Leia ‘Alayne I’, novo excerto de Os Ventos de Inverno (traduzido)

alayne_stone_oakenvia-607x1024Alayne Stone por Yulia Nikolaeva 

Na manhã desta quinta-feira, George R. R. Martin publicou mais um capítulo completo do 6º livro de As Crônicas de Gelo e Fogo. Um ano após a publicação de Mercy, temos o capítulo Alayne I, que foi originalmente escrito em 2008 e foi descartado de A Dança dos Dragões para fazer parte do próximo livro. Muitos fãs acreditam que ele terá a mesma função que a publicação de Mercy teve em relação a série de TV no ano passado: o de ser referência para algumas cenas de Sansa na 5ª temporada.

Martin confessou em seu blog que só publicou o capítulo por pressão da editora, uma vez que ele já havia prometido não divulgar mais nada até que o livro fosse publicado.

Para ler o capítulo em inglês, clique aqui. A tradução (feita por Ana Carol, Felipe Bini e Rafa Bacellar) vem a seguir:

Ou clique aqui.

 

Uma breve análise do texto:

  • Sansa está diferente. Sua relação com Myranda é muito boa, e o tipo de conversa que as duas têm mostra que a personagem deixou de ser criança. Sua relação com Mindinho parece estar bastante amadurecida, com ela dando ideias boas para ajudá-lo a governar o Vale e cuidar do pequeno Robin, pensando sempre em seus interesses.
  • Sansa sentir-se ofendida por ser uma bastarda a coloca no lugar de seu irmão, Jon Snow, a quem ela depreciava veladamente.
  • O menino Robin cada vez mais obcecado pela prima, como pano de fundo da trama, ajuda a desenvolver a sensação de que algo de ruim acontecerá em breve e que ele continua sendo uma das maiores ameaças ao plano (seja lá qual for ele) de Petyr.
  • A antiga tapeçaria de Robert Baratheon, agora na posse de Nestor Royce, iniciou novamente o debate em cima desse detalhe curioso dentro da história (veja aqui).
  • Mindinho se recusando a comercializar a comida do Vale parece ser um grande negócio para quando o Inverno apertar. Ele, mais do que os outros senhores, parece não se importar mais com dinheiro como moeda.
  • O capítulo inteiro tenta emular uma certa realeza aos cavaleiros do Vale, e toda a ideia de torneio que apresenta muitos personagens novos remonta muito o livro A Guerra dos Tronos.

 

Para ler todos os capítulos de Os Ventos de Inverno que já foram divulgados, clique aqui.

Compartilhe:

Ao comentar no site você aceita as regras previamente estabelecidas.

Posts Relacionados

  • Matheus Alexandrino

    Sensacional. O arco de Sansa/Alayne é o que tem me deixado mais empolgado desde o de Arya na Tormenta.

  • João

    Meu Deus, que cruel. Esse capítulo me deixou ainda mais ansioso com o “Ventos do Inverno”, por favor Martin, não demore muito… </3

  • Bia

    Nossa pessoal, mto obrigada! O capítulo foi divulgado ontem e hj nós já acordamos com uma tradução, vcs são demais! =)

  • Liquid

    A maioria das pessoas gostam dos capitulos da Arya e rejeitam os da Sansa. Comigo é totalmente o oposto.

  • Ademar Fernandes

    Digo desde o último capítulo de Santa no Festim que ela é a personagem mais promissora da série. A evolução dela tem sido incrível!

  • Algumas questões e impressões:
    – A amizade com Myranda serve de contraponto àquela com Jeyne. A mudança de uma infantil (ou pré-adolescente) para uma adulta, até no tom das conversas, acho que serve pra mostrar mesmo que a personagem cresceu.

    – Pode ser “ler demais” da minha parte e procurar entrelinhas onde não há, mas não terá o último parágrafo significado metafórico para se referir também à virgindade da Sansa?

    – A discussão sobre as tapeçarias no meu entender foi encerrada. Já havia sido mencionado nos livros que Baelish tinha retirado as tapeçarias de King’s Landing e as levado para o Vale, e teorizava-se que havia um significado oculto nelas sobre a sucessão no Vale ou algo do gênero, mas aparentemente foi apenas uma das coisas que Mindinho “não deixa ao acaso”. É só ver a satisfação do Royce com elas.

    – Um ponto importantíssimo são as entrelinhas na conversa do Shadrich com a Sansa. Sabemos por Brienne que ele, antes de ir para o Vale, também procurava Sansa para conseguir a recompensa que King’s Landing oferece para quem encontrá-la. Aparentemente ele encontrou Alayne e sabe quem ela é: “Um bom corpo a corpo é tudo por que um cavaleiro andante pode esperar, a menos que ele tropece em um saco de dragões. E isso não é provável, não é mesmo?”. Isso depois de tropeçar em Sansa.

    No geral, gostei muito mais desse capítulo do que de Mercy. Mostrou evolução do personagem sem parecer forçado e inverossímil. Este funciona bem mesmo sem o salto temporal de 5 anos, já o da Arya, no meu entender, não mesmo.

  • Thiago Lins

    Não sei pq, pra falar bem da Sansa, vcs tem que falar mal da Arya. Acho os 2 capítulos lindíssimos.

  • jean

    Vocês são espetaculares, muito obrigado mesmo!! E ainda aguardo um podcast comentando e especulando todos os capítulos já divulgados…

  • Antony Gonçalves

    muito bem pensado.

  • Liquid

    Na verdade é o oposto, falam bem da Arya e sempre esculacham a Sansa.

  • Ricardo Carvalho

    O segundo ponto eu não vi nada demais, na minha humilde opinião parece apenas provocação por parte da Sansa mesmo.

    Agora o ultimo ponto de vista em relação a Sor Shadrich, pqp eu nem me lembrava mais disso, parece ser bem interessante mesmo. Talvez um sequestro??

  • Que nojo desse comentário.

  • Scarlett Indignada

    E nada do Cão de Caça aparecer….
    Ai que desespero, meu deus!!!

  • Píi Eu

    FDP F-D-P CARALH****** mano, comentário mais lindo… de fato eu não tinha me ligado na parte do Shadrich… porra agora o capitulo foi muito mais interessante e revelador!!!… essas internets é tudo de bom! valeu aew!!

  • Sem Nome

    Depois de 10 anos, temos um capitulo novo da Sansa.

  • Sílvia Granger

    Realmente, que comentário horrível. Típico daquele pessoal que esperava ansioso pela Sophie Turner completar 18 anos.

    Capítulo maravilhoso! Adoro o desenvolvimento da Sansa e ela está mais leve e alegre do que nunca…por isso temo. Coisas horríveis estão para acontecer com ela.

  • Laercio vilanova

    Cara,não é por nada não,mas você tá parecendo um psicopata.

  • Marina

    Estou determinada a não ler nada de TWOW antes do lançamento do livro, mas que vontade de ler

  • Myriel

    Ótimo capítulo!

    Finalmente conhecemos Harry, o Herdeiro. A primeira vista pareceu bem estúpido, mas tentou consertar seu erro exigindo perdão. Não me parece uma boa pessoa no fundo, talvez seja de fato um guerreiro talentoso, mas já é pai de 2 filhos bastardos. Nesse aspecto faz nos lembrar de Robert Baratheon, embora tenho dúvidas de que Harry seja tão habilidoso em combate quanto Robert em sua juventude (esses cavaleiros do Vale são criados a base de leite com pêra).

    Tenho a impressão de que Sansa terminará como Rainha dos Sete Reinos ao se casar com Aegon. Ambos os personagens tem boas reivindicações, e mesmo que o Dragão seja negro, os Targaryen também estão exilados e as intrigas com os Blackfyre chegarão ao fim para restaurar o Trono de Ferro.

  • LyannaStarkWIC

    Esse pelo visto é o capitulo antecessor a tal cena polêmica da Sansa. Tudo indica que a treta vai rolar no torneio, será que alguém morre?

  • Jeann Karlos

    Dizer que a personagem não cresceu é impossível…mas ainda assim ainda passa muita insegurança e bastante dependência de Petyr. Seria bom que começasse a pensar por si só! Não sei se é por conta de eu não gostar muito da personagem, mas acho a evolução dela em relação aos outros Stark’s muito lenta e tardia.

  • Segundo o Elio, que já tinha lido o capítulo há uns 2 anos e foi quem falou na tal polêmica, é esse aqui mesmo.

  • Benjamim Oliveira

    Parabens ao site . O capitulo é como o resto de game of thrones …..genial !

  • Outsider

    Que capitulo maravilhoso! Como eu estava morrendo de saudade de Petyr e Alayne. E como quero que esse livro saia entre 2015 e o primeiro semestre de 2017. Eu não queria ler nada dos Ventos de Inverno até o lançamento, mas acabei lendo Mercy e agora Alayne 1. Agora só leio outro capitulo que liberarem se for do Jaime. Mesmo querendo saber muito como vai se desenrolar a história da muralha/Jon, se lançarem qualquer capitulo Mel/Jon(?) essa parte só quero/vou ler quando o sexto livro sair.

    Sobre Sansa, não entendo como ainda existem pessoas que não enxergam a evolução dela. Na verdade acho que a evolução de Sansa começa desde a morte de Ned. O Fúria ilustra bem esse pontapé da evolução dela e que culmina com bons capitulos no Tormenta e também no Festim, saindo da menina sonhadora/mimada no Guerra para uma menina amedrontada/sonhadora no Furia e logo em seguida para uma menina fria, mas ainda frágil no Tormenta e no Festim como Alayne ela vai se tornando a mulher que se apresentou nesse capitulo dos Ventos uma mulher mais confiante, que sabe usar sua inteligência e a frieza que adquiriu dos acontecimentos recentes da sua vida em favor da máscara que ela coloca em todas as situações como bastarda, fora tudo o que ela já aprendeu com Petyr nesse breve tempo.

    Vejo muito potencial na história da Alayne e acaba por ser um dos POVs que me deixam muito ansioso pra ler o sexto livro. Parabéns pelo trabalho da equipe do site na tradução do capitulo ficou excelente.

  • Gleidson Oliveira

    Mas ele não morreu? o.O

  • Calvin

    Minha teoria é que a Sansa matará Peryr mas jogará a culpa no Lyn Corbray, aquele que Mindinho diz comprar com garotos (ninguém deve duvidar); e antes que qualquer um perceba terá assumido o controle do Vale dominando o Robert (talvez os dois até se casem como a tia dela queria) e os aliados de Petyr, mas para fazer tudo isso ela tomará a decisão de manter a “boa” imagem dele. Como resultado futuramente Mindinho será lembrado como um herói pelo povo comum.

  • Eu sempre fui fã da Sansa, desde o comecinho. Fui gostando mais e mais dela conforme ela evoluía em meio a tanto sofrimento e coisas ruins que aconteciam a ela. As situações pelas quais ela passou a mudaram completamente. No Festim ela se tornou um dos meus POV favoritos. O arco dela esta muito interessante. Todos os Stark que estão ainda vivos passaram por grandes transformações de maneiras totalmente diferentes, e, para mim, a parte da Sansa é a mais interessante. Não que eu não curta a Arya, Jon, Bran, mas tenho um carinho maior pela Sansa. Nela nós conseguimos ver melhor como seu jeito de pensar mudou tanto ao longo dos livros, deixando de ser uma garota sonhadora, criada para ser uma lady, delicada e bela para se tornar uma garota inteligente, perspicaz, ainda que bela…. e uma boa jogadora. Dos capítulos liberados, este foi o que mais gostei!

    Eu ainda acho que o lance das “três rainhas” vai de fato evoluir nos próximos livros e Sansa seria uma delas.

    O jeito que o Martin escreve é tão sensacional. A estrutura dos capítulos me impressiona. Quase sempre é assim: início descritivo, passagens lentas, alguma regressão no tempo nos pensamentos do POV, aí a coisa acelera e fica muito muito foda e vc devora as linhas finais até que acaba e sente um êxtase enorme por ter lido!

    Poxa, George, corre aí heim para liberar WOW logo!

  • DihGamer

    Eu odiava a Sonsa mas tinha peninha dela na serie
    e estou odiando ela mais ainda no Guerra dos tronos que mostra ela com mais detalhes -_- Eita menina escrota….Queria entender pq tem gente aki que gostava dela desdo começo….
    Espero que ela mude nos próximos livros rsrs =/

  • Vitor

    Discordo De Você. Eu tenho visão mas simples, acho que Ela se tornará senhora do Vale Somente isso.

