George R. R. Martin fala sobre a profecia de Cersei

O escritor George R. R. Martin falou sobre a criação da cena de flashback que abriu o episódio 5.01 ‘The Wars to Come’, premiere da quinta temporada de Game of Thrones. Ao canal da HBO no Youtube, ele comenta como bruxas e profecias são um aspecto inerente ao universo que é conhecido por ter dragões, gigantes, crianças da floresta e outras expressões de fantasia. E que, quanto a Cersei, conforme as coisas que a bruxa profetizou começam a se concretizar, ela começa a ficar mais alerta dos perigos que a cercam:

A Entertainment Weekly atenta para o fato de que o produtor David Benioff não considera essa como uma cena de flashback a rigor “porque ela abre o episódio ao invés de romper uma cena no meio para viajar para o passado“. Hum… Ok, né? Seja como for, a cena com a jovem Cersei (Nell Williams), a bruxa (Jodhi May) que nos livros é conhecida como Maggy, a Rã e seu tom profético foi comentado por George, novamente:

“A profecia é um elemento básico na fantasia, mas é algo complicado. Você quer brincar com a noção de que profecias se tornarão verdade, mas tem que ser de uma maneira inesperada. Você quer ser imprevisível. Shakespeare é o maior exemplo disso, ao falar que ‘quando a Floresta de Birnam chegar ao Castelo de Dunsinane, MacBeth cairá’. Todo mundo acha engraçado, não tem como uma floresta entrar em um castelo. Mas Malcolm chegou ao castelo camuflado com ramos e o resto já sabemos. Além disso, durante a Guerra das Rosas, um dos senhores foi profetizado que iria morrer em um determinado castelo. Assim, ele sempre teve o cuidado de evitar ir ao castelo. Mais tarde, na primeira Batalha de St. Albans, ele foi ferido e morreu do lado de fora de um pub que tinha esse castelo em seu símbolo. É preciso olhar para as profecias com cuidado e olhar para as palavras vazias. Maggy, a Rã faz à Cersei uma profecia, mas Cersei poderia fazer algum esforço para evitar esses acontecimentos? “

Ainda sobre essa matéria, a revista lembra que Game of Thrones já usou esse elemento de profecia antes, quando Melisandre queima três sanguessugas para amaldiçoar três candidatos ao Trono de Ferro – Joffrey Baratheon, Robb Stark e Balon Greyjoy. Embora nos livros todos estejam mortos, na série o patriarca Greyjoy ainda está vivo.

“O aspecto interessante sobre profecias é que elas nem sempre se tornam realidade”, diz Benioff. “Melisandre pensa que vê certas coisas nas chamas, às vezes ela está certa e às vezes não. Uma das coisas que gosto sobre os livros de George é que não é como se tudo e todos fossem ter um fim anunciado por alguma profecia enigmática.”

 

  • Assista ao trailer do próximo episódio, The House of Black and White, clicando aqui.

Compartilhe:

Ao comentar no site você aceita as regras previamente estabelecidas.

Posts Relacionados

  • Mariana Schneider

    Bran sonhou com o mar invadindo Winterfell, e todo mundo disse que era bobagem, que o mar ficava muito longe… até o Theon voltar com os homens das Ilhas de Ferro.

  • Thi

    Na série o Balon Greyjoy ainda não morreu pois eu acho que na próxima temporada eles devem tratar da entrada do olho de corvo e do restante do pessoal das ilhas de ferro com esse ponto de partida…espero né…

  • jean

    A temporada 6 deveria ser focada nos Greyjoy, mas há tantas mudanças que já estou começando a duvidar…

  • Joao Palmadas

    Aquilo com as sanguesugas não é profecia. É macumba mesmo. Profecia seria se alguém dissesse que os três iriam morrer e só, sem fazer nada para que isso acontecesse.

  • Leandro Soares

    Muita fé nos sete.

  • Guilherme Castro

    Difícil é inserir Euron, Aeron e Victarion sendo que será impossível Victarion fazer sua viagem do livro 5 e chegar a tempo. Se fizerem pelo menos o Euron já me contento, mas até ele tá difícil. A série simplesmente não sabe mais o que fazer com os Greyjoy, núcleo esquecido desde a terceira temporada

  • Bruno

    Acho foda essas sutilidades da história, deixa a história mais inteligente e envolvente, tudo é questão de perspectiva, ainda mais quando a história se conecta de várias formas complexas, cansava de ficar parado num parágrafo enigmático tentando fazer ligações no enredo e criando explicações na cabeça pra no final não chegar à lugar nenhum ahaha.

  • Marcondes

    Melissandre é fraca comparado ao Moqorro, aquele ali não erra uma ^^.. Sobre a profecia, valonqar tenho mais interesse nessa 😀

  • LyannaStarkWIC

    muita fé no deus afogado

  • Cecilia Saraiva

    Na verdade a série cortou muito das profecias e bruxas que a série tem. O lance do Stannis ser, aos olhos da Melisandre, a reencarnação do Azor Ahai, ele possuir a Luminífera, etc é um conjunto importante no arco dele, e ninguém fala nada na série. A Fantasma que prevê a morte da Catelyn para Arya, tb. Cadê? A série abafa muito do lance sobrenatural dos livros.

  • Vitor

    Se Moqorro se Aliar a Daenerys vai ensinar Muitas Coisas a Ela, Sobre seus Dragões ou sobre Dragões Em Geral.estou em dúvida se vai ser ele que ensinar modo Correto ou Tryrion.

