Leia capítulo completo de Barristan Selmy em The Winds of Winter

AVISO: Por motivos óbvios, esse post contém SPOILERS para aqueles que ainda não leram “A Dança dos Dragões”.

Barristan Selmy, por Mike Capprotti. © Fantasy Flight Games.

Já sabíamos há um bom tempo, desde 2013, que Barristan Selmy, o Sor Vovô, vai continuar a ser um personagem com ponto de vista em The Winds of Winter. Já havíamos divulgado aqui os resumos de dois de seus capítulos, feitos a partir de leituras de George em convenções. Hoje, trazemos um deles por inteiro.

E por que só agora? Este capítulo, apesar de ter sido lido por Martin em uma con,  só foi disponibilizado inicialmente como um capítulo extra nas edições paperback de A Dança dos Dragões, lançadas em 2013. Recentemente, porém, foi também disponibilizado no aplicativo oficial da série (disponível para Android e iOS).

O POV, como já sabíamos pelo resumo, traz um panorama geral dos preparativos de Barristan para um ataque contra os yunkaítas e seus aliados no Cerco de Meereen.

Enfim, sem mais delongas, boa leitura:

Ao ler e traduzir o capítulo, fiquei com a impressão de que Barristan vai acabar morrendo nessa batalha, mais cedo ou mais tarde. Afinal, três personagens POV – Barristan, Victarion e Tyrion – vão estar no mesmo lugar, e a tendência é que pelo menos um deles seja “eliminado” (como já adiantou o próprio George). Podemos seguramente riscar Tyrion da lista, afinal, além de sua plot armor natural, GRRM já declarou que ele e Daenerys eventualmente vão se encontrar, mas mais à frente no próximo livro. Sobram então Victarion e Barristan.

A City Besieged (Uma Cidade Sitiada), por Neisbeis.

A City Besieged (Uma Cidade Sitiada), por Neisbeis.

Uma passagem que me chamou a atenção é aquela em que Selmy reflete sobre a relação entre a “prata” de Daenerys e seus dragões: “Além disso, a prata havia estado por anos na companhia dos dragões da rainha, e se acostumara com a visão e o cheiro deles”. Na verdade, não se passaram sequer dois anos completos desde o nascimento dos dragões e esse capítulo, mas o pensamento de Selmy faz parecer que foram vários anos de contato entre a égua e os filhos da rainha. Será que foi um simplesmente um ato falho de George, ou é um resquício de um capítulo talvez escrito há muito tempo, talvez num momento em que ele ainda não havia abolido seu plano inicial de fazer um salto temporal de 5 anos no meio da série de livros? Sabemos, por exemplo, que Mercy foi escrito aproximadamente em 2001, então não seria a primeira vez que isso aconteceria.

E aí, o que acharam?

Vocês podem conferir os outros capítulos do livro que nós já traduzimos clicando AQUI. E não esqueça de dividir suas impressões com a gente nos comentários.

Compartilhe:

Ao comentar no site você aceita as regras previamente estabelecidas.

Posts Relacionados

  • giovani

    Em geral é um bom capiutlo, acho que possivelmente quem vai morrer é o Barristan. Victarion o moqorro possivelmente vai usar ele para impedir o Euron greyjoy, e Tyrion é Tyrion. Mudando de assunto como vocês consegue aguentar a espera de os ventos do inverno? Na boa terminei o 5 livro hoje tinha demorado pra começar o 5 pois estava esperando sair o 6 pra ler em sequencia mais não aguentei. E agora ao terminar o 5 me pego sedento pelo 6. E pensar que tem gente que já faz 3 anos que espera o sexto… Pobres coitados. Enfim alguém ai tem alguma recomendação de livros pra me ocupar ate o lançamento do sexto livro? afinal ou é isso ou eu me congelo ate o lançamento.

  • Murilo

    Onde eu encontro em Inglês?

  • Murilo

    Onde eu encontro em Inglês?

  • Nikolas M. Fortes

    A espera é ardua mesmo ! Eu indico outros livros do Martin, como a Enciclopedia (ótima pra voce aprender sobre tudo que veio antes da historia recente), os Contos de Dunk & Egg (ambientados no mesmo universo das Cronicas) e O Dragão de Gelo (que serve de inspiração pra serie tambem). Tem também os Wild Cards, enfim, muita coisa mesmo !

  • Mateus

    Já leu o Cavaleiro dos Sete Reinos? Conta a história de 90 anos antes da guerra dos tronos. Tem o Mundo de Gelo e Fogo também pra conhecer melhor o Universo e as lendas do mundo de G. R. R. Martin. Ambos ótimos livros

  • Gabriel

    Vejo muita gente indicando o Cavaleiro dos Sete Reinos, mas sinceramente achei bem fraco. Principalmente se for comparar com as Cronicas. Na minha opinião não vale a pena. Já a enciclopédia eu gostaria muito de ler, mas ainda n tive a chace =/.

  • Adriano

    Leia As Crônicas Saxônicas…. vc não vai se arrepender… Estou no livro dois O Cavaleiro da Morte…

  • giovani

    Então ainda não li o Cavaleiro dos Sete Reinos. si for pra pegar um dos dois, o mundo de gelo e fogo ou o cavaleiro dos sete reinos qual compensa mais?. Sobre As Crônicas Saxônicas Não consegui achar a venda o box, Dai não compensa muito. Mais achei o Box As Crônicas de Artur do mesmo autor. Será que é bom?

  • Adriano Machado

    Leia outras séries de fantasia:
    O nome do vento (cronicas do matador do rei), a série a Roda do Tempo, Prince of Thorns, bússula de ouro…
    Dessas, a que mais gosto é a Roda do tempo, já li os 3 primeiros, de um total de 14 livros.
    A editora intrinseca prometeu lançar um a cada 6 meses, em breve será lançado o 4o.

  • Leandro Soares

    Admirável capítulo, Barristan Selmy compartilhando seus medos, suas vitórias e mostrando que passou por diversas guerras e viveu até ser o Sor Vovô. Acredito que isso seja mais inspirador do que um Khal de cabelo grande. Barristan Selmy o último verdadeiro cavaleiro.

  • giovani

    O nome do vento infelizmente não curti. Prince of Thorns li ate o segundo e planejo adquirir o 3 logo. Agora a roda do tempo nunca tinha ouvido falar, 14 livros e bastante coisa. A qualidade não começa a cair ate no momento que você leu?

  • Beth Salgueiro

    ótimo capítulo, maravilhosa tradução. parabéns, cara… essa é a introdução do que vai ser, provavelmente, uma grande batalha, rivalizando mesmo com a blackwater… fiquei pensando que isso vai estar acontecendo no mesmo momento em que a daenerys encontra um khalasar e o drogon, e eles poderia chegar como reforço. até vi o drogon dando uma rasante na batalha e tocando o terror… rsrs. não aguento mais esperar pelo 6 livro…

  • Calvin

    Se Sor Barristan conseguir voltar vivo para Westeros, e caso Aegon seja mesmo descendente dos Blackfyre, acho que será o velho cavaleiro a matá-lo. Dessa forma continuará sendo dito que ele pois fim a linhagem do dragão negro.

  • giovani, estou lendo também A Roda do Tempo e a qualidade não cai.
    O que acontece é uma diminuição do ritmo, que no começo é bastante frenético, mas isso só ocorre bem mais à frente na série, mais ou menos nos livros 8 e 9, que é o que estou lendo (mais ou menos como ocorre no Festim dos Corvos nas próprias Crônicas).
    O pessoal diz, porém, que nos três últimos livros (que foram completados pelo Brandon Sanderson depois da morte do Jordan com base em material que ele deixou) a série volta com força total e o final é excelente.

  • Crônicas de Artur é realmente muito bom, por acaso foi o que li logo depois de ASoIaF. As descrições de batalha do Cornwell são ótimas, e não falta intriga também, vale a pena.

    Sobre os outros dois, são propostas diferentes: nos contos do Cavaleiro dos Sete Reinos realmente acompanhamos um cavaleiro e seu escudeir (Dunk e Egg) o, em POV, e podemos ver como era Westeros 100 anos antes das Crônicas. O tom é um tanto menos pesado que o da série principal, porém, mas é uma leitura muito boa.

    O Mundo de Gelo e Fogo, por outro lado, tem a proposta de ser um livro enciclopédico, escrito por um meistre da Cidadela. É uma leitura mais maçante do que os contos de Dunk & Egg, certamente.

  • Tem no app oficial Murilo (os links para baixá-lo nas lojas estão no artigo).

  • fernando

    A enciclopédia é interessante, mas o melhor sao as imagens…dificil de decidir qual a pagina mais linda….

  • giovani

    Vlw pelas dicas, vou de Crônicas de Artur e a roda do tempo mesmo. Mais pra frente eu pego o mundo do gelo e fogo e o cavaleiro dos sete reinos.

  • ferakmi

    Seria legal se Jon Connington matasse o Aegon kkk

  • Matheus Almeida

    Sor Vovô morre não. Ele é tipo a Arya pra mim,entao ele vai morrer não. Leva a sacerdotisa do demônio do fogo 😀 . Dany ainda vai chega na guerra no Drogon junto com uma horda dothraki gigante e roda a baiana e mostra quem manda ça poha

  • De fato, talvez descobrindo que havia sido enganado por Illyrio, Varys e Toyne quanto à paternidade do menino, e já na beira de morrer pela escamagris.

  • Lelokino

    Concordo. Acho que aquela parada que o Moqorro fez no braço do Victarion o condenou a morte, ou ele já está meio morto, sei la.

  • Benjamim Oliveira

    Acredito que Sor Barristan morre na série de tv já na próxima temporada , nos livros acredito que não .

  • wildfire35

    Concordo com Felipe para mim Barristan morre no proximo livro, já na serie acho que morre nesta temporada mesmo.

    Tyrion não morre agora de jeito nenhum, e Victarion acho que ainda tem um papel importante a desempenhar (para mim ele vai roubar um dragão com aquela trombeta e depois ser morto por Olho de Corvo).

  • Vaz

    Talvez ele encontre Jorah!

  • Vitor

    Se ele não morrer tentando soprar o chifre neh.

  • rerbert viana

    Bem eu gostaria de uma nova Rebelião Blackfire no meio disso tudo, até porque lllyrio deu um baú a Aegon que acredito conter a Blackfire, provavelmente Dorne os apoiaria, já que seu Princípe morreu tentando casar com Danny em Meereen

  • rerbert viana

    Bem, tem também as Crônicas de Arthur e as Crônicas Saxônicas de Bernard Cornwell. Muito fodas também.

  • rerbert viana

    Bem, a leitura é simples do Cavaleiro dos Sete Reinos, porém se você tem curiosidade em descobrir mais um pouco sobre a Rebelião Blackfire será um ótimo livro, até porque a segunda rebelião acontece no mesmo livro.

  • Adriano Machado

    Até onde eu li, a qualidade só aumentou, a história foi ficando mais interessante.
    Muitas pessoas que já leram a série inteira, acham que ela se estendeu demais, não precisava ser tão longa. Mas no geral, só ouvi elogios.
    Tem mais um detalhe interessante, o autor morreu após publicar o 11º livro, os últimos 3 foram escritos por outro cara… rsrs
    http://intrinseca.com.br/arodadotempo/

  • Calvin

    É possível: Connington indiscutivelmente tem afeto por Aegon, afinal o criou praticamente como um filho, mas muito é pelo fato dele, supostamente, ser o filho do seu “príncipe prateado”; e além disso sua doença é fatal, saber que se vai morrer não raro leva as pessoas a realizar ações extremas.

  • Cid D´Avila

    Pode ser que o Victarion morra. Porisso não tem nada sobre ele na séria. Aliás…. A série esqueceu completamente a Ilha de Ferro….

  • Matheus Laste

    Gostei do capítulo, me deixou mais ansioso ainda pelo sexto livro. Ele disse que o livro começa com duas grandes batalhas, então esperemos que ele as faça de forma tão épica quanto as expectativas dos fãs em torno delas.

  • Matheus Laste

    Gostei do capítulo, me deixou mais ansioso ainda pelo sexto livro. Ele disse que o livro começa com duas grandes batalhas, então esperemos que ele as faça de forma tão épica quanto as expectativas dos fãs em torno delas.

  • giovani

    Pois é Adriano li sobre isso ontem. Normalmente isso faria rejeitar a ideia de ler essa serie, Por o autor não ter terminado. Mais só por saber que quem termino foi o brandon sanderson, Eu lerei! Esse cara é muito foda. Ele consegue fazer os melhores finais de livros que já li. Vide mistborn nascidos das blumas e elantris. E The Way of Kings na minha opinião é uma das melhores series de fantasia. Rivaliza até com as cronicas do gelo e do fogo. Com apenas 2 livros já ta no meu top 5.

  • ferakmi

    Uma coisa que continua me intrigando mesmo depois dos cinco livros, é o real objetivo de Varys, ja que não existe um motivo realmente válido para ele querer colocar Aegon no poder.
    Li umas teorias sobre Varys ser um Blackfyre e essas conspirações meio loucas mas não achei muito convincente, ja que, colocando Aegon no poder, quem se beneficiaria mais seria o proprio Connington (ou Illiryo). Acredito que ainda exista um motivo muito mais profundo do que colocar um Targaryen ou Blackfyre no trono, ja que ele mesmo diz “servir ao reino, e não a reis”.

  • ferakmi

    tambem acho que Dorne se erguerá contra Daenerys, mas para haver uma rebelião Blackfyre, tem que existir um Blackfyre. Pensando assim, fica meio dificil construir uma rebelião, ja que Parte de Westeros apoiaria um Targaryen e não um Blackfyre (nem mesmo o proprio Aegon sabe se é legitimo ou não). No fim das contas acho que tudo vai ficar nessa “briguinha” de “eu sou o verdadeiro Targaryen”.

  • Joao Palmadas

    A Arya está marcada para morrer, Matheus. Eu acho que será no fim do sexto livro.

    Há seis personagens marcados para morrer: Robert Arryn, Tommen, Shireen, Arya, Stannis, Jaime e Cersei. Os outros, alguns devem morrer, mas não sei dizer quais.

  • charles arthur

    Que capítulo incrível, esse livro tem tudo pra ser o melhor de todos, me faltou o ar lendo assim como aconteceu com Mercy, pelo visto a espera realmente vai compensar!!

    ps. só eu acho que no final o fogo que Barristan vê vem de um dragão?

  • mauricio braglia

    Jonny compartilha esta fonte mano

  • Calvin

    Tempos atrás me ocorreu que Daenerys, perto do final, poderia sugerir um julgamento por combate entre Jon e Aegon, afim de descobrir quem deles seria de fato filho de Rhaegar. Mas atualmente estou começando a achar que seria muito clichê.

  • Matheus Almeida

    haha nem por um cacete a Arya morre. A Jaime, Tommem não sei,mas Cersei filho? Aquela lá irrito meio mundo de Westeros e Essos.Ela morre ou acaba presa/pobre.Stannis também é meio logico porque ele não pensa direito,so pensa no que é certo neh? Little Rob também ta na cara que loguim o Mindinho e a vadia da irma mais velha da Arya vao fazer ”ele cair do cavalo”. Mas,Arya não!!!

  • AVESTRUZ Q T SEDUZ

    De onde você tirou que eles estão “marcados pra morrer”? Tommen, Myrcella e Cersei, se tomarmos por verdadeiras e literais as profecias, devem mesmo morrer; quanto aos demais, nada mais que conjecturas podem levar-nos a tal conclusão, até onde sei.

    Vazou alguma info a que eu não tive acesso ou isso tudo é o que você imagina que ocorrerá? Não tô lançando mão de perguntas retóricas ou sarcasmo, vc pode realmente estar certo, só queria saber se deixei algo concreto passar ou se você apenas deu vazão a ilações suas.

    Quanto ao post, eu já havia lido o capítulo, mas os saúdo pela iniciativa.

  • Gomes, Allan Gomes

    É só comigo ou mais alguém não consegue carregar depois da página 4? Saberiam dizer como resolver?

  • ferakmi

    Aegon perderia feio kkkkkk, apesar de ter crescido e aprendido muito com Connington, ele cresceu em um barco que torna seu conhecimento e espaço limitado. Ja o Jon aprendeu a lutar em um castelo e na Muralha. Aegon perderia a cabeça logo de cara

  • Eduardo Amorim

    Não vou ler, já estou louco não li nenhum dos outros, acho que vai sair metade do livro antes do lançamento deste jeito.

  • Beatriz Medeiros Noleto

    Acho mais provável que o Barristan morra, mas gostaria que fosse o Victarion. Não o suporto.

  • Beatriz Medeiros Noleto

    Lamento mesmo, porque eu gosto muito da Arya, mas tem vários indícios de que ela vai morrer. Mas não no final do sexto livro, só no finalzinho da série. Ela tem muita informação, vai circular por muitos lugares para recolher mais informação e obter mais treinamento, e isso tem que servir para alguma coisa, alguma coisa GRANDE.

  • Matheus Almeida

    Se George mata a Arya eu espero acaba os livros que faltam, pergunto a ele se pretende escreve mais alguma coisa relacionada sobre os livros se sim eu espero ele cabar se não eu estoro os miolo dele <3

  • Calvin

    Também acho: Aegon treinou muito é óbvio, mas Jon além de também ter feito isso conta já com grande experiência em combate real, coisa que ainda não pode ser dita sobre Aegon. Talvez um Julgamento de Sete fosse mais interessante.

  • Joao Palmadas

    A Arya se condenou no último capítulo dela do livro “A Fúria dos Reis”:

    A caminho do bosque sagrado, passou pela Torre dos Lamentos, onde outrora tinha vivido aterrorizada por Weese. Os Frey tinham-na tomado para si desde a queda de Harrenhal. Conseguia ouvir as vozes iradas que saíam por uma janela, muitos homens falando e discutindo ao mesmo tempo. Elmar estava sentado nos degraus lá fora, sozinho.

    – O que houve? – perguntou-lhe Arya quando viu as lágrimas brilhando em seu rosto.
    – A minha princesa – ele soluçou. – Aenys diz que fomos desonrados. Chegou uma ave das Gêmeas. O senhor meu pai diz que terei de me casar com outra pessoa ou tornar-me septão.

    “Uma estúpida princesa”, Arya pensou, “isso não é nada por que valha a pena chorar”.

    – Meus irmãos podem estar mortos – ela confidenciou.

    Elmar deu-lhe um olhar de desprezo.

    – Ninguém se importa com os irmãos de uma criada.

    Foi difícil não bater nele quando disse aquilo.

    – Espero que sua princesa morra – ela devolveu, e fugiu antes que ele conseguisse agarrá-la.

    No bosque sagrado, encontrou a espada de cabo de vassoura onde a deixara e levou-a para junto da árvore-coração. Então, ajoelhou-se. Folhas vermelhas restolharam. Olhos vermelhos espreitaram seu íntimo. “Os olhos dos deuses”.

    O que Arya é que a princesa do jovem cretino Elmar Frey era ela mesma, a Arya Stark. E ela disse: “Espero que sua princesa morra”.

    Isso me parece um sinal forte que ela está marcada para morrer.

    E também tem a canção famosa na muralha, a Brava Danny Flint. É uma canção sobre uma moça corajosa que se disfarçou de homem e foi para a muralha, mas acabou estuprada e morta pelos próprios companheiros. Eu sempre associo essa canção a duas personagens, Brienne e Arya.

    A Arya está marcada para morrer, sim. Não sei se será no sexto livro ou no sétimo.

  • Joao Palmadas

    Eu já postei a resposta ao Matheus, logo abaixo, sobre a Arya.

    O Robert Arryn deve morrer, porque é óbvio que morto ele é mais valioso do que vivo. Só viverá enquanto Mindinho não consolidar sua posição no Vale. Aí, a Sansa estará casada com o herdeiro do Vale, logo usará as tropas do Vale para reconquistar o norte, e aí o Robert Arryn morre.

    A profecia sobre os filhos fala de “de ouro será suas coroas, de ouro serão suas mortalhas”. Por mortalha, se entende as roupas que usarão em seus enterros, mas no caso da Myrcella pode ser o véu que ela será obrigada a usar, já que perdeu uma orelha e ficou deformada.

    Stannis diz a Davos que viu a própria morte nas chamas, ou algo que ele acha que significa sua morte.

    Cersei diz ao Kevan que ela e Jaime vieram ao mundo juntos, e deixarão este mundo juntos também.

    Estão marcados para morrer. Como Joffrey Baratheon, Balon Greyjoy e Robb Stark, quando Stannis lançou as sanguessugas às chamas.

  • Matheus Almeida

    Não vai porque eu não aceito <3. Se George mata ela,eu espero ele cabar o livro e mato ele '.'

  • Debora Wolf

    Oi Giovani, acho legal ler os outros livros do Martin, O Cavaleiro dos Sete Reinos, O Dragão de Gelo e o Mundo de Gelo e Fogo… dá pra ir se distraindo também com os posts, blogs, teorias e comentários….kkkkk Segura a ansiedade!!!!!! UFA

  • GiuSal

    Por falar Barristan, eu acabei de ler o fodástico capítulo do Livro 5 em que Dany se pirulita nas costas de Drogon e o primeiro capítulo do sor Vovô. Fiquei com uma dúvida: como ele não reconheceu Tyrion na arena? Ele conviveu com o Duende por um belo tempo em PR, e o corte no nariz, anão, nariz cortado, anão, corte no nariz… será que o tico-e-teco do Cavaleiro andou falhando ou Martin deu uma escorregada?
    Alguém me diz algo…

  • Beatriz Medeiros Noleto

    Tem que levar em consideração a idade deles também, porque na faixa etária deles isso faz muita diferença em termos de força física e disposição. Se não me engano, Aegon tem uns 18 anos e Jon não tem nem 17. E o Jon (mesmo o do livro) é baixo e não particularmente forte. Será que só o treinamento seria capaz de superar essa desvantagem física? Acho que seria uma luta equilibrada.

  • Píi Eu

    Victarion é mó dahora, só saiu capitulo top!!

  • Pablo Rivers

    Acho difícil reconhecer cara, o Jorah demorou pra caramba pra perceber q o barba branca era o selmy e ficaram dias perto um do outro, o tyrion apareceu por um instante, com outro anão (pra mim anões são bem parecidos) sem um nariz (selmy saiu antes de ver o tyrion sem nariz) e distante na arena

  • William Novaes

    os anões estavam muito longe, a arena é tipo um estadio de futebol, e Tyrion e merreca usavam armaduras (com elmos) seria difícil reconhecer. ah e Barristan saiu de porto real antes da batalha da agua negra, logo ele deve desconhecer que Tyrion perdeu um nariz.

  • LeleStark

    Ah, nao sei… Interessante isso, mas nem tudo q sai da boca dos personagens é profecia.

  • Maria

    🙁 ah nem ow… tb acho que ele vai morrer!!! nossa, abomino esse victarion!! é um bruto frustado, com o cerebro de amendoim!!! espancou a mulher até a morte pq botou chifre nele… lógico, quem vai gostar de um traste desse!!! o sor barristan, todo felizinho porque os krakens estavam supostamente lutando do lado deles…Acho que essa morte vai ser feia viu… acho que vai ser tipo quando o ser rodrik cassel estava nos portoes de winterfell, pra tirar o theon de lá, e de repente, chegam os bolton… ele acha que eles vieram lutar do lado dele e estende o braço, e o que o ramsay faz? corta o braço dele fora…. afff as vezes , eu nao sei se amo ou odeio o george martin!!!!kkkkkkk