Manuscrito de A Dança dos Dragões derruba teoria sobre Benjen Stark

maos_frias

Mãos Frias (Coldhands) e seu majestoso alce

Um usuário conhecido do reddit chamado _honeybird visitou o acervo da Crushing Memorial Library (biblioteca de livros raros e manuscritos importantes da Texas A&M University) e folheou o manuscrito de 1600 páginas do livro A Dança dos Dragões, publicado por George R. R. Martin em julho de 2011. O manuscrito estava cheio de notas da editora e respostas que Martin deu à essas notas. Em uma dessas respostas, Martin derruba uma das teorias populares sobre o personagem Benjen Stark, irmão de Ned Stark e membro da Patrulha da Noite que está perdido desde o primeiro livro, A Guerra dos Tronos.

Durante muitos anos, fãs da saga especulavam que Benjen Stark e o personagem Mãos-Frias (Coldhands) eram a mesma pessoa. Falamos mais profundamente sobre essa teoria aqui e lamentamos o fato da HBO ter cortado o personagem misterioso da série.
Para quem não leu A Tormenta de Espadas, Mãos Frias é um personagem que salva Gilly e Sam dos wights e encontra Bran Stark na Muralha, levando-o para o Corvo de Três Olhos.

Em um capítulo de A Dança dos Dragões em que Martin está falando sobre o personagem, a editora pergunta se ele é Benjen Stark, defendendo que Bran não o reconhece por nunca ter visto seu rosto. Martin então responde com um simples e enfático “NÃO”.

gk46iloqpawdclmvqed7
Ainda sobre o conteúdo do manuscrito, _honeybird conta que percebeu que alguns capítulos não estavam no manuscrito. Da lista de capítulos que a editora sabia que não se encontravam ali, apenas um não faz parte de A Dança dos Dragões. Trata-se de um capítulo de Bran, que acontece depois do capítulo final de Jon.

Além disso, ele conta que percebeu que Anne Groell, a editora, cortou em várias passagens alguns vícios de linguagem do Martin como “cedo ou tarde”, “palavras são vento (veja aqui e aqui)” e citações cansativas aos dedos de Davos Seaworth. Anne também questionou o fato de Fedor (Reek) ainda ter algum dente na boca e pediu mais contexto e desenvolvimento em alguns capítulos de Jaime:

2wjG54NAqui ela pede pra George deixar claro que Jon é comandante há pouco tempo, por que na cabeça dela ele já está no cargo há dez anos (por conta da demora da publicação do livro).

1pJylSGAqui Anne pede pra George tirar mais uma citação aos ossos dos dedos de Davos que ficaram perdidos na Baía do Água Negra

07RaJauAqui ela questiona o fato de Theon não ter dentes e conseguir comer um rato no capítulo anterior mas não conseguir comer uma refeição depois.

D2ZYRYhAqui um dos questionamentos que todo mundo tem quando a questão é contar selvagens.

fg2XJiCNesse capítulo de Jaime ela pede mais contexto, já que O Festim havia sido publicado há muitos anos e ninguém lembraria direito de onde ele veio e da carta de Cersei que ele rejeitara.

7QE8IfJEssa aqui é uma imagem do lugar onde o trabalho está armazenado. Essa biblioteca deve ser um dos lugares mais interessantes do mundo para se visitar.

 

Mas voltando a questão que levanta o título desse post: Onde está Benjen Stark?

Fonte: IO9

Compartilhe:

Ao comentar no site você aceita as regras previamente estabelecidas.

Posts Relacionados

  • É uma das tantas perguntas que não tem resposta até o momento! -_-

  • Anderson Lima

    Morto!

  • Desculpem-me a estúpida piada… Mas há possibilidade de ele ter virado um Yeti? ‘-‘

  • Willian Garcia Moreira

    Eu ainda acho que muitos questionamentos e mistérios não serão resolvidos ao final da saga.

  • Podiam publicar esses manuscritos, eu adoraria ler essas discussões e anotações da editora com o Martin. Além de tirar as duvidas da editora, tira duvidas dos leitores também.
    Ps. Minha vida toda foi uma mentira, eu era das que acreditava que o Benjen era os mãos frias.

  • Anderson Holmes

    Foi brincar de esconde, esconde e se perdeu de verdade!

  • andrecatapan

    Olha, acho que é bom a gente se contentar com um simples “desapareceu”. Eu já meio que desisti de esperar resposta pra tudo, se eu conseguir saber com quem fica o Trono de Ferro (ou se haverá um Trono de Ferro no futuro) já está de bom tamanho. O resto eu vou considerar como elementos que tornaram a “viagem” mais proveitosa, por assim dizer.

  • giuliano

    Mesmo com a mulher pedindo ele ainda citou os dedos do Davos umas 15 vezes hahaahaha

  • Victor Felipe

    Foi capturado pelos Outros e vai aparecer em alguma grade batalha no final. [SPOILER ADWD] Uma parte do POV de Melisandre, que diz que o Outro tem um campeão, e ele uiva como um lobo. Ou é o Benjen ou o Bran, creio eu.

  • Ivan Milazzotti

    Uau, o trabalho dessa mulher é incrível e de muita responsabilidade. Tenso!!

  • Pedro HS

    Essa teoria já estava meio batida quando a Folha disse que o Mãos-Frias tinha morrido há muito.
    Com isso o favorito na lista de identidade do Mãos-Frias passa a ser o Rei da Noite. Tô torcendo pra que se confirme!!

  • Martins

    Acho que ele morreu como todas as dezenas de patrulheiros na mesma época… pessoal acha que só pq era um Stark tem que ter um final complexo….

  • Willian Fleck

    hahaha

  • Guilherme Santiago

    Eu ainda acredito que ele está vivo! Será mesmo que o George iria revelar assim, se ele é ou não o Mãos Frias, sabendo que aquele manuscrito poderia cair nas mãos de fã?

  • Sistina

    impressionada*

  • Sistina

    não to impressionando com isso , depois de debater muito em foruns dava pra perceber que não era ele porque uma das crianças da floresta diz que mãos frios morreu a muito tempo e pra uma criança da floresta falar isso deve ser muito tempo MESMO. enfim

  • Lucas

    Sempre achei esta teoria improvável, já que, segundo a Folha (acho que é assim que se chama aquela COFT que tromba com Bran na entrada da caverna) afirma que Coldhands está morto há muito tempo (e pelo modo como a personagem falou, tipo, há muito tempo MESMO). Como poderia ser Benjen, no caso? E se fosse, prq ele não apresentou-se como tal diante de Bran, qual seria o motivo de manter a verdadeira identidade escondida? Acredito que ele irá aparecer novamente, e o que me leva a manter esta esperança é que Martin disse que veríamos as Terras de Sempre Inverno no próximo livro. Logo, já está ai um perfeito ponto de vista: Benjen Stark, como walker ou não. Inclusive, ele partiu com 5 patrulheiros, apenas 2 retornaram, enfim. Pelo menos a teoria de que ele seria Mãos-frias foi desacreditada totalmente agora.

    PS moderação: Vocês já cogitaram fazer um aplicativo pro site? Tipo, um app para Iphones/Android que direcionassem diretamente ao GoTBR? Não sei como isso funcionaria, só me veio a cabeça essa ideia agora.

  • Hellysson Wesley

    Suposição…

    Eu esperava que ele não fosse os mãos-frias mesmo, acho que os mãos-frias é na verdade um dos antigos companheiros que acompanharam o corvo-de-três-olhos para a muralha. Inclusive poderá até ser mencionado a personagem nos próximos contos de Dunk e egg aos quais esta história é contada mais detalhadamente. Quanto ao Benjen tenho alguns pensamentos… Para ser guardado acerca de tanto mistério ele deve ser um trunfo que Martin usará no final. Eu acho que a história da casa Stark não foi completamente explicada. Acho que a casa Stark deve ter algum laço poderoso com os walkers, algo de sangue, não sei bem, mas sinto que poderá ser abordado uma suposta reviravolta para que o Benjen Stark seja tipo o escolhido para reencarnar o Walker-chefe, o Deus cujo nome não deve ser pronunciado, (que por acaso este nome concordo com o Drunkwookie deverá ser H’odor) . Assim com o Benjen sendo do mal daria um forte impacto para o Jon Snow lidar, como a galera sabe ele amava o tio quase como se ele fosse o pai. Não tenho ideia de como essa minha suposição pode dar certo, mas que se desse, ia ser massa. Só acho..

  • Raniere Santos

    Entendo porque Os ventos de inverno estão demorando tanto a sair ¬¬ Ele perdeu a paciência com essa mulher rsrs mas adorei ela, descobri que ela é responsável por boa parte da qualidade dos livros!!!

  • Ptolomeu

    Se Martin é o rei, Anne Groel é a mão.

  • Leo Guedes

    Posso lhe perguntar algo, ja preguntando, eu li a tormenta o festim e a dança, sempre me deparo com algo sobre esse tal “contos de Dunk e egg” q não sei do do que se trata, poderia me dizer resumidamente do que se trata !??

  • Jorge Domingos

    Gente, aceitem. O Benjen morreu e pronto.

  • Rodrigo

    Pessoal precisa aceitar que os personagens podem simplesmente morrer. Benjen Stark, Ashara Dayne, Syrio Forel, estão todos mortos! O Syrio é o que mais me dá raiva quando vejo alguém dizer que ele tá vivo e é o Jaqen ou algo assim. Eu me pergunto: Será que essa pessoa tá lendo o mesmo livro que eu? Ou será que tem uma versão pra crianças de verão?

  • Nath

    Já pensou se tivesse um “Jon é filho de R + J? >>> NO”.

    Seria hilário. Quase vinte anos de especulação para chegar nesse ponto.

  • Luis Júnior

    Eu acredito que ele seja o Lorde Brynden Rivers conhecido como Corvo de Sangue, um bastardo Targaryen legitimado na época do rei Aegon IV. Na enciclopédia que foi lançada recentemente, é possível notar algumas coisas que fazem conexão com esse personagem misterioso.

  • Igor

    Meu DEUS! Fiquei imaginando eu, George e essa Anne em uma mesa, em um fim de tarde conversando sobre as crônicas…

  • Flavio Kilers

    Sua teoria e interessante sobre o elo dos white walkers com os starks, pois tem a lenda do rei da noite que o nome foi esquecido e falam que ele poderia ser um stark, algum irmão mais novo do rei do norte.

  • Thel Martins

    Não acho… As crianças da floresta não morrem naturalmente, logo não da para saber se o muito tempo é no ponto de vista deles, ou do nosso…

  • Thel Martins

    Sei lá, só eu que acho que ele simplesmente desapareceu? KKKKKKK

  • Raal

    Valar Morghulis …. para Benjen.

  • Evandro

    e sabe o que dizem, o rei caga e a mão limpa

  • JeanCamSurf

    é uma saga separada, que conta a historia de dunk e egg, 90 anos antes da “guerra dos tronos” se n me engano. vc pode encontrar esse livro com o nome “O cavaleiro dos 7 reinos” deixando claro q n tenho ctz recomendo uma pesquisa rápida ;D

  • Bruno

    Um livro do mesmo universo d’As Crônicas de Gelo e Fogo, só que se passa 90 anos antes do A Guerra dos Tronos. Acompanha um cavaleiro (Dunk) e seu escudeiro (Egg). Não vou falar mais pra não dar spoiler, mas é uma leitura recomendadíssima.

  • Bruno

    Também acho isso…

  • Hellysson Wesley

    Claro, Os contos de Dunk e egg é uma historia que se passa 90 anos antes da guerra dos tronos. Mostra a história de um jovem cavaleiro andante Dunk q em seu caminho encontra egg(Aegon targaryen) q é o irmão mais novo do Meistre Aemon aquele da muralha. Ai se passa no meio da guerra pelo poder dos targaryen e blackfyre. Muito legal, no Brasil colocaram os tres contos em um só livro que é “O cavaleiro dos sete reinos”, Martin se não morrer deverá lançar mais contos deles. Mostra aquele que acredito que seja o corvo de tres olhos que seria o Bryden Rivers, recomendo.

  • MPChock

    Brynden Rivers não é o cold hands. Ele é o Three-Eyed Crow, como visto no aDwD.

  • MPChock

    Resumidamente: É um outro livro… :p

  • Hellysson Wesley

    Acho que tem os mãos frias era da patrulha da noite. Acho que deve ser algum dos companheiros do corvo-de-tres-olhos que veio pra muralha junto com ele, e então morreu.

    Spoiler + suposição..

    Só não sei como ele se movimenta, porque pelo que percebi a magia do maos frias é de origem walker já que ele é um morto-vivo que não pode atravessar lá o campo de proteção da folha.

  • Marcos Vinicius

    Leia o Cavaleiro dos Sete reinos que você perceberá que não…

  • Tatiana Villalba

    Os contos estão num livro chamado O Cavaleiro dos Sete Reinos. Super recomendo.

  • Hellysson Wesley

    É tipo. Os starks são descendentes do Brandon o Construtor que foi o cara que fez a muralha para tipo isolar os outros. Especula-se que Brandon seria um Warg poderosíssimo que basicamente poderia controlar as criaturas vivas. Por quê não em sua familia não existisse alguém com poder semelhante de controle, com as criaturas mortas? ai nesse caso, esse irmão mais novo sei lá.. tivesse inveja dos poderes do irmão e virou seu inimigo.. ai com o Azor Ahai, o Brandon conseguiu evitar o poder do irmão malvado. Sei lá, assim tem sentido pra mim, pelo menos. Ai o Benjen seria a encarnação do cara do mal. o Jon a encarnaçao do Azor Ahai. Pensando bem… e se o Azor Ahai fosse um Stark kkkkkkkk sei de nada mais…

  • Hellysson Wesley

    kkkkkkkkkkk admitir que eles morreram é facil pra caramba considerando o Martin. Já admiti que eles morreram, mas se eles aparecerem vivos não vou me surpreender.

  • Haroldo

    Brynden é o Corvo De Três Olhos. Isso já foi confirmado. Quando Bran pergunta o nome dele, ele afirma já ter tido vários, dentre eles, Corvo De Sangue e logo depois diz que seu nome verdadeiro é Brynden. Bran até pensa no tio, Peixe-Negro que possui o mesmo nome. 🙂

  • Alessandre Yagami

    contos d dunk e egg eh um livro meio q paralelo a cronicas d gelo e fogo, mas q se passa em westeros a 100 anos antes, acho q eh cem, qnd os targaryan tavam no poder e td mais, eh um livro bacana, mas ele por si só n eh dos melhores a menos q tu tenha lido, ou vai ler Song of ice and fire

  • GRRM não falou que ele está morto.

  • Meistre Alex

    Está em Braavos vivendo como cantor e gastando o dinheiro com putas. Quando acabar o dinheiro ele volta pra Patrulha e diz que “se perdeu” por anos.

  • Meistre Alex

    Ou um Snark.

  • Thiago Corrêa

    Desde que confirmam umas teorias aí, não tem problema não.

  • Andrea Avalos

    And now his watch is ended.

  • Vitor

    Na Minha opinião ele está Morto não, eu acho que ela tá Perdido ou está com alguém escondido, está tentando descobrir qual o objetivo dos Vagantes Brancos, deve retorna Antes da Guerra ou quando a Patrulhar for Fazer Investida no extremo norte da Muralha, ele vai voltar e revelar o que Descobriu esse tempo que esteve sozinho e perdido….Minha Opinião.

  • Adamilton Borgneth

    São tantos destinos possíveis. Se ele está vivo, pode estar próximo às Terras de Sempre Inverno, ou mesmo em alguma das ilhas, como Skane. Outro destino possível é que ele tenha perdido a memória e se encontre isolado em alguma caverna, vivendo como um eremita.

  • mauricio braglia

    ta junto com o Tyrek Lennister kkkkkkkkkkkk

  • mas é que o benjen desapareceu no NORTE, lá no meio dos troço místico tudo onde os mortos se levantam e essas coisas

  • HSCB

    Ajudando o sobrinho a aprender coisas novas antes de voltar tocando terror….. interessante

  • Tassio Luan

    E o Gerion Lannister ASOASKAOASK

  • Tassio Luan

    Agora faltam 999 teorias para o Martin confirmar ou derrubar.

  • Antonio Marcos

    O bejen estah em um dos infernos kkkk

  • Leo Guedes

    Vc esta dizendo que posso substitui-lo pela enciclopédia!?

  • MadHatter

    aSDABHSADUHSADA
    Seria engraçado, e depois do “NO” ele fala: “ele é um simples bastardo, e também não tem nada com profecias”.

  • MadHatter

    Sim! GEORGE R. R. MARTIN / ANNE GROEL na capa dos livros, já -q
    Ela também pediu para ele colocar os dragões (não tenho certeza, li no festim), isso foi bom de mais haushdas.

  • matheus ribeiro

    Puts, se eu não tiver errado, Brynden Rivers é um bastardo targaryen que está isolado nas cidades livres depois da rebelião Blackfire. Mas isso foi a 90 anos atrás, isso conta no livro O Cavaleiro dos Sete Reinos.

  • Ze Andrade

    Na minha opinião ele está em Skagos e vai voltar com Rickon Stark. E espero que eles acabem com a casa Bolton de uma vez por todas. E acredito que em algum momento o Benjen tornar-se-á o Senhor Comandante da Patrulha da Noite.

  • Cid D´Avila

    Eu acho que o Mãos Frias não apareceu na série porque fechou contrato pra interpretar o Rei Élfico na terceira parte do Hobbit. E levou o alce gigante junto…

  • Ze Andrade

    Veja Rodrigo, na obra de Martin mesmo quando um personagem morre, ele ainda pode “sobreviver”. Veja o caso de Sor Gregor Clegane (Montanha),Catelyn, Beric Dondarrion. Logo, não é à toa que se especule tanto em relação àqueles que simplesmente desaparecem. A chance de um Benjen reaparecerem é muito grande. Talvez Syrio esteja realmente morto, uma vez que Meryn Trant não morreu e continua sendo o panaca de sempre. Ou simplesmente fugiu, e o Meryn Trantd agradeceu aos Sete por não ter ido desta pra melhor.

  • Adriano Machado

    Sempre achei meio besta essa teoria do Benjen ser o Mãos Frias. Simplesmente por que passou pouco tempo da sua morte. Como ele seria tão íntimo dos Filhos da Floresta em tão pouco tempo??? Pra mim isso não faz nenhum sentido.

  • Thiago Corrêa

    Só um pequeno detalhe, você esqueceu também dos Freys da Travessia, apesarem de estar a um milhão de léguas para o Sul.

  • Ana Gabriella Reis

    kkkkkk Quando assisti essa parte de O Hobbit só pensei no Mãos Frias e no tanto que ia ficar top se a HBO não tivesse cortado. =/

  • Maquiavel: Monsieur du safadôn

    Rei da noite, meu palpite, Morreu a muito tempo (quando perdeu a alma para a mulher branca como a lua) e está se redimindo dos erros do passado ajudando os heróis do presente, sabia o lugar onde encontrar a entrada mágica no castelo onde bran se encontrava, disse ao sam para proferir os votos e a porta se abriria, isso prova que ele era da patrulha da noite.

  • Ze Andrade

    Verdade, mas estes eu queria ver padecer nas mãos dos cranogmanos , afinal Howland Reed era amigão do Ned Stark e não vai deixar passar barato o que fizeram com Robb. Mas não sei se eles sozinhos dariam conta ou se deixariam os pântanos. É provável que o Peixe Negro Tully também tenha interesse em acabar com os Frey.

  • Evandro

    não caras, Arya vai cuidar dos Freys vai voltar para as terras fluviais com seus poderes de troca pele desenvolvidos e usar a matilha lideradas pela Nimeria para invadir as Gêmeas e trucidar os Freys

  • ptm

    Só corrigindo: A editora não cortou vícios de linguagem de GRRM.

    Ela achou que fosse vícios e sugeriu em verde para remover parte das repetições, mas o George respondeu à sugestão um grande e vermelho STET pra dizer “fica como está”, no sentido de que é proposital.

    Isso muda todo o sentido, visto que a repetições como “palavras são vento” poderão ser de grande significado no futuro…

    A sugestão das lembranças do Davos sobre seus dedos ter sido repetida desnecessariamente foi acatada, porém.

  • Luis Júnior

    Como disseram nos outros comentários, Brynden é o corvo de três olhos. Sinceramente então não faço a mínima idéia de quem seja o mãos frias. Mas talvez como George é estranho, ele seja apenas um daqueles três membros da patrulha da noite que morre logo no início do primeiro livro.

  • Rodrigo MariMoon

    Não necessariamente…

  • kel rios

    acho que esse OS VENTOS DE INVERNO será para cada personagem escolher o seu lado na grande batalha entre R’holor e o grande Outro!!! Assim como R’holor tem tem os seus aliados(melissandre,stannis,azor ahai…)o grande Outro tambem tem,não só os caminhantes brancos e sim personagens principais (mãos-frias,corvo de tres olhos…) acho que a grande revelação dos próximo livro vai ser que o Bran será um representante do grande Outro montando o dragão de gelo que fica em baixo de winterfell (até por que se o Bran estivesse contra o OUTRO NÃO iria conseguir combate-lo com o gelo do dragão…) então a profecia do principe que foi prometido seria solucionada no próximo livro …Azor Ahai seria um só tendo ele a luminífera (sendo o único que precisaria de um sacrifício para fazer sua espada pegar fogo …) seus aliados usariam laminas de obisidiana e aço (Jaime sonhou que ele e Briene tinham espadas brilhantes mais eles não precisão ser Azor Ahai para isso …) ocorrerá a grande batalha,cada personagem terá seu lado(George gosta de ter personages com ponto de vista distintos em batalha mostrando cada um dos oponentes como a batalha da água negra…)as cronicas de GELO e FOGO!!!!

  • Jonas Henrique

    Eu to achando que como apareceu na série aquela parte sobre os outros tocando no rosto do bebe e tudo mais, eu acho que (se houver aquilo no livro) será pelo ponto de vista de Benjen Stark, pode ser que ele tenha visto os outros e foi atras de respostas (o centro de tudo)… sei lah… vai que…

  • Hellysson Wesley

    Anram também vale a pena deixar claro que o grupo que o Robb Stark mandou antes de morrer portando as ordens dele para os pântanos de Howland Reed ainda pode estar vivo e nos surpreender contra os Freys ou os Boltons. Grupo que tinha uma das Mormont e outros de casas poderosas no Norte.

  • Hellysson Wesley

    Assim a enciclopédia, fala tipo do geral das grandes casas de Westeros, Já os contos do cavaleiro dos sete reinos acompanha as viagens de um só cavaleiro. Ou seja vc pode acompanhar fatos importantes através do ponto de vista do cavaleiro. Na enciclopédia vc tipo só lê os fatos. um pode ajudar a complementar o outro.

  • Ze Andrade

    seria um ótimo desfecho para os Frey 🙂

  • Hellysson Wesley

    Gostei muito da tua teoria. Assim eu acho q o dragão que pode estar em Winterfell não seria de gelo, isso devido as fontes de Winterfell serem termais, o que ajudou demais a superar os invernos tenebrosos deles. Sendo Assim o dragão de gelo que existiria seria o da muralha, só acho. A luminífera acho que precisa do sangue Targaeryan, ai tem gente que diz que o sacrifício para faze-la funcionar seria o Tyrion, Daenerys, e o jovem Griff. Enquanto George enrolar a estreia vai ter teoria q nem preste.

  • Essa parte se refere a Brandon e Brynden.

  • Helio Carlos Candeias Rabello

    Sim, pode!

  • Gustavo Lander

    essa do fedor comer o rato e depois não conseguir comer comida eu lembro que foi uma das que achei estranho quando li…

  • Talvez Benjen esteja simplesmente morto e caiba a nós aceitar o realismo brutal de GoT de que um personagem com potencial pode muito bem ter morrido no meio da neve e nunca ter sido encontrado, ou pior, se tornado um wight. Não estamos falando de um ator que mede a mão na hora de se livrar de supostos personagens chave hahaha

  • Mateus

    Infelizmente para mim esta teoria ja não era mais verdadeira. No final do Bran da para notar que coldhands é algo bem mais antigo no norte. Benjen pode estar vivo ainda, ser o campeão dos outros

    citado por Melissandra, ou pode simplesmente estar morto.

  • José Augusto Nerek D’Aguila

    Velho, imagine o estado de estresse mental e físico que Theon foi submetido. Agora imagine ele ter ficado dias sem comer e vê a porra de um ratinho. Agora imagine depois, ele já não com tanta fome, depois de ser torturado mais, ser colocado na frente de um prato de comida.

  • michel

    Sem esquecer que ela está com o testamento do Robb.

  • michel

    Sem mencionar o Cão, que pode ainda estar vivo.

  • Calopes

    O Mãos Frias é o 13º comandante da Muralha, outrora denominado Rei da Noite.
    O Grande Outro não conseguiu subjuga-lo totalmente, pois ele era um Stark com poderes
    especiais. Lembrem-se que o G. O. enviou uma menina da floresta, que se tornou a Rainha
    da Noite, para se reproduzir com o 13º comandante e enviassem os filhos meninos para ele.
    Penso que com o intuito de que se algum desses meninos tivessem o Dom da Visão Verde seria
    transferido pro Grande Outro.

  • Hellysson Wesley

    com certeza, e no testamento deve ter com certeza a permissão para Jon poder usar o nome Stark ao invés de seu nome Snow. E como o Robb morreu sem saber que seus irmãos estavam vivos… O Jon assumiria a casa Stark como herdeiro.

  • Eduardo Felix

    Lucas, onde você leu que veremos as Terras de Sempre Inverno no próximo livros? Me passa um link ou diz o título da matéria, por gentileza!

  • Ronan

    Desde que os Frey morram todos, tá bom demais pra mim =D, além porque os deuses acham inaceitável matar um hóspede.

  • Danilo Henrique

    Essa pra mim é certeza, ainda lendo deu pra sacar. Nem precisou ir atrás de teorias, rs

  • Danilo Henrique

    Esse é o tipo de obra que eu tenho certeza será publicado após o fim da saga toda, ou Post Mortem. Vira tudo uns apêndices gigantes, rs

  • LeleStark

    Ainda que soubesse q os irmãos menores estão vivos, Robb escolheria Jon. Quem mais? Rickon é uma criança temperamental conviveu pouco com os pais e irmãos, não foi adequadamente preparado, e Bran também é muito jovem e tem a limitação física. Quem mais aprendeu com Ned, quem mais sabe o q é ser um Stark é Jon Snow, e é o q mais se parece com o (suposto) pai. Lady stoneheart pode sapatear o quanto quiser.

  • Hellysson Wesley

    Concerteza xD

  • Linnye

    Martin afirmou que não haverá POV’s novos. Sem chance de Benjen nos contar o que quer que seja em primeira pessoa, se estiver vivo.

  • Daniela

    Com o perdão da ignorância, quem são R + J?

  • Samuel Versiani

    Os Frey? Catelyn Stark já tá cuidando deles… Um por um… ; )

  • Octopus Quimera

    Esse personagem ainda vai dar o que falar. O destino dele ainda está em aberto e certamente o autor dará uma definição sobre o irmão de Ned Stark.