  • Letícia

    Eu acho que ela vai virar rainha dos 7 reinos, mas em uma reviravolta na qual ela se casa com o Jon. Se R+L=J estiver certa, e parece estar, ele é o legítimo rei e eles não são irmãos. A Sansa é esperta e está revendo os conceitos que tinha sobre Jon ao se passar por bastarda e ela é beijada pelo fogo, o que parece ser o tipo dele…eu vejo isso acontecendo, até mais do que um casamento político entre o Jon e Dany como muitas pessoas sugerem. A Sansa pode sim ser a rainha que tirará tudo da Cersei. Seria interessante ver isso acontecer…

  • R+L=J pode estar certa e Jon não ser rei, não sendo legítimo.

    E o tom do cabelo Tully é bastante diferente do ruivo da Ygritte, que os selvagens consideram “kissed by fire”.

    De mais a mais, ainda que fossr o mesmo tom, considerar que Jon Snow tenha um “tipo” preferido com base em uma personagem com quem se relacionou – a única – é um tanto precipitado. Ele também considera Val belíssima, por exemplo, e ela não corresponde a esse tipo.

  • Letícia

    Cara…eu nunca parei para reparar no “tom ruivo dos cabelos Tully”, então não vou discutir, até p isso já seria demais não acha??? E achar a Val bonita não significa que ele quisesse ficar com ela. Aliás, ele rejeitou a chance de casar com ela e ficar com Winterfell quando teve a chance. Não acho que seja por aí, de ser bonita, ou nao. Acho que o lance da Ygrite ser ruiva pode ter sido o jeito do GRRM inserir um assunto, um motivo para coisas que iriam acontecer no futuro. E a Ygrite não é a unica ruiva interessante que ele conhece, tem a Melissandre tb.

  • Beth Salgueiro

    queria agradecer a vocês pelo empenho em traduzir esse texto até grande, em tão pouco tempo…a tradução ficou ótima!! adorei o capitulo, bem escrito e movimentado… que esse livro venha rápido! e beijos a essa equipe tão generosa.

  • O capítulo me fez pensar bastante na conversinha que Sansa teve com Cersei, em que a loira diz que as mulheres têm uma arma ainda mais poderosa que as lágrimas e ela está entre as pernas!

  • Tiago Guilherme

    Qual comentário era?

  • Hellysson Wesley

    Achei muito bom o capítulo. Legal ver a transformação da Sansa em uma jogadora do Jogo dos Tronos de vdd. O fato de estar aprendendo com o melhor jogador do momento o Mindinho, dá a entender que será tipo aquelas tramas de filmes de ação antigos onde o aprendiz supera o mestre. Acho que ai nesse trecho ainda vemos a Sansa do começo da serie, que ficava idealizando casar-se com um príncipe em mundo cor de rosa, e tal. Mas só o fato de ver que ela está cada vez mais abolindo esse tipo de pensamento da cabeça, já me faz ficar mais confiante com o que há por vir no ninho da águia.

  • Celino filho

    Ainda dizem que a Sansa nao vai recuperar Winterfell

  • Myriel

    É uma boa hipótese também. Ela se casar com Robert talvez? Porque esse Harry pelo visto não vai durar muito na minha opinião, a Sansa poderá tirá-lo de jogada ou talvez ele morrer por algum motivo (talvez protegendo-a do Sor Shadric ? Seria interessante).

    Já o Robert Arryn é o típico sujeito que todo mundo pensa que não vai durar muito, inclusive os próprios personagens. E por ironia da trama, não duvido que ele sobreviva até o final como Senhor Protetor do Vale, embora necessite de um regente (sendo esse justamente o aspecto em que seu valor é apreciado).

  • Thiago Corrêa

    Que venha a cena polêmica, terá uma morte? Se for para ter que seja o Harry, o Herdeiro ou o Mindinho, porém este último será difícil, porque Alayne tem muito que aprender com ele.

  • Pois é, você pode nunca ter parado para reparar e nem querer discutir um ponto controverso da sua hipótese de um “tipo preferido de mulher” de Jon Snow. Mas a o fato é que descrição está nos livros: Tullys (e Sansa) têm cabelo “auburn” (castanho avermelhado) e Ygritte tem “fiery-red” (vermelho-fogo).

    Já percebi que você quer que essa hipótese aconteça e tentou arrumar argumentos para tanto, mas que não são passíveis de discussão ou confrontamento, e se utiliza de interpretação seletiva. Por exemplo, descarta Val mas suscita Melisandre, quão mais mais contraditório se pode ser?

    Enfim, fundamentos sólidos não vejo, boa sorte com essa crença.

  • Calvin

    É tão provável a morte do Robert que, pra mim, é bem capaz dele sobreviver ao fim da história, e uma forma que pensei disso acontecer é haver um “imprevisto” e o Harry morrer. Aí o Mindinho para manter o controle do Vale se veja obrigado a fazer o possível e o impossível pela sobrevivência dele, e talvez fazer aquilo que a Lysa queria: casar Sansa com Robert.

  • Píi Eu

    a moça ta viajando kkkk

  • Letícia

    Tem gente que leva as coisas a sério demais…é só uma historia! 😀

  • Bem, não vi ninguém levando nada a sério demais aqui. Estamos todos discutindo essa história, incluindo você, pelo que percebo por outros comentários em que também confronta hipóteses e teorias alheias 😀

  • Evandro

    essa ironia pode ser notada com Hoster tully que ficou agonizando quase três livros, eu mesmo achava que ele não passaria do segundo.

  • Hellysson Wesley

    Acho que essa cena polêmica envolve a sexualidade da personagem, pq está sendo um tema muito recorrente quando se fala da Sansa. De como ela irá se comportar agora que ela não pode ser mais aquela “patricinha” da serie. Daí dessa cena originar uma morte não duvido. Tipo o Mindinho ou o Harry tentando abusar dela e ao saber da insegurança dessa personagem nesse tipo de situação agir por impulso. Sei não. Só um chute msm. Ou ela abortar um futuro bebê ou Matar a Myranda. Sei não. kkkk.

