Podcasteros #23: Episódio 5.03 ‘High Sparrow’

podcasteros_503_800px

Nesta semana, Ana Carol Alves, Rafa Bacellar e Angélica Hellish comentam o episódio High Sparrow. De onde surgiram os homens sem rosto? A cena entre Margaery e Tommen te deixou desconfortável? O que vai acontecer com Sansa?

Comentamos nesse episódio:
Cersei e Margaery no casamento de Tyrion e Sansa
Produtores explicam mudança na história de Sansa
Acompanhe nosso grupo aberto no Viber!
Sinopses dos 8 primeiros episódios da 5ª temporada
Janos Slynt sendo mandado pra Muralha por Tyrion
Janos Slynt assassinando bebês!
Enquadramentos iguais em 1.03 (Lord Snow) e 5.03 (High Sparrow)

Enquanto o Inverno não chega:
Assista Penny Dreadful
Ouça podcast sobre Penny Dreadful
Pré-venda de O Príncipe de Westeros


✖ Comentários com spoilers são permitidos apenas com a tag [SPOILER LIVRO X] antes do comentário.
✖ Assine o podcast no iTunes: https://itun.es/i6Fc37J ou instale o BeyondPod, busque por Podcasteros e assine lá.
✖ Se preferir, use esse feed aqui pra assinar no programa que você gosta de usar pra ouvir podcasts.
✖ Para escutar em streaming no seu iPhone/iPod/iPad, baixe o app do Soundcloud.
✖ Para escutar em streaming no seu Android, baixe o app do Souncloud aqui.

Podcasteros pergunta: Passaram do limite na desconstrução do Mindinho?

Emails com dúvidas e sugestões para [email protected] com [podcast] no assunto.

Compartilhe:

Ao comentar no site você aceita as regras previamente estabelecidas.

Posts Relacionados

  • Roberto Alves de Freitas

    Olá ,quando vocês irão colocar os posts dos dois ultimos livros da série ?

  • Já gravamos Roberto! Só vamos esperar a temporada da série terminar pra começar a soltar! Abraços! 🙂

  • Roberto Alves de Freitas

    valeu men ………

  • Bruno Lacerda Balbi

    E o que dizemos ao Deus do Podcast? Hoje sim! 😀

  • Sempre legal o podcast 🙂 já penso em vocês quando vejo o episódio. Acho que a melhor dica é da Angélica que é desprender do livro e aceitar as mudanças. PS: eu curto as comparações com os livros. Abraços!!!

  • Leo Guedes

    Ana e Rafa, não sei se irão ler mas mudou a estrutura do podcast parece que vocês falam agora de todo o arco do personagem e antigamente era dito parte por parte do episódio, se sim é para ser mais sucinto !?

  • Foi um experimento. Tinha uma galerinha reclamando do tamanho. Você acha que ficou melhor, pior? Fala aí cara.

    Abs!

  • João

    Adoro os vossos podcasts mas gostaria de saber quando saem as análises do epi3. 😀 xD

  • Vívian Louise

    Ótimas referências aos livros! Eu entendo que livro é livro e série é série, mas adoro relembrar e acompanhar as diferenças. Muito bom 😀

  • Arthur Arrais

    Muito show!

  • Leo Guedes

    Gosto mais de parte por parte achei que em certos momentos por apresentar todo o arco do personagem no episodio de uma vez, certas coisas foram esquecidas ou discutidas sem muita enfase como antigamente, mas se fica melhor para vocês discutirem dessa forma “sucinta” não tenho o que dizer, amo o trabalho de vocês de toda forma.(Y)

  • Joao Palmadas

    High Sparrow quer dizer alto esporro em português. O velhinho vai dar esporro em todo mundo e todo mundo vai ficar humilde ouvindo ele.

  • Joao Palmadas

    pois é, não basta o Martin demorar, agora vocês também…

  • Graziela

    Olá ótimo trabalho como sempre. Adoro ouvir os comentários dos livros. Podem falar, não me importo com o tempo, abraços para todos.

  • igor Carvalho

    pior

  • Hugo Oliveira

    Ficou bem melhor! Mais rápido, mais incisivo, mais centrado!

  • HSCB

    Maior, mais legal … gostamos de ouvir vcs … 3 hs na próxima 😉

  • Rodrigo

    The King Tommen “The Long”…

  • Letícia

    Até que enfim alguém se deu conta da estranheza do Jon Snow lambendo o Olly!!! Isso realmente é muito estranho dentro das circunstâncias da morte da Ygritti !!! 🙂

  • Letícia

    Vamos nos lambuzar na alegria com o Senhor comandante Snow!!! Muito bom.

  • Joandson Martins

    Olá Galera !

    Estou adorando o Podcasteros esse ano, e nessa temporada estou baixando todos no celular.Esse podcast eu achei melhor que o da semana passada, que foi muito pouco cansativo em relação aos diálogos das cenas. Deixando pouco espaço para os comentários. Sugestiono não se aprofundarem demasiadamente nos detalhes das falas. Aprovo a maneira informal de descrição das cenas. Gostei também que vocês voltaram a fazer o paralelo com os livros. Não acho errado vocês comentarem,pois entendemos mais profundamente os personagem, e até refresca a memória dos que já leram. Aprecio muito também os comentários de edição, fotografia e roteiro ( e referências) que dão um embasamento mais profundo para nós analisarmos outros filmes e séries. Na verdade eu aprendo muito. O tom do Podcast foi muito bom essa semana, continuem nessa linha.

  • André Cavalca

    Queria que vocês tivessem comentando (mais) sobre Stannis e Jon, no episódio anterior, Jon tem misericórdia ao acertar a flecha no coração de Mance Rayder e Stannis meio que o confronta sobre tal “misericordia” ao mostrar os dedos de Davos e no episódio seguinte Janos pede misericórdia e Jon arranca a cabeça dele e Stannis olha com aquele ar de aprovação haha. (não sei se ele aprovou a atitude de “não misericórdia”, ou Jon cumpri com o dever acima de tudo, ou ver Jon servindo a Stannis com essa rigidez ou todas juntas haha)

    Poxa 1 hora e 21 min “só” haha, eu particularmente prefiro o formato anterior, não ligo para o tempo, é uma conversa descontraída mas tão riquíssima em conteúdo, ainda mais esse episódio que foi o melhor dessa temporada, que o tempo passou tão rápido e podia ter detalhado mais.

    A série e cada episódio é cheio de detalhes, é muita cultura, magia, fantasia, historia, personagens pra linkar, fazer comparações dos livros e tudo mais, por isso que digo que duas horas ainda pode ser até pouco, a conversa de vocês é um papo entre amigos, tanto que nesse não teve o Marcos e senti falta haha, com o Marcos então, vocês terem que “espremer” o podcast pra tudo caber em pouco mais de uma hora, pode ficar muito detalhe importante de fora, e também muita conversa boa, dicas, piadas e risadas.

    Quando vi o podcast acabou, passou tão rápido, espero tão ansioso o podcast quanto os episódios.

    Enfim galera, apesar da minha choradeira, é para expressar o quanto gosto do melhor podcast/site da língua portuguesa de Game of Thrones, e independente do formato que se tornará padrão, respeito o que for melhor para vocês, para o site e para os fãs.

    Abraços a todos e obrigado pelo excelente trabalho/paixão que fazem por essa obra, e aguardando ansioso pelo próximo episódio e pelo próximo podcast (com o formato antigo, apenas meu voto haha plz plz plz ^^) .

  • estou desmaiada com essa foto ahahahahhah

  • Vinicius Lima Silva

    Eu estou gostando dos podcasts e ainda estou terminando de escutar este episódio.

    Porém tenho uma ressalva, apesar de ser comentado pela Ana Carol Alves como opinião dela, a decapitação do Janos Slynt remete sim ao Ned Stark. Ele estava sim com raiva de Janos e queria matá-lo, porém a honra fala mais alto em todos os momentos.

    Quando o Janos nega a ordem, o Jon mata-o por dois motivos. Um, para descontar a raiva que tinha. Dois, e principal, porque ele é Comandante da Patrulha. Se uma ordem direta do Comandante é negada, isso é a mesma coisa de ir contra os juramentos e se tornar um traidor. E o Janos, tanto na série quanto nos livros, deixou claro que ele não obedeceria o Jon em nenhum momento, não era só aquela ordem. Então, como aprendido com Ned, Jon decapita-o porque um homem deve fazer o trabalho com suas próprias mãos.

