George R. R. Martin está determinado a finalizar “The Winds of Winter” até 2016

Com a quinta temporada de Game of Thrones batendo à porta, George R. R. Martin – que não pode colocar a cara na janela de casa sem que algum fã grite “Vá escrever!” – parece estar realmente determinado a terminar o próximo volume das Crônicas de Gelo e Fogo, The Winds of Winter (Os Ventos do Inverno).

george-rr-martin

Em entrevista à Entertainment Weekly, o autor disse:

“Publicar The Winds of Winter antes da 6ª temporada de Game of Thrones (que vai ao ar no ano que vem) tem sido importante pra mim há algum tempo. Eu queria que ele fosse lançado agora . Talvez eu esteja sendo muito otimista em relação à minha velocidade na escrita, mas eu cancelei duas convenções, estou recusando várias entrevistas—tudo o que eu puder fazer pra limpar minha mesa e terminar isso de uma vez.”

Ele ainda revelou que haverá uma grande reviravolta para um personagem importante da saga, algo que ele nunca tinha considerado fazer antes.

“Isso vai enlouquecer os leitores, mas eu amei. Eu ainda estou ponderando se devo ir nessa direção ou não. É uma grande reviravolta. É fácil escrever coisas que são chocantes ou inesperadas, mas elas precisam crescer à partir dos personagens. Crescer a partir das situações. De outra forma, seria apenas o choque pelo choque. Mas isso pareceu algo bem orgânico e natural, eu consegui visualizar tudo acontecendo. E com os outros três, quatro personagens envolvidos… faz muito sentido. Mas não é nada que eu tenha pensado antes. E não é nada que eles poderão fazer na série, por que na série eles fizeram algumas decisões envolvendo esse personagem em particular que irão tornar isso impossível. No meu caso, essas decisões não foram feitas.”

Opa. Que grande reviravolta será essa?

A EW ainda revelou que Martin tem outros projetos não divulgados, como uma nova série para a HBO chamada Captain Cosmosque contará a história de um escritor jovem e visionário que decide criar uma série de ficção científica e “contar uma história que ninguém mais contaria” nos primeiros anos da era da TV, em 1949. O piloto será dirigido por Michael Cassutt (Z Nation).

O autor também confessou que seu único arrependimento é não ter começado a escrever Os Ventos do Inverno quando terminou A Dança dos Dragões, em 2011.

“Eu estava mergulhado de cabeça no livro e então tive que deixar a escrita de lado por seis meses. Me esforçava tanto que a escrita estava realmente boa. Eu devia ter continuado a partir dali, por que eu estava escrevendo tão rápido. Mas eu não pude por que tive que me dividir entre a fase de edição e a turnê de lançamento do Dança. Ás vezes o ferro esfria, especialmente pra mim.”

Quando perguntaram a ele o que achava do novo livro, comparado aos outros livros da saga, Martin disse que não podia ter certeza.

“Na terça-feira, eu acho que é a melhor coisa que eu já escrevi. Mas na quarta-feira já começo a achar que é tudo lixo, e que eu deveria jogar tudo pra cima e começar de novo.”

Por favor Martin, não faça isso.

[Fonte: ew.com]

Compartilhe:

Ao comentar no site você aceita as regras previamente estabelecidas.

Posts Relacionados

  • Guest

    Só eu que acho que essa nova série seja as aventuras de dunk e egg? É um palpite meu pra série que acho que em 2017 só comece no outubro do hemisfério norte!

  • Sandro Valente

    Importante os editores publicarem uma teoria acerca dessa afirmação do Martin sobre essa reviravolta.

  • Leo Guedes

    Que personagem será esse que agora tem um destino contrário e que não pode ser mudado na serie, fico entre Jon e tyrion.

  • Laercio vilanova

    pra ser uma reviravolta tão grande acho que é com o theon

  • Me pergunto se ainda estarei viva pra ver o fim dessa história.

  • Nikolas M. Fortes

    Se o personagem tomou outros rumos, acho que as opções se limitam a Sansa, Jaime, Tyrion e talvez Theon. Pensei que poderia ser sobre algum personagem que não pareceu na serie, como Lady, Victarion, Euron e Arianne, mas acho que ele se refere a um que existe na serie também.

  • Igor Soares

    Ou se ele vai estar vivo pra terminar D:

  • Só pode ser porque a personagem não está na série (ou já morreu lá, mas não no livro). Aguardemos. Ansioso pra WoW mesmo estando na metade de ADwD ainda.

  • Gian Townley

    Que o senhor da Luz te de forças.

  • Joao Palmadas

    Olha, por mim, não vejo porque ter tanta pressa. O importante é continuar bom e terminar bem.

    É verdade que a série cria uma certa pressão, mas afinal os livros vieram primeiro e eles deveriam continuar em seu ritmo, independente da série. A série não tem como ser independente dos livros (mas eu sou a favor de um final alternativo), mas os livros podem e devem ser independente da série.

  • Liquid

    Bad Bran is coming….

  • gustruo

    A primeira coisa que eu imaginei foi que ele vai matar algum dos mais queridinhos do público. Pensei logo na Daenerys mandando o drogon comer a cabeça do Tyrion (pelos trailers eles parecem estar juntos, diferentemente dos livros em que nunca se encontraram), mas enfim… Se aquele spoiler da cena final dessa temporada for real e com os cortes de personagens da série fica bem difícil adivinhar. A reviravolta também não precisa ser necessariamente uma morte.

  • Samuelxc

    Aff, tenho medo dessa “reviravolta”

  • Pedro Mendes

    Reviravolta envolvendo um personagem que teve seu arco alterado na série, Jon?? (O grande Outro no suposto season finale). Ou os arcos de Dorne e dos Greyjoy?

  • Alynne Duarte

    Ele falando reviravolta já imagino Daenerys desistindo de ir para Westeros.

  • Marcondes

    Provavelmente deve ser o Jon que vai deixa doido o Stannis,Melisandre e outros 2 que não sei qual coloca ‘-‘…

  • Wercton

    Fiquei imaginando a mesma coisa hahaha lol

  • Tatiza Feitosa Lima

    Ele vai ressuscitar Ned Stark!! hahahahahahaha MEDO DESSA REVIRAVOLTA!Ainda mais por que ele mesmo acredita que nós vamos enlouquecer,coisa boa não é!kkkkk

  • Camila M. T.

    “E não é nada que eles poderão fazer na série, por que na série eles fizeram algumas decisões envolvendo esse personagem em particular que irão tornar isso impossível. No meu caso, essas decisões não foram feitas.”

    Eu penso que pode ser algum personagem que já morreu na série, mas ainda não morreu nos livros, como a Jeyne Westerling ou o Jojen Reed.
    Ou relacionado ao Bronn, que na serie está fazendo o papel do Ilyn payne.
    Ou Jaime que na série foi pra Dorne.

  • O nome da série está no texto, Matheus.

  • Thalisson Santos

    so somar 1 ano a expectativa do martin q provavelmente sera a data mais proxima..
    se ele estima lançar em 2016 entao deve sair mesmo em 2017…
    como ele pode ser tao otimista e matar todo mundo?

  • Vicente

    Não gostei da escrita dele estar voltada a se
    diferenciar da série. Parece que ele se esforçou pra criar uma coisa
    impossível de ser repetida na série. Vamos ver quem teve trajetória diferente dos livros…Pensei na Jeyne Westerling, Cetim, Jojen reed, mãos frias, Belwas, Xaros Xhoan, Tysha … mais alguém?

  • Aegon Blackfyre

    Só acredito que sai antes de 2016 quando os livros estiverem em pré-venda. até lá esse otimismo do GRRM não me atinge. Não mais, depois da putaria que foi o ADWD.

    essa viravolta não sei nem o que pensar. Pra ser algo impossível de se fazer na série o personagem deve ter morrido. Então meu palpite é a mulher do Rob, a Jeyne Westerling ou então o Edmure Tully.

    A Jeyne Westerling envolve exatamente uns 3 ou 4 personagens na sua trama: o Edmure, o Walder Frey, talvez o Jaime e a Brienne… E o bebê dela, se estiver grávida.

  • Vicente

    “na série eles fizeram algumas decisões envolvendo esse personagem em particular que irão tornar isso impossível” ……….Ninguém da sua lista está numa situação irreversível até então. Leia meu comentário acima contendo alguns que realmente estão.

  • osman Fergusson

    se for uma coisa que ele nunca considerou fazer antes, deve ser matar um dos personagens que supostamente estariam no desfecho da saga: JON, DAENERYS, ARYA,SANSA, TYRION ou BRAN

  • Jjengcosta Costa

    esse personagem com reviravolta e theon qua na serie foi capado mas nos livros e apenas teoria.

  • Laiks

    Já tá mudando a história, Martin? Deve ser triste pra ele ver a obra de sua vida sendo entregada na tv de uma maneira muito diferente do que ele queria originalmente fazer em seus livros. Depois de saber o final pela série, os livros vão perder quase toda graça e isso deve ser ainda mais desanimador pra ele.

  • Juan Pianecer

    Os 4 personagens: Jayne Westerling – Coração de Pedra – Jaime – Briene
    Todos estes estão ligados de uma forma bem proxima, e Briene é a unica (pelo menos até agora) que esta satisfatoriamente fiel aos livros. Jaime tambem esta, porem literalmente tomou caminhos diferentes, e os dois primeiros sequer apareceram…

  • Deivson Augusto

    Viraria a Daenerys, diferentemente da série, uma sádica?
    Estariam os deuses, (ou o Martin, rs) virando sua moeda para a loucura?
    Seria o Bran que mudaria de lado?
    Ou um personagem, ou núcleo já na série descartado, dando reviravoltas no jogo dos tronos?

    Esse discurso dele explodiu minha cabeça.

  • Calopes

    Rsrs.
    Imagine se ele ressuscitar ao Robb Stark usando uma cabeça de lobo. Seria o primeiro lobisomem da história.

  • Castiel The Angel

    Acho que ele pode estar se referindo à um personagem que já foi morto na série, e não nos livros, e por isso essa reviravolta seria impossível na série. Meu palpite vai para a Jeyne, esposa do Robb. Estaria Martin pensando em torná-la a rainha da profecia da Cersei?

  • GiuSal

    Acho difícil reviravolta com o Tyrion porque ele já teve uma. O Jon já é mais que certo que a Melissandre vai usar umas mandingas nele, então não vejo surpresas. Dany… também não, ela voltando para Meereen já é esperado que aconteça algo. Com a Sansa também todo mundo já imagina que vai rolar uma treta dela com o Mindinho. Se o Theon tiver mais uma reviravolta vai virar piada. A Arya tá com o sangue nos olhos, pelo capítulo de Mercy já deu prá ver que a pirralha vai espetar metade de Westeros. O Bran da série está seguindo praticamente o livro, então não deve ser com ele. Eu aposto na Cercei, Jaime ou Coração de Pedra. Lembrando que o Jaime da série está numa situação e o do livro em outra totalmente diferente.
    Então, façam suas apostas, kkkk

  • Leandro Soares

    Penso em várias reviravoltas, Por favor quem pensar em algo responda aqui.
    Adoro especulações.

  • Daniel Miranda

    Ela tem que ir, se não o plot dela não faz sentido.

  • Bia

    A Dança dos Dragões levou cinco anos pra ficar pronto e é de longe o livro que eu menos gosto da saga, do Festim eu gosto muito de alguns capítulos específicos, mas os livros que me encantam mesmo são os três primeiros que tiveram intervalos de apenas dois anos entre um e outro. Então, pra mim, não acho que a qualidade esteja assim tão relacionada com o tempo de escrita, mas com o foco. Eu amo o fato do George RR Martin ter criado uma história rica em detalhes, mas se ele já tem em mente qual é o final dos personagens principais, acho que deveria apenas parar de dar voltas, mais voltas e reviravoltas com a Dany, a Arya, o Jon, o Tyrion, etc., e ser um pouquinho mais objetivo…

  • Jaime virou assassino de parentes, chegou em King’s Landing antes de morte do filho, virou estuprador e está em Dorne. Não vejo como ele pode estar satisfatoriamente fiel.

  • Aegon Blackfyre

    E pq isso não poderia ser replicado no seriado? Acho que não deve ser isso.

  • Lionel Dayne

    Aposto na Coração de pedra. Tomando proporções maiores do que ele havia pensado a priori. E por ter sida excluída da série.
    E com ela estão envolvidos Brienne, Jaime, os Freys, Thoros e talvez ela também se vingue de mais Lannisters e alguns Boltons?
    pode ser..

  • Aegon Blackfyre

    Jeyne Westerling ou Jaime são minhas apostas.

  • Amigos hipoteticamente falando,vamos supor que o livro seja lançado 01/01/2016 ,quanto tempo vcs acham que levaria para traduzir e disponibilizar para venda em PTBR ?

  • Eduardo Felix

    Seria interessante

  • Eduardo Felix

    O pessoal está comentando que a reviravolta pode ser com Jaime, Jeyne, Brienne e a Senhora Coração de Pedra. Me parece plausível, pois seria impossível adaptar isso na série.

  • Aegon Blackfyre

    Depende do interesse da editora,mas eu acredito que uns 4 meses.

  • Aegon Blackfyre

    GRRM recusa a participação na série.
    recusa algumas Cons.
    Está determinado a acabar até 2016.
    Resolve Escrever uma reviravolta, diferentemente da série.
    Cogita o fim da história ser num filme.

    Tudo isso aponta para uma única coisa: GGRM is freaking out. acho que finalmente ele percebeu que a grande realização profissional da sua vida vai ser entregue de mãos beijadas pra HBO.

    Aliás, do que adianta isso tudo se ainda tem um livro gigante depois desse? Ou ele jura que vai escrever o último em 1 ano? Risos Seu Jorge.

  • Messinho’

    Pelo tanto de personagem que tá interligado ao que vai ter reviravolta, só consigo visualizar o Tyrion, talvez, desistindo do jogo dos tronos e indo embora com a Merreca.

  • Thiago Corrêa

    Depois dessa a noite é escura e cheia de terrores.

  • HSCB

    Mãos Frias, Benjen Stark …. ele vai finalmente botar pra quebrar???

  • Bruno D’Oro

    Eu já tenho um pensamento diferente. Eu, como fã, iria adorar ler uma reviravolta completamente diferente da série, algo novo. Mesmo que o final seja o mesmo, os caminhos para chegar lá são diferentes.

  • Bruno D’Oro

    Esse é um dos maiores medos da minha vida!

  • Juan Pianecer

    Foi o que eu quis dizer com satisfatoriamente fiel e seguindo caminhos diferentes. Concordo com tudo que voce disse, só quero dizer que ainda não foi feito nenhuma mudança tão crucial que torne o retorno a linha dele impossivel, diferente do que aconteceu com Tristane e Arianne por exemplo, um foi extremamente superestimado e o outro nem existe. Mas uma outra possibilidade, seria o Victarion (somando Dany, Selmy e Tyrion), esse tambem seria bem interessante.

  • Castiel The Angel

    Mas, que eu me lembre, a profecia não diz que a rainha que vai lhe tomar tudo e o valoncar sejam a mesma pessoa – tanto que a Cersei até cogitava ser a Sansa no começo.

  • Castiel The Angel

    Bom, vamos supôr que seja Stoneheart, que ela mate Brienne, Jaime, Cersei e meio mundo. Se ela se mostrar DESSA magnitude, mesmo que atrasados, D&D AINDA poderiam colocar ela na série. Isso sem contar que Martin deve estar, no mínimo, na metade do livro já – ou seja, época de Jon com mandingas, embrolho de Brienne e Jaime, Dany voltando pra Meereen e cia já passaram, a coisa está mais pra frente. Ainda acho que tem ago a ver com algum personagem que já morreu na série, e não nos livros, ou que vai morrer nessa temporada.

  • Aegon Blackfyre

    Ah é…

  • Que os Sete, R’hllor, o Afogado, os antigos, a Mãe Rhoyne e a Cabra Preta de Qohor te ouçam.

    E acho que é até possível que seja ele mesmo, dada a predileção do GRRM pelo personagem. Meu chute fica entre ele e o Jaime.

  • Felipe

    Vindo do Martin a reviravolta seria ele NÃO matar ninguém mais kkkkk

  • Messinho’

    Ce gostaria desse final? O.o
    EU QUERO VER ELE VOAR

  • Thiago Corrêa

    Se a Merreca não morrer da Égua descorada 🙁

  • Vaz

    Pode ser como o Aegon já disse, ou até menos. Um amigo que estagiou em uma editora dessas me disse que se já houver contrato de publicação (que é o caso da leia, hehe), os capítulos já finalizados já podem ser traduzidos, mas não publicados oficialmente, claro.

  • Letícia

    Posso estar falando merda, pq eu não terminei o Festim ainda e nem comecei o Dança ainda, então não sei o que acontece com certos personagens nos livros, além das coisas maiores que já recebi spoilers.. Mas quando ele falou eu fiquei pensando no núcleo dos Greyjoy. Isso pq ele disse que é um personagem importante na trama, mas não é nada que possam colocar na série por decisões que tomaram em relação aos personagens e é algo que ele nunca tinha pensando em fazer antes. Fiquei pensando no Theon. A reviravolta poderia ser ele ficar com a Cadeira de Pedra do Mar. Isso seria orgânico, envolveria 3 ou 4 personagens (núcleo Greyjoy) e não poderia ser feito na série pelas decisões que ja tomaram em relação a esses personagem. Acho que a última vez que vi ele na TV a Asha o rejeitou e o deixou para morrer…e ninguém se importou em dar uma continuidade para isso na série…uma reviravolta seria ele assumir o trono da ilha de Pyke e ajudar a derrotar Euron, ajudando a Dany a conquistar o trono, ou ajudando os Stark a ter de volta Winterfell. Seria um jeito dele se redimir pelo que aconteceu…nesse caso ele e a irmã trabalhariam juntos nisso. Mas de novo, não sei o que acontece com Theon. Aonde estou no livro dizem que está morto, mas não está realmente.

  • Letícia

    Isso pode ser feito na série…é algo que não pode ser feito, ele disse.

  • Letícia

    Concordo. Também acho que é o com o Theon. Não tem nada que não possa ser feito na série ainda com os outros personagens, mas com este sim. Acho que faz sentido que seja ele.

  • Letícia

    Não é nada que vá alterar o final da história certamente. O final já está nas mãos dos produtores da série e isso não pode ser mudado. Tanto por contrato, como porque ele pareceria louco se matasse a Dany antes do fim ou se resolvesse não ressuscitar o Jon sem explicar quem ele é…Ele deve ter mudado algo que vai fazer um contexto diferente para certos acontecimentos e isso vai ser uma reviravolta no caminho de algum personagem IMPORTANTE e é algo que IMPOSSÍVEL DE SER FEITO NA SÉRIE. Não acho que tem a ver com gente que morreu, porque ele diz que é algo ORGÂNICO, ou seja, é algo que poderia acontecer naturalmente no caminho, mas que ele nunca pensou antes e que envolve um núcleo inteiro (3, 4 personagens). Pensando rapidamente, já que todo mundo tem uma teoria fantástica, eu tb tenho e dois personagens me vem à cabeça: O Theon avançando como um salvador do núcleo Greyjoy ou a Sansa fazendo algo em relação ao Jon. A Sansa e o Jon tem uma relação distante e não sei exatamente qual o papel dela no final da trama. Tem uma coisa que está me incomodando muito ultimamente que é fato de eles não são irmãos e a Sansa é RUIVA. Será que essa “reviravolta” não poderia ter a ver com uma certa aproximação dos dois? De repente ele nunca pensou nisso, mas agora…

  • Anderson Lima

    6 meses

  • Anderson Lima

    Acho que não seria essa. Ainda aposto que o final da saga será um confronto entre os Outros e os Dragões.

  • Vinicius

    Acho certo que seja a senhora coração de pedra, pois ela não está na serie, ao mesmo tempo que já esteve, acredito que enfim Jaime seja enviado para Porto real, para cumprir a profecia da Cersei. Vejo que vai ser a ascensão da Sra coração de pedra, juntamente com Jeyne Westerlin(Acho que é assim que escreve :p )

  • Rafael Von Ah Bento

    Bom, fazendo as contas: se a HBO dividir TWOW em dois anos, a série estaria coberta até 2017. Então, se o gordinho só fizer mais 1 livro (o que, ao meu ver, seria o mais prudente) ele teria 2 anos pra escrever a tempo de cobrir a série. Se ele já levou 4 anos pra escrever o último, então significa que: a HBO vai terminar antes dele ou a série terá um hiato.

  • Calopes

    Como o nome de Jeyne Westerling aparece em vários comentários aqui, verifiquei a sua “biografia” e na data em que ela nasceu tem-se: 283 AC.
    Mas, se Jon Snow e Samwell Tarly tem algo em comum é a data de nascimento, vê-se: 283 AC.
    Seriam os três tri-gêmeos( filhos de Rhaegar e Lyanna Stark), e um quarto envolvido, Ned Stark que teria doado Jeyne e Samwel a duas famílias distintas?
    Claro que ainda estou pensando se há uma alternativa melhor do essa, entre tantas possibilidades.

  • Juan Pianecer

    Se eu não me engano, Dança levou 11 meses pra ser publicado pela Leya. Mas pelo menos teriamos certeza que em no maximo um ano o livro estaria disponivel…

  • Tatiza Feitosa Lima

    Jeyne Westerling é uma opção coerente,mas pelo visto parece ser um dos personagens principais( Tyrion,Daenerys,Arya, Sansa,Jon e etc)

  • Wagner Augusto Almeida de Mora

    Acho que é muito mais ‘fácil’ escrever o último livro do que os outros… O final ele já sabe a muito tempo como vai ser, o grande problema é escrever e desenvolver tudo como chegar nesse final…

  • Antony Gonçalves

    Algo dos Greyjoy ou Martell.

  • Letícia

    Caraca…essa foi a teoria mais louca que eu já vi por aqui…Pq raios a todo mundo que nasceu na mesma data tem que ser irmão? A Lyana deve ser sido mãe de metade de Westeros, então!kkkk
    E de que adiantaria os três serem irmãos? Se houvesse mesmo algo muito importante com a Jeyne, os produtores não teriam extirpado essa personagem da historia e substituído-a por outro completamente diferente que morre na série. O arco dela no próximo livro pode envolver desde confessar que o casamento dela com o Robb foi armação do lorde Tywin quanto ter tido filho do Robb, o que seria realmente importante para a história. No mais…cara…nada a ver essa ideia…

  • Francisco Capuzo

    Acho que a reviravolta que deverá ocorrer envolverá Arianne Martell,Aegon Targaryen e Jon Connigton, como ele diz que ocorrerá de forma natural oque tudo indica Arianne e Aegon se casarão e de alguma forma com ajuda de Nym e tyene ,serpentes que estarão envolvidas em Porto Real para disseminar a discórdia,e com auxilio de Doran Martell que não deve ter esperanca que Dany esteja viva, apoiar Aegon seria uma outra estratégia,essa a junção entre os Martell e os “Targaryen” possibilitaria que Aegon a Arianne se tornassem o novo rei e rainha,pelo menos por um tempo, mas como nenhum desses exceto as serpentes e Doran estão escalados impossibilitaria esse acontecimento na série….

  • Isaac

    pode ser que o lançamento seja mundial (em todas as línguas de uma só vez, dada a grandiosidade da saga).

  • Karoline Lino

    Jeyne, para mim, é a personagem mais provável para a reviravolta… Baby Stark, talvez?

    Mas ainda tem essa coisa toda com a coração de pedra… sei lá. Só espero que o tio Martin não esteja dando nenhum tiro no pé por causa do orgulho de dar uma sambada na HBO…

  • Rodrigo MariMoon

    Geralmente, todo último livro de saga literária é mais fácil e rápido de escrever, pois é basicamente “amarre todas as pontas soltas e faça um final triunfal!”, entendeu ^^’?
    J.K. Rowling escreveu o último Harry Potter rapidinho, comparado ao tamanho do livro com os outros e o tempo que levou pra lançar um e outro. Ou Lauren Kate com o livro Êxtase, que ficou pronto assim que o anterior lançou.
    Então, é um pouco lógico que o sétimo e último livro vai lançar rapidinho, mais até do que ele levou pra escrever entre Fúria dos Reis e Tormenta de Espadas, se bobear.

  • Rodrigo MariMoon

    Ele, naquele estado, castrado, faltando pedaços do corpo, desdentado, vai querer se mostrar como Lorde de Pyke? Duvido muito…

  • sou team stark e tudo o quero saber é o que vai acontecer especialmente com bran, arya e rickon

  • Vitor Neves

    Acho que essa pode entrar na lista de teorias mais malucas. Essa foi muita viajem hahaha
    Não querendo ofender…

  • Nossa cara 1 ano??
    Vou ficar um belo tempo longe da net então..pra evitar spoilers.

  • osman Fergusson

    é, pensando melhor, acho deve ser o filho de Robb que junto com a mãe sobreviveu das gêmeas, e ainda deve aparecer nos livros. mas não na série

  • Calvin

    Acho que Arianne ainda pode aparecer na serie, é só matar o Trystane.

  • Calopes

    Após uma investida precipitada neste round, levei duros golpes. Não contra atacarei, tentarei arranjar forças para um próximo. Rsrs.

  • Calvin

    A tradição impede que uma mulher ocupe a Cadeira da Pedra do Mar, então já me ocorreu que a Asha talvez o utilize como “Lorde Fantoche”. Mas não sei se os Homens de Ferro mesmo assim aceitariam o comando dela.

  • Leandro Soares

    Sobre Theon herdar as ilhas de Pyke, essa sempre foi uma teoria que tive em mente. Muitos podem até questionar sobre ele não poder ter um herdeiro, mas no segundo livro quando ele viaja para Pyke, ele tem relações com a filha do capitão que o transportava. Essa mesmo, fica apaixonada por ele e diz querer ser mulher.. até aí beleza. Mas o ponto é que, a SÉRIE não cortou essa pequena cena e eu acredito que Theon terá um bastardo que será legitimado. Como aconteceu com Lorde Bolton.

  • Leandro Soares

    não teria sentido, pois o Bran não teria como “VOAR”

  • Juan Pianecer

    Fiz uma pesquisa rapida. Realmente, o periodo entre a publicação originial e a tradução foi de 11 meses (julho de 2011 e junho de 2012, respectivamente). Maaaas, temos que levar em conta o periodo de publicação entre cada livro traduzido. Vejamos então a data de lançamento de cada livro no Brasil

    Guerra dos Tronos – Setembro de 2010
    Furia dos Reis – Março de 2011
    Tormenta de Espadas – Setembro de 2011
    Festim dos Corvos – fevereiro de 2012
    Dança dos Dragões – Junho de 2012

    Assim, podemos analisar o periodo entre cada publicação…

    Furia – 6 meses
    Tormenta – 6 meses
    Festim – 5 meses
    Dança – 4 meses

    Assim, da pra concluir que eles reduziram o tempo de publicação com o tempo, o que faz sentido, afinal, eles vao “pegando a manha” da tradução.

    Com isso, mesmo que o certo seria acrescentar mais 1 mes no periodo de publicação de cada livro, já que acredito que eles começaram a traduzir o proximo assim que entregaram o atual pra revisão, acho que em 4 meses eles conseguem traduzir, isso, se não fizerem um acordo pra ir traduzindo assim que os captulos forem sendo liberados da revisão, o que ja aconteceu…

    OBS: Tirei as informações na Wiki deste site.

  • Nikolas M. Fortes

    Jeyne Westerling é uma boa, não havia pensado nela, e se nao me engano ele falou em uma entrevista que ela nao seria descartada nos livros !Jojen acho que não, e Mãos Frias, Tysha e Belwas não aparecem na serie, e eu acho que ele fala especificamente de alguem que aparece !

  • Nikolas M. Fortes

    Eu pensei em personagens centrais que tiveram seus rumos alterados. Acho que Jaime é o candidato porque nao ha Lady na serie, e nos livros ela com certeza vai influenciar nos rumos dele …

  • Mais provável que dessa vez haja uma diferença de 1 ou 2 meses, como ocorreu com O Mundo de Gelo e Fogo.

  • Não é possível fazer a análise só pelo tempo de publicação. Nos 4 primeiros livros, a Leya pegou a tradução já existente do Jorge Candeias para o português de Portugal (da editora Saída de Emergência) e simplesmente adaptou para o nosso português.
    Em A Dança do Dragões, depois de o Candeias se mostrar insatisfeito com a adaptação feita pela Leya, foi feita uma tradução “do zero”, direto do inglês para o português brasileiro, pela Marcia Blasques.

  • Juan Pianecer

    E existe alguma informação de quanto tempo a Marcia Blasques levou pra fazer essa tradução do zero? Ela não deve ter iniciado depois da publicação de Festim.

  • Juan Pianecer

    Bom, isso ja é uma referencia…

  • Marcelo

    A maneira como ele fala me faz pensar que essa reviravolta tem a ver com algum personagem que já está na série mas que teve seu enredo alterado. Não imagino que seja sobre Arianne ou outro alguém que não apareceu na série. Sinto que pode ser sobre bran ‘-‘ A morte de Jojen pode ter sido muito precipitada da parte de D&D..

  • Gustavo

    Com certeza é a Sansa. Mandaram ela pra Winterfell na série, os revisores já haviam falado que havia um capítulo dela que ia chocar todo mundo, o capítulo dela acabou de sair e ela tem vários personagens importantes a seu redor.

  • Joao Palmadas

    “Isso vai enlouquecer os leitores, mas eu amei. Eu ainda estou ponderando se devo ir nessa direção ou não. É uma grande reviravolta. É fácil escrever coisas que são chocantes ou inesperadas, mas elas precisam crescer à partir dos personagens. Crescer a partir das situações. De outra forma, seria apenas o choque pelo choque. Mas isso pareceu algo bem orgânico e natural, eu consegui visualizar tudo acontecendo. E com os outros três, quatro personagens envolvidos… faz muito sentido. Mas não é nada que eu tenha pensado antes. E não é nada que eles poderão fazer na série, por que na série eles fizeram algumas decisões envolvendo esse personagem em particular que irão tornar isso impossível. No meu caso, essas decisões não foram feitas.”

    Isso me parece algo a ver com o Sam Tarly, que agora vai ter que enfrentar o pai terrível e cruel, para cumprir a missão que Jon lhe deu de aprender na cidadela para servir a Patrulha, e para arrumar lugar para “seu bastardo” na casa paterna. O Sam vai ter que ficar mais duro, e ele já vem evoluindo desde que se tornou um homem da Patrulha da Noite. E sua mudança envolve pelo menos dois personagens: o pai dele e a Gilly.

    Outra hipotese é o Loras Tyrell, que está sumido desde seu suposto ferimento grave, e a trajetória dele na série nada tem a ver com a trajetória dele nos livros.

  • gustruo

    Também pode ser uma estratégia de marketing. Os produtores da série divulgam sobre o final ser igual o dos livros e o Martin/editora divulga/faz divulgar uma noticia vaga do tipo “Vai ter uma reviravolta na trama impossível de ser vista na série, e já havia indícios dela!” pra não perder leitores/vendas e lembrar que apesar do mesmo final os caminhos destoam nas duas mídias.
    Independente de qualquer opinião dos profissionais envolvidos a editora continua sendo uma empresa, e o fato da série mostrar o final pode sim ser um motivo para perda de vendas. Talvez eles só queiram garantir o interesse do público pelos livros…

  • Malu

    Sinto que tem haver com o personagem que morrer na serie, e como todo mundo esta especulando que seja o Loras, acho que deve ter algo relacionado com o arco de Tyrell, mas acho que seja isso, ou algum personagem que não tenha aparecido na serie, mas ainda vou na tese do Loras.

  • Victor

    Ou a série acaba antes do livro 7, se ele lançar mesmo até 2016 o livro 6

  • Camila M. T.

    Hum, então se isso for acontecer com um personagem principal acho que pode ter relação com mudanças mais sutis ou com as que virão na próxima temporada.
    Desses personagens que você citou, os dois que tiveram mais alterações, na minha opinião, foram o Tyrion e a Daenerys.
    Tyrion, por causa da conversa com o Jaime sobre a Tysha, que não aconteceu na série, e Daenerys que tem um bocado de coisa diferente, principalmente na 2ª temporada e também em relação aos personagens que a cercam, que não foram apresentados no seriado.
    Agora, se levar em conta os trailers da 5ª temporada, Tyrion e Sansa.

  • wildfire35

    Gostei das sugestões,

    Pode ser também com o irmão de Loras,Willas Tyrell, já que na serie, ele não existe.

    Ou então alguma coisa envolvendo coração de pedra.

  • Hugo Leonardo

    Não vi ninguém falando, mas já pensaram na possibilidade do Corvo de Sangue ser o Rei da Noite e que ele tá usando o Bran só pra voltar e dominar tudo? E essa ser a reviravolta…

  • Jackson Macedo

    Concordo com o mais “fácil”, o final está desenhado!

  • Wancharle

    Faz um pouco de sentido pois o bran ta numa historinha muito conto de fadas sendo escolhido e aprendendo tudo a troco de nada… Muito diferente dos outros personagem que ralam pra caramba e da lógica do Martim que em geral eh de não ter almoço grátis pra ninguem

  • Aegon Blackfyre

    Isso é preconceito dos leitores. Não sei pq o Corvo de Sangue é considerado um vilão. Pra mim ele sempre foi um cara incompreendido pelo populacho, pq mexia com magia e tal, mas sempre com boas intenções.

  • Interessante. Estou tendo bloqueio mental pra adivinhar essa reviravolta, só aumentou a ansiedade hahaha, espero que saia logo, acho que esse livro vai ser muito bom.

  • Homero

    A história do cara começou com ele ficando paraplégico, teve o castelo tomado e queimado.Tendo que sair fugido e abandonando o irmão mais novo para procurar por um tal corvo de três olhos…Passando perrengue atrás de perrengue para chegar do outro lado da muralha… Não tem moleza para ninguém, muito menos para o Bran. O almoço dele, se for servido, não saiu barato não!

  • Homero

    Como a maioria dos personagens não deve ser nem mocinho, nem vilão… Só um cara que defende o seu lado dependendo das circunstancias… Defendeu o Rei Legítimo na Rebelião Blackfire e chegou a ser mão do rei… Acho que deve ser um personagem que estará acima dessa coisa de herói ou vilão…
    Não acho que esteja ao lado dos Outros, pelo simples fato de ser aliado dos filhos da floresta.

  • Homero

    Ele citou a Série e por enquanto não colocaram o Sam muito distante do que aconteceu nos livros… Talvez se refira a Jaime ou Briene cujos plotas devem ser bastante alterados na série.
    Mas também aposto numa virada para o Mormont ou Varys.

  • Não faz muito sentido porque o Corvo de Sangue nasceu muito depois do Rei da Noite.

    O que corre por aí é que pode rolar embate entre Azor Ahai e o Corvo de Sangue. Que os interesses deles são opostos.

    Não quer dizer que um seja vilão e outro não.

  • JPaulBeaubier

    Eu ia vim falar da Jeyne tb. Pq se mataram a Talisa, qq coisa que o GRRM fizer com a Jeyne fica mais difícil de transpor pra uma 7ª temporada de GOT (pq a 6ª já vai estar escrita, produzida, filmada, editada e, se bobear, exibida).

  • JPaulBeaubier

    Mas se o GRRM falou que isso foi algo que ele não tinha pensado antes… por que não?

  • ferakmi

    Nos livros acho que ja fica bem clara a profecia do Valonqar, ja que tudo converge para Jaime.
    Na atual situação, ele não esta mais se importando muito com sua irmã e ele reencontrou Brienne.

    Ai que as coisas ficam mais interessantes, no final do capitulo, da pra entender que Brienne esta levando Jaime para as mão de Catelyn, numa especie de “emboscada”.

    Pensando no odio da Stoneheart pelos Lannister, ou ela matara Jaime (tomara que não) ou talvez ela mande ele pra Porto Real pra fazer alguma coisa (talvez eliminar a maior praga de Westeros, no caso sua irmã?)

    Do jeito que a Cersei é narcisista e burra, da pra levar em consideração que ela vai fazer alguma coisa que vai irritar Jaime ou algo do tipo. Talvez ela seja pega no flagra dando pra alguem e o Jaime fique puto.

  • Luiz

    Sem falar que o Outubro do hemisfério norte é o mesmo que o do hemisfério sul.

  • Letícia

    Pq isso seria uma coisa MUITO importante você não acha? Se esses três fossem filhos do Rhaegar…não acha que isso seria uma mudança radical na história? A historia já bastante maluca sem isso…

  • Letícia

    Eu não sei se essa profecia do Valonqar é clara não…pelo menos para mm, não é…é um irmão menor, não quer dizer que seja o dela. Pelo menos para mim não fica claro isso. Quem sabe se em alto valiriano as palavras declinam por gênero? Nesse caso, poderia ser uma palavra válida tanto para irmão como para irmã. Poderia ser uma irmã menor…Antes que digam que estou inventando isso, vejam o exemplo da profecia do príncipe prometido em que o Meistre Aemon sugere que tenham compreendido errado e que poderia ser um princesa e não um príncipe. Não sei de que língua veio a profecia deles, não deveria ser alto Valiriano pq eles falavam bem essa língua, mas meu ponto é que coisas se perdem em traduções. E a Maggy era do outro lado no mar estreito …mas falou em Alto valiriano… e quem traduziu foi a Septã da Cersei, pode ter entendido errado quando ela perguntou. Sei lá…
    E não necessariamente o livro fala que é o Valonqar da Cersei. No livro em português diz apenas que a Maggy predisse que um Valonqar iria matá-la. Para mim não fica claro que tem que ser o irmão dela.somos levados a pensar isso pelo emprego que o cara que leva a cabeça do anão faz dessa palavra, chamando o anão de “seu Valonqar”, mas isso pode apenas ser uma distração proposital, para nos levar a entender isso.
    Se fosse o Tyrion seria obvio, então eu descartaria. O Jamie poderia ser, e isso seria interessante…mas se não for o Valonqar dela ou se não for necessariamente um irmão e sim uma irmã, poderia outra pessoa, da qual ela nem suspeita…

  • Kevin Brandão

    Se o Corvo de Sangue fosse uma pessoa do bem, não iria ficar sentado sabendo de todas as coisas que vem acontecendo em Westeros nos últimos anos sem fazer algo para ajudar. Mesmo que ele não possa se levantar de seu assento nas raízes por ser muitíssimo velho, ele poderia ajudar indiretamente se comunicando de uma forma mais exata sobre o que estaria para acontecer com Bran, ou com qualquer outra pessoa que tivesse o mesmo dom do Stark Quebrado. Para mim ele defende ambições próprias e o corpo e a capacidade do Bran pode ser uma dessas ambições.

  • ferakmi

    Penso que Lorde Corvo de Sangue tenha ligação direta com os Lobos dos Starks e que ele seja a principal representação da Magia Antiga na história.

    Não é preciso ter um “objetivo”, é claro, na historia contada sobre ele, temos pouca informação, mas é possivel ver esse personagem como uma especie de “apoio” para o Bran.

    Acredito que por ele ser um Vidente Verde e ter o poder de ver o passado atraves da magia da natureza em geral, ele saiba muito mais sobre os Outros ou como de fato acabar com eles.
    Ele pode estar simplesmente “treinando” Bran para o garoto ser de grande ajuda para Westeros quando a Longa Noite chegar.

    Ou até sendo mais conspiratorio ainda, é possivel Lorde Corvo de Sangue tomar o corpo de Bran para sí, ja que ele tambem é um Vidente Verde e é muito raro nascer alguem com esse dom.
    Coisas ditas pelo Corvo de Sangue como “voce chegou tarde”, nos leva a entender que se o garoto tivesse chegado mais cedo, não teria caido da torre e ficado aleijado, logo, ele poderia possuir o corpo do garoto e toma-lo para si.
    Mas como Bran ja chega aleijado, o mais comodo é construir um trono para o garoto e deixa-lo confortavel, treinar suas habilidades para assim tomar seu corpo.

    Temos muita pouca informação dos verdadeiros objetivos de Lorde Brynden Rivers, nesse sexto livro é provavel que o Martin conte bastante sobre o POV do Bran, ja que ele ficou praticamente ausente durante a Dança.

  • Tallis Cafieiro

    Só eu que tô agoniado por ser ainda em 2016???

  • Hugo Leonardo

    Troca peles podem trocar de corpo de uma forma definitiva e viver uma “segunda vida”, e se o próximo corpo também for de um troca peles? Poderia explicar o tempo de vida dele… Ou o Rei do Norte ser uma “entidade” que se apodera sempre de um warg mais poderoso ou desenvolvido…

  • Gomes, Allan Gomes

    Como ele falou que tem outros 4 ou 5 personagens envolvidos acredito que seja no núcleo da Daenery, já que lá tá concentrado vários dos POVs desse sexto livro. Só não imagino que reviravolta poderia ser

  • Pedro Gomes

    Tipo, sempre é meio forte.. Grande conselho de 233DD, uns dos pretendentes Blackfyre mostrou interesse na pretensao.. Brynden Rivers respondeu dando a garantia de um salvo-conduto, para poder apresentar sua revindicaçao diante dos Lordes.. Mas assim que o Blackfyre chegou a Porto Real foi decapitado por ordem do corvo de sangue..
    Pra mim ele foi tipo um ”Varys”.. Governou pelo bem do reino, independente dos meios..

  • Francisco Capuzo

    Acho mtttt improvável, não q ele morra, mas que ela apareça depois

  • Elton Ferreira

    Pode ser Arya ? sendo os três, quatro personagens envolvidos… Bran,Rick,Jhon e Sansa.

  • Leandro Neves

    Jeyne está viva e gravida. Fugiu com Peixe Negro. Todos esquecemos que Rob Stark, enquanto Rei, fez de Jonh Snow um Stark e o nomeou seu sucessor enquanto não tivesse um filho!? Quem sabe esse filho aparece para mudar o rumo dessa história. Corrigir esse curso.

  • Cecília Nascimento

    O meu medo é ele correr tanto pra escrever o livro que acabe esquecendo um pouco da qualidade, eu sei que é meio impossível vindo do George, mas um bom livro consiste, em sua maioria, em um processo bem lento e cauteloso

  • Você pode demorar o quanto quiser pra escrever meu caro George, apenas permaneça vivo, se a morte aparecer na sua porta diga: Hoje não.

  • Tem gente falando no Jaime também.

  • Diana Guimaraes

    Acho que a “reviravolta” esta relacionada a “Coração de Pedra ” , na serie nao é mais possivel, porem nos livros. Ela uma Stark e nao voltou so para fazer medo em algumas pessoas.

  • Diana Guimaraes

    Eu acredito que seja Coração de Pedra também.

  • Diana Guimaraes

    Estou votando na teoria da Coração de Pedra tambem.

  • Davi_Gilmar

    Detalhe que ele irá TERMINAR de escrever. O trabalho será enviado para e editora que fará toda a TRIAGEM na obra para aí, então, lançar o livro em INGLÊS. HUE

  • Aegon Blackfyre

    E nem faz muito sentido. Até onde sabemos foi graças aos filhos da floresta que a Longa Noite acabou. Os filhos da floresta não dobravam o bronze nem o aço, mas usavam como armas a obsidiana ou vidro de dragão, que é exatamente o material que aniquila os Outros.

    Então não faz muito sentido um vidente verde como o Brynden estar conspirando com os outros.

  • Aegon Blackfyre

    É concordo, fui muito extremista. O que eu quis dizer é que o Brynden sempre é visto com preconceito pq mexe com coisas mágicas e ocultas, mas até onde sabemos ele sempre foi a favor do Reino ( o que quer que essa palavra signifique).

    No fim das contas “reino” para Westeros é o mesmo que “democracia” pra gente.
    toda vez que um país é invadido por outro ou um governante é destituído por outro o invasor/destituidor diz que faz isso pelo bem da “democracia”. hauuhahuauha

    No fim servir o Reino é mais ou menos o mesmo que servir aos seus próprios interesses.

  • Homero

    Acho que o acidente do Bran foi essencial para os planos do Corvo de Sangue… Bran iria para Porto real com Ned e as irmãs e só despertou a visão verde quando estava em coma, antes ele tinha até medo do rosto no represeiro… Talvez ele precisasse de um trauma desses para despertar a visão… E no fundo Bran só perseguiu o Corvo de três olhos porque tinha esperanças que ele o fizesse andar de novo.

    Acho (só achismo mesmo) que se fosse para roubar o corpo do Bran, não precisaria treina-lo… Treinado só vai deixar o Bran mais forte e mais resistente à uma possível invasão de outra mente no seu corpo.

  • Calvin

    Coisas mais improváveis já aconteceram (o encontro entre Arya e Brienne, por exemplo), então não descarto quase nada. Minha ideia é que Trystane aparecer como herdeiro de Dorne na serie pode querer dizer duas coisas: não é de fato uma mudança, apenas uma “antecipação”, Arianne futuramente irá se tornar mais uma das baixas dornesas; ou Trystane se tornará a baixa (pelo menos na serie), os produtores apenas querem dar uma justificativa para sua irmã ser a herdeira quando for apresentada (algo pra mim essencial na personagem), visto aparentemente a singularidade dornesa de adotar a primogenitura igual só existir nos livros.

  • Kelvin

    Eu ouvi um Amém irmãos?

  • Thiago

    Aaamém. rsrss. Agora a questão do personagem da reviravolta, a Cat seria uma boa escolha.

  • Vangelis Matos Medina

    Mais um stark morto.

  • Um Blackfyre defendendo Corvo de Sangue,que situação inusitada..kk

  • Ze Andrade

    eu creio que a reviravolta envolve o Theon Greyjoy se redimindo e virando o Senhor das Ilhas de Ferro, mas na série acho ele vai “se abraçar com o Estranho”, “ser carregado pelos Outros”, …

  • Patrik Cotrim

    muito religioso esse papo ai husahshahsuauha

  • Igor de Oliveira Zwicker

    Ué, esse não é problema algum, Francisco, é só escalar um ator/atriz e inserir a personagem. Acho que Martin quis dizer que o que ele está pensando para os livros não terá como transpor para a série porque a série já deu um caminho à personagem e não dá mais para voltar atrás e amarrar a história de forma coerente.

  • Igor de Oliveira Zwicker

    Nao acho que possa ser a Senhora do Coração de Pedra, a série pode inseri-la a qualquer momento, é só querer. Ele falou de algo que a série não tem mais como fazer: Jeyne Westerling, por exemplo, que já foi adaptada na série e está morta, diferente dos livros.

  • rerbert viana

    Bem, vendo o fato de que já se passaram mais de 6 anos desde seu último livro, acredito que já tenha algo bem elaborado e que só esteja finalizando essas ideias agora ^^

  • mauricio braglia

    Palavras são vento……

  • Carol BB

    Não foi em 2011 o lançamento de DwD? Mesmo assim, 4 anos é tempo mais do que suficiente

  • Carol BB

    By all the old gods and the new, tomara que ele termine mesmo! Até porque, pra lançar o TWoW antes da sexta temporada da HBO (provavelmente abr/2016) teria que terminar de escrever ate novembro de 2015 no maximo! Se ele terminar de escrever no final de 2016, só veremos a cara desse livro no meio de 2017….

  • Joana D’arc

    Anime-se, homem!!!

  • leandro luchini

    Considerando que em algum livros ele trata do mesmo período, ao menos em parte dos livros, não seria razoável que ele já esteja escrevendo os dois ao mesmo tempo? Pelo menos as partes que por ventura tratarem do mesmo período temporal. Me parece que ele realmente está se esforçando para terminar os livros antes da série, por conta disso que aventei essa hipótese. Nesse caso os dois próximos livros poderiam ter um intervalo de tempo menor entre eles.

  • Juliano Feitosa

    Se os livros demoram tanto para sair, e o George já disse que o livro 8 não está descartado, só veremos o final de GOT em 2025, se não chover!!!

    É óbvio que GOT não terá 15 temporadas, então eu pergunto… se a série acaba antes do último livro ser publicado, podemos contar com DOIS FINAIS DIFERENTES?

    Ou farão o mesmo final… e quem quiser ler o livro terá que morar em uma caverna?

    PS: Parece que o próprio George já contou o final para os produtores, caso ele venha a falecer antes de terminar o livro… isso meio que responde minha pergunta… mas não quero crer que farão tamanha burrada (Final igual na séria e no livro, caso a série acabe primeiro).

  • Matheus Gomes

    Isso mesmo Martin, fique focado no livro pq tá difícil de esperar!!

  • Diego katokim

    Vida longa a George R. R. Martin.

  • Diego katokim

    Apesar de gostar do personagem acho que ela é vilã pois ela serve no templo do branco que serve ao outro o deus da morte acho que ela vai ser a inimiga de john

  • Karoline Lino

    Pois é.
    Analisando depois, me caiu a ficha de que o Martin pode estar falando também de um possível casamento entre Arianne e Aegon. Algo que para mim parece um tanto natural (pelo menos por parte dos Martell) e que não existe forma de adaptar na série, uma vez que ambos personagens foram cortados. Acho que isso – por mais que, talvez, no desenrolar da história acabasse sem maiores efeitos – iria causar uma dor de cabeça considerável nos produtores.

  • Rodrigo MariMoon

    É, pode ser; é uma possibilidade considerável.

  • osman Fergusson

    os produtores já disseram que a série tomará caminhos diferentes, mas o final será basicamente o mesmo. então quem quiser já pode ir alugando uma caverna o ano que vem…

  • Calvin

    Se a aproximação que você está sugerindo é no sentido romântico acho pouco provável, a não ser que venha ser uma relação “platônica” digamos assim. Em Westeros casamentos são por conveniência, não por amor; embora isso não quer dizer que ele não possa surgir depois com o convívio (vide Ned e Catelyn). Agora caso queira dizer uma relação fraternal de fato, semelhante a que o Jon tem com a Arya, aí me parece mais plausível. Algo que gostaria de ler é a Margaery implorando a Sansa que intercedesse ao rei pelos Tyrell.

  • Calvin

    Só se for a única opção dos Homens de Ferro, mas não duvido que venha ser mesmo. Martin adiantou que nem todos os “vilões” vão se dar mal no fim, Euron no entanto não creio que vai ser um dos “afortunados”. Como Victarion provavelmente também vai ser abatido, e Aeron parece não ambicionar a posição de Lorde de Pyke, acho que a Asha ainda terá outra chance de tomar o controle das Ilhas de Ferro, embora acho difícil que venha tornar-se a suserana oficial. Caso não ocorra o que sugeri, é possível que faça igual a Cersei, assuma a regência até o filho estar pronto para comandar.

  • NUB

    Eu sou um dos que só assiste a série, to no primeiro livro mas na quinta temporada. Eu leio esses comentários e fico desesperado. Quem é esse povo gente?

  • Edu Alves

    O problema do Martin, acredito eu, são seu “demônios” (o nome que ele dá para os detalhes). São tantos lugares, nomes… Pra lembrar de tudo ele deve ter de ler e reler pra caramba, deve ser muito foda HAHA, mas já se passou tanto tempo que esperar está sendo uma tortura!

  • Kevin Brandão

    O nome dele é Brynden Rivers. Foi a Mão do Rei no passado, também Senhor Comandante da Patrulha da Noite e, ao que tudo indica, é um exímio warg e vidente verde. Seu apelido era Lorde Corvo de Sangue, aquele que te mil e um olhos. Atualmente na história ele tem mais de cem anos e sobrevive com a ajuda de um represeiro e ensina Bran os segredos de seu dom.

  • Kevin Brandão

    Tenho muita fé nos deuses do norte! hahsaushaush

  • Kevin Brandão

    Melhor teoria que li até agora, concordo com você plenamente!

  • ferakmi

    Pode existir um bloqueio que impeça que Brynden Rivers tome o corpo de Bran, ja que, acredito que apenas o Bran possa aprimorar suas proprias habilidades. Esse seria um motivo para treina-lo, para assim igualar os poderes entre ambos.

  • ferakmi

    “Se nao chover”

  • Rodrigo MariMoon

    É, seria uma boa.
    Gostei dessa estratégia imprevisível de histórias: deixar alguns vilões ganharem :3…

  • Graças a deus

  • Valmor Hack Jr.

    Mas em inglês já dá pra ler tranquilamente! XD

  • Valmor Hack Jr.

    Daria pra usar a parte dela em outra temporada, assim como as partes relacionadas aos parentes do Theon Grayjoy. Tem muitas coisas boas deixadas de lado pra resumir a série!

  • IGOR

    AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAH termine logo Martin!!! mas prefiro qualidade a cima de tudo,

  • Marcus Cruz

    Acho que esse personagem em questao e a sansa ja que os produtores a fizeram casar com o ramsay

  • Andre Felicio

    E a mim, também.

  • Omagnífico

    To sabendo, a Sansa seduz o mindinho e mata ele. A Brienne entra para a irmandade sem bandeiras, jon snow morre mas entra no corpo de fantasma, stannis é derrotado mas havera um mega ataque de White walkers que mudará tudo. Ou não.

  • Ezequias Campos

    Isso seria o previsível.
    Não acho que vai ser JUSTAMENTE porque é previsível, entende?

  • Ele certamente tem um banco de dados em um computador pessoal, com todos os nomes dos personagens e locais do livro. Sem falar nos assistentes que deve ter para revisar seus escritos. Acho que essa seria a desculpa mais esfarrapada que ele poderia usar. Acredito que o maior problema dele seja a quantidade de possibilidades que esta obra permite, e ainda ter que agradar aos leitores, que são MUITO exigentes. Vamos torcer para que ele continue a saga sem a influência dos rumos da série (pessoalmente, acho isso difícil de acontecer, mas…).

  • Omagnífico

    Sim, estou apenas de especulação, mas sabendo que não acontecerá. Mas de repente a Melissandre mata o Stannis e revela que ele era apenas uma marionete para os planos dela, que era chegar ao Jon Snow pois sabia que ele era o herói da profecia. Ou não.

  • Bruno Belizário

    Não é o Jhon o herói da profecia, e sim Daenerys, ou o próprio Aegon. Isso fica claro no 4º Livro (Aemon fala sobre Daenerys para Sam antes de morrer) e no 5º Livro (No final do livro Varys ao matar Kevan Lannister, diz pra ele que Aegon está sendo criado para governar).

  • Breno Gomes

    Espero que, com tantas reviravoltas, não façam “cagada” no que está por vir, mas até agora (ainda bem!) está tudo dando certo.

  • Omagnífico

    Também pode ser o próprio Rhaegar. No terceiro livro, é citado que ele lia muito, e que um certo dia resolveu que precisava ser um guerreiro, deixando subentendido que ele acabou lendo sobre a profecia em algum livro. Ou não. E pode sr o Jhon sim, caso a teoria dele ser filho do Rheagar for verdadeira, pois segundo o próprio Aemon, o herói nasceria da linhagem do príncipe.

  • Raquel Henriques

    Vão matar a Sansa… Só pode ser maldade do tio Martin… D:
    Juntem as informações dele com o que a Sansa tem sofrido e TCHARAAAM ;-;
    Já vou preparando minha foto de luto eterno no facebook…

  • Suco de Tamarindo

    Essa teoria de John ser filho de Rheagar e Lyanna é furada pois ele continuaria sendo um bastardo já que Rheagar era casado com Elia de Dorne. Desta forma ele não seria herdeiro do trono, bastardos não são herdeiros.

  • Omagnífico

    Bastardos podem herdar se forem legitimados. O Jon foi legitimado no 3º livro pelo Robb, como Stark e herdeiro de Winterfell caso o Robb morresse. Somente ele e os Lordes mais próximos a ele do Norte sabiam, mas com o massacre, o segredo morreu. Porem, eu e mais algumas pessoas imaginamos que esse decreto de legitimação do Jon possa ter sido entregue á esposa do Robb nos livros, Jeyne Westerling, que está viva. E mesmo assim, eu nao disse que ele irá herdar o trono, e sim de que ele pode ser o herói da profecia por supostamente ser da linhagem do Rheagar. Bora ler com mais atenção?

  • Lucas tyrel

    coldhands vai aparecer será ?

  • Lucas tyrel

    Onde benjen pode está ? Ele é o coldhands dos livros ? Os cavaleiros que aparecem para a Dany são dothrakis ? O Jon volta como caminhante ou entra pra dentro de seu lobo ?

  • Julio César Nassif

    Jon Snow não morreu, tão pouco voltará como vagante ou outra coisa das teorias! Mas somente no finalzinho deste sexto livro que ficaremos sabendo disto, enquanto isto o circo pega fogo, ou melhor, congela nos sete reinos, teremos o ataque monstruoso de White Walkers, todos serão subjulgados, muita morte e sangue, terríveis dragões de gelo contra os dragoes de fogo, e quem pensa que a Dany é a prometida, irá se enganar… os reinos irão cair, mais traições ocorreram, e o frio dominará tudo. Uma ultima resistência terá de ser formada, liderados por Dany, as famílias rivais terão de se juntar contra o mal que se instalou, e só ao final do sexto livro Jon ressurge, e … a praga chega.
    No começo do sétimo, muitas mortes, traições, e a luta parece perdida. A praga alastra-se por todos os cantos, personagens principais morrem em sua ocorrência. Jon irá sofrer muito, perder muito, vai se ferrar bonito nesta caminhada do herói, e vai ascender como o prometido ao final de tudo, levantar a rebelião, e colocar todos unidos sob um estandarte contra os Outros, vencendo as criaturas e restaurando a paz. Porem ele morre pela praga. Sendo ele um Tagaryen, terá um momento com Dany, e o fruto dos dois reaultará naquele que que cavalga o mundo, que não será Rhogo pois ele morre. O inverno chega, a praga se vai e o anão engana todo mundo no final.

  • naiany

    A mim tbm pra ler o final da saga, pq se for nessa velocidade…

  • Winter

    Não é furada, se vc tivesse lido os livros ou tivesse pesquisado essa informação nas fontes originais que são os livros.

  • Winter

    Graça ao Deus de Muitas Faces. Valar Morghulis!

  • Winter

    George é como Jaqen H’gar. Se a morte visitar ele, ele troca de face antes, e ela cai fora.

  • Jovem Lobo

    serio?

  • Jovem Lobo

    creio que aquele cidão que se apresenta a Bran seja Benjen

  • Mateuzinho Almeida

    Não tenho certeza, mas acho que a Maggy (ou Maegi, segundo Qyburn) diz: O seu valonqar. Ou não? Seria mesmo o valonqar da Cersei. Que eu acho que não é o Tyrion, e sim o Jaime, que é, como eles mesmo assumem, alguns instantes mais novo. Então não deixa de ser um Valonqar

  • Mateuzinho Almeida

    Não vi nenhum comentário falando sobre isso, então vou abrir a discussão: Além da Senhora Coração de Pedra, e da Jeyne Westerling, há outros 2 personagens que eu acho que ainda serão MUITO importantes na estória, e que ainda não apareceram, (um deles já, mas muito pouco)
    1- Jaqen H’qar: Qual a missão dele? Por que ele foi para Vilavelha? Com certeza ele deve estar sendo pago por alguém para descobrir/roubar algo, ou matar alguém. Acredito que o encontro dele (com certeza o “Noviço Pate” é ele, disfarçado) com o Sam vá resultar em alguma coisa, alguma descoberta talvez. Quem sabe não traga alguma novidade interessante, e talvez indiretamente ajude a reaproximar Arya do Jon, já que ele era o irmão que ela mais gostava. Procurando por Jaqen, talvez ela encontre Sam, que consequentemente a levaria ao Jon, que tanbém está preocupado com ela.

    2- Lorde Howland Reed: O único sobrevivente da Torre da Alegria, o único que sabe realmente o que aconteceu lá, e qual a promessa feita por Ned a Lyanna. O problema é que ele se recusa a sair de Atalaia da Água Cinzenta, e mandou os filhos jurar lealdade à Robb e a Bran no lugar dele. Quem sabe agora, com os filhos desaparecidos, seu susserano morto, e com tanta coisa acontecendo no Norte e no Gargalo, ele resolva se levantar da cadeira. Reed pode carregar o segredo sobre os pais do Jon, sobre o que aconteceu entre Lyanna e Rhaegar, e qual a relação (se é que existe uma) entre Ned Stark e Ashara Dayne, entre outras coisas. Se os mensageiros que Robb enviou antes do Casamento vermelho chegaram até ele, pode ser agora que ele se manifeste, e dê uma reviravolta na estória

  • Mateuzinho Almeida

    Não acho que ele vá voar com Dragões. Acho que com corvos talvez, ou águias, algo assim. Já que ele é um troca-peles, e o Corvo de 3 olhos já explicou para ele sobre como antigamente os corvos falavam, mas que os humanos se esqueceram de como se comunicar com eles e tal.

  • quackquack

    Só queria saber como jon poderia provar se ele for mesmo filho do rhaegar e da lyanna.. o reino inteiro conhece ele como bastardo do ned stark, e ele ainda é juramentado a patrulha, mesmo que ele volte e nao sirva mais a patrulha nao tem como ele provar ser um targ e a pretensao dele denpede disso
    Jon nao sentara no trono

  • Omagnífico

    Mas não importa se o Jon vai herdar o trono ou não, o ponto é que há a profecia de que o herói enviado pelo deus da luz seria da linhagem do Rheagar, e o Lorde Reed sabe o segredo do nascimento do Jon, o desfecho dessa história é que intriga os leitores

  • Suco de Tamarindo

    O documento de Robb garante a Jon ser filho de Eddard não de Rheagar.
    No fim ele seria herdeiro de Winterfell sim, mas não do trono ferro.

  • Igor de Oliveira Zwicker

    Estou começando a achar que ele quer se antecipar para revelar antes alguns mistérios como a volta de Jon, após o epílogo do Dança, além da esperada revelação quanto à sua filiação (Rhaegar Targaryen e Lyanna Stark), já que, ao que me parece, isso tudo será mostrado na sexta temporada da HBO.

  • Omagnífico

    “O Jon foi legitimado no 3º livro pelo Robb, COMO STARK E HERDEIRO DE WINTERFELL, caso o Robb morresse”. Nao tem “filho de Rheagar” no que eu dissse.
    Até porque como o Robb suspeitaria do Jon ser filho do Rheagar, ou teria autoridade para legitimá-lo como tal?

  • Omagnífico

    E eu disse que ele seria filho de Rheagar? Se ele for, Como o Robb poderia saber?

  • Marcio Ribeiro Pereira

    teoria legal, mas e Rickon Stark?