  • Vitor

    Isso pode Ser um Sinal.. Que em vez de Stannis nos livros e claro tomar Winterfell, quem pode vim Tomar pode ser os Homens de Ferro…pra mim Faz sentindo isso.

  • Κάδμος Νηρεύς

    Na verdade eu creio atualmente que a macumba não fez nada em si.
    Melisandre viu no fogo e para dar a onda de a poderosa fez o feitiço.

  • William Novaes

    Se tem uma Coisa que faltou na série foram os Flashbacks.
    foi a ausência deles que fizeram com que a série tomasse uma rumo diferente

  • Renan

    Só faltava eles limar esses personagens assim como fizeram com Jovem Griff e outros, por isso a série já vai encostar no livro, o George é lento e a HBO apresada. Só esses plots ai já dia quase um temp. inteira.

  • Alderley

    Por isso que sempre digo para meus amigos, a Profecia do Principe Prometido se interpretarmos ao pé da letra, está bem óbvio e previsível que seja Daenerys. Não sou louco de negar que ela é a mais indicada pra ser PP, mas não descarto Jon Snow de jeito nenhum! A profecia pode ser aplicada nele e de forma bem inteligente e imprevisível e de acordo como Martin acredita q tem que ser usada uma profecia.

  • Calvin

    Tenho uma teoria que não sei se faz sentido ou não. Caso esteja enganado, a mãe de um rei é sempre chamada de rainha, mesmo que seu marido não tenha chegado a reinar; dessa forma pensei no seguinte: Será que Lyanna não é a rainha destinada a tirar tudo da Cersei? Eu sei, parece absurdo, mas talvez não seja tanto assim (pelo menos é o que eu acho). Como no passado os Targaryen praticaram a poligamia (o primeiro Aegon, por exemplo, casou com ambas as irmãs), alguns acreditam que Rhaegar teria se aproveitado do precedente e se casado com Lyanna; se isso for confirmado então tecnicamente Jon não só seria um herdeiro legitimo, mas pelas regras de sucessão aquele com a maior pretensão depois de Aegon. Essa poderia assim ser uma explicação para depois da queda de Porto Real os três guardas reais terem optado por continuar guardando Lyanna, no lugar de irem até Viserys, o rei de direito. O rei estaria na verdade ali dentro da torre, junto com a rainha-mãe. Portanto se no fim Jon assumir o trono, ao meu ver, poderia-se interpretar que a profecia foi cumprida.

  • Temis Pereira

    Concordo com você,se já ia acontecer,se já estava escrito,três sanguessugas gordas,inchadas de tanto sangue não fariam diferença,mas macumba é isso mesmo,só jogo de cena para tolos acreditarem.

  • Fabio Iketani

    não acho, pq quando a lyanna morreu cersei ainda não era rainha e a rã fala que ela deixaria de ser rainha por alguém mais bela e jovem, lyanna tem a mesma idade da cersei
    estou torcendo pra ser a arianne martell

  • Carol BB

    Tem um problema na sua teoria. Ainda que Rhaegar tivesse casado com Lyanna, e portanto, Jon fosse um herdeiro legítimo, ele ainda assim estaria atras de seu meu irmão aegon na linha de sucessão. Logo, Lyanna nunca teria chegado a ser rainha, nem “virtualmente” falando…

    De qualquer forma, concordo que a Rainha da profecia ser Margery é muito óbvio. Nada inesperado. Deve ser outra rainha. Talvez não uma rainha de verdade.

    Pode inclusive ser a Lyanna, mas por outro motivo. Lembra do torneio no qual o Rhaegar conheceu a Lyanna? Ele a corou “rainha da beleza”….

    Pode ser a Dany tbm.. mas de novo, muito óbvio.

  • Carol BB

    Alguem refresca a minha memória? O Moqorro já apareceu na série? As vezes confundo o que já apareceu na TV com o que li nos livros…

  • Carol BB

    Eu concordo com o João. Aquilo foi feitiço e não profecia. E ela não precisaria disso para se provar grande feiticeira depois do assassinato no Renly, não é?

  • Carol BB

    Não vimos a cara do Euron até agora..e o Victarion é um carinha x na série, que apareceu de canto de tela e não significa nada para os expectadores imaculados… rsrsrs

  • Carol BB

    Concordo que o Balon não morreu pq estão segurando o plot de sua sucessão. Acho que não é por “quantidade maxima de atores” e sim para tentar não deixar tão confusa a história que já tem diversas tramas paralelas.

  • Rodrigo Monteiro

    A Cersey vai achar que é a Margery e vai ter toda uma historia por tras disso, ela se dar mal muito mal por essa confusão, mas acredito que na verdade seja a Khaleesi mesmo.

  • Calvin

    Esqueceu que ainda não sabemos se o Aegon de agora é mesmo o primogênito de Rhaegar, aquele pode ter mesmo morrido junto com sua irmã.

  • Carolina Arissa

    Verdade, mas tem uma parte em que a morte de Balon Greyjoy está em uma das profecias: a mulherzinha idosa que aparece pro Limo e Tom 7 Cordas no Coração Alto e diz: “Sonhei com um homem sem rosto, à espera numa ponte que oscilava e balançava. Em seu ombro estava empoleirado um corvo afogado, com algas penduradas nas asas.” Acho que o homem sem rosto é Balon e quem matou ele foi Euron Olho de Corvo (talvez com alguma macumba também). A Melissandre também pode ter visto isso e disse que foi macumba dela kkkk.

