Quero assistir Game Of Thrones, por onde começo?

A 5ª temporada de Game Of Thrones retorna amanhã e, apesar do alto número de fãs ansiosos por esse retorno, sabemos que várias pessoas ainda não assistem a série e não fazem a menor ideia de qual é a história da série.

Game Of Thrones vai muito além de sexo, mortes violentas e dragões. Há muita história pra contar e certamente quem não acompanha a série, mas quer começar a entender deve ter muitas dúvidas. Com esse novo post (o primeiro foi feito em 2011) tentamos explicar como funciona a série, esperamos esclarecer algumas delas.

ovos dragao daenerys

ESTREIA

A primeira temporada estreou em 17 de abril de 2011. Dois dias depois foi renovada para uma segunda temporada. A segunda temporada estreou em 1 de abril de 2012. Nove dias depois, ela foi renovada para uma terceira temporada. Cada temporada de Game Of Thrones tem 10 episódios de duração aproximada de 50 minutos, até o momento a série exibiu 4 temporadas e a 5ª temporada retorna em 12 de abril às 22 horas (amanhã).

CONCEPÇÃO E DESENVOLVIMENTO

O desenvolvimento da série começou em janeiro de 2007. A HBO, depois de adquirir os direitos de A Song of Ice and Fire com a intenção de transformar os livros em uma série de televisão, contratou David Benioff e D. B. Weiss para roteirizarem e servirem como produtores executivos da série, que iria cobrir todo o material relevante de cada livro por temporada. Em sua estreia, a série foi vendida como “Os Sopranos na Terra Média” , brincadeira sugerida por David Benioff, referindo-se ao conteúdo sombrio de intriga e o cenário de fantasia.

dan-weiss-michael-lombardo-david-benioff1

David Benioff, D. B. Weiss e Michael Lombardo.

FILMAGENS

As filmagens da primeira temporada começaram em 26 de julho de 2010, com locações no Paint Hall Studio em Belfast, Irlanda do Norte, e em Malta. Outras locações incluem o Castelo de Shane,Magheramorne,e o Parque Florestal de Tollymore.

filmagem da irlanda do norte
Para a segunda temporada, Dubrovnik na Croácia, foi usada em vez de Malta para as cenas de Porto Real e outras locações.Cenas que se passam ao norte da Muralha foram filmadas na Islândia, no geleiro de Vatnajökull. Além destes países, já foram realizadas filmagens no Marrocos e para a 5ª temporada, diversas filmagens foram realizadas na Espanha. A Primeira Temporada teve um orçamento de US$ 60 milhões.

Filming-in-Iceland-in-season-3

ENREDO

A série segue as múltiplas histórias apresentadas nos livros As Crônicas de Gelo e Fogo escritos por George R. R. Martin. A história acontece em um mundo fantástico, parte dela se passa nos Sete Reinos de Westeros, onde “verões duram décadas e os invernos uma vida inteira”. Westeros é um continente composto (antes da unificação) por Sete Reinos e uma área não mapeada ao norte, que é separada do restante do reino por uma parede maciça de gelo, a Muralha  que é guardada pela Patrulha da Noite.

nedstarkjonsnow
Esta terra ao norte não é mapeada, devido às temperaturas extremamente baixas e aos habitantes hostis conhecidos como selvagens. As terras do norte de Westeros são menos povoadas que as terras do sul. Os Sete Reinos, como uma nação única, tem suas origens na Guerra da Conquista, quando o valiriano Aegon I invadiu Westeros com seus dragões, conquistando seis das sete nações independentes e consolidando-os sob o governo único da Casa Targaryen.

Mapa de Westeros.

A Patrulha da Noite é uma organização para proteger o reino e defender a Muralha. A Muralha é uma parede de gelo maciço na fronteira norte de Westeros.

A Casa Targaryen governou os Sete Reinos até a rebelião liberada por Robert Baratheon -Mark Addy-, apresentado no início da série como rei de Westeros. Após a rebelião Robert assumiu o trono e os únicos Targaryen sobreviventes, Vierys e Daenerys, estão exilados em outro continente (Essos) onde buscam reunir aliados para retornar a Westeros e conquistar novamente o Trono de Ferro. Para isso, Viserys Targaryen -Harry Lloyd- cria uma aliança oferecendo sua irmã, Daenerys -Emilia Clarke-, em casamento para Khal Drogo em troca de um exército.

illyrio viserys daenerys

Eddard Stark (Sean Bean) recebe no Norte, a vista da família real (o rei Robert Baratheon, a rainha Cersei Lannister-Lena Headey- e seus filhos, o anão Tyrion Lannister-Peter Dinklage-, entre outros). A viagem da família real até Winterfell acontece pois o rei pretende convocar seu velho amigo, Eddard Stark para ajudá-lo na difícil tarefa de governar o reino.

robert baratheon em winterfell

A história de Game of Thrones basicamente mostra as violentas lutas dinásticas entre essas famílias nobres (Lannister, Baratheon, Targaryen…) para ter o controle do Trono de Ferro e governar Westeros. Enquanto isso, nas regiões desconhecidas ao norte da Muralha, ameaças inesperadas começam a surgir na forma lendária dos Caminhantes Brancos, uma raça de criaturas que existe ao Norte da Muralha.

5398a0bde9af2ed839646724_got_white_walker

Revelar mais do que isso, para quem ainda não assistiu,  seria estragar parte das boas surpresas que a série reserva.

