Martin fala sobre número de temporadas de Game of Thrones e final em filme

Foto: AFP.

George e elenco de Game of Thrones. Foto: AFP.

Depois da matéria da Entertainment Weekly em que David Benioff e Dan Weiss comentaram sobre o desejo da HBO de que Game of Thrones tivesse mais do que sete temporadas (número que eles mesmos planejam), e também falaram sobre a possibilidade de a série terminar no cinema, George R. R. Martin também veio a público dar sua opinião sobre o assunto.

Em seu (Not A) Blog, George disse, basicamente, que não há certeza sobre nenhuma dessas questões, afinal se trata de Hollywood. O autor revelou que desde a primeira temporada, quando conversou com um executivo de alto escalão da HBO, lhe foi dito que o canal queria que a série tivesse 10 temporadas, mas que isso não é nada definitivo (e nem as sete temporadas).

Martin também comentou sobre a possibilidade de Game of Thrones ter seu finale nos cinemas, uma hipótese que tem sido levantada com alguma frequência nos últimos tempos. Sobre o assunto, ele esclareceu que essa é uma ideia que não partiu dele, mas que como ele foi o primeiro a falar sobre ela em público, ele ficou sendo visto como o “pai”.

Ao final de seu post, ele demonstra mais uma vez que não tem uma voz assim tão ativa e decisiva nos rumos da série quanto muitos fãs parecem acreditar: ele diz que espera ter uma voz nas decisões quanto a esses assuntos, mas que sabe que sua voz será mais uma dentre várias.

Confira a tradução da postagem completa de GRRM:

Lá vamos nós de novo.

ENTERTAINMENT WEEKLY fez uma grande edição dupla sobre GAME OF THRONES. Quatro capas maravilhosas (colecionem todas, crianças!), e páginas e páginas de material… incluindo uma barra lateral sobre o quanto a série durará. Citações sobre isso já estão sendo reproduzidas em vários outros sites e fóruns.

Por exemplo, temos este:
http://uproxx.com/tv/2015/03/hbo-wants-game-of-thrones-to-stick-around-for-more-than-seven-seasons/

Essa discussão não tem nada de nova, é claro. Me fazem perguntas parecidas todas as vezes em que apareço em público, dou uma entrevista, ou ando em um tapete vermelho. Minha resposta habitual é uma variante de, “Eu não sei quantas temporadas a série terá.”

Eu não sei. Ninguém sabe.

Isso é Hollywood, amigos. Como William Goldman escreveu em ADVENTURES IN THE SCREEN TRADE, em Hollywood “ninguém sabe nada.”

Eu sei que David & Dan disseram em entrevistas que eles vêem a série terminando em sete temporadas. As pessoas me mandam e-mails sobre isso toda vez que eu digo “eu não sei” em resposta a essa pergunta, como se eu de alguma forma estivesse ignorante do que D&D disseram. Eu não estou.

Eu também sei que a HBO quer que a série dure mais tempo que isso. Eu sei disso desde o começo… bem, na verdade, desde o dia seguinte ao que o segundo episódio da primeira temporada foi ao ar, em que eu almocei com um alto executivo da HBO, que me disse, “queremos que isso dure 10 anos”. Eu confessei que 10 anos parecia bom para mim. Eu continuo a ouvir sentimentos parecidos da HBO todas as vezes em que encontro com eles, seja em Los Angeles ou Nova York.

E tem que ser dito que não estão decididas10 temporadas, e nem mesmo 7. No momento, GAME OF THRONES está garantido apenas para 6 temporadas. Isso é tudo a que a HBO se comprometeu, por contrato. Podemos especular sobre mais temporadas além disso, mas é só isso, especulação. Muitas coisas podem acontecer entre agora e a 7ª temporada, ou 8ª, ou 9ª, as coisas não podem ser antecipadas. Acreditem em mim, eu estive lá. Eu participei da equipe de uma série de TV de 1 hora que foi retirada do ar e que foi reconfigurada como uma série de meia hora. Eu fui da equipe de outra série que poderia ter facilmente durado 5, 6 temporadas… Até que nossa atriz principal saiu, e levou a maior parte de nossa audiência com ela. Eu tive um piloto que era tão bom que o canal pediu 6 scripts “reservar” e praticamente garantiu a nós uma abertura de meio de temporada… mas sem uma ordem de produção de verdade, isso não significou nada quando o canal sofreu grandes mudanças no pessoal, e novas pessoas chegaram.

Eu não estou dizendo que qualquer dessas coisas vai acontecer com GAME OF THRONES. Mas poderia. Coisas estranhas acontecem na televisão, e tem taaaaaaantos fatores envolvidos. Orçamentos. Contratos de atores. Novos programas em desenvolvimento. Audiência (apesar de a HBO não pesar tanto a audiência quanto as redes abertas, isso não significa que eles a esquecem). Prêmios.

A HBO geralmente renova seus programas por uma temporada de cada vez. Foi bastante incomum, no ano passado, quando eles chegaram logo após a 4ª temporada para comprar as temporadas 5 e 6. Blogueiros e jornalistas podem especular o quanto quiserem, mas nada disso vai significar nada até o ano que vem, quando a 6ª temporada for ao ar. Mais ou menos quando o segundo episódio da 6ª temporada estiver passando, a HBO vai comprar a 7ª temporada, esperamos… ou talvez, só talvez, eles vão comprar as temporadas 7 E 8. Mas mesmo se eles só comprarem a 7ª temporada, isso não significa que a série vai terminar na 7; poderia simplesmente significar um retorno à política original de contratar uma temporada de cada vez.

Tudo isso é uma maneira prolixa de dizer o que eu disse no começo: ninguém sabe.

Eu vejo que essa nova safra de histórias também levanta, novamente, a noção de terminar a série com um ou mais filmes cinematográficos. E em algumas dessas histórias, novamente, essa ideia é erroneamente atribuída a mim. Deixe-me dizer, novamente, que apesar de eu adorar essa ideia, ela NÃO se originou de mim. Foi uma noção que me foi sugerida, que eu entusiasmadamente endossei… mas já que eu fui a primeira pessoa a lançar a possibilidade em público, de alguma forma eu tenho sido visto como seu pai.

Claro, eu adoro a ideia. Por que não? Que escrito de fantasia não adoraria a ideia de um filme épico de centenas de milhões? E o sucesso recente da experiência IMAX mostra que há audiência para um filme deses. Se fizermos, eles virão. Mas o faremos? Não faço nem ideia.

Enquanto progredimos, espero ter uma voz nessas decisões. Mas a minha vai ser só uma voz no meio de muitas, e existem todos os tipos de fatores que podem entrar em cena. Vou dizer, sou incrivelmente sortudo de ter parceiros como a HBO, e David Benioff e Dan Weiss. Sete temporadas, dez temporadas, com ou sem um ou dois filmes cinematográficos… no fim, tudo que importa é que contemos uma grande história, com um grande final.

Nos comentários da postagem, George ainda falou um pouco sobre o destino dos livros. Quando questionado sobre se terminaria mesmo a série em só mais 2 livros, respondeu o que já havia dito algumas vezes: “Meu plano ainda é para mais dois livros. Mas é claro que já estive errado antes”.

Ele falou também sobre o final, quando perguntado sobre a possibilidade de ser um não tão surpreendente para os leitores: “Eu sempre tentei dar um final forte para todas as histórias que escrevi. GELO & FOGO não vai ser exceção. Vocês todos vão gostar do final? Alguns vão. Outros não. Isso vai acontecer, não importa como eu termine.”

Compartilhe:

Ao comentar no site você aceita as regras previamente estabelecidas.

Posts Relacionados

  • Gabriel Braga

    Cara, estou achando uma falta de respeito o que estão fazendo com os fans dos livros. Esse autor perdeu minha credibilidade por se vender.

  • Não vejo desrespeito. Comecei vendo a série, gostei muito, criei coragem e li os livros, e claro adorei e acho uma experiência muito mais rica do que a série (Isso que ela já é ótima).

    Acho que eles sempre deixaram muito claro, que os dois seguem caminhos diferentes partir de uma altura, e se você quiser ser feliz, é bom colocar isso na cabeça. Claro, tem coisas que eu gostaria de ver na TV que não tem nos livros, mas também existem coisas que ficaram ótimas na série e que não foram utilizadas nos livros.

    Não vejo desrespeito nenhum, apenas mais opções de desfrutar deste universo. Se você quer algo igual aos livros, você precisa relê-los, e não assistir uma adaptação.

    Por último: O cara encantou várias pessoas, e ele se dedicou muito a esse trabalho, é natural ele lucrar com isso. Ele não se vendeu, ele está colhendo os frutos que plantou.

