Ator explica sua saída prematura de Game of Thrones em ‘Sons of the Harpy’

O texto a seguir possui spoilers do episódio 5.04 “Sons of the Harpy”. Leia por sua conta.

got-interview

Tinha dúvidas de que Game of Thrones eliminaria em sua 5ª temporada personagens que ainda estão vivos nos livros? Bem que George R. R. Martin avisou… Valar morghulis.

Sor Barristan, o Ousado, cavaleiro da Guarda Real e mais tarde da Guarda de Daenerys Targaryen, serviu Westeros durante uma época em que os cavaleiros da Guarda Real eram considerados os melhores cavaleiros do reino. Na noite deste domingo, o ator irlandês Ian McElhinney viveu as últimas cenas de seu personagem na série de TV.  O jornalista James Hibberd conversou com Ian em seu trailer logo após filmar sua cena derradeira:

EW: Como você se sente depois de ter filmado sua última cena em Thrones?
IAN McElhinney: Não havia me dado conta da grandeza disso até eu ter de fato filmado a última cena, e fiquei surpreso em como me senti emocionado. Os meninos foram adoráveis; eles me deram um presente muito bom. Eu fiquei um pouco choroso. Tem sido muito divertido. A equipe foi fantástica. São um ótimo grupo de pessoas. Apesar de bastante profissionais, eles são pessoas muito agradáveis. E vir aqui e ver os cenários, os figurinos e todo esse tipo de coisa. Há muito pensamento, cuidado e perícia para fazer isso. Provavelmente não me darei conta até chegar o próximo ano nesta mesma época, quando as pessoas começarão a se reunir para a próxima temporada. Esperemos que eu vá estar ocupado fazendo outra coisa. Eu não estou muito preocupado com isso.

Como foi que você descobriu?
Isso prova que não devemos ler os livros. Eu li os livros. Então eu pensei que nesta temporada eu teria mais coisas para fazer, e eu estava realmente ansioso para isso. E então vi as minhas datas com meu agente e eu pensei, ‘isso não corresponde’. Porque não havia como eles estarem seguindo os livros se eu tivesse presente em tão poucas semanas de gravação. Pareceu-me que eles iriam me tirar da história. Então eu conversei com o produtor de linha e disse: “Você pode confirmar se eles estão me excluindo?” Então os showrunners me ligaram e disseram: ‘Seu tempo acaba aqui na série’. Então, talvez eu os tenha surpreendido revelando que eu sabia.

O que você diria para os fãs dos livros que estão chateados que Sor Barristan não estará mais com a gente?
Estou desapontado. Mas eu acho que você tem que aceitar, – como eu aceitei – que as demandas de TV são diferentes das do enredo do livro. Na TV há uma pressão para criar um número de pontos altos. Uma das melhores coisas sobre esta série – que é verdade nos livros e ainda mais verdade na série – é o elemento-surpresa, os choques. Eles têm que manter isso porque as pessoas esperam isso. Você não pode prever nada, mas o que você pode prever é que haverá surpresas.

barristan_morte

Qual foi sua cena favorita de filmar?
Uma das minhas cenas favoritas, até este momento, foi a cena em que ele diz ao Rei Joffrey na 1 ª temporada: “para o inferno com isso” e vai embora furioso. Eu gostei de filmar aquilo. Eu teria gostado de trabalhar mais com pessoas como Lena, por exemplo. Acho extraordinário que eu comecei ali e nunca encontrei Peter. A cena em que eu deixo Daenerys, e acabo no meio da luta e morto, é uma cena bonita e uma bela preparação para o que acontece. É muito bem escrito, e estou muito feliz com a maneira que cheguei ao fim.

Parece uma cena forte para partir
Ele tinha que ser visto lutando. Falam como ele é o melhor cavaleiro que já existiu, por isso ele tem que lutar. Então é ótimo que ele faça isso. Há um belo contraste com a cena que fizemos hoje [na varanda com Daenerys] e o que acontece logo depois. Houve uma cena agradável semana passada também, onde ele está aconselhando-a. Foram cenas muito pessoais, e é bom ter algo assim. É uma lembrança que levarei comigo.

 
E você, o que achou da partida do personagem? Compartilhe sua opinião com a gente nos comentários.

Compartilhe:

Ao comentar no site você aceita as regras previamente estabelecidas.

Posts Relacionados

  • Aegon Blackfyre

    Se esse é o personagem que tem 3 ou 4 pessoas no seu núcleo que o GRRM resolveu espero que a mudança seja relevante para a história.

    A impressão que me dá é que D&D estão apenas antecipando alguns fatos dos livros, com o intuito de enxugar a história. Ou seja, os leitores tão tomando spoiler e nem se ligam disso.

  • Ozymandias

    Confesso que achei que havia esperança HAHAHA Realmente elemento surpresa.

    RIP Sor Vovô.

  • Victor Dias

    Até o ator ficou decepcionado com a morte do Barristan :'(

  • Até então eu achava que teríamos de esperar até semana que vem para saber se ele morreria ou não. Agora me parece que ele morreu mesmo. Que treta! Ainda assim, sou do tipo que quer mais confirmações. Essa fala toda do ator pode ser para enganar trouxa kkkkk. Vou esperar mais um pouco e ver no que dá.

  • Mariana de Castro

    Eu quase caí da cama! Acho que a vizinha achou que eu estava tendo um treco, por causa dos gritos de “Não, Sor Barristan não!” Quando ele entrou naquele beco eu já sabia! Mas mesmo assim torci até o fim pra que ele não morresse agora. Mais um dos meus favoritos que se vai. ;_;

  • Notlim Asuos

    Cara… Não sei se fui inocente mais em nenhum momento pensei que ele iria mesmo morrer. #RipSorVovô…

  • Caio Marcos

    Será que a minina do 4fun tava certa sobre todos os spilers!? se tiver vai lascar com tudo pqp!

  • Messinho’

    Tão criando muita expectativa na Sansa e no Tyrion. Só espero q compense esses cortes e mudanças de história, porque as apostas tão altíssimas e quanto mais alto maior a queda

  • Carleo

    Puta sacanagem. Quem dará conselhos para Dany agora, o Jorah? :p

  • Hanna Martell

    Tou começando a achar que os roteiros vazados são %100 verdadeiros

  • Thi

    Não aceito!!!!!! Barristan é o melhor cavaleiro, como ele morre assim??? Ele era sem dúvida um dos melhores personagens para dar apoio a causa da Dany. A ligação com o pai dela e um bom entendedor para as guerras que estão por vir….

  • Jefferson Nascimento

    Poxa, como ele foi salvo pelo Verme Cinzento do último golpe que seria indiscutivelmente mortal eu achava que ele havia sobrevivido. Pena… Só espero que a série esteja criando sua própria trama é não apenas adiantando as coisas…

  • Igor Lucas

    É então né. Se não tivesse a imagem dele no final do post não saberia de quem se trata, são tantos personagens, mas é assim mesmo, ninguém esta a salvo na série.

  • Vitor

    Bom, achei que ele Merecia Mas, deu pra perceber que o Próprio Ator, ficou Triste não queria Sair agora do Elenco. Mas Falando a Verdade ele Merecia Mas, pelo Menos Morrer Numa batalha Digna, não em um Beco.

    #Vaifazerfalta.

  • Adenilson

    Confesso que esperava apenas que ele fosse ferido na luta, mas não morresse. Uma pena. Dany perde um grande conselheiro.

  • Tiago Silva

    Sor barristan não fez nada na serie inteira a nao ser salvar a dany daquela menina bizarra. E quando temos uma cena demonstrando que ele e um dos melhores espadachins ele morre. Puta fim indigno para um personagem que nao deveria morrer. Acho que a dany vai acabar perdoando sor jorah e ele assumira o posto.

  • tadeu_ms

    Para o inferno com isso… Cabe bem…

  • Não sabemos o impacto que isto terá nos livros. Na série possivelmente Tyrion tome para si o papel de Barristan no controle de Meeren. Na série pdoe ficar bom, mas eu, como fã dos livros, pessoalmente não engoli muito bem

  • Vinicius Matos

    Simplesmente um dos maiores guerreiros que Westeros já teve, ele mesmo disse diante de todos que desarmaria e mataria os guardas reais de modo fácil, e morre desse jeito pra um bando de vermes que nunca enpunharam uma espada na Vida!
    Lamentável!
    Parei de assistir a Série a partir de ontem.

  • Victor Felipe

    Eu ainda acho que tem outra cena com ele. Caso contrário, teriam cortado a garganta dele. Deve haver algum diálogo de despedida com a Dany onde ele vai dar aquele PUTA conselho (ou revelação) antes de morrer. Também acho que Verme Cinzento morre nessa temporada. A Dany vai perdendo todo mundo.

  • Gabriel

    Já tem mó galera apostando mesmo que ele deve morrer logo no início do 6º livro que tá pra sair, e se acontecer, então realmente não teria mais o que fazer com ele mesmo. E a cena final foi FODA!

  • laysguerrero

    Achei uma morte tão idiota. Talvez usaram isso para ter uma gancho da volta do Sor Jorah para a guarda da Dany. Mas mesmo assim, achei uma escolha infeliz.

  • Paloma R F

    Eu também tinha achado que ele sobrevivia, se era pra ele morrer, não tinha porque do Verme Cinzento salvar a garganta dele. Mas enfim, não gostei desse desfecho, tinha muito carinho pelo Sor Barristan, ele era um dos poucos sábios que tem na série.

  • GiuSal

    Como se ela tivesse alguma capacidade e maturidade para aproveitar um conselho. Daenerys da série só deu sorte até hoje. Mas você sabe quem Jorah está levando consigo, eis sua resposta!

  • Breno Dornelles

    Como sempre eles foram fiéis na ideia de q a morte não tem nada de glorioso, e o contraste disso com a fala do Bronn foi foda, porém é claro que ficamos chocados e insatisfeitos, afinal, estamos falando do “ousado” e não d um coadjuvante qualquer. Mas é isso, a série é phoda, o livro é phoda, e q venham os próximos episódios.

  • GiuSal

    Penso assim também. O impacto do personagem Tyrion é bem maior. Então os produtores estão cortando orçamento com coisas que não farão diferença. Isso já deve ser reflexo antecipado daquela declaração que o Martin falou sobre a morte de um personagem importante no Ventos de Inverno. Mas, fiquei chateado com o contexto da cena, a forma com que trataram os Imaculados, Verme Cinzento e o Vovô, não sei se foi uma morte digna para guerreiros treinados a vida inteira e para um dos maiores cavaleiros de Westeros. Se bem que teve aquele papo introdutório do Jaime e Brown dizendo sobre formas imbecis de se morrer. Muito didático.

  • Lucas Bezerra

    Até agora ainda não acredito. Um dos meus personagens favoritos no livro. Sempre comentei que queria ver suas habilidades na série. Por que, então, os roteiristas impediram o golpe final? Acreditei que ele iria sobreviver. Nossa… Sem palavras.

  • Tamara Teixeira Vitorino

    No IMDb dele ainda aparece mais um episódio.

  • Luiz Augusto Dias

    Adeus Sor vovô.

  • Ruy Alhadas

    Achei meio fora de hora mas… me incomodou mais o principal guarda da Daenerys, conselheiro e tudo mais, cavaleiro foda pra caralho e sem uma armadura..no livro descreve que ele tem uma armadura e no contexto todo nao acho q seria nada demais se ele tivesse, seria o normal. mas enfim, nao vou cobrar que a série siga 100% do livro. Só lamento a morte do cara tão “do nada”. “vamos por uma matança aqui pq a série tá meio devagar até agora”

  • Rafaela Bastos

    Achei ruim. Desnecessário.
    Gosto muito deste personagem. Não mostrou na série nada do que realmente é.

  • Vinicius

    Nos capítulos liberados do sexto livro ele está vivo

  • Clara

    Eu to bem triste.

  • Pelo andar da carruagem a Dany nem deve subir nas costas do Drogon no final
    dessa temporada,o Tyrion vai assumir o lugar de conselheiro que era do
    Sor Baristan,não teremos a guerra Meeren x Escravagistas e na próxima
    temporada Dany chegará a Westeros com dragões..tudo bem dinâmico

  • Rodrigo

    Tosco! A ideia em si já é tosca… “Não seguiremos a mesma linha dos livros”. Depois de ter feito tanto sucesso, tudo graças aos livros… Acho que foi uma maneira sutil de dizer:” não precisamos mais dos livros”. Se é assim, pq começaram com os livros?! O famoso cuspir no prato ou virar o cocho em que comeu!

  • Camila Beltrao

    Não deveriam ter matado o Sor Barristan agora de jeito nenhum! Não vai contribuir em nada para a história… Eles já estão chegando ao ponto de matar por matar, só pra dizer que em Game of Thrones todo mundo morre toda hora.. Não precisa disso! Os livros já são assim! Não tem porque aumentarem ainda mais!… Desnecessário…

  • Uma das melhores cenas de Ventos do Inverno está no PDV Barristan II. #chateado

  • Rúbia Nakonetchnyi

    Triste pela saída do personagem tão importante para o núcleo da Dany e para a história do Targaryen,ótimo ator bela interpretação deveria ter permanecido por mais tempo…

  • Eduardo Fernandes

    Eliminar Sor Barristan foi um erro pensando em relação aos livros, mas como falaram que matariam personagens que ainda estão vivos nos livros, então Sor Barristan Selmy foi a escolha deles e talvez o Verme Cinzento encontre o Ceifeiro tbm, mas quanto a cena no final mostrou como o Barristan Selmy era bom de luta, caraca ele matou 11 ou 12 filhos da Harpia naquele lugar estreito.
    Só gostei disso!!!!