  • Adriano

    Não….

  • Calopes

    Entendo que tem as profecias verdadeiras, as mais ou menos verdadeiras e aquelas que tem o intuito de enganar, ou seja, levar determinados personagens para armadilhas. No caso da Cersei, ela foi sacaneada.

  • Calvin

    Lyanna morreu jovem, pode-se afirmar então que permanece jovem. Tá, parece forçado, mas pra mim é provável. Embora também considere a Arianne como uma das prováveis; só não arrisco o nome do rei com quem casará.

  • Caio Barbosa

    Beleza, mas, diga-me, como que ele “acordou os dragões de pedra”?

  • Caio Barbosa

    Ele apareceu na serie?? QUANDO?? Nossa preciso saber, serio

  • Caio Barbosa

    Não

  • melomybr

    Não concordo com a parte de Jon Snow ser PP. ele é Azor Ahai. No livro 5, Melisandre pede em prece a R´lhor para ver seu rei (acreditando que seria Stannis), mas as chamas lhe mostram Jon Snow. Ainda no mesmo livro, Jon sonha que empunha uma espada de fogo, em meio à escuridão onde ele sente a presença dos Outros.
    Muita coisa foi mudada na série. Quero ver como será pra resolver tudo isso e acompanhar os livros.

  • Mariana Schneider

    Isso já aconteceu 😉

  • Carol BB

    Tks!

  • Carol BB

    OK, mas não é isso que eu quis dizer. Quis dizer que o Jon nunca teria sido “rei”, nem por alguns segundos, pq ele não era o primeiro da linha de sucessão.

  • Carol BB

    E a cena do parto das trevas foi jogo tbm? Acho que a Melissandre é realmente poderosa…

  • Carol BB

    Fui procurar e vi que me enganei. Ele nem apareceu, só foi citado!

  • Carol BB

    muita fé nos deuses antigos…

  • Victor

    Acho que o homem sem rosto é justamente isso, um Homem Sem Rosto (Guilda de assassinos de Braavos) e Euron foi o mandante…

  • Victor

    Só o Cabelo Molhado apareceu

  • Calvin

    Seria sim, na verdade. Rhaegar era o filho mais velho de Aerys, seus filhos homens, pelas regras de sucessão, por ordem de nascimento, estariam na frente de Viserys portanto.

  • reborn

    infelizmente a Arianne nós já sabemos que não é.
    afinal não existe essa personagem na série. E segundo os produtores e o Martin, a Série e o livro tem a mesma historia principal, logo pelas opções sobra a Marjorie, a Sansa e a Daenerys.

  • reborn

    pois é, acho que ele assim como eu, ficou estupefato com sua bela imagem de perfil, e acabou por nem entender direito que estava comentando 😀

  • Alderley

    Depende da versão da profecia, alguns dizem “Dragões de Pedra”, outro acordar o Dragão de Pedra, nesse último caso, acordar o dragão seria despertar o dragão, ou para os entendedores conhecer sua origem Targaryen, sendo filho R+L. Do jeito que ele está agora, Brandon Stark pode se comunicar com Jon e daí confirmar sua origem, despertando-o como bastardo Targaryen.

  • Tulio Cesar Domingos Corrêa

    Do meu ponto de vista é só um jogo de palavras óbvias… Tirando a parte da profecia de que o rei teria tantos filhos e ela só três (essa parte é absurdamente real), falar que uma rainha vai ser substituída por outra mais jovem e mais bela é falar algo que vai acontecer naturalmente não importa como! Toda rainha acaba substituída por outra mais jovem (e portanto mais bela) um dia…

  • Matheus

    Cara, a Margaery ser a rainha da profecia é bem mais obvio do que a Dany, tanto que até a mula da Cersei acha que é a Margaery. E se eu tivesse que apostar, diria que o Valonqar da profecia é o Jaime, e não o Tyrion. Se eu não me engano, o Jaime nasceu por ultimo e segurando os pés da Cersei. Seria épico.

  • Vitor

    Tbm fico imaginando Rickon pode vim retorna com os Vassalos dele de Skargos que tbm e uma Ilha, isso pode ser Sinal.

  • Adriano

    Magia de sangue…

  • Adriano

    Concordo com a Carol…Mel é poderosa. Ou então matar Renly e Sor Cortnay Penrose não significam nada?

  • Adriano

    KKKKKKKKKKKKKKKKKK…

  • Ozymandias

    Muita fé no deus de muitas faces.

  • Bruno Tavares

    O que? Balon Greyjoy ta vivo na série????????????

  • Carolina Arissa

    Sim, é verdade! Até tem partes em que o Cabelo Molhado diz que foi o Euron que matou o Balon.

  • Carol BB

    Sim! Lembra que no final a ultima temporada ele recebeu a caixinha enviada pelo Ramsay ?

  • Carol BB

    Mas o Rhaegar morreu antes Aerys e antes dos filhos dele não?

    Sendo assim, quando o Rhaegar morreu, o rei e o viserys ainda estavam vivos. Logo, o viserys se tornou o herdeiro legítimo, sim?

  • Carol BB

    A Margery certamente não é.
    Pra mim, tudo indica que é a Dany.
    Porém, como G.RR Martin gosta de surpreender, acabamos pensando em outras opções… Lyanna, Arianne, Sansa, Myrcela,

  • Carol BB

    Eu ainda arrisco que pode ser a Sansa… tem muitos possíveis reis pra ela casar.. e aparente ela não ficar com o tal de Harry…

  • Carol BB

    E ainda tem a possibilidade de vermos um dragão de gelo… GRRM não dá ponto sem nó. Pra mim aquele conto infantil sobre o dragão de gelo tem razão de existir.

    Eu acho que o Jon está mais pra Azhor Azhai do que para o principe prometido. Não que sejam excludentes…
    Mas ainda creio que o principe prometido é a Danny mesmo…

  • Carol BB

    Quem é Cabelo Molhado? Li em inglês e fico perdida com essas traduções.

  • Robert Forte

    No final da terceira temporada que isso acontece. Naquele teatro dos anões no casamento do Joffrey, o anão que representa o Balon Greyjoy fica dizendo: “Im drowing, I´m drowing” (Estou afogando). Não sei se era pra ficar implícito que ele morreu, ou se ainda vão matá-lo…

  • Caio Barbosa

    Ta, ele acordou o “dragão” apenas, mas não teve nenhuma relação com pedra, sem contar que isso seria um tanto quanto forçado, ja que ele não seria só dragão, mas também lobo

  • Caio Barbosa

    Ah, sim

  • Ana Laura Celestino

    E de quebra ainda levaria Daenerys ao trono já que os Targaryen se casam com irmãos, sendo assim as três cabeças do dragão seriam o Jon, a Dany e o outro irmão dela ( ou Tyrion como muitas especulações colocam). Muito inteligente, afinal como o George mesmo disse profecias não devem ser lidas ao pé da letra.

  • Carol BB

    Verdade, foi na terceira temporada mesmo. O tempo está se bagunçando na minha cabeça… rsrsrs

    Mas, acho que o Balon da série ainda está vivo. Sua morte vai deflagar o plot para sua sucessão. Talvez estejam guardando isso pra mostrar mais pra frente, quem sabe com Euron e Victarion. Talvez eu seja só otimista…. rsrsr

  • Carol BB

    Há uma teoria de que a rã Maggy, na verdade não é Maggy, é Maegi. E que talvez seja a mesma Maegi que apareceu lá no mar de grama, e “ajudou” o Khal drogo.
    Se for, talvez ela tenha um propósito maior na guerra dos tronos como um todo.
    Vai saber….

  • Calvin

    Se a sucessão em Westeros for baseada na das monarquias europeias (coisa ao qual acredito) então não faz diferença que Rhaegar tenha morrido antes de seu pai, seus descendentes (pelo menos homens) continuariam tendo maior pretensão que Viserys. O rei francês Luiz XIV, por exemplo, foi sucedido por seu bisneto, filho do primogênito de seu primogênito.

  • Alderley

    Não é forçado se levar em conta que ele é meio dragão e meio Stark. Consigo visualizar tranquilamente, Dragão de Pedra, dragão representando avparte Targaryen e Pedra, o frio, água em seu estado sólido, neve, snow.

  • Alderley

    Dragão de Gelo dentro da Muralha é desmentida na Enciclopedia do Mundo e Gelo, onde se explica como e quem participou da construção da Muralha. Em nenhum momento fala que Brandon wargou em um ou que tenha um enterrado na Muralha.

  • É assim mesmo Calvin. Quando o Aegon nasceu ele já entrou na frente do Viserys na linha de sucessão, mesmo que o Rhaegar nunca tenha sido rei.
    A ordem ficou:
    Aerys
    Rhaegar
    Aegon
    Viserys
    Daenerys (questionável pelo precedente do Conselho de 101)
    Robert (idem)
    Stannis (idem)
    Renly (idem)

  • Caio Barbosa

    Não cara, que viagem, NOSSA, que loucura

  • Bruno Tavares

    N lembro, pra mim foi a Asha que recebeu…

  • Carol BB

    Da onde veio essa história de dragão de gelo embaixo da muralha?
    Não acho que tenha um dragão de gelo enterrado na muralha.. afinal, pelo livro do GRRM ele não é tão gigantesco assim.. pode estar dentro de qualquer caverna nas terras além da montanha…

  • Alderley

    Acabou a réplica? Agora teria que explicar a minha suposta viagem e loucura? Bem, segui o que Martin disse da imprevisibilidade. Como disse no primeiro post, acredito que a profecia é totalmente cumprida por Daenerys, já no primeiro livro. Mas a “morte” de Jon, fumaça e sal na cena e estrela vermelha sangrando, assim como a descendência Targaryen dele, não aponta isso como LOUCURA.

  • Alderley

    A teoria sobre dragão de gelo em Westeros dentro da Muralha, vc encontra no google, procure e vai ver… é até famosinha mas sem nenhum fundamento. Sinceramente, achei que estava se baseando nela. Sobre ter Dragão de Gelo em Westeros, pode até ter, mas é achismo.

  • Willian Sorynni

    Vamos pensar nos Freys, pra quem leu os livros ficará mais facil essa explicação: Strevron Frey, o filho mais velho de Walder Frey seria o legitimo herdeiro da Travessia, mas morreu antes do pai, aí o herdeiro legitimo ficou com neto do velho Walder e filho de Strevron, Ryman Frey, aí esse morre tambem. E agora o posto de herdeiro está sendo disputado pelos filhos de Ryman (bisnetos do velho Walder): Edwyn Frey e Walder “Negro” Frey, sendo que Edwyn leva vantagem por ser mais velho. Se essa linhagem continuar viva e gerando mais descedentes, isso anula que os outros 20 filhos legitimos do velho Walder Frey sejam herdeiros. Resumindo, se o garoto for Aegon, é o verdadeiro Herdeiro.

  • Carol BB, só uma informação: o conto “O Dragão de Gelo” foi publicado muito antes de existir ASoIaF. Ele é de 1980.

  • Carol BB, só algumas informações.

    O conto “O Dragão de Gelo” foi publicado muito antes de existir ASoIaF. Ele é de 1980.

    E Azor Ahai e O Príncipe que foi Prometido são a mesma figura. Os dois termos já foram usados pelo GRRM ao mesmo tempo.

  • Damphair

  • Victor

    Cabelo Molhado é o Aeron Greyjoy

  • Calvin

    Esqueceu de Rhaenys, irmã de Aegon, ao qual acredito estaria depois de Viserys. E já que você citou o Grande Conselho, fico pensando se no fim o rei (ou rainha) não virá ser decidido por meio de um.

  • Homero

    Eu achava que essa Maggy era a bisavó da Jeyne Westerling

  • Robert Forte

    Será que eles vão mostrar Euron e Victarion ano que vem?! Seria incrível… Estou pessimista em relação a isso. Imagino que a data limite para inserir personagens tão importantes na estória era este ano, vide os Martell…

  • Antonio Filho

    Dragão de pedra poderia ser Tyrion. Sangue + escamagris.

  • Píi Eu

    Então, é obvio que não é a Margery, e a Dany nos livros não é mais bela que a Cercei, a Cercei dos livros é linda demais meu povo, o que mais se comentá é a Sansa. Porém me valendo de uma das visões de Bran depois de achar o corvo de 3 olhos, a arya é igual a Lyanna mais nova, logo grandes chances do patinho feio virar cisne e isso seria o mais inesperado.

  • Calvin

    Desculpe, mas de onde você tirou que a Cersei é mais bela que a Daenerys, a segunda é até chamada de a “mulher mais bela do mundo” por alguns personagens. Tá certo que esses mesmos personagens não conhecem a Cersei, entretanto é algo para se pensar. Já quanto a sua sugestão de que vai ser a Arya não me parece muito provável, ela ao meu ver precisaria crescer mais (no mínimo uns três anos eu diria), e não creio que dois livros seria suficiente pra isso.

  • Felipe

    Eu já acho que a profecia é verdadeira mas ela vai focar na mulher mais jovem e mais bonita errada, daí vem toda a confusão da implicância dela com Margaery!! Mas concordo que, no que diz respeito a Melisandre, algumas coisas ela realmente vê, outras ela inventa se aproveitando do fato de que as pessoas já sabem que ela possui o dom da vidência.

  • Felipe

    Sim, a Myrcela seria uma boa opção kkk

  • Felipe

    Lyanna seria mais jovem que Cersei?? Ainda mais considerando que a Cersei se casou muito jovem e bastante tempo depois da morte de Lyanna e nascimento do seu filho??

  • Calvin

    Só há um problema, apesar de que, em tese, Myrcella poderia ser rainha em seu próprio direito depois que o Tommen morrer, para garantir sustentação ao seu reinado é certo que ela precisaria de um rei, mas quem? É pouco provável que será Trystane, Dorne talvez não seja considerada forte o suficiente pela Cersei, portanto vejo duas possibilidades: Willas Tyrell ou Aegon. O primeiro reafirmaria a aliança com os Tyrell, ao qual atualmente está por um fio; já o segundo permitiria transformar um inimigo num aliado, além do que a Cersei talvez considerasse que a sua filha e o filho de Rhaegar juntos seria quase como se ela realizasse seu antigo sonho de casar-se com o príncipe (é bem comum pais frustados tentarem fazer os filhos realizarem aquilo que os mesmos não conseguiram no passado).

  • Letícia

    Tem o fato do casamento também né? Será que eles se casaram, se não ele é só um bastardo. Mas acho que casaram sim, um casamento nortenho, na frente de uma árvore coração. Por isso os deuses do norte sabem e é por isso que o Corvo do comandante mormont chama o Jon de rei. Na verdade ele fala “rei” quando ele está perto desde o primeiro livro e no capítulo final de Jon no Dança, ele diz Rei e depois Jon Snow. E o Jon diz que ele nunca tinha dito seu nome inteiro até aquele momento. Isso é bem marcante…

  • Letícia

    Como a Lyanna iria tirar algo da Cersei??? Ela morreu faz décadas!!!!

  • Letícia

    Da onde a Arya viraria rainha????? A Arya é o Valonqar, o irmão mais novo que vai matar a Cersei.

  • Letícia

    A rainha mais jovem e mais bonita pode ser a Myrcela, que será coroada em Dorne no livro 6. Enquanto a Cersei se apavora e luta com a Margaery, sua filhinha querida é quem lhe dará a facada nas costas. Tem um problema com essa teoria que é a mutilação no rosto da Myrcela, o que a tiraria do posto de “mais bonita”, mas ainda assim…Eu acho que o Valonqar é a Arya ( ela é irmão mais nova de um monte de gente…Sansa, Jon, Robb, todo que queririam se vingar dela), mas pode ser que seja o Tommem. Ele é o irmão mais novo da Myrcela e pode acabar por matar a mãe influenciado pela esposa, a pequena rainha Margaery. Cersei faz tudo pelos filhos e eles a destroem. Teorias são muito fáceis de criar! kkkkkk

  • Letícia

    Nunca vai aparecer, não tem a mínima importância na serie. Cortaram gente como Ariane e Quentyn e vc acha que vao colocar o Moqorro????

  • Letícia

    Não tem nenhuma profecia errada ou mais ou menos verdadeira nos livros, o que tem são interpretações mal feitas, isso a Melisandre confirma. Mas as profecias são todas verdadeiras. D & D erraram ao citar a morte do Baylon Greyjoy. Ele morre nos livros e o que a Mel faz não é uma “profecia” é uma magia de sangue. Eles estão segurando a morte do Baylon por causa do núcleo Greyjoy que só entra na 6 temporada com o Victarion.

  • Calvin

    Acho que também seria necessário comprovar o casamento, e para isso é preciso haver testemunhas vivas do mesmo. Mas será que existe alguma? Bom, talvez Jon Connington seja uma; ele foi um dos amigos mais próximos de Rhaegar, portanto me parece provável. Posso inclusive pensar em vários motivos pro Grifo ter optado por manter segredo: Rhaegar pode tê-lo feito prometer que guardaria segredo até o fim da rebelião, e não visto motivo pra revelar nada depois que ela acabou do jeito que acabou; é provável, ao meu ver, que Connington não gostasse de Lyanna (do mesmo modo como não gostava de Elia), e dessa forma não queira lembrar nada relacionado a ela; e/ou pode achar que revelar somente incomodaria Aegon (pra mim esse é o de maior probabilidade).

  • Caio Barbosa

    Mas ele não teve nenhuma relação com o Tyrion

  • Caio Barbosa

    Ok, mas… e os dragões de pedra?

  • Caio Barbosa

    Nunca, que viajem, isso seria muito forçado

  • Caio Barbosa

    Beleza, mas e a pedra?

  • Letícia

    Eu tb!

  • Letícia

    Pois é…mas ai veja: a pretensão do Viserys ao trono é melhor do que a Dany, então pq raios o povo do conselho do rei surta quando a Dany se casa, dizendo que se ela tivesse um menino e eles atravessassem o mar, isso seria um risco para Robert. Pq o potencial filho dela é mais importante que o Viserys? Pela lei de Westeros, se ela fosse a p´roxima na linha de sucessão ao trono, o filho homem dela seria o herdeiro e não ela, ok. Mas pq ngm tem medo do Viserys??? Tudo bem que ngm goste dele e o achem fraco, mas ele é o herdeiro por direito e é um homem adulto. isso não faz sentido, entende? Quem se importaria tanto em matar a Dany, grávida ou não, quando o Viserys ainda estava vivo. Viserys era um homem feito há 3 anos quando a Dany casou. Pq ngm mandou matá-lo? Mas quando ela se casa as pessoas surtam??? Não faz sentido!!! A não ser que Dany fosse filha do Rhaegar, então ela seria a herdeira, logo seu filho é MUITO importante e Viserys não. Isso sim faz sentido. Sinto um certo pesar nisso, porque eu acredito em L+R=J, mas essa teoria da Dany ser filha do Rhaegar e não o Jon, faz cada vez mais sentido…

  • Letícia

    Ele pode ter sido testemunha, acho que até o Arthur Dayne a Ashara foram tb…provavelmente a Elia soubesse tb. Ela sabia da profecia e sabia que Rhaegar precisava de mais um filho e ela não poderia ter mais nenhum….só que acho que Jon Conninton não sabe que Rhaegar teve outro filho com a Lyanna e se sabe não deu importância pq a criança era uma menina…Isso faz sentido para você? Para mim faz…E essa é a grande conexão dos Stark com a Dany…eles são parentes! Agora tudo faz sentido na minha cabeça…Quando ela está na casa dos imortais, o Rhaegar olha para ela e diz : tem de haver mais um, o dragão tem três cabeças. Isso só pode significar uma coisa: ela vê Aegon (uma cabeça), depois ele olha para ela (outra cabeça) e diz que tem mais uma por aí… mais um filho dele (terceira cabeça)? Pode ser…quem disse que Rhaegar e Lyanna tiveram um filho só? Isso mais sentido para mim, que as cabeças fossem os 3 filhos do Rhaegar que um filho bastardo e anão do rei Arys, a Dany, filha legítima e óbvia do rei e o neto do rei ( Jon, se R+L+J estiver correta).

  • Letícia

    Eita!

  • Letícia

    Essa é difícil de responder. Quando li isso pela primeira vez fiquei confusa pq isso aponta direto para a Dany (ovos de dragão), mas pode ser um dragão não tão literal assim. Se você acredita em R+L=J, então o próprio Jon é um dragão e essa metáfora pode se referir a acordar ele mesmo, ou seja voltar à vida depois de morrer. Pq de pedra? Se ele ficar dentro das delas de gelo na muralha ele vai empedrar. No GOT o Bran tem um sonho em que ele vê o irmão deitado sozinho em uma cela, com a pele branca, enquanto seu corpo perde completamente a memória de todo o calor. Acho que isso pode acontecer depois da morte do Jon. Outra alternativa seria ele acordar os dragões de gelo. Ok, isso é fail. Mas vai saber se não há dragões mortos que os Outros usam como escravos…sei lá…é uma ideia!!!!

  • Vini

    Eu acho que seria MUITO interessante se a rainha mais nova que vai chegar e tirar tudo de Cersei, fosse a Myrcella.

  • Calvin

    Acho que a reação seria a mesma caso fosse o Viserys que se casasse, ambos não eram considerados ameaças, no entanto havia o temor que seus descendentes viessem a ser futuramente. E, me desculpe, mas essa teoria não não faz o menor sentido. Qual seria a vantagem de fazer a filha de Rhaegar se passar por sua irmã? Como fariam para transportá-la de Dorne (onde fica a Torre da Alegria) até Pedra do Dragão sem que ninguém soubesse? A rainha estava de fato grávida, o que então aconteceu com a criança?

  • Letícia

    Cara, esse assunto é escabroso. E concordo, um pouco difícil de entender, mas a resposta foi você mesmo quem deu: a linha de sucessão! Viserys é o herdeiro, segundo você mesmo. Ele é um homem adulto e não precisa se casar nem ter filhos para conquistar o trono. ELE É UMA AMEAÇA, mas foi ignorado, pq não tem dinheiro ou um exército. Está claro, nesse ponto de vista, que a Dany só é uma ameaça, casada ou solteira, com filhos ou sem, com dinheiro ou sem, se o Viserys estivesse morto, o que não é o caso. Mas por algum motivo, é a gravidez dela que enloquece o rei e seus conselheiros, porque? Não faz sentido, entende? Eles deveriam ter pensado : Puxa, eles estão se armando, vamos matar Viserys antes que eles atravessem, o mar….mas não é esse o pensamento…Ou George errou em dar enfase na Dany pq ela é a personagem principal da trama, esquecendo completamente o Viserys, ou tem caroço nesse angu. Veja os trechos abaixo.

    – A puta está prenha! (…) quero os mortos, a MAE ou a CRIANÇA, e aquele palerma do VISERYS TAMBÉM. ( Rei Robert, GOT, p.250).

    Não deveria ser : “quero aquele palerma do Viserys morto! E aquela irmã dele e o filho dela também”????

    Ah, note que em nenhum momento, nas palavras do rei Robert, ele diz que a Dany e o Viserys são irmãos…

    Veja este outro:

    – Se estiver enganado, nada temos a temer. Se a jovem ABORTAR, nada temos a temer. Se der a luz à uma FILHA e não a um FILHO, nada temos a temer. Se o bebê morrer na infância, nada temos a temer. ( Ned Stark, GOT, p. 250)
    – Mas se for um GAROTO? E se ele SOBREVIVER? (Rei Robert, GOT, 250).

    Quer dizer…o importante é se ela tiver um FILHO HOMEM, quaisquer outra alternativas não importam. E pq? O Viserys e um homem adulto e é o herdeiro, é a ele que eles devem temer, não????? Segundo você mesmo com base nas leis de sucessão européias…Entretanto…veja eles não tem medo do exército dothraki, pois eles podem atravessar o mar sem que ela tenha filhos. Então pq a gravidez é importante? Eles têm medo do filho dela, pq ele seria o legítimo herdeiro se ela fosse filha do falecido e amado príncipe Rhaegar.
    Ok, mas isso iria requerer que o conselho soubesse desse fato, o que é muito assustador! Talvez isso aponte mesmo para uma falha do George mesmo ou a algo da história que não entendemos ainda…

    A questão da Dany ter sido contrabandeada para Pedro do Dragão é simples de resolver: ela não foi!!! A lembrança mais doce da infância dela é uma casa com porta vermelha e um limoeiro na frente. Isso é bem importante, pois vemos esse local na casa dos imortais, ou seja está ligado a algo que ainda vamos descobrir sobre o passado dela. Já foi apontado nos livros que o clima de Bravos não propiciaria um limoeiro , sugerindo que a casa não era lá…Junte a isso a história do Doran Martell sobre a criação do Jardim das Águas que foi aberto ao uso de todas as crianças pela primeira princesa Danaerys. Ele fala que ela percebeu que ali todas as crianças eram IGUAIS. Era impossível distinguir quem era de alto ou baixo nascimento. É possível que a pequena Dany tenha crescido ali com o irmão e o Sor William Dary com a proteção de Dorne. Por isso mesmo o tal pacto de casamento lá…tipo eu escondo as crianças, mas quando eles crescerem, Viserys casará com a Arianne. Não sei dizer se Doran sabia que ela era filha do Rhaegar, ela poderia ter ficado com a Willa na casa Dayne até a chegada do irmão por terra ou mar com Sor William Dary. Aí também explicamos a tal filha da Ashara Dayne que morreu ainda bebê e que é citada por Sor Barristan. Será que morreu? Ou será que a suposta criança que era “filha da Ashara”, foi levada para os Martell a partir de certa idade?
    Você diz que é fato que a rainha Raella estava grávida. De onde vêm esses fatos? O que se “sabe” é que ela deve ter saído grávida da fortaleza vermelha, mas de quantos meses? Um, dois? Imperceptível uma gestação assim…será que ela estava grávida mesmo? Além do que, ela poderia ter perdido o bebê, ja tinha perdido 8! E tinha tb um bebê que morreu com 1 ano, logo se ela teve uma filha, fllha dela pode ter morrido e eles substituíram o bebê pela Dany quando o Viserys chegou à Dorne. O Viserys sabia provavelmente. Mas ficou quieto pq senão ela seria rainha e não ele.
    Por fim, vem a tal feiticeira mascarada lá, que aparece e sempre diz: “lembre-se de quem você é!”. Bom, agora que só tem ela mesmo, não faz diferença para o trono, mas ser filha do Rhaegar certamente confere a ela mais elementos mágicos, especialmente se ela for filha da Lyanna Stark.

  • leandrosr

    Letícia, o detalhe é que se algum dos dois, Daenerys ou Viserys chegassem a Porto Real, sozinhos, mesmo que não fossem mortos não seriam coroados só por serem da linha de sucessão. Quando Robert tomou o trono, Usurpador ou não, a sociedade por meio de seus apoiadores aceitou a família Baratheon como atual “dona” da linha de sucessão. O medo por Daenerys é por que ela é quem está se casando com um Khal que tem muitos seguidores, o que pode inspirar outros possíveis apoiadores. Se você considerar ainda que ela não se casaria com Khal Drogo se não fosse por seu nome Targaryen, isso quer dizer que ainda há quem dê valor a esse nome.

  • Letícia

    Eles não tem medo do Kahl , são apenas bárbaros. Agora me diga: pq o bebê da Dany sendo menina não seria importante? Pq se ela sofresse um aborto isso não influenciaria? Se eles temem o Kahl e os 40 mil dothrakis, apoiando o Viserys, pq o fato da Dany ter um MENINO faria tanta diferença assim??? Leia de novo os trechos que selecionei:
    -Se estiver enganado, nada temos a temer. Se a jovem ABORTAR, nada temos a temer. Se der a luz à uma FILHA e não a um FILHO, nada temos a temer. Se o bebê morrer na infância, nada temos a temer. (Ned Stark, GOT, p. 250)
    – Mas se for um GAROTO? E se ele SOBREVIVER? (Rei Robert, GOT, 250).

    Isso altera o fato dos Dothrakis apoiarem o Viserys???? Não me convence…

  • leandrosr

    Verdade. Talvez nesse ponto eles já soubessem da fama de rei pedinte de Viserys e não acreditassem que ele seria capaz de reunir o apoio necessário para si, assim qualquer aglutinação de poder seria em torno de Daenerys mesmo que a coroação fosse para Viserys.

  • Caio Barbosa

    Essa faz mais sentido

  • Caio Barbosa

    mas ainda sim, ela fala de “dragões” (mais de um), e o Jon é uma única pessoa

  • Letícia

    Ok. Mas pq matar o bebê dela!!? Pq se o bebê fosse uma menina, ela não seria uma ameaça? Uma menina no ventre de Daenarys iria mudar a opinião que as pessoas tem sobre Viserys??? NÃO FAZ SENTIDO.

  • Letícia

    Os dragões mortos?

  • Caio Barbosa

    Não, a do Jon “acordar” como Targaryen

  • Ai eu amei essa profecia! Espero que a rainha seja a Day! 🙂 Ela é na minha opinião a melhor na série, infelizmente passa-se muito pouco sobre ela!

  • Vini

    Eu acho que será Myrcella. A rainha mais jovem e mais bela que tomará tudo de Cersei. Faria MUITO sentido!

  • Vini

    Acho que será Myrcella, a rainha mais jovem e mais bela que virá a tomar tudo de Cersei. Dois motivos para isso:
    01) Rainha mais bela – beleza é uma coisa subjetiva, Cersei pode achar que nenhuma outra mulher do reino é mais bela que ela. A única pessoa para quem ela talvez concordasse com esta profecia seria sua própria filha.

    02) Sabemos que algumas pessoas em Dorne tem planos de coroar Myrcella rainha, sendo assim ela poderia tranquilamente voltar a Porto Real, não como princesa, mas como rainha (mais nova e mais bela).

  • Carol BB

    Eu acho possivel que seja a myrcella mesmo. A margery e a dany sao opçoes meio que obvias demais… E, provavelmente o valonqar da profecia é o jaime e nao o tyrion.

  • Vini

    Concordo totalmente. Claro que não será o Tyrion.

  • Alinne Gomez

    Interessante a profecia, mas tem uma coisa que não consegui entender…
    a bruxa disse que a Cersei teria 3 filhos e que de ouro seria suas coroas e também suas mortalhas, já o rei teria 20 filhos, até ai ok!
    mas, quando Brandon estava de cama e sua mãe fazia uma escultura de madeira e rezava aos pés de sua cama, Cersei foi visitá-lo e lá ela disse que seu primeiro filho de cabelos negros foi morto pq a febre o atacou, que nunca visitou sua cripta e bla bla bla, diante disso ela teve 4 filhos (o nenem morto, jofrey, myrcella e o caçula que esqueci o nome hahaha) logo a profecia se enganou ou foi alterada 🙂 o que acham????

  • Erro de continuidade da série, mais provavelmente. A mesma série que segundo alguns continua tendo um roteiro impecável, diga-se de passagem.

  • Celino filho

    acho muito improvavel pq a Myrcella nao tomaria td que e mais querido da Cersei o seu irmao Tommen

  • Rafael Fidelis

    Mas daí você está partindo do princípio de que ela estava falando a verdade… rs

  • Alinne Gomez

    nossa vdd…não tinha pensado por este lado 🙂