  • Vinicius Lima Silva

    Não é questão de se incomodar. As idades de muitos personagens foram mudadas na série por causa do local de gravação, que não permite que certas cenas aconteçam com personagens de certas idades.

    Só da menção ao sexo, já não era possível gravar com crianças tão novas quanto as crianças dos livros. A cena de sexo com Tommem provavelmente é contra a lei no local de gravação.

  • Vinicius Lima Silva

    Eu acho que o tamanho não importa muito, estou acostumado com podcasts longos. Mas eu preferi o novo formato por parecer mais coeso, porém, não acho problema nenhum em ser cena a cena.

  • Samara Imad

    Melhor podcast da Net toda sobre Games of Thrones ! Parabéns galera escutar o podcast de vocês já virou um ritual aqui em casa 🙂

  • Aline Rocha

    Só eu que sinto que o episódio não está completo enquanto não ouvir o podcast?
    Amei, mas pessoal, não se preocupem com a duração (quanto mais melhor) ou se é legal ou não comparar com os livros. A comparação de vocês é sempre pertinente e complementa as cenas, que às vezes, mesmo já tendo lido os livros, não lembro dos detalhes.
    Como assim o Cine Masmorra fez podcast de Penny Dreadful e eu não tava sabendo?! #partiuouvir

  • Mas a gente não recebe milhões que nem ele. hehe

  • Raysa Barbosa

    Ficou ótimo o podcasteros essa semana parabéns pelo trabalho. Eu prefiro esse formato novo que não se aprofunda tanto nos detalhes das cenas e deixa mais espaço pros comentários e pras comparações com os livros.. (que eu adooro)

  • Priscila Novais

    Adoro ouvir os podcasts e as impressões de quem leu os livros. Comecei a ler os livros há pouco tempo eu acho que são dois prazeres diferentes. Adoro ouvir vcs dizerem “ah, eu gostei muito quando fulano disse isso ou aquilo” porque também vibro com os acontecimentos. Eu só percebi que vcs diminuíram o tamanho do podcast. Deixa duas horas mesmo! A gnt ouve dirigindo, lavando louça…

  • John Silva

    Adoro ouvir o podcast de vocês após o episódio ter saído, os comentários, análises enfim, tudo, é muito bom saber detalhes de cenas, e em relação aos livros, que eu infelizmente AINDA não li. Um abraço a todos, sou fã de vocês. Até a próxima.

  • John Silva

    Também concordo, deveria ser 2 horas, 1 hora e pouco é pouco tempo, passa muito rápido, adoro de paixão ouvir.

  • John Silva

    Oi RAFA! 2 horas de podcast por favor, adoro vocês!

  • Saw

    Nossa, os podcasts de vocês são ô: <333333 muito amor!

    Ana deixando o recado no final para os haters, amei.

  • Silvano Ferrari

    Falar da qualidade do Podcast de vcs já passa a ser redundante… semana passada tinha concordado com algumém que falou q o áudio estava baixo, nesse deu pra perceber uma melhora nesse quesito… Parabéns!!!
    Vcs sempre comentam de outros filmes e séries dos atores de GOT, so pra citar, a sacerdotisa vermelha que apareceu nesse episódio (Rila Fukushima) como vcs falaram fez Wolverine Imortal, mas ela está participando da série Arrow na 3ª temporada no papel da Tatsu Yamashiro (que virá a ser a Katana), então deve ser mantida nas proximas temporadas…
    Não sei se foi uma simples participação ou se ela aparecerá mais vezes em GOT pois dai teria q levar as 2 séries ao mesmo tempo… não sei como funciona as rotinas de filmagens e trabalhos paralelos…

  • Lionel Novaes de Freitas

    Minha curtição nesta temporada esta sendo ver um episódio e esperar pra ouvir o programa respectivo. Sensacional o trabalho de vocês e como todos estão dizendo, a duração poderia ser maior. Ahh só uma dúvida, qual é o nome da música que vocês utilizam na abertura e no encerramento do programa?