  • MadHatter

    Porque ao contrário do garoto destinado e com grandes dons, da garota super vingativa, do menino que ninguém se lembra e do bastardo, ela não tem nada além do que ensinaram a ela quando era mais nova: ser uma donzela que sonha muito. A evolução dessa garotinha que encanta tanto na Sansa, pena que alguns não entendem :/

  • MadHatter

    Sugiro não ler, a vontade de pegar e ler TWOW só aumenta ;_;

  • Thiago Corrêa

    Sim, é provável a morte do Robert, entretanto se ele morrer ou acontecer alguma coisa séria com ele, isso cairia diretamente sobre o Mindinho e levaria uma desconfiança, algo que o mesmo não quer deixar evidente, estragando seus planos em um primeiro momento. Mas caso ocorra como o planejado, talvez o Robert se torna uma peça descartável.

  • Thiago Corrêa

    kkkkkkkk Sansa patty kkkkkkkk
    A Dark Sansa usará sua sexualidade, o excerto liberado mostra indícios sobre isso, não acho que ela matará a Myranda, traria problemas para ela e principalmente para o Mindinho, porém se a Randa descobrir algo que comprometa os planos, poderia acontecer a morte, mas teria que ter uma justificativa bem plausível. O Mindinho, por mais que veja a Sansa como a Catelyn mais jovem , não ACHO que ele abusaria ela vindo da parte dele, isso destruiria algo que ele está planejando.( A Alayne pode muito bem seduzir ele, mas isso são outros 500). Se haver alguma tentativa de abuso, eu aposto no Harry ou quem sabe vinda do Robert, pois o menino tá começando a ficar descontrolado e resultaria na morte de um dos dois.

  • Gelocosmo

    Gostei do capítulo, ele mostra uma sansa ousada e mais preparada para o jogos dos tronos, bem diferente daquela garotinha ingênua que sonha com o casamento dos sonhos, na verdade ela pensa nisso porém agora o objetivo dela mudou, ao invés de casar para ser feliz e ter filhos e viver feliz para sempre a prioridade dela agora é vingar os stark e destruir seus inimigos e traidores da sua casa um por um.

  • Hellysson Wesley

    O Robert ainda vai dar um trabalho… De tudo que eu aprendi de crianças mimadas é que elas são cruéis, por experiência própria. Só chutei msm. Já cansei de teorizar o q está por vir. Só quero que dê pra eu terminar a sofrência que GRRM pôs na minha cabeça. kkkkkkkkkk Concordo com o q vc disse.

  • Ricardo Almeida

    É impressão minha ou no desenho de Alayne, mas parece que tem alguma coisa errada com os pés dela.

  • Joao Palmadas

    A continuar assim, a Sansa vai fazer o Harry de gato e sapato. O que a Cersei teria feito com o Robert, se a Cersei fosse um pouco só mais esperta.

  • wallace de castro

    Gente que elgau tem um personagem com meu nome Sor Wallace

  • Victor

    Consigo ver várias mudanças em todos os Starks sobreviventes… Arya então…

  • Leonardo Sette Pinheiro

    Ano passado o Georginho soltou um capitulo da Arya do livro 6 que foi “levado” para o primeiro capitulo da serie….

    Dejavù?

  • vic

    É que ela fez muita burrada no inicio,coisas bem futeis,sabemos que ela foi criada assim,mas fica dificil gostar dela no inicio,na verdade n gosto até hj, tem q evoluir muito ainda, mas tds eles mudaram,amadureceram algo bem obvio por td que passaram ne.

  • vic

    obvio arya foi a que mais evoluiu (pelo menos ao meu ver)

  • Vaz

    Pode crer. Seria legal ver o Robert exigir fazerem o Harry voar e casar com a Sansa. Pq descartar o moleque se é mais fácil a Sansa mandar no Vale se casando com ele? hehehe

  • Vaz

    Não fica claro se ele realmente morreu. O Cão de Caça morreu, mas o Sandor Clegane talvez não. Dá pra entender o sentido das coisas? Hehehe.

  • Joao Palmadas

    Mas que puta personagem bom é o Lyn Corbray. Espero que os produtores ainda acordem para dar um jeito de incluir ele na série. É dez vezes melhor que a Merreca.

  • Calvin

    Não necessariamente, devido sua doença praticamente todos consideram que sua morte virá mais cedo ou mais tarde. É por isso que Mindinho quer que Sansa case-se com Harry; acredita que conseguirá continuar dominando o Vale através dela, e acho que esse será seu grande erro. Depois que Sansa se casar (seja com Robert ou Harry), não estará numa posição em que estará submissa ao Petyr, então vai ser só questão de tempo até puxar o tapete de seu mentor.

  • Calvin

    Torça para eu estar certo, então. Uma teoria minha é que Sansa depois de matar Mindinho, usará Lyn Corbray como bode expiatório. Se si confirmar acho que não tem como não incluírem ele na serie.

  • wildfire35

    Depois que Jaime perdeu a mão e Loras ta ferrado, na minha opinião Lyn é o melhor cavaleiro de Westeros.

    Afora ser um ótimo personagem.

  • Kote Stark

    A sansa pode ter evoluido bastante, mas ela ainda mostrou mta insegurança em alguns momentos desse cap e q é manipulada pelo mindinho,e continua mimada quando o cara chama ela de bastarda,pensava q ela ia começar a chorar e ainda foi contar isso pro mindinho.Acho q ela nao vai matar o mindinho,ela é mto dependente dele,acho q ela pode ajudar na morte do robert.E n da pra comparar a sansa com a cersei,a cersei pode ser burra,mas a sansa nunca aguentaria aquela caminhada,dois passos e a sansa estaria chorando..hah

  • Leandro Soares

    Algo que seria ótimo no enredo, Petyr ensinar todas as manhas para Sansa. Depois de Sansa ter Harry na mão, mandar o mesmo assassinar Petyr e acusar o mesmo por ter matado seu pai. Sendo assim se casaria com Robert, o pequeno rei à legitimaria e faria de Sansa(Alayne) sua rainha. É um dos personagens que vem demonstrando um grande crescimento e quem sabe, possa até se destacar mais agora que está aprendendo o jogo.