  • adriano

    falta de respeito mesmo, do 4º pro 5º foram seis anos quero nem pensar quanto tempo vai levar pro 6º e se tiver 7º?

    vou ler o ultimo quando tiver a idade do aemon

  • Gabriel

    6º livro só em 2016/2017, 7º livro vai lá saber quando, 5/6 anos depois, e ainda fala da possibilidade de talvez ter mais livro, pqp.

  • Laiks

    Alguns pontos:

    1- Se o livro for terminar, ou pro final, com a tão esperada batalha contra os WW, faz todo sentido Martin querer que termine no cinema, para não sermos obrigados a ter uma batalha xota como foi aquela da Muralha. No cinema poderíamos ter uma grande batalha como em LOTR.

    2- Martin ainda nutre esperanças de que tenha mais temporadas para que ele possa terminar os livros antes, mas sejamos sensatos, isso não vai acontecer, serão 7 temporadas e a série terminará antes dos livros. No máximo teria 8ª temporada mas acho muito difícil, os dois produtores sempre foram enfáticos em quererem 7 temporadas.

    3- Particularmente já aceitei a ideia de ver o final na série ( mesmo sem saber se será exatamente o mesmo do livro, mas Martin e/ou produtores podem confirmar depois se foi o mesmo final ), porém gostaria também que após as 7 temporadas, terminasse com um filme, a decepção será grande em ter uma batalha pífia contra os WW na tv por questões de orçamento. De toda forma, essa ideia – do cinema – nunca vai acontecer.

    4- Sempre soube que o Martin não tem nenhuma autoridade real sobre a série, ele pode dá sugestões e só, mas nunca decidiu nada, isso sempre foi óbvio, ele vendeu os direitos dos livros pra tv.

  • Tem gente que acha que tudo que D&D fazem tem o aval direto do GRRM, só porque aparece o nomezinho dele como “Executive Producer” nos créditos de abertura. Volta e meia isso aparece aqui nos comentários. Aí tem que aproveitar essas oportunidades pra desmistificar.

  • Matheus Almeida

    Sim , George vendeu os direitos para HB0, mas se ele quisesse ele poderia chegar na HB0 e falar que a partir de hoje (exemplos a seguir sao situaçoes tiradas do meu imaginarios não leve-as a serio) Jon Snow é filho bastardo de Cersei , ou que na verdade o Bran não é aleijado ele finge ser aleijado pro Hodor te que carrega ele, ou Brienne é homem no final das contas , ou Melisandre é um White Walker. Eles da HB0 iriam ter que aceitar porque George querendo ou não ainda opina na serie sobre o que é bom ou não, ele não tem ”poder” de verdade , mas ele tem influencia muito grande mesmo, se ele quiser boicotar a serie ele consegue.

  • Castiel The Angel

    ”ou que na verdade o Bran não é aleijado ele finge ser aleijado pro Hodor te que carrega ele”

    Eu ri demais imaginando isso! kkkkkk

  • Messinho’

    Jon Snow é de Hollywood então…

  • Vaz

    Eu truco! hehehehe
    Ele não consegue boicotar a HBO, se não revelar o final correto vai ser alternativo então! HEhehehe

  • Lucas Nascimento

    Na verdade não, ele não tem poder de decisão lá, ele mesmo disse. O máximo que ele faz agora é dar uns conselhos, sugestões para os produtores, mas isso não quer dizer que o que ele diz, tem que ser feito.

  • Iury Peres

    terminar game of thrones com um filme seria a pior ideia ever. a audiência simplesmente não é grande o suficiente pra sustentar um filme com orçamento alto, e o formato da série é quase impossível de se traduzir pra um formato em filme. o máximo que se pode esperar é um series finale de duas horas, filme seria tiro no pé da hbo.

  • michel

    Concordo, até porque se a historia na série for igual a dos livros não vai ter graça nenhuma, nós poderemos ver duas historias diferentes em vez de só uma.
    E não podemos esquecer que a serie é uma adaptação.

  • michel

    Um final feito para o cinema não vai acontecer, seria uma traição com os fãs, obrigando o cara a ir para o cinema, o que eu acho que eles irão fazer é uma season finale de duas horas, um acordo com alguma distribuidora para ele ser transmitido nos cinemas e posteriormente na HBO.

  • MC Bananudo

    A única pessoa relevante para eles é o Benjamin Franklin, principalmente em notas bem verdinhas.

  • Alicia Jaramillo

    As obras literárias de George RR Martin que eu amo. Eu tenho o Jogo série completa of Thrones, uma série series HBO que é um grande sucesso até agora, é a minha série , eu adoro isso.