  • Joana D’arc

    A única coisa que achei interessante foi que pelo menos fizeram um final digno do personagem. Por que como nós sabemos e até o ator tem conhecimento disso, que Sor Barristan foi um dos melhores lutadores da história, nada mais justo ter um final de vida lutando ferozmente. Acho Barristan uma obra prima de personagem, carrega consigo o conhecimento e a experiência. Na verdade me decepciona muito mais no livro onde a Dany tem um ícone da história ao seu lado e não usa. Lembro que a rainha teve varias oportunidades de saber como foi o reinado infame do seu pai e até mesmo aprender com os erros e acertos e a única coisa que pensava na vida era no Daario. Nan…tenha dó. Isso sim é de encher a paciência.

  • Mas isto foi intencional para mostrar a Danny desamparada. Dois dos conselheros mortos, sendo um deles a única coisa que ligava ela a Westeros e ao seu passado. Agora ela está basicamente sozinha, já que Jorah e Tyrion ainda não chegaram. Só restaram os duvidosos Hizdhar e Daario

  • o corpo dele aparece no trailer sendo velado no próximo episódio. Acho que ele não terá nenhuma fala

  • Não achei assim tão imbecil porque foi uma emboscada. Os Filhos da Harpia propositalmente encurralaram uma tropa de imaculados (os outros deveriam estar fazendo outras patrulhas na cidade, guardando a pirâmide e tudo mais) e sabiam que Barristan estaria circulando. E aquela prostituta que apareceu é a mesma do 1o episódio. Então deve haver algum espião. Foram que foi suspeito demais a a voz do Hizdhar se sobrepondo ao acontecimento dos eventos

  • Hulk de Diadema

    Ele, tão foda e importante nos livros, e um figurante na série.

  • Revoredo

    Pelos trailers, ele aparece no 5º episódio. Só que deitado e morto.

  • Julio Caio

    Pelo menos ele mostrou que sabe lutar no final e não morreu rapidao.

  • Vinicius Rodrigues

    Mais um tiro no pé dessa série.

  • Gabriel Augusto

    foi uma ousadia, e ao mesmo tempo uma burrice… Sei la os rumos que a série está tomando, e como isso influenciará na história (tomara que positivamente, por favor), porém eliminar um plot que poderia ser interessante por uma reviravolta momentânea é, no mínimo, arriscado.

  • Rafael Carlos

    Deveriam ter cota pra personagens mortos kkkk

  • Revoredo

    É exatamente este o problema. Com tanta coisa interessante para mostrar dos livros, que eles deixam de fora… pra que mostrar coisas que vão acontecer nos livros que nem foram lançados ainda?

  • Paula Bicudo

    Eu acho que mataram o único link da Daenerys com Westeros. Por isso o Tyrion tem que chegar até ela logo.

  • Gabriel

    Mas os capítulos liberados não são praticamente nada perto de um livro que promete ter mil páginas. hahaha O povo tá apostando que no livro ele deve morrer quando começar as batalhas em Meereen. O próprio George R. R. Martin falou que logo no início do livro vai ter a guerra de Meeren e a guerra em Winterfell e que ia morrer gente.

  • Adriano

    A morte de Barristan serve para abrir, ou melhor, escancarar a porta pra Tyrion…

  • JPaulBeaubier

    Mais fácil o Bronn morrer que o Jaime, que só tá em Dorne pra não auxiliar a Cersei.

  • Queen Dany

    Querido fique tranquilo pq barristan só morreu na série pq ele não morre no quinto livro e ele já tem dois capítulos no sexto .o jon snow morre nos livros então …., e outra as únicas coisas que se forem retiradas do núcleo da daenerys que acabaram com sua história seria os dragões . eles sim tem um papel que irá desenvolver a história da Dany até o fim .até pq Dany sem dragões fica difícil

  • Queen Dany

    Barristan importante para o núcleo da Dany kkkk , os que são importantes para o núcleo de daenerys são seus dragões e imaculados na minha opinião , e outra barristan só morreu na série ok a história dele ainda permanece nos livro então calma .

  • Anderson Lima

    E o Verme Cinzento… morreu?

  • Castiel The Angel

    Eles mataram o personagem pq simplesmente tinham que botar um cliffhenger qualquer e preencher a cota de morte do cap – repararam que em TODOS os caps da season 5, até agora, um personagem morreu?

    Será que D&D acham que o povo só assiste GoT pra se chocar com as mortes? E eu não acho que isso seja algo bom pra série, principalmente quando matam um personagem querido dos livros como esse. Aliás, pelas palavras do autor, D&D simplesmente limaram ele do elenco e falaram ligaram o F pro ator – espero que aquele telefonema tenha sido exagero do ator, e não que tenha acontecido de forma tão grosseira e rude assim.

    E antes que alguém fale que Tyrion está aí para substituí-lo, imaginem as ótimas cenas entre os dois que a série poderia ofertar? Ao invés disso preferem gastar tempo com lovestory borring do Verme Cinzento e da Missandei.

  • Carlos Henrique

    não assisto a série e até estava com vontade de ver pra matar a saudade enquanto não chega os livros, mas parece que ela tá indo de mal a pior

  • Na minha humilde opinião, está virando bagunça, mas por um lado é bom, pelo menos com todas essas mudanças a série vai pelo rumo totalmente diferente dos livros o que ajuda a evitar spoilers dos livros que faltam ser publicados.

  • Leandro Soares

    Apesar do Fim precoce na série, Barristan tem um grande papel nos livros.
    E quem leu os trechos de Ventos de inverno, sabe que ele se encontrará um grande personagem e isso mudará muita coisa na trama.
    Se você levar em consideração a série, Barristan é o único contra a abertura da arena e com sua morte não resta mais ninguém pra dizer o mesmo. Justifica a mudança de ideia da Dany.

    Senti falta do diálogo deles em que comentam o desejo do Rei Aerys para com a Joanna Lannister.

  • Eduardo Felix

    É…dinâmico demais até. As tramas podem ficar sem sentido, sem importância de tão rasas se forem abordadas assim. É uma pena.

  • Paulo Frank

    #justiceforbarristan!!!!!!

  • Myriel

    A morte de Sor Barristan realmente foi muito decepcionante. Infelizmente, na série o papel dele também foi minimizado; o personagem em geral foi muito mal adaptado para a televisão.

