Game of Thrones deve revelar final das Crônicas de Gelo e Fogo antes dos livros

Caminhos diferentes, por vezes, levam para o mesmo castelo.

Isso não é bem uma novidade para nós que acompanhamos todas notícias, entrevistas e acontecimentos que envolvem Game of Thrones e As Crônicas de Gelo e Fogo, mas algumas pessoas ainda tinham esperanças de que David Benioff e D. B. Weiss, criadores da série de TV, por saberem o final da saga, inventariam algo novo para não dar spoilers aos fãs da franquia de George R. R. Martin.

Não foi bem isso que eles disseram no painel ocorrido na Oxford Union, que também contou com a presença dos atores Kit Harington (Jon Snow), e John Bradley (Samwell Tarly).

Vocês podem conferir o vídeo logo abaixo:

Mais ou menos aos 34 minutos, a conversa passa a girar em torno da série ter alcançado o texto original, e Benioff diz que nunca foi a intenção deles dar spoilers aos fãs, e que esperavam que os livros acabassem antes, mas que não podem apressar George R. R. Martin ao mesmo tempo que não podem deixar a série de stand by por causa do elenco e etc.

Ele ainda confirmou que, apesar dar muitas (muitas) alterações e cortes em relação ao enredo dos livros, o gran finale da série será o mesmo:

“Por sorte, nós temos falado sobre esse assunto com George há muito tempo, desde quando vimos que isso poderia acontecer , e nós sabemos pra onde as coisas [nos livros] estão indo. Então nós basicamente seguiremos pelo mesmo caminho que George; podem existir alguns desvios no trajeto, mas nós estamos seguindo para o mesmo destino. Eu desejava que algumas coisas não fossem reveladas antes da hora, mas nós estamos meio ‘presos entre uma pedra e um lugar muito duro’. O show precisa continuar… e é isso que nós faremos.”

Como a Variety fez bem em apontar, mesmo que George R. R. Martin termine de escrever The Winds of Winter (Os Ventos do Inverno) livro antes da sexta temporada da série (o que muitos acreditam que pode acontecer, inclusive o velho, aparentemente), o sétimo e (supostamente) último livro da saga jamais ficaria pronto antes de 2017, quando a sétima e (supostamente) última temporada da série deve ser exibida.  Então é possível que os fãs precisem escolher entre a narrativa detalhada de Martin e as tramas mais “enxugadas” da adaptação televisiva.

Para tentar acabar com esse tipo de dúvida. Dan Weiss disse que vale a pena continuar seguindo os dois caminhos:

“Eu acho que o divertido para George será proporcionar surpresas para as pessoas mesmo que elas tenham assistido a série até o fim. Existem algumas coisas que acontecerão nos livros que serão diferentes na série, e eu acredito que pessoas que amam a série e querem saber mais — sobre os personagens que aparecem na série e as diferentes figuras que foram cortadas — terão que se voltar para os livros.”

Outros trechos notáveis da longa entrevista (que, como todas as outras, teve dezenas de perguntas que já foram respondidas mais de um milhão de vezes) foram:

  1. No início da entrevista, quando questionado à respeito das relações sexuais dentro de Game of Thrones, David compara a série com outras obras de fantasia como O Senhor dos Anéis, afirmando que as pessoas dos livros de Martin são reais enquanto “os hobbits provavelmente nunca tiveram uma ereção.”
  2. Por volta de 1h13min, os produtores falam sobre como eles avisam os atores sobre as mortes de seus personagens, geralmente com um telefonema dado antes que eles recebam os scripts. Mas parece que esse ano um ator escreveu uma longa carta explicando os motivos pelos quais matar seu personagem seria uma má ideia. Segundo Benioff, isso só fez com que ele quisesse matar o personagem ainda mais, ao que John Bradley (Sam) rapidamente respondeu:

“Na quinta-feira eu recebi uma mensagem do David que dizia ‘Esse ainda é o seu número?'”


O que vocês acham disso tudo? Estão conformados com o fato de que provavelmente descobrirão quem vai terminar a saga no Trono de Ferro antes de lerem o último livro?

Compartilhe:

Ao comentar no site você aceita as regras previamente estabelecidas.

Posts Relacionados

  • Muitos fãs não gostam, mas eles cumpriram o prazo deles. A série precisou andar… mas os livros…:p

  • Julio Caio

    Eu gostaria muito de parar de assistir nessas horas, mas já sei que não vai dar.
    Um porque não vou aguentar ficar sem ver a série, outro pq com certeza vou tomar spoiler de alguém.
    Infelizmente terei de ler os livros sabendo do final, “graças” a pressa dos produtores e a lerdeza de GRRM. Decepcionado com essa noticia =/

  • leo f

    Triste.
    Que velhinho sem moral!!

  • Eu acho ridículo. Preferiria que não houvessem spoiler e inventassem uma história. Quem nem como os animes fazem (vide fullmetal alchemist), mas, confesso que seria estranho. Nem pro Martin pensar em um final diferente e muito melhor pros livros do que o que foi revelado pra eles, só pra “desculpe, menti pra vocês porque sabia que isso ia acontecer”.

  • Eu acho ridículo. Eles poderiam fazer um final diferente, assim como os Animes fazem (vide FullMetal Alchemist), mas, seria bem filler. Galera ia reclamar do mesmo jeito. Mas, seria bom se o Martin fizesse um final diferente nos livros só pra trollar tipo “menti pra vocês porque sabia que isso ia acontecer”.

  • Roberto Junior

    É nessas horas que eu penso que a vontade da HBO de estender Game of Thrones por umas 10 temporadas não é uma má idéia.

  • Pablo Meireles da Rosa

    Que bosta, hein?

  • Thiago Corrêa

    Fazer o quê né. Que venham os spoilers!!!

  • Thais Lima

    Eu imaginei que isso fosse acontecer. Eu vou continuar vendo a série, não ligo muito para spoilers. Principalmente porque quando eu ainda estava lendo os livros recebi muitos spoilers, e mesmo assim muitos acontecimentos me pegaram de surpresa. Então acredito eu que a série ainda não vai me preparar pra certas coisas que provavelmente só acontecem no livro. E sendo sincera, eu to curiosa pra saber qual vai ser o final…

  • DihGamer

    Nem ligo….
    eu assisti a serie toda antes de ler os livros e agora estou lendo e estou adorando…
    ja que a serie vai mudar muita coisa então não vai estragar os livros =)

  • michel

    Essa sim é uma boa ideia.

  • michel

    No God please nooooooooooooo…

  • Satie Uehara

    Opinião cada tem a sua e deve ser respeitada.
    Dito isto estou extremamente desapontada com o autor. Ele escolheu monetizar ao máximo a franquia dele, dispersando tempo em obras paralelas, etc, etc. Uma escolha que também deve ser respeitada, embora encaro como falta de consideração com os leitores: ficar envolvido com a trama pelos livros e saber o desfecho pela televisão. Não tenho certeza mas considero isto inédito.

    Frustrante no mínimo.

  • Juninho Lima

    Esse mimimi todo, pra quê?! Isso estava tão óbvio e reclamar agora não é válido. Quem leu sabe que N coisas que aconteceram jamais serão mostradas na série, e será da mesma forma com os futuros livros, então por mais que hajam spoilers e saibamos o final, ainda haverá o que descobrir.

  • Só pra lembrar vcs, George já demorava pra publicar seus livros mesmo antes de Game Of Thrones.
    Se vcs se sentem frustrados, quem dirá os fãs americanos.

  • laysguerrero

    Já estava meio que óbvio que isso iria acontecer. Ainda mais com o Martin sendo o escritor mais lento da história, mesmo que o livro 6 tivesse saído em 2014, nunca que conseguiria fechar a trama antes do fim da série.

  • Marvin Austin

    Será que esse ator que eles falaram é o Thomas Brodie-Sangster? O Jojen Reed? Intrigas até nos sets de Game of Thrones kkkkkkk

  • Vaz

    Concordo com a sua opinião. Ele tem todo o direito de fazer o que fez, se fosse eu talvez faria o mesmo se tivesse meus 65 anos. Mas…é triste ler mais 2000 páginas sabendo o final. Eu decidi não assistir mais a série e talvez fique longe desse site que gosto tanto 🙁

  • adriano

    o culpado disso acontecer não será a HBO e sim o george martin.

    quem lia os livros antes de lançarem a serie sabia da demora do martin lançar os livros.

    os caras investiram dinheiro nessa serie e eles tem contratos a cumprir e tem que fazer o final como no livro sim.

    fazer um final alternativo da historia real é triste

  • Maiara Salvador

    Martin começou bem, o primeiro livro foi publicado em 96, o segundo em 98 e o terceiro em 2000, depois desse ele desandou e levaram 5 anos pra sair festim e mais 6 pra sair a dança. Agora é sentar e esperar pelos próximos 20 anos…

  • Silvano Ferrari

    sei em partes como é a sensação de ver a série depois de ler os livros, porém tb sei como é ler os livros depois de ver a série (Comecei a ler durante a terceira temporada, entao vi as três primeiras temporadas sem saber nada dos livros, depois terminei todos os livros antes da 4ª temporada e vi sabendo o que aconteceria) Posso dizer que ler os livros sabendo o que acontece não é frustrante… pq as coisas acontecem muitas vezes de maneiras diferentes e MUITO mais detalhadas… o jogo político é bem mais interessante pq vc consegue ver todos os detalhes, coisas q na série passam batido (ex. quem matou Joffrey, por mais que os detalhes estavam presente são muito rápidos e sutis…)
    Gosto das duas mídias, aproveito as duas de acordo com suas características…
    Aproveitem vcs tb sejam mais felizes e menos rancorosos =D kkkkk

  • Brenda Gomes

    Não queria que isso acontecesse, mas fazer o que né.
    E essa mensagem sublimar do John Bradley? To de cara

  • Vinicius

    Conheci as cronicas pela serie, então ver o final antecipadamente não vai ser algo tãããããão negativo (pelo menos pra mim).
    Acredito que vá ser interessante, pois quando fui ler os livros (depois da terceira temporada) me surpreendi tanto, foram ótimas surpresas.
    Por exemplo, só saberemos (assim espero) destinos como Coração de pedra, Mãos-frias, casa Greyjoy e outros pelos livros.
    Quero muuuuuuuito ler os próximos livros, mas quero ler algo com a qualidade dos anteriores, por esse motivo não gosto de apressar o Martinho Sanguinário.

  • Filipe Rodrigues

    Lamentável! O Martin é lerdo demais para escrever

  • Beatriz Barros

    Particularmente, eu não me incomodo com isso, visto que várias vezes já li livros e depois fui assistir sua adaptação para o cinema, agora será o inverso, pois a série irá acabar antes da obra escrita, mas o interessante é ver como a trama será representada em ambas linguagens. Só para lembrar que o Universo dos Livros ASIF é repleto de personagens e subtramas que serão finalizadas e que só quem acompanha a obra escrita vai conhecer.

  • Cecilia Saraiva

    Exato! Comigo foi igual… essa galera de mimimi está chateada porque agora vai acontecer com eles o que aconteceu com quem conheceu a série antes dos livros. Recebemos spoilers e agora eles vão receber spoilers da série. Ué, qual a diferença? Por que uma mídia é superior à outra? Dão valor demais a essa baboseira, é só um livro… série… tanto faz. Saber o que acontece na verdade só me estimulou mais a ler os livros e ver os “como”. Estou amando.

  • Rafael

    Eu acho até bom a série ter spoilers… não aguento mais esperar pra saber o final da história. Acredito que, mesmo os últimos livros sendo lançados com o final já conhecido por todos, o Martin vai criar alguma surpresa, não que altere o enredo central da trama, mas que sirva pra satisfazer aqueles que vão ler esperando encontrar alguma diferença do que viu na série. Aliás, saber o final não tira o prazer da leitura, eu mesmo me interessei pelos livros depois de ter assistido as duas primeiras temporadas.

  • Thiago

    Culpa do Martin ? Sério ? Colocam mais de 500 página de um livro em 10 capitulos, onde pelo menos 20% é cena de tetas pq a HBO ama isso e a culpa é do Martin ? Ok então…gostava da série mas nao a assisto mais, acho que deixa muito a desejar na qualidade do enredo…isso é opnião minha, é uma cópia mal feita do livro, muitas vezes chegava a ser frustante, nao irei ver o final da saga pela série, a menos que o Martin morra sem a ter escrito…só vou tentar me precaver contra spoilers, pq quando acontecer esse final vai ser complicado segurar o hype

  • Thiago

    Realmente, ele sempre demorou, e MUITO, só ver o tempo entre os lançamentos, talvez ele tenha ficado até mais rápido ! Mas que é frustante ver o final da saga na série e não no livro é, não tem como comparar o feeling da série com o do livro…por mais que a série seja aclamada, existem digamos “pequenas grandes diferenças” entre ambos

  • Eduardo Amorim

    Pq não pode ter um final diferente? E quem acompanhou os livros para de assistir? Ou assisti e sabe de tudo antes? Quem só assisti a serie nem saberia, ou se importaria com isso.

  • Eduardo Amorim

    Sempre soube que a série alcançaria os livros, mas tinha esperança de ser um fim diferente, mudar algumas histórias enfim, extremamente decepcionante o que vão fazer :'(

  • Eu pessoalmente não estou nem aí para spoilers e vou assistir a série de TV normalmente, porque como você o que realmente me importa é saber o “como” e saber do plano geral não vai atrapalhar em nada minha experiência de leitura.

    Mas justamente por isso, sou da opinião de que definitivamente uma mídia é superior à outra: na série os “como” são consideravelmente empobrecidos e “aclichezados” se comparados ao livro. Para quem quer ter a experiência do universo “como ele realmente é” (ou seja, como o autor o idealizou, afinal não é um universo compartilhado) acho que os livros são infinitamente superiores.

  • andrecatapan

    É ruim a HBO dar spoilers dos livros? Sim, é ruim. É o fim do mundo? Não, não é. Lembrando que, se não fosse a HBO, é grande a chance de que muitos de nós nunca tivessem ouvido falar de Game of Thrones. Além disso, não se pode subestimar o quanto o Martin pode escrever num único livro (Tormenta de Espadas valeu por 2).

  • “Monetizar a franquia” não tem nada a ver com isso. Ele sempre trabalhou em projetos paralelos enquanto escrevia a série principal, inclusive durante a escrita dos 5 livros que presumo que você tenha gostado e lido todos de uma vez, mas cujos lançamentos na verdade também demoraram bastante entre um e outro. Entre o terceiro e o quarto livros o intervalo foi de 5 anos e entre o quarto e o quinto foram 6. Nessa época não existia a série de TV e a popularidade das “Crônicas” era consideravelmente menor. Será que ele já estava “monetizando” desde então?

    A Dance with Dragons foi lançado há 3 anos e meio, o intervalo entre ele e The Winds of Winter ainda não está acima da média (principalmente se comparado com os dois últimos livros). A questão é que muitos lêem os 5 livros em bloco e ignoram (deliberadamente ou por não saberem mesmo) a data de lançamento de cada um deles e o já antigo histórico do autor de ser lento para escrever.

    Ele demorar a lançar os livros não é nenhuma novidade, a diferença é que só agora aqui no Brasil nós percebemos isso.

  • Leandro Soares

    Acho que o pior disso tudo são os Fãs que acompanharam desde o início a saga nos livros. Imagine as pessoas que não curtem assistir a série e preferem os livros. A série terminará primeiro e a internet trabalhará para que todos saibam como termina esta saga.
    Fico desconfortável com isso tudo, esperava pelo menos que fizessem algo mais ao teor da série.

  • Lionel Dayne

    Mas tem um porém, tenho medo de que se não fosse pela série eu nunca teria nem ouvido fala em A Song of Ice and Fire. E portanto nada disso existiria pra mim. O GRRM não só monetizou a série como a difundiu de maneira extremamente maior com suas escolhas.
    Aposto que 90% dos leitores atuais são pós-série e quadrinhos e todo o tipo de divulgação que veio com as escolhas do GRRM. Mesmo que voce seja um fã mais antigo há de se perceber que as escolhas dele aumentaram o publico de seus livros..

    Agora infelizmente pode-se escolher nao ver a série até terminar os livros. mas será difcil segurar isso pois os livros creio eu acabarão no minimo uns 2/3 anos após a série

  • Cecilia Saraiva

    Óbvio que livros são superiores em qualquer instância, não foi isso que eu quis dizer. Tentando ser mais clara: eu me referi não à profundidade, mas sim a essa questão dos eventos, as pessoas estão sempre muito preocupadas com spoilers porque se interessam mais pelos “o ques” do que pelos “como”, por nuances, palavras e descrições. Se é só para saber o que acontece (a maioria das pessoas trata a série apenas como entretenimento, não como uma paixão, diferente de quem faz questão de se envolver com a obra do Martin) realmente tanto faz se é pelos livros ou pela TV… elas querem saber se o Tyrion vai morrer ou não, se a Cersei vai se dar mal no fim, se os Starks vão voltar a ser uma grande casa, se a Dany tomará o trono de ferro com seus dragões, etc. São experiência diferentes, livro e TV, claro… mas para um propósito mais grosseiro tanto faz.

  • Felipe Bezerra

    Exato, passei a ler os livros após a 1 temporada, e mesmo sabendo que Ned seria decaptado, não me senti nenhum pouco frustrado durante a leitura, o mesmo aconteceu com o casamento vermelho,,, O fascinante na obra do Martin não é só o que acontece, mas a forma como acontece, a atmosfera que ele cria antes de cada evento marcante… Isso a série nunca irá passar e por isso os livros continuarão fodas mesmo após a série revelar algo…

  • Isso nunca foi problema pra mim, geralmente leio o livro depois de ter visto o filme. Tipo Clube da Luta, já vi várias vezes e só agora q resolvi ler o livro.

  • Joao Palmadas

    Eu acho errado. Eu acho que a série deveria ter um final alternativo.

    Se eu disser isso para os produtores, eles vão mudar de ideia?

  • Guest

    Eu não entendi. Por acaso os americanos têm mais direitos que os brasileiros?

    Eu tive o trabalho de aprender uma língua de gringo e vou ter que esperar para baixar minha cópia pirata no 4shared em língua que não é a minha (sabe que até hoje não colocaram lá um ebook pirata de “The World of Ice and Fire” em português?) enquanto eles podem ler o George no original, sem precisar de dicionário nem nada. Eu acho que eu tenho mais direito de me sentir frustrado que o leitor americano.

  • Byanca Morais

    Sempre me incomoda a forma desrespeitosa que tratam o Martin pela demora na publicação dos livros e o que se agrava com os “mimimis” por causa da tv. Gente, são duas linguagens bem diferentes: os roteiros para tv e a literatura produzida por Martin. Não é possível comparar. Sou historiadora e sei o quanto é difícil escrever uma página. Imagine 5 mil e com um texto espetacular. Vamos parar de reclamar, de ofender os produtores e o autor e curtir essa história fantástica e super emocionante que são as crônicas. E espero que deixem o Martin em paz. Vamos respeitar as 3 décadas que o cara dedicou da vida dele para nos divertir de forma tão generosa.

  • Aegon Blackfyre

    E tem gente que teima que isso não vai acontecer.

    Eu é que não assistirei essa série. Ainda essa temporada acho que assisto, mas a partir da próxima nem pensar.

    Boa sorte aos que ficam.

  • Vamos pensar um pouco, não é preciso muito.

    O que a Lidiany quis dizer é simplesmente que se as pessoas estão frustradas e revoltadas com o Martin por 3 anos e meio de espera desde o lançamento de ADwD (aliás, menos, porque a versão PT-BR do livro saiu em 2012), que dirá os caras que já tiveram que esperar muito mais tempo por outros livros do autor quando eles foram originalmente lançados.

    Mas acho que pra variar é só trollagem.

  • Vaz

    Concordo em não criticar as pessoas envolvidas, afinal tudo no mundo gira em função do $ e a vida é um grande negócio. Mas…é tenso saber o final pela HBO, faltando ~2000 páginas pra terminar a série de livros que começou bem antes da TV. Posso pedir meu $ de volta se for no PROCON? Hehehe.

  • Vaz

    Mas o sentido de monetizar usado pelo Lionel está correto. Ele monetizou muito mais a partir da exploração da série de TV, HQ, etc. A monetização nesse caso tem relação estrita com a divulgação global. Como vc disse os livros demoraram a chegar aqui no Brasil, mas pode ter certeza que o próximos serão lançados simultaneamente, descontados o tempo de tradução é claro.

  • Sérgio Oliveira

    Na minha humilde opinião, todo esse mimimi por causa da série dar spoiler é infundável. Tipo, o último livro do HP lançou em 2007 e o último filme em 2011. Todo mundo já sabia como ia acabar, e ainda assim, o filme lucrou mais de 1 bilhão. A única diferença é q com GOT é ao contrário: a série vai acabar antes dos livros. Se vc pode ver um filme sabendo o final, pq vc n pode fazer o mesmo com um livro?

  • LadyTargaryen

    Eu só conheci os livros por causa da série, por causa de D&D. Não vou largar por causa disso. Do mesmo jeito que gosto de ler e comparar com a série, pq o contrário tbm não seria legal?

  • adriano

    qual o problema de saber antes dos livros?
    se o martin morre antes do final dos livros? como tu vai saber o final tu conhece alguém que saiba fazer psicografia?

  • Vaz

    Mas os “comos” perdem importância quando o fato já existe. Tipo: ótimo Edmure vai casar com uma Frey e tudo vai voltar a favorecer o Robb novamente,…, não, já sei que ele morre nesse casório. Simplesmente perde a surpresa e a consequência esperada do próprio ato.
    Isso é muito pessoal, mas a série devia ser considerada apenas uma representação das crônicas, nunca deveria ultrapassá-la.

  • adriano

    para se ter uma ideia ele começou a escrever os livros em 1991 e so foi lançar em 1996.

    olha quanto tempo passou de 1991 até hoje.

    na boa não é sendo desrespeitoso com ninguém eu até queria que o martin virasse um Matusalém mas velho só sendo muito otimista quanto ele terminar esses livros

  • Felagund

    Faz parte, além do mais, vai saber se o velho sobrevive pra terminar o livro….
    (batendo na madeira)

  • ferakmi

    Depende, se você entregar alguns milhões é capaz até deles incluirem você como o novo Rei de Westeros na serie…

  • GHOST

    Acontece que a série é uma coisa e os livros outra , Nada mais natural que sejam com desfecho diferentes

  • ferakmi

    Desrespeito né Aegon..
    O foda é que não teremos nem você nessa palhaçada..

  • Jonas Henrique

    Se os leitores lerem o ultimo livro antes da série terminar, Haverá Spoilers.

    Se os telespectadores assistirem o final da historia antes dos leitores, Haverá Spoilers.
    Não existe meio termo :c

    Estou me conformando com a situação, vou acompanhar a série e ler o ultimo livro tranquilamente…

  • Anon Anonimo

    ????????????????????????????????????????????

  • Jackson Macedo

    Comecei a companhar pelos livros no final de 2010!
    Mas tipo, é evitar internet por um bom tempo (quase impossível, devido as necessidades), é uma pena que seja assim, mas continuarei acompanhando até a sexta temporada.

  • Wagner Augusto Almeida de Mora

    Mas é só a HBO criar um plot diferente, como Verme Cinzento + Missandei, ou Jaime em Dorne que povo já reclama…

    Pra estender, tem que ter os fillers mesmo

  • Sem Nome

    Sinceramente eu acho que não é possível adaptar os livros 6 e 7 em duas temporadas, sendo que o próprio GRRM disse que ambos terão 1500 páginas.

  • mauricio braglia

    Concordo plenamente com vc só acrescento que, Ele ja concluiu a obra! ( fala sério um cara inteligente como ele pai do mindinho do varys não vai manjar de “jogadas” ) só esta ganhando tempo pra captalizar ainda mais com a serie dando spoiler do fim da estoria ai vai lança os livros quase como universo estendido da serie.
    (Direito dele saiu da cabeça dele o livro é dele normal, mas falta de respeito com quem acompanha os livros ponto)

  • mauricio braglia

    Concluindo estamos todos frustrados rsrsrsrs

  • O post do Lyonel veio depois do meu (apesar de aparecer acima, se quiser conferir é só colocar o mouse em cima do tempo de postagem). E com ele eu concordei.

    Meu post foi em resposta ao da Satie, que insinuava que a demora na escrita de TWoW estaria relacionada com a monetização da franquia pelo GRRM ao dispersar o tempo em obras paralelas (aqui presumo que ela se referisse ao Mundo de Gelo e Fogo). O que fiz foi apontar que ele sempre dispersou o tempo dele em outras atividades enquanto escrevia ASoIaF (é só olhar as postagens antigas dele no blog), só que ninguém aqui no Brasil sabia disso porque só começamos a acompanhar o processo depois que os 5 livros já estavam escritos.

    O ponto é que essa reclamação ser feita agora não faz sentido nenhum, porque a prática dele de não se dedicar 24/7 à escrita de ASoIaF não é de hoje, sempre foi assim e foi dessa forma que os 5 livros que existem até o momento saíram. A situação que ocorre atualmente com o 6º já aconteceu anteriormente durante toda a década de 2000 com o 4º e o 5º livros, e nessa época ele também fazia diversas outras coisas (publicava Dunk & Eggs, editava coletâneas, etc), mas obviamente que não fazia isso para “monetizar”, afinal a fanbase era infinitamente menor. Ele não está fazendo nada de diferente do que sempre fez, nós é que só acompanhamos a situação agora.

  • mauricio braglia

    Olha o lado bom tamo garantido se ele morre sabemos o fim da estoria tipo “ooh r+l=j quem diria …” ou ” humm… morre todo mundo que inusitado” rsrsrs
    ops acho q a serie não aborda r+l=j pelo menos não tão direto quanto os livros ou simplismente eles podem nem ligar pra isso ai lasca tudo kkkkkkk

  • ferakmi

    Pros produtores e pro Martin, o que interessa é só o dinheiro, eles vão no que da mais lucro

  • ferakmi

    A diferença é que HP terminou pelo mesmo meio que começou (livros).
    Ja ASOIAF começou em 1996 (tempo pra caramba), com o tempo conquistou varios leitores e agora vai acabar a historia atraves de uma séries de tv.
    Voce acha mesmo que se HP tivesse acabado primeiro nos filmes, não haveria mimimi por parte dos leitores?
    Mancada com os leitores..

  • ferakmi

    Só de raiva eu espero que o final seja tão ruim quanto o de Lost..

  • Anna C.

    Na minha opinião, é perfeitamente possível assistir à série e ler os livros, mesmo que acabe vendo spoilers. É que pra mim as experiências são completamente diferentes, então mesmo que o final seja o mesmo, nenhum substitui o outro. Esperarei pacientemente pelos livros, mesmo que só possa ler o último em 2022 ou até depois, mas nem por isso deixarei de ver o programa de TV. De certa forma, dá para considerar o fim da série como uma espécie de aperitivo, pois o grand finale escrito pela mão do George é simplesmente outra coisa de outro nível.

  • ferakmi

    O que desperta um sentimento de insatisfação gigantesco nos fãs como eu, é o fato de acompanhar toda essa historia durante todos esses anos e no fim, ter que ver o tão sonhado final do enredo atraves de uma produção que cortou varios personagens queridos e importantes, mas vai adaptar todo o enredo pra chegar no mesmo final…

    Eu sei que essa será a diferença entre a serie e os livros, mostrando a participação dos personagens que só existem nos livros na trama final.

    Mas pense comigo, a “magia” de ler e sentir aquela emoção assim como tivemos lendo o Casamento Vermelho, não existirá para o momento mais importante da história, ja que quando lermos o inalcançável e literalmente Sonho de Primavera, ja iremos saber o desfecho do enredo.

    O que quero dizer é que a “sensação” de quem terminar a historia pelo livro, será de “eu ja sabia”. Seria muito bom viver num mundo onde não existisse gente sacana pra dar spoilers apenas por maldade, mas esse mundo não existe…

  • Aegon Blackfyre

    hahahaha

    Vai ver no fim de tudo eu sou mt irrelevante. 😛

  • Aegon Blackfyre

    Que bom que vc acha isso. Menos sofrimento pra você.

    Não tem nada de mimimi. Não é você que acompanha isso há mais de 10 anos e agora vai saber o final na televisão, numa versão mal feita e cheia de erros e lacunas na história.

    Para quem começou agora é fácil falar.

  • Aegon Blackfyre

    1500 paginas de manuscrito. Quando passam na edição e nos cortes, o livro passa a ter 1000 paginas. São 2000 paginas dos 2 livros que faltam.

  • Anderson Lima

    vc foi um dos que não entendeu o final de lost, por isso não gostou? kkk

  • Anderson Lima

    Neste caso é diferente, pois veremos spoilers do final do livro em outra mídia.

  • A discussão sobre sabermos o final pela série antes dos livros na verdade é fundamentalmente diferente daquela sobre a demora na escrita do Martin, e uma crítica à venda dos direitos é uma via de duas mãos, porque de fato é um incômodo grande para muitos mas foi a própria existência da série de TV que fez a esmagadora maioria dos leitores conhecerem os livros.

    Não acho que seja muito inteligente culpar a demora do Martin por isso, pelo menos não agora. Se o George fosse levar em conta o ritmo dele (que já é lento há muito tempo) e esperasse terminar os livros para vender os direitos, essa situação não aconteceria, mas muitos de nós não estaríamos reclamando hoje em dia simplesmente porque sequer conheceríamos a série. Foi um risco que ele assumiu não hoje, mas há muito tempo, e foi esse risco que gerou também a popularização de ASoIaF e que fez a maior parte de nós estarmos aqui discutindo isso neste momento. Se é sacanagem com alguém, é com os caras que já liam antes da série de TV existir.

    Eu particularmente não tenho problema em receber o final pela série, mas sei que isso é uma questão altamente pessoal. Eu não me importo com spoilers, antes de terminar de ler a série toda eu já tinha me spoilado bastante por conta própria, até sobre uns plot points importantes como o nascimento dos dragões, o próprio Red Wedding e o aparecimento do (f)Aegon. Para mim é o recheio é extremamente mais interessante do que a conclusão de fato, e nisso eu tenho absoluta certeza de que os livros vão ser infinitamente superiores (ainda mais porque D&D não vão ter nem material fonte para se apoiar, apenas informações e outlines que o GRRM lhes passou). Pensando pelo lado positivo, vamos ver coisas na série e depois, quando os livros saírem, vamos ver como essas coisas realmente deveriam ter sido.

  • Martins

    Cara, eu tinha mta esperança de que os produtores tivessem mais respeito pelos leitores e que fizessem um final alternativo. Muito injusto você saber o final de uma saga tremendamente maravilhosa por uma série que, como disseram, é mais enxugada. E não adianta o argumento com: então não assista! Fato de você não assistir não impedirá você de receber grandes spoilers na internet. Isso é utópico.

  • Igor Soares

    Concordo com você.

  • Letícia

    Mudando de assunto, essa entrevista é bem legal. Eles enchem a cara!!! E dão alguns “spoilers” meio fajutos, pq a maioria já desconfia dessas coisas, mas ainda assim deram confirmações. A primeira coisa é sobre o destino de Jon. Alguém pergunta para eles quem eles gostariam de ser na série,senão fossem eles mesmos, e o Kit responde que gostaria de ser um Warg e entrar dentro de um lobo. Diante disso, um dos produtores responde : “two words for you: season six.”, ou seja, ” duas palavras para você: sexta temporada”. Isso confirma que Jon realmente viverá em Fantasma por algum tempo, embora na TV deva ser só por alguns minutos…A outra confirmação é que Jon realmente morrerá nesta temporada, conforme no quinto livro e não mais tarde como eu supunha…Isso quer dizer que essa temporada vai cortar bastante da trajetória dele para caber tudo em 10 episódios, o que é bem triste…

  • Letícia

    Muito bom!!! Eu acho que vai ser maluco cm tantos arcos para fechar, resolver tudo em duas temporadas…vai ficar o “samba do crioulo doido”.

  • Letícia

    E eu acho que é exatamente o que vão fazer…

  • Letícia

    Cenas de tetas!!!!!!!!!! LOL

  • Letícia

    Acho que saber o final antes de ler não influência muito não, pelo menos para mim, não será nenhum fim do mundo. Eu comecei a ler os livros muito tempo depois de assistir à série, depois da temporada passada, para ser sincera. Pela minha experiência, ler depois ter visto é ótimo, porque aí vamos lembrando das coisas e conhecendo mil personagens que nunca existiram na TV. Os livros tem muito mais conteúdo e são muito mais interessantes (minha opinião), por isso não acho que ver o fim na TV antes vai tirar a graça de nada e nem a minha motivação de ler o final do George depois. Sei que muita gente tem a mesma trajetória que eu, começou na TV e depois foi para os livros e imagino que essa seja a grande maioria das pessoas agora, portanto acho que não será um problema.

  • Daniel Miranda

    Cara. Não é questão de entender, foi ruim mesmo!

  • Daniel Miranda

    Discordo que pro Martin só importa o dinheiro. Quem já leu entrevista com ele sabe que ele recursou grandes produções cinematográficas dos livros.

  • Dafni

    hahahahahahah! entendo totalmente teu sentimento! mas eu espero que seja melhor que o final de Lost sim… =P

  • Dafni

    Acho cruel demais fazerem isso, tudo bem que eu comecei vendo a primeira temporada e depois fui para os livros, mas o seriado ficou mais como um ‘complemento’ – um alento enquanto esperamos o bom velinho terminar o próximo livro. O seriado é ótimo, muito bem feito, elenco demais e tudo o mais e sei que tem muuuita gente que apenas assiste ao seriado. Mas ainda acho chato fazerem isso… Meu primeiro pensamento foi “não vou assistir saporra, vou primeiro terminar os livros”, mas será que eu vou aguentar toda a pressão??? O que me incomoda bastante é que como eles disseram, o seriado enxuga muito e tu assistir primeiro o final tão esperado e’enxugado’ e provavelmente com um monte de coisa a mais que não existe na história original (porque não apenas cortam coisas, como adicionam mts coisas inúteis e ruins até) vai ser broxante… Se não fosse pela HBO eu não conheceria a série, mas talvez eles tenham crescido os olhinhos demais, vem com isso de que não podem deixar o elenco esperando, mas e porque não fazem mais temporadas para poderem contar a história com calma e com mais qualidade?? (daí, por exemplo, não teria o núcleo do Bran tão porcaria como foi…)

  • Lucas

    Meses antes de estrear a segunda temporada já tinha um pessoal especulando se seria possível a série ser finalizada antes dos livros na W.org. Acredito que todos nós sabíamos disso, lá no fundo, desde que a adaptação da HBO começou. Aquele friozinho na barriga. Quanto a mim, eu alimentava inúmeras e vãs esperanças de que isso NÃO acontecesse. Mas aconteceu. E não estou tão chateado quanto esperava, talvez um tiquito – mas só um tiquito.

    Porque ficar chateado, na verdade? Se o problema é com spoilers, bem… Questão de opinião mesmo, como muitos afirmaram educadamente nos comentários: eu pensava que me importava, mas ao ler esta notícia e algumas outras que anunciavam o ó-tão-terrível-fato, descubro que não. Curioso. Será que eu deixei de me importar com spoilers? Não, pois acho que eu seria capaz roubar o Kinder Ovo de alguém que me contasse alguma revelação de House of Cards, por exemplo. Mas é porque, no caso de ASoIaF, temos os livros. Livros!!! Toda vez eu arrepio quando releio qualquer um dos cinco em semanas aleatórias. Toda vez. Existe coisa mais poderosa neste universo que quinhentas páginas só de pura fantasia e êxtase? Por mais que o final seja revelado antecipadamente pelo show, isto não chega nem perto de abalar minhas expectativas para os próximos dois livros, e pelo que li, tem uma parcela significativa que parece, também, não estar abalada com esse fato. Infelizmente, como a série de televisão possui muitas limitações, mesmo mostrando o desfecho ainda assim ficaríamos sem saber de MUITA coisa que dez horas não seriam capazes de mostrar, aqueles pequenos detalhes aparentemente insignificantes que, juntos, estruturam uma teia fantástica, quase como um enredo paralelo ao principal. Tenho certeza que a experiência de ler o final escrito pelo Martin será uma experiência incrível, mesmo ciente do final.

    A experiência é que conta, né? Lamento mesmo pelo pessoal que acompanha ASoIaF desde tempos imemoriáveis, mas, se minha arrogância permite dizer, creio que essa galera deve conhecer muito bem o Martin para aceitarem isso, embora possa ser doloroso. Que venha este desfecho pela HBO, espero que a produção faça um excelente trabalho como sempre tem feito desde o piloto. Estou até imaginando a trilha sonora! Com certeza verei e com muita emoção. Isso não vai diminuir George R.R. Martin e sua obra em nada. A série terminar antes dos livros chega a ser simbólico, de certa forma…

  • Vou a lua ontem

    Algum ator ficou realmente puto por ter morrido. Não é a primeira vez que o povo da produção comenta isso. Aposto que essa morte não aconteceu nos livros…

  • Stephen Norton

    Falando em spoilers do livro dados pela série… Acabei de conhecer uma teoria muito maluca sobre o Daario ser o EURON GREYJOY…. Num primeiro momento, parece um absurdo, mas faz muito sentido quando eles apresentam os fatos. Procurem também por essa teoria (não sei se já foi postada aqui no site)

    mas o meu ponto é: se isso for verdade, TALVEZ explique porque na série resolveram (até agora) ignorar o núcleo das Ilhas de Ferro… e não escalar um Euron. Porque na verdade, eles teriam que botar o Daario lá nas cenas dele e estragar a surpresa do livro.

  • Stephen Norton

    Acho lamentável a escolha dos produtores. Acho que justamente por terem conhecimento do original eles tinham a obrigação de bolar um final alternativo, já que pretendem mesmo acabar a série antes dos livros. Ora, se eles não viram problemas durante todo o programa em alterar e cortar, por que fazer questão de um final igual?

  • Conheço a teoria, mas pessoalmente acho fraca e crackpot demais pra postar.

  • leandrosr

    Eu acho correta a decisão deles. Imagina acompanhar uma saga como essa e ficar com dois finais diferentes? Comparando se um é melhor ou pior que o outro? Ainda tem o fato de que George ter as linhas gerais do final na cabeça, mas não ter escrito isso ainda, apesar de eles terem o direito seria desleal com o autor da série que já revelou o final para eles.

  • Stephen Norton

    Acho mais desleal da parte deles usar o final que o autor só pretende revelar com… o final do livro XD Não vejo como algo ruim termos dois finais completamente diferentes, não. Escolher um favorito seria parte da diversão, para mim… Mas já disseram que não vão fazer isso, então só me resta lamentar mesmo :/

  • Stephen Norton

    É, pode ser só viagem, mas algumas coisas batem muito bem. E tem a coincidência de não terem escalado ninguém para o papel ainda (mas também pode não significar nada mesmo, tratando-se da série)

  • Karoline Lino

    GoT tem os fãs mais mimizentos do mundo! Hahaha (estou inclusa, sem ofensas). Uma hora reclamam que é “Fanfic of Thrones”, no momento seguinte querem o fígado dos produtores porque “estão dando spoilers dos livros, tinham que respeitar, criar final alternativo, blá blá blá”… assim fica difícil pra todo mundo!

  • Brad74

    Cara, mesmo eles dizendo que o final será o mesmo, tem muitos núcleos dos livros a serem finalizados que a série mal arranhou. Os Greyjoy com o Euron e o Vicatarion e a questão do Jovem Griff são fundamentais para a trama do livro.
    Creio que o final será igual em linhas gerais (quem acaba no trono de ferro, o fim dos personagens principais, etc…) mas acho que o season finale não irá atrapalhar tanto todo o detalhamento que as crônicas trarão.

  • ferakmi

    Para de ser hipocrita que voce sabe que o final de Lost fui MUITO ruim, nao vem com essa de “voce que não entendeu”. Foi ruim mesmo…

  • ferakmi

    Ou ele aceitou a produção que foi mais lucrativa…
    Não vejo outro motivo pra ele acabar a história pela serie se não for simplesmente por audiencia que consequentemente deixa a serie mais popular, que consequentemente tras mais fãs e que consequentemente tras mais pessoas interessadas na historia e compram os livros. Com tudo isso junto, temos um resultado: LUCRO.

  • ferakmi

    Agora não faz mais diferença mesmo..

  • ferakmi

    Dificil fica pros leitores que se sentem prejudicados, os produtores estão la nadando em dinheiro…

  • ferakmi

    Acho que vale mais a pena levar o final da historia atraves da serie como um “rascunho” e o final dos livros como algo mais refinado.

  • aran

    cara se vc leu os livro 4 e o 5 não tem como o euron ser o daario, os livros acontecem simultaneamente, e no 4 o euron ta nas ilhas de ferro e o daario ta literalmente do outro lado do mundo em mereen

  • Suzy Bishop

    Quem será que vai morrer? Eu estou achando que será o Mindinho. Quando o ator estava dando entrevista na premiere, ele foi tão evasivo. E parecia meio tristinho. Oq vcs acham?

  • Furiosa

    Isso é tudo culpa do GRRM! Eu não quero ver o fim pela série! A série não pode mudar muito do que está no livro, mas o livro tem que existir! Eu vou tampar meus ouvidos e não ver nada referente a série pelos próximos anos para poder ler os livros como tem que ser. Sou cheia de mimimi mesmo e estou muito frustrada com essa notícia. Em vez de o GRRM meter a cara na máquina de escrever vão revelar o fim na série. Péssima notícia.

  • mauricio braglia

    Só isso…… rsrsrsrsrs

  • jorge_lito

    De que adianta você abandonar a série cara? O livro 7 só deve sair daqui há uns 5 anos no mínimo. Daqui pra lá a série vai ter acabado e vão rolar spoilers por todos os lados.

    Prefiro ser surpreendido na série do que esperar os livros saírem já sabendo o que aconteceu, pois é isso que vai acontecer.

    Se você for esperar os livros, só digo uma coisa, cedo ou tarde você irá levar spoiler sobre o final da série e digo uma coisa vai ser frustante. É melhor ser surpreendido em uma das mídias do que já saber o final. Claro que seria bem melhor se lêssemos os livros primeiro, mas isso não irá acontecer.

  • Martins

    Sei lá, eles mudarem todo o contexto da série e mostrarem que o personagem X fica no trono e o Y morre.. nos livros pode nos mostrar caminhos completamente diferentes.. mas vc sabe que X fica no trono e Y morre. Eu acho isso mto chato, particularmente.

  • Martins

    O contrário que faz TODA diferença cara. HP é uma grande franquia cinematográfica, mas os últimos filmes foram uma verdadeira porcaria se comparado aos livros baseados. Graças a Deus que eu já sabia como terminava, pq tenho certeza que centenas de milhares não entenderam o desenrolar final.

  • Islan Oliveira

    Para mim que não gosto da série vai ser horrível, já que mesmo sem assistir, só se eu abandonasse a internet para não tomar spoilers… Vamos ver como será…

  • Daniel Miranda

    Caramba, não acho que seja legal você julgar o cara assim sem saber por fato que foi isso mesmo. Não creio que ele iria “enrolar” na escrita só pra série acabar primeiro e os livros venderem mais. Seria ridículo, ele já tem dinheiro pro resto da vida, não precisaria de tomar esse tipo de atitude gananciosa e de certa forma desonesta com seus leitores, ainda mais que é cobrado diariamente pra terminar os livros.

  • Letícia

    É impressionante como tem gente que não entende que TV é uma mídia complexa e o tempo é seu maior inimigo. Apesar de entender que os livros são complexos e 7 temporadas não é nem de longe um tempo razoável para explorar tudo, como temos visto, 7 anos na TV é MUITO tempo, quem dirá 10, como muitos queriam. Poucos programas conseguem se manter interessantes por tanto tempo. Há várias coisas que acontecem no caminho, como os novos shows que surgem chamando mais atenção e desbancando patrocinadores por exemplo, atores que envelhecem ou cansam de interpretar o mesmo personagem por tanto tempo. Até agora os recasts não incomodaram muito pq foram atores secundários, mas imagina se a Emilia Clark sai???Ou quem quer ver a Cersei (Lena Headey) com a cara esticada, cheia de plástica , ou ainda um Kit kit harington quarentão fazendo papel de garoto na muralha,”you know nothing Jon Snow”! Trocar esses atores seria igualmente patético…Tem que se entender que eles tem que acabar isso no auge e não como uma série chata que nunca termina! Dez anos na TV é uma geração inteira de pessoas que cresceu ou amadureceu vendo um programa, mas as gerações posteriores podem nunca ter o mesmo interesse. Tem que acabar logo. E sinto muito, se o George Martin não vai terminar a tempo, ele teve décadas para isso e não o fez. Que pena…mas aconteceu, fazer o que? Bora ver como essa historia termina na TV e esperar 10 anos para o final nos livros e era isso! 🙂

  • Mateus Aguiar

    Até que eu iria ver a série, porém, depois desse pronunciamento de Spoiler dos últimos livros.. Não vou assistir mais, já que sou fã dos livros não na série, assistia apenas por prazer, uma série rica em detalhes, e histórias, entretanto, agora eles querem fazer dela algo independente dos livros, para ganhar mais público..Claro eles sabem o final!!
    Prefiro esperar o George.
    Fico com George Martin!

  • Hcbraz

    Acho que no final das contas o final da série de tv será o único final que veremos. Acho que o Martin não vai terminar, infelizmente. Só deve sair o 6 mesmo que já deve estar quase terminando e só. Depois ele morre e ficamos todos orfãos…

  • ferakmi

    Não digo que ele fez isso de maneira planejada, uma coisa leva á outra, no caso, a serie de tv estourou e ele consequentemente começou a vender mais livros, mas o que voce tem que entender, é que ele e os produtores ja tinham uma noção de que a serie alcançaria os livros.

  • Yoshino

    AmHam Claudia, agora senta la!

  • Hildeni Antonio Gomes Junior

    Que estou P da vida por isso estou. Comecei gostar pela série, mas os livros deixaram mais complexo e sensacional. GRRM sabe que não vai perder fã com isso, pra mim é uma estratégia pra tirarem ele do foco pra ele terminar os dois últimos livros. E ao longo do tempo, percebi que ele tem que ter paciência mesmo. Os livros são muito inteligentes.
    E eu como fã, vou assistir, mesmo sabendo que nos livros vai ser muito mais foda.

  • Gostei mais do final de FMA no anime, hahaha.

  • Nicoli JLSantos

    Sei que nenhum leitor está achando bom, é claro! (suspeito que a galera que só assiste à série também não achava legal os spoilers) Mas desejo boa sorte aos que querem deixar de acompanhar a série por isso. Mandem pra CIA a localização do Líder do Estado Islâmico, com certeza vocês vão topar com ele.

  • Eduardo Amorim

    Vários autores já morreram no meio de suas obras, basta alguém continuar, mas em relação ao final, a serie já mudou tanto os caminhos dos personagens, já deixou tanta coisa de fora e deixou muito a desejar em algumas partes.
    Acho que o final das cronicas não devem acabar com a serie, para não estragar a surpresa, e por achar que a serie não tem condições de mostrar o que é a obra do George exatamente como ela merece.

  • Milene Ste

    Concordo! kkkkkkk

  • Milene Ste

    Gente mas porque encurtaram algumas histórias e núcleos então??? A série poderia durar 10 anos e ainda faria sucesso!!!!

  • Gleidson Oliveira

    Concordo em relação à duração da série, mas não concordo com a parte do “o George Martin teve décadas para terminar os livros e não fez”. Também não é assim. Temos que entender que ASOIAF são livros complexos e gordinhos. Não é qualquer um que consegue criar um universo com a dimensão de Westeros e os outros continentes. E, cada autor tem a sua forma de escrever. Se ele é um pouco lento, deixa ele ser um pouco lento (apesar de eu também querer que ele fosse um pouco menos lento rs). O George escreveu livros incríveis e uma saga tão vasta como essa vai demorar um pouco a aparecer. Vai que o George começa a apressar as coisas e caga tudo? O que temos de fazer é ter paciência com o velhinho e respeitar o tempo dele. Depois ele morre e vão colocar culpa na pressão que colocaram em cima dele.

  • Andréia Luiza

    Por isso que já parei de assistir o seriado há tempos!

  • MC Bananudo

    “Fuck you to those people” – George R.R Martin.

  • Laiks

    Foda, tinha esperanças no Victarion, Arianne e Aegon, agora sei que – por terem sido cortados da série – morrerão/serão irrelevantes pra trama principal ou até qualquer outra coisa.

  • Laiks

    Fico triste por receber spoilers fudidos pela série da pior maneira possível ( personagem importante nos livros cortados ), mas não culpo eles, se tivesse no lugar dos dois produtores, faria a mesma coisa ( em continuar pra terminar rápido, apesar que não faria algumas merdas como cortar Aegon, Arianne e Victarion ), eles tão fazendo o certo, quando Martin vendeu os direitos pra TV ele sabia que isso poderia ocorrer e lançou o quinto livro no ano que saiu a primeira temporada da série, se passando 5 anos e 5 temporadas de GOT e ele nem tem previsão pra lançar o sexto livro sequer em 2016, a culpa é dele pelo final acabar na série.

  • Vaz

    Opa, então te respondi de forma errada, foi mal. Hehehe.
    Mas agora concordo contigo, o Martin sempre foi assim, trabalhando em várias coisas ao mesmo tempo. Como vc disse, pros brasileiros parece que ele só escreveu as Crônicas até agora. Hehehe

  • Vaz

    Qual a sua dúvida Anon? Valeu.

  • Adriano

    Sei que é muito complicado, mas esta discussão é inútil e pensando friamente, teremos apenas uma pessoa que sairá perdendo com tudo isto: GRR Martim.
    Ele é quem será o autor de uma série de livros inacabada, na qual a maioria dos fãs ja saberão dos finais de seus personagens.
    Quem tem a perder é ele, que corre o risco de ser abandonado por fãs que podem ter o seu personagem preferido morto ou com um final não satisfatório e resolva não comprar os dois livros que faltam… ou talvez o último…. Quem tomaria prejú é o Martim….

  • Eu sinceramente não me importo. Sou fã da série e dos livros. Nesse caso acho q prefiro q acabe como os livros. Tinha até medo q acabasse como True Blood com aquele final de novela da Globo. Em caso q eles mudem de ideia e queiram fazer final alternativo, espero q não seja desse jeito. Q seja final épico de uma maneira ou de outra.

  • Melhor comentário que li sobre esse tema. Nem tinha pensado por esse lado. A maioria de nós fãs está apenas pensando nas consequências em nossa experiência de ler o livro. Para o autor dever ser ainda difícil passar por isso. Não só pelo lado comercial, mas pelo criativo também. Ter que pensar em maneiras de ser original sem se desviar do final planejado que muitos dos fãs já vão conhecer. Tenho esperança que daqui algumas décadas, quando série e livros estiverem concluídos, não vai importar por onde ficamos sabendo o desfecho primeiro, mas o poder narrativo sem igual de George R. R. Martin que só lendo o livro temos acesso.

  • Luanderson Camilo

    Aposto 100 e uma coca, que os finais iram ser diferentes.

  • muralper

    Concordo, Adriano. Mas penso em mim também. Vc dedica seu tempo, compra mapas, estudo os personagens, vê todos os vídeos do youtube, lê todas as histórias pré-Crônicas para ficar sabendo o final… por uma série de TV!!! Eu arriscaria não assistir a série e esperar o livro, mas é impossível evitar o spoilers. Ver o final pela série é meio que nivelar por baixo. Nós leitores do livro, vamos nos igualar aos fãs da série televisiva (em tempo, eu também sou fã da série de TV).

  • muralper

    Difícil esperar este cara, Mateus. Vc vai acabar sabendo todos os spoilers e, quando for ler, não vai ter mais graça nenhuma.

  • Hcbraz

    Você acha que ele ganha mais dinheiro com a série ou com os liros? E qual dá mais trabalho pra ele? Desde que a série começou, ele lançou o 5º livro que já deveria estar pronto antes da série começar e mais nada. A prioridade dele agora é outra! O plano original dele era fazer em 3 livros, e os 3 primeiros livros saem no intervalo de 2 anos de um para o outro, depois disso, o intervalo cresce muito. Para o 4º foi 5 anos e o 5º, 6 anos. Nota-se claramente que ele alterou seu plano original e por isso não deve mais saber o que fazer com tantos personagens e como terminar os livros de uma forma merecedora da trama. Pois eu tenho a sensação que vai virar tipo um lost que termina uma merda pois os autores deixaram a coisa grandiosa demais e não tiveram competência para fazer um final a altura. Acho que o GRRM sofre do mesmo mal. Se ele, e os editores, não forem burros, ele deve estar escrevendo a história toda e depois eles separam na quantidade de livros que acharem melhor. Tipo, ele escreve 3 mil páginas e eles transformam em 3, 4 livros. Se eu fosse o editor, faria isso. Lançaria de 2 em 2 anos para um lançamento não canibalizar o outro e já deixaria claro que já tem em mão a história toda e cada livro será lançado a seu tempo.

  • Tomaz Toshio Toyama

    Boa sorte pra viver sem internet até sair o último livro!
    Impossível fugir dos spoilers, infelizmente.

  • gio_ramos

    A sexta temporada da série não é o sexto livro. Tormenta de espadas foi dividido em duas temporadas. A quinta e a sexta temporada falarão de Festim dos Corvos e A Dança dos Dragões.

    Temporada na TV com Os Ventos do Inverno só em 2017 e com o último só em 2018….

  • Letícia

    Pior…se nem abordam determinados personagens é pq não são importantes mesmo…Nem dá vontade de montar teorias sobre esses personagens sabendo que são irrelevantes no final das contas! Ridículo…mas uma coisa é certa, considerando a adaptação deprimente que esses produtores fizeram em relação à alguns personagens e tramas da série, podemos ter certeza de que o final dos livros será Bemmmm melhor!!! Vou considerar o final da TV uma dessas teorias feitas por um fã no youtube, bem plausível, mas bem menos interessante do que se apresenta nas páginas dos livros.

  • Marcos Finatto Fontoura

    Eu até prefiro assim.. pois de qualquer forma iria assistir primeiro a série e depois ler os livros, pois o contrário me frustou muito!!! Assistir a série já sabendo o que iria acontecer não foi legal… agora ler os livros depois da série foi muito gratificante, só me fez amar mais esta série magnífica e virar fã de George Martin!!

  • Benjamim Oliveira

    O final pode ser igual , ja os acontecimentos que vão levar a esse final serão muito diferentes na minha opinão . Não acredito que os diretores façam corte de personagens aleatoriamente ou por falta de tempo . Acredito que eles retiraram uma parte de historia que ficara de fora da serie por não serem determinantes , mas são provavelmente dramaticas e sem duvida relevantes . Teraõ importancia nos livros . Vejam o que foi cortado : Jaime não conversa com Tyron sobre Tysha , fato importante no livro e que justifica Tyron matar o pai e deixa laro que ela não era puta . O nucleo do jovem “Aegon” foi cortado , sem septã misteriosa , sem um jovem que não tem idade para ser Aegon (Tyron afirma isso). Ariane que tb contracenaria com Aegon foi cortada . Então a pergunta é : qual a relação entre esses personagens cortados ?Meu chute : Varys coleciona pretendentes ao trono , provavelmente saberia se Tyron fosse um dragão mesmo que bastardo, tb saberia do ocorrido em castle rock entre ele , tysha e o pai ,.Pq não cuidar dessa mulher , proteger e preparar o filho dela ? Só palpite .

    Ps: Luminifera não é valeriana, a muralha é anterior a Valiria .

  • Stephen Norton

    yep. E imagino que essa história toda deverá prejudicar a relação dele com os produtores. Não deve ter coisa pior para um autor do que ter que ver sua história terminada por outra pessoa.

  • Ronan

    Ao que parece, a 5° temporada irá reunir o Festim e Dança numa só temporada, até porque além dos dois acontecerem simultaneamente até certo ponto, a trama do 4° livro é muito arrastada.

  • mauricio braglia

    muito interessante! não tinha ligado estas pontas soltas faz sentido

  • Érica

    Isso é sério??? Jon Snow realmente morre no livro 5? 🙁

  • Letícia

    Aparentemente sim…

  • Rafa Silveira

    Coisa mais fácil é fugir de spoiler. Já faz anos que não tomo nenhum, seja de livros, séries ou filmes. Só toma spoiler quem só reclama e não toma cuidado pra evitar.

  • Diego Ferreira

    eles queriam continuar junto com os livros se desse tempo….. se eles não tivessem feito merda no começo da serie em pular 70% do livro eles conseguiriam numa boa, e outra os livros de GOT tem muita coisa então a série deveria seguir o mesmo estilo de episodios de TWD ou Supernatural ou faz uma serie com 16 ou 23 ep pq so 10 ep confesso que fica uma porcaria pois pula coisa demais.

  • Leo Freitas

    Perfeito, Letícia!

  • Leo Freitas

    É o purgatório? kkkkkk

  • Carolina Devens Rabelo

    A série alcançou porque apressou e porque cortou plots inteiros e resumiu o plot do Tyrion inteirinho. Foi isso.

  • DemetrioSnow

    Poha, David, não sabia que você também fazia parte do grupinho que acha que denegrir Lotr ajuda a aumentar o prestígio de GoT ><'

  • o final dos livros já está desenhado no próprio título dos mesmos e quem são os dois homem e mulher principais dos livros e série.. está na cara.. FOGO… e Gelo…. sem mais spoilers… o futuro rei e sua rainha/princesa…simples assim

  • Rosa Mairy

    Como eu não sei… Mas quero Jon e Daenerys juntos!!

  • Priscila Novais

    Boa tarde, tenho acompanhado as discussões no viber e gostaria de saber em qual minuto do vídeo se fala a respeito do Jon, do lobo e do possível spoiler. Não encontrei, devo ter passado batido. Grata. Abraço a todos 😉

  • ybsnzjzjdhd

    Meeeh. Como vcs sao chatos.. pra mim vai ser ate bom, deixem se ser fanaticos, ver duas temporadas inteiras da serie sem saber dos spoilers vai ser otimo pra quem nao tem tempo ou paciencia pra ler esses livros.. imaginem que a gente viu as 5 temporadas inteiras ate agora ja sabendo de tudo, pq esses leitores chatos spoilam sem dó.. agora parece que o jogo vai virar a favor dos nao leitores.

  • Oi Priscila! Aos 22 minutos.

  • Paulo Frank

    “…um ator escreveu uma longa carta explicando os motivos pelos quais matar seu personagem seria uma má ideia. Segundo Benioff, isso só fez com que ele quisesse matar o personagem ainda mais…”

    Com ctza foi o Ian McElhinney, ator q interpreta o Sor Barristan, que escreveu essa carta. Dumb & Dumber deviam ter escutado ele e nao ficado putinhos com isso… Uma puta sacanagem terem matado o personagem daquela forma ridicula pra dai forçar o Tyrion a encontrar a Daenerys de uma forma tosca tb… Mta decepção!

  • júlio Ary

    Cansei de esperar o livro! Vou assistir a serie mesmo.