  • Felipe Bezerra

    Só para recapitular, nos livros, ninguém no Ninho sabe da identidade da Alayne, correto!?
    No mais, um capítulo que promete tornar as histórias da Sansa muito mais interessantes. Parabéns ao pessoal do site pela tradução!

  • Leandro Soares

    Não teve nenhuma prova de que ele realmente tenha morrido, digo Sandor Clegane.
    Brienne encontra um Septão que a leva num templo, e lá ela avista um Homem que deveria ter sido um guerreiro, bem alto (como o montanha), forte e manco. Ele foi “encontrado” e trabalhava enterrando corpos. O Septão diz que o cão de caça não vive mais e ele mesmo o “enterrou”.
    E que um bandido qualquer pegou seu elmo de cão e anda atacando os vilarejos.

  • Flavio Lazar

    tb queria saber, todo mundo comentando que era horrivel kkkkkkk

  • Vaz

    quero vê-la se casando com Roberte e vc me deu uma ótima forma de isso acontecer de forma “orgânica” vide grrm, hehehe

  • Homero

    Para mim o mais importante nesse capítulo é o fato de Mindinho estar se preparando para o Inverno. Apenas Dorne e o Vale não foram afetados pela guerra dos cinco reis… Terras Fluviais e o Norte estão em frangalhos e divididos… Terras da Tempestade sem comando. A Campina perdeu poucas tropas, mas está sustentando a Capital com recursos e ainda enfrentando os Homens de Ferro. O Rochedo sem comando e com as tropas já desgastadas por sucessivas batalhas.
    Quando o inverno chegar Mindinho vai ter provisões estocadas e um exército mais robusto por ainda não ter entrado em combate. Toda a vantagem estará com ele se precisar entrar na guerra…
    Ele já é o senhor de Harrenhall tem direitos sobre as terras fluviais, com Robin ele tem o Vale, Com Sansa o Norte.
    O cara é bom!

  • charles arthur

    Esse Lyn Corbray é um pedófilo e só, o que ele tem de bom como personagem?

  • charles arthur

    então essa história de polêmica foi exagero?

  • charles arthur

    era um comentário bem machista sobre a ppk da Sansa.

  • Guilherme Tarifa

    Eu já fui chamado muitas vezes de poser por sempre gostar e defender Sansa (me recuso a chamar ela de Alayne, hahaha). Mas desde o início eu amo essa personagem. Sobre chamar ela de SONSA: o pessoa esquece que essa é uma estória baseada na idade medieval! Estão tão acostumados com Cersei, Arya, Dany, Brienne e etc, que acham que todas as mulheres devem ser como elas. Sou louco por história, e, por incrível que pareça, “casar e ter filhos” era tanto o sonho quanto o papel principal (e muitas vezes quase único), de uma mulher medieval, desde camponesas até rainhas. Nada mais normal quem uma menina como Sansa ter o mesmo objetivo. Pode-se dedicar HORAS dizendo se ela foi culpada na morte de Ned, mas assim, Ned estava já condenado, então surge a oportunidade de salvá-lo, com uma confissão falsa de desejo de usurpar. Até Cesei, até Varys, acreditavam que isso ia salvar Lord Stark, quanto mais a ingênua da Sansa. Quem sabe o que teria acontecido se não tivéssemos o sádico Joffrey como Rei. A partir daí ela é iludida e enganada, de novo e de novo, e podem falar que a evolução dela em comparação com os outros filhos-Stark é muito lenta. Ok, vamos ver a rapidez com que Robb decidiu-se pela guerra, foi coroado, casou e foi morto! Arya sobreviveu do jeito dela e agora está láááá em Braavos, Bran está quebrado, Jon está supostamente morto (não acredito nisso) e Rickon está desaparecido. Sansa tem uma evolução lenta, mas ainda sim uma evolução.

    Eu VIAJO na maionese e gostaria muito que o capítulo polêmico dela fosse algum tipo de relação sexual com Sandor Clegane (NÃO estou fazendo apologia ao estupro!), mas acho muito difícil.

    Sobre matar Mindinho, Harry ou Robert Arryn: as três mortes teriam consequências muito boas e muito ruins pra ela, espero que ela escolha bem o que vai fazer (e, particularmente, espero que ela não opte por Petyr!).

    Para finalizar, GRRM baseou sua história NITIDAMENTE na Guerra das Rosas (Guerra entre duas famílias da Inglaterra pelo trono Inglês)! E não estou falando isso apenas pelos sobrenomes York (Stark) e Lancaster (Lannister) serem parecidos, mas existem muitas semelhanças, como já disse, amo história, principalmente a história monárquica européia.

    Se o autor seguir a própria inspiração à risca, Sansa fica com os sete reinos, casada com Agon Targaryen, vai por mim!

    Acredito que ela ainda vá surpreender muitos leitores. Cersei já era como Rainha, Daenerys acho que deve bem ficar reinando em Essos (isso se não morrer) e, se a profecia da “Maegi de Cersei” se cumprir e Tommen morrer, não sobra rei para Margaery. Arianne Martell e Myrcella e Shireen Baratheon nem são opções de rainha para mim, tanto pela coerência quanto pela minha vontade pessoal, sendo assim: SANSA RULES (hihihihi)

  • ferakmi

    Vejo pessoas começando a falar sobre o Mindinho ser o G.O denovo kkkkkkkk

  • ferakmi

    A impressão que dá é o que o Martin vai soltar o livro 6 aos pedaços kkkkkkkk

  • Marcos Vinicius

    Rapaz a Sansa ficou meio nua na frente da corte do Joffrey, sendo uma criança, depois dessas aulas com o Mindinho ela sobe aquilo fazendo strip.

  • Brad74

    Não se esqueça das Ilhas de Ferro, um lugar miserável que está sob o comando de outro homem imprevisível.

  • Homero

    Essa teoria é muito tosca do Mindinho ser o Grande Outro é muito tosca… rsrs

  • Homero

    Os Greyjoy estão no tabuleiro do Mindinho ele os leva em conta nos plano deve estar gostando da confusão que eles estão fazendo na Campina… Acho que ele não levava em conta Aegon desembarcando com a Companhia Dourada, mas isso só aumenta o caos, ele vai esperar o que vai acontecer nesse novo conflito antes de colocar o exército do Vale no jogo. Ele também não parece considerar muito Daenerys e os Dragões.
    Mas o que ele ignora mesmo é o que acontece além da Muralha: Os outros. Se passarem pela muralha o caos causado não será favorável ao Mindinho nem a ninguém que está disputando o poder.
    Acho que a história caminha para isso: um pais numa guerra civil cheio de facções com interesses conflitantes que vão precisar se unir contra uma ameaça comum.

