Jorah Mormont: Herdeiro, Fugitivo, Exilado, Ândalo, Espião… E agora?

Quarta temporada acabou, hora de fazer aqueles reviews para analisarmos o que pode acontecer daqui para frente. Vamos começar com um personagem importante do núcleo de Daenerys, ele que conheceu a futura Khaleesi quando ela era ainda uma menina Targaryen maltratada pelo irmão. Ele que já foi herdeiro da Ilha dos Ursos, filho de comandante da Patrulha da Noite, virou fugitivo, se tornou exilado, ândalo e espião, só pra se arrepender e voltar a ser cavaleiro (e eterno apaixonado) pela mãe dos Dragões: Sor Jorah Mormont.

Screenshot-4

 

A Mãe dos Dragões pode ter se surpreendido ao saber que o seu “conselheiro mais confiável, general mais valorizado e mais querido amigo” Sor Jorah Mormont , que esteve ao seu lado desde o dia do casamento, era na verdade um ex-espião os dominantes de Westeros, o reino que ela tanto deseja conquistar. Mas, para os espectadores que prestaram atenção desde a primeira temporada, isso não é surpresa. A única questão aqui é quando ele parou de espionar? Quando sua traição virou amor?

Como ele mesmo disse várias vezes , Jorah pegou homens caçando nas suas terras na Ilha dos Ursos (no Norte), vendeu-os como escravos (o que é proibido em Westeros) para pagar suas dívidas, tentando manter o estilo de vida que sua nova esposa estava acostumada a ter e por isso, foi condenado à morte por Ned Stark. Se ele não tivesse fugido de suas terras na Ilha dos Ursos, ele teria sido decapitado pelo próprio Ned. “Eu não estaria aqui para ajudá-la se Ned Stark tivesse feito comigo o que você quer fazer para os mestres de Yunkai”, Jorah recentemente lembrou Dany. Mas, ao fugir de  Westeros para ir viver no exílio ele trouxe desonra para sua casa e para seu pai, o falecido Senhor Comandante da Patrulha da Noite Jeor Mormont (que deu a espada que era de Jorah para Jon Snow), esse é motivo que sua irmã tomou a responsabilidade da Casa Mormont (a mulher guerreira vislumbrada nos conselhos de guerra de Robb Stark).

Em troca de um perdão real, Jorah pensou que poderia atuar como espião para Varys acompanhando os Targaryen, e com isso conseguir voltar para casa.

“Pelo que você reza, Sor Jorah?” Khaleesi uma vez perguntou a ele. “Casa”, ele respondeu com sinceridade.

Então, quando Dany e Viserys chegaram em Pentos , sobre seus planos de casá-la com Khal Drogo, e quando o casamento teve lugar, ele enviou cartas a Varys. Há uma cena na primeira temporada em que Robert conversa com Ned Stark, sobre a notícia que recebeu de que Daenerys Targaryen se casou um Khal Dothraki e que este tinha 100.000 homens em sua horda na época. Foi também por Jorah que o pequeno conselho descobriu que Daenerys estava grávida e enviou assassinos para ela e para a criança.

Nos livros, Sor Barristan já sabe disso pois participava das reuniões do Pequeno Conselho, já na série, ele esteve de fora dessas informações.

Game-of-Thrones-16491

Essa última informação inclusive, foi o ponto de virada para Jorah Mormont, porque ele não antecipou que seu serviço de espião poderia levar Dany à morte. E desse ponto em diante se arrependeu e passou a servir como conselheiro e protetor para os Targaryen (mais para Dany), ele começou a se preocupar com ela . Quando ela cansou de andar a cavalo, ele a chamou de ” criança”, cuidou dela, e alguma teve empatia em relação ao seu difícil começo de casamento. Quando ela aprendeu a comandar, ele respondeu com respeito e chamou de “minha rainha” e “khaleesi”. Mesmo Viserys percebeu que a atenção de Jorah parecia um pouco romântica, mas as cartas continuaram e ele mandou um recado após a morte de Viserys, como ele disse em sua confissão .

Ainda assim, Jorah não parecia estar preocupado pelo bem-estar de Dany , até que ele recebe uma mensagem de Varys mercado ocidental: “Um perdão real. Você pode ir para casa agora.” E então Jorah soube por que – porque eles estavam planejando assassinar Dany. Ele conseguiu frustrar uma tentativa (vinho envenenado) , mas ele sabia que haveriam mais, e disse a Dany: “Rei Robert nunca vai deixá-la em paz, se você navegar todo o caminho até a Ilha Basilisco, seus espiões lhe dirão, ele nunca vai deixar de caça-la.” (No entanto, ele não disse a ela , como ele sabia disso).

