Os Homens de Pedra e a Escamagris

No último episódio de Game of Thrones (Kill the Boy), durante sua jornada para Meereen, ao passar pelas ruínas de Valyria, Tyrion e Jorah encontraram os Homens de Pedra. Após se distraírem com a visão de Drogon sobrevoando as ruínas, eles não percebem quando os Homens de Pedra nas proximidades começam a levantar e pular no barco. Os Homens de Pedra são pessoas contaminadas com escamagris enviados para viver o resto de suas vidas isolados nas ruínas de Valyria, devido à gravidade da doença. Nesse texto, vamos explicar quem são os Homens de Pedra, o que é a escamagris e qual a diferença entre a abordagem da série e dos livros tanto para a doença quanto em relação aos infectados.

game-of-thrones-vanity-fair-gif

✖ O QUE É A ESCAMAGRIS?

A escamagris é uma doença que deixa a carne dura e morta e a pele quebradiça, escamada, enegrecida ou acinzentada se parecendo com pedra quando tocada. A língua e os lábios viram pedra.

Aqueles que conseguem sobreviver a doença ficam imunes de contraí-la novamente, mas a carne danificada pelo estrago da doença nunca se cura e as marcas são permanentes.  As pessoas atingidas pela doença são frequentemente chamadas de ” homens de pedra ” devido à aparência da pele que fica dura e morta.

  • Tratamento

Os meistres dizem que o progresso da doença pode ser contido por limas, emplastros de mostarda e banhos escaldantes. Septões insistem que orações, sacrifício e jejum são a cura. Popularmente, acredita-se que amputar a parte do corpo afetada pode impedir o alastramento da doença, mas este tratamento não é sempre efetivo.

got-game-of-thrones-35170460-4256-2832

✖ QUEM SÃO OS HOMENS DE PEDRA?

Os Homens de Pedra são pessoas gravemente atingidas pela escamagris que foram exilados de suas cidades e enviados para habitar entre as ruínas de Valyria . Eles são chamados de “homens de pedra” por causa de um sintoma da doença que torna a pele dos portadores morta, dura e rachada com um aspecto pedregoso. Homens de Pedra são frequentemente expulsos da sociedade, exilados em uma colônia estabelecida nas ruínas de Valyria.

game-of-thrones-season-5-jorah-mormont-stone-men-hbo

Em “The House of Black and White”, Gilly (Goiva) diz a Shireen Baratheon que duas de suas irmãs tinham escamagris. Antes de morrerem, a pele delas estava completamente coberta pela doença e elas agiam como animais, características dos homens de pedra.

Em “High Sparrow”, enquanto está em Volantis , Tyrion Lannister vê uma sacerdotisa vermelha do Senhor da Luz dando um sermão para escravos na rua. Ela diz que o Senhor da Luz ouve as orações de todos os homens, rei ou escravo, até dos homens de pedra em sua miséria. Tyrion diz cinicamente a Varys que a oração não é mais útil na cura da escamagris do que tentar dançar com a praga.

shireen escamagris

Em “Sons of the Harpy”Stannis Baratheon revela à sua filha Shireen, que quando ela foi infectada com escamagris quando criança, várias pessoas recomendaram que ela fosse enviada para habitar entre os homens de pedra nas ruínas de Valyria, mas ele rejeitou a ideia. Stannis trouxe todos os meistres, curandeiros e boticários que ele conseguiu encontrar de ambos os lados do Mar Estreito para experimentar tudo o que puderam para salvá-la. Milagrosamente, a combinação de seus esforços realmente conseguiu curá-la, embora o dano causado pela doença tenha deixado seu rosto marcado permanentemente.

