Comentários do episódio 5.01: “The Wars to Come” (com spoilers dos livros)

Esse post é destinado para comentários do episódio “The Wars to Come”. Spoilers dos livros SERÃO PERMITIDOS abaixo. Cuidado!

501-comentarios-spoilers

Tags:

Compartilhe:

Ao comentar no site você aceita as regras previamente estabelecidas.

Posts Relacionados

  • David Rodriguez Lima

    First or fail?! kkkkkkk

  • Hortencia Noronha

    Nossa, finalmente! Fiquei bem ansiosa por essa estreia, fugindo de todos os spoilers possíveis. Mesmo lendo os livros, achei que Mance morreu muito rápido. Adorei o flashback da Cersei, apesar de sentir falta do “valonqar”, mas são tantas coisas que as pessoas esquecem, que fica difícil explicar isso a essa altura do campeonato. Muitas dúvidas, claro. O destino de Sansa, o olhar dela pro bilhete que o Mindinho recebeu… Preciso assistir novamente. Gostei da parte da Dany, a relação dos imaculados nos bordéis, sempre achei aquilo muito triste, a realidade de escravos libertos já estudamos em história, mas na ótica dos imaculados também é triste. Me incomoda o fato dela não usar nada relacionado a Meereen, bem como o senescal perfumado. Enfim, escrevi muito, espero os demais comentários 🙂

  • Roberto

    Poderia ser melhor.. não sinto mais aquela empolgação.

  • Ninguem comentou ou os comentario nao foram aprovados ainda? É bizarro chegar aqui 2h da manhã achando que ia ter uns 300 comentários e nao tem nenhum

  • Marcos Veríssimo

    Muito foda… tio Kevan apareceu pra alívio de muita gente, acredito… e o Twyin não fedeu, mas na TV ia ficar muito escrachado, então foi uma mudança boa.

    Final com o Mance foi punk hehe, gostei da estreia!

  • Gisele Silva

    No geral eu gostei do episódio. Gostei do diálogo da Dani com o Daario. Na cena do Jon com o Mance, o jeito que o Mance olhava para o Jon… (Ciarán é foda!). Gostei muito da Sansa, ficou muito nítido como ela mudou. Aquela cena dos dragões foi “quente”, e a da Melisandre com o Jon dispensa comentários. Mas teve algumas coisas que me incomodaram, não exatamente na sequência: primeiro, a falta do Illyrio Mopatis. Ele só foi mencionado, pensei que ele ia aparecer ao menos uma vez. Segundo, o fato da Maegi na cena da jovem Cersei não ter falado sobre o Valonqar. Pelo visto vão tirar essa parte. Terceiro, a falta do Fantasma. Tudo bem que nunca deram muita atenção para os lobos, mas não tivemos nenhum vislumbre dele nem nos trailers.Investem tanto dinheiro em produção, CG para os dragões, será que não podiam dar um pouquinho de atenção para o Fantasma? (e o Verão também, quase não lembro dele nas temporadas anteriores). E no final a morte do Mance Rayder. Pelo que deu a entender, era realmente ele e não o senhor dos ossos. Poxa!

  • Gisele, o Fantasma estava no episódio sim, enquanto o Jon treina o Olly no pátio. Ele tava bem gordinho <3 mas aparece bem de cantinho.

  • Messinho’

    Esse primeiro foi uma chatisse msm, mas melhora migo (ô internet maravilhosa)

  • Messinho’

    Episódio morníssimo mas, tirando alguns diálogos desnecessários, serviu de verdadeira introdução pro resto dos episódios, então cumpriu o seu papel de primeiro episódio.

  • Letícia

    Eu achei uó! Vários WTF moments!
    1- detestei o flashback…a Maggy deveria ter sido velha e sem dentes…no livro elas ficam assustadas com ela…achei sem graça assim. Não sei se a ausência do Valonqar é para sempre, acho que podem abordar isso depois, no livro é assim tb…vamos esperar. Quem falou que os filhos da Cersey teriam mortalhas de ouro? A mortalha seria dela e não dos fihos..enfim me decepcionou um pouco…
    2- Dany na cama com o Daario…ela só faz isso na série, trepa! Afff…Não gosto desse personagem na serie…Mas gostei do lance dos imaculados, embora a D&D vão usar para inserir mais cenas de sexo entre a Missandei (que nos livros é uma criança!) e o Verme cinzento…no comments…
    3- No núcleo do Jon tinha tanta coisa fora do lugar que nem quero comentar…O Sam está lá quando queimam o Mance..queimam o Mance, o Tormund está lá, a Goiva dando palpite??? Parece que o Sam vai induzir Jon a vencer a eleição por causa dela e não pelos motivos do livro…Nem sei o que vão fazer com ela…se eles não saírem de lá será que vão transar em Castle Black???? A cena patética do Jon e a Mel…TENSO. Alguém me diz pq ela tinha que perguntar se ele era VIRGEM? tipo…que sentido tem isso? Que diferença faz!? Pareceu forçado demais…poderiam ter feito uma cena sensual e sugestiva como é no livro e não uma tiazona tarada dando em cima do cara… Afff. Gostei do Jon dando uma surra no menino que matou a Ygriite, sem querer é CLARO…kkkkkkkkkkk Faltou os selvagens entrando lá tb…mas acho que isso nem vai acontecer…
    4- Cena de sexo com o Sor Loras…TENSO. Bem desnecessário…e nos livros ele tipo, faz uma coisa bem heroica para proteger a irmã e salvar jardim de cima, mas acho que a série vai seguir a historia dele ser punido por ser gay e vai sair da história por isso ..nao sei se eu gosto disso…
    5- Senti falta do Illyrio, do Tywin fedendo e de um monte de outras coisas…vou ter que ver de novo para ver se gostei desse episódio… 🙁

  • Gisele Silva

    Nossa, juro que não vi, preciso assistir de novo.

  • ana

    não tem valonqar produção, é isso mesmo?
    (teoria) sempre considerei a teoria de que o tyrion não fosse filho de tywin. sendo assim, o valonqar seria o jame. tbm existe a teoria de que os gemeos não sejam filhos de tywin(nao acredito muito nessa teoria, mas ha quem acredite), nesse caso o valonqar seria a dani, que tbm é uma rainha mais jovem e mais bonita. seria a falta do valonqar na serie uma pista de que o tyrion não vai matar a cercei? afinal na serie não existe essa possibilidade, e eu não acredito que ela ainda venha a ser mostrada. na minha opinião o jame é o que mais tem chance de matar a cercei, não matar literalmente, mas é por causa dele que ela ira morrer

  • Rogério Vieira

    Também senti falta na aparência da MAggy e do Valonqar. O núcleo Jon foi mt fraco, eu acho, e achei aquela flechada em Mance muito mal feita. Senti falta de toda aquela putaria nos livros de tywin fedendo e tudo o mais. E parece que algo bem tenso vai acontecer entre Tommen e Margaery.

  • Anderson Lima

    – Povo reclamando da Maggy não ser velha. E daí? Esse é o tipo de alteração que não faz muita diferença na história.
    – Cenas de sexo desnecessárias como sempre…
    – Daenerys mitando na frase: Não sou política. Sou rainha! UAHHAA

  • Anderson Lima

    Assiste novamente! aeauheuahe

  • Vinicius Moes

    Colocando em perspectiva com os demais “primeiros episódios” foi muito decepcionante. Para mim o episódio foi tão fraco que preferi jogar Chaos in the Old World e Bullfrogs e só depois assistir à reprise, que inclusive me fez dar bons cochilos.

  • Apesar de todas as diferenças em relação ao livro, eu vou dizer que eu gostei. A começar pela abertura mostrando o que eu esperava: o símbolo Bolton em Winterfell.

    Eu gostei do flashback da Cersei pequena. A menina é igualzinha a velha, até na arrogância de falar. Não teve o “valanqar”, mas houve a rainha mais jovem e mais bela e as coroas/mortalhas de ouro de seus filhos.

    Toda a parte da muralha para mim foi sensacional. Gostei muito mesmo. Agora nos resta esperar para ver se a querida Melisandre fez algum feitiço para trocar o Mance ou não. Deve ter feito, pois sabemos que Camisa de Chocalhos está na temporada. E ele nem apareceu hj.

    A parte da Sansa com o Miindinho mostrou de fato o quanto ela mudou. Acho que ficou legal. Agora quero ver como vão atar o casamento com o Ramsey. Isto me preocupa

    Tirando a cota de sexo da HBO, veio bem a calhar a cena do Loras com MArgaery. Acho super legal ter estas cenas de pontos de vista que não temos nos livros. Adoro a Margaery!

    Brienne e Pod… nada muito a declarar

    Senti falta de Dorne neste episódio. Seria mais legal se já os tivessem introduzido nele.

    A cena da Danny com dragões ficou linda e dolorosa. Deu para entender os medos da Danny. Isto foi bom no contexto “the wars to come”.

    Senti muita muita muita falta do Illyrio queijeiro. Ficou artificial apenas citarem ele sem coloca-lo na série. O resto está OK. Agora também e ver como vão atar o Varys ajudando Danny e não Aegon.

    Kevan surgiu e, como se não bastasse, Lancel! Excelente. Adorei

    Um episódio sem muita ação, mas foi um bom começo para a temporada!

  • GutoTricolor

    Esse episódio serviu para mostrar o momento de cada personagem após o final da última temporada, então acho que cumpriu seu papel. Não dá pra esperar algo bombástico em cada episódio, boa parte da história é sobre relacionamentos e conspirações. Agora o problema vai ser aguentar até domingo e não assistir os próximos episódios que vazaram na net… oh dilema, kkk…

  • Andrey

    Confirmado que eles se perderam completamente.

    – Flashback decepcionante. O que fazia uma princesa perdida no meio do mato? Era pra ser num torneio, numa cidade.. e Maggy era pra ser uma bruxa e não uma put* do mindinho. Acho que aparecerá novamente pois faltou a ultima pergunta sobre o valonqar. Cersei deve lembrar quando estiver presa.
    – Funeral do pai mestre Tywin muito sem graça, ele merecia muito mais. Cadê o cheiro forte?
    – Núcleo Satannis.. opa Stannis. Que morte horrível ter que aguentar Stannis inquisidor e Jon mongol num mesmo núcleo, haja paciência. Pobre Mance!! Quem será o Abel agora?
    – Ellaria Sand se passar pro Arianne não convenceu, Dorne deu sono.
    – Dany segue naquele marasmo de sempre. Valeu apenas por rever Viserion e Rhaegal.

    Uma das piores voltas de temporada.

  • reborn

    nota 4
    decepcionado.

  • Nikolas M. Fortes

    Não gostei do episodio ! A começar pelo flashback que assim como todos, senti falta do valonqar ! Minha esperança é que haja uma continuação, pois não foi feita a terceira pergunta …
    Núcleo Jon achei até bonzinho, mas aquela pergunta da Melisandre foi ridícula ! Acho que de fato Mance morreu, e acho que se houver uma fuga de Theon com seja lá quem for (apostaria em Sansa), quem vai ajudar será Brienne !
    Falando em Sansa, foi o melhor núcleo ate agora, a interação dela com Mindinho ta ótima ! E ainda sobre o núcleo Muralha, os selvagens agora provavelmente vão seguir Jon depois que ele demonstrou compaixão por Mance. Isso deve ser o ponto crucial para a eleiçao de Jon.
    Muito desnecessário ficar mostrando Dany cm Daario o tempo todo, mas enfim, serviu pra mostrar que eles lembram dos outros dragões ao invés de mostrar apenas Drogon o tempo todo ! Eu acho que nos livros Dany tem mais controle sobre Viseryon e Rhaegal, e falando nos dois, se eles estão grandes daquele jeito, Drogon tem que aparecer no minimo duas vezes maior ao final da temporada !
    Por fim, o núcleo Kings Landing, a conversa entre Loras e Margery me deixou quase com certeza de que Loras vai ser julgado pela sua sexualidade e vai morrer (acho inclusive que foi o ator dele que reclamou por ter morrido na serie sendo que nos livros ele ainda tem história). Finalmente voltaram com Kevan, e de quebra mostraram Lancel, serviu de introdução ao fanatismo dos pardais .
    Pra um primeiro episodio, realmente deixou a desejar, mas acho que a temporada em si vai ser ótima !

  • Clarissa Botelho

    O camisa de chocalho aparece ao lado de Tormund, na frente da fogueira.

  • Arthur Pantoja

    Não dá para questionar que nao diferenças consideráveis em relação ao livro. Porém dentro do que poderia ser feito foi muito plausível.
    Muito bom o Passado da Cersei provavelmente não comentaram sobre Valanqar por não deixar limitado há todos pensar que o Tyrion vai mata lá
    Porto Real nada de diferente do que havia pensado.
    Na muralha tudo muito aberto a interpretação ainda não vi o colar da Melissandre brilhar isso me preocupa porém se não tiver a “Amiga da Arya” que esqueci o nome não há muito motivo para Mance viver.
    De resto gostei sim

  • Bruno Tardelli

    Melhor coisa deste episódio = Filhos da Harpia!. Pelo menos a caracterização ficou muito foda. Mal posso esperar para ver esses mascarados tocando o terror em Meereen. O restante do episódio foi OK. Muitas mudanças… vamos esperar que o Fanfiction de D&D faça sentido e dê a série sua tão falada independência do livro, que eu acho até saudável para as duas obras, quanto mais elas se distanciarem mais poderei aproveitar a duas a sua maneira… só tenho medo dos spoilers… mas já me resignei que não vou conseguir esperar pelos livros finais para ver o final da série, eu simplesmente não aguento…

  • Elisa Ueckert Soares

    O que é o “valonqar” que tanto falam? não li os livros ainda.

  • Felipe

    Galera, a parte do “Valonqar” vai aparecer. Reparem que a Maggy pediu 3 perguntas e a Cersei novinha só fez duas perguntas. Provavelmente terá mais um flashback com o restante da profecia.

  • Luis Santos

    Bom Dia! Tudo Bem!?Discordo: 1 – Tentem entender .. É uma ADAPTAÇÃO, literatura é diferente de TV. Não tem como ser tudo igual ao livro!

    Concordo: 1 – Valonqar.. Tem de vir depois, com certeza. 2 – Dany.. faltando mais discussões do conselho, audiências e não sexo logo de cara. 3 – Sor Loras.. Não gostei, ele é muito mais heroico, inspirador, talentoso, o prodígio e não esse rotulo de gay. No livro, fica bem montado um personagem gay heroico e defensor da família o cavaleiro que liderou a ofensiva p/ liberar a frota da família de Pedra Dragão. (Ficou péssimo no episódio.)

    Percebe-se que deram continuidade aos personagens que terminaram a última temporada. Com prós e contras, gostei do episodio!
    Obs: Foi só eu que achei tudo acontecendo rápido de mais!?

    Abraço!

  • Gustavo Vicente

    Adorei! Embora algumas alterações em relação ao livro mas mesmo assim ainda amei.

    Começando pela cena em que a Dany vai até os dragões que já tão bem crescidinhos.
    O enterro do Tywin que não teve muita relevância mas que me arrancou boas risadas (embora acho que não era pra isso ter acontecido).
    Cenas na muralha, como sempre me deixam um pouco sonolento, mas a queimada de Mance (e espero a volta dele também) foi uma coisa que me chamou atenção.
    Senti falta de personagens de Dorne assim como a Arya, apesar de saber que ela não estaria nesse ep. Também senti falta do Bran e to louco pra ver até que ponto vai ele nessa história já que no livro não tem muita coisa.
    A derrubada da Harpia também foi ótima.
    E a Sansa com mindinho <3 Não é possível que eu seja o único a amar ela…

    E sobre Tyrion com Varys, ainda me pergunto e a cospiração de Aegon?? Vai ficar de fora, se sim, porque?

  • LadyTargaryen

    E pelo andar da carruagem o Daario vai virar Quaite! xD
    Mais alguém percebeu isso? Eu até gostei, já era de se esperar que a HBO não voltasse com a misteriosa Quaite e suas profecias, uma vez que evitam tanto esses elementos místicos na série, mas pelo menos encontraram uma maneira de manter aqueles momento sãos da Dany em que mostram sua força e fragilidade ao mesmo tempo. Não dava simplesmente para colocar ela narrando seus pensamentos kkkkkk Tbm tem a presença de algo que foi muito condenado nos livros, uma “romantização” da relação dela com o mercenário, indo além do sexo, mostrando que ele tem sim lealdade e se preocupa com ela (pelo menos por enquanto).

  • RenanRCV

    Pela segunda vez estou sentindo que a série peca quando foge muito do que foi escrito pelo Martin. Com o Martin tudo faz sentido, mas quando a série “cria” seu próprio roteiro, aparecem situações cheias de coincidências forçadas. e coisas forçadas assim pra mim são preguiça de roteirista.O primeiro exemplo pra mim foi na temporada passada quando Bran foi capturado pelos desertores da Patrulha da Noite. Outros exemplos aparecem nos outros 3 eps que vazaram.

    Me parece que o motivo destas coincidências é pq a série está apressada, querendo mostrar muita coisa ou condensar os livros 4 e 5 e para isso alguns momentos de “preparação” estão sendo encurtados para que os principais fatos ocorram logo, mas isso meio que deixa estranho pra mim. Parece uma GoT diferente.

  • Silvano Ferrari

    Gostei do episódio, como sempre começo de temporada tem muitas pendências para serem ditas e não feitas, então temos mais diálogos que ações…
    pra começar também senti falta do “valanqar”, como citado por alguns talvez eles mudem essa parte na série…
    Nucleo Dani achei legal a abordagem dos filhos da harpia e to achando q o lance da missandei com o verme cinzento é só pra dar mais impacto se ele morrer…
    Núcleo porto real achei importante a inserção do tio kevan e do lancel logo de cara e acho q o fedor do tywin vai ficar pro ep.02, desnecessário a cena do Loras, a não ser que os pardais vão matar ele por ser gay, dai até faz sentido, lembrando que nos livros ele AMA o Renly e não é promiscuo como na série, aceitando qq homem só pq é gay…
    Na muralha gostei de qse tudo, só achei q confirmou mesmo a morte do Mance (até teve a entrevista com o ator afirmando q a série é diferente) acho q esse ponto junto com a cena da brienne mostra que ela pode acabar fazendo o papel do mance em winterfell ajudando a sansa a fugir (como não teremos a falsa arya) talvez a brienne faça até o papel de salvador que era do Theon…
    Mas o que me desapontou foi o Varys… Tah muito menor que nos livros a trama dele… parece que não foi nada planejado… acho que não teremos mesmo o “Aegon”, putz era um plano de anos, assim como o casamento da Arianne com o Visserys… Reduziram o plano do Varys à uma aposta na Dani… deprimente
    O tyrion perfeito pro momento…

    É isso ep sem muita ação mas dentro do esperado pra inicio de temporada (aguardando até o prox domingo sem ver os vazados…)

  • Turim

    Pode comentar sobre os outros 3 episódios??? rsrsrs
    placar do fds:
    PirateBay – 4 x HBO – 0
    o/
    Já ganhou ! Já ganhou ! Já ganhou ! ….

  • Kamila Nascimento

    O episódio foi parado pq foi introdutório e já estavana hora de mostrar algo assim, esclarecendo as coisas. Então gostei. A meu ver não adianta mais reclamar das diferenças entre a série e os livros. As histórias já tomaram rumos diferentes. Então ou é aproveitar as duas de formas diferentes tbm ou ficar louca na comparação.
    Sobre o Mance ter morrido, acho que podem ter trocado Camisa de Chocalho pelo Tormund (NÃOOO), mas enquanto ele queimava olhava muito pro Tormund. Espero que eu esteja viajando. Tormund melhor pessoa. <3

  • RenanRCV

    Também to achando estranho

  • LadyTargaryen

    Inclusive estava roendo um osso kkkkkkk

  • Mayan

    Aii gente!! Que saudade que eu estava de GOT e de chegar segunda no trabalhar e ficar o dia todo lendo os comentários de vocês!!!!
    Ansiosa para a analise do episódio também!!

    Gente, amei a cena dos dragões. Eu fiquei até um pouco triste! Como se eu tivesse trancado meu cachorro! Sou louca ou alguém mais teve essa sensação? haha..

  • Marco

    Muita gente falando sovre a falta do valonqar, mas se não me engano elas não saíram da cabana, acredito que as demais perguntas dela serão respondidas durante a temporada!

  • Bruna Ilkiu

    Gostei. Pra primeiro episódio foi muito bom. Situou onde cada personagem estava, relembrou o que ta acontecendo com cada um (ou a maioria, oi Arya!)…
    fico curiosa pra ver o que vai acontecer com a Brienne já que a Coração de Pedra não está no seriado….
    mas sempre assisto o seriado com o pensamento “livro é uma coisa e seriado é outra”.. acho que por isso não me decepciono… o seriado é de muito alto nível apesar de ser diferente dos livros…

  • Luis Santos

    Bom Dia! Tudo bem!?… E começou!

    1 – ..”Todos querem saber do próprio futuro. Até saberem o futuro.”.. Quando li essa parte no livro senti a arrogância de uma jovem Lannister e uma bruxa com mistério e desdém. Que garotinha arrogante, que bruxa velha (ops nova) pouco misteriosa com desdém. O ambiente,a trilha, a “mineCersei” e logo em seguida a Cersei. Ótima sena. (obs: e o irmão mais novo!?)
    2 – ..”Vc sabe o que é fazer suas necessidades por um desses buracos!?”.. Não mal agradecido só sei como é limpar!. Tyrion é ótimo. Estranho ver Lorde Varys e não Illyrio, quem vai atirar em Kevan com uma besta?!
    3 – O que o Rato Branco quer em um Bordel!? Carinho, afeto.. Eu não recordo que eles tenham essas necessidades no livro (alguém me corrija, ou me lembre.) E o Verme cinzento, não sabe ou tá fazendo charme!?
    4 – FANTASMA eu vii, roendo osso, alguém mais viu!? Adorei. E a Guila ali meio, estranho. “..Vc é virgem?” Nem paga uma cerveja é vem com essa pergunta. E o Lorde Snow, Martin pq você matou meu personagem preferido?? Logo agora que ele vira Sr. Comandante.
    Alguém torcendo p/ Milisandre trazer ele de volta? “EU!” Não entendi a morte dele no livro, entendo que tinha vários indignados com as decisões dele, mas morrer daquele jeito.

    5 – E a Sansa.. E aquele recado. No livro o mindinho quer casar ela p/ manter o norte. Será?
    6 – O que vai ser da Brienne sem a Stone Heart?? E Tyrion sem Sor Jorah??
    7 – “.. Não posso mais controla-los..” Ooo Dany “xonei”.. Que dialogo bom e a cena seguinte , a rainha tão vulnerável. Muito bom!
    Por fim e mais importante.. Será que a Milisandre salvou o Rei-para-lá-da-muralha!? Game of Thrones é uma Adaptação das Crônicas de Gelo e Fogo.. SERÁ?!

    Bom episódio! Um meio morno, porém bom, dando continuidade aos personagens que terminaram a ultima temporada.
    Abraço.. E que a vigília continue!

  • Robson Lima

    Amei. Foi um ótimo início. Pra começar com a abertura onde Winterfell aparece com a bandeira dos Bolton e logo de cara temos aquele flash back de Cersei, que ficou fantástica a troca de cena dela criança para adulta. Sem mais, o episódio foi muito bem editado.
    As únicas diferenças de livro/série foram as cenas de Sansa, Brienne, Tyrion e Jon, mas dá pra perceber que as coisas fluem de uma maneira legal. Agora, Cersei e Daenerys, segue conforme o esperado.
    Cenas de sexo e muito homem pelado para um episódio só, para constar que Game of Thrones voltou!!!

    Só ficou no ar se realmente Melissandre fez suas macumbas para ajudar Mance… Se você for analisar bem, a morte dele parece realmente forjada, ainda mais com a ajudinha de Jon. Mas se for levar em consideração o que ele fala dentro das celas, você fica meio confuso.
    Mas em suma,
    Eu adorei. nota 10 para o episódio.

  • Joao Palmadas

    Nos livros, a Cersei conversa com o Qyburn sobre a bruxa que profetizou seu fim. Acho que ainda terão essa conversa na série e aí eles vão falar sobre o Valonqar. Porque está mais ou menos explicado o ódio da Cersei pela Margarey, mas não o ódio dela pelo Tyrion.

    Achei fraquinha a cena inicial, nos livros é uma cena digna do melhor filme do Freddy Krueger, na série ficou fraquinha, não deu medo.

    Poderiam ter aproveitado para mostrar Casterly Rock na abertura. A cena inicial teria acontecido perto de Casterly Rock, não? Assim, se justificaria a Casterly Rock na abertura. eu acho que teria mais sentido do que Winterfell (eu gostei de Winterfeel com o simbolo dos Boltons, mas não agora). Mas parece que resolveram que toda abertura tem que ter Winterfell, mesmo que ninguém no episódio esteja morando lá.

  • Lucas Siqueira

    Dúvida:

    O Varys vai para Pentos com o Tyrion?
    Os dialógos entre os dois sempre são sensacionais, mas não lembro disso no livro.

  • Luiz Augusto Dias

    Na boa eu não gostei dese episódio. eu até tentei entender as adaptaçóes feitas,mas num deu.eu espero que os próximos episódios sejam melhores.

  • Lucas Dias

    se forem seguir um pouco os livros ta faltando muita coisa… Cadê a troca com Camisa de chocalho… cadê a missão do Sam? e a votação para Senhor comandante? Vai ficar apertado colocar tudo isso depois…

  • Martins

    – Mindinho deve estar armando alguma aliança com os demais nortenhos, não é possível que ele largue a Sansa no meio dos Bolton assim, de graça.. sem falar que é traidora da coroa;
    Me pergunto, qual será o propósito de Robin Arryn agora? Na inexistencia de um herdeiro na série..

  • GutoTricolor

    Concordo contigo, a maioria dos arcos foi bacana e introduziu elementos que vão ser destaque nessa temporada, como o Lancel (pardais) e os dilemas que a Danny vai enfrentar com os dragões e filhos da harpya.

    Acho que o arco da muralha vai ser ótimo, com a interação Jon, Stanis e Melisandre.

    Quanto ao Varys, tb estou curioso, mas tenho um palpite, acho que o Varys vai “perder” o Tyrion para nosso amigo Jorah, pois nas fotos de divulgação mostra os 2 juntos, mas o Varys nunca está com eles. Quem sabe daí em diante o Varys resolve continuar seus planos de outro lugar? Lembrando que no final do livro 5 ele apronta em Porto Real, ou seja, ele pode perfeitamente voltar e ficar nas sombras, ou encontrar Aegon em Volantis.

  • Lucas Dias

    Exato, se não vai mudar muito na história, pq não manter a velha desdentada e manter o medo das garotas? mostrar que a Cersei tinha medo e mesmo assim “encarou” a bruxa. Realmente nao mudaria a “historia” mas ganharia em dramaticidade

  • Joao Palmadas

    O Varys vai até Meereen com o Tyrion? Tomara, isso vai melhorar e muito o núcleo do Tyrion.

    Se concretizarem essa viagem do Varys com o Tyrion, isso será a melhor mudança da série em relação aos livros. Nos livros, o Varys some por um tempão, só volta para matar o Kevan, e o Varys é um excelente personagem. Parece que a série resolveu explorar mais o Varys. Tomara que essa mudança se concretize. O Tyrion ganhou um companheiro de viagem muito melhor. Os fãs da série (e dos livros) vão agradecer a mudança.

  • Joao Palmadas

    E o bilhete que o Midinho recebeu e não comentou com ninguém?

    Mistério… Aquele canalha inteligentíssimo estão guardando mais um ás escondido na manga. Só otário joga poker com o Mindinho. Mas o mundo está cheio de otários. A nobreza do Vale também.

  • GutoTricolor

    Eu tb acho a idéia ótima João, mas duvido que vai acontecer.
    Em todas fotos que vi só mostra o Tyrion e Jorah em Meereen, nada do Varys.

    Acho que o Jorah vai sequestrar o Tyrion, como nos livros e levá-lo até Meereen.

  • Jean Paulo

    sera que alguem aki vai aguentar o proximo domingo pra ver um episodio inedito depois de terem vazado os quatro primeiros episodios? Eu Vou.

  • Renan Vieira

    Alguém me refresca a memória sobre o Valonqar, já não tenho a mínima ideia do que seja hahaha

  • Paulo Sérgio

    na vdd ela fala das mortalhas de ouro pros filhos sim

  • Pedro Constant

    Já estava bem decepcionado com essa quinta temporada desde o primeiro trailer, que mostrava o Tyrion com o Varys. Pensei que eles poderiam alterar alguma coisa e que ainda ia ter o rolo lá da Companhia Dourada. Mas não, o Varys faz uma baita de uma propaganda: ah vamos salvar westeros, a Daenerys vai salvar tudo! Ai ele convida o Tyrion pra ir pra Meeren. Cara, que coisa nada a ver! Quem leu o livro sabe todas as tretas que acontece com o Tyrion hehe
    Cena da Brienne e do Pod, ridiculo demais. Sansa com o Mindinho tsc, tsc….

    Depois, foi aquela cena lá do Daario com a Daenerys, tentando convencê-la de que ela deveria reabrir as arenas de luta. Nada a ver isso. Só vi isso e pensei, pô é melhor eu ir assistir “house of cards” que ganho mais.
    Foi muito tosco esse episódio. Decepção total.

  • GutoTricolor

    Martins, como o Tywin morreu, o acordo que tinha com os Bolton ficou fragilizado.
    O Bolton que não é bobo nem nada, não perderia a chance de consolidar seu dominio no Norte casando o filho com uma Stark. A dúvida é qual vai ser a jogada do Mindinho, o que ele espera ganhar com esse casamento (se é que vai acontecer).

  • GutoTricolor

    Lucas, ontem foi só o primeiro episódio.

    A troca do Mance pelo Camisa de Chocalho não tenho esperança que vai acontecer (e tb acho irrelevante).

    A missão do Sam ainda pode acontecer, o Jon ainda nem assumiu o posto de Comandante, e é ele que manda o Sam pra Citadela.

    E a votação deve ser nos próximos episódios.

    Além disso, os produtores já avisaram que daqui em diante as coisas vão ser diferentes com relação ao livro, apesar que no final, garantem que o destino dos personagens vai ser o mesmo. Os produtores falaram em uma entrevista que os caminhos dos personagens vão ser um pouco diferentes do livro, mas o final será o mesmo.

  • GutoTricolor

    Sério, juro que não vi, hehe…

  • Martins

    Então, eu entendo que a morte de Tywin fez toda diferença, mas ainda assim eles desconsideraram o poder de Cersei mesmo como ‘rainha mãe’ que, embora saibamos seu desastre sozinha, ainda deveria ter algum efeito. Sei lá, achei confuso…

  • Felippão

    e acabar com o meu “gostinho de fim de domingo”?! Jamas!

  • Fernanda Fraga

    Só eu que achei que os cabelos das ruivas (Melisandre e Sansa) estavam mais escuros, quase negros? Significaria algo “sombrio” para elas?

  • Felippão

    Aposto que ele vai para Winterfell com a Sansa sendo a “Jeyne” dos livros.

    Mas por ela ser uma Stark, não sei como a historia desenrolaria.

  • Felippão

    Minha sensação é que deram uma “over enxugada” nos livros, de vdd!

    Gostei muito do arco do Tyrion pelo rio Roine até chegar a Meeren (inclusive a parte das justas que ele disputa com sua amiga anãzinha)

    Mas enfim, os irmão D&D tem feito um trabalho espetacular até agora, então nos basta confiar neles.

    P.S. Para mim, eles já tem os arcos bem definidos até o fim da série e por isso se deram ao luxo de anteciparem e cortarem tantos enredos.

  • Pedro Constant

    Mas se o Varys propos pro Tyrion para eles irem para Meeren, e fez a propaganda da Daenerys, acho que não vai ter o rolo lá da Companhia Dourada. E vi umas fotos na net que o Tyrion estava junto da Daenerys. Ou seja, não vai ter o rolo dele sendo escravo, nem vai aparecer a companhia dourada, com o principe Aegon…..fiquei decepcionado. sério.

  • James Gonçalves

    Concordo.
    E o Conleth Hill me faz gostar ainda mais do Varys, ainda mais na importância que ele tem.

    Só fico decepcionado pela omissão do Aegon…
    Enfim…

  • Pedro Constant

    Não. O Varys some. O Tyrion vai direto pra casa do Ilyrio.

  • Danilo Saúde

    Calma cara, foi o primeiro episodio. Muita coisa vai rolar ainda.

  • Acho que vai acontecer isso tb. Jorah sequestra o Tyrion e Varys “desaparece” acho que só volta com uma besta nas mãos…

  • Eles precisam dele vivo para manter o domínio no Vale. Como o Mindinho falou, o valor dele é o nome…

  • James Gonçalves

    Não. Ele fica com Illyrio.
    Basicamente o trocaram pelo Varys.
    Que ficou muito bom, na minha opinião. O Tyrion tá bem mais sombrio que nos livros. Lembro de algumas partes de dar gargalhada mesmo! Bora ver!

  • Silvano Ferrari

    Pelo que foi falado o Jorah vai sequestrar o anão, meoi como ocorreu no livro… a diferença que ele estaria com o Varys ao inves do velho griff…

  • Acho que a cena não terminou ainda. Parte do flashback ainda deve entrar em outro momento…

  • Sem Coração de Pedra, eu acho que a Brienne vai ser jogada na sua vingança contra o Stannis, que pode acabar morrendo nas mãos dela. Viajando um pouco… é uma ironia bem típica da série que todos os atos têm consequências. Eu acho que Brienne será atirada nessa realidade…

  • James Gonçalves

    Sim. Pra mim também já É uma adaptação.

  • Silvano Ferrari

    é q a maeggy fala q a cersei seria morta pelo Valonquar, que é irmão mais novo, por isso ela odeia tanto o Tyrion, apesar de q ela nasceu antes q o jaime, então ele tb é cotado para assumir o papel…

  • James Gonçalves

    Também notei a troca de olhares… Espero que tenham aproveitado aquele truque do livro!

  • Fabian

    No livro é Illirio que acompanha Tyrion, parece que na série vão usar o Varys.

  • Acho que o Daario executará o papel do Victarion Greyjoy também. Lembrando que ele já deu a ela os navios, que era o que o Victarion ofereceria, além do berrante. Do jeito que a série tá fazendo, acho que vão cortar ele mesmo e jogar tudo ao Daario. Com a suposta morte do Sir Barristan, o Tyrion vai cuidar de Meereen.

  • Valonqar, é o irmão mais novo – No caso da Profecia da Cersei, pode ser tanto o Jaime, por diferença de segundos, como, obviamento o Tyrion… Por isso todo o ódio que ela sente do Tyrion …

  • Sem querer jogar um balde de água fria nas suas expectativas mas minhas especulações e, infelizmente, certezas são: Mance não volta…Aeogon não vai aparecer…Bran não vai aparecer nessa temporada, só na sexta… possivelmente já treinado…

  • também acho que o resto do flashback vai aparecer em outro momento.

  • James Gonçalves

    A melhor cena foi o diálogo Jon e Mance na cela. Fantástico!

  • Acho que matou a charada, Arthur. A Sansa será a “amiga da Arya” e com isso não faz sentido o Mance na história (até então escrita). Infelizmente pode indicar que nos livros, ele não sobrevive mesmo 🙁 Mas acho que foram nessa linha… sem amiga, sem Mance

  • James Gonçalves

    HAHAHAHA! Verdade! Achei que iam falar do fedor do Tywin também. Fiquei esperando…

  • Isaías Batista

    Eu amei o episódio do começo ao fim, não teve uma parte ruim, principalmente as partes de Meeren, como a Daenarys é minha personagem preferida, queria que chegasse logo a parte dela, e uma das primeiras cenas é do imaculado buscando um pouco de afeto com as putas do bordel, e do nada um dos filhos de meeren (acho que é isso, nunca li os livros … ) corta sua garganta e deixa sua máscara.
    Não vejo a hora do Tyrion chegar em Meeren, meus 2 personagens preferidos juntos, apesar que creio eu que não vão ficar juntos por mto tempo, mas ok …

  • Marcondes

    valonqar (palavra valiriana para “irmão mais jovem”)

  • Guilherme Pires Veiga

    Mas a sansa pintou o cabelo, esta se passando pela filha do mindinho.

  • Luma Ferrero

    Cara, eu li os livros e achei maravilho, mas também gostei das mudanças que os produtores fizeram para a séria. Por mas que ela tenha dez eps de quase uma hora, ainda não é suficiente colocar tudo que acontece nos livros, e toda aquela jornada que o Tyrion tem é muito longa. Então mudanças são necessárias, pra deixar a série mais completa.

    E brother, Martin é foda, se ele aprovou então tá valendo.

  • Marina Dantas de Barros

    significa irmão mais novo.

  • Luma Ferrero

    Estavam pretos, fiquei decepcionada. Quero as ruivas de volta!

  • Luma Ferrero

    DominGOT, num troco por nada.

  • Lucas Siqueira

    Valeu cara!Desse detalhe eu tinha esquecido

  • Luma Ferrero

    Eles ultrapassaram os livros nessa parte, pq a Sansa fica ali no Vale até o quinto livro. É claro que o Mindinho revela pra ela um plano super fodástico.

  • Roberto Pereira

    OMG finalmente depois de 4 anos fugindo daqui, agora spoiler não me mete mais medo. Estreiaça com tudo que a série tem de melhor. Intriga, SEXO e rock and roll hahahha. Comento mais depois quando o Bacellar postar o review. Por enquanto só vou ler o povo reclamando das mudanças em relação aos livros que pelo jeito serão ENORMES.

    Capricha no review, Bacellar!

  • Lucas Siqueira

    Isso não tem nada a ver mesmo. Até por que no quinto livro eles são muito importantes no arco da Danaerys

  • Luma Ferrero

    Provavelmente o Aegon, o Quentyn Martell e a Ariane Martell não vão aparecer. A participação da Ariane provavelmente vai ser substituida por umas das serpentes de areia.

  • Marco

    Falando sobre a morte do Jon, acredito que ele não morreu, acho que foi mais uma das “bruxarias” da Melissandre, a mesma que ela faz com o Rei-para-lá-da-muralha, pois um pouco antes de ele morrer o Fantasma mostra os dentes para o Jon, jamais o Fantasma mostraria os dentes para o Jon.

  • Joao Palmadas

    O Varys ainda tem seus passarinhos, (ou suas ratazanas, segundo o Littlefinger). Um deles pode receber ordens do Varys para fazer o serviço. Por mim, estou torcendo para o Varys ir a Meereen com o Tyrion. O núcleo de Meereen ficaria ótimo com o Tyrion e o Varys.

    Dá até para fazerem uma dupla caipira: O Duende e o Aranha.

  • Danilo Souza

    Sansa pintou o cabelo de vdd. É Preto.
    Agora em Melissandre… ficou notável a quantidade de ”filtros” que o pessoal da edição usa para deixar o núcleo de Castelo Branco mais ”frio”. Fica tudo muito escuro, o vermelho dos cabelos… o vermelho do vestido. Sdds. :/

  • Marianna Albuquerque

    A Sansa pintou os cabelos no último episódio da 4ª temporada, acho que pra compor o disfarce de Alayne como nos livros (não sei pra que se na série ela se revelou pros Senhores do Vale)

  • Marianna Albuquerque

    Ia ser muito estúpido da parte dele. Tirar a Sansa das mãos do Jofrrey pra jogá-la nos braços de Ramsay Bolton, um maníaco muito muito pior?

  • Carol BB

    Achei o episódio muito bom, no geral, e fiel ao espírito dos livros.
    A única coisa meio sem sentido pra mim foi o Rob Arryn ficar no castelo dos Portões da Lua, com o Lorde Royce. Óbvio que o arco do Littlefinger teve que ser modificado, porque a complexidade da trama impediria que fosse exposta em tão pouco tempo de tv. POré, mesmo considerando isso, não faz qualquer sentido Littlefinger se desfazer do seu maior trunfo. E porque ele está indo embora? Não será mais o Lorde Protetor? Li os livros 3 vezes, assisti a quarta temporada no ano passado,e revi novamente neste ano. E mesmo assim, isso me deixou confusa…

  • Ainda tenho esperanças da cena em que a Dany monta no Drogon… Existem boatos que não terá essa cena? Os trailers me assustaram a achar que não haverá…

  • Carol BB

    Sansa pintou o cabelo para incorporar o papel de filha bastarda do mindinho.

    Já a Melissandre está, infelizmente, há anos luz da personagem que eu imaginei quando li os livros. Ela está mais para branca de neve do que para sacerdotisa do Deus da Luz. Pele branca como a neve, cabelos negros cor de ébano. Cade a mulher sensual, que não só ardia como o fogo, como em certos momentos, parecia “ser fogo”?!

  • RenanRCV

    Gente, uma coisinha pra debatermos. Se Varys queria desde o começo que a Dany assumisse o trono de ferro, pq ele repassava para o Rei Robert as informações que ele conseguia a espionando na primeira temporada e não tentou impedir quando Robert quis matá-la?

  • GutoTricolor

    Pois é Martins, estamos só especulando, claro.
    Sua teoria pode estar tão certa quanto a minha, hehe…
    Abs!

  • JPaulBeaubier

    Filhos da Harpia. 😉

  • JPaulBeaubier

    me corrijam se eu tiver errado: mas a maegi NÃO mencionou o valonqar dessa vez, certo?

  • JPaulBeaubier

    Já tá meio consenso que a Sansa vai fazer às vezes da Jeyne Poole. Porém, parece que as coisas se desenrolam diferentemente do livro.

  • JPaulBeaubier

    Winterfell com a bandeira do homem esfolado na abertura me deu um misto de mal estar com empolgação!

  • Ser Pounce

    Episódio regular.
    Teve momentos bons, como a cena da Cersei jovem e a conversa entre Jon e Mance.
    Às vezes sinto que odeio a Mel tanto quanto odiei Joffrey, sério. Desnecessária aquela cena no elevador. Muitos núcleos perderam o encanto pra mim, mas já nem discuto mais as mudanças feitas em relação aos livros, não vale a pena.

