Análise do episódio 5.03: “High Sparrow” (sem spoilers dos livros)

Pessoal, desculpem o atraso na publicação novamente, infelizmente foi acometido por uma virose irritante essa semana, que se não foi Escamagris, foi tão tenso quanto. O restante da equipe já estava bem ocupado com as demais tarefas da semana para que sobrecarregasse eles com mais essa. Se não virar um homem de pedra, semana que vem sai mais cedo.

Esse texto NÃO CONTÉM SPOILERS DOS LIVROS e é destinado principalmente para aqueles que não terminaram ou sequer começaram a leitura dos mesmos. Se você já leu os livros ou não se importa com os spoilers, você pode conferir a análise com spoilers aqui.

titulo

Eu li os livros, sou fã deles e de maneira geral gosto da série, mas apesar de entender que os dois primeiros episódios foram bons em perspectiva e necessários para situar a trama, foi um alívio ver um episódio bom por si mesmo essa semana. As diferenças entre a série e os livros podem não ser o sonho de todo fã, mas estão permitindo que quem conhece a história pelos livros possa tentar compartimentalizar e aproveitar encontros e situações que nunca acontecerem nos livros (só citando, não vou dar spoilers). Essa semana considerei tantas possibilidades possíveis com isso que fiquei assim:

Rescuing a cat on Monday. I'm so excited! - Imgur

Escrito pelos produtores David Benioff e D. B. Weiss e dirigido pelo novato em Game of Thrones Mark Mylod (Once upon a time e Shameless) High Sparrow foi um episódio forte, o melhor até aqui nessa temporada, de momentos marcantes para os Stark, que precisaram definir quem querem ser, independente de quem são. Tivemos ainda um casamento sem que ninguém morresse nele e finalmente a história voltando para Winterfell. Pena que ainda não foi dessa vez que tivemos Dorne na abertura, mas vimos Fosse Cailin, apesar de que nada acontece lá dentro, só no caminho.

 

O Norte se lembra…

O plot mais interessante dessa temporada está se concentrando no norte. Desde a primeira temporada, não víamos tantos núcleos convergindo para um lugar só e a expectativa é que seja explosivo. Sansa esta voltando para Winterfell para se casar com o herdeiro do homem que matou o restante de sua família; Os Bolton estão lutando para manter Winterfell sem apoio; Brienne e Pod estão indo proteger (ou sequestrar) Sansa; Stannis se prepara para marchar para lá e dar guerra aos Bolton e ainda temos Jon Snow que pode acabar indo parar lá também!

A primeira peça do jogo é Sansa, que continua sendo movida por Lord Baelish. Se Sansa tivesse um pingo de juízo, com certeza negaria essa proposta de casamento, mas infelizmente ela ainda é uma peça muito influenciável por Mindinho.

sansa staring moat cailinDeixe-me ver, voltar para Winterfel só com esse bando de guardas do Ninho da Águia para casar com o filho do cara que assassinou minha família? Hummm…. Por que não?!

É assustador ver que Mindinho consegue convença-la prometendo a possibilidade de vingança, por que nem de longe é assim que ele pensa…

Porém… Sansa parece realmente estar pensando na possibilidade de vingança e a iminente chegada, tanto do exército de Stannis, quanto de sua protetora Brienne podem vir a calhar nisso. Para não dizer do apoio dos nortenhos: O Norte se Lembra, já disseram a Sansa. Faça o Norte se lembrar mais um pouco menina.

Os Bolton receberam o grupo de Mindinho como os Stark receberam o rei Robert lá atrás no primeiro episódio, mas dá pra perceber pela excelente fotografia de Anette Haellmigk que Winterfell não é mais a mesma.

game-of-thrones-season-5-ramsayHouse_Stark_and_retainers

Afinal, os Bolton estão reconstruindo o castelo, mas continuam usando pessoas esfoladas como objetos de decoração. Sabemos que Sansa é a vantagem mais forte de Mindinho no momento e é estranho que ele parece estar sendo feito de bobo pelo sorridente e apaixonado (?) Ramsay que claramente esta se limitando a esconder o psicopata que é. E ainda não vimos Sansa e Theon, mas o personagem de Alfie Allen não parece estar muito ansioso por esse encontro. Não sabemos o que Sansa sabe sobre a responsabilidade de Theon nos (supostos) assassinatos de Bran e Rickon, mas acredito que ele não tenha orgulho do que isso lhe trouxe. Quem parece estar ansiosa por dar as boas vindas a Sansa é Myranda, a acompanhante de Ramsay não se mostrou nem um pouco alegre em vê-la.

game-of-thrones-high-sparrow-ramsay-bolton-sansa-stark-myranda

Mais e mais convidados estão confirmando presença no grande casamento em Winterfell. Brienne e Podrick estarão lá certamente, do lado da noiva. E o entrosamento entre eles dois finalmente melhorou agora que Brienne resolveu treina-lo e compartilhar com ele o motivo de seu respeito por Renly. Stannis, um homem que gosta de alardear o quanto é honesto, no fim pode acabar morrendo por causa do único crime que não pagou até hoje. É triste que apenas ele e Brienne parecem se lembrar de Renly, nem Margarye, nem mesmo Loras ligam mais para o que aconteceu. Alguém duvida que ela vá encontrar Stannis em Winterfell ou pelo menos visualizar essa possibilidade?