Para produzir os Homens de Pedra do último episódio de Game Of Thrones foi necessário mais de 4 horas na preparação da maquiagem protética. Veja os detalhes no vídeo Por dentro do episódio Kill The Boy.

stone-men-transformation

Kerry Ingram afirmou que eram necessárias cerca de três horas para aplicar a maquiagem das cicatrizes de escamagris no lado esquerdo de seu rosto e cerca de mais duas horas e meia para tirá-la. Na 5ª temporada, a equipe de maquiagem conseguiu reduzir o tempo de aplicação da maquiagem para até duas horas.

✖  DIFERENÇAS ENTRE SÉRIE E LIVROS

Nos livros (As Crônicas de Gelo e Fogo), a doença geralmente afeta crianças em climas úmidos e frios, que ficam desfiguradas, porém não sofrem com a forma rara e mortal da doença. Os selvagens consideram impuros aqueles que sobrevivem à doença.

gameofthrones15_112

A escamagris é considerada uma sentença de morte se contraída na vida adulta, embora as crianças ainda tenham um pouco mais de chance de sobreviver. Os sintomas podem ser suspensos por limas, cataplasmas de mostarda, e banhos quentes, mas isso é apenas adiar o inevitável. A escamagris mata muito lentamente, deixando suas vítimas sofrendo enquanto sua carne se deteriora. Adultos infectados com escamagris podem sobreviver um ano ou dois, às vezes cinco, alguns vivem até mais dez anos, mas sempre morrem no final. Em seus estágios finais, a doença se volta para dentro, fazendo com que a carne de músculos e órgãos endureçam e morram assim como a pele nas camadas de tecido exterior. Acredita-se também que cortar quaisquer partes infectadas podem evitar a propagação por todo o corpo, embora este tratamento nem sempre seja eficaz. Partes da carne afetadas pela doença perdem a sensibilidade, se alguém está preocupado que tenha sido contaminado pela doença, um teste precoce antes que os sintomas apareçam é picar os dedos e extremidades com uma faca diariamente. Se essa pessoa não puder sentir a faca, isso significa que está contaminada.

game-of-thrones-stone man

Muito raramente, as crianças infectadas com escamagris podem lutar contra a infecção, embora ainda fiquem desfiguradas. Teme-se que a doença ainda esteja adormecida em tais crianças, embora meistres insistam que não seja mais contagiosa. Os selvagens consideram impuros aqueles que sobrevivem à doença e chamam a doença da “morte cinza”, eles matam qualquer criança que sobreviva a doença.

Nos livros, há uma grande área em torno das ruínas de Chroyane, ao norte de Volantis, em Essos, que é usada como uma colônia em larga escala para os “homens de pedra”. Há também rumores de que alguns homens vivem nos destroços da península valiriana, nas ruínas de Oros, Tyria e da Antiga Valyria, estes poderiam ser Homens de Pedra expulsos da civilização – mas estes rumores não são confirmados nos livros.

Em “A Dança dos Dragões”, Tyrion Lannister cai no rio Roine mas Jon Connington consegue tirá-lo e salvar sua vida, mas Jon é infectado com escamagris. Devido às divergências entre o roteiro da 5ª temporada e o livro, Jorah foi contaminado no lugar de Jon.

Especula-se que, estando contaminado pela doença, Jorah irá espalhar a escamagris por Meereen, sendo possível a troca da epidemia da égua descorada (fluxo sangrento) por uma epidemia de escamagris na cidade.

✖ ESCAMAGRIS É UMA DOENÇA REAL?

Não existe um equivalente real direto para a escamagris. Porém a doença, é semelhante à hanseníase na medida em que tende a desfigurar os infectados com ela, e em como a sociedade teme as pessoas com escamagris, tratando-as como “impuras”. Ao contrário da hanseníase, algumas pessoas ocasionalmente conseguem lutar contra a escamagris, embora nunca percam as cicatrizes. A este respeito, a escamagris é também vagamente semelhante a varíola: pessoas que contraíam varíola também poderiam se recuperar mas ficavam com cicatrizes permanentes e graves.

O que vocês acharam dos Homens de Pedra apresentados no último episódio e da doença Escamagris? O que vocês acham que podem acontecer com Shireen e Jorah Mormont em Game Of Thrones?

Fontes: [Wikia, Wiki]

Compartilhe:

Ao comentar no site você aceita as regras previamente estabelecidas.

Posts Relacionados

  • Mariana Schneider

    Esqueceram de mencionar o tratamento com vinagre (ou vinho ruim, no caso de JonCon), deixando a parte do corpo de molho 🙂

  • André Jakob

    (sem spoilers) Achei muito elucidativo esse post, principalmente aos que não leram os livros. Achei que na série os homens de pedra ficaram muito “orcs”. No livro tem toda aquela preparação e apreensão de que eles vão passar pela região contaminada. Da mesma forma, depois que eles passam tem toda aquela tensão de não saberem se foram contaminados ou não, especialmente o Tyrion. E é uma surpresa descobrir que o Jon Connington contraiu.

  • Islan Oliveira

    Parece ser uma “lepra” do mundo do Martin, já que gera o mesmo efeito social de desprezo e repugnação.

  • Leo Guedes

    Muito bom, spoiler

    Será que jorah terá tratamento de victorion em algum momento !?????

  • Lincoln Christian

    Que eu saiba, no livro 5 Tyrion é atacado na Ponte do Sonho, descendo o Rhoyne… e não em ruínas de Valyria. Me corrija se eu estiver errado.

  • Bruno Lacerda Balbi

    Minha única ressalva a maneira que os homens de pedra foram mostrados na série foi que eu esperava algo mais selvagem, que eles tivessem um olhar mais desesperador, insano. Eles pareceram demais com bandidos deformados querendo roubar o barco.

  • Vaz

    Tem uma doença chamada escleroderma sistêmica onde a pele fica com aspecto de pedra. Aviso: Se procurarem na net acharão imagens fortes!

  • nem vou olhar /o

  • Messinho’

    Achei que Jorah ficou com uma parte enorme infectada mesmo com tão pouco tempo.

  • Abduljamais

    Eu comentei no post comentários com spoiler o ep 5 sobre isso. Tentarei repetir sem dar grandes spoilers.

    Sabemos que existem diferenças entre os livros e a série, mas que terminarão em um final comum, pois os produtores já sabem o final das ASOIAF. Então tendemos a imaginar que pontos mantidos em comum são importantes no desenrolar da saga. Enquanto pontos esquecidos ou substituídos, provavelmente são dispensáveis.

    Jon Connington nos livros é quem desenvolve a doença após salvar Tyrion das águas do Roine. Curiosamente o núcleo que envolve Connington é completamente esquecido e substituído na série com grifo, pato e tudo mais.

    Enquanto isso o Escamagris não apenas é introduzido na série, como recebe uma importância grande: Goiva contando a San, a história do contágio de Shireen. Foi assim a doença “preparada” durante 3 episódios para ser introduzida (literalmente introduzida no Sir Friendzone) neste último.

    #SPOILER#

    A Não introdução do núcleo do jovem grifo, na minha opnião tende a reduzir a chance deste ser uma das cabeças do dragão. Assim provavelmente ele é o dragão do Pantomineiro (Varys), e de acordo com a profecia dos imortais: “De uma torre fumegante, um grande animal de pedra levantou voo, exalando fogo de sombras. … Mãe de dragões, matadora de mentiras”. Ele Seria um pretendente Blackfire. Essa não é uma teoria nova, mas o fato de ser absolutamente esquecido na série reforça essa hipótese.

    #FIM DO SPOILER#

    E agora minha suposição: Porque o Escamagris aparenta ser mais importante que o grifinho? Talvez a inoculação de alguém que num futuro tende a retornar a Westeros com a doença, seja um sinal de que esta doença vá contaminar o continente, tanto no livro quanto na série, num momento de Caos. o inverno não tá mais chegando, já chegou, WW por todo canto, ameaça de dragões voltarem combatendo gelo com fogo. Nesse cenário chega essa doença pra dizimar mais gente.
    Acho que haverá algum futuro na interação do Escamagris com os WW. Imaginei homens de pedra, mortos pelo Escamagris com olhos azuis, reanimados.
    Será que há sentido nessa linha de pensamento?

  • Biju

    Jorah Mormont com escaramagris: parece nome de bombom fino com recheio exótico ! Sério, detestei o que o Jorah andou fazendo, mas não desejava essa doença pra ele, não.

  • Parece que vc não leu o texto todo.

  • mauricio braglia

    concordo em genero numero e grau! só faltou acrescentar q…….. Bronn estara em seu castelinho cercado e sitiado bebendo e fornicando feliz até a morte kkkk

  • mauricio braglia

    Bem lembrado Meitra Mariana eu tava lendo e pensando tinha mais uma coisa mas num lembrava oq

  • Danilo Moura

    Sir Jorah na próxima temporada :

  • Priscila Manfredini

    Pessoas lindas do GoTbr, muito obrigada por esse post! Muito esclarecedor e atencioso com as imaculadas e imaculados <3

    Algo me diz que Sor Jorah terá uma redenção com sua Khaleesi, agora que o Bold está pra lá das terras das sombras… Já que ele está condenado, que tenha um final digno. É um dos meus personagens favoritos.

    Infelizmente li um SPOILER :'( do casamento da Dany..

    *****SPOILER*****
    E acho que será ele quem irá salvá-lá do envenenamento! Se realmente rolar esse plot né?

  • GalahadGraca

    A escamagris é uma referência clara à hanseníase, ou lepra, como chamavam no passado. Desfigura a pessoa e não tinha cura no passado, sempre causando a morte. Hoje em dia tem cura, mas se a pessoa só se trata quando está em estágio avançado, a doença para mas as marcas ficam. As pessoas ficavam segregadas também nos “vales dos leprosos”, e eram consideradas impuras. A única parte que não tem nada a ver é a parte de agirem feito animais, já que hanseníase não afeta o cérebro.

  • LyannaStarkWIC

    Uma coisa fiquei em dúvida: se a escaramagris é contagiosa como as irmãs de Goiva ficaram doentes se ficavam praticamente isoladas na cabana do Craster?

  • Vaz

    É uma doença auto imune muito triste, pois acontece como o escamagris de Westeros, vai se espalhando por todo o corpo; no entanto é pior, pois a pessoa geralmente não consegue se movimentar mais. Felizmente hoje já existe tratamento e o quadro clínico pode ser revertido 🙂

  • Vaz

    Daí quero ver obsidiana machucar esses ww+escamagris, kkkkkk, fim da era dos homens como foi o fim da era dos elfos nas obras de tolkien.

  • Calvin

    Lembro de um episódio de House no qual o médico diz (mais ou menos) que o bom em se contar as pessoas que estão morrendo é que as faz reavaliar suas prioridades, se descobre o importante para elas, pelo que estão dispostas a morrer. Qual seria as prioridades de Jorah (na serie), e de Connington?

  • Felipe Lobato

    Post excelente, Lidiany! Principalmente a comparação final com a hanseníase.

  • Obrigada! Acho muito interessante como Martin sempre faz esses paralelos, e como antigamente o povo mandava os parentes sem dó para as colônias de ‘leprosos’, é triste demais… ainda bem q hoje em dia a doença tem cura. Inclusive conheço duas pessoas que tiveram a doença e fizeram o tratamento.

  • =D
    interessante essa possibilidade, mas Jorah estava na arena de daznak nas imagens das filmagens.

  • UFA!

  • e tu acha que vai ter Victarion na série?

  • Leo Guedes

    Acho que me expressei mal Lidy, quis dizer o tratamento medicosobrenatural que Victarion RECEBE no livro com relação a seu ferimento no braço.

  • Alvaro Rexs

    Boa pergunta… falha. Coisa rara na obra! Mas talvez a doença também exista entre os selvagens!