  • laysguerrero

    Valeu pelo podcast!! Divertimento pro ônibus…hauhauaha

  • Leonardo Sette Pinheiro

    Sobre a mudança do Podcast:
    Prefiro cena a cena, pois segue a linha do tempo do episódio, ficando mais didático. Porém não me atrapalhou em nada.

    Sobre o tempo:
    Acho que com 3 pessoas no cast, o mesmo naturalmente tende a ser menor por. Não se apeguem ao tempo e sim ao conteúdo… falem o que tem de falar e parem quando estiverem satisfeitos…façam igual ao Georginho RR Martin… tudo ao seu tempo.

    Haters gonna hate … é o mundo chamado internet…

  • LadyTargaryen

    A pesar de gostar muito de vcs e do podcast (como já comentei vááárias
    vezes), tem algo que vem me incomodando muito desde a “temporada”
    passada. Como maior site sobre ASOIAF brasileiro, vcs são fonte de
    pesquisa, curiosidades e proporcionam grande debates. A melhor parte do
    podcast é quando fazem isso, quando comentam uma cena que nem sequer
    lembravamos que estava nos livros, relembram o nome de um personagem que
    ninguém dava importância, fazem comparações (SIM, pq tbm é legal),
    falam da cultura de algum lugar, sobre as motivações dos personagens,
    mas o que estou vendo agora, na maior parte do tempo, é só vcs falando o
    quanto a Arya é foda, Jon foda, Stannis foda, Daenerys burra, Cersei
    burra e etc. Eu não me importo com os gostos pessoais sobre cada
    personagem, com a duração do podcast, é muito engraçado ouvir vcs
    narrarando as cenas, mas depois vem a babação de ovo… Talvez vcs falam
    e nem percebem, mas poxa, isso é chato. Tá cheio de fanpage escrotinha
    fazendo isso, mas vcs são muito mais, galera. Não espero que sejam
    imparciais, até pq não são jornalistas. Vcs fazem tudo por amor e são
    muito bons nisso, tanto que acho que talvez nem precisem se importar com
    a minha opinião, mas gostaria ouvir o Bini aí, por exemplo. Não sou a
    maior fã dele, já tivemos nossas tretas nos grupos do face da vida, mas
    respeito o cara pra caramba. Gosto de ver a opinião realista e não
    efetada dele. Acho que falta alguém como ele pra balancear um pouco as
    coisas. Enfim, sei que é chato alguém de fora dar palpite, mas vida que
    segue…

    Ps.: Estou indo agora ouvir o podcast de Penny Dreadfull. Angélica, pq tu não falou disso antes? xD

  • Oi Lady. O Bini é especialista dos livros e do cânone. Ele não grava os episódios sobre a série com a gente porque ele não curte a série. Ele pediu pra ser incluído fora dessa. Logo, seu argumento não faz sentido, se me permite ser sincera. Ele seria (e é) a pessoa mais crítica em relação a essas coisas (casting, roteiro e adaptação).

    No mais, a sugestão está anotada. Eu faço das tripas coração pra deixar o podcast super super super informativo. Sinto muito se você se ofendeu de alguma maneira, mas gostaria que apontasse em que momento fizemos alguma critica que fosse superficial a algum personagem. Daí a gente trabalha pra não ficar patinando nisso.

    A sua sugestão está anotada 🙂

  • LadyTargaryen

    Beleza, Ana. Obrigada pelo carinho e desculpa de novo aí se fui muito chata. Não quero de forma alguma ser mala em criticar por prazer o trabalho de vcs. Foi só um desabafo mesmo, sabe. Vou anotar sim as próximas vezes, o diálogo e a critica construtiva são sempre bem vindos. Certo?

  • Sempre, Lady. Quando escuto outros podcasts sobre game of Thrones e ouço alguém falando algo que eu não concordo eu fico nervosa, então te entendo.

  • Lady, sobre a minha (não) participação nos casts, algumas vezes foi por impossibilidade e outras por opção, e justamente por ser purista dos livros. Eu sempre externei e continuo externando minha insatisfação com várias das cenas que considero ruins na adaptação em fóruns, nos comentários aqui no site ou em grupos no Facebook, e a repercussão da maioria quanto a esse tipo de opinião que tenho visto em todos esses meios é que isso é uma coisa ruim, um “mimimi” ou uma “choradeira” como tem sido frequentemente descrito por aqui até.
    Como eu presumo que quem ouça os podcasts dedicados à série goste dela, achei que mais atrapalharia e faria mal à conversa do que bem ao ficar reclamando de 90% das coisas e das alterações. Considerei que o “ouvinte médio” ficaria mais insatisfeito do que satisfeito ouvindo a “choradeira”.
    Em certa medida eu tinha até evitado escrever aqui nos comentários também.

  • Lucas Neumann

    Curto muito o podcast, mas acho que este ficou meio corrido. Sou do #TeamPodcasteros2h (haha) e acho que a duração é um dos diferenciais do programa.

  • LadyTargaryen

    Entendo seu ponto e dou certa razão. Eu bem reparei que vc não aparecia nos comentários. Te usei como exemplo de pessoa que gosto muito de ler as críticas e continua inafetado pela série. Fiz a sugestão pq gostei de vc nos outros e acho que tornaria esses podcasts até mais dinâmico. Veja bem, temos a Ana e o Rafa que leram e gostam de ambas as produções, a Angélica que não leu mais saca e dá muitas opniões da produção (e tbm é legal ver as reações de quem só segue a série), e ter vc como nossa fonte enciclopédica, pé no chão e que as vezes até dá uns tapas na nossa cara para acordarmos, seria interessante. Pensei que equilibraria as coisas. Mas tudo bem.

  • Leonardo Sette Pinheiro

    Podcasteros pergunta: Passaram do limite na desconstrução do Mindinho?

    Assim como alguns adiantamentos que veremos a seguir na série (olá Sor Vovó e Verme Cinzento) eu interpreto essa decadência, por assim dizer, do Mindinho assim: o futuro dele será curto. Acho que ele não dura muito no Ventos do Inverno e o D&D já estão adiantando o lado deles já que o arco Darth Sansa está e será diferente do que no livro.

    É o meu “feeling”…

  • não é por nada não.

    mas aposto que os podcasts que tu escuta são feitos por quem leu os livros pra quem tb leu.

    escuto alguns assim, mas nenhum brasileiro.

    gostaria que o podcasteros fosse pra esse tipo de público.

    aqui no nosso pais nao há nenhuma diferença entre os podcasts sobre GoT, enquanto em outros lugares existem os cobrem apenas ASOIF, os que cobrem os dois, os com spoilers e os sem.

    imagino que a origem do podcast se deve ao masmorra cast, mas ele tinha sua razao de ser – feito por quem nao leu os livros e tudo o mais.

    mas basta comparar o numero de comentarios em episodios com e sem spoiler pra ver onde ha maior interação.

  • Joao Paulo Martins Faria

    Acho que um bom jeito de (tentar) explicar o casamento da Sansa com o Ramsay ser “legal” mesmo ela estando casada com o Tyrion é a questão da religião. Um casamento do sul foi consagrado pelos sete, enquanto um casamento do norte é consagrado pelos deuses antigos. Talvez, por serem religiões diferentes eles não dão muito crédito pra um casamento em uma outra religião (ou sou só eu tentando defender, sei lá). Com relação a Ana ter pedido pra alguém explicar a “questão” da Brienne, acho que, como aspirante a historiador, ninguém tem uma resposta concreta a isso. Quase nenhuma mulher escrevia durante a Idade Média, e creio que nenhum homem realmente se preocupava com isso a ponto de escrever sobre. Como na real não há quase nenhum exemplo de mulher cavaleira e de armadura (exceto a Joana d’Arc, talvez), realmente não tem como explicar isso. Com relação às mulheres “comuns”, provavelmente o que acontecia era que elas menstruavam nos vestidos mesmo e alguém limpava (isso é uma conjectura minha, não sei dizer ao certo). As únicas referências à menstruação mesmo nos documentos da Idade Média são prescrições médicas e demonização. Normalmente se dizia que não se devia transar durante um período depois da menstruação, porque o sangue tornava a mulher impura. Parabéns pelo podcast galera, tá demais! =3

  • uma duvida.

    até que ponto vcs sabem se o “ouvinte médio” é maioria ou não dos que assinam o podcasteros?

    aposto que o podcast seria inovador se fosse feito pros telespectadores que leram todos os livros e nao tendo por base o “ouvinte medio”.

    como escrevi mais abaixo, comparem o número das matérias onde há spoilers com as que não há.

    pelo que sei, podcast é nicho e o nicho dos que ja leram tudo no foi atingido aqui no nosso país.

