Para que colocar peitos nas armaduras das Serpentes da Areia?

Há algumas semanas foram divulgadas as primeiras imagens das Serpentes da Areia, com seus uniformes idênticos e suas armaduras com peitos. Esse tipo de armadura é problemática por conta da falta de segurança que proporciona, a armadura deveria ser usada para proteger quem a veste, mas como aponta Emily Asher-Perrin neste artigo do Thor, armadura com peitos, apenas direcionam os ataques para uma das partes mais vulneráveis do corpo, o coração, ou seja, pode literalmente matar quem a usar. Apesar de as armaduras das Serpentes da Areia serem de couro e não de metal, os peitoral com mamilos continua tão desnecessário quanto em uma armadura de metal.

B0d7mQLIIAAHunY

sandsnakes2

O próprio George R. R. Martin é contra mamilos em peitorais, como ele mesmo já deixou claro:

“Edd Doloroso opinou que as facas de vidro eram tão utéis quanto mamilos no peitoral de um cavaleiro” – Jon, A Fúria dos Reis.

“Ela culpou Pycelle; ele deveria ter dito às Irmãs Silenciosas que Lorde Tywin Lannister nunca sorriu. O homem é tão inútil quanto mamilos em um peitoral “- Cersei, O Festim dos Corvos.

“Um escudo em seu braço direito provaria ser tão útil quanto mamilos em seu peitoral” – Jaime, O Festim dos Corvos.

“Eu deveria ter deixado a velha tê-lo. Ele vai ser tão útil quanto mamilos em um peitoral.” Tyrion, A Dança dos Dragões.

“Estes cavaleiros Guarda Real são tão inúteis quanto mamilos em um peitoral” Cersei, A Dança dos Dragões.

boob-armor

Conceito de armadura feminina em Skyrim: fatal.

Até George R. R. Martin ressalta a inutilidade de armaduras com peitos, mas além de ser inútil e letal, essas armaduras podem ser consideradas sexistas. É bastante comum em obras ficção, filmes e games vermos armaduras projetadas para exibir ou embelezar características sexuais secundárias, anulando as qualidades protetoras. Essas vestimentas são normalmente destinadas apenas ao objetivo de sensualizar personagens femininas. Com toda certeza, vocês irão se lembrar de várias obras em que questionaram a lógica das vestimentas femininas em um contexto de guerras, batalhas e lutas.

boob-armor2

Cate Blanchett como Rainha Elizabeth com exemplo de armadura adequada.

Gostaríamos de saber por que razão, um departamento de figurino vencedor do Emmy decidiu trollar George R.R. Martin.

E vocês o que acharam da escolha para o vestuário das Serpentes da Areia?

Compartilhe:

Ao comentar no site você aceita as regras previamente estabelecidas.

Posts Relacionados

  • eles colocaram peitos pq na cabecinha deles mulher tem q ser sexy o tempo todo, dane-se a logica.

  • Murillo Camargo

    Acho que o autor(a) do post está com muito tempo sobrando e se preocupando com bobagens

  • Tiago Rodrigues

    Eles colocaram peitos pq mamilos são polêmicos !!!

  • Vitor

    Pra mim, o pior é q as serpentes de areia são descritas de maneiras extremamente diferentes entre si nos livros. Enquanto na série as deixaram identicas, como se usassem um uniforme

  • João Luis Peres

    Não sei qual é o termo original em ingles, mas mamilos são bem diferentes de mamas. Mamilos em armaduras é igual aqueles na armadura do Batman em um dos filmes (Batman & Robin, creio eu), isto é, o conjunto de auréola e os bicos mamários. Talvez o Martin se referisse a isso nos escritos (como disse, não sei qual é a palavra em inglês que ele usou).

    de qualquer forma, concordo que utilizar mamas nas armaduras soa preconceituoso e machista.

  • Jean

    Concluo que mamilos são sempre polêmicos.

  • NIPPLES.

  • E eu acho que vc tá com mais tempo sobrando ainda pra vir deixar seu mimimi.

    Se é bobagem não precisava se dar ao trabalho de comentar.

  • Peitos vendem. Simple enough.

  • Diogo Martins

    Em armaduras metálicas é absurdo mesmo. A própria Brienne não tem.
    Mas em armadura de couro não acho que dê pra fazer um peitoral plano sem esmagar os seios, porque é bastante justo.

  • João Luis Peres

    Se foi nipples mesmo, então Martin não era contra esse tipo de armadura (apesar de, como explicado no outro artigo, provaria ser fatal, SE fosse de metal, claro).

  • Sim soa machista mas é igual no Smite (um jogo com deuses) onde as deusas são sexualizadas pra cacilda, obviamente as pessoas reclamaram, e eles FIZERAM deusas não sexualizadas.

    O resultado? As personagens mais impopulares do jogo, automaticamente passaram a ser personagens ignoradas e ninguém jogava com elas (no caso era a Hel), então fizeram um remake visual nela, só mudaram o visual, deixaram muito gostosa.

    Obviamente teve levante de gente reclamando de machismo e blablablabla, porém ela passou a ser uma personagem popular e até a ter COSPLAY, coisa que ela não tinha.

    Isto significa dinheiro, se algo é impopular não gera dinheiro. Isto é o mundo capitalista.

  • João Luis Peres

    Não SOA machista. É machista. O fato de dar dinheiro não tira a conotação machista da coisa, só prova que a sociedade me geral ainda é muito machista, simples assim.

  • Paloma R F

    desnecessário

  • Kauly Bohm

    O próprio Martin utiliza peitos em sua armadura pessoal.

  • Strider

    Discordo. Se não houvessem armaduras com mamilos em Westeros, não faria sentido estas frases. Justamente, elas sim existem e por isto são criticadas pelos personagens. Os figurinistas nada mais fazem do que coloca-las em cena. (não estou questionando se devem ser usadas por homens, mulheres, se é machismo ou não, apenas que no universo de Martin elas existem e não é trollagem coloca-las em cena).

  • Ele usa “nipples on a breastplate”.

  • Brenda Gomes

    Eu já odiei a caracterização de qualquer forma –‘ Tinha que ser cada uma de acordo com sua personalidade.

