A dublê do nu de Cersei Lannister fala sobre seu trabalho em Game of Thrones

rebecca-van-cleave-

A dublê Rebecca Van Cleave

A cena da Caminhada de Cersei Lannister tem despertado muitos sentimentos desde que A Dança dos Dragões foi lançado em 2011. Lena Headey já havia dito que estava esperando o momento da adaptação com medo e ansiedade. Fotos da gravação da cena vazaram em outubro passado e a imprensa divulgou que a HBO investiu centenas de dólares em um esquema de segurança para que a sequência fosse realizada. Era muita expectativa criada ao redor da exibição da cena, até que a vimos no season finale dessa 5ª temporada, em um dos melhores trabalhos da série da HBO, um esforço de produção tremendo, e um momento histórico na carreira da atriz Lena Headey.

Um dos grandes méritos da cena vai para a dublê de corpo de Lena. Todas as cenas de nu que vemos no episódio são na verdade o corpo da atriz Rebecca Van Cleave e a série teve ali um trabalho de pós produção com efeitos gráficos para unir as duas atrizes em uma mesma Cersei. Vale lembrar que na primeira temporada da série, Lena Headey também estava grávida e usou uma dublê de corpo para a cena de nudez em Winterfell com Jaime. (A atriz está prestes a dar a luz novamente).

Rebecca contou a EW que trabalhou lado-a-lado de Lena. Literalmente. Durante as filmagens, Lena utilizou faixas na cor da pele ao redor das partes importantes de seu corpo, enquanto a dublê esteve integralmente nua. A produção da série montou a sequência de maneira em que a performance de Rebecca conseguisse emular a expressão corporal e facial de Lena.

“Foi uma das mais assustadoras, maravilhosas e gratificantes experiências que eu poderia ter imaginado”, disse Van Cleave. “Nunca em um milhão de anos teria pensado que eu estaria em Dubrovnik cercada por centenas de figurantes e membros da equipe jogando comida em mim, mas foi incrível.”

Mais de 1.000 atrizes se candidataram para o papel. Sete finalistas foram transportadas de avião para Belfast para se reunir com os produtores, incluindo Van Cleave, jovem americana que já trabalhou papéis no teatro e em produções menores desde que ela tinha 5 anos, mas nunca havia realizado uma cena de nudez.

s05e10_0_cersei-1200x520

Headey diz que não exibiu o corpo “por várias razões”, entre elas o fato de que queria se concentrar apenas nas suas emoções durante a performance. Ela também optou por sair do processo de escolha da dublê: “Se alguém for corajosa o suficiente para fazer isso, eu a aplaudo.

O diretor David Nutter disse que a participação de Van Cleave é um dos elementos mais importantes do finale:

Nós precisávamos de alguém que pudesse fazer a caminhada da vergonha fisicamente, alguém que poderia coincidir com a integridade, a intensidade e sensibilidade de Lena“, disse Nutter. “Nós encontramos uma tremenda atriz –  Rebecca; ela foi uma dádiva de Deus. A coragem desta menina, que nunca fez nada parecido com isso em sua vida, que entendeu o que era importante… Quando conseguimos ela, eu senti como poderia realizar qualquer coisa.

A EW estava no set de gravações quando a seqüência foi filmada. Headey andou ao lado de Van Cleave em cada uma das tomadas, ensinando passo-a-passo a mentalidade de Cersei. “Lena foi muito boa andando ao meu lado e me guiando em direção ao que Cersei estava pensando e seus movimentos“, disse Van Cleave.

Sobre como foi marchar nua através de 500 figurantes gritando e jogando comida, líquidos, e palavras depreciativas, Van Cleave disse: “A primeira vez que eu tirei o roupão havia toda essa ansiedade. Mas é uma experiência emocional para Cersei, você quase esquece o fato de que está nua. Você está muito conectada com a cena.

No entanto, houve alguns momentos difíceis, também. “Particularmente momentos em que eu tenho todos os tipos de coisas sendo atirados em mim, como os penicos [sendo despejados]. Então, no último dia, havia um poço de emoção em mim quando ela finalmente está chegando ao fim e eu também estava chegando ao fim, não de uma forma ruim, mas quase sendo a personagem.

17

Todo esse papo aconteceu no ano passado, em outubro. Oito meses mais tarde, depois de assistir ao resultado, e observar a reação das pessoas (muitas não concordaram com o uso de dublê), Van Cleave disse: “Eu, pessoalmente, não concordo com alguém que diz ter um dublê de corpo diminui você como atriz na cena. Lena colocou seu coração e alma. Tudo deve ser sobre o produto acabado, e não sobre  quem era esse corpo e de quem é essa cabeça“.

