George R. R. Martin deixará de ir a convenções este ano para escrever The Winds of Winter

GRRM escrevendo em seu PC, no Wordstar para MS-DOS.

GRRM escrevendo em seu PC, no Wordstar para MS-DOS.

Mais uma postagem aparentemente inocente de George em seu blog, mas que inevitavelmente gera burburinho e especulação entre os fãs. Agora há pouco o autor fez um postagem em seu blog pedindo desculpas aos que esperavam vê-lo na World Fantasy Convention em Saratoga, em novembro deste ano. O motivo: não poderá comparecer à convenção por estar muito ocupado, principalmente escrevendo o que ele chama de “Filho de Kong”, The Winds of Winter:

Eu geralmente não participo da World Fantasy Convention (que não deve ser confundida com a World Science Fiction Convention, à qual eu só faltei uma vez em trinta anos), mas eu estava lá na última vez em que ela aconteceu em Saratoga, e foi muito bom. Uma cidade ótima, uma convenção maravilhosa.

Este ano a convenção vai voltar para Saratoga de novo, e eu estava esperando voltar também. Eu não vou ser convidado de honra, e eu não vou (que eu saiba) receber um prêmio; eu só queria ir.

Relutantemente, porém, eu tive que riscar Saratoga da minha lista de aparições de 2015. Não por uma razão que tenha a ver com a própria convenção. Eu tenho certeza que vai ser ótima. É só uma questão de tempo.

Eu tenho muito a fazer. Muitas coisas no meu prato. O Filho de Kong acima de todas elas.

Minhas desculpas a quem viu Saratoga na minha página de Aparições e planejou ir para me ver. Eu não vou estar lá. Vão assim mesmo. Vão se divertir muito.

Eu também decidi não participar da San Diego Comicon deste ano. Mesmo motivo. Mas já que a Comicon nunca esteve listada na minha página de Aparições, riscá-la não foi a mesma coisa.

Agora, a parte polêmica foi a frase com que George finalizou a postagem:

(Se eu terminar e entregar WINDS OF WINTER antes que essas cons aconteçam, eu me reservo o direito de mudar de ideia).

Claro que só podemos especular, mas o que é que isso significa? Que Martin já está adiantado o suficiente para considerar mesmo terminar os livros antes das convenções (a San Diego Comicon ocorre em julho e a WFC em novembro), ou é apenas otimismo? George sempre foi otimista em suas declarações sobre seu progresso na escrita, às vezes até demais, a ponto de causar decepção nos fãs quando a expectativa gerada não é correspondida.

Essa declaração de GRRM vem também em bom momento, porque dá a oportunidade de esclarecer uma questão que reapareceu entre os fãs brasileiros nas últimas semanas. Circulou novamente um rumor de que George viria à Bienal do Rio deste ano. Essa história, que surgiu no começo do ano passado, já foi desmentida pela própria Leya, que havia no entanto deixado a porta aberta para a presença dele em outro evento em 2015.

Entretanto, o fã brasileiro Geraldo Macedo esteve no cinema de George em Santa Fé no fim do ano passado e conversou diretamente com ele, que não mencionou nada sobre 2015 e falou especificamente em uma possível vinda a São Paulo, mas daqui a 3 anos. Esse relato Geraldo enviou para a gente e você encontra aqui. Uma visita ao Brasil nunca constou na lista oficial de aparições do autor em 2015, e se ele está riscando dela eventos que anteriormente estavam confirmados (e nos próprios Estados Unidos), uma vinda dele neste ano se torna muitíssimo improvável.

E aí, será que é possível mesmo que ele esteja prestes a terminar The Winds of Winter ou estamos diante de mais um episódio de expectativas exageradas? Pessoalmente, tento sempre manter as expectativas baixas, então não ponho muita fé que isso signifique alguma coisa concreta.

Compartilhe:

Ao comentar no site você aceita as regras previamente estabelecidas.

Posts Relacionados

  • Andrey

    Vamo trabalha

  • Gabriel

    Se ele conseguisse fazer isso, conseguiriam lançar o livro antes da 6ª temporada, seria uma boa. Mas como sempre, o jeito é sentar e esperar pra ver o que acontece.

  • Leo Guedes

    Sei la viu esse George podia tomar uns energéticos …

  • Gente, foi só uma piada do velho…

  • Bruno Tavares

    If you want fuck me, kiss me first! Cara n brinca com meu coração!!!!!! “Ventos do Inverno” esse ano seria mt loooooko… mas expectativas em baixa, infelizmente!

  • Adriano

    Termina no meio do ano…REVISÃO até o final do ano…. MAIS REVISÃO até meio do ano que vem…. lançamento no final do ano que vem, em novembro ou dezembro….

  • Leonardo Sette Pinheiro

    Uma pena, eu já disse isso aqui e volto a dizer: os livros são dele, a história é dele e ele deve(ria) conduzir no tempo dele…ou seja, se ele quer ir nas Cons que gostaria de ir, ele deveria ir e se divertir.

    Que se ferre o resto, ele não deveria se privar das vontades dele… ele demora mesmo a escrever… o que 15 dias não consecutivos iriam adiantar para tirar o “atraso”…

  • Weberson Rocha

    Eu torço contra o vento, torço pro galo então acredito que Martin termina esse livro antes de julho e quem sabe não possa vim na bienal do rio na qual estarei presente! #Euacredito!

  • Nicoli JLSantos

    Apesar de não ter a menor expectativa, espero que isso signifique que a ficha do velho ta caindo! Na mais otimista das hipóteses vamos correr pra comprar e ler o livro, tipo, um mês antes da estreia da sexta temporada de GoT. Mas é inevitável que GoT vai terminar sem que ASoIaF termine. Odeioo isso! Aceito que são coisas diferentes, curto as duas, mas pegar spoiler dos livros pela série ARGGGGGGGG

  • Concordo com isso, em certa medida, mas acho que isso é um modo dele mesmo se policiar pra conseguir terminar: a decisão de não ir nas cons partiu dele mesmo, porque ele quer terminar o livro mas sabe que as outras atividades em que ele se envolve frequentemente prejudicam a escrita.

  • Hahahaha eu também sou atleticano, mas boto muito mais fé no Galo que no Martin

  • Joao Palmadas

    Só eu que morro de tristeza quando vejo esse DOS aberto no pc do Martin? Se é por gostar da cor, ele pode mudar as cores do word.

    (A propósito, há boatos que ele vai lançar alguma coisa em outubro. Dizem que será mais um conto do Dunk e do Egg. Outros dizem que será o sexto livro, enfim. Quaisquer das duas alternativas, ótimo)

  • Anderson Lima

    Isso. Fica em casa e termina logo esse livro. Depois que você terminar pode viajar pelo mundo por uns 6 meses. Mas volta logo pra concluir a saga! xD

  • Erick Santos

    Crise de consciência ou saudade da saga! Ele deve estar querendo terminar logo! Para que as pessoas possam ler!

  • MatheusKrepel

    Só eu fiquei tentando ler o que estava na tela do computador na foto? Ter o livro esse ano seria uma maravilha mesmo, apesar de ser improvável. Eu leria até em inglês mesmo.

  • Mary Martell

    concordo 🙁 inclusive num to nem querendo ver a prox temporada p ao ter spoiler do livro, nem as partes q ja foram lançadas eu quero ler p não estragar a surpresa!
    peguei trauma pq tava lendo o livro 3 e assistindo a terceira temporada ai me deparo cm o red wedding sem ter lido antes 🙁 chorei por dois motivos, mais starks mortos e não visto eles morrerem nos livros :(((

  • Eduardo Felix

    Se ele entregar o livro até o final do ano, ainda precisaria de revisões. Até ser traduzido pra português… Mas tenho esperança! Taca-le pau nesse livro, George!

  • Thiago Padilha

    Esse livro tem que vir antes da próxima temporada (sexta). Não faz nenhum sentido a série caminhar mais rápido que os livros. Acho que ele vai sair tipo em dezembro pra vender até a alma e a série voltar em abril.