    Apesar da adaptação horrível pelos roteiristas, o ator se encaixou perfeitamente como Sor Barristan e seria muito gratificante vê-lo protegendo e aconselhando a Khaleesi ao lado de Tyrion, ainda mais agora que a tensão nesse núcleo tende a aumentar.

    Mas ao invés de cortar as cenas estúpidas/desnecessárias de bordéis ao redor do mundo, os roteiristas preferem diminuir a participação de personagens idosos (e sábios!) como Meistre Aemon, Olenna Tyrell e o próprio Sor Barristan. Infelizmente isso é reflexo da cultura ocidental: nem sempre os idosos tem o respeito que merecem.

    A série já apresentou aspectos claros de misoginia, não ilustra a homossexualidade de forma natural (basta ver como o roteiro transformou Sor Loras), e agora, de certa forma também apresenta desrespeito a idosos ao diminuir a participação de personagens com potenciais incríveis para o enredo.

  • Joao Palmadas

    Veremos como vão fazer. É capaz de aumentar a vontade da Dany de ir a Westeros retomar o trono de seu pai. Não é estranho a falta de outros exilados ao redor da Dany? E não é só na série (agora, não há mais nenhum), mas mesmo nos livros eles são poucos.

  • Tiago Silva

    pelo menos isso

  • LadyTargaryen

    Cara, eu trocava 10 Jaimes e Brons sem graça, de férias em Dorne, por mais tempo com o Sor vovô, mão da rainha, melhor espadachim de Westeros, contador de histórias, esmagador de harpias… Lamentável.

  • LadyTargaryen

    Foi tipo o Mance Rayder. Desgraçaram a grandiosidade do personagem.

  • LadyTargaryen

    Faz sentido. E como li mais abaixo, capaz de limarem o sumisso dela com o Drogon e mandar ela logo para Westeros na próxima temporada.

  • LadyTargaryen

    Falou tudo, miga. Os três personagens mais sábios da série sendo tão ignorados. Assim fica bem claro o pq de tanta lambança com todo o resto.

  • Alisson Monteiro

    PQP, mano, vovoristan era o melhor cavaleiro dos livros, convenhamos, foi besteria o jeito q morreu.

  • Píi Eu

    exatamente, eu já nem considero mais uma adaptação, o que me deixa chateado é que muitas pessoas vão ter uma ideia ruim dos livros devido as lambaças da série, que ao meu ver irá decair até sua conclusão

  • LadyTargaryen

    Tão usando tanto o recurso da morte que o negócio já tá banalizado.

    Deve ser bem por isso que vejo vários e vários comentários do povo falando que essa temporada está boring mesmo com uma morte por espisódio, como vc citou.

  • Elen

    Imagina os leitores pararem de ver a série até o próximo livro sair…

  • Espero que usem bem o Kevan Lannister até ele morrer

    Isto que vc falou é verdade. Vemos isto também com Pycelle e Mace Tyrell, que parecem dois babacas

  • Moisés Araujo Kalile

    Esse é um dos motivos para eu não dar audiência à série… Verifico os nomes dos capítulos, vejo as sinopses, identifico os que serão dramáticos e vou ver com a galera para acompanhar a reação das pessoas ( saudoso casamento vermelho… rsrs), mas sei que a série está sendo montada em torno de uma perspectiva a la Hollywood, onde sexo e violência dão mais ibope mesmo, e as belas minuncias da história são deixadas de lado… Nem quero saber as barbaridades que farão com Sansa que nem deveria estar com Ramsay…

  • Gildo Cravo Batinga Neto

    Sor Barristan Selmy lutou bravamente até os seus últimos momentos. Exatamente o que ele sempre quis morrer defendendo alguém que valesse a pena.

  • Cida Lima

    Pela primeira vez se pode dizer com tranquilidade que o filme não se parece com o livro, afinal, é o próprio autor criando um universo novo com base nos livros. E quem ousará discutir com o autor da obra. Simples, não gosta da série, fica com os livros; não gostou dos livros, fica com a série, ou fica com os dois que é o meu caso.

  • Eu tbm não aprovo essas mudanças..mais restam apenas 2 temporadas,seria inocência nossa esperar que eles adaptarem todo o maravilhoso material de ASOIAF em tão pouco tempo de TV..para atender o prazo o negocio é reduzir mesmo ([email protected] a qualidade).
    Além do mais acho que o grosso dos telespectadores de Game of Trhonnes nunca leu os livros e não esta nem ai para as mudanças..tipo nesse episodio ouve varias citações ao Rhaegar e a Lyanna,a galera que não leu os livros deve ter pensado :”WTF quem são esses??”

  • Toni Godric

    Tá, mas morrer pruns homens com faquinha? Sem nenhum tipo de treino? O cara era um dos maiores de Westeros. Se era pra tirar o personagem, que fosse digno. Foi humilhado, não heróico.

  • Gildo Cravo Batinga Neto

    A Tormenta de Espadas, capítulo 57, Daenerys:

    –Seu, se me aceitar. –Sor Barristan tinha lágrimas nos olhos. –Aceitei o perdão de Robert, é verdade. Servi-o na Guarda Real e no Conselho. Servi com o Regicida e outros quase tão maus, que mancharam o manto branco que eu usava. Nada poderá perdoar isso. Eu poderia continuar servindo em Porto Real se o vil rapaz sentado no Trono de Ferro não tivesse me posto de lado, envergonha-me admitir. Mas quando ele tirou o manto que o Touro Branco prendeu em volta de meus ombros e mandou homens para me matar nesse mesmo dia, foi como se tivesse tirado uma membrana da frente de meus olhos. Foi então que soube que tinha de procurar meu verdadeiro rei, e morrer a serviço dele…

  • Gildo Cravo Batinga Neto

    Eu penso que fica muito difícil a adaptação acompanhar a curva dramática dos livros. Infelizmente, o conteúdo televisivo não tem como acompanha os pormenores da história. Ainda assim consegue impactar a audiência de maneira muito similar aos livros, até as vezes mais.

  • Gildo Cravo Batinga Neto

    Será que Barristan vai morrer nos livros? Acredito que o personagem não tenha muito mais o que fazer, além de ser um guerreiro leal. Na série outros personagens podem substitui-lo facilmente nas cenas que virão.

  • Gilson Amorim

    Achei precoce a morte dele…. Enfim temos que aceitar mesmo…

  • Jefersson Pedro

    Pena que vai passar os livros em ? rsrsrs

  • Guilherme Anjos

    Uma das melhores? kkk
    Só lançaram três capítulos kkk

  • Jackson Nascimento

    Concordo. Uma cena bem idiota.

  • Jackson Nascimento

    Belo lixo todo esse episódio. O núcleo de Meeren fica cada vez mais ridículo. Como se já não bastasse o corte de diversos personagens dos livros agora assassinam descaradamente os que ainda restam. Mataram Sor Baristan e o Verme Cinzento aparentemente tb já era. E agora? Só sobra Daario? Ou eles vão empurrar Sor Jorah e criar um triângulo amoroso tipo Crepúsculo com ele, Danny e Daario?
    E o que dizer de Dorne? Já que tiraram Griffin e o Jovem Aegon VI, era melhor ter tirado esse núcleo cretino que estão montando em Dorne. Pelo grau de inutilidade o núcleo de Dorne ganha sem medo.

  • Marcelo Aguiar

    meu caro, o autor não faz o roteiro da série, ele é convidado para escrever apenas 2 episódios da série, por isso, não, não é um outro universo feito pelo autor, mas uma deturpação que é obra dos roteiristas empregados pelos produtores.

  • Anderson Lima

    De fato ele não é nada!

  • Anderson Lima

    Fato!

  • Belle S

    A ingenua aqui ainda tinha esperanças de que ele vivesse. sei lá na minha cabeça ele n podia morrer, eu amo ele kkkk mas ai vi o trailer do próximo episodio e vi q ele se foi…. tristeza… havia esquecido q era game, maneira trágica de lembrar.

  • Vitor Roma

    Foram uma dúzias. O fato que ele em desvantagem numérica, cercado e tal ainda deu pau em uma dúzia mostra como é foda. Combate contra múltiplos inimigos é muito complicado não importa o quão noob eles sejam.

  • Leo Guedes

    Troco myrcelle e Tommen por volta de baristan …

  • Wesley Almeida

    valar morghulis

  • Erik

    Martin já deixou quase transparente que o Jon está vivo.

  • Carolina B. Motta

    Nossa, tô muito puta/chateada com isso – da Sansa e do Ramsay.

  • Carolina B. Motta

    Começando a ver bem clara essa misoginia. Devia ter um post em algum lugar pra discutir isso!

  • Erik

    Eu to revoltado com o tanto de spoilers… sem dúvida essa é a última temporada que vou assistir! Uma pena, pq adorava a série até eles cagarem na história.

  • Flávio Rezende

    minuncias foi f…. hahhaha

  • o tommen não, gosto de ver a margaery e a cersei brigando por ele psokspokj pode matar a myrcella e já leva o trystane junto

  • Inclusive, na maioria dos episódios atualmente os roteiristas são os próprios produtores. E o George já parou de escrever episódios para a série. É produção independente.

  • Domingos Savio Gomes Ferreira

    Uma belíssima idiotice da HBO, logo o Barristan vey…tnc, pq não matam o encostado do Pycelle…

  • Queen Dany

    Como ele dxou ? Pq no quinto livro ( a dança dos dragões ) Martin encerra o capítulo de jon snow dizendo que ele levou várias facadas e só

  • Queen Dany

    Se tiraram eles vai ver que eles não são tão importantes para o núcleo da Dany . eu acho que se os dragões saírem ai sim vai comprometer a saga inteira .

  • Julio Caio

    É que Bronn não causaria tanto impacto, e parece que a intenção dos produtores agora é essa, surpreender a todos inclusive os leitores

  • Letícia

    O povo gosta de reclamar…jogar pedra nos produtores rende curtidas, então está valendo. Mesmo que seja uma crítica sem sentido…

  • E daí? Não pode ser uma das melhores cenas dos poucos capítulos que, aliás, não são apenas três, Guilherme? Dá uma procurada nos arquivos aqui do próprio GoTBR.

    Arianne I – tradução de Ana Paula Lopez
    Victarion – youtube, transcrito pelo usuário do Reddit ‘Icedune21’
    Theon I – tradução de Tony Cardia
    Arianne II – discussão 1, 2.
    Tyrion I – discussão.
    Barristan I e II – Descrição detalhada da leitura feita por GRRM na Boskone, escrita por
    ‘Azador’ do Forum Of Ice And Fire e traduzida por Lorde Pedro Teixeira.
    Tyrion II – capítulo disponibilizado em app. Tradução: Equipe Game Of Thrones BR.

  • Não estou preocupado com as mudanças da série, pra fala a verdade nem ligo. Eu sei q série é série e livro é livro e aprecio as obras de duas maneiras.

  • Thays Heytor

    Fiquei puta da cara com a morte dele

  • Castiel The Angel

    Totalmente. Só pegar o julgamento do Janos. Era o terceiro julgamento seguido, em 3 caps, da série. Ninguém nem se chocou ou deu bola para àquilo.

  • João Vitor

    Rumores dizendo que era o melhor espadachim de Westeros, ai vem a primeira luta dele e ele morre ahuehaueaheua isso sim é um suprise mothafucka

  • Victor Costa de Assis

    Mas foram uns 50 homens de faquinha, então até mesmo ele sendo um dos melhores cavaleiros era difícil dele se defender.

  • Não viu o episódio? Toda morte é idiota hahahaha.

    Brincadeiras a parte, eu gostei da cena, apesar de ter ficado chateado, já que curto o Selmy. Mas é plausível. Idade avançada, serm armadura,com uma diferença numérica muito superior para os Filhos.

    Achei digno que ele morreu lutando, só acho uma pena que tenha sido a úncia cena de luta dele no seriado.

  • Wilson Maroni

    Barristan lutou contra duzias de soldados Baratheon, Stark, Arryn e Tully após os mesmos terem vencido 3 lutas em apenas um dia… Matou essas duzias de soldados antes de ser ferido gravemente, pra no final morrer nas mãos de mestres de escravo que nunca lutaram na vida? É HBO ta foda isso!

  • Alexandra Jaguaribe

    Achei tosco, desnecessário, luto total po Sor Barristan. Pq não mata o inútil do Pycelle que não faz diferença nenhuma na série? Tem tanta gente pra matar, vai matar logo ele? Pelo amor de Deus. Eles devem estar querendo economizar, por isso tão matando 70% dos personagens, assim sobra mais dinheiro pro bolso, só pode…

  • LadyTargaryen

    Né? Foi legal só na hora. Só legal.

  • Nyahbingui

    o engraçado que os que mais comentam, são os mesmos que mais criticam!! Será que ta dando certo pra HBO?? Quem gostou quando algum Stark morreu?? Tai o segredo, surpreender, até os mais viciados, que leem roteiros vazados, leem todos os livros, só para estar na frente e ficar opinando!! Toma eles mudaram tudo!!!kkkkkkkk eu acho demais!!