Dito tudo isso, Van Cleave espera que seu trabalho em Thrones a ajude a conseguir um papel um pouco mais tradicional. “É definitivamente a coisa mais difícil que eu já fiz, mas também a melhor experiência da minha vida. E eu espero que a próxima coisa que eu fizer tenha a minha cabeça!”

Para ler o artigo original, clique aqui.

Compartilhe:

Ao comentar no site você aceita as regras previamente estabelecidas.

Posts Relacionados

  • Roberto Pereira

    Parabéns à menina que fez o papel. Não é fácil não.

  • joao pedro

    eu realmente achei a cena muito boa, mas poderiam ter rapado a cabeça dela, mas provavelmente ela nao iria querer ter a cabeça rapada, e se fosse, teria que ficar rapado até o término da 6 temporada, pois acredito que comece de onde a 5 terminou

  • Leo Guedes

    “É definitivamente a coisa mais difícil que eu já fiz, mas também a melhor experiência da minha vida. E eu espero que a próxima coisa que eu fizer tenha a minha cabeça!” essa frase é muito maluca …

  • GutoTricolor

    A cena ficou ótima mesmo, não percebi em momento algum os efeitos especiais.

  • Bruno Lacerda Balbi

    Poxa… esse dinheiro podia ter ido pra ter pelo menos uma cena mostrando uma cidade de verdade em Dorne…

  • Henrique Gomes

    A cena foi sufocante! Perfeita!

  • HSCB

    Só no começo o rosto desproporcional da Lena… ficou ruim.
    Mas o restante foi muito bem sincronizado ….
    Mas sem ser abusado, preferia que a atriz mesmo fizesse, seria mais real e ficaria muito melhor, independente da nudez, pela cena….

  • N. Stark

    a lena headey usa peruca pra fazer a Cersei, então ela não teria que raspar a cabeça, apenas usar a mesma coisa que o ator do varys usa pra parecer careca

  • jorge_lito

    Ela tá parabéns! Muits coragem. ..

  • Felipe Lobato

    Não há cidade alguma em Dorne no livro, porque haveria na série?

  • Marcotulio Mendes

    Gosto muito do grupo de voces no viber, bem que voces poderiam fazer umas enquetes vez ou outra sobre a discussao. Ia deixar o grupo mais interativo.

  • Athos Guizzardi

    A cena foi linda, fantástica, eu nem percebi que eram duas pessoas. Joga pedra na Cersei, joga bosta, na Cersei, ela é feita para apanhar, ela é boa de cuspir, ela dá para qualquer um, maldita Cersei?

    Mentira, sou fã da minha Cersex.

  • Gustavo

    Edição final muito mal feita. Tirou todo o brilho da cena.

  • Leonardo

    Pois eu já penso o oposto, daquela forma pareceu uma coisa bem abrupta e violenta, feito em cima da hora, iria ficar meio fake se tivessem raspado a cabeça bem diretinho.

  • Roberto

    Cena impactante! Lena preferiu dedicar-se a emoção sem se preocupar com a própria nudez.

  • Max Matos Cível Ssa

    Até compreendo, mas fiquei decepcionado. Pensei que ele tivesse se “entregado” à cena.

  • Rickon Stark

    Estão de parabéns tanto a Lena quanto a Rebecca.

  • Rickon Stark

    Como não? Mostra pelo menos duas cidades nos livros: Lançassolar e Jardins de Água.

  • Rickon Stark

    Eu tbm achei perfeito, nem deu pra perceber que não era o corpo da Lena (só sabia pq eu tinha lido a entrevista que ela dizia que usaria uma dublê).

  • Adriano

    Lançassolar é uma cidade…talvez não tenha o tamanho de KL ou Bravos, mas é uma cidade.

  • Adriano

    Eu acho que o dinheiro foi bem aplicado na Caminhada da Penitência…Podiam colocar mais alguns milhares de dólares em Dorne e não iria resolver… O problema não foram as locações e sim a trama combinada com os personagens (Minhocas de Areia, Ellaria e aquele arremedo de Areo Hotah).

  • Gildo Cravo Batinga Neto

    A cena foi muito bem feita. Mas, cá entre nós, não é pra tanto drama. Acho que todo esse drama veio a calhar para a nova atriz se autopromover.

  • João Vianini

    Chico! <3

  • faremos!