  • Alvaro Rexs

    Você é tão Tyrell…

  • Alvaro Rexs

    Shireen só existe pra disseminar a escamagris no Norte. Ela tá lá em Castelo Negro, vai infectar a galera e aí a matança vai acontecer. Exército de Outros as tuias!

    Ou quem sabe, pode ser, talvez…. Quem está contaminado por escamagris não se transforma em Outros. Seria como um contra-ataque biológico. Sam (o qual eu já disse que vai orquestrar a defesa dos Homens, pois ele é o equivalente a Gandalf) vai descobrir a cura, convence o povo a se contaminar com a doença para que na guerra quando caírem a batalha não some um soldado a tropa inimiga, e depois os cura.

    Não há lógica para a existência de Shireen. Salvo se ela tiver um papel. Ela contaminada tem um papel. Vai morrer, e não vai se transformar. Alguém vai associar e pronto!

  • Hugo Rafael

    Vocês preferem chamar de “escamágris” ou “escamagrís”?

  • Meistre Alex

    “Nos livros (As Crônicas de Gelo e Fogo), a doença geralmente afeta crianças em climas úmidos e frios, que ficam desfiguradas, porém não sofrem com a forma rara e mortal da doença.”

  • Meistre Alex

    Essa parte de ficarem violentas o Martin deve ter se inspirado na raiva, que causa muita agressividade no estágio final e antigamente as pessoas com a doença tinham o comportamento comparado aos animais.

  • ∞ Ruan Targaryen

    acredito que um deles estava por perto de onde elas habitavam e a infectaram, ou elas andaram em lugares que não eram para estar ne

  • eu falo do primeiro jeito, mas não sei qual a pronúncia correta e ñ ligo pra isso rs

  • Renan

    No livros os Homens de Pedra fica em Sofrimentos não é?

  • Hugo Rafael

    Parece soar melhor mesmo. Eu tbm não tenho frescura com pronúncia, só tava curioso com a preferência da galera.

  • DovahShy

    Connington quer coroar o Príncipe Aegon (que acredito que morra em batalha), agora o Jorah só quer se reaproximar da Daenerys mesmo.

  • Felipe Pio

    Eu acredito ser escamagrís, como se fosse escama gris escrito separado sabe? Assim como Durolar, Correrrio e outras palavras compostas que são escritas juntas nos livros.

  • Pati

    Eu pronuncio “escamagrís”, e ainda passo vergonha por pronunciar Tyrion como “Táiron” e não “Tírion” como é o certo pela série, sei lá, quando eu lia eu pensava em Táiron, e agora não consigo mudar a pronuncia na minha cabeça 😛

  • Pati

    Mas ninguém se transforma em Outros, só os bebes do Craster, os mortos são transformados em criaturas, é bem diferente, e como já esão mortos quando transformados, não sei se a escamagris faria alguma diferença.

  • Alvaro Rexs

    Desculpe, transformados em criaturas.

  • Alexsander Da Cruz Costa

    Bronn sendo Bronn

  • Ze Andrade

    Creio que a doença não tem sua origem muito bem esclarecida, o que é coerente com a obra, que se passa numa época de pouco avanço tecnológico/científico – semelhante em alguns aspectos a nossa Era das Trevas (séc. V ao séc. IX). É provável que qualquer um, em qualquer lugar, esteja suscetível à doença, e alguns sejam naturalmente imunes. Quais seriam os outros vetores de contaminação, além do toque? Mistério.

  • Gustavo B. Passos

    Ponto interessante no comentário do episódio atual (Hardhome) os produtores comentam que o líder dos outros é o Night’s King, canonizando que é possível um adulto virar outro, já que pelo livro ele era um líder da patrulha que transou com uma “outra” e fazia sacrifício para os outros assim como Kraster, mas nunca foi dito sendo ele próprio um outro, imagina liderando eles.