George R. R. Martin afirma que fãs já descobriram o final dos livros e que ele não irá mudá-lo

George esteve presente no Edinburgh International Literary Festival neste último final de semana. Lá ele discutiu o futuro dos livros e bateu um papo com seus fãs escocêses em uma sessão de perguntas e respostas que durou cerca de duas horas.

grrmedinburgh
Quando perguntado sobre as teorias criadas pelos fãs e a influência delas no resto da criação de sua saga – o que provavelmente será composta por mais dois livros, The Winds of Winter e A Dream of Spring, nenhum com precisas datas de lançamento – Martin contou que já sabe quais personagens irão viver e morrer nos próximos livros, mas os destinos dos personagens secundários continuam indecisos:

“Eu tenho lutado contra essa questão da especulação online dos fãs, porque quero surpreender meus leitores. Eu odeio quando a ficção é previsível para o leitor, eu não quero escrever ficção previsível. Quero surpreender e encantar o meu leitor e levá-lo em direções que ele não espera… pelo menos um ou dois leitores já reuniram as pistas extremamente sutis e obscuras que eu plantei nos livros e já chegaram a conclusão que eu imaginei. O que eu faço, então? Mudo tudo? Eu lutei muito com essa questão e cheguei à conclusão de que a mudança seria um desastre, porque as pistas estão lá. Não se pode fazer isso, então estou seguindo em frente. Alguns dos meus leitores que não leem os sinais, e felizmente existem centenas de milhares deles, ainda irão se surpreender e outros leitores irão dizer: “Bom, eu já havia dito isso há quatro anos, sou mais esperto do que vocês.”

Além disso ele revelou que:

  • Willas Tyrell terá destaque em Os Ventos de Inverno, além de outros personagens das Cidades Livres (não especificou quais). Mas, como já sabemos, eles não serão personagens com ponto de vista.
  • Ele recebe muitas cartas de pessoas pedindo para que ele coloque mais sexo entre homens nos livros. A maioria delas mulheres. E com isso, ele diz que não tem nenhum tipo de pudor em fazer isso, mas que não irá escrever algo só porque alguém pediu. Além disso, seus personagens gays são descritos através de ponto de vista em terceira pessoa, por isso fica difícil colocar isso em destaque no livro. E é por isso que a série de TV mostra. Porque nela não existe esse tipo de limitação.
  • Ainda sobre a temática do sexo, quando questionado sobre o fato de ter mais sexo na TV do que no livro, ele contou que não tem certeza se isso é realmente verdade: “Há uma diferença entre ver algo e ler algo. Geralmente sou a favor do sexo e acredito que grande parte da audiência também é. Sempre me surpreendo quando vejo pessoas mais chateadas com a questão do sexo do que com a da violência.”

Atualizado: assista trecho do Q&A em que ele fala sobre os fãs já terem descoberto o final da saga:

Qual teoria você acredita ser aquela que Martin usará no final de sua saga? Se for comentar algo com spoiler, não esqueça de indicar antes do seu texto: [spoiler livro “x”].

Fonte: EW e WIC

Compartilhe:

Ao comentar no site você aceita as regras previamente estabelecidas.

Posts Relacionados

  • Aline

    Em LOST eu tenho convicção de que os fãs também já haviam descoberto o final, mas como os produtores sempre negavam, tiveram que fazer um outro desfecho. Daí saiu aquela “belezura” que todos vimos e que me deram a sensação de ter investido 5 anos em um relacionamento que no final me magoou.

  • Matheus

    L+R=J deve ser uma.

  • Daniel Kudlowiez Franch

    R + L = J

  • Cubo3

    sem mais, George comprovando como Jon Snow será fodao hahaha

  • Kitty Lannister

    Espero que seja uma teoria não tão conhecida pra surpreender a maioria pq se for R+L=J vai ser um pouco sem graça

  • Jean Paulo

    Spouler livros 1-5: acho q a teoria mais forte q ele vai colocar nos livros eh o caso de o job sr filho da lyanna e do rhaegar. Acho q ta mais q certo isso. Portanto os fas descobriram isso atraves das pistas deixadas nos livros ja publicados

  • Tiago Matos

    Sinto que o final da saga será mais previsivel do que esperamos, tomara que ele mantenha a postura de não mudar pq alguns fãs já descobriram o desfecho da saga, melhor algo previsível do que algo mudado as pressas, agora digo que a obra acabará por ser previsível por parte de culpa do Martin que dá tempo aos fãs de lerem, relerem, pensarem em teorias, amadurecerem essas teorias, divulgarem elas a ponto que mesmo quem não desconfiava de nada passe a desconfiar. E qto a pergunta contina na postagem, deve ser R + L = J mesmo, o principe prometido, dele é a canção de gelo e fogo!

  • Leonardo Sette Pinheiro

    Ele ta mais que certo, tem que contar o final que ele pensou. Ele colocou as pistas lá pra gente especular, criar teorias e tals…. o problema é que os livros demoram demais e nós tivemos tempo de ler, reler e esquadrinhar cada entrelinha da história kkkkkk.
    Cabe a ele narrar de forma espetacular pra deixar aquela interjeição costumeira:” P.Q.P”

  • Aline

    Quando até os atores já falam abertamente em R+L = J sem nenhum receio da pra acreditar que dever verdade mesmo.

  • João Victor

    Eu estava pensando isso à uns dias atrás quando eu estava analisando umas teorias, fiquei imaginando que com esses montes de fãs tentando desvendar o final do livro o Martin não iria alterar o final, mas eu acho que mesmo assim vai ter aquele “suspense” em algumas partes, pq nós não sabemos o que é verdade nessas teorias, principalmente de quem é o Azoi, que cada um tem a sua, um pensa que é a Dany, outros o Jon, Tyrion, Stannis ( apesar de eu achar meio óbvio que é o Jon ainda tem pessoas que não acreditam ).

  • Eric Rafael Dos Santos

    Fiquei triste com esse post….”relacionamento que no final me magoou” tadinha…kkkk…Lost foi terrivel mesmo!

  • Antônio Marcos Moreira Viana

    gente, talvez eu esteja paranóico, mas as vezes chego a pensar que Jon Snow é filho de Benjen Stark, bom, estou lendo o livro, ainda estou no primeiro, e até onde eu li, Eddard fala para Catelyn: “ele tem meu sangue”, não fala que ele e seu filho, e em uma outra parte, notei um ênfase quando Jon fala: “eu não sou seu filho” para o Ben, mas afinal, Ben veste o negro e não poderia assumir algum filho. Já falei, pode ser loucura minha, kk o que vocês acham?

  • Meistre Alex

    [Spoiler livro 5]
    R + L = J provavelmente é verdadeira, mas acho que Aegon Blackfyre e Corvo de 3 Olhos “du mal” também estejam entre as teorias corretas. Mas são tantas teorias que não surpreende que já tenham descoberto o final, o problema é saber quais são verdadeiras e quais falsas, já que seguindo as teorias, metade dos personagens são Targaryen e outra metade Azor Ahai.

  • GutoTricolor

    Acho que a teoria R + L = J já é muito disseminada, duvido que ele vai usá-la nos livros.
    Mas ela é tão coerente que eu não duvido que essa sempre foi a inteção do Martin.

  • Arizona

    Sem graça vai ser se chegar o fim da historia e Jon Snow não tiver nada a ver com R+L. Ai sim vai ser muiito sem graça 😛

  • Joana

    “Promise me, Ned.” Se George mudar isso, vai ser o fim.

  • Matheus Barone

    E cade a Lyanna grávida?

  • Vaz

    Deve ser R+L=J. Mas isso não abala muito, é apenas uma constatação do mais óbvio. O ruim é saber quem vai sentar no trono de ferro, se tal dragão morre, que brynden rivers toma o corpo do bran, coisas desse tipo. Daí ler um livro denso fica chato.

  • Arizona

    Na real, só o Martin mesmo que sabe o final. Existem sim várias teorias, mas todas baseadas em indícios, nada certo ainda. E só por esses indícios não da pra ter certeza de como será o final. Por exemplo, o fato do Jon Snow ser filho do príncipe Rhaegar pode colocá-lo no trono de ferro? Se sim, como fica a Dany nessa historia? Quem vai recuperar Winterfell para os Starks? A Sansa? O Rickon? Enfim, muitas possibilidades, nenhuma certeza 😛 Mas tenho certeza que quando sair o ultimo o livro, a maioria das pessoas irá se surpreender.

  • Eduardo Elric

    Ah velho, esse tio Martin fala e fala dos livros, mas anuncia a data ai tio ,fazendo favor!

  • Hudson R. Jesus

    Tenho uma teoria. Jon é de fato filho de Lyana Stark e Rhaegar Targarien. Ele é o principe prometido, mas acabará o livro ocupando a mente de Drogon (ele é um warg), enquanto sua tia Dani e seu tio Tyrion (nunca foi Lannister) montarão os outros dragões. Dani ficará em Essos, onde governará; e Tyrion se tornará o rei de Westeros. Bran Stark vira servo do Rei de Gelo, que acaba sendo derrotado por Jon ” Targarien” Snow e Rikon se torna o protetor do Norte e o novo senhor de Winterfel. Arya fica em Bravos e viaja pelo mundo sempre que tiver uma missão. Sansa mata o Mindinho e se torna senhora do Vale. Brienne e Janime se casam e dão início a uma nova casa. Cersei morre de forma dramática. No fim, então, será contado cada segredo e o reino é entregue a uma paz duvidosa sobe o reinado do meio rei.

  • Nuno Ferreira

    Eu continuo bem crente na minha teoria. Jon é filho de Rhaegar e Lyannah, sim. Mas Azor Ahoi renascido é Daenerys. Ela regressará a Westeros, forjará Luminífera com metal das duas espadas que antes eram gelo (Gelo se tornando Fogo, A Song of Ice and Fire). Para além disso, ela nasceu em Pedra do Dragão, e Melisandre diz que o Azor Ahoi renascido nasceu do sal e enxofre (algo assim, que ela traduz bem como sendo Dragonstone). Targaryens se apaixonam por Targaryens, e acredito que Jon e Dany se apaixonem. E tal como Azor Ahai teve de matar a sua esposa para forjar a Luminífera, Dany terá de sacrificar Jon, o seu amado Targaryen, e com a sua nova espada liderará a muralha e afastará os outros para sempre. Nesse entretanto, Tyrion Lannister estará a conquistar Porto Real para ela, e a preparar-lhe o Trono, terminando a saga como Sua Mão. Pode ser bem ao lado mas é a minha teoria.

  • PHSA

    Não acho. Fica sem graça apenas pq nós já sabemos. E pensando bem, nem assim fica sem graça. Só de ver os personagens sabendo, tendo a revelação, tendo uma reviravolta por causa disso, será demais. Se o Martin for tirar as teorias que já sabemos, ou adicionar alguma só pra ser mais surpreendente, ele perderá o fio da meada da história dele e assim merdas acontecerão mais do que já acontecem.

  • Luanderson Camilo

    Queria que o livro terminasse com Daenerys no trono, mas acho que seria muito obvio, então se essa teoria for verdade, Jon poderia terminar sendo o Rei, ele merece.

  • Carlos Alberto Figueiredo

    Spoiler livro 5:

    Eu realmente acho que a paternidade do Jon vai ser esclarecida pela identidade da Septã Lemore. Uma teoria um tanto não divulgada, afirma que a personagem pode ser Ashara Dayne ou Lyanna Stark, e que ela, seja quem for, é mãe dele.

  • juliana.

    You know nothing, Jon Snow é o caramba! Também acho que é R + L = J, só pode ser isso. O que vai ser bem interessante de ler 🙂
    Tô vendo uma galera aqui falando de outras teorias, mas essa é a com mais pistas nos livros, se ela não se confirmar nos próximos livros… vai ser uma decepção!

    E outra coisa: acho que tem muita gente viajando e querendo altas reviravoltas e um fim épico e surpreendente etc e tal, mas é sempre bom manter o pé no chão. O fim da saga não vai ser necessariamente ruim se algo previsível acontecer. Como já foi dito aqui, o Martin demora tanto tempo pra escrever os livros que isso deu tempo pra gente reler, pensar, refletir e pensar em coisas que vão muito além. E isso não é uma coisa ruim. Desde que as coisas sejam coerentes, acho que é válido.

  • JasonLannister

    Ninguem descobriria NADA se não fosse a internet.. o que acontece é q como os outros 2 livros não foram lançados os fãs q ja leram ate o 5 livro é incontrolavel a vontade de pesquisar algo na internet, descobri todas essas teorias na internet, nunca iria pensar em muitas delas, daki a anos quando tiver todos os livros quem for começar a ler do 1 vai ser bem legal, pq a pessoa não vai sacar muita coisa…
    Sobre o final ainda to bem dividido no que eu acho mas no momento quero que isso aconteça:
    R + L = J tem nem o falar néh? Ta nítido
    Dany no trono de ferro, ou qualquer outro Targaryen, talvez um filho dela (sim acredito que ela possa ter filhos novamente), mas tem que ter um Targaryen no trono de ferro! (Fico preoculpado.. mas tenho a sensação que ela vai morrer, na batalha contra os outros, ou para akela espada do Azor Ahai).. Mais lá no fundo ainda quero que ela eo Jon fikem com o trono (sonhar mais sonho)
    Jaime e Brienne casam e herdam Rochedo Casterly

    Sansa vai casar com o Robert Arryn, a casa dela não é mais o Norte, ela vai fikar no Ninho da Águia e vai ser a chave pra qualquer um que queria o trono de ferro, pois vai possuir todo o vale Arryn (sim, acho q ela mata o Petyr)
    Quero que o Rickon fike com Winterfell.. Acho q akele Corvo de 3 olhos quer mesmo é q a Muralha caia pra o povo dele ter sua terra de volta, ta usando o Bran, é o que eu acho, nunca simpatizei com ele, e nem muito com o arco do Bran
    Alguma dúvida que o Gendry vai ser o Baratheon de Ponta Tempestade? Queria que a Arya casasse com ele, o que não deu com Lyanna e o Robert, pode dar certo agr, apesar de achar que a Arya vai matar a Cersei (não quero q a Cersei morra, quero q ela veja a disgraça q ela fez, e que no fim tudo foi frustado) e o rumo da Arya é bem incerto…

  • Por que é meio óbvio que é o Jon? Em questão de dicas dos livros Daenerys tá a anos luz de qualquer um.

  • Teoria um tanto fraca, diga-se de passagem.

  • Luh

    Cara, isso é matemática. Com centenas de milhares de pessoas especulando o final, pelo menos uma vai acertar!

  • Ele mesmo admite que deixou diversas dicas, o que significa que ele esperava que alguém descobrisse mesmo. E eu não acho razoável supor que todas as dicas sejam red herrings.

  • reborn

    não me importo de não ser surpreendido, quero uma historia que faça sentido, fazendo sentido pode ser qualquer coisa.

    só pelo fato de dizer que não fará nada bizarro só para surpreender, já me sinto feliz e tranquilo.

  • Vitor Morgado

    Cara, não é nem questão de ser paranóico mas o Ned trouxe o Jon de volta da guerra e só estava com ele o Howland Reed. Não tem como o Jon ser filho do Benjen.
    Tem os detalhes físicos que indicam, quando eram apontados os filhos de Ned e Catelyn tendo traços de Tully ao invés de Stark exceto pela Arya que fugia um pouco essa característica e o Jon pelo contrário completamente Stark. O Jon só é parecido com o Benjen na série que não leva muito esses traços em consideração.
    Ainda tem o “Prometa” da Lyanna para o Ned, seria prometa o que? “Prometa que vai dar comida a minha calopsita Ned”

  • Vitor Morgado

    Cara, não é nem questão de ser paranóico mas o Ned trouxe o Jon de volta da guerra e só estava com ele o Howland Reed. Não tem como o Jon ser filho do Benjen.
    Tem os detalhes físicos que indicam, quando eram apontados os filhos de Ned e Catelyn tendo traços de Tully ao invés de Stark exceto pela Arya que fugia um pouco essa característica e o Jon pelo contrário completamente Stark. O Jon só é parecido com o Benjen na série que não leva muito esses traços em consideração.
    Ainda tem o “Prometa” da Lyanna para o Ned, seria prometa o que? “Prometa que vai dar comida a minha calopsita Ned”

  • Paula Renata Carvalho

    Na verdade a teoria R+L=J é só um detalhe importante na História.. ela não diz quem morre e quem vive, não diz quem fica no trono, não diz nada sobre a Daenerys e seus dragões, ou sobre o que acontece quando os White Walkers chegarem. Nada vai deixar o final sem graça. Eu não tenho um pingo de preocupação quanto a isso.

  • Vitor Morgado

    Concordo. É meio idiota isso mas quem sabe somos nós e não os personagens e o Martin não precisa se preocupar se os fãs mataram a “charadinha” dele porque ele tem a liberdade justamente pra escrever o que essa confirmação pode desencadear na história toda e como vai encerrar. Falando sobre uma teoria mais pra cima de Azhor Ahai ser a Daenerys, ainda acredito que o Jon é Azhor Ahai e Daenerys é Nissa Nissa. A Gelo era uma espada longa, e nós temos que nos conformar que ela já era, enquanto a Luminífera é uma espada do porte exatamente como a Garra Longa que salvo engano, também é de Aço Valiriano.

  • Ícaro Corrêa

    Tenho uma teoria menos otimista. Acho que os Outros invadirão e conquistarão Westeros, e todos os que estiverem deste lado do Mar estreito morrerão, por quê estava ocupadinhos fazendo entriguinhas entre famílias. Azor Ahai continuará sendo só uma lenda, e a história terminará com o fim da era dos homens. Assim como a chegada dos homens determinou o fim da era dos Filhos da Floresta, o mesmo se repetirá, com os Outros dando lugar aos homens.

  • Felisberto Albuquerque

    Ned viu Lyanna morrer… Ainda acho que quem vai revelar será Howland Reed.

  • Vitor Morgado

    Pois é né. Prometa o que Ned? Prometa que vai tirar a roupa do varal!?!?

    Rainha da beleza no torneio, “sequestro”, metade da guarda real escoltando a Lyanna e não a Elia, é só fazer as contas.

    E quem acha que se confirmar isso a história perde a graça eu digo que não e sabe porque? Por que quando todo mundo acabar de ler e ter certeza vai gritar EU SABIA!!!!!!! E isso vai ter graça.

  • Jorge Felipe Azem

    Final bem novela da Globo , creio que metade deles morrem.

  • Adjar Filho

    CONTEM SPOILERS
    Eu tenho uma teoria, no ultimo capitulo de Jon no quinto livro, vemos ele levando as facadas. Acredito que ele não morrerá, mas vai renascer a partir da magia da Feiticeira Vermelha. Então assim se tornando o tal Azor, maaas, todos estão esperando que ele acabe se encontrando com Danaerys pra ajudar a conquistar o reino por ele ser um targaryen, isso não acho que vai acontecer. Acredito que ele não vai abandonar a muralha por isso, creio que ele vai se casar com alguma selvagem e unificar os selvagens com o reino, e se tornar o novo rei-para-la-da-muralha e então juntos derrotarem os vagantes brancos. E por fim, depois do novo rei assumir o trono de ferro, que possivelmente será a Danaerys, juntos vão entrar em acordo pra colocar um fim na muralha. E começar o novo reinado.

  • drmingus

    Nada me tira da cabeça que quem vai forjar a Luminífera será o Gendry. Mas não acho que tudo tenha que acontecer exatamente como aconteceu 8.000 anos antes e por isso, apesar de forjar a espada, não acho que ele será o tal príncipe prometido. Até espero estar errado, porque ele iria temperar o aço valiriano no coração da minha querida Arya.

  • Paulo Vítor Ferreira

    Porque a Melisandre diz que quando ela pede a R’hllor para ter um vislumbre de Azor Ahai (querendo saber notícia do Stannis) o Deus Vermelho só mostra a ela o Jon. E outra, se R+L=J realmente for verdade, Jon nasceu em meio a fumaça e sal, como a profecia diz (fumaça do incêndio em Torre da Alegria, sal das lágrimas de Lyanna). Além do que ele seria filho do Gelo e Fogo (L+R).

  • Paloma R F

    seria foda demais

  • Giovani Atêncio

    R+L=J já está mais que certo. No final, o Jon Snow vai pegar a Daenerys (conservando a tradição de casar parentes pra manter o sangue puro). A Sansa vai se tornar uma das pessoas mais influentes de Westeros (e do mundo) depois que finalizar o Mindinho e “herdar” tudo dele. Vai promover uma vingança fdp contra os Lannister e devolver Winterfell para o Rickon, que vai ter que ser trazido de volta á razão depois de ter sido criado pelos Umber.

  • Agnes

    Cara isso tá com cara de final de novela da globo!

  • Sérgio Oliveira

    R(obert) + L(yanna) = J(on)

  • Cesarshlbrn Santos

    Com certeza as dicas deixadas vazar sera uma forma de burla os espectadores e fazer as surpresas toma conta da nossa imaginação mostrando que a série é realmente bem dirigida e uma das melhores que tive o prazer de ver na minha cama quentinha rsrs.

  • Alisson

    também acho que essas são as que estão corretas

  • Lili

    Eu amo a série, mas tenho que confessar que se R+L=J for verdade, eu vou ficar um tanto decepcionada. Essa teoria é a mais conhecida, todo mundo cita isso em todos os lugares, e pra ser sincera, ás vezes é cansativo tentar discutir teorias, porque mesmo que elas não sejam sobre o Jon, alguém SEMPRE traz isso a tona. Sei lá, acho batido demais, sabe?

    Outra que nessa matéria mesmo vemos o George falando que a maioria dos fãs ainda não se tocou. Então ainda tenho esperança que as teorias mais batidas não vão se concretizar. Mas se rolar, tudo bem.

    Cara, não posso ser a única que apesar de gostar do Jon tá nem aí pra quem são os pais biológicos dele. Sério, se vocês querem tanto que ele tenha algum sangue de “dragão”/fogo, é só arranjar uma mãe com sangue Valiriano, não precisa arranjar um pai novo.

    E uma coisa sobre o Azor Ahai que sempre me pergunto, mas não vejo o pessoal discutindo isso:
    E se o sacrifício já foi feito? Às vezes me passa pela cabeça que o sacrifício não precisa ser como foi na lenda, pode ser outra coisa, ou até mesmo que a história da Nissa Nissa simbolize outra coisa. E se a luminífera ainda existe e está por aí em Westeros? E se ela não precisar ser forjada de novo e enfiada no coração de alguém? Talvez ela tenha que ser conquistada, e pra isso tenha que se matar o atual dono, logo isso seria um sacrifício, não?

    Tem tanta coisa pra acontecer, tantos mistérios para serem resolvidos, e todo mundo preocupado com quem pariu o Jon? Gente, qual é, vai.

  • doutor duh

    Eu já acho que não. Será que o GRRM revelaria um dos maiores mistérios da série no quarto livro? O mesmo vale para o valonqar ser o Tyrion mesmo, seria muito óbvio. Como bem sabemos, George quer surpreender seus leitores (como ele mesmo disse numa entrevista recente), e entregar isso tão cedo seria muita incoerência. Enfim, acho pouco provável o posto de herói cair nos ombros de um único personagem. Em minha opinião, o Azor Ahai renascido não será uma pessoa só, mas sim as três cabeças do dragão. Ah, e sobre quem vai ficar com o trono, o GRRM disse que será alguém inesperando. Eu apostaria na Shireen como Rainha e Davos como Mão, mas prefiro ficar quieto. haha

  • Felipe Sales

    O problema é que o tipo do Jon são as ruivas

  • Felipe Sales

    Ele falou 4 anos?
    Quer dizer que essa é a estimativa dele lançar o Sonho de Primavera e que o lançamento do 6 livro está mais próximo que isso?

  • juirew lonenata

    usou o R errado meu amigo

  • juirew lonenata

    não li os livros, mas pensando na série, o bran viu o ned quando tocou na árvore, as esperanças são as últimas que morrem

  • Felipe Sales

    Mas ASoIaF é realmente focado não nas guerras ou batalhas, e sim sobre os personagens e a teoria sobre os pais do Jon é as mais popular e é por isso que sempre vão falar dela

  • Felipe Sales

    Eu realmente não acho que o Jon realmente se apaixonaria pela Daenerys porque além do tipo dele ser ruivas, ele NUNCA abdicaria de seus votos e casaria(além de que quando ele quebrou os votos com a Ygritte, foi para manter as aparências).
    Além disso Winterfell não pertence ao Rickon e sim ao Bran

  • Felipe Sales

    Eu acho que a Garralonga é que será a Luminifera

  • Felipe Sales

    Eu concordo que ele não se casaria com a Daynerys mas mesmo assim não acho que ele quebraria seus votos e se casaria, e quanto ao trono de ferro eu preferiria que ele fosse destruido pois segundo algumas teorias, a unificação dos sete reinos seria a razão dele ainda está na era feudal e não avançar mais tecnologicamente.

  • Radyja Pamela Silva

    Sansa…fala sério… a Arya dá conta de vingar o mundo todo com o pé nas costas.

  • João

    Boa teoria, mas muito difícil porem um “fim” na muralha. Deixa ela quietinha lá cara hahaha só trazer os selvagens (como já foi feito) e pronto. Não se sabe se os White Walkers podem voltar, fora que existem criaturas por lá que não são bem vindas no reino.

  • Felipe Sales

    Primeiro eu não acho que a Sansa vai se casar com o Robert porque eu acho que ela vai mata-lo, pois esse seria o objetivo do Mindinho ao contar seus planos para ela.
    E povo do corvo de 3 olhos é apropria Westeros e além disso eu não acho que ele tenha planos malignos com o Bran
    E Gendry é um bastardo, e nunca foi legitimado e por isso não possui direitos à Ponta Tempestade
    E Cersei NÃO vai ser morta pela Arya, pois a Cerseivai ser morta pelo Valonqar que quer dizer IRMÃO mais novo, ou seja Tyrion ou Jaime.

  • Radyja Pamela Silva

    E os olhos azuis dos Baratheon? Nada haver…

  • FernandoKs

    e onde que fica o jovem griff nessa história ?

  • Taiane David

    Eu acredito que se o Jon tem o sangue do dragão mesmo e for um decendente Targaryen ele é uma das três cabeças do dragão e ai é que vem a expectativa.

  • Felipe Sales

    Sinceramente eu não acho que Jon se apaixonaria pela Dany pois o tipo dele são as ruivas,depois ele é um homem juramentado e proibido pelo seu próprio juramento de se casar.
    E acho que Jon é Azor Ahai(o que é indicado por um sonho que ele tem em A Dança dos Dragões) e que pode montar Rhaegal ou Viserion, e a Nissa Nissa de Jon seria Melissandre(que faria mais sentido pois ela tem um tipo de fogo dentro dela)

  • Felipe Sales

    Meio merda essa sua teoria

  • Felipe Sales

    Ele teve uma péssima experiência com data com A dança dos Dragões, ele não quer correr o risco, mas eu acho que ele deve estar terminando o 6º livro pra falar em 4 anos

  • Felipe Sales

    Mesmo se Jon for filho de Rhaegar ele ainda sim será Snow

  • Zatanna

    Nada de guerra entre fogo e gelo, ou seja, Daenerys e seus dragões contra os Outros, mas um Ragnarök destes e Jon Snow contra os homens! E Azor Ahai pode muito bem ser Jaime Lannister. Loucura? Se Martin continuar a seguir a mitologia nórdica em sua saga do Gelo e Fogo, então ele se refere a esse cara aqui: http://gameofthronesandnorsemythology.blogspot.ca/

  • Felipe Sales

    Essa historia do Brynden tomar o corpo de Bran não faz sentido, pois o próprio brynden explica que o que fica no corpo do animal(ou o ocupado) seria uma sombra da alma, o que seria foda ter o Bran com a sombra da alma de Brynden no corpo dele.

  • Felipe Sales

    Ou seja, ainda vai ser foda

  • Felipe Sales

    Eu duvido que ele vai tirar ela do livro

  • Felipe Sales

    De todas as teorias essa duas são as que eu menos acredito

  • Felipe Sales

    Ou pelas lágrimas de seus companheiros que tentaram mata-lo,a fumaça que seu sangue fez ao sair de seu corpo e a a estrela sangrando seria a morte de sor Patrek

  • Felipe Sales

    Eu quero logo essa musica

  • Felipe Sales

    Acho que não, a menos que ele se torne o Rei da Muralha ele nunca se tornaria Rei de Westeros

  • Felipe Sales

    Também acho que foi isso e por isso que Martin não mudará o final planejado

  • Thiago Felippe

    Eu pensava em Rhaegar + Lyanna

  • Mari

    Simples, é a teoria mais bem embasada e a que mais faz sentido. É obvio que vão falar dela, tem pista demais.

  • Ygor

    (spoiler do final do quinto)
    Se ele realmente morrer e a Melissandre revivê-lo, ele tecnicamente taria fora da patrulha e consequentemente livre dos votos.
    Não que isso justifique uma possível paixão entre os dois nem que ele jure os votos denovo.

  • Rayany

    R(haegar)

  • Ygor

    Uma teoria bastante interessante é que Azor Ahai é a própria muralha, o sacrifício são os votos e a luminífera são os patrulheiros.

  • Jose Leitao

    Rapaz eu já tinha comentado este final em outro lugar. Também acho isso enquanto os caras tão se matando pelo trono de ferro, tão fornecendo matéria primo para o exército dos Outros, aí quando o Inverno bater prá valer eles vão passar o rodo e deixar Westeros limpinha para uma nova era, fechando um ciclo, e recomeçando outro.

  • Luciano gonçalves dos santos

    isso é , se Bran sair da caverna né colega.Gente, mesmo todo mundo defendendo que R + L = J ninguém sabe ao certo qual será o impacto dessa informação, Jon continuaria bastardo só que de outro, será um principe prometido para o trono de ferro ou um novo Azor para lutar contra os outros?

  • 616

    Essa teoria é tão batida, que eu só me surpreenderia se fosse falsa.

  • Ah bom, achei que era algo melhor que o suposto argumento da visão da Melisandre. Porque pra mim não tem nada “óbvio” quanto a isso.

    A Melisandre não tem controle nenhum sobre o que aparece nas chamas, a despeito do que ela mesma acha. As visões são aleatórias, sobre “coisas importantes que vão acontecer”. Ela pode pedir pra ver Azor Ahai o quanto quiser, que o que aparecer não aparece “porque ela pediu pra ver isso”.

    Ela pede pra ver Alys Karstark de novo e não consegue tampouco. Aparecem coisas que ela sequer pensou (o que prova a aleatoriedade): a própria Alys, as torres ainda não-identificadas, etc. No meu entender, ela não tem controle nenhum, apesar de que ela mesma talvez acredite que tenha e que seus pedidos sejam “atendidos” – quando na verdade são coincidências. Se se analisar o POV literalmente, tem momentos em que ela pede pra ver Azor Ahai e logo depois aparecem Brynden Rivers e Brandon. Mais random impossível.

    O fato de aparecer “Snow” nas chamas é apenas um indício de que o cara é importante (e isso é inegável, afinal é o Lorde Comandante e muitas coisas giram em torno dele na Muralha – óbvio) e que vão acontecer coisas importantes com ele (o atentado).

    R’hllor, ou o que quer que seja que determina que visões aparecem lá, não está sujeito a pedidos por parte do intérprete das chamas. Não tem nada que indique que os “pedidos” sejam atendidos, pelo contrário. Thoros vê sobre o Red Wedding sem nem imaginar nada sobre isso. Moqorro também não pede nada, ao que parece.

    E sinceramente, GRRM tem momentos de foreshadowing mas ele consegue (comprovadamente) ser mais sutil do que dar um “dica” tão crua como essa:
    “I pray for a glimpse of Azor Ahai, and R’hllor shows me only Snow.” Isso seria uma dica bem porca e de forma alguma do feitio do que ele costuma fazer, penso eu.

    O que só me faz crer que isso não seja uma dica, mas uma fala no sentido do que eu tentei explicar acima, que é interpretada pelos Jon-fans como comprobatória da teoria de que ele é Azor Ahai.

    Pra mim, se tem alguma coisa que indique ele possa ser AA até agora, é só o sonho dele lutando contra Outros com uma espada em chamas nas mãos.

    “Estrela sangrando” na roupa de Patrek of King’s Mountain também é um argumento pífio. O personagem foi fruto de uma aposta sobre futebol americano de GRRM (a estrela é em referência aos Dallas Cowboys). Não acho sinceramente que ele fosse dar dicas sobre alguma coisa dessa magnitude através de um personagem inserido e inventado já durante a série.

    Fora o sonho, tem que se fazer manobras interpretativas bem forçadas com o que temos no texto dos livros pra encaixar qualquer pessoa na profecia. A exceção é a Daenerys, que já cumpriu tudo. E quanto a isso até o Aemon concordou (é claro que os personagens não são confiáveis, mas se tem algum que sabe das coisas é ele). Não descarto categoricamente que o Jon eventualmente possa mesmo ser revelado como o Príncipe (até porque acho que o Rhaegar acreditava nisso, sendo verdade ou não), mas penso que pelos subsídios dos livros até agora não dê pra afirmar isso, longe disso até. Ao passo que quanto à Daenerys é bem mais possível, e olha que eu nem fã da Daenerys sou – pelo contrário.

  • Carolina Devens Rabelo

    R+L=J já deu muito o que falar mas eu não acredito nessa. Acredito sim que Jon seja filho de Lyanna, mas não com Rhaegar.

  • Vitor

    boom ,como sonho de Primavera e o ultimo livro, deve ser interessante que as coisas vao pega fogo , no 6 livro.. parecer que nome ¨sonho de primavera¨ , e tipo um… Por favo chega logo primavera ,esse inverno ta sendo tenebroso..eu vejo desse modo.

  • Evandro

    espero pelo menos um final coerente diferente do seriado de lost onde no ultimo momento inserem os personagens num contexto nunca antes trabalhado na serie

  • Hodor

    [spoiler livro 1]
    Pra mim, Dany é sim azor ahai, mas o sacrifício já foi feito quando ela fez aquela pira para Drogo, e os dragões seriam a luminifera, já que eles nasceram com o sacrifício do amado dela .

  • Vitor

    Boom, então Jon não pode ser Azor Ahai, por que a lenda diz que ele era casado. se a lenda for se cumprir de acordo como ela e ,não pode ser ele por causa que ele e Juramentado,seus votos não deixam. Na Minha Opinião Pode ser o Tyrion o Azor Ahai, quem Sabe? A Luminífera pode ser Forjada Pelo Drogon, igual Aegon o conquistador, forjou o Trono de ferro.

  • Ivan

    O final vai ser bem mais complexo do que a maioria das teorias que existem por ai.
    E vai uma dica importante: Livro 5 e Livro 4 tem bastante enigmas. Mas se quiser as pistas que RR falou, leia com atenção os 3 primeiros.
    Principalmente o livro 2. Muitos não deram importância para ele, mas nele contém uma das principais conversas de todos os livros!! Abs

  • Vitor

    Eu quero e saber sobre os 3 Dragões, Martin diz algo sobre eles, Como vai esta seu comportamento no 6 livro.algo do tipo???

  • Ana Luiza Barbantè

    Hum…Será então que Jon Snow é Azor Ahai, Dany é Nissa Nissa, um dragão de gelo habita dentro da muralha, Jaime será o Valonqar? Torço por isso haahaha

  • Vitor

    Eu tenho uma Teoria,Jon não eh Azo Ahai, se a gente for ver a Lenda, Azor Ahai era casado teve que mata a esposa pra magia pode acontecer. Ele não pode se casa seus Votos, não deixam.então a possibilidade dele ser Azor Ahai descartada.Mas eu acho quem Pode ser Azor Ahai e Tryion, além de Herdar futuramente Casterly Rock, ele pode ser Azor Ahai, e lidera a Batalha contra os OUTROS.

  • Joao Wesley Guimaraes

    Mas ai vcs todos esquecem da companhia dourada e o outro targeryen… Tipo ta na cara a Danny sentar no trono isso me faz achar q vai ser ele a sentar no trono,não sabemos nem se os dragões irão durar ate o fim da guerra

  • Vitor

    Eu Quero é saber sobre os 3 Dragões, Martin fala algo sobre pelo menos o comportamento deles no 6 livro..

  • Vitor

    Se Tryion for Azor Ahai??? Porque Jon não pode ser, por causa que os votos dele não deixa ele casar.Pra mim Azor Ahai e Tryion..

  • Beatriz Oliveira

    num acho tanto assim nao. Mas acho que o Jon volta pra decidir por morrer depois de tudo

  • João Victor

    Amigo, é a minha opinião, para mim ( na minha mente ) ta óbvio que é o Jon, por ser meu preferido eu normalmente tendo a acreditar que ele seja, mas também eu não vejo a Dany como o Azoi, pq ela não nasceu após um longe verão, o inverno começa no final da Dança, que é quando o Jon morre, provavelmente esse ” Nascer após um longe verão ” seja quando o Jon reviver, e a Dany não tem conhecimento dos Outros, ela não sabe nem o que é a Muralha direito, ela não vai dar uns passeios na Muralha, o Stannis foi para lá porque ele recebeu pedidos para ajuda, mas a Dany nem sabe que a Muralha tá um caos, muito menos da existência dos outros, porque ela seria Azoi reencarnado ( o herói que protegerá o mundo dos Outros ) ?

  • Beatriz Oliveira

    ate pq ne, com o tempo livre q o véio deixa pra gente pensar… da pra reler os livros e ficar criando o próximo, ehhehe

  • Tassio Luan

    [Spoiler livro 5]

    – Jovem Griff sendo Targaryen

    [Spoiler/Pistas reunidas ao longo do livro]

    – R + L = J

  • Jefferson Monteiro

    Gostaria de compartilhar minha teoria. Desculpem se ela é muito forçada, mas é só uma teoria. Acredito que Jon realmente é filho de Rhaegar e Lyanna, e que também ele morre no final do 5° livro, RESSUSCITANDO como um “Outro” meio que IMUNE ao fogo, por ser um Targaryen. Dai seria “crônicas de Gelo e Fogo”, Jon e os Outros contra Dany e seus Dragões. Que loucura…kkkkkkkkkkkk

  • Queria que o joncon fosse gay, mas se o Martin disse que pov não é gay, ele deve ser g0y. Já está ok.

  • Juliana Ribas

    Cara ele só pegou uma ruiva… e ele ainda tem uma quedinha pela Val que é loira… não pire errado!

  • Juliana Ribas

    hahaha criar um zilhão de personagens pra que todos morram no final e suas histórias não tenham servido pra nada seria meio ridículo, mas nunca se sabe né! kkkkkkk

  • Juliana Ribas

    Concordo plenamente!! E ri muito com a roupa no varal! hahahhahaha

  • Juliana Ribas

    Já li tudo quanto é teoria na internet e não faço idéia de qual será o final da saga!
    Tenho algumas certezas e uma delas é L+R=J e vou vibrar muito lendo a confirmação desta no livro, porém acredito que não era sobre isso que Martin falou, alguém deve ter descoberto qual o destino dos dragões, quem derrotará os outros e quem ficará no trono de ferro, se é que esse ainda existirá no final… e quando eu finalmente ler o último livro e acabar por descobrir que já tinha lido alguém teorizando igual ao que ele efetivamente escreveu, eu CERTAMENTE não ficarei nem triste nem decepcionada pois Martin domina a arte de me surpreender e extasiar lendo seus livros, e acredito fielmente que os detalhes e reviravoltas serão tão fantásticos que a questão “SURPRESA” será mínima.

    Minha única lamentação é essa demora toda pra lançar os livros, tio Martin aceleeeeeeera aeeee!!

  • Juliana Ribas

    Nããããããooo hahahaha, ele tem que procriar toda aquela beleza, swing e simpatia!
    (não me referindo ao Kit mas ao Jon dos livros mesmo que eu amo)

  • Juliana Ribas

    Esqueci de comentar antes mas minha teoria é a de que os dragões da Dany vão morrer na batalha, o que é MUITO TRISTE, me apeguei aos bichinhos sabe, vou sofrer lendo isso =………….[
    Meu embasamento é bem fraco mas se deve ao fato da tal “magia do mundo” ter que acabar com a derrota dos Outros, e um mundo sem “magia” é um mundo sem dragões, tal qual era quando a saga começa…

  • SOLANUM

    Que conversa seria essa? Li há algum tempo e não lembro de muitos detalhes dos primeiros livros, até por que a série “embaçou” minha memória misturando os eventos dos livros com o da série. xD

  • Katherine Aquino

    Gostei que o Willas vai ter destaque. Apesar de ser um personagem que só é citado eu me apeguei a ele.

  • SOLANUM

    “Quantos olhos tem Lord Corvo de Sangue? Mil olhos e mais um”

    A preocupação do corvo de três olhos são os Outros. Foi por isso que se aliou aos filhos e tá treinando o Bran. O cara é mais velho que o Meistre Aemon e tá precisando de um sucessor.

  • SOLANUM

    A parte até no Tyrion montar o dragão achei massa 🙂
    Mas o Bran tá sendo treinado pelo Corvo de Sangue pra combater os Outros. Parece que o Jaime tá levando o juramento mais a sério depois que voltou pra Porto Real e encontrou com uma Cercei mudada. E a Cercei vai ser morta por um irmão, talvez Jaime, mais provavelmente pelo Tyrion.

  • SOLANUM

    Também tô curioso sobre ele. Se for acreditar que ele foi mesmo salvo por Varys então possivelmente é o Aegon, filho do Raeghar. Só que tenho minhas dúvidas, por ele crescer na Companhia Dourada, que é remanescente dos Blackfyre.

  • Beatriz Kollenz Gama

    Nunca ficou muito explícito de onde veio a Flecha q matou a Igritte será q não seria a dele?

  • drmingus

    Esse negócio de “ser conquistada” e ter “que se matar o atual dono” já aconteceu com a varinha do Dumbledore, na saga do Harry Potter. Não acho que o GRRM ia seguir esse mesmo caminho.

  • drmingus

    Pode ser. No próprio juramento da Patrulha eles dizem que são “a espada na escuridão” e também “o fogo que arde contra o frio, a luz que trás consigo a alvorada”. É bem o papel da Luminífera.

  • Guilherme Baradel

    (Spoiler livro 5)
    Sim só que seus votos o prendem até a sua morte e ao final do quinto livro ele morre, assim o libertando do juramento.

  • doutor duh

    Morto pela Daenerys, provavelmente.

  • Joao Palmadas

    Você já reparou numa coisa? As mulheres que transam com mulheres não são lésbicas, são mulheres que gostam de se divertir com as amigas, como a Cersei e a Dany. Já os homens que transam com homens são gays. A exceção é o Oberyn.

  • Joao Palmadas

    O destino da Cersei, do Jaime e dos Starks é realmente um tanto previsível. Mas o destino do Tyrion, da Dany e mesmo do Jon Snow é um mistério para mim.

  • Joao Palmadas

    O Tyrion passou de nobre poderoso a exilado, depois escravo e depois chefe de mercenários…

  • doutor duh

    Concordo que é bem mais possível que seja a Daenerys (considerando as pistas e desconsiderando aquela vontade de surpreender do GRRM), apesar de eu não gostar dela e achar que o Jon tem muito mais a ver com a ameaça dos Outros do que uma estranha do outro lado do mar. Dragões revividos da pedra, estrela sangrando, fumaça, sal, Drogo e Rhaego sacrificados (Nissa Nissa) para forjar a Lightbringer (dragões)… No entanto, acho que seria bem mais interessante se o Azor Ahai fosse as três cabeças do dragão. Ou melhor ainda seria o GRRM terminar os livros e deixar isso sem resposta e com vários heróis que poderiam se encaixar na profecia.

  • doutor duh

    Eu não acho que a Daenerys sente no Trono de Ferro no final… Westeros nunca foi a verdadeira casa dela, e sim os lugares por onde ela passou em Essos (casa da porta vermelha em Braavos). Quanto ao Jon, por mais que eu goste do personagem, seria meio clichê se ele acabasse no Trono.

  • Weberson Rocha

    bom dia! Eu dei uma lida em todos os comentários e cheguei a conclusão que: R+L=J, Bran não sairá do Norte, Rickon vai voltar mais não será o herdeiro de Winterfel, Aria e Gandry pode até ser…Não acredito que Jon e Danny juntos, Posso estar viajando mas acho que quem fica com Danny é Tiryon, lembrando que umas das teorias que li que ele pode ser um Targaryan que faz muito sentindo. Sansa pra mim ainda é uma incognita, mas ela tem um grande professor que é mindinho e acho que ela já ta aprendendo com ele so que ela tem uma vantagem sobre ele. Ela é mulher e vai fazer o mesmo jogo, que mindinho fez com seus pais até mata-lo. Outra coisa aquela espada que Jon ganhou ela não pode ser a Lumifera? Pra ser o Deus da Luz ele tem que fazer um sacrifício, acho que o sacrifício será quando ele for morto e renascer como Deus da Luz. E não se esqueçam que Rob já deixou o Winterfel para Jon, só como ele é um Snow não pode Herda-la mas acho que Stannis vai legetima-lo como um Stark. Essas são minhas terias de tudo que li e vi na serie espero que não esteja viajando muito.

  • Hanna Skarlety

    Acho que ele não trataria a Luminífera como a Varinha das Varinhas. Acho que matar o atual dono não seria um sacrifício pessoal.

  • Hanna Skarlety

    É uma possibilidade, mas quem seria o herdeiro do trono após Jon e Daenerys morrerem?

  • Hanna Skarlety

    No livro é explicado que pelas árvores-coração ele pode ver o passado, o presente e o futuro. Então ele não estaria vendo um futuro em que Eddard estaria vivo.

  • Pablo Meireles da Rosa

    E os cabelos prateados dos Targaryen? Nada a ver.

  • Hanna Skarlety

    Acho que “um ou dois” deve ter sido só uma expressão. Ele já disse que deixou de acompanhar as teorias e que a esposa dele fala uma ou outra que ela lê à ele. Logo, esse “um ou dois” pode ser bem mais gente kkkkkkk Tentando encaixar Jon como bastardo Targaryen de qualquer forma.

  • Vitor

    As Vezes Azo Ahai e quem a gente menos esperar..Martin e gosta de surpreender seus leitores. Eu acho que é o Tryion.

  • Calvin

    Podem não acreditar mas já há um tempo tinha praticamente certeza que Wyllas teria uma grande importância futura, tanto que quase sem intenção me pus a elaborar inúmeras teorias sobre ele. Uma delas: Jardim de Cima está sitiado; existe um novo rei em Westeros que se recusa perdoar inimigos derrotados tão liberalmente quanto Robert Baratheon; Lorde Mace descobriu isso tarde demais, e agora está em Porto Real nas selas negras, assim no momento é seu herdeiro no comando do castelo; vendo que tomá-lo pode ser por demais custoso, o responsável pelo cerco a Grande Almirante e Mestre dos Navios Asha Greyjoy por sua própria conta faz uma proposta a Wyllas, uma proposta de casamento, isso porque percebe que como só cabe a ela garantir a continuidade da linhagem de seu pai precisa ter um filho, e se for com o herdeiro de Jardim de Cima melhor ainda; o rei logicamente se sente meio contrariado mas aceita o fato, havia prometido o castelo para ela mesma e conclui que conseguiu provar aquilo que queria.

  • inofensiva

    Faz sentido!

  • inofensiva

    Interessante!

  • Vaz

    Pense no Bran controlando Hodor.

  • Mesmo desconfiando do final, cito a seguinte frase: “O que importa não é a chegada, mas sim a jornada.”

  • Acharia isso muito bom também, e não acho que seja tão improvável de acontecer, seria bem do feitio dele. Aliás, o que seria estranho nesse universo seria justamente ter um herói profetizado e aclamado por multidões. Seja Daenerys ou Jon, ou que sequer fique claro quem é ou se realmente tem algum, se tiver, talvez o próprio personagem sequer saiba do seu “papel mágico”.

  • Saulo Marques

    Hum, e desde quando o Jon tem sangue puro?

  • Saulo Marques

    Isso nem é mais teoria. As pistão são tão claras que é fato.
    Bastar ler com um pouquinho de atenção o primeiro livro

  • Islan Oliveira

    Cara, os erros na escrita dos nomes é perdoável. Mas Deus da Luz? O Deus/Senhor/Etc da Luz é R’hllor, o que Jon pode ser é o Azor Ahai (na cultura de Asshai)/ O príncipe que foi prometido (na cultura valiriana).

  • Saulo Marques

    Blz, R+L=J. Isso pra mim é fato.
    Mas o que não entendo é a galera fazendo várias teorias tratando o Jon como Targeryan sendo que ele NÃO TEM O SANGUE PURO!
    Como a gente viu no Cavaleiro dos Sete Reinos, alguns bastardos têm características dos Targeryan, como o Blackfyre lá que tinha o dom da premonição, mas ainda assim temos que levar em consideração que mesmo sendo filho do Raeghar ele NÃO SERIA TARGERYAN, e sim BLACKFYRE.

  • Islan Oliveira

    Eu acho que não, pois os Outros apareceram antes do nascimento dos dragões. Interessante sua teoria.

  • Islan Oliveira

    Existem diversos Targaryen sem cabelos prateados, como Baelor Quebra-Lanças (primogênito do Daeron II), Daeron (primogênito do Maekar I). Leia os Contos de Dunk e Egg

  • Islan Oliveira

    Por incrível que pareça, após os Targaryen (desconsiderando o Jon) seriam os Baratheon, pois são bisnetos do Aegon V.

  • Victor

    Joncon não é o grifo? Haha

  • Lucas Tiago

    R+L=J

    =

    Renly + Loras = JuntosparaSempre

    ASHASUHASUHAUHSAUHASUHSAUHASHASUHSAUHSAHASUAHSUASHUAHSUAHAS

    Ok, não.

  • Carol Fortunato

    Eu discordo que Tyrion seja Azor Ahai. A Luminifera não poderia ser um machado e o Tyrion não luta de espada. A Nissa do Jon pode ser a Igritte. Eu acho que pode ser o Jon e que algumas partes batem com a Dany. Ela acordou dragões que eram de pedra, renasceu da fumaça e sacrificou o Khal, tudo isso quando o cometa vermelho estava no céu.

  • Milton Luiz

    Acho que é a mais coerente

  • Igor

    É o que nos resta… 🙂

  • isso, o grifo.

  • Igor

    Sou Stark até o osso meus amigos, mas acho que no fim não vai sobrar nenhum inclusive Jon(para mim o melhor)! 🙁
    Como a criança falou para o Bran: “Somos os ultimos. Assim como os gigantes, os mamutes e os lobos gigantes, nossa época se foi, não participamos desse novo munto”. As palavras não foram exatamente essas, mas o sentido era esse. Até doí dizer mas o primeiros homens também não faram parte desse novo mundo que esta se formando. Ha! Nem dragões!

  • Anderson Lima

    É, eu enviei um e-mail para ele com o suposto final e ele me respondeu dizendo que eu estava certo, mas pediu para ficar de bico fechado. =]

  • Luiza

    Na verdade Jon não seria um Blackfyre porque nem todos os bastardos Targaryens são Blackfyres, o ultimo Blackfyre conhecido foi morto por Barristan Selmy na Guurra dos Reis de Nove Moedas

  • Weberson Rocha

    Foi mal cara desculpe!me confundi. Vc tem razão mas queria falar do Azor Ahai.

  • Juliana Ribas

    Hein? Acho que você está equivocado, leia mais sobre Rhaegar ok? Bjos!

  • Juliana Ribas

    É vero, viajei! rs

  • kakatua

    Ele não é filho de um blackfyre para o ser, mas concordo que ele não é um targaryen, e os dragões não possuem sangue puro pelos casamentos com Dorne o que não deixa de fazer com que jon possa ser um dragão, desde a primeira vez que vi as teorias eu imagino comigo mesmo o nome Jon Icefyre. Mas só quando o próximo livro chegar para conferir.

  • Anon Anonimo

    Alguns bastardos Targaryen foram Blackfyres mas isso não significa que todo bastardo Targaryen é um Blackfyre, lol.
    Resumindo, pra ser um Blackfyre teria que ser descendente de um, e aonde se ver, o Rhaegar era um Targaryen de puro sangue, o último dragão, logo se Jon for mesmo seu, ele é meio-Targaryen.

  • JasonLannister

    E vc esta escrevendo a história? Continuo achando que o Corvo é do mal, MINHA OPINIÃO
    Gendry pode ser legitimado no futuro, como o Ramsay foi
    Se valonqar é a irmao mais novo, menor que o mais velho, ela é a irma mais nova, continuo achando q é a Arya q vai matar a Cersei, o Jaime iria estar mto na cara
    Mindinho contou seus planos pra ela, oq não quer dizer q ela vai segui-los, e ela tem que descobrir q foi por causa do Mindinho q a familia dela se ferrou, pq foi o Mindinho que fez a Lisa mandar akela carta para Cat

  • JasonLannister

    Será que ele quer mesmo isso? Talvez queira talvez não, eu e vc vamos descobrir

  • Anon Anonimo

    Provavelmente uma parte da Dany na casa dos Imortais, precisamente, o momento que ela entra em um “quarto” onde Rhaegar fala com Ellia ou Lyanna que o bebê no colo dela é o Azor Ahai, que era dele a canção de gelo e fogo e o que isso quer dizer são mil coisa é claro. Pode-se culpar a série pela omissão.

  • doutor duh

    E qual seria o destino do Jaime? Matar a Cersei e ter muitos filhinhos com a Brienne?

  • doutor duh

    E se um certo berrante derrubar a Muralha? E se o Povo Livre se rebelar contra a Patrulha da Noite e acabar com ela? E se os Outros matarem toda a Patrulha? Enfim, o GRRM tem várias opções para livrar Jon de seus votos. Além disso, quem disse que o Azor Ahai renascido precisa seguir todos os passos do antigo? Se eu não estou enganado, as profecias falam de uma espada (que pode nem ser uma espada no sentido literal) que viria do fogo, e nada de uma reencarnação de Nissa Nissa, apenas Azor Ahai renascido.

  • Calvin

    Blackfyre não é o sobrenome dos bastardos Targaryen, Daemon o adotou porque é o nome da espada de aço valiriano que seu pai, o rei Aegon IV, o Indigno, lhe deu, tal espada era passada de rei para rei desde Aegon I, o Conquistador, dessa forma muitos interpretaram que ao fazer isso ele estava expressando o desejo de ser sucedido não por seu filho legitimo mas pelo seu então bastardo.

  • Victor Hugo Macedo

    lembrando que os Targaryen não são imunes ao fogo, George já falou isso em algumas entrevistas, o nascimento dos dragões foi um caso excepcional… Sem querer ser chato kkkkkkkk

  • Pablo Meireles da Rosa

    Ah tá.

  • Victor Hugo Macedo

    Que venham os Ventos do Inverno….

  • Katherine Aquino

    O fim não é mais estória.

  • JasonLannister

    Concordo totalmente! Não sei o pq desse povo amar tanto a Arya, eu gosto é da Sansa, e acho q ela é a fodona do negocio! Quero muito o Jon e a Dany juntos, apesar de achar q um dos dois morre, ou sei lah, mas quero um targaryen no trono de ferro!

  • Lucca

    Na verdade acho que ele é uma bela mistura de Stark com Targeryan… ele não é apenas um mero bastardo… ele é um bastardo com sangue mistico de ambas familias, o que pode resultar em habilidades bem interessantes, concorda?

  • JasonLannister

    Ja pensei em tudo possivel, quem sabe ele engravida ela, dai ele acaba morrendo, mas a Dany fika e o filho deles tbm..

  • Guest

    Seriam os Martell ‘-‘ Eles tem parentesco mais proximo do que os Baratheon

  • Amanda Carelli

    eu acho possivel o tyrion ser azor ahai, e a nissa nissa será encarnada pela sua “ex-esposa” (“para onde é que as putas vão?” lembram?) reencontrando-a possivelmente no próximo livro, não acho que aquele questionamento dele ficará por isso mesmo (daria um desfecho para esse amor dos dois que pelo jeito era realmente sincero). Adoraria que ele se tornasse um herói, um “pequeno gigante”. Apesar de achar que ele daria uma ótima mão (para quem não se sabe?!), ou até que ocupasse o trono de ferro, em se tratando de G.R.R.MARTIN e suas ironias ser tyrion o verdadeiro azor ahai renascido seria um fechamento que me agradaria muito (sei que existe a história da estrela, e outras profetizações, mas não custa sonhar)…mas pensando bem o tyrion já não renasceu depois de ser condenado a morte? será que Varys não o protege pq ele já sabe do seu papel a desempenhar, sem contar a teoria de que ele seja um targaryen?? (; citando uma passagem do livro, será que não seria uma dica de uma batalha que está por vir sendo ele o herói que salva o mundo dos outros?!: “Tyrion Lannister sonhou com uma batalha que tornou os montes de Westeros vermelhos como sangue. Estava no meio dela, entregando a morte com um machado do seu tamanho, combatendo lado a lado com Barristan, o Ousado, e Açamargo,enquanto dragões rodopiavam pelo céu por cima deles. A Dança dos Dragões, capítulo 08, Tyrion III.”

  • Ricardo Gelatti

    Final de LOST foi fraco pra quem pensou que a série era sobre o que acontecia na ilha, mas os próprios produtores afirmam que a série era sobre as pessoas.

  • E quem é o Rei que legitimaria Gendry?
    Aliás, nem é possível algum legitimar o cara. Ele sequer foi reconhecido como bastardo do Robert.

  • Meistre Alex

    Fico imaginando a conversa entre Jon Connington com um amante:
    Amante: Uau! Você esta duro feito pedra!
    Jon: OH SHIT!

  • Laís Severo

    Sem falar que a pessoa pode preferir, mas não necessariamente só vai se apaixonar pelo o seu tipo, né? E nada impede a Dany de pintar o cabelo kkkkk
    Ps, não vejo lógica em Jon + Dany, mas enfim

  • Anderson Lima

    Esses ventos estão demorando pra chegar…

  • Meistre Alex

    Não. As flechas de Jon tinham penas cinzas de ganso, enquanto a que acertou Ygritte tinha penas brancas de pato.

  • Felisberto Albuquerque

    SPOILER – SPOILER – SPOILER
    Sobre as Teorias:
    -Os pais de Jon Snow: Só se o Martim der aquela reviravolta. Acho que esta cravado R+L;
    – Corvo de 3 olhos ser Brynden Rivers: Megaultrablaster spoiler foi dado no episódio The Children… Acho que também esta sacramentado;
    – Azor Ahai: Jon ou Dani… resta saber quem será Nissa-Nissa;
    – Profecias de Maggy sobre Cersei: Duas teorias sobre o valonqar, uma que será Jaime e outra cito mais a frente…Sobre ela ser destronada por uma rainha mais nova e bela, acredito em Dany ou Sansa;
    – Aegon ser um Blackfyre: Gostaria de que ele fosse quem realmente ele diz ser… mas com as pistas deixadas (mulher de Illyrio + Profecia de Quaithe + Visão da Casa dos Imortais) estou com receio de que REALMENTE ele seja um Blackfyre;
    – Benjen Stark ser Mãos Frias: Creio que sim… ou então ele “wargou” aquele corvo maldito do Jeor Mormont que passou a servir a Jon Snow…Ok..a segunda é meio fora;
    – Robert Forte ser Gregor Clegane: Qyburn conseguiu pra si o corpo de Gregor Clegane para fazer “experimentos” e ele disse que ele ficaria mais forte. Então dá pra CRAVAR esta também;
    – Sandor Clegane não esta morto e vai lutar contra Robert Forte no julgamento de Cersei: Estaria ai a minha segunda teoria sobre o “Valonqar” de Cersei… Afinal alguns citam que o valonqar poderia ser qualquer irmão mais novo…E Sandor é mais novo que Gregor… A conversa de Brienne com o Irmão Mais Velho na Ilha Quieta deixa a pista….Só fica a questão da degola ao invés do estrangulamento da garganta… De igual forma a morte de Cersei será um dos momentos mais dramáticos da série.

  • Pati

    provavel

  • Pati

    verdade, pra mim o Azor Ahai pode ser tanto a Dany quanto o Jon.

  • Pati

    pode ser realmente, e nesse caso ele ñ teria que sacrificar mais ninguém, seria ótimo!

  • drmingus

    O aparecimento pode ter sido anterior, mas para se dizer que chegou o fim da magia, ao mesmo tempo deverá ocorrer o fim dos dragões, dos Outros, das ressurreições de R’hllor, das velas de obsidiana, do Corvo de 3 Olhos, das visões nas chamas, e de tudo o mais que é fantástico na estória. Ou se a magia não acabar, ao menos tudo isso deve deixar de influenciar o mundo dos humanos.

  • Felisberto Albuquerque

    O que gerou a Rebelião Blackfyre…

  • Felisberto Albuquerque

    Restando somente as mulheres…

  • Felisberto Albuquerque

    E quem seria este rei?? Pela sua descrição dos fatos, não seria outro senão Stannis Baratheon.

  • JasonLannister

    A arya sacou q ele é bastardo, ela pode flar pra alguem no futuro, muita gente em Porto Real sabe q ele é bastardo do Robert, nada impede dele ganhar destaque nos proximos livros e legitimarem ele, tantos reis vão aparecer ainda, pq não?

  • Hellysson Wesley

    Bom.. acho que:
    L+R=J essa é manjada, para confirmar temos o restante da guarda real Gerald Hightower, Arthur Dayne, Oswell Whent protejendo Lyanna mesmo após seu rei ser morto no tridente. Ela pediu que ned prometesse algo.. no caso cuidar de Jon. Não tem nada ver o cabelo não ser loiro. ficou provado que loiro não sobrepõe os cabelos escuros.. Tbem fica claro quando Varys e Magister Illyrio Mopatis conversavam e Arya escondida ouvia “–Mas é Lorde Stark que me atrapalha o sono. Ele tem o bastardo (Jon), tem o livro e (o dos casamentos grandão), em breve, terá a verdade (a verdade é que Joffrey é bastardo, e como Jon é filho de Lyanna e Raeghar a pretensão ao trono é a melhor de todos, por isso o medo). (Arya III)”

  • Hellysson Wesley

    Tambem já esta na cara que Jon vai despertar o Dragão de gelo. E quando
    Daenerys chegar na treta da muralha com os dragões… É bem capaz de Jon
    virar do mal, ja que o gelo é tratado como “vilao” e fogo “mocinho”.
    Azor Ahai pode ser Tyrion ou Jon msm, pq acho que Tyrion não é lannister
    e sim bastardo Targaeryan pq teve uma treta la do rei gostar da Joana
    mulher de Tywin chifrudo. O jovem Griff é Blackfyre descendente daquelas
    geraçoes que se passam no cavaleiro dos sete reinos que nao foi extinta
    por parte feminina… so a linhagem masculina.. ele ser blackfyre pode
    ser provado ao ver que no cavaleiro dos sete reinos o povo la do grifo
    eram do lado blackfyre. Quem senta no trono de ferro no final é Tyrion
    pq Dany e Jon morrem la congelados ou pegando fogo… algo do tipo..
    Bran termina como arvore msm. Ah Hodor acho que é o nome do deus do mal
    da historia.. R’allor e H’odor. o resto é resto..

  • Que é que adianta alguém “sacar” que ele é bastardo? Ninguém tem prova alguma de que ele é filho do Robert. O próprio Robert, o nobre que diria se isso é verdade ou não, não o fez: ele sequer reconheceu o Gendry. Ele nem “Waters” é. Sem isso, é impossível que algum rei legitime o cara. E ainda que fosse possível, não é nada como legitimar o Ramsay, que é filho de um Lorde. Ele enquanto filho legítimo de Robert teria pretensão ao Trono, e que rei seria idiota o bastante pra legitimar alguém que poderia ser um problema para si?

    Não se pode analisar o cara pela visão que nós enquanto leitores temos dele. Em Westeros ele não passa de um refugiado de King’s Landing ex-aprendiz de ferreiro e atualmente cavaleiro fugitivo pertencente à Irmandade sem Estandartes, nada mais.

  • Não têm.

  • Messinho’

    CHORANDO

  • Alderley

    Dragão de gelo… Onde tem referencia na obra, referencia esta que vc diz é clara, que existe dragão de gelo na saga? Se for aquela passagem do frio na muralha como hálito de dragão de gelo ou historinha da velha ama, pra mim não é evidencia clara.

  • Maria

    “Isso seria uma dica bem porca e de forma algum do feitio do que ele costuma fazer, penso eu”. Esse tipo de argumento não deveria ser usado. O que é do feitio do Martin? Ele não terminou de escrever os livros, os plots mais importantes não foram fechados, então como se poderia afirmar com segurança o que é característico do Martin ou não? Nós temos algumas ideias e indícios, mas ninguém se graduou ainda na escola Martin de produção literária.

    Eu lembro que muitas das pessoas mais ativas em fóruns por aí rechaçavam a teoria R+L=J dizendo que não seria típico do Martin construir algo deixando tantas pistas nesse sentido. Rememorei até uma teoria que era propagada, de que Jon seria filho da Barbrey Dustin e do Ned, com base em um fio de indício e no argumento de que não seria do feitio do George ser tão previsível quanto R+L=J… Isso ainda não está fechado, mas hoje é muito forte a convicção de que a teoria realmente está correta, na direção de todas as dicas dadas (especialmente depois de uma certa entrevista dos diretores de GOT). O primeiro livro grita isso, e aparentemente é isso mesmo que está correto. Veremos…

    Enfim, só estou dizendo que deveria se ter cuidado com essa história de “não é do feitio do Martin”. As dicas quanto aos pais do Jon são bem expressivas, por que outras não poderiam ser também? Não que todas sejam assim, mas pela leitura dos livros publicados até o momento, me parece que não há uma forma rígida de o autor trabalhar com indícios (sutis ou óbvios).

  • Vitor

    Eu acredito, tem que ser do jeito, que foi no Passado.os Outros estão reunindo Forças conserteza, quando a Hora chega vai ser foda

  • Lucas Gavião

    [Spoiler de A dança dos Dos dragões]
    Sei não essas teorias, principalmente sobre o Jon ser Azor Ahai, ele provavelmente tá morto…
    Ainda sobre o Azor Ahai, daria uma chance ao Victarion, ele teve uma experiência parecida com o Azor original, matando sua mulher…

    Fiquem espertos, o George disse que suas “dicas” são sutis e obscuras, não escancarada em 3 ou 4 capítulos inteiros de lembranças…

  • Marcos Mariane Simas

    expoiler do quinto livro…alguem ja leu os cinco livros? tenho a seguinte impressão… a saga nunca chamou-se guerra dos tronos e sim as crônicas de gelo e fogo…enfim, acho q a guerra dos tronos é só um pano de fundo para a verdadeira guerra que vai rolar no norte…no verdadeiro norte. Temos três dragões e por enquanto dois targaeryan vivos… Dany e seu Sobrinho Aegon…quem não leu o quinto livro vai fica bolado…Falta um targaeryan p monta o lombo do terceiro dragão e batalhar contra os vagantes brancos e seus líderes no norte…p mim tyrion fica como conselheiro do rei no fim…acho q e meio por ai…os outros personagens p mim vao morre todos…acho q jon snow pode ser sim o terceiro targaeryan…mas ele toma uma facada no quinto livro e “morre” ou nao…

  • Calvin

    Quase se encaixa não é, mas não estava pensando nele: Stannis me parece alguém com uma mentalidade muito tradicional em certos aspectos, não o vejo conferindo tal responsabilidade (ou outra semelhante) a uma mulher. Na verdade acho que não pensava em alguém específico, entre aqueles aos quais considero mais prováveis não vejo nenhum mais que outro, e acabo de perceber que talvez devesse ter escrito rei entre aspas.

  • Leandro Soares

    Ok, Todos falam sobre muitos personagens.
    Mas e o destino de Rickon?
    Ele é o único Stark que ninguem comenta sobre…será que ele será o único stark e se tornará senhor de Winterfell ?

  • Igor Machado

    George R. R. Martin literalmente escreveu um livro chamado Dragão de Gelo ambientado no universo de Game of THrones.

  • Igor Machado

    Acho que o bastardo ao qual eles se referem é o Gendry, não o Jon

  • mauricio braglia

    vou chutar nem uma é originalmente minha mas vou juntar tudo e misturar bem kkk
    R+L=J mais que obvio
    valoquar ou locar irmão mais novo pronto acho que é o Jeime fica mais dramatico rsrsrs
    Azor ahai poder ser Dani, Jon ou o Greijoy que esta indo encontrar a dani ele tem um sacerdote de fogo com ele (obs: o Azo ahai não precisa renascer ele ja fez isso ja foi casado e ja forjou a espada ele só tem que voltar por isso pode ser Qualquer um menos Tyrion afinal Westeros merece um governante que preste depois de toda essa bagunça rsrsrs)
    Sansa fica com o Vale e Rickon retoma o norte; Wilas Tyrell pode ter uma crise de conciencia sei lá nunca pensei que ele poderia ter alguma importancia.
    Brienne morre, podric morre, Jeime Morre, Dani, jon, as viboras morrem mas conseguem se vingar.
    o trono vai pro Blackfire mindinho fica escondido atraz das saias da Sansa Atraz não embaixo
    Joram mormante morre e os dragoes morrem .
    a aria fica bem casa com o torta quente e ser aos freys torta recheadas de freys mas com mais veneno
    a Casa Greyjoi se afoga e não volta mais só resta a Asha mas como não é Dorne quem manda por lá é o Tio dela que foi atraz da Dani como ele chama mesmo ???
    Mais o mais importnte é que Bronn fica vivo no seu castelo com um monte de vinho, ouro, Putas e vive feliz para sempre fim

  • carolinajulianofelix

    nossaaaaaaaaaa!!!kkkkkkkk eu devo ser essa leitora distraída!!Pois ganhei recentemente a coleção no meu aniversário…kkkk
    gente, será que alguém aqui no Brasil já acertou o final??? Será que Daenerys vai morrer e John voltar para reinar?? Ou Arya viverá??

  • carolinajulianofelix

    Acho que no momento em que Daenerys passa pela experiência da torre e ve o futuro ou previsões com o passado dela… tem dicas por aí …

  • carolinajulianofelix

    Acho que fogo é muito relativo: pode ser do bem ou do mal, gente!

  • carolinajulianofelix

    kkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Bem, mas onde foi que eu disse que dá pra se afirmar com segurança o modo com que ele dá as dicas? Nessa parte era minha opinião sobre o modo como eu vejo as dicas (“penso eu”). Eu não tentei em momento algum presumir ou afirmar categoricamente que exista uma regra fechada sobre o modo como os indícios deliberados que ele deixa são apresentados. Só que eu acho mesmo que ele costuma ser menos “cru” do que essa passagem que se tenta usar como argumento “Eu rezo por um vislumbre de Azor Ahai, e R’hllor me mostra apenas Snow”.

    A própria R+L=J tem a força que tem pela quantidade de passagens que a indicam (nem vou entrar no mérito de Barbrey + Ned, ou Barbrey + Brandon), mas individualmente eu acho que as passagens são sim mais sutis do que isso.

    Por exemplo, eu acredito em R+L=J mas não acredito que Jon vá ser Rei de Westeros. Existem porém correntes que creem nisso, e uma passagem que dá força a essa ideia é uma do primeiro livro:
    “I trust you enjoyed the journey, Your Grace?”
    Robert snorted. “Bogs and forests and fields, and scarcely a decent inn north of the Neck. I’ve never seen such a vast emptiness. Where are all your people?”
    “Likely they were too shy to come out,” Ned jested. He could feel the chill coming up the stairs, a cold breath from deep within the earth. “Kings are a rare sight in the north.”
    Robert snorted. “More likely they were hiding under the snow. Snow, Ned!”

    Sei lá, eu vejo bastante diferença entre uma passagem como essa e a da visão “de R’hllor”. Esta eu consigo ver como uma possível dica (mesmo não acreditando atualmente), a fala funciona por si só e pode passar batido. Mas não consigo engolir aquela fala da Melisandre como argumento plausível, até por toda a linha de pensamento que eu expus no post anterior. Se aquilo for realmente o que as pessoas acham que é não precisa de mais nenhuma dica nos livros inteiros: R’hllor já consagrou e pronto. E é isso que eu não acho que seria “do feitio do Martin”.

  • Hellysson Wesley

    kkkkkkkkkkkkkkk concordo As historias da velha ama… são historias, ou seja sujeitas a mudanças que muito dependem da narrativa dada pelo contador das historias sendo assim variável. Nao configura fatos.. e sim suposições. O fato de eu dizer que estava claro que o dragão de gelo surgiria é que GRRM a muito faz conexão entre as historias que dispõe. Tomemos um exemplo pratico o livro O cavaleiro dos sete reinos.. Quem leu este livro antes da primeira aparição do corvo-de-tres olhos descobriu que se tratava de Brynden Rivers o antigo mestre dos sussuros que ao inves de ser chamado de aranha como Varys era chamado de corvo de mil olhos por levar e trazer informações. Além disso historias como “The Princess and the Queen (Dangerous Women)” que fala do evento Dança dos Dragoes.. Entre outros inúmeros que ele fez questao de fazer.. E como o Igor Machado ja havia adiantado existe um livro a respeito de dragao de gelo cujo nome é “Dragão de gelo” tem até a sinopse aki nesse link http://natrilhadoslivros.blogspot.com.br/2013/07/o-dragao-de-gelogeorge-r-r-martin.html#.U-wRE6MZ6Vo. Provas que ele usa outros textos para embasar-se ainda mais no seu universo. tornando uma possibilidade real a aparição do dragao. Nao da pra dizer que ele vai por no texto pq tbem nao sou ele ou um vidente mas que é claro que é utilizavel em sua obra, sim é, pois ja deu essa possibilidade. super recomendo a leitura do livro. dizem que é otimo.

  • Hellysson Wesley

    Ah pode ser tbem. é até mais provavel que seja, mas eu tenho suspeitas que o Varys ja saiba de tudo.. até pq é o Varys. A pretensão de Jon é a melhor. mas ja q ele foi para patrulha da noite.. nao sei, vc pode estar certo msm.

  • Hellysson Wesley

    Ah pode ser tbem. é até mais provavel que seja, mas eu tenho suspeitas que o Varys ja saiba de tudo.. até pq é o Varys. A pretensão de Jon é a melhor. mas ja q ele foi para patrulha da noite.. nao sei, vc pode estar certo msm.

  • Maria

    Eu não discordei da sua própria opinião sobre R’hllor ser Jon (é claro que é sua opinião, é você quem assina a postagem), mas do argumento utilizado para defendê-la: ser algo não típico do Martin (e aqui ressalto: em relação à construção da história).
    Todo o meu comentário (inclusive o exemplo dado) se refere ao porquê desse argumento abstrato e genérico ser frágil . Se há algo típico do Martin que pode ser apontado, hoje, são apenas os elementos textuais estruturantes dos personagens/locais e as preferências temáticas (o que, btw, pode ser examinado a partir um único livro), mas não as conclusões e condução das storylines. Foi isso que eu afirmei: não se deveria dizer que algo é típico ou não do Martin na defesa de um ponto de vista sobre a condução e fechamento da história.
    Eu também discordo da ideia de que R’hllor seja Jon e de muitas outras suposições, entretanto, não utilizaria o argumento citado para embasá-los, pois, como eu disse, não se sabe ainda o que é típico ou não do Martin na arquitetura da história contada em ASOIAF.
    ps: “de forma alguma do feitio”: isso é afirmar com segurança, ué.

  • 4 facadas mais precisamente oskposks trágico, mas tomara que ele não morra morrido

  • Seria épico mesmo se Stannis Baratheon se confirmasse como Azor Ahai contrariando todas as teorias sobre Azor Ahai. (Se bem que eu acho mais fácil GRR Martin colocar o Cara-Malhada como Azor Ahai ao invés de Stannis)

  • drmingus

    Na verdade, considerando que na antiga Valyria a bigamia era comum e Rhaegar pretendia fazer mudanças no reino após a batalha do Tridente, trazer de volta o costume da bigamia poderia ser uma das mudanças, de modo que nada impede que ele tenha realmente se casado com Lyanna, gerando um filho legítimo, e não um bastardo. A questão da pureza de sangue era uma preferência entre os Targaryen, mas não uma exigência incontornável, tanto é que os filhos de Rhaegar e Elia, embora legítimos, não tinham sangue puramente Targaryen.

  • drmingus

    A mim parece que o sacrifício teria de ser feito conscientemente voltado para a finalidade de forjar a espada. A flecha que atingiu a Ygritte a acertou no calor de uma batalha e unicamente para combater a invasão ao Castelo Negro. Mesmo que tivesse saído do arco do Jon, não seria a mesma coisa que o sacrifício.

  • drmingus

    Se essa teoria da mitologia nórdica estiver correta, o GRRM na verdade não criou quase nada. Só fantasiou a mitologia. E só recomendo a leitura da teoria a quem estiver a fim de receber toneladas de possíveis spoillers!

  • Calvin

    Distração minha, sim esse foi um dos motivos. Acha que ela vai reaparecer? Alguns acham que está naquele baú enviado por Illyrio a Aegon.

  • Calvin

    Bastardos não tem pretensão alguma, entretanto existe a possibilidade do Jon tecnicamente nunca tê-lo sido de fato: os targaryen no passado já praticaram a poligamia (Aegon I casou com suas duas irmãs), portanto talvez ela nunca tenha deixado de ser permitida apenas caído em desuso, e Rhaegar tenha resolvido retomar a prática com Lyanna… Tá, sei que parece forçado, entretanto não vejo outra explicação para esse fato que você bem lembrou de três guardas reais continuarem guardando a Torre da Alegria depois da morte de Rhaegar e Aerys; a função prioritária da guarda é proteger o rei, posição que com as mortes de Aerys, Rhaegar e Aegon pelas regras de sucessão caberia a Viserys, dessa forma eles deveriam ter ido ao seu encontro, a menos que o rei de direito estava bem ali dentro da torre.

  • doutor duh

    Jon pode até estar morto, mas sua consciência irá para o Fantasma (e esse foi o motivo do Martin colocar o Varamyr como pov). Além disso, Melisandre disse que viu o Jon como homem, lobo e depois como homem novamente. Juntando tudo isso, Jon passará uma parte do Winds Of Winter dentro do Fantasma e depois voltará para o corpo original. Ou seja, o renascimento dele acabará sendo ainda mais literal do que dos outros candidatos a Azor Ahai.

  • lucas

    Concordo Lucas. E nao por gostar muito de como ele resolve qualquer assunto. Victarion é o melhor Greijoy.

  • doutor duh

    E se o Dragão de Gelo for o próprio Jon “renascido”? Durante o período dentro do Fantasma ele poderia descobrir sua identidade como Targaryen. Quando voltasse ao corpo original, seria com pleno conhecimento de que é um Dragão de Gelo (Targaryen + Stark).

  • doutor duh

    Esse argumento da cor do cabelo não ser prateada não tem relevância alguma, tanto que Baelor Quebra-Lança e Rhaenys (filha do Rhaegar, assim como o Jon) tinham cabelos escuros e ainda assim eram da família Targaryen.

  • lucas

    Sendo que ele nao e filho vindo de um casamento ele é um bastardo, nao Stark, mas Targaryen.

  • doutor duh

    Seguindo a sua lógica, os filhos do Rhaegar com a Elia são Blackfyre (a galera já explicou o significado de Blackfyre, mas vou continuar seguindo seu raciocínio), já que são filhos de um Targaryen com uma Martell e não possuem sangue puro. Indo mais fundo ainda, grande parte da dinastia Targaryen posterior à aliança do Trono de Ferro com Dorne através do casamento já seriam Blackfyre antes mesmo de haver a rebelião de Daemon e cia. Viu como essa sua ideia é completamente maluca e equivocada? Qualquer Targaryen mais recente não tem o sangue totalmente puro, inclusive a Daenerys.

  • Thaian Gomes

    Mas ele nunca sentiu a quarta facada… Pode ser pq ela nao aconteceu. Se ela nao aconteceu podem ter infinitas possibilidades q soh iremos saber no proximo livro.

  • doutor duh

    Ele vai voltar. Pegue o prólogo do Varamyr e as chamas da Melisandre (Jon homem, depois lobo e homem novamente) e junte os pontos.

  • Alderley

    Não li o livro sobre o Dragão de gelo, agora quem o conhece diz q a história não se passa no mesmo ambiente de Game of Thrones. Os outros sim como dito pelo amIgo.

  • Rafael

    Ele falava de Gendry, a questão toda dos bastardo de Robert e ele não ter filhos legitimos não tem nada haver com Jon, Ned nunca colocaria ele no trono, por causa de Robert, ele apenas queria de Jon vivesse e virasse um homem honrado.

    A teoria de L+R=J, tem mais haver com as profecias de Azor Ahai e do Príncipe que foi Prometido, Rhaegar achava que ele poderia ser o salvador do mundo, mas depois ele considerou que talvez um filho seu seria, quando Aegon nasce ele o chama de “A canção de gelo de fogo e o principe prometido”, tire da equação Aegon e você tem ele o chamando um filho seu de a canção de gelo e fogo, gelo e fogo pode muito bem representar uma união entre os Starks e os Targaryen. Uma união entre Rhaegar e Lyanna, pode ser uma forma de o destino se concretizar e além disso a Guarda Real protegendo Lyanna indica que ela se casou com Rhaegar. Mas ao mesmo tempo ele diz das três cabeças do dragão, tem muito mais nisso que ainda não foi levantado.

  • Alderley

    Concordo com vc em tudo, até na possibilidade de aparecer um dragão de gelo em Westeros, mas pra mim será surpresa e não fato claro evidenciado já.

  • Leonardo Sette Pinheiro

    é minha linha de pensamento também.
    Acho q o valonqar vai ser a pegadinha do malandro do Gerge (ele já disse que profecias podem ser vistas de várias formas) Sendo o Sandor contra o Gregor e o Sandor ganhando e mandando a Cersei pra casinha, porém acho que na loucura da morte iminente a Cersei faça uma cena, explicitaria todos os podres e depois se matasse ou até levar o Tomen pro beleleu.
    Azor Ahai deve ser o Jon das Neves, porém não espero uma linearidade no arco, podendo ter surpresas.
    Minha maior duvida é o que o Bran vai fazer de relevante e o que a Cidadela está aprontando.

  • Katarina Lima

    Jon não morre, algo vai acontecer e ele vai voltar no sexto livro de alguma maneira, pra mim é dele a canção de gelo e fogo (R fogo + L gelo = Jon Azor Ahai, o herói renascido

  • doutor duh

    [Spoilers de todos os livros]
    Vou fazer uma previsão bem aberta e cheia de se’s por pontos…

    Rei em Westeros: Se eu não estou enganado, GRRM disse que no final ainda teremos o Trono de Ferro, então deve haver um rei no final (seja de uma parte ou de todos os Sete Reinos). Meus palpites: Shireen (se não for sacrificada ao Senhor da Luz ou se não for consumida pela doença), Jon Snow (se não virar Rei do Norte pela vontade do Robb, se não morrer ou se não houver mais Patrulha da Noite) ou a última opção depois desses dois que seria legitimar um dos bastardos do Robert (Edric Storm, provavelmente). Ainda vejo chances para Tyrion ou Jaime se um deles for filho do Aerys.

    Os Stark: Rickon vira Lorde de Winterfell ou Rei do Norte, sendo o Stark mais semelhante ao severos Reis Stark de antigamente. Sansa governa o Vale ou/e as Terras Fluviais após matar o Mindinho. Bran vive como um vegetal até o fim de sua vida. Arya abandona o serviço do Deus de Muitas Faces após saber da morte do Jon e vai para Westeros para riscar alguns nomes de sua lista e vingar o irmão. Na Muralha, antes de matar os assassinos do Snow, ela acaba descobrindo que foi a Cersei quem encomendou a morte dele e parte em direção a Porto Real. Após matar a Rainha, Arya vive mais um pouco e acaba recebendo a dádiva da morte pelas mãos do Jaqen. Se a Arya não for valonqar, cortem essa parte de Porto Real, o resto eu mantenho. haha

    A Dança: Quando Daenerys chegar em Westeros o Aegon já terá sido coroado Rei. Os Tyrell estarão ao lado do garoto após a morte de Margaery em Porto Real e os Martell também (Arianne), além das Terras da Tempestade, enquanto que Daenerys terá Imaculados, Dothrakis, mercenários e uma aliança com as Ilhas de Ferro. Daenerys “caça” a mentira de Varys, mata seu falso sobrinho e é coroada Rainha. Contudo, os Outros chegam e ela vai em direção ao Norte para lidar com eles. Ela descobre sobre os pais de Jon, luta ao seu lado (duas cabeças do dragão, da terceira eu falo depois, dragões e os White Walkers são extintos na batalha. Por fim, Daenerys morre na guerra ou vai para Essos (seu verdadeiro lar).

    Stargaryen: Jon morre esfaqueado ou fica em coma e vai para dentro do Fantasma. Através de algum contato com o Bran, ele descobre sua verdadeira identidade. O corpo do rapaz fica guardado nas celas geladas da Muralha, até que Melisandre o coloca de volta no corpo original. No entanto, assim como aconteceu com Beric e com Catelyn, Jon voltará bem diferente do que era (mais duro, sério e “gelado”). Neste momento, a Patrulha da Noite já foi transformada em nada pelo Povo Livre que se revoltou com a morte do Senhor Comandante. Assim, Jon vai a Winterfell e governa como regente de Rickon, reunindo todos os vassalos dos Stark para a luta com os Outros. Daenerys chega, Jon controla um dragão como prova de sua identidade e o Norte é feito em pedaços na batalha, que desce até o Tridente e termina lá.

    Candidatos a Valonqar: Jaime (o favorito), Tyrion (o menos favorito), Arya (minha escolha haha) e Sandor.

    Para mim, as três cabeças do dragão serão Azor Ahai (como uma Trindade) ou Martin não revelará e deixará vários possíveis candidatos no final.

    Terceira cabeça? Jaime, Tyrion, Victarion ou Euron.

    Vou parar por aqui.

  • Weberson Rocha

    Faz Sentido!!!!!!!!

  • Esse foi só um dos argumentos utilizados. Na postagem anterior o que eu tentei fazer (e pelo que parece fui mal-sucedido) foi dizer foi que ele especificamente vinha com uma carga de opinião maior do que a dos outros.

    Destaquei o uso do “penso eu” pra se dizer que nesse caso é o que eu pessoalmente acho sobre os indícios que ele deixa. Mas que quanto a isso não dá pra “provar” nada (o que eu entendo como afirmar com segurança), ao contrário dos outros argumentos que são apresentados baseados em passagens concretas existentes nos livros. Em suma, no meu entender esse argumento é mais “achismo” do que os outros. E justamente por isso ele não é (e nem pretende ser) o argumento crucial que fundamenta a minha posição quanto a essa questão.

    E eu não disse que “R’hllor é Jon”.

  • Carlos Henrique

    Teorias a parte. Acho que Daenerys, John e Tyrion não vão morrer, a historia desses três personagens é o que sustenta o livro. Quanto a esse novo Aegon acho que ele vai morrer queimado igual ao mané (esqueci o nome) de Dornes que morreu queimado pelos dragões. Provavelmente o John deve ser um Targaryen, pq a Melisandre ficou louca para dar para ele (rssr) e ela é louca com essas paradas de sangue real. Outra opinião minha é que a porradaria final não vai ser entre os reinos, e sim contra os “zumbis de gelo” (ahsuhauhsuah), se pararmos para pensar o nome da saga é as cronicas de gelo e fogo, e as únicas coisas que matam os “zumbis de gelo” são o fogo e aquelas armas feitas de vidro de dragão. Acho que os dragões vão servir somente para isso e nada mais grandioso. Outro personagem que ninguém lembra e acho que vai ter alguma importância é o cavaleiro dos corvos que ajudou o Bran além da marulha (algo me faz suspeitar que é o tio dele). Arya vai virar uma ótima assassina, Sansa vai senhora do ninho da águia com mindinho, Rickon deve virar senhor de winterfell, Bran… Quanto ao Bran não tenho nenhuma teoria. Sobre o John pode parecer meio clichê, mas tenho certeza que vai rolar sexo entre ele e Daenerys. Se a mãe dos dragões for esperta ela coloca o Tyrion de mão do rei. Mas fora essas minhas ideias malcas, uma coisa é fato! Quem dita a regra no jogo dos tronos é LORD VARYS!!!

  • Maria

    Ok. I rest my case.
    Mas só porque eu sou purista (e nem precisa replicar): ei, eu não disse que você disse que R’hllor é Jon (~Chaves feelings…), eu mencionei a sua opinião sobre R’hllor ser Jon (pra você: não é. Tanto que depois eu falei: eu também não acho que R’hllor seja Jon – concordando com você).
    =)

  • Anderson O. Sylos

    acho incrível ele querer surpreender com tanta demora nos livros, fato este que gera especulações, e fatalmente algumas irão estar corretas!!!

  • Felisberto Albuquerque

    Após a morte de Daemon Blackfyre na Batalha do Capim Vermelho, Açamargo a levou consigo e fundou a Companhia Dourada… dai só se tem notícia da mesma até a morte de Maelys por Sor Vovô ao final da Guerra dos Reis das Nove Moedas.
    Alguém com certeza a recuperou, pois uma espada tão ICÔNICA como a Blackfyre não seria deixada ao esmo… Algum membro da Companhia Dourada a recuperou ou esta nas mãos de Barrystan Selmy… Suponho que a 1ª seja a mais correta, pois Sor Barrystan a entregaria a Aegon, o Improvável ao final da Batalha, pois como disse, ela é muito valiosa e Selmy por ser um cavaleiro na acepção literal da palavra, ou seja um homem com honra e princípios e, acima de tudo LEAL aos Targaryens, com certeza a entregaria a Aegon.
    Espero que ela apareça, e se for entregue a AEGON, creio que ai as dúvidas serão dissipadas: Aegon é um BLACKFYRE. São muitas dicas que surgiram ao longo da história… Este ato seria a pista final.
    ——————
    Meu deus cara….que engodo…..Chega a dar urticária….

  • marcelo

    Tem lógica seu comentário se levarmos em consideração as informações de que todos os Targaryen estavam mortos.
    Gerald Hightower, Arthur Dayne, Oswell Whent eram os melhores homens da Guarda Real e não por acaso guardavam Lyanna Stark.

  • JasonLannister

    Eu li os livros, to bem ciente de onde ele ta e oq ele é. Só propus isso pq tenho a impressão que não vai sobrar Baratheons, e eu gostaria muito que nenhuma das casas fossem extintas.. Vamos ver oq vai ser do Stannis, e não tenho certeza se a Shireen guenta até o final… por isso quero isso… Agora, estou curioso para saber pq vc, de todo o texto que eu fiz sobre oq eu acho q vai acontecer, se interessou bem nisso dai, achou absurdo demais?

  • JasonLannister

    Aah, tinha esquecido que o pai do Steffon Baratheon foi casado com uma Targaryen ‘~’ Então são os Baratheon msmo.

  • vanessa

    poxa vida, se apenas um ou dois indivíduos conseguiram acertar o final, então as obviedades estão todas descartadas. vai morrer todo mundo? daenerys e jon snow não vai rolar? trono de ferro vai ser derretido pelo drogon antes de ser abatido por uma falange fuderosa de caminhantes brancos? hahahah ai pai eterno, esse “vovozin” ainda me mata de ansiedade. libera mais um calhamaço de 900 pg’s, pelamordedeus! 😛

  • vanessa

    cara, seria legal. rickon voltando putão de depois uma vida sendo educado pela osha. enfim, o jojen falou no livro 2 que “the wolf’s will come again”.

  • Felisberto Albuquerque

    A pretensão mais forte é a dele ….

  • Eliezer Laufer

    raxeii!!

  • Rafael

    Ae que tá, um ou dois são os caras que chegaram a conclusão sozinhos, ele não tá levando em conta em quem acredita nesta conclusão.

    Tipo se eu não tivesse lido sobre algumas teorias talvez eu nunca acreditaria nelas, por exemplo R+L=J, acho que 99% das pessoas que acreditam nessa teoria foi pq leram e deram razão a teoria. rs

  • Sloany Medeiros

    Acredito nessa!

  • Felisberto Albuquerque

    Queria Stannis no Trono de Ferro, porque ele ia tocar o foda-se em cima de todo mundo… Traidores, meio traidores, Mindinho, Varys, Freys, Boltons e Cia Ltda….
    Queria ver muita degola e MUITA gente nas fogueiras….
    ————————-
    Mas não vai rolar… E sobre ele ser Azor Ahai Mestre Aemon ja matou a charada.

  • Felisberto Albuquerque

    Asha esta sob sua guarda, assim como o pretendente legítimo de Pyke…. Ela pode propor uma aliança e Stannis pode aceitar.
    Pontos Positivos: Asha teria o seu casamento anulado por um decreto real; Stannis teria uma frota; Asha teria a chance de desfazer a Assembleia dos Homens Livres e coroar Theon como herdeiro legítimo de Pyke; Stannis poderia atacar o Trono de Ferro de várias frentes: Pelas duas costas e por terra…

    Pontos Negativos: Theon teria que demonstrar que merece reinar Pedra do Mar e que merece a confiança e apoio dos homens de ferro… ou seja, ele demonstrar que não é um FRACO,porém sabemos que ele esta quebrado; Se Stannis quer o apoio dos Nortenhos ele terá que decapitar Theon; Se ele não decapitar Theon, os Nortenhos lhe virarão as costas… Se ele decapitar Theon, Asha JAMAIS vai propor qualquer aliança….
    ————
    Isto considerando que o teor da carta de Ramsay a Jon Snow seja mentiroso..
    Como ja citei anteriormente em outro comentário… QUE ENGODO….

  • Jean Paulo

    (O cavaleiro dos sete reinos) so eu notei que os ovos de dragao descritos no terceiro conto sao os ovos de Dragão que a Daenerys futuramente chocaria em a guerra dos tronos?
    O ovo vermelho no torneio de casamento
    O ovo q o egg tem em solarestival que é verde
    E o ovo que o egg fala de pertencer ao pai dele se eu nao me engano…
    Oq vcs acham? Eu acho bastante provável.

  • Hellysson Wesley

    é acho q me expressei mal msm. Sou meio fanatico e lembrei q nem todos buscaram informações de maneira tao frenetica quanto eu. kkkkkkkk li os 5 livros em dois meses.. Depois reli denovo. kkkkkkkkkkkkkkkk enfim vlw.

  • Felisberto Albuquerque

    Acertou na mosca….

  • Hellysson Wesley

    ah Pode ser.. tem sentido. Mas tambem sabemos que no GOT tem pelo menos dois tipos de dragao citados.. um é o tipo de Dany que é o classico e o outro é um q fica no subterraneo citado pelo Homem Gentil Livro 5 acho, quando ele fala da historia dos assassinos sem rosto. Entao um Dragao a mais um a menos. Os dois jeitos são muito legais.

  • Pedro Henrique

    faço parte do 1%, achei óbvia desde que li AGDT…

  • Felisberto Albuquerque

    E como foram parar nas mãos de Illyrio Mopattis???

  • Joao Palmadas

    Os ovos da Dany foram presentes do Illyrio. Como os ovos do cavalheiro dos sete reinos foram parar nas mãos do Illyrio?

    Eu acho que não foram parar nas mãos do Illyrio. Acho que eram outros ovos.

    “Magíster Illyrio murmurou uma ordem e quatro corpulentos escravos apressaram-se a avançar, trazendo entre eles uma grande arca de cedro com aplicações em bronze. Quando a abriu, encontrou pilhas dos mais finos veludos e damascos que as Cidades Livres podiam produzir… e, em cima de tudo, aninhados nos suaves panos, três enormes ovos. Dany ofegou. Eram as coisas mais belas que já vira, diferentes uns dos outros, com padrões de cores tão ricas que ela a princípio pensou que estivessem incrustados de joias, e tão grandes que precisava de ambas as mãos para pegar num. Ergueu um ovo delicadamente, à espera de encontrá-lo feito de algum tipo de fina porcelana ou delicado esmalte, ou até de vidro soprado, mas era muito mais pesado do que julgara, como se todo ele fosse rocha sólida. A superfície da casca estava coberta de minúsculas escamas, e quando rodou o ovo entre os dedos elas cintilaram como metal polido à luz do sol poente. Um ovo era de um verde profundo, com manchas de lustroso bronze que iam e vinham, dependendo do modo como Dany o virava. Outro era creme-claro listrado de dourado. O último era negro, tão negro como o mar da meia-noite, mas vivo, com ondulações e remoinhos escarlates.

    – O que são? – perguntou, com a voz baixa e maravilhada.

    – Ovos de dragão, vindos das Terras das Sombras para lá de Asshai – disse Magíster Illyrio. – As eras os transformaram em pedra, mas ainda possuem uma beleza ardente e brilhante.”

    Mas se são outros ovos, isso significa que temos mais ovos rodando por aí. Será que os filhos da Dany serão os últimos dragões dessa história? O Stannis e a Melisandre tem um plano louco de sacrificar alguém de sangue real para despertar um dragão.

  • Hahaha, mas eu não consigo não replicar. Escrevi errado (de novo): na verdade eu não opinei sobre a possibilidade R’hllor ser Jon. Eu estava discutindo era Azor Ahai ser ele ou não. Mas entendi o que vc quis dizer.

  • Deividson

    Cara, acho que tem coisas nos livros que são enigmas e outras que são o que são, acho que Jon realmente é filho do Ned, pra mim a grande questão é quem é a mãe dele.

  • Islan Oliveira

    Não, Elia Martel era casada com Rhaegar apenas, Robert era primo em 2º grau de Aerys II

  • Islan Oliveira

    Tudo bem kkk ^^

  • Calvin

    É no mínimo curioso, além da Blackfyre os targaryen possuiam outra espada de aço valiriano, a Irmã Negra, e também está desaparecida. Ela pertenceu a Visenya, uma das irmãs/esposas do Conquistador, passando mais tarde pelas mãos de Aemon, o Cavaleiro do Dragão, talvés o maior cavaleiro da História de Westeros, e de Brynden Rivers, o Corvo de Sangue, que foi o último proprietário conhecido, e talvés ainda seja. Se ela tiver permanecido com Lorde Brynden, será que seria muito clichê ele dá-la ao Bran no fim do treinamento? Opa, de repente me ocorreu, caso isso ocorra a História pode se repetir, como na primeira Rebelião Blackfyre as espadas Blackfyre e Irmã Negra quem sabe venham ficar em lados opostos de um conflito.

  • Jean Paulo

    Eh uma incógnita pra mim como foram parar no iliryo.
    Supondo que ele tenha conspirando pra volta dos blackfyre e o conto trata justamente da segunda revolução blackfyre. ..so liguei os pontos
    Essa pergunta de como os ovos foram parar la é a mesma coisa perguntar de como o iliryo conseguiu os ovos que ele deu pra dany.
    Lembrem que naquela epoca os blacjfyre tinham muitos aliados tanto em essos e westeros. E seos ovos tenham passados de geração em geração ate chegar em iliryo?

  • Jean Paulo

    E alem do mais o iliryo podia ter mentido sobre a origem dos ovos pra dany

  • Jaren

    no dia do juízo cê mostra seu email pra gente comparar 😉

  • Marcos Paulo Silva

    Apenas uma palavra Varys.

  • Maria

    Olha. Pior é que eu estava falando do Azor Ahai também. Hahahaha.

  • SergioFVS

    Gostei da Arya ser uma opção para valonqar, principalmente por uma possível pista deixada na série que talvez seja um spoiler dos livros.

    Episódio “The Climb” da 3a Temporada: Quando a Melisandre se encontra com Arya e diz que via olhos verdes, azuis e castanhos nos olhos da Arya e que eles olhavam de volta.

  • Jean Paulo

    Nao pode ter sido o varys senao ele ja teria morrido ha muito tempo
    Podia ser uma pessoa que compartilhava o mesmo interesse na volta dos blackfyre, alguem da corte.Mas quem?

  • doutor duh

    Ele não sentiu a quarta, mas se está lá é evidente que ele foi esfaqueado quatro vezes. Talvez na quarta ele estivesse prestes a “wargar” o Fantasma.

  • doutor duh

    Essa ideia de fogo mau e gelo bom não condiz com os livros, pelo menos até agora. Acho que já ficou subtendido que Gelo e Fogo, Trevas e Luz e todas as outras “entidades” antagônicas se enfrentam devido à instabilidade gerada pela coexistência dessas duas forças opostas. E o que seria a Canção de Gelo e Fogo? O equilíbrio perfeito entre essas forças.

  • Anne Beatriz

    Jon e Daenerys eu tenho certeza que não vai rolar ¬¬ n sei de onde o povo tirou isso aliás.. ms enfim

  • Anne Beatriz

    Existem teorias ótimas sobre inclusive o local que ele está.. Dá uma lida na interwebs, se você já tiver terminado, porque em um capítulo com pov do Sor Davos tem umas pistas sim. Ele n foi esquecido, relaxa rs

  • Anne Beatriz

    Tenho certeeeza que ele vai voltar mega badass…

  • Anne Beatriz

    Não acho que Azor ahai seja a Dany ou o Jon e acho que nenhum deles tem a ver com isso.. mais fácil ser a shireen. E eu acho que o Jon vai morrer sim, e vai dropar no Fantasma rs

  • Calvin

    Um fã parece já perguntou ao Martin se Connington é gay e era apaixonado pelo Rhaegar, e ele confirmou as duas coisas. Também esclarecendo que seu “príncipe prateado” não retribuía o sentimento.

  • doutor duh

    Certeza não dá para ter, mas tomara que não. Deixem o Jon e a Val em paz. :v

  • Calvin

    Outra teoria minha envolvendo Wyllas: Estamos no auge do inverno, os lobos estão caçando e não se incomodam caso venham pisar em algumas rosas no meio do caminho, o herdeiro de Jardim de Cima afim de evitar isso de acontecer propõe uma aliança aos Starks, ao qual como é costume nos Sete Reinos deve ser firmado com um casamento, nesse caso entre ele e a Arya; ela entretanto não está lá muito receptiva, e seus irmãos apesar de gostarem da ideia não querem força-la. Por fim é decidido resolver a questão por meio de um embate entre cavaleiros, com Sor Loras representando o irmão mais velho e Sor Gendry a Arya, quase todos pensam que o Cavaleiro das Flores vencerá sem dificuldade mas para surpresa de muitos durante a luta ele parece estranho e desconcentrado (coisa que está de fato), assim perdendo a disputa. Só entendem quando chegam perto, e reparam em seu rosto.

  • charles arthur

    Demorei 8 meses pra ler os 5 livros, aja paciência pra ler em dois viu.

  • charles arthur

    Man, o que eu ouvi falar é que esse livro foi escrito bem antes das Cronicas começarem a ser escritas, portanto nem Westeros existe nesse livro, posso estar enganado.

  • Weberson Rocha

    Acho que Martin deixa muitas pistas! Esse livro o Cavaleiro dos Sete Reinos, acho que tem muita pista nele sobre GOT. e não descartem as histórias da velha ama pois ela sabe das coisas.

  • charles arthur

    Melhor resposta.

  • Luna

    Eu gosto dessa teoria, pq simplesmente amo Jon Snow. Mas ele disse que uma ou duas pessoas já sabem o final, e essa teoria é bastante conhecida. Poderia até ser q ele pensou isso algum dia, mas aí se tornou batida dms…

  • charles arthur

    Não vejo nada previsível nos destinos dos Starks vivos.

  • charles arthur

    Achei ofensivo, deleta.

  • charles arthur

    Eu tinha mais certeza que Jon Connington era gay do que Elton John e agora Martin chega dizendo que não tem POV homossex, tô no chão agora.

  • charles arthur

    Pq dar o butico não é pra qualquer um meu caro, tem que se garantir.

  • charles arthur

    Pra ser a “reencarnação” do Azo Ahai, pelo menos no meu ponto de vista, não precisa recriar a mesma história do que o primeiro fez, não precisa ser uma esposa a que será sacrificada, alguma moça nobre, destemida, com três dragões, pode ser a vítima no lugar.

  • charles arthur

    Tem essas teorias em português? Preguiça de ler em inglês. kk

  • Fabio Dougherty

    A única coisa que eu tenho certeza, até agora, é que o Drogon é fêmea e que o Rhaego e o Viserion são machos… ponto…

  • Felisberto Albuquerque

    Varys não é tão velho assim. Mestre Aemom, Brynden Rivers (Corvo de 3 Olhos)a velha Ama e Olenna Tyrell são, talvez, os últimos remanescentes daquela época.

    Se são os mesmos ovos e Varys é o responsável por fazer eles chegarem as mãos de Illyrio, o porque Illyrio iria entrega-lo a Dany e não a Aegon??

    Se a intenção é refazer a Casa Blackfyre e fazer com que os descendentes da linhagem feminina, que foram os que restaram, se sentem no trono, porque entrega-los a um Targaryen??
    Pra mim a teoria é que Illyrio não sabia que aqueles eram ovos de dragão que poderiam ser chocados… eram apenas ovos calcificados.

  • Felisberto Albuquerque

    Como tudo são teorias, não creio que Jon morrerá… Que ele vai viver um tempo no corpo de fantasma, isto ja se evidenciou pelo prólogo de dança com Dragões mostrando o Varamyr e o fato de ele não ter sentido a 4ª facada, somente o frio. Mas Melissandre esta lá… e vai dar o sopro da vida em Jon, tal qual Toros de Myr em Beric Dondarrion.
    ————–
    Explicite as evidencias de que poderá ser Shireen o Azor Ahai??

  • Felisberto Albuquerque

    Quem sabe agora ele da aquele pegão na Val…

  • Hellysson Wesley

    tava de ferias.kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Islan Oliveira

    Na verdade os dragões não são machos ou fêmeas, tem uma passagem que o Meistre Aemon diz isso.

  • Islan Oliveira

    Olenna Tyrell não é tão velha. Mas Walder Frey sim, ele tem mais de 90 anos. rsrsrs

  • Ivo “2%” Drago

    O problema é que chutaram tanta coisa que não da pra saber oque é….Jon ser umas das cabeças do dragão ou o Tyrion ou os dois?

  • Ivo “2%” Drago

    Eu acho que ele morre e a melisandre revive ele, e depois disso ele fica livre do juramento da patrulha..

  • João

    Se não to enganado falam isso no Cavaleiro dos Sete Reinos também

  • João

    Walder Frey é citado, e é bem legal no livro. Ele é o menino de 4 anos, que o Dunk diz que tem uma risada muito irritante, aquele “heh” dele hahaha

  • João

    Lembrando que o ovo negro, supostamente do Drogon, foi roubado por um dos anões lá da “peça”. Daí até a venda do ovo em uma das cidades livres é rapidinho. Mas os outros 2 ovos nem imagino como foram parar no Illyrio.

  • Hanna Skarlety

    Ninguém sabia que existia a possibilidade de chocá-los.

  • Hanna Skarlety
  • Calvin

    Como já disse, pra mim a confirmação da mais notória teoria das Crônicas é quase mera “formalidade”, a forma de prová-la dentro da história é que vai ser a grande surpresa, pois ao meu ver sem “provas” mais ou menos convincentes tal revelação nunca passará de pouco mais de um boato com uma mínima influência no enredo. Uma das maneiras disso se dar que pensei é o Jon e a Val terem um filho, e a criança puxar seu avô paterno.

  • Igor Machado

    Jon, Dany e Tyrion não morrem até o fim do último livro, pelo menos. Meu palpite é que Tyrion sobrevive e pelo menos um dos outros dois morre no final, porém.

  • Calvin

    Há um tempo pensei outra coisa em cima daquilo que escrevi acima, não tenho certeza mas acho que em geral a mãe do rei sempre é uma rainha, mesmo que seu marido nunca tenha reinado, portanto caso também seja assim em Westeros ao dar luz um rei Lyanna automaticamente torna-se uma, e se ela for a destinada tirar tudo da Cersei? A maioria acredita que será a Daenerys, no entanto ainda não podemos afirmar com certeza, e essa é outra possibilidade que de repente me ocorreu; indiretamente ela seria a responsável pela desgraça da viúva de Robert Baratheon se Jon acabar mesmo por assumir o trono, profecias afinal são muito traiçoeiras.

  • Victor

    Acho q a Melisandre ter falado isso se deve mais ao fato de que Arya se “transformaria” em várias pessoas diferentes.

  • Victor

    Eu acho q sou o único que acha que o valonqar o o Rickon. A profecia não fala q o irmão mais novo e da Cersei. Eu acho a o Rickon volta e solta os cachorros em cima dela, rsrsrs.

  • Matheus Vasconcelos

    Rickon tá em Skagos, não sei o que vai rolar com ele. Acho que ninguém mais vai virar senhor de Winterfell, ou tenho uma impressão assim. Por mais que eu goste dos Starks e de winterfell creio que para eles acabou essa coisa de nobree a restauração da antiga casa. Eles farão coisa incríveis…

  • Matheus Vasconcelos

    não é que ele atacar o foda-se, é que ele seria justo com tudo hahahah

  • Matheus Vasconcelos

    Rickon está em Skagos!!! Mais do que certeza isso, pois ainda me lembro que falam que ele esta na ilha dos canibais, ou algo do tipo.

  • Matheus Vasconcelos

    Eu acho que Jon é por uma simples coisa escrita na páginas 452 do segundo livro, a fúria dos reis. Vale dar uma olhada, pois eu acho quem está falando é o Rhaegar a Elia, e ele fala que o dragão tem que ter três cabeças, falta mais uma. E essa parte também fortalece as coisas sobre o Aegon ser mesmo o Aegon.

  • Matheus Vasconcelos

    muitas dicas, eu até marquei uma página para sempre reler e refletir. Página 452 do livro, fúria dos reis. Rhaegar e elia conversando sobre o Aegon

  • Marthina Zeferino

    Pode parecer loucura, mas acho que o Jon e a Arya vão ficar juntos( se eles sobreviverem), por que a pessoa que ele sente mais falta é ela e vice versa. A Darnarys vai para Westeros, e no final da história ela vai perceber que seu lar nunca foi Westeros e sim Essos ( isso se ela nao for Nissa Nissa). Arya vai matar todos os Freys e vai para o Norte. Sansa aprenderá com Mindinho a jogar, penso que ela matará primeiro Mindinho e depois Cersei, e no meio do caminho encontrará Cão de Caça ( ela vai perceber que ele foi a única pessoa que se importou com ela, e nunca quis a pretencão dela… Porém ela não vai desistir de se vingar, e lembrando que ela sempre quis ser rainha…). Rickon é o herdeiro do Norte. Dany vai se casar com Victarrion Greyjoy ( lembrando que na visão de Quaithe ele é um cadáver…ou seja, ele já esta fadado a morrer) e vai para Westeros, encontra Jon e eles se apaixonarão. Acredito tbm que tem um dragão de gelo na Muralha, e espero Jon o monte. Aegon é o falso dragão, irá se casar com a princesa de Dorne. Stannis é uma incógnita para mim, vou chutar: ele irá aparecer em Porto Real, com seu exército, e com o apoio do Banco de Braavos. Asha vai casar com o herdeiro de Jardim de Cima, que se juntará a Stannis depois de Margarie morrer e seu pai tbm. Loras ficará horrível, porém vivo, cheio de ódio e rancor, ao estilo Cão de Caça. Tyrion seria uma boa mão e ajudaria a Dany muito, acho que ele não vai desistir de Tisha, e vai acabar achando ela ( nao queria q ele fosse um dos targaryen), Samuel Tarly vai ler todos os livros da Cidadela, mandará a Goiva pra casa de seu pai grávida( o pai dele conhecerá os “netos” já que voltará para defender o sul dos homens de ferro; o irmão de Sam vai morrer de qualquer coisa, e se for pelos mãos dos homens de ferro melhor ainda.. Então ele vai se apegar muitos aos netos), vai voltar para a muralha e, acredito que ele é Joramum. Na Muralha Jon vai ficar aos cuidados de Melisandre ( que vai se dar conta do engano q cometeu, e gastará muitos poderes para fazer Jon reviver),a muralha ficará segurando a respiração enquanto ele estiver “morto”, mas como a rainha de Stannis estará lá tbm, e a feiticeira vermelha é q manda nela, não vão deixar ninguém tomar nenhuma decisão e os selvagens vão ficar defendendo Jon tbm pq muitos gostam dele, e o javali vai guardar a porta dele. Não sei como, mas acredito que Os Ventos do Inverno vai durar uns dois ou três anos. Pq vai ta inverno e tudo vai ficar mais difícil, menos em Essos, pq a Dany tbm precisa de tempo para guerrear, governar, crescer os dragões e aprender sobre eles.

    P:S:. Falta muita teoria (devaneios) minha ainda… Mais alguém concorda? Rs

  • Matheus Vasconcelos

    eu li em cinco hahaha um por mês, isso porque tinha aula

  • Matheus Vasconcelos

    Eu ainda defendo fortemente que Aegon é Aegon mesmo, e tomo isso como quase certo lendo a página 452 da fúria dos reis.

  • Marthina Zeferino

    Pode parecer loucura, mas acho que o Jon e a Arya vão ficar juntos( se eles sobreviverem), por que a pessoa que ele sente mais falta é ela e vice versa. A Darnarys vai para Westeros, e no final da história ela vai perceber que seu lar nunca foi Westeros e sim Essos ( isso se ela nao for Nissa Nissa). Arya vai matar todos os Freys e vai para o Norte. Sansa aprenderá com Mindinho a jogar, penso que ela matará primeiro Mindinho e depois Cersei, e no meio do caminho encontrará Cão de Caça ( ela vai perceber que ele foi a única pessoa que se importou com ela, e nunca quis a pretencão dela… Porém ela não vai desistir de se vingar, e lembrando que ela sempre quis ser rainha…). Rickon é o herdeiro do Norte. Dany vai se casar com Victarrion Greyjoy ( lembrando que na visão de Quaithe ele é um cadáver…ou seja, ele já esta fadado a morrer) e vai para Westeros, encontra Jon e eles se apaixonarão. Acredito tbm que tem um dragão de gelo na Muralha, e espero Jon o monte. Aegon é o falso dragão, irá se casar com a princesa de Dorne. Stannis é uma incógnita para mim, vou chutar: ele irá aparecer em Porto Real, com seu exército, e com o apoio do Banco de Braavos. Asha vai casar com o herdeiro de Jardim de Cima, que se juntará a Stannis depois de Margarie morrer e seu pai tbm. Loras ficará horrível, porém vivo, cheio de ódio e rancor, ao estilo Cão de Caça. Tyrion seria uma boa mão e ajudaria a Dany muito, acho que ele não vai desistir de Tisha, e vai acabar achando ela ( nao queria q ele fosse um dos targaryen), Samuel Tarly vai ler todos os livros da Cidadela, mandará a Goiva pra casa de seu pai grávida( o pai dele conhecerá os “netos” já que voltará para defender o sul dos homens de ferro; o irmão de Sam vai morrer de qualquer coisa, e se for pelos mãos dos homens de ferro melhor ainda.. Então ele vai se apegar muitos aos netos), vai voltar para a muralha e, acredito que ele é Joramum. Na Muralha Jon vai ficar aos cuidados de Melisandre ( que vai se dar conta do engano q cometeu, e gastará muitos poderes para fazer Jon reviver),a muralha ficará segurando a respiração enquanto ele estiver “morto”, mas como a rainha de Stannis estará lá tbm, e a feiticeira vermelha é q manda nela, não vão deixar ninguém tomar nenhuma decisão e os selvagens vão ficar defendendo Jon tbm pq muitos gostam dele, e o javali vai guardar a porta dele. Não sei como, mas acredito que Os Ventos do Inverno vai durar uns dois ou três anos. Pq vai ta inverno e tudo vai ficar mais difícil, menos em Essos, pq a Dany tbm precisa de tempo para guerrear, governar, crescer os dragões e aprender sobre eles.

    P:S:. Falta muita teoria (devaneios) minha ainda… Mais alguém concorda? Rs

  • Renan

    Não me recordo te nenhuma passagem sobre isso, mas lembro que no Cavaleiro dos Sete Reinos eles falam que o ultimo dragão foi uma femea verde.

  • Igor

    Acho que só conseguimos montar tantas teorias por causa do tempo que a história esta demorando para acabar, afinal são 20 anos de Crônicas de Gelo e Fogo, é um longo período, da tempo de montar todas as teorias possíveis sobre. Se o nosso bom velhinho tivesse terminado os prováveis 7 livros em 10 anos duvido que conseguiríamos chegar a tantas teorias já no 5 livro.
    Outro ponto importante é que são 20 anos de acumulo de fãs da história, ou seja, mais cabeças pensando sobre o mesmo assunto, juntando com o cooperativismos que a internet proporcionou nos últimos 10 anos isso é um perigo para qualquer escritor que demore muito para terminar uma história.
    Mas não culpo o George por isso, acho que são variáveis que ele não podia prever, e ainda, as crônicas não dava tanto dinheiro para ele a 5 anos atrás, nosso bom velhinho tinha que se virar.

  • Calvin

    Em algumas coisas sim, outras não; também acredito que o Dickon vai ser morto, por exemplo, mas sei lá acho que ficaria interessante se fosse pelas mãos do Gendry, todos iam pensar que fez para vingar o pai (não sei se lembra mais Lorde Randyll quase o matou durante a Rebelião), e isso nem passava por sua cabeça pois ele odeia Robert.

  • Jeann Karlos

    Bom mesmo vai ser quando a Arya modafoca psicopata cortadora de kbças, se reencontrar com sua loba Nymeria, líder de um bando de lobos modafocas tbm! XD

  • Vitor

    Daernerys acho que não, Daernerys já fez Sacrifício dela, trouxe os dragões de volta ao Mundo. Vai ser quem a Gente menos esperas. Se isso houver vou ficar muito puto. E a Casa que eu mas amo e a Targaryen.

  • Islan Oliveira

    Sim, já sabia. O velho é sacana desde menino, ri mto.

  • paulofelcio

    Adivinharam o fim dos livros? Então acho que realmente o Jon Snow e a Daenerys vão ocupar o Trono de Ferro hehehe essa é a teoria mais difundida. Apesar de que ele falou “1 ou 2 leitores juntaram as pistas”, bom, tem alguma outra teoria que poderia estar certa?

  • paulofelcio

    Eu tbm acho que esses ovos sejam os da Daenerys.

  • Martins

    Li estes dias que é Bran tá em coma ainda em Winterfell e tudo é um sonho dele. Estilo teorias TWD…kkkkkkk

  • Hellysson Wesley

    Eu acharia massa se o mindinho tivesse um pov. Cara ia ser massa ver como ele pensa, a que conclusões ele pode chegar em uma situação.. Seria muito bom. Eu sei é bem capaz de perder a graça considerando que o intrigante deste personagem é não saber o que ele pensa. Mas acho que ele ganhando um pov e sansa perdendo o dela. Ia aumentar muito a tentativa de tornar a Sansa mothefucker como é planejado, pq o mindinho ia querer saber o que a Sansa esta pensando e ela esta aprendendo com o melhor em ser “intrigante”. Eu não gostei dela, muito princesinha no começo, espero que ela fique Badass como o esperado e de logo uma reviravolta na historia.

  • Marcelo Godoy

    Para quem gosta de teorias e suposições, lá vai uma boa.

    CASA TARGARYEN.

    Brasão: Um dragão vermelho de três cabeças sobre um fundo negro.

    Lema: Fogo e Sangue.

    Rei Aerys II Targaryen, pai de Daenerys Targaryen e suposto pai
    de Tyrion Lannister.

    Príncipe Rhaegar Targaryen, suposto pai de John Snow.

    Joanna Lannister, morreu dando à luz a Tyrion Lannister.

    Rhaella Targaryen, morreu dando à luz a Daenerys Targaryen.

    Lyanna Stark, morreu dando à luz a John Snow.

    Não será estes os três dragões?

  • Hellysson Wesley

    Senao me engano Illyrio era casado com uma Blackfire fala ate pro Tyrion.. Posso ta errado. (jso a linhagem masculina tinha caido dos Blackfire), acho q tem algo a respeito no livro 5 não sei bem.. Vale lembrar que os ovos sumiram la em Solarestival a qual Dunk e Egg morreram em uma tentativa de chocar os ovos de dragão (é o que dizem não esta claro). tinha muitos Blackfyre aliados ali próximo ao poleiro do Grifo lá… Não sei pode ser a ponte ja que solarestival é quase vizinho do Grifo. Sei de nada.

  • Hellysson Wesley

    Acho que ele vai estar bem doidão selvagem.. poxa ele tem 3 ou 4 anos, numa terra canibal. Vai sair um bicho de lá, se é que Davos vai achá-lo antes do lobo do Rickon arranque o resto dos dedos do pobre. é bem capaz que ele morra, antes vai fazer algo insano e seu lobo vai come-lo.kkkkkkkkkkk

  • Marcelo Godoy

    Tudo pode acontecer no universo de G.R.R.Martin, mas devo admitir que foi uma boa viagem.

  • Felisberto Albuquerque

    “Não há na terra criatura que seja, nem de longe, tão aterradora como um homem verdadeiramente justo”
    Varys se referindo a Stannis…

  • Felisberto Albuquerque

    Se Aegon for Aegon mesmo e não um engodo de Illyrio e Varys, tanto melhor…
    Tenho duas opções pro Trono de Ferro: Stannis ou Aegon.

  • Calvin

    Isso da esposa de Illyrio ter sido uma Blackfire ainda não está confirmada, pelo que me recordo ele só diz ao Tyrion que Daenerys a fazia lembrar dela. Uma outra teoria ao qual também já ouvi é que ela seria descendente em linha ilegítima de Aerion Chamaviva, Serra veio de Lys (assim como Varys) e ele passou um tempo exilado lá num período pouco depois de conhecer Sor Duncan. E Martin mesmo disse que durante seu exílio o Monstruoso pode ter sido pai de alguns bastardos.

  • Felisberto Albuquerque

    Se Aegon for um Blackfyre, provavelmente vc esta certo, assim como muitos ao redor do planeta…
    Se Aegon for realmente um Targaryen, alguém vai ter que pular fora, pois ai teremos: Dany, Aegon e mais alguém.
    ————————
    Então…..????

  • SergioFVS

    Faz sentido também. Não tinha pensado nisso.

  • Alguém notou que ele falou uma data? “Bom, eu já havia dito isso há quatro anos, sou mais esperto do que vocês.”

  • Homero

    Tem sempre que haver um Stark em Winterfell

  • Sim, a “espada é fria”. Mas isso é contornável, convenhamos.

  • Isso é coisa de filme da Disney. Hauahaua

  • Homero

    Vai ser assim:

    – A Muralha cai literalmente e a patrulha da noite é extinta. Mas Melissandre consegue proteger os remanescentes do povo livre e da patrulha.

    – Stanis morre, Melissandre descobre que Jon ou Daenerys é Azor Ahai renascido.

    – Os outros invadem Westeros iniciando a grande noite. O norte já enfraquecido pela guerra é o primeiro a cair.

    – A Campina tem que lidar com os Homens de ferro, deixando o caminho fácil para a companhia Dourada marchar das terras da Tempestade até Porto Real que fica sitiada. Cersei consegue fugir e retornar para Rochedo Casterly.

    – Após a notícia da morte de Quentin Martell, Dorne declara apoio aberto por Aegon, A Campina agora tem que lidar também com os Dorneses.

    -Nas Terras Fluvias, Jamie Lanister é cativo de coração de pedra, mas não é executado pois Edmure Tully é seu refém.

    – Sansa se torna senhora no Vale. E ajudada por Mindinho inicia uma guerra contra o oeste, tendo que derrotar os Frey no caminho para atravessar as terras fluviais.

    – Nortistas sobreviventes reunidos ao redor do menino Rinkon Stark tentam impedir o avanço dos outros no gargalo, mas fracassam.

    – Os outros invadem as terras fluviais, sem os Frey (massacrados pelas tropas do vale) para proteger a travessia. Jaime e Brienne lutam ao lado da irmandade sem bandeiras contra os Outros, As espadas de aço Valiriano os ajudam Jaime se sacrifica para salvar Brienne, sua espada passa para as mãos de Gendry. Ele Brienne e alguns poucos sobreviventes fogem em direção ao norte liderados por coração de pedra. Enquanto os outros marcham para as montanhas em direção ao Vale. Jaime vira um morto vivo a serviço dos outros.

    – Em Essos Daeneris ressurge montada em Drogon e liderando um kalassar dontraki arrasa os Yunkatitas. Domina a Bahia dos escravos e recebe apoio de Braavos na luta contra a escravidão.

    – Tyron Lanister Negocia a volta dos segundos filhos a Meeeren após a morte de Ben Plumm. Ele e Mormont São incorporados no conselho de Daenerys.

    – Victaryon Greyjoy morre ao soprar o berrante de Valiria, mas impressionados pelos dragões e influenciados pelo sacerdote vermelho seus capitães se declaram a serviço de Daenerys.

    – Arquimeistre Marwyn se junta ao conselho de Daenerys e a convence a retornar a Westeros onde acontecerá a verdadeira batalha e os dragões serão necessários.

    – Arya Abandona a casa do preto e do branco antes do concluir os votos com serva do deus de muitas faces e entra como mercenária a serviço de Daeneris após saber que ela pretende ir para Westeros e lutar contra os Lanisters.

    – Os Cavaleiros do vale conquistam o Rochedo, Cersei é feita cativa. Eles não podem retornar para o Vale por terra, as terras fluviais estão congeladas e infestadas de mortos vivos.

    – Com Westeros devastada pela guerra os outros não encontram resistência em sua invasão. Daenerys chega a Westeros e descobrindo quem é o verdadeiro inimigo tenta unificar todos os exércitos. Aegon recebe e doma um dos dragões, mas ainda falta a última cabeça do Dragão.

    – No caos das lutas e negociações, Arya tenta sua vingança nas sombras caçando os nomes da sua lista.

    – Tyron acompanha Daenerys até o Rochedo para negociar com os Cavalereiros do Vale. Arya se infiltra na comitiva na intenção de matar Cersei.

    – Nos pântanos congelados do gargalo a tropa de sobreviventes do norte é mantida pelos cronomanos de Rolland Reed. A verdadeira origem de Jon Sonow é revelada e surge a última cabeça do Dragão.

    – Melissandre tem uma visão de Brienne com seu grupo que são resgatados pelos Nortistas no Gargalo.

    – Melissandre assim como Missa Missa se sacrifica para com a ajuda de Gendry forjar a verdadeira luminífera unificando novamente as duas espadas que um dia foram de Eddard Stark.

    – Com o surgimento de Jon Snow como terceira cabeça do Dragão e da lumínifera os relutantes cavaleiros do Vale se juntam ao exercito de Daenerys a luta contra os outros.

    – Cersei foi torturada psicologicamente por Sansa que a convenceu ter matando Tommen. Infiltrada no castelo Arya a encontra nas masmorras e a tortura fisicamente, matando-a aos poucos. Quando Tyron a acha ela suplica que ele a mate, por misericórdia ele o faz cumprindo a profecia do valonquar.

    -Durante a luta com os Outros os Dragões e seus cavaleiros são mortos.

    – Os outros são derrotados, mas a população de Westeros é reduzida drasticamente, Uma nova era começa, sem um governo central e com algumas das principais casas extintas pelas guerras, novos senhores e pequenos reinos surgem para reconstruir o mundo.

  • Nicoli JLSantos

    R + L = J é a “teoria” com mais evidencias nos livros e fora deles. Chega a ser quase uma certeza. Jon Skywalker!! Dá uma olhada http://www.gameofthronesbr.com/2012/08/entrevista-com-alfie-allen-fim-da.html

  • Vitor

    Cara eu Viajei nesse seu comentário, achei bem criativo, algumas coisas são exagero, achei bacana.

  • Vitor

    Eu acho que a Casa Lannister, geral vai morrer.não vai ficar um, pra contar histórias.

  • mauricio braglia

    cara achoque vc matou a parada rsrsrsr ta quase tudo ai se não for isso é por detalhes

  • erik junior

    Boa criatividade.

  • Homero

    Acho que todas as grandes casas vão ser extintas:

    Trystane é o último Martell de linha masculina

    Aegon é o último Targaryen de linha masculina (se não for
    falso)

    Rikon é o último Stark de linha masculina, desprezando-se
    Bran que vai virar vidente verde.

    Robert é o último Arryn de linha masculina

    Stanis é o último Baratheon legitimo e não tem filhos
    homens.

    Edmure e Peixe Negro são os últimos Tully.

    Victaryon e Olho de corvo não possuem descendentes legítimos
    para continuar a linhagem Greyjoy, cabelho molhado é sacerdote e Theon não
    presta para mais nada.

    Os Tyrell têm Garlan e Willas, o cavaleiro das flores é da
    guarda real. Mas em tempo de guerra talvez nenhum deles sobreviva.

    Os Lannisters além e Tyron e Jaime que é da guarda real, tem
    os filhos do Kevan, mas Lancel abandonou a esposa pela fé nos sete.

  • Big Z

    =P ainda bem q n leio o os livros ‘-‘ vai q eu visse essas tais ”pistas” q ele deixo no livro ¬¬ com certeza ai estregar minha surpresa ‘-‘

  • Ronaldo Assis

    achei sensacional!! envia isso para o GRRM kkkkk

  • Valar Morghulis

  • drmingus

    Bastante criativo. É possível que você e o cara da Teoria do Ragnarok sejam os 2 que adivinharam o final!

  • Hellysson Wesley

    Ei… E se o Rhaegar tivesse casado com Lyanna antes de sua morte. Só precisaria de um septão bêbado e testemunhas que seriam os guardas reais os três que ficaram com eles… E no caso Jon não seria bastardo. Segundo as leis de Westeros é tudo baseado em fatos que reis já fizeram antes, como a demissão de um membro da guarda real é pretexto para ser feito novamente fato do Sor Barristan Selmy ser deposto que nunca foi feito antes serve de base em fatos futuros. Seguindo a Lógica Já que o primeiro Aegon era poligamo ou bigamo nao lembro ao certo pode ser usado de base para que Jon erga-se no trono se ele quiser é claro como Jon Targaeryan. Testemunha viva Howland Reed. Pode ser.

  • Hellysson Wesley

    Nossa. Achei massa o comentario. Tem umas coisas que nao concordo, mas foi muito criativo para pensar nisso. Muito legal.

  • Hellysson Wesley

    Suposiçao..
    E se o Rhaegar tivesse casado com Lyanna antes de sua morte. Só
    precisaria de um septão bêbado e testemunhas que seriam os guardas reais
    (os três que ficaram com eles…). E no caso Jon não seria bastardo.
    Segundo as leis de Westeros é tudo baseado em fatos que reis já fizeram
    antes, como a demissão de um membro da guarda real é pretexto para ser
    feito novamente fato do Sor Barristan Selmy ser deposto que nunca foi
    feito antes serve de base em fatos futuros. Seguindo a Lógica Já que o
    primeiro Aegon era polígamo ou bigamo nao lembro ao certo pode ser usado
    de base para que Jon erga-se no trono se ele quiser é claro como Jon
    Targaeryan. Testemunha viva Howland Reed. Pode ser…

  • Melissa Lins

    Sobre o Rickon acima do Bran: tá certo. O Bran é meio tribo de Levi, é da espiritualidade, de reconexão com os deuses antigos, pá.

    Sobre a Arya: gente, a Arya quebrou. Ela vai matar quem ela julgar por bem fazê-lo tendo a oportunidade, beleeeeeza, mas isso só vai fazer a ela feliz. A Sansa é mais estrategista do que a gente pensou, e aprendeu isso sem perder de vista o que ela sabe que é o certo, sabendo que é preciso reconstruir o que ela conheceu em Winterfell.

    Sobre a Dany e o Jon: amo a idéia enquanto casal.
    Só não sei que tipo de mundo vamos ter debaixo da governança desses dois.
    Ele é tão sensato e quieto porém corajoso… e ela é TOO MUCH targaryen.
    #partiu dorne.

  • Vitor

    Aí tbm não,se não vai ser um genocídio de Gerações. Alguma casas irão ficar bem arruinadas.

  • Calvin

    Se houve mesmo um casamento, acredito que há ao menos uma testemunha viva (além do septão responsável por celebrá-lo, claro), me refiro a Lorde Jon Connington. Era um dos melhores amigos de Rhaegar, portanto isso me parece provável, e antes que digam que não pode ser possível pois nesse caso ele já deveria ter revelado algo, vejo vários motivos aos quais poderiam levá-lo a optar por manter segredo: Rhaegar pode tê-lo feito prometer que não revelaria enquanto durasse a rebelião, e depois da derrota não visto motivo para o fazer; Connington não gostava de Elia, caso fosse igual com Lyanna (coisa ao meu ver de alta probabilidade) talvez ele prefira não mencionar nada de alguma forma relacionado a ela; e, principalmente, pode achar que revelar tal informação somente incomodaria Aegon.

  • Alvaro Vitty

    Eu acho que Westeros pode ser destruida pelos Vagantes Brancos, eu me lembro que quando a Dany estava no castelo dos magos ela foi pega pela magia e teve varias visões com Drogo e seu filho Rhaego, com seu irmão Rhaegar e a esposa dele Elia, teve tbm com um jovem com cabeça de lobo sentado em um trono, mais uma que me chamou atenção foi ela diante da sala do trono toda destruida sem teto e com muita neve caindo dentro, pode se dizer um reino destruido e ela completa a profecia de Azor Ahai trazendo a esperança com o fogo de seus Dragões por isso as é as Cronicas de Gelo e Fogo. (É talvez rs)

  • Hellysson Wesley

    E se no caso, nao dapara ter um septão surgindo do nada e afirmando isso. Deve ser um que já esteja inserido fortemente na história. em termos de septão que poderia ter feito este casamento poderiam ser aquele que andava com a Brieene (no livro 4 senao me engano) pelo fato de ele ser nomade pregando por onde passa, mas descarto-o por ele só agir proximo dos dominios de correrrio, Lagoa da Donzela, enfim proximo ao tridente, enquanto a “torre da Alegria onde Lyanna estava era em Dorne ou suas proximidades pois dava para ver as montanhas de Dorne.. Ou o novo Alto Septão que pela descriçao de Cersei “Seus pés estão nus , Cersei percebeu, consternada. E também eram hediondos, umas coisas duras e coriáceas, tornadas grossas por calos”(p476 livro 4). Mostra que ele era andarilho tbem. Acho provável ele ter este segredo em seu poder. Não se sabe mto de sua origem, mas acho um bom palpite.

  • Calvin

    Palpite ousado, mas quem sabe? Entre outras coisas depende se o Alto Pardal é tão fanático quanto aparenta, ou não seja tanto assim e também um jogador com alguma habilidade (opção ao qual acredito), se ele vier ser o segundo então eu diria que é possível. Um septão totalmente fanático jamais concordaria em realizar um casamento bígamo, mesmo para um príncipe, e mesmo se fosse ameaçado. Aproveitando vou colocar aqui minha teoria referente a Fé Militante: de todas as medidas da Cersei essa indiscutivelmente é a pior de todas, pois ao contrário das outras não poderia ser facilmente desfeita, entretanto há um tempo me ocorreu uma maneira; tecnicamente foi o Tommen que a tomou, se (ou quando) sua verdadeira paternidade for provada não levará apenas a sua deposição (e talvez decapitação), também pode significar anulação de todas suas ações enquanto rei, afinal nunca teria sido rei de fato. Duvido que mesmo caso quisesse o Alto Pardal poderia argumentar contra essa lógica.

  • Ju

    Na verdade essa visão da casa dos imortais e uma das mais confusas. Pois fica claro que era Rhaegar falando com uma mulher… Mas que mulher? Na minha opinião essa mulher não era Elia e sim Lyanna Stark, porque ele faz a pergunta e não uma afirmação … Ele fala Aegon mas depois pergunta, que nome melhor para um rei? Ele esta se perguntando que nome dar a um rei, deixa no ar se esse rei seria mesmo Aegon. Ai ela pergunta da canção e ele diz que ele ja tem uma canção. Que ele e o príncipe prometido que e dele a canção de gelo e fogo. Se fosse Elia e seu recém nascido porque seria a canção de gelo e fogo … Elia Martell era de Dorne… Calor extremo nada a ver com gelo… Por isso acho pouco provável ser Ellia …
    Mas pra frente quando ela adentra mais na casa dos imortais e fala que vem em buscar da verdade, a primeira coisa que eles falam e que amanhãs ainda não feitos … Beba da taça de gelo… Beba da taça de fogo … Três cabeças do dragão … Enfatizando o que Rhaegar acabou de falar… Depois de outras profecias mostra uma rosa de inverno na parede da muralha … O que deixa mais claro onde ela deve encontrar o outro dragão….
    Tanto e que na série excluíram totalmente essa seqüência , pois se colocassem em imagens ia ficar claro que e o verdadeiro dragão (Jonh Snow). Ai substituíram por uma imagem dela indo para muralha e encontrando Drogo e o filho Raego… O que remete que ela indo para a muralha ela vai encontrar a verdadeira família…

  • Sara

    O Jon é alguma coisa muito importante por ser tipo “gelo e fogo” é a Dany vai ter algum lance aí com ele, e o Bran vai descobrir as bagaça tudo com as visões dele, e o Tyrion ainda deve voar num dragão… E eu voei longe agora.

  • Islan Oliveira

    Concordo somente com Arryn e Baratheon. Não se esqueça que o Edmure vai ser pai, e que existem fora do ramo de irmãos e sobrinhos do Tywin, os primos e filhos dos primos.

  • Hellysson Wesley

    Concordo esse Alto Septão Vai dar o que falar… Eu sei que a pureza não é vista muito bem pelo GRRM pq ate os mais puros sucumbiram. Que tem treta com este Alto Septão isso tem. Se ele colocar o Jon no trono seguindo o que eu disse anteriormente, ele poderá sim perder seu posto.. Mas, ele vai ser bem visto pelo povo que verá a sua benevolência e honra podendo ate ganhar mais fieis, pq sabemos que não são tantos em porto real que seguem ele. A maior parte dos seus seguidores são refugiados de guerra. Ele tem autoridade. Um grupo que cresce cada vez mais, ainda não sei se chamo de exercito. E com o povo do lado concordando com suas decisões o próprio povo pode pedir por ele caso o Jon fique no trono. Não sei o que ele pensa, mas que vai ter barraco em porto real vai ter. Que venha os ventos do inverno.

  • Hellysson Wesley

    kkkkkkkkkkkkkkkkk Vc não é a única a voar longe.. To querendo que o novo rei seja Hodor. Hodor pra rei pq todo mundo vai morrer e alguem tem que sentar naquela droga de cadeira. pronto resolvi

  • Calvin

    Sabe, todo mundo tem tanta certeza que o Robert vai morrer que cada vez acredito na sobrevivência do Passarinho. Não estranharia ele acabar a história um pouco (só um pouco) mais saudável, e casado com a Sansa conforme Lysa queria.

  • Guest

    Realmente não sei o que esse Alto Pardal tem em mente.. Concordo com você no quis diz respeito a ele não dar um tiro no próprio pé. Ele já está com muita autoridade desde sua eleição a Alto Septão. Tem um exercito, se é que da para chamar assim. Já consegue bater de frente com as decisões reais. Mas, ele não tem tanto poder assim.. Porque vale a pena relembrar que os seus seguidores, em sua grande maioria são de fora de Porto Real, refugiados da guerra que de certa forma invadiram a cidade. O apoio em si da cidade não é tão grande. Acho que se ele quisesse colocar Jon no poder seguindo o que eu disse anteriormente, ele se passaria por honesto, podendo ser reconhecido pelo povo de Porto Real como a alta santidade. E como Jon estaria no poder, com a cidade pedindo Pelo Alto Pardal, passaria a ter o apoio concreto da cidade sobre si. E nesse caso Jon cederia. Sabe tipo estrategia politica, teria seu poder de antes + apoio do povo. kkkkkkk Mas num tenho certeza. Acho q nunca tive lendo esses livros. Tentei imaginar, afinal num tem mais o que fazer ate esses dois livros restantes chegarem nas minhas mãos.

  • Hellysson Wesley

    Para que tudo se resolva antes do homem morrer topo até que Hodor seja Rei.

  • Islan Oliveira

    Muitos falaram que isso irá acontecer, mas é meio previsível pros padrões do Martin.

  • Calvin

    Já me disseram que pelo fato de Jon ser um seguidor dos deuses antigos o
    Alto Pardal jamais o aceitaria, entretanto há um tempo me lembrei de um
    episódio da História europeia (uma das inspirações de Martin): a
    conversão ao catolicismo do rei francês Henrique IV. Herdeiro legitimo do trono após a morte de seu primo, o rei Henrique III, ele foi impedido pelo povo de entrar na capital que recusava aceitar um monarca protestante. Diante disso Henrique IV teria dito “Paris bem vale uma missa”, e se converteu, assim se tornando rei “de fato”. Me ocorreu a possibilidade de Jon fazer algo parecido; muitos vão dizer que não existe chance afinal anteriormente recusará aquela proposta de Stannis, entretanto devemos analisá-la melhor. Não era apenas uma decisão pessoal, caso tivesse concordado em tornar-se Senhor de Winterfell seu primeiro ato depois de jurar lealdade a Stannis deveria ser queimar o bosque sagrado, destruir uma parte essencial do passado de sua família. Por outro lado o relacionamento entre as fés dos novos e antigos deuses é relativamente mais amistosa, inclusive não raro há os que rezam tanto para um quanto para o outro (Sansa, por exemplo, não vê nenhum problema nisso). Dessa forma imaginei a seguinte cena: Os Outros estão há apenas alguns dias de Porto Real, e todos em condições de fugir evacuaram a cidade; a grande maioria daqueles a permanecer são pessoas de baixo nascimento que não tem mais para onde ir; um dos poucos com autoridade a permanecer é o Alto Septão (pode ter ficado por opção, mas talvez apenas não tenha conseguido evacuar a tempo), ao qual tenta manter a moral da população; de repente é avistado um exército aproximando-se, todos pensam que já são os Outros mas quando chegam mais perto percebe-se que são homens, muitos homens, além de mulheres, crianças e… gigantes; Jon (cuja ascendência já foi revelada, embora ainda não tenha feito qualquer reivindicação ao trono) também evacuou o norte o máximo possível, Porto Real teria melhores condições de defesa, razão porque agora estavam todos ali e solicitavam a entrada na cidade; aqueles atrás dos muros ficam na dúvida, juntos podem melhor se defenderem mas nada garante que essas pessoas não os ataquem ao entrarem; o Alto Pardal impõe como condição Jon aceitar a Fé, e para surpresa de todos ele concorda; alguns (principalmente nortenhos) o acusam de trair suas origens,e ultrajar a memória de Ned Stark; ele por sua vez rebate indignado que jamais esqueceria do norte ou dos deuses antigos (como disse anteriormente não é proibido orar a ambos), consequentemente silenciando qualquer oposição.

  • Gustavo

    Bem legal! Muita coisa coerente! Mas eu mudaria a ordem cronológica de alguns eventos, acho que a invasão dos outros será a última coisa a acontecer, as vinganças pessoais e guerras serão finalizadas antes do ataque dos outros. Por que, em um ataque desse tipo, todo o mundo se uniria para acabar com um mal maior.

  • Gustavo

    Muito difícil realmente saber o que acontece…existem muitas pontas soltas, um final genérico daria pra se tentar presumir, mas saber o destino de todos os personagens, eu considero impossível. Acho que nem o Martin resolveu isso ainda. Hehehe…

  • Hellysson Wesley

    kkkkkkk achei q tinha respondido só uma vez kkkkkkkk mandei duas respostas. Mas voltando a temática… Bom é verdade que para ser rei deve ser ungido pelos sete óleos (não sei se é esse nome) mas de fato precisa do Alto Septão para dar o aval. Gostei muito de você ter dado base histórica para o seu argumento já que Martin usou muito da historia medieval inglesa, irlandesa e outras como inspiração à obra. Acho que a possibilidade disso ocorrer é bem significativa. Mas o que realmente não sei é se a fé nos sete deuses lá do sul vai resistir a invasão dos outros. Digo isso sem base histórica especifica, mas sinto que pelo desenvolvimento do livro me vem a cabeça um tipo de desestruturação da religião de Westeros, que hoje é das sete faces do mesmo Deus. Acho que vai haver um tipo de unificação destas religiões a do norte, a do sul, a dos sacerdotes vermelhos. Apesar das praticas serem diferentes entre si, sinto que há uma forte conexão entre elas. Mas se a religião do povo persistir à forte influencia da chegada dos outros que estava prevista de certa forma tanto na ideologia do R’allor quanto na do norte, eu acho que o medo pode alterar a crença deste povo não estou afirmando. Então o procedimento a ser tomado será muito, muito próximo do que você explanou. Havendo esta desestruturação como estou supondo, o Alto Pardal vai perder seu poder de tal forma que isto não será necessário. Mas, concordo com você.

  • Calvin

    No jogo dos tronos qualquer jogada mal feita pode ser fatal, e realmente a base do Alto Pardal ainda é instável, então também concordo com você, a queda dele é muito provável. No entanto não acredite muito que isso significará também a queda da Fé, religiões afinal tendem sobreviver as maiores dificuldades. Mas vai saber? Mais uma teoria: O novo rei quer legitimar seu poder, dessa forma evitar contestações futuras, e um dos meios é conseguir a benção do Alto Septão; ele está em Vilavelha, fugiu para lá antes da invasão dos outros, tal ato prejudicou sua imagem aos olhos do povo, entretanto ainda é o Alto Septão; o Alto Pardal se recusa a abençoá-lo, o rei então acreditando não ser o momento de demonstrar fraqueza toma uma medida drástica, o depõe e nomeia outro para a função; alguém já bastante popular por ter auxiliado os necessitados, embora recem chegado a Porto Real, o Irmão mais Velho da Ilha Quieta (pensei nele porque seu nome nunca foi revelado e o Alto Septão oficialmente não possui um, me ocorreu se não seria uma dica); logicamente o Alto Pardal não aceita o fato, passando então haver dois Alto Septãos em Westeros, um em Porto Real e outro em Vilavelha, coisa que não vai durar no entanto; o rei envia alguém para resolver a situação com o Alto Pardal, de um jeito ou de outro, uma devota dos Sete, e do Estranho em especial.

  • FernandoKs

    Sim e tem aquela teoria de ele ser filho do Ilyrio Mopatys, e aquela esposa dele morta de cabelos prateados que poderia ser uma Blackfyre, sendo que somente a linhagem masculina se extinguiu, quando o Sor Barristan matou o Maelys nos degraus, mas nos livros não fala nada sobre a linhagem feminina.

  • Hellysson Wesley

    Muito bom. Eu falei aquilo do povo desistir de orar pelo sete, porque o realismo de GRRM é bem denso, mostra bem covardia, traição, enfim, tudo para se safar da melhor forma possível seja ele pelo caminho desonroso ou pelo caminho da honestidade como trilhou o Eddard Stark, e com toda essa densidade torna-se um pouco mais aceitável acreditar que um povo pressionado pelo medo, e suposto fracasso dos deuses a qual acreditam em tornar a situação melhor, mudarem de opinião a respeito do que acreditar. A respeito desta sua nova teoria, não sei ao certo se o Martin criará uma outra disputa pelo trono neste caso entre altos septães, porque ao que me parece os olhos dele vão se voltar mais ao norte, Correrrio, Meeren, e Vilavelha é só um palpite já que Porto Real foi abordada até demais no Festim dos Corvos. Mas acho que se Jon subir ao trono considerando que ele seja filho do casamento de Lyanna e Raeghar, tendo a honra que ele tem vinda da criação de Ned Stark, depois de enfrentar os outros cara a cara, não sei se ele vai ter paciência de enfrentar o Alto Septão com seja lá que truques tiver na manga e se enfrentar não sei se vai eleger outro até porque quem elegem são os próprios septães por meio de votos, e se o novo der problemas por ter a mesma linha de pensamento do Alto Pardal, Jon teria problemas tanto com os septães e os dois novos altos septães quanto o povo que iria ficar no mínimo furioso, acho que este foi um dos motivos de Cersei deixar os septães decidirem o futuro no conclave ao invés de se meter. Portanto, acho que o GRRM vai resolver este problema antes da suposta revelação de Jon ser rei ou não, encaminhando ou mostrando um pouco do que poderá acontecer a este Alto Pardal já no próximo livro. E vai que se o Alto Pardal morrer um certa sacerdotisa vermelha com um rubi cintilante que gosta de botar fogo em seja lá o que for.. substitua um certo pardal próximo da morte. Vale a imaginação né?! Mas, bem pensado muito boa a lógica.

  • Calvin

    Na verdade parece não ser incomum os reis e seu pequeno conselho se intrometerem na escolha do Alto Septão, se estou bem lembrado um dos motivos da Cersei não confiar no anterior ao Alto Pardal, tanto que ordenou sua morte, é porque ele teria sido “nomeado” pelo Tyrion. Mas devo reconhecer ser mesmo improvável o Jon, caso torne-se rei fazer qualquer uma das duas coisas, acabo de me lembrar que quando elaborei essa teoria (inspirada em outra passagem da História da Europa, o Cisma do Ocidente, quando houveram dois e depois três papas em exercício ao mesmo tempo) foi para a Daenerys, ao qual por ser nascida de incesto é provável que não fosse aceita pelo Alto Pardal. E outra coisa, por ter sido criado por Ned, Jon tem de fato um grande senso de honra, no entanto ele já mostrou que não é exatamente igual ao de seu “pai”, e vem se diferenciando cada vez mais. Alguns que leram O Cavaleiro dos Sete Reinos, e acreditam nele ter sangue de dragão (categoria ao qual me incluo), identificaram Baelor Quebralanças o Targaryen mais semelhante ao Jon em termos de personalidade, alguém honrado mas não idealista ao extremo: Um exemplo disso é que depois de vencer a Rebelião Blackfyre perdoou aqueles que dobraram os joelhos, mas não sem também solicitar reféns para garantir a lealdade deles.

  • FernandoKs

    eu acho que deveria ser o Rapaz Lua o Rei kkkkkkkkkkkkk.

  • Bruno Kovachy

    Mais uma teoria da conspiração para a galera divagar:
    No primeiro livro ao descrever os filhos de Ned percebemos que Jon, Bran e Aryan puxam a família Stark, enquanto os outros puxam os Tully. Coincidência, ou não, os 3 são exatamente os que são wargs (podem entrar em outros animais).
    Mais uma coincidência é o número de dragões ser exatamente 3.

    Será que na guerra contra os Outros os 3 Starks não poderiam entrar nos 3 dragões?

  • Hellysson Wesley

    Pode ser… Ele tem grande potencial. Mas acho que o Hodor consegue elaborar discursos mais inspiradores e comoventes que o Rapaz da Lua, não duvido mais de nada. Eu quero que se resolva logo kkkkkkkkkk Hodor para rei, e Rapaz da Lua mão do rei por uma Westeros melhor. Vai dar treta essa disputa, se tiver reino pra reinar né?!

  • Hellysson Wesley

    Concordo com você o Jon está finalmente tendo uma personalidade mais própria, mais independente do seu pai, realmente em personalidade é bem parecido com o Baelor Quebralanças, Eu não sei se entendi o que voce disse quanto ao sangue do dragão..se é no sentido de ser da família Targaeryan ou é no sentido sangue de dragão como a Daenerys que não se queima e tal, pq Jon é tão vulneravel ao fogo quanto o resto da galera, lá no começo quando queimou-se jogando fogo nos mortos vivos para salvar Mormont, a não ser que o sangue Stark forneça a caracteristica inversa a Daenerys sendo mais resistente ao frio gancho para montar o dragão de gelo kkkkkkkkkkk. Eu to achando que o negócio de montar o dragão pode ser uma analogia… To achando que não é ficar em cima do dragão, e sim entrar na pele do dragão no sentido Warg da palavra. Pois se não me engano varias vezes montar foi usado para entrar na pele de um animal não sei se to errado mas tenho essa impressão só. Ah desculpa mudar de assunto desse jeito se quiser falar ainda do Alto Pardal fica a vontade.. Veio um devaneio na minha cabeça q ligou uma coisa a outra… enfim. Se brincar o filho de Jon com Dany fica no trono pq é bem capaz de ele permanecer na muralha seguindo o exemplo de Meistre Aemon. ARGH sei mais de nada.. Livro que num sai mais.. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • SOLANUM

    O corvo é Bryden Rivers, foi pro norte na comitiva que escoltou o Meistre Aemon até a muralha depois que ele disse que não queria ser rei. O corvo chegou a ser senhor comandante da patrulha da noite. Não vejo ele como um Mance Ryder. Acho que foi ele foi pra lá da muralha atraído pelos filhos da floresta.

  • SOLANUM

    Tenho que reler os livros, observando mais atentamente nesses detalhes. >.<

  • FernandoKs

    Sim concordo com você, Hodor rei, Rapaz lua Mão e Bronn como Senhor Comandante da guarda real.

  • Deixa eu tentar te ajudar com a minha teoria mais lógica e óbvia(na minha opinião) para um final sem surpresas.
    [TEM UM “QUE” DE SPOILER] Pro Jon(sobreviver) reinar tem nada disso de azurrai casquento.(Pode ate ter mas eu não gostaria de um zumbi como meu rei) Tem que ter o Sam. O Sam vai dar uma bela soprada naquele chifre para matar os errantes, o sopro vai ser tão forte que vai matar os errantes do TWD mas no GoT ele não mata, nada apenas derruba a muralha, só isso. Quebrando além da muralha, os grilhões que prendem Sor Jon Bastardim à sua promessa de não reinar.(ops, “mim” dei bem – Pensa Jon) Sem Muralha, Sem patrulha.

    Teoria 2
    Dragão de TRES CABEÇAS, não é 3 dragões, é um dragão só com Tres cabeças SIM!
    Bran Warga o dragão e jon monta ou warga o Bran(dragao+Bran+Jon) e de leve ainda Arya monta. Ou Jon realmente morre, bran+dragão+Arya.

    Uma coisa é quase certa, alguem warga akele drogonzon e a muralha cai, patrulha ja éris jon targaryan ficará livre para reinar ou morto forévis[END OF SPOLERS]

    O Norte nunca esquece. Nem o bom velhinho.

    Não é possivel que este velho caduco mate todo o norte, Dizime os starks.
    Ned com toda sua honra, não iria por um herdeiro com sangue tão importante na Patrulha.Alias, Ned Stark colocaria porque ele não tem opção ou coloca ou demonstra que traiu Robert deixando a mana dar umazinha faster com o inimigo. Sabendo que ele, Robert “tinha matado” todos os descendentes Targaryan Mas a consciencia do velhinho doido ai em cima não vai deixar ele fazer o Ned Stark de Bobo de Júpiter. Ele vai por a honra dele(GRRM) no Ned. Se é que ele tem alguma.

  • Calvin

    No sentido de sangue Targaryen mesmo, e também acho que o Jon talvez venha ter um filho, mas como acredito que é necessário o nascimento se dar antes do fim da história, pra mim a Val é mais provável de gerá-lo. Um relacionamento com ela no momento tem maiores chances, e não seria preciso muitos páginas para desenvolve-lo. Isso teria uma função vital para o enredo: provar a paternidade de Jon. Muitos aguardam ansiosos a confirmação da mais famosa teoria das Crônicas, entretanto caso provas “convincentes” não acompanhem tal revelação (e o testemunho de Lorde Reed pode não ser convincente o bastante) não a vejo provocar grandes efeitos de fato. Eis outra questão: Visto que em Westeros não existe teste de DNA, qual prova seria convincente o bastante? Uma das possibilidades que imaginei foi ele ter um filho, e a criança nascer com cabelos prateados e olhos lilases, ao meu ver aí ficaria difícil de contestar.

  • Hellysson Wesley

    kkkkkkkkkkkkkkkk agora derrubem essa chapa que eu quero ver. num tem dragão que impeça essa eleição. kkkkkkkkk

  • Hellysson Wesley

    a ta concordo tbem, tá mais próximo de pegar a Val, mas não tenho certeza se ele quer gerar um bastardo como ele, visto que este possa ser um dos motivos para entrar na patrulha da noite, e ele não saber que é um bastardo. Bom quanto a descobrir a verdade de sua paternidade. Existia um tipo de ritual na idade média que inclusive é retratado na serie algumas vezes, que é aquele que no casamento o grupo dos convidados seguem o casal até as camas onde são despidos, numa tentativa de confirmar se eles realmente consumaram o casamento a qual o filho pertence a uniao, é claro que há falhas porque não se via o ato em si. Para contestar não dá para fazer o mesmo que Daenerys faz pois sangue lá do dragão não queima e Jon já queimou. características genéticas podem se manifestar entre gerações também de certa forma pulando uma geração. Caracteristicas como cor de cabelo são meio que imprevisiveis
    então o filho de Jon loiro (quase branco) é provavel por já ter historico familiar ou uma drastica variação genetica, mas para efeito de não haver exame e ter um Meistre a seu lado que pode ser o Sam que comprove a possibilidade com testemunha sendo o Howland Reed e o Alto Pardal segundo minha teoria pode ser o suficiente.

  • Lionel Dayne

    A Sansa tbm era Warg mas a Loba dela morreu. O Robb e o Rickon não tem pov’s mais é bem explicito a conexão dos dois com seus respectivos Lobos. Mostrando que o Wargismo vem do Sangue Stark independente de terem puxado mais as carcteristicas Tully.

  • Lionel Dayne

    Mas isso é previsivel agora. Mas claramente vemos que os 3 Personagens principais, ou com mais pov’s são Jon Snow, Tyrion, e Daenerys. essa estória de 3 cabeças existe desde o livro 2. GRRM deve pensar neles desde o começo. se acabou ficando obvio, não creio que ele irá mudar o que já pensou por conta disto, vide esta noticia acima

  • Calvin

    Targaryens não são imunes ao fogo, segundo Martin aquilo que aconteceu com Daenerys foi “algo único, mágico, maravilhoso, um milagre”, e algo que dificilmente aconteceria novamente. Agora, quanto sua colocação de Jon talvez não querer ter um filho bastardo digo que pode não precisar fazer essa opção; o juramento da Patrulha da Noite é até a morte, portanto encerrou-se caso ele tiver “morrido” mesmo, e mesmo se isso não for permanente. E afim de evitar ele precisar convencer os céticos pode vir aparecer ainda o testamento do Robb, ao qual entre outras coisas (prováveis) cancelaria o juramento do Jon. Imaginei o seguinte: Jon está se recuperando quando “Arya” chega e é levada a sua presença; ele desconfia e pergunta sobre a “agulha” ao qual lhe deu antes de ir pra Muralha, como a verdadeira Arya odiava costurar Jeyne pensa nunca ter havido nenhuma agulha, falhando no teste ao responder isso, e sendo forçada depois de ameaçada admitir a verdade; mais tarde Jon começa acreditar ter perdido definitivamente sua família, Val lhe sugerindo começar outra… Ah, na possibilidade de Aegon descender dos Blackfyre, acho que também terá um filho (com a Arianne provavelmente), e talvez venha ser uma menina.

  • Islan Oliveira

    Ainda tenho esperanças que a Daenerys morra ou fique sendo rainha em Essos mesmo.

  • Islan Oliveira

    Dos filhos de Ned e Catelyn apenas a Arya tem o rosto longo dos stark; os outros (inclusive o Bran) tem traços Tully. E todos os 6 são wargs,a Sansa apenas não teve tempo de densevolver o dom.

  • Islan Oliveira

    Cara-Malhada tem de estar no conselho.

  • Mab Castro

    E Bran? O que você acha que acontece com ele?

  • Hellysson Wesley

    É claro será mestre dos sussurros.

  • Hellysson Wesley

    Aé né.. É pq achei que se ele fosse Targaeryan acho que teria entre aspas “a linhagem mais poderosa de todos” por isso insistia nisso de não pegar fogo kkkkkkkkk esqueci que tinha o resto kkkkkkkk. Assim acho que ele reconheceria a Jeyne quando a visse. Vale lembrar que ela e Sansa viviam juntas por serem melhores amigas vagavam sempre juntas, e Jon era muito ligado a Arya para deixar de reconhece-la. Acho que Arya não vai para Westeros nesse proximo livro. Ela ainda está em treinamento, e tenho uma leve impressão que o retorno dela para Westeros não será de forma clandestina escondida em um navio ou algo do tipo, com outro rosto acho mais provavel, e acho que ela volta com Daenerys. Digo isso porque Braavos é um excelente ponto estrategico para chegar à muralha. Lá tem senao me engano os melhores estaleiros das cidades livres, um dos bancos mais poderosos, e lá não está em guerra como Myr ou Lys se me falha a memoria entao diria que é uma parada necessária. Na verdade acho que alguém tem de explorar Asshai e acho que Arya é a melhor candidata, por estar aprendendo artes místicas e tal. A possibilidade de explorar estas terras é iminente e Martin vai aproveitá-la seja nos proximos dois livros, ou outro a parte da serie. Quanto a Aegon creio que vai atrair atenção de Porto Real mais cedo do que previa. SPOILER PARA QUEM NÃO LEU LIVRO 5… Varys mata Kevan. Ele agiu justo quando Aegon chegou em Westeros, confirmando as teorias de que está do lado Targaeryan ou Blackfyre da história. Aegon se casando acho que se vai acontecer em breve com Arianne pelo que vejo tbem. pelos capitulos disponibilizados aqui deu pra perceber que pode acontecer isso. E Martin disse que ia ter mais casamentos.. E o que me vem a cabeça são eles. Acho que vai ser menino se nascer.

  • Calvin

    Está certo em suas colocações sobre Jeyne, no entanto alguns anos já se passaram e talvez depois de tudo que passou não esteja lá muito reconhecível; ainda mais pelo Jon de quem nunca foi muito chegada, razão porque sugeri ele não ter certeza e fazer um teste. Penso que será uma menina pois aí poderia-se, para selar a paz, acordar o casamento dela com o filho do Jon, unindo as duas linhagens dragão. A Guerra das Rosas, a principal inspiração do Martin, acabou também com a unificação das linhagens rivais através de um casamento, sei que ele não tem qualquer obrigação fazer igual (as Crônicas não é um romance histórico afinal) mas não me parece um final ruim.

  • Hellysson Wesley

    hum concordo. o que nos resta é endoidar mais um pouco.

  • drmingus

    Na verdade, aquela conversa de que não haverão novos POV’s é mentira. Soube de fonte segura que vai ter um POV do Hodor, revelando quem são os pais do Jon e de quebra revelando também que é Azor Ahai. Só que o GRRM vai escrever na linguagem do Hodor 🙁

  • Calvin

    Que tal assim: Dorne recusa-se aceitar o filho de Lyanna Stark como rei (consideram na parcialmente responsável pelo que houve com Elia), e isso é péssimo; Jon precisa de suas reservas de alimentos, as do Vale podem não ser suficientes para alimentar o povo de Westeros (lembremos que esses dois foram os reinos a menos terem perdas), e opta por uma ação ousada, sequestrar a filha de Arianne e última descendente conhecida dos Blackfyre (Aegon acabou sendo traído e morto depois da sua verdadeira identidade ser revelada); acredita que será uma missão fácil para Arya, agora capaz de mudar de rosto com grande facilidade, mas as coisas quase saem muito errado; ela é canhota, entretanto a serviçal ao qual roubará o rosto era destra, um detalhe que chama atenção de Arianne, embora não rápido o bastante, e Arya consegue (com ajuda do irmão) deixar Lançassolar com a menina; o rei precisou improvisar e, montado num dragão, intervir para tirar ambas de lá, no entanto a missão foi um sucesso; sem alternativa Arianne senta-se para negociar com Jon, propondo dobrar o joelho e entregar um grande quantidade de alimento em troca da princesinha, proposta que é recusada; o filho da Rosa do Inverno receia futuras rebeliões, com o fim de evitá-las pensa em ficar com ela e quem sabe futuramente casá-la com seu herdeiro; a Princesa de Dorne logicamente não quer se separar da filha e ameaça destruir as reservas; é um impasse para o qual ninguém vê solução, sem ser uma que praticamente ninguém tem coragem de falar em voz alta; Lorde Samwell Tarly entretanto surpreende a todos e a menciona, já que os dois tinham enviuvado poderiam se casar.

  • Hellysson Wesley

    Vish. Não acho que Dorne tenha tanto assim de reservas. vale a pena ressaltar que Dorne não é tão rica em alimentos por causa que em sua maior parte do territorio é formada de montanhas e desertos, a mais poderosa de todas em suprimentos é Jardim de Cima por ter areas imensamente plantaveis. É claro que ela vai sofrer perdas consideráveis por alimentar Porto Real e ser saqueada pelos homens de ferro, mas ainda sim poderá ainda ser mais abastecida do que Dorne. É o que acho. Arya ajudando Jon deverá ser quando ela cumprir sua missão. Matar Freys e o resto da gangue da lista que ela orava. A questão de ela se dar mal por interpretar errado um personagem… Do jeito que ela fez no capitulo Mercy já dos Ventos de inverno disponibilizado aqui no site, não acho tão válida porque a meu ver a Arya interpretando uma personagem para fazer o que tem de fazer é de uma forma tão intensa e visceral que não acho que ela erre em detalhes pois são neles que ela focará. Jon e Arianne acho provavel. Uma do calor de Dorne e um do frio da muralha pode funcionar tão bem quanto uma Daenerys. Eles tem ou terão objetivos em comum com aliados poderosos encarar a Cersei ou quem tiver no trono. Agora com Jon já estabelecido como rei não sei se unirão em matrimonio porque acho que já deve ter embuchado a Val, não sei kkkkk antes de ser rei eles se unirem acho mais provavel. Samwell Tarly não acho que vá ficar até o fim lá na cidadela e virar Meistre ele vai correr da treta que tiver por lá dos dragões ou de magia que aqueles veim esconde da galera e vai contar a Jon e será lorde no lugar de Dickon morto em batalha para Euron. É o que acho.

  • Hellysson Wesley

    Até imagino… Epilogo do Sonho de Primavera. POV de Hodor dizendo que este nome que ele fala Hodor(lembrando que o nome dele é Walder) é o nome do inimigo de Rallor que estava tentando dominar a mente dele, falando sobre todos os fatos que aconteceram após o ultimo capitulo. Guiando-nos a uma nova aventura montando o Drogon renomeado de Hodor até a asshai queimando quem tiver no meio com a Gelo recém forjada unindo as espadas denovo sobre tuas mãos e escrevendo as Cronicas de gelo e fogo. E acaba dizendo “Hodor, Dracarys”. Vish acho que viajei kkkkkkkkkkkkkkkk

  • Calvin

    Há uma teoria que Alleras a quem Sam conhece na Cidadela é na realidade Sarella, a serpente da areia que falta, e portanto prima da Arianne. Caso os Starks e Martells forem aliar-se, ao meu ver é praticamente certo ser através desses dois. Quanto ao pai e irmão de Samwell, também acho que vão ser mortos, mas pelo Gendry; todos achariam ter sido uma vingança por Lorde Tarly ter derrotado Robert durante a Rebelião, algo ao qual só virá irritá-lo (o Touro odeia ele afinal). E como disse antes, pra mim é mais provável a Val ficar grávida de Jon, no entanto acontecendo tal coisa não acredito em mais tarde ambos tendo um final feliz juntos (o encerramento Martin já disse será “agridoce”), acho que pouco depois do nascimento ela se tornará outra baixa (quem sabe ao tentar evitar Melisandre de tentar sacrificar seu filho), ficando então Jon livre para casar novamente (talvez mesmo com Arianne), possivelmente para selar alguma aliança.

  • drmingus

    Não, não. Na verdade, o capítulo vai ser: “Hodor, hodor hodor hodor hodor, hodor hodor …”, e por ai vai!

  • Hellysson Wesley

    é é na verdade a sua proposta tem mais sentido kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Hellysson Wesley

    Essa teoria de Alleras ser Sarella não sabia.. Legal que se vc ler de trás para frente Alleras tem-se Sarella kkkkkkkkkk. Poxa nem me liguei que só foram mostradas apenas tres das serpentes eu imaginava que ela fosse introduzida com Arya… Pelo fato de Dorne ter uma fortíssima ligação com as cidades livres é tanto que varios dos personagens de Dorne saíram ou ja passaram nas cidades livres. Mas ela indo a cidadela como Oberyn fez tem mais sentido seguindo os passos do pai. Quanto ao Samwell pode ser que seja para Gendry pq agora o Lorde Tarly está em lagoa da donzela bem perto da estalagem do Entroncamento que é onde Gendry estava. Não sei. Continuo pensando que vão ser os homens de ferro é só palpite. o final se ficar uma pessoa viva já to feliz kkkkkkkkkkkkkkkkk acho que o bebe sobrevive e é entregado aos White Walkers como trato para não pertubarem mais. E quando levarem para as terras de sempre inverno ou jon ou até o Hodor vão aniquilar os treze poderosos lá. Vish fui longe agora. Concordo quanto Jon e Arianne. A Dany deve tá morta msm kkkkkkkkkkkkkk.

  • Marcelo Sammet

    Sem esquecer quem em um dos episodios a daenerys diz que teve um sonho e que estava sentada ao lado de um rei bem jovem e que nãoera o Drogo!! pode ser o Jon!! hrehehehe

  • Marcelo Sammet

    outra coisa, Depois que lord Ed Stark voltou para winterfell ele trazia o bebe Jon Snow, agora quem é a mãe dele ninguem sabe, e se ele for filho do Rei Robert baratheon, e ele pediu para Ed Stark levar o menino embora para Cercey não fazer mal ao garoto.. é uma dica!

  • MC Bananudo

    Não acho uma teoria muito provável, uma vez que Jon apresenta mais características nortenhas do que qualquer outro irmão, e Robert jamais se importou com os milhares de bastardos que gerou.
    Há mais chances dele ser filho de algum parente de Eddard, como Lyanna ou Brandon

  • MBMR

    Interessante! Qual episodio ou capitulo do livro?

  • Ju

    Eu acho que se Jon for realmente filho de Rhaegar, vai ter algo na história para provar isso, alguma carta de Nedd esclarecendo a história, um documento do casamento com Howland Reed, ou até o próprio Arthur Dayne aparecendo vivo na história ( porque me desculpa mas eu ainda não acredito na morte dele, como o Nedd e Howland Reed saíram vivo numa batalha e mataram o melhor cavaleiro de Westeros sendo dois meninos verdes ainda).

  • LEITORA ASSÍDUA

    Na verdade nenhuma das coisas .. o Jon morre no 6° livro , ele é filho do Edward msm e a mãe era uma selvagem , ex mulher do rei dos selvagens .. beijos

  • LEITORA ASSÍDUA

    no livro fala , que quando morre não pode mais possuir o dom, Rob morreu, rycon vai morrer no 6° , e sansa vai conquistar o reino.. o resto não

  • Raquel Terceiro

    concordo !

  • Weberson Rocha

    Robertt nem era casado com a leoa na época da guerra do tridente!

  • Meliodas

    Quando o último livro sair as coisas vão ser tão chatas, é como um amigo que morre.

  • Marcelo Pereira

    hummm… Ele morre mesmo? Não tenho tanta certeza disso. Não fica claro o fim de Jon, ele se transferiu para dentro de Fantasma e quando o corpo dele for “queimado” para que ele não “volte” creio que algo surpreendente pode acontecer…

  • rafael silva

    Jon morre no 6º livro ?!?!?!?!
    Edward ?!?!?!?!?
    Dá pra ver mesmo que você é uma “leitora assídua” … Beijos.

  • rafael silva

    É que ele disse que o Jon morre no 6º livro, e não no 5º… e chamou o Lorde Eddard de Edward (WTF?!)

  • rafael silva

    É que ele disse que o Jon morre no 6º livro, e não no 5º… e chamou o Lorde Eddard de Edward (WTF?!)

  • Jamis

    Aegon, sobrinho dela… Bem mais provável. Ou não, todo mundo morre mesmo nessa porra HAUhauHAUauHAUHa

  • Rogerio silva

    [Spoiler]
    Eu acredito que Jhon Snow chama a atenção de Melisandre da mesma forma que o Stanis, porém o próprio mestre Aemon havia dito que ela estava enganada sobre o Stanis ser o escolhido e que na verdade era a Danerys[essa parte está no final do 4º livro]. O que poderia dar sentido ao termo Gelo e Fogo.
    Outra coisa que poderia firmar essa teoria foi quando a Danerys entrou na casa dos imortais e viu um rei com cabeça de lobo chorando e segurando um pedaço de carne como se fosse um cetro[essa parte esta no meio do 2º livro].
    Sem contar que eu realmente acho que a Sansa vai reerguer a família Stark com o Littlefinger.

  • Leandro Soares

    Digo esquecido pelos fãs.
    Todo mundo quer teorizar sobre os principais e não veem que ele tbm terá um papel fundamental na história.

  • Daniéla

    Não sei ele morre. Na verdade quem leu sabe que ficou uma lacuna aberta sobre a morte de Jon, ele foi gravemente ferido, mas que conste que ele esteja morto, isso deixou para ser entregue no 6º. Todo mundo que lê as Crônicas de Gelo e Fogo sabem que o Martin adora o improvável…

  • Daniéla

    Eu também acho que o isso, Jon ser filho da Lyanna com Rhaegar, pelo que o Nedd precisou jurar pra ela quando ela estava morrendo. Mesmo porquê Robert estava matando todos os descentes de Targaryen, e o que ele fez foi ‘esconder’ do amigo que o filho da Lyanna era um Targaryen, alegando ser um bastardo seu, isso não condiz com a personalidade do Nedd, ter um bastardo. Lembra quando Jojen e Meera contam ao Bran a história do cavaleiro estranho que ganhou o torneio e deu o titulo de a mais bela não para a moça que deveria? eu acho que os personagens desta história era a Rhaegar e Lyanna, e foi aí que eles se apaixonaram… depois veio o sequestro que gerou a morte do pai e irmão do Nedd e tudo mais… sequestro que eu também tenho minhas dúvidas quanto a isso… acredito numa fuga, ela estava prometida ao Robert…

  • Breno Lemos

    [Spoiler 2º e 3º Livro]

    Esse visão da Dany, do rei com cabeça de lobo, na casa do imortais é sobre o casamento vermelho, onde os Frey e os Bolton decapitam o Robb e costuram a cabeça do Vento Cinzento no corpo dele.

  • Giovana Carla

    Gente!!!!Só eu q tô preocupada com o fato de q morto ou inconsciente o Jon deixou 2 mortos lá nas celas de gelo(e nós sabemos como isso acaba),mais milhares e milhares de selvagens,isso sem esquecer q quem mantinha a paz entre os Irmão Negros e os selvagens era ele,fora q os selvagens de Durolar não vão mais ser salvos por ele,vão morrer e se alinhar ao exército de mortos-vivos e provavelmente vamos ter q chamar a série de As Crônicas de Sangue e Gelo devido a taxa sanguínea desperdiçada q seria suficiente para satisfazer um planeta jupiteriano povoado por zumbis e vampiros nada sexy.E…Bando de sem coração,enquanto vocês falam da ressurreição divina dele,o Fantasma perdeu o dono dele,que acolheu ele,alimentou ele,e não deixou ele morrer na neve e fizeram companhia um ao outro quando ninguém mais queria,vocês não acham q ele não vai partir pra cima dos assassinos do Jon com sede de vingança?Tipo:estamos falando do Fantasma ele não vai deixar barato.
    Então é pensem sobre isso.

  • Priya Lovenita

    Nesta temporada vou adorar ver Cesei pagar mico, Jon possivelmente vai se torna rei dos povos alem da muralha, Sansa vai reerguer casa Starck, os dragões serão os salvadores porque destruirão os Vagantes Brancos, espero que a mulher vermelha mossa queimada e Dany se sentara no trono de ferro, por merecimento.Só cuidado com Tyriion, ele pode surpreender

  • Priya Lovenita

    Jon MORRE? Mas ele é tão importante na história, que pena

  • Priya Lovenita

    não aguento mais ver os lobos morrerem, o Fantasma vai com seu dono

  • Priya Lovenita

    Não lembro disso, mas tomara que no final seja ela e Jon

  • Priya Lovenita

    bem pensado

  • Priya Lovenita

    cara, ainda bem que vc não escreveu estes livros

  • Priya Lovenita

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk boa

  • Priya Lovenita

    concordo com essa teoria.

  • Letícia

    De onde tirou isso??? Vc leu the winds of winter??? Ele morre no final do 5 livro e vai morrer nessa temporada, mas antes precisam clarificar quem é a mãe dele. Sinceramente se o Jon fosse filho do Ned com uma Selvagem, os livros seriam uma MERDA. Duvido que seja esse realmente o caso. E duvido que vc tenha lido qualquer coisa do GRRM na sua vida, muito menos as crônicas de gelo e fogo.

  • Letícia

    eu ri alto!!!

  • Letícia

    É tanta asneira que me mato de rir! Teoria é que nem bunda, todo mundo tem uma!

    Azor Ahai:

    – Tem gente que jura de pé junto que o Jon é o Azor Ahai, outros juram que a Dany é o Azor Ahai. Tem que pense que o Victaryon Greyjoy é o Azor Ahai.

    Targayen disfarçados:

    – Há quem ache que Tyron é um bastardo Targaryen, enquanto outros acham que Cersei e Jamie é que são filhos do Rey Aryes. Há quem diga que o Mance Rayder é o Rhaegar disfarçado do outro lado da muralha. Outros têm certeza de que Jon é filho do Rhaegar com a Lyanna e muitos acham inclusivo que ele é um filho legítimo!

    Pretendentes da Dany:
    – Já ouvi dizerem que a Dany vai se apaixonar pelo Victaryon Greyjoy

    – Outros acham que ela vai ficar é com o tal do Daario mesmo.
    – E uns insistem que ela vai se apaixonar pelo Jon ( tipo…nas últimas 10 páginas do nono livro que GRRM vai escrever sobre a saga, pq ele ja está no 6 e até eles nem se conheceram…)

    Resumindo…muita gente vai dizer: “viu! Eu sabia!” Mas a verdade é ngm sabe nada, a gente acha que sabe pq quer fazer sentido no que leu ou viu na TV, mas é tudo ponto de vista. Eu, como gosto do Jon Snow, vejo ele em todas as profecias e acho que é assim com todo mundo com seus personagens favoritos…ngm sabe nada não…ele pode escrever tranquilo o que tem em mente. 🙂