  • Squamish Perk

    Shame! Shame! Shame! (ding ding ding)

  • Não é pra tanto? O primeiro trabalho da atris sem roupa, ela tem que “atravessar uma cidade” cheia de figurantes jogando coisas nela, gritando palavrões e tudo o que há de ruim e não é pra tanto? Tenta refazer a cena parça, aposto que tu muda de ideia rapidão…

  • Henrique Tavares

    Honestamente eu não suspeitei um segundo 😛

  • Augusto Dala Costa

    Tá louco! Eu, mesmo sabendo, não percebi nada. Quem dedicou tempo o suficiente pra notar alguma coisa não deu a devida atenção à emoção e outros detalhes da cena.

  • Mariana Benjamin

    Sou atriz e posso te dizer: uma coisa não está separada da outra! Lena fez uma brilhante cena, mas fiquei decepcionada ao saber que pediu uma dublê. Acredito que sem dublê ela teria feito um trabalho ainda melhor! Na minha opinião, quem perdeu foi Lena.

  • Yuri Araújo

    Mal feita onde cara? Se não falasse que era dublê o povo nem saberia…

  • Marcos Fontes

    Que a Lena ganhe o SAG Awards 2016 de atriz e que os dubles de Game of Thrones também ganhem, em especial para Rebecca Van Cleave

  • Muca

    “… se dedicar a emoção…”, ela não queria era ficar nua na frente de 500 estranhos, isso sim. NÃO ESTOU DIZENDO QUE FOI ERRADO ELA TER PEDIDO UMA DUBLÊ! Eu também não gostaria de ficar como vim ao mundo na frente de centenas de figurantes, por mais profissional que fosse o trabalho.

    As “várias razões” dela não ter querido exibir são uma só, não queria ficar nua para uma multidão e ponto final. Se ela mesma fizesse a cena, eu garanto que as expressões faciais dela seriam mais reais. Volto a dizer, não a critico por ter pedido um dublê, até porque eu teria feito a mesma coisa.

  • Carol BB

    Jardins de Agua não é uma cidade. É um palácio, num oasis, proximo da costa.

    Lançassolar é um castela. A cidade é chamada de ShadowCity (não sei como traduziram para o portugues).

  • Cid D´Avila

    Um meme a partir da sua ideia, Athos

  • Rafael

    Poxa, agora não sei o que pensar, era uma cena tão forte e dramática, acho que fica complicado não creditar a dublê pela força da cena e sei lá..será que ela não poderia ter feito a cena? Pois não é como ela ter que aprender a dança balé ou lutar Kung Fu ou escalar uma montanha sem equipamentos…

    Tipo, as pessoas falam tanto da nudez em AGOT e essa era a cena de nudez “necessária” por estar no livro e Martin não aliviar pra ninguém no seu mundo, comete erro deverá pagar. Estou escrevendo aqui e a conclusão que acabo chegando é que a decisão da Lena em usar dublê não foi tão acertada, essa era cena para premio e com certeza isso vai pesar contra ela. =/

  • Amanda Moraes

    A cena ficou boa sim, eu nem percebi os efeitos, apesar de eu não ter sentido essa emoção que todo mundo ta dizendo, MAS estou decepcionada com a Lena… Como atriz, ela deveria ter se entregado 100% a cena, e como já disseram, se ela tivesse feito ficaria até melhor!

  • HSCB

    Só o começo que foi visivelmente editado … ficou estranho,um rosto maior que o corpo … só os extremamente apaixonados dizem que não viram nada … mas não tira o brilho da cena!

  • HSCB

    Deu pra ver a edição sim …. mas não tira o brilho da cena que foi excelente!
    Ano que vem, Cersex vai tocar o terror! rsrsrsrs

  • Nanis

    Concordo! Não sou atriz, mas estudei teatro e trabalho com cinema. Compreendo os motivos dela como mulher, é uma cena realmente muito terrível e acho que ela estava em seu pleno direito. Mas esse argumento de se dedicar às emoções é muito, mas muito furado. Quer mais emoções do que as expressas no corpo? Acho que daí vem alguns dos momentos ruins da atriz, em que ela é só carão e caretas. Gosto muito dela, ela é muito forte, uma verdadeira potência, mas em alguns pontos ela joga tudo pra essa expressão facial e chega a ficar falso.

    Por outro lado, entendo a atriz buscar se defender, enfrentar a crítica e o fandom de GoT não é fácil, ainda mais em se tratando de um assunto delicado como esse.

