Hollywood Reporter: George R.R. Martin é o 3º escritor mais poderoso de Hollywood

thr_packagehead-powerauthors-a

O Hollywood Reporter, importante publicação norte-americana que trata da indústria do entretenimento, elegeu no fim de novembro aqueles que considera os 25 autores mais poderosos de Hollywood. George R. R. Martin figurou no ranking na 3ª posição, atrás apenas de J.K. Rowling e Stephen King, e à frente de nomes badalados como E.L. James, Nicholas Sparks, John Green e Suzanne Collins.

A publicação mencionou a crescente presença de George na TV, em programas como Last Week Tonight, Late Night e Conan, além de colaborações em Funny or Die e Robot Chicken. Obviamente, o carro-chefe foi a imensa popularidade de Game of Thrones, que se tornou a série mais assistida da TV na última temporada.

George R. R. Martin, 3º autor mais influente de Hollywood.

George R. R. Martin, 3º autor mais influente de Hollywood, segundo Hollywood Reporter.

GRRM fez uma bem-humorada e irônica postagem em seu (Not A) Blog, falando sobre o assunto e sobre o que gostaria de mudar na TV agora que é “tão poderoso”:

Mwaaaahahahahaha. (Esfrega as mãos) O que devo fazer com tamanho poder?

Vou banir todos os reality shows do ar!

E esses “shows de talentos” também! Ao invés de programas em que babacas e audiências fazem piada de aspirantes que não conseguem cantar e dançar, vamos trazer de volta os programas de variedades e mostrar BONS cantores e BONS dançarinos de verdade.

Ah, e vocês estúdios… nada mais de substituir roteiristas num piscar de olhos. Deveria ser tão difícil substituir o escritor quanto é substituir o diretor. E aquele crédito “um filme de” no começo dos filmes deveria incluir o nome de AMBOS, escritor e diretor. O filme é dos dois, e não de apenas um deles.

(…)

Já que sou tão poderoso, sei que isso tudo vai acontecer!

Ele também sugeriu que novas séries  de TV fossem obrigadas a incluir contribuições de roteiristas iniciantes. E aí, será que a TV seria melhor se a influência e o poder de George chegassem também à programação?

O ranking e a matéria completos do Hollywood Reporter você pode conferir aqui.

Compartilhe:

Ao comentar no site você aceita as regras previamente estabelecidas.

Posts Relacionados

  • deusdeth_soares

    Infelizmente o Martin é uma excessão entre os roteristas, ele fez o caminho inverso e hoje é ícone, praticamente uma figura “cult” graças ao sucesso (ainda que tardio) dos seus livros e de sua saga. No mercado existem inúmeros excelentes roteristas e escritores, mas poucos conseguem se sobressair da panelinha dos grandes filmes e séries de hollywood. É fácil notar isso: observe a gritante diferença entre obras como Game of Thrones, Sopranos, Friends, Big Bang Theory, que são os campeões de audiência, e compare com tantas outras obras que conseguem espaço na mída, sejam em formato de filmes ou séries, mas que possuem um roteiro tão pobre, que você fica se pergunta “como é que conseguiram alguns milhões de dólares para filmar isso…”

  • Tassio Luan

    O bom velhinho merece <3

  • Na minha opinião e na minha estante ele está em primeiro lugar. O cara é um gênio

  • E hj graças ao Martin, sou fascinado pelo universo medieval. Tenho vontade de ler outros livros nesse estilo.

  • Evandro

    cara ele esta mais megalomania que a Cersei no quarto livro

  • Diego Pereira

    Procure por Bernard Cornwell, você vai gostar muito.

  • Joao Palmadas

    Acho que o melhor nesse gênero medieval é o Maurice Droun. E o melhor no gênero ficção-fantasia + intriga política é o Gabriel Garcia Marquez.

  • Thiago Padilha

    Se for pensar em relação a Hollywood pode ser, pois J.K. Rowling e seus filmes do Harry foram sucesso absoluto e eu não consigo enumerar quantas obras do King já foram para a TV. Está na hora de alguma obra do Bernard Cornwell ir para TV ou cinema.

  • Tiago Da Silva Ferreira

    Bom, tu acha que Friends tem um roteiro incrível?

  • JTargaryen

    Gabriel Garcia Marquez é mais realismo fantástico né. Acho que não se encaixa muito na alta fantasia de ASOIAF, etc.

  • Daniel

    Claro! Já se perguntou por que Friends é uma das séries mais bem sucedidas até hoje, sendo que estreou em 1995? Porque é icônica e trata de várias questões que persistem desde então. Enquanto nós continuarmos a nos identificar com as situações de Friends, a série vai continuar fazendo sucesso. Por isso, sim, o roteiro é incrível. Eles transformaram o cotidiano em algo divertido. Para um roteiro ser incrível, não precisa ser mirabolante e ter reviravoltas.

    (Um pouquinho de humor para o comentário não ficar muito sério: você realmente foi implicar com Friends quando The Big Bang Theory estava logo ao lado?)