    E JON MITOU NO FINAL. MELHOR CENA.

  • Anna Kristine

    Valeu a pena assistir o episódio por causa da primeira e última cena, apenas.
    Esperando muito mais dos próximos episódios.

  • JPaulBeaubier

    Não temos como saber a esta altura se o Tyrion vai estar ao lado da Dany como um Lannister ou se como um Yollo da vida.

  • JPaulBeaubier

    Tb acho que o Mindinho tem outro planos. A Sansa é pintada como um ponto fraco dele, pq – pelo menos dá a entender isso – ele parece realmente gostar dela. Então, deixá-la casar com outro (ainda mais o Ramsey!!!!!) é meio loucura.
    Ou um meio para um outro fim.

  • JPaulBeaubier

    A votação é no 5×02

  • JPaulBeaubier

    Eu gostava mais da série de primeira quando eu NÃO lia os livros.
    Reassistindo, já racionalizando os porquês das alterações, fica melhor! (:

  • LadyTargaryen

    Mas gente, Sor Vovô não pode morrer. *0*

  • DihGamer

    ZZzZZzzzz
    Vai falar que a serie esta ruim so pq não esta igual aos livros? Continua sendo a serie mais fod*,mais assistida e baixada atualmente mesmo com mudanças e a maioria que assiste não le os livros e eu não vejo eles reclamando…
    E ainda cita house of cards como se fosse superior….
    Quem e house of cards perto de GOT na fila do pão? Hahahaha 😉

  • William Novaes

    A “Amiga da Arya” é na verdade amiga da Sansa, Jeyne Poole.
    Arya Não Gostava dela pois ela era muito certinha igual a Sansa

  • charles arthur

    não entendo pq Melisandre virou morena do nada também, Sansa foi planejado.

  • charles arthur

    mas na série não fala do Volonqar apenas da rainha mais jovem e bela

  • charles arthur

    ele vai querer casar ela com Reek Bolton

  • JPaulBeaubier

    Então, mas no livro, o Jon só descobre DEPOIS que o Mance foi trocado pelo CdC… A cena da flechada não pode ser porque ele sabia da troca.
    SE é que no seriado vai haver a troca. Povo aposta que não.

  • Bruna Barbosa

    O da Melisandre realmente tava esquisito, deve ser por causa do filtro. Mas a Sansa pintou o cabelo. Tanto na serie quanto no livro.

  • Renan Ramos

    Não compreendo por que quem leu o livro está achando que ele realmente morreu. Estou imaginando que a HBO vai trocar o camisa de chocalho pelo Tormund, pois as caras que ele fez. Se Mance morreu mesmo ficarei muito bolado!

  • Leandro Soares

    Sinceramente, eu AMEI o episódio.
    Foi perceptível as muitas cenas corridas, mas a série se esforçou ao máximo pra ser fiel aos livros e temos que parabenizar. Somente o Arco da Sansa que me deixou com um nó no estômago, mas vamos acompanhar e entender este enredo.

  • Leandro Soares

    O Tyrion ser escravo, terá sim.
    Tanto é que já tem o ator que interpretará Yezzan zo Qaggaz.
    Isso explica também o pq de Jorah estar na arena lutando.

  • LadyTargaryen

    Vc leu os livros amigo?
    Comigo basicamente foi esfriando essa empolgação da estreia tbm quando li. Acho que é pq já sabemos mais ou menos como tudo se encaminhará.

  • Leandro Soares

    Acredito que no casamento de Sansa, junto com todos os Nortenhos haverá uma guerra interna para tirar o poder de Winterfell das mãos dos Boltons.

  • JPaulBeaubier

    a Cersei da série fez 3 perguntas sim. Se ela iria casar com o principe (não, vai ser com o rei), se ela, então seria rainha (sim, por pouco tempo mas uma mais nova vai tomar-lhe tudo que é mais querido) e se ela e o rei teriam filhos (ela teria 3 de coroas e mortalhas douradas e ele, 20), a que ela retrucou que não faria sentido.

    -> Aí que, NO LIVRO, a maegi desembesta a falar do valonqar. Aliás, justamente por isso, o valonqar pode se referir aos imãos mais jovens da Cersei (Tyrion e Jaime), ao do Robert que é o rei da pergunta (no caso, Stannis) ou de seus filhos (Myrcella ou Tommen).
    EDIT: Tem os 16 filhos do Robert tb.

  • Anon Anonimo

    Filhos da Harpia…

  • Leandro Soares

    Camisa de chocalhos aparece nos trailers, ou seja, Mance realmente morreu.
    A missão de Sam, acho improvável até pq a produção da série não gravou em nenhum lugar que lembrasse a cidadela. Tenho medo desse arco.

  • charles arthur

    ainda bem que eu adorei tudo e pra mim o nível ainda está alto da série.

  • Rodrigo Nery

    E a falsa Arya? O bicho comeu ou o Ransay já esfolou entre as temporadas? ¬¬ Daí me tacam a Sansa no meio da história que seria da outra.

    Tava esperando a maior articulação política pra escolha do Jon como Senhor Comandante e isso se resumiu a 2min, rs.

    Correrio entrou água?

  • JPaulBeaubier

    “Dorne deu sono”.
    Sendo que Lançassolar nem apareceu no episódio….
    Começamos agora a nova temporada de Mimimi. Ep. 5×01.

  • JPaulBeaubier

    Tb não vi. ):
    Tava sem a caveira no rosto?

  • JPaulBeaubier

    A Dany pode ser a rainha mais nova que irá tirar tudo da Cersei (irmão, filhos, reinado). O Valonqar só pode se referir a algum irmão mais jovem de quem é citado na terceira pergunta (ela, Robert ou dos filhos).

  • Francisco Capuzo

    3-Sim , eles comentam isso no livro é como se fosse uma carência, falta de afeto.Inclusive acontece esse assassinato em um dos primeiros capítulos…

  • JPaulBeaubier

    Para quem “não quer nem comentar”, o comentário foi grande, hein? O.o

  • renata celho

    Pelo que eu li , Sansa esta indo a Winterfell para se casar com o Ramsay. O Bilhete deve ser da Cersei que chamará Mindinho em breve para King Landing

  • Jeniffer

    Não aguento mais as frases de efeito da Dany.

  • Leandro Soares

    Luis, a morte de Jon Snow serve pra justificar a saída dele da Patrulha da noite.
    “A noite chega, e agora começa a minha vigia. Não terminará até a minha morte.”
    Depois disso, ele será livre pra fazer oq bem entende, inclusive ser legitimado como Stark e possuir terras e etc.

  • renata celho

    Amei o episódio… vi os que vazaram na net , porque não aguentava de tanta ansiedade.

    Gostei muito das adaptações , prefiro Vary ao Illyrio mesmo… acho a dinamica entre os dois muito boa ! Vary , sempre foi a favor do reino ( do seu modo).e sempre admirou Tyrion pela sua inteligência , acho que essa união de Tyrion e Daynerys vai ser quente!! Ela precisa urgentemente ser guiada para Westeros.

    A cena dos dragões foi de cortar o coração… fiquei com muito dó dela. Mais foi como Daario disse á ela , ela não é mãe dos Imaculado , nem dos escravos , ela é Mãe dos Dragões , tem que trata-los com no minimo de carinho.

    Pra mim , o grande nome dessa série, o verdadeiro senhor da Guerra até agora é o Mindinho. O cara é um gênio, baita estrategista , a maioria dos grandes golpes da série sairam da sua mente doentia. Agora é esperar pra ver o que essa união com o Bolton vai resultar. tenho muito medo de pensar na Sansa sozinha com aquele psicopata do Ramsay , será que teremos uma interação entre Sansa e Theon ? Sansa substituindo Jeyne dos livros ??? E como a Coroa ( Cersei) vai reagir ao saber da traição de Mendinho ?

    Melisandre dando em cima do John foi o fim do mundo pra mim !! Odeio aquela mulher gente!! Espero anciosamente para Mance voltar. Não vi Cabeça de Chocalho em nenhum parte ou perdi essa cena ??

    Unicos pontos á lamentar é que pelo visto não teremos Jovem Griff e nem Quentyn Martell na série. Espero de coração estar errada e ve-los em breve nas série. ja sabemos que Stoneheart não ira aparecer nessa temporada , então nem tenho esperanças… Saudades também do nosso pequeno Stark, Brandon.

  • Felippão

    então, num foi no quarto livro? tô perdido kkkk

    mas enfim, ele já está levando ela para se casar e “exigir” Winterfell devolta. Quem está lá Roose Bolton e o Ramsay, logo a versão para a TV pode criar esse novo caminho…

  • Júlia Machado

    Cara, de verdade… Eu não sei se é porque eu sou uma pessoa fácil de agradar, mas eu adorei o episódio. A pequena Cersei ficou bem como eu imaginava. Eu só acho que a Maeggy não responderá mais perguntas, pq o que eu percebi foi que entre a pergunta se ela se casaria com o “príncipe” e se eles terão filhos, ela faz uma pergunta (que agora não me recordo) e a Maeggy responde… Acho que só senti falta da Cersei empurrando a amiguinha, mostrando pra todo mundo que ela sempre foi a doida que é.
    Sei lá. Acho que ao ver a abertura de novo depois de 1 ano qualquer coisa pra mim tá lindo, ótimo, perfeito. Eu não consigo mais assistir pensando nos livros, cada episódio é uma coisa nova, tudo pode acontecer. Assim como era na 1ª e 2ª temporada, quando eu ainda não tinha lido os livros.

  • Felippão

    mew! no livro, o tormund só aparece por conta da Val!

    Tô mais perdido que a Brienne, para onde iremos?!?! kkk

  • Keila Sparrow

    Quando vocês irão fazer review desse episódio?

  • Vaz

    O irmão mais novo (valonqar) vai matar a Cercei segundo a bruxa.

  • Jonatha Monteiro

    Cara Martin ja falou que a partir de agora a serie sera uma coisa e os livros outras não adianta tentar ficar procurando tudo que estava nos livros e do jeito que estava nos livros …

  • Felippão

    era exatamente isso q estava pensando. Eles já tem o arcpo completo dela até o final das crônicas.

    Acho q ele leva ela para Winterfell para encontrar Ramsay or quem estiver lá (já não dá mais para saber), assim ela poderia “reinvidicar” o Norte.

    mas não sei como seria o arco

  • Saw

    Triste pelas mudanças absurdas que fazem, mas o ep foi bem bacana. Cena maravilhosa da Dany correndo dos dragões KKK

    Uma pena Mance morrer pra valer na série

  • Jad Bal Ja

    Não foi impressão não amigo. A Sansa pintou os cabelos de negro para ocultar sua identidade.

  • Marcel Martinez

    Só falam na morte do Mance Rayder, enquanto o Sr. dos Ossos tá lá, chocado com toda a cena…rsrsrs

  • Ze Andrade

    Melhor cena: os dragões assustando a Daenerys. Passa uma tensão interessante, pertinente a história e o momento que a Khalessi está atravessando.

    Pior cena: Loras e acompanhante. Todo mundo meio que comentou que o personagem da série ficou muito aquém do personagem do livro. Ele passa a imagem de alguém muito mais fraco e desinteressante do que ele é. Mas talvez a mudança seja para focar exclusivamente na questão da sexualidade e desdobramentos com a atuação dos pardais, o que foge bastante da história de Loras nos livros

  • MatheusKrepel

    A Sansa pintou os cabelos de preto pra se disfarçar. E como eles sempre usam aquele filtro meio preto e acinzentado nas cenas do Norte (pra dar impressão de frio, sem luz do sol), o cabelo da Melisandre acabou parecendo mais escuro, mesmo.

  • Daniel Miranda

    Eu li os livros e não reclamo das mudanças. Os livros 4 e 5 são mais uma preparação de terreno para os dois últimos livros, e portanto acho que a série não ficaria tão boa se seguisse os livros, esfriaria muito a trama na minha opinião e poderia ser um tiro no pé da HBO.

  • MatheusKrepel

    O arco do Tyrion é muito bom nos livros, mas depois de sabermos quem é o Jovem Griff, ele se ramifica em um arco totalmente novo, com a Companhia Dourada, etc. Já estamos indo pro sexto livro, quase na reta final, e o Martin coloca esse núcleo novo, cheio de personagens que vão pra Westeros abalar tudo, sendo que a guerra estava quase acabando, ao invés de se concentrar nos infinitos personagens que ele já criou. Acho que seria muito complicado fazer isso na série, que só tem dez horas por ano e VÁRIOS outros arcos que são trabalhosos de se adaptar. Por isso eles simplificaram os rolos do Tyrion.

    Cara, se quiser ver a série, precisa limpar a cabeça e esquecer TUDO o que já leu. Ficar fazendo comparações só vai mostrar mais e mais defeitos, e você não vai conseguir curtir o que a série tem de bom.

  • Felipe Thomaz

    O flashback da Cersei foi muito fraco, tomara que tenha outros. E a cena da Briene na estrada que o Mindinho e Sansa passa ficou tão tosca.

  • MatheusKrepel

    Talvez seja a notícia da morte do Tywin, sei lá…

  • MatheusKrepel

    Por falar nos Bolton, vocês repararam que, na abertura, Winterfell aparece nova, sem fumaça, com o homem esfolado dos Bolton naquela pecinha que gira, ao invés do lobo Stark? Achei bem interessante (apesar de parecer insignificante).

  • Lúcio Vitório

    Eu assisti apenas a primeira temporada.. depois não consegui mais acompanhar a série da HBO.. Quando fiquei sabendo da possibilidade da série acabar primeiro que os livros, tentei começar a ver novamente.. mais cara.. eu não consigo assistir um episódio inteiro.. gostaria de saber se existem mais alguém que curte GoT.. mais não conseguem acompanhar a serie da HBO e como vão fazer? vão assistir a força.. ou vão tentar não receber spoilers para acompanhar pelos livros?

  • Nicoli JLSantos

    Eu com certeza vou também! Não vou baixar tendo HBO. Nem ficar por quase um mês sem ter o que assistir de GoT.

  • Nicoli JLSantos

    Acho que, nesse caso, a série não quis introduzir um personagem (e todo o núcleo que acompanha ele), porque os produtores sabem que no final o pleito dele não é legítimo.

  • MatheusKrepel

    2 – A atuação do Peter Dinklage ficou muito boa nessa cena. Alguns estão especulando que o Tyrion e o Varys vão se separar logo, com o anão indo pra Meereen, e o Varys pra Porto Real, fazer suas maquinações.
    3 – Nos livros, a Missandei (eu acho) diz que alguns Imaculados pagam prostitutas pra abraçá-los… QUE TRISTE!!!
    4 – Eu também vi o Fantasma, ali no cantinho’ *-*
    5 – Esses esquemas do Mindinho parecem meio confusos pra mim, às vezes. Talvez seja por que eu leio os livros rápido demais.
    7 – Finalmente, uma cena da Dany onde ela não aparece com uma deusa em seu trono, falando frases de efeito. Só não sei por que ela ficou com medo do fogo, se ela não queima…
    Por fim, se eles não trouxeram a Coração de Pedra, por que trariam o Mance de volta? Acho que isso vai ficar só nos livros. R.I.P. Mance Rayder.

  • Nicoli JLSantos

    Coisa boa GoT de volta!!! O episódio foi normal pra começo de temporada. Dor no coração ao ver o símbolo dos Bolton em Winterfell! Deixando de lado diferenças quanto aos livros… Continuo me incomodando com as frases de efeito da Dany! “Não sou uma política, sou uma Rainha”….(Qual governante não precisa fazer política?) Finalmente o Ciaran Hinds teve uma ótima atuação como Mance! Todas as cenas da Muralha foram boas! Mas tive que rir quando Sam encosta a cabeça em Goiva/Gilly ali no meio da galera!!

  • MatheusKrepel

    Valonqar é a palavra valiriana para “irmão mais novo”, ou algo do gênero. A Maggy (aquela bruxa) diz que a Cersei será morta pelas mãos do Valonqar, se não me engano.

  • Victor

    Irmãos D&D? Eles são amigos pô

  • Victor

    Ele não parece ter aprovado não, hehehe

  • Carol BB

    Parece que não vai ter young griff – Aegon Targaryen (filho do Rhaegar) na série. Será que isso significa que ele é uma farsa nos livros? Argh, odeio pseudo-spoilers…

  • Victor

    Não creio nisso não… Pra mim ela vai ser prometida como Sansa mesmo

  • Nicoli JLSantos

    Acredito que sim! Pensei exatamente a mesma coisa.

  • Lucas Campello

    Primeira vez que eu vejo alguém tocando no ponto que eu achei o mais absurdo, transformaram os planos do Varys e do Ilirio em lixo. Eles queriam o Aegon no trono por terem ‘criado’ ele como alguém que seria o Rei perfeito e que de certo modo eles teriam um controle…mas nada disso se aplica a Dany, nada.

    Não faz nenhum sentido eles resolverem colocar a Dany no Trono, se na própria história que se passou na série eles queriam ela morta… Cara, tem tanta coisa errada com o plot dos Varys agora e nada que não fosse resolvido com um simples ator para um personagem apenas, o Aegon.

  • MatheusKrepel

    Meu Deus… quanta gente reclamando do valonqar. É só o primeiro episódio! E vocês sabem que a Cersei lembra disso TODO capítulo, então, vai aparecer logo.

    Sobre o núcleo da Muralha, tenho medo de que o Jon não vire Senhor Comandante. Nos livros, Janos e Thorne são temporários, e fica aquela coisa no ar de “Nós precisamos votar logo!”. Na série, parece que o Sor Allister é o Senhor Comandante definitivo, e só vai abrir espaço pro Jon se morrer. Como a grande maioria, não acho que o Mance vai retornar. Como a Catelyn, ele está morto, morto, morto.

    Em Porto Real, achei legal terem trazido Lancel (quase não reconheci ele) e o tio Kevan de volta, ao invés de descartá-los como fazem com tantos outros personagens secundários (Sor Arys Oakhearth, os irmãos Kattleblack, Garlan e Willas Tyrell, os conselheiros de nome esquisito da Daenerys, os senhores do Norte que não são Jon Umber e Rickard Karstark, etc.). Poderiam ter colocado um diálogo melhor naquela cena do Loras, pra não ficar parecendo só sexo desnecessário, mas entre homens pra que as pessoas tenham medo de criticar.

    Estou ansioso pelos próximos episódios. E tenham sempre em mente que: “A série é a série, e os livros são os livros”. Daqui pra frente, mais do que nunca.

  • Breno Lemos

    O papel da Ariane vai ser desempenhado pela mulher do Oberyn, a Ellaria Sand

  • Hortencia Noronha

    Valonqar vem do alto valiriano e significa “irmão mais novo”. Na profecia de Maggy (do flashback), uma parte é que Cersei vai morrer pelas mãos do valonqar, Jaime ou Tyrion, supostamente. (Alguém me corrija se não for isso, faz tempo que li)

  • Renan Ramos

    Dps de ver esse ep, ficou claro pra mim que se mance voltar, quem morreu foi o tormund.

  • Adriano

    Depois de assistir ao 1º Episódio da 5ª Temporada eu vislumbrei uma constatação.
    Eu assisti a todas as temporadas nas últimas 3 semanas. Em 21 dias assisti 40 episódios. O que dá uma média de 2 episódios por dia… neste domingo me programei pra assistir aos 3 últimos da 4ª Temporada. Fiquei assombrado com uma constatação: Ao final desta temporada os produtores terão 20 horas pra resolver a amarrar toda a trama de GoT.. ao final desta temporada nós teremos assistido a 50 horas de um obra originalmente programada pra ter 70 horas. Assim sendo eu, cheguei a conclusão de que eles realmente não tem mais tempo pra inserir plots (talbez exceto Dorne por ser considerado INDISPENSÁVEL). Eu que era tão implacável com a série, cheguei a inegável conclusão que ela esta no rumo certo. Os produtores não tem mais tempo pra inserir plots como Lady Stone Heart, os irmãos Katleback, Griff, Aegon, Ariane, Quentyn, Merreca, Abel e suas esposas, os Manderly, etc, etc, etc…
    Eles tem que dar um final satisfatório com os personagens que estão ativos na série, sem esquecer os que apareceram e que tem ainda um papel a desempenhar: Rickon, Osha, Edmure Tully, Peixe Negro, Sandor Clegane e Gendry. Todos eles tem certa relevância. Uns mais outros menos…. mas possuem relevância…. E apareceram na série. Ao final da temporada faltarão apenas 20 horas pra terminar a saga… levando em consideração de que se ela ja tivesse terminado e eu resolvesse assistir a estas 20 horas em uma semana, eu chegaria ao final assistindo a somente 3 episódios por dia. Vai ser uma constante a aglutinação de plots. Exemplo: Sansa aglutinando Manderly, falsa Arya, Abel e talvez Lady Stoneheart….
    Personagens que nos livros, Martim pode se dar ao luxo de desenvolver as suas tramas em separado, de maneira estratificada, separando os núcleos, dando destino próprio a cada personagem. Assim já me acostumei que Daario fará as vezes de Victarion Greyjoy…. De agora em diante: livros serão os livros e a série será a série.
    VALAR MORGHULIS.

