Os personagens dos livros que devem (ou não) aparecer futuramente em Game of Thrones

O texto a seguir possui spoilers dos livros “O Festim dos Corvos” e “A Dança dos Dragões” que ainda não foram adaptados na série de TV. Leia por sua conta.

Como todos os leitores das Crônicas (de Gelo e Fogo) devem saber, a quinta temporada de Game of Thrones é provavelmente a mais parecida com a segunda em termos de imprevisibilidade. Assim como naquela ocasião, a história atingiu um ponto em que novos núcleos e dezenas de personagens precisam ser inseridos na trama para que ela continue de acordo com os livros.

Euron Greyjoy na Assembléia de Homens Livres (por Kay Huang)

Euron “Olho de Corvo” Greyjoy na Assembleia de Homens Livres (por Kay Huang)

Também “é sabido” que a HBO não dispõe de verba suficiente para contratar as centenas de atores e atrizes necessários para que todos os personagens criados por George R. R. Martin façam parte da adaptação, e convenhamos 10 episódios (aproximadamente 10 horas) por ano também não são o suficiente para introduzi-los de maneira adequada. Por motivos como esses, muitas figuras (algumas bem queridas, outras nem tanto) foram eliminadas da série ou simplesmente substituídas por outras no decorrer dos anos.

Pensando nisso, decidimos criar esse post para que possamos pensar de maneira abrangente quais personagens são realmente necessários (ou não) na quinta e/ou nas futuras temporadas de Game of Thrones.

Quentyn Martell (por Henning Ludvigsen/Fantasy Flight Games ©)

Quentyn Martell (por Henning Ludvigsen/Fantasy Flight Games ©)

Há algum tempo foi liberada essa lista PARCIAL de personagens dos livros que vão aparecer na série ano que vem. Porém, muitos considerados pelos fãs como “peças fundamentais” não foram citados, e é sobre eles que vamos falar:

Sacerdote randômico batizou Theon na 2ª temporada

Sacerdote randômico batizou Theon na 2ª temporada

Euron, Victarion e Aeron Greyjoy: Os irmãos Greyjoy estão no topo da lista de personagens mais esperados pelos fãs. Ou pelos menos dois deles. Aeron é um cara insano e seria ótimo vê-lo na série, até pra nos colocar mais por dentro dessa fé do Deus Afogado. Mas será que ele é realmente necessário? Ele aparece originalmente no segundo livro, quando Theon visita as Ilhas de Ferro e, inclusive, é ele que batiza o sobrinho nas águas do mar (enquanto na segunda temporada da série usaram um sacerdote genérico sem nome), mas é a partir do quarto livro, o Festim dos Corvos, que ele se torna um personagem com POV. Nenhum deles foi descartado pela HBO até então, o que pode significar que Aeron, assim como os outros, servirá a algum propósito maior nos livros que estão por vir. A não ser que Martin simplesmente decida matá-lo em “Os Ventos do Inverno”, o que é mais do que normal na saga e justificaria a ausência do cara nas telinhas, visto que os produtores estão cientes dos destinos de alguns personagens.

Quando falamos de Euron e Victarion, a história é outra. Além de serem personagens extraordinários, os dois são bem necessários para história, ao menos no meu ponto de vista. Se eles não existirem na série, pra onde irá o núcleo Greyjoy? Continuará tendo uma única cena por temporada? Pra onde vai aquele conceito da ‘briga’ em busca de Daenerys? E a briga pela Cadeira de Pedra do Mar? Euron e Asha Yara? Essa última hipótese é válida e, inclusive, foi cogitada por um dos colaboradores do WinterIsComing.net em uma entrevista que George deu ao site Vulture antes do início da quarta temporada. Seria possível transformar Euron e Victarion em um único personagem. O Olho de Corvo poderia aparecer depois da morte de Balon (como no livro), derrotar Yara na Assembleia de Homens Livres (como no livro) e seguir pessoalmente em busca de sua futura esposa, em Meereen (quando no livro ele manda Victarion, que pretende “roubar” Dany para si).

27b5fa8f8d754a49ae5e65b5787468bd-d1o19u9

Da direita para a esquerda: Euron, Aeron, Victarion e Asha Greyjoy na Assembléia de Homens Livres, ou “Kingsmoot” (Arte de Mathia Arkoniel)

Mas se é pra ter um único irmão Greyjoy, por que preferir Euron à Victarion, que é um personagem com POV? Bom, talvez porque o primeiro é um cara mais enigmático, de motivações não muito claras, com um olho sorridente, lábios azuis, um berrante assustador e até um suposto ovo de dragão enquanto o segundo é “só” um guerreiro e comandante extremamente habilidoso e severo, o que não é um tipo muito incomum na série (vide Stannis?). Algo que pode ser um sinal de que a HBO mostrará apenas o Olho de Corvo na série é o fato de que no livro Inside HBO’s Game of Thrones, ele é o único irmão de Balon que aparece na árvore genealógica dos Greyjoys.

moqorro_ffg_7528

“Moqorro, A Chama Negra”

Enfim, com Victarion ou Euron assumindo seu papel, os produtores terão que escalar, no mínimo, mais um personagem icônico das Crônicas: Moqorro – o que não deve ser um grande problema se eles decidirem mesmo seguir em frente com o arco das Ilhas de Ferro/Baía dos Escravos, já que, além de não aparecer muito, o sacerdote vermelho pode ser interpretado por um ator não muito conhecido, e também acho que ele pode aparecer depois. Na sexta temporada, talvez.

Por falar nisso, vocês acham que os Greyjoys também podem acabar ficando pra mais tarde? Balon poderia morrer no final da quinta temporada, deixando caminho aberto para que seus irmãos sejam apresentados no ano seguinte. Isso seria bom pra que que os fãs não ficassem sobrecarregados com tantas informações novas de uma vez mas, ao mesmo tempo, seria um belo “foda-se” para a cronologia da saga, visto que, aparentemente, a sequência da Arena de Daznak (quando Daenerys deixa Meereen montada nas costas de Drogon) pode ser gravada em breve.


Arianne Martell: A princesa de Dorne, Arianne Martell, também figura no topo da lista de personagens mais aguardados pelos fãs dos livros mas, assim como Euron, Victarion e Aeron Greyjoy, não estava na lista liberada pela HBO. No entanto, suas três primas mais velhas – conhecidas como as Serpentes da Areia – serão escaladas, quando muitos acreditavam que ELAS acabariam sendo cortadas da série ou transformadas em uma só, já que Oberyn chegou a mencionar suas oito filhas na conversa com Cersei em “First of His Name”. Tanto Obara, quanto suas irmãs Nymeria e Tyene estarão na quinta temporada de Game of Thrones. Mas por que Arianne não foi mencionada, sendo que ela, ao contrário das outras, é uma personagem com ponto de vista (POV) nos livros?

Algumas das falas lidas nas audições publicadas recentemente na internet sugerem que as Serpentes terão um papel maior na série, principalmente no esquema para coroar Myrcella no lugar de Tommem Baratheon (e vingar a morte do pai) – conspiração que nos livros é liderada por Arianne.

Arianne_martell_and_arys_oakheart

Arianne Martell e Arys Oakheart (Arte de Magali Villeneuve /Fantasy Flight Games)

Além disso, quando o elenco da quinta temporada foi anunciado ontem na Comic-Con, a descrição do personagem Trystane Martell (que será interpretado pelo ator Toby Sebastian) sugeriu que ele será o herdeiro de Dorne. Isso definitivamente excluiria não só Arianne, como também Quentyn Martell dos planos da HBO, algo mais ou menos parecido com o que aconteceu a Loras, Willas e Garlan Tyrell, só que muito mais grave, já que os irmãos dorneses possuem um papel de maior destaque em “O Festim dos Corvos” e  “A Dança dos Dragões”.

(Aliás, George R. R. Martin até aconselhou os produtores a não cortarem Garlan e Willas da série, por causa do futuro deles nos livros. Mas parece que não adiantou…)

O fato de terem escolhido uma atriz que já concorreu ao Oscar para interpretar a mais velha das Serpentes de Areia também pode não ser um bom sinal para os fãs da princesa…

Mas por que substituir Arianne pelas Serpentes da Areia? Por que trocar uma personagem “principal” por quatro personagens “menores” (supondo que Ellaria Sand também tenha uma participação mais ativa no plot da coroação de Myrcella)? E quais seriam as consequências dessa escolha?

Arianne e seus amigos conspiradores (por lady_voldything)

Arianne e seus amigos conspiradores (por lady_voldything)

Tudo indica que o destino de Arianne reserva uma aliança com os Targaryen através de seu casamento com o jovem Aegon. Caso isso venha a se confirmar nos livros, que caminho a HBO tomará? Será que Doran oferecerá a mão de uma bastarda ao futuro rei de Westeros? Ou Aegon e Jon Connington, assim como Arianne, simplesmente não existirão na série?

54dac759b9bc6d4bac99ada6c0b5b7d2-d1voteq

Gerold Dayne, o “Estrela Negra” (por Mathia Arkoniel)

Acho que não preciso nem falar de Arys Oakheart, dos companheiros de Arianne ou do Estrela Negra (que por algum motivo desconhecido por mim, é um dos personagens preferidos dos fãs). Se os produtores estão mesmo cogitando excluir Arianne, Quentyn, Aegon e Jon Connington da história, imagina o destino desses pobres coitados personagens secundários.

ATUALIZAÇÃO 27/07: Parece que o Estrela Negra será escalado! Veja aqui.

E se Jaime e Bronn estiverem mesmo indo para Dorne – possibilidade que também foi levantada pelos scripts das audições (supondo que eles não tenham sido escritos apenas para os testes), o arco de Dorne na adaptação promete ser bem diferente daquilo que vimos nas Crônicas.