jorah e daenerys

Quando Khal Drogo estava morrendo, e seu filho nasceu morto , Jorah tentou levá-la a fugir com ele, até o porto de Asshai . Pode ser que ele já amasse então. Mas quando ela surgiu a partir da pira funerária de Khal Drogo com os bebês dragões, ele a adorava . “Sangue do meu sangue”, ele a chamou. E, mais tarde , disse-lhe com admiração: “Há momentos em que eu olho para você , e eu ainda não consigo acreditar que você é real”. É provável que ele nunca enviou outra carta a Porto Real depois disso – porque quando perguntado se ele iria trair a Khaleesi novamente pela mulher mascarada em Qarth na segunda temporada, sua resposta foi: “Nunca”. E isso está aparentemente confirmado quando Meistre Pycelle solicita ao Pequeno Conselho se Mormont ainda está espionando para eles. “Não mais”, diz Varys. “Ele parece estar totalmente dedicado a ela”.

O que vocês acham? Será que Jorah vai ser tão dedicado a ela agora que está no exílio pela segunda vez?

Game-of-Thrones-Ser-Jorah-rides-away-from-Mereen

 

Fontes: Vulture e Wiki Game of Thrones BR (o post foi livre de spoilers, mas não wiki há spoilers, leia com cuidado).

Compartilhe:

Ao comentar no site você aceita as regras previamente estabelecidas.

Posts Relacionados

  • Athos Guizzardi

    Lembro-me que nos livros ele diz q parou de espioná-la em Qarth. E aí?

  • Marina

    Será que sou a única que não sentiu pena dele ? Afinal as coisas boas que ele fez não apagam a traição e já que ele a espionou uma vez nada poderia garantir que não faria denovo

  • Martins

    Cara, eu tbm não tive pena dele. Ele teve o que mereceu! Ele podia mto bem ter aberto o jogo pra Dany há mto tempo, mas não, ficou calado. Não acho q ele a trairia de novo, mas pedir pra perdoar e confiar no cara que a espionava pro assassino do seu irmão……

  • Martins

    Ele teve o que mereceu! Ele podia mto bem ter aberto o jogo pra Dany há um bom tempo, mas ele ficou calado. Podia ter falado pra ela quando a tentaram envenenar… ele tinha acabado de salvá-la, podia ter amenizado as coisas…Não acho q ele a trairia de novo, mas pedir pra perdoar e confiar no cara que a espionava pro assassino do seu irmão e usurpador do trono Targaryen é outra história……

  • Said Al Amjad Anastácio

    Se não fosse ele e sim outro a espioná-la, um menos “devoto” ela, ela provavelmente ja estaria morta a muito tempo. Então acho que não houve traição, houve um intento de traição, mas não traição em si

  • Gabriela Rosa

    Não, vc não é a única, também não senti nenhuma pena kkkkk, acho que ele precisa fazer muito ainda pra conseguir se redimir. Se ele estava arrependido podia ter contado a verdade.

  • Friendzone é o cara@&#$*0% eu quero é que ele morra. u.u

  • Marina

    Ele vendeu os segredos dela para o homem que comandou o massacre a sua família, eu chamo isso de traição, msm que ele tenha se arrependido não muda o que ele fez.

    Mas cada um com sua opinião.

  • Sano

    Eu só fui me tocar da traição lendo os livros – sou meio distraído – e mesmo assim não consigo deixar de gostar dele. Nunca pareceu-me um personagem malvado ou falso, apenas agiu conforme sua necessidade, mas que mudou ao se apegar a figura que ele foi espionar.

    Deveria ter aberto o jogo, dizem, mas quem garante que a Daenerys o perdoaria? Traição é traição, confessa ou não. Alguém no lugar dele correria o risco de ser punido confessando traição, quando poderia simplesmente ignorar o caso? Ela perdeu o filho por causa dele, mesmo confesso, ela ainda guardaria muito rancor pra perdoar.

  • Gianluca Borga

    pq?

  • Tattinha

    e ao contrário da série, ele não fica se derramando em desculpas não!

  • Vaz

    Huahau, eu quero é que ela morra tentando algo que não é dela!!! 7 Reinos!!! 7 não um Targaryen! hauahua Vai morrer pra forjar a luminífera, será?!
    Obs. ótimo site! Parabéns aos moderadores e as pessoas que comentam sem grosserias à opinião dos outros. Parabéns mesmo.

  • AP

    Ele vai acabar entrando pra patrulha,como último pedido do velho urso.

  • LadyTargaryen

    Jorah tem jeito de cavaleiro que se sacrifica para conquistar o perdão da mocinha – sqn kkkkkkkk

    *SPOILERS*

    Mas falando sério, não acho que a Daenerys sequer terá tempo e cabeça para pensar em perdoá-lo quando voltar pra Meereen. Tem tanta coisa acontecendo no plot dela (As Harpias, as doenças, o cerco a Meereen, Victarion chegando, Tyrion, Sor Baristan reunindo aliados…) que daqui pra frente a única participação possível que vejo para ele é fazendo alguma coisa muito fdp, tipo traindo-a novamente e entregando algum segredo importante para os inimigos, ou de alguma forma ajudando-a e morrendo por isso.