  • Cecilia Saraiva

    Achei fraquíssimo o episódio, de cabo a rabo. Parece que poucos odiaram a cena da Daenerys com os dragões, como eu… porque não faz o menor sentido a mãe dos dragões, a Não Queimada, ter medinho de fogo e dos seus próprios dragões. A série cagou num princípio básico sobre a personagem. Sim, a Dany comete diversos erros e perde o controle dos seus “filhos”, mas a ponto de temê-los (ou eles agirem como se ela fosse ameaça) é o cúmulo do absurdo. O romance idiota de Missandei e Grey Worm tb está sem noção. Pelo menos introduziram o Mossador.
    Tyrion na casa do lliryo Mopatis e o dono da casa não aparece nem pra dar um oi. Tá. Mas os atores Dinklage e Hill fazem uma parceria maravilhosa na tela, então dá pra passar.
    Jaime e Cersei no velório de Tywin… sério, parece novela da Globo. Cadê o sorriso do Tywin? E o lance do fedor? Seria fácil de faze. A reação dela e dele nos livros é super bem trabalhada… a indiferença do Jaime semi-culpada, Cersei regozijando-se com a ideia de substituir o pai e provar para todos que ela é supostamente maior do que o falecido líder da Casa Lannister, seus sonhos grandiosos e ridículos, de alguma forma isso poderia ser mostrado, mesmo que breve, pelo texto… mas ficou tudo vazio. E a Cersei saber que o Jaime libertou o Tyrion??? Minha gente, o mundo era pra ter acabado. O Kevan estava muito alegrinho tb. Parece que não teremos Cersei implodindo os Sete Reinos com suas decisões risíveis e aquele Conselho de incompetentes, já que o Kevan já está na área.
    Diálogos superficiais e cada vez mais empobrecidos, com menos trechos do livro… a conversa entre a Melisandre e o Jon na gaiola foi ultra patética, alívio cômico barato, tentativa de sexualizar o tempo inteiro a figura da Mulher Vermelha. Nos livros ela é sim belíssima, mas é sinistra e macabra, e seu poder vem do Senhor da Luz, não de ela ficar tirando a roupa e seduzindo os omi. 😀 Machismo sem parar.
    E o Loras continua sendo menosprezado como um idiota fútil na série… a cena dele falando no velório me deixou nervosa lembrando da figura corajosa e esperta do Cavaleiro das Flores na Guarda Real e Jaime se espelhando nele… quanta diferença.
    Que Maggy the Frog bonita é essa? A vidente nos livros é uma mulher assustadora, feia, decadente mesmo, e isso só aumenta o impacto pois fica ainda mais claro o quão destemida, ousada e arrogante é a pequena Cersei. Colocaram uma modelo pra fazer a Maggy e deixaram a profecia pela metade (espero ver em outro episódio).
    A cena da Brienne e do Podrick ficou vazia, besta e sem sentido. Já deu essa historinha de a Brienne ficar dando esporro no Pod… não existe isso no texto do Martin e está ridículo.
    O Mance morrendo de verdade é matar um arco interessante. Aliás, o que foi que sobrou da saga nessa série? Não estou reconhecendo nada.

  • Izabela

    Ela tem sempre que fazer uma cara de pseudo-diva e falar com toda a certeza do alto de sua enorme sabedoria vinda de não sei onde.

  • José Roberto Caivano

    Você tem que entender o espírito da série… Na série não da pra saber o que se passa na cabeça das pessoas, quando a pessoa ta mentindo ou não. Quem assiste só a série não consegue decorar o nome de tantos personagens, e já são tantos, então eles tentam enxugar o máximo possível…

    A história é muito complicada por si só, então eles tentam simplificar ao máximo, e por isso a gente vê muitos mentirosos nos livros abrindo o jogo… Pra deixar as coisas mais claras pra quem assiste, foi assim com o Mindinho e a Sansa e foi agora com o Varys e Tyrion…

    Depois da última temporada eu já desisti de tentar comparar a série com os livros… Particularmente, só acho ruim (e me incomodou muito) foi quando eles inventam coisas nada a ver com os livros e a lógica, tipo mandar o Jon Snow e mais uma galera pra ir na fortaleza do Craster fazer missão, com os selvagens na iminência de atacar Castelo Negro… Tipo, a Ygrite e os outros pulam a muralha na S03 e só atacam Castelo Negro no final da S04, nada a ver isso… De resto, eu consigo entender as mudanças e até gosto de ver as coisas não tão fiéis ao livro… Porque se alcançar os livros, espero realmente que os arcos – e talvez os finais – da série e dos livros sejam diferentes.

  • Cecilia Saraiva

    Cagaram tudo já… a Jeyne Poole sumiu na primeira temporada e não vai aparecer mais… Correrio sumiu. Nem sei porque mandaram o Brynden Tully mijar no Casamento Vermelho, se ela não for aparecer mais, rs.

  • Cecilia Saraiva

    Acho que ele morreu sim, porque no livro ele fica gritando e implorando pela vida, negando que é rei, como um covarde, coisa que o verdadeiro Mance jamais faria. Na série, ele mal soltou um ai. Era ele mesmo. Mataram o arco do Mance… não tem Dalla, nem Val, nem bebês trocados… daí vai ficar difícil arranjar uma desculpa pra mandar Sam pra Vilavelha. Podem até mandar, mas não veremos a viagem. Pobreza danada.

  • Felippão

    não tinha pensado nisso!!!! ia ser demais, não seria? que baita plot twist! haha

  • Cecilia Saraiva

    Pois é, mas a Melisandre está destruída desde que apareceu… não entenderam a personagem, ela é sempre sexualizada à força. Virou alívio cômico. O Jon no fim tinha que mitar, nos livros a essa altura ele já era meu personagem favorito… os capítulos dele são os mais empolgantes. Ficava difícil estragar totalmente a cena.

  • Felippão

    cara, a Jeyne, nos livros, sofre horrores nas mãos do Ramsay e quem a salva é o Theon!

    Na série seria fantástico!

  • Cecilia Saraiva

    Pois é, mas quem está lendo os livros sabe que tem mais coisa no angu do Varys… não está tão claro assim que ele é pró-Daenerys não. Na série sim, mas ou estragaram a narrativa, ou ainda vão dar uma surpresa. Se vc leu o quinto livro sabe do Aegon…

  • Felippão

    fiquei com Matrix na cabeça! kkk vc está certissimo!

  • Felippão

    não, acho q vai ser prometida também! só vai ser no lugar da “Jeyne” dos livros. Vai rolar o casamento quando stannis estiver às portas de Winterfell

  • Fernando Marino

    Tem duas profecias no livro, uma do Moqorro (pro Tyrion) e outra da Quaithe (pra Dany), que parecem indicar que ele é um impostor.

  • Pablo

    Concordo que mudanças são necessárias e que não da pra colocar todos os detalhes do livro na série, algumas adaptações como a cena de Arya e Tywin em Harenhal ficaram MTO FODA. Mas eles precisavam esculhambar tanto assim com a história. Eu já praticamente não reconheço as Cronicas de Gelo e Fogo. O que eu me pergunto é, se eles conseguiram fazer uma adaptação tão boa na primeira temporada, por que que a partir da segunda temporada eles começaram a mudar tanto?

  • Fernando Marino

    Pelas alterações que vêm acontecendo na série, imagino que esses spoilers se referem à alguns destinos no fim da temporada, ou algumas mortes antecipadas talvez, só que de modo diferente dos livros. Meu medo é que os produtores sabem o final de alguns personagens, que provavelmente são os “protagonistas”: Bran, Tyrion, Arya, Jon e Dany, e até a 7° (e aparentemente última) temporada da série, vamos acabar sabendo o destino deles, já que o 7° livro vai demorar demais. Mas em relação ao 6°livro, acho que serão poucos os spoilers, tipo se o Bronn morrer em Dorne, no livro ele nem vai pra lá, então mesmo que ele venha a morrer depois, vai ser de uma forma tão diferente, que não vai atrapalhar muito. GRRM deve terminar Winds of Winter antes da próxima temporada, mas eu recomendo que você assista a série, é melhor você ver os spoilers, do que ouvir alguém falando deles, ou ver um post na internet com foto de personagem morto.

  • Joao Palmadas

    Bom, foi até o quarto livro. No quinto livro, ela não aparece, então provavelmente ela continua no Vale. Alias, pelo que vimos, no começo do sexto livro ela ainda está no Vale.

  • lia

    irão?

  • Joao Palmadas

    Se for isso, acho que teremos um duelo de esperteza entre os dois canalhas inteligentes, o Roose Bolton e o Mindinho.

    E eu acho que o Mindinho ganha.

  • Vinicius Moes

    Porque ninguém tinha ideia do que fazer no futuro. O fato de Varys passar as informações de Daenerys no livro faz todo o sentido quando se tem o conhecimento de que ele estava articulando a coroa para o Aegon, mas como ele muito provavelmente não estará na série, teremos este furo na estória.

  • ferakmi

    Pode ser que não, a historia dos livros pode tomar um rumo diferente envolvendo Aegon e Connington que são personagens que acabaram de ser apresentados no universo do Martin, ele não colocaria um outro pretendente ao trono sem nenhum bom motivo.

  • ferakmi

    O Mance morre de qualquer jeito kkkkkk
    Se ele nao morrer agora ele morre como Abel, o bardo…

  • Paulo Frank

    Eu acredito que sejam furos de roteiro msm… Talvez no inicio da série eles pretendiam incluir o Aegon, mas agora mudaram-se os rumos. Maioria das pessoas não perceberá esse pequeno furo.
    Nos livros isso é justificável, já q o Varys e o Illyrio queriam desde o começo favorecer o “Aegon” deles. Eles só não esperavam que a Dany fosse conseguir chocar os ovos de dragão…

  • Roberto Junior

    Nossa, realmente, já cansou demais.

  • ferakmi

    Penso bastante no Tommem matando ela, ja que de pouquinho em pouquinho ele esta se “transformando” em um Tyrell.

  • LeehlaFreitas

    A Sansa escureceu mesmo os cabelos para se “disfarçar”, e a Melisandre pode ter sido o filtro da câmera.

  • ferakmi

    Mudando o arco dela, o arco do Theon tambem muda certo?

    Se ela se casar com Ramsay, não teremos Jeyne para fugir com Theon, ou seja, ele não irá para as mão de Stannis, ao menos que Sansa fuja com ele e abandone Mindinho (o que deixaria a serie e o livro TOTALMENTE DIFERENTES)

    O unico motivo pra Sansa fugir, seria com a ajuda de Jon e Melisandre (como acontece na Dança) mas ai toda a historia seria alterada.

    Acho dificil ela se casar com Ramsay, penso ser mais provavel um casamento com Robert Arryn para ter dominio total sobre o Vale.

    Um jeito diferente e que tudo se encaixaria bem, seria Brienne assumir o papel de Mance e morrer enquanto ajuda Sansa a escapar de Winterfell, ja que não temos Stoneheart, e sem Stoneheart a Brienne não tem razão para estar viva na historia.

  • Marcio Lemos

    Também me partiu o coração ver aquela abominação que é o estandarte dos Bolton. Ainda acredito numa reviravolta dos Starks.

  • Laiks

    Deve ser furo, já tem um furo real e incontestável na série que é o fato de Myrcella se casar com Trystane sendo que o mesmo é herdeiro de Dorne e filho único de Doran. Durante a segunda temporada, Tyrion diz que enviou Myrcella para se casar com o filho mais novo de Doran, agora que aparece Dorne, cadê o tal filho mais novo? Trystane, o noivo da Myrcella, é filho único.

  • Eduardo Dutra

    Só acho que no Mance não morreu de verdade. A magia da Melisandre já devia estar fazendo efeito.

  • André Jakob

    Estou conformado que a série se distancia cada vez mais dos livros, e que isso não é ruim necessariamente. Porém suspeito de que o final da série será muito simples, e só quem leu os livros poderá contemplar o desenrolar completo da trama. Eu gosto muito das teorias sobre a conspiração do norte, que dependia bastante da lady stoneheart, da irmandade e dos outros senhores do norte – essa trama já era na série. Agora, caso se confirme a morte do Mance, a teoria de que ele seja o Rhaeggar já era também (na série).

  • Devanil Júnior

    Pior eu que assisti os 4 episódios e agora vou ter que esperar mais de um mês =(

  • Devanil Júnior

    Eu vi os vazados e também não senti a empolgação. Tô com medo. Vou esperar sair com boa qualidade e boa legenda pra ver se era isso.

  • ana

    se ela for filha do rei louco como alguns acreditam, a dany é a irma mais nova. se não ne engano não é dito a que sexo valonqar se refere.

  • Eduardo Dutra

    De onde você tirou esta conta que eles terão 20 horas pra terminar a série?

  • Messinho’

    As duas próximas temporadas

  • Roberto Pereira

    Concordo com vc. E nem dá pra reclamar uma vez que a série começou há 4 anos e o Martin nesse tempo só lançou um livro cobrindo o mesmo período, ou seja a história não avançou. Você tem razão IMO.

  • Adriano

    Ao final da quinta temporada restarão mais duas temporadas pra terminar a série…. D&D e a HBO ja sinalizaram isto… duas temporadas…10 episódios de uma hora cada… soma = 20 horas…. ou seja, eles não tem tempo pra incluir mais nenhum plot.

  • LyannaStarkWIC

    Algumas considerações sobre o episódio de ontem:

    – Melhor atriz: pequena Cersei, conseguiu superar a versão adulta em atuação
    – Melhor ator: Mance – não adianta, ele morreu na série, não teremos a missão Winterfell
    – Melhor cena: a morte de Mance Rayder
    – Pior cena: Eu sou uma rainha, não uma política
    – Participação especial: Ghost

  • Patrick

    Ufa, não fui o único.

  • Larissa Lorrayne

    A cena da Daenerys está certíssima, não sei se vc reparou que os dragões estavam presos e ela os prendeu, dragões não são criaturas domesticáveis, são selvagens, como ela não vai temer? rs …
    Em 50 e poucos minutos de episódio querer que se mostre o velório do Tywin exatamente como foi isso sim é tenso né? Kevan pra mim foi perfeito, alegrinho sinceramente não sei onde, o cara chegou colocando moral e como deve ser. O que mais me surpreende e vc não ter entendido pq a Melisandre perguntou se o Jon era virgem, virgem e bastardo? Será que agora você entende o porque dela ter perguntado? POISÉ, pelo visto vc que viu demais com outros olhos HAHA.
    Deixaram a profecia pela metade? Claro, pelo que eu me lembre em todo capitulo a Cersei lembrava disso, provavelmente vão mostrar a outra parte em outros episódios. Primeiro episódio da temporada e já querer tudo na mão é meio que pedir demais.

  • igor Carvalho

    kk

  • Paula Renata Carvalho

    Quem mais gritou e pulou da cadeira quando o Imaculado teve a garganta cortada no bordel?? hahaha

  • Luis Santos

    Boa Note!.. Obg por lembrar, verdade tem isso no livro, falta de carinho é tenso! Sem a falsa Arya em Winterfell o Mance fica sem ter quem resgatar.

  • Luis Santos

    Boa Noite!.. Nossaaa mano, não tinha pensado nisso (bom raciocínio), um parceiro comentou dizendo que também pode ser uma “bruxaria” da Milisandre (by: Marco). Pode ser uma ilusão ou alguém com a aparência do Jon, pois o Fantasma mostra os dentes p/ Jon. Filho bastardo (suspeitas), Intendente, Patrulheiro, Selvagem, Comandante e depois um Stark. Linda trajetória.

  • Luis Santos

    Boa Noite!.. Obr por lembrar, realmente tinha esquecido!!

  • Leo Guedes

    Pensava assim de Quentin só que a vida é mais escura e cheia de burrices

  • Luis Santos

    Boa Noite!… Rsrs, dupla caipira foi boa. Se o sor Jorah capturar Tyrion, acredito que seja mais provável que o Varys apareça em Westeros de repente com uma besta e assim como no livro fatal!

  • Luis Santos

    Boa Noite! Fiquei maravilhado com essa possibilidade, um parceiro comentou dizendo algo semelhante que a morte liberta ele do juramento a patrulha da noite “A noite chega, e agora começa a minha vigia. Não terminará até a minha morte.”(by: Leandro Soares).
    Torcendo p/ Milisandre aprontar das suas.

  • Luis Santos

    Boa Noite!.. Acredito que sim.. Pois o ápice da transformação do Jame var ser o valonqar. Se formos acreditar que e o Jame é o mais novo… Assim como defendem algumas teorias.

  • Luis Santos

    Boa Noite! .. James é isso que muitas pessoas não entendem, querem que a serie siga o mesmo curso das crônicas. Isso é muito difícil de acontecer.

  • igor Carvalho

    nao teve NADA fraco.

  • igor Carvalho

    nao tem NADA confirmado que tera 7 temporadas.

  • igor Carvalho

    esquece os livros caramba, voce so ta fazendo comaparaçoes. oEpisódio foi ótimo, a MENOR nota da critica ate agora foi 8. A MENOR.

  • Luis Santos

    Boa Noite Hortencia… São dois pontos interessantes, o primeiro citado por você, a falta de afeto que os imaculados sentem e como os filhos da harpia de aproveitaram disso.
    O segundo ponto o sor Loras na serie, ao meu ver, tem um rotulo de gay inacreditável enquanto no nas crônicas ele é heroico, habilidoso, corajoso e defende a família a sexualidade não predomina. Quero ver o que vão fazer com isso, talvez ele seja punido junto com a Cersei pelos pardais. Vai saber.
    Abraço!

  • igor Carvalho

    o episodio foi ótimo, opinios podem discordar, mas a maioria gostou e PRINCIPALMENTE a critica gostou, onde a menor nota dada até agora foi 8. A MENOR. se conformem com as mudanças, se as aceitarem tudo fica bom.

  • GutoTricolor

    kkkk, não assisti os outros até agora justamente por isso, mas está difícil resistir.

  • Clarissa Botelho

    Revi a cena agora. Não era ele não. Só um selvagem vestido com uns ossos…me confundi.

  • Luis Santos

    Boa Noite! JPaulB e ana.. Ainda não tinha feito uma análise tão abrangente sobre quem possa ser o irmão(ã) mais novo(a). […]”, e o seu valonqar a destruirá” […] olhando de forma isolada só penso nos Lannister, já no contexto as possibilidades aumentam.

  • Luis Santos

    Boa Noite Kamila.. Bem observado a troca de olhares foi pontual. Mas, não tem a Jeyne Poole (amiga da Sansa que finge ser Arya) o Mace fica sem objetivo se nos prendermos as crônicas. Porém pode haver uma adaptação em relação a isso. Torcendo p/ ver as “bruxarias da Milisandre”.
    Abraço!

  • João

    Valar Leruslivros

  • Luis Santos

    Boa Noite Martins.. Eles pré-supõem a fragilidade da Cersei, pois já tinham exemplos de como o Tywin é impiedoso. Em contra partida a Cersei até com a escolha do conselho faz “merda” e cada medida tomada por ela só a prejudica, filhos do guerreiro, a divida com banco de bravos, a trama contra Margary e assim vai.
    Abraço!

  • Luis Santos

    Boa noite Júlia.. Também na real, quando toca a abertura já valeu a pena ficar em casa no domingo a noite p/ assistir. Gostei muito do quanto a “miniCersei” consegue ser arrogante. Eu tento ao máximo separar a serie das crônicas, até porque a serie é uma adaptação. E teve Dragões, Lobo Gigante e o Peter Dinklage.
    Abraço.

  • Carol BB

    O bom motivo pode ser: nos enganar! Rsrs

  • JasonLannister

    Não tem tempo pra por plot como Arianne, Quentyn, Abel e etc, mas tem tempo de fazer cena útil de romance entre Missandei e Verme Cinzento, tem tempo pra encher linguiça com diálogos sobre besouros, tem tempo para por cenas de sexo aleatoriamente. Pode estar até aglutinando e tal, mas não da aceitar algumas coisas.

  • Carol BB

    Que ele é um impostor parece meio obvio ( se bem que com George Martin nada é oq parece). Mas, um impostor sem relevancia será decepcionante demais. Achei que ele fosse causar (uma reviravolta?) em Westeros…

  • JasonLannister

    Não acho ela uma má atriz. Mas os roteiristas fodem mto com o personagem dela

  • JasonLannister

    Acho que akela cena deixou claro que a intenção do Mindinho não é descartar o Rob. Pelo que parece a Sansa vai fazer o papel de Manderly/StoneHeart/Abel tudo num personagem só

  • JasonLannister

    Foi um episódio fraco.
    Realmente espero de desenvolvam o velório do Tywin, porque aquelas cenas não foram satisfatórias. Cersei sabe que foi o Jaime que libertou o Tyrion? Mano, a casa devia ter caido, mas não Cersei de boas.
    As cenas com a Margary mostram que de santa ela está bem longe de ser. Será q ela tb não é nos livros? Olenna genes.
    Então, não vai rolar Correrrio. Não tem Victarion, quero ver como vai ficar a batalha de Meereen. Não aguento mais os roteiristas pondo frases de efeito na Dany, socorro, poe mais atitude.
    Mas foi só o 1 episódio, apartir do segundo vai dar pra saber se cagaram com tudo de vez ou não.