  • Mauricio Amorim

    Acho que uma crítica construtiva é diferente da crítica destrutiva, sendo que nem todos sabem diferenciar isso.

    Eu não vejo problema em ser demorado também, mas acho chato quando se fala demais dos livros por que acaba contendo coisas que podemos perceber mais a frente na série ou coisas que podemos ver nos livro que desejarmos ler depois.

    OBS: Da mesma forma que vocês são críticos da HBO inevitavelmente haverá pessoas que irão criticar vocês, faz parte da vida!

  • Bruno Lacerda Balbi

    Dando um feedback tb… concordo com o Vinicius. Nao me importo se tem 1 ou 2 horas, mas gostei do novo formato pq acho melhor para destrinchar todo o arco de uma personagem no episodio.

  • Juan

    Gostei muito da maneira como os temas foram conduzidos. Parabéns pelo excelente podcast!

  • Douglas Dias Aguiar

    vocês não perceberam que a prostituta q fala com o tyrion fala “You are shy(Shae)” e ele fica com uma cara de sofrimento e fala “NO” ??????

  • Isso foi uma assunção minha, Rodrigo, baseada apenas nos comentários que moderamos (incluindo aprovados e não-aprovados), que em sua maioria contêm manifestações das pessoas no sentido de que “xiitas” não têm lugar, que só fazem “mimimi” e “choro”. Não é estatística.

  • não estou por essas de reclamações.

    na real, só queria um podcast feito pra quem leu os livros.

    em inglês o iTunes ta cheio, gostaira que vcs fossem os que levantassem esta bandeira.

  • na boa, isso não tem precedente.

    tanto é assim, que quando alayne faz algum comentário sobre isso, (casamento c harry, o herdeiro ou até mesmo robert arryn) mindinho diz que por enquanto td nao passa de uma intenção.

    misturei as 2 midias apenas pra mostrar em que pé a situação esta.

  • #TeamPodcasteros2h com pelo menos 30min pra quem ja leu todos os livros

  • eacborges

    A Angélica Hellish é muito divertida. Quero ela em todos os podcasts.

  • Letícia

    Acho que elas deviam usar um “paninho”, com usavam ate o início do século passado, antes de inventarem os primeiros absorventes.

  • Vinicius Lima Silva

    Sim, exatamente. A série faz muitos pulos e nem sempre tem ganchos entre o que acontece com os personagens. Do jeito que foi feito nesse último episódio, dá pra fazer uma análise mais pontual de cada personagem. Talvez eles tenham conseguido reduzir o tamanho por causa disso também.

  • Junior Cavalcante Luiz João

    Boa tarde, acabei de “ver” o desabafo da Ana no grupo do Game of Thrones BR no Viber e concordo com o comentário do Bruno (participante do grupo), não se preocupe com os comentários idiotas e estúpidos e continue fazendo o que vc acredita ser o certo, pois eu vou apoiar!

    Parabéns pelo ótimo trabalho.

  • MUITO obrigada, João!

  • Priscila Novais

    Também adoro a participação dela! Comecei a ver a série Penny Dreadful porque ela mencionou e postou o link para o podcast. Valeu, Angélica!

  • Priscila Novais

    Concordo! Lembro de um podcast que ouvi há muito tempo, em que alguém dizia que amava e ficava feliz com tudo que fosse relacionado ao mundo de GOT. Faço minhas as palavras dessa pessoa. Esses comentários insatisfeitos de algumas pessoas mais parecem os comentários de banca de dissertação: às vezes criticam coisas só pra se mostrarem os “entendidos” do assunto (pra ter o que falar).

  • Ezequiel Guilherme

    Excelente podcast! #TeamPodcasteros2h

  • Jose Mario

    Ouvi nesse podcast e num canal do Youtube pessoas dizendo que o Mindinho nao sabia que o Ramsay é perigoso. Mas sim, ele sabe. Ele fala para a Sansa no episódio: “Tome cuidado, ele é um homem perigoso”.

  • Tauan

    quando sai o podcast de sons of harpy?