Teorias de Gelo e Fogo: O que está por trás da conspiração entre Illyrio e Varys?

Sabemos que Varys e Illyrio estão conspirando juntos desde o primeiro livro. Qual exatamente é o plano deles, é o que ainda não conseguimos descobrir. Um leitor publicou no Fórum do Westeros.org uma compilação das ações dos dois conspiradores e a partir disso poderemos traçar futuramente algumas teorias a respeito dos planos desses dois.

ATENÇÃO: este texto contém spoilers de A Dança dos Dragões e possivelmente da 5ª temporada de Game Of Thrones.

varys-illyrio

Os personagens conspiram juntos em cena da primeira temporada de Game of Thrones

• Varys nasceu um escravo em Lys. (Fonte: Pycelle diz a Eddard. Pode ser uma informação falsa. Varys diz a Tyrion que ele era um “menino órfão aprendiz louco por viajar”.)

• Varys viajou com um grupo de artistas através das Cidades Livres, antes que fosse mutilado. (Fonte: Varys informa a Eddard quando ele está preso, e depois diz a Tyrion a mesma coisa, o que pode ser verdade, a julgar pela capacidade de Varys para disfarces, Martin confirma que Varys deve ter sido um ator).

• Varys foi vendido a um ilusionista em Myr, castrado em algum ritual de magia e deixado para morrer. Desde então, Varys odeia magia. (Fonte: Varys ‘diz a Tyrion em A Fúria dos Reis, a informação é possivelmente verdadeira, pois Tyrion pensa que Varys tinha uma voz diferente em alguma forma durante esta história, possivelmente significando Varys estava dizendo a verdade pelo menos uma vez.)

• Varys começou a roubar em Myr após a sua libertação. (Fonte: Varys conta para Tyrion em A Fúria dos Reis, e Illyrio confirma para Tyrion em A Dança dos Dragões, pode ser verdade.)

• Varys faz inimigos em Myr, e foge para Pentos “um passo à frente dos traficantes de escravos.” Ele conhece Illyrio e eles se tornam amigos. (Fonte: A história de Illyrio em A Dança dos Dragões, é provável que seja verdade…)

Varys e Illyrio como amigos, em Pentos

Varys e Illyrio como amigos, em Pentos

• Varys e Illyrio colocam em prática seu pequeno esquema e começam a trabalhar juntos. Ambos enriquecem. (Fonte:. A história de Illyrio em A Dança dos Dragões, provavelmente seja verdade).

• Aerys, começa a ficar paranóico, ouve falar de Varys e leva-o a Porto Real. O momento não é claro, mas Varys segue aconselhando Aerys, pelo menos, antes do torneio em Harrenhal no ano da falsa primavera. (Fonte: A história que Illyrio conta a Tyrion, e a reflexão de Barristan – em “The Kingbreaker” – devem ser verdade, embora possa haver mais sobre isso que nós podemos não saber)

• A presença de Varys parece tornar Aerys ainda mais paranóico, e algumas pessoas parecem culpar o eunuco pelo mergulho de Aerys na loucura. (Fonte: Sor Barristan me disse uma vez que a podridão no reino do rei Aerys começou com Varys. Stannis reflete sobre isso em A Tormenta de Espadas e Jaime diz a Brienne que Aerys “viu traidores em todos os lugares, e Varys estava sempre lá para apontar qualquer que ele pudesse esquecer.” Possivelmente seja verdade, embora os comentários de Illyrio para Tyrion pareçam indicar que Aerys já estava muito paranóico antes mesmo da vinda de Varys.)

• Varys aconselha Aerys a manter os portões fechados para o exército de Tywin Lannister, ma Aerys não acata seu conselho. (Fonte: O discurso de Jaime para Brienne, certamente é verdade.)

• Varys é perdoado por Robert e continua a servir.

• Varys parece tomar conta de bastardos de Robert durante seu reinado. (Fonte: Stannis diz a Davos que era Varys que enviava presentes para Edric Storm É também provável que Varys tenha arranjado o lugar como aprendiz para Gendry.)

Varys e Tyrion em Porto Real ao fundo

• Ao longo de A Fúria dos Reis, Varys trabalha com Tyrion e parece estar desenvolvendo uma relação saudável com sua habilidade política. É difícil identificar as motivações dele neste livro, no entanto. Tyrion usa Varys principalmente para manter Shae escondida.

• Em algum momento, Illyrio descobre que Viserys está morto e Dany e seus dragões estão em Qarth. Ele possivelmente descobre isso após “um relatório” que Jorah admite admite ter enviado para Varys de Qarth. Ele despacha Groleo, Belwas, e Barristan para buscá-la. O novo plano para a Companhia Dourada é esperar que a “jovem rainha flexível” e seus dragões voltem para Pentos. (Fonte:. A Fúria dos Reis, a confissão de Jorah em A Tormenta de Espadas, e o primeiro capítulo de Jon Connington em A Dança dos Dragões. Connington acredita que este plano seja verdade. Com uma pequena ressalva, nós ainda não sabemos como Barristan se uniu a Illyrio.)

• Varys conta ao Pequeno Conselho sobre o boato de um “dragão de três cabeças” em Qarth, habilmente junto com outros rumores. Tywin descarta o boato imediatamente.

• Varys se volta contra Tyrion depois que ele é acusado do assassinato de Joffrey, presumivelmente para salvar a própria pele.

• A pedido de Jaime, Varys libera Tyrion e o envia para Illyrio. Não está claro se Varys tem a intenção de conduzir Tyrion a matar Tywin e Shae.

• Sabendo que ele será responsabilizado por Jaime, Varys também se esconde. Ele deixa uma antiga moeda na sala de seu alter-ego Rugen, que serve para Cersei levantar suspeitas sobre os Tyrell. Especulação: Varys ainda está tentando manter o reino em guerra, mesmo quando ele não pode conduzir diretamente os acontecimentos.