  • Kevin Brandão

    O Mindinho é um ótimo jogador, mas não estaria ele errando ao ensinar tanto como se joga à Sansa? Só por esse capítulo d’Os Ventos da pra perceber que a Sansa está muito mais madura e que sabe melhor como as coisas funcionam em Westeros, justamente por conviver com o personagem mais astuto de toda saga. Talvez o maior erro dele seja achar que a Sansa é muito ingênua e ela acabar se tornando uma personagem mais astuta que o próprio Mindinho na história, vingando assim a casa Stark.

  • Kevin Brandão

    Talvez a jogada perfeita da Sansa possa ser matar o Harry Arryn por envenenamento, e se casar com o Robert Arryn. Pois o garoto é facilmente enganado pela Sansa e isso poderia lhe ser mais útil em futuras ambições. Ela dominaria o Leste e alguns senhores do norte talvez dobrassem o joelho à ela (pois é herdeira legítima de Lorde Eddard Stark e irmã do Robb, que era Rei do Norte), daí ela teria o poderio do Norte e do Leste, que é maior do que todo poderio dos inimigos, principalmente agora sem um comandante como Lorde Tywin, que está morto, para liderar tropas. Então Sansa deveria dar o comando a um cavaleiro experiente em batalha e dar ordens para marchar contra Porto Real para vingar o pai, matar Cersei, levar a casa Lannister à ruína e conseguir o Trono de Ferro.

  • Davi_Gilmar

    VARYS acreditava?????? Hehehehe

  • Thais Mendes

    Estamos juntos! A Sansa é minha personagem favorita, certeza que ela ainda vai arrasar! u.u

  • é mt saber que existem leitores (o que não é o meu caso) que a sansa como personagem principal. sou team stark, mas ela não esta entre meus preferidos. mas quero o bem dela. (arya e bran rules!) quando lia seus capítulos, me dava um mal estar danado até que o tyrion chega e acaba com o sofrimento dela nas mãos do Joffrey. ela não tem culpa pela morte do pai, embora possa ser responsável por mt do que aconteceu entre a captura dele e seu julgamento no septo de baelor. mindinho é mt mais responsável por essa morte e gostaria mt que ela se desse conta disso no futuro e faça ele pagar.

  • Juliana Ribas

    Como vocês são fodasssss, mil dores no core por ter que descurtir a page no face pra evitar os spoilers dessa temporada =( Masssssssss depois de ventos de inverno eu volto aqui e consumo tudo tudinho que vcs publicarem e ainda comento atrasado todos os epis! kkkkkkkkkkkkkkk

  • Gleidson Oliveira

    Entendi. rsrs
    Na verdade, eu sempre tive essa dúvida. Terminei o A Fúria dos Reis mês passado e sempre quando aparecia algo sobre o Cão de Caça eu ficava com dúvida se ele tava vivo ou morto. Mas obrigado por me esclarecer isso. Tô com muita vontade de ler A Dança dos Dragões, mas vou tentar demorar um pouco, pra não ficar tão perdido quando for ler The Winds of Winter.

  • Marcelo Oliveira

    Me expliquem essa teoria que eu nunca vi. 😮 Tosca ou nao eu gosto de ler o que as pessoas pensam sobre a saga hehe

  • Cecília Nascimento

    Como a personagem da Sansa crescey, e melhor de tudo, amadureceu! Deixou de ser a menininha dos contos de fadas (desde o segundo livro, mas tudo bem, não podia não falar isso) e agora está tão atrevida e esperta quanto a Arya, o que é sinal de que está aprendendo bem com o Mindinho, bem até demais talvez. Os planos do Mindinho quanto a Sansa talvez estejam meio obvios, já que mais cedo ou mais tarde ele vai coloca-lá para reivindicar o Norte, mas agora casando com quem antes que eu nao sei, o Petyr tá jogando muito bem, já tem o Vale e o Norte, e quando, FINALMENTE, o inverno chegar estará preparado com mantimentos, o que é uma otima sacada, adoro esse cara.

  • Cecília Nascimento

    O capítulo polêmico da Sansa, pode parecer meio óbvio, mas acho que possa ter algo relacionado ao Petyr, é o que se pode imaginar não é mesmo? Mas depois que vi declarações falando que ela ia ser revelada como A Falsa Arya, e que haveria envolvimento do Mindinho com o Lorde Bolton, então pode muito bem ter dedo do Ramsay no meio.

  • Cecília Nascimento

    Vocês precisam lembram que Sansa não passa de uma adolescente, tem todas as razões do mundo para mudar de postura, mas não precisam querer que a menina tenha sempre atitudes maduras e corretas que estão além de sua idade não, tipo quanto a isso de se insultar com o bastarda, é normal uma menina que nasceu em berço de ouro se sentir ofendida com um mero qualquer chamando-a de bastarda, até porque isso vai de contra com tudo que aprendeu durante toda a vida.

  • Cecília Nascimento

    MEU DEUS EU VOU ENLOUQUECER LENDO ESSAS TEORIAS DOS COMENTARIOS, VOU FICAR É DOIDA, AGORA SÓ VOU LER UM PRÓXIMO SE FOR DE ALGUM LANNISTER PORQUE JA DEU. E QUANTO AO SITE, A TRADUCAO FICOU FANTASTICA, MUITO OBRIGADA POR DISPONIBILIZAREM ESSE MATERIAL, VOCES SAO INCRIVEIS!

  • Homero

    Talvez ele subestime mesmo a Sansa… O maior perigo para ele é ela descobrir que ele também conspirou para a queda e consequente morte do Ned Satark.

  • Joao Palmadas

    Ah, ele é um pedófilo, um bom agente duplo, um grande soldado e um matador também. É um ótimo personagem. Quando ele aparece, a gente já sabe que vamos ter uma boa cena.

