Conleth Hill comenta exclusão de personagem e motivações de Varys em Game Of Thrones

O ator irlandês Conleth Hill, que interpreta Varys em Game Of Thrones, foi longamente entrevistado pela Vulture e discutiu vários aspectos de seu trabalho na TV, incluindo sua atuação em outras séries como Foyle’s War e Suits. Destacamos abaixo alguns dos pontos mais interessantes da entrevista, que incluem comentários muito importantes sobre o enredo da 5ª temporada de Game Of Thrones e possíveis alterações em relação à A Dança dos Dragões.

Varys-game-of-thrones-21649190-1024-576

Você não leu os livros?

Não. Não foi preguiça ou algo assim. É só que eu ajo de acordo com o que está no roteiro (…) Sobre os livros, eu sei que algumas coisas vão acontecer, coisas que me contaram ou algo assim. Eu não quero ler uma cena brilhante nos livros que não estão na série (…) E a série e os livros são duas coisas diferentes agora. Muito diferentes. Eles deixaram de ser tão idênticos…

Especialmente com Varys, Porque nos livros ele não acompanha Tyrion em Essos.

Eu não sei se eu posso ir até lá! Mas sim, são dois enredos diferentes. E muitas conversas de Varys com Mindinho não estão nos livros, tampouco. Então, eles mantiveram o meu personagem vivo e me mantiveram também e eu sou grato.

mindinho varys

Mesmo que a série e os livros tomem caminhos diferentes, uma das coisas que a série faz é ajudar a esclarecer ou confirmar aspectos que poderiam ter sido desconhecidos para a pessoa cujo ponto-de-vista no capítulo. Tal como Arya ouvindo a conversa entre Varys e Illyrio na primeira temporada …

… Quando ela está se escondendo nas cabeças do dragão, sim. [espreitando] Informação é poder.

Illyrio_y_Varys_HBO

O que você achou do trailer da 5ª temporada ? No IMAX onde eu vi, todos aplaudiram quando você disse: “Quem falou alguma coisa sobre ele?“, Implicando que poderia apoiar Daenerys.

Bem, você nunca sabe muito o que dizer de Varys, mas ele parece menos cauteloso nesta temporada, é tudo o que posso dizer, e alguém preparado para declarar sua lealdade. Eu não posso dizer muito mais. Você sabe, mas eu não posso dizer, a menos que queira ser demitido! (Risos) Essa é outra razão pela qual a melhor coisa para mim é saber menos.

Suficiente. Mas talvez, sem dar nenhum spoiler, poderíamos examinar suas possíveis motivações, se ele está de fato apoiando a pessoa que todo mundo acha que ele está. Porque se ele está apoiando ela, como você concilia isso com suas tentativas anteriores para eliminá-la, como a tentativa de assassinato na primeira temporada?

Humm, porque a cada indivíduo é permitido mudar de idéia. há mais histórias no livro que não foram transferidas para a tela, envolvendo a busca de um herdeiro, então (sobre a perda de fidelidade) é provavelmente um elemento cujo fim é melhor do ponto de vista dramático e ajude entender as suas razões. Eu acho que em tempos de guerra, em termos políticos, as pessoas mudam de ideia o tempo todo. E algo que podia parecer uma boa ideia pode ser alterado em um piscar de olhos. A ordem de não matá-la (Daenerys) veio de alguém, assim como a ideia de matá-la. E talvez isso possa aparecer em episódios futuros, então eu não quero falar sobre isso. Essa é a minha maneira evasiva de dizer “Eu não sei!” [comentaremos sobre esse trecho em destaque da entrevista no final do post]

Independentemente do que Varys quer, se você pudesse colocar qualquer um no Trono de Ferro, quem você escolheria?

Provavelmente alguém como Samwell Tarly. Alguém menos nobre. Alguém que não tenha nascido para o trabalho. Mas, como diz Varys, ele tem que ter o nome de família certo. Esses tipos de pessoas não terão nenhuma chance. Mas isso é o que eu gostaria. Alguém humilde. Alguém não real. E não Varys. Ele não é um governante. E eu acho que a sua … desvantagem é a palavra errada, aflição é a palavra errada, mas ele não é levado a sério pelas pessoas por causa de sua condição.

As pessoas estão tão fixadas em sua falta de genitália nesse mundo.

E estariam neste mundo também. É por isso que ele e Tyrion são amigos, porque ambos são párias. Ambos foram deixados de fora. Ambos têm sido ridicularizados. Então eles têm isso em comum.

conleth-hill-as-varys-and-peter-dinklage-as-tyrion-lannister-_-photo-helen-sloan_hbo

Falando nele, Peter Dinklage diz que você é o cara mais engraçado no set.

Sim? Às vezes faço apenas para liberar a tensão ou desarmar uma situação que pode ser um pouco estranha, se estamos um pouco nervosos.  (…) depois que Peter ganhou o Emmy, eu o chamei de “Emmy” por alguns dias. Coisas estúpidas como essa, que não são engraçadas para as pessoas que não estavam lá. “Emmy não está pronto ainda?” Só para dizer que ele tinha mudado por que ele ganhou, mesmo que ele não tenha mudado nada. Eu não estou sempre contando piadas, não sou o Sr. engraçadinho o tempo todo, mas por que não rir um pouco quando você está trabalhando?

✖ ATENÇÃO A PARTIR DAQUI O TEXTO CONTÉM SPOILERS DE A DANÇA DOS DRAGÕES ✖

A afirmação feita por Conleth nessa entrevista confirma a suposição de que Aegon Targaryen (ou pelo menos aquele que se declara ser Aegon) não irá aparecer em Game Of Thrones. Quem leu A Dança dos Dragões sabe que Aegon foi supostamente mantido vivo por Illyrio e Varys (leia mais sobre isso aqui) em Essos e pretende reconquistar Westeros tomar o Trono de Ferro. A pretensão de Aegon ao Trono de Ferro seria mais forte do que a de sua tia Daenerys pois de acordo com as leis de sucessão do Trono de Ferro após a Dança dos Dragões, os homens passam à frente de todos as pretendentes do sexo feminino, por ser filho de Rhaegar Targaryen e herdeiro do Trono após a morte do mesmo e de seu avô Aerys II. Desta forma, caso esse Aegon seja mesmo real, ele teria mais direito que Daenerys ao Trono de Ferro. No entanto, teorias foram levantadas supondo que Aegon na verdade seria mais um pretendente Blackfyre (leia mais sobre isso aqui). Como nos livros ainda não foi provado que Aegon seja mesmo o filho de Rhaegar ou que ele terá alguma importância para a trama final (ele pode estar marcado para morrer), ou é possível que David Benioff e D. B. Weiss tenham definitivamente chutado o pau da barraca, assim como fizeram com Arianne e Quentyn Martell e cortaram toda a trama do jovem Griff da história.

daenerys tyrion 5 temporada game of thrones

Com essa alteração na trama, podemos nos questionar a respeito das motivações de Varys a partir de agora. Nos livros sabíamos que Varys estava apoiando e planejando o retorno do jovem Griff a Westeros. Todas as teorias sempre apontaram Varys como um real apoiador dos Targaryen (ou dos Blackfyre). Em Game Of Thrones, perguntamos se faz sentido Varys apoiar Daenerys a partir de agora? Como suas ações anteriores já provaram, ele incentivou o caos no reino, permitindo a morte de Ned, Robert e Joffrey, facilitando a morte de Tywin, impedindo Stannis de assumir o trono e alimentando a paranoia de Cersei em O Festim dos Corvos.Tudo isso para facilitar a chegada de um rei novo para restaurar a ordem nos Sete Reinos. Se Aegon foi mesmo cortado da história, tudo aponta para Daenerys como nova rainha governante.

A verdade é que, como o próprio Conleth afirmou na entrevista, a série e os livros são histórias completamente diferentes a partir de agora, e prever o que vai acontecer com alguns personagens está ficando cada vez mais impossível.

Compartilhe:

Ao comentar no site você aceita as regras previamente estabelecidas.

Posts Relacionados

  • spaizer

    só eu que acho que personagens como Aegon, Victarion, Olho de Corvo , Jon Conigton, Lady Stoneheart e cia, estão sendo deixados pras próximas temporadas? Ao menos assim espero, são personagens bons e importantes para o futuro da trama(a não ser que o Martin só nos fez perder tempo achando isso), eles não podem ser simplesmente cortados.

  • Júlio Domeneghini

    Se for pra mudarem. Como parece estar indicando o caminho. Espero q mudem tudo. Nao sei se dps dessa temporada inda irei ver a serie por spoillers do livro. Entao q mude totalmente

  • Laiks

    Mesmo antes da Dança dos Dragões, Aegon teria mais direito do que Daenerys, ele é o primogênito do herdeiro do trono ( Rhaegar ), Daenerys é apenas a irmã do herdeiro.

  • Matheus Laste

    Essa era a notícia que eu mais temia que viesse a acontecer. A revelação de Aegon como pretendente ao trono de ferro era o acontecimento que eu mais esperava ver nas telas depois da adaptação da Tormenta para a tv. Agora não tem Arianne nem Aegon, ou seja uma grande parte do Festim e da Dança foi omitido, sem sei o que pensar só sentir. Esperava que o Aegon aparecesse na sexta temporada já com o apoio da Companhia Dourada mas pelo visto vai ser difícil de acontecer. Sei que são obras diferentes mas esperava que pelo menos os grandes acontecimentos dos livros fossem mantidos. Agora nem isso mais, pelo menos com a série acabando antes eu posso esperar os livros para saber, sem nenhum tipo de spoiler, o que vai acontecer com ele (Aegon) a partir de agora.

  • JasonLannister

    Roteiristas de merda.

  • JasonLannister

    Nossa única esperança né?

  • Hulk de Diadema

    Que decepção. A melhor parte do livro é a viagem do Tiryon pelo Roine, e esses malditos tiraram. Ainda bem que nem tô mais preocupado com a série, desde a não aparição da Lady.

  • RedViper

    Acho simplesmente impossivel o Aegon ser descartado por ser um personagem irrelevante na historia. Cara depois de todo o clima criado no final do livro com Porto Real tomada pela neve do Inverno, o Corvo Branco pra anunciar a chegada do mesmo. Os caras na reunião com o c* na mão com medo de Dorne se aliar aos “Mercenarios” e o aparecimento do Varys com aquele discurso sobre o Aegon. Velho foda demais pro muleque ser irrelevante…pra mim ele vai virar o Rei, não sei se vai durar, mais vai.

  • Finalmente a série está tomando rumo diferente. Na minha opinião fica mais interessante. Na tv vc tem uma visão e no livro outra. E espero q eles continuem acertando, já q os produtores leram os livros, sabem como esse universo funciona.

  • Vou a lua ontem

    Por quê DIABOS o povo da HBO ainda reclama do fato de estarem muito próximos dos livros sendo que foram eles próprios que cortaram vários núcleos importantes da história? Por quê não trabalhar com personagens como Victarion, Euron, “Aegon”, Jon Connington, Quentyn, Arienne e Senhora Coração de Pedra que, além de serem importantíssimos, têm arcos interessantes e longos o suficiente para que tanto spoilers do livro 6 como invenções zuadas por parte dos diretos sejam evitados? A única explicação plausível seria a de que o pessoal da produção simplesmente cansou de seguir as obras do Martin à risca e resolveram tentar “provar seu valor” como criadores de conteúdo inventando acontecimentos e situações inéditas. Muito tosco.

  • la muerte

    Varys é um dos melhores personagens dos livros. Conleth Hill está ótimo no papel. Podem mudar seu rumo na série mas por favor, por favor, não estraguem o personagem.

  • LadyTargaryen

    Pra mim tudo isso só confirma o que acho desde que li o Dança: Esse Aegon não passa de mais um filler criador pelo Martin, e sendo assim, com ele provavelmente já morrendo no próximo livro, D&D acharam inútil contratar mais uma penca de atores e criar mais um plot que pouco acrescentaria as hIstórias principais. Até pq convenhamos, é ridículo depois de tudo achar que um cara que chegou aos 40 do segundo tempo tem alguma chance de sentar naquele trono e reinar.

  • Daniel Miranda

    O livro a partir do 4 passa a ter mtas tramas. Todas as casas passam a entrar na disputa e mostrar suas ambições. Isso que é o legal. Mas na série talvez eles pensem que vai ficar muita coisa, e não teria tempo de desenvolver todos os personagens como o livro desenvolve.

  • Belle S

    Eu n li a ultima parte do texto por causa dos spoilers, mas a ultima imagem me deixou tão feliz!!!! kkkk

  • Martins

    Antes dessa guerra teve o Grande Conselho de 101 que envolvia a decisão sobre a sucessão (entre Rhaenys, seus filhos e seu tio e primo).. mas isso foi por água abaixo quando Viserys I nomeou Rhaenyra como princesa da Pedra do Dragão a tornando sua herdeira.. depois dessa sangrenta guerra é que todos realmente concordaram que o homem sempre virá antes na linha de sucessão.

  • Joao Palmadas

    exatamente

  • MadHatter

    “Importantíssimos” ou super fillers e-e
    mas eu amo todos eles, omg, eu queria vê-los nas telinhas >:

  • Calvin

    Ambição, pura e simplesmente… e uma pitada de desejo de vingança, são o que parecem mover Mindinho. Mas quais as motivações de Varys? Esse pra mim é que é um dos maiores mistérios da saga.

  • Aegon Blackfyre

    ainda há 3000 páginas de manuscritos. Ele não chegou aos 40 do segundo tempo, digamos que foi aos 20… rs

  • Aegon Blackfyre

    Quando li a Dança e vi que o Griff era o Aegon já imaginava isso na série…

    que dó que dó que dó.

  • Aegon Blackfyre

    Em toda a situação o Aegon é o herdeiro legítimo.

    1) Ele é homem e herdeiro direto de Rhaegar, O Princípe.

    2) Independente de ter nascido homem, ele é mais velho que Daenerys, nasceu primeiro que ela, logo está na frente da Sucessão.

  • Kauly Bohm

    Claro que podem ser cortados. O Martin não tem nada a ver com a serie e se todos esses personagens fossem aparecer, a serie teria que ter umas 10 temporadas, coisa que não vai acontecer. Provavelmente a 6 ou 7 temporada serão as ultimas.

  • Kauly Bohm

    é verdade, quem escreveu o post deu uma viajada kkk

  • Hanna Martell

    Concordo com tudo que vc disse

  • Vaz

    A galera aqui fala como se tivesse acesso aos roteiros das próximas temporadas, hehehe. Acredito que Aegon e Victarion aparecerão nas próximas temporadas. A mesma história contada por caminhos diferentes.

  • Vaz

    Penso assim também.

  • Raphael Teodoro

    Só não entendo porque lançarem a Irmandade na 3ªTemporada. Mostrarem a ressurreição do Beric Dondarrion E simplesmente abandonarem o plote da Coração de Pedra! E claro onde estão os Greyjoys?

  • la muerte

    Não aparição da Lady Stoneheart, modificação de praticamente todo o núcleo de Dorne, adiamento (ou não aparição) dos Greyjoys, corte do Jovem Griff… a série tá me perdendo também.

  • Felipe Dias de Moraes

    Vao excluir o Aegon só pelo único e exclusivo motivo de que o D&D são apaixonados pela Dany e não querem outro personagem que possa roubar esse protagonismo dela ( que é extremamente exagerado na série, isso só prova o quanto os dois gostam da personagem)

  • Cid D´Avila

    Nossa! Que gente furiosa. Qual parte de “a série é uma coisa e os livros outra” não foi entendida? Quem já viu outras séries inspiradas em livros sabe que chega um ponto em que as obras tomam rumos diferentes.

  • Joao Palmadas

    A irmandade é importante no núcleo da Arya. Agora, não sei como vai ser. Tenho duas hipóteses:
    1) vai ser liderada pelo Peixe negro (e aí a Brienne e o Pod devem se envolver com eles), ou 2) vai simplesmente ser abandonada.

  • Joao Palmadas

    Nem tão depressa, o Martin gosta de surpreender os leitores. Isso pode ser mais uma surpresa.

  • Pablo Meireles da Rosa

    Ele é mais velho???

  • Leandro Soares

    Acredito que Peixe Negro faça parte da irmandade.
    Como ele ainda não apareceu nos livros e não veremos nenhuma cena em Correrrio, podemos dizer que os Freys agora dominam Correrio usando Edmure.

    Queria muito que Brienne fosse até Correrrio para pelos menos ela ter oq fazer e mostrar oq anda acontecendo por lá.

  • Leandro Soares

    Na série a Companhia Dourada quebrou um contrato (coisa que nunca fizeram).
    Agora fica uma dúvida, O QUE DIABOS VÃO FAZER COM OS MERCENÁRIOS???

  • Aegon Blackfyre

    2 anos mais velho.

  • Mateus

    Personagens que não estão na quinta temporada, provavelmente serão mortos nos proximos livros

  • Adriano

    Sim…por incrivel que pareça… Rhaella estava grávida da Daenerys quando Amory Lorch e Gregor Clegane mataram Elia, Rhaenys e supostamente Aegon…

  • Calvin

    Esse é um dos motivos deu ser dos que não acreditam nesse negócio dele ser o primogênito de Rhaegar. Outros são o fato das Rebeliões Blackfyre a primeira vista não terem qualquer relevância para o desenvolvimento do enredo atual, mas serem citadas em vários momentos, inclusive pela serie que, devido ao tempo limitado, deveria concentrar-se apenas no absolutamente necessário para a história; e não haver como Varys adivinhar que o bebê Aegon estaria desfigurado quando fosse apresentado a Robert.

  • Pablo Meireles da Rosa

    Olha, isso eu não sabia.

  • Pablo Meireles da Rosa

    Tu vê. Mas então a mãe da Daenerys e do Viserys escapou com eles pra lá do Mar Estreito? Qdo foi a grande tormenta do dia do nascimento da Dany? Não foi Antes da Rebelião? Como morreu a véia? EU NÃO SEI NADA! Não lembro de nada…

  • Martins

    Em nenhum momento questionei sobre a pretensão de Aegon pro trono que, sim, realmente é melhor que a da Dany (isso se ele for mesmo Aegon oq eu duvido e mto). Só comentei sobre a questão da guerra onde deixaram claro que o homem sempre vem antes.

  • Rei Ragnar †

    Se o personagem foi cortado da série, é porque provavelmente não fará diferença alguma no enredo final. Provavelmente morra no próximo livro. Martin gosta de enganar o leitor… Outro exemplo disso é o Benjen Stark. A maioria acha que tem algo sobrenatural e ele voltará de um jeito épico, quando possivelmente, a moda Martin, o cara apenas morreu. Morreu. Hahaha. Pronto. O único corte que lamentei mesmo foi Coração de Pedra, porque tem todo aquele fator épico, chocante e tal.

  • James Gonçalves

    Cara, eu quero pensar nisso, mas tu não acha que seria um encheção de liguiça mosntruosa?

    Exemplificando, vamos pela possível adaptação da Coração de Pedra pra série:
    Brienne espancou (e foi espancada) pelo Cão de Caça e saiu gritando pela Arya enquanto ela embarcada pra Braavos. Beleza.
    Pode
    ser que o arco dela com o Podrick nessa quinta temporada seja o mais
    filler da temporada inteira, até que ela “bate de frente”, do nada, com a
    Irmandade; é revelada à Coração de Pedra e o biriribororó todo que
    conhecemos (quem leu tudo, claro)… Tudo isso acontecendo durante dez
    episódios…

    Já botei na cabeça que essa série é uma versão
    alternativa dos livros. Que continuem com a obra e deixem o que está
    escrito intacto!
    Ao contrário de nós, os D&D têm grana pra pôr as
    próprias teorias em prática… Mas… De novo… Que fiquem longe dos
    próximos dois livros!

  • Gabriela Rosa

    Acho que eles não colocam esses personagens pra não terem que contratar mais atores, um simples corte de despesas mesmo por parte deles mesmo.

  • DihGamer

    Poise
    Se foi cortado e pq não vai ter uma grande importância pra historia e vai morrer rapidinho KKKKK
    Daenerys Wins! o choro a seguir e livre ;3

  • Rei Ragnar †

    100% Stannis. The one true King.

  • Martins

    Problema é que, ao que parece, a série se finalizará na 7 temp. Acho pouco tempo pra introduzir tanto personagem e dar um desfecho digno a trama, mesmo que alternativo.

  • Malu

    Oi Mateus, bom, acho que tem uma matéria neste estilo aqui no site, no qual o Martin fala que os personagens da serie que morrerem, não morreram no livro, acredito que o mesmo se poderia dizer dos que não estarão nessa temporada, eles podem vim adicionar nas próximas ou nunca adicionar, e assim a historia vai ficar cada vez mais independente. Eles perderam o objetivo de seguir o livro fielmente.

  • Malu

    Sinto que ele segue o trono, não ao rei que senta nele,e isso é muito legal! Acredito que ele vê o melhor pro reino, o tempo inteiro, e como se ele seguisse uma fidelidade oculta!

  • Thiago Corrêa

    Por mim, com corte ou sem corte, com personagem ou sem personagem, e as mudanças que virão, desde que a estória fique coerente tanto nos livros, quanto na série tá de bom tamanho!!!

  • Malu

    Verdade, dá impressão de mundo paralelos!

  • Jose Leitao

    Exato foi importante enquanto ela estava em Westeros, ela já pegou o barco e foi para Bravos não tem sentido continuar com esse plot da Irmandade.

  • Jose Leitao

    Na série eles não existem.

  • Jose Leitao

    Concordo, será só oposição ao Mindinho?

  • Jose Leitao

    Pronto, falou, nos livros é fácil passar uma ruma de capítulos mostrando uma viagem de um cara que de repente vira churrasco e não representa nada além de um filler sem consequência nenhuma.

  • Jose Leitao

    Joinha procê…

  • Gente, nada a ver com o post apenas gostaria de saber como vocês pronunciam Quentyn porque eu sempre fico na dúvida poskposk

  • Meistre Alex

    E personagens que estão na quinta temporada provavelmente também serão mortos nos próximos livros.

  • Calvin

    Também pensava assim, no entanto se fosse o caso algumas de suas ações não teriam sentido. Só pra citar, ele alimentou a paranoia de Aerys.

  • Completamente precipitado dizer “sem consequência nenhuma”. Muito provavelmente a morte do cara vai ter consequências políticas consideráveis (e bastante previsíveis, diga-se de passagem).

    Filler é a Arya, por exemplo.

  • Rodrigo Jambeiro

    Desde que coerente dentro da narrativa da série, porque não ?

    Nunca entendi esse pessoal que não consegue separar os livros e a série. Uma hora reclamam que não querem que a série mostre spoilers do livro. Outra (quando os produtores optam por seguir um caminho diferente), reclamam também das mudanças. Complicado lidar com esse povo…

    É bom esse pessoal procurar entender que a HBO, dado a problemas como o envelhecimento dos atores, o interesse dos produtores e do elenco em ir trabalhar em outros projetos, o espaço que deixaria vago em sua programação e as questões contratuais e gastos que teria mesmo com a série fora do ar, não tem como ficar esperando o Martin terminar os livros… Acho que é uma realidade clara que a série vai terminar antes dele lançar todos os livros que faltam (até porque, no ritmo que ele escreve, é obvio que dificilmente conseguirá terminar a saga antes de 2020).

    E além do mais, vale dizer que a HBO comprou o direito de adaptar a obra pra tv, então podem, legalmente, decidir a forma como irão faze-lá. E, embora, obviamente, não devam fazer mudanças radicais em razão do público que precisam agradar e da obra que precisam zelar, por outro lado, farão alterações em nome de adaptá-la ao orçamento e padrão de produção que possuem, assim como para dar um caráter autoral. Afinal, é a versão deles da história do Martin. Não teria o mínimo sentido eles adaptarem tudo igualzinho, não colocando nada de criação deles nisso.

  • Kauly Bohm

    A Arya não, ela ta presente desde do primeiro capitulo do livro é um dos personagens principais. O sapo é completamente inútil, consequências politicas teria de qualquer jeito, a morte dele não muda nada. A unica coisa que ele fez de importante foi abrir a gaiola kk

  • Adriano

    Ele é o segundo na sucessão do trono em Dorne… e a morte dele já esta tendo consequências… vide um trecho do capítulo de Arianne Martell do sexto livro divulgado aqui.

  • Adriano

    Rhaella engravidou de Daenerys no período final da Rebelião…. pra salvaguardar Rhaella, Viserys e a filha por vir, Aerys tomou a acertada decisão de envia-los para Pedra do Dragão, que é uma ilha…. durante o seu parto caiu sobre a região de Pedra do Dragão uma tempestade como nunca se viu antes que acabou por destruir toda a frota de navios que estavam atracados em Pedra do Dragão ou ancorados nas redondezas…Por isto o nome “Daenerys Nascida da Tormenta”… Rhaella morreu durante o parto… a guarnição que estava em Pedra do Dragão resolveu render-se, mas antes Sor Willem Darry, levou as crianças para Bravos…

  • LadyTargaryen

    Exato! As inumeras citações dos Blackfyre (mais do que nos outro livros, acho), além da profecia, é o que já me fazem acreditar fielmente que a pretenção dele não passa de uma outra tentiva de golpe da Casa Blackfyre, mesmo que o garoto acredite realmente que seja um Targaryen.

  • LadyTargaryen

    Mesmo assim não acredito que no final ele vá te dar o trono, parante xD

  • Calvin

    Petyr e Varys são os maiores responsáveis pela queda de Ned, como considero quase praticamente certo ser a Sansa a derrotar o primeiro, acho que será Arya a matar a Aranha.

  • Adriano

    O fato é que Martim ja alertou que o caminho tomado por D&D é um caminho difícil pra explicar certos pontos… Quando foi divulgado que Jaime iria pra Dorne e que não teremos Ariane e nem Quentyn, coloco em xeque a capacidade da HBO em desenvolver o núcleo de Dorne pra uma futura aliança com Daenerys… Quentyn tinha a função de ir até Daenerys e mostrar a ela que Dorne a apoia através de uma proposta de casamento… Isto porque devido a morte de Viserys, o casamento arranjado através do pacto entre Doran e Sor Willian Darry não poderia mais acontecer (casamento entre Visery e Arianne)…. Quem fará esta aproximação agora??? Trystane ao meu ver esta comprometido com Myrcella… Daenerys conseguirá o apoio de Dorne baseado somente no passado??? Daenerys não vai somente desembarcar em Westeros e conseguir aliados do nada… estas alianças deverão ser forjadas de alguma maneira…. Isto é somente um ponto já que neste meio tempo tem os Greyjoys, através de Victariom e Euron, onde Dany pode conseguir a sua armada pra chegar até Westeros… Como eu disse de alguma maneira ela tem que conseguir aliados e Targaryens e Greyjoys não tem praticamente NENHUMA ligação como tinham Targaryens e Martells no passado.. Percebe a minha linha de raciocínio… Antes de serem fillers estes personagens tem um plano de fundo e importancia no desenvolvimento da história…

  • Adriano

    De todos é o melhor Rei…

  • Adriano

    Um pouco confusa esta questão da sucessão ândala… Gosto mais da tradição Dornesa… mais simples…

  • Pablo Meireles da Rosa

    Isso deve estar no primeiro livro né? Eu não lembrava. Valeu =)

  • Tem como ser mais raso?

    Consequências só existem se tem algum fato para causá-las, então como é que elas “teria” de qualquer jeito sem o fato em questão? A rejeição do Quentyn por parte da Daenerys e subsequente morte dele muito provavelmente vai resultar em inimizade entre Dorne e Daeenerys e apoio ao (f)Aegon. Ele foi o gatilho que provavelmente causará essa situação.

    E choradeira de fanboy à parte, o protagonismo da Arya não diminui o fato de que inúmeros dos POVs dela são completamente dissociados e alheios ao plot principal dos livros, e poderiam muito bem ser condensados em menor número, principalmente em Braavos (estes sim são os fillers dela). Ela é a única com capítulos em todos os livros, precisava mesmo? Isso só ocorre porque ela é preferida pelo próprio GRRM, que a escreve como prazer pessoal e de quebra dá fanservice aos fãs que a têm também como favorita.

    Além do mais, Quentyn e sua chegada foram um dos motivos para o nó meeereenês do GRRM. Um “filler” nunca poderia significar um problema desse tamanho.

    A viagem de Quentyn tinha (e tem) importância próprias, portanto ele não é um filler por si só (apesar de que os POVs dele poderiam mesmo ser condensados – acho que o GRRM só não o fez pra que o leitor tivesse um pouco de empatia pelo persoangem). Arya é também importante por si só, mas ao longo dos livros se tornou estranha ao plano maior da história, tendo um arco próprio e independente, e isso com o agravante de ter capítulos demais, que também poderiam ser condensados. Boa parte desses capítulos em Braavos são nada mais que fillers, não acrescentam nada.

    Filler também é o Arys Oakheart. Nunca entendi a razão de ter POV dele.

  • Jose Leitao

    Nos livros sim, na série ele não existe, portanto não haverá consequência.

  • Adriano

    Quentyn Martell tem mais importancia do que muitos imaginam… Fora a questão política, tem a aproximação de Dorne com Daenerys…. ou vc acha que Daenerys vai atracar em um lugar qualquer de Westeros e vai conseguir aliados assim do nada??? Claro que muitos aqui vão dizer: “Ela tem Dragões e não precisa de aliados pra conquistar Westeros…” Mas uma coisa é a conquista e outra a consolidação e montagem de um novo governo…

  • Jose Leitao

    Na série ele não existe, nem ela, portanto não haverá nem causa nem consequência.

  • O que necessariamente torna a série muito mais pobre.

  • No seu post você não especificou sobre o personagem ser filler na série ou nos livros, e como o iniciou falando “nos livros” obviamente dá a entender que acredita que ele seja filler nos livros também. O que claramente não é o caso, a despeito do número de POVs do cara ser realmente exagerado.

  • Adriano

    E como Daenerys vai conseguir aliados em Westeros???… Dorne por tradição é aliada dos Targaryens, mas sem um elo de ligação, como isto vai acontecer…???

  • Adriano

    Toda a trama envolvendo Arys poderia ser mostrada em um POV da Arianne…

  • Adriano

    Bom acho que a idéia de fazer com que Ned confessasse (mesmo sendo inocente) foi uma ação legítima de Varys… acho que ele realmente queria a sobrevivencia de Ned… Afinal de contas Daenerys poderia anular o decreto anterior e trazer algumas casas nortenhas para o seu lado…. Ainda tenho a idéia de que com relação a Barrystan Selmy, ele arquitetou para que o cavaleiro fosse para perto de Daenerys… eu acho que ele é do sangue do dragão… resta saber se o Dragão é vermelho ou preto….

  • Jose Leitao

    Desculpa faglianostra, eu queria dizer que na série eles contornaram alguns personagens para economizar cast e não abrir mais o leque das possibilidades. E vc tem razão aquela viagem da Arya até o embarque para Braavos encheu o saco, puro filler, nos livros,

  • Adriano

    Cada vez que leio algo sobre o reinado de Robert I Baratheon, penso em como ele foi um excelente guerreiro mas um péssimo rei…. na realidade um rei relapso… tenho a opinião de que Varys que era o mestre dos sussurros no reinado de Aerys II, jamais deveria ter sido mantido no cargo e nem tampouco fazer parte do Pequeno Conselho…. erros de um rei relapso….

  • Adriano

    Mas quando deu o alerta sobre Tywin, Aerys não seguiu….estranho sendo que ele até mesmo conseguiu com que Aerys desconfiasse de Rhaegar….

  • Martins

    No caso do Trono de Ferro ele irá para o homem mais próximo e mais velho. Foi oq aconteceu com Viserys II por exemplo, quando seus sobrinhos homens morreram, o trono ao invés de ir pra suas sobrinhas, filhas do rei Aegon III, pulou-as e foi pra ele.

  • Kauly Bohm

    Vc gosta de escrever eim? kkk. Essa tua visão da Arya esta completamente errada, acho que deverias dar uma relida nos livros. Esse mal estar entre Dany e Dorne que vc esta profetizando, acho que nao vai acontecer. Seria bem infantil da parte do Doran e aproximação com o Aegon já esta acontecendo mesmo ele não sabendo da morte do filho. Enfim, sobre o Arys vc tem razão, apesar dos POV’s dele terem sido bem legais, com o Estrela Negra e Aero Hoat em ação, entre outras coisas.. ahhaha

  • Felipe Lobato

    A Arya é personagem principal? Não sei o que ela fez de importante na história até agora. Tire-a e o que muda em ASOIAF?

    Quentyn Martell representou todo o envolvimento de Dorne, foi uma tentação para Daenerys, compondo o nó meereense, a viagem dele fez Arianne agir como agiu no Feast, etc, etc.

  • A aproximação de Dorne com Aegon está acontecendo de maneira bastante cautelosa, pois ele ainda desconfia da legitimidade do rapaz pela ausência de dragões, e tem esperanças do retorno do filho. E não é nada infantil presumir que Doran veja Daenerys com maus olhos depois da morte do Quentyn. O que vai chegar até ele é que Quentyn e o apoio de Dorne foram rejeitados pela rainha (o que não é mentira), e que o filho morreu queimado por um dragão. Sabe-se lá como a história sobre esse último fato vai chegar. E ainda que chegue com a versão normal, não é nada infantil que Doran e Dorne se sintam insultados por terem sido preteridos por Daenerys quando enviaram o príncipe herdeiro até o outro lado do mundo para oferecer seu apoio, e receberam um cadáver em troca.

    Eu não gosto de escrever, gosto de discutir sobre a série e com argumentos, coisa que deve estar em falta por aí se pra discordar da minha opinião sobre a Arya o seu é que eu deva reler os livros.

  • Felipe Lobato

    Relendo os livros milhões de vezes, Arya continua inútil desde o segundo livro, com um plot paralelo tão distante do principal que os dois mal se tocam (embora o Martin se esforce, como quando ela encontra o Sam em Braavos).

    Além disso, o próprio autor já admitiu que gosta de escrever sobre a Arya principalmente pra agradar a esposa, se não me engano.

  • Kauly Bohm

    Argumentos para Arya então. Os POVs dela até o terceiro livro foram todos importantes, agora vc não pode dizer que o que ela esta fazendo em Bravos é filler.Tudo pode ter um importância enorme nos livros que estão por vir. Sobre a a aproximação com Dorne a única maneira dela acontecer é cautelosamente ou vc esperava oq? Sobre a Dany ela já estava casada e o Quenty se suicidou, achas que o Doran vai ficar de “birra” quando a Dany chegar com três dragões, com a Frota de Ferro, um exercito de imaculados e outros, buscando vingança pelo assassinato da irmã dele?

  • Kauly Bohm

    Através dos POVs da Arya da pra ver as movimentações dos Lannister e dos Stark na guerra, conhecer a Irmandade, Gendry, traição dos Boltons, casamento vermelho, cultura de Bravos e Valiria, além da importância gigante que ela poder ter nos próximos livros. Acho que vc quis dizer a partir do terceiro livro ne

  • Kauly Bohm

    etc, etc, nao, mais nada. E em que resultou as ações da Arianne? Em nada. Se pensar bem a unica coisa interessante, envolvendo o Quentyn, foi o contrato, com o envolvimento de Bravos, do Ilirio e tal.

  • Certamente que quando a Arya voltar a ser proeminente no “jogo” (e é claro que em algum momento isso vai acontecer mesmo), os capítulos de Braavos não terão sido escritos só para dar base a isso, e nem foram todos estritamente necessários. Tem outros motivos pra existência e quantidade deles. O próprio GRRM já falou que colocou capítulos dela deliberadamente no Feast porque tinha que ter algum dos “big 4” no livro, senão o povo ia chiar. E, de novo, ele mesmo falou que “adora escrever sobre ela em Braavos”. Se isso não é filler, não sei o que mais pode ser.

    E sim, acredito piamente que Dorne vai ser contrário à Daenerys na guerra que muito provavelmente vai acontecer entre ela e Aegon (como praticamente já profetizou a Teora Toland). E Quentyn e sua morte – o tão alardeado filler – são justamente a explicação plausível pra isso. Aparentemente a genial explicação alternativa é que Doran vá pensar:
    “OK, meu filho e herdeiro que viajou meio mundo foi recusado pela rainha prateada e morreu queimado por um dragão, mas eu entendo, porque ele foi um imbecil de tentar domá-lo (mesmo que possivelmente eu sequer fique sabendo desse detalhe). Foda-se, vamos apoiar a mulher que recusou o apoio de Dorne e esnobou a centenária aliança Targaryen-Martell contra Aegon, meu possível sobrinho e gente do meu sangue com a Golden Company, porque ela tem 1 dragão (não-adulto), e ele é invencível (mesmo tendo nós dorneses matado Meraxes)”.

    “Dany chegar com três dragões” e sou eu quem preciso reler os livros. Ela vai fazer o quê? Se multiplicar e montar os três ao mesmo tempo?
    E outra: Daenerys não estava casada quando o Quentyn chegou.

  • Kauly Bohm

    Eu acho que com a chega do inverno, o reino quase todo destruído e dividido por causa das guerras, sem uma boa liderança, isso vai estraga os planos de quase todos os jogadores ali. O arco em Westeros vai ta bem sinistro, ngm vai conseguir consolidar um governo.

  • Calvin

    Robert foi responsável o bastante para nomear alguém capaz para o cargo de Mão, então não foi tão relapso assim (embora que como Jon Arryn não conseguiu impedir a gastança de seu ex-protegido e descobrir a verdade sobre os herdeiros do trono até ser tarde demais, talvez ele não tenha sido capaz o suficiente). Manter Varys poderia não ter sido uma ideia necessariamente ruim, só acabou sendo por causa da falta de habilidade de Robert para o jogo dos tronos.

  • Contrato com envolvimento do Illyrio?
    Acho que vou reler os livros, devo ter perdido essa parte.

  • Felipe Lobato

    Movimentação Lannister e Stark, traição dos Bolton, isso é tudo no Clash. Gendry é outro que não tem importância alguma.

    No terceiro livro ela simplesmente zanza pelas Riverlands. A Irmandade poderia ser bem melhor explicada através da Brienne. O resto, o Bini já deixou claro.

    Se ela vai ter importância nos próximos livros aí é futuro.

  • Robert Forte

    Pelo que eu entendi, Varys avisou ao Jorah Mormont sobre a tentativa de envenenar Danaerys no primeiro livro. Por isso ele conseguiu salva-la. Não sei se na série isso ficou claro…

  • Kauly Bohm

    É chato ter que explicar cada detalhe.. ela ja estava noiva, o casamento dela era extremamente importante pro futuro de Meeren, acho que vc entendeu que não tinha como ele abandonar a cidade e ir para Dorne ne? Ou vc acha que a melhor opção seria ela ser casar com Quentyn? Deves achar isso eu sei, mas é tolice de “fanboy”, uma coisa que a personagem nunca faria. Fica bem claro que ela não esbanjo o Quentyn. Eu já falei que ela tem muito mais que um dragão, a compania dourada não aguentaria um dia de batalha contra o exercito dela mesmo sem os dragões. Se a Dany voltar para Mereen, os outros dois dragões vao ficar por lá ou seguir ela como fizeram a vida toda? Os dorneses matarão um dragão em uma época que era normal se ver vários no céu, na “atualidade” nem um exercito se manteria em ordem ao ver um. E não acredito que vai ter uma guerra Aegon vs Dany, seria mais uma guerra de tantas que já teve na saga e têm mais várias outras coisas acontecendo, ia começar a ficar maçante, as crônicas iam ficar maior que aquelas enciclopédias antigas.

  • Não esperava que a Daenerys cancelasse o casamento com o Hizdahr e fosse embora com o Quentyn, é óbvio que ela não faria isso – apesar de o Barristan ter quase implorado pra que ela o fizesse – porque a história precisava que ela continuasse em Meereen. A questão na verdade não é se eu ou qualquer leitor ou fanboy achássemos ou esperássemos que ela fosse fazer isso, mas que o personagem Doran, Príncipe de Dorne e pai do Quentyn, esperava que ela fizesse isso, e ela não fez. E não estou emitindo nenhum juízo de valor sobre ela fazer isso ou não, porque é irrelevante minha opinião a respeito, a morte do filho do cara é um gatilho que GRRM usou pra dar uma explicação plausível pra rachar o reino e mudar uma lealdade esperada. Se não acontecesse isso, um apoio de Dorne à Daenerys seria praticamente garantido: ela poderia ser a vingadora anti-Lannister pra eles, tendo inclusive laço de família antigo. Um plot foi inserido e que potencialmente abala essa relação. Sério mesmo que é coincidência? É só filler pra mostrar um cara sendo queimado por um dragão?

    Não entendi o que seria “esbanjar” o Quentyn. Ela o rejeitou, e isso é inegável. A visão pública do ato é essa. Faltou tato e pensamento algumas jogadas à frente, pra quando ela retornasse a Westeros (que, supõe-se, ainda seja o objetivo último dela). Se ela queria mesmo reinar Meereen, de fato seria impossível cancelar o casamento, mas dispensar categoricamente e mandar os enviados dorneses pra casa não é uma manobra política muito inteligente.

    Sobre um conflito entre Aegon e Daenerys, se você acredita realmente que não vai existir, paciência. A interferência de Tyrion fez com que os dois, que aparentemente iam se juntar, se separassem. A hipótese é a que eles vão ficar amiguinhos? Que a Daenerys com dragão vai lutar pra dar o reino pra um sobrinho cuja existência ela desconhece, ou que eles vão casar? fAegon já se mostrou impetuoso e voluntarioso também. Mais foreshadowing que já tem nos livros que indique uma guerra entre eles é praticamente impossível (visão de dragão de pano sendo aclamado, Daenerys matadora de mentiras, Quaithe dizendo pra Daenerys ter cuidado com o “mummer’s dragon”, Teora Toland sonhando com dragões voando e gente morrendo, etc). Além do mais, não é uma mera assunção lógica: o próprio George já falou que vai haver uma Segunda Dança. Se não for entre os dois, não sei qual vai ser.

  • Felipe Lobato

    Illyrio e Varys não sabiam do contrato entre Darry e Oberyn, afinal, era SECRETO.

    Palavras do Martin que, tipo, escreve a saga.

  • Kauly Bohm

    Quando o sapo foi pra meeren, o pai n sabia nada da situação da cidade e ele foi mandado embora para sua própria segurança. Pode até abalar a relação mas nada que uma conversa pessoalmente não resolve, ainda mais se os companheiros do Quentyn sobreviverem pra conta a história. Aegon e Daenerys, amiguinhos não, o plano é que eles se casem, mas se houver guerra só pode ser bem curta. Essas profecias não se deve levar muito em consideração, não tas lendo harry potter kkk. Uma segunda dança com três dragões? Sera uma musica curta então, mas não lembro do Martin falar isso.

  • DihGamer
  • Calvin

    Depois de Ned colocar Cersei contra a parede, o Mestre dos Segredos já devia ter percebido para onde as coisas estavam indo, se desejasse realmente a sobrevivência do Lorde Stark e a paz no reino deveria telo ajudado em seu proposito de entregar o trono a Stannis; poderia ter havido uma guerra assim mesmo, mas provavelmente os danos seriam bem menores. E como Aerion Chamaviva passou um tempo exilado em Lys, a cidade natal de Varys, e Martin disse que ele pode ter sido pai de alguns bastardos enquanto estava lá, há uma teoria que o eunuco é seu descendente por via ilegitima.

  • Meistre Alex

    Eu pronuncio “quente” mesmo. kkkkkkkkkk

  • Calvin

    Não só ele, parece claro que se Aegon é uma fraude Connington também não sabe disso, e pra mim caso não seja mesmo filho de Rhaegar não tem como isso não ser revelado futuramente. Quando ocorrer a revelação da verdadeira linhagem de Aegon, como será que reagirão?

  • Não entendi a parte do “ele foi mandado embora para sua própria segurança”.

    E eu lembro do GRRM falar isso, pelo menos em duas oportunidades.
    Em 2003, quando perguntado sobre o que seria sabido a Dança dos Dragões, ele respondeu perguntando “qual delas?”, e disse que a primeira seria mencionada (e já foi), e a segunda seria tema de um livro (http://www.westeros.org/Citadel/SSM/Entry/1248).
    E novamente em 2012, quando se referiu especificamente ao conflito entre Rhaenyra e Aegon II como “primeira Dança”. Se não fosse haver uma segunda, não precisaria especificar que aquela foi a primeira, naturalmente (http://grrm.livejournal.com/291766.html).

    Não vai me surpreender se acreditar que ele está mentindo ou desinformando deliberadamente, porém.

  • Kauly Bohm

    o quentyn podia ser assassinado pelo marido da Dany. sobre a dança, legal..

  • Kauly Bohm

    Como assim palavras do Martin? Ele disse que Ilyrio e varys n sabiam do contrato em alguma entrevista?

  • Matheus Laste

    Como fico feliz em saber que um moderador do site tem a mesma opinião sobre o protagonismo da Arya que a minha. Nunca entendi como pode haver fãs dos livros que consideram ela a melhor personagem da saga, personagem preferida dá pra entender já que cada leitor se cativa com coisas diferentes, mas melhor personagem? Sério? Quando vejo alguém dizendo isso a minha impressão é que essa pessoa não leu os mesmos livros que eu. Eu até achava que ela tinha uma personalidade legal antes de ir para Braavos e se esquecer de ser uma Stark para se tornar “ninguém”. Espero que ela chegue a ter um papel no final da saga que tente justificar todo esse protagonismo, porque eu já cansei de ler sobre ela tecendo sonhos imaginários de vingança.

  • Eu também detesto os POVs da Arya, junto com os do Bran, batem record de chatice.

  • jose zandonai

    um detalhe que lendo da segunda vez durante o 1 livro enquanto Ned esta preso ele pede para Varys se seria possivel ele entregar uma carta.

    ai que entra a duvida sera que essa carta realmente foi escrita por Ned , quem seria o destinatario ,

  • Barbosa

    Cuênteen.

  • Joao Palmadas

    Não, não ficou. O que ficou claro é que o Jorah espionava ela e ela quase morreu por isso.

    E a Dany agiu certo. Não matou, mas também não quer mais saber dele. Que o Jorah recomece a vida em outro lugar.

    Na série, eu acho que o Varys vai apresentar ele ao Tyrion. Nos livros, eles se encontram por acaso e o Jorah tem a ideia de jerico de sequestrar o anão e levá-lo para a Dani. Taí um caso de mudança que a série faz que vai ficar melhor do que a história dos livros. Uma vez, enfim!

  • Adriano

    Cuentin….

  • Matheus Laste

    Olha eu não poderia concordar mais, aqueles POVs da Arya sempre indo em direção a um determinado lugar pra no final do livro ter o percurso frustrado por alguma desventura e mudar de direção recomeçando outra caminhada que parece não ter nenhuma relação com os acontecimentos principais dos livros além de aprofundar a personalidade da personagem eram um verdadeiro porre literário. Os do Bran eu comecei a gostar dos POVs dele a partir do terceiro livro, mas não pelo que acontecia neles em si, mas pelo fato do Bran estar inserido mais na parte fantástica da saga o que me fazia pensar : Bá esse guri vai longe, esse vai ter um futuro legal nas Crônicas. E assim eu espero porque se for pra caminhar tanto quanto a Arya e não chegar a lugar nenhum aí é foda mesmo!

  • Felipe Lobato

    As ações de Arianne criaram uma fenda ainda maior entre Porto Real e Sunspear, fizeram seu relacionamento com Doran mudar completamente, transformando-a num personagem com mais espaço. Talvez seja responsável pela morte das Serpentes da Areia, segundo o presságio na caverna…

  • LadyTargaryen

    Connington vai pirar com certeza! E vai perceber que o Tyrion, como sempre, foi muito mais esperto e se debandou para o “lado certo” da história. Acredito que ele também fique divido nesse momento, entre o garoto que ele praticamente criou e a verdadeira herdeira do seu amigo Rhaegar.

  • É exatamente isso. Os POVs da Arya pré-Braavos são repetitivos ao extremo: oculta sua identidade sob um nome falso, e vai com um grupo de pessoas a um lugar que potencialmente vai salvá-la, mas chegando lá dá tudo errado e ela é capturada e fica na companhia de outras pessoas, que vão levá-la a um um lugar que pontecialmente vai salvá-la, e quando chega lá tudo dá tudo errado e…
    depois vai pra Braavos, perde ainda mais a identidade, se dissocia da trama principal e vira uma diversão de escrita do autor dos livros, com capítulos filler.

    Nem a personalidade é desenvolvida a contento, é uma história trágica de uma criança que perde sua personalidade e é consumida pela vingança, mas que uma grandíssima parte dos leitores e espectadores acha legal e tem como a “a melhor personagem das Crônicas”, porque quem não gosta de ver uma menininha voluntariosa e badass numa história de vingança, não é mesmo? E Benioff & Weiss sabem muito bem do apelo que esse tipo de personagem tem e exploram ao máximo, com clichês a torto a direito.

    Claro que ela tem um propósito final, GRRM já até falou que o destino dela é um dos que primeiro foram traçados, mas o miolo é triste.

  • Kauly Bohm

    Ah vai dizer que não gostasse do ultimo POV do Bran..

  • Calvin

    Essa é outra das suas ações que não fazem sentido, caso sua afirmação de servir o Reino fosse verdade: Rhaegar já estava morto, não havia mais chance de vitória, portanto não havia mais porque prolongar a guerra.

  • Kauly Bohm

    E essa é a sua opinião, não queira botar palavras na boca do autor, “vira uma diversão de escrita do autor dos livros”, acho que GOT não têm espaços para filler, o autor não fica uns 5 anos escrevendo um livro pra encher de filler. E também não existe um livro que vc leia e acha todos os capítulos legais, não têm como.

  • Calvin

    Visto que, entre outras coisas, enquanto está preso, Ned lamentar não poder se encontrar com Jon mais uma vez, por um tempo pensei que teria escrito para Lorde Reed, o autorizando a contar ao Jon sobre a identidade da mãe dele. Mas depois pensei que seria clichê demais.

  • Adriano

    Na minha opinião Ned errou em três momentos cruciais desta trama… o 1º erro foi ter contado a Cersei suas intenções. O 2º erro foi ter contado aos filhos suas intenções e 3º erro foi ter que confiar em Mindinho…. quando ele fez estas três cagadas, Varys ja não podia fazer mais nada… Ele deu o conselho adequado mas não podia contar com a imprevisibilidade de Jofrey de mandar decapitar o Senhor do Norte… até Tywin ficou muito louco com isto… e com a dispensa de Sor Barrystan também.

  • Robert Forte

    Tem uma cena, no 5º episódio da 1ª temporada, na qual Arya está caçando gatos e se esconde dentro do crânio de um dragão no porão, ela escuta Varys e Illyrio conversando. Esta cena, para mim, é a mais importante de toda a série. Muitas coisas que acontecerão nessa 5ª temporada serão derivadas desta cena, isso se os produtores D&D forem fiéis ao 5º livro…

  • é assim que eu pronuncio também, mas né esse y são polêmicos

  • Victor

    Também acho que a morte de Ned nunca foi o plano de Varys… Na série mostra bem o choque dele quando Joffrey decide decapitá-lo. Creio que o plano era Ned passar a vida na muralha.

  • Hugo Leonardo

    Caro Robert, na verdade, o que o livro deixa a crer, é que Varys avisou Jorah que iriam começar a tentar assassinar Dany, não, necessariamente, que deveria protege-la. Seu impulso de salva-la, pode ter sido já o principio de seus sentimentos por ela, não as ordens de Varys. Ou vc acha mesmo que Drogo levaria seus exércitos para Westeros. Muito provavelmente o casamento deste com Dany, foi só uma maneira de afasta-la de vez de sua pretensão ao Trono de Ferro, afinal eles já tinha o seu Targueryan, Aegon. Drogo nuca iria aceitar atraveçar as águas que os cavalos não podem beber, iria continuar com suas proprias andaças pelo Essos, levando Dany junto a si. Aqueles três navios só foram buscar a jovem, meu caro, pois Illirio e Varys porque ficaram sabendo dos dragões, ou vc esqueceu que a última carta de Jorah para esses almas sebosas, foi enviada de Qarth. E antes que me esqueça, os nossos “queridos” conspiradores acima do peso, só deixaram o brother da nossa amada rainha oxigenada ir junto a ela e aos guerreiros das estepes, pois seria o jeito mais fácil de mata-lo sem levantar as suspeitas de Dorne.

  • Claro que meu post anterior é opinativo sobre gostar ou não dos capítulos, mas eu não opino sem fundamento, e não coloco palavras na boca do autor, como você presunçosamente afirma que eu tento ou “quero” fazer (e por acaso ao mesmo tempo faz comigo).

    GRRM declarou na Chicon 7, em 2012:
    “He said that LOVES to write about Arya’s adventures in Braavos. He said he could write whole novels about. That received a huge applause until he joked that maybe he could put off Winds to do so.”
    (http://www.westeros.org/Citadel/SSM/Entry/6592)

    E este outro relato, de uma fonte também fidedigna, dá mais informação ainda:
    “Arya will be in The Winds of Winter. GRRM has enough material about Arya’s adventures in Braavos that he could write an entire novel about it. The audience cheered the idea, so GRRM jokingly proposed setting aside TWOW to work on it instead.”
    (http://towerofthehand.com/blog/2012/09/03-worldcon-grrm-reading-forum/).

    Isso somado às inúmeras vezes em que ele já falou que ela é a personagem favorita dele depois do Tyrion, explica muito sobre a quantidade de POVs. Ou você acha que ele tem material suficiente de todos os personagens para escrever um livro inteiro sobre as aventuras deles onde quer que eles estejam, como ele afirmou ter da Arya?

    Diante disso, não é nenhum absurdo afirmar que ele seja mesmo diversão especial para ele escrever sobre ela em Braavos, e nem tentativa de pôr palavras na boca do autor. Pelo contrário, o que foi dito foi extraído das próprias palavras.

    Não vejo porque ASoIaF não teria espaço para fillers e fanservice. É uma obra excelente e somos todos fãs, mas claro que não é perfeita e nem imune às preferências de seu autor.

  • Kauly Bohm

    Cara eu não acho que seja filler blz? Só pq o autor gosta de escrever sobre ela, não quer dizer que são POVs sem importância. E fiquei sabendo que acabasse de entrar nas orações da Arya… kk

  • Kauly Bohm

    Se vc ver no epilogo do dança as ações dela não tiveram muito efeito em Porto Real não, só contribui para ela deixar de ser uma princesinha mimada. A Cersei já ia destruir as relações com Dorne mesmo se não tivesse acontecido. As Serpentes com o temperamento que elas têm não devem ter uma vida muito longa, mas eu espero que elas durem esse próximo livro pelo menos.

  • Joao Palmadas

    E o Varys teve culpa de alguma coisa ruim que aconteceu com o Robert?

    O casamento do Robert com a Cersei (uma boa ideia que não deu certo) foi arrumado pelo Jon Arryn, e se o Ned não tivesse sido besta de contar para a Cersei que sabia a verdade sobre os filhos dela e ia contar isso para o Robert, a Cersei e o Lancel não teriam armado para que o Robert morresse. O Varys não teve culpa de nada disso.

  • Kauly Bohm

    boa ideia

  • Robert Forte

    Isso no livro é bastante plausível. E como será isso na série, já que muito provavelmente eles não irão introduzir Young Griff, assim como o núcleo dos Greyjoy, Jon Connington, Wyman Manderly e vários outros, uma pena…

  • Calvin

    Acha que Varys não sempre soube de quem eram os filhos da Cersei; ou seja, no mínimo é culpado de não cumprir seu dever para com seu rei. Sendo também provável que tenha antecipado a morte de Jon Arryn, e não tenha feito nada para impedir.

  • Beatriz Medeiros Noleto

    Ela esnobou o Quentyn, se bem me lembro. Ele foi um pouco rude ao se dirigir a ela, cobrando o cumprimento de um acordo que ela não fez, que nem tinha conhecimento, e que foi feito muito antes de ela ter dragões. Sem contar que os Martells não fizeram nada para ajudá-la quando o Sir Darry morreu.
    Ela não gostou dessa petulância e riu na cara dele, e lhe deu um belo passa-fora.
    Para mim, o Quentyn vai ter muita relevância ainda, mas ele não é importante como personagem, mas como plot device. Ele chegou muito tarde na história, quando os leitores já estão cheios de personagens na cabeça, cheios de mistérios para resolver. Só personagens bem interessantes têm vez, e o Quentyn não impressionou muita gente. Ele não tinha uma personalidade cativante, não tinha nenhum dilema que a gente já não tenha visto, não desenvolveu como personagem, não teve tempo fazer a gente gostar dele pelo “convívio” e teve uma morte digna de Darwin Awards.

    Já a Arya está desde o começo da história e tem a promessa de ter um papel fundamental no desfecho da história. Mesmo desconectada das tramas de Westeros, ela não é filler porque ela tem força suficiente para criar a própria trama. Ela não é um acessório, não está a serviço de outras tramas.

    Aliás, o que vocês entendem por trama principal? Para mim, a disputa pelo trono de ferro não é o principal, até porque acredito que este nem vai existir mais ao final.

  • Tassio Luan

    Já podemos perceber que a Daenerys sentará no Trono no final da série.

  • Pablo Frade Oliveira

    ehhh..no!

  • Pablo Frade Oliveira

    Esse povo que só reclama parece fanático religioso…Não mexa nesse livro sagrado, não fale o nome do meu deus..MIMIIMIMIMIMIMIMIMI Esse povo tá trocando uma obsessão pela outra.

  • Pablo Frade Oliveira

    A revolução é só uma daquelas coisas que os escritors criam pra encher linguiça e deixarem ela mais suculenta.

  • Pablo Frade Oliveira

    Ele está impecável, mas diva que a dany sem sal.

  • Pablo Frade Oliveira

    Arya filler? puta merda.

  • Sabe ler ou escrever mais de 2 linhas? Se souber, a explicação já está abaixo, e podemos debater a respeito.

  • Rhaenelys

    Sinceramente, na minha opinião foi por esse mesmo motivo que eles cortaram Arianne. Mas quero ver eles se virando nos 30 para desenvolver algumas tramas da história, afinal eles já cortaram sem dó e piedade vários personagens fundamentais na trama, como Willas e Garlan Tyrell, cujo George Martin havia alertado que seriam importantes na história…

  • Rhaenelys

    Na minha opinião o maior responsável pela queda do Ned foi somente o Mindinho, pois a queda de Ned começa quando Cat recebe uma carta de Lysa afirmando que os Lannisters haviam matado o seu marido, o que a gente acaba descobrindo que foi a própria Lysa que o matou (com o veneno Lágrimas de Lys) sobre o pedido de Mindinho e o mesmo pediu para que ela escrevesse a famigerada carta. Depois disso foi só um bolo de neve, e Mindinho se aproveitou de cada momento para encurralar o Ned sem ao menos ele perceber.

  • Richardsonian

    A tentativa contra a vida da Dany no primeiro livro para mim tinha um objetivo bem simples de se compreender. Eles iam sacrifica-la junto com o filho de Drogo (que ela carregava) para assim levar os Dothraki a uma invasão imediata contra Westeros para vingar a morte da esposa e do filho do Khal, capaz de levar Viserys para o Trono de Ferro (ou pelo menos causar caos suficiente em Westeros para que “Aegon” pudesse tomar o trono ele mesmo com a ajuda da Companhia dourada). Digo isso porque durante a conversa de Varys e Illyrio nas catacumbas da fortaleza vermelha, Varys disse a Illyrio que eles precisariam agir mais rapido, o que,ao meu entender da conversa, também significava que eles precisariam apressar o ataque Dothraki contra Westeros, uma vez que ele se irritou quando Illyrio disse que Drogo só ia agir após o nascimento de seu filho.

  • Calvin

    É evidente que Varys sempre soube dos planos de Mindinho, talvez não pudesse ter salvado Jon Arryn mas e depois? Era óbvio que Ned não descansaria até descobrir o responsável pela morte dele, ou concordaria em não revelar a verdade sobre os filhos da Cersei, porque então Varys não interviu de algum jeito.

  • Tassio Luan

    Do jeito que a série endeusa bastante a Dany, nem me surpreendo caso aconteça isso.

  • Rhaenelys

    Bem, eu não sei se Varys sempre sabe de tudo, afinal Mindinho sabe esconder seus segredos também, sem falar que Varys têm como por um dos seus objetivos se manter vivo para prosseguir com um plano que não está muito claro como mostra nos livros, então ao meu ver quem arquitetou, manipulou e fez toda a jogada para Ned cair foi o Mindinho, principalmente por despeito por que foi o Ned que casou com a sua amanda Cat.

  • pppzinho

    oq exatamente ela ouviu eles dizerem?

  • Raphael Alves

    Pra mim, aquela foi a carta que Stannis recebeu, não foi? A que ele descobre sobre os “usurpadores” e começa a espalhar os boatos de que os filhos não são do Robert.

  • Calvin

    Ele já desconfiava antes, por isso deixa Porto Real depois de Jon Arryn morrer; e Ned tenta enviar mesmo uma carta a Stannis, mas antes de ser preso, e somente na serie consegue. Nos livros a carta é usada como mais uma prova da traição dele.

  • charles arthur

    boooa Beatriz! Concordo completamente. E o Quentyn ainda ficou na cama da rainha durante os 3 dias de agonização, ele teve o melhor tratamento possível, ele agiu estupidamente o tempo inteiro tentando provar ser alguém pra família, deu merda. Claro que a informação pode chegar toscamente pra família dele, mas não acho que isso vai dar vantagem ao Aegon Blackfyre, enfim, quero o livro pra ontem, preciso muito saber do desfecho de alguns personagens, principalmente da Stoneheart com Jaime e Brienne.

  • Luiza Morelli

    Também nao! a série é beeem mais previsível que o livro!!

  • Luiza Morelli

    é eu nao vejo. so vi um pouquinho da quinta e já parei, porque nao dá 😉

  • Luiza Morelli

    Sim muito! A série começou a ficar sem pé nem cabeça. Eles nem conseguiram justificar mt bem o tal resgate da Myrcella por Jaime. Eu super acho que eles vão se perder…

  • Tassio Luan

    Pois é e a própria série já dá detalhes disso. Só não presta atenção quem não quer kkkk