Nosso guia de episódios está disponível aqui (cuidd com os spoilers):

TRAILERS

1ª temporada

2ª temporada

3ª temporada

4ª temporada

5ª temporada

✖ LIVROS

Box As Crônicas de Gelo e Fogo + O Cavaleiro dos Sete Reinos (6 Volumes) - Edição Pocket

Box As Crônicas de Gelo e Fogo + O Cavaleiro dos Sete Reinos (6 Volumes) – Edição Pocket

 

A história é baseada na série de livros escrita por George R. R. Martin, composta até o momento por 5 livros lançados e com previsão de lançamento de mais 2 livros. Inicialmente, Martin planejava que a série fosse uma trilogia, porém mudou de ideia durante a escrita do primeiro livro, decidindo torná-la numa tetralogia. Desde 2005 as declarações oficiais são de que a série terá 7 livros, tendo os dois ainda não publicados seus nomes já divulgados. Martin recentemente reiterou que seu plano é de terminar as Crônicas com 7 livros, mas que não há ainda certeza. Segue a lista de livros:

  • A Game of Thrones (1996), no Brasil lançado como A Guerra dos Tronos.
  • A Clash of Kings (1998), no Brasil lançado como A Fúria dos Reis.
  • A Storm of Swords (2000), no Brasil lançado como A Tormenta de Espadas.
  • A Feast for Crows (2005), no Brasil lançado como O Festim dos Corvos.
  • A Dance with Dragons (2011), no Brasil lançado como A Dança dos Dragões.
  • The Winds of Winter (sem previsão de lançamento), título traduzido para Os Ventos do Inverno, ainda não lançado.
  • A Dream of Spring (sem previsão de lançamento), título traduzido para Um Sonho de Primavera, ainda não lançado

As duas primeiras temporadas de Game of Thrones adaptaram os dois primeiros livros da série. A partir da terceira temporada os produtores se decidiram por adaptar a série como um todo, sem relação cronológica direta com os livros. Além da série principal, George R. R. Martin publicou também contos cujas histórias se passam em Westeros, e existem também outras obras relacionadas ao universo, já lançadas e ainda por lançar. São eles:

  • The Hedge Knight (O Cavaleiro Andante): publicado na coletânea O Cavaleiro dos Sete Reinos.
  • The Sworn Sword (A Espada Juramentada): publicado na coletânea O Cavaleiro dos Sete Reinos.
  • The Mystery Knight (O Cavaleiro Misterioso): publicado na coletânea O Cavaleiro dos Sete Reinos.
  • The She-Wolves of Winterfell (As Lobas de Winterfell): ainda não lançado, mas com título divulgado e planejado por George.
  • The Princess and the Queen: (A Princesa e a Rainha) conto lançado em 2014 na coletânea Dangerous Women.
  • The King’s Brother: (O Príncipe de Westeros) conto lançado também em 2014 na coletânea Rogues. Lançamento anunciado pela editora Saída de Emergência.

O Mundo de Gelo e Fogo é um livro de acompanhamento para as Crônicas de Gelo e Fogo, escrito por Elio García e Linda Antonsson do website Westeros.org e por George R. R. Martin, com informações históricas sobre o universo da série.
A HBO também tem um guia com imagens e informações da série já lançado em português.

O título original da série de livros é “A Song of Ice and Fire” e o primeiro livro foi publicado em 1996.

GEORGE R. R. MARTIN

George R.R. Martin por Peter Sachs

George R.R. Martin por Peter Sachs

Nascido George Raymond Martin em Bayonne/Nova Jersey, em 20 de setembro de 1948. É mais conhecido como George R. R. Martin ou simplesmente GRRM. É um roteirista e escritor de ficção científica, terror e fantasia americano. foi declarado como uma das 100 pessoas mais influentes do mundo em 2011 pela revista TIME. Além das Crônicas George escreveu diversos outros livros e roteiros, alguns de seus livros também já foram publicados aqui, como A Morte da Luz e O Dragão de Gelo.

George anunciou recentemente que está desenvolvendo outra série para a HBO.

✖ HISTÓRIA E TRADIÇÃO

A própria HBO liberou juntamente com os extras do blu-ray, animações com vários temas explicando detalhes da história de Game Of Thrones. Veja abaixo as animações legendadas da primeira temporada.

As demais temporadas estão disponíveis legendadas em nosso canal e podem ser encontradas no box blu ray de cada temporada: 2ª temporada, 3ª temporada, 4ª temporada (ainda incompletos).

✖ ONDE COMPRAR?

As temporadas já exibidas estão disponíveis em blu-ray e dvd, você pode comprar as temporadas aqui:

1ª temporada: blu-ray/dvd
2ª temporada: blu-ray/dvd
3ª temporada: blu-ray/dvd
4ª temporada: blu-ray/dvd

DVD 1ª a 3ª temporada completas.

Blu-ray 1ª a 4ª temporada completas.

Os 5 livros da série As Crônicas de Gelo e Fogo estão disponíveis na edição convencional e na edição pocket.

O Mundo de Gelo e Fogo está disponível aqui.

Game of Thrones o guia da HBO está disponível aqui.

O Caveleiro dos Sete Reinos está disponível aqui.

✖ DÚVIDAS?

A HBO disponibiliza, em inglês, o guia do espectador. Caso você ainda tenha alguma dúvida sobre o enredo da série, deixe suas perguntas nos comentários que tentaremos responder. Ou tente nosso FAQ e a nossa wiki sobre a série e os livros.

Compartilhe:

Ao comentar no site você aceita as regras previamente estabelecidas.

Posts Relacionados

  • Messinho’

    QUE MATÉRIA SENSACIONAL

  • Eu

    Pessoal, boa matéria, acho que vai ajudar mesmo os recém chegados. Só uma coisa: na parte que vocês falam sobre o Martin, acho importante mencionar a série Wild Cards, com seu papel como autor e editor. Ao lado das crônicas, acho que é a obra mais longa e importante dele. E ela já tem os três primeiros livros disponíveis aqui no Brasil, pela editora Leya mesmo.