  • Raysa Barbosa

    Amei o capítulo.. Obrigada pela tradução! Fiquei preocupado com a presença do “rato louco” ele está procurando a Sansa quando encontra Brienne em o festim dos corvos, e quando fala em tropeçar em um saco de dragões dá a entender que sabe quem ela é.. É um forte canditado a defunto!!

  • ferakmi

    Tem um cara aqui no site chamado Calopes (lembrando que eu não concordo nem um pouco sobre essa teoria absurda)

    Ele nos propõeo seguinte:

    Petyr Baelish é um Bolton, lider dos Caminhantes Brancos, e o “Rei da Noite”

    De acordo com a historia antiga de Westeros, os Boltons esfolavam seus inimigos e usavam suas peles como manto (verdade). O Mindinho é na verdade um antigo membro da Casa Bolton que toma a forma de Petyr Baelish atualmente.

    Ele tem como o simbolo de sua Casa um rouxinou que representa a metamorfose, etc etc etc

    Basicamente ele diz que o Mindinho e o “Rei da Noite” que apareceu na serie são a mesma pessoa, ja que ele é um Bolton que usa a pele de seus inimigos como disfarce.

    (LEMBRANDO QUE EU ACHO ESSA TEORIA TOTALMENTE NONSENSE)

  • ferakmi

    O que vai acontecer é uma grande divisão de Casas, pensa bem, Victarion saiu em busca da Dany, Quentyn morreu, Aegon chegou em Westeros.

    Com a morte de Quentyn, Doran assumirá a causa de Aegon, e ja da pra deduzir que Tyrion fez a cabeça do Falso Dragao naquele capitulo dos dois jogando cyvasse, e colocou ele “contra” Dany.

    Pensando a partir disso, a batalha na Campina ficara Greyjoys + Dany contra Martells + Aegon (isso se Daenerys aceitar a ajuda de Victarion)

    Seria uma puta batalha incrivel.

    E com Dorne vulneravel, sem seu exercito completo, o tão polemico Braço de Dorne que nós dois ja discutimos aqui nos comentarios pode se reerguer para ligar Essos e Westeros novamente pra ter uma invasão de White Walkers kkkkk

  • Homero

    Se a guerra for travada na Campina mesmo, o território dos Tyrrel pode ficar igual as Terras Fluviais, campos queimados, castelos e vilas arrasados e povo passando fome.

    Quanto aos White Walkers, Tem uma frase que era muito citada no primeiro livro e que depois ficou esquecida: “Tem sempre que haver um Stark em Winterfell”. No momento não há nenhum, lembrando que os Stark são descendentes de Bran o construtor da marulha, talvez haja algo místico/sobrenatural na presença de um Stark em Winterfell… Alguma proteção extra contra os Walkers.
    Winterfell foi erguida sobre uma fonte termal, uma proteção natural contra o frio e foi obra do mesmo cara que construiu a Muralha.

  • Kevin Brandão

    Ela já descobriu que o Mindinho foi o mentor de tudo. Se não me engano em “A Tormenta de Espadas”, a própria Lysa Arryn confessou que agiu de acordo com as intenções de Mindinho por amá-lo.

  • Marcelo Oliveira

    Obrigado. Realmente, bem nonsense mesmo hahaha. Mas já vi piores, acredite.

  • Vaz

    Felipe, fiquei um pouco confuso, é esse capítulo (Alayne I) o polêmico? Se for, a polêmico só existe pra famílias de cultura bem conservadora, que não é muito o caso de países Latinos como o Brasil.

  • Vaz

    Pra nós brasileiros acredito que sim, mas onde predomina uma cultura social muito conservadora como nos EUA…vai saber.

  • Vaz

    Eu ainda acho que o Sandor vai ser um cavaleiro da fé e matar o irmão! vamos ver

  • Antony Gonçalves

    você me representa, cara.

  • O Elio foi questionado quanto a essa declaração e explicou que não considerou ele mesmo tão controverso assim, mas que falou isso porque algumas pessoas poderiam achar, devido “basicamente a repentina e florescente aparição da sexualidade de Alayne, e esse foco aparecer sem estar relacionado com um certo personagem.”

    Aí disseram que o “Mercy” foi muito mais polêmico quanto a isso e ele concordou. Falou que ele e Linda leram esse POV da Sansa bem antes de ler o Mercy – leram em 2008 o da Sansa, que foi quando falaram da “controvérsia – então não tinham muito parâmetro para comparar.

    Aí tem essa conversa:
    https://twitter.com/westerosorg/status/583617882988404736

    Sobre conservadorismo em países latinos, vc suscitou porque o Elio é de origem cubana? E, pelo contrário, acho que o conservadorismo é crescentemente forte aqui no Brasil – vide frequentes bombardeios aqui no site quando algo com viés feminista é postado. Mas isso é outra discussão.

  • Adriano

    Vc esta confundindo os livros com a série televisiva… Na série ao que tudo indica Sansa realmente irá para Winterfell …nos livros quem esta em Winterfell e acaba sendo resgatada por Theon (Reek) é Jeyne Poole (falsa Arya)…

  • Vaz

    Primeiramente muito obrigado por esclarecer minha dúvida quanto ao capítulo polêmico, hehehe.

    Não sabia que ele era cubano, disse que de forma geral os países latinos são mais liberais com relação à sexualidade e isso é um fato; aqui vale deixar claro que quando falo que somos menos conservadores quanto a sexualidade, é no significado mais simples, ou seja, ato sexual em si. Tenho vários amigos na Alemanha e EUA e também conheci muitos no intercâmbio e todos apontaram que em seus respectivos países conversar sobre sexo é algo restrito, não ocorre facilmente em mesas de bar como no Brasil. O que você apontou como conservadorismo crescente eu chamo de preconceito, e claro, concordo plenamente com seu ponto de vista, assim, acho que os brasileiros são liberais ao tratar de sexo, mas preconceituosos ao se referir à pessoas do mesmo sexo. E fico feliz e agradecido por você e os outros moderadores excluírem comentários e perfis preconceituosos, gosto e participo do gameofthronesbr por este ser civilizado e de modo geral, seus participantes serem educados.

    Muito obrigado mais uma vez.

  • Entendi, só quis entender mesmo porque vc tinha suscitado aquilo. Acho que o Elio é só é descendente de cubano, mas é nascido nos EUA mesmo.