  • Leandro Soares

    Foco força e fé. hahahahahahaha
    Vamos lá Tio Martin, quero ganhar esse livro de Natal ainda este ano.

  • Gustavo

    Esse livro não passar de 2016. Mas só a revisão, mesmo se ele entregar, é um mês (ou mais). E tem muita coisa ainda. Mas George, vá se divertir e deixa esse livro um pouco! Além de a vida ser curta, ninguém quer mais capítulos arrastados da Brienne “só pra completar”

  • Leandro Soares

    Espero que sim, Gordo.

  • Paulo Vítor Ferreira

    I WANT TO BELIEVE!

  • adriano

    segundo uma fonte a identidade do azor ahai vai ser revelada dizem que vai ser o PRINCESO KENNY!!

    e o samwell tarly vai ser substituído pelo eric cartman

  • Monalves BR

    Uma coisa é certa, quando o sexto livro sair vai ter gente comprando igual água. Ainda tenho esperanças de ter Os Ventos de Inverno no natal.

  • Monalves BR

    Cara, não. Ventos de Inverno dará de 10 milhões a zero em Festim dos Corvos.

  • Breno Lemos

    Eu fiquei um pouco animado com a notícia, mas isso é principalmente pelo fato de eu estar muito ansioso pelo 6 livro e também pelos contos de “Dunk e Egg”, mas pra mim ainda acho que só em 2016 na melhor das hipóteses.

  • Mike

    O livro que sairá em outubro (dia 6) é a coletânea em inglês dos contos de Dunk e Egg, ricamente ilustrada por Gary Gianni! Os americanos/ingleses ainda não tinham os contos reunidos em um só livro… Você pode conferir essa informação aqui, no blog do próprio George R.R.Martin: http://grrm.livejournal.com/406858.html

  • Tá programado pra outubro o lançamento de uma edição gringa com os 3 contos de D&E, como saíram aqui no Brasil, chamada A Knight of the Seven Kingdoms.

    Segundo ele no blog, conto novo de D&E só depois de TWoW.

  • Maria De Fatima

    Mitou Ahuahuahuaha mto bom

  • Maria De Fatima

    Foi a primeira coisa que fiz AHUA

  • Homero

    Se vai ficar pronto no prazo que ele acredita não sei, mas só de demonstrar preocupação em terminar o livro a ponto de desmarcar esses eventos que ele curte tanto participar já me deu uma animada.

  • LyannaStarkWIC

    As crianças não podem sair pra brincar enquanto não terminarem a lição

  • Júlio Domeneghini

    Meu deus. o coração me subiu a boca. R’hllor por favor ponha sua luz do sol em Martin e faça com que ele termine o livro esse ano *;*

  • Luan Barros

    Acho que foi uma piadinha dele. É um exagero, foi uma forma de dizer que não vai dar pra ir nesses eventos e que ele está mais focado em escrever o livro.

  • Luan Barros

    Nem é possível isso cara, a próxima temporada é agora em abril.

  • João

    Esse ano vai ser difícil de sair, ele pode se dedicar bastante, mas é muito difícil, eu acredito que antes da próxima temporada saia, mas vai ser praticamente junto, lá por Fevereiro saí, eu to até perdendo o entusiasmo nos livros, a série COM CERTEZA vai terminar antes dos livros, cerca de 1 ano ou mais antes, porque o “Sonho” vai ser com certeza um livro recheado de conteúdo, e vai ser o último, então a atenção e calma do Martin vai ser dobrada, e eu, apesar de gostar de ler, gosto muito mais de GOT, apesar de constantes erros na produção ( estou dizendo em cortas cenas importantes ), eles são muitos bons, e essa figuratividade que temos na série é meio difícil de criar nos livros ( principalmente pra mim que não tenho uma imaginação fértil ).

  • RenanRCV

    E eu aqui cansado fazendo minha dissertação imagine uma saga desde a década de 90…

  • Eduardo Amorim

    Não acredito que ele esteja adiantando, mas já é um adianto para com distrações.

  • Ted Mota

    Peraí! Eu pensei que já estava acabando de escrever… :-O Meu Deus, mais quantos anos esperando????

  • Aegon Blackfyre

    Acredito que não devemos nos esperançar. Tendo em vista que esse é um dos livros mais esperados do mundo(exagero meu?), só vou dar fé que o livro tá perto quando começarem a liberar mais e mais capítulos.Na Dança, GRRM liberou uns 30 povs (corrijam-me se estiver errado) e até agora ele liberou uns 10, incluindo capítulos na íntegra, trechos e sinopses.

    Ou eles mudaram o protocolo ou ainda está muito longe

    Meu palpite é natal de 2016. É natal ($$$) e é inverno.

  • Aegon Blackfyre

    Ele quis dizer a 6 temporada

  • MARCIUS VINICIUS

    Se ele deixar para lançar em 2016, poderemos ter a esperança de vê-lo na CCXP em dezembro de 2016?

  • Mateus Candiolli

    Compreendo o que quer dizer, a grande diferença é que é muito mais divertido você desenvolver uma saga sua, uma história nunca antes contada, e para o qual você recebe para isso. ^^ hehehe

  • Mateus Candiolli

    Não esqueça que a editora dele disse que podem ser 8 livros.

  • Mateus Candiolli

    O tempo de diferença de tradução não é mais tão grande assim, é só pegar pelo Mundo de Gelo e Fogo. Ele foi lançado aqui no Brasil, pouco mais de um mês após o lançamento nos EUA. As revisões é que vão demandar um bom tempo!!! o.O

  • Thiago Padilha

    Cara, a próxima que eu digo é a sexta, essa já está pronta só falta a estréia.

  • Thiago Padilha

    Exatamente. Mas vou editar pra evitar confusão.

  • Thiago Padilha

    Eu acredito que tudo isso ai é marketing e eles vão lançar o livro um pouco antes da próxima temporada pra vender até não querer mais.

  • Jaren

    eu amo o Festim, então se der de 10 milhões vai ser um livro no top do meu coração hahaha

  • Ze Andrade

    Meu chute: Eu creio que ele concluirá o livro para que seja lançado no início de 2016. Ainda, é bem provável que muito deste conteúdo já deve ter sido compartilhado com D&D para subsidiar os roteiros da 6ª temporada! Nós provavelmente só teremos acesso à tradução PT-BR lá para o meio de 2016.

  • Rafael

    Mesmo ele terminando até novembro, acredito que teria que passar pela etapa de revisão, depois produção e marketing, que fazendo correndo demoraria algo perto de 6 meses. Bem, talvez menos, mas desde que Harry Potter acabou esse é o maior lançamento literário do mundo, então espere um grande evento em torno deste livro.

  • Rodrigo Pimenta

    Eu acredito que isso seja serio e ele pode terminar de escrever o livro esse ano. SO que mesmo assim ainda ia levar varios meses para fazer uma revisao do material antes de publicar.

  • Aegon Blackfyre

    Ah, um tempo atrás( mas ainda em 2015) um leitor perguntou no Not a blog se era verdade a notícia que andava circulando sobre o Martin já ter escrito 1000 páginas do manuscrito. E daí o GRRM respondeu e disse que nunca falou isso em lugar algum.

    Sei que isso n quer dizer nada, mas que fique aki registrado a quem possa interessar.

  • MadHatter

    Verdade! Festim foi tipo o livro que eu mais gostei de ler das Cronicas e espero por algo melhor que ele.

  • Arthur Furtado

    Ele só nao pode morrer, do resto pode demorar o tanto que quiser contanto que termine os livros!!!

  • Thiago Corrêa

    Uma Santa Fé nele, porque tá difícil.

  • Bruna Rafaela

    Tô ansiosa não. Espero ler Winds só em 2017/2018. Se sair antes, é lucro. ^~^

  • Guest

    Dificilmente. Se essas cons que ele já disse que participaria ele desmarcou, então ele, muito provavelmente, não irá se comprometer a aparecer em qualquer outra.

  • Patrick Ramos

    O problema da tradução nem vejo tanto como o tempo para se traduzir, mas sim a Leya fazendo isso. Espero que eles não façam um trabalho porco e cheio de erros apenas para lançar o mais rápido possível.