  • Estou vendo comentários de todo tipo, Jon, Cersei, Tywin, Sansa, Mindinho, Imaculados, Dany, Tyrion… Galera, e quanto à Brienne? Sinceramente estou com medo dela parecer uma idiota nessa temporada, andando pra lá e pra cá e brigando com o Pod sem razão. Espero estar errada.

  • Carol BB

    Alguem poderia me explicar qual o sentido desse arco missandei/ grey worm? Eu só consigo enxergar a ” quota do amor platonico” da temporada…

  • Carol BB

    Eu ja tinha certeza q isso iria acontecer. Senão, a cena seria absolutamente inutil para a trama rsrs.

  • Robert Forte

    A Maggy a Rã no livro é horrorosa. Na série, colocaram uma atriz gata pra interpretar. Heheheh

  • Luis Santos

    Boa Noite Larissa.. Não vim aqui p/ discutir sobre o comentário da Cecilia pois acho que ela quer uma serie igual as crônicas e não uma ADAPTAÇÃO, a cena do velório de Tywin completa seria complicado. Tem uma entrevista exclusiva com Ciarán Hinds, onde ele afirma que seria impossível fazer uma serie igual as crônicas.
    Enfim, vim pela interpretação do dialogo entre Jon e Milisandre, “virgem e bastardo” me lembrou o Gendry, só não entendi o significado disso. Que ele tem sangue ”real”!? Ou que poderia usar o sangue dele!? Sanguessugas ?!
    Abraço!!

  • João Vitor Zamboni

    Pra começar eu gostaria muito de um Podcasteros do início da quinta temporada. Se formos falar do primeiro episódio da quinta temporada de Game of Thrones teremos de convir com toda a razão que, Cersei Lannister mais do que nunca será inefavelmente necessária para o desenvolvimento da série, a quinta temporada de “GOT”, senão a mais aguardada é uma das mais, até o momento a SÉRIE está se aproximando de um outro período de guerras, (como já diz o título do primeiro episódio) tais guerras de opíparo tamanho podem inverter os pólos. A morte de Stanis Baratheon é uma possibilidade, já que toda temporada há uma morte “inesperada” de um grande personagem e como diria Tyrion Lannister ” monstros matam e reis estão morrendo feito moscas” quem sabe?

  • Carol BB

    porque a Melissandre está com os cabelos quase pretos? Jon snow diz no DwD que enquanto a Igritte tinha sido beijada pelo fogo, a Melissandre era fogo. Com esse cabelo escuro e ese jeito blase fica dificil….

  • Beth Salgueiro

    não vi ghost… onde? quando?

  • Cecilia Saraiva

    Larissa, a cena da Mel e do Jon ficou ridícula porque já sexualizaram a relação deles. Aquela cena da gaiola no livro é diferente, o diálogo tem mais mistério, o Jon contempla a beleza dela mas sente algo meio sinistro, um estranhamento. E depois tem a conversa no topo da Muralha sobre Winterfell (que nem colocaram na série), e os planos do Stannis de povoar a Dádiva com o povo livre. Com relação ao Mance nem tem discussão, ele está decidido a executá-lo já que Mance é um desertor. Fizeram da cena da Melisandre um alívio cômico, foi impossível não rir… eu estava num bar com mais de 20 pessoas assistindo e todas deram risada. Nada a ver.
    A cena da Daenerys é ridícula, se você leu os livros deveria saber que isso foi absurdo. Os dragões não serem domesticáveis tb é invencionice barata da série, pois se assim fosse como Aegon e suas irmãs montaram em três e dominaram Westeros? E como os Targaeryens teriam feito dos dragões as máquinas de guerra que eles foram por séculos? A questão no livro é que a Dany não está sabendo como lidar com eles, mas não que isso seja impossível (tanto que temos a cena da Arena de Daznak para provar isso). Zero profundidade na interpretação da ideia na série…
    E achei que a profecia ficar pela metade num episódio foi enfraquecer o impacto, porque a Cersei lembra o tempo todo da amiguinha e da Maggy, mas a descrição completa da profecia vem de uma lavada só. Bem, se esse fosse o único ponto questionável do episódio estaria ótimo, também acredito que vão apresentar o resto adiante.
    De fato a melhor coisa desse episódio foram as bundas masculinas que apareceram.:v

  • Cecilia Saraiva

    Concordo que é certo não colocar mais tantos personagens, não dá tempo, etc. Mas estragar os já existente é sacanagem, e aí é que a série está pecando e não é de hoje isso.

  • Beth Salgueiro

    o ciarán hinds (mance) deu uma entrevista publicada aqui no site, dizendo que o personagem morreu de verdade. que os diretores mandaram bilhetinho dizendo isso. infelizmente o mance morreu. e desperdiçaram um puta ator…

  • Cecilia Saraiva

    Essa história de dizer que “a série é a série e os livros são os livros” não cola muito pra mim. O Martin diz isso porque ele tem que ser político, tá ganhando uma grana preta e não vai ficar queimando a série falando mal. Mas imagine se alguém adaptasse “Hamlet” e dissesse… “bem, eu acho nada a ver o Hamlet matar o pai da Ofélia, vamos tirar isso… e o Horácio é muito sozinho, vamos arranjar uma garota pra ele… tb não gostei da Ofélia ficar louca e cair no lago, bora montar uma cena de sexo entre ela e o Hamlet pra dar uma animada… pode matar todo mundo no fim, mas vamos mudar completamente o texto porque está careta e não temos tempo pra essa pompa toda”. Apliquem esse raciocínio pra qualquer texto clássico ou bacana por aí. Fica chato, né? Acho que há limites para o que se deve mudar. Comecei a ler os livros depois de ver a série, não são coisas desconectadas para mim e nunca seão, aprendi a amar a saga fazendo os paralelos, imaginando os atores quando estou lendo, etc. E o Martin já é um autor que teve um tremendo impacto no gênero de fantasia no mundo, por isso a gente leva a sério esse lance das modificações… é coisa grande, gente.

  • Welington Leal

    Isso sem falar do filho do Mance.
    A corte de Stannis.
    A viagem retirada do Sam e sua namorada chata, bebe chorão, velho morrendo e o cantor.
    Os homens de ferro foram totalmente afogados, então nada de Victorus, chifre e qualquer outra historia.

  • Welington Leal

    Eu imagino como vai terminar.
    Fica cheia de Yonkai e Danerys sobe no Drogon
    Tyrion vai ser revelado como filho bastardo do Targarian Louco com a esposa de Tywin e sobe no segundo dragão.
    Vão invadir Westeros pelo norte e entregam o terceiro dragão para o Jon, filho de raegar e liana.
    Entram numa guerra entre Dorne e Casterly Rock. E acabam com a disputa.

  • Daniel Vargas

    Boa fan fic do livro essa ai que a HBO ta passando

  • ma não é ctz que é 7 temporadas ainda hame

  • Ainda dá pra rolar a missão Winterfell… vai que 😀

  • Vangelis Matos Medina

    “Martin, espero que tudo isso que estou assistindo não esteja no 6 livro.
    Pois metade do 5 livro acabou de ser jogado no lixo e não gostaria de ter sido feito de bobo lendo ele.”
    Meu pensamento depois de ver os 4 episódios.

  • Dafni

    agora é a vez dos leitores reclamarem dos pseudo-spoilers da série =P
    pois é, têm as profecias que indicam que ele é um impostor que nem o pessoal falou abaixo, uma coisa que eu acho interessante de pensar é que o próprio aegon-griff pode não saber que é um impostor, o varys e o ilyrio manipularam ele apenas. ainda assim, fico tristinha por não ver isso no seriado e tudo o que vem junto, como tyrion virando escravo e etc

  • Filipe Parrudo

    Tá confirmado então essa treta de só mais duas temporadas?

  • Victor Dantas

    Tbm achei isso, até pq, na hora que atearam fogo, ele não para de olhar para o “camisa de chocalhos” e a camera em um momento corta a imagem para ele.

  • Adriano

    Vamos lá…..
    Gostei do episódio como um todo… alguma reclamação com relação a Brienne e Pod, mas fica pro tempo certo.
    Deu aquele gosto de bílis na boca, o símbolo da Casa Bolton em Winterfell na abertura. Pra mim o episódio foi muito bem dirigido, com pequenos detalhes definindo o que virá por diante em cada núcleo. o primeiro capítulo serve pra isto: alicerçar a temporada.
    ————————————————–
    – Porto Real:
    O Flashback da pequena Cersei foi DUCA…Cersei é leoa desde pequena, determinada nas suas convicções e segue adiante não se importando com nada…mesmo escutando o que não quer…três perguntas e duas respostas amargas… e por fim uma resposta dupla: inicialmente incompreensível para a criança (rei terá 20 filhos e ela terá 3″para a criança) e com um final temeroso para ela e seus filhos (Suas coroas serão de ouro e douradas serão as suas mortalhas)
    Foi explicado o seu ódio por Margaery… falta a explicação do seu ódio por Tyrion (O Valonqar)…Depois temos a mesma Cersei manipulando Jaime e plantando a semente do arrependimento por ter libertado Tyrion. Evidente isto na cena final de Jaime no episódio. Jaime acertou em cheio nas colocações de que sem a fortaleza que era Tywin, não faltarão inimigos para bater de frente com os Lannisters e lutarem pela derrocada desta casa tão odiada. A primeira aparição dos pardais é com o primo Lancel, que guarda consigo segredos demais …segredos que Cersei não deveria ignorar tão solenemente. Mas ela só vai perceber isto quando for tarde demais. Mesmo tendo em pouco tempo velado pai e filho, Cersei continua sendo a leoa…Ela AINDA é a rainha regente e ignora a todos aqueles que podem ajuda-la…Kevan aparece de maneira muito sóbria e mesmo sendo um líder capaz, se coloca um patamar abaixo de Tywin na frase em que cita os pardais. Tommen ja demostrou estar caidinho pela bela Tyrell e Cersei percebe que o filho lhe escorrega por entre os dedos… O plano Tyrell de dominação envolve Cersei e Loras…e a maneira de Cersei se livrar de Loras vai ser denunciá-lo a Fé Militante. Olyvar vai ser peça chave desta denúncia…
    – Pentos:
    Eu sempre soube que a interação Tyrion X Varys seria ótima… Só não compreendi como diabos ele ficou bêbado dentro do caixote, este seria o único porém desta cena, mas enfim.. Muito boa a caracterização de Tyrion…a ficha CAIU pra ele.. Ele esta um bagaço…. Fisica e mentalmente. Afinal contra ele pesa uma acusação de REGICÍDIO… e ele é um PARRICIDA… Não lhe resta mais nada…Será caçado impiedosamente pela irmã…ele sabe disto… Porém Varys não esta interessado no seu título e nem tem tempo pra auto piedade de Tyrion…ele quer a mente brilhante de Tyrion … Uma guerra muito maior se aproxima e homens habilidosos precisam ser recrutados…Tyrion ja provou que possuí habilidade e estratégia nos mais diversos assuntos, principalmente na política. Vamos ver se Daenerys também vai se interessar… Toda a interação foi magistral…icônica…. Cena memorável.
    – Meereen:
    A queda da Harpia é simbólico…Meerenn não voltará a ser o que era…. Houve mudanças e estas, exigem a derrubada de símbolos antigos e de tradições antigas…de certa forma pode até ser uma decisão acertada..Porém feita de maneira bruscas e sem o cuidado necessário trará resultados indesejados…. O Imaculado sendo morto mostra isto… atitude dos que querem de volta o velho status e estão dispostos a ir até as ultimas consequencias pra terem os que lhes foi retirado …. Daenerys despreza a política (Tyrion..vc é indispensável aqui) e sabemos que será um dos seus erros. A inabilidade de lidar com certas situações, fica evidente. A prova cabal disto é a decisão de velar o Imaculado morto, no Templo das Graças. Mas não temos Sor Jorah pra alertá-la disto certo??…então da-lhe decisões inconsequentes. Decisões que vai levar a um banho de sangue e a mais perdas. Perdas de bons homens que estão ao lado dela. Boa política são feitas com concessões adequadas aos dois lados … Porém ela é uma rainha e não um ser político, certo???… ERRADO… Daenerys só vai perceber isto tarde demais. A abertura das Arenas com os combates sendo travados entre cidadãos livres seria um gesto de boa fé e de respeito a algumas tradições ghiscari…Citei lá em cima sobre mudanças bruscas… Daario a convenceu… Porém ela poderia mostrar a sua boa vontade imediatamente… Missandei com Grey Worm é um prelúdio de desgraça e sofrimento… A cena com os dragões também mostram uma mudança…Ela é a mão dos dragões mas vai comandar APENAS UM… Ela é a mãe mas eles não a amam mais…Ela feriu os seus sentimentos…Viserion e Rhaegal poderiam facilmente matá-la, porém não o fizeram… Eles apenas mostraram a indignação para com a mãe que os abandonou…Se eles a quisessem morta, teriam dirigido a chama pra ela…Foi uma demostração de raiva. Ms Daenerys entendeu o recado… Ela os perdeu pra sempre.. Primeira vez que os sacerdotes de Norvos são citados (Areo Hotah… cade vc meu filho?)…Gostei muito deste núcleo, pois mostra que Daenerys não é perfeita…longe disto… sem os conselhos certos ela seria um desastre…ter bom coração e boas intenções não bastam.
    – O Vale:
    Sansa mudou (uia que mulher LINDA)…torço que vc se dê bem e que vingue o seu pai, mãe e irmão. Mas acho que o calvário ainda não acabou… A mensagem que Mindinho recebe é um prelúdio disto…Porém ela já não é mais a Sonsa e discretamente percebeu que a mensagem é importante e a troca de olhares mostra a interação entre ela e Petyr. Msetre e aprendiz …Regra de Dois….Mindinho continua sempre com frases de duplo sentido… A citação de que seria um presente ter nascido com um grande nome, não foi direcionado a Robin Arryn, como ele faz crer a Lorde Royce…mas sim a Sansa Stark… Frases de duplo sentido…disfarçar suas reais intenções…Regra de Dois… Código Sith… Porém quero saber como ele vai se justificar aos Lordes do Vale…afinal a priori Sansa estaria prometida a Robin Arryn…agora segue pra um local que todos sabemos onde fica… NORTE… Brienne não esta brava com Pod…e sim consigo mesma… Todos a quem ela serve acabam mortos e suas missões não acabam bem.. Aliás analisando criteriosamente a sua estadia em Porto Real, seria aceitável que ela procurasse Sansa. Sendo sua missão ela não a procura…não interage com ela, não mostra suas intenções… Nos livros, Brienne e Jaime chegam a Porto Real depois do Casamento Púrpura… Ela não tem contato com Sansa Stark…Na série ela chega pelo menos três semanas antes. E em nenhum momento ela tenta se aproximar de sua missão… no mínimo isto é estranho.. Mesmo que ela aborde Sansa vai ficar dificil, que Sansa aceite a sua proteção: Todos a quem ela serviu morreram e uma destas pessoas foi justamente a mãe de Sansa…. dificil… Este é o meu porém que eu citei lá em cima na intro desta analise.
    – Muralha:
    O núcleo que mais cresceu ao longo de toda a saga… Esta temporada vai pegar FOGO …e qualquer trocadilho coma frase de Mel não será mera coincidência…Stannis mostra que é inflexível…seria este o melhor rei pro trono de ferro???…Ele precisa de aliados contra os inimigos…. não vai conseguir nada dos selvagens e ai vai se virar pra Jon Snow… e Jon será tentado de todas as formas nesta temporada… Melisandre ja esta interessada nele .. Afinal o sangue dele tem poder… Ela vai tentar pelo caminho da sedução, e ele tem um fraco por ruivas… E depois ele vai ser tentado com algo maior… A morte de Mance foi definitiva…nos livros camisa de chocalho foi pra fogueira aos berros… Mance foi com dignidade pra fogueira….a cena foi carregada…Não foi emocionante …mas impossível ficar indiferente… tinha um clima de que algo abominável estava acontecendo…Um pecado que me fez ficar indignado… Novamente eu faço a pergunta: Stannis é o melhor nome pra se sentar no trono de ferro??? Com que propósito Mance foi morto?? Quebrar os selvagens e mostrar que se eles não se renderem terão o mesmo destino..?? Política se faz com concessões adequadas aos dois lados… Por fim a flecha de Jon Snow vai ter consequencias… Pra ele…pros selvagens…Pra Patrulha da Noite e pra Stannis… Lamento MUITO a morte de Mance…um líder digno.

  • Adriano

    Acredito que seja 99% de certeza… o que foi postado aqui no site dá conta disto…

  • Dafni

    Mais alguém reparou o que fizeram com o Robin Arryn? Mindinho deixando ele pra ser cuidado por um nobre – que não lembro quem – e ele lutando??? Eu to muito maluca ou isso não acontece de jeito nenhum nos livros? Porque o robin que me lembro é um mala sem alça, bundãozinho, mimado e super doente e ele nunca tentaria aprender a lutar, por que mal consegue sair do seu castelo. Até aparece ele no capítulo da Alayne que o Martin liberou recentemente, desse jeito que sempre nos foi apresentado. Viagem minha? Acho que seria bem interessante pro desenvolvimento da Sansa/Alayne mostrarem ela lidando com ele

  • Adriano

    Concordo com GreyWorm e Missandei…até hj espero explicação de alguém sobre aquele papo entre Jaime e Tyrion… Mas o tempo restante é curto…o que realmente sinto falta é do núcleo greyjoy… este foi colocado na série a aparentemente abandonado…lamentável…

  • Dafni

    Outra coisa que esqueci de comentar. No seriado, me parece que fica muito mais evidente a fraqueza política da Dany, ela me parece muuuito mais sem jeito, porque ela é toda segura-de-si/badass, e nos livros dá pra enxergar um pouco melhor as dúvidas dela. A atriz podia interpretar ela com um pouco menos de arrogância, eu acho que acaba ficando uma personagem meio chata, mas que igual eu fico ansiosa esperando o triunfal retorno de Drogon divo e também ansiosa por ver ela se dar bastante mal e sair voando no pródigo filho. E acho a maior PALHAÇADA o pseudo-romance da missandei e do verme cinzento, coisa mais inútil que só serve pra me irritar. Mas achei boa a introdução do núcleo de meeren nessa temporada, com o imaculado sendo assassinado

  • Adriano

    Vamos a uma explicação razoavel:
    Quando D&D fizeram a primeira temporada, creio que eles não tivessem a idéia de todo o enredo de hj… A série foi lançada em abril de 2011 e a HBO comprou os direitos em 2010. Dança com Dragões foi lançado em Julho de 2011. O Jovem Griff apareçe somente na Dança com Dragões…Acredito que D&D, inicialmente queriam que Varys seguisse no seu plano de colocar Aegon no Trono de Ferro…Tempos depois eles perceberam que não teriam tempo de incluir o plot de Aegon na série e que as intenções de Varys e de Illyrio seriam realmente apoiar Daenerys… Pronto ficou esta incongruência no script… Fazer o que…

  • Laiks

    Cabelo da Cersei perdeu muito brilho também, na primeira temporada Dany tinha sobrancelhas platinadas, hoje são normal, Jaime era loiro na primeira temporada, não é mais, eles afrouxaram demais nesse aspecto.

  • Bruno Tardelli

    Já eu por outro lado não me importo tanto com isso. Eu vejo os dois como coisas diferentes porque considero a série mais uma paródia dos livros… Não se engane, eu gosto muito da série… no começo eu era como você… mas alas, a primeira temporada foi uns 80% fiel ao livro e daí em diante essa porcentagem tem caído uns 15% por temporada. Algumas mudanças são necessárias… fiz uma maratona das 4 primeiras temporadas com a minha esposa (que não leu os livros) e a cada vez que era introduzido um novo personagem eu
    ficava apreensivo se ela iria lembrar do cara, se não ia se confundir… Ela gostou bastante da série mesmo sem ser muito fã do gênero. Quem está acostumado com histórias de fantasia lidam bem com isso, mas quem não está não consegue acompanhar uma imensidão de personagens como o que está no livro, por exemplo. Vendo pelo ponto vista dela, se colocassem todos os personagens do livro, todos os plots, ia ser um Deus nos acuda, ela não ia entender nada e ia ter que voltar a assistir a série sozinho… Isso chama-se adaptação… são
    necessárias. Agora quanto às mudanças drásticas que você mencionou… isso é fanfiction… os caras estão querendo criar em cima da obra e não adaptar… Isso é bom? Para mim pode ser ou não… depende da criatividade deles e do alinhamento com o contexto da história… as vezes fica bacana, as vezes não. No fim, pelo menos serve para dar identidade a série e para dar o toque criativo dos showrunners ao invés de apenas reproduzir o que já existe. Meu único
    desgosto é não ver o final da história primeiro nos livros… mas como dizem, muitas vezes o caminho é mais importante que o destino, e do jeito que as coisas vão, os caminhos utilizados para chegar ao destino vão ser bastante diferentes entre o livro e a série.

  • Juliano Barreto

    Concordo com o Vangelis.

    Me parece que está se passando muito rápido a série…
    Deixando se passar muitas informações valiosas dos livros…

    Martin se você morrer antes de acabar esses livros, te busco no inferno!!

  • Mayan

    Porque nos livros nós sabemos o que as personagens estão pensando.