  • Cecília Nascimento

    Disse eu sei, por isso que reclamei até porque queria que fosse como nos livros… O que falei sobre a cena polemica é por conta desses boatos que estao falando que Petyr se envolverá com Lorde Bolton, por isso que citei o Ramsay, mas no caso é na série, nos livros eu não sei. Mas eu entendo porque disse isso, já que fui ler agora que ao invés de escrever ” a cena polemica” coloquei o “capítulo polemico”, perdao

  • ferakmi

    A unica falha seria ela ser legitimada, ja que ela precisaria do consentimento do Tommen pra adquirir o nome.

  • Pati

    Mas rapaz, isso é lógico, Sansa tem 14 anos, ou 15, não tenho certeza agora, já a Cersei tem seus 30 e poucos e já teve 3 filhos, não para comparar a maturidade das duas né…

  • Pati

    Será? O que o Harry e o rei Robert tem em comum para vc supor isso? Ou vc acha que todos os homens são tão facilmente domesticáveis?

  • Lucas Ponce Leon

    Em a tormenta a Lysa confessa que envenenou o marido a mando do Mindinho por amá-lo, não fala nada sobre o Ned

  • Ars Roccii

    A polêmica com Sansa deve envolver o menino robin…

  • Kevin Brandão

    O que levou Ned a ir ao Sul foi exatamente a morte de Jon Arryn, a morte consequentemente causada por Mindinho e Lysa. A Sansa pode ter juntado as coisas.

  • Carol BB

    Se continuar assim, vai mesmo! Já tem o que, uns 10 capítulos disponíveis? Isso daria no mínimo umas 150 páginas….

  • Carol BB

    Correto. Só ela própria e Petyr.

  • Carol BB

    Cada vez tenho mais certeza que a cena polêmica de Sansa será ela recuperando Winterfell e liderando a extinção, sangrenta, dos Boltons. Espero que ela coloque toda a sua bondade infantil de lado, e arranque o couro do Ramsay.

  • Carol BB

    Li no Forum do Westeros.org uma teoria de que sansa irá matar Robin Arryn após casar-se com Harry. Acho pouco provável. Mas, vai saber.

  • Carol BB

    Ixi.. do jeito que vai a coisa, talvez você tenha que esperar uns 2 anos pra voltar aqui.
    Melhor ler tudo agora. Até lançar, você já esqueceu os spoilers. rsrsrsrs

  • Carol BB

    Noooo! Petyr é o melhor jogador de todos. Se ele morrer, a trama perde muito!

  • Carol BB

    A Sansa era uma criança inocente e deslumbrada. Tinha um papai poderoso e uma família perfeita. Sonhava em ter filhos e ser rainha. Normal.
    Ela está evoluindo. Passando por situações que tiraram a sua inocência, e aprendendo como o mundo real funciona. E está tendo bons professores, especialmente o mindinho.

    Certamente, ela não chegará à idade da Cersei sendo burra e prepotente como a Cersei. Ela será muito melhor. As perdas fazem a pessoa amadurecer. Cersei não perdeu muitas coisas enquanto jovem (tirando a mãe, ela não perdeu nada). Quando começa a perder, ela enlouquece, e se acreditando inatingível, faz burradas em série. A Sansa já sabe que ela pode ser atingida duramente. Jamais se colocaria contra a Fé. Jamais precisaria caminhar nua pela multidão.

  • Carol BB

    Assumo que não gostava dela no primeiro livro. Sonhadora demais.
    Mas, com o tempo, fui me afeiçoando. E ela está crescendo. Ganhando identidade própria. Está se descolando da mãe (que me desculpem os adoradores de Catelyn Stark, mas era inocente demais pra uma mulher com aquela idade e aquela história).

  • Carol BB

    Não vão lançar nada da muralha. Isso acabaria com o suspense sobre Jon estar vivo ou morto…

  • Carol BB

    Os norte americanos são bastante conservadores no geral. Mas também não é pra tanto. Não é como se ela tivesse saído transando com meio Vale.

    E, a maioria dos países europeus não são assim. Os holandeses, franceses, italianos, russos são muito mais liberais que os brasileiros quando o assunto é sexo. Muiiito mais liberais!

    É só andar pela Europa pra ter certeza disso. Em Berlin chega a ser chocante para nós brasileiros.. estar andando de boas na rua, perto do Zoo, com a sua família, de repente, tcharam, várias vitrines de lojas especializadas em sado maso, com máquinas de sexo e etc.

    A primeira vez que estive em Praga, a capa do Metro (aquele jornalzinho gratuito) mostrava uma moça totalmente nua, de frente!

    Nos banhos públicos de Budapeste, as famílias ficam nuas. Isso ai, seu irmão, papai e mamãe, todos nus…

    Logo, se esse era o capítulo dito polêmico, sinto que o Enio exagerou muiiiiitoooo! Isso aí não é polêmico nem em Westeros, nem no mundo real. Sorry…

    Anyway, adorei o capítulo!

  • Jales Júnior

    Penso que ela só se casará com o Harry após o Robert* Arryn morrer, o meistre já advertiu que sonodoce com o tempo pode mata-lo

  • Jales Júnior

    Acho que ela vai ficar parecida com a Daenerys, Dura quando for preciso mas com um coração de donzela, a diferença é que vai ser manipuladora assim como o Petyr

  • to achando que ele será o o cavleiro que ganhará o favor dela no torneio.

    mas isso que escreveu acima (e tb um podcast que ouço enquanto escrevo) tb me deixa preocupado.

    myranda royce tb não merece mt confiança, pois antes do primeiro encontro entre elas não sabemos onde estava.

  • nao vejo a hora disso acontecer.

  • Carolina Lima

    Essa garota esteve cativa. sobreviveu a Porto Real, Cercei, Jofrey…claro que a orientação de mindinho faz diferença na evolução da personagem… Mais nem
    uma garota permanece tão igenua depois de ver a cabeça do seu pai em uma estaca. Estou mt ansiosa pelo The Winds of Winter.

  • Fernanda Vieira

    Essa é a Sansa que queremos ver! Não a da série.

  • jessicarose1402

    Eu acredito que o Mindinho quer casar ela com o Harry pela questão de ter um herdeiro. O Robin Arryn muito provavelmente não viverá para ser pai.