Quentyn Martell: Como foi mencionado acima, é bem possível que Quentyn Martell, outro personagem POV, acabe ficando de fora da adaptação simplesmente por que seu irmão mais novo, Trystane, foi descrito pela HBO como herdeiro de Lançassolar. Mas e quanto ao arco dele em “A Dança dos Dragões”? Se os rumores de que a sequência da Arena de Daznak está sendo filmada na Espanha forem verdadeiros, então a hora pra Quentyn aparecer seria essa, pois todos sabemos que, depois da Arena, Daenerys vai embora de Meereen por tempo indeterminado.

quentyn_and_his_comrades_by_autumn_sacura-d6j3s0t

Quentyn Martell e seus companheiros Gerris Drinkwater e Archibald Yronwood (por Autumn)

Será que os plots envolvendo ele, o pedido de casamento, os Soprados pelo Vento e os dragões serão completamente omitidos da série? Alguns sugerem que Trystane, por ter sido envelhecido na adaptação, possa acabar assumindo esse papel. Acontece que ele também é descrito pela HBO como o “filho galã” do Príncipe Doran, e o problema de Daenerys com Quentyn é justamente o fato de ele não ser muito bonito. É claro que isso pode ser facilmente contornado no roteiro, e o “pé na bunda” pode ser dado por outro motivo qualquer. Mas o que aconteceria com Myrcella nesse caso? Trystane simplesmente largaria a noiva em Dorne e partiria pra Meereen em busca de dragões?

Caso Quentyn seja escalado (o que a essa altura eu acho muito improvável), os produtores ainda teriam que se preocupar em escalar um de seus amigos, Archibald ou Gerris, e pelo menos um ou dois Soprados pelo Vento (o Príncipe Esfarrapado, no mínimo). Esse talvez tenha sido um dos motivos pelos quais eles optaram em deixar todos de fora (embora Arch e Gerris sejam papéis pequenos que podem ser interpretados por atores low profile ou até mesclados em um só).


“Griff” e “Jovem Griff”: Sabemos que Yezzan, mestre de escravos que compra Tyrion e Jorah, acrescentando-os à sua “coleção de seres bizarros”,  já foi escalado para a quinta temporada (e será interpretado pelo ator Enzo Cilenti). Yezzan só aparece depois que Tyrion encontra “Griff “e o “Jovem Griff”, que na verdade são Jon Connington e o suposto filho de Rhaegar Targaryen, Aegon.

Jon Connington (por Filipe Hattori©)

Jon Connington (por Filipe Hattori©)

"Griff" e o "Jovem Griff" (por Auntumn)

“Griff” e o “Jovem Griff” (por Auntumn)

Como a lista de personagens da quinta temporada que vazou é PARCIAL, ainda é possível que vejamos esses dois personagens no ano que vem. Mas se isso não acontecer, talvez eles sejam introduzidos de uma outra maneira – talvez na sexta temporada, já chegando à Westeros (o que seria uma pena, pois perderíamos a interação deles com Tyrion).

Se a HBO vai mesmo colocar JonCon e Aegon na história, precisam escalar ao menos um membro de sua tripulação, que é cheia de personagens interessantes como a Septã Lemore (que levantou uma série de teorias na internet), Pato e o Meiomeistre Haldon. O que vocês acham?


Penny e Tyrion (por kethryn)

Penny e Tyrion (por kethryn)

Outros: Por falar na coleção extravagante da Baleia Amarela (que na série não será nem tão baleia ou amarelo assim), outro membro que ainda não foi mencionado é a anã Merreca (Penny) que, nos livros, esteve com a companhia de anões no Casamento de Joffrey e mais tarde junta-se à Tyrion na sua viagem por Essos.

Pessoalmente, eu achei esse lance de “anão namorar anã” meio forçado nos livros e talvez pareça ainda mais forçado na série de TV. Mas é inegável que a parceria de Tyrion e Merreca contribuiu, de uma maneira ou de outra, para o desenvolvimento do personagem, então é difícil dizer o que David e Dan farão à respeito disso. Alguém aí conhece uma boa atriz anã pro papel?

Jeyne Poole (interpretada por uma atriz desconhecida) em breve aparição na primeira temporada da série.

Jeyne Poole (interpretada por uma atriz desconhecida) em breve aparição na primeira temporada da série.

Na 5ª temporada, Roose, Ramsay (agora Bolton) e Fedor/Theon estarão em Winterfell. Se a HBO seguir a história dos livros, Roose terá de arranjar uma Arya Stark falsa para se casar com Ramsay, a fim de assegurar a lealdade dos nortenhos. Só que nos livros quem assume esse papel é Jeyne Poole, amiga de Sansa que, na série, nunca teve muito destaque e só apareceu uma única vez, rapidamente, no banquete que os Starks oferecem ao rei na primeira temporada.

A saída seria usar outra personagem pra viver a falsa Arya, e a maioria dos fãs concorda que os produtores devem acabar usando a Myranda (Charlotte Hope), personagem criada especialmente para a série e que já é uma espécie de amante do Ramsay então é meio caminho andado pra eles.

20130603212832!Wendel_Manderly

Wendel Manderly, filho de Lorde Wyman, no Casamento Vermelho (reparem que ele tem um broche do Tritão, símbolo de sua Casa, cravado no peito)

Na Winterfell dos livros também vimos Lorde Wyman Manderly servir umas tortas com recheio bem peculiar aos Freys e Boltons. Mas será que ele vai aparecer na série? O fato de seu filho ter sido escalado e morto no Casamento Vermelho (embora sem dizer uma palavra) pode ser um sinal de que D&D pretendem investir no personagem, que tem um papel de destaque em “A Dança dos Dragões”, principalmente no arco de Sor Davos. Mas vale lembrar que, na série, Jon Snow sabe que os irmãos mais novos – Bran e Rickon – estão vivos, e ele mesmo pode contar isso à Davos, tornando “desnecessária” a viagem à Porto Branco e a escalação de personagens como o escudeiro Wex (que é quem faz a revelação nos livros) e o próprio Lorde Manderly.

Ah, e por falar na falsa Arya, a verdadeira irá à Bravos no ano que vem. A lista parcial liberada mostra que a Criança Abandonada, uma das habitantes da Casa do Preto e Branco, será escalada para a série. Mas e quanto ao Homem Gentil? Existem rumores de que o ator Tom Wlaschiha voltará para a quinta temporada de Game of Thrones, então muitos especulam que Jaqen possa preencher esse papel, mas ele também pode aparecer para dar um fim em Balon Greyjoy, como muitos leitores acreditam que aconteceu, ou simplesmente como “O Alquimista”, para lidar com o núcleo da Cidadela (se é que eles vão aparecer na adaptação).

250px-Denkata5698_Val

Val, a princesa selvagem (por Denkata5698 ©)

No livro, Sam parte para a Cidadela ao lado de Goiva, meistre Aemon e do filho recém-nascido de Mance Rayder, que Jon Snow troca pelo filho de Craster a fim de salvar o bebê da fogueira de Melisandre. Mas na série o bebê de Mance Rayder não existe, ao menos não até agora, já que ainda não fomos apresentados à sua mulher, Dalla. Será que isso ainda pode acontecer na série? Sim. Eu duvido que aconteça, mas existem uns 100.000 selvagens que ainda não foram mostrados. É bem possível que Dalla e o bebê estejam entre eles, assim como sua irmã mais nova, Val, que muitos fãs gostariam de ver na série pelo fato de ela ser um possível interesse romântico de Jon Snow.

Mas, de novo, com tantos personagens ‘mais importantes’ na iminência de serem cortados, eu acho difícil que os produtores tenham planos de encaixar essas duas na história.

Além disso, ainda temos que nos preocupar com o futuro de Sansa, que ninguém sabe como será trabalhado na série daqui pra frente já que seu arco, assim como o de Bran, alcançou o mesmo ponto em que estamos nos livros. Será que vão escalar seu futuro noivo, Harry “Herdeiro” Hardyng? Ou ela vai passar a temporada inteira simplesmente passeando pelo Vale e passando pelos castelos de senhores que nós já conhecemos na quarta temporada? E quanto ao arco de Cersei? E a jornada de Brienne e Podrick? Os produtores vão escalar Taena Merryweather? Os irmãos Kettleblack? Randyll Tarly (que já foi mencionado na série)? Septão Meribald? Sor Hyle Hunt? A Irmandade Sem Estandartes retornará? E Coração de Pedra está mesmo de fora?

Lady Stoneheart (por Denkata5698 ©)

Lady Stoneheart (por Denkata5698 ©)


Como vocês podem ver, existem muitas perguntas e muitos personagens a serem apresentados nos próximos anos de Game of Thrones. É claro que a HBO não vai escalar todos eles, e eu não me surpreenderia se nenhum dos personagens nessa lista aparecer na série (o que seria uma verdadeira droga).

A série já tomou a liberdade de cortar sem piedade alguns personagens secundários muitos interessantes.  Sendo eles Mãos Frias, o bobo Cara Malhada, Edric Dayne, Aurane Waters, as garotas Mormont, os irmãos Kettleblack, Tyrek Lannister, Belwas o Forte, os bardos Symon Língua de Prata e Marillion (que morreu na primeira temporada), Vargo Hoat (substituído por Locke) e Jeyne Westerling (que nos livros está viva mas na série foi substituída por Talisa). Ou até mesmo personagens que fazem apenas parte das lembranças, mas que são extremamente vivos nos livros, como a Tysha de Tyrion.

No caso de Daenerys, a série sumiu com Qaithe, dando novas motivações e circunstâncias para o seu arco da história. O khalasar de Daenerys, também foi completamente extinto da história, tanto por conta das mortes induzidas apenas na série de TV, quanto por não terem escrito nada para esses personagens nas últimas temporadas. Sumir já é algo comum em Game of Thrones: Gendry, Camisa de Chocalhos, Lancel e Kevan Lannister,  por exemplo, nunca mais foram vistos.

Para vocês, quais personagens são realmente necessários? Quais poderiam ser mesclados ou inteiramente excluídos da adaptação? A seção de comentários abaixo serve pra que vocês dividam suas opiniões com a gente.

Compartilhe:

Ao comentar no site você aceita as regras previamente estabelecidas.

Posts Relacionados

  • Juliane Muniz

    O NEGÓCIO É TACAR FOGO NA HBO!…tomara que tudo isso ai escrito seja uma viagem nossa

  • Sano

    Conheci a Merreca na versão portuguesa como Centava, um nome que me agrada mais. Merreca lembra Marreca.

    Ela se tornou uma das minhas personagens preferidas da história devido a sua ingenuidade, que contrasta muito com a ingenuidade do Tyrion. A escolha da atriz pro papel é de fato complexa, pois esse lado inocente da Centava tem a ver com sua pouca idade. Não sei se existem muitas anãs entre uns vinte e trinta anos talentosas sobrando.

    No lugar da produção, tentaria ver uma jovem atriz baixinha mesmo para o papel, alguém como a Melissa Rauch (Bernadette de TBBT), que só tem 1.52 m de altura.

  • Andrews Reis

    Eu acredito que boa parte desses personagens serão cortados mesmo. É frustrante, mas compreensivel.
    O nucleo Greyjoy deve ser movido para a sexta temporada. Inclusive, faz mais sentido. Mostrariam a morte de Balon, a Assembleia em seguida, a busca por Daenerys e, por fim, a Batalha de Meereen. Ficaria mais coeso assim. Parecia mais um arco.
    O mesmo deve acontecer com Quentyn. Seria confuso para o publico mostrarem a jornada dele esse ano. Do nada. O arco de Dorne já ocupará muito espaço. Vão focar em toda a trama Myrcella e Serpentes esse ano. A sexta temporada deve dar um destaque a Quentyn. Esse é o meu palpite.
    Aegon e JonCo não serão cortados. Eles são importante demais para a trama. Caso eles não se encontrem com Tyrion, é provavel que mostrem os dois no nucleo do Varys.
    Enfim, confio nos produtores. Martin segue cada passo da série. Eles sabem o que fazem.

  • a HBO fez um excelente trabalho. NÃO TEM COMO TER TUDO QUE O MARTIN CRIA…ninguém na Terra faria melhor…

  • Eu acho que antes de atirar pedra na série é preciso entender essa questão financeira e pensar que eles trabalham melhor os personagens. O Martin tem a mania de criar muitos personagens e simplesmente deixá-los de lado. O que a HBO faz é realmente usar as criações melhores. O destaque às Serpentes da Areia é o aproveitamento de criações legais, elas terão mais tempo para serem desenvolvidas. Gosto da Arianne, mas é MUITA GENTE. Tem que aceitar que simplificações devam existir. Acho que Arianne, Quentyn, Merreca estarão fora. Quanto aos Greyjoy acho que os irmãos serão fundidos e deve aparecer na sexta. Possivelmente essa temporada deve ter morte do Balon apenas. A trama da falsa Arya é essencial para a continuidade, mas acho que não usarão a Myranda. Ela é conhecida entre os Bolton na série. A ideia seria enganar trazendo alguém novo. Acho que não precisa ser a Poole, pode ser uma menina qualquer. Acho que vão trabalhar o ciúmes da Myranda nela… Quanto ao jovem Griff, acho que talvez só na sexta ou talvez no final da quinta.

  • Samuel

    Acho que os núcleos que vão continuar próximo aos livros serão os da muralha + Stannis + Boltons, Porto Real, e provavelmente o da Arya. Bran e Sansa são incógnitas, pois ou eles adiantarão tramas do próximo livro ou simplesmente encherão de fillers e o pior é que a gente nem vai saber a diferença 🙁
    Eles devem envolver a Brienne com a irmandade. Já que parece que realmente cortaram a nossa Lady, Beric deve fazer um papel meio análogo. Acho que a série vai focar no núcleo de Dorne essa temporada e introduzir Olho de Corvo (acho que vai ser só ele mesmo) só na sexta, assim como alguma coisa do núcleo da Cidadela. Minhas dúvidas são em relação a Aegon. Acho que ele é bem fundamental para a história, mas é possível que fique só para a próxima temporada também, mas e aí o que fariam com o Tyrion? Mandariam ele direto pra meereen? E sem o Quentyn, acho bem possível que as tramas de Dany de A Dança já acabem nessa próxima temporada. Por fim só quero deixar minha tristeza com esses possíveis cortes e essa enxurrada de alterações. Entendi e defendi a maioria das coisas que os produtores fizeram até aqui, mas por exemplo, manter 3 personagens como as serpentes (quando eles poderiam muito bem fundí-las em 1 só) e cortar Arianne (a essa altura já era né galera), justamente a personagem que mais tem tramas? E se eles podem se dar ao luxo disso, por que então não introduzir os 3 irmãos Greyjoy que são muito mais importantes para a história? Fica parecendo que eles já se conformaram com o Martin não terminar a tempo e tacaram o foda-se para os livros, fazendo simplesmente o que lhes der na telha. Só espero que eu esteja errado, muito errado…

  • PHSA

    Sinto muito, HBO…

  • Gabriel

    Tem que deixar ressaltado também que no episodio de invasão/tomada de Meereen Daario diz pra Dany que tomaram a cidade com tudo o que possuia incluindo sua frota naval de 93 navios, (quantidade cuja qual Victarion atinge a baía dos escravos após sua travessia e saques). O que nos faz ter a ideia de que ele realmente não apareça na serie.

  • Agradeço pelo post Rafa, li os livros há tanto tempo que já não lembrava de alguns nomes importantes que poderão aparecer na série futuramente. O jeito é reler tudo novamente pra não deixar a HBO fazer uma lavagem cerebral com a série e perder a essência da história original. E o maior medo de todos pra mim é o spoiler que a série vai dar nos liros né :/

  • Tassio Luan

    Depressão define meu estado de espírito depois desse post :/

  • Mariana Massafera

    Não ter Victarion e Coração de Pedra será um duro golpe no meu coração. Snif.
    Acho que fico mais triste de ver eles não aparecerem na série da TV do que morrer nos livros. (pq afinal de contas, morrer é normal XD )

  • Gabriel Monteiro

    Tenho quase certeza que a HBO vai dar um tiro no pé nessa quinta temporada. Vao desviar mto dos livros e querer fazer a propria estória. Se for isso mesmo, pessima ideia eitibiow.

  • Athos Guizzardi

    Pessoalmente eu acho que o… o Marido de Ursas lá que eu esqueci o nome, o ruivo… vcs sabem quem é… vai substituir o camisa de chocalho. Arianne pode ser substituída por uma conspiração de víboras e por mim podem cortar o irmão sacerdote dos Greyjoy. Tbm nn entendo porque gostam tanto do Estrela Negra e acho q a série mostrar Varys indo com Tyrion para Pentos é um forte indício de mudanças, e podem escalar Val ainda e coloca-la como uma vingadora substituindo o Chorão na luta da Ponte das Caveiras ou, se minha teoria sobre o… rapaz como é o nome dele… o Marido de Ursas, podem coloca-la como uma nova líder dos selvagens que irá reuni-los e coloca-los naquela icônica, na minha opinião, cena onde milhares de selvagens atravessam a Muralha. Mesmo assim, tbm estou decepcionado com esse filme mostrando os novos atores escalados, eu quero mais HBO, eu qro muito mais.

  • Martins

    Eu curto pra caramba o núcleo dos Greyjoys cara…..tomara que eles não façam um corte em massa neles…mas do jeito que tá, né!?
    Tô mto decepcionado com o possível não escalamento de Arianne. Ela é pra mim, junto de suas primas, o símbolo do poder feminino dornês, tendo ainda a legitimidade ao seu favor como princesa herdeira.

  • Andressa Gabrielle

    Galera, só eu estou com o pressentimento de que a quinta temporada será a mais divergente em relação aos livros? A começar pelos arcos de Bran e Sansa por motivos óbvios. O corte (ou possível corte) de tantos personagens, que na minha opinião são importantes pro decorrer da história. Por exemplo, Lady Coração de Pedra, O Homem Gentil, Arianne, Quentyn, Griff, Jovem Griff, Euron, Victarion, entre outros… Segundo, o fato de que George não escreverá nenhum episódio dessa temporada. Pra mim, isso soou meio estranho, como se eles não quisessem mais que o GRRM participasse da produção da série. Talvez por esta estar se preparando pra tomar um rumo diferente da história original. Outra coisa, David e Dan se negando a responder perguntas sobre o futuro da série na Comic-Con. Até então eu achava a interação deles com os fãs muito boa, sempre dispostos a esclarecer sem qualquer tipo de spoiler. Por último, é perceptível que a cada ano a adaptação é um pouco menos fiel aos livros. Eu não sou do tipo que critica as diferenças série/livros o tempo todo. Mas admito que ultimamente tenho estado bastate receosa com o rumo que a série irá tomar. Tomara que eu esteja errada.

  • Roberto Pereira

    Olha eu acho que até mesmo pros americanos deve ficar pesado contratar um elenco enorme por vários anos pra falar meia dúzia de linhas por temporada – NÃO TEM TEMPO DE MOSTRAR TUDO EM 10 HORAS – então eu acho que muita coisa vai ficar de fora. Criar dezenas e dezenas de personagens em papel não custa nada, mas fazer ganhar vida na TV vai um dinheirão, mesmo pro padrão HBO.

    Sem contar que vários núcleos já esgotaram – uma vez que o quarto e parte do quinto livro trocaram bastante os POV e dão muito destaque pra Ilha de Ferro e pra Dorne. Só a Cersey é que aparece mais do núcleos que quem acompanha SÓ pela TV tá acostumado.

    É muito personagem novo. A chance de quem só vê pela TV se sentir perdido e perder interesse é grande. Quero só ver como vão trabalhar essa temporada do ano que vem.

  • Johnny Winter

    Acho que Martin escreve personagens em excesso , alguns são tão desnecessários que nem precisariam existir tal qual Quentyn Martell , o arco de estória dele começa em nada e termina em coisa nenhuma , pura encheção de linguiça .

  • Hanna Martell

    Gente eu não acredito que vão cortar a Arianne!!!! Ela vai ter uma trama importante no 6 livro com Aegon !!!!!!! Ainda tenho esperança q vão escalar uma atriz pro papel

  • Roberto Pereira

    Concordo com vc. Por mais que a gente goste de GoT, Martin se excede criando personagens em cima de personagens pra encompridar desnecessariamente a história. Imagine que trilogia de livros fantástica daria toda essa trama, invés de exagerados 7 livros previstos.

  • a verdade

    Pra mim, Euron e Victarion podem ser perfeitamente fundidos em um só personagem. No entanto, não vejo como prefeririam escalar as 3 serpentes de areias, ao invés de Quentyn e Aryanne q possuem papel bem mais importante nos livros, era preferível ter Quentyn, Aryanne, e só 1 serpente. Acho q Grifo e Jovem Grifo não serão cortados de jeito nenhum, só não sei se serão introduzidos nessa temporada. Acho q Val e o bebê serão cortados, e arrumaram outra desculpa para Sam partir com Goiva e Aemon. Por fim, espero q não cortem Merreca.

  • Mateus MC de Castro

    Me paga um refri e uma coxinha que eu interpreto Quentyn de graça kkkkkk

  • Gabriel Maciel Campanini

    As pessoas se apegam demais a fidelidade. A série não precisa ser igual aos livros. Inclusive eu vou achar maravilhoso que seja diferente, assim eu tenho duas histórias pra acompanhar no mesmo universo maravilhoso e com surpresas.

    Pra quem quer ver a história igual à do livro, vá ler o livro. Simplesmente pegar o livro e transcrever para a série seria um desperdício de dinheiro e de tempo. Quanto mais diferenças, melhor. Contanto que os finais dos protagonistas sejam os mesmos, está tudo certo pra mim.

  • rodrigo_Seven

    Eu sou o único que vai se frustrar em ver na série a ÉPICA batalha final no meio do INVERNO nas mãos de um capítulo 9 da HBO antes de ver a mesma batalha nos livros?! :/

  • Yuri Amorim

    Eu temo que a partir de agora eles vão começar a cagar a série, apressando tudo, omitindo um monte e cagando a cronologia, por causa dessa babaquice de terminar tudo em 7 temporadas – quando claramente os números indicam que eles sustentariam 9 temporadas no ar MOLE. (Se nosso amigo George, colaborar, claro!) É realmente uma grande pena… Tinha esperanças de que eles iam seguir a lógica de mesclar os livros 4 e 5, cronologicamente. Entendo que seriam muitos personagens… Mas se realmente omitirem alguns desses aí, sei não viu… Enfim, aguardemos e esperemos pelo melhor!

  • Pati

    Não acho legal fundir o Victarion ao Olho de Corvo, a rivalidade deles é muito interessante, eu gosto muito da história do prq eles se odeiam, acho que dá para mostrar sim os três irmãos do Balon, se podem mostrar as três serpentes podem mostrar as três lulas oras… contratem atores mais baratos poxa, tem muito ator bom em inicio de carreira que adoraria a oportunidade, ñ tem necessidade de contratar atores indicados ao oscar ¬¬

  • Evandro

    Num mundo sem restrição orçamentária Wyman
    Manderly deveria ser interpretado por John Goodman, Jon Connington por Clive
    Owen, Euron, Victarion por Russell Crowe e Javier Bardem. E já que eu to
    empolgado o cara malhada deveria ser Jim Carrey surtado e sempre achei que rhaegar
    targaryen deria ser interpretado por Orlando Bloom

  • Gabriel Augusto

    Kevan Lannister seria essencial a partir de agora não?

  • Isadora Sena

    Arianne Martell é extremamente necessária para a trama, ele tem o papel de mostrar os costumes de dorne bem alem de ser um personagem POV, impossível substituí-la pelas serpentes!

  • Carlos Alberto Figueiredo

    Se cortarem o Aegon ou fundirem Euron e Victarion, vai dar bomba atômica caindo na HBO…sqñ
    Acho que a Septã Lemore vai ser muito importante (mas já cortaram personagens que seriam importantes no livros) e a Coração de Pedra possivelmente será cortada, já que Jaime (possivelmente) vai pra Dorne, enquanto nos livros ele foi pra Riverrun. Isso quer dizer que não teremos a tia Genna Lannister na série. Mas sempre teremos os livros, onde não há restrição orçamentária.

  • brunna

    EU gosto de pensar que o núcleo Greyjoy vai ser posto só na 6° temporada. Eu realmente espero que seja assim, se não for, paciência…

  • Rodolpho R. da Silva

    A série não precisa ser idêntica aos livros, mas alguns personagens são extremamente necessários para que a história mantenha sua lógica. Para mim, esses cinco não podem faltar: Victorion, Quentyn e Arienne Martel, Jon Cunnington e Aegon Targaryen. Sem eles, a história vai perder todo o sentido.

  • brunna

    Also: Se eles queriam tanto contratar poucas pessoas pra não dificultar, porque não colocaram só a Arianne (confesso ela é minha bae) ao invés das serpentes de areia? (que por visto vão ser retratadas como mulheres de beleza “exótica” esperem pra ver)

  • Gabriel

    Discordo. Acho impossivel toda a história caber em 3 livros, por mais que tenham personagens demais. Além do mais, acho um erro enorme falar de “arcos que não dão em nada” e “personagens inúteis” antes da conclusão da história. Inumeras vezes na história, tivemos personagens que aparentemente não dariam em nada e criaram importantes arcos. Esperemos o fim da hihistória, tudo tem um objetivo…
    2 exemplos: o arco do Quentyn pode ter inúmeros desdobramentos nos livros seguintes, não vai ficar por isso mesmo. E Stoneheart, que vejo muitos dizerem ser um personagem inutil (??) vai, sem dúvidas, ser importante no que vem por aí.

  • Verdade, mas quer queira quer não a quantidade de personagens excessivas dão vida a história e até um pouco de realidade que a gente não vê lendo outros livros. Acho que a HBO tá certa em cortar alguns. E acho que Arianne e os irmão Greyjoy estão sendo guardados pra próximas temporadas. O produtores estão sendo bem cautelosos, não querem se apressar até porque ninguém sabe quando vai sair o The Winds of Winter

  • Exatamente!!! Falou tudo ^ ^

  • Marjorie

    Nunca me importei com as mudanças da HBO, sempre tive em mente que com as mudanças eu poderia ter duas versões das Crônicas, mas tirar a Arianne pra mim foi demais…

    Não porque ela seja a minha personagem favorita – porque não é – mas porque, ela ao seu modo, ao seu jeito, é uma das mulheres mais fortes que nos foi apresentada, ela é a única herdeira por nascimento de Westeros (se tiver outra, me lembrem!) e nos livros ela aparenta ser um POV essencial para os livros seguintes.

    Com todas essas mudanças, pequenas ou enormes, que estão fazendo com Dorne, estou sinceramente rezando para que os fins da série sejam completamente distintos dos dos livros e que eu consiga ler me surpreendendo com o final no livro sem me perguntar como teria sido a série sem eles ‘cacarem’ os plots.

  • Najara Bertoli

    Eu já estava meio desanimada com a série no final dessa temporada, mas nossa. Eles estão cortando demais personagens que eu gosto, independente deles serem importantes ou não – o que eu realmente acho que são.

    É claro que por enquanto são tudo teorias do que pode ser cortado, e eu estou com fé que a maioria se mostrem infundadas. Os Greyjoy fazem um dos meus núcleos favoritos, e a HBO insiste em bagunçar com ele. Quentyn e Arianne Martell são personagens que desenrolam a trama de vingança do Doran, tudo bem, com dor no coração eu admito que ela pode ser cortada – ou não, se levar em consideração a aliança entre ela e o Aegon -, mas eu vejo o Quentyn como a personificação da duração da aliança entre os Martell e os Targaryen.

    Nunca vou superar a Coração de Pedra ser cortada, não adianta HAHA ainda tenho uma esperança meio vã de que ela vai aparecer.

    Juro que eu não ligo tanto da Merreca ser cortada. Eu até gosto dela, mas eu acho que ela não vai ser tão importante – e também não acho que o relacionamento dela com o Tyrion vai evoluir. E eu amo a Val, mas eu acho que ela pode ser cortada. Imagino que se o Jon Snow vai ter outro interesse romântico, me parece ser mais provável a Melisandre que ela. A Dalla, se aparecer, pode ser rapidamente só por causa do filho, mas ainda assim acho fácil ser cortado.

    Agora os irmãos Kettleblack não vão aparecer mesmo? Quer dizer, quem vai enrolar a vida da Cersei? O Lancel?

    E esse sumiço do Gendry até que faz sentido, já que ele só volta a aparecer no Festim no pov da Brienne (ainda que tenham mudado toda a história dele). Mas eu acho que ele vai ser cortado de vez mesmo.

    Mas se cortarem o JonCon e o Aegon, eu desisto da série de vez.

  • doutor duh

    Para o meu gosto como leitor, os personagens indispensáveis são (dos que não foram anunciados): Arianne, Aegon, Jon Connington, Euron, Victarion, Aeron e Wyman Manderly. Quentyn eu não vejo necessidade, já que os dragões podem ser libertados pelos opositores da Daenerys em Meereen. Wyman e Arianne é por gostar dos personagens, mas está na cara que a dornesa foi cortada/substituída pelas Serpentes da Areia, enquanto que o Manderly pode ser trocado por um Umber (Grande Jon?). Se os Griffs forem cortados, perco minha fé na adaptação. Quanto aos Greyjoy, gostaria de ver tofos, mas o Victarion é provavelmente desnecessário, considerando que a Daenerys já tem navios na série, então poderia ser fundido ao Euron, enquanto que o Aeron tem grandes chances de ser cortado.

  • doutor duh

    A desculpa pode ser a mesma que nos livros: evitar que a Melisandre queime/sacrifique quem tenha sangue de rei (Aemon). Portanto, o bebê herdeiro dos selvagens não faria tanta falta.

  • tatti

    Eu acredito que seja por que Oberyn fez muito sucesso na série, e agora eles vão se aproveitar disso nas filhas dele.
    Se a Arianne não aparecer na série (não citando os outros arcos que vão ser afetados com isso), a explicação do sistema de herdeiros em Dorne (o primo filho(a) e não o primeiro filho homem) vai ficar sem base 🙁
    Eu me apaixonei por Dorne por causa das descrições da Arianne 🙁
    Meh
    Desisto da TV *abraça os livros*

  • Andrews Reis

    Quentyn é importante sim. Doran não vai aceitar o fato do seu filho ter sido morto em Meereen. Isso terá consequencias, com certeza.

  • Andrews Reis

    Só na sexta temporada.

  • maluco beleza

    Nessa quinta temporada eles terão que acrescentar muitos núcleos, mas greyjoys e aegon/jon são indispensáveis, como pode ser muita informação de uma vez só, eles podem introduzir os martell na quinta e aegon/jon na sexta, mas indubitavelmente haverá cortes e/ou mudanças
    Quentyn eu acho perfeitamente dispensável, e o núcleo da cidadela pode esperar até a sexta, já que aparece só no final praticamente ( sem contar o prólogo de ofdc, mas pode ser jogado mas pra frente) , e aeron é descartável, apesar de ser uma pena
    No geral acho que hbo não vai decepcionar, como alguns núcleos já estão bem adiantados( Bran, Sansa, briene) acho que vai haver tempo para a maioria deles, mas só não sei quanto ao orçamento.

  • Tattinha

    O núcleo Greyjoy pode esperar pela 6ª temporada, sem problemas. E Aegon pode ser dispensado mesmo. Mas 2 irmãos a menos já acho cortes demais. Seria uma nova família de apenas 1 pessoa a ser inserida na história? Sem contar que acho que seria confuso misturar Victarion e Olho de Corvo. Não superarei nunca o corte de Arianne, simplesmente pq não faz sentido nenhum colocar os plots dela para a Obara por motivos de: Arianne é princesa, Obara é bastarda! Acho ótimo terem diminuído as serpentes de Areia, não tinha mesmo necessidade de por todas. Mas tbm não via problema em deixarem as oito sem ter que necessariamente escalar todas elas. As mais novas podiam ser apenas citadas. imaginei desde o início que juntariam Quentyn e Trystane e não vejo problemas nisso também. Numa temporada ele fica em Dorne “sendo o Trystane” e na outra vai pra Meereen “fazer o Quentyn”. O único problema é o arco da Dany, que ficaria uma temporada inteira desenvolvendo o romance de Verme Cinzento e Missandei… A questão dos Griffs: Eles não podem ser cortados também, não é sempre que se vê um descendente Targaryen por aí. Mas talvez cortem mesmo o envolvimento deles com Tyrion, ou adiem essa viagem de barco pra outra temporada, mas aí tudo ficaria arrastado demais. Pequeno comentário sobre a Merreca: facilmente dispensável. Outra facilmente substituível é Jeyne, pq na verdade pode ser qualquer uma mesmo, já que a ideia do plot é só dizer que aquela não é a Arya. E Lorde Wyman deve aparecer só nesse casamento mesmo, pelo menos traria mais emoção ao evento, já que todo casamento é meio creep nessa história. Acho que a Val é importante no sentido de deixar o Jon balançado com a proposta do Stannis, mas ela em si não fez nada que justificasse sua escalação para a série, então, acho válido ela ser mencionada apenas. Já a mulher do Rei-para-lá-da-muralha devia sim aparecer para ter o seu bebê, pq se não, como ele vai ser trocado pelo da Goiva? Sem contar que essa troca fala muito sobre o crescimento do Jon Snow depois que virou Lorde Comandante. Mas como isso só deve acontecer no fim da temporada, podiam mostrar a Dalla grávida nessa, sendo presa junto com o Mance. Podiam inclusive transformar a Dalla e a Val numa coisa só. sansa deve aparecer só em uns 3 episódios e nada realmente importante deve acontecer neles, só para marcar presença mesmo, então nem espero a adição do “noivo” dela. Aliás, acho até que vão dar esse papel para o Robin.

  • Tattinha

    Por mais sucesso que ele tenha feito, não da pra colocar as serpentes no lugar da Arianne, pq elas são bastardas! O Doran ia oferecer uma bastarda do seu irmão mais novo para ser a rainha de Westeros???

  • Felipe Sales

    Primeiro que cortar tais personagens deixa parecer que a D&D querem terminar a série em 7 ou 8 temporadas e é totalmente ridículo terminar GoT em tão pouco tempo(no mínimo 12 temporadas)
    Segundo que com o quarto e quinto livro a historia abre um leque enorme de complexidade

    Eu acho que eles errariam feio tirando Arianne e Quentyn que são personagens tão importantes na série
    Acho que eles podem adiar certo eventos para outras temporadas mas uma coisa eu digo mesmo que a serie seja a serie e o livro o livro AINDA SÃO A MESMA HISTORIA, e o que eram dois ris paralelos no final eles ainda vão percorrer o mesmo ambiente e darão foz no mesmo lugar(como o destino do Cão de Caça)
    A serie tem que mostrar o máximo de personagens que ela conseguir para dar foz no mesmo lugar, senão eu vou ficar preocupado com a bagunça que isso pode se tornar e não com quando os ventos de inverno congelarão.

  • Nath

    Agora que a coisa vai ficar séria. Até aqui foi possível fazer alguns cortes sem muita negação do público (exceto pela Stoneheart), mas nas próximas temporadas a administração dos personagens vai indicar se D&D são realmente bons roteiristas.

    O meu maior medo é se fizerem errado e INSISTIREM no mesmo erro (dando mais espaço para personagens com menor contribuição para o núcleo/enredo, por exemplo). Muitas séries começam a perder qualidade lá pela quinta temporada, quando os roteiristas sentem a criatividade desgastada. E agora, mais do que nas outras temporadas, vai depender mais dos roteiristas que de ‘seguir o livro fazendo algumas adaptações’. Até porque alguns núcleos, como o da Sansa e do Bran, já estão em pé de igualdade com os livros…

  • David

    Toma meu Like, guarda com carinho.

  • Martins

    E se a Arianne assumir o trono e se tornar rainha regente no final das crônicas????

  • O que mais me dói no coração é a falta da Arianne… Mas sei lá, nem gosto de pensar nisso, tento ver a série “com outros olhos” (por mais que isso pareça impossível às vezes).

  • Arizona

    Doran é um homem sensato, e o Quentyn não foi morto, ele morreu por um erro dele mesmo. Então, não acho que essa morte vá trazer grandes conseqüências.

  • Levy Mesquita

    Uma coisa que estava pensando é que possivelmente eles não irão colocar a Val, pois eles já tem encaixaram o Tormund, justamente para não ter que colocar a Val. Quando o Jon virar Senhor Comandante, ele irá mandar o Tormund para recrutar os selvagens. Talvez seja assim, sei la.

  • Hulk de Diadema

    Se não tiver os Greyjoys, eu paro de assistir a série com seriedade.

  • Juliana Chacon

    O problema do “corte” da Arianne e fusão com a Obara, ao meu ver, é o futuro da aliança Martell/Targaryen (blackfyre???). Doran irá oferecer uma bastarda no lugar de uma princesa para Aegon Targaryen(?)?

  • Juliana Chacon

    Ainda penso como vai ficar o arco Brienne-Pod-Jaime sem a coração de pedra….

  • Cassia

    Estou bem decepcionada pelo não casting da Arianne, poderiam ter escalado uma serpente a menos e dado o papel para princesa Martell, uma das coisas mais legais dos dorneses é o herdeiro ser o primogenito não importando o sexo e a participação importante das mulheres, esse poder pode ser representado pelas serpentes, eles argumentar que bastardos tem os mesmos direitos de filhos legitimos também mas mesmo assim as serpentes são filhas de um segundo filho portanto bem longe do trono.
    O não encontro de Tyrion com os Griffs me entristece tb.
    Espero q série possa me surpreender positivamente apesar dessa desanimada.

  • doutor duh

    Um meio de escapar desse problema seria introduzir a Arianne na sexta temporada como a filha mais nova do Doran.

  • doutor duh

    A relevância do Quentyn depende da existência do Young Griff na série. Além disso, se o Aegon der as caras em GoT, é muito provável que o Trystane acabe tapando o buraco do Quentyn. No entanto, aí seria necessário introduzir a Arianne na sexta temporada.

  • Cassia

    Eu fiquei bem triste com o corte da Arianne, o fato de ela ser herdeira é umas das coisas mais legais do núcleo de Dorne, mas os produtores das série não ligam pra isso, pois nessa temporada na chegada dos dorneses nenhuma mulher aparece entre os figurantes q são recebidos pelo Tyrion e tb na hora que Oberyn conta como conheceu o anão qdo ele nasceu, ele diz que fez a viagem com o pai e não com a mãe como nos livros, essas não me incomodaram, mas agora com o corte a Arianne, me lembraram que eles não tem muito interesse em mostrar isso =/

  • Cassia

    tb sinto isso, apesar de achar o casting excelente para alguns personagens, a falta de alguns vai causar uma grande mudança da trama =/

  • Calvin

    A passagem da troca dos bebês é umas das quais não pode faltar, é por meio dela que fica claro que Jon pode ser um bom líder pois é capaz de tomar medidas duras, porém necessárias. Portanto, acredito que ainda veremos o “príncipe selvagem”, e consequentemente também sua mãe e sua tia; acho que o motivo de não terem aparecido ainda é um só, ficaria estranho a Dalla aparecer mas não sua irmã, e a Val não podia aparecer antes da morte da Ygritte, uma substituta “óbvia” para posição de par romântico do Jon tiraria um pouco da dramaticidade da cena para os telespectadores que não leram os livros.

  • Najara Bertoli

    Talvez a Irmandade Sem Estandartes pegue a Brienne e a julgue, mas eu não sei. A Brienne é inocente, e a Irmandade tem um código muito rígido quanto a isso – deixaram até o Sandor ir. Espero que não vire uma bagunça.

  • Gustavo Falarz Batista

    Cara, você conseguiu me deixar com muito medo do Victarion não ser escalado, na real eu não dou a minima para o Euron, mas o Victarion precisa estar na série.

    Agora o fato de ele não estar na árvore do Viwer’s Guide não significa nada, porque o Trystane também não está, e o ator dele já foi divulgado. O mesmo vale para as Serpentes.

  • Iza G. Cartapati

    Caraaaaa, esse seria um elenco fodástico hahahahaha
    E eu sempre pensei que o Legolas daria um bom Rhaegar!!

  • AP

    Tudo bem que eu não sei os custos do casting mas qual é,Tywin e Joffrey morreram nesta temporada e acredito que eram uns dos atores mais bem pagos,Sandor Clegane e a Lisa morreram também,sem contar os outros personagens secundários, acho que já é questão de serem pão duros por não acrescentarem personagens que são essenciais a trama,tudo bem que toda temporada temos personagens novos mas toda temporada temos um monte morrendo também! E olha que eles nem precisavam estar usando o Bronn,nos livros ele nem sequer aparece mais, só temos notícias dele por Cersei que está tentanto assassinar o coitado, eles ficam achando o que fazer para personagens que não interferem mais na trama dos livros e deixam personagens realmente importantes de fora, eu gosto bastante do Bronn da série,mas por exemplo em seu lugar poderíamos ter um Victarion…

  • Roberto Pereira

    ai cara sei lá, tem hora que eu gosto do excesso de detalhes e personagens, mas tem hora que dá raiva pq quero logo ver o fim da bagaça

  • yuri

    Bom, vamos lá, o que raios a HBO ou esse Dan e o outro lá que não sei o nome querem fazer?, tornar personagens coadjuvantes relevantes na historia e criar situações e cenas que na cabeça deles ficaria mais interessante e seria agradável para os leigos( pessoas que não leram os livros)? Pois bem, eles fizeram um ótimo trabalho na primeira temporada, pois foi assistindo a primeira temporada que eu decidi comprar e ler os livros e dai começou a segunda temporada e eu fiquei tipo com um gosto agridoce, quando li os livros a personagem de Cersei era descrita como forte, arrogante, egoísta e etc, quando a Cersei da série sentou no trono de ferro com Tommem e pensou em matar o filho e em se matar, eu fiquei tipo como assim? a Cersei nunca faria isso, se Stannis tivesse conseguido invadir Porto Real eu conseguia ver Cersei cuspindo na cara dele mas não se entregando e não foi só Cersei não Loras foi outro personagem totalmente descaracterizado, as Casas de Westeros deixadas em segundo plano, Casa Tyrell sem seus herdeiros(o que custava pelo menos citar Wyllas, ele nem apareceu nos livros até agora mesmo), e claro a falta de personagens vários e vários personagens que não aparecem ou são trocados ou tacam no C*. Adorei o Oberyn, realmente um ótimo personagem e um ótimo ator, conseguiu ser um personagem tão memorável quanto Ned. Mas agora chega a 5 temporada, adorei os atores contratados, parecem ser ótimos, mas por qual razão não colocaram ( ainda espero) , Arianne e os irmãos Greyjoys, Arianne possui POV ela é bem mais importante que as primas, Trystane e até Quentin já que sabemos qual é o fim dele, das serpentes a única que ao meu ver é relevante é a Nyn, e os Greyjoys, se as teorias e tudo o que nós pensamos até agora estiver correto, Victariom será muito importante para Dany, mas o mais preocupante na proxima temporada na minha opinião são Jon ( que não mostrou nenhum dom Warg até agora ), Brienne e Jaime ( não tem Lady stoneheart, quero ver a merda que vai ser esses dois), Theon ( cada a Arya falsa?), Asha ( nada acontece com a personagem e sem os tios…) e Sansa ( espero que não tenha Spoilers de Ventos do Inverno nas partes dela) se a HBO continuar tomando esses rumos creio que não será mas As Cronicas de Gelo e Fogo, mas as Cronicas de Dan e o outro lá ( me recuso a lembrar o nome).
    Menção Honrosa: Casas Nortenhas: Mormont, Reed e tantas outras.Casas das Terras fluviais e Casas da Campina. esperava muito ver os personagens dessas casas na série.

  • yuri

    Só li verdades. se não rolar Arianne paro de assistir esse negocio, compro o Box da temporada depois que acabar e deixo guardado até sair Ventos do Inverno e eu terminar de ler, dai vou assistir, só para ver a bagaça.

  • Matheus Cardoso

    É incrível como estão sendo ‘ mão de vaca ‘ e cortando vários personagens ,nem parece que é uma série de muito sucesso! a verba deveria ser o suficiente para fazer tudo de boa … já pensou se eles cortassem o Hodor ? K K K K

  • Wilson Ferreira

    Euron e o Victarion são de longe os personagens que eu mais quero ver na série, seria muita sacanagem cortá-los.

  • Fernando Caldas

    Colocariam uma das serpentes de areia, mesmo ficando sem sentido.

  • Fernando Caldas

    Tenho esperança até que ela seja a futura rainha de Westeros. Mas se cortarem, claramente não é nem nos livros.

  • Calvin

    Arianne é um personagem ao qual também, acredito, não tem como ser excluído. Acho que o motivo dela, aparentemente, não participar na série da conspiração para coroar Myrcella, é o seguinte: Foi algo muito mal feito. Tanto que o pai dela a descobriu e desmontou facilmente, e ainda bem que o fez; como ele explicou pra filha Dorne não seria capaz de vencer num confronto direto (pelo menos não sozinho), coisa que provavelmente fará Arianne rever seus métodos, e evoluir. Uma transformação desse tipo entretanto pode ser demonstrada sem dificuldades nos livros (afinal neles são mostrados os pensamentos dos personagens), mas é um pouco mais complicado de ser feito na mídia televisiva. Para evitar isso portanto a princesa de Dorne deve ostentar somente uma personalidade na série, e aparecerá só mais tarde.

  • Danilo Souza

    tenho certeza que o núcleo greyjoy será totalmente descartado. ao menos nessa temporada.

  • Danilo Souza

    As serpentes de Areia substituirão Arianne, é sabido.

    Uma merda, porque o dinheiro gasto na contratação dessas tantas, poderia ser usado pra desenvolver o núcleo Greyjoy, que estará fora também, é sabido.

  • Igor Machado

    Acho que toda essa contratação de personagens de Dorne e a não contratação de personagens chave (os Greyjoy, Lady Stoneheart, JonCon e Aegon, etc) significa uma coisa: a série vai ultrapassar os livros e eles estão tomando caminhos diferentes. Todos sabíamos dessa possibilidade há muito tempo, já que George R. R. Martin demora pra escrever e a série avança rápido – mesmo tendo dividido o terceiro livro em duas temporadas. O sexto ainda nem tem previsões de aparecer – e Bran e Sansa já estão no limite de suas aparições na série. O fato de que George não escreverá um episódio da próxima temporada pra mim é sintomático: eles estão se preparando para tomar caminhos completamente diferentes do livro.

  • Danilo Souza

    Eu já decidi que não por motivos de:
    – Não vai ter Greyjoys MESMO, senta e chora comigo.
    – Vai ter um spoiler do c*r*lho de WoW.

  • Danilo Souza

    Não, amigo.
    Não foi uma morte em vão. Certamente haverá uma trágica consequencia disso tudo.

  • Igor Machado

    George R. R. Martin já cansou de dizer que a série é a série e os livros são os livros. Pra mim ficou claro: cada mídia vai terminar a história de uma forma diferente. Daqui pra frente as mudanças serão cada vez mais bruscas – ainda que algumas cenas e personagens continuem nos mesmos caminhos, não tem como, com a demora do lançamento dos livros, eles continuarem a história da série à risca sem dar “spoilers” para os leitores. Provavelmente cortaram os Blackfyre, a Lady Stoneheart, os Greyjoy, Arianne, Quentyn e mais uma porrada de personagens e situações. Esperar que Game of Thrones tenha 12 temporadas é ilusão. Provavelmente terá 8, no máximo 9.

  • Victor Hugo Macedo

    Só acho que com tanta coisa pra contar, um universo tão extenso e complexo, eles que se dizem fãs, não fazem jus ao que tem na mão… Sei que é inviável botar os personagens principais em stand by por um ano, mas pelo menos passar mais tempo nos que ainda não foram introduzidos e tirar o foco dos antigos que tem seu arco encerrado nos livros!

  • Eduardo Amorim

    Já até desencanei com isso estão mudando tanto que já estou me rendendo as mudanças, mas ficaria muito triste sem o Victarion ou se tivesse apenas Euron como os 2.

  • Eduardo Amorim

    Né cara, olha que a serie faz um sucesso monstro, imagina se não fizesse não ia sobrar nem os principais. Ta tenso a hbo.

  • Eduardo Amorim

    Somos 2, também gosto mais do victarion e dps dessa acho q não vai ter msm.

  • Fabio

    Val suposta pretendente de Jon Snow? Como assim ninguém nem cita a Alys Kastark??? Cadê a Morna Whitemask??? #NOONEUNDERSTAAANDS !!! (modo hater, desligar)

  • Guilherme

    Não estou mais encarando a série como uma adaptação e sim como uma fanfic (com a essência da história principal). Será que excluindo todos os fillers de qualidade duvidosa (que vão ficar ainda mais destacados nessa temporada segundo as entrevistas) e contando as boas histórias que tem pra contar, se encaixaria no tempo? Provavelmente sim.

    Claro que alguns personagens e subplots têm que ser cortados (tipo a viagem do Quentyn e Darkstar, mesmo nos livros ele é necessário?!), mas cortar personagens principais já é completamente diferente na minha opinião.

  • Guilherme

    Eles devem ter achados que novas leis em um novo lugar ia ser demais pra audiência…

  • Guilherme

    Da onde você tirou que o único propósito do Victarion é dar navios à Daenerys? Se for realmente isso, poderia chamar de um jeito ruim de escrever um plot, mas tudo e possível.

  • Guilherme

    Ainda tem o fato de julgar a Brienne… por exatamente o quê? E o que a Brienne tem com a irmandade que ela aceite se sacrificar e fazer um novo juramento? Mas acho que a Stoneheart não vai ser cortada, e se for… chame isso de bagunça!

  • Guilherme

    Também, mas com o plano de 7 temporadas pra contar TUDO absolutamente TUDO, acho impossível 🙁

  • Italo

    “A série é a série, os livros são os livros.” Palavras de George R. R. Martin aos fãs

  • Izabela

    Meu amigo, até judiou com essa escalação hein… Concordo totalmente

  • Juliana Ribas

    Não pretendo assistir a season 5 porque fujo de spoilers mas personagens no estilo #TEMQUETER:
    >> Aegon e todos os personagens do seu arco – o que não acho difícil colocar na série porque terão que mostrar a jornada do Tyrion de qq jeito, então não “perderão” tempo incluindo estes personagens porque eles estão num arco que já existe;
    >> Falsa Arya – com certeza vai aparecer, mas se será Jeyne Poole pra mim tanto faz;
    >> Quentin – a série tem que mostrar o quanto os Dorneses querem se aliar aos Targaryens e isso acontece em várias frentes, sendo a da Dany a principal delas. Não tem como mandar o Trystane porque ele não morreu nos livros e matá-lo no lugar do Quentin seria um puta spoiler e deixaria a Myrcella sem comprimisso com ngm, então não vejo como cortá-lo;
    >> Arianne – antes de ler o texto eu estava certa de que ela apareceria, agora já fiquei na dúvida… de fato qq serpente de arei poderia substituí-la pelas suas atitudes, porém a enooooooorme diferença é que Arianne é filha de Doran, que é o príncipe, e não do Oberyn, logo se fizerem isso, ficaria meio nada a ver para Dorne manter a Myrcella (que é Lannister) com um compromisso com um príncipe, enquanto oferecem a Aegon um compromisso com uma serpente de areia…
    Os Greyjoy não sei, tenho medo que tenham um papel ínfimo e irrelevante…
    E pelos Deuses ainda não me conformei de cortarem a Stoneheart! PQP mta sacanagem….

  • Juliana Ribas

    Faz sentido!!

  • Juliana Ribas

    Eles ainda vão gastar uma grana de cachê com o Tywin porque o velório dele tem que rolar, foi tenso kkkkkkkk

  • AP

    Falando em velório de Tywin,será que teremos Kevan?

  • doutor duh

    De onde você tirou que eu disse isso? Na série, a Daenerys tem a mesma quantidade de navios que o Victarion supostamente proporcionaria a ela. Ou seja, numa adaptação em que os escritores querem minimizar todas as tramas (como fizeram com a Arianne, personagem extremamente importante para as tramas da Myrcella e do Young Griff), o Victarion PROVAVELMENTE seria desnecessário para se chegar ao fim que o GRRM planejou. E veja bem, é só especulação mesmo.

  • Guilherme Tarifa

    Olha, cortar Coração de Pedra foi algo duro, mas algo brilhantemente explicado e até coerente, agora se me cortar Arianne MARTELL e Agon “TARGARYEN”, vai ser foda.

  • gustavomonteiro

    Lady Stoneheart cadê você?

  • Guilherme

    “De onde você tirou que eu disse isso?” “mas o Victarion é provavelmente desnecessário, considerando que a Daenerys já tem navios na série”.

  • doutor duh

    PROVAVELMENTE, de novo

  • brunna

    Pois é, o que eu mais amo é a forma como a Arianne procura pelo seu direito de herdeira, ela é uma ótima personagem feminina pra ser retratada e eles simplesmente vão apagar isso 🙁 urghhhh

  • JasonLannister

    Quero muito q a HBO esteja deixando o melhor depois, os Greyjoys para 6 temporada? Ok. Aegon tbm? Ta, temos que aceitar, por mais q doa, é aceitável, PORÉM, Arianne, Quentyn, oq é isso??? Como eles vão tirar? Ja não basta q eles vão ter q mudar TODO o arco da Brienne por causa da falta da StoneHeart! Se tirarem a Arianne e o Quentyn é o fim…Alteraria a história, teriam que substituir outros personagens pelos 2… A quinta temporada vai ser spoiler de Ventos do Inverno a rodo! Espero que esteja errado e a HBO crie VERGONHA NA CARA e pare de colocar akelas MERDAS de cenas de Missandei com Verme Cinzento, conversa de besouro, estrupo, e oq me irrita é eles poderem fazer a coisa certa, mas não fazerem sabe? É compreensivel q é necessario atitudes para mostrar a personalidade das personagens pq no livro temos os pensamentos, mas tem muiiitaaa coisa desnecessaria, sou fan exigente msmo, não aceito certas mudanças e foda-se essa HBO, se for por dinheiro q eles vão cortar o Quentyn, faço ele de graça!!!

  • Lorde Corvo de Sangue

    Vocês querem que apareçam tudo ao mesmo tempo. NÃO TEM COMO!!!
    A série é uma coisa, os livros são outra!
    A série é um show, tem atores pra pagar e não dá pra colocar todo mundo em 10 episódios, ficaria muito confuso. Só com as passagens e os personagens do quarto livro dá pra fazer no mínimo duas temporadas com tudo novo e elaborar tudo bem feito. Então fica até chato ver esse tipo de post, porque parece que vocês não pensam.

  • Alvaro Vitty

    O Mais legal é que mesmo você lendo o livro e sabendo da historia você ainda pode se surpreender com a serie pois ainda acontece coisas diferente do livro. Seria triste se Victarion Greyjoy não aparece na serie, eu não gostava dos greyjoys ate conhecer o Victarion, personagem muito show estilo um viking sem medo da morte todo blindado com sua armadura e um Elmo de uma lula gigante, fora que com ele haveria lindas batalhas navais e que seria sensacional.

  • Joao Palmadas

    As pessoas acham que tenho raiva da merreca – não, pessoal, eu não tenho raiva da merreca, ok, ela até é uma moça legal. O problema é que tem uns 15 personagens mais interessantes que a merreca e a HBO cortou, e depois disso eles mantêm a merreca? Manter a Merreca não é um absurdo. Mas cortar a lady pedrosa, cortar o Lancel e o tio Kevan, cortar quase todo o núcleo greyjoy, cortar o mãos frias e depois NÃO CORTAREM a Merreca, isso sim é um absurdo.

  • Tattinha

    não acho de forma alguma, mas se fosse por isso podiam escalar a Arianne e deixar o Trystanne como herdeiro mesmo…

  • Tattinha

    Ai minha gente, relaxa, tenho certeza que deixaram para introduzir os Greyjoys na 6ª temporada, pq aí dá pra desenvolver o plot deles com mais calma

  • Tattinha

    Isso não faz sentido, já que Martin contou o final para eles justamente para que quando fizessem as mudanças, chegassem ao mesmo final. Então, eu entendo a frase do autor como: “não dá pra considerar que tudo o que está no livro vai acontecer na série, da mesma forma que se acontecer na série, não é, necessariamente, um spoiler do livro”. E pra esse povo chato que fica repetindo essa frase do George como se fosse lema em todo post sobre a nova temporada: eu acho que as estórias estão sim indo para o mesmo lugar e que os caminhos muito diferentes podem ser prejudiciais. Afinal, o maior marketing da série é ser inspirada nos livros e os produtores não podem esquecer disso. Se querem fazer sua própria versão das Crônicas que façam, mas parem de vender como se fosse adaptação!

  • Jhon Lenon Estevam

    Com certeza boa parte não estará na serie de TV, mais acredito eu que tanto jon connington(aegon), lady corção de pedra, quentyn martell entre outros personagens, poderiam estar na serie para encrementar mais historia na serie…. Que seria muito bom.!

  • Guilherme

    Não tem lógica, se eles vão terminar a série em 7 temporadas, introduzí-los 1 temporada antes do fim de tudo em uma temporada que teoricamente deveriam adaptar todo o Winds of Winter… Ou eles aparecem nessa ou não aparecem.

  • Guilherme

    Pra que ter uma mulher forte e complexa se eles podem ter 3 “badass” perigosas mulheres com armas? Assim a audiência não vai ficar confusa. Essas são as filhas do Oberyn: a da adaga, a com a lança e a dos venenos!

  • David Ferreira

    “[…]e a maioria dos fãs concorda que os produtores devem acabar usando a Myranda (Charlotte Hope), personagem criada especialmente para a série e que já é uma espécie de amante do Ramsay então é meio caminho andado pra eles.[…]”

    Eu me sinto feliz de nao fazer parte desta suposta “maioria”. Comparar/substituir uma Jeyne ‘quebrada’ ‘alterada’ ‘torturada’ ‘vazia’ e que tem ciência da falsidade da historia que faz parte bem como tem vontade de sair dali, por uma Myranda (personagem p mim completamente desnecessário) que já esta com os Boltons, e ainda DESEJA o Ramsay?? É surreal, e até mesmo burra essa hipótese..

  • David Ferreira

    Penso que infelizmente nao… E o Bronn caiu no gosto do publico, leitores ou nao.. Hbo sacou..

  • drmingus

    Muito bom! Maldita falta de dinheiro!

  • drmingus

    Acho que os produtores da série são como você. Também estão querendo ver logo o fim.

  • Gaius Baltar

    Acho que 4ª temporada já deixou claro que a série e os livros são quase histórias diferentes. Pelo menos para mim ficou evidente que os livros serviram (e servirão) como base para a série, mas esta será algo autônomo e diferente. Esqueçamos quem queríamos ver na série, pois embora os caminhos traçados na série sejam no essencial os mesmos dos livros, a forma de chegar lá é muito diferente.

  • Felipe Andrade

    Posso estar sendo pessimista, mas sinto que essa 5ª temporada vai ser tipo um “jump the shark”. Não quero me decepcionar, mas meu sentido-aranha tá apitando.

  • James

    Concordo. As mudanças para série foram muito boas até agora. E olha que sou chato pra insuportável!
    Mas sinto um frio na barriga quando vejo extinção de personagem assim…

  • Matheus Laste

    No IMBD o ator que fará o Yezzan está creditado no primeiro episódio. Se isso for acontecer significa que descartarão a viagem de Tyrion com Griff e Aegon, para mostrar ele sendo vendido como escravo logo de cara. Tal como a história está agora considero os dois personagens muito importantes. Espero que eles apareçam na série,e espero que eu esteja enganado sobre como a jornada de Tyrion será retratada nesta temporada.

  • JPaulBeaubier

    “batalhas navais”… Será que é pelo custos destas que ele pode ser cortado?

  • JPaulBeaubier

    Vc sabe que
    a) A HBO tá ganhando rios de dinheiro com isso, então o seu foda-se é desprezível?
    b) os livros continuarão a existir com a história inalterada mesmo se na série o Ned ressuscitar pra casar com a Cersei e a Dany?
    c) se quiser evitar supostos spoileres do sexto livro vc deve parar de ver a série?

    Só pra saber…

  • JPaulBeaubier

    E ela pode ter sido apenas postergada… I WANT TO BELIEVE!

  • JPaulBeaubier

    Não sabia que não teria episódios do Mau Velhinho na próxima temporada… ):

  • JPaulBeaubier

    Planos mudam. Lembre-se que a série tá rendendo muito.

  • FernandoKs

    Eu ainda tô muito p*** por causa de terem cortado, a Senhora Coração de Pedra.

  • Gustavo Falarz Batista

    Eu ainda acho que existe uma pequena chance, porque se pensarmos bem o núcleo de Victarion, Euron e Asha acontece completamente independente dos outros(em termos de envolvimento de outros personagens e locações), então existe a possibilidade de ser gravado independente.

    Por esse motivo, também é possível que seja deixado para a próxima temporada, porque o desfecho acontece mesmo na batalha nos muros de Mereen, e isso só vai acontecer em The Winds of Winter.

    A chance é miníma, mas eu queria muito ver o Victarion saltando de um navio pro outro lutando como um louco.

  • Marjorie

    Porque se poderia ter as 3 badass mais a Arianne! Não vejo em que ponto se confundiriam as filhas do Oberyn com a herdeira do Doran.

    Na minha opinião o enredo ficaria bem mais rico com a Arianne que sem ela por vários motivos: ela tem fortes ligações com as badass citadas, ela desafia o pai de várias formas, de uma forma que poucas garotas do mundo de GoT desafiariam, ela representa as diferenças e os costumes completamente diversos de Dorne em relação aos outros reinos e também ela é badass.

    Isso tudo deixando um certo primo dela de fora porque se contarmos com ele, fico confortavelmente esperando pelos malabarismos dos showrunners.

  • Guilherme

    Tava sendo sarcástico, quando chamei as Sand Snakes de badass e perigosas foi irônico.

  • Jonas Henrique

    Victarion ” Light your fire, tell me what you see ”

    Moqorro ” I see dragons ”

    – Winds of winter *U* (isso é véio mais eu só vi ontem dsculpae)

  • Marcella Abreu

    “Se a HBO seguir a história dos livros, Roose terá de arranjar uma Arya Stark falsa para se casar com Ramsay”

    Isso já aconteceu. Na temporada passada, quando Jaime chega a Porto Real, fica sabendo que Arya foi prometida a Ramsay, mas que não está mais sob custódia dos Lannister.
    Tem uma cena que Brienne vai conversar com Jaime no pátio, antes que ele dê a espada de presente a ela, e ele está despachando uma menina vestida toda de cinza. Se não me engano, eles até discutem sobre o fato de ela não ser a verdadeira Arya (porque Brienne é cheia de escrúpulos), e o Jaime afirma que não pode fazer nada, porque se uma Arya foi prometida em casamento, o acordo deve ser cumprido. Ele ainda diz que como Ramsay nunca viu a verdadeira, não tem como saber a diferença. E que com certeza ele vai preferir essa. E que ele só tem medo dela ser descoberta porque sabe do que Ramsay é capaz.
    Inclusive, na temporada passada, a falsa Arya chega junto com Roose Bolton, e é apresentada a Ramsay.

  • MC Bananudo

    Apesar de não gostar muito do fato de existir vilões desempenhando papéis ao longo da trama, sou obrigado a admitir que Rei Euron pode se tornar um excelente antagonista nos últimos dois livros da série. Mesmo fazendo parte daquele seleto grupo de personagens cruéis, ao lado de Gregor e Ramsay, ele é um líder com o carisma que inspira confiança em seus homens. Além disso, possui um artefato poderoso nas mãos, mesmo eu tendo minhas dúvidas se o Berrante de Joramun é tão mágico quanto dizem.
    Falando em magia, outra antagonista que pode aparecer seria a Coração de Pedra. Como o Senhor do Relâmpago virou comida de urubu, acho improvável que Catelyn continue servindo de plano de fundo para outros pontos de vista. Ela e o filho ainda tem muito a oferecer, diferente da Melissandre que só sabe queimar inocentes.

    Contudo que Tommen continue no Trono de Ferro, para mim está tudo certo.

  • mauricio braglia

    ou a Hbo vai trazer os Gryjoy na sexta temporada ou é melhor começar a acrescentar adaptação no titulo da serie.
    uma coisa é encaixar os livros para a tv outra é mutilar: veja o caso do Kevan lannister, como ele não esta na serie agora que o Tywin levou o farelo, quem vai assumir o cargo de mão do rei a Cersei? sério! a mão do rei vai andar pelada na rua? ou seria um tyrel? mais ai pq não envenena logo a cersei e pronto poupa grana e bota devolta o nucleo dos Gryjoy pq o Teon…. esse ai é snow! numca foi de ferro até a irmãzinha dele é mais homem kkkkkkk

  • Cid D´Avila

    Acho que a série pode ser considerada um “universo paralelo”. É como se o Walter Bishop e William Bell tivessem virado produtores de Game of Thrones.

  • Sérgio Mariano

    Po, eu achei interessante essa visão de misturar o Olho de Corvo com o Victariom… Mas pra mim eles são essenciais pra história (misturados ou não), se não colocarem eles na quinta temporada, pra dar mais destaque na sexta blz, agora mostrar ”só um pouquinho” agora e fazer sei-la oque la na frente é sacanagem…
    Os Greyjoy são tão importantes quanto o nucleo de Dorne, e a ”assembleia” deles depois da morte do pai do Theon é uma das melhores passagens do quarto livro…
    #TemQueTerGreyjoy!

  • ReNas

    A história são os livros. A série é só uma adaptação, portanto não levem-a tão a sério. Nada impede que um filme ou desenho seja lançado com modelos diferentes. Portanto “exigir” que a série seja igual, é chororô. A história original já me basta!

  • Victor Felipe

    que revolta meu jovem kkkk

  • Victor Felipe

    No fim da série vamos ouvir um “Os fins justificam os meios.” haha

  • Andressa Gabrielle

    Vim reler esse post agora e pensei numa coisa: Deixa o Trystanne assumir o papel do Quentyn e mata ele torrado em Meereen no final da temporada. Aí temporada que vem introduz Arianne e Quentyn, diz que eles tavam no castelo de alguém (Yronwood, porque não?), põe Quentyn como o mais novo e Arianne como a irmã do meio que aí com a morte do Trystanne ela assume essa bagaça e pronto. Talvez assim eu voltasse a levar fé na série.

  • Gustavo Lander

    acho todo o arco dos greyjoy, tirando o theon e a asha, o mais desnecessário. considerando que foram praticamente dois livros (festim dos corvos e dança dos dragões) e a história deles nem sequer começou a ter contato com qualquer parte da “história principal”. por mim, poderiam cortar tudo desses caras. não sei o que vai acontecer nos últimos dois livros, mas pelo que foi apresentado até agora, eles poderiam ser cortados de boa. eram a parte mais chata de se ler.

  • Isabelle Ruiz Paggioro

    meu coração está despedaçado em saber que muitos personagens que eu morria por ver não aparecerão. estou desacreditada com essa série; melhor me concentrar só nos livros.

  • Luiz Henrique Lemos

    a serie ta em que parte dos livros?

  • cosme

    ta certo que a serie não tem obrigação de seguir os livros a risca mais ja ta virando zueira
    tirar personagens principais e trocar por secundarios é peso
    fora que da lista de personagens tiraram edrick storm, vall e a irmã provalvelmente não vão aparecer e o kalasar de Daynerys ( que era pra ser uma Kaleese) que de uma hora para outra sumiu, kevan e praticamente todos os senhores do norte ta triste a serie

  • Junior

    Tb existe o fato de alguns persongens aparecerem em temporadas bem a frente como foi o caso do Peixe negro, que aparece no primeiro livro e na série só na 3ª temporada

  • Vitor Brandao

    Duvido que a Dalla esteja no livro, a missão dela é ir ao encontro do Tormund na floresta, mas ele está cativo na muralha. Camisa de Chocalho tem que voltar a se destacar se a série quiser ser fiel ao livro, ele foi visto uma ou duas vezes quando capturaram o Jon ao norte da muralha, ou seja, vai aparecer como um estranho.
    A ida do Davos até Porto Branco é meio inútil mesmo, o Jon pode contar pra ele a verdade. Mas Stannis deixaria o cavaleiro das cebolas ir ao norte da muralha ao invés de marchar para Winterfell?
    Não da pra esquecer também que na série, Varys embarcou com Tyrion pra Pentos. A Aranha pode ajudar Tyrion a encontrar Daenerys, mas assim teria que enfiar o Varys em todas embarcações e viagens, a não ser que ele resolva ficar em Pentos com o Ilyrio, mas assim ele praticamente encerra o papel dele na historia.
    É confuso, espero que seja boa a serie pelo menos.

  • Ze Andrade

    O fato de que a história do ponto de vista do Bran e da Sansa já terem alcançado a narrativa dos livros já nos causa um certo desespero. E agora, sai ou não sai o 6º livro? A quinta temporada da série vai ser a descoberta da América para todo mundo?

  • Ze Andrade

    Depende do personagem. Bran e Sansa meio que já estamos indo para o fim do quinto livro. Para Tyrion e para Arya, e a maioria dos demais , entraremos agora no 4º livro.

  • A Princesa Targaryen

    Só sei que se o Principe Aegon nao estiver na serie eu vou ter um ataque

  • Queen Dany

    Só vc ?