

    – O Rei do Norte morreu

    – Catelyn morreu

    – Renly Baratheon morreu

    – Theon Greyjoy virou a casaca e se fu…

    – Jaime Lannister perdeu a mão de espada

    – Casa Tully perdeu o poder

    – Estourou a rebelião Greyjoy

    – O Norte está perdido

    – Tyrion foi preso injustamente

    – Joffrey o rei bastardo morreu

    – Oberyn Martell morreu

    – Tywin Lannister morreu

    – Cão de caça fugiu e morreu

    – Deu poder á fanáticos religiosos

    – Shireen Baratheon morreu

    – Stannis Baratheon o rei por direito, também está ”morto”

    – Morte da bastarda Myrcella Lannister (Baratheon é o c….)

    – Trystane Martell, provável refém

    – Possível Guerra entre Dorne e Rochedo Casterly (Deve arrastar os tyrels também e talvez ao lado de Dorne oO)

    – Possível morte de Tommen I

    – Casa Lannister na ruína

    – Reino na bost#

    A Cersei participou de tudo isso, diretamente e indiretamente PQP e isso é o que eu lembro (levando em conta a série) ! Tudo poderia ter sido evitado se tivesse dado um herdeiro legítimo á Robert e se ela não fosse tão FDP !

    Estuprei o replay da humilhação dela kkkkkk’ pior que mesmo assim a Cersei é um excelente personagem !

  • Marcia Terra

    Na verdade, sendo a teoria comprovada, Jon é sobrinho da Dany, não primo.

  • Lunna Lilith

    você disse tudo! totalmente sem logica! quiseram impressionar e acabou ficando “nada a ver” e pra piorar ainda pode ressuscitar do tipo matrix escolhido…kkkk

  • Rúbia Nakonetchnyi

    Eu vi eles ficaram mais claros,tem mais pessoas que viram e tem uns
    doidos que dizem que ficaram violetas mas aí já é viagem

  • Rúbia Nakonetchnyi

    Você citou sentar no trono de ferro, penso eu que nenhum dos nossos heróis irão sentar creio que o Martin deixará em aberto o próximo rei depois da derradeira batalha

  • mic

    sim sim… como eu falei, tem muita coisa que fica em aberto. Quando eu disse que o martin teria dito o que ele tem como final das cronicas pode ser quem senta no trono de ferro ou ninguém reinará, é uma das leituras

  • Isnar Filho

    Sobre Jon… Reforça as teorias o rumor sobre uma renovação de contrato dele que irritou Weiss… O fato dele ter se irritado leva a crer que havia uma “surpresa estragada” pelo vazamento da informação.

  • Arya

    Graças a maldita Cersei :

    1 ° Bran (está alejado )

    2 º Robert ( morreu )

    3 º Rickon ( dessaparecido e realmente exilado )

    4 º Ned ( morreu, julgado por ser traidor )

    5 º Sansa ( Uma pobre coitada de 13 anos que iria morrendo no Ninho Da Águia e pedi ajuda a quase todo mundo )

    6 º Arya ( Sendo treinada na casa Preto e Branco…Agora está cega e a vida está sendo um inferno )

    É várias outras coisas…
    Eu acho um bem feito e necessário e justo com o que aconteceu com a Cersei no 5 º livro u.u
    E acho muito bom..Ela mereceu…Não gosto dela mesmo e.e
    É ela deveria ter morrido igual ao o filho outro que odeio Joffrey

  • Arya

    Sim ela é….Pode até ser…Mais gostei da parte da morte dela kkk..Até que foi bem merecido…Por causa dela os Stark’s desabaram..Minha personagem favorita está vivendo um CHAOS…

  • Arya

    Como assim ? Ta louco ?Nunca..Daenerys…Ela não merece..Aliás vc deveria entender que aqui nem todos gostam da Dany…Vc acharia mesmo que dps da morte de Jon ele voltará a o seu verdadeiro corpo ?Vc está muito enganado..Ele voltará como um Warg…Do bem ainda..Ele irá atrás de novamente conseguir a volta de Winterfell..Ou tal ele poderia até encontrar suas irmãs se por acaso ele soubesse que elas estão vivas…E Jon óbvio ele não continuará na Patrulha ou ser quer na Muralha

  • Arya

    Quando o proximo sériado ou o livro sair vc vai ver como Meli irá ressucitar ele…Mais isso não será muita certeza com dizem o George R.R. Martin ainda não terminou o sexto livro….Como dizem que Jon irá voltar como Warg do Bem é não com o seu corpo verdadeiro é sim diferente…Como isso não tenho certeza mais quando o livro sair eu irei ler e entender melhor..O seriado eu não vejo pois o livro e mais explicavel

  • Arya

    A morte de Jon foi o que eu menos esperava…
    Mais tomare que a Meli o ressucite….
    É ele não voltará para a Patrulha e nem para Muralha
    Ele tentará reconstruir Winterfell
    Só acho

  • Thiago Padilha

    Quando eu vi a cena da Melisandre perguntando ao Toros como ele faz para ressuscitar o Dondarrion eu imaginei que o destino do Jon seria voltar da mesma forma. E essa volta dela para a Patrulha me faz reforçar esta ideia. Mas como estamos falando de GOT, prefiro aguardar.

  • aline

    não é loko como a Cersei pintou o diabo, mas no fim é julgada só pelo comportamento sexual dela, ou seja, por ser mulher? se ela fosse homem o foco do julgamento seria bem outro, como ela insiste em dizer nos livros

  • Vinícius Felipe

    ou um Tag Heuer. E ainda, o Olly pega umas das irmãs de Jão Nevasca!

