Teorias de Gelo e Fogo: O que está por trás da conspiração entre Illyrio e Varys? Parte II

Na última semana, fizemos uma recapitulação com todos os movimentos suspeitos envolvendo a conspiração entre Illyrio e Varys, com a finalidade de avaliar suas reais motivações (nos livros). Sabemos que Illyrio e Varys são conspiradores de longa data e que aparentemente ambos desejam o retorno da dinastia Targaryen a Westeros.

✖ ATENÇÃO: esse texto contém spoilers de todos os livros

já publicados da série As Crônicas de Gelo e Fogo.

Porém não temos nenhum fato concreto que evidencie claramente as reais intenções destes dois. No meio dessa conspiração surgiu a teoria de que o garoto apresentado como Aegon Targaryen, sobrevivente da invasão a Porto Real e herdeiro do Trono de Ferro na verdade se trata de um impostor que está sendo usado por Varys e por Illyrio.

Abaixo apresentamos alguns pontos que podem embasar esta teoria e explicar o envolvimento de Varys e Illyrio nesta conspiração para tomar o Trono de Ferro.

✖ O que Varys tem a dizer sobre Aegon?

“– Não. – A voz do eunuco pareceu mais profunda. – Ele está aqui. Aegon tem sido moldado para governar desde antes que pudesse andar. Foi treinado em armas, comoconvém a um cavaleiro, mas esse não foi o fim de sua educação. Ele lê e escreve, fala diversas línguas, estudou história, leis e poesia. Uma septã o instruiu nos mistérios da Fé desde que teve idade suficiente para entendê-los. Viveu com pescadores, trabalhou com as próprias mãos, nadou em rios, remendou redes e aprendeu a lavar as próprias roupas na necessidade. Ele consegue pescar, cozinhar e curar uma ferida, sabe como é sentir fome, ser caçado, sentir medo. Tommen tem sido ensinado que a realeza é o direito dele. Aegon sabe que a realeza é seu dever, que um rei deve colocar seu povo em primeiro lugar, e viver e governar para eles.” A DANÇA DOS DRAGÕES: Epílogo.

pequeno conselho varys mindinho meistre pycelle

Kevan estava morrendo, por isso não haveria nenhuma razão para Varys mentir. Mas, se observamos atentamente, esse discurso não implica que Aegon é realmente um Targaryen, mas apenas que ele está bem qualificado para o trono, como Tyrion Lannister diz a si mesmo “o príncipe perfeito“.

✖ As visões de Daenerys e o aviso de Quaithe

quaithe da sombra

  • O dragão do pantomimeiro aparece duas vezes para Dany. Em suas visões na Casa dos Imortais Dany vê um dragão pano cercado e aclamado por pessoas.
  • Quaithe aparece uma segunda vez para Daenerys enquanto ela governa Meereen para entregar outro aviso crítico: “ As lâmpadas de vidro estão queimando. Logo virá a égua descorada e, depois dela, os outros. A lula gigante e a chama escura, o leão e o grifo, o filho do sol e o dragão do pantomineiro. Não acredite em nenhum deles. Lembre-se dos Imortais. Cuidado com o senescal perfumado.”
  • Esse aviso pode ser sobre Aegon, por várias razões:
    • Um dragão do pantomimeiro é um falso dragão que seria Aegon.
    • Varys foi um ator e o que Quaithe disse pode ser interpretado como um dragão que pertence a um pantomimeiro (profecias tendem a ser duvidosas, então, ele pode ser tanto falso quanto pertencer a um pantomimeiro ).
    • As pessoas aclamando o falso dragão seriam o povo de Westeros que vai acreditar no retorno de Aegon e ficará feliz com isso. Em tempos de guerra e necessidade as pessoas tendem a clamar por um salvador e Westeros está mergulhada no caos. Varys sabe disso e é nisso que ele está trabalhando A história de um herdeiro perdido que foi salvo e voltou para o seu povo é o conto do salvador clássico, todo mundo irá engolir essa mentira com gosto.

✖ A troca dos bebês

Um dos principais problemas que envolve a história do bebê que foi trocado príncipe é que Varys não teria como saber de antemão que Aegon seria morto de tal maneira que ele ficaria irreconhecível. Se o rosto do bebê impostor tivesse permanecido intacto após a sua morte como Rhaenys  ficou, ninguém teria sido enganado. Além disso, as características valirianas de cabelo prateados e olhos violetas são raras em Westeros, o que torna improvável que o bebê impostor pudesse tê-las. Cabelo loiro pálido pode passar por prateado, se o pouco que restou estivesse coberto de sangue, mas Varys não teria como saber de antemão que toda a cabeça de Aegon seria esmagada. O enredo só faz sentido retrospectivamente, sabendo que o bebê apresentado por Tywin Lannister não seria reconhecível como Aegon. Parece mais provável que Varys tenha inventado essa trama após o verdadeiro Aegon ter morrido para explorar a dúvida em torno da condição do cadáver.
Um contra-argumento para essa suposição é que o Rei Aerys II Targaryen tramava o incêndio de Porto Real e estava pronto para executá-lo. O incêndio teria deixado o bebê irreconhecível o suficiente com bastante facilidade, Varys teria deixado um bebê semelhante o suficiente tomar o seu lugar e a possibilidade de contrabandear o Aegon real para fora da Fortaleza Vermelha.

Diante dos argumentos demonstrando que o Aegon apresentado em A Dança dos Dragões seria falso, temos que estabelecer agora quais seriam as motivações de Illyrio e Varys para colocar em prática esta conspiração.

✖ As motivações de Illyrio

Illyrio teria uma esposa com características valirianas no passado, o que poderia simplesmente indicar que Aegon seja filho de Illyrio. Illyrio pode mesmo ter se casado com uma descendente Blackfyre que teria sido uma neta ou bisneta de Daemon (cujos herdeiros além de seus primeiros filhos e seu neto Maelys são desconhecidos). Isso explicaria por que Illyrio estaria aparentemente ansioso para ajudar Viserys e Daenerys a clamarem pelo Trono de Ferro, mas, aparentemente não queria nada em troca. Ele e Varys podem nunca ter tido a intenção de coroar qualquer um dos dois, mas eles precisavam da reivindicação de Viserys para construir um exército antes da coroação de Aegon. Eles podem ter tido a intenção de matar Viserys e Daenerys, ou eles podem ter esperado que eles fossem mortos por um dos muitos inimigos de Viserys.

illyrio viserys daenerys

Outro fato interessante sobre Illyrio inclui uma citação sua especificamente dizendo que a linhagem Blackfyre masculina foi extinta.

“– Admiro seu poder de persuasão – Tyrion falou para Illyrio. – Como você convenceu a
Companhia Dourada a aceitar a causa de sua doce rainha, quando eles passaram muito de
sua história lutando contra os Targaryen?
Illyrio afastou a objeção como se fosse uma mosca.
– Negro ou vermelho, um dragão ainda é um dragão. Quando Maelys, o Monstruoso,
morreu no Passopedra, foi o fim da linhagem masculina da Casa Blackfyre. – O queijeiro
sorriu através da barba bifurcada. – E Daenery s dará para eles o que Açoamargo e os
Blackfyre nunca puderam dar. Ela vai levá-los para casa.”. A DANÇA DOS DRAGÕES: TYRION II

Isto parece indicar que uma linhagem feminina sobreviveu. Uma descendente mulher poderia ter sido a falecida esposa de Illyrio: Serra. Aqui está o que ele diz sobre ela:

“– Illyrio enfiou a mão direita na manga esquerda e tirou um medalhão de prata. Dentro havia uma pintura de uma mulher com grandes olhos azuis e cabelos de pálido ouro mesclado com prata. – Serra. Encontrei-a em uma casa de travesseiros lisena e a trouxe para casa, para aquecer minha cama, mas no final me casei com ela. Eu, cuja primeira esposa havia sido prima do Príncipe de Pentos. Os portões do palácio se fecharam para mim depois disso, mas não me importei. Era um preço pequeno por Serra. ”

“– Boa sorte! – Illyrio gritou atrás deles. – Diga ao garoto que sinto não estar presente no casamento dele. Vejo vocês de novo em Westeros. Juro pelas mãos da minha doce Serra.” A DANÇA DOS DRAGÕES: TYRION II

A partir disso, sabemos que Serra tem características valirianas, olhos azuis e cabelo loiro-prata. Embora deva-se notar que muitas pessoas em Lys têm características valirianas já que eles faziam parte do Império Valyriano. Além disso, os olhos roxos são uma característica mais própria dos Targaryen do que o azul. A partir da última linha, vemos que Illyrio tem uma participação muito pessoal no sucesso de Aegon e que tem muito carinho pelo menino. É possível que Aegon seja mesmo o filho de Illyrio e Serra (com Serra sendo uma Blackfyre). Isso explicaria por que Illyrio tinha um baú cheio de roupas para um menino pequeno. Também ajudaria a explicar por que Illyrio é tão interessado em Westeros. Ele tem todo o dinheiro de que ele poderia precisar e Tyrion até parece cético sobre as motivações de Illyrio:

“– E você tem certeza de que Daenerys vai cumprir as promessas do irmão? – Pode ser que sim, pode ser que não – Illyrio mordeu metade do ovo. – Eu lhe disse, meu pequeno amigo, nem tudo o que um homem faz é por lucro. Acredite se quiser, mas mesmo velhos gordos tolos como eu têm amigos e dívidas de afeto para pagar. Mentiroso, pensou Tyrion. Algo nesse empreendimento vale mais para você do que moedas ou castelos. – É difícil encontrar quem valorize a amizade nos dias de hoje” . A DANÇA DOS DRAGÕES: TYRION II

Então, qual seria essa “dívida de afeto” que Illyrio quer compensar que vale mais do que “moedas” e “castelos”? Ele pode estar tentando cumprir o desejo de Serra para o seu filho tomar o Trono de Ferro em nome dos Blackfyres. Enquanto as evidências se encaixam, ainda são em grande apenas circunstanciais.
Outra evidência indicando possivelmente que Illyrio é o pai de Aegon é uma estátua que ele tem em sua mansão, que se parece muito com Aegon (Illyrio mais tarde afirma que é uma versão jovem de si mesmo).

“. Um rapaz nu estava na água, pronto para um duelo, com uma lâmina bravosi na mão. Era flexível e bonito, com não mais do que dezesseis anos e um cabelo loiro liso que lhe caía sobre os ombros. Parecia tão real que levou um longo tempo até que o anão percebesse que era de mármore pintado, embora a espada brilhasse como aço de verdade.”

✖ Manuscrito de A Dança dos Dragões

Outra evidência que apontaria para Aegon ser filho de Illyrio e descendente de uma Blackfyre seriam versões do manuscrito de A Dança dos Dragões que depois foram excluídas da versão final do livro.

“Illyrio diz que quer dar ao Jovem Griff sua bênção e tem um presente para ele nos baús. Haldon diz a ele que não há tempo para isso. Illyrio fica irritado e diz que há coisas que Griff deve saber … Haldon olha para Tyrion e, em seguida, começa a falar em outro idioma. Tyrion não pode dizer o que é, mas acha que pode ser volanteno. Ele pega algumas palavras que se parecem com alto valiriano. As palavras que ele captura são, rainha, dragão, e espada. “

Tem sido especulado que Illyrio daria ao Jovem Griff a “Blackfyre,” a espada ancestral da Casa Targaryen, que foi tomada pelos Blackfyre.

  • De Elio, que verificou rascunhos anteriores de Dança:

    “Uma versão anterior do capítulo “tinha um pouco mais de detalhes sobre Maelys o monstruoso e os Blackfyre (para aqueles que têm o RPG de GoO, algumas dessas informações acabaram nesse livro). Eu gostaria desaber por que George decidiu retirá-las do livro.”

Tyrion-and-Varys-house-lannister-31177189-1279-688

✖ As motivações de Varys

A principal motivação de Varys levantada dentre as teorias até o momento seria o fato de ele próprio ser um Blackfyre. É uma parte mais especulativa das teorias, as evidências são totalmente circunstanciais, mas explicaria algumas inconsistências no caráter de Varys:

Tyrion-and-Varys-house-lannister-6

  •  Apesar de afirmar ser um legalista Targaryen, ele estava alimentando a paranóia de Aerys sobre Rhaegar usurpar o trono (de acordo com relatos de Barristan e Jaime).
  • Ele raspa a cabeça: para que possa esconder seu cabelo valiriano?
  • Além disso, Varys foi castrado quando criança. Ele diz a Tyrion o seguinte sobre sua castração:

    “Um dia, em Myr, um certo homem foi ao nosso espetáculo. Quando terminou, fez uma oferta por mim que meu mestre achou tentadora demais para recusar. Fiquei aterrorizado. Temi que o homem pretendesse me usar como ouvira dizer que os homens usavam garotinhos, mas, na verdade, a única parte de mim que ele queria era meu órgão viril. Deu-me uma poção que me deixou incapaz de me movimentar ou de falar, mas nada fez para adormecer meus sentidos. Com uma longa lâmina em forma de gancho cortou-me raiz e caule, sem parar de entoar cânticos. Vi-o queimar meus órgãos masculinos num braseiro. As chamas ficaram azuis, e ouvi uma voz responder ao seu chamado, embora não compreendesse as palavras que foram ditas. A FÚRIA DOS REIS: Tyrion X.

  • Nós sabemos, através das práticas de Melisandre, que os feiticeiros preferem usar o sangue real em seus rituais. Se Varys é um Blackfyre ele teria sangue real.

varys e tyrion s3

✖ Conclusões

Illyrio ser casado com uma Blackfyre e Varys ser um descendente Blackfyre confirmariam suas intenções de criar o caos em Westeros para colocar um falso Targaryen no Trono de Ferro com o apoio do povo.

Sabemos que a rebelião Blackfyre é contada em grande parte nas Aventuras de Dunk e Egg.  Existem muitos personagens de ambas as séries que os conectam como Aemon, Lorde Corvo de Sangue, e de certa forma, Solarestival. Sabemos que o Lorde Corvo de Sangue tem importância em ambas as sagas. Essas conexões e personagens indicam que a Rebelião Blackfyre e os grandes bastardos não são apenas pano de fundo histórico para As Crônicas de Gelo e Fogo, mas que serão de extrema importância para o desenrolar dos próximos acontecimentos em Westeros.

varys e tyrion_

E vocês, acreditam na identidade de Aegon ou que Illyrio e Varys estão conspirando para trazer os Blackfyre de volta ao poder?

Fontes: tumblr, reddit, awoiaf, wiki.

Compartilhe:

Ao comentar no site você aceita as regras previamente estabelecidas.

Posts Relacionados

  • Maciel Gonçalves

    Se tudo isso provar ser verdadeiro, existe uma grande probabilidade de Lorde Brynden já sabendo o que está se passando, usar Bran com o propósito de frustrar os planos dos descendentes da Casa Blackfyre. Por isso ele diz que Bran chegou atrasado… Ora, o estado de caos já foi instalado antes que ele pudesse impedir.

  • Lucas Facó

    O senhor Jon Connington não passa de um idiota cego por sua paixão homossexual pelo príncipe Rhaegar Targaryen. Ele só trará para os Sete Reinos de Westeros uma pandemia em larga escala de escamagris.

  • Legal essa teoria, mas eu não acredito em Varys ser Blackfyre. Acho que ele é mais truta do Illyrio mesmo, e essa é motivação dele.

  • GalahadGraca

    Essa trama vai ter grande importância nos livros, mas pelo visto importância nenhuma na série.

  • Gildo Cravo Batinga Neto

    Estou boquiaberto.

  • Sim, provavelmente nem haverá Aegon e Conleth Hill já confirmou as mudanças.

  • Eu acredito que, de fato, Aegon não seja um targaryen, mas um Blackfyre. O dragao de pantomineiro é perfeito para fazer referencia a ele, pois seria um dragão, mas falso. Eu entendo que Illyrio e Varys querem colocá-lo no poder, mas ainda não consigo compreender pq Illyrio aparentemente apoiou Viserys e Daenerys inicialmente ou aparentemente. Para mim a especulação está pouco embasada ainda.

  • mauricio braglia

    muita mancada não botar eta linha na serie seria a conspiração da conspiração kkk

  • mauricio braglia

    eee se Varys for cunhado do ilyrio nossa seria Punk!
    Varys um descendente Bleackfire de uma linha secundaria pobre tem uma irma Serra q como ele é vendido abandonado ou sei lá. Iliryo conhece Varys q com o desenrolar dos negócios conhece Serra amor filho eeee morte Serra morre no parto ai começa a conspiração como Varis perdeu os documas num faz mais fiiii ai entra Ilyrio e seu Dragãozinho……

  • Guest

    – Jon com uma atração homossexual? Pelo seu próprio filho? Que loucura.
    – Ainda não foi confirmado se o Jovem Griff é de fato o Príncipe Rhaegar.
    – Se escamagris fosse tão contagiosa todos no Poleiro do Grifo, nas Ilhas de Ferro e na corte de Stannis Baratheon estariam infectados com a doença há muito tempo.

  • Calvin

    A Irmã Negra, a outra espada targaryen, também está desaparecida, mas como seu último dono foi Lorde Brynden alguns acham que o mesmo ainda estaria com ela. Se estiver pra mim é praticamente certo que ao fim do treinamento de Bran a espada lhe será passada, simbolizando que estaria assumindo a “missão” de seu mestre (qualquer venha ser); ou seja, mais uma vez as duas espadas estarão em lados opostos.

  • Ninguem falou em atração pelo próprio filho. Rhaegar já morreu, a hipótese é de o Jovem Griff ser o filho dele, Aegon.
    E sim, Jon é gay (foi confirmado pelo Martin) e era apaixonado pelo Rhaegar.

  • Joao Palmadas

    Interessante….

    Sabe o que mais é interessante? Seguinte: a primeira Daenerys era a pretendida do primeiro Blackfyre, mas se casou com um príncipe de Dorne. Já a atual Daenerys era a pretendida de um príncipe de Dorne – será que vai se casar com o atual Blackfyre? (eu sei que ela foi alertada para não confiar no dragão do pantomimeiro, mas casar com alguém é uma coisa, confiar nesse alguém é outra. O próprio casamento da Dany com Hizdahr não é um casamento com muita confiança entre eles).

  • Joao Palmadas

    Os Blackfyres são targaryens. Não são o ramo principal, mas são targaryens.

  • Joao Palmadas

    Eu acho que vai ser a trama principal no livro sexto, mas no sétimo já deverá ter sido superada.

  • rerbert viana

    mas atentem-se ao fato que foi escrito: “Dragão do pantomineiro” não “de”, essa simples preposição pode mudar muita coisa, pode referir-se como um dragão do pantomineiro Varys.

  • rerbert viana

    isso, para mim foi um dos maiores erros, não ter o Príncipe Quentyn é ruim mas até que é cabível, mas o Aegon.. ainda alimento esperanças de que ele virá na sexta temporada rs

  • rerbert viana

    Essa é uma das teorias mais plausíveis das reais intenções de Brynden ter passado seus poderes a Bran.

  • Que viagem…

  • JasonLannister

    Sempre achei estranho essa história Corvo de Sangue querer um pupilo, o qual vai ensinar tudo para se tornar o mestre das crianças, alguma intenção ele tem, e essa é mto plausível.
    Acho que pelo fatos dele não ter forças suficientes ele precisa do Bran para concretizar seus planos, sejam eles acabar com os Blackfyre, ajudar Daenerys caso ela vá para Muralha, apoiar ou combater os Outros, sei lá

  • ferakmi

    Varys e Illiryo na verdade são um casal gay que procuram conquistar Westeros pra propagar o direito da homosexualidade no Reino, tomando o trono de ferro com a ajuda de seu filho adotivo super divoso, Aegon, eles irão vencer este tabu e vão transformar Westeros em um reino sem preconceito.

  • Gustavo Espíndola

    Eu também acho que Brynden tem segundas intenções não tão boas.

    Ele está evidentemente prestes a morrer… talvez esteja procurando um novo corpo para ocupar, um no qual ele não perdesse os dons de vidente verde. Se ele ocupar um animal ou humano comum, não poderia continuar conectado à rede onipresente e onisciente de represeiros.

  • Gustavo Espíndola

    Por que viagem? Eles estão certos no que tange Jon Connington ser gay e ter sido apaixonado pelo Rhaegar. Só não concordo no ponto de que ele é um idiota.

  • Quanto tempo se passou desde a suposta troca dos bebês e a primeira aparição do Joven Griff???

  • Matheus Almeida

    Pra mim esse Aegon é um Blackfyre. So as visão na Casa dos Imortais e o aviso de Quaithe (acho q é assim que escreve) sobre o dragão de pantomineiro já dizem tudo. Se o Aegon atrapalha a Dany , Fogo e Sangue nele

  • Laiks

    Illyrio é podre de rico, duvido que “descartaria” o próprio e único filho vindo de sua amada ao mandá-lo para lutar uma guerra em Westeros, sendo que podia criá-lo normalmente com o garoto na vida boa, sabendo que ele era seu pai e etc. Sem falar que me parece improvável uma mulher com cabelo prateado e olhos AZUIS + Illyrio fazer Aegon com olhos púrpura e o cabelo prateado.

  • Laiks

    Pra mim isso é claro, dragão do pantomineiro pois é o dragão do Varys.

  • Jose Leitao

    E para piorar tiraram a Septã gostosona que o Tyrion vivia babando no barco.

  • Adriano

    “As lâmpadas de vidro estão queimando. Logo virá a égua descorada e, depois dela, os outros. A lula gigante e a chama escura, o leão e o grifo, o filho do sol e o dragão do pantomineiro. Não acredite em nenhum deles. Lembre-se dos Imortais. Cuidado com o senescal perfumado.”
    ——————
    Estranho que por isto aí Daenerys não poderá confiar em NINGUÉM…. Victarion, Moqorro, Tyrion, Jon Connington, Quentyn e Aegon.
    Em se confirmando uma possível morte de Sir Barristan Selmy em quem ela confiará…. Jon Snow….. Sir Jorah Mormont (ele ja faz parte de uma das visões da casa dos imortais)???
    Me parece mais um prenuncio de loucura estas conversas com Quaithe do que propriamente previsões…. Afinal ela é filha de Aerys….

  • Hulk de Diadema

    Eu ainda acho que o Aegon NÃO É TARGARYEN. o Cog em algum momento falou que ele era um Targaryen? Que eu me lembre só o Tyrion que afirmou isso.

  • rerbert viana

    justamente ><

  • rerbert viana

    Já viu as teorias dela ser Ashara Dayne?

    ps: ela é tudo também kkkkk

  • rerbert viana

    cara, seria interessante se Dany apresentasse loucuras como o rei, mas acho que tiraria um pouco o foco, visto que ela é querida por ser justa e leal, diferente de seu pai.

  • Calvin

    Muitos interpretam uma certa passagem do Festim como sendo um easter egg (ovo de páscoa) que confirmaria que Aegon descende dos Blackfyre, será que é mesmo? Eis a passagem:
    Quando Podrick perguntou o nome da estalagem onde eles iriam passar a noite, o Septão Meribald apoderou-se do assunto, talvez para tirar suas mentes das terríveis sentinelas ao longo da estrada.
    — Alguns chamam‐lhe Velha Estalagem. Há ali uma estalagem há muitas centenas de anos, embora esta só tenha sido construída durante o reinado do primeiro Jaehaerys, o rei que construiu a estrada do rei. Jaehaerys e a sua rainha dormiam aí durante as suas viagens, diz‐se. Durante algum tempo, a estalagem foi conhecida em sua honra como Duas Coroas, até que um estalajadeiro construiu uma torre sineira, e mudou o nome para Estalagem do Toque de Sino. Mais tarde, passou para um cavaleiro aleijado chamado Jon Comprido Heddle, que se dedicou a trabalhar o ferro quando ficou demasiado idoso para combater. Ele forjou um novo sinal para o pátio, um dragão de três cabeças em ferro negro que pendurou de um poste de madeira. O animal era tão grande que teve de ser feito numa dúzia de peças, unidas com corda e arame. Quando o vento soprava, tinia e ressoava, de modo que a estalagem se tornou conhecida por todo o lado como o Dragão Ressonante.
    — O sinal do dragão ainda lá está? — perguntou Podrick.
    — Não — disse o Septão Meribald. — Quando o filho do ferreiro era já um velho, um filho bastardo do quarto Aegon ergueu‐se em rebelião contra o seu irmão legítimo e escolheu como símbolo um dragão negro. Estas terras pertenciam então ao Lorde Darry, e sua senhoria era ferozmente leal ao rei. Ver o dragão de ferro negro deixou‐o furioso, de modo que cortou o poste, fez o sinal em pedaços e atirou‐os ao rio. Uma das cabeças do dragão foi dar na costa da Ilha Quieta muitos anos mais tarde, embora por essa altura estivesse vermelha de ferrugem.

  • Daniel Miranda

    cara, eu vi numa teoria eles queriam casar a Daenerys com o drogo, pra eles atacarem westeros e deixarem ela toda destruída e facilitar para o Aegon quando ele fosse tomar o trono ( da daenerys ou quem quer que fosse rei).

  • Vcs tem toda razão! Não tinha me atido a este detalhe. Em inglês o termo é: mummer’s dragon.

  • Patrik Cotrim

    qual é a ligação disso com o Aegon?

  • Calvin

    Se Aegon for da linhagem dos Blackfyre, ele embora não saiba é um dragão negro que finge ser vermelho.

  • ferakmi

    Acredito que Aegon seja um Blackfyre sim, pois essa passagem seria um bom indício, fora que eu acho que já estaria muito tarde pro Martin inserir um pretendente de sangue verdadeiro na historia. Temos Dany desde o primeiro livro, ja Aegon surge no quinto. Vejo ele não como um pretendente pro Trono de Ferro e sim um obstaculo para Daenerys.

  • Homero

    O Meistre Marwyn partiu da cidadela para encontrar com Daenerys, e Não há, que eu saiba, nenhuma previsão disso.

  • Jon_Snow

    Afirmou sim. Ele disse que ele é o filho do Rhagear.

  • Jon_Snow

    Na verdade é Dragão DO Pantomimeiro, ou seja, o Pantomimeiro no caso pode ser o Varys.

  • Jon_Snow

    Pois é, se fosse mummer dragon (sem o apóstrofo) aí sim seria dragão de pantomimeiro (dragão de mentira).

  • Jon_Snow

    Mais ou menos… na verdade são descendentes de bastardos.

  • Alysson Milfont

    Todo mundo falando que o dragão do pantomimeiro é o Aegon
    ele poderia ser o grifo já que chamam ele de Jovem Grifo
    o dragão do pantomimeiro pode ser qualquer bastardo targaryen
    pode ser até mesmo varys
    ou segundo a teoria R+L=J
    pode ser o Jon Snow. Mesmo sendo filho de Rhaegar, ele continuaria sendo bastardo pois Rhaegar era casado com Ellia

  • Jon_Snow

    Acho que não, pq pularam pro encontro do Tyrion com a Daenerys. Se o Aegon fosse aparecer era pra aparecer agora que o Varys levou o Tyrion pra Essos.

  • Marcelo Câmara

    Pessoal, me tirem uma dúvida.Quem é o irmão mais novo dos Clegane?Sandor, o cão de caça, ou Gregor,a montanha?tou com o pressentimento meio doido,mas vou compartilhar

  • Marcelo Câmara

    Tou achando q quem matará Cersei será o Montanha, Sir Robert Forte, depois das experiências mal sucedidas de Quiburn

  • Sandor é o mais novo.

  • Guto

    Acho q sera a arya usando o rosto do ‘encantado’ kkkkkkk

  • Gabriel Moura Pimentel

    Parafraseando, “nem tudo que reluz é ouro, nem todo vermelho é sangue e fogo”.
    A passagem diz claramente que com o tempo até um dragão negro pode ser visto como vermelho. Isso se encaixa bastante no estilo do George R.R. Martin. Quem percebeu isso, sacou muito bem e pra mim é a prova cabal de que Aegon é um Blackfyre, o dragão do pantomimeiro.

  • Gabriel Moura Pimentel

    uma teoria aborda os poderes do Meistre Marwyn, estudioso das artes escuras, os grandes mistérios, magia, detentor do Elo de Aço Valiriano, e que este é Moqorro, descrito como negro, com poderes de controlar as chamas, sacerdote de R’ollor senhor das chamas. Moqorro/Marwyn cura a braço Victarion com o fogo; seu braço fica “carbonizado” mas não morto e sim mais forte.

    Se está teoria está correta, Meistre Marwyn é Moqorro e “a chama escura” descrita nas visões de Quaithe.

  • Marwyn e Moqorro são dois personagens essencialmente diferentes, não só na aparência, mas é certo que ambos têm histórias e históricos próprios. Moqorro é conhecido e influente no Templo Vermelho em Volantis a ponto de ter-lhe sido confiada a missão pelo Benerro (o Alto Sacerdote de R’hllor na cidade) de ir ao encontro de Daenerys – a heroína profetizada – com direito a 5 “guarda-costas” do braço armado dos sacerdotes volantenos, a “Fiery Hand”. Isso significa que ele tem histórico dentro da cidade e do Templo, não é alguém que simplesmente apareceu agora e recebeu essa importantíssima missão.

    Por outro lado, Marwyn também obrigatoriamente teve história em Vilavelha, pra ter forjado seus elos e chegado a Arquimeistre na Cidadela – isso demanda um bocado de tempo.

    Então, o que se sugere com essa teoria é necessariamente que um sujeito se passava por Marwyn e Moqorro ao mesmo tempo durante muitos anos, e fazia isso através dos milhares de quilômetros de distância que separam Volantis e Vilavelha. Altamente improvável, para não dizer impossível.

    Temos ainda a crucial questão da cronologia, que praticamente refuta essa hipótese de ambos serem a mesma pessoa. Vemos que Marwyn tenciona ir ao encontro de Daenerys no último capítulo de Samwell em Festim dos Corvos. Como é amplamente sabido e confirmado pelo próprio GRRM, os eventos de quase 2/3 de Dança dos Dragões são concomitantes com os do livro anterior. Moqorro aparece pela primeira vez em um POV de Tyrion (o 8º) no quinto livro, que é cronologicamente anterior àquele último do Samwell no quarto livro. Então, a menos que a suposição seja de que além de ser umbromante com poderes de “glamor” como o da Melisandre (sobre o que não há evidências), o Marwyn tenha também poderes de teletransporte ou viagem no tempo, é impossível eles serem a mesma pessoa – a linha do tempo simplesmente não bate.

    O ônus da prova cabe a quem propõe a teoria. Nesse caso, não só não existem boas evidências a favor de Marwyn ser Moqorro, como as contrárias existem em abundância.

  • Felipe Lobato

    Essa teoria tem um problema crucial: tempo e espaço.

    Marwyn está planejando ir atrás de Daenerys no Vento de Canela ao fim do Feast. Nessa mesma época, Moqorro já está com Tyrion no Golfo da Mágoa.

    “Marwyn é Moqorro” e “Euron é Daario” são teorias de quem esqueceu que o Feast e o Dance são livros paralelos e que não existe jatinho em Westeros.

  • Calvin

    Talvez não. Por que três guardas ficaram guardando o bastardo de um príncipe em prejuízo de Viserys, o rei de direito? Só vi uma resposta que faça sentido até hoje para essa pergunta. O rei de direito para eles não era Viserys, e sim aquele dentro da Torre da Alegria naquele momento. Um desenvolvimento da mais famosa das teorias das Crônicas é o de que como a poligamia já foi permitida aos Targaryen (o Conquistador, por exemplo, tomou as duas irmãs como esposas), nunca tenha deixado de ser de fato. Apenas caído em desuso, e Rhaegar resolveu reviver a prática casando com Lyanna. Caso isso se confirme Jon tecnicamente não seria somente um Targaryen legitimo, mas aquele com maior pretensão depois de Aegon (se claro ele for filho de Rhaegar mesmo).

  • Calvin, existe um problema nessa hipótese de os 3 Kingsguard terem ficado na Torre de Alegria por estarem protegendo um rei (assumindo que tenha nascido um bebê Jon ali).

    Só havia um rei na Torre de Alegria quando a criança nasceu, e os 3 chegaram lá bem antes do nascimento. Isso significa que quando eles chegaram, e enquanto eles permaneceram lá antes do nascimento do bebê (que, lembremo-nos, sequer era possível saber se seria homem) eles necessariamente estavam quebrando também seu juramento e deixando o próprio Rei Aerys II prejudicado e à sua própria sorte, e também os próximos na linha de sucessão: Rhaegar, Aegon e Viserys. Na verdade teria ocorrido o contrário, para proteger um nascituro (que naturalmente não era ainda rei, e sequer era possível saber se nasceria homem, ou melhor, sequer era possível saber se ia de fato nascer), eles descumpriram seu dever geral de proteger o Rei e a família real.

    E a explicação do por quê eles ficaram lá vem de uma própria declaração de George, em uma entrevista de 2003. Eles estavam obedecendo ordens diretas de Rhaegar:

    “Shaw: Você pode explicar por que os Guardas Reais escolheram ficar e lutar contra Ned na Torre de Alegria ao invés de proteger os membros restantes da família real?

    Martin: Os Guardas Reais não fazem suas próprias ordens. Eles servem o rei, eles protegem o rei e a família real, mas eles estão também sujeitos a obedecer ordens, e se o Príncipe Rhaegar lhes deu uma certa ordem, eles fariam isso. Eles não podem dizer “Não, não gostamos dessa ordem, vamos fazer outra coisa”.”

    Em resumo, se a permanência deles na Torre se deu apenas pela possibilidade de nascer ali um herdeiro real, eles necessariamente descumpriram seu dever permanecendo ali enquanto os outros membros ainda viviam.

    A ordem que o GRRM revelou que Rhaegar lhes deu (e que se sobrepôs a seu dever geral de proteger o rei e demais Targaryen, não configurando descumprimento) foi o que os obrigou a permanecerem ali. O motivo dessa ordem pode ser que nasceria um herdeiro real (ou não, já que não era possível saber o sexo da criança), mas não é necessário que seja esse o caso para se explicar a presença da Guarda ali. Eles permaneceram simplesmente cumprindo a ordem, cujo motivo pode ser esse ou outro qualquer, e na verdade não importa.

    A própria reação dos 3 à chegada de Eddard e dos nortenhos não é muito condizente com a proteção a um herdeiro real (ou rei), que seria sua obrigação. É mais do que óbvio que, mesmo sendo exímios espadachins como eram, as chances deles vencerem 7 sujeitos em combate e assim garantir a segurança da criança eram mínimas. Se o objetivo era eliminar essas pessoas e a obrigação era proteger a vida do Rei bebê, poderiam (e deveriam) ter adotado táticas diferentes, como atacá-los de dentro da Torre ou mesmo que um dos 3 fugisse com a criança para um lugar seguro. Pelo contrário, o que eles fizeram foi dizer que obedeciam e se prepararam para enfrentar os 7 ali mesmo, provavelmente bastante sabedores de que iam morrer, mas cumprindo sua obrigação de obedecer a ordem que lhes foi dada por Rhaegar, de permanecer na Torre.

  • GHOST

    Sendo Preto ou Vermelho um Dragão é um Dragão…

  • Calvin

    Você esta certo, eles não tinham como saber que Jon nasceria homem, entretanto também não tinham como saber que não nasceria, e Aerys não foi deixado a própria sorte, aparentemente estava “seguro” na Fortaleza Vermelha sob a proteção de um de seus irmãos (as coisas acabarem da forma como acabaram era algo imprevisível). Na dúvida podem simplesmente ter optado pela opção que consideraram mais segura naquele momento de proteger o herdeiro mais próximo deles; já quanto a estrategia de luta talvez tenham somente resolvido que lutariam como cavaleiros.

  • abel costa

    ta ruim de esperar o proximo livro!ainda bem que eu li as aventuras de dunk e egg pra aliviar a espera.

  • Mais não existe absolutamente nenhuma prova que a Quaithe seja um personagem “do bem” , e esteja guiando a Dany para o lado bom da força..Inclusive existe um teoria que ela seria na verdade Shiera Seaster (amante do Lorde Corvo de Sangue).

  • Daemon Blackfyre era 100 % Targaryen ,pois seu pai era o rei Aegon IV e sua mãe a princesa Daena Targaryen.

  • Martins

    Um ótimo texto diga-se de passagem!

  • Marjorie

    Blackfyres são Blackfyres, embora tenham sangue de dragão, não são Targaryen embora o ancestral comum, o Daemon, seja filho de dois Targs.

    Por essa lógica, Karstarks seriam Starks e Lannisters de Lannisporto seriam Lannisters do Rochedo, pois o ancestral “original”, o ancestral comum nos moldes do Daemon, eram, confirmadamente no caso dos Karstarks, irmãos mais novos do Senhor de Winterfell e do Senhor de Rochedo Casterly, respectivamente…

    Blackfyres tem sangue Targaryen, mas são ramo bastardo e “ilegítimo”, ao contrário dos Karstarks e dos Lannister de Lannisporto, que descendem não só de legítimos Starks e Lannister como não são bastardos.

  • Carolina Costa D’Ávila

    A lacuna que entendo é a seguinte: e o Mindinho? Quer dizer, nós sabemos onde ele está, sabemos o que está fazendo (em termos literais), mas se todas as atenções estão voltadas para teorias envolvendo Varys, o Jovem Grifo, Daenerys e Jon, o que sobra de importante pro Mindinho? Se os grandes protagonistas são outros, que futuro ele terá? Algo vai acontecer no meio da história e ele vai ser simplesmente retirado de cena? Parece tão improvável. Ou será que no final das contas ele vai conseguir o que tanto almejou?

  • Blackfyres de fato são Blackfyres, mas não são ramo bastardo e ilegítimo, afinal Aegon IV legitimou o Daemon no leito de morte, e Daeron II lhe deu terras ao longo do Blackwater Rush e autorizou a construção de uma torre.

    Se não tivesse havido a rebelião do Daemon, e em consequência o exílio e a extinção do ramo principal da casa, provavelmente “hoje em dia” Blackfyre seria uma casa nobre das Crownlands, aparentada mas não fazendo parte do ramo principal dos Targaryen (mais ou menos como os Greystarks, Karstarks e Lannisters de Lannisporto citados, e os outros ramos cadetes em Westeros).

  • Giovanna Givoni

    por que shiera seaster????

  • Não sei a fundo..tbm já ouvi dizer que ela era Ashara Dayne..kkk

  • pppzinho

    sansa pode se livrar dele e vingar os starks, se ela for esperta, pode bater no ponto fraco dele e vingar o norte.

  • Pietro Freire

    Só quero saber onde o excluído herdeiro de Aerion Targaryen/Brightflame entra nesta estória?

    ‘’Dragons old and young, true and false, bright and dark.”

    Se liga no BRIGHT and DARK, BRILHANTE E ESCURO. BRIGTH, Aerion Brightflame, acho que ainda tem muita coisa para acontecer. Dragão velho = Aemon, Dragão jovem = ?, Dragão verdadeiro = Danny, Dragão falso = Viserys (lembre-se do que a Danny disse ao ver o Viserys queimar, “ele não é um dragão de verdade, dragões não queimam”), Dragão escuro = ?/Aegon , Dragão Brilhante = ?/Aegon (lembrando que o Aegon pode ser herdeiro dos Blackfyre pela linhagem feminina + herdeiro Targaryen pela linhagem do Aerion Targaryen/Brightflame, double kill, quero dizer, direito ao trono por 2 linhagem legítimas, até porque os Blackfyres são legítimos.

  • Letícia

    Isso de dragões não queimarem não tem sentido realmente, o Viserys era um Targaryen legítimo. Os Blackfire não são filhos legítimos na acepção correta da palavra, são bastardos. Ser legitimado simplesmente quer dizer que tem paternidade reconhecida, mas para ter o nome do pai é preciso um decreto formal do rei. O Rei Aegon IV não deu seu nome aos filhos bastardos, apenas assumiu que eram seus filhos. Nesse sentido, os Blackfire ainda são bastardos, e não tem direito à linha de sucessão, mas ter a paternidade publicamente reconhecida, os ajudou a convencer senhores a lhes dar apoio para reivindicar o trono. Se o filhinho de Aerion estivesse vivo (provavelmente morreu em Solarestival) ele seria bem idoso agora…uns 80 anos no mínimo. Duvido que pudesse ser pai do jovem Griff. E se por acaso fosse, a pretensão dele ao trono seria bem fraca, pois ele está longe na linha de sucessão, o que faria o filho dele estar atrás da Daenarys e não em sua frente, como é o caso, sendo o suposto filho de Rhaegar.

  • Letícia

    Também penso nisso…qual é a do Mindinho??? A série esta dando uma resposta pra isso, mas duvido que seja essa a real intensão dele. Eu sempre achei que o Mindinho soubesse do Jon ou do destino de um Aegon verdadeiro realmente vivo por aí. Mas não sei…vamos esperar…

  • Letícia

    Tudo loucura isso aí!!! E o Mance Rayder é na verdade, o Rhaegar!!!! kkkkkkkkkkkk

  • Letícia

    Onde aparece o Sor Jorah na casa dos imortais???? Aparece o Sor William Dary que a criou quando pequena, é a ele que ela chama de velho urso. O Jon não aparece também, o que aparece é a rosa da muralha, o que as pessoas interpretam como Jon. Mas pode ser que seja apenas uma pista da própria origem dela (filha da Lyanna Stark) e de seu dever (combater o grande Outro).
    E mesmo assumindo que a rosa é uma pista de Jon, ele não parece ser um sinal muito importante e nem mesmo bom. Ele pode ser alguém em quem ela não deva confiar, um obstáculo ao seu sucesso.

  • Letícia

    Isso é verdade…vai que o Aegon nascesse a cara do Illyrio!!! Gordão assim…kkkkk é cruel…a Serra poderia ter tido esse bebê antes com outra pessoa, o que é ainda mais cruel, se você pensar que ela era uma prostituta…mas em primeiro lugar isso é uma história! Genética não é exatamente uma “hard science” nesse mundo de fantasia. Isso poderia ser possível no nosso mundo, já que características recessivas podem passar direto de avós para netos. Se Illyrio tem olhos claros, isso seria relativamente possível…mas como é um livro, é mais simples, é só George dizer que é e pronto. 🙂

  • Letícia

    Exato…é do Varys que ela tem que ter medo…nao necessariamente do Aegon. Seria muito foda se o Aegon fosse real. Ele seria a cabeça de Dragão que falta …e a Dany poderia casar com ele e manter e dinastia Targ. Ela é mulher com quer que seja que ela se case, ela acaba com o nome Targaryen. Ele deveria ser real…mas não acho que seja. 🙁

  • Aegon IV no leito de morte legitimou todos os bastardos. Reconhecidos eles já eram há um bom tempo. Daemon escolheu deliberadamente o nome Blackfyre para si (antes era Daemon Waters), fundou legitimamente uma nova Casa, inclusive tendo direito a terras e à construção de uma torre nelas. A não-adoção do nome da família é um detalhe não-explicado, no caso dos outros bastardos (Brynden, Aegor e as irmãs).
    O fato de ter sido legitimado, inclusive, foi essencial para a pretensão do Daemon. Se Daeron na verdade não era filho de Aegon IV, como Daemon alardeava, ele (Daemon) seria o filho legítimo mais velho do rei morto. Se fosse um bastardo meramente reconhecido sua pretensão seria fraquíssima.

  • Letícia

    Pois é, mas o que é esse “legitimar” exatamente se não é conferir o nome e permitir que entrassem na linha de sucessão? Pelo que entendi os Blackfire nunca estiveram na linha de sucessão, se Daeron morresse antes de ter filhos, um outro Targaryen assumiria. Ou não? É esse lance aí de legitimar sem dar o nome, que eu nunca entendi…

  • Adriano

    Se vc não percebeu tem 3 pontos de interrogações ao final da frase…

  • Adriano

    Milhares o seguiram…. a pretensão era forte.

  • Estiveram, e por isso o Daemon pôde se declarar. Se fosse só bastardo reconhecido (como era quando era Daemon Waters), não poderia fazê-lo.

  • Letícia

    Então isso quer dizer que uma vez que Daeron e seus filhos morressem, ele automaticamente seria o Rei? Com o nome da Casa Blackfire???? Pq só não mandou matar o irmão?

  • Isadora Oliveira

    Sobre os galeguinhos, mais alguém aqui desconfia de Aurane Waters?

  • jeferson

    Para mim já é quase um fato consumado Aegon não ser um Dragão realmente. O que me leva a pensar na visão que Daenarys teve na Casa dos Imortais ” Então fantasmas estremeceram através da nevoa, imagens em índigo. Viserys gritou quando ouro derretido escorreu por sua cabeça e encheu sua boca. Um senhor alto, com pele de cobre e cabelo louro- prateado, ergueu-se sob um estandarte com um garanhão fogoso, tendo uma cidade incendiada com fundo. Rubis escorreram como gotas de sangue do peito de um príncipe moribundo, e ele caiu de joelhos na água, e com seu ultimo suspiro murmurou o nome de uma mulher…mãe de dragões, filha da morte…brilhando como o por do sol, uma espada foi erguida na mão de um rei de olhos azuis que não projetava sombra. Um Dragão de pano oscilou dm um mastro por cima de uma multidão exultante. De uma torre fumegante, um grande animal levantou vôo, exalando fogo de sombras…mãe de dragões, matadora de mentiras…”. Só que essa parte me faz pensar em um possível futuro da historia. Quando fala do senhor alto de cabelo louro- prateado, para mim obviamente é Aegon. De acordo com a visão ele tem uma cidade incendiada como fundo. Isso me faz pensar que ele ira destruir alguma cidade importante de Westeros. Então Daenarys sabendo que ele era um falso Targaeryen marcha para Westeros e mata Aegon. Por isso ela é chamada de filha da morte e matadora de mentiras. Eu acho isso um pouco absurdo, seria uma possibilidade. Eu ainda acredito que se Deanerys marchasse para Westeros, quando chegasse Stannis se juntaria a causa dela, pois Stannis já deixa claro nos livro que so esta tentando se tornar rei por que o trono é dele por direito. Mas na verdade Daenarys que é legitima herdeira do trono de ferro, consequentemente ele deixaria de tentar ser rei e passaria a apoia- la. Isto é a minha opinião. Então se vocês tiverem outra ideia, por favor falem. Estou sempre procurando obter novas informações.

  • Danilo Henrique

    Tô contigo (y)

  • Pietro Freire

    Lembre-se que a pretensão privilegia sempre um varão, não importa o quão distante esteja da linhagem atual. Por essa lógica que é adotada nos livros a Daenerys só teria direito ao trono se mais nenhum varão estivesse vivo. Se formos contar por está lógica fica mais difícil achar quem tem a melhor pretensão. O Stannis tem uma boa pretensão, pois é neto de uma Targaryen, mas como a pretensão dele vem de uma linhagem feminina, logo é enfraquecida, na teoria a melhor pretensão é a da Daenerys, mas o Aegon é uma incógnita.

  • Pietro Freire

    Se ele esperasse com um pouco de sorte um de seus herdeiros poderia vir a herdar o trono, mas como o Jofrey disse:: “eu quero ser Rei agora”, e o irmão já tinha filhos e outros irmãos mais novos, a pretensão dele vinha por último na lista, teria que ter tanta sorte quanto o Aegon o Improvável.

  • Pietro Freire

    Ele é uma semente de dragão, com certeza vai ter alguma participação importante na estória.

  • Pietro Freire

    A linhagem dos Baratheon será extinta, verdade seja dita.

  • Letícia

    Eu acho que as visões vem em blocos. No primeiro bloco vem as mortes importantes, o bloco do “filha da morte”. Ali tem Viserys, Rhaegar e provavelmente uma visão do filho não natimorto dela. Quem mais teria pele acobreada e cabelos louros? Além disso tem o brasão do garanhão que pode ser uma alusão a ele ser um Dothraki, seria o brasão do pai (drogo). No segundo bloco vem as mentiras que deverão ser reveladas, “matadora de mentiras”. Ali tem o dragão pantomimeiro ( jovem griff), o rei de olhos azuis sem sombra com a espada flamejante (Stannis provavelmente, ele não é Azor Ahai e nem o legítimo rei) e o animal que voa de uma torre em chamas pode ser algo em relação à Harpia em Meereen. Essas são as mentiras que ela terá de resolver. O terceiro bloco é do amor/homens importantes. Mas vc não citou então não vou falar.
    Duvido de Stannis apoiasse Daenarys. A pretensão dele não vem exatamente do sangue Targ, vem do irmão Robert que foi rei (mesmo que tenha sangue targ, pq outro tb tinham e mesmo assim ele ficou como rei pq conquistou esse direito). Além disso, ele acha que é Azor Ahai e que o dever de resolver os problemas de Westeros está sob as costas dele. E tem que pensar que se certas pessoas se casaram escondido, tem um homem targaryen filho do Rhaegar, numa certa muralha, cuja pretensão é inegável. Se Stannis for se aliar a alguém, será à ele. Mas duvido que isso aconteça.

  • Letícia

    Claro que não…tem muita cabeça para pouco dragão nessa história. Muita gente é semente de dragão…se isso significasse algo…

  • Vaz

    “brilhando como o por do sol, uma espada foi erguida na mão de um rei de olhos azuis que não projetava sombra”, seria o Grande Outro? Pensei recentemente baseado na possível cena final da série de TV, visto que poderia também ocorrer nos livros.

  • Ana Bellot

    Para mim, o inicio a previsão é bem claro. Ela termina o 5 livro com suspeitas de égua descorada e pode ser a partir dai que se inicie as previsões. Os outros tbm deixa claro q serão os WW. De resto vc ja falou kkkk “Cuidado com o senescal perfumado” o que poderia ser isto??

  • Aline Garcia

    Não tenho tanta certeza se o Stannis apoiaria a ideia de uma mulher sentar-se no Trono de Ferro

  • Jhonatan

    Tenho uma teoria sobre o porquê dos dragões da Daenerys não a obedecerem mais. Já sabemos que, ao conquistar Meeren, Dany decidiu ficar para aprender como governar uma cidade antes de partir partir para conquistar um reino. E sabemos que, nessa mesma época, seus dragões passaram a sair pra caçar e apenas voltar dias ou semanas depois, e se tornaram agressivos, contrários aos desejos da mãe, obrigando Dany a acorrentá-los, com exceção de Drogon que estava grande demais para ser capturado. Quando Dany (spoiler de Dança dos Dragões) voa em Drogon, ela tem de montar o dragão ao reverso de como montava em seu cavalo, pois o instinto de um cavalo é fugir do perigo, e de um dragão é atacar. Porém, na Arena de Daznak, bastou algumas chicotadas de Dany, que mal arranhavam Drogon, para que o dragão cedesse e a deixasse montar nele. E, quando Dany está perdida no Mar Dothraki, Quaithe aparece para novamente para ela, e a diz que ela tem de saber quem ela é, pois os dragões já sabem. Pouco depois, quando Dany murmura para a grama que ela era a rainha dos dragões, a grama responde que ela se virou contra os dragões. Dany também alucina com Jorah lá, e ele lhe diz que ela tem de se lembrar do lema de sua família (fogo e sangue), e que seu lugar é em Westeros, não na terra da Harpia. Isso me leva a crer que para que os dragões voltem a obedecer a Dany, tudo o que ela precisa é partir para Westeros, e voltar a ser a conquistadora na qual estava se tornando. Enquanto Dany estava num lugar a qual não pertencia, negociando a paz com os FIlhos da Harpia que obviamente não a concederiam, os dragões deixaram de reconhecê-la como uma de seu sangue. Mas na arena, quando ela mostrou a força e fúria dos Targaryen ao atravessar o fogo de Drogon e chicoteá-lo pra fazer ele descer, ele percebeu que ela era mesmo do sangue do dragão, e a deixou subir nele e voar como seus ancestrais faziam.

  • Euron

    Stannis nos livros tem olhos azuis. Ele possui uma espada que brilha semelhante a descrição e acredita que seja a luminífera. E a sombra dele matou renly, aparentemente ele não deveria ter uma se for pela lógica kkk Pra mim esse trecho é sobre ele.

  • Red Dragon

    Faz sentido o Illyrio sentir carinho por Aegon e ter roupas de criança sem ele ser seu filho, tendo em vista que ele provavelmente cuidou do garoto nos 5 primeiros anos depois do fim da Rebelião para só depois entregá-lo para Connigton (A Rebelião acabou em 283 e Connigton saiu da Companhia Dourada e fingiu sua morte em 288).

  • Red Dragon

    Me parece muito estranho as motivações teorizadas para o Varys e o Illyrio
    nessa teoria.

    1-Os dois se tornaram amigos antes de do Illyrio ficar rico.

    2-Illyrio se casou com uma princesa de Pentos antes de casar com Serra.

    3-Já como rico, Illyrio se casou com Serra depois de encontrá-la em uma casa de amor em Lys.

    Tendo esses fatores em vista, parece muita coincidência que um Varys Blackfyre tenha
    feito amizade com um cara que anos depois acharia outra Blackfyre e juntos
    teriam um novo pretendente Blackfyre.

    E outra questão a ser analisada é se Varys e Illyrio são partidários dos Blackfyre não faz muito sentido eles fazerem um falso Targaryen. Os Blackfyre se tomassem o trono reinariam com o seu nome, não
    com o Targaryen. Então, se Varys e Illyrio são realmente partidários dos Blackfyre, não faria mais sentido eles terem matado Dany e Viserys e trazer Aegon não como um pretendente Targaryen, mas como um Blackfyre? Afinal, com o reino em caos e sem perspectiva de um bom futuro, o povo e os senhores apoiariam de bom grado a vinda de um salvador com sangue de dragão, independentemente da cor do dragão. E também não faz muito sentido ser um apoiador dos Blackfyre e depois colocar um no trono figindo ser um Targaryen.

  • Red Dragon

    Algumas pessoas apontam a Companhia Dourada apoiar Aegon como um indicativo de ele ser Blackfyre. Porém, há problemas aí:

    1-Se Aegon for um Blackfyre, não faz muito sentido esse segredo ser compartilhado com os membros da Companhia, já que eles poderiam deixar escapar a verdadeira identidade de Aegon.

    2-Se a Companhia estivesse apoiando Aegon por ele ser Blackfyre, não faz muito sentido eles apoiarem Aegon enquando ele usa o nome e o estandarte dos Targaryen.

    3-A Companhia apoiava os Blackfyre muito por causa de Açoamargo e dos antigos apoiadores de Daemon, mas eles estão todos mortos. A atual Companhia é formada por exilados ou filhos e netos de exilados, eles não tem mais motivos para se prender a linhagem de Daemon como os antigos exilados da Primeira rebelião Blackfyre tinham; a maioria deles só quer retornar para sua casa natal e receber boas recompensas (isso até já foi dito no livro).

  • Red Dragon

    Quanto a questão do bebê, me parece que não importa muito a questão dos cabelos e olhos dele. O mais provável é que a Ellia Martell tivesse junto com Varys na questão da troca e, se o cabelo era tão importante, ele poderia ser pintado e, quando morto, os olhos pouco chamariam a atenção, já que mais provavelmente estariam fechados e poucos teriam estômago para analisar o cadáver de um bebê. E, mesmo que descobrissem a troca, Aegon poderia ser levado em segurança para Essos de qualquer forma e viver lá se preparando como Dany e Viserys fizeram.

  • Red Dragon

    Já o negócio do Dragão do pantomineiro, acho que é simplesmente o que a autora do texto disse: o Dragão de Varys (o dragão que é conduzido por um pantomineiro) E, se a palavra pantomineiro indica uma pantomima (acho até meio que muita coincidência um ex-pantomineiro acabar fazendo uma pantomima de colocar um falso dragão no trono), a teoria encontra um problema, mesmo que Aegon fosse Blackfyre, ele não seria um falso Dragão, mas um Dragão preto (Preto ou Vermelho, um dragão é um dragão).

  • Red Dragon

    Me parece que essa frase não se refere a Aegon, mas talvez a Companhia Dourada..ela sempre foi parte das rebeliões dos Blackfyre..ela é a cabeça negra que pelo tempo a ferrugem tornou vermelha (já que agora apoia Aegon) e que acabou por vir à costa.

  • guipazzetti

    “Maekar enviou Aerion para Lys, onde ele ficou por alguns anos. É possível que ele tenha tido alguns filhos durante esse período.”
    http://wiki.gameofthronesbr.com/index.php/Aerion_Targaryen

    Lys, lugar de onde veio a esposa do Illyrio Mopatis. Mas daí, por que transformar um legítimo Targaryen em um falso?

  • Red Dragon

    Me parece muito estranho as motivações teorizadas para o Varys e o Illyrio
    nessa teoria.

    1-Os dois se tornaram amigos antes de do Illyrio ficar rico.

    2-Illyrio se casou com uma princesa de Pentos antes de casar com Serra.

    3-Já como rico, Illyrio se casou com Serra depois de encontrá-la em uma casa de amor em Lys.

    Tendo esses fatores em vista, parece muita coincidência que um Varys Blackfyre tenha feito amizade com um cara que anos depois acharia outra Blackfyre e juntos
    teriam um novo pretendente Blackfyre. Mas Illyrio poderia estar mentindo sobre a origem, então poderia fazer sentido. Porém, ainda tem o fato de que Serra não tem todos as caractrísticas valirianas: ela tem cabelos loiros com faixas prateadas e olhos azuis, enquanto Illyrio é loiro e sem qualquer menção de possuir olhos púrpuras…fica difícil eles dois gerarem alguém de cabelos prateados e olhos púrpuras como Aegon.

    Mas há outras questão a ser analisadas:
    É possível que Aegon não seja verdadeiro, mas a teoria que ele é falso tem problemas: se Varys e Illyrio são partidários dos Blackfyre não faz muito sentido eles fazerem um falso Targaryen. Os Blackfyre se tomassem o trono reinariam com o seu nome, não com o Targaryen. Então, se Varys e Illyrio são realmente partidários dos Blackfyre, não faria mais sentido eles terem matado Dany e Viserys e trazer Aegon não como um pretendente Targaryen, mas como um Blackfyre? Afinal, com o reino em caos e sem perspectiva de um bom futuro, o povo e os senhores apoiariam de bom grado a vinda de um salvador com sangue de dragão, independentemente da cor do dragão. E também não faz muito sentido ser um apoiador dos Blackfyre e depois colocar um no trono figindo ser um Targaryen. Agora, supondo que Illyrio e Varys não dão a mínima para trazer um Blackfyre ao trono apesar Aegon ser um deles ou mesmo Aegon é apenas um garoto normal de Lys com sangue valiriano por exemplo, não é mais fácil para Varys ter salvado o bebê Aegon ? Se é para trazer alguém para assumir o trono sob o estandarteTargaryen, e não seria simplesmente mais fácil e melhor trazer um verdadeiro Targaryen do que uma farsa? Afinal, Varys salvar o bebê Aegon não é impossível.Até Tyrion que é extremamente inteligente e capaz de discernir a verdade de pessoas acredita que Varys poderia salvar o bebê.
    ————————————————————————————
    Algumas pessoas apontam a Companhia Dourada apoiar Aegon como um indicativo de ele ser Blackfyre. Porém, há problemas aí:
    1-Se Aegon for um Blackfyre, não faz muito sentido esse segredo ser compartilhado com os membros da Companhia, já que eles poderiam deixar escapar a verdadeira identidade de Aegon.
    2-Se a Companhia estivesse apoiando Aegon por ele ser Blackfyre, não faz muito sentido eles apoiarem Aegon enquando ele usa o nome e o estandarte dos Targaryen.
    3-A Companhia apoiava os Blackfyre muito por causa de Açoamargo e dos antigos apoiadores de Daemon, mas eles estão todos mortos. A atual Companhia é formada por exilados ou filhos e netos de exilados, eles não tem mais motivos para se prender a linhagem de Daemon como os antigos exilados da Primeira rebelião Blackfyre tinham; a maioria deles só quer retornar para sua casa natal e receber boas recompensas (isso até já foi dito no livro).
    ————————————————————————————

    Sobre ser difícil salvar Aegon: Quanto a questão do bebê, me parece que não importa muito a questão dos cabelos e olhos dele. O mais provável é que a Ellia Martell tivesse junto com Varys na questão da troca e, se o cabelo era tão importante, ele poderia ser pintado e, quando morto, os olhos pouco chamariam a atenção, já que mais provavelmente estariam fechados e poucos teriam estômago para analisar o cadáver de um bebê. E, mesmo que descobrissem a troca, Aegon poderia ser levado em segurança para Essos de qualquer forma e viver lá se preparando como Dany e Viserys fizeram.
    ————————————————————————————

    Sobre o Dragão do Pantomineiro: Já o negócio do Dragão do pantomineiro, acho que é simplesmente o Dragão de Varys (o dragão que é conduzido por um pantomineiro). Lembrando que Varys foi pantomineiro na juventude.
    ———————————————————————–
    Sobre Illyrio ter afeição por Aegon: Faz sentido o Illyrio sentir carinho por Aegon e ter roupas de criança sem ele ser seu filho, tendo em vista que ele provavelmente cuidou do garoto nos 5 primeiros anos depois do fim da Rebelião para só depois entregá-lo para Connigton (A Rebelião acabou em 283 e Connigton saiu da Companhia Dourada e fingiu sua morte em 288).

    ————————————————————————————
    As pessoas também usam a seguinte passagem para sustentar a teoria de que ele é falso: “Ver o dragão de ferro negro deixou‐o furioso, de modo que cortou o poste, fez o sinal em pedaços e atirou‐os ao rio. Uma das cabeças do dragão foi dar na costa da Ilha Quieta muitos anos mais tarde, embora por essa altura estivesse vermelha de ferrugem.”
    O dragão negro seria Aegon que um dia veria a costa reclamar seus direitos como um falso Targaryen, mas me parece que essa frase não se refere a Aegon, mas talvez a Companhia Dourada..ela sempre foi parte das rebeliões dos Blackfyre..ela é a cabeça negra que pelo tempo a ferrugem tornou vermelha (já que agora apoia Aegon) e que acabou por vir à costa.
    ————————————————————————————
    Sobre a Casa dos Importais: Dany em suas visões vê um Dragão de Pano que seria Aegon e essa visão seria uma das mentiras que ela iria matar, mas a mentira envolvendo Aegon (se ele for o dito Dragão)não necessariamente precisa ser sobre a identidade dele..Rhaegar achava que Aegon era o principe que foi prometido …essa pode ser a mentira que Dany irá matar já que todas as outras mentiras que ela iria quebrar envolvem de alguma forma a profecia do principe que foi prometido. É possível também que algumas pessoas o tomem como o princié prometido e o salvador caso sua campanha em Westeros seja bem sucedida e, talvez, a mentira seja que a Dany vai matar vai ser essa: Aegon não é o salvador.
    ————————————————————————————
    É possível que Aegon não seja filho de Rhaegar, mas os elementos que os fãs usam para apoiar esta teoria possuem problemas. Por exemplo: as pessoas dizem que o apoio da Companhia Dourada a Aegon existe porque ele é o Blackfyre, mas a Companhia Dourada pode estar apoiando ele sem saber a verdade sobre Aegon. Entende? Aegon poderia ser uma falsificação sem necessariamente os argumentos da teoria dos fãs ser relevante. Se Aegon é um falso Martin precisa ter alguma explicação de que permita que os problemas com essa “reviravolta na história” (agora que 90% dos fãs acreditam que ele é falso, ele ser real é mais reviravolta na história) desaparecer.

    É possível também que Martin esteja criando uma sensação de que ele é falso para todos acreditamos nisso e no final ele é real.

  • Victor Machado

    Acho que Aegon é realmente um Blackfyre, e Dany vai lutar contra ele quando marchar para Westeros

  • Thiago Santana Dantas Cavalcan

    Deletei a mensagem por ter colocado besteira.

  • Mhysa

    Chega de Blackfyres! Olha a paranoia, já estamos começando a ver um falso dragão a cada esquina! De tanto ler teorias acredito mesmo que Aegon seja um Blackfyre, (isso me dá mais raiva dele ainda), mas não acho que os motivos de Varys e Ilyrio sejam por causa de sua linhagem bastarda do sangue de dragão.

  • Mhysa

    Falou bonito!

  • Mhysa

    E só pra apimentar um pouco mais: será que o verdadeiro Aegon anda a solta por aí?

  • lena.

    “Um senhor alto, com pele de cobre e cabelo louro- prateado.” Não é Aegon, essa parte é uma visão do que teria acontecido se o Rhaego, filho dela com Drogo, tivesse nascido.

  • Giulia

    Quaithe disse chama negra… será uma referência aos Blackfyre?