  • deusdeth_soares

    O Daniel respondeu aquilo que eu ia responder, eu nem sou grande fã de Friends mas gosto da série e ela é só a sitcom de maior sucesso na TV de todos os tempos, em termos de audiencia e dividendos que rendeu para o canal. Eu quis dizer é que não entendo como programas de 4a ou 5a categoria conseguem fundos, $$$$, para serem exibidas e muitas vezes com várias temporadas, sendo que existem excelentes roteristas por aí mas que não possuem uma chance de verdade dentro do mercado, mercado que é fechado em uma panelinha corporativista.
    (Eu nunca vou perdoar aqueles que cancelaram a série FlashForward só com 1 temporada)… heheheheh

  • Eduardo Amorim

    Estou louco para ler as crônicas saxônicas, depois do Black Friday acabou tudo, não acho o box para comprar 🙁

  • Messinho’

    Sobre essas declarações: Martin melhor pessoa

  • Joao Palmadas

    Que escritor brasileiro teria “poder” aqui no Brasil? Paulo Coelho, Jô Soares, Rubem Fonseca, quem mais? (Jorge Amado e Nelson Rodrigues não contam, eles já morreram).

  • Tiago Da Silva Ferreira

    Bom, mas aí tu está dizendo que uma coisa é boa só por que faz sucesso. Várias coisas horriveis fazem sucesso. Sem dúvida nenhuma a série é super popular. Mas não acho que tenha roteiro incrível. Roteiro incrível tem Downton Abbey ou Breaking Bad. E tipo, eu vejo qualquer tipo de série. Pra tu ter uma ideia, eu assisto Teen Wolf, uma série adolescente bem bobinha. Eu me divirto horrores vendo, mas nem por isso vou dizer que o roteiro é incrível. Digo o mesmo de The Walking Dead, que eu adoro assistir, mas não vejo genialidade no roteiro.

  • Tiago Da Silva Ferreira

    Repito a mesma coisa que disse ao Daniel: não confunda popularidade com roteiro incrível. O filme de maior bilheteria mundial de todos os tempos é Avatar e não tem roteiro incrível, pelo contrário, é uma cópia de Pocahontas hahahahah
    (Entenda, não estou falando mal de Friends, apenas acho que “roteiro incrível é um exagero).

  • Melqui Santos

    Bernard Cornwell é foda! Meu segundo escritor preferido, já li todos os livros do cara, menos o último, mas com certeza ele merece ter um destaque na tv!!!!

  • Patrick Ramos

    As Crônicas Saxônicas já está encaminhado para ir para a TV.

  • Thiago Padilha

    Li recentemente. A única obra dele que ainda não li e segundo ouço dizer, a melhor de todas.

  • Vaz

    Paulo Coelho ( que não leio nada, porque simplesmente não gosto) com toda a certeza. Afinal é um dos escritores que mais vendem no mundo.

  • Cara, eu compreendo o que você diz, mas eu acho que “dentro” do gênero comédia sitcom, Friends tem sim um roteiro incrível. Talvez não estupendo, como provavelmente é um Seinfeld, mas ele tem qualidade equivalente a seu sucesso, na minha humilde opinião. Eu o acho muito bem construído e engraçado, explorando os personagens e suas características de forma muito bem feita e divertida. E ser incrível é diferente de ser genial, algo que eu tenho certeza que Friends não é.

  • Sor Lucas

    Cornwell manda um abraço

  • Daniel

    Eu entendi o que você disse, mas eu discordo. Eu acho que se faz sucesso, é relativamente bom, porque não fez sucesso só para mim ou para você, mas para várias outras pessoas. Exemplo disso é Breaking Bad: acho péssimo, mas muita gente gostou. Há opiniões e opiniões, mas continuo defendendo que Friends tem um roteiro incrível, afinal, fez sucesso por 10 anos quando estava no ar e continua fazendo sucesso 10 anos depois do último episódio. Como pode não ser incrível?

  • Alex

    Cara, cadê Dan Brown na lista, como assim? Se alguem achar me fala ! Procurei desesperado na lista e não achei.

    E para mim o Martin tinha que estar em primeiro.

    Mas estou chateado cadê Dan Brown? tem até aquele John Green AFFFFF

  • Brad74

    Cara, Dan Brown não é lá grandes coisas…
    Depois deste último livro Inferno… Vesh, eu hein!

  • Alex

    Na minha opinião é melhor que alguns que está na lista. Sinceramente é melhor que E.l James e John Green

    “Inferno” e “O simbolo perdido” são os melhores. Mas cada um com seu gosto né.

  • Laercio Macedo

    Escritor mais poderoso(influente),não necessariamente o melhor escritor.ps:Dan Brow não é o melhor escritor do mundo,mas está a anos luz de E.l James,e o Inferno foi um dos melhores livros dele,muito bom!

  • Gosto não se discute”. O jargão pretende assegurar que não há falta de gosto, tampouco gosto medíocre. Assim, fica então definido pelo jargão, que mau gosto não se discute. E quem não pensa, assume-o como verdade.Quando nos limitamos somente àquilo que conhecemos ou queremos ouvir, jamais conseguiremos ampliar nosso gosto

    Isso me faz pensar que você deve “caminhar muito nas trilhas traiçoeiras de ótimas obras”.