  • LOBO_O_Maioral

    Pelo menos vai continuar na Muralha.
    Pra defender os Selvagens, que ficaram à mercê da Patrulha, já que seu único defensor morreu…

  • Alexandre

    Pra mim a muralha vai cair, a patrulha da noite vai acabar !

  • Bruno Moreira

    “jon snow não teria mais importancia”. lol kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.
    ele e o bran são unicos que se preocuparam com os outros, durante cinco livros. se eles morrerem para uns personagens sem graça roubar o lugar deles na batalha contra os outros, seria uma baita furo de roteiro.

  • pedro

    1 – Quem aleijou o Bran foi o Jaime
    2 – O Robert era um bosta, ele batia na Cersei, humilhava ela, e quem se importa com ele?
    3 – MANO, ELA NEM SABIA QUEM ERA RICKON, SE TEM UM CULPADO ERA O THEON.
    4 – foi a cersei que sentenciou o Ned a morte? Não né, FOI O JOFFREY, na cena e no livro você até pode ver que ela pede pro joffrey parar.
    5 – confesso que ela era mt escrota com a Sansa, mas se dependesse da cersei, a arya estaria de boas no castelo dela, vendo e com alguém de sua família (sansa)
    6 – CARA, QUEM DESENCADEOU FOI O LITTLEFINGER ELE QUE MATOU O JON ARRYN E COMEÇOU TD, E DPS O JOFFREY APENAS TERMINOU O TRABALHO.
    7 – quem mandou matar cat e robb foi o Twyin, se esqueceu?
    8 – vamos ver, o cara da vinho pra um ser que sempre humilhou ele, e ele se engasga com o vinho e morre, falta indícios?
    9 – você acha mesmo que ela queria que o Joffrey morresse? Prfv né.
    10 – O oberyn tava em um julgamento de combate, ele sabia que poderia morrer, ele sabia os riscos, e ninguém obrigou ele a ir lá.
    11 – sobre o Hound não vou nem falar nda
    12 – Shireen? A cersei nem deve saber quem é Shireen.
    13 – a coisa que a Cersei mais queria era que a Myrcella não fosse pra Dorne cara, e ela ama mt ela, isso nem tem a mínima coerência.
    – Tommen possivelmente morto? nossa

  • Alexandre

    Eu não li isso ¬¬

    O que eu quis dizer, é que as AÇÕES DA CERSEI TIVERAM CONSEQUÊNCIAS QUE ATRAVESSARAM A VIDA DE OUTROS PERSONAGENS, O QUE ELA FEZ, MUDOU A VIDA DE MUITOS, DIRETA OU INDIRETAMENTE !

    aff

  • Alexandre

    ”1 – Quem aleijou o Bran foi o Jaime”

    E por que ele fez isso ? Por causa do incesto entre Jaime e Cersei.

    ”2 – O Robert era um bosta, ele batia na Cersei, humilhava ela, e quem se importa com ele?”

    Ela também não era flor que se cheire e olha as consequências que matar o Rei trouxe, A GUERRA DOS 5 REIS É UM EXEMPLO.

    ”3 – MANO, ELA NEM SABIA QUEM ERA RICKON, SE TEM UM CULPADO ERA O THEON.”

    As ações dela levaram a Casa Stark á ruína, mesmo que indiretamente.

    ”4 – foi a cersei que sentenciou o Ned a morte? Não né, FOI O JOFFREY, na cena e no livro você até pode ver que ela pede pro joffrey parar.”

    Cersei sabia que Ned estava certo e era inocente, se ela não tivesse cometido o incesto e enganado os 7 reinos nada disso teria acontecido para começar.

    ”5 – confesso que ela era mt escrota com a Sansa, mas se dependesse da cersei, a arya estaria de boas no castelo dela, vendo e com alguém de sua família (sansa)”

    Já disse antes, as ações dela acabaram com a Casa Stark !

    ”6 – CARA, QUEM DESENCADEOU FOI O LITTLEFINGER ELE QUE MATOU O JON ARRYN E COMEÇOU TD, E DPS O JOFFREY APENAS TERMINOU O TRABALHO.”

    WTF ?? A guerra começou por que a Cersei MATOU O REI ! Com Robert vivo não tinha guerra fera !

    ”7 – quem mandou matar cat e robb foi o Twyin, se esqueceu?”

    Já falei e VOU REPETIR DE NOVO, as ações da Cersei, desencadearam um monte de eventos e muitos desses eventos levaram á um final trágico para a Casa Stark, não estou dizendo que ela é a única culpada, mas ela foi uma das que iniciou a cadeia de tragédias nos 7 reinos.

    O 8 eu não entendi ‘-‘

    ”9 – você acha mesmo que ela queria que o Joffrey morresse? Prfv né.”

    Meu Deus cara…nossa…

    ”10 – O oberyn tava em um julgamento de combate, ele sabia que poderia morrer, ele sabia os riscos, e ninguém obrigou ele a ir lá.”

    Sim cara, mas vc está vendo só a arvore e não a floresta, por que ele estava lá ? Por que Tyrion foi acusado ? Por que Joffrey morreu ? aff

    ”11 – sobre o Hound não vou nem falar nda”

    Que Hound ?

    ”12 – Shireen? A cersei nem deve saber quem é Shireen.”

    AFF, cansei… mas beleza, Cersei cometeu incesto, por isso o verdadeiro herdeiro de Robert era Stannis e quando ela matou o Rei, ela desencadeou a guerra dos cinco reis, se ela não tivesse feito issom Shireen não teria morrido, assim como Tyrion não teria precisado fazer paz com Dorne, através de Myrcella.

    ”- Tommen possivelmente morto? nossa”

    Sim, isso é profecia e tenho quase certeza que terá algo haver com a nova Rainha e com a fé militante que CERSEI criou.

    Pesquise sobre EFEITO DOMINÓ !