  • Moisés Araujo Kalile

    Nem ligo mais Carolina… Podiam ter trazido Arya de Bravos e posto no lugar de Sansa que pra mim daria no mesmo… Quero é o sexto livro, Winds of Winter, a série teve um papel bacana de ajudar a visualizar o mundo de Westeros, mas eu já imaginava que os diretores teriam mais liberdade por conta de Martin ainda não ter entregue Ventos do Inverno, e por estarem mais fortalecidos pela audiência, e começariam os verdadeiros tropeços de roteiro… XD

  • Moisés Araujo Kalile

    Não acho que eles não tenham como acompanhar os pormenores Gildo, acredito que hajam outras pressões (mercadológicas) e outras visões (do produto que vende e dá certo) que favorecem esse tipo desvio na adaptação.

  • Moisés Araujo Kalile

    hahaha… pequenos detalhes ínfimos

  • Moisés Araujo Kalile

    Nem ligo mais Carolina, podia ser a Arya, trazida de Bravos, que eu nem me incomodaria, quero ler o sexto livro, eu já imaginava que com a liberdade extra que ganhariam por Martin não ter terminado Winds of Winter e estarem com moral, faria com que os diretores começassem a tropeçar nas próprias pernas…

  • Moisés Araujo Kalile

    Não sei o que vai ser pior… Vamos ter um universo paralelo da canção de Gelo e Fogo agora…

  • Moisés Araujo Kalile

    Eles tem como acompanhar sim, mas existem outras pressões (econômicas e mercadológicas) e outras visões (do que dá certo, do produto lucrativo) que influenciam esse tipo de mídia, com muito mais intensidade do que influenciariam Martin escrevendo

  • Maquiavel: Monsieur du safadôn

    Poxa ele morreu mermo, gostava do véi

  • LadyTargaryen

    Cara, tem uma praia de Copacabana inteira no meu olho nesse momento :'(

  • Leo Guedes

    Cara vlw vc é o primeiro que apoia o sumiço de myrcella proposto pela Ellaria e serpentes da areia. #emocionado

  • Daniel Belini

    Você mesma respondeu a pergunta, porque ele é inútil e não faz nada na série.

    Parece que não leu o texto:
    “Na TV há uma pressão para criar um número de pontos altos. Uma das melhores coisas sobre esta série – que é verdade nos livros e ainda mais verdade na série – é o elemento-surpresa, os choques.”

    Matar o Pycelle não seria um choque.

  • Daniel Belini

    O Pycelle não é querido de ninguém e nem odiado como o Jofrey, mata-lo não daria “IBOPE”

  • Mário Luiz A. silva

    Desculpem, não sou disso, mas: MERDA!!!

  • Marina

    Triste, triste, triste… como a Daenaerys vai saber como eram seus familiares, na real? Será que vão descolar “um diário secreto” ou coisa assim?

  • ThiagoDMG

    Pelamordedeus Martin termina logo a caralha deste livro novo e volta a dar pitaco na série! Os caras estão cagando não só na história como nos personagens.

    Entendo que são mídias distintas e alterações são necessárias (e importantes). As primeiras temporadas mostraram que dava pra fazer isso e manter as coisas bacanas. Mas NESSA temporada estão de sacanagem! Pegam um personagem e o colocam fazendo exatamente o oposto do q o autor pensou.

    Além de fazerem de tudo para evitar novos personagens, agora vão começar a matar os antigos pra compensar os novos que não deram pra evitar? Nenhuma dessas mudanças tem acrescentado algo pra história. Parecem servir apenas para facilitar a produção…

  • Guilherme Anjos

    A morte é assim meu caro. Pode ser a qualquer momento. Não necessariamente um guerreiro bravo e poderoso morrerá de forma digna. Ned morreu por uma mentira e Tywin morreu cagando… e então meu caro?

  • Daenerys Misândrica

    Não dá pra ser favorito de ninguem mesmo nessa serie, já já matam o Arya ou a Sansa também.

  • Daenerys Misândrica

    É mais ou menos isso, mas não me importo, gosto dos dois, mesmo caso que o seu.

  • Daenerys Misândrica

    Escreve sim.

  • Amanda Luna

    Até quem fim alguém revoltado como eu. Terminei os livros a muito tempo e preciso reler mas algumas coisas crucias estão sendo mudadas e que não fazem menor sentido. Reconheço que algumas mudanças foram aceitáveis e até benéficas mas alguns SENHOR JESUS ficaram uma merda..

    ele precisa terminar os livros pra gente saber o que realmente acontece com os personagens que a gente ama

  • Amanda Luna

    cara eu fico revoltada com a ausencia do jovem Aegon!
    Esse é meu livro preferido mas estão cagando tudo a respeito. Cersei amiguinha do alto pardal. Jaime se importando com os filhos. Tommem ter poderes co o rei anulando Cersei como regente( que é a coisa mais foda do mundo) e ausência de aegon e Griffin.

    A única coiisa eu provavelmente irá acontecer que na minha opinião é boa será uma forçada aproximação de tyrion e danny. Pois ela está sem bons conselheiros.
    Esperando com todas as forças que não matem tb o verme cinzento

  • Amanda Luna

    Martin não escreveu quase nada dessa temporada..
    Então não é uma universo novo explorado pelo próprio autor. E ele mesmo já disse que quase não terá participação das próximas temporadas devido seu envolvimento com outros projetos

  • Amanda Luna

    Então estou achando que será a Sansa que vai colocar o Ramsay em seu lugar e não ao contrário.
    Ainda sim que merda terem mudado completamente o rumo dessa personagem.

  • Amanda Luna

    Seria uma forma de protesto rs
    Mas tem muitos leitores que estão de boa com as mudanças ( eu NAO)

  • Joana D’arc

    Ai, que lindo. Tão gostoso rever essas lembranças!! Obrigada. :'(

  • Adriano

    Ah… Minha querida criança de verão…

  • Davi_Gilmar

    Uma coisa é lutar quando se é jovial, em campo aberto, com armaduras. Outra é lutar na melhoridade, em espaço confinado, sem armadura, contra uma proporção de 7/1

  • Gabriel Nunes Melo Assunção

    Cara, tão cagando demais na série. Cadê os greyjoy? Cadê o aegon 6? Cadê o sam indo pra cidadela? Cadê o quentyn? Gente até a 4 temporada a série foi seguindo a MSM linha do livro, como se as ações principais fossem “checkpoints”, mudando algumas coisas, porém mantendo a história e os fatos dos personagens dos livros, agora nessa 5 temporada tão cagando geral!!!

  • Yuri Valinhos

    Sempre fui fã do personagem, tanto no livro quanto na série. Desde a primeira temporada eu estava esperando ver alguma cena do velho lutando. Confesso que quando vi ele sacando a espada foi uma das cenas mais emocionantes da série, assisti e re-assisti varias vezes. Não gostei dele ter morrido, lógico. Mas ele estava sem armadura, cercando e em espaço confinado, e a idade pesa uma hora né… Meus lamentos pra ele.
    Ps: aquele uppercut com a espada foi lindo, rancou até a tripa do maluquinho UHASUHASUHASUHUHAS

    Farewell, Sor Barristan Selmy. Farewell.

  • Ram_Alen

    Uma coisa é mudar a história original, outra é fazer burrice! Pois perderam um ótimo arco matando o Barristan tão precocemente. Imagina que cena legal ia dar a ele no futuro de Meeren, isso comparando com o livro. Acho que tirando o personagem precocemente seria para dar mais ênfase ao Jorha Mormont

  • DemetrioSnow

    Embora não seja fã da Daenerys nos livros (e muito menos na série), queria que ela governasse em Westeros só para ver o Barristan cingido de branco uma vez mais.

    Gosto muito do Barristan nos livros, e agora estou pensando que isso foi um “spoiler disfarçado”: ele vai acabar morrendo na batalha em Meereen, daí os produtores pensaram, “se vai morrer mesmo, podemos matá-lo agora”. Que droga =(

  • Guilherme Anjos

    Nossa 😮
    nem sabia que tinha mais…
    Mas ainda assim, é demais falar que era uma das melhores cenas do livro antes dele lançar… sua correção sim foi correta, quando disse que pode ser uma das melhores cenas dos poucos capítulos lançados.

  • Letícia

    eu não veria nada do que eles fizerem daqui para frente como spoiler per se. Por exemplo, a morte desse personagem pode não ocorrer exatamente, mas o estopim para a Dany sair do “mundinho” dela e tomar uma atitude sim, entende? São os grandes eventos que serão “spoliados” e não os pequenos. Acho que temos que ficar atentos às consequências e não aos eventos em si se quisermos prever o que ocorrerá em The Winds of Winter.

  • Letícia

    Rrsrsr! Mas pensei uma coisa agora…ele era o último sobrevivente do torneio de Harrenhal. Qualquer um pode contar o que ocorreu por lá, mas só ele poderia se lembrar, ou seja, só ele poderia providenciar um flashback. A não ser que eles usem o Minidinho para isso, o que eu duvido, pq ele já falou sobre o assunto…enfim, nunca teremos Rhaegar na TV…#mimimimi

  • Moisés Araujo Kalile

    Até que seria diferente do que o prospecto que imagino… Pois até o momento, todos os Starks estão sofrendo. Ficaria diferente mas acharia bizarro também.

  • Guilherme, vou corrigir minha frase, pra ficar mais refinada: Uma das melhores cenas dos capítulos já disponibilizados de Ventos do Inverno está no PDV Barristan II. #chateado hahaha
    Desses capítulos, se não me falha a memória, apenas três são (teoricamente) completos. Fedor/Theon [devemos lembrar nosso nome], Arianne e Arya.

    Até me dei ao trabalho de fazer uma revisão ortográfica, gramatical e sintática porque, apesar da tradução excelente, a inteligibilidade dos textos como foram disponibilizados estava comprometida, parecendo até edição da Leya. 😛

  • Jaqueline

    Caralho velho… Vão Se F… estão detonando o livro… que isso, mudar um pouco tudo bem, todos entendemos, mas eles estão estragando tudo.. Tudo. Acabaram com a história do livro, matando quem não precisa matar, pra que isso, pra que matar o unico Cavaleiro da Guarda Real da Daenerys.. Queria ver o Sor Barristan voltando com ela para Porto Real bem na cara da Cersei Lannisters..

  • Letícia

    Cara, eu acho que não. Eles estão cortando tanta gente, que a historia dos livros vai ser super diferente no fim das contas. Fora as coisas que eles inventam de graça pq ficam melhor na TV. Eu espero muitas diferenças e tomara que seja diferente mesmo, assim temos duas versões para uma mesma história e aí podemos escolher da qual gostamos mais! rsrsr

  • Kaio Meyer

    Não é copia, é adaptação, poderia ser inclusive muito, muito mais diferente.

  • Kaio Meyer

    Tipo, teoricamente a equipe que coordena isso pensou nas coisas obvias que estao sendo postadas aqui.
    E o que você falou no final é o que eu penso tambem, não cabe tanta gente auxiliando a dany, vai ter o jorha e o tyrion agora, e guerreiro é oq nao falta pra lutar com ela.

  • Kaio Meyer

    Sim, o uppercut salvou a lutinha, e na verdade, ele se matou pra ajudar o Verme, foi bem heroico.
    Podia ter sido melhor sim, com mais uns 2 golpes que nem o uppercut, mas tudo bem.

  • Kaio Meyer

    Eu até gostava do velho, mas não ligo pra mais nenhuma morte depois do ned.
    E pensando bem mesmo, qual foi o sentido do velho aparecer no nucleo da dany depois de salva-la? Deu algumas dicas e morreu, pra isso ja tem uma penca pra fazer… sei la… se fosse pra morrer assim nao deveria nem ter aparecido no nucleo.

  • Kaio Meyer

    Quantos do nivel dele morreu antes que ele em situações de até mais devantagens?
    Ou você acha que os “melhores” não precisam de sorte?

  • Falou bonito!

  • Graziela

    Exatamente o que eu queria, quando li só pensava nisso, Sor Barristan, Tyrion, Jorah, voltando para Porto Real com Daenerys, queria ver a cara de Cersei, tomara que nos livros Sor Barristan não morra.

  • ThiagoDMG

    Está acontecendo o que acontece em toda série que desanda… pararam de pensar como artistas e estão pensado só como produtores. Todas essas mudanças e ausencias me soam muito com uma lógica de produtor. “Enxugar o orçamento, história e a quantidade de personagens, se não lá na frente não vai dar pra dar conta de tudo.” bullshit

  • ThiagoDMG

    Nem acho que o problema seja mudar. E tb não acho que a meta deveria ser “surpreender”. A série é uma histíoria que está sendo contada, e essas mudanças não estão acrescentando nada à história. Por exemplo, quando colocam o Bronn pra treina o Jamie (na tv) ao invés do Ser Ilyn Payne (livro) blz! Ficou massa. Ajuda na história. Agora essas mudanças dessa temporada parecem servir apenas para facilitar a vida dos produtores.

  • ThiagoDMG

    curti “melhoridade” kkkk

  • ThiagoDMG

    Acho q reclamar por reclamar da morte deste personagem pode ser “sem sentido”, mas o que me preocupa (e acho q a maioria) é notar que pouco a pouco os produtores estão mudando coisas que não estão acrescentando nada pra versão da TV. Diferente das mudanças presentes nas demais temporadas. E são mudanças importantes. Não parece uma opção narrativa, parece visar apenas facilitar a produção. Veja como eles estão evitando a todo custo inserir novos personagens. E agora que será inevitável (devido ao núcleo de Dorne), eles estão enxugando em outros núcleos. A gente está comprando uma história. E eles estão vendendo. Sendo assim acredito que cabe a crítica… Mas concordo que tem gente q exagera kkkk

  • ThiagoDMG

    O que me preocupa é notar que pouco a pouco os produtores estão mudando coisas que não estão acrescentando nada pra versão da TV – diferente das mudanças presentes nas demais temporadas. E são mudanças importantes. Como essas mudanças de personalidade dos personagens! Não parece uma opção narrativa, parece visar apenas facilitar a produção. Veja como eles estão evitando a todo custo inserir novos personagens. E agora que será inevitável (devido ao núcleo de Dorne), eles estão enxugando em outros núcleos. Por incrível que pareça, acho q falta coragem pra HBO. Coragem de contar uma história foda como a que vemos nos livros.

  • DemetrioSnow

    Entendi o que você quis dizer. Mas na minha cabeça, a morte do Barristan É um grande evento.

  • Grégory Cardoso Ruiz

    Felippão, Catelyn disse olá… Valar Dohaeris

  • Pati

    Ah meu, fiquei triste, mesmo, era um baita personagem, e fiquei ainda mais triste ao ler a entrevista do Ian, poxa o cara leu os livros, sabia que o personagem dele tinha muito mais para realizar, tinha uma baita expectativa, malditos produtores 🙁

  • ferakmi

    Arya não morre, tenho certeza.

  • mauricio braglia

    concordo Barristan o ousado tem tido um papel de apoio da Danny sem falar q o velho era ousado concerteza ele morre no livro e os produtores ja tão arrumando pro fim da serie

  • mauricio braglia

    eles ja assuiram isto em varias entrevistas mas claro assumiram mas não sairam do armario continuam com a estoria de “adaptação” para tv adaptar é uma coisa refazer é outra

  • mauricio braglia

    na verdade Valar Morghulis não tem homens nesta frase só diz “todos devem morrer” assim como Valar Dohaeris diz todos devem servir homens mulheres criança e infeliz mente e geralmente os personagens mais legais perdemos pelo menos 3 para um ruim Jofrey aff

  • mauricio braglia

    Cara pegou pesado este realmente foi multo 10 de relembrar VLW

  • mauricio braglia

    Eu estou falando isso faz tempo Ja passou da hora da HBO colocar adptação no titulo da serie é mais respeitoso para todos e acaba com o mimi dos dois lados de quem leu os livros e estão chateados com a demora da conclusão e os q só viram a serie e estão presos na visão dos produtores
    PS vou levar cascudo pela ultima frase kkkkkk

  • Leandro Santana

    A morte não foi digna de Barristan the Bold, ele podia derrotar todos aqueles escravos de faquinha sozinho, mas a luta além de ter sido mau filmada não foi tão legal quanto podia ser! Desperdiçaram o último cavaleiro de verdade.

  • Gildo Cravo Batinga Neto

    Até que demorei para encontrar essa passagem dos livros. Mas eu lembrava que existia.

  • Guilherme Anjos

    Ah sim, agora sim ^_^

  • Luiza Morelli

    Morte super nao está a altura de Selmy Barristan. O cara é foda, ele nao seria morto por um bando de idiotas! Sério, essa série nao é mais baseada no livro, é apenas uma fanfiction idiota! Como leitora apaixonada pelos livros, estou muito decepcionada com a série. Acho que Martin e os produtores tinham que ser mais respeitosos com os leitores e não só levarem em consideração o público que só assiste a série, até porque eles nao amam tanto assim a história como nós.

  • Luiza Morelli

    Pois é!!! Exatamente! Estao estragando a história do livro por nadaaa!!!!!!!!

  • Luiza Morelli

    Hum é verdade, não tinha pensado por esse prisma, pode ser…mas ele ainda tinha mt papel a desempenhar! na série ele foi meio que insignificante, enquanto que no livro o papel dele agrada aos leitores. Não tinha porquê mudar isso!

  • Rosário Costa

    Era vários homens contra um guerreiro velho. Foi justo pa k7. Cara bateu no peito e falou “Vem, vem que eu tanko essa porr4”.

    Temos fatores extras livros, como o desempenho dos atores que tbm pesam na hora de decidir quem fica e quem morre.

    O livro é o livro. A série é a série. O sucesso da série e do personagem, tbm depende dos atores. Se um ator não brilha, o personagem perde importância. Eu, como não leitor dos livros, nunca tive apresso pelo personagem Barristan. Era um personagem do tipo “não fede, nem cheira”.

    Acredito que a morte dele fará mais sentido no retorno do seu antigo conselheiro e do anão. Na verdade, agora que ele está morto, ele passa a ter sim alguma importância. Foi o velho que tankou a porr4 toda pra salvar o amigo.

  • leandrosr

    Não é sobre homens ou mulheres, é sobre todos. Ou esqueceu que Jaqen H’ghar que é mulher e criança?

  • João Vitor

    Tudo bem que tinha vários inimigos, mas mesmo assim eu estava esperando uma morte digna de Game of Thrones, como foi as outras, não uma mortinha de soldado qualquer em uma batalha sem nenhuma importância

  • Thel Martins

    Thiago, pense! Se morreu na série, vai morrer nos livros, a série ta dando spoiler dos livros. O Jojen Reed é um que vai morrer, sabe que vai morrer, o que a série fez foi dar o fim a ele. O mesmo vai acontecer com o Barristan… Pode não ser da mesma forma, mas vai morrer!

  • Thel Martins

    Calma… Tudo a seu tempo KKKKK

  • Beatriz Medeiros Noleto

    O Barristan da série não fede nem cheira porque não teve o mesmo destaque dos livros.
    Mesmo nos livros ele é um cara cauteloso, que guarda os seus sentimentos e não dá na Daenerys o puxão de orelha que ela merece, então o ator interpreta adequadamente o caráter do personagem. Mas nos livros ele tem mais tempo, tem uma história e tem POV. Não dá para comparar.

  • mauricio braglia

    discordo acredito q não se refira a genero mas a especie

  • Erik

    Em uma entrevista com um jornalista bem revoltado com a morte do Jon, haha.

  • Queen Dany

    A foi para deixá-lo mais calmo kkkkk.

  • James Gonçalves

    Não vi ainda o quinto episódio e não quero comentar nada sobre os rumos…

    Mas, caramba! Ler as palavras do ator é como ler as próprias palavras do Selmy nos livros!
    Que trabalho fantástico!
    Vai fazer falta…
    R.I.P. Sor Vovô!

  • mauricio braglia

    kkkkkkkkkkkkkk

  • Thales Jannotti

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Elen

    eu tbm n kkk