Capítulo descartado de A Dança dos Dragões pode ser publicado como conto

George R. R. Martin no Edinburgh International Book Festival / Foto por: Murdo MacLeod

Já estamos carecas de saber que George R. R. Martin é um cara que se deixa levar pela sua escrita. E por isso seus livros são tão ricamente descritivos, demorando bastante para ser publicados. Acontece que, por conta disso, George acaba descartando milhares de páginas de história durante o processo de criação de As Crônicas de Gelo e Fogo. Ele confessou em entrevista ao The Guardian (durante o Edinburgh International Book Festival) que se deixou levar tanto em A Dança dos Dragões que acabou se vendo em um lugar completamente novo:

Martin: Há capítulos descartados, parágrafos, e coisas envolvidas. Porque eu sigo os personagens e eles às vezes me levam a becos sem saída. Então, no final desta saga, terei dezenas de milhares de palavras ou mesmo centenas de milhares de palavras de material não utilizado.

Guardian: Pretende publicar esse material?

Martin: Mmm, não. Parte dele são apenas versões iniciais de cenas que já existem.

Guardian: Mas os fãs não se importariam com isso.

Martin. Acho que não. Bem, tenho pelo menos um capítulo excluído do livro cinco – esse que me deixou em um lugar errado – que tem me deixado tentado a publicar como um conto”

Ainda sobre a entrevista, Martin conversou com o jornal sobre o poema que inspirou a criação de As Crônicas de Gelo e Fogo: ‘Fire and Ice‘ do escritor americano, Robert Frost, publicado em 1920, poucos anos depois do fim da Primeira Guerra Mundial.

Fogo e Gelo
Alguns dizem que o mundo acabará em fogo,
Outros dizem em gelo.
Fico com quem prefere o fogo.
Mas, se tivesse de perecer duas vezes,
Acho que conheço bastante do ódio
Para saber que a ruína pelo gelo
Também seria ótima
E bastaria.

Quando perguntando sobre a possibilidade de Westeros acabar em gelo ou fogo da mesma maneira que o poema de Frost contempla, Martin respondeu: “Não falarei nada sobre isso, você pode continuar a se preocupar com isso por mais dois livros. Mas é verdade que todos os homens devem morrer.

Fonte: Guardian

Compartilhe:

Ao comentar no site você aceita as regras previamente estabelecidas.

Posts Relacionados

  • Bill T.Prefect

    Acho que ja ta mais do que obvio que todo mundo vai morrer, só quero o livro pra saber como vai ser a morte de todo mundo…

  • spaizer

    Westeros devem acabar em um Inverno Sem Fim, seguindo a onda do poema e o final dele em que o autor diz preferir mesmo é o fim do mundo em gelo, e ao fato do Martin não responder ao reporter corretamente, seria bem plausível esse fim para a terra corrupta que é Westeros.

  • rodrigo_Seven

    No final, um dragão de Gelo varre o mundo conhecido e fim.

  • No fim o mundo acaba em gelo… Ou não.. Ou… Sim…

  • Guest

    Grande medo que Westeros acabe que nem Nárnia, que simplesmente aconteça um apocalipse e as tramas não se resolvam como devem.

  • Donald Blake

    (Mas é verdade que todos os homens devem morrer.) Bom ele não esta falando nada sobre as mulheres!

  • Vitor

    Hunnn, acho que acabar em gelo infelizmente. Se a gente para observa nome do sétimo livro, “Um Sonho de Primavera “, então se olha as estações depois do inverno vem a Primaveira.. No final do sexto livro deve tá tudo Dominado pelo Gelo.. Tô achando que o retorno de Daenerys Westeros, deve ser quando tudo estiver coberto de Neve.. Outra Pista também está na série Quando Bran toca a árvore, ele ver cenas que irão ocorre no futuro, uma Delas é o salão onde trono Do ferro fica,Vazio e Todo congelado..conserteza.

  • Weberson Rocha

    Xiiiiii todos vão arriar a butina!

  • Não é uma teoria, pois não está embasada em nenhum fato da história; mas ninguém me tira da cabeça que Martin vai fazer igual outras sagas épicas. Anakin virando mal, Saruman, Arthas do Warcraft e tantos outros. A minha dúvida é qual deles vai se tornar o “vira casaca”. Meu palpite é o Brandon Stark ou a Daenerys.

  • doutor duh

    Só a nível de curiosidade, esse provavelmente é aquele capítulo do Tyrion cheio de sonhos e psicodelia que o GRRM já citou anteriormente.

  • Discordo, todos os homens vão morrer… Ninguém falou das mulheres. Abre o olho cara! É conspiração bicho.

  • Islan Oliveira

    Eu sei que é Martin, mas se todos morrerem como estão dizendo, não será o final agridoce que ele prometeu, vai ser azedume puro.