  • Felisberto Albuquerque

    Sor Jorah Mormont é um personagem muito atormentado. Um grande guerreiro mas infeliz no amor… perdeu duas esposas…e ainda acho que a Khaleesi é uma projeção de Lynesse Hightower, que na realidade foi o seu grande amor. Atormentado pelos seus erros no passado é um personagem que ao meu ver, resta-lhe somente algo: Morrer com honra.
    Dany sempre lamentou em silencio a sua decisão para com Sor Jorah… porém ele se mostrou intransigente, sendo que o que ela queria somente que Sor Jorah reconhecesse o erro e fosse humilde o suficiente para pedir perdão…
    Sor Barristan (Arstan Barba Branca) se submeteu e foi perdoado por Dany…. Sor Jorah teve uma atitude extremamente arrogante.
    Quero crer que ambos voltarão a se encontrar e quero crer que ele deixará de lado sua arrogancia e ajoelhará perante a sua Khaleesi, que deve perdoa-lo…. Depois disto torço por uma morte honrada para Sor Jorah Mormont…

  • Joao Palmadas

    Já pensou se a Dany for para o norte enfrentar os White Walkers e topar com Jorah na patrulha?

  • Eduardo Amorim

    No livro quando ela descobre ele fala q a ultima vez que enviou uma carta para Porto Real foi em Qarth. Acho q realmente ele ama ela só não entendo o do pq dps de tudo que eles passaram dps da morte do Viserys e do Drogo ele continuou a espioná-la.

  • daniel

    ninguém foi usurpador do trono targaryen,a familia dela perdeu o trono pq o rei era louco e o irmão um idiota q sequestrou a irmã do ned(se eles estavão apaixonados isso não dava o direito de simplesmente fugir e deixar o circo pegando fogo,e se ela fez isso é uma grande idiota tbm pois o pai e o irmão morreram por causa disso e começou uma guerra).

  • LyannaStarkWIC

    Pelo visto discordo da maioria e vou polemizar. Porém uma coisa todos devemos admitir: a posição dela não é fácil.

    Traçando uma comparação com Robert Baratheon, como rei ele era um guerreiro implacável nas batalhas, mas esse mesmo cara era capaz de participar de banquetes a noite com seus inimigos. Um rei deve sempre se lembrar de cada ofensa sofrida, mas é muito mais difícil saber perdoar, e Robert tinha essa capacidade. Foi com essa fórmula que ele garantiu a paz durante anos no reino.

    Na posição dela teria o mantido, Jorah é um bom conselheiro, mas o puniria pelos crimes do passado, tipo decepando um olho ou os dedos da mão no estilo Stannis, pois no fundo ele se tornou um dos poucos aliados devotos.

  • thiago

    FRIENDZOOOOOOOOOOOOOOOOONEE

  • AP

    Sabe que isso pode muito bem acontecer?

  • Mário Luiz A. silva

    Bem eu tive pena dele, mas não me esqueço que ele sequestrou Tyrion para usa-lo como moeda em uma tentativa de comprar o perdão de Daenerys. Acho isto uma atitude muito desesperadora e baixa para um cavaleiro, pouca honra e muito egoismo, mas mais uma vez parece que sua atitude não irá sair como esperava.

  • Uma dúvida: o que o Senhor Comandante da Patrulha da Noite, Jeor Mormont, fez p ser enviado p Muralha? Não me lembro disso nos livros.

  • Hanna Martell

    Concordo com vc !!! Rhaegar foi um idiota ao fugir,ele era o herdeiro do reino não podia agir feito um tolo apaixonado .Por causa dele Elia e os filhos foram massacrados

  • David Ferreira

    Rhaego morreu por culpa de Jorah? AHn? 4 likes nessa informação? Eu perdi isso nos livros, ou estou certo que n foi isso?

  • Sano

    Jorah não era apenas conselheiro, mas um bom guerreiro. Cortar dedos ou furar olho é prejudicar alguém que pode lhe defender.

    Mas não discordo quanto a punição. Talvez deixá-lo preso por um bom tempo com ameaças de morte e talvez alguma tortura como lição coubesse bem.

  • David Ferreira

    Parabéns pelo post lidiany, espero ver mtos desses, pra matar a vontade durante o tempo q vai demorar p enciclopédia ser traduzida..
    Só uma observação, penso que há um erro na frase final que diz ter spoilers na Wiki..

  • Sempre achei esse rapaz meio injustiçado. Eu acho que ele nem chega a encontrá-la, morre antes.

  • Tassio Luan

    Será que ele ganhará uma possível redenção da Dany nos livