Game of Thrones deu uma pista sobre os verdadeiros pais de Jon Snow?

AVISO: Apesar de discutir uma famosa teoria, o texto abaixo pode ser considerado SPOILER para quem acompanha os livros e/ou a série.

Jon-Snow-with-Longclaw-Win-a-replica-from-IMAX

Quem é fã dos livros certamente conhece uma das teorias mais aceitas e discutidas entre o fandom d’As Crônicas de Gelo e Fogo: a de que os pais de Jon Snow são, na verdade, Rhaegar Targaryen e Lyanna Stark – o que faria do jovem bastardo meio lobo e meio dragão.

(Se você passou os últimos anos com alguma companhia de mercenários nas Cidades Livres e não sabe do que eu estou falando, por favor, leia esse texto)

Essa semana, em um texto que lista possíveis easter eggs da série (inclusive a “premonição” de Mindinho, que jé mencionamos aqui), o site Movie Pilot divulgou uma imagem de Game of Thrones que conter uma grande pista dos produtores… ou uma grande pegadinha (na verdade, o Movie Pilot tirou as informações do Dorkly, mas é claro que, como sempre, quem fez a descoberta mesmo foi um usuário do Reddit, howmanydogs). 

Trata-se de uma cena da primeira temporada (mais especificamente do quarto episódio, “Cripples, Bastards and Broken Things”) onde Jon e Sam estão conversando em Castelo Negro e, em um dos pilares de madeira do salão, é possível ver as letras “R” e “L” entalhadas.

r+l=j (2)

A parada fica anda mais sugestiva no frame abaixo, onde a câmera (propositalmente?) mostra as duas letras, que devem significar, respectivamente, “Rhaegar” e “Lyanna”, bem ao lado de Jon Snow, o possível produto dessa relação.

r+l=j

Na web, a teoria é vulgarmente conhecida como “R+L=J” (ou seja, “Rhaegar + Lyanna = Jon”)

Nós também sabemos que, a fim conseguir a autorização de George R. R. Martin para transformar seus livros numa adaptação televisiva, os produtores David Benioff e D. B. Weiss tiveram que responder à pergunta “Quem são os pais de Jon Snow?” em um jantar com o autor. É óbvio que eles acertaram, então, se essa teoria for mesmo verdadeira, eles são um dos poucos que sabem. Mas será que isso dá a eles o direito de confirmar (ou pelo menos tentar confirmar) tudo dessa maneira? Ou foi só uma brincadeira pra deixar os fãs ainda mais enlouquecidos?

Alguns já acreditam que Benjen Stark podia saber a verdade, e entalhou as letras na madeira para alertar o sobrinho (Pois é bem óbvio que “R e L” significa “Rhaegar e Lyanna”. Genial esse Benjen, não?)… E essa é só uma das incontáveis hipóteses levantadas depois da descoberta…

Enfim, se a intenção dos produtores era deixar os fãs ainda mais ávidos por  respostas, eles conseguiram.


E vocês, o que acham? R+L=J?

Compartilhe:

Ao comentar no site você aceita as regras previamente estabelecidas.

Posts Relacionados

  • Vei já vi que vou morrer sem saber isso.
    Rafa esse é o sétimo ou oitavo post no site sobre a paternidade/maternidade de Jon Snow 🙂

  • Kevin Nogueira

    O nome do episódio também é sugestivo. “Bastards”.

  • Acho que lá pelo décimo já vamos ter a resposta, hahaha!

  • Balbúcio

    É muito óbvio: A honra de Ned era inabalável, tanto que no fim das contas ele morreu por isso, como um homem honrado, Ned jamais trairia Catelyn, Lyanna não queria que ninguém soubesse pra que o bebê não pudesse ser morto no massacre. Eu sei que GRRM não é do tipo previsível, mas é tão evidente que eu não consigo enxergar outro jeito pra isso, desabafei.

  • Rodrigo Jambeiro

    Isso ae é viagem… eu, sinceramente, continuo acreditando que ele é bastardo do Ned. Ele não tem traço nenhum da família Targaryen, e mesmo que se alegue que ele, no bom popular, “puxou a mãe”, acho que deveria ter ao menos uma característica física forte que lembrasse o pai e sua família. Não me entra na cabeça que ele seja filho de Rhaegar não.
    Aliás, aquela teoria que o jovem Griff é que seria o filho de Lyanna e Rhaegar e que a tal da Lemore é a Ashara Dayne, sempre me pareceu mais crível do essa.

  • Depois daquela declaração do Sean Bean e dos boatos de que ele estará na quinta temporada, creio que nos livros pode até não ser, mas na série será e a revelação acontecerá na quinta temporada 😛

  • Liz

    Eu acredito 100% nessa teoria.

  • Gisele Silva

    Fui ver no youtube e vi outra cena desse mesmo episódio em que se pode ver as letras. A partir de 5:53 https://www.youtube.com/watch?v=lU0TMZ_NDas

  • Giovanna Givoni

    R+L=J é tão evidente e obvia que chega a não ser mais teoria!!

  • Meistre Alex

    Eu vi um P e um L ali.

  • João VItor

    Então o “décimo” deve demorar bastante hahaha :/

  • jorge_lito

    Essa teoria é tão óbvia que me pergunto qual será a reação do Jon em descobrir que também tem sangue de dragão. ..

  • Martins

    R+L=J é a teoria mais bem fundamentada que eu conheço. Tudo aponta pra isso. Desde a honra de Ned, a promessa feita a irmã em sua ‘cama de sangue’ até as visões da Dany na Casa dos Imortais. Surpresa será se essa teoria for derrubada por Reed….

  • wildfire35

    Como o Elio disse naquela entrevista, já nem trato isto como teoria e sim como fato, ficaria muito surpreso se ela estiver errada.

    Aproveitando, gostaria de pedir a vcs que voltassem a postar aquelas matérias sobre teorias do livro, meu inglês é péssimo, e sempre é divertido discutir possibilidades, mesmo as mais fantasiosas.

  • Paulo Felicio

    Talvez seja esse spoiler que a série dará do sexto livro. Creio que que a verdade sobre os pais do Jon será revelada no Ventos de Inverno.

  • Paulo Felicio

    Os filhos legítimos do Ned quase todos puxaram à mãe. Pq seria diferente com o Jon Snow?

  • João

    Na quinta é bem complicado, tá meio claro que essa revelação vai vir pelas visões do Bran, e o Bran não vai ser muito focalizado na quinta temporada, talvez nos livros ele descubra isso quando for mais experiente nas visões, e poder controla-las, talvez na sexta temporada tenhamos um começo de revelações, vamos ver, mas se a revelação vier com o Bran provavelmente o Jon não vai saber, e é importante ele saber que é um Targaryen/Stark, bom, eu to muito confuso quanto a como vai ser tratado isso, mas acho que na quinta temporada é impossível, eles já estão controlando bem as cenas do Tyrion e do próprio Jon ( tirando partes ), se eles colocarem coisas que nem vieram nos livros os fãs dos livros enlouquecem.

  • Fabiana Santos Ferreira

    Baelor Quebralanças, príncipe de pedra do dragão, não tinha traços Targaryen e sim dorneses – sua mãe era de Dorne. Então é bem possível que Jon tenha pego os traços mais fortes de Lyana.

  • Anderson Lima

    Na verdade esse R e L aí pode não ter nada a ver com isso…

  • brunna

    Eu vi P+L ali, mas é válido.

  • Vitor

    Foda que ele nem Traços Targareyen tem… Mas pode ser sim Filho de Lynna e Rheagar…Já está na Hora já, de acabar com essa Teoria.

  • Yan Caio

    Baelor Targaryen, conhecido como Baelor Quebralanças -pode responder suas duvidas
    http://wiki.gameofthronesbr.com/index.php/Baelor_Targaryen

  • Beatriz Medeiros Noleto

    Para mim as letras entalhadas são P e L, e a perna do suposto R é apenas o veio da madeira. Acho que o pessoal anda vendo coisas que não existem.

  • Paulo Felicio

    Nesse vídeo dá pra perceber que é um P e um L, e não um R e um L.

  • geedes

    Exitem exemplos de vários legados de homens e mulheres, onde “a semente é mais forte”, termo usado quando os filhos só adquirem características só do pai ou da mãe. Inclusive, na própria série isso é óbvio quanto aos bastardos de Robert, para provar que Joffrey não é legítimo.
    Você conhece Jacaerys Velaryon, Lucerys Velaryon, e Joffrey Velarion? Esses três são filhos de Rhaenyra Targaryen e todos eles não possuem cabelo prateado nem olhos púrpuras. Podem ser usados como exemplos de que filhos de Targaryens podem ter uma aparência não valiriana. Há outros Targaryens que podem ser citados, mas esses já me provam certo.
    Jon Snow tem uma personalidade bem melancólica, isso pode ter sido algo que foi puxado do pai. E também, é óbvio que George não colocou um traço óbvio, porque ele queria que os leitores debatessem sobre isso.
    Essa teoria do Jovem Griff não passa de “wishful thinking”, pois não tem evidências que a suportem. Enquanto que R+L=J tem VÁRIOS exemplos de “foreshadowing” que podem ser usados como óbvias evidências depois de uma análise cuidadosa, e portanto, pode ser considerada mais do que só uma teoria. E até que apareça uma melhor para desbancar, ela vai continuar sendo.

  • Ivye Barrinovo

    Se ele tivesse sangue de dragão, sua mão não teria sido queimada.

  • Malu

    Pelo que eu me lembro, os targaryen não são imunes ao fogo, o caso da Daenerys é de simples magia! Pelo que eu sei!

  • Matheus Malagueta

    Olha, acho essa uma das teorias mais convincentes da série. E acredito nela… mas titio Martin é surpreendente, então, quem poderá dizer se essa teoria é certa ou errada? Só D. B. Weiss e David Benioff.

  • Rodrigo Jambeiro

    Pode ate ser cara, faz sentido o que vc diz, mas esse seu texto tem um tom de convicção muito elavado para uma obra que sempre trilhou o caminho da quebra da expectativa e subversão de convencionalismos. Pelos dados que apresentou, dá para perceber que vc conhece bastante a saga em tudo que foi lançado até aqui, mas ñ vamos esquecer que Martin ainda promete pelo menos mais dois livros, ou seja, mais algumas milhares de páginas que lhe dão espaço suficiente para introduzir novas informações e desenvolvê-las, bem como confirmar ou derrubar tantas outras supostas pistas que se espalham por ai. Então, acho que até ele terminar de fato todos os livros, o que eu, vc e tantos outros classificam como wishful thinking ou foreshadowing, no fim das contas, caminham juntos na linha de meras suposições que podem ou não se confirmar.

  • Yan Caio

    Se ele tivesse sangue de dragão, sua mão não teria sido queimada? SQN !
    Aegon V e Duncan Targaryen morreram no incêndio em Solarestival;
    Rhaenys Targaryen “Who Never Was”-carbonizada;
    Aegon II sofreu queimaduras e fraturas;
    Aerion morreu ao beber um copo de fogovivo.

  • hey_johnny

    Nem todos targaryens são imunes ao fogo/calor, vide viserys, irmão da dany.

  • Rodrigo Jambeiro

    Sim, é uma possibilidade, assim como é a de que ele seja só um bastardo do Ned. Enfim, por enquanto, todas são meras teorias que nos esforçamos tanto em procurar sentido enquanto o titio Martin se diverte em sua poltrona quando ouve falar sobre todas elas.

  • Rodrigo Jambeiro

    Porque ninguém ainda (provavelmente nem seus editores) sabe com certeza o que aquele velho teimoso e engenhoso tem na cabeça ou no seu computador com sistema DOS kkkkkk

  • LadyTargaryen

    Quando descobrimos quem são os pais de Jon Snow já teremos netos…

  • DihGamer

    Ah claro o Jon Snow q ñ sabe de nada vai saber q R e L e uma mensagem pra ele KKKKKKKk u.U

  • Filipe Batista

    Cês estão enganados. Ele é filho do Remo Lupin. R. L. Viram? E ele ainda é um lobo!

  • geedes

    Desculpa, não estou dizendo que estou certo. Não acredito em R+L=J porque eu gosto da teoria e quero que seja verdade, ela simplesmente tem evidências para se sustentar, é a teoria mais plausível. George já disse que ele não iria mudar nada porque fãs já acertaram suas teorias, porque isso seria infiel. Também acho isso um sinal de escrita ruim, e George definitivamente não faria isso. Pode parecer óbvio agora, mas a teoria está ai por causa de anos de fãs juntando as peças. A gente pensa que tá na cara porque a gente já sabe a resposta. Tipo, ele pretendia fazer uma trilogia, e agora já vai em sete livros, mas quando ele escreveu o guerra, ele colocou muitas pistas do parentesco de Jon.

  • Rodrigo MariMoon

    KKKKKKKKK’. Ok, essa foi ótima XD…

  • Rodrigo MariMoon

    Então… Petyr e Lyanna ‘-‘…? Kkkkk’.

  • Gisele Silva

    Petyr e Lysa kkkkkk

  • Ze Andrade

    Acho R+L =J uma teoria plausível. Mas sinceramente não creio que o entalhe seja um easter egg sobre isso.

  • Rodrigo MariMoon

    Aah, sim XD… Kkkkkk’.

    Aah, fiz uma teoria sobre como a história será finalizada, vê nesse link: http://www.gameofthronesbr.com/2015/01/editora-afirma-que-os-ventos-do-inverno-nao-esta-nos-planos-para-2015.html#comment-1802247403
    ‘Tá láaa em baixo, nos comentários; é só reconhecer a minha foto ^^’… E espalhe essa teoria pra geral, dando a credibilidade pra mim, obviamente :3… Kkkkk’.

  • Arthur Parreiras

    Boa!

  • geedes

    Mas a honra de Ned é tão exaltada exatamente por isso. Ele não trairia a Cat. Ele mentiu e disse que sim, porque ele prometeu para a irmã. É por isso que todo ficou tão surpreso quando ele trouxe Jon para Winterfell.

  • geedes

    Mas as evidências estão lá. Próprio George colocou.

  • Vaz

    Concordo, impossível. Rhaegar não representa nada pra ele. Ele tinha meses quando o cara morreu.
    Mais fácil pensar R=Robb
    Nada a ver, isso é só pra fã.

  • Keila Sparrow

    Se as iniciais tivessem aparecido em Winterfell, eu não duvidaria de nada, mas em Castelo Negro… Sei não, em…

  • Renan

    eu acho q o véio Martin não vai responder isso claramente nos livros, vai ficar cada um achando o que seja mais plausível.

  • Islan Oliveira

    Nem todos os Targaryen possuem os cabelos louros/brancos/platinas e a tonalidade de olho arroxeada. Baelor Quebralanças, primogênito do Daeron II tinham aparência dornesa herdada da mãe e um dos filhos dele tinha o cabelo negro com apenas uma mecha de “cabelo Targaryen”. O príncipe Duncan Targaryen também e se não me engano, os filhos do Rhaegar também puxaram ao sangue dornês.

  • Islan Oliveira

    Não afirmo categoricamente que o Jon Snow é meio Targaryen, mas no quesito aparência, além desses, há o Baelor Quebralanças, o Duncan Targaryen, os filhos do Rhaegar. Então eu não me basearia na aparência pra refutar tal teoria, a imprevisibilidade do Martin é o suficiente.

  • Belle S

    eu nunca entendi essa teoria, todos os Targaryens nao possuem cabelos loiro prateados e olhos violetas? ou pelo menos a maioria? e nem todos os Starks possuem as “caracteristicas” ja que de todos os 5 filhos do Ned so a Arya se parece com ele. Enfim de um jeito bem enrolado eu estou tentando dizer que se o Jon fosse realmente filho da Lyanna com o Rhaegar ele não teria as caracteristicas dos Targaryens? enfim so estou especulando kkk

  • Matheus Souza

    Por isso se chama ”easter egg”. Não precisa ter nada a ver com história.

  • Martins

    Porque a mãe de Jon não é Catelyn Tully?

  • Martins

    Alguns Targaryen possuem alta tolerância ao calor, não imunidade ao fogo. Apenas Dany sobreviveu ao fogo e foi num momento único.

  • Martins

    Não é uma regra. Príncipe Baelor Quebralanças, Príncipe Matarys, Príncipe Jacaerys, Príncipe Lucerys, Príncipe Joffrey, Príncipe Duncan, própria Princesa Rhaenys, filha de Rhaegar, nenhum deles possuíam características físicas valirianas e todos eram do sangue Targaryen. Então há possibilidade enorme de Jon ter puxado apenas sua mãe, mesmo sendo filho de Rhaegar.

  • eu também fico com essa ideia de que todos os targaryen em que ter pelo menos o olho ou o cabelo, até bastardos tem pelo menos um, mas sei lá né

  • Ekko Stark

    Sei não em, talvez seja conhecidencia.

  • Elivelton santos

    Baelor quebra lanças tinha os cabelos escuros , duncan o principe das libélulas tbm tinha os cabelos escuros , Açoamargo q foi um famoso bastardo targaryon tbm tinha os cabelos escuros.

  • jose zandonai

    e sobre o que eles tambem estao falado que o jon não queria gerar um bastado

  • Felipe Gimenes

    Na minha opinião é Robert e Lyanna.
    Motivos:
    1- Não é dito em momento algum que eles nunca se encontraram. Logo, eles podem ter tido relações sexuais, o que de certa forma reforçaria o amor cego do Robert pela Lyanna.
    2 – A “semente dos Baratheons é mais forte”, como o próprio Ned constatou quando pesquisava sobre a genealogia dos Baratheons. Inclusive foi o motivo pelo qual ele chegou a conclusão que os filhos da Cersei não eram de Robert: a cor dos cabelos.
    3 – Os cabelos do Jon são escuros como os do Robert. Enquanto os cabelos dos filhos de Ned são castanhos. Já Raeghar tinha os cabelos pratas e seu filho Aegon, cujo a mãe era Elia Martel, também nasceu com cabelos pratas.
    4 – (essa é mais uma ‘achometro’ do que uma evidência) É meio estranho o Martin, em mais de uma vez, descrever no livro situações em que o Robert tocava no assunto da mãe de Jon Snow e o Ned desconversava. Não lembro de haver esse confronto com outros personagens.
    5 – Nos capitulos da Catelyn sempre que é abordado o Jon, ela cita as cores dos cabelos dele.

    Enfim, acho que o Martin plantou algumas dicas que o pessoal não percebe o real motivo. Por exemplo essa pesquisa do Ned pela genealogia dos Baratheons e o fato da Catelyn sempre citar os cabelos do Jon.

    E se essa teoria se confirmar, Jon Snow é o herdeiro do trono de ferro… o que faria muito sentido.

    Abraços!

  • leandrosr

    Sei não Felipe. Se Jon fosse filho de Robert não vejo motivos para Ned não contar a ele.

  • Felipe Gimenes

    Pra mim, isso tem a ver com a promessa que a Lyanna pede pro Ned fazer a ela antes de morrer. Justificaria o fato do Ned sempre desconversar quando o Robert toca no assunto.

  • Antes de discutir quem são os pais leiam, as publicações anteriores sobre isso. Já discutimos exaustivamente aqui quem pode e quem não pode ser pai/mãe de Jon Snow:
    Na primeira parte da discussão, foram apresentados pontos que confirmam Eddard Stark e Ashara Dayne como os pais de Jon, devido a boatos que circulam pelos Sete Reinos:
    http://www.gameofthronesbr.com/2011/03/quem-sao-os-pais-de-jon-snow-parte-i.html

    Na segunda parte, são apresentados fatos que apontam para Eddard Stark e Wylla como os pais de Jon, a partir de declarações de Eddard e Edric Dayne:
    http://www.gameofthronesbr.com/2011/03/quem-sao-os-pais-de-jon-snow-parte-ii.html

    Na terceira parte chegamos a algumas conclusões a partir de observações e deduções das leituras dos livros 1 a 3, levantando-se a hipótese de que Jon não seja filho de Eddard, mas sim de Rhaegar e Lyanna Stark:

    http://www.gameofthronesbr.com/2011/03/quem-sao-os-pais-de-jon-snow-parte-iii.html

    Na quarta parte analisamos as duas primeiras temporadas de Game Of Thrones:
    http://www.gameofthronesbr.com/2012/08/quem-sao-os-pais-de-jon-snow-parte-iv.html

    Na quinta parte falamos sobre a filha do pescador: http://www.gameofthronesbr.com/2014/01/quem-sao-os-pais-de-jon-snow-parte-v.html

    Na sexta parte discutimos quem pode ser o pai quem não pode: http://www.gameofthronesbr.com/2014/02/quem-sao-os-pais-de-jon-snow-parte-vi.html

    Está tudo aqui: http://www.gameofthronesbr.com/tag/mae-de-jon-snow
    Leiam…

  • Mesmo sendo filho de Robert ele ainda seria bastardo e ele não pode ser filho de Robert.
    Leia: http://www.gameofthronesbr.com/2014/02/quem-sao-os-pais-de-jon-snow-parte-vi.html

  • Nicoli JLSantos

    Se Jon fosse filho de Robert não haveria porque esconder isso. Robert provavelmente o legitimaria até. Ele chamava Cersei de Lyanna quando estava bêbado, o cara idealizou essa relação que não se concretizou. Acho que Ned desconversa porque o motivo da promessa é justamente esconder de Robert que Jon é filho de Lyanna e Rhaegar, isso sim despertaria o seu ódio.

  • Nicoli JLSantos

    Disse tudo! Se isso aí é um easter egg eu não sei. Mas para mim R + L = J é fato. O velho já disse que não vai mudar nada pelo fato de os fãs já terem descoberto. As evidências são muitas e muito fortes.

  • Nicoli JLSantos

    Acho que tá mais pra P do que pra R…mas quer seja P, quer seja R….pra mim R+L=J é coisa certa. O GoTBR já fez um excelente trabalho discutindo sobre isso. Quero um easter egg é sobre Tyrion ser metade dragão, isso sim ia me deixar pilhada!!

  • Felipe Antunes

    kkkkk, fato!

  • LadyTargaryen

    Também acredito que o final dessa história será assim. Tipo Dom Casmurro, ninguém sabe se Capitu traiu ou não Bentinho, uma dúvida eterna para os leitores…

  • Esté Mewnome

    E se esse R fosse de Robert? Afinal, Jon é ”black of hair”
    Seria isso possível?

  • la muerte

    Eu não quero nem saber quem o Martin vai dizer que são os pais do Jon, pra mim eles são Rhaegar e Lyanna. É meio novela mexicana, mas eu adoro. Me deixa ser feliz. kkkkkkkk

  • Calvin

    Visto que não existe DNA em Westeros, minha maior dúvida não é a Teoria ser verdadeira ou não (como já disse antes, pra mim sua confirmação é quase só uma “formalidade”), mas sim qual a maneira de se prová-la dentro da história. Não consigo ver a revelação tendo qualquer repercussão real sem algo de peso para embasá-la, a palavra de Howland Reed dificilmente será suficiente.

  • Malu

    Verdade, mas ai não justifica o Ned esconder essa informação dele!

  • Anonimo

    (Spoiler)

    Bran Stark o Vidente, no livro ele sabe de tudo que todas as arvores viram ou estão vendo Ned deve ter contado para Benjen por isso Bran pode ver e enviar uma mesagem atraves das arvores para Jon(caso ele sobreviva)

    (Spoiler)

  • Calvin

    A própria serie “sugere” (talvez), na visão da Daenerys do seu filho não nascido, que em caso de união com não Targaryens é possível essas características não serem mantidas. Entretanto será que Jon não tem nenhuma semelhança física com Rhaegar? Gostaria que alguém anteriormente próximo ao príncipe (o Grifo talvez) viesse encontrá-lo, quem sabe ele não percebesse alguma similaridade.

  • Júnior Pereira

    E se o Eddard e a Lyanna fossem os pais de Jon? Isso não seria estranho, já que incesto é muito comum nos livros. EUAHHEUAHUEA

  • leandrosr

    O que o Calvin quis dizer é sobre uma prova indelevel de Jon é um Targaryen, mesmo bastardo, sem um “tapa na mesa” ninguém vai acreditar. Veja o caso do Ned por exemplo, nos capitulos de Arya viajando por Westeros vemos muito bem o que a população em geral fala sobre ele, acreditam que ele realmente foi um traidor e conspirou para a morte de Robert mesmo sendo Joffrey e Cersei tão odiados.

  • leandrosr

    Séria estranho não, seria só BIZARRO e TRAUMATIZANTE!

  • Calvin

    Exatamente, obrigado por esclarecer o que eu quis dizer. Me ocorreram dois jeitos da filiação de Jon poder ser provada “sem sombra de dúvida”: Ele quando vier encontrar a Daenerys (creio que não tem como não acontecer) acabar, intencionalmente ou não, domando um dos dragões; e o bastardo tendo um filho futuramente (talvez com a Val), ao qual nasceria possuindo os famosos traços Targaryens.

  • Calvin

    Pode ser mesmo um ovo de páscoa, mas caso seja me parece muito bobinho. Um que ficou bem bolado é aquele da estatua de dragão enferrujado do livro 4, e que estaria revelando a “real” identidade de Aegon. Deviam ter pedido ao Martin para criar algo parecido para a serie.

  • Belle S

    Grifo??? Nossa boiei agora! kkk eu so assisto o show, na vdd to no inicio do terceiro livro, o plano era ler nas ferias mas é so olhar para ele e eu fico com preguiça kkkk o que eu posso dizer, ferias ne feitas para dormir.

  • Belle S

    Eu sei que há Targaryens que não possuem as caracteristicas Valarianas, porém no meu limitado conhecimento da geneologia da casa Stark onde, um quinto dos filhos do Ned possuem as características dos Starks, me fez pensar que se um Stark tiver um filho com um Targaryen, haveria mais chances desta criança possuir características Valarianas.
    Mas somente para esclarecer, comparando com vcs eu n sei de nada de Game, só comecei a ver ano passado, esse livro é mais velho do que eu na vdd kkkk só queria compartilhar o que eu acho da teoria sendo que novamente, eu n sei tanto sobre a geneologia e a “genetica” por assim dizer destes livros quanto vcs.

  • Calvin

    Seu nome na verdade é Jon Connington, e aparece no livro 5, sendo também conhecido como Grifo devido ao símbolo de sua casa (acho que não preciso dizer qual é). Ele parece ter sido um dos poucos amigos próximos de Rhaegar, e talvez o único ainda vivo, portanto não duvido que futuramente venha fazer algumas revelações sobre o príncipe. Não posso dizer mais nada sem soltar grandes spoilers.

  • Victor Quaresma

    Acho que tudo isso é uma grande zoera deles.

  • GUILHERME COLOCERO

    Pode simplesmente ser uma indicação de Right e Left, para algum exercicio de treino de espadas…
    É muito sugestivo, muitissimo sutil. Até porque, como Benjen saberia? Eddard teve que prometer para Lyanna no leito de morte dela, e os nortenhos não quebram promessas assim, portanto ele não contou a ninguém…

  • GUILHERME COLOCERO

    Robert não conheceu Lyanna, apesar dela ser prometida a ele. Então não é possível que seja filho dele.

  • João Marcos

    Faz alguns meses que terminei a leitura da serie . Comecei a reler desde o primeiro volume agora e agora posso ver coisas que antes não via . Se você presta atenção nas coisas que são citadas nos livros como datas, algumas características físicas, o modo como os personagens falam uns dos outros e outros pequenos detalhes fica muito sugestivo que a mãe de Jon é a Lyana . Antes não conseguia ver isso , mas relendo fica tão ” NOSSA COMO NÃO PERCEBI ESSAS COISAS ANTES ?” .

    Estou apenas no segundo capitulo do Ned e ja peguei algumas coisas .

    _Quando Ned e Robert estão conversando sobre Daenerys , Robert fala ” imagine quantas centenas de vezes Raeghar deve ter estuprado sua irmã ” Dessa citação se conclui que Raeghar teve várias chances de ir para a cama com ela , a palavra “centenas ” é destacada nos livros pra mim significa que ele ficou com ela por muito tempo .

    _ No mesmo capitulo NEd diz que a guera durou quase um ano , ou seja tempo suficiente para Raeghar dar uma pimbada na Lyana e ela ter o Jon .

    _ De novo no mesmo capitulo NEd diz :

    ” Você não estava lá _ Disse com amargura na voz . O sono perturbado não lhe era estranho. Vivera suas mentiras durante catorze anos, e a noite elas ainda assombravam.- Não houve honra naquela conquista .

    – Que os Outros carreguem sua honra! Quando foi que algum Targaryen conheceu a honra ?Desça à sua cripta e interrogue Lyana sobre a honra do dragão!

    – Vingou Lyana no Tridente – Disse nEd , parando ao lado do Rei .Prometa me, Ned, Sussurava ela.”

    Dessa citação podemos ver que Ned mentiu sobre algo ( Jon) durante catorze anos e que isso o atormentava até agora , pois era um tipo de traição com seu Rei e a Família. Ned é conhecido como honrado , nunca trairia sua família e seu rei se não tivesse um motivo maior .Ele ainda lembra da promessa que fez a Lyana , provavelmente ele pediu pra ela proteger seu filho pois sabia que Robert estava perseguindo os Targaryen. Falar do massacre dos filhos de Raeghar deve ter trazido essas memorias à ele .

    Em outro capitulo de Ned ele se lembra dessa conversa e de como Sansa implorou pra ele salvar Lady da mesma forma que Lyanna implorou . Ou seja pra salvar alguem ( JOn)

    – Se a rainha teve um papel nisto ou, que os deuses nao o permitam, o proprio rei… nao, nao acreditarei nisso -mas, mesmo enquanto dizia as palavras, recordou -se daquela manha gelada nas terras acidentadas, e da conversa de Robert a respeito de enviar assassinos
    contratados no en calco da princesa Targaryen. Lembrou-se do filho pequeno de Rhaegar, da ruina vermelha de seu cranio e do modo como o rei lhe virara as costas, tal como fizera na sala de audiencias de Darry nao ha muito tempo. Ainda ouvia Sansa suplicando, como Lyanna suplicara tempos atras.

    Por enquanto são só essas pistas que peguei , pq estou neste capitulo na minha releitura .

    Ah e mais pra frente tem o capitulo do Jon , quando ele salvou o Mormont do zumbi . Tem um pensamento dele que me deixou intrigado desde que li a primeira vez .

    E, de repente, o peso do cadáver desapareceu e os dedos foram arrancados de sua garganta. Tudo o que Jon conseguiu fazer foi rolar, com ânsia de vômito e tremendo. Fantasma estava de novo sobre a coisa. Viu o lobo gigante enterrar os dentes na barriga da criatura e começar a rasgá-la. Observou, apenas meio consciente, por um longo momento, até que finalmente se lembrou de procurar a espada…
    Jon tentou gritar, mas não tinha voz. Pondo-se em pé com dificuldade, chutou o braço para longe e arrancou a candeia das mãos do Velho Urso. A chama tremeluziu e quase se extinguiu. “Arde!”, grasnou o corvo. “Arde, arde, arde!”
    Rodopiando, Jon viu as cortinas que arrancara da janela. Atirou com ambas as mãos a candeia para cima do monte de pano. Metal rangeu, vidro estilhaçou-se, óleo derramou-se e as cortinas se transformaram numa enorme chama. O calor do fogo no rosto era mais doce que qualquer dos beijos que Jon recebera.
    – Fantasma! – gritou.
    O lobo gigante libertou-se e aproximou-se enquanto a criatura tentava se erguer, com serpentes negras jorrando do grande golpe que tinha na barriga. Jon mergulhou a mão nas chamas, agarrou a cortina ardente e a atirou sobre o morto. Que arda, rezou, enquanto o pano envolvia o cadáver, deuses, por favor, por favor, que arda.

    Aqui Jon compara o calor do fogo à beijos e diz que o calor é doce . Pra mim parece que ele gostou do fogo .

  • João Marcos

    Acho nada a ver …a princesa Raenhys filha do Raeghar puxou o lado da Elia .

  • Bom. Se Benjer sabe (ou não) que Jon é filho de Rhaegar e Lyanna. Estão seria bem capaz dele ainda estar vivo. Já que Ned está morto e não pode revelar a verdade. Talvez Jon se alguma maneira acaba se encontrando novamente com seu tio e descobra a verdade 🙂

  • Incrível! Essa teoria está praticamente, se não, completamente confirmada. Não tem como pensar que Ned estava escondendo outra coisa! É Jon, de fato! 😀

  • Luana

    É verdade que ele nunca quebraria uma promessa, ou juramento. Daí o irmão deduziria (suspeitaria) que Ned nunca trairia a esposa, e então, Jon não poderia ser seu bastardo.

  • Calvin

    Muitos dizem que não há como Jon ser um Targaryen pois não teria qualquer característica própria deles, mas será que não tem mesmo? Acho que ele as possui sim, e o motivo de ninguém nunca ter encontrado é simples: Nunca procuraram. Todos pensam nele como o bastardo de Ned, portanto estão predispostas a identificarem apenas as semelhanças entre ambos.

  • Milena Seminotti

    [spoiler] Acho que ninguém mais tem dúvidas! No primeiro livro, me lembro bem, tem um trecho do Ned relembrando a Lyanna implorar algo para ele antes da morte. Ele lembra com um tanto de angutia dela repetindo “Me prometa, me prometa, me prometa”. Para mim é muito claro, até por outros fatores pequenos da história, como por exemplo o Viserion ser branco. Para mim fica claro que quem irá domar ele é o Jon. Acredito que ele vai perder o Fantasma, com base na teoria de Melisandre do último livro, no capítulo que ela narra. Algo sobre Jon se transformar em lobo, depois em homem, ou algo assim, que me sugere que ele vai sobreviver na pele de Fantasma, e depois ressurgir por algum feitiço de Melisandre. Com certeza ele vai precisar de um novo mascote branco! 🙂

  • Calvin

    Não acho que o Fantasma vai morrer, ele representa o lado Stark do Jon, ao qual nunca vai esquecer mesmo depois que vier saber de tudo, e mesmo depois de domar um dragão (considero o Rhaegal mais provável, afinal seu nome é uma homenagem ao pai dele). Manter ambos os animais meio que demonstraria a disposição em reconhecer ambas as suas linhagens.

  • Liv Gomes

    Acho que o Robert conheceu sim a Lyanna, pois na conversa dele com Ned, em guerra dos tronos, nas criptas, e comenta que a estátua de Lyanna não conseguiu captar a sua beleza. E o Robert era apaixonado por Lyanna, não teria como ele se apaixonar por uma desconhecida. Mas acredito que Lyanna não teve oportunidade de transar com Robert. Robert até deixa implícito nessa mesma conversa com Ned, que Rhaegar “ganhou” em relação a disputa por Lyanna.

  • Gabriela Santos

    o benjen stark esta morto,ele é o maos frias.

  • Gabriela Santos

    totalmente impossivel,entao que motivos teria o ned para nao contar ao robert que jon era seu filho,alias ele amava a lyanna e o jon seria filho dos dois,uma teoria totalmente absurda a suao jon é mesmo filho do rhaegar.

  • Deividson

    Só algumas questões que tenho sobre essa teoria de R+L= J :

    1 – Em nenhum livro se põe em duvida quem é o pai de Jon Snow, sendo Nedd conhecido por sua honra e tal, se ele simplesmente pegasse o filho da Lyanna, como dizem, e saísse dizendo que era dele, todo reino acreditaria, assim do nada ? Sem que houvesse alguma coisa para corroborar com isso?

    2 – Eu nunca li nenhuma referencia a uma gravides de Lyanna.

    3 – Os filhos do Nedd ganharam um lobo cada e Jon ganhou um branco por ser bastardo, mas ganhou um lobo como filho de Nedd.

    4 – Se ele fosse filho do Rhaegar o Grifo não saberia ?

    Tem algumas coisas mais vou parar por aqui, deixando só mais duas questões, rsrrss…

    Se essa teoria for verdadeira, de que adiantará se não houver ninguém pra provar? E se houver alguém pra provar, de que adiantará se Jon fez os votos ( um corvo não casa, não reina, etc) ?

  • Aoi-chan

    Isso é só especulação né?!?! Eu já li todos os livros e o destino do Benjen nunca foi dado como certo. Não pode afirmar isso.

  • Era só especulação mesmo, e já foi desmentida.

  • ferakmi

    Martin ja confirmou que Benjen não é o Maosfrias

  • ferakmi

    Talvez Connington saiba sobre a origem de Jon, pois ele já foi Mão e tambem fez parte da Corte dos Targaryens, mas a questão é: se essa teoria for verdadeira, as chances do Grifo saber sobre a paternidade de Jon são muito pequenas, uma vez que Rhaegar FUGIU (não sequestrou) com Lyanna para a Torre da Alegria, onde foi encontrada por Ned e Howland um tempo depois no seu leito de morte, ou seja, Rhaegar ja estava morto, Varys estava realizando seu plano de esconder o falso Aegon (ao mesmo tempo que Connington estava envolvido neste plano para manter o Jovem Griff a salvo) e Robert continuava com sua guerra.
    Enfim, os unicos presentes no local que sobreviveram apos a Rebelião, foram Ned e Howland, mas Ned, como todos sabemos, foi decapitado, ou seja, o unico homem que esteve presente no local do nascimento de Jon e que ainda esta vivo, é Howland Reed, entao tenho quase certeza de que nem Connington nem Varys saibam sobre a origem de Jon Snow.

  • Calvin

    Não tenho muito para me basear, mas acho que pode haver ao menos mais uma testemunha, o responsável por fazer o parto de Lyanna. Pensem bem, Rhaegar providenciou três guardas reais para protegê-la, portanto arranjar também um meistre afim de acompanhá-la parece lógico, e se o meistre em questão já tiver aparecido acredito só poder ser uma pessoa: Marwyn, o Mago… Tá sei, talvez seja meio um chute, no entanto me parece bem provável. E Connington pode mesmo não saber exatamente sobre a paternidade do Jon, entretanto duvido que Rhaegar não lhe tenha confidenciado algumas coisas. Ou quem sabe é possível soubesse mesmo sobre a gravidez de Lyanna, optando não mencionar nada a respeito por acreditar que a criança também teria morrido, e dessa forma não faria diferença (ou considerasse que revelar algo viria somente incomodar Aegon). Um Lorde ter levado um bastardo para sua casa não é uma notícia interessante o suficiente para se espalhar muito.

  • ferakmi

    concordo com você Calvin

  • Calvin

    Ah, mais uma coisa que eu tinha esquecido: Viserion não é branco, é creme.

  • Calvin

    Forçando um pouco a barra (ou talvez bastante), é possível existir ainda mais testemunhas. Uma teoria que ouvi tempos atrás é a de que como o Conquistador teve duas esposas (suas irmãs), Rhaegar teria se aproveitaria do precedente e casado com Lyanna. Caso isso for confirmado, quem celebrou o casamento também terá coisas a dizer.

  • Gabriel Adame Neves

    Todos esqueceram de quando o Cavaleiro das Cebolas visita ( tenho que consultar o livro )
    Dança dos Dragões, capítulo Davos, páginas 118-119, em um diálogo com Lorde Godric se não me engano:

    […]Ainda assim… neste mundo apenas o inverno é certo.Ned Stark disse isso para meu pai, aqui neste mesmo salão.
    -Ned Stark esteve aqui?
    -No alvorecer da Rebelião de Roberto. O Rei Louco exigiu que o Ninho da Águia lhe mandasse a cabeça de Stark,mas Jon Arryn respondeu,desafiando-o. Apesar disso,Vila Gaivotas permaneceu leal ao trono. Para chegar em casa e convocar seus vassalos, Stark teve que atravessar as montanhas até os Dedos e encontrar um pescado que o levasse através da Dentada.Uma tempestade os pegou no caminho. O pescador se afogou, ams sua filha trouxe Stark para as Irmãs antes que o barco afundasse.Dizem que ele a deixou com uma sacola de prata e um bastardo na barriga. Jon Snow, ela o chamou, por causa de Arryn.[…]

    Isso e um diálogo entre um dos garotos que acompanhavam Arya até a muralha ( Arya ficaria em Winterfell, quando foram surpreendidos por uma tropa Lannister ), onde ele dizia que conheceu a mãe de Jon Snow, que foi Ama de Leite dele, me faz acreditar que a mãe do Snow era filha de pescadora. Estou com preguiça de procurar o diálogo entre eles, mas se quiser ter certeza, pode olhar, no segundo livro ( quase certeza, senão no terceiro ) um dos garotos que acompanha ela até a muralha diz isso em meio a uma conversa.

  • O garoto em questão é ninguém menos que Edric Dayne, Senhor de Starfall e escudeiro de Beric Dondarrion. Ele diz que ele e Jon Snow são irmãos de leite pois tiveram a mesma ama. Na verdade Edric é mais novo que Jon (uns 4 anos), mas o que ele se referia era que provavelmente a mesma ama lhes deu leite, em momentos diferentes. Starfall, naturalmente, fica em Dorne, bastante longe do Vale, portanto.

    O que significa que essas duas passagens na verdade se contradizem, e isso obviamente empresta força à possibilidade de nenhuma delas serem a história verdadeira.

  • Pedro

    Em uma passagem da série na HBO, quando Jon rumo a Muralha se despede do pai, Ned fala para ele que um dia contaria sobre a mãe dele. Pode ser uma pista na série televisiva que no livro não aparece.

  • Talisson Santos

    1 – Realmente de Robert e Lyana se encontraram, e foi no Torneio que houve em Harrenhal, onde Rhaegar também conheceu-a, e nomeou-a Rainha do amor e da Beleza; ou seja, começou ae o Ódio de Robert pelos Targaryens.
    2 e 3 – O cabelos prateados dos Targaryens tem a pigmentação recessiva. Lembre-se que os Blackfire que são todos Bastardos também tem os cabelos Negros iguais aos de Jon, justamente porque os relacionamentos dos Targaryens com outros que não eram da sua própria família, e essa pessoa não tivessem cabelos claros, geravam filhos de cabelos escuros, poucas vezes algum outro nascia com cor de prata, por esse motivo os Herdeiros Targaryen de Sangue consideram os BlackFire filhos ilegítimos sem Direito à Sucessão de Nada…Logo, Jon Herdou as características da sua Mãe Lyana Stark, cabelos negros…
    4 – Ned desviava ou desconversava justamente para não dar brechas de alguma informaçãozinha pequena sobre a paternidade de Jon Snow, ou seja, se Robert soubesse que Jon era Filho de Rhaegar mataria-o sem Hesitação, pois ele mesmo fala pra Ned que não deixaria nenhum resquício de sangue Targaryen no Reino, sendo bastardos ou não. Sem contar que deixaria de confiar em Ned e talvez mandasse Matá-lo ou prendê-lo.
    5 – Cat sabe que Jon não é Filho Ned, mas prefere acreditar que no que todos vêem como verdade.
    6 – Jon não somente é Herdeiro do Trono como é o Renascimento de Azor Ahai.

  • Talisson Santos

    Lembrem-se dos BlackFire’s, eles eram todos Targaryens de Primeira linhagem, porém possuiam os cabelos Negros iguais aos de Jon, justamente porque não faziam parte da concepção de dentro da própria família, visto que os Targaryens se Relacinavam e geravam filhos em outras Mulheres de características diferentes, e como os cabelos Louros Prateados tem a pigmentação recessiva, predomina-se sobre o indíduo a coloração mais forte que o Preto…Foi o que aconteceu com o Jon Snow.

  • Talisson Santos

    Aee!! fazemos parte da mesma linha de concepção.

  • Talisson Santos

    Exatamente Martins, todos estes que você citou foram Herdeiros de Primeira Linhagem, por causa dos cabelos pretos foram expurgados do nome Targaryen e se autobatizaram de BlackFire, pois os Herdeiros de cabelos Louros-Prateados os consdirevam Bastardos Indignos de Herança.

  • Martins

    Então Talisson.. tá tudo errado oq você colocou amigo! kkkkkkkkkkkkkkkk
    Rebelião Blackfyre foi num outro contexto, não tinha a ver com cor de cabelos, até pq Daemon I Blackfyre que iniciou a rebelião tinha aparência valiriana.

  • Pablo Frade Oliveira

    Se através de magia acontecer a confirmação, não precisa de um tapa na mesa..

  • Alejandro Gabriel

    Acho que o ‘conhecer’ utilizado, é o modo como um homem conhece uma mulher… Robert não teve nenhum relacionamento sexual com Lyanna. Nos livros, ‘conhecer’ é correntemente sinônimo de relação sexual, tal qual, ‘entrar’, ‘possuir’….

    Além do mais, acho que um das maiores angustias de Robert, é o fato de Rhaegar ter tido Lyanna em seus braços, quando ele queria ter tido essa oportunidade como prometido da mesma.

    Se você interpretar, você somente concordou com o que o Guilherme disse. 😀

  • Alejandro Gabriel

    Robert tem muita raiva de Rhaegar por ter possuido Lyanna e chega a dizer a Eddard que neste ponto Rhaegar ganhou dele.

  • Alejandro Gabriel

    No fim, pra mim o que importa, é que Eddard fez uma promessa a Lyanna e ele cumpriu ela até onde pode. Quanto mais leio, não consigo gostar menos do grande Ned. Preferiu desonrar a si próprio à desonrar sua irmã ou sua promessa feita. Eddard é para mim, o melhor personagem desse livro. Com sua justiça, honra, coragem e benevolência. Características que lhe cobraram caro. Mas ele se foi assim que o lema de sua família começou a se concretizar. O velho lobo morreu e o inverno chegou… Talvez não a primeira nevasca, mas quando sua cabeça tocou o chão daquela praça, o primeiro floco de neve começou a cair.

  • rerbert viana

    só complementando, Jon seria um bastardo de Rhaegar pois ele não é filho legítimo de seu casamento, ou seja o lobo branco ainda estaria dentro dessa teoria.

  • rerbert viana

    Acredito que ele não morra também, até porque foi o lobo quem fez Jon lembrar onde era seu lugar: Um bastardo, não o rei de Winterfell (proposta de Stannis).

  • rerbert viana

    alguém tem o link da matéria onde o Martin fala que o Benjen não é o Maosfrias?

  • rerbert viana

    Não exatamente, Baelor – quebra lanças era um Targaryen de cabelos escuros.

  • rerbert viana

    obg ^^

  • Lucas Martins Claro

    Li somente o primeiro livro, não possuo o mesmo conhecimento que vocês quanto ao assunto. Mas, se essa teoria se concretizar, por que então Jon tem cabelos escuros? não foi assim que Ned descobriu sobre os bastardos de Cersei e Jaime!?

  • Daniel Brandão

    Lyanna é Stark logo seu filho podera ter os cabelos escuros!!

  • Wiulien Araújo

    Nem todos Targaryen possuem os cabelos prateados. Baelor “Quebralanças” Targaryen é uma prova disso. Ou seja, o fato de Jon ter os cabelos negros não desmente a teoria!

  • Lucas Martins Claro

    entendi, obrigado pela resposta, desconheço esse Baelor rs

  • Vish, isso ainda vai dar o que falar… vamos ver se na quinta temporada teremos mais alguma pista. É como li em um comentário, pensamos no Jon só como filho do honroso Ned, pelas semelhanças, mas e se ele só foi criado pelo Ned desde bebê? não teria como ser diferente. E isso pode ter sido usado para “trollar”, e enfiar na cabeça de todos que ele é filho de Ned, acredito na teoria R+L=J, GoT tem muitos segredos.

  • Macoy Iskhaq

    Ned Stark fez uma promessa a Jon, que da proxima vez que se encontrassem, ele falaria da mãe de Jon. Jutando com algumas outras teorias em que ouvi, “que Jon caminharia pelo mundo dos espiritos antes de voltar como Principe escolhido”. Acho que Jon se encontrará com Ned de alguma forma se isso tudo acontecer mesmo, ele já volta confiante com a verdade.

  • Pati

    1 – Porque não acreditariam? Aliás nem todo o reino conhecia o Ned, apenas gente importante heheheh, e dentre os lordes de Westeros ter filhos bastardos era muito comum, logo eles não ligam honra a fidelidade no matrimonio. O Ned podia muito bem ser um homem honrado e ter cometido um deslize, e foi honrado o suficiente para assumir e criar o filho bastardo, enquanto poderia ter deixado com a mãe desconhecida como a maioria fazia. Aliás, mesmo que alguém não acreditasse, o que a pessoa ia fazer? Cada um tem sua vida pra cuidar, não vão ficar encrencando com filhos bastardos dos outros.

    2 – Nunca mencionaram a causa da morte dela, mas foi dito que quando Ned chegou a Torre da Alegria, ela estava em uma “cama de sangue”, termo esse já utilizado nos livros para designar partos, logo…
    Se ela tivesse morrido devido a alguma doença, ou devido a algum golpe de espada, veneno ou algo do tipo, porque não teriam mencionado? fora que Rhaegar não iria querer matá-la, se a sequestrou ou fugiu com ela, é porque a amava e a queria com ele, os guerreiros de Robert tbm não iam querer matá-la, visto que Robert queria resgatá-la, a morte dela não tem motivo, ninguém queria sua morte, a única explicação é ter morrido em consequência do parto.

  • Anne

    (Spoiler) Já li os livros a algum tempo logo não tome como certo meu comentário, mas no básico, jon descende dos Targaryen ficando claro que é filho de Rhaegar e Lyanna,sem contar que Ned o trousse para o salvar de ser morto colocando sua propria honra em questão, entre outras coisas que ficam soltas não só nos livros mais tambem na série, mas no livro na passagem em que encontra uns dos dragoes Jon ganha uma baforada ou coisa do tipo nao me lembro bem, não sofrerá danos visto que um descendente dos targaryen possui o sangue dos dragoes e assim ira controlar uns dos dragoes o rhaegal ou Viseryon nao lembro bem, Dayenerys contara com a ajuda de um domador de dragoes e controlara Drogon e Bran o outro, e assim assumirão o trono, só o que não compreendo é o rumo diferente que a série toma dos livros, Jon ficou gravemente ferido na batalha contra os selvagens e na serie nada acontece alem da morte do Mance e Igrid,sem contar que eles revevirão a Cat Stark, não sei pra que e que ouvi rumores que os autores matarão Jon na série.. meio confuso mais foi o que ouvi em algumas entrevistas.

  • Luis Moreschi

    ao meu ver
    {…
    Quando CaT pegunta sobre a mãe de John:
    “Foi a única vez em todos os anos passados juntos que Ned a assustara.
    – Nunca me pergunte sobre Jhon- … – (ele) é sangue do meu sangue, e é tudo que precisa saber.”

    Eddard não quer falar de Jhon mas ele é seu parente isso fica óbvio, mas a prova mais irrefutável está contida nas páginas 84, 85 e 87 do primeiro livro, segue …

    * Ned viu que “O ódio de Robert pelos tragaryen era nele (robert) uma loucura”
    * “(robert) não vejo bebês somente filhotes de dragão”,
    * (robert) “matarei cada tragaryen em que eu puser a mão até que estejam tão mortos como seus dragões e então mijarei em suas tumbas”
    * Ned conta que na época ele “cavalgara para longe nesse mesmo dia, a fim de lutar sozinho as ultimas batalhas da guerra no Sul.”
    * Robert pergunta “E Rhaegar… quantas vezes acha que ele violou sua irmã? (lyana) Quantas CENTENAS de vezes?”

    Isso prova que o Robert mataria qualquer targaryen mesmo se ele fosse filho da lyana e ainda deixa explicito que SIM Rhaegar possuiu lyana nos tempos antigos, o “prometa-me Ned” talvez indique que lyana fez Ned prometer que jamais deixaria Rebert matar seu filho( Jhon ) e para dar mais força ainda vem a lembrança de NED.

    * “o sono perturbado não lhe era estranho. Vivera suas MENTIRAS durantes 14 anos”

    Todos acham que NED guarda o SEGREDO sobre quem foi a mão de Jhon mas na Verdade ele MENTIU porque jhon não é seu filho,mas sim de lyana “Prometa-me Ned. Sussurrara ela”.

    …}
    E vocês o que Acham ?

  • Carolina Devens Rabelo

    Gente, Rhaegar + Lyanna = Rihanna Ahahahahaha

  • Carolina Devens Rabelo

    Mas dos filhos de Rhaegar com Elia, Aegon é como Rhaegar e Rhaenys é como Elia. E cor de cabelo, na genética, não é igual a gente estudou na escola, não é igual a coelho ou ervilhas, não é Aa AA aa… Elia era uma típica Dornesa, morena e de cabelos escuros, e teve um filho com Rhaegar com características de Targaryen.

  • Alinne Gomez

    Ainda não li os livros (pf não me julguem hahha é só uma dúvida msm)
    Se a teoria R+L=J for vdd, se Jhon sobreviver de algum modo se seu ferimento, se por acaso montar no bendito dragão e bla bla bla, ele não seria um desertor da guarda? Afinal ele fez um juramento, o que “libertaria” ele deste juramento?Grata =)

  • André Amaral

    Os Targaryen foram conhecidos por suas relações incestuosas, pra manter a pureza do sangue, por isso a maioria teve cabelos prateados

  • leandrosr

    No mundo de Westeros, um rei poderia liberta-los dos seus votos. Seria dúbio, mas seria uma saída. Ou no caso mais crítico, a própria dissolução da Patrulha da Noite.

  • Afonso Ritchielle Martins de B

    Ele fez os votos em vida, ou seja, quando estava no corpo, antes de ter seus ferimentos e “morrer”, ou seja, morreu e renasceu, como desejamos, logo cumpriu seu deveer em vida..

  • Adão A. Gonçalves

    Lucas, segundo essa teoria ele seria filho da IRMÃ DO NED com o principe targeryan. por tanto ele seria meio stark não por parte de pai, mas sim de mãe. ou seja, teria a genetica para se parecer com ele

  • Danilo Henrique

    Considerar que ele foi traído também seria válido?

  • Danilo Henrique

    Eu acredito na teoria, porém gostaria de fazer uma ressalva no seu texto.
    “O único homem que esteve presente no SUPOSTO local do nascimento de Jon.”

    A única certeza é que ele, Howland Reed, é o único homem vivo que esteve presente no local de morte da Lyanna.

  • leandrosr

    Danilo, o suposto no caso se refere não ao Howland, mas ao local de nascimento, que SUPOSTAMENTE era de Jon Snow pois não há certeza de era ele quem estava sendo guardado na torre da alegria, sacou?

  • Danilo Henrique

    Sim Leandro, saquei. Foi o que eu quis dizer no meu comentário, rs.
    Que é certo que ele Howland testemunhou a morte dela, já o nascimento precisaremos de uma confirmação

  • leandrosr

    Para sair da Patrulha? Não, os votos são dele, se lá não foi justo paciência.

  • Pedro

    cara não tenho muita experiência em GOTpois acompanha a serie e recentemente comprei somente dois livros, mas como fã pesquisava constantemente sobre GOT, (não sei se isso faz parte da teoria mas ai vai) o pai do rei louco obrigou-o a se casar com sua irmã pois tinha escutado uma profecia sobre a volta de azhour hai ( o heroi que matou os outros com sua espada flamejante)seria descendente de sua linhagem agora se pararmos para contar temos Rhaegar(Morto), VIserys(Morto) e por fim Daenarys ( que obviamente não e e nem pode ser a reincarnação do heroi) mas levando em consideração que Rhaegar tenha tido um filho com Lyanna a linhagem continuaria ate Jon Snow e sabemos que Jon Snow morreu no ultimo livro (como ainda não li darei relatos de outros) disseram que ele abriu os olhos e tinha uma cor diferente, simbolizando sua reincarnação e se pararmos para ver os ultimos livros a situação com os outros esta se agravando necessitando novamente do heroi

    Ps.Concordo com sua ideia

  • umfakeprabobogens

    ‘sa muralha vai cair .
    Na série não sei se apareceu,acho que não,mas temos nos livros dois ”berrantes” , um deles é pra controlar um dragão, o outro é para colocar a muralha abaixo . Um está na muralha ,eu acho,o outro está na mão de um pretendente da dany, no meio do mar. Agora….qual é qual, não está exatamente especificado…

  • Cerberus

    “A noite chega, e agora começa a minha vigia. Não terminará ATÉ A MINHA MORTE. Não tomarei esposa, não possuirei terras, não gerarei filhos. Não usarei coroas e não conquistarei glórias. Viverei e morrerei no meu posto. Sou a espada na escuridão. Sou o vigilante nas muralhas. Sou o fogo que arde contra o frio, a luz que traz consigo a alvorada, a trombeta que acorda os que dormem, o escudo que defende os reinos dos homens. Dou a minha vida e a minha honra à Patrulha da Noite, por esta noite e por todas as noites que estão para vir.”

    Com sua morte estará livre do juramento.

  • Monica Ines Schuck

    Eu acho que o R significa Robert. A cor dos cabelos é uma coisa muito importante e acho que o Jon é filho do Robert Baratheon e da Lyanna.

  • Monica Ines Schuck

    Eu acho que o Jon é filho do Robert Baratheon e da Lyanna.

  • Vinicyus Soufern

    Ned, antes de sua morte, nos calabouços de Porto Real pensa sobre Jon e medita sobre a promessa que nunca seria capaz de cumprir… falar sobre a mãe de Jon. Ora, se Jon é um FDP porquê Ned e toda a sua Honra se prestaria a pensar sobre o assunto numa hora dessas?
    Está claro que a maternidade (e paternidade) de Jon é uma das Cruzes mais pesadas que Ned e sua respeitável Honra tenha carregado por sua vida.
    Este fato por si só amarra a progenitura de Jon ao desfecho da saga…

  • Vinicyus Soufern

    Nem todos Targaryens possuem cabelos escuros…
    Rhyanna possuía cabelos escuros, e apesar de os filhos de NED (a maioria) serem Ruivos, a predominância dos cabelos escuros é fundamental neste requisito.
    Pela lógica apresentada, os Targaryens possuiem cabelos prateados pela procriação congênita, e quando se misturam com outras linhagens a tendência é a perda desta característica. Ex.: os Baratheons – descendentes dos Targaryens e com cabelos negros…

  • Victor W. Oliveira

    Bem, ele se alistou como Jon SNOW ou seja, se ele descobrir que é um Targaryen, seu real nome o liberta de seu nome antes dito. Isso acaba sendo mais convincente do que o simples fato de morrer,pois se vc não morreu ( o corpo não perdeu vida) ele ainda tem dever a comprir. Ele se levantou como irmão da patrulha como Jon Snow e não como Jon Targaryen.

  • Victor W. Oliveira

    Então porque ele Ned esconderia Jon de seu próprio pai?

  • Uryuu Rayleigh

    Não faz sentido isso.

  • Uryuu Rayleigh

    Não faz sentido isso.

  • Carol BB

    Não sei se aqui é o lugar certo para comentar isso, mas vamos lá.

    Estava eu relendo Dance with Dragons, tentando encontrar alguma pista sobre o destino de Jon Snow em TWoW. Algo do tipo “ele sempre volta”, que vimos na série. Ou ainda, algum possível personagem que pudesse, ainda que após a morte de Jon, trazer à luz o assunto a respeito de sua paternidade.

    Não achei nada disso. Porém, pensei numa teoria bem interessante. (não sei se alguém já falou sobre isso antes por aqui).

    O Jovem Grifo diz ser Aegon, filho de Elia e Rhaegar. Sabemos dos vários possíveis furos dessa afirmação, e por isso muitos acreditam que ele seja na verdade um Blackfyre.

    Mas e se, ele realmente for filho de Rhaegar? Só que filho de Rhaegar e Lyanna (ao invés de Elia).

    Vamos supor que Lyanna engravidou de gêmeos. Isso tornaria ainda mais clara a possibilidade de morrer no parto.

    Ned Stark encontrou os bebes Jon Snow e Jovem Grifo. E, para os protege-los (inclusive da ira do próprio Robert, que no primeiro livro afirma que mataria qualquer targeryen que encontra-se pela frente, mesmo bebe), resolveu separá-los.

    Jon, de olhos e cabelos negros, mais semelhante aos Starks, foi levado para Winterfell, como se fosse seu próprio filho.

    O Jovem Grifo, de olhos ametista e cabelos prateados, nitidamente não se encaixaria como filho de Ned. Então, ele o levou para Ashara Dayne (de olhos ametista), sua antiga amiga e amor.

    Ashara, que não conseguiria esconder a criança por muito tempo, deu um jeito de forjar sua morte (espalhando boatos, ou empurrando outra mulher de uma torre altissima), e fugiu com a criança. Talvez Arthur Dayne não tenha efetivamente morrido quando se encontrou com Ned. Talvez ele tenha fugido com irmã para proteger o filho de Rhaegar.

    Se esconderam no Rhoyne, ou sei lá aonde, sob a proteção de quem, até que esbarraram com Connington e Varys, ou seja lá quem está por trás da ascenção do falso Aegon.

    E onde estaria Ashara Dayne agora? Lemore! Bela demais para uma septa. E se encaixa na idade. Ela sabe da história dos gêmeos. De Lyanna e Rhaegar, e de Jon Snow.

    Sempre me perguntei porque GRRM incluiu um nucleo tão enorme no quinto livro. Seria apenas para cumprir aquela profecia do dragão de pano?? Tanta criatividade, tantas páginas, pra arremedar uma história de um impostor? Não consigo me conformar com isso.

    Se essa teoria estiver certa (no meu sonho mais doido), temos uma pessoa viva e presente na história, que pode trazer a tona a história de Jon Snow!

    E porque eu pensei nisso? Sei lá. Mas o estalo me deu quando percebi que Aegon usa, durante o quinto livro inteiro, uma capa de pele e cabeça de lobo-vermelho. Lobo (Stark) + Vermelho (cor dos Targeryans). Eu sei, é forçar muito a barra. Mas sei lá. Vai que né…

    E dai a pergunta, mas porque ele finge ser filho de Elia? Porque como filho bastardo de Rhaegar ele não teria qualquer legitimidade para clamar o trono. E, quando Rhaegar morreu, o rei Louco nomeou Viserys como seu herdeiro, e não o pequeno Aegon. Logo, ainda que ele tivesse casado com Lyanna, e que esse casamento pudesse ser reconhecido, dali não sairiam herdeiros. E mais, Rhaegar morreu princípe, logo não poderia legitimar bastardos, e menos ainda bastardos que nem nasceram.

    Bom… é isso. Desculpem pelo post gigante, mas eu precisava contar essa teoria pra alguém !! rsrsrsr

  • Diogo

    Jon é Filho Da Lyanna Stark com Ben Stark. Incesto.. moda em Westeros… O clima de Westeros é confuso pois eles estão num planeta circumbinário, onde pode haver duas Estrelas (Sol). Seguindo essa linha, quando o inverno chegar, o Kahl Drogo Renascerá pois o Sol nascerá do outro lado conforme a feiticeira tinha dito e por fim Daenerys invadirá Westeros com seu exército Dothraki. Se o Jon revive eu não sei .. mas Ben Stark está menos morto que o Jon Stark.

  • WildBreezer

    Jon filho de Lyanna e Rheagar sendo meio lobo, meio dragão isso pra mim não tinha nenhum sentido, ate ler a teoria dos lobos e os destinos dos seus donos que é assim ( não colocarei a de
    todos pois ficaria muito grande ) :

    Tudo começa com:
    uma loba mãe morreu e deixou seis lobos. A loba mãe foi morta por uma haste de veado, clara referência aos Baratheon, que viria a se concretizar no fim do livro, com Joffrey. Ainda que não seja um, ele carrega o nome dos Baratheon, e ordena a morte de Ned, deixando seus filhos à mercê da própria sorte

    “Vento Cinzento e Robb É um nome estranho, mas tudo bem. Vento Cinzento, assim como Robb, era implacável nas batalhas e nunca eram vistos separados, exceto no fatídico Casamento Vermelho. Vento Cinzento sabia que algo estava errado, mas Robb escolheu ignorar seu lobo/instintos e acabou com uma outra cabeça sobre os ombros.” Robb se considerava o rei do norte, mas “wind Grey” é apenas o pressagio de inverno.

    “Fantasma e Jon Snow: Outro lobo que tem um nome apropriado: Jon era praticamente um fantasma na casa Stark, sendo uma assombração da suposta traição de Ned. Além disso, ninguém acreditava que o lobo albino fosse sobreviver, e ele torna-se uma besta feroz. É também o único diferente, assim como Jon.” também podendo significar sua morte e volta como um White Walker

    e agora juntando as pontas, porque de todos os lobos que são ate mesmo fisicamente parecidos com seus donos, trazendo um “sina” com eles, se o nome significa o destino de Snow, o fato de ser albino pode quem sabe ser pelo fato de que claramente os Targeryens são uma família de albinos ( olhos albinos em humanos tem tonalidade de um azul tão claro que os vasos de sangue atras da iris dão a eles uma cor Violeta) e Lyanna tendo como brasão da familia o lobo então temos a conclusão

    Lyanna (Família Lobo) + Rheagar ( Família albina ) = Jon snow, o bastardo com o lobo albino
    Seria coincidencia demais para um escritor como George R.R. Martin

  • Julia Ramirez

    hahahahaha o melhor shipp since ever

  • Luke

    Faz todo sentido. Ned nunca disse que Jon era seu filho nos livros. Disse “é do meu sangue”. Sobrinho é do mesmo sangue, não? Ned encontrou Lianna “na sua cama de sangue”, ou seja no parto de Jon ou logo após ele. Sempre que atiravam na cara de Ned que ele não era honrado coisa nenhuma pois tinha tido um filho bastardo, ele se calava e engolia o insulto. “Prometa-me Ned” era para Ned sempre esconder que Jon era filho de Rhaegar, do contrário seria morto por Robert ou pelos Lannister.

  • kemily

    Quando Ned e seus cavaleiros conseguem matar os Três cavaleiros da Guarda real na entrada da torre da Alegria somente ele e Howland Reed estavam vivos.
    Na minha opinião é ai que tudo começa a ficar estranho ou sem motivo.

    1-Por que a metade dos Cavaleiros da Guarda real estavam na torre da alegria que e bem longe de onde estavam ocorrendo as batalhas, sendo que o lado da qual eles lutam estava perdendo?.

    2-Porque deixaram 3 da Guarda Real lá, para não deixar ela fugir? mesmo que ela lutasse bem como ela lutaria com Três cavaleiros da Guarda real ao mesmo tempo?

    3-Se a promessa fosse Só levar o corpo dela para Winterfell, porque ele teria ficado atormentado tantos anos? Mesmo depois de enterrá-la na cripta de Winterfell?

    Não acreditava que Lyanna tivesse dois filhos, mais estava lendo A Fúria dos Reis e algunhas partes Me fizeram mudar de idéia.

    e se Meera Reed fosse Irmã de Jon? em A Fúria dos Reis tem algunhas Pistas que comprovam isso.

  • Hermínio Neto

    Martin disse que o clima é maluco por motivos mágicos.

  • Karen Alves

    Ele não abre os olhos no livro… Só diz que sente frio, muito frio

  • Karen Alves

    O Martin disse numa entrevista que seria revelada a identidade da mãe do Jon no sexto ou no sétimo livro