  • W. W. Barros

    Era só um DING.

    Dava agonia isso.

  • Stefano

    que grupo e esse

  • Gabriel Pinheiro

    É que foi um ‘ding’ para cada “shame”. Hue

  • Gustavo

    Broder, então você é semi-cego. Quando bati o olho eu senti uma estranheza. Tente ver em uma imagem parada então, pra ver se consegue perceber.

  • Gabriel Vezzani

    Quem acha que Lena nao ter feito a cena completamenta a diminui como atriz, por favor reveja as cenas de conversa entra ela e Margaery, reveja 300, reveja Dredd, e voltem aqui depois para adimitir que estavam errados

  • Paula Renata Carvalho

    Ah povo, pelamor. Parem de chorar!! Ficou boa a cena? Então não é da sua conta de quem era o corpo.

    “Fiquei decepcionado”… ah, me poupe!

  • Diego Fares

    Bem lembrado. Em especial Dredd, achei a atuação dela sensacional! Grande atriz.

  • ybsnzjzjdhd

    Vcs dizendo que ela nao devia usar uma duble, ela nao pode gravar a cena pq estava gravida

  • ybsnzjzjdhd

    Vcs dizendo que ela nao devia usar uma duble, ela nao pode gravar a cena pq estava gravida..

  • Felipe Lobato

    Errado. Sunspear é um castelo, assim como Riverrun, a Fortaleza Vermelha, Winterfell. Há uma grande vila que cresce em torno de Sunspear e que chamam de “cidade sombria”, mas não tem o status de cidade de verdade 😉

  • Felipe Lobato

    Sunspear e os Jardins de Água são castelos, não cidades. Não há cidades em Dorne assim como não há cidades nas Riverlands.

    Cidades são Lannisporto, Porto Branco, Vilavelha, Porto Real, Vila Gaivota.

    Dizer que Sunspear é uma cidade é o mesmo que dizer que Winterfell é uma cidade, ou que o Forte Pardo de Duskendale é uma cidade.

  • Felipe Lobato

    Errado, Sunspear é um castelo.

    “Sunspear is the seat of House Martell and the capital of Dorne. The CASTLE is located north of the Greenblood on the far southeastern coast of Westeros and is surrounded on three sides by the sea. ”

    Não há cidades em Dorne, assim como não há cidades nas Riverlands. Cheque o TWOIAF se ainda duvidar.

  • Tem uma “cidade” que fica ao redor de Lançasolar mesmo. A cidade das sombras. É pequena e nem se compara às outras cidades da história mas… enfim, também queria que mostrassem na série. O(s) encontro(s) de Arianne e Arys acontecem lá.

  • John Silva

    Nossa, foi um dos pontos mais fortes do 10ª episódio, sinceramente, incrível a cena, senti a dor e a vergonha da Cersei, cheguei até ter pena da personagem, a atriz estava impecável! Fiquei surpreso com a atuação e todo drama que ela colocou nessa cena, deveriam por essa cena no episódio nove, acho que daria um gás melhor pro episódio passado, mas ficou para o último! O que não deixa de ser fabuloso também, sobre a dublê de corpo, pra mim tanto faz! O que importa é a atuação da atriz não peitos.

  • Mike

    Bom, ela estava grávida durante as gravações…

  • Mike

    Ela estava grávida durante as gravações da cena…

  • Adriano

    “Lançassolar foi construída com lama e palha, e é colorida em tons de marrom. A cidade se ergue na extremidade mais oriental de uma pequena protuberância de pedra e areia. A cidade possui três muralhas, chamadas de Muralhas Sinuosas. A entrada da cidade é pelo Portão Triplo, onde três portões se encontram alinhados um atrás do outro para permitir que o visitante passe sob todas as três Muralhas Sinuosas, dirigindo-se diretamente ao Velho Palácio. Caso esse caminho não seja tomado, os visitantes devem cruzar quilômetros de vielas estreitas, pátios escondidos e feiras barulhentas.

    “(…) o ar cheirava a poeira, suor e fumaça, e as noites borbulhavam com o burburinho de vozes.[1]”

    Colada às enormes muralhas do castelo, a cidade se estende a oeste. Mais próximos da muralha ficam cabanas sem janelas e lojas de barro, e mais a oeste ficam estábulos, estalagens, tabernas e bordéis, alguns com muros próprios. A cidade é menos do que uma vila se comparada às Cidades Livres, mas é o mais parecido com uma verdadeira cidade que os dorneses possuem.”

    http://wiki.gameofthronesbr.com/index.php/Lan%C3%A7assolar

    ——————————-
    Sendo uma cidade ou não, peguei a informação da wiki desta página.
    Espero no final do ano comprar O Mundo de Gelo e Fogo.

  • Airon Pereira

    prestes a dar a luz AGORA, a cena foi gravada 8 meses ATRAS ou mais… então ela poderia ter gravado se quisesse…

  • Felipe Lobato

    Em “O Mundo de Gelo e Fogo”, a opinião de Yandel da Cidadela é a seguinte:

    “Não há cidades em Dorne, embora a chamada cidade sombria que se pendura nas muralhas de Sunspear seja grande o bastante para ser considerada uma vila (construída com barro e palha, deve ser admitido).” (DORNE, O MUNDO DE GELO E FOGO)

  • Felipe Lobato

    Bah, só quis frisar que cidade cidade mesmo não tem. A cidade sombria não tem status de cidade perante a Cidadela ou o Trono de Ferro, até porque Vila Tabueira é bem maior e tal.

  • Adriano

    Como já disse peguei a informação da wiki… Cidade ou não cidade esta lá.
    —————————————————–

    Mas ok…me dou por convencido.
    Considero como verdadeiras as informações que vc passou, até porque O Mundo do Gelo e Fogo é canônico.

  • Ghost(Ex-TED)

    O Fato dela ter usado uma dublê não diminui o trabalho dela como atriz a própria Dublê fala isso.
    As expressões dela durante a caminhada ficaram excelente ela manteve a cabeça erguida e não se deixou levar pelas emoções.

  • Ghost(Ex-TED)

    Concordo as locações que acharam pra fazer Dorne ficaram ótimas e todos os cenários o problema real foi o núcleo de personagens.
    As serpentes da Areia fora decepcionantes e a trama delas se resumiu a uma vingancinha de fim de semana e ainda cortaram personagens importantes como a Arianne Martell.

  • E eu só quis frisar que os amigos provavelmente se referiam à ela, não tem por que ficar dizendo “VÁ LER TWOAIF!” por que usaram a palavra “cidade” (que também é usada nos livros) equivocadamente. Abs!

  • Max Matos Cível Ssa

    Se foi DURANTE, tá perdoada…

  • Roberto

    Respeito a sua opinião, mas que mais me impressionou na cena não foi a nudez, mas sim a sua expressão e seu olhar de angustia. abs

  • Roberto

    Respeito a sua opinião, mas não concordo que o argumento foi furado. A cena foi impactante pela exposição humilhante da nudez, mas o que mais me chamou atenção foi a sua expressão facial. Olha a diferença de Lena com Emília. Abs

  • Rafael

    Exato, a cena como um todo não foi prejudicada, mas se pensar em prêmios, você acaba dividindo a atenção com outra pessoa na cena mais forte que você fez .

    é diferente da Natalia Portman pelo Cine Negro, por exemplo. As cenas mais fortes não eram a dança em si, mas as cenas interpretativas, ninguém iria aprender Balé para um filme, seria o mesmo que você fazer Mozart e ter que saber tocar piano.

  • Ehackl

    Discordo, vai por mim, ainda q a gravidez não estivesse aparente, o corpo dela já estaria bastante mudado, seios maiores, inchaços, tudo isso já é bastante visível nas primeiras semanas de gravidez e algumas mulheres ficam mesmo muito diferentes logo no começo da gravidez…

  • Ehackl

    Gente o fato da gravidez ainda não estar aparente não significa q ela pudesse fazer a cena, mesmo no início da gravidez o corpo já muda bastante, fora q também rola o lado psicológico da futura mamãe q está todo ferrado por causa do turbilhão hormonal, a cena ficou ótima e isso basta, acho q a questão dos prêmios também pesou na decisão afinal a diabalora não tá grávida na série né…

  • Igor Ferreira

    Usaram essa dublê de corpo, por que a atriz da Cersei tem tatuagens no corpo

  • Rafael

    Acho que você não entendeu o eu disse. Estou pouco interessado em ver quem for pelado, o que eu falo é de interpretação, no momento que você divide a cena mais impactante que ela fez nessa temporada com alguém, automaticamente ela divide os créditos com essa pessoa, é simples.

    Enfim, desse tópico já não tenho mais o que falar.

  • Shaira Rabelo

    kkkkkk só descobri hoje que essa cena tinha duas atrizes, muito bem feito. Assisti novamente agora e não vi nada estranho.