  • Paulo Felicio

    Desnecessário.

  • Paulo Felicio

    É pra caber as tetas dele.

  • Paulo Felicio

    Se mamilos são inúteis, mamas também são.

  • Paulo Felicio

    E vc deve estar com mt tempo sobrando pra vir comentar um artigo que, segundo sua opinião, é bobagem.

  • Claro, vamos apertar o peitos delas nas armaduras para mostrar que ela NA VERDADE não lá grandes mulheres, claro.

  • Jéssica Beker

    Não sei se é valido ou não colocar mamas (não mamilos) nas armaduras, acho até que seria razoável considerando que algumas são descritas com seios fartos e numa armadura de couro seria difícil conter isso. O que achei ridículo nesse figurino é que são todas idênticas umas as outras! Elas são descritas com personalidades únicas e mesmo a descrição das roupas delas é muito diferenciada! Isso realmente vai ficar estranho na série e prejudicar o entendimento do papel de cada uma na história, isso se não houver um bom trabalho sobre as falas, é claro.

  • Cara gostar de mulher bonita é ser machista? Isto é apenas mostrando que o produto se foca no público que acaba dando mais retorno. Normalmente você faz um produto focando em um público, ai se o seu público muda você muda o seu produto.

    O próprio GoT anda fazendo algumas mudanças, onde vemos que a putaria vem diminuindo, parece até que foi imposta a ser colocada e eles não queriam fazer isto.

  • VenomBHz

    Exatamente! Se ninguém as usasse, não fariam sentido as criticas dos outros personagens a esse tipo de armadura.

    E outra, isso é uma série, é feita para agradar aos olhos do espectador e não para garantir a sobrevivência das atrizes/personagens.

    Acho justo também diferenciar mamilos de mamas. A mama no peitoral daria espaço para os seios, o mamilo realmente seria inútil.

  • Ficou tão XENA – a princesa guerreira

  • Felipe Gomes

    Leather Armor tem volume na parte dos seios.. ja que ela é colada ao corpo.. Full Plate é que nao tem.. pois é de metal e folgada..

  • Jassa Lopes Gazzana

    Mas gente precisa responder? Apenas para sensualizar as personagens, nada mais. Não esqueçamos que a série é inspirada em um livro, mas a TV tem seus padrões bem estabelecidos, eis aí um exemplo.

  • lia

    eita… se fosse reta não ia doer não??? ia amassa tudo! ui….

  • Tassio Luan

    Preciso desvincular os livros da série para ser mais feliz. Se eu ficar latejando na mente que elas não usam nos livros, mas na série usarão, ficarei frustrado e minha indignação será grande. Vou apenas esperar a série retornar para ver o desempenho delas nessa mudança. Mas faço das minhas palavras os relatos dos personagens sobre os mamilos no peitoral.

  • Paulo Roberto Lucca

    Piegas. Ever.

  • livia

    nao sei se o q vou falar tá certo ou nao, mas acho q uma armadura com espaço pro peito é melhor do que uma reta (se mulher ja morre de dor com sutiã apertando, imagina isso?). idiota é elas de armadura e com o braço descoberto…

  • André Luis Santiago
  • Pablo Meireles da Rosa

    Eu acho que… mimimi

  • Mamilos num peitoral, é bem referido ao Batman, aquilo era mamilo, isso aí não é mamilo, é apenas encaixe.
    Eu acho a Sra. Emily totalmente equivocada, impossível uma mulher usar uma armadura sem encaixes, deve ser um belo desconforto, assim como usar um protetor genital(vulgo coquilha para lutas) achatada.
    É preciso o encaixe para receber o impacto. Essa Sra Emily é no mínimo uma fetichista ao ver aquilo como “peitos”.

    Eu achei foi roupa demais para quem gosta de agilidade. Podiam usar um simples sutien, simbolo do feminismo, igual todas mulheres usam atualmente para se lembrar que um dia os queimaram. 😉

  • Iury Peres

    pq eles são machistas sexistas misóginos e odeiam as mulheres com toda a força de suas almas

  • Iury Peres

    e não esqueçam que elas tao usando o que parece ser um colete de couro, diferente da placa de peito no exemplo que usaram. arrumem os fatos aí.

  • Patrícia

    O que eu vejo é Game of Thrones se tornar uma serie machista! Aceitei muitas mudanças, mas tirar a Arianne que é uma personagem feminina e forte na trama foi um absurdo. Sem contar os outros muitos momentos que só demonstraram o quanto são machistas, com cenas de estupro a vontade e desvalorização da mulher. Vestindo as Serpentes de Areia como se fossem soldadinhos e não tivessem suas particularidades. Não consigo aceitar essas coisas. Eles acabam com o que o George escreveu.

  • Luis Fernando

    Eu não li os livros, me ataquem, mas se o correto é ser de couro, não vejo como o couro não se moldar ao corpo, no caso, de uma mulher. Se fosse uma armadura de metal, aí sim, ficaria mais próximo da Brienne usando uma armadura. Obviamente, essa não é a unica explicação, mas tb não vejo problema algum.

    E outra, todas as citações no estilo “é tão inútil quanto mamilos em um peitoral”, tenho certeza que se referiam a homens usando armaduras, e não mulheres.

  • Sor Lucas

    George e os mamilos

  • Dan

    Achei tosco-tosqueira-toscão.

  • Johassen

    Eu não acho que seja machista, mulher tem peitos e pronto, por que omitir uma parte do corpo da mulher? Por que seria machista mostrar essa parte? pra mim é até femismo (não feminismo) mostrar já que coloca em evidencia uma parte do corpo em que só a mulher tem) serve o mesmo para a cintura, mulheres sempre são mais acinturadas, as armaduras tbm, vão fazer armaduras retas pra não evidenciar e n se tornar machista? Eu só acho que é adequação corporal.

  • drmingus

    O fato do GRRM dizer que os mamilos são inúteis não significa que as armaduras não os tenham. Na verdade, eu acho que todos os comentários sobre a inutilidade dos mamilos deve se dar justamente porque algumas casas, ou muitas casas de Westeros, possivelmente fazem suas armaduras com mamilos, o que acaba sendo ironizado pelos outros, visto que isso é algo realmente inútil.
    No entanto, uma armadura que respeite a anatomia do corpo de quem a usa é o ideal. Para mulheres, armaduras com espaço para os peitos; para o Tyrion, em tamanho pequeno; para a Cersei, uma que valorizou o corpo dela, (Blackwater), para o Montanha, uma armadura gigantesca, e para os Florent um elmo com abertura lateral. Quanto mais anatômico, melhor.

  • drmingus

    Eu discordo. Machismo é a imposição à mulher de um padrão adequado ao somente ao homem e sem o menor respeito aos interesses e necessidades da mulher. A armadura feita de acordo com a anatomia da mulher é justamente o contrário disso.

  • drmingus

    Acrescentando, o direcionamento de um ataque para o coração não se dá por conta da armadura que se usa, mas sim porque o coração é um órgão vital e está (normalmente) no mesmo lugar em qualquer pessoa, justamente no tronco, que é o alvo mais vasto do corpo. Ainda hoje, pessoas que recebem aulas de tiro são orientadas a mirar no tronco, por ser o alvo mais fácil de acertar em uma situação que exija ação rápida.

  • Marcos Paulo dos Santos

    Cara, é sexy… nada a ver com sexismo… nada a ver com ser fatal. É apenas mais um elemento do enredo para a televisão. Acho muito “Piegas” ficar remoendo as mudanças na série. Tudo feito até agora pela HBO tem uma beleza e plasticidade ímpar. Adoro muito tudo isso… e por favor fãs incondicionais… sejam menos duros com a série… ela é absolutamente comercial. Ou seja, eles não estão nem aí pra racismo, sexismo e etc… o que eles querem é: anunciantes, assinantes e audiência. E como diria o velho ditado… o controle remoto é seu maior aliado; se não gosta, troque de canal!

  • Gustavo Falarz Batista

    Nenhuma armadura de couro vai te proteger de uma estocada, seja ela no peito ou não. No máximo ela vai te proteger de um corte lateral. Porque usá-la então? Mobilidade e proteção contra ataques indiretos. Logo, o formato é completamente irrelevante. Ultimamente se faz muito drama por causa alguma.

  • Kauly Bohm

    Cersei de armadura? kkk

  • Joao Palmadas

    Sobre uma das serpentes: “Ela usava um vestido de seda amarela tão pura e fina que as velas brilhavam através do tecido, para revelar os fios de ouro e as joias embaixo. Tão indecente era sua roupa que o cavaleiro branco parecia desconfortável olhando para ela, mas Hotah aprovou. Nymeria era menos perigosa quando estava quase nua. De outro modo, certamente teria uma dúzia de lâminas ocultas em seu traje”.

    Se eles mostrassem uma das serpentes seminua, estariam dizendo que é apelo sexual (mas estariam de acordo com os livros). Como mostram as serpentes em armaduras feias, estão dizendo que querem enfeiar as mulheres de propósito…

  • Leandro Soares

    Acredito eu que os mamilos sejam para enfatizar a sexualidade Dornesa, nada de mais.
    Aliás ninguém sabe se as “armaduras” são armaduras de guerra ou apenas vestimenta.
    Tem esse detalhe ainda.

  • cristiane dornelas

    Talvez quisessem ressaltar a feminilidade delas mesmo sendo guerreiras? Ou é só porque o pessoal do figurino curte muito RPG ¬¬
    Ou sei lá, porque não entendo nada e é isso aí Oo

  • Anderson Lima

    Os produtores já estão estragando todos os livros mesmo, deixa eles fazerem como eles querem.

  • Gildo Cravo Batinga Neto

    Eu não gostei porque ficaram muito mal feitos, grandes demais. Talvez se fosse algo mais discreto, fosse aceitável.

  • Giulia

    Gente, eu acho que esse post ilustra bem a discussão sobre isso: http://crimson-house.tumblr.com/post/51655512740/a-reminder-that-male-armour-usually-works-just

  • Jose Leitao

    Lid acho que a colocação dos livros não quer dizer que vai tornar vulnerável o local citado “Placa de peito” seria apenas a título de enfeite. Aqui no Ceará a gente fala “mais inútil que peito em macho”, sem conotação sexista apenas que o macho não amamenta.

  • Joao Palmadas

    Pois é, não pode gostar de ver mulher bonita e não pode gostar de ver mulher pelada, isso é ser machista. O que não entendo é porque o antimachista está vendo Game of Thrones, se pensa assim.

  • Só um aviso: comentário de mascutroll vai direto pra blacklist, se é irrelevante e idiota, nem comente.
    Esse problema foi abordado em vários sites assim que as imagens das Serpentes foram divulgadas, eu comento sim e problematizo sim, os incomodados que ignorem. Não somos obrigadas a lidar com esse tipo de lixo aqui.

  • Você não vê nada de errado em valorizar o corpo da Cersei com uma armadura? Bem então acho q vc não entendeu a proposta do texto.

  • Enquanto isso, a pia deve estar cheia de louça.

  • Aq mais um exemplo de mulher com vestimenta para lutar. Peitos em armadura são totalmente desnecessários. http://thenewartemis.com/wp-content/uploads/2014/02/12475-vikings-lagertha-the-shieldmaiden.jpg
    É mais um fan service punheteiro na série sim, todo mundo reparou isso e todo mundo comentou sobre isso no dia em que as imagens foram divulgadas, só não enxerga quem não tem o menor senso crítico ou está de acordo com essa “valorização do corpo feminino”.

  • Interessante como mascu não entende nada mesmo. A gente reclama de peitos em armaduras, eles acham q tão proibidos de achar mulher bonita.

  • Galera masculina que não acha nada demais, bora usar isso então em batalha??

    http://www.ideafixa.com/wp-content/uploads/2014/10/tumblr_mkyd1bHewx1rwjpnyo3_500.jpg

    Já que vcs apoiam o uso da boob plate, acho que vocês vão gostar dessa! =D

  • Iury Peres

    punheteiro? kkk são dois mamilos em uma vestimenta de couro pelo amor de deus! pq n reclamam da objetificação das prostitutas do mindinho na primeira temporada então, aí sim teriam razão. não um detalhe tosco que é simples acabamento de figurino. talvez elas usem mamilos pois querem ser vistas como mulheres que lutam e são guerreiras, e não mulheres que querem ser homens, como pensam da brienne? já pensou nisso? aposto que não, pq as pessoas sempre preferem ver o lado ruim das coisas.

  • edu

    jovem, se já é dificil andar com o pau duro, tu acha que da pra lutar….

  • Andressa Gabrielle

    E vestir a mulher com o tipo de armadura ERRADA somente pelo bel-prazer de que “tem de estar sexy o tempo todo” não é impor o padrão masculino? Por favor né.

  • Andressa Gabrielle

    Incrível como a maioria dos “discordo” vem de homens. Porque será né? Armadura não é vestimenta comum. Não é uma calça ajustada. Não é uma lingerie. Não é um vestido de seda, que uma mulher escolha usar porque ELA QUER se sentir sexy. Armadura é vestimenta de batalha, cujo único objetivo é proteger quem a usa. Por peitos nela somente pela questão estética é ridículo!

  • drmingus

    Apesar de forte e resoluta, a Cersei jamais entraria em combate, de modo
    que jamais necessitaria de uma armadura destinada a isso. Eu conclui, então, que aquela armadura foi feita para ela a mando dela
    mesma, mais como uma demonstração de status e poder. Assim, imagino eu
    que ela mesma deu os detalhes para a confecção da armadura, valorizando o
    próprio corpo. E eu não vejo nada errado em alguém valorizar o próprio
    corpo.

  • drmingus

    Ela usou uma em Blackwater.

  • drmingus

    Apesar de forte e resoluta, a Cersei jamais entraria em combate, de modo que jamais necessitaria de uma armadura destinada a isso. É de se concluir, então, que aquela armadura foi feita para ela a mando dela mesma, mais como uma demonstração de status e poder. Assim, imagino eu que ela mesma deu os detalhes para a confecção da armadura, valorizando o próprio corpo. E eu não vejo nada errado em alguém valorizar o próprio corpo.

  • Arthur

    Além de serem racistas preconceituosos eurocêntricos que conspiram para não deixar que nenhum personagem negro assuma uma posição de destaque, colocando todos como servos para que os brancos evoluídos possam aparecer mais

  • Rafael

    Sabe, isso é uma obra de ficção então a armadura não precisa ser funcional, na realidade nenhuma das belas armaduras descritas por Martin são realmente funcionais, cheio ornamentos, cheias de detalhes, sendo que o que importa é o material e mobilidade. Eu posso estar errado, pode sim ter uma funcionalidade, eu não sou especialista em armaduras e provavelmente eles tem um.

    Diga-se de passagem se eles quisessem realmente valorizar o corpo feminino eles poderiam seguir algumas vestimentas descritas nos livros, como o vestidos de Dany em Qarth.

    Mas é engraçado isso, quando vejo Conan de tanguinha enfrentando hordas de inimigos ou 300 em que os soldados gregos lutavam de peito aberto ninguém reclama dessas coisas.

  • Rafael

    Sabe, isso é uma obra de ficção então a armadura não precisa ser funcional, na realidade nenhuma das belas armaduras descritas por Martin são realmente funcionais, cheio ornamentos, cheias de detalhes, sendo que o que importa é o material e mobilidade. Eu posso estar errado, pode sim ter uma funcionalidade, eu não sou especialista em armaduras e provavelmente eles tem um.

    Diga-se de passagem se eles quisessem realmente valorizar o corpo feminino eles poderiam seguir algumas vestimentas descritas nos livros, como o vestidos de Dany em Qarth.

    Mas é engraçado isso, quando vejo Conan de tanguinha enfrentando hordas de inimigos ou 300 em que os soldados gregos lutavam de peito aberto ninguém reclama dessas coisas.

  • Guest

    kkkkkkkk super apoiado, afinal qual o problema de achar homens bonitos nao é?

  • drmingus

    No caso da Cersei, ela não iria para a frente de batalha com a armadura. Ela estava lá com aquela armadura como símbolo de proteção que a rainha deve dar às mulheres que estavam lá com ela. E por ser simbólica, teria de mostrar a rainha da forma como a rainha deve parecer em uma situação como aquela: bela e poderosa. Popularmente fala-se que a mulher se veste não para o homem, mas sim para as outras mulheres. Não sei se isso é verdade ou não, mas no caso da Cersei, junto com as demais mulheres da corte, em uma situação de pré-saque, o objetivo da vestimenta da rainha era, sim, para impressionar ou dar ânimo às demais mulheres, bem mais do que protegê-la de ataques ou sensualizar.

  • Se vc ainda insiste nisso ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ

  • Se vc acha q eu não reclamei disso é pq não leu as minhas publicações no site. zzzzzzzzz

  • Eu também acho que você deva moderar estes tipos de lixos escrotos que escrevem por aqui.
    O importante é você ler antes e nos poupar 😉

  • DihGamer

    Ñ e novidade nenhuma q a serie e meio machista e adoram usar a imagem da mulher nua e cenas de sexo apelativas pra chama atençao do publico punheteiros de plantao……..’-‘

  • anna paula romano

    Vcs estão criticando os mamilos ou os peitos na armadura? Pq as críticas de Martin só se referem a mamilos… Enfim! Mamilos são inúteis em placa peitoral. Fato! O Batman que o diga!

    Peitos, eu tenho minhas dúvidas… Se o objetivo for conforto, tendo em vista q uma placa reta “flat” machucaria alguém com seios maiores, vá lá, é compreensível… Ainda sim, a placa pode ser mais bojuda, dispensando o buraco entre os seios, para a arma não escorregar pro esterno. Mas dizer que é letal pq direciona os ataques é um argumento meio idiota, se o sentido for de intenção do atacante. O coração é um dos alvos principais em qquer luta com armas, com ou sem peitos na armadura!

    Enfim, os únicos argumentos contrários que eu concordo é de ser sexista e a existência do buraco entre os seios. Agora, se atrapalha numa luta, realmente não sei… Nunca lutei de armadura!

  • Rafael Reis Cappelasso

    Na verdade foi feito um estudo e realmente é letal. A junção da placa entre os seios afunda por ser um ponto de dispersão da força do impacto. Ou seja, qualquer impacto faz o peito da armadura afundar como um “V”. Isso esmagaria o peito de qualquer um.
    Joanna D’Arc usava uma armadura de cavalariço, porque nenhuma armadura masculina servia nela, pq nnão existem armaduras femininas. O q existem são armaduras.
    Da mesma forma como não há “garfos para mulheres”, pq a função é uma só.
    De qualquer maneira, as mulheres enfaixavam os seios nas poucas vezes que utilizaram armaduras ou outro vestuário masculino. A lógica é a mesma de lutadoras de MMA e artes marciais. O quanto mais o seio estiver comprimido melhor.

  • Rafael Reis Cappelasso

    Na verdade foi feito um estudo e realmente é letal. A junção da placa entre os seios afunda por ser um ponto de dispersão da força do impacto. Ou seja, qualquer impacto faz o peito da armadura afundar como um “V”. Isso esmagaria o peito de qualquer um.
    Joanna D’Arc usava uma armadura de cavalariço, porque nenhuma armadura masculina servia nela, pq nnão existem armaduras femininas. O q existem são armaduras.
    Da mesma forma como não há “garfos para mulheres”, pq a função é uma só.
    De qualquer maneira, as mulheres enfaixavam os seios nas poucas vezes que utilizaram armaduras ou outro vestuário masculino. A lógica é a mesma de lutadoras de MMA e artes marciais. O quanto mais o seio estiver comprimido melhor.

  • Rafael Reis Cappelasso

    Na verdade existiam armaduras cheias de ornamentos como aquelas. Mas armaduras sãocomo o tanque de guerra da era medieval. Hoje, num valor aproximado, uma armadura completa custaria mais de um milhão de dólares para a época.
    300 é uma obra claramente fantasiosa, q não se propõe ao realismo, como sua estética deixa clara. Apesar de ser uma obra de ficção também, é nnecessário manter uma coerência interna com sua própria proposta. Ser fiel ao grau de realismo que foi definido por ela mesma.
    Havia gregos que lutavam realmente semi-nus, e até bárbaros que guerreavam completamente pelados. Mas porque não dominavam o aço e tambémdesconheciam os pontos vitais do corpo humano, achando que apenas o coração devia ser protegido.

  • Anderson Lima

    Vocês criticam algo sem entender, esse é o problema.

  • Rafael Reis Cappelasso

    Foi feito um estudo que comprova isso. Armadura com seios DESVIAM o golpe para o coração.SE a armadura tem uma “ondulação” a lâminavai escorregar por ela, direcionando o ataque. Além do que, qualquer golpe, QUALQUER, vai fazer a armadura dobrar no ponto de junção, entre os seios, fazendo a armadura dobrar em “V” esmagando o peito da pesso.

  • Rafael

    Claro que existiam armaduras cheias de ornamento, normalmente você deveria ser muuuito rico para ter uma dessas, mas nada chega ao nível que Martin colocou no seus livros, nada mesmo. Martin escreveu um mundo em que todo ferreiro é um mestre na arte de moldar em aço, mas isso não vem ao caso também, pois essas armaduras são de couro, comparar armaduras de placas de ações com couro não serve de comparação neste caso, a única coisa que quis levantar era o fato de Martin descrever armaduras cheias de detalhes.

    Cara, ASOIF tem dragões, gigantes, seres de fantásticos para todos os gostos, ele tem um sua dose de real, mas é uma obra tão fantasiosa quando 300 ou Conan. A questão que levantei é que nestes casos ninguém fica reclamando de realismo. Só uma coisa, os gregos usavam armadura pesada de bronze, segundo historiadores esse foi um dos grandes motivos de sua vitória sobre os persas que usavam armadura mais leve.

  • Lionel Dayne

    mamilos são diferentes de seios.

    Mas a discussão fica, não acho que seja algo sexista colocar seios em armaduras, mas talvez algo sexy. Se vocês interpretam que isso é exposição indevida ou inútil do corpo feminino ok. É um argumento valido, mas aquilo pode ser uma escolha para ressaltar as serpentes da areias como mulheres entrando em guerra. Guerra, aquele universo tão estereotipadamente masculino sendo invadido pela presença feminina.
    As armaduras ressaltando contornos femininos é ao meu ver algo positivo com um belo efeito visual, pois traz algo do universo masculino para ter toques de feminilidade.

    Se fosse uma série realista, seria sim meio estranho, pois armaduras com estes seios parecem, de fato, expor mais que as usa a ataques no peito.

  • Ótmo post. So discordo num ponto!

    Se fosse realista e não um conto, supondo na idade média, mulheres estariam em casa apanhando meu amigo e não lutando. A não ser que se vestisse de homem como joana, ou ficasse la no fundão como a rainha. Se fosse realidade, seria so cena de fortaleza de craster
    Que sorte não termos uma série Realista da nossa idade média, seriam queimadas com essas roupas. Pelo menos agora as mulheres podem participar das guerras, com ou sem boobs ^^

  • Bom post também, mas é discordável.
    Um peitoral em bom aço trabalhado vai aguentar uma ponta de espada. Seja com ou sem ondulação para o seio. Não vai aguentar uma lança com um cavaleiro, nem mesmo as masculinas. (eu li isso, mas desconheço a fonte, tava linkado la na Emily não está mais era um texto bem grande)

  • drmingus

    Não conhecia esse estudo, mas isso faz sentido. Nesse caso, o conforto anatômico não pode mesmo prevalecer em relação à segurança.

  • Cid D´Avila

    Acho que as armaduras ficaram legais. O couro também pode oferecer um certo tipo de proteção, de uma forma diferente, claro. Os imaculados usam armadura de couro e deixam os braços à mostra. A forma da armadura destaca os peitorais deles e ninguém falou que poderia ter um apelo “sexual”. As Serpentes são mulheres que se destacam pela força, inteligência e estratégias de uma forma muito feminina. Num universo dominado pelos homens, acho bacana as mulheres se diferenciarem com suas características naturais. E isso inclui obviamente as formas do corpo feminino. Não acho que seja sexista. Sexista seria mostrar mulheres masculinizadas como se fosse necessário uma mulher vestir-se e agir como um homem para poder ter o seu lugar no mundo masculino. A Brienne que o diga.

  • Kauly Bohm

    so na série

  • Anderson Lima

    Concordo!

  • Martins

    Acho que objetivo foi apenas este… sensualizar…. a série tá deixando de ser coerente com livro há um bom tempo…..

  • Homero

    E o livro não sensualiza? no aspecto de sensualizar, algumas serpentes da areia no livro são mais bem sensuais do que aparecem nessas fotos.
    A maioria das produções da HBO tem não só o “apelo” sexual como hábito, como também a violência explícita. Na minha opinião ambas características casaram muito bem com a adaptação do livro, claro que houveram exageros, mas eles estão presentes em quase todas as produções da HBO.

  • Homero

    “… Tão inútil como mamilos numa placa de peito” Parece ser
    uma espécie de ditado em Westeros.

    No caso das armaduras citadas na matéria, são seios
    completos e não só mamilos. E de fato, no que se refere a utilidade de defesa e
    até de conforto, provavelmente seriam inúteis mesmo. Assim como são inúteis Elmos
    em Forma de lobo, de cães, com chifres, ou os leões de ouro nos ombros da
    armadura de Tywin Lannister. Lutar com uma grande capa presa às costas também
    não deve ser muito recomendado. Porém felizmente a humanidade (no mundo real e
    exageradamente no mundo fantástico de Westeros) não vive e cria coisas pensando
    somente na utilidade prática. O ornamento não é um crime como Loss afirmou um
    dia.

    São símbolos. Numa batalha a não muito funcional, mas
    aterrorizante cabeça de cão pode botar alguns covardes para correr,
    principalmente se já conhecerem a fama do guerreiro que utiliza aquele símbolo.

    Temos então o precedente em Westeros de que nem todas as
    armaduras são totalmente funcionais. Elas exibem também símbolos de ferocidade,
    nobreza, riqueza e orgulho. Então qual o problema com os peitinhos de couro das
    serpentes da areia?

    Pode-se pensar neles como símbolos feministas ao invés do contrário, seios são símbolos femininos
    desde a pré-história, e mesmo os reais não são muito funcionais em batalha,
    tanto que as amazonas amputavam um deles para empunhar melhor o arco. As
    serpentes podem querer ostentar esse símbolo feminino em suas lutas, e esse símbolo
    pode dizer várias coisas:

    “Sou mulher e posso te derrotar”

    “Olhe sou uma mulher, me subestime” : O mestre de armas que
    treinou Brienne disse algo parecido com isso a ela se não me engano: os homens vão
    subestimar você, aproveite-se disso.

    “Se distraia com meus peitinhos, enquanto que corto sua garganta”;

    Claro que há um sexismo nesse figurino e uma evocação à
    sensualidade feminina, mas pensar nisso como uma simples objetificação do corpo
    feminino me parece um pouco demais, pelo menos nesse caso. Nos livros Dorne
    parece ser uma sociedade mais liberal com relação ao sexo e ao corpo feminino
    em si, as mulheres o exibem com menos pudor e mais orgulho, então me parece
    coerente que isso se reflita nas armaduras de suas guerreiras mais famosas.

    A série tem se mostrado bem sexista, até mais do que o livro
    que descreve uma sociedade extremamente patriarcal, mas implicar com o figurino
    das Serpentes levantado essa questão é exagero, há outras frentes na própria
    série onde seria mais adequado erguer essa bandeira.

    Desculpem o texto longo e os possíveis erros de português.

  • Ivo “2%” Drago

    É mamilos que ele fala, não peitos… é tipo os mamilos da roupa do batman nos filmes antigos

  • Martins

    Exatamente por isso. Elas já sensualizam por suas personalidades..e eu jamais vi problema algum nisso, mto pelo contrário, é um atrativo das serpentes.. e é por conta disso que não havia necessidade de colocar peitos na armadura..

  • É um post no mínimo curioso, ou devo dizer controverso? Eu explico:

    1. Uma das coisas que mais se exalta nessa série é a demonstração exacerbada de nudez e sexo… Sempre que se menciona séries da HBO, essa característica é alardeada como ponto positivo.

    2. Já até mudaram o status quo de personagem somente – pelo menos até o momento – para usar sua sexualidade e não vejo ninguém reclamar disso.

    3. Boa parte do público se interessa muito, muito mais por nudez e sexo do que por detalhes de história militar.

    Levando isso em conta, não vejo sentido em reclamar do figurino de personagens secundários. A produção está simplesmente valorizando e entregando, ainda que “sutilmente”, tudo aquilo que o espectador médio gosta de ver…

    PS: Eu também prefiro que os detalhes práticos/históricos sejam respeitados, mas observando o exposta acima e as várias modificações já feitas, as armaduras de personagens secundários se tornam pouco importantes pra produção da série…

  • Uma verdade seja dita para conclusão final do assunto!
    Este tópico foi mais inútil do que mamilos em peitoral! ^^

  • Diego

    Mas cenas de sexo e machismo/sexismo são coisas diferentes. A série tem um apelo sexual, evidente, mas não acho que seja sexista porque fala de sexualidade em um sentido mais amplo (Loras, Renly e Oberyn que o digam). E existem cenas onde a mulher é dominante e o homem é “objetificado”, como a cena entre Daenerys e Daario. Existem mais cenas gays do que lésbicas (o que, em teoria, atrai mais o público masculino). E a história se passa em uma sociedade patriarcal baseada na Idade Média (então existe uma questão de coerência histórica), ainda assim creio que tanto Martim quanto os produtores da série preocuparam-se em mostrar a participação da mulher em posições e ocupações que a nossa história geralmente atribui aos homens, através de personagens como Daenerys, Arya, Brienne, Cersei, Catelyn, Asha, Arianne e as próprias Serpentes da Areia, bem como figuras lendárias, como Nymeria (não é a toa que Arya escolhe o nome da líder roinare para sua loba) entre outras. Costumo pensar que cada uma delas são personagens feministas, ao seu modo.

  • Três dos exemplos são tomboys (Arya, Brienne e Asha) e Arianne nem na série está, realmente “os produtores se preocupam bastante em mostrar a participação da mulher em posições e ocupações que a nossa história geralmente atribui aos homens”.

  • Renato Barreto

    Na boa?? Comentários criticando a série ou os livros por serem sexualizados e violentos é um contrasenso. Desde o primeiro livro estas características estão lá então, se vc não curte isso tem opção de rever os episódios de “Sex and the City”, ler os livros da Pollyana e o Jogo do Contente e toda a gama de livros da Disney. Hoje em dia tudo tem que ser “politicamente correto”, tudo é ofensivo. Assim como temos direito a escolha (comprar ou não, mudar de canal) autores tem direito de ter liberdade de criação. Justificar como sendo armadura ineficaz, ok… mas essa ladainha de sexismo é conversa pra boi zzzzzz. Reclamem das vítimas de violência doméstica, protestem contra estupros e subvalorização de mulheres no mercado de trabalho na VIDA REAL. Essas sim sofrem de verdade não personagens de um mundo fictício. Nicholas Spark está aí pra quem não curte ASOIAF.

  • Vc não sabe da minha vida, sobre o que eu protesto e vem aq me dizer o q eu devo assistir, consumir e sobre o q devo militar. Manda mais mansplainning machinho q tá pouco.
    Vc acha msm q a sua opinião importa p mim?
    Se for assim, é só não ler meus textos, a Internet é livre e o choro tb.

  • Nossa, mas que inusitado isso né? UM HOMEM vindo dizer pra uma MULHER como ela deve falar de sexismo, falar de machismo, de misoginia e como ela deve escrever NO PRÓPRIO SITE.

    E a laje, campeão, já encheu?

  • Tão inútil q vc fez questão de vir comentar, tão inútil quanto seu comentário. Tem uns 3000 posts no site, vc pode ir comentar em qqr um deles, mas tem q vir aq deixar a sabedoria de machinho.

  • Renato Barreto

    Primeiro porque essa de machismo ou não é coisa que se mostra no dia a dia e vc não conhece o meu. E quem é tão xiita nas opiniões não deveria escrever em um site que admite réplica. E se eu li isso aqui é por pensar que se tratava do livro de outra forma devia chamar FeminismoBR (ou pseudo).

  • Vitor Souza

    Mamilos, mamilos são polêmicos

  • Vitor Souza

    Mulher gostosa = machismo?
    Então se aparecer um homem com musculos definidos lutando quase semi nu (típico personagem em trabalhos de ficcção) isso é feminismo?

  • spaizer

    só tem um problema, estão confundindo mamilos com seios, o que são duas coisas diferentes. Martin sempre frisou bem que mamilos em peitorais são inuteis, pra que um peitoral teria duas bolinhas?
    A saliência para os serios já outra coisa que não me lembro de ter sido mencionada nos livros, e convenhamos que pra mulheres de peitos entre medios e fartos com uma armadura sem “peito” deixaria os seios delas meio espremidos, não?

  • Andressa Gabrielle

    Primeiro que você viu que ninguém tá criticando ASOIAF aqui né? Estamos criticando a maneira como está sendo adaptada. Segundo, quem é você pra dizer o que podemos ou não criticar?

  • Leandra Costa

    Ótimo texto, parabéns! Sempre me questiono com o quanto algumas feministas repreendem o sexismo ao invés de ostentá-lo. É bem como tu colocaste nos exemplos (“Se distraia com meus peitinhos, enquanto que corto sua garganta”), uma mulher pode usar seu corpo e a luxúria que emana dele como arma (ou simplesmente mostrá-lo porque gosta de ser sexy), isso não a torna machista ou submissa a vontades sexuais e estereótipos!

  • Bruna_Lanz

    Seios em armaduras são estúpidos? São. Isso é obrigatoriamente sexista? Não.

    As serpentes de areia sempre puxam para o lado mais sensual… até porque são Dornesas e aquele povo é quente em todos os aspectos e acho que é esse o lado que a série tá usando pra destacá-los. É nisso em que eles são diferentes de todo o resto. Isso era muito presente no Oberyn e ele teve muitas cenas sensuais ao lado da Ellaria (que btw era uma mulher sensual e sensacional na série).

    Acho que rolou uma falta de estudo da galera do figurino, mas sabe, não tem nada de errado em retratar uma mulher de forma sensual. Porque enfiar uma placa de peito reta e masuculinizada nelas? É uma forma “errada” de usar uma proteção (eu acho que isso só faz sentido em peças de metal, e não de couro, mas ok ,não manjo desses paranauê), mas os seios fazem parte da mulher e por que não reforçar um aspecto feminino em uma guerreira? Nada é mais machista pra mim do que querer aproximar a mulher de um homem quando ela segue por um caminho como esse pra que pareça que ela tem “alguma credibilidade”. Se algum aspecto sensual aflora, a imagem daquela mulher é degradada, inferior, “está sendo explorada”.

    Eu vejo esse figurino como uma ostentação dos seios mesmo e não tem nada de errado nisso, especialmente pq as Serpentes são mulheres fortes. Por que não ostentar que você é mulher no campo de batalha? Por que não ser feminina no campo de batalha? Eu acho que toda mulher tem suas particularidades, nada é tão 8 ou 80. A Brienne, por exemplo, não é uma mulher sensual e nem feminina, são características dela. Nada impede também que ela descubra ou desenvolva esse lado sem perder as habilidades de combate que ela tem.

    Acho que rola uma ambiguidade foda no feminismo quando diz que a mulher sensual se desvaloriza, mas ao mesmo tempo defende que a mulher tem que se vestir e se portar da forma como deseja ou como se sente confortável, seja usando um blusão largo ou um decote. Eu prefiro defender a segunda opção. Cada um projeta a sua imagem exterior como bem entende e, por favor, cada um guarde seus julgamentos pra si.

    A série já usou sexo de forma desnecessária N vezes, já usou mulher nua como adereço de cena, sim e isso é escroto pra caramba. Mas eu acho que às vezes as pessoas procuram agulha no palheiro.

    Eu acho que o erro mais grave aí e que ninguém tá abordando é mostrar as Serpentes todas iguais. Elas não são um grupinho homogêneo, são todas bem marcantes e diferentes uma das outras. Essa padronização de boyband deu uma cagada nas diferenças entre elas, o que vai ter que ficar pro roteiro… Ou seja, é uma penca de mulher e acabou, mesmo. Acho que o buraco é bem mais embaixo que peitos na armadura.

  • Bruna_Lanz

    Só acho muito feio que vcs apaguem os comentários de quem discorda de vcs com argumentos e só aceitam os comentários que concordam ou os bem machistas estúpidos que podem ser facilmente condenados.

    Tá muito chato esse site, viu?

  • Querida, seu comentário ainda estava aguardando moderação, pois eu ñ fico 24 horas por dia aprovando comentários.
    Mas já que o site tá chato, não precisa se dar ao trabalho de voltar a comentar.

    Ah e seu comentário é tão absurdo que nem me darei ao trabalho de responder, por motivos de td que vc “refutou” já ter sido colocado aq, se vc ñ entende o problema, infelizmente ñ irei insistir em te explicar.

    Abraço.

    ps.: Dá só uma olhadinha ali embaixo antes de vir me torrar a paciência de novo tá?

  • Renato Barreto

    Sou uma das pessoas para quem normalmente se escreve coisas na internet… um leitor. Se querem escrever algo que só vcs possam ler ou comentar escrevam um diário. E outra ideia é colocar o título do site de acordo com o verdadeiro interesse de quem escreve. Pela resposta em relação ao meu primeiro comentário ao me chamar de “machinho” e “machista” após me posicionar contra fatos de degradação das mulheres no mundo real, fica PARECENDO que a intenção aqui é perpetuar uma ultrapassada guerra dos sexos. Podem usar ASOIAF como pretexto mas a intenção aqui é disseminar a falácia que todos os homens são machistas.

  • Quem é vc para dizer sobre o que e como podemos ou não escrever?

  • Andressa Gabrielle

    Quem está dizendo isso é você. Pra mim ficou claro que a intenção é criticar uma adaptação desnecessária questionando o possível motivo sexista por trás dele. Se você é incapaz de perceber isso, o problema não é meu e nem de quem escreveu. Além do que, se você discorda, pouco me importa. Isso não te dá o direito de vir aqui dizer o que as pessoas podem ou não escrever, só porque você não concorda com o que foi escrito. A internet não foi feita pra você.

  • Andressa Gabrielle

    Eu me obriguei a reler e reler esse post e minha opinião segue a mesma. Entendo perfeitamente o que a Lidiany quis dizer com ele. E ao meu ver algumas pessoas pela simples menção a sexismo já emburraram a cara sem ao menos pensar no questionamento que a autora levantou.

  • Amanda Leite de Luna

    Gostei muito da matéria, mas sexismo e sensualidade são coisas MUITO diferentes. Ser sensual, mostrar mulheres de uma forma sensual não é “sexista”, senão todas as mulheres que tentam ser sensuais seriam sexistas. Da mesma forma que nem todos os homens retratam mulheres de forma sexista, eles as retratam da melhor maneira, com todos os seus atributos que as tornam fascinantes, sejam atributos físicos, emocionais e intelectuais. Não vejo nenhum problema em mulheres sendo retratadas assim.
    Mas cada um tem sua opinião…

  • Amanda Leite de Luna

    Gostei muito da matéria, mas sexismo e sensualidade são coisas MUITO diferentes. Ser sensual, mostrar mulheres de uma forma sensual não é “sexista”, senão todas as mulheres que tentam ser sensuais seriam sexistas. Da mesma forma que nem todos os homens retratam mulheres de forma sexista, eles as retratam da melhor maneira, com todos os seus atributos que as tornam fascinantes, sejam atributos físicos, emocionais e intelectuais. Não vejo nenhum problema em mulheres sendo retratadas assim.
    Mas cada um tem sua opinião

  • Felisberto Albuquerque

    Armaduras com peitos e/ou mamilos são inúteis e aumentam a probabilidade de que ocorra um ferimento mortal para a portadora.
    Simples assim.
    O resto é conversa mole.
    Armaduras servem para proteger e com este desenho absurdo a portadora mais cedo ou mais tarde tomaria um golpe que arrancaria o mamilo fora.
    Explicação:
    – Armaduras devem ser lisas para que o golpe RESVALE no aço da mesma;
    – Com mamilos, um golpe (seja estocada ou corte) seria “aparado” totalmente pelo apetrecho INÙTIL e teria uma possibilidade de dano maior a portadora, pois aquele ponto receberia 100% da força do golpe ao invés de resvalar pela armadura;
    – Outra possibilidade seria uma queda frontal (cavalo ou não) o que traria a possibilidade de um trauma bem sério na área do osso externo.
    ————–
    Se peitos em uma armadura fossem úteis Brienne utilizaria…. Simples….

  • – Outra possibilidade seria uma queda frontal (cavalo ou não) o que traria a possibilidade de um trauma bem sério na área do (osso externo).

    E existe OSSO EXTERNO? Achei que todos eram INTERNOS!

    E se estiver falando do OSSO ESTERNO, ainda assim a interpretação não esta plausível em relação a armaduras com peitos! Apesar das armaduras realmente não seguirem o caminho neutro do autor do livro!

  • Paola Bruno Arab

    Concordo com o texto! Outra coisa que penso: uma armadura não é como um sutiã que fica de uma maneira bem fixa e localizada no corpo da mulher. Imagino uma Serpente da Areia fazendo um movimento tipo de agachar, pra se defender de um golpe, por exemplo. A movimentação da armadura seria pra cima e com uma amplitude muito maior que a movimentação normal dos seios. Isso deve ser bem desconfortável. Essa movimentação só teria menor amplitude se fosse uma armadura mais curta, o que também seria inútil. Quanto à sensualidade, não sou contra, mas por qual motivo uma guerreira vai se preocupar mais em ser sensual do que estar protegida? Não faz sentido algum.