Analistas tentam estimar data do lançamento de “The Winds of Winter”

A pergunta que não quer calar na cabeça dos fãs de George R. R. Martin é “quando The Winds of Winter (sexto livro das Crônicas de Gelo e Fogo) será lançado?”. Pra isso existe a Martinologia (Martinology)  —  que, segundo o site  Five Thirty Eight, é o processo pseudocientífico através do qual fãs tentam estimar quando o próximo livro da saga ficará pronto. E pela quantidade de threads relacionadas ao assunto no Reddit, jamais existiu uma área amadora de estudos tão popular quanto essa.

grrm

É claro que para calcular esse tempo, os “analistas” consideram fatores como:

1) o progresso do autor na escrita do livro, que em Outubro de 2012 tinha cerca 400 páginas prontas (depois disso, ele nunca mais falou da quantidades de páginas que escreveu);

2) o número de palavras que Martin escreve por dia, (que, se for mais ou menos o mesmo da escritora britânica J. K. Rowling, chega à 300);

3) o número de trabalhos paralelos do escritor, como a enciclopédia “The World of Ice And Fire”, que será lançada esse ano;

4) aspectos como o humor do velhinho e até a campanha do time de futebol pra que ele torce.

Os resultados são variados. O mais otimista deles aponta que o livro pode sair entre Agosto de 2014 e Maio de 2015, enquanto o pior mostra que esse longo inverno pode durar até Agosto de 2018. Bom, eu prefiro acreditar na editora Anne Groell que, em uma entrevista recente, afirmou que o livro pode ficar pronto em breve.

hickey-grrm-table-3
Acima vocês podem ver uma tabela que relaciona a média de palavras que George escreve por dia, e a possível data de lançamento do livro em cada caso (levando em conta que, segundo ele, The Winds of Winter será um manuscrito de aproximadamente 1.500 páginas).

Uma coisa que todos os fãs sabem (ou deveriam saber), é que uma das melhores maneiras de acompanhar o trabalho do mestre é ficar ligado em seu (not a) blog no Livejournal, que ao fim de cada postagem permite que o autor compartilhe com os leitores seu estado de humor atual. E vocês acreditam que fizeram uma tabela disso? Pois é. E parece que o estado de humor “Ocupado” é o terceiro mais usado por Martin em suas postagens, o que é uma boa notícia para nós, leitores desesperados, que vamos supor que “ocupado” quer dizer “escrevendo The Winds of Winter”.

Vejam a tabela logo abaixo:

hicker-grrm-table-2

É claro que o mais importante é que ele esteja feliz (Excited)

Seria incrível se o livro fosse lançado em Fevereiro de 2015, pois aí teríamos um tempo razoável para devorá-lo antes da quinta temporada da série estrear. Mas não sejamos tão otimistas. Em março desses ano, Elio Garcia, que é fundador do Westeros.org e ajudou Martin a escrever The World of Ice and Fire, comentou numa discussão em seu fórum que “o lançamento do TWOW não será iminente. O livro ainda não está pronto e nenhuma data pode ser dada até lá.”

“Mas e se a série da HBO alcançar os livros?”. Já discutimos isso aqui, e prepare-se, pois é bem possível que aconteça. A verdade é que não importa o que digam, The Winds of Winter só será lançado quando George R. R. Martin quiser. E no final o que importa mesmo é que seja bom, como ele prometeu, não? Tudo que nos resta é esperar ansiosos.

Current Mood: anxious

[Fontes: fivethirtyeight.comreddit.com]

Compartilhe:

Ao comentar no site você aceita as regras previamente estabelecidas.

Posts Relacionados

  • João Victor

    Então parece que as previsões de que irá lançar ou antes ou quando a 5ª temporada acabar são mais positivas do que nunca. Seria bom se ele pelo menos finalizasse entre janeiro e fevereiro, sendo possível a leitura do livro pelos roteiristas da séries.

  • Donilo

    Caso a série alcance ou ultrapasse os livros eu paro de vê-la. Pelo menos até ter o livro em mãos. Quero ter a experiência da leitura. Isso me foi tirando quando eu mesmo – por idiotice, hoje eu sei – fui atrás dos spoilers de toda a história antes mesmo de terminar o segundo livro. =/

  • como eles devem filmar em breve, o roteiro deve estar pronto já 🙁 Contudo, eu custo a acreditar que eles farão mudanças a vontade. As modificações, até agora, sempre terminaram no mesmo ponto. Eles mudaram a forma de chegar, mas não o final. Talvez a Brienne seja a primeira mudança de rumo com a ausência da Coração de Pedra, mas…

  • Martins

    Cara, eu não vou conseguir assistir a série se ela ultrapassar os livros……mesmo sendo uma adaptação, mesmo com as inúmeras mudanças já existentes….eu prefiro terminar a história pela escrita do Martin. Duro vai ser se cuidar na net com spoilers…

  • JasonLannister

    A maior certeza desse ano para mim é q esse livro vai sair até fevereiro no maximo, Martin disse que não quer que a serie o ultrapasse, a HBO não quer filme (o filme levaria ai uns 2 anos para ser finalizado) o que tudo indica é q esse livro está quase pronto, a história está em um nivel que o Martin ja deve ter em mente todos os detalhes para os acontecimentos principais, o que tira um bom tempo, então eu acho q o maximo é até fevereiro

  • Bill T.Prefect

    todo mundo aposta no primeiro ou segundo semestre do ano que vem… mesmo que ele termine esse ano, so sai publicado ano que vem. Isso sendo otimista é claro, mas eu confio nisso.

  • Paulo Frank

    Bacellar, vc está mto otimista! Hahahahaha
    A Anne Groell disse q o livro estaria pronto “razoavelmente” breve. É desse razoavelmente que eu tenho medo! O que seria razoável para ela ou para o Martin? Mais 1 ou 2 anos??
    Fã do Martin sofre, e como…

  • Felipe Medeiros

    Mesmo que o Martin publique The Winds of Winter antes da temporada, e a série alcance os livros, até ele terminar de escrever o último livro, A Dream of Spring, já vai estar passando o especial de encerramento de 10 anos do fim da série Game of Thrones…

  • BrunO_R

    Tem otimismo até demais aí… queria eu que fosse lançado na surpresa entre Agosto e maio de 2014. Mas o pessoal do Omelete já falou duas vezes que o lançamento pode ainda ser esse ano. Prefiro não arriscar…

  • João Victor

    Mas o problema não é a 5ª temporada, e sim a 6ª. Tem material suficiente para uma temporada e meia, do 4º e 5º livro.

  • Com todo o respeito, mas que é que o pessoal do Omelete pode saber sobre isso mais do que qualquer um?
    Minha previsão (baseada no meu chutômetro pessoal) é para o fim de 2015, até pela data de lançamento do World of Ice and Fire, que é no fim deste ano.

  • Hahahahahah adorei o rodapé Rafa.

  • BrunO_R

    Ih rapaz, tbm não sei, apenas costumo acompanhar o site e por duas vezes eles disseram isso, bem como falaram que uma continuação do jogo The Last of Us está sendo feita sem ninguém mais saber… Não que eu acredite, mas tbm pq não sonhar né? rsrs

    Só estou compartilhando.

  • Joao Palmadas

    já que tem tantas teorias circulando sobre essa saga – ninguém pensou na hipótese do Martin ter contratado uma equipe de internautas para provocar essas discussões sobre a data de lançamento de seus livros, e assim aumentar o interesse do público?

    é só mais uma teoria, pessoal.

  • Nós discutimos isso de graça. Acho que ele tem coisas melhores pra fazer com o dinheiro, hehe.

  • marcelo

    Após o término da Quinta temporada e aproveitando a audiência recorde do último episódio, será lançado mundialmente The Winds of Winter.
    Preparem sua espadas de aço valiriano, para enfrentarem as filas gigantescas nas poucas livrarias espalhadas pelo Brasil.

  • joao

    O livro já deve estar mais que pronto,e vai ser lançado numa super campanha de marketing! Aposto! 😉
    Ele até já se encontrou com os ilustradores franceses dos livros anteriores… quer dizer alguma coisa, acho!

  • Rafael

    A impressão que eu tenho é que ele já tem esse livro escrito e apenas está sendo refinado. Para mim, não faz sentido Martin e sua editora, aceitarem a produção da serie, sem que eles tivessem absoluta certeza que os livros fossem finalizados antes da serie alcançar e passar os livros.

    Seria péssimo para as vendas, mas se pensarmos bem, lançar o sexto livro perto do que irá acontecer na serie, poderia ser ótimo pra eles.

  • Fyama Santos

    ansiosa apenas.

  • Victor Felipe

    eu fiz isso direto uhasudhad já no começo do terceiro, sabia da Stoneheart, li a teoria da mãe do Jon e de um bocado de evento com a Daenerys.

    Percebi que eu gosto mais de assistir e depois ler, pq sempre me surpreendo quando faço isso. Quando leio e depois assisto à adaptação, me decepciono.

  • Felisberto Albuquerque

    Cara eu até que não estou assim tão ansioso… Estou terminando o Cavaleiro dos Sete Reinos…ja encomendei Cronicas Saxônicas de Bernard Cornwell e quero terminar de ler toda a obra de Tolkien (falta Contos Inacabados e os Filhos de Hurin)…então terei tempo até lá… Só quero que seja espetacular…

  • Dom Paulo Dornas

    acredito em outubro de 2015

  • Dom Paulo Dornas

    Se o sexto livro sair em 2015, rendendo suas 2 temporadas, e imaginando que o quarto e quinto livros dariam material para umas 3 temporadas… sobraria 4 anos para ele escrever o derradeiro sétimo… ele teria gasto 3 anos para escrever o sexto, entao acho que da td certo… foorça Martin!

  • Mário Luiz A. silva

    Também sou assim, mas com GOT não dá para assistir depois, a menos que a série ultrapasse os livros.

  • Ecio Barbosa

    Pois é, tenho este mesmo pensamento, quando vc assisti e depois lê, a experiência passa a ser boa pois vc acaba descobrindo mais detalhes quando no ato de ler, alem de já ter a aparência física dos personagens na mente.
    Já quando vc lê primeiro e depois assisti a probabilidade de vc achar ruim é bem maior pois uma cena vai sair diferente do que vc imaginou, podem cortar algo que particularmente gostou e os atores podem ter a aparência totalmente diferente do que agente pensa, o rei robert por exemplo, por mais que tenha ficado gordo, não entra na minha cabeça como aquele ator mais jovem ficaria com quase 2 metros de altura, musculoso e ser um dos guerreiros mais fortes do reino…

    O problema aqui na verdade é que as pessoas acreditam que a série vá mudar TOTALMENTE a história se alcançar/passar os livros, coisa que tenho quase certeza que não vai acontecer pois o GRRM participa da produção dela, outra teoria minha é que, sabendo o rumo que a história tem e mesmo assim os produtores da série fazem alterações é pq sabem que determinado personagem não vai ser tão relevante pro enredo, o que poderia ser considerada uma dica com relação ao corte da Stoneheart, como eu não gosto e nem entendo o fanatismo das pessoas para com essa personagem eu sou suspeito a falar disso, mas ai já é conversa pra outra hora…

  • Rodrigo

    Em GOT tudo pode acontecer. Minha aposta é que ele não vai conseguir terminar a novela.

  • Yuri Lobão

    Na minha sincera opinião o livro já está pronto e ele vai lançar no momento em que achar melhor. Leia-se melhor momento para ganhar mais dinheiro…

  • O marketing existe até quando não se consegue vê-lo; aqueles caras são ninjas. E essa sua possibilidade é até bem clara, se você pensar bem. Tomara!

  • Níckolas De Aguiar Alves

    5 anos para o 4 livro
    6 anos para o 5 livro
    Tomara que não leve 7 anos para o 6 livro…

  • Sim, não estava duvidando de você, era da informação deles mesmo, hehe.

  • Sano

    Tem uma tirinha do André Dahmer, responsável pelo site Malvados, sobre Terêncio Horto, um personagem criado por ele que é escritor. Diz assim:
    … Escrevi a Batalha dos Andes em apenas três dias.
    … Como fiz uma obra de 687 páginas em tão pouco tempo? Sim, amigos, eu estava sob efeito de…
    … falta de dinheiro.

  • Anderson Lima

    kkkkk

  • BrunO_R

    Sim, tranquilo haha. Comic Con tá aí, possivelmente ele deve falar algo essa semana!

  • Gleici Tumelini

    Pessoal tinha que parar de encher o saco e deixar ele escrever no tempo dele. Melhor demorar vinte anos e ficar bem feito do que pouco tempo e ser uma merda.

  • Helena Cristina Neri Grandinet

    sei lá eu tenho a sensação, sem nada pra sustentar esse feeling claro, que o livro ja esta pronto.. só esta sendo revisado e finalizado…. mais no meu interior acho que ja esta pronto… o resto é enrolação pra rentabilidade mesmo =(

  • Gabriela Rosa

    As vezes eu acho isso também, que essa enrolação é só jogada de marketing, pq a hbo e a própria editora devem pressionar ele o tempo todo pra que ele termine logo.

  • Valdemar Rodrigues

    Depois que li o terceiro livro imaginei que a história começava a se direcionar para um final. Depois li o quarto e o quinto e parece que o GRRM decidiu continuar a história iniciando vários arcos que parecem todos estar no início. Ou ele vai mudar totalmente o ritmo da história ou não termina em dois livros. Dá a impressão que precisaria de mais uns cinco livros, isso se ele não continuar iniciando histórias. Se o livro sai logo não sei, gosto muito de todos, mas o autor tem muito talento para enrolar e jogar a solução pra frente. Tomara que saiba concluir também.

  • Rodrigo MariMoon

    Concordo plenamente… Sem pressão, qualquer escritor escreve seus livros rapidinho XD…
    Eu, por exemplo, como escritor, garanto que, sem nenhuma pressão, consigo escrever um capítulo inteiro num dia, em média… E na pressão de “termina logo!”, não sai nem duas páginas direito…
    O certo é: pararmos de encher o saco dele, se contentar com a série, livros já lançados e os poucos games que têm, deixá-lo escrever em paz, que ele terminará rapidinho.

  • Rodrigo MariMoon

    Sem pressão, qualquer escritor escreve seus livros rapidinho.
    Eu, por exemplo, como escritor, garanto que, sem nenhuma pressão, consigo escrever, em média, um capítulo inteiro em um dia… E na pressão de “termina logo!”, não sai nem duas páginas direito…
    O certo é: pararmos de encher o saco dele, se contentar com a série, livros já lançados e os poucos games que têm – e action figures, cosplays, etc -, deixá-lo escrever em paz, que ele terminará rapidinho.

  • maluco beleza

    Valdemar, concordo com você, muitos arcos foram abertos nos últimos dois livros, SPOILER SPOILER SPOILER, tyrion, victarion e daenerys parecem que vão se encontrar, tendo muita coisa pra acontecer até dany ir para westeros, aegon acabou de chegar, os martell anseiam por vingança, os greyjoys invadem o continente, stanis no Norte,sem falar em Sansa e Mindinho, Bran e o Corvo, Arya em Braavos

    Em resumo, parece que a história começou de novo, muita coisa para ser concluída em dois livros, do jeito que a história está progredindo não vai terminar em dois livros, ele vai ter que acelerar, mas eu acho que vai pelo menos para 8, mas Martins já afirmou que não haverá novos POVs nos ventos de inverno , entretanto com tantos POVs na dança e no festim, há material de sobra para trabalhar

  • mauricio braglia

    estou cada dia mais convencido disto, parando pra pensar friamente é muita grana nessa estoria.
    Tem os livros, a serie, as tralhas (camisa, bonè, machado, vinho, etc.. foi maus pela “tralha” naõ lembro o nome certo para essas coisas de marketing) é muita grana aplicada e o GRRM ja conhece a midia e sabe como ganhar encima de sua obra o resto da Estoria os dois outres ou quatro livros então todos prontinhos num cofre em bravos guardados por dragoes, with wlkers. imaculados, dotraks e homes sem rosto claro kkkk

  • Denizard Lopes

    Na minha opinião o GRRM está segurando o livro e a HBO acelerando a serie, assim aumenta a expectativa por ambos.

  • Augusto Barros

    Como inglês aposta em tudo, queria saber como andam as casas de apostas no que se refere ao tema…

  • Valéria Corley

    Isso tá levando em conta o tempo de preparo da edição e lançamento propriamente dito?
    Tava olhando que entre o anúncio de que “The World of Ice and Fire” tava pronto (março) e a data de lançamento (setembro) são seis meses.
    Então o dia que ele anunciar que tá pronto ainda vai levar um tempo pra podermos ler. Aff… rsrs

  • Cláudio

    O que da mais dinheiro para os produtores: Os livros ou a série na HBO?
    Eu acho que a série. Já imaginou se o GRRM levar mais 10 anos para
    terminar os livros (pensando em um oitavo, que já li que será necessário
    para finalizar a história inteira). Vão ter que achar novos atores para
    interpretar todas as crianças e vários outros personagens.

    Entendo que a HBO, quando entrou na parada já acertou tudo isso com o Martin. A
    série nunca irá ultrapassar os livros. E os livros não poderão demorar
    tanto para serem terminados. O mais provável e que um seja lançado
    próximo do outro.

  • Ives Leocelso Silva Costa

    Esse livro não sai mais nunca, estou em paz sabendo que vou lê-lo como extra quando a série acabar ^^v

  • Eleildo Virgolino

    O medo que tenho é dele morrer antes de concluir. por que venhamos e convenhamos ela já tah pela tabela

  • Gui Carter Hudson

    GRRM tbm pode matar todos os personagens e acabar com a história em uma grande batalha

  • Marcos Jose

    Acredito que a serie vá tomar um rumo diferente dos livros.
    Nao ha como esperar a conclusao dos livros, pois quem ja leu, sabe que ainda falta muita coisa pra ser contada, conteudo pra mais 3 ou ate 4 livros.
    E pelo ritimo que o autor publica seus livros, ele teria que viver uns 120 anos pra concluir a historia…

  • Maick

    Sou fã da Serie mas acho que ele não vai conseguir terminar a tempo,mas ele sempre nos surpreendeu e duvido que não o faça de novo..Vai George.:3

  • Thiago dos Santos Goes – TPA

    Você já lançou algum best seller? Me perdoe a indelicadeza, mas não acredito que você seja qualquer referencia.

  • Thiago dos Santos Goes – TPA

    Tenho certeza de que os livros já estão prontos. Só que é muito mais lucrativo para a editora e para o próprio Martin segurar o lançamento dos livros, deixando todo mundo na expectativa e consumindo vorazmente qualquer coisa que o Martin produza, como as estórias paralelas do mundo de gelo e fogo.

  • Rodrigo MariMoon

    Ainda não. Eu até estou tendo que reescrever meu primeiro livro inteiro, pra melhorar. Pois escrevi o livro aos 15 anos, então minha mente era outra, mais imatura. Agora, aos 20, tive que reescrever pra fazer uma história mais madura e tudo mais.
    Escrevo há tempos, porém nenhuma editora quis meus livros.
    E, sim, não sou nenhuma referência… Ainda ^^’… Kkkkk’.

  • Eduardo Felix

    Agora que sabemos que o livro não deve ser lançado antes de 2016, me dá uma leve tristeza…
    Se o livro for levado pros editores em 2016, ele ainda deve demorar pra ser lançado. Depois disso, tem que vir pro Brasil e ser traduzido! Ah, melhor ler outra saga enquanto isso 🙁

  • Rodrigo

    O que pode acontecer é ele inventar de que o final está na cabeça de cada um. Porque a trollagem começou depois do casamento vermelho…