O Cavaleiro Misterioso: Lorde Corvo de Sangue e Maynard Plumm eram a mesma pessoa?

Há algum tempo (muito tempo), nós discutimos aqui a verdadeira identidade do Corvo de Três Olhos, que segundo uma série de evidências, seria o Lorde Brynden Rivers, mais conhecido como Corvo de Sangue em “O Cavaleiro dos Sete Reinos” (As Aventuras de Dunk & Egg).

brynden-maynard

É claro que uma figura tão enigmática e envolta em mistérios não poderia ser discutida aqui no site uma única vez, então neste texto iremos abordar um outra teoria relacionada à Mão do Rei Aerys I: a de que ele seria também o suposto cavaleiro Maynard Plumm, um dos viajantes presentes no casamento em Alvasparedes no conto “O Cavaleiro Misterioso.”

Aviso: Se você ainda não leu o(s) conto(s), talvez seja melhor ficar longe dos spoilers abaixo (a não ser que você não se importe).

1. Quando Duncan vê Maynard depois de atirar Alyn Cockshaw no poço, ele inicialmente o enxerga como uma figura encapuzada de um único olho brilhante. O Corvo de Sangue possui apenas um olho (além dos outros mil, claro).

“Através da chuva, tudo o que conseguia ver era uma forma encapuzada e um único olho branco pálido. Foi só quando o homem veio adiante que o rosto sombreado sob o capuz assumiu as feições familiares de Sor Maynard Plumm; o olho nada mais era do que o broche de pedra da lua que prendia o manto no ombro.” (Pg. 383)

Ou seja, o olho brilhante era, na verdade o broche de pedra da lua “do tamanho de um ovo de galinha que prendia o manto em seu ombro.” (Pág. 294)

Em A Dança dos Dragões, Melisandre usa uma espécie de encantamento para esconder a identidade de Mance Rayder que, para se passar por Camisa de Chocalhos, ao invés de vestir sua roupa feita de ossos, usa um estranho rubi como pulseira. O broche de Sor Maynard pode ser (ou não) uma pista de que o mesmo feitiço estava sendo usado pelo Corvo de Sangue para se infiltrar em Alvasparedes.

No início do conto, um septão prega contra a Mão do Rei e, em uma citação interessante, sugere que ele e Melisandre podem de fato habitar o mesmo território no que se refere à magia:

“Suas mãos estão escarlates com o sangue do irmão, e com o sangue de seus jovens sobrinhos também”, o corcunda declarara para a multidão que se reunia na praça do mercado. Uma sombra veio ao seu comando para estrangular os filhos do corajoso Príncipe Valarr no útero da mãe.” (Pág. 275)

Soa familiar?

É claro que isso tudo pode ser considerado um rumor, invenção ou exagero do septão corcunda, já que ele também culpava o Corvo de Sangue por coisas absurdas como a seca e as pragas. No entanto, o fato de que o homem foi executado pouco depois de ter pregado contra Brynden sugere que ele (ou um de seus mil olhos) estava presente em Septo de Pedra na ocasião.

2. Depois da morte Alyn Cockshaw, enquanto Dunk e Plumm deixavam a cena do crime, Dunk percebeu que, de perto, “havia algo estranho nas feições de Sor Maynard. Quanto mais Dunk olhava, menos parecia ver.” (Pág. 384)

Na página 275, o próprio narrador menciona um boato conhecido por Dunk, de que o Corvo de Sangue era “um aluno das artes das trevas que podia mudar seu rosto, ficar parecido com um cachorro de um olho só, e até mesmo se transformar em bruma.”

3. Outra fala interessante de Plumm, na página 385:

– É o que suponho, ele mostrou o anel para Meistre Lothar, que o entregou para Butterwell, que sem dúvida mijou nos calções ao vê-loe começou a se perguntar se tinha escolhido o lado errado e o quanto Corvo de Sangue sabia sobre sua conspiração. A resposta para essa última é “bastante.” – Plumm riu.

É claro que ele ainda poderia dizer isso sendo um dos espiões do Corvo de Sangue, como afirmava. Mas é estranho, não é?

4. Antes de chegarem à Alvasparedes, quando os cavaleiros conversavam junto à fogueira sobre Aegon, o Indigno e seus bastardos, Maynard faz uma piada suspeita.