226724

 

Na Muralha

lord commander

Seguindo com o tema de transformações, vimos não Jon Snow, bastardo de Winterfell, mas o Lorde Comandante da Patrulha da Noite agindo. Toda a sequência com o silêncio crescendo a medida que a rixa entre ele e Janos ia crescendo e os tambores tocando enquanto a execução é organizada foi incrível! Até aqui tivemos execuções de um jeito ou de outro em todos os episódios, mas o Lorde Comandante foi o único que conseguiu fazer isso e manter o apoio de seus seguidores e conquistar um pouco do apoio de seus desafetos. Eu até achei que Janos fosse receber clemência aqui, mas ao invés de Daenerys que talvez devesse ter perdoado Mossador, Jon Snow soube ler sua audiência melhor e deu a eles o que queriam, até a nos espectadores que há tempos esperamos que pelo menos um vilão tivesse o que merecia! Até Stannis aprovou essa #respeito

Outro ponto importante foi a nomeação de Sor Aliser para primeiro patrulheiro, não foi só um ato de reconhecimento e trégua, mas também a aceitação, sem muitos resentimentos, de que seu tio Benjen Stark, que ocupava esse cargo antes, não vai voltar.

Parece que Lord Snow não pretende ir para Winterfell, mas pra nossa sorte Davos está lá para dar sua contribuição ao discurso de Stannis. Todas as vezes que Stannis está lá para dizer o que é preciso, e geralmente é algo que não desce bem nos ouvidos de ninguém, Davos esta lá para dar um desconto. Davos é como Stannis seria se tivesse sentimentos.

Melisandre não apareceu para atentar Jon Snow nesse episódio, mas espero que se ela for para Winterfell com Stannis, ele arme um linda fogueira para os Bolton. Roose amarrado e Ramsay empalado na estaca. Estou sendo cruel demais?

 

Do outro lado do mar

Outra Stark que precisa decidir o que quer é Arya. Como falamos antes, ela precisa se transformar em ninguém para conseguir as habilidades que deseja, mas ela não esta se mostrando muito interessada apenas servir. Arya está há tempos em um rastro de morte e sangue e só veio para a Casa do Preto e do Branco para aprender como trazer mais morte e sangue, mas agora ela está do outro lado do mar esfregando o chão e limpando corpos, por que todos os homens devem servir. Mas como Jaqen apontou, ela quer servir a si mesma e não ao Deus de muitas faces. Falando sobre ele, a casa do Preto e do Branco ainda guarda muitos mistérios, mas parece que o Deus de muitas faces é uma representação de todos os outros deuses.

Deuses da casa do preto e do branco 1 Deuses da casa do preto e do branco 2

Quando ela decide manter a agulha, mesmo que escondida, ela mostra para nós que não esta pronta para ser ninguém. E se ela não se comprometer não vai conseguir o que quer. Percebi uma coisa nesse episódio: todos nós aceitamos Jaqen como um assassino habilidoso e perigoso, mas nunca o vimos matar ninguém até agora quando ele dá água da fonte aquele homem, mesmo parecendo que era isso que o homem veio buscar, sinistro não?

 

A nova Rainha

tumblr_nn91chtj9y1rdu0e4o2_500

Mais abaixo em King’s Landing o alto septão está vivendo seu momento De olhos bem fechados até ser interrompido pelos pardais. O que dá a perfeita oportunidade a Cersei de se livrar de mais um. Na cena que o alto septão chega no conselho Cersei parece o Poderoso Chefão: “O que quer de nós?”

Cersei_and_High_Sparrow-5x03

A apresentação de novos personagens em Game of Thrones é sempre um espetáculo a parte (as vezes um pouco demais…). Jonathan Price que foi escolhido para viver o alto pardal é um ator acima da média da série e pode ser a chave para Cersei rivalizar com Margaery na sua aceitação pelo povo. Suas falas foram muito bem escritas e seu jeito sutil justificou bastante por que ele tem tantos seguidores, mesmo não aceitando a alcunha de alto pardal, ele seuqer diz seu nome, repararam? O alto pardal estava excelente. O líder do povo comum alimentando os pobres e tratando Cersei como uma pessoa comum. Ele é o herói que Porto Real merece e o que Porto real precisa no momento, acho que ele vai realmente sacudir as coisas. Pode ser que Cersei consiga um aliado no alto Pardal, mas por hora, Quyburn é seu único amigo. O momento Dr. Frankstein foi único, todos esperando que alguma coisa acontecesse com o corpo coberto na mesa enquanto a câmera vai focando e não nos decepcionamos. Pelo visto o Montanha não morreu ainda.

Perceberam que o visual da nova Rainha vem mudando? As roupas e o cabelo estão mais parecidos com Cersei.

cdn.indiewire.com

A conversa das duas apesar de parecer trivial e assustadoramente mostrar uma Cersei bem mais comedida é cercada pelos nocautes de Margaery:

  1. A alfinetada do vinho, “é cedo demais para nós”
  2. Chama-la de Rainha mãe ou Rainha Viúva ou ainda Rainha Avó
  3. A alfinetada de ela estar exausta por causa de Tommen

As pancadas são tantas que os risos continuam ecoando nos ouvidos de Cersei a medida que ela sai, como se fossem toques de um sino.

 

Do lado de fora da caixa

cdn.indiewire.com2

Em Volantis vimos o milagre da computação gráfica transformar a linda Ponte Romana de Cordoba, na ponte deVolantis com seus milhares de escravos.

pontes juntas

A Ponte de Volantis acima e a original de Cordoba abaixo

 

Tyrion finalmente conseguiu sua caminhada, mas parece que não durou muito… Peter Dinklage finalmente está tirando Tyrion do torpor em que seu personagem se encontra. Talvez a encarada que ele tenha recebido da sacerdotisa de R’hllor tenha ajudado nesse aspecto. A atriz Rila Fukushima (que esteve em Wolverine Imortal e Arrow)  mostrou que Daenerys não é só temida, como esperada em muitos outros lugares e que talvez se Melisandre tivesse ouvido falar dela, teria pensado um pouco sobre adotar Stannis como o salvador.

red-priestess

Os diálogos mais sutis desse episódio foram de Tyrion, mesmo a conversa com a prostituta não tendo levado nosso anão aonde ele esperava, serviu para provar que ele não vai se recuperar tão cedo do seu envolvimento com Shae. Eu fiquei com a impressão de que Jorah estava seguindo eles por algum acordo com o próprio Varys esperando por Tyrion, vocês não? Por que logo aquele bordel, onde ele parecia tão pouco a vontade com a cosplay de Daenerys? Alguém aí acreditou realmente que ele levaria Tyrion pra qualquer rainha que não fosse Daenerys?

Tyrion-and-jorah-dwarfnapping

Foi isso por essa semana pessoal, um abraço e até daqui a pouco.

bye

Compartilhe:

Ao comentar no site você aceita as regras previamente estabelecidas.

Posts Relacionados

  • Rodrigo

    Primeiro a comentar é foda… Mas a sensação de repetição do casamento vermelho ficará até que Sansa se casará “tranquilamente” com Ramsay. Não vejo os Bolton caindo numa trama tão trivial como foi com os Starks. Sansa vai evoluindo, contudo está longe de merecer a Armadura de Andrômeda.
    O beijo do mindinho na Sansa na 4 temporada ficou meio sem sentido agora, o cara vai largar o filé para outro morder???

  • Adriano

    Antes tarde do que nunca….
    Que a convalescença dure pouco.
    ——————————-

    Ótima referencia de que o cabelo de Margaery esta parecido com o de Cersey…
    O embate entre ambas promete…
    Mas ainda acho que Cersey esta permitindo um momento de deleite pra Margaery…um momento antes de dar o bote preciso. Ela realmente esta angariando aliados..e o alto pardal é um em potencial.
    Sobre Mindinho esta armação dele não condiz com o que ele mostrou até agora na série…ele era mais sorrateiro, mais anônimo…
    Vamos aguardar por ora…
    Parabéns pela análise…

  • André Cavalca

    Parabéns pela ótima analise Leandro!

    Gostei da citação sobre a mudança da Margaery para se parecer com a Cersei, e sobre a suposição de um possível “acordo” com Varis e Jorah, se bem que ele não quer que Tyrion não saia de jeito nenhum da “caixa”, enfim, imaginação voa haha.

    A analise é nota 10, mas a melhor parte, foi sua citação, mostrando o quão grande é o personagem ao lado do rei: “Davos é como Stannis seria se tivesse sentimentos.”

  • Bruno Lacerda Balbi

    Excelente, Leandro. Pegou o jeito e já me pego tendo vários momentos “como não vi isso?” enquanto leio sua analise. Acabou de cair a ficha que a Brienne e o Stannis se encontrarão em Winterfell…

    So não concordo que Varys esteja envolvido. Perdi a conta de quantas vezes ele tentou dissuadir o Tyrion a sair da “caixa”. Claro que pode-se argumentar que ele sabia que o Tyrion faria o contrario, mas continuo achando forcado.

    Melhoras!

  • Fernanda Mattos Cohen

    Alguém sabe onde está a análise do episódio 4 sem spoiler?? Não estou encontrando!

  • Hernan Gonzalez

    nao esta…

  • leandrosr

    Atrasou e muito Fernanda. Vamos publicar a analise do 5.04 e 5.05 juntos amanhã.

  • Ana Carolina Barbosa

    E ai Leandro??? Ansiosa kkk =)

  • leandrosr

    Me envergonho em dizer que não ficaram prontas, mas parei e estou escrevendo a do 5.06 e posteriormente publico os atrasados pra ficar como referência.

  • Hernan Gonzalez

    na espera…