  • Islan Oliveira

    Todos os personagens morrendo não seria o final agridoce que o Martin prometeu…

  • Tassio Luan

    Publica, Martin *_*

  • Felisberto Albuquerque

    Anakin em seu último ato se redimiu…

  • Lennon Alves

    Amigo, eu já diria o contrário, existe sim um trecho no livro em que a Melisandre vislumbra ” o campeão do outro” e quando ela olha este campeão, ele uiva como um lobo…
    Ora, Lobo = Stark, faça as contas, dois starks para lá da muralha, Um deles será o traidor, e se eu tivesse que escolher, Escolheria como campeão do outro o BRAN, com toda certeza, sei lá tenho essa teoria maluca na cabeça, pra mim, o Bran vai liderar o exército WW contra a muralha, e se isso acabar acontecendo, uma outra teoria se junta a esta ponta, Jon como Azor Ahai, sim … Teríamos o Bran como Nissa Nissa (acho que é assim que se escreve),, se vc parar pra pensar ainda, note que o passado se repete no futuro em GOT, vocês se lembram que o Aemon disse que por três vezes ele foi tentado a quebrar o voto pela patrulha, façam as contas, se o Jon tiver que parar o irmão, três vezes ele escolheria o voto pela patrulha… Eu acredito nisso…

  • Laercio vilanova

    não cara,para com isso…melhor matar mesmo

  • Laercio vilanova

    Sim,sim,no final só terá mulheres e todos os homens serão eunucos,(e ninguém mais vai morrer)o único enigma que ainda resta é o que vai acontecer com aquelas personagens macho-fêmea,tipo a Briene.

  • Meistre Alex

    Nem concordo nem discordo, muito pelo contrário.

  • Victor Felipe

    Já pensou? Até porque mais da metade dos protagonistas são mulheres. Arya, Arianne, Briene, Catelyn, Dany…

  • Então, mas você não disse o contrário do que eu disse, apenas completou.

  • Depois de anaquilar quase todos os Jedi.

  • Prefiro um final clichê do que essa palhaçada de “matar todo mundo”, cataclisma igual aconteceu com a Valíria. Se ele fizer um final desse tipo, só vai comprovar que ele se perdeu bonito na história e deu o fim mais fácil que podia imaginar.

  • Felisberto Albuquerque

    Fez muita merda o “nobre” Padawan de Obi-Wan Kenobi….
    Porém se não fosse ele, Luke teria perecido diante Darth Sidious.
    A vitória da Aliança Rebelde em Endor, destruindo a segunda estrela da morte, teria sido ofuscada pela morte de Luke.
    O Império Galáctico continuaria e ao meu, sem Luke Skywalker, era questão de tempo até Leia (que não tinha treinamento), Han Solo e Lando serem mortos.
    ———————
    Sobre Bran tudo depende das reais intenções de Corvo de Sangue… Se ele foi seduzido pelo Grande Outro, fatalmente tentará levar Bran ao caminho do lado Negro. Se ele é um personagem sem intenções malignas, acredito que fará por Bran o que Mestre Yoda fez por Luke… treinará, ensinará e o alertará sobre o grande poder que tem o Grande Outro.
    Nas duas situações, tudo vai depender de Bran… Acredito que até mesmo a famosa frase de Yoda se enquadra neste contexto:
    “O medo é o caminho para o lado negro. O medo leva a raiva, a raiva
    leva ao ódio, o ódio leva ao sofrimento.”
    Posto esta frase, pois questiono, o quanto de medo e raiva Bran tem do mundo, principalmente desenvolvendo um sentimento de amor por Meera, que talvez não seja correspondido.

  • Beatriz Correa

    Se, literalmente, todos os homens morrerem, ficarei mega triste por Tyrion, mas isso poderia significar um final feliz para Arya e/ou Daenerys *–*

  • Beatriz Correa

    Sei lá, hein…
    O Bran parece ser uma boa escolha, mas ainda tem o Rickon e seu indomado Shaggy Dog…
    Ngm fala nesse puto, e olha q ele se embrenhou fundo no Norte, junto com a Osha.
    O jeito é esperar pelos Ventos do Inverno.

  • Renan

    Tanto na leitura do trecho em que Bran encontra o Corvo de 3 Olhos quanto no vislumbre da Melissandre, também fiquei com essa ideia maluca na cabeça. Passei o resto do livro pensando: e se o Bran se tornar o “Todo Poderoso” da escuridão? Isso seria corajoso, pois inverteria totalmente o que esperamos da história (como tantas vezes Martin fez ao longo da saga) e ainda usaria pistas (ou maluquice nossa, como queiram chamar) deixadas ao longo de toda a saga. Seria bacana.

  • Islan Oliveira

    Arya sim, minhas esperanças são que a Daenerys morra, não aguento mais ela dizendo: – Se olhar para trás estou perdida.

  • Pois é. As intenções do Corvo de Sangue são obscuras (pelo menos pra mim). Depois do segundo conto até o final do terceiro (Cavaleiro de Sete Reinos, certamente você já leu) você passa pensando que ele um mal elemento, e no final ele se mostra um tanto quanto “justo”.

    A parte do povo chamar ele de feiticeiro, de trazer mal agouros, matador de parentes e etc, lembra muito o que Tyrion sofreu ao longo do segundo, terceiro livro. Eu vejo uma correlação entre estes personagens, fazem de tudo pelo reino e mesmo assim sofrem represálias.

    Acho que é bem por aí que você disse, vai depender do Bran; mas acho que se ele tornar mal, vai ser bem ao estilo Darth Vader / Sasuke. A saga inteira dando trabalho edepois no final acaba se redimindo com um auto-sacrifício ou coisa do gênero.

  • Vai ser bem paia, na verdade.

  • Calvin

    O problema dessa teoria é que a saga está quase no fim, faltam só dois livros afinal: se fosse acontecer algo como uma queda e posterior redenção de personagem ia ficar muito corrido; e também acho que apesar da presença dos Outros esse negócio de “lado negro” não combina muito com a história. Acho que Lorde Brynden apenas moldará a personalidade de Bran para uma mais semelhante da sua, ao qual não é exatamente má (posso estar errado mas não creio que ele tenha mudado muito), ele somente não hesitaria (e realmente não hesitou) em realizar atos reprováveis (tornar-se um fratricida, por exemplo) desde que fossem para o bem do Reino.

  • Gabriel Moura Pimentel

    “A parte do povo chamar ele de feiticeiro, de trazer mal agouros, matador
    de parentes e etc, lembra muito o que Tyrion sofreu ao longo do
    segundo, terceiro livro. Eu vejo uma correlação entre estes personagens,
    fazem de tudo pelo reino e mesmo assim sofrem represálias.”

    Então, a saga é ambientada e contextualizada na Idade Média / Era Medieval. Assim como mulheres que viviam sozinhas na floresta eram consideradas bruxas, homens sábios considerados alquimistas e crianças doentes ou “defeituosas” eram mortas, um albino com mancha vermelha na cara ou um anão com olhos de duas cores serão sempre considerados mal agouro.

  • E aquela: “Sou do sangue do dragão” AHUAUHAUHAUH
    Grande merda.

  • Lennon Alves

    auhsuahUSA Quando eu me referi “o contrário”, quis dizer na verdade, que existem sim, um embasamento para o que você falou o/

  • Renan

    Vai ser o Stark menor lá, Rickon, vai voltar retarda da cabeça.

  • Renan

    Em nenhum momento ele disse que todos os homens devem morrer ao final da saga, sim eles podem morrer, mas talvez quando o ultimo livro terminar ainda alguns estejam vivos. Essa frase é tão vazia, é a mesma coisa que falar que ta lendo isso vai morrer, vai mesmo, mas quando, ninguém sabe.

  • Islan Oliveira

    Eu gostava da Daenerys no primeiro livro, mas por mais que inventem desculpas para as burradas (que posso refutar a maioria) não tem desculpa para a chatice.

  • É, cada um tem um gosto né. Eu acho ela arrogante demais. Aos poucos ela tá se tornando o Viserys.

  • Ah sim. Entendi errado então, malz.

  • Thayná Regina u.u

    “Aos poucos ela tá se tornando o Viserys.” achei que só eu estava percebendo isso u.u

  • Paulo Felicio

    Essa frase pode querer dizer qualquer coisa. Todas as pessoas morrem um dia.

  • Paulo Felicio

    Ela é mt mais inteligente que o Viserys.

  • Até o Hodor é mais inteligente que o Viserys. Comparei ela na loucura, não na inteligência. (Se bem que ela faz umas cagadas no Dança dos Dragões à la Cersei)

  • Felisberto Albuquerque

    Dany não é cruel… Viserys era cruel.

  • FernandoKs

    Em nome dos Sete Deuses novos, dos Antigos Deuses do Norte, Em nome do Deus afogado, em nome de R’ollor, em nome daquele que tem muitas faces, publique martin, mas primeiro termine o sexto e o sétimo livro que eu já estou cansado de esperar.

  • FernandoKs

    Falando em chatice, quem tinha que morrer é a Brienne, os pov´s dela são um pé no saco.

  • Não é cruel ainda…

  • Paulo Felicio

    Não vejo dessa forma, e tbm não vejo a Daenerys tão arrogante ou chata como dizem. Eu gosto do jeito e da atitude dela.

  • Paulo Felicio

    Daenerys virar a casaca? No máximo ela pode desistir do Throne (o que acho bem improvável). Brandon acho mais fácil ele morrer do que virar a casaca. Já o Rickon… acho possível. Mas, pra mim, nenhum deles vai virar a casaca não. A não ser que o Stannis resolva ficar do lado da Danerys kkk coisa que duvido tbm.

  • Caio Oliveira

    Todos os homens devem morrer? Fim do mundo? Sinto que Westeros acabará como acabou Valyria.

  • Patrick

    Olha que o Brandon não é tão difícil não. O tempo todo a Sacerdotisa Vermelha fica falando do Inimigo de R’hlor, que provavelmente possa vir a ser Brinden.

  • Patrick

    Sim, pensei exatamente a mesma coisa, entretanto não sei se acredito nisso.

  • “Não falarei nada sobre isso, você pode continuar a se preocupar com isso por mais dois livros. Mas é verdade que todos os homens devem morrer.” :O

  • Martins

    Oq esperar da declaração “Mas é verdade que todos os homens devem morrer”… kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Felipe Carvalho

    Eu ainda nem cheguei na dança dos dragões