• Qyburn diz a Cersei que a maioria dos informantes de Varys estão agora trabalhando para ele. Não está claro se isso é verdade ou se Varys ainda está puxando as cordas e revelando a Qyburn o que ele quer revelar.

• Illyrio recebe a notícia de que Dany voltou-se para Baía dos Escravos e conquistou Meereen. Ele assume que ela vai continuar a marchar para o oeste. O novo plano é que o suposto Aegon e a Companhia Dourada consigam encontrá-la em Volantis. (Fonte: Conversas de Illyrio com Tyrion, e o primeiro capítulo de Jon Connington O mais provável é que seja verdade, a Companhia Dourada é enviada nessa direção).

Varys-game-of-thrones-21649190-1024-576

• Tyrion encontra Illyrio. Illyrio o envia com Griff e Jovem Griff, mas não conta a ele sobre a verdadeira identidade do Jovem Griff. Seus planos para Tyrion não são claros; Connington queima a nota que Illyrio envia para ele sobre Tyrion, e não pensa nisso novamente. Connington parece irritado que Illyrio tenha envolvido mais pessoas na trama.

• Jovem Griff / “Aegon” aceita o conselho de Tyrion e sugere que invadam Westeros agora. Connington concorda, e parece que ele está cansado de jogar os vários jogos de Illyrio e Varys. A escamagris provavelmente alimenta esta decisão também.

• A Companhia Dourada invade Westeros. O que Illyrio está fazendo, ou se ele está ciente disso, não sabemos.

• Varys vê Kevan fazendo um bom trabalho para organizar o reino novamente. Ele mata Kevan e Pycelle com a intenção de aumentar a dissensão entre Lannisters, Tyrell, e Martells. (Fonte: A Dança dos Dragões, há algumas discussões sobre Varys estar ou não dizendo a verdade para Kevan, mas parece claro que, pelo menos, ele queira espalhar o caos e impedir que as pessoas competentes estejam no comando.)

Onde podemos chegar com tudo isso?

• Varys durante todos esses livros tem como objetivo espalhar o caos por toda Westeros se preparando para a invasão. O papel de Illyrio é menos claro, mas talvez ele esteja financiando todo o esforço. Ele está, pelo menos, financiando os “pássaros” de Varys.

• Viserys / Daenerys, os Dothraki, e os dragões parecem ser uma opção tardia. O suposto Aegon tem sido parte do plano de pelo menos 12 anos (foi há 12 anos que Jon Connington deixou a Companhia Dourada, fingiu a sua morte e saiu com Jovem Griff). “Aegon” foi preparado desde o início e Connington e Toyne tomaram conhecimento do plano. Mas Viserys e Dany foram autorizados a passear pelas Cidades Livres, foram rejeitados pela Companhia Dourada e foram enviados para o Mar Dothraki com pouco treinamento ou proteção. Dany só parece se tornar importante novamente quando ela se torna a mãe dos dragões.

• Há alguma evidência de que Varys e Illyrio sejam responsáveis ​​pela queda de Aerys, mas isso não está muito claro. Também não está claro por que Varys não queria que Aerys deixar os Lannisters entrarem na cidade.

• Há alguma sugestão de que esta conspiração toda seja apenas um antigo truque de Varys e Illyrio em uma escala maior. Varys, como o ladrão, “rouba” o reino do Targaryen, e em seguida, Illyrio emerge e se oferece para ajudá-los a recuperar-lo por um preço.

• O “quê” de conspiração fica mais claro agora – criar o caos em Westeros para permitir que o suposto Aegon restaure o reino (e se ele tiver Dothraki ou dragões, melhor ainda). O “porquê” ainda é um grande mistério.

• Varys e Illyrio parecem dispostos a trabalhar com os exilados – Jon Connington, Toyne, e mais tarde Jorah, Barristan e Tyrion. Mas nem Jorah, nem Barristan, nem Tyrion são informados do suposto Aegon; eles acham que o objetivo do jogo é Dany. O “círculo íntimo” parece ser formado por Varys, Illyrio, Jon Connington, Myles Toyne, e os líderes da Companhia.

• O plano que Willem Darry fez com os Martells para Viserys e Dany parece ser uma conspiração completamente diferente. Doran acha que os navios que transportam a Companhia Dourada e os elefantes são, na verdade, Dany e os dragões.

• Os cuidados de Varys para com os bastardos de Robert é interessante. Talvez ele goste de colecionar herdeiros?

• A grande questão de tudo isso é se o suposto Aegon é ou não real. “Aegon” acredita que Varys tenha trocado os bebês. John Connington não parece duvidar da identidade do “Aegon,” mas não está claro se ele esteve envolvido na troca dos bebês, ou mesmo se ele estava trabalhando com Varys até alguns anos após a guerra. A palavra de Varys parece ser o único indicador de que “Aegon” é na verdade Aegon.

Sabemos que na série os objetivos de Varys e possivelmente toda a conspiração entre Illyrio e Varys serão alterados, por isso, desconsiderado tudo o que deverá acontecer em Game Of Thrones e partindo apenas dos livros:

conleth-hill-as-varys-and-peter-dinklage-as-tyrion-lannister-_-photo-helen-sloan_hbo

• Quais seriam os objetivos dos dois conspiradores?

• Aegon é real ou se trata de um bastardo Blackfyre e Varys estaria manipulando a todos?

Deixem suas opiniões nos comentários!

[LEIA A SEGUNDA PARTE DA TEORIA AQUI.]

Compartilhe:

Ao comentar no site você aceita as regras previamente estabelecidas.

Posts Relacionados

  • jorge_lito

    Mais uma excelente teoria! Parabéns Lidiany…

  • Liquid

    Considero Varys o unico personagem ainda totalmente cinza na trama de GOT. Com raras exceçoes como Ned (pro bem) e Joffrey (pro mal), a maioria dos personagens comete atos bons e maus, mas já está claro se são de natureza benigna (Tyrion, Jaime, Theon) ou maligna (Mindinho). Já Varys está em cima do muro para mim, apesar de ter salvado Tyrion, não duvido se sua ambiçao definitiva ser algo sinistro.
    Opaaaa, Melisandre também é uma incógnita, ainda não decifrei o que aquela mulher pretende.

  • Martins

    Acredito que o objetivo mesmo era instaurar o caos desde no início em Westeros, depois ainda por cima mandar os Dothraki pra desestabilizar ainda mais o reino. Particularmente, acho que estes fariam um enorme estrago mas ainda assim perderiam contra soldados armados com aço.. Mas dai Westeros estaria em ruinas, pronto pra que um exercito liderado pelo dito ‘Aegon’ tomasse o trono e, com as Casas enfraquecidas, ele teria poder o suficiente pra fazer com que os demais senhores jurassem lealdade ao herdeiro de Rhaegar. Viserys e Daenerys seriam “tirados” de jogo assim que possível. É oq eu acho…

  • Marcus Cruz

    Faz a teoria da ashara dayne ser a quaithe da sombra

  • GraRJ

    Varys é um peixe, Quem dera ser um peixe, para em teu limpido aquário mergulhar, fazer borbulhas de amor pra de encantar………

  • Robert Forte

    Isso reforça a importância daquela cena no 5º episódio da 1ª temporada entre Varys e Illyrio nas masmorras da Fortaleza Vermelha (uma cena que poucos deram a devida importância). Para mim, a cena mais importante de toda a série. Vamos aguardar como essa trama do livro, (que é muito mais complexa pelo fato de envolver muito mais personagens que provavelmente serão ignorados na série) será adaptada para a televisão.

  • lia

    Excelente artigo! Nossa, me ajudou a recapitular tanta coisa que eu já tinha esquecido! Mas, juntando com o que eu já lembrava dos livros e pelas palavras do próprio Varys (livros e/ou seriado, não tenho certeza): acho que a intenção da dupla V+I é devolver o reino aos Targaryen; Varys acredita piamente que eles detem o legítimo direito ao trono. (por favor não me xinguem, isso é só minha opínião!… ) :o)

  • Vitor

    Eu tô achando ele é mesmo Blackfrye, boom até então ele não tem nada, para Oferecer a Daenerys, se ele tentar por acaso tentar rouba um dos Dragões, vai Morrer Queimado igual Quentyn Martell.

  • Paula Renata Carvalho

    Esse texto foi um ótimo recap! Lendo assim, isso me parece uma conspiração Blackfyre.

    Tudo que I+V fizeram até agora foi desestabilizar Westeros, provavelmente porque querem um pretendente deles no trono. Só que o pretendente não pode ser um Targaryen (Dany), porque se fosse não teria sentido eles terem ido desestabilizar o Aerys, visto que seu pretendente Rhaegar seria um ótimo rei.

    E se Ilyrio for um Blackfyre? E se Aegon for na verdade seu filho? Será que rola?

  • Leo Guedes

    Cada dia que passa percebo que sou tão burro quanto Cersei, a moeda e o guarda do tyrion tem haver com o varys (o guarda alter ego) ?

  • Tassio Luan

    Ainda acho que o Aegon é na verdade Blackfyre e isso daria um bom up na história, porque sairia do comum dele ser realmente um dragão vermelho. Espero que o Martin dê mais detalhes dessa parceria entre Illyrio e Varys.

  • Malu

    Concordo. Melisandre é tão “cinza” quanto Varys, eu pelo menos acho, queria poder ter noção de qual é o jogo dela!!

  • Felipe Praxeds

    Quentyn :///////////// tadinho

  • Calvin

    A teoria mais corrente (e ao qual acredito)é que a segunda esposa de Ilyrio, Serra, é que era descendente dos Blackfyre, e o Jovem Grifo seria o filho de ambos; como ela tinha o sonho de um dia Aegon tornar-se rei de Westeros, seu marido estaria tentando fazer isso acontecer.

  • Acho que na série não vai nem ter Aegon/Young Griff ou seja la o que ele for….

  • Castiel The Angel

    Não acho que Varys queira o caos apenas pelo caos, quem quer isto é o Mindinho – e sabemos que Varys e Mindinho são dois jogadores em duas pontas diferentes.

    Pode ser uma teoria bem louca minha, mas vai lá: Sei que a série é a série, e o livro é o livro, porém, se eu não me engano, na série, ao relatar sua castração para Tyrion, Varys comenta ter tido algumas visões no meio daquela ”macumbinha” que fizeram com os testículos dele – não lembro se no livro ele tbm relata essas visões. Poderia Varys ter visto algo com relação aos WWs? Talvez. E talvez seja por isso que ele queira os Targaryens e/ou falsos Targaryens no poder (sim, eu duvido que o Jovem Griff seja o Aegon mesmo, mas não acho que sua real identidade, no fundo, vá importar muito no final). Talvez ele veja apenas nos Targaryens alguma esperança de ver uma Westeros ”segura”, sem conflitos de Lannisters X Starks, Tyrells X Martells e afins, afinal, foi no governo Targaryen que a paz reinou por mais tempo – tirando os ataques dos Greyjoys. Talvez ele esteja apenas assegurando que o mundo todo não vá pro saco com a chegada dos WWs. E onde entra Dany e afins nessa história toda? Bom, TALVEZ, e isso bem talvez, Varys tenha previsto – ou visto mesmo, nas chamas da ”macumba” lá -, que Dany seria a mãe de dragões (tanto que é Illyrio quem dá os ovos para ela). As tentativas de assassinato em Essos seriam apenas algo para despertar ainda mais raiva contra Robert nela – Varys sabia que, na companhia dos Doathrakis, Dany não seria ferida (isso explica o porquê Illyrio ajudar Viserys à vendê-la para eles), e convenhamos que se Varys quisesse Dany morta mesmo, contrataria assassinos melhores (como os da Casa do Branco e Preto).

    Acho que Jovem Griff na verdade sempre foi o Plano B do Varys, não o A. O A continuava ser a Dany, e claro que é por isso que Illyrio à ajudou tanto na infância. Se isso mudou com a demora dela e o desenrolar da iminente chegada dos WWs, e Varys desistiu dela uma vez que ficou sabendo da fuga do Drogon – lembrando que ele foge ao final do terceiro livro e antes mesmo do Tyrion chegar em Pentos – e a perspectiva que Dany não saberia controlar os outros dois, não dá pra saber.

    O fato é que haverá mais dos dothrakis no livro 6 – o que Martin pretende voltando com esse povo, não dá pra saber -, Varys não está mais esperando pela Dany (ele pode ter recebido relatos dela montando no Drogon na arena, entretanto), e ela não vai conseguir nada de mão beijada quando chegar em Westeros.

  • Castiel The Angel

    Não acho a Mel tão incógnita assim. Os POVs que ela parecia, e principalmente seu único POV no Dança, foram bem conclusivos para determiná-la: ela é apenas uma fanática com poderes que busca espalhar sua fé, mesmo que à força, pelo mundo.

  • Breno Silva

    E se Varys estiver mentindo e ele for um Blackfyre com a cabeça raspada assim como Aegon “Egg” Targaryen raspava? Sei lá, nunca vi ninguém se perguntando sobre isso.

  • Calvin

    Algo que escrevi em outra postagem há pouquíssimo tempo, e achei que também servia pra essa: “Por que fizeram Sor Barristan juntar-se a Daenerys e não a Aegon? Pra mim só existe uma explicação: Como o velho cavaleiro saberia sobre a sobrevivência da linhagem (embora feminina) dos Blackfyre, acreditavam que havia a chance dele deduzir a verdadeira ascendência do Dragão do Pantomineiro, e simplesmente resolveram não correr o risco. Baseando-me no que se sabe da personalidade de Sor Barristan Selmy formulei a teoria de que talvez Maelys, o Monstruoso, não teria morrido sem descendência, teria tido no mínimo uma filha, provavelmente ainda bebê quando se deu a morte de seu pai; Selmy ao fim da Guerra dos Reis de Nove Moedas a teria capturado e a mãe, mas temendo pelo destino de ambas e acreditando que a menina nunca poderia ser uma ameaça ao Trono de Ferro, resolvido (provavelmente depois de ouvir as súplicas da mulher) deixar ambas ir. Ou seja, uma atitude semelhante a do Ned quando soube da verdade sobre os filhos da Cersei. A criança cresceria para tornar-se Serra, a segunda mulher de Illyrio.”

  • Daniel Miranda

    Isso é o que o Martin quer que vc pense. Não tem como a mulher parir um demônio e não ter objetivos obscuros.

  • GraRJ

    Donnie Darko refletindo sobre os Smurfs:
    _Para que viver quando não se tem um pinto?

    Concordo om ele, o q move um despirocado? Varys não faz sentido para mim “a não ser que seja um personagem movido pela vingança”, todos amam alguma coisa, oq Varys ama?
    É o personagem mais misterioso e com o futuro mais incerto.

  • Leandro Soares

    1- Quando penso na Loucura de Aerys sempre penso no modo como os meistres agem. Foi o Pycelle quem aconselhou o Rei Louco a abrir os portões para os Lannisters. Em todo a história de Westeros os Meistres tiveram dedo, na aniquilação dos dragões, nos casamentos, nas guerras. E o lema deles: SERVIR…. mas à quem eles SERVEM????

    2- Falando da origem de Varys, desde que Li os contos de Dunk e Egg eu imagino o Varys sendo um Targaryen/Blackfire (Varys não deixa o cabelo crescer, vive sempre bem arrumado e cheiroso). O Ritual que o tornou eunuco me fez lembrar de quando Melissandre pega o sangue real de Edric Storm. Enquanto seu membro queimava, Varys ouviu uma voz respondendo ao chamado do homem que o mutilou.

    3- Na série, Conversando em frente ao trono de ferro Mindinho pergunta a Varys oq ele pode querer se o mesmo não quero Ouro nem mulheres. Varys da uma olhada no trono. Isso me fez pensar, o pq de Varys ser tão LEAL aos Targaryen e oq ele poderia ganhar com tudo isso???

    4- Os Sussurros de Varys. Essa minha teoria não tem muito fundamento, mas pode ser relevante.
    Varys constantemente é acusado de bruxaria por algumas pessoas, principalmente por Pycelle.
    Acredito que o Mago Verde sussurre os acontecimentos à Varys, levando em consideração que o Mago verde seja Brynden Rivers o bastardo Legitimado do Rei Aegon IV.

    5- A intenção de illyrio mopatis casar a Dany com os Dotraki, tenha sido para ela invadir Westeros e causar o Caos com 100 mil selvagens soltos por todo o continente, mas não foi preciso pq Joffrey acusou Ned de traição cortou sua cabeça e estourou a guerra dos 5 Reis. Quando descobriu sobre os dragões ele mudou seus interesses.

    6- Tyrion é um bastardo, Varys sabe de toda a história. Mas provável que somente conte quando Daenerys chegar ao poder. Talvez ele guarde para si por não querer tirar a Pretenção de Daenerys (falando da série)

  • michel

    Nesta trama toda vcs esqueceram que é o Varys que pede para o patrulheiro esperar mais um dia em Porto Real para conduzir o Ned para a muralha, e ele quem convence o Ned a confessar tendo assim a oportunidade de se juntar a Patrulha,da Noite, o que ele queria com isso é que eu não sei.

  • Junior Leandro

    O fato é que os Blackfyre tentaram por quatro vezes tomar o Trono de Ferro por meio da força e da pretensão do Bastardo de Aegon IV, e falharam miseravelmente em todas elas. Seria lógico que uma quinta investida também fracassasse. Mas e se sentado sobre o Trono de Ferro houvesse um rei fraco e paranóico, de sanidade mental questionável e um príncipe herdeiro que atraísse após si boa parte dos senhores do reino numa tentativa de destronar o pai louco, desencadeando uma guerra civil em que ambos perecessem? Quem assumiria seria o filho mais velho do príncipe herdeiro, que poderia muito bem ser morto e substituído por um descendente do Bastardo de Aegon IV, que se passaria por ele, e que finalmente sentaria no Trono de Ferro a despeito do nome de família, mas que teria êxito onde quatro rebeliões conspiracionistas falharam.

    Intrincado? Sim, muito. Mas um dia comum na vida de Varys e Illyrio Mopatis.

  • Junior Leandro

    Esse seria o cenário perfeito para Varys.
    Mas então veio a imprevisibilidade de Rhaegar, o sequestro de Liana e a Rebelião de Robert. Apenas um contratempo, mas que oferecia a Varys o caos que ele buscava, ainda que retardasse o seu plano. Ele então envia o “filho” de Rhaegar para o exílio para ser preparado para ser rei. E a partir daí passa a semear ainda mais caos na corte, analisando os jogadores e aguardando o momento certo para a cartada final, a qual teve início no prólogo de A Dança dos Dragões.

  • Elaine Silva

    O que a Mel quer é colocar o “Príncipe prometido” no trono de ferro, para que ele possa derrotar ou Outros, os grandes inimigos do Senhor da Luz.

  • Paulo Frank

    Pra mim está claro que que o “Aegon” na verdade é um Blackfyre pela descendência feminina da Casa. Tudo o q Varys e Illyrio fizeram ao longo de todos esses anos foi prejudicar a dinastia Targaryen e estabelecer o caos para que futuramente um pretendente Blackfyre (disfarçado de targaryen) assumisse o Trono de Ferro.
    Agora pq Varys e Illyrio tem essa motivação tão forte em colocar um Blackfire no trono? Eles tem algum laço familiar? Ou a familia de algum dos dois apoiou alguma revolução Blackfire e dps foi exilada??
    E por fim, nada melhor q casar o suposto Aegon com a Daenerys para assegurar o trono e acabar de vez com a disputa Targaryens X Blackfires. Assim acabaria com uma guerra q já dura um século e que fez os 7 reinos sangrarem muito…

  • Joao Palmadas

    1) O objetivo de Varys é fazer um favor ao seu velho amigo Illyrio, o objetivo de illyrio eu não sei, mas apostaria que é se tornar ditador de Pentos e depois de outras cidades livres com o apoio de Westeros (nesse plano, Illyrio entrará em choque com o Príncipe Esfarrapado).

    2) Aegon é um falso dragão. Provavelmente, os conspiradores esperam que ele morra na guerra. Não importa, o fato é que graças ao jovem Aegon a companhia dourada criou uma cabeça de ponte em Westeros, ideal para o desembarque da Dany e seu povo.

    3) Eu digitei “illyrio” e o corretor do Mozilla deu erro. Até aí, nada demais. Só que o corretor do Mozilla sugeriu “Ilusório”. É, o Illyrio é um homem ilusório. Acho que o Mozilla é mais esperto do que a gente pensa…

  • Paulo Frank

    Cara, vc viajou… O Varys tá nem aí pros White Walkers, ele nem sequer sabe q eles voltaram e com certeza duvida muito de qualquer boato sobre isso. Talvez ele duvide que sequer eles existiram! Afinal foi há 8mil anos q eles apareceram…
    O plano de Varys depende apenas de uma coisa: a identidade de Aegon. Se o Aegon for realmente um Targaryen, entao ele sempre trabalhou para reestabelecer os Targaryens no poder. Se o Aegon for na verdade um descendente Blackfire, então ele sempre trabalhou pra derrubar a dinastia Targaryen (deixando o Aerys cada vez mais paranóico, fazendo-o duvidar até do proprio herdeiro!) para colocar finalmente um Blackfire no Trono de Ferro.
    E acredito q o casamento da Daenerys com o Khal Drogo foi mais uma tentativa de mandar ela mais pra longe ainda e quem sabe até uma forma de se livrar dela…

  • Calvin

    Acho que Marwyn também se enquadra nessa categoria, a primeira vista ele parece um sujeito bem “intencionado”, entretanto sabe-se que o inferno está cheio de boas intenções. Há ao menos algo extremamente suspeito nele: Qyburn aparentemente o conhece, e o admira. Por que será, hein?

  • Calvin

    Alguns acham que a espada Blackfyre atualmente está naquele baú que Illyrio enviou para Aegon, se estiver mesmo qual teria sido o objetivo dele ao fazer isso? Reforçar talvez simbolicamente a pretensão de Aegon?

  • Matheus Almeida

    Se o ”Aegon” não morrer tão prematuramente. Imagina um encontro entre ele e a Dany. KKKK imagino a Dany pondo o cabresto no Aegon e guiando ele (se Varys tiver mesmo trocado os bebes). Porque a mãe dos dragões não recebe ordem de froxo <3

  • Lucas Leite

    Tudo que eu acho é que Varys deve ter nos seus tempos de ladrão se deparado com a mesma coisa que Rhaegar achou na biblioteca da fortaleza vermelha.

  • Rolnei Tavares

    O fato de Varys ser castrado é uma ótima maneira de Martin brincar com as esferas de poder.

    A mais básica é o poder físico, de guerreiro. Mas a nobreza tem mais poder que a força física. Mas a riqueza tem mais poder que a nobreza. Mas a beleza feminina pode seduzir tanto o guerreiro quanto o nobre e o rico. Por ser castrado, Varys é imune à sedução, o que coloca ele em oposição ao Mindinho – a fraqueza de Mindinho era sua devoção à Catelyn. Tudo leva a crer que até Sansa pode exercer uma influencia em Petyr pela sedução, e irá fazê-lo.

    Varys também está à parte de toda religião e magia de Westeros. Varys não é guerreiro, nem nobre e nem (suficientemente) rico, mas é um dos homens mais poderosos de Westeros, por um outro motivo: informação. Ele joga um jogo diferente do que todos jogam, e está ganhando.

  • Ze Andrade

    Mindinho e o Aranha são rivais pois possuem a mesma motivação, mas com projetos em rota de colizão. Ambos ousaram ser mais do que coadjuvantes da história, e querem o poder para si, direta ou indiretamente. Para eles, tudo é uma grande competição mergulhada em uma boa dose de insanidade.

  • Nency Bertoldo

    Algumas coisas que não foram ditas no post devem ser consideradas:

    1 – a Dany e o Viserys só sobreviveram porque fugiram a vida toda “um passo a frente do usurpador”. Com certeza ele só sobreviveram por proteção do Varys que conhecia os planos do Robert e dava um jeito de fazer eles fugirem. Eles sempre tiveram proteção, talvez como um plano B.

    2 – os ovos de dragão da Danny foram presente de casamento do Ilyrio… SIM! POR QUE????? Eles sabiam que ela conseguiria dar vida aos dragões? Simplesmente largaram os ovos com os Targaryen para ver no que dava??? Essa é uma questão que me consome a muito tempo… com certeza não foi apenas um presente sem intenções, eles esperavam algum resultado!

  • Joao Palmadas

    Se o Ilírio achava que a Dany descobriria um jeito de chocar os ovos e fazer os dragões nascerem, e se o Ilírio está do lado do Aegon, então o Ilírio acha que o Aegon é capaz de domar um dragão?

    Se a resposta for positiva, então o Ilírio acredita que o Aegon é um Targaryen mesmo?

    Se a resposta de novo for positiva, então o Aegon é mesmo o Aegon filho de Rhaegar? Ou pode ser um Targaryen, mas um blackfire (primo e não sobrinho da Dany)?

    Claro, ele contava que uma aliança entre a Dany e o Aegon. Senão, nada disso tem sentido.

  • Calvin

    Essa pergunta me ocorreu outro dia: Será que Aegon terá a paciência de esperar pela Daenerys? Pode ser que depois de algumas vitórias, ele comece a pensar (se é que já não pensa, afinal supostamente tem a maior pretensão) que não precisaria da sua “tia” para ser rei, optando por casar com outra. E se sim, com quem? Arianne e Mycella me parecem as mais prováveis: A primeira porque apesar de tecnicamente não ser necessário Aegon casar com Arianne para ter o apoio de Dorne, sendo até meio complicado pro Doran negar apoio ao seu “sobrinho” simplesmente, Aegon parece muito inexperiente em certos “assuntos” ainda, acredito que seria facílimo para Arianne que já está indo ao seu encontro fazê-lo ficar atraído por ela; e Myrcella devido à profecia de Maggy, a Rã, o destino de todos os filhos da Cersei é serem coroados e morrerem, no entanto acho não será suficiente o Tommen morrer para ela se tornar rainha, a aliança com os Tyrell está por um fio e tudo leva crer acabará definitivamente depois da morte do Tommen, os Lannister dessa forma em breve necessitarão de outra aliança, por que não com o “legitimo” herdeiro Targaryen. Claro, a Margaery também é possível, no entanto acho que em pouco tempo os Tyrell deixarão de ser aliados interessantes.

  • Gabriel Moura Pimentel

    como assim? de qual livro e, se possivel, qual parte dele você se refere?

  • a cena tá no post =D

  • Ashara Dayne é mil personagens nessas teorias…

  • mas ainda n postei a teoria, é só recapitulação ai ^_^

  • Aracnos

    São tantos comentários e não pude ler todos, então me perdoem se o que eu disser já foi dito. Creio que o Jovem Griff não é Aegon, pelo simples fato dele ter o cabelo platinado dos valirianos. Pois Aegon é filho de Rhaegar com Elia Martell, então Aegon possivelmente teria os cabelos castanhos da mãe. Como visto nos contos de Dunk e Egg e no Mundo de Gelo e Fogo, Baelor Quebralanças era filho de mãe Martell e tinha cabelos castanhos. Assim como Jon Arryn e Ned Stark descobriram a bastardia dos filhos de Cersei, pelo gene dominante dos cabelos escuros dos Baratheon, o mesmo deve ser aplicado aos Martell.
    Por isso creio que o Jovem Griff é um Blackfyre, e o plano de Varys e Illirio é prioritalmente apoiar sua causa. O motivo é que não é claro.

  • RedViper

    Desde que li o final do livro me pergunto a mesma coisa. Aegon vai esperar pela Dany? Acho que não, se ele conseguir o apoio de Dorne(o que deve acontecer) e tendo a Compainha Dourada com ele, e sua Pretensão mais forte que a dela. Pra que ele esperaria? o reino como varias vezes ja foi dito está pronto pra ser tomado. Aegon deve se casar com alguma mulher que venha a conhecer(chuto a Arianne)Tomar o reino e perde-lo ou pra Dany ou pros Outros. Cara ele me lembra tanto o Robb…acho que vai ter o mesmo final tragico.

  • RedViper

    Se o “Aegon” for um Blackfyre filho do Illyrio com aquela Seastar(acho que é isso), Pode ser que eles apoiavam os Blackfyre desde o inicio e na verdade Varys está ajudando o Illyrio por estar em divida com seu amigo.

  • rerbert viana

    Se for para causar uma nova rebelião Blackfire a Espada é mais que essencial, como dito nos cavaleiros dos 7 reinos sobre o fracasso da segunda Rebelião Blackfire: Daemon tentou incitar seus aliados para que lutassem até a morte, mas os guerreiros se recusaram a lutar por um líder tão fraco, que sequer portava a Blackfire.

  • Aegon Blackfyre

    Mas o bebê Aegon tinha cabelos claros. Há vários relatos: de Eddard passando por Red Viper até Kevan.

    É claro que pode ter ficado escuro quando cresceu, mas é importante ter essa informação.

  • Aegon Blackfyre

    A história dele é parecida com a do Robb. Resta saber se cometerá as mesmas cagadas políticas que o Jovem Lobo cometeu.

  • Marcus Vinicius

    Sempre achei estranho o Varys apoiar Tyrion. Mas, depois de ler esse
    texto, pensei a respeito. Varys sempre apoiou alguém com fortes
    tendências para causar instabilidades no reino. Foi assim com Aerys, Ned
    e Tyrion. Acho que Varys apoiou Aerys por saber que ele era um péssimo
    rei. Assim, westeros estaria futuramente em caos e propícia para o
    desembarque de Eagon, como o salvador. Da mesma
    maneira, Varys sempre apoiou Tyrion. Ele sabia que o doente era muito
    mal visto pelo povo, sendo considerado diabólico. Ou seja, um governo
    liderado por tyrion seria muito frágil diante de uma nova opção de líder
    – Eagon. Eagon seria tudo aquilo que tyrion não é.

  • Calvin

    Aegon tem ao menos algo que Robb não tinha, ou melhor alguém: Jon Connington. Contar com a orientação do experiente e pragmático Grifo pode fazer toda diferença para Aegon; entretanto pode ser que depois de algumas ações bem sucedidas seu ego se infle, e ele passe a desprezar essa orientação.

  • Patrik Cotrim

    O mestre das fugas de situações de soma zero causando caos?acho que nao, creio q o varys dava suporte a ele por saber sobre o sangue targaryen

  • Calvin

    Sim, mas Aegon reivindica o trono por supostamente ser filho de Rhaegar. Pode ser que não fizesse diferença ter a espada ou não. Talvez Illyrio pense apenas que Aegon empunhar a Blackfyre é algo que sua esposa teria desejado que acontecesse.

  • Eu não me lembro a pag. exata (nem qual livro..kk) mas o Lucas se refere a passagem em que Sor Barristan diz a Dany um pouco sobre a vida do Rhaegar.
    Segundo Sor Barristan ,Rhaegar era um rapaz introspectivo e estudioso,que não tinha interesse na vida de um cavaleiro..até que um dia ele leu algo em um de seus pergaminhos que o mudou completamente e a partir dai decidiu que tinha de se tornar um guerreiro.
    Minha opinião é que ele descobriu a profecia do Principe Prometido que vai lutar contra a escuridão.. primeiramente Rhaegar pensava que fosse ele o escolhido,mas depois passou a acreditar que “os escolhidos” seriam seus 3 filhos (Rhaenys, Aegon e Jon).

  • rerbert viana

    Mas como falei, a minha linha de pensamento é apenas se ele revelar ser um Blackfire e reivindicar o trono com esse nome, salvo isso não teria lógica empunhar a espada mesmo rs.

  • Calvin

    Aegon e Jon poderiam se enfrentar, ou seria clichê demais? Em Westeros não existe DNA então me ocorreu que a forma de Aegon “provar”, talvez para Daenerys ou um Grande Conselho convocado como das outras vezes para escolher o rei, ser de fato o filho de Rhaegar seria através de um julgamento por combate contra o seu “irmão”.

  • Lucas Leite

    No tormenta de espadas capitulo 42 (Daenerys), Daenerys pede a Barristan que contasse mais sobre seu irmão Rhaegar. Ele comenta que durante a infância Rhaegar foi um menino calmo que gostava muito de ler mas que num determinado momento ele apareceu no campo de treinamento, provavelmente motivado por algo que ele tinha lido.

    Ilyrio comenta com Tyrion (Dança dos dragões capitulo 5, Tyrion), que num determinado momento ele e Varys aprenderam que informação era a melhor coisa pra se roubar e foi assim que eles ficaram realmente ricos e tal.

    Minha teoria: Rhaegar e Varys descobriram a mesma coisa, ao relacionado a Azor Ahai, o Grande Outro, etc. Rhaegar pensou que talvez fosse ele o heroi prometido, por isso tentar ser cavaleiro, Varys pensou em previnir o desastre, dai salvar o filho de Rhaegar (“preto ou vermelho, um dragão é um dragão”) Viserys e Daenerys – três cabeças.

    O que ele leu provavelmente foi alguma profecia. Provavelmente feita por Daenys, the Dreamer (tataratararavó de Aegon I) que tambem foi quem sonhou com o fim de Valyria, fazendo assim com que os Targaryen fossem anos antes para Pedra do Dragão.

  • rerbert viana

    Isso seria interessante, mas acho difícil que aconteça, juntar dany, Aegon e Jon seria bastante trabalhoso rs. Eu estava lendo algumas teorias e vi sobre o cara-malhada, a teorias dele ser filho de Aerion Fogovivo, seria interessante mais um Targaryen na jogada.

  • Calvin

    Você deve querer dizer descendente, né; Cara-Malhada não tem idade para ser filho de Aerion. E não sei se faria diferença ou não (ele afinal é totalmente insano), mas já que citou Aerion Chamaviva devo apontar algo que no mínimo é curioso: Varys e Serra são naturais de Lys, a mesma cidade em que esse príncipe ficou exilado por um certo período, e Martin já disse que pode ter se tornado pai de alguns bastardos enquanto esteve lá.

  • rerbert viana

    Justamente esse fator que me deixou intrigado, se não for filho poderia ser neto ou algo assim…

  • pppzinho

    ele não é targ..

  • pppzinho

    cara, vc leu o texto?

  • pppzinho

    eu acho que a dany não agiu de acordo com os planos, eles nem ninguém esperavam que ela fosse “matar” o khal drogo e chocar os ovos de dragões, ela vai mudar o rumo da história, se pra melhor ou pior eu não sei.. ou então possivelmente vai atrapalhar (ou ajudar ainda mais) nos planos do varys

  • Patrik Cotrim

    bem, eu meio q ja assumi q isso é verdade, acabo esquecendo q não passa de teoria, e considerando q ele seja um “targ” as circunstancias q se baseiam essa teoria dificilmente escapariam do Varys…e um conselho: nao precisa ser agressivo para conversar.

  • João Vitor Zamboni

    Entre meias verdades só quem já assistiu Hause of Cards sabe a semelhança entre Frank Underwood e Lorde Varys, os pensamentos políticos seguem uma mesma linha de raciocínio, mas voltando ao assunto a verdade sempre foi a mesma, queira vocês sim , queira vocês não Lorde Varys é um leal servidor, a que ou quem? ao poder que pesa mais no pêndulo, assim como Varys aparentou durante a prisão de Eddard Stark e agora com a grande saga do Lorde Tyrion, as vezes viver as sombras de outros gera muita informação e poder, Varys não parará por aí disso podem ter certeza.

  • Nency, os ovos de dragão são basicamente “presentes valiosos” entre os Targaryen desde que Aegon Dragonbane matou os últimos bebês dragões, e os ovos pararam de chocar. E isso foi há 120 anos atrás praticamente. Nos contos do Dunk & Egg, Egg fala que cada Targaryen tem um ovo desses, tanto é que um Lorde menor presenteria um vencedor de um torneio com um – 80 anos atrás. Então basicamente ninguém imaginou que os ovos seriam qualquer coisa além de relíquias de uma antiga dinastia.

  • eliana

    Mas vcs nao podem eskecer q o blackfire sao os bastardos q foram reconhecidos no leito de morte do rei aegon IV o indigno. Os outros bastardos targaryen recebem o sobrenome de bastardos de suas casas.

  • Virgílio Santos

    Varys é o próprio Martin na história! Hehehe, o manipulador universal, mas eunuco e sem pretensões ao trono.

    Vejam que ele tem canais inesperados, velozes, informantes em todas as partes e interesses impossíveis de imaginar… Tenho certeza que vão rolar muitos ‘Varys ex machina’ até o final dos livros!

  • Vinicyus Soufern

    Assim como Aegon, Varys é um BlackFyre…
    Aegon é filho de illiryo, e a esposa de illyio foi uma Blackfyre, parente de Varys (irmã/prima/etc).
    O plano sempre foi o de se infiltrar no reino de Westeros e provocar perturbações que o tornasse susceptível à invasões externas (companhia dourada – que foi criada pelos Blackfyres expulsos de Westeros.
    A antes renegada Daenerys só passou a participar dos planos de Varys por ter três dragões vivos.
    O plano deverá ser o de ganhar a confiança dela de depois traí-la para tomar os dragões dela.
    Porém, na série da HBO nada jamais fora dito a respeito dos blackfyres e por este motivo o dragão de pantomineiro nunca existirá – confirmando que o Jovem Griff é sim um Blackfyre…

  • Junior Campos

    Varys odeia magia, mas a verdade é que ele deixa claro que, quando foi cortado, alguma coisa falou com ele. Não vi ninguém considerando isso, e não tenho ideia de qual seja a motivação do Varys, mas tenho impressão que tudo o que ele faz decorre do que lhe foi revelado naquela ocasião.

  • kamila

    sim,mas na Dança dos Dragões vemos que Aegon esta ficando convencido e ignorando os conselhos do Connington,eu realmente espero que de certo pra ele.Seria mt interessante vermos ele conseguir tomar o reino e depois disputa-lo com a Dany

  • Calvin

    Será que quem se sentará no Trono de Ferro acabará por ser decidido por meio de um Grande Conselho? Aegon, supostamente aquele de maior pretensão, poderia considerar isso como algo que só iria favorecê-lo, e lhe permitiria conseguir tornar-se rei sem luta, mas de algum modo Daenerys (talvez com o auxílio de Tyrion)conseguiria provar que ele não seria de fato seu sobrinho.

  • Júlia Balbi

    e se Varys for mulher??? e se ele (a) for a tal esposa blackfyre de Illyrio??? Um eunuco seria o melhor disfarce para uma mulher…

  • Julian Fernando

    Quando Ned estáp reso e pergunta para Varys a quem ele serve? Ele responde, ao Reino. o fato dele avisar o Rei de que não era pra abrir os portões da cidade também confirmam que ele serve aos Targaryen.

  • Vinicius Ferreira

    Eu lia a Dança dança dos Dragões em 2011 eu acho. Eu acompanhava tudo, sabia todas teorias e especulava. Mas confesso que não lembro mais de nada. Faz tempo!! Parabéns a equipe que escreve e agradeço muito pelos comentários. Alguém sabe quando vem o novo livro?

  • manu

    os novos livros, assim é que é, winds of winter, and springs of fire rings, quem mo disse! claro que não é só varis que tem suas aranhas, eu também tenho meus meios, mas pretendo que continuem em segredo,
    e sei muitas outras cousas, mas de teorias não quero saber,pelo menos teorias de digam respeito a mundos que não há teoria que o possa entender.