  • Meg

    pensei nisso também, como Tyrion que está todo mutilado no livro e na série só conta com uma cicatriz.

  • Meg

    Não acho que mance morreu, achei tão suspeita aquela troca de olhares dele com o ruivo.

  • Fabiano

    Ainda…acho que Bran irá aprender a dominar o Drogon, e, com isso também irá exterminar os White Walkers.

  • Meg

    Sou super indignada com o fato de Daenerys nunca ter se tocado que devia chamar um meistre da cidadela para ajudá-la com os dragões. Até o pirralho do filme COMO TREINAR SEU DRAGÃO sabe que eles devem ser treinados. Ela é muito incompetente nesse aspecto, sem falar que tbm não engulo tudo o que ela passou em Meeren é uma mancada atrás da outra.
    Não gostei que desprezaram o arco do filho de Mance, Val e etc.
    Outro absurdo na minha opinião foi quanto ao velório de Twyn, caramba todos os comentários nos 7 reinos eram em relação ao fedor exalado pelo cadáver.

  • Matheus Ribeiro

    ele tava mordendo uns ossos kkk

  • Carol BB

    Desculpa, é só a minha opinião, mas nos livros ela me parece exatamente isso. Uma tonta tentando achar um propósito pra sua vida, andando de uma lado pro outro, se metendo em encrencas…

  • Carol BB

    Dany é muito incompetente em vários aspectos. Acontece que, ela é assim, porque originalmente é uma menina de 14 anos, vendida para um bárbaro nomade, que subiu rápido à condição de rainha. Ela é tola, insegura e ingenua como toda a adolescente. Isso se torna irritante na série de TV, porque transferiram todas essas características para uma mulher adulta. Isso nos faz pensar que ela é uma idiota. Esse é o problema de adaptações. O mesmo se aplica à Sansa…

  • José Roberto Caivano

    No livro os dragões da Valyria eram domesticados com magia, coisa que Dany não sabe fazer… por isso é importante a chegada do Victarion Greyjoy em Meereen.
    O que acontece é que cada dragão só tem uma pessoa que pode montá-lo, o dragão tem três cabeças, como Dany diz… E ela está atrás das outras duas…
    Já faz mais de ano que li a Dança dos Dragões, mas eu lembro que a única que conseguia entrar no calabouço era a Dany e mesmo assim os dragões estavam enfurecidos por estarem presos, e é isso que foi a intenção da cena. Dragões não são animais de estimação.

  • Daniel Miranda

    Só pra não dar dinheiro de graça pros caras kkk aí ficam inventando plot pra usarem mais os atores.

  • Vaz

    Sempre penso no irmão mais novo dela e como acho que os gêmeos são targaryen, logo acredito que o Jaime irá matá-la. Mas como é citado apenas irmão mais novo e nada mais, então há sim a possibilidade de ser qualquer irmão mais novo e aí pode ser até a Arya. O próprio filho mantando-a seria hilário visto que o Tyrion que ela tanto odeia matou o próprio pai.

  • Daniel Miranda

    cara, na hora que o Sam falou que o Allister é o senhor comandante também me veio essa ideia do Jon não ser o líder. E pode muito bem acontecer mesmo, porque a trama dele no final da quarta tava bem atrasada em relação as outras.

  • Vaz

    A parte mais importante dela já terminou nos livros e na quarta temporada, claro, até ela reaparecer e mandar chamar o Jaime e encontrar alguém que não faz parte da série, mas isso se resume ao final do 5ºlivro e é uma breve passagem. Ela não faz mais sentido na série desde que entregou Jaime em Porto Real. Poderiam ter sacado ela, mas vão inventar qualquer coisa, que pode ser legal ou não. Tomara que seja boa.

  • André Jakob

    É isso mesmo Dafni. Mas acho que isso foi só um jeito de explicarem o abandono do personagem. A Sansa tá indo para Winterfell mesmo, então o arco do ninho da águia foi pro brejo.

  • Vaz

    Não entendi até agora essa pergunta?

  • Welington Leal

    Bran vai substituir Brynden Rivers como vidente verde. Não sei qual vai ser a relação dele com os outros e se tem oposição ao Rh’llor.

    Mas a série praticamente ignora a parte mística do livro.

  • Vaz

    Pra quem é fã dos livros como nós poder ser, mas é fato que a série é muito bem feita e coerente e faz sucesso mundial.

  • Leonardo Lopes

    Infelizmente o romance entre o verme cinzento e missandei está ali, tomando tempo precioso das tramas que realmente importam para cumprir cota.

  • Patrick Ramos

    O Jon treinando o garoto e o Ghost no fundo comendo alguma coisa.

  • Balerion e os dragões westerosi dos Targaryen foram domados sem nenhuma magia aparente, o que ocorre é uma ligação entre o dragão e um rider. Na Dança dos Dragões isso fica ainda mais explícito, quando os dragonseeds de Dragonstone e região sem conhecimento prévio algum domam dragões que estavam sem dragonrider, sendo especialmente relevante o caso da Nettles que domou Sheepstealer como um animal selvagem mesmo, oferecendo comida e adquirindo sua confiança durante vários dias. Não há nenhuma menção à utilização de berrantes mágicos pelos Targaryen em Westeros (o que não significa que ele não tenha poder).
    Daenerys, enquanto pessoa com o “sangue do dragão” está tranquilamente apta a domar de fato um de seus dragões e controlá-lo (ADwD é a prova disso), mas apenas um.

  • Leonardo Lopes

    A nota da crítica não quer dizer nada, ainda mais que a maioria dos críticos nem leram os livros para comparar, para dizer se a adaptação está sendo boa ou não.

  • JPaulBeaubier

    Eu odeio personagens arrogantes, mas a Dany do seriado oscila pra mim entre arrogância, sacadas geniais e… loucura. Às vezes parece que ela tem o sangue do Rei Louco até. Muita gente iria querer pendurar 163 pedaços do GRRM caso ele enverede pra esse lado, mas não acho tão improvável da Dany acabar sendo um perigo pra Westeros ao invés de ser a que vai unir tudo (mesmo que ela se redima próximo ao final).

  • Hortencia Noronha

    Esse ponto do Loras é bem complicado mesmo. No livro é tudo subjetivo, mas vejo que para os não leitores as vezes é necessário, digo isso pq assisti o episodio com não leitores e eles não lembravam de quase nada! Loras da série nem mesmo parece um cavaleiro, o que é uma pena. Mas talvez isso esteja sendo feito para justificar as atitudes da fé nos próximos episódios. Abraço!

  • JPaulBeaubier

    Livro foi jogado no lixo? Problema de vcs, porque o meu continua lindo na estante junto com o universo alternativo da HBO <3

  • JPaulBeaubier

    Concordo com a Carol. Mas matá-la nos livros é o autor assinar atestado de “nunca soube o que fazer então matei ela”. Acho que ela pode fazer algo importante ainda. Tem quem aposte que ela mata Stannis… mas essas vinganças diretas não é lá muito o estilo do autor. Vamos ver.

  • JPaulBeaubier

    Na hora que o Jon treinava com o guri que matou a Ygritte. No canto inferior direito, roendo um ossinho, de boas. Vc tem duas chances de encontrá-lo! 😛

  • Elisa Ueckert Soares

    Obrigada pela explicação!

  • JPaulBeaubier

    No livro, no livro, no livro…

    Ou seja

    Mimimi

  • Ana Lúcia Silva Costa

    José, o seu comentário não faz muito sentido. Nos pouco mais de 100 anos entre a Conquista de Aegon e a sucessão de Viserys II, episódio conhecido como “A Dança dos Dragões”, em nenhum instante menciona-se a necessidade de magia para se dominar um dragão. Inclusive, como o Felipe Bini disse, a própria Nettles conseguiu domar o Sheepstealer com técnicas de doma relativamente comuns a outros animais, rs.
    O detalhe é que um dragonrider pode montar apenas um dragão, como pudemos ver em A Princesa e a Rainha, quando o príncipe Joffrey toma o dragão Syrax de sua mãe, que por sua vez não o aceita e o derruba, levando-o à morte.
    Dany poderá montar apenas o Drogon, rs, como de fato já o faz ao final do 5º livro.

  • Bem isso, não sei quantas vezes as pessoas precisam ler essa frase. O ROTEIRO SERÁ DIFERENTE DOS LIVROS…

  • Levi Mendes

    G.R.R. Martin já disse que as histórias do livro e da série começam a ser histórias diferentes. O que é normal pra uma adaptação, até por que nos livros contém muito mais detalhes e núcleos diferentes, o que não daria para inserir todo na série. Então não se decepcione. Já fomos avisados!

  • Keila Sparrow

    Ah, valeu pela correção. Não tinha percebido o erro. rs

  • Leandro Soares

    Acontece que na série Robin nunca foi doente e cheio de tremedeiras, era apenas um menino mimado. E pela série eles querem transformá-lo um Homem sem frescuras e apto à governar.
    Sim, está diferente do livro. (sempre esteve)

  • Viniciu OLiveira

    Ninguem vai comentar algo que eu achei sem lógica, quando a dany colocou as correntes nos dragões na temporada passada, eles eram menores que a metade desses que apareceram, agora minha pergunta como aquelas correntes nos pescoços deles não os sufucou, elas cresceram juntas?
    Achei totalmente sem nexo eles nao arrebentarem aquelas correntes, os dragões praticamente quadriplicaram de tamanho.

  • JPaulBeaubier

    Mas a pergunta é “O Rei e eu teremos filhos?”.

    O valonqar pode ser do rei, dela ou dos filhos. Segundo o livro são OITO opções, até onde consigo pensar:

    Valonqar do rei: Stannis (1)
    Valonqar da Cersei: Jaime (2) e Tyrion (3).
    Valonqar dos filhos da Cersei: Myrcella (4) e Tommen (5)
    Valonqar dos filhos de Robert: se ele teria 16 filhos, podem ser QUINZE opções.. Como um monte foi morto, sobra Edric Storm (6), Mya Stone (7) e Gendry (8) até onde eu lembro.

  • Karoline Lino

    Vai ter excursão pra lá, só pra buscar o Martin…

  • Cecilia Saraiva

    Concordo, mas nos livros isso fica mais claro… por isso com todos os erros dela, sinto fascínio pela personagem. Na série, a atuação da Emilia é apática e as situações sempre acabam ficando muito planas.

  • Cecilia Saraiva

    Entendo seu ponto de vista… talvez porque eu leia as obras de fantasia da mesma forma que eu leria Dostoievsky ou Cervantes… quando a obra vale a pena, acho. Li Tolkien assim e não me decepcionei com a adaptação de “O Senhor dos Anéis”, mas já fiquei aborrecida com “O Hobbit” nas telas, apesar de ter me divertido. Adoro a saga GoT, amo mesmo, e levo a sério como obra de arte… por isso fico incomodada. Mas como você colocou, são pontos de vista, acho o que vc disse totalmente válido também.

  • Cecilia Saraiva

    Ufa, alguém cncorda comigo que a cena do velório foi fraquíssima… nos livros o pós-morte do Tywin é super agitado e cheio de sutilezas… muitas oportunidades para entender Jaime e Cersei melhor… chamaram o Charles Dance pra ficar lá paradão com as moedinhas de olhos na cara e pá. Chatão. 😀

  • Cecilia Saraiva

    Super concordo… mas a Daenerys é uma adolescente, como a Carol falou antes de mim… na tela é uma mulher adulta. Os erros dela são completamente compreensíveis para uma menina que do nada ascende à condição de rainha, mãe dos dragões, etc. Ela VAI cometer muitas cagadas e deixar a gente com raiva. Mas é o aprendizado necessário. Asim como o Tyrion, que nos livros não tem nada desse santo, cavalheiro, fofo, humano, pelo qual sentimos tanta simpatia na TV. Gosto dele nos livros, mas bem menos… ele está muito mais exposto a erros e contradições e sua jornada dará lições. O mesmo espero ocorrer com a Dany, só que na série a Emilia não está conseguindo transmitir essa empatia, nem a produção em geral, creio. Ela só passa incompetência e arrogância e fica por isso mesmo. :/
    Poxa, o velório do Tywin… aquilo na TV pareceu uma ejaculação precoce. :v

  • Felipe Lobato

    A magia já existe no sangue Targaryen.

  • Cecilia Saraiva

    Aqui o espaço é para quem leu os livros, cara. Se a gente lê, é impossível não comparar. E o que crítico fala não se escreve, até porque a maioria não leu a obra do Martin pra saber. Mas se você gostou, ok… é direito seu, ué. 🙂

  • Cecilia Saraiva

    E você devia ler mais e sair de frente da Tv. Pode fazer bem à sua capacidade vocabular, ortográfica e ao senso crítico. 😉
    Mas… “mimimi”, é o melhor que vcs conseguem.

  • Adriano

    Mas ela realmente tem o sangue do Rei Louco…

  • Felipe Lobato

    No ADwD, Daenerys se lembra que os dragões de Valíria eram domesticados com cornos encantados e feitiços de ligação. Essa informação é vaga e provavelmente veio de Viserys.

    O que temos de fato e amplamente demonstrado no TRP e no TPaTQ é que os Targaryen domavam seus dragões com empatia, a magia já corre no sangue deles. Da mesma forma que seus antepassados faziam, Daenerys domou Drogon na Arena de Daznak.

    Viserion e Rhaegal precisam de domadores, agora.

  • Cecilia, só passando pra falar que você não está sozinha no seu ponto de vista, hehe

  • Joao Palmadas

    Eles colocam drogas na comida dos bichinhos para eles dormirem. Aí enquanto eles dormem o pessoal troca a corrente que ficou pequena demais por outra maior.

    Até parece que quem vê a série na TV está preocupado com lógica.

  • Fernando Marino

    E ele vai causar, tem o melhor exército mercenário ao seu lado, provavelmente vai conquistar as terras da Tempestade, e através de um casamento ele pode conseguir muito mais. Ainda não li O Cavaleiro dos Sete Reinos, mas dizem que o impostor poderia ser na verdade parente de um Blackfyre desses contos, o que tornaria ele um personagem bem interessante, até mais do que se fosse o próprio Aegon.

  • jean

    O que acontecer na série NÃO vai mudar os livros, sejam legais e aproveitem a oportunidade de apreciar ambos!

  • Cecilia Saraiva

    Obrigada, Felipe! 😀
    Sei que muita gente gostou, discorda desse ponto de vista, acham que estamos de mimimi… têm o direito de gostar, mas só acho chato quando já começam a agredir ou menosprezar os pontos de vista mais exigentes… Enfim, fazer o que? A gente tb tem direito de reclamar, uai. 😛

  • ferakmi

    Mas a morte de Quentyn é o ponto chave para uma guerra em Westeros, tudo esta indo em direção aos Martell.

    Pensa bem, Quentyn foi a mando de Doran para se casar com uma Targaryen, mas no fim ele morreu (por burrice logico, mas Doran não vai pensar dessa maneira)

    Doran entao, vai tomar partido de um OUTRO Targaryen (ou Blackfyre) e se erguerá contra Dany, ja que durante a conversa de Aegon e Tyrion, o anão fez a cabeça do Falso Dragão para ele assumir o poder antes de Daenerys e não “mendigar” seus direitos.
    Ja da pra ver a historia indo para este rumo pelos capitulos da Arienne no sexto livro.

    Enfim, acredito que ocorrera uma guerra entre Dorne + Aegon x Greyjoys + Dany (se ela aceitar a ajuda de Victarion), tudo isso por causa da morte de uma peça importante na historia, assim como foi Ned Stark.

  • ferakmi

    Nada seria mais impactante do que Cersei morrer pelas mãos de seu filho, a mando de “uma rainha mais nova e mais bela que tomará o seu lugar”

  • Marco

    Eu também espero que tenha aprontado mesmo..heheh…eu acredito que o Jon terá um papel importante quando realmente o inverno e o que vem junto com ele chegar…

  • Joao Palmadas

    Pelo menos uma coisa boa: a gatinha Myrcella não vai ficar deformada.

  • Joao Palmadas

    Eu só vou acreditar nisso quando ler o sexto livro. Por enquanto, a única coisa certa é que o Ramsay descobriu a conspiração do Abel e ainda não recuperou a Falsa Arya e o Theon.

  • Joao Palmadas

    Acho que vão é mandar o Sam para Braavos e ele vai ficar por lá mesmo, e vai ser amigão da Arya.

    Eu tenho quase certeza que vai ter essa viagem, porque parece que contrataram um grupo de atores negros para ser a tripulação do Vento de Canela, o navio onde o Sam viaja com a Gilly. Só não sei se será para Vilavelha ou para outro lugar. Como a tendência da série é cortar lugares e personagens, é possível que mandem o Sam para Braavos, assim aproveitam o mesmo cenário para ele e para a Arya.

  • Felippão

    espero que o final e o enredo esteja em boas mão rs

  • Felippão

    no livro ela é uma menina de 10 anos, né?

  • Felippão

    acho q é para qundo um deles morrer dar um “apelo dramático”

  • Felippão

    sorte nossa de ter lido o livro antes da série!

  • Paula Bicudo

    Existe essa teoria que o Mance seria o Rhaegar? Caramba….

  • Felippão

    e o cabelo da Daenerys precisavam de retoque nas raizes, hein?! rs

  • Rodrigo Nery

    Cecilia, vc me representa.

    Se seguirem assim, então teremos dois erros de continuidade, pois puseram a falsa Arya (Jeyne) saindo de Porto Real em direção a Winterfell ao final da última temporada. Foi parar onde? rs O Norte quer saber! ^^

    E ainda temos o caso do Trystane, já dito na série, quando do acerto do casamento, que era o filho mais novo de Doran e agora é herdeiro. Oi?

    A série iniciou de forma estupenda, mas se perdeu na própria grandiosidade e na correria por ápices com intuito de chocar.

  • Bruno

    No meu ponto de vista o “romance” entre Missandei e o Veme Cinzento tem um fundamento no enredo, pois como nos livros o próprio Martin cita que os Imaculados procuravam as prostitutas de Meeren para suprir uma carência sempre negada desde o nascimento(deixa a entender no caso), por terem desde sempre sido treinados como soldados de excelência que não deveriam ter outros sentimentos há não ser seguir ordens militares, pois isso poderia permitir uma fraqueza nessa formação, além dos coitados sererem capados =/, fica fácil e tentador adicionar no roteiro essa linha da história, criando uma ligação puramente humana, assim aprofundando esse conflito sentimental negado que até o próprio Verme Cinzento procura esconder em seu interior mais sombrio. Foi uma boa usar esses dois personagens que não podem ficar somente em apoio razo a protagonista do núcleo (no caso da Dany) para complementar a história, achei uma boa sacada explorar esse lado sombrio humano.

    Espero que tenha conseguido passar essa minha visão. =)

  • renata celho

    Também aposto todas minhas fichas no Mindinho.

  • Letícia

    Pois é, a série é uma adaptação, mas que pelo menos eles se atem aos DETALHES e não se percam no EFEITO BORBOLETA. Na cena da Maggy fica bem claro o esquecimento de detalhes bizarros que os produtores inseriram na série sem motivo nenhum como o suposto filho que a Cersei teve com o Robert que MORREU DOENTE AINDA PEQUENO e o amor que ela sentia por ele. Isso tudo nunca acontece nos livros, Ok, mas parece que eles esqueceram que aconteceu na série tb.
    Cersei: – “Teremos filhos?”
    Maggy:- “Não. Ele 20 e você 3.”
    Ah…ok, 20 é número arbitrário e que sem importaria se fossem 20 ou 16 como nos livros? Mas o lance dos filhos da Cersei está bem errado. A resposta acurada da Maggy na série de veria ser: “sim, um. Mas você terá outros 3 e ele terá outros 20. E aí a menina perguntaria como isso seria possível. Pq isso é um ERRO GRAVE? Bom..para quem só vê a série, é um furo, e isso pode apontar que a profecia é errada, pois a Cersei teve 4 filhos na série e não 3. Ou seja, abre margem para que Maggy pudesse estar prevendo o futuro de forma errada, e a Cersei não deveria se preocupar tanto com isso, já que ela errou na sua previsão. Não vi os outros episódios ainda, se eles abordarem isso dessa forma, ate aceito…mas duvido que façam isso…
    O efeito borboleta vai mais longe se pensarmos nos filhos. Bom, o primeiro bebê dela era um Baratheon, o herdeiro do trono legítimo e ele era moreno como ela o descreve no primeiro episódio para a Catelyn. Pq ngm lembra disso quando discutem os cabelos louros dos filhos da Cersey? Ngm viu esse bebê? Se não me engano, ele morreu com uns 4 anos, mas não estou certa disso…ESQUECERAM disso na série??? Era só olhar o primeiro e os outros três e ver tinha algo estranho…ngm notou…
    Esqueceram tb quando o NED olha o livro dos descendentes lá na primeira temporada…a criança que deveria constar lá primeiro era o tal filho sem nome…”black of hair”, ja que ele era menino e o herdeiro do trono e deveria ter sido posto lá logo que nasceu. Mas só consta o Joffey e seus cabelos dourados…Que estanho..querem mudar as coisas e não prestam atenção…por isso eu digo que o final da historia vai ser muito estranho e ficaremos com várias dúvidas, pq muitas coisas não vão se encaixar…triste!!

  • Martins

    Então Luis, concordo contigo que Cersei será um desastre. Mas eles ainda se arriscam mto fazendo isso. Mindinho até tentou dar uma justificativa pro Roose, falando que Margaery como a atual rainha consorte não permitiria que a Sansa fosse cassada.. é esperar pra ver né. Abraço!

  • Letícia

    Realmente não estão…vários furos…

  • Gabriel Ferrari

    sério que tu achou aquela atuação completamente caricata da garota melhor que a da lena headey? td bem que ela é uma criança ainda, mas né…

  • André Jakob

    Existe! Se puder ler em inglês veja este link: http://manceisrhaegar.blogspot.com.br/
    Resumidamente, na batalha do tridente, quando Robert Baratheon atinge Rhaegar com seu martelo, há muitas referências aos rubis voando, mas nenhuma a sangue. Depois, existe aquela lenda do Bael, o rei para lá da muralha que “roubou” a filha única do senhor de winterfell, devolvendo-a com um filho. E veja: Abel, Bael, Mance e Rhaegar, todos harpistas se relacionando com winterfell de forma semelhante.

  • Vanessa

    No livro as correntes estão quebradas…

  • JasonLannister

    Msmo assim isso está longe de ser uma prioridade né? TANTA coisa que eles poderiam colocar que todos iriam adorar, mas não, colocam cenas igual a esse primeiro episódio só pra mostrar uns peitos alheios e uma morte. Pra mim a série mostra os Imaculados de forma banal

  • JasonLannister

    A série está adiantando umas coisas. Nos livros parece que o Mindinho está querendo fazer o Robin crescer

  • JasonLannister

    Eu não vi os episódios que cairam na net vou esperar. Mas realmente é mto revoltante ver cenas que poderiam ser desenvolvidas e que renderiam ótimas cenas trocadas por cenas inúteis que a série fica colocando

  • Vanessa

    Talvez a missão Winterfell fique com a Brienne…

  • Vanessa

    Não vi ainda até o quarto episodio q vasou para saber se já aconteceu…mas no livro a viagem do Sam acontece depois que o Jon vira o comandante…é uma das primeiras tarefas dele como comandante, enviar o Sam para se tornar meistre e salvar o Aemon, mas como o plot do Rei Mance parece ter sido deixado de lado…sei lá..

  • Silvio Frazao

    Creio que cagaram com tudo mesmo. Melisandre perguntando se o Jon é Virgem? Brienne na sua infindável discussão com Pod? Rose mata Rob e Caterine e agora Sansa vai casar com um Bolton. Cada uma estão estragando… perdendo todo nexo.

  • Vanessa

    Mas não é por isso que foi criado esse outro post? Para falar do episodio com comentários do livro? Acho que vc está no post errado..

  • Vanessa

    Verdade…pena que o Sol de Dorne pensou que conseguiria fazer algo que a mãe não fez…

  • Vanessa

    Talvez até seja algo tipo dos Starks com o lobos não é? Nenjum poder oculto, nada além do “sangue de lobo”, no caso fa familia Targ, “sangue de dragão”

  • Vanessa

    Ele deu até uma leeeve acenada com a cabeça, tipo de ‘aguente firme’, achei ter visto algo assim…

  • Vanessa

    Os senhores do vale iriam querer protege-la, sendo sobrinha de sua “Lady”,por isso seria mais facil e seguro (na serie) ela se revelar para eles… mas o restante do reino está atraz de uma jovem ruiva que casada com um duende que matou o rei..

  • Concordo com tudo, mas adiciona uma probabilidade ai: é bem provável que a ultima temporada seja diferente das demais, de modo que, possa trazer mais tempo pros escritores e também mais dinheiro pra HBO, tipo como Breaking Bad fez… Eu particularmente acredito que ou vão dividir a sétima temporada em duas metades de 7 episódios cada, ou teremos uma temporada final unica com 15 episódios, sou bem cético com a probabilidade de ser uma temporada comum de 10 horas como as outras, por tudo que GoT representa, tanto pra HBO como pra TV em geral.

  • Belfort Coringão da Massa

    que ler livros o que rapaz, agora isso é preé-requisito pro episódio e as Tramas terem qualidade?

  • Belfort Coringão da Massa

    você simplesmente achou fraco pois está muito presa aos conceitos do Livro, é perceptível através de todo seu comentário

  • Leo Guedes

    na moral não sei se isso ocorrera, algo a se pensar é se dany voltara a governar meeren, pois se ela não voltar sua teoria se concretiza ou não

  • maniademicro

    Também estou preocupado com os rumos da série, apesar de todo o blá blá blá sobre serem mídias diferentes comprei todos os livros e como muitos não vou gostar de receber e spoilers sobre os últimos livros. Pois já foi dito que o final será igual ao dos livros, mesmo seguindo rumos diferentes em alguns arcos, ao matar alguns personagens na série, nós leitores levamos spoiler de que este personagem não terá importâncias nos arcos finais dos livros, acho muito frustrante e desanimador, pois o escritor demonstra um certo desrespeito com os leitores, pois o mesmo está jogando diversos ganchos bem tramados, que para nossa infelicidade, terão seus plots entregues na série.

  • maniademicro

    Concordo linha por linha do que escreveu…
    Também estou preocupado com os rumos da série, apesar de todo o blá blá blá sobre serem mídias diferentes comprei todos os livros e como muitos não vou gostar de receber e spoilers sobre os últimos livros. Pois já foi dito que o final será igual ao dos livros, mesmo seguindo rumos diferentes em alguns arcos, ao matar alguns personagens na série, nós leitores levamos spoiler de que este personagem não terá importâncias nos arcos finais dos livros, acho muito frustrante e desanimador, pois o escritor demonstra um certo desrespeito com os leitores, pois o mesmo está jogando diversos ganchos bem tramados, que para nossa infelicidade, terão seus plots entregues na série.

  • Igor de Oliveira Zwicker

    Afinal, você está falando do livro ou das séries? São duas plataformas diferentes, com autores diferentes e rumos diferentes…

  • Leonan

    hahaha

  • Lucas Mendes

    Robert e Cersei nunca tiveram um filho. É mencionado apenas que ela fica grávida de Robert, mas Jaime leva a uma “feiticeira” que provoca o aborto, portanto o filho nunca nasceu.

  • Ricardo França

    Bom eu sei que a discussão aqui e sobre o 1 epi. da 5 temp. mas como tem gente falando sobre possiveis mudanças na trama com relação aos livros, eu confesso que não resisti e assisti aos 3 primeiros episodios que vazaram, e putz eu não quero dar spoiler aqui mas tem algumas cenas que são ridiculas, alguns personagens que estão tomando rumos diferentes e que na minha opinião vao destoar muito dos livros, como a Brienne, Sansa e Jaime, na sequencia espero detalhar esses descontentamentos, e sem contar os personagens importants que foram omitidos e que fazem parte da historia dos livros. Caramba eles fizeram da viagem de Tyrion a Volantis uma pataquada sem tamanho, coisa mais sem graça! foi a pior adaptção do livro que eu já vi! que merda! espero que esses putos saibam pra onde estão indo! por que do contrário vão descaracterizar e muito a série em relação ao livros!

  • Ozymandias

    Na época da divulgação dos bastidores apareceram várias imagens de algo parecido com uma arena em formato circular com suas escadinhas e a presença da Dany. Juntando ao fato que mencionaram uma cena que envolve efeitos que demoraram 17 dias pra gravar e todo o hype sobre o Drogon, to apostando demais que vai ter!!

    Esse é com certeza um dos momentos marcantes do livro que não podia ficar de fora. (A capa hahaha)

  • Bruno Tardelli

    É e existem muitos outros erros de continuidade, como bem lembraram o Adriano e Laiks mais abaixo, como Varis ajudar a matar a Dany no começo sendo que desde sempre ele apoia a volta dela ao trono de ferro, e o fato de Tyrion enviar Myrcella para Dorne para casar com o filho mais novo de Doran só que agora Doran só tem um filho na série que é Trystane. A não ser que eles assumam a existência de Quentyn na séria mas partam do princípio que ele já morreu, sei lá. Como o próprio Martin diz, o demônio está nos detalhes… Quanto mais você mexe no angu maior é o risco dele desandar… vamos ver no que vai dar isso… Eu estou torcendo para que der certo afinal ninguém sabe quando a gente vai ter a oportunidade de terminar essa história através dos livros.

  • Vitor

    Kara se tu parar e assistir os especial sobre a Série Vai ver que é muito Trabalho, e tem tudo que ser organizado muito bem, dia certo da Gravações, de cada Ator, nem toda cena que envolve todos os Personagens, pode ser Feita, Lembrando que eles filmam em cidades Históricas a toda uma Burocracia, a Toda um cuidado nem tudo pode ser Adptado entendeu.

  • Paula Bicudo

    Eu li, mas a aparência física do Mace não parece a do Rhaegar, né? E porque raios ele não voltaria pra clamar pelo reino?

  • Zoro

    Eu tinha esperança que ainda ouve-se mais uma temporada pra fechar os 5 livros, mas depois de ver os 3 ep acho q essa ja vai fechar de vez todos eles, e o pior disso será atropelar td em relação aos livros,. Em relação ao tyrion eu ainda tenho esperança que os personagens envolvidos em sua jornada ainda sejam mencionados, mas acho q isso será somente um sonho msm. E vendo td isso tenho quase certeza que a cena bombástica do nono episodio será a Dany montando no Drogon e ai adeus livro 5 e teremos uma 6 temporada sem nd de livros.

  • Danilo de Almeida Ferreira

    Roubou minhas palavras amigo, me sinto realmente como você descreve, a única coisa que eu gostei na adaptação foi os pardais que tão maneiros hahaha

  • MadHatter

    Comecei a ver GOT sabendo da metade das mortes que iriam acontecer até a 4ª temporada (mesmo esta não tido sendo lançada), alguns amigos me encheram de spoilers dos 5 livros e eu vi a 1ª, 2ª e 3ª temporada sabendo do destino da maioria. E eu gostei menos da série quando vi? Não. Quando li todos os livros após assistir a série, eu gostei menos? Não. Acho que a narrativa do Martin e como ele nos prende nos capítulos é o que importa, não é quem vai morrer e como vai acabar e sim o quão boa essa experiência pode ser. É o caminho que importa. Cada pensamento, cada ação dos personagens até chegar naquele fim. Todos os detalhes. É isso que me faz amar os livros e não me importar de levar spoiler da série: Eu sei que o Martin, mesmo que seja igual a série, vai fazer algo melhor e bem mais detalhada mesmo não mudando muito.

  • Mariana Schneider

    Na série ela fala para Cat (quando o Bran tá em coma) que teve um menino de cabelos pretos que ficou doente e morreu.

  • Danilo de Almeida Ferreira

    O que eu estou realmente com medo é de que eles se esqueçam dos Greyjoy porque pô! O Euron é muito foda convenhamos… E também estou indignado pelo Griff e o Jovem Griff não terem aparecido, se é que vão aparecer… Admito assisti até o quarto episódio apesar de já ter lido os livros, mas estou com medo do que está por vir…

  • Priscilla Alves

    O sam também fala sobre a votaçao. O allister é apenas temporário. Jon ser comandante é imprescindivel para o desenrolar do seu arco

  • Vinicius Moes

    Lendo os comentários, dá pra entender que a série não agradou nestes primeiros episódios (o exibido e os vazados) em razão do distanciamento dos livros, pelas falhas de continuidade e coerência dos roteiros da própria série e pela perca da razão de ser de vários personagens, com mudanças muito bruscas nas suas funções na história.
    Se vocês não notaram este último ponto vou dar um exemplo para vocês acerca das funções narrativas de Jaime, Brienne e Arianne.
    As funções narrativas do Jaime e Brienne são de mostrar ao público leitor como anda a situação das Terras Fluviais, tanto para os nobres (Jaime) quanto para os plebeus (Briene). Na série, a função de Jaime será apresentar ao público o núcleo de Dorne e Brienne só está enchendo linguiça, já que ela não possui função definida.
    Já Arianne possui a função narrativa de apresentar Dorne (juntamente com Areo) e as maquinações do seu pai, além de mais para frente fazer parte do plot de Aegon, como ela não faz parte da série estas funções passarão para as serpentes da areia e Jaime, o que é uma perca narrativa considerável, principalmente se levarmos em conta que diversas interações interessantes entre personagens não irão ocorrer no futuro da série, além do plot maior da disputa entre Aegon e Daenerys, que provavelmente se desenrole ao longo do 6º livro.
    Eu acho pessoalmente bastante lastimável a falta de visão dos showrunners e roteiristas quanto às funções dos personagens, afinal ao que parece as alterações feitas mais atrás e agora irão redundar no futuro em mais furos na narrativa e soluções mirabolantes e sem muita coerência que os roteiristas serão obrigados a demandar.

  • Patrick

    Pois é, reclamam tanto que falta tempo pra personagens novos, e que não dá pra ser mais fiel ao livro em alguns detalhes porque falta tempo, mas ficam inventando historinha de romance entre Verme Cinzento e Midsandei. Também fico irritado com .isso

  • LadyTargaryen

    Parabéns pelo comentário, vc analisou dois grandes pretendentes ao trono de forma bem consciente e imparcial, e levantou questões ótimas sem haterismo e com ótimo bom senso! Agora a questão que levanto, no caso das concessões, é quem estaria mais suscetível a essas mudanças, sendo flexível, para se tornar o tão aguardado rei definitivo de Westeros? Será mais fácil a Daenerys aprender com erros e aceitar a ajuda que precisa para se tornar mais sabia; ou Stannis aprender que governar um reino vai além de segurar uma espada, comandar Lordes e homens homens e sim, muito mais, lidar com pessoas? Eu já tenho minha resposta.

  • Carol BB

    Eles não esqueceram os Greyjoy. Eles estão segurando a morte do Balon por causa disso. Acho que é uma estratégia pra não ter tantos plots ao mesmo tempo.

  • Carol BB

    Eu nem comento mais sobre o cabelo da Dany. Achei ridículo esse cabelo fofinho, com cachinho, estilo coelinha da playboy, desde o primeiro segundo que vi. A Dany da minha imaginação tinha cabelos lisos, longos, e meio desgrenhados.. Ficou mais ridiculo ainda quando somaram a sobrancelha preta… Tenha dó…

  • Joao Palmadas

    VALONQAR

    Faltou Valonqar, mas acho que logo aparecerá outra cena na cabana da bruxa e desta vez vai aparecer o Valonqar. É que nesse primeiro episódio, quando a bruxa falou em rainha mais jovem, logo apareceu a Cersei olhando feio para a Margarey. Então, a cena foi para explicar porque a Cersei odeia a Margarey. Então, em outro episódio, a bruxa vai aparecer de novo e vai falar em Valonqar e desta vez vai mostrar o Tyrion em seguida, e aí entenderemos (os que não leram os livros, ao menos) porque a Cersei odeia o Tyrion.

    É a teoria do Valonqar da HBO. Ok, vamos comprovar isso nessa temporada mesmo.

  • Caio Karl Fritz

    O que vcs não perceberam e esta eh minha opinião, que esta historia do filho com o Robert foi apenas para Catelyn se sentir mal com a situação em que Bram se encontrava.E a parte de Varis , eu acredito que ele tenha avisado Jorah que tentariam matar a princesa e usa isso para parecer fazer parte do pequeno conselho.

  • Não sei, não. Acho que podem infelizmente esquecer sim. o Daario já entregou a Dany os navios, que seria uma das ofertas do Victarian, contudo, tem o berrante. Realmente acho que podem ser cortados sim, infelizmente, contudo. Sobraria eles como novidade na sexta temporada. Todos sempre tiveram. Acho que se tiver os irmãos serão fundidos em 1 ou pior essa função poderia ser dada a Asha. Sei que os fãs pulam da cadeira, mas a série tem a tendência de aproveitar personagens/atores já escalados. Como a Asha foi desviada do seu curso nos livros, quem garante que ela não poderia ir nessa direção?:

  • Disse tudo!!! Acho que essa fixação pela fidelidade aos livros tira o foco das pessoas para a qualidade (em todos os sentidos) da série. São linguagens diferentes e os personagens são tão bem construídos que eles conseguem se descolar em locais e situações diferentes de forma crível. Não tem como escalar todos os personagens dos livros e mesmo que fosse possível quem assiste iria se perder com tanta gente. Tem gente, que não leu os livros, que já se perde… imagina se tivesse todos…

  • Gilson Amorim

    Eu curti o episódio mas continuo sentindo falta de muitas coisas, a serie tem cortado personagens importantes e não tou achando legal o rumo que a narrativa ta tomando. Mas foi só o começo neh? Tem muita agua pra passar embaixo da ponte, e algumas mudanças eu achei até legal como colocar o Varys no lugar do Illirio masss cadê o Aegon?? Foi cortado tbm? Assim como a Aryanne??

  • Gilson Amorim

    Me sinto da mesma forma, Senti falta do Jovem Griff, tava ansioso pra ver… Queria ter visto a cena dos homens cinzas tbm… Achei ridiculo o rumo que a Sansa ta tomando… Brienne pra mim é uma incógnita, já que tiraram a Coração de Pedra…

  • Gilson Amorim

    Ja esperava que na quinta temporada eles concluíssem todos os livros, uma vez que quarto e o quinto livro acontecem ao mesmo tempo

  • JPaulBeaubier

    Ironia, amigo… Ironia! 😉

  • JPaulBeaubier

    Falar do episódio talvez, sugerindo conexões, lembrando teorias, etc… Pra mim seria isso.

    Lamentar, lamentar e lamentar que tá tudo diferente… cansa ler isso.

  • JPaulBeaubier

    Se senso crítico significa capacitação interminável de lamentação, talvez eu não tenha mesmo. Aceita que é diferente. Tenho 300 pontos que acho que poderiam ser melhorados para a adaptação para a TV, mas isso não significa que ela esteja ruim (a esta altura) ou que eu vou ficar sempre comparando livro ao seriado que não adiciona nada à discussão.

  • Dafni

    Sim, tens razão por esse lado, talvez eu implicasse menos com o romance se eu conseguisse ver isso mais aprofundado no seriado ou se eu me incomodasse menos com as coisas que ficam de fora na trama do seriado (que eu acho muito importante), enquanto outras coisas são incluídas, como esse romance. Isso me incomoda mais por essa questão mesmo, eu acho =P

  • Dafni

    Eu pensou um pouco disso, às vezes, que se a Dany continuar por alguns dos caminhos que ela enveredou, pode só causar destruição e confusão…

  • Dafni

    Eu gosto bastante da personagem nos livros, ela é mais complexa e interessante, mesmo que ela tome várias decisões que são questionáveis, eu ainda aposto muito na personagem e espero muito do núcleo dela nos próximos livros

  • Dafni

    Gente, eu não consegui pegar isso de ela estar indo pra Winterfell O_o Mas agora que tu falou, me lembrei de ela comentar uma coisa da mudança de direção que eles tavam seguindo… Bah, isso pode ser interessante! Ok, vou tentar ver o seriado com menos olhos-julgadores-leitores-de-livros e tentar aproveitar as novas versões das coisas, ao menos isso me parece ser uma mudança que pode render! Ah, e o Robin Arryn era um chato mesmo, ahahahhaha!

  • Dafni

    Você tem razão, praticamente não adianta mais ficar fazendo comparações, as histórias já se distanciaram demais… E pensando bem, por que eu me importei com esse personagem, ele é chato pra cacete =P

  • melomybr

    concordo que a série é uma adaptação, e que não dá pra adaptar tudo, por conta das distancias entre os sets de gravação e tudo o mais, mas eles poderiam fazer algumas cenas em ambiente fechado pra não perder tanto o enredo dos livros.

  • Dafni

    Muito boa sua análise, muito bom senso e imparcialidade (como Lady Targaryen comentou) o que me tem faltado pra analisar a série =P não consigo deixar os mimimis de comparação de lado, hahahahah! Mas pra aproveitar o seriado, vou precisar superar isso…

    Concordo que o núcleo da Muralha foi o que mais cresceu ao longo da série, a princípio ele me parecia meio relegado a um segundo plano, mas isso mudou. Estou muito ansiosa com o que vai acontecer por lá, lembrei também do Camisa de Chocalho aos berros e fiquei aguardando isso acontecer, o que não veio… Será que o ato de misericórdia do Jon foi bem visto pelos selvagens? Pelo Stannis eu sei que com certeza não. Sendo eleito Senhor Comandante ou não (tenho a impressão de que isso não vai acontecer no seriado…), to apostando que o Jon vai conseguir fazer alguma aliança com os selvagens, o que vai acabar sendo sua ruína…

  • Stephen Norton

    sim ué

    o Varys da série acabou de falar que o plano é apoiar a Daenerys

  • Carol BB

    Concordo. Enquanto o povo não compreender que livros e HBO jamais serão a mesma coisa, o mimimi vai continuar. Li todos os livros 2 vezes e não acho que joguei nem um minuto do meu tempo no lixo. É uma obra fantástica! A única coisa que espero é que a série de TV seja bem diferente dos livros mesmo, pq não quero spoilers do WoW que estou esperando ha 4 anos!

  • Carol BB

    Eu não acho que não devamos comparar (li os livros 2 vezes e espero Winds ansiosamente há 4 anos). Só acho que devemos ter em mente que HBO e livros jamais serão a mesma coisa. TV tem sempre menos detalhes, menos riqueza, menos inteligência nos plots… É normal. São 10 horas pra colocar na tela cerca de 1.500 páginas. E mais, é feita pra agradar um publico bem mais diversificado.

    Tendo dito isso, acho que a série é realmente excelente e está muito acima da média de outras séries do gênero.

    Porém, sempre poderia ser melhor, por exemplo, evitando furos de enredo que nós leitores temos mais facilidade para perceber, pq estamos mais familiarizados com o universo de game of thrones.

    Ademais, considerando que o GRRM não tem nem previsão de finalizar esses livros (sabe-se lá quando o Dreams of Spring será lançado… 2021?), e sabemos que a série da HBO acabará em 2017, no máximo 2018, acho que o quanto mais a série se distanciar dos livros, melhor…

    Sou leitora assidua das crônicas de gelo e fogo desde 2005, e realmente não quero saber o fim da história pela TV.

  • Vaz

    A volta dos sete reinos seria uma boa também, cada um na sua! huahaua. Deixa a Dany com Pedra do Dragão e Porto Real, afinal foram os Targaryen que se instalaram aí primeiro.

  • Letícia

    Na verdade o filho existiu na série sim, em outra cena, a Cersei pergunta para o Robert se algum dia ele a amou e ele diz que não. Ela diz que o amou no início, e até um pouco depois da morte do menino deles…Isso confirma que o bebê existiu mesmo na série e não foi apenas algo que ela disse para a Cat…Esse lance aí de amar o Robert tb é novo, é só da série, a Cersei nunca o amou nos livros, o que dá uma maior motivação para ela ter arranjado a morte dele e para sustentar o incesto com o irmão. Já na série…eles inventam coisas para ficar diferente e depois não sabem continuar.

  • igor Carvalho

    so UM menbro nos comentarios reclamar dos outros episodios. e mesmo o primeiro foi muito mais bem falado aqui que mal falado.

  • igor Carvalho

    tomar rumo diferente nao quer dizer que esta ridiculo. voce nem sabe onde vai dar e ja esta criticando. nao vi nenhuma cena ridicula nos 4 episodios nem mal feita, diferente sim, mas pra criticar tem que esperar no que vai dar.

  • Isadora

    Gente eu realmente não estou entendendo tanta reclamação por conta de ser diferente dos livros até porque já foi falado que eles iriam sim se distanciar dos livros e sinceramente vocês realmente acham que com o material base de Dança e Festim , para aqueles que só assistem e não leem os livros, a série continuaria com o mesmo ritmo? A maioria entende que esses dois livros perdem um pouco do ritmo frenético dos anteriores e dão mais foco em aprofundar os pensamentos dos personagens e até certo ponto tem um ritmo que chega a ser cansativo que para o formato série não seria legal.

    Reclamar de cortar personagem? Não tem como na série inserir mais núcleos e tem mais temporadas pra apresentar esses personagens SE eles forem realmente importantes pra narrativa.

    PS: Tem personagens que sim tem que aprofundar a história porque eles são pertencentes a um núcleo da série que tem poucos personagens principais coisa que num livro não tem necessidade por permitir diferentes plos e ter mais espaço para o leitor se relacionar com estes personagens

    Eu vou sempre ter os livros pra ler e infelizmente não são os leitores que mandam do que deve ser adaptado e sim o público em geral que querendo ou não prefere uma série mais frenética

  • Ricardo Spósito

    Provavelmente a Brienne vai salvar a Sansa do Ramsey em Winterfell, né? Pra mim tá parecendo que a Sansa entrou no lugar da falsa Arya dos livros, e a Brienne no lugar dos selvagens que vão pra Winterfell salvá-la..

  • reborn

    eu achei isso simplesmente ridículo, cortar o aegon e a arianne, isso é jogar um livro inteiro no lixo. sem falar que pe um baita de um spoiler para quem lê, porque agora ja sabemos que não são relevantes para a trama, a querida Arianne não vai conseguir nada, e o Aegon ou é impostor ou vai morrer logo logo de uma maneira qualquer.

  • reborn

    nao nao, o Robert comenta sobre uma vez se nao estou enganado, com a propria Cercei.
    E o Varys, ele nao apoia a Dany desde o inciio, tanto que fala agora para o Tyrion vamos ver se ela serve para governar.

  • Adriano

    Na realidade tem é pouca água pra rolar embaixo da ponte…

  • Na cena aparece uma invasão dos filhos da harpia. Todos correndo e sendo mortos, Dany escapando sendo protegida pelos imaculados. Ela sobe na pirâmide e o Drogon sai voando pra acabar com a putaria lá em baixo.. é assim q imagino q a cena na série será….

  • LyannaStarkWIC

    Eu até acho que a Lena é uma boa atriz, mas não me convenceu como Cersei

  • Adriano

    E a primeira coisa ilógicas ao se falar de dragões, seria justamente a existência dos próprios dragões….kkkkkkk…

  • Adriano

    Ok…lendo agora realmente deu a entender a ironia…não me ative ao “até” no final da frase…sorry…

  • Adriano

    Obrigado… O ato de misericórdia com certeza terá consequências pra todos…. Cito a vc dois personagens que, ao meu ver, se aproximarão de Jon Snow: Sir Davos e Tormund.
    E ganhando alguma confiança de Tormund certamente ele será visto com melhores olhos pelos selvagens…o inverso também será verdadeiro para com vários integrantes da Patrulha da Noite.
    Acredito que Jon Snow será eleito comandante…D&D não deixariam este evento tão importante passar em branco. Esta passagem ganha mais significado, justamente pelo outro evento que será traumático pra muitos fãs.

  • Adriano

    Daenerys é mais suscetível a evoluir e se tornar uma boa governante. Varys matou a charada: Westeros precisa de um governante mais forte que Tommen e mais gentil que Stannis. O fato de ela ter bom coração e bos intenções ajudam, mas como eu citei não são suficientes. Ainda falta a experiencia para resolver certas situações e isto acontecerá com o tempo, a medida que ela amadurecer e principalmente escutar os seus conselheiros.
    A estadia em Meereen vai ser muito importante pra isto….pra ela aprender que ter bom coração e boa vontade as vezes não é suficiente. Sabedoria ainda é o melhor atributo de um rei ou rainha. Pra mim, bondade é um atributo infinitamente melhor que inflexibilidade.
    Minha análise é que na série, Stannis condenou Mance a morte pelos motivos errados. Desde a derrocada na Batalha da Água Negra que suas decisões são baseadas principalmente no que Melisandre aconselha. Ele é justo e com força de vontade acima da média? Poderia até ser antes de Melisandre , depois que ela começou a aconselhá-lo, Stannis tomou certas decisões questionáveis sob o ponto de vista ético, moral e até mesmo legal (como a morte do irmão). Alguns poderão dizer, mais ele tem um senso de justiça muito grande… E eu digo que este senso de justiça vem acompanhado de inflexibilidade.
    Senso de justiça é um bom atributo para um rei?? SIM. Inflexibilidade é um bom atributo para um rei? NÃO. A inflexibilidade vai impedir de ele se adaptar e de ter habilidade de resolver questões políticas mais afinadas. Fora que a inflexibilidade é parceira da teimosia.

  • Thiago Santiago

    Só tenho muito medo que corte Aegon e todo o arco das Ilhas de ferro, é muito bom e importante pra ser cortado, mas pelo que eu vi nesse primeiro episódio principalmente a parte de Tyrion vai ser muito superficial… Tem gente que diz que não precisaria mostrar toda a viagem… Até meeren mas acho muito boa a viagem de Tyrion, mereca enfim… Só espero que todo o arco da ilha de ferro, aegon fiquem pra proxima temporada.!

  • DeathFenix

    Acho q ja sei quem morre na serie q nao morre no livro, acredito ser o Bron pq se o James esta indo salvar a Mircella todos sabem que vai dar merda na fuga e quem deveria morrer era Arys, sei la ja achei uma cagada James ir pra Dorne

  • Bruno Tardelli

    Sinceramente, eu acho até bacana eles terem cortado o plot do Jovem Griff porque vou poder aproveitar 100% desse plot nos livros sem spoilers ou deturpações da série. Veja o plot da Arianne, por exemplo, ele provavelmente vai acontecer na série mas com adaptações pesadas (ex. sem Arianne, substituída pelas serpentes, sem Quentyn, substituído por Trystane? Com Jaime e Grom, etc..). Já os Greyjoys irão aparecer na prox temporada e pode esperar por adaptações pesadas em seus plots também. Eu não lembro onde li mas parece que o motivo de terem cortado os Greyjoy agora é de não introduzir muitos personagens novos ao mesmo tempo o que eu acho até válido, eu sei que para nós que lemos os livros isso não faz diferença, é até chato, mas para quem acompanha somente a série pode confundir bastante. No final é tudo uma questão de expectativa, quem acompanha a série esperando ver as mesmas coisas que acontecem no livro (sem o detalhamento obviamente porque é impossível) apenas adaptado para a TV vai se decepcionar bastante (se é que já não está) com a série; Já quem acompanha a série como uma obra independente criada por pessoas diferentes que é apenas baseada nos livros vai julgar a série pelos seus méritos ou defeitos, não por ter adaptado aquilo ou outro. É tipo, D&D: “no começo vamo fazer igual ao livro, não vamos nos arriscar, vamos conquistar nosso público apostanto na genialidade do Martin, depois vamo começando a brincar aos poucos, dano nosso toque a história, quanto já tivermos nosso público conquistado, vamos fazer a nossa história, do nosso modo, a final nós é que estamos tendo todo o trabalho e merecemos algum crédito (ou ódio eterno kkkk) nisso tudo né. E no fim terminamos conforme o bom velhinho nos contou.”. Acho que é bem isso que eles pensam… kkk

  • LadyTargaryen

    Uma coisa que adoro no Martin é que ele não cria atalhos. Como você disse, Daenerys precisa de mais do que bom coração e boas intenções, e nas histórias convencionais é apenas isso que o “herói” tem e quando atinge o auge acaba tudo bem. Mas o o Martin vai além e se aprofunda nas questões mais intrísecas da vida de seus personagens, ele não tem preguiça de pensar, e é por isso que amo essa história!

  • JPaulBeaubier

    Não falem nesses berrantes porque isso infla ainda mais a minha suspeita que um dos dragões morra vítima deles! ):

  • Joao Palmadas

    É claro que tem que ter diferenças em relação aos livros e algumas mudanças até são boas, como o Varys acompanhando o Tyrion, mas outras mudanças são muito ruins, como a palhaçada que fizeram com Asha e os homens de ferro na temporada passada.

  • Carol BB

    Acho que vai ficar pro final dessa temporada e começo da proxima.

  • Carol BB

    Essa semana está demorando muito pra passar! Já estou ansiosa pro episódio de domingo!
    E a review do primeiro ep? Cade?!

  • Pedro Henrique

    O que eu mais vejo aqui é o pessoal reclamando da Série porque está diferente dos Livros!!! Meu Deus, sério que vcs já não sabiam q isso iria acontecer???? Achar ruima série porque tá diferente dos Livros é estupidez. Deixem de serem canudinhos e curtam ambos, ora. Não tem como adaptar fielmente o livro na Série! Personagens e acontecimentos não vão aparecer na Série! Aceitem isso e parem de reclamar!

  • Gabriel Ferrari

    daí concordo contigo, a cersei da série é bem diferente da do grrm

  • Bruno

    Oi Dafni obrigado por responder. Eu ficava incomodado com as mudanças de roteiro também, talvez nós queremos buscar as mesmas experiencias emocionais dos livros e vê-las retratadas no seriado, mas tudo é uma questão de perspectiva, acredito até que esse romance é mais sentimental (não tem como ser de outra forma hehe), pelo lado da Missandei apresentar uma grande empatia pelo sofrimento dos Imaculados especialmente pelo Verme cinzento já que o irmão dela fazia parte dessa companhia (se não me engano). =)

  • Fernando Barbosa

    Gosto muito dos livros. Mas gosto ainda mais da série e suas modificações.

  • Felippão

    Hahahaha yop!

  • lucas ramos ramos

    Ola pessoal do game of thrones br queria saber se vai ter podcast dos episodios da quinta temporada…

  • ferakmi

    Ela TEM que voltar pra la. Ela ta fraca e doente tambem, fora que todas as forças que ela reuniu até o momento estão em Meereen. Os Imaculados, as companhias mercenarias, Sor Barristan, etc etc etc

    Fora que na serie ela se encontra com Tyrion, o que talvez seria um possivel adiantamento do que acontecera nos livros.

  • Stannis “the boring”

    Assisti os 4 episódios já. Legal até, mas por enquanto está sendo a pior temporada da série.

  • Pablo Meireles da Rosa

    Cara, que coisa triste a morte do Mance. Eu gostava muito dele. Tomara que chegue logo a vez do Janos Slint pra tirar esse gosto amargo ahsuiiahish

  • Stannis “the boring”

    Esse lance do Correrrio me preocupa demais.

    Será que vão excluir totalmente? Então pq se preocuparam em guardar o Peixe Negro? Eu adorava esse personagem na série (já gostava nos livros, mas a atuação do ator enriqueceu ainda mais o personagem), ele tem que aparecer ainda pow. Seria sacanagem cortar totalmente assim, já que desenvolveram e mantiveram ele vivo.

  • Stannis “the boring”

    Acho cedo dizer que a série só terá 7 temporadas.

    Confirmaram algo oficialmente? Ela cresce todo ano e tem conteúdo pra 10 temporadas, pq não aproveitar? Eu só acabaria em 7 caso a série começasse a dar prejuízo.

  • Pedro Sobrinho

    Também achei pouco empolgante.

  • ricardo dos santos junior

    a serie esta muito boa eu não resisti e assisti todos os episódios que vazaram, mas o que me deixa preocupado cada vez mais, e o corte de personagem e as alterações das funções de alguns deles, pois li todos os livros e mesmo querendo separar em minha cabeça os livros da serie; sinto que to levando uma montão de spoilers na cara a cada episodio que olho desta temperada kkkkk.

  • Adriano

    D&D atestaram esta semana ainda que o número correto seriam 7 temporadas… Eles estão escrevendo os capítulos da sexta temporada e acham que estão perto do final…Também consideram que teriam material pra mais 4 (além da sexta) porém não gostariam de esticar a série somente por dinheiro….Acredito mesmo é que a série mantenha a qualidade com 7 temporadas.

  • AVESTRUZ Q T SEDUZ

    A série se afastou muito dos livros, mas as diferenças, eu acho, estão apenas no fato de os produtores terem criado atalhos para chegar aos mesmíssimos lugares para onde vão as crônicas.

    Não sei se tá todo mundo acompanhando a série, ou mesmo se já assistiram aos episódios vazados, então vou mandar com tag de spoilers. Também tem alguma coisa do capítulo que o velho liberou do WoW no capítulo do reek.

    SPOILERS ATÉ EPISÓDIO 4

    Ao que tudo indica, Mance morreu mesmo. Tá claro, afinal, que os caras tão cortando os arcos. Partamos desse pressuposto, ao menos. Ora, se ele morreu, quem vai fazer as vezes de Abel? Nos livros, afinal, é o cantor aquele que pressiona Theon, com ameaças/promessas, a ajudá-lo com o resgate da (f)Arya. Sem Mance, onde Theon encontraria motivação pra salvá-la? Aqui, suponho, entra o motivo por que os produtores resolveram inverter as irmãs.

    A atriz que faz a Sansa já declarou, em entrevistas, que algo de muito escroto vai acontecer a sua personagem. Não acho que o Littlefinger tenha algo com isso, já que o próprio corre pra K. L. já no episódio 4, pra retomar o caminho do Norte sabe-se lá quando. O incidente, por isso, deve mesmo estar atrelado ao Ramsay — talvez tenha relação com a consumação do casamento, já que também nos livros essa parte é tensa. É isso o que, imagino, vai mexer com o Theon; buscando expiar o que fez, talvez resolva dessa vez interceder em favor dos Stark, salvando Sansa.

    No capítulo de WoW que foi liberado, é o Crowfood quem encontra Theon e Jeyne. Pra série – em que, acho, esse personagem sequer foi introduzido -, seria mais impactante que tal papel fosse desempenhado por Podrick e Brienne, que, coincidentemente, estão no Norte. A partir daí, pra onde iria a Sansa? Difícil dizer, já que se o Umber, nos livros, tá a serviço do Stannis, é de outro caráter a relação de Brienne com o melhor dos reis (sim, o melhor, aprendam a lidar com fatos).

    De qualquer modo, e aqui eu começo a conjecturar ainda mais profundamente, cria-se assim uma cenário propício a que: 1) Brienne venha a encontrar-se com Stannis (e matá-lo) na muralha, caso não tenha ele de lá saido pra guerrear; 2) Brienne venha a encontrar-se com Stannis (e matá-lo) enquanto se direciona à muralha, caso tenha ele já seguido para Winterfel. E, lembrando, se tomarmos por verdadeiro o conteúdo da Pink Letter, Stannis tem que morrer.

  • Jeann Karlos

    Não tem esse mimimi de que a série tende a se afastar dos livros e blá blá blá. O fato é que a série por se tratar de uma adaptação está deturpando completamente a história. E não é somente por excluir uns personagens “abandonáveis”, é por excluir personagens centrais na história e dar rumos totalmente mirabolantes a personagens com destinos já pré definidos. Enfim se a idéia era mudar completamente a história, pelo menos que não usassem o nome “Game of Thrones” e fizessem apenas algo similar. A temporada já deixa a desejar desde o primeiro episódio e os que se seguem vão pelo mesmo caminho e infelizmente esse não é um pensamento compartilhado só por mim. Os showrunners perderam o fio da meada e isso trouxe perdas drásticas pra alguns personagens que estão completamente perdidos no universo da HBO. Enfim só resta esperar pelos “Ventos do Inverno” e ver se o GRRM faz reacender a vontade de acompanhar a batalha pelo trono de ferro que a série tá conseguindo cada vez mais derrubar.

  • Vitor Neves

    Eu não acho a série ruim por estar diferente dos livros. Para mim a série é muito boa e de excelente qualidade. O que acontece, com nós que somos fãs dos livros, é uma quebra de expectativa ENORME, por esperar ver na série uma coisa tão grandiosa e complexa como nos livros, mas que na verdade acaba se tornando uma coisa bastante inferior…

  • Tiago Damasceno

    Minha nota para o S05E01: vou dar 8 cocôs do Tyrion passados pelos buraquinhos da caixa em que ele estava escondido. Hahahahahahahha… Gostei do episódio no geral. Muito explicativo e diálogos de efeito. Pecou um pouco na questão da floresta que poderiam ter realmente diversificado um pouco da floresta do norte, onde Ramsey Snow (agora Bolton) caça as mulheres. Como as terras do oestes tendem a ser diferentes do norte, poderiam mesmo tomar um certo cuidado com isso. Outro ponto que fez diminuir minha nota foi o fato de Melissandre, a mulher de vermelho ter aparecido de cabelos negros. Ela tem cabelos avermelhados. Acho que pecaram nisso tmb. Mas gostei do episódio. Principalmente com a cena do Jon Snow no fim. se a galera gostava dele antes, agora então. Fico até com pé atrás. Martin faz a galera gostar dos personagens para em seguida ir lá e PÁ! Já sabem, né? =x

  • ricardo dos santos junior

    se jon snow morrer nesta temporada já vai tarde pois tenho a esperança que como a serie sempre mostra com mais clareza o que fica subintendido nos livors EX: (romance de Loras com Renly),(castração de theon greyjoy) eles também mostrem a morte de jon pois no livro acho que ele morreu igual Caio Júlio César:(até tu, fantasma, meu filho?). kkkkkk.

  • Adriano

    “Enfim se a idéia era mudar completamente a história, pelo menos que não usassem o nome “Game of Thrones” e fizessem apenas algo similar.”
    ——————
    Mas a série de livros se chama: “As Crônicas de Gelo e Fogo” e não “Jogo dos Tronos”… GOT é adaptado de ASOIAF… Eu também era um crítico feroz da série…mas para apreciá-la eu tive que mudar de opinião… Ou eu fazia isto ou abandonava a série televisiva..optei por acompanhar a série… minha bílis parou de vir a boca por raiva…

  • Marcelo Oliveira

    Nao vai ter review nessa temporada? Achei que els ja estavam ate escritos ja que os episodios vazaram

  • leandrosr

    As analises com e sem spoilers do primeiro episódio já estão no ar Marcelo. Quanto aos demais, mesmo com o vazamento vamos seguir o cronograma oficial de lançamento. Vazados ou não, só podemos considerar como episódio o que é exibido pela HBO, é difícil que aconteça, mas vai que mudam alguma coisa?

  • Marcelo Oliveira

    Obrigado. Nao conseguia achar e ja tava pensando que nao ia ter mais. E faz sentido nao fazer as analises agora mesmo, vai que…

  • Jeann Karlos

    Realmente vc está certo no que diz respeito ao nome da séria…quando o ódio bate a razão as vezes sai pela tangente. Porém de resto não mudo meu pensamento em nada, reafirmo que se eh pra deturpar a obra, que nem fosse feita.