George R. R. Martin manda a mensagem definitiva para os leitores apressados: ‘Fuck you!’

Screen Shot 2014-07-09 at 12.35.04

‘I find that question pretty offensive. So fuck you to those people’ (acho essa pergunta bastante ofensiva. Então mando um foda-se para essas pessoas). Foi essa a resposta que George mandou quando perguntado por um jornalista suíço da Tages-Anzeiger o que ele achava das pessoas que dizem que ele escreve muito devagar, e especulam sobre sua saúde e até uma provável morte vindoura por ele já ter mais de 65 anos.

Na entrevista, Martin também falou sobre fãs que reclamam quando ele frequenta eventos, como jogos de futebol, exibições, ou quando ele viaja. George apenas escreve quando está em casa, então ele não irá finalizar o livro em hotéis. Ou em algum trem. Ou em um avião. Portanto, sempre que ele estiver longe de casa, ele não estará escrevendo (e por conta de compromissos publicitários para da série da HBO, ele fica muitas vezes longe de casa). Martin conta que escreve profissionalmente desde 1971 e que é em casa que ele gosta de trabalhar. Agora imagine você não poder sair de casa sem ouvir que deveria estar escrevendo ao invés de viver e aproveitar o sucesso que sua própria série de livros proporciona?

E não. Mas uma vez ele diz que não sabe quando o próximo livro estará pronto, embora ele tenha admitido na entrevista que atualmente tem escrito mais lentamente. Ele diz que parte disso é por conta da sua idade, mas também por causa da série Game of Thrones, os projetos spinoffs, e ter que falar com jornalistas todo o tempo.

No entanto, como ele já observou dezenas de vezes antes, ele sabe como a série de livros vai acabar, e já contou tudo para David Benioff e Dan Weiss (criadores da série da HBO). E que, sabendo como isso vai acabar, David e Dan não necessariamente precisam seguir a conclusão de Martin. Ele vendeu os direitos para a HBO, as vezes é consultado e até escreve um episódio a cada temporada. Mas ele não tem tem voz ou responsabilidade pelo que a HBO irá fazer com a série daqui para frente.

Ele também falou com bastante propriedade sobre as frequentes comparações a Tolkien, a quem ele considera com carinho um escritor que tinha propriedades em certos aspectos de narrativa que ele não tem, como ser um excelente linguista por exemplo. Sobre escrever fantasia e ficção científica, ele diz ser uma das formas mais antigas de criar literatura, e que ele sempre pensa nas palavras de William Faulkner quando pensa em seu trabalho: The only thing worth writing about is the human heart in conflict with itself’. Por isso, no fundo, o gênero a que um livro se refere precisa ser apenas um pano de fundo para temas humanos que sejam realmente fascinantes.

Sobre seus escritores favoritos, ele cita Tolkien (a quem ele relê a cada dois ou três anos religiosamente), The Great Gatsby de F. Scott Fitzgerald a quem ele também relê frequentemente, e ele também cita as antologias que edita ao lado do amigo Gardner Dozois (Ruas Estranhas, Rogues, Dangerous Women, Warriors, etc) que possuem uma maneira plural de contar histórias misturando gêneros e fazendo as pessoas se interessarem por corredores novos quando visitam uma livraria.

Por fim o jornalista o questiona sobre o filme Casablanca, que George considera formidável por ter frases de efeitos e diálogos cheios de camadas e uma noção de amor versus dever que ele particularmente gosta de ver.

bL9FKGM

Se não conseguiu assistir ao vídeo embedado, você pode assisti-lo clicando aqui.

Compartilhe:

Ao comentar no site você aceita as regras previamente estabelecidas.

Posts Relacionados

  • Leonardo Sette Pinheiro

    acho ele sensacional…. tem que fazer no ritmo dele, a obra é dele e acho que se ele sentir pressionado para terminar pode deixar de ter prazer no que faz e atrasar muito mais ou até paralisar o projeto.

    O velhinho gosta de Futebol americano, ler livros e ver filmes, deixa ele se divertir… somos mais novos e podemos esperar….

  • Giliard Gomes

    George indelicado.

  • Donald Blake

    hahahahaha! Isso ai!

  • Anderson Holmes

    por favor, velhor martin. nao morra antes de nossos personagens prediletos! kkk

  • Juliana Ribas

    Ta brabo! Ta russo! Ta crítica nossa situação de espera eterna!!

  • Michael

    vishhhh, daqui a pouco ele vai dar Rage Quit!!

  • Eduardo Amorim

    Achei essa resposta muito ofensiva também. kkkkkkkkkkk

  • Gustavo Novaes

    “Well, so fuck you too” – by George R. R. Martin.

  • rodrigo_Seven

    Ah… eu entendo ele. Mas os fãs tem motivos para se preocupar! :X

  • Juliana Ribas

    kkkkkkkkkkkkk #georgeputo

  • Evandro

    quando as pessoas perdem a paciencia essa é normalmente uma resposta ha se esperar

  • Leonardo Capeletti

    Uma indelicadeza mesmo. Falar da morte de uma pessoa como se a coisa mais importante fosse seu trabalho e não a própria vida. Brincadeiras na internet, ok, saudável. Falar disso para o cara, desculpe-me, acho onfensivo.

  • Lucas

    kkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Joao Augusto

    realmente, um monte de gente especulando sobre sua morte é ofensivo

  • Valar Morghulis pra esse fãs chatos. Prefiro q escreva devagar, pq há chances de sair um grande livro.,doq escrever rápido e sair uma merda. Tio Martin escreva no seu tempo. Tenho certeza q vou amar o sexto livro.

  • Andre Silva

    Puta que pariu agora que os starks ja eram mesmo
    Por favor martin não mate o jon snow

  • Vicente

    Eu não me incomodo tanto que ele escreva devagar. Eu me incomodo dele arrumar 1001 projetos paralelos antes de terminar a obra mais importante da vida dele >|

  • Vontade de dizer isso pra tanto fã chato…ainda bem q ele não tem papas na língua.

  • Gabione

    HUAHUAHUA comecei a acompanhar agora e me perguntei isso hoje! 😡
    Resposta bem dada! :p

  • thiago

    para de mandar as pessoas se f… e escreva o livro.

  • gabriel

    vcs sabem, Srs.
    ele estava falando com agente.

  • leandrosr

    Você tem 65 anos e ainda trabalha, aí vem alguém e diz: Você devia parar de perder tempo aproveitando a vida e o resultado do trabalho que já fez e trabalhar mais rápido por que EU não quero que você morra antes de terminar.
    Fuck you foi pouco.

  • Peitos da Ahri

    FBI ?

  • Não acho certo esse tipo de atitude. Como não concordo com a cobrança exagerada pelo próximo livro. As pessoas tem o direito de fazer essas cobranças (mesmo porque grande parte é em tom de brincadeira). O que elas não podem fazer é ofendê-lo. Essa é a fronteira entre liberdade de expressão e agressão. Cabe ao cara ignorar esse tipo de “cobrança”, mesmo porque se ele está no prazo da editora (se há um prazo, nem sei como funciona esses contratos) pode ficar tranquilo.

    Achei vacilo mandar os fãs se foder depois do sucesso (por mais insuportáveis que possam ser), pois grande parte deste sucesso é graças a esses fãs, os “tranquilos” e os que “cobram”.

    Antes de alguém vir falar: “releia o texto, ele não mandou todos os fãs se foder, só os que ficam enchendo o saco”. Sim, eu entendi isso. Mesmo assim os caras não deixam de ser fã e contribuem indiretamente para sucesso dele. Se ele estivesse começando, teria essa “arrogância”? Acredito que não.

  • gabriel

    CIA

  • Eduardo Amorim

    Porra deve ser foda msm, vc vivo com 65 anos e as pessoas falando que não importa se vc morrer, desde que primeiro tem que terminar asoiaf.

  • Homero

    O velho está afim de curtir a fama e a fortuna sem prioridade para terminar os livros (direito dele), mas já que é assim ele podia contratar um ghost writer para escrever e ficar só na supervisão e da parada, para garantir o término da história com um mínimo de qualidade, talvez a obra perdesse em estilo, mas garantiria fidelidade as ideias do velhote.
    Caso ele morra antes de concluir a editora e os herdeiros vão botar na mão de outra pessoa mesmo.

  • JasonLannister

    Não me importo que ele escreva devagar, esse livro vai ser bem definitivo e provavelmente o melhor, então é compreensivel a demora, e pra mim ta bem nítido que esse livro ta quase ou está terminado e até a proxima temporada vai ser lançado, mas bem que ele podia parar de fazer esses trabalhos paralelos e focar no principal. Não quero q ele morra, e muito menos que esses produtores que sabem a história façam o que quiserem dela.

  • Allan Souza Santos

    Pode demorar o tempo que quiser, o importante é a qualidade do livro que eu tenho certeza que vai ser muito boa, Martin sabe o que faz.

  • Roy Mustang

    Não seria o primeiro autor à morrer antes de completar a obra. Eu já larguei de mão faz tempo, esta saga não acaba antes de 7 anos, no MÍNIMO.

  • drmingus

    Se a obra tiver que perder qualidade, quanto mais tarde melhor. Colocar um ghost writer só para garantir o término ou para satisfazer o público ansioso definitivamente não é uma boa idéia. E se ele colocar um ghost writer para escrever, e os próximos livros sairem rapidinho, duvido que o público não se sentirá enganado. Se o GRRM tiver de morrer antes de completar a obra, paciência, teremos de aceitar, mas será mais fácil se o que já tiver sido escrito seja material genuino.
    Valar morghulis, valar dohaeris, mas também valar “curtir a vida”, então não podemos criticar o homem porque quer sair de casa um pouco, mesmo para passear. Com 65 anos todo mundo já pensa em se aposentar e não fazer mais nada, mas o velhinho ainda está ai, escrevendo.
    E pensando bem, como ele gosta de matar as pessoas que consideramos importante, acho que ele vai morrer antes do fim da obra, só para trollar os leitores uma última vez!

  • José Santos

    vocês querem um livro de qualidade ou querem uma bosta? então esperem.
    Tb tou farto de esperar mas é preferivel ter a melhor saga de todos os tempos do que os 2 ou 3 livros finais medianos.
    Claro q a este ritmo a série vai apanhar os livros e esse sim vai ser o maior problema pois os produtores/realizadores vão inventar e desvirtuar a saga.
    Qto ao lançamento de OS VENTOS DE INVERNO “a correr bem” e a ler o livro em Português, provavelmento só para o primeiro semestre de 2016.
    Dou-vos um conselho se gostam assim tanto da saga, releiam-na é o que eu pretendo fazer em 2015.

  • Diego Natan Canteri

    KGB!

  • Diego Natan Canteri

    Nesse gif eu não consigo parar de imaginar ele numa roupa vermelha e com um gorrinho na cabeça… não sei porque…

  • Milene Ste

    Geeeenti… E quando a série alcançar os livros??? Medo!

  • Rodrigo MariMoon

    Tem outros dois livros, que serão a 5ª, 6ª e um pouco da sétima temporada… Ainda tem mais dois anos até a série chegar a altura dos livros, meu Deus…

  • Airton Sousa

    é isso aew papai noel xinga esses #@!% msm vc eh o kra escreva com toda calma possivel

  • Rodrigo

    Parece que ele manda tomar no cú! No videozinho acima.

  • Alexandre Rosso

    you think?

  • Homero

    Não se necessariamente perderia qualidade, já que o Próprio autor estaria no controle do processo coordenando o trabalho do ghost writer. Muitos autores utilizam este artifício, Ou você acha que o Stephen King, escreve ele mesmo todos os seus livros? numa média de mais de um lançamento por ano? É uma questão de escolha, no lugar do autor eu faria optaria por isso já que a prioridade dele não é mais escrever o que claro é um direito dele.

  • jefte

    achei super certo ele mandar se foder, a carapuça só serviu pros bestas q ficam enchendo o saco dele, e outra coisa se ele morrer antes de publicar o livro será lançado, pq ao que eu percebi ja está pronto só ta sendo postergado a data de lançamento…E não, não são fans são babacas

  • Não é questão de carapuça servir. O fato de ser babaca faz eles não pagarem pelos produtos? O cara chato tem desconto nas obras e eu não to sabendo?

    Acorda pra vida meu irmão. Essa falácia do escocês já é batida. Chato ou não, esse tipo de fã ajudou Martin a crescer e ele errou nessa atitude sim. Não é só porque admiro o cara que tenho que concordar absolutamente com tudo que o cara faz.

  • Marcelo Silveira

    O problema é que fica saindo esses livros relacionados a história “em paralelo” que fica parecendo que estão querendo sugar a fama antes do livro 6

  • Henrique

    na verdade n Rodrigo, parece que a 5a temporada vai pegar o restante dos livros 4 e 5, ja que uma parte ja foi mostrada na 4a temporada

  • Dexter

    A série já alcançou .. a caminhada de Cercei será nessa temporada inclusive.

  • Rodrigo MariMoon

    Sim, mas só nessa, que passará. Dá pra dar uma pausa no Arco Cersei até o sexto livro lançar.

  • Dexter

    Sim, mas duvido que tirem Lena Hedley por um ano, dificilmente o arco dela ficará de fora, até porque pra mim é um dos mais interessantes por ela ser doida

  • Rodrigo MariMoon

    Mas se podem tirar o Arco Bran e O Corvo (o mais importante dos Arcos, depois do Arco Daenerys) e o Arco Greyjoy de uma temporada inteira, o que impede a HBO de pular a Cersei por uma temporada?, eu pergunto.
    Ela fica tinindo depois da Passeata, toda amorosa e tranquilinha, então é o fim dela na história. Uma Fedor mulher em Porto Real… Kkkkk’.

  • artur alves

    olha serio, muito legal saber que em pouco tempo eu vou ter e prazer de tomar dezenas de spoilers dos malditos que assistem a serie e quando o livro FINALMENTE chegar as partes mais importantes já vão ter sido contadas.

  • artur alves

    mas de qualquer forma mesmo que não tenha muuitos spoleirs na proxima temporada não vai importar porque quando o setimo livro sair, no ritmo que tá, a série ja vai ter acabado

  • artur alves

    mano essa sua sua ultima frase foi realmente boa

  • artur alves

    pulissia militár

  • artur alves

    sempre que percebo que estou prestes a concordar com o que você disse eu lembro que a série vai se adiantar na historia do livro em questão de tempo, e se eu não assistir a série(que eu considero um nível muito abaixo do livro) eu posso, ou tomar muitos spoilers e perder várias amizades, ou então eu mesmo assitir pra evitar isso.
    galera manda uma respostinha ae que não seja fuck you! para ajudar aqueles que não gostam da série

  • Rodrigo MariMoon

    Ou o sexto livro pode fazer a série ter mais duas temporadas e meia. Assim, daria tempo pro sétimo livro lançar antes de a série alcançar o sexto. Quando se está escrevendo um último livro, fica mais fácil e o autor consegue escrever num ritmo frenético, então depois que o sexto lançar, não vai demorar muito pra lançar o sétimo. Até o GRRM afirmou que a série não acabará na 7ª temporada. E se a série for pra 9 ou 10 temporadas, pra caber todos os livros? Já que a HBO se recusa a terminar a série em filmes, como o autor quer…

  • GRRM não falou que a série não acabará na 7ª temporada.

  • Rodrigo MariMoon

    Mas também não falou que acabaria.

  • E alguém falou isso aqui?

    O ponto é que o número de temporadas continua imprevisível. Aliás foi exatamente isso que GRRM afirmou.

  • Marcos

    Velho mal criado “dukapêta”! Sossega a rabiola em casa e trate de acabar de escrever a @#$&#@#@ dos livros. Tu é escritor ou “promotor de eventos”? Pelo amor de Deus, alguém amarra esse véio em casa!!!