  • Ábner Neves

    Queria salientar que vocês traduziram como “Se eu terminar…”, mas no original diz “Should I complete…”, então, acredito eu, a tradução correta seria “Devo terminar…”

    Mas claro que eu posso estar errado, talvez essa inversão de pronome e verbo (como se faz em uma pergunta) signifique “se” em vez de “devo”.

  • Foi um uso meio incomum da palavra. Acredito que seria “devo terminar” se ele tivesse escrito “I should…”, sem a inversão de pronome e verbo, como você apontou.

    Não tenho a explicação gramatical (e não consegui encontrar), mas traduzi como “se” porque já vi algumas vezes o uso de “should” quase como um sinônimo de “if” (um pouco mais “rebuscado”) em frases como essa, que tratam de um cenário hipotético. A frase me pareceu mais uma possibilidade do que uma probabilidade.

    Nos próprios livros o George faz uso dessa construção. Veja essa passagem do 3º livro, em que Robb fala com Catelyn sobre nomear Jon seu herdeiro:

    “Should I die without issue, I want him to succeed me as King in the North.”

    Fica claro que é uma possibilidade, ele não acha que deve ou vai morrer realmente sem descendentes. Tem várias passagens parecidas ao longo dos livros. No mesmo livro 3, Tyrion fala com Bronn sobre a possibilidade de herdar Winterfell se sobreviver ao julgamento por combate (o que é naturalmente algo improvável, mas possível):

    “My lady wife is heir to Winterfell. Should I emerge from this with my head still on my shoulders, I may one day rule the north in her name. I could carve you out a big piece of it.”

    Ao que Bronn responde:

    “If and when and might be (…)”

    O próprio Bronn mostra que isso são apenas possibilidades. Aparentemente a expressão é usada em situações do tipo “na eventualidade de um evento x acontecer, tal consequência poderá ocorrer”, quase que exatamente como “if”. Não sei se consegui me fazer entender e se os exemplos foram bons, mas foi seguindo essa linha de raciocínio que traduzi também a frase do George na postagem do blog.

  • Ábner Neves

    Ah, sim. Desculpe o engano.

  • É impossivel… A série querendo ou não vai terminar antes dos livros, e o George não tem nenhum problema com isso, ele ja falou que são duas coisas diferentes e não liga se terminar antes.

  • Mateus Candiolli

    Isso é um perigo!!! Mas os últimos (Dança dos Dragões, Mundo de Gelo e Fogo, Dunk e Egg) não sofreram com esse problema, pelo contrário, passaram a fazer uma tradução direto do inglês para o português-BR ao invés de uma adaptação português -PT para português-BR.

  • Patrick Ramos

    O Festim dos Corvos também veio direto do inglês. Mas a Leya não tem se importado com a qualidade. Faz as coisas nas pressas e, consequentemente, os livros estão vindo mal traduzidos e com erros de revisão. Vide os exemplos acima.

  • Rodrigo MariMoon

    Que os Sete Deuses te ouçam O/…!

  • mauricio braglia

    Poxa finalmente uma declaração clara de que vai sentar e trabalhar no “Kong jr” olha lá em promeça é divida kkkkkkk
    Mas falando sério, eu não creio que ele vá lançar tão já o livro, a menos que ele já tenha tudo pronto a mais de 10 anos e esteja só esperando o tempo certo de publicar.
    Para mi essa é a verdadeira conspiração de Cronicas de gelo e fogo ……..

  • mauricio braglia

    heresiaaa!!!!! não pode nem salientar tal coisa, tem gente q morre só por ler uma frase tão obvia na mente de muitos kkkkkk

  • Vaz

    Tamo Junto!

  • Juliano Barreto

    Se esse véio morrer antes de terminar eu começo a terceira guerra mundial!

  • Sir Ponce

    Já foi dito aqui que esse “reme reme” é uma grande jogada de MKT. Ventos vai lançado no fim do ano no momento em que a série e os livros estarão alinhados, tornando todos potenciais compradores do novo livro.

  • mauricio braglia

    calma Lipe olha o coração kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk