Ator fala sobre sua cruel cena final no episódio 5.01 The Wars to Come

O texto a seguir possui spoilers da quinta temporada de Game of Thrones

A revista Entertainment Weekly divulgou momentos após a exibição da premiere da quinta temporada uma entrevista exclusiva com Ciarán Hinds, que interpretou Mance Rayder em Game of Thrones. O ator irlandês de 62 anos conta como recebeu a notícia de que não estaria mais na série, e a diferença em relação aos livros:

 

GOT501_080114_HS_DSC75191-1024x681

EW: Como você ficou sabendo sobre o destino de Mance?
Ciaran HINDS: Eu já esperava, quando Stannis e Davos apareceram [na temporada passada], aquilo significava que algo sério aconteceria para mim no futuro. Eu recebi um e-mail muito bonito deles [David Benioff e Dan Weiss]. Me disseram, basicamente, “Oi, você sabe como funciona essa série, sabe que todos os homens devem morrer, e agora você estará indo para este caminho”, não foi exatamente assim, mas foi muito bonito. Eles disseram que me esperariam em agosto para um bom e velho churrasco, basicamente. Foi muito gentil que eles permitiram que eu soubesse, ao invés de apenas me mandarem o script. Pode ser muito mais difícil do que em muitas séries, porque os produtores sentem um compromisso genuíno com cada perda, e mesmo assim devem cumprir o seu compromisso com a série.

Aquela cena com Jon Snow em sua cela foi sem dúvida a sua melhor na série, como você se sente quanto a isso?
Bem, foi um grande desafio, eu acho, não tenho outras palavras. Eles têm tantos personagens para lidar, não sabia o quão longe eles poderiam levar Mance. Eles decidiram iniciar a temporada com uma grande cena e eu era o cara a ser torrado. Eu ainda não assisti, então não sei como me saí.

A escolha de Mance é difícil de se vender para o público, porque eu tenho certeza que muitos assistindo aquela cena gritaram com a sua TV, “Aceite a oferta!”. Isso deve colocá-lo em uma posição difícil como ator, convencer os telespectadores de que um homem poderia fazer essa escolha.
Para mim, era algo além de teimosia, era uma crença profundamente arraigada, a que ele tentava transmitir. Que se ele dobrar o joelho, poderia não conseguir levar seu povo para onde tinha prometido, e essa foi a sua escolha pessoal. Ao invés de entregá-los para outra pessoa, deu ao seu povo algum tipo de liberdade e dignidade. Ele não estava preparado para vendê-los.

Você interpretou sua execução com porções generosas e admiráveis de horror e medo, sendo um personagem tão forte e resistente.
O fato é que essas pessoas sabem o que é a morte – eles lutaram, eles mataram, eles foram feridos. Ser assado vivo é uma das coisas mais dolorosas que podem te acontecer. Ele queria dar a essas pessoas esta imagem, que podemos ser fortes e seguir acreditando, mesmo na morte. Eu acho que ele estava genuinamente horrorizado com a possibilidade, não apenas pela dor que sentiria, mas que os seus homens iriam vê-lo em um momento de fraqueza, e que isso poderia enfraquecê-los. Foi uma mistura dos dois.

Qual a sua melhor lembrança em trabalhar na série?
Certamente não é a de congelar minhas bolas na Islândia! Aqueles foram dias amargos. As pessoas com quem trabalhei foram ótimas. Os técnicos, câmera, som, as pessoas do figurino. Foram ótimos, na verdade o trabalho que eles fizeram nos bastidores da Islândia, tornou suportável para nós fazer o nosso trabalho.

tumblr_nmq60m1CE81qis07wo1_1280

Nos livros de George R. R. Martin, a morte de Mance na fogueira é um truque, e ele retorna mais tarde. Mas o sentimento que eu tenho é que você realmente não voltará para a série.
Sim. Nos livros há muito mais do que há na série de televisão. É impossível recriar tudo o que está nos livros. Você não pode ser absolutamente fiel ao livro, e por que seria? É um meio diferente. Você tem que tomar decisões e decisões ousadas e há tantos outros personagens, que não há como colocar tudo na panela. Imagino que se Mance voltasse, como nos livros, ele voltaria com uma roupagem diferente, como uma pessoa diferente, o que não iria me envolver, provavelmente. Então você tem que pensar: Se você pode imaginá-lo voltando, será que faz sentido ele ainda estar envolvido na história quando ainda há tanta coisa acontecendo? Estas são grandes decisões que os showrunners têm de lidar e até agora eles têm trabalhado nisso de maneira brilhante, pelo que posso ver.

 

 

E você, o que achou do adeus ao personagem? Divida com a gente nos comentários.

Compartilhe:

Ao comentar no site você aceita as regras previamente estabelecidas.

Posts Relacionados

  • Messinho’

    Cagaram o personagem e agora eliminaram. Uma pena.

  • jorge_lito

    Um ator tão bom fez um personagem tão fraquíssimo na série. Uma pena. Eu realmente gosto do Mance nos livros, mas na série o arco que propuseram a ele o deixou quase irrelevante.

  • Letícia

    Medo…muito medo do que eles vão fazer com esse final…

  • The Joker

    Não entendi essa entrevista dele, ele nao morreu nos livros, vao fazer diferente ?

  • GutoTricolor

    O Mance nos livros também não chega a ser um personagem decisivo depois de ser capturado (pelo menos até agora), então não acredito que voltará na série de TV.

  • Bruno Lacerda Balbi

    Quando assisti a cena pensei “ele não vai voltar” porque teve um ar de despedida com aquele discurso final.. sinceramente nunca gostei da volta dele nos livros e não acredito que funcionaria na tv.

  • James Gonçalves

    Cara, é uma m3rd4 assistir a série querendo que seja igual aos livros. Ainda mais quando a memória tá fresca!
    Eu gostei muito do Mance, na série e nos livros…
    Na cena da fogueira, aquela olhada pro Tormund queira dizer alguma coisa… Espero.

  • J Ricardo Miranda

    A cena deu a entender que pra voltar só sendo zumbi, e zumbi queimado não vinga.
    As coisas se encaminham para muita diferença em relação aos livros

  • Romulo Cesar Maximiano

    A pior parte disso é que a gente já fica sabendo que o arco de Winterfell do AdWD provavelmente nem ocorra…

  • Gabriel

    Fiquei procurando um certo colarzinho vermelho, ou qualquer coisa vermelha nele….

  • Carol BB

    Provavelmente vai ocorrer sim. Até porque o Stannis já deu a entender que pretende atacar o Roose Bolton. A questão é que a participação do Mance nesse arco toda é absolutamente irrelevante. Digo, poderia ser facilmente substituída por qualquer persongaem, ou nem existir. Se fossem só as selvagens, sem o Mance, daria no mesmo.

  • Carol BB

    Tbm acho que nos livros a volta do Mance mostrou-se absolutamente despropositada.

  • Bruno Serrão

    Eu gritei: Aceite a oferta.

  • Calopes

    Qdo G. RR. Martin disse que: “Isso vai enlouquecer os leitores, mas eu amei. Eu ainda estou ponderando se devo ir nessa direção ou não. É uma grande reviravolta. É fácil escrever coisas que são chocantes ou inesperadas, mas elas precisam crescer à partir dos personagens. Crescer a partir das situações. De outra forma, seria apenas o choque pelo choque. Mas isso pareceu algo bem orgânico e natural, eu consegui visualizar tudo acontecendo. E com os outros três, quatro personagens envolvidos… faz muito sentido. Mas não é nada que eu tenha pensado antes. E não é nada que eles poderão fazer na série, por que na série eles fizeram algumas decisões envolvendo esse personagem em particular que irão tornar isso impossível. No meu caso, essas decisões não foram feitas.”
    Creio agora que ele estava falando da 5ª temporada, mais especificamente do Mance Rayder. Em termos de seriado, se não impossível, só vejo o retorno do personagem em forma de “visões”.

  • JPaulBeaubier

    Vai ocorrer. Mas se prepare pra GRANDES mudanças. Adiantando, não tem torta de Frey! ):

  • Hélio Alves

    Achei legal, mas Mance deveria ter aceitado a oferta. O grande problema é Melisandre, nunca se sabe o que ela quer :/ temo por Stannis

  • Julio Caio

    Quando assisti ao episódio ontem já pensei mesmo que ele não ia voltar.
    Stannis logo menos irá partir para o ataque em Winterfell, tudo vai
    acontecer muito rápido a partir de agora. David & Dan estão encurtando a história como já disseram que ia acontecer, e agora eu vejo uma razão para isso (além da que tv é outra midia e tals). Lendo comentários das pessoas que assistiram esse episódio e também os outros três que vazaram, vi um pessoal pedindo por mais “ação”, o que acontece com muitos leitores também após a tormenta de espadas. Festim e Danca tem um caráter na qual as coisas acontecem mais devagar, e uma grande parte dos fãs não percebem que há uma história sendo construida para que o clímax volte. Os produtores já anteciparam esse comportamento dos fãs, então decidiram acelerar com a história para evitar que esses fãs façam uma publicidade boca-a-boca negativa da série. Infelizmente muitas pessoas não querem ver algo muito complexo e por isso essa decisão de muitos cortes foi tomada para que a série se mantenha no topo. Os produtores sabem o que fazem, a série está em boas mãos!

  • LadyTargaryen

    A verdade é que o Mance não fedeu, nem cheirou na série. Se eu fosse esse ator, do jeito que foi mal aproveitado, ficaria aliviado por estar livre para novos trabalhos.

  • Felipe

    faz meses que os produtores estão dizendo que vai ser diferente dos livros,nao sei pq o povo se surpreende…

  • Leandro Soares

    ~ Spoilers sobre o quinto livro ~

    Ao meu ver eles apenas diminuíram o arco, nos livros Mance vai pra Winterfell disfarçado de Bardo e toca no casamento de Ramsay. Ele planeja com Theon fugir de Winterfell com Jeyne Poole (a falsa Arya, que mance acredita ser a verdadeira). Mance acaba sendo capturado e esfolado, consequentemente ele conta todo o plano de Stannis à Ramsay que envia um corvo para Castelo negro.

    Acredito que o personagem morra mesmo no livro.

    Pelo caminho da série, quem possa substituir esse arco seria Brienne e Podrik.
    Já que o arco das terras fluviais passou batido.

  • Coisas fodas que o Mance Rayder fez na série:

  • Joao Palmadas

    Um dos melhores atores da série… É mesmo uma pena.

  • Anderson Lima

    Não faz muito sentido matar Mance, pois ele tem sangue real. E isso é importante.

  • erick

    so vejo reclamações, gente a temporada começo agora, pra mim esta otima

  • Henrique Seger

    Sinceramente, eu ainda acho que ele não morreu.

    Claro, como o ator mesmo disse “Imagino que se Mance voltasse, como nos livros, ele voltaria com uma roupagem diferente…”

    Sabem o cara de barba que “ao que aparenta” é o novo líder deles? Eu realmente acho que eles irão continuar com a historia do Mance do livro só que usando ele ao inves do camisa de chocalho.

  • Tiago Sindra Sad

    na serie ele realmente morreu. pelo visto “arya” não vai se casar com ramsay, sera a sansa, e assim mance seria meio que desnecessário msm. mas ele nao volta mais

  • Felagund

    Foi triste ele ter partido, mas diante do caminho que a série esta percorrendo não podia ter sido diferente. Ao menos ele foi embora com uma ótima cena, a melhor do (fraco) episodio.

  • Joao Palmadas

    Acho que quer dizer que o Tormund vai ser o herdeiro do Mance.

  • Rodrigo Leite de Oliveira

    -continuação com spoilers –

    Beleza, mas antes disso “ele” é “queimado vivo” e troca de identidade com o Senhor dos Ossos. Nisso o episódio está correto. Uma coisa que está errada e me chamou bem a atenção é o Berrante de Joramun, se é essa a questão.

    Sobre Brienne e Podrik, eu não mexeria muito nesse arco já que cairia nos Foras de Lei e tem todo o transtorno Lady Stoneheart que a HBO parece estar cancelando/adiando/excluindo… esse arco deve se unir quando Jaime estiver em Correrio, quer dizer, quando voltar de Dorne… e agora HBO?

  • Patrick

    kkk! Eu tb!

  • Paula Renata Carvalho

    Orras!! Ele só uniou todos os tipos existentes de Selvagens no norte e fez o que pôde para salvar todos eles do inverno.
    Não ta bom pra você?

  • Thales Quintiliano

    Cara, vc disse tudo.Acredito que eles colocarão o Tormund para desempenhar a missão que o Mance faz no livro!!!

  • Leandro Soares

    Rodrigo, O berrante de Joramum está com Sammuel Tarly.
    Foi encontrado na terceira temporada junto com os vidros de dragão.

    Não sei como eles irão fazer com o arco das terras fluviais, mas muita coisa precisa ser explicada.
    Exemplo: Aonde está o Peixe Negro (correrio), oq aconteceu com Edmure Tully, oq anda fazendo a irmandade sem estandarte…
    estou curioso pra saber.

  • Eduardo Fernandes

    Zica foi ver a cara do Tormund enquanto o Mance é torrado vivo por ordem da nossa querida Melisandre.
    (obs: sabia que ia dar merda com essa maluca na muralha, e esperem por mais gente queimada). Nossa, deve ser foda ver seu amigo morrer de uma forma trágica e não poder fazer nada, só assistir e ficar calado!!!!!
    Tormund junto com a Brienne contra o Stannis agora.
    Provavelmente ele será o líder dos selvagens agora e é uma boa escolha, pq o ator é bom pra caramba!!!!

  • Quando eu digo “série”, digo cenas em que ele apareceu, não acontecimentos que ocorreram antes e não foram mostrados. Ele foi muito mal aproveitado em Game of Thrones, eu não consegui vizualizar o Mance que imaginei nele, mas tudo bem, a série tem que adaptar e cortar diversas coisas e ele foi o escolhido da vez. Acredito que ele tenha planejado algo com o Tormund, aquela troca de olhares não foi algo normal, digamos.

  • Nikolas M. Fortes

    Ele morreu mesmo. Quanto à continuidade da sua história nos livros, acho que esse papel ficará a cargo de Brienne ..

  • Calvin

    Pode não ser uma mudança muito grande, minha opinião sempre foi que a interferência de Melisandre apenas adiou o fim de Mance nos livros.

  • Rodrigo

    Foi bem morto. Quando viu os companheiros enfileirados, já falei, vai ser torrado. Sem volta. Stannis é assim, somente com Davos foi diferente.

  • osman Fergusson

    importante para sacrificar. como vimos Melisandre fazer antes.

  • Marcelo

    Episódio foda, mas não posso deixar de lamentar a morte do Mance. Gostava pra caramba do personagem e sou fã do Hinds, um dos melhores de toda a série. Ele poderia ter dobrado o joelho. Seria melhor para o povo dele.