 – Todos seríamos filhos bastardos do velho Rei Aegon se metade dessas histórias fosse verdade.

 – E quem diz que não somos? – Sor Maynard brincou. (Pág. 296)

Brynden Rivers é um dos filhos bastardos de Aegon, o Indigno, legitimado no leito de morte do pai. 

5. Quando o Corvo de Sangue aparece fora das muralhas de Alvasparedes, Dunk e seus companheiros procuraram Sor Maynard, mas “Plumm desaparecera em algum momento durante à noite.” (Pág. 407)

6. Os dois usam a expressão “ninho de víboras”, e são os únicos a fazê-lo. 

Na página 385, quando Dunk é ajudado por Sor Maynard.

– Quem é você?

– Um amigo – respondeu Maynard Plumm (com uma resposta estranhamente vaga) – Um que o esteve observando (!) e se perguntando sobre sua presença nesse ninho de víboras. Agora fique quieto até que consertemos você.

Na página 410, quando Dunk encontra o Corvo de Sangue.

– Não duvido que o Príncipe Maekar tenha boas razões para permitir que seu filho seja escudeiro de um cavaleiro andante – disse -, embora não possa imaginar que isso inclua entregá-lo em um castelo cheio de traidores tramando uma rebelião. Como é que vim encontrar meu primo neste ninho de víboras, sor?


E então, o que vocês acham? Estão convencidos de que Maynard Plumm e Brynden Rivers eram a mesma pessoa? Ou o cavaleiro era mesmo só um espião da Mão do Rei? Quantos olhos tem o Lorde Corvo de Sangue?

(Clique aqui para ler nossa resenha de “O Cavaleiro dos Sete Reinos”, aqui para ler sobre o Corvo de Sangue e o Corvo de Três Olhos e aqui para acessar a página de Brynden Rivers em nossa wiki)

[Fontes: Reddit das Crônicas de Gelo e Fogo, Livro “O Cavaleiro dos Sete Reinos”]

Compartilhe:

Ao comentar no site você aceita as regras previamente estabelecidas.

Posts Relacionados

  • Nunca tinha me ocorridohahaha. Gostei bastante da teoria.

  • rerbert viana

    Admito que me convenceu sim, isso explicaria muitas coisas ><

  • leandrosr

    Isso eu tive certeza ao ler esse conto, é muita pista junta num espaço de história tão pequeno.

  • charles arthur

    como vocês descobriram isso? eu nunca ia reparar, agora me parece tão óbvio, super acho, vou até reler o último conto pra ver se percebo algo.

  • LadyTargaryen

    Achei que nem tivesse discussão quanto a isso, ficou bem óbvio pra mim na parte em que o Dunk encontra o “Plumm” no poço. O Martin é mesmo um gênio.

  • Willian

    Ou Brynden Rivers é um warg, já que ele ensinará Bran a voar!!

  • Augusto Elles

    Tá bom, não aguento mais me sentir completo noob ao ler as crônicas e nunca perceber essas relações 🙁

  • Liquid

    Pior que até esqueci deste personagem, nem lembro a importancia dele.

  • Bruno Lacerda Balbi

    Você não está sozinho, amigo…

  • Bruno Lacerda Balbi

    Quando achava que já conhecia todas as teorias… muito bom, Rafael. Estou convencido…

  • Calvin

    É muito provável que nunca saibamos com certeza; Martin parece ser desses escritores que deixam uma ou outra questão em aberto mas deixam aos leitores os meios para deduzir a resposta que melhor lhes agrade ou acreditem faça mais sentido.

  • Breno Lemos

    Eu vi essa teoria no Reddit Janeiro desse ano, e a hora que eu li, percebi que era uma teoria muito boa e que fazia sentido com as várias citações do livro e tal, daí então eu fui reler o capítulo de alvas parades e a parte mais interessante foi toda a conversa que eles tiveram em volta da fogueira, porque era impressionante como ele dava detalhes específicos sobre corvo de sangue, mas na parte da piada minha cabeça explodiu, para mim a piada é a confirmação dessa teoria.

  • Breno Lemos

    A conversa que eles tem na fogueira tem bastante destalhes sobre o corvo de sangue que o Maynard Plumm sabe e que são bastante suspeitos, mas na parte da piada onde ele da a entender que alguns deles podem ser um bastardo do Aegon IV, é a confirmação de sua real identidade. E não tem como tirarem essa conclusão da minha cabeça, Maynard Plumm = Brynden Rivers “Corvo de Sangue”

  • Calvin

    Nem tanto, nem tanto. Essa é uma daquelas coisas que sim podem significar tudo, mas podem também não significar nada. Na mesma história, por exemplo, há um momento em que Sor Duncan pensa que Sor Glendon tem tanta chance de tornar-se um membro da Guarda Real quanto ele mesmo. Isso pode ser uma dica de Martin que como Dunk ele também conseguirá tornar-se um Manto Branco, no entanto pode ser também somente um pensamento casual.

  • Calvin

    Será que, depois de terminar o treinamento do Bran, Lorde Brynden dará a ele sua espada de aço valiriano (se ainda há tiver claro), a Irmã Negra? Ou seria muito clichê?

  • Monalves BR

    Esse tal de Brynden Rivers parece um ser super fodão cara. Falando nisso, existem mais Contos de Dunk and Egg para serem publicados no Brasil ou o Martin só escreveu esses três contos????

  • ”usei muitos nomes quando eu era rápido” corvo de três olhos diz em a dança dos dragões

  • se eu não me engano tem no mínimo mais um mas não foi publicado aqui

  • eu também não percebo psoksopskj ainda bem que tem o got br pra nos dizer as teorias bem completas

  • Breno Lemos

    na verdade o seu exemplo não fez muito sentido. Eu falei que é suspeito o que ele falou, porque tem outras pistas que sustentando essa teoria, e quando você analisa a conversa e principalmente a piada, onde ele “confirma” que é um bastardo do Aegon IV, da pra se perceber que ele não foi aleatória ela tem um sentido pra estar ali.

  • michel

    Algo que eu ainda não vi em nenhum site, mas queria perguntar aqui, alguém sabe o motivo pelo qual o Tom das sete estava na comitiva do Jaime em a dança dos dragões? é ele que toca para o Edmure não é?

  • Ao que tudo indica ele é um espião da Irmandade sem Estandartes.

  • Gildo Cravo Batinga Neto

    Estou triste por tudo me passar despercebido. Ao ler eu imagino o personagem, jamais poderia ter chegado a essas conclusões. Mas, talvez, a parte do olho que se passa por broche seja de verás um adendo ao leitor.

  • MC Bananudo

    O terceiro e último conto (O Cavaleiro Misterioso) foi publicado há cinco anos atrás. O George respondeu que gostaria de continuar com a série, mas o foco dele está nos últimos livros da saga mesmo.

  • Calvin

    Vejamos, então, outro exemplo para ver se consigo me fazer entender: A vez que Ned diz que Jon tem o seu sangue; a primeira vista não significa nada pois Lorde Stark sempre o assumiu como seu filho, a teoria de que Rhaegar e Lyanna serem os pais biológicos entretanto a torna ambígua.

  • Flavio Kilers

    Calvin, tambem acho isso, o martin escreve mas ele deixa algumas partes para que o leitor tires a sua propria conclusão e para gerar esses discuções entre os fãs da das cronicas.

  • Ze Andrade

    perfeita observação, as teorias são aquilo que nos fará conversar sobre este “Mundo de Gelo e Fogo” pelo resto da vida.

  • Breno Lemos

    Ótimo exemplo, quando Ned fala que Jon é do sangue dele, é uma pista, que apenas tem outro significado quando se tem noção da teoria dele ser filho da Lyanna e Rhaegar. Assim como o exemplo da piada, onde só toma outro significado, quando se junta as pistas e forma a teoria. PS: O Ned falar que o Jon tem o sangue dele não necessária mente significa que é filho dele, mas sim que ele tem sangue Stark.

  • Júlio Domeneghini

    Eu sempre tiv alguma impressão, pois os anões deveriam ter sido ajudados um pouco mais, alem de um simples cavaleiros, e sempre pensei na maneira estranha de Plumm, embora não falasse com certeza que poderiam ser os mesmos pois nunca havia juntado as coisas de tal maneira. Agora faz muito sentido.

  • Júlio Domeneghini

    She wolves of winterfell deve ser o ultimo

  • caio

    alguém poderia por favor explicar a relação dos contos de Dunk e Egg com o livro cavaleiro dos sete reinos. Ainda não li nenhum e não sei por onde começar.

  • Não, GRRM já falou que tem outro conto planejado chamado “The Village Hero”, ambientado nas Terras Fluviais. Ele sabe qual vai escrever primeiro, se esse ou o She-Wolves.

    De qualquer forma, não vão ser os últimos. Ainda segundo ele podem ser quantos contos ele achar necessário pra contar a história de Dunk & Egg até o fim da vida deles.

  • Júlio Domeneghini

    putz. bem coisa dele mesmo, ir aumentando os livros.. haha mas que bom *;*

  • Bruno

    Esse Sor Maynard é bem misterioso, acredito que ele tenha participação no roubo do Ovo de Dragão.

  • Giovani

    Dunk é o “cavaleiro dos sete reinos” e Egg é seu escudeiro. O livro “O Cavaleiro dos Sete Reinos” reúne os contos deles [Dunk e Egg] que, originalmente, foram lançados separadamente ao longo dos anos.

  • Thales Quintiliano

    Os contos de Dunk e Egg estão no livro ‘O cavaleiro dos sete reinos”. Lá fora saiu como contos separados, são 3 contos. Aqui no Brasil foi reunido os 3 contos em um livro. “O cavaleiro dos sete reinos”

  • Thiago Padilha

    Faz muito sentido. Acho que vou reler o livro pois agora me deu uma outra perspectiva de tudo.

  • Homero

    Quando li o conto fiquei com essa impressão, há muitos indícios, mais nenhuma prova concreta, o autor quis deixar essa possibilidade no ar. Mas eu acredito que era sim o Corvo de Sangue disfarçado. Já vimos na série outros personagens utilizando de magia ou outros artifícios para se disfarçar ou passar despercebido. (Spoliler)Não me lembro direito, mas acho que tem uma passagem no Dança dos Dragões que Melissandre fala algo sobre essa arte quando faz Mance se passar pelo camisa de chocalho. Falando nisso vocês poderiam fazer uma matéria sobre a suposta luminífera do Stanis. Há ilusionismo nela também.

  • tHiago

    Muito interessante tudo isso! O G.R.R é cheio disso, de deixar migalhas em todos os livros, essa mesmo do Lorde Corvo de Sangue passou em branco quando eu li o livro.. Vou ler novamente! uhauhauhau

  • Ives Leocelso Silva Costa

    Não tenho nenhuma dúvida de que ambos eram a mesma pessoa. Fiquei com essa suspeita a primeira vez que li e tive certeza na segunda. Bom trabalho reunindo os argumentos!

  • leandro luchini

    Por acaso, esse ovo de dragão que sumiu em Alvasparedes, talvez surrupiado por Maynard Plumm (que provavelmente é Lorde Corvo de Sangue), poderia ser um dos três ovos que a Daenerys recebeu do Illyrio?

  • Carol BB

    Acho que não há muitas dúvidas de que são a mesma pessoa. Agora, a pergunta que fica é, qual implicação isso tem para o resto do mundo de gelo e fogo? Há a teoria, que me parece bem sensata também, de que o Bloodraven é o corvo de 3 olhos. Logo, podemos assumir que ele pode mudar de aparência, ou talvez “encarnar” em pessoas da mesma forma que faz com arvores e animais… Será que o Bran tbm será capaz de fazer isso?

  • Carol BB

    Pode ser… Ele era brando e dourado né?

  • Carol BB

    rsrsrs leiam o Forum do Westeros.org
    lá o pessoal é criativo nas teorias! Aqui no GoT publicam só as teorias mais bem fundamentadas. Aquelas que realmente tem fortes indícios. Lá nos fóruns do Westeros.org tem uma teorias muito doidas. Algumas promissoras, outras não.
    Sinceramente, você só começa a perceber esses detalhes quando (i) lê as obras pela 2ª ou 3ª vez e (ii) pensa bastante a respeito do que leu.

    A primeira vez que imaginei na minha cabeça a teoria sobre a paternidade do Jon Snow, quando estava relendo o dança de dragões (lá em 2011………), eu me achei a pessoa mais gênia do mundo. Corri no fórum do weteros.org, e fiquei chocada com a quantidade de pessoas que tinha formulado a mesma teoria.

    Ou seja, sempre terá alguem mais atento e criativo do que vc. rsrsrsrs

  • Gomes, Allan Gomes

    Bom, pra isso a Mão do Rei precisaria estar sempre se ausentando por longos períodos de suas funções.

    Digo isso considerando que ele estivesse em viagem quando matou o pregador, e depois no período do torneio. Entre uma situação e outra são algumas semanas, não?

  • Mr Bloodless

    Um pequeno off topic sobre o Corvo de Sangue:
    Estive a ver no World of Ice and Fire que o Corvo de Sangue ficou desde 239 a 252 no Comando da Patrulha da Noite, até que desapareceu num raide.
    EXATAMENTE 13 anos, o mesmo número de anos em que o 13º Comandante controlou a Patrulha.
    Para mim isto é a prova definitiva que o Corvo de Sangue, por mais que eu goste dele, está aliado aos Outros.

  • Will Nask

    Já perguntei em outros fóruns mais ninguém pode responder…Sobre a Casa Plumm, Tanto no Cavaleiro dos sete reinos, quanto no Dança dos dragões e outros livros, é dito que os Plumm tem sangue Targaryen, Ben Mulato Plumm tem a afeição dos dragões da Dainnerys, e Tyrion até o interroga sobre essa particularidade…O que sabem sobre essa casa?

  • Juliana Ribas

    Relaxa que tudo pra mim passa batido também, se não fosse o blog eu estaria boiando MUITO em mil tretas dos livros! kkkkkkkkk

  • Gildo Cravo Batinga Neto

    Bondade a sua. Até que eu consigo, mas esse ai foi fora de série.

  • Marcus Cruz

    tava vendo wiki a unica coisa relevante que diz é que eles são vassalos dos lannisters e que um deles se casou com uma princesa targaryen

  • Caio Cezar

    Se o Plumm era o Corvo de Sangue ou não é incerto, ele parece ser só mais um dos espiões do Corvo. Mas ele sabe de algumas coisas que era improvável saber em alguns momentos. Me parece que é uma questão que nunca vamos saber com muita certeza…

    Também vou reler este conto com mais atenção aos detalhes.

    Outra coisa que fiquei curioso neste conto é, quem matou os guardas que vigiavam o ovo de dragão?

    Quem roubou o ovo foi um dos anões da trupe como sugere Sor Duncan no fim do conto???

    Uma criança ou um anão pode passar pela latrina e roubar o ovo, e um dos anões estava fedendo muito quando Sor Duncan passa perto da trupe de anões, sim este anão pode ter roubado o ovo, mas como um anão poderia ter matado (seis ou sete?? não lembro quantos) guardas armados?? Ele poderia roubar o ovo sem os guardas perceberem, já que ele escalou a latrina (de onde nenhum guarda esperaria alguém sair). Mas lembro de terem dito que os guardas estavam mortos. Poderia ter sido o próprio Plumm?!

  • Henrique Conceição

    Alguém sabe me dizer o motivo para o Rei Maekar ter prendido o Brynden Rivers?
    Ele foi solto ainda no reinado do Maekar? Tenho a dúvida porque não entendo como ele decapitou Aenys Blackfire quando deveria estar preso. Segundo a wiki quem libertou o Corvo foi o Aegon quando rei.

  • guipazzetti

    Na verdade foi o Aegon que “prendeu” o Corvo pois este usou um blefe pra enganar o pretendente (que era legítimo). O Aegon não teve escolha se não mandar o Corvo pra Muralha, pois a palavra real tem que ser limpa. Sinceramente, acredito que o próprio Corvo tenha dado a sugestão pro Aegon, pois já estava com planos pra Muralha

  • Caio Cezar

    Mas parece que ele ficou preso durante todo o reinado de Maekar. Aí quando o Aegon V assumi liberta ele e o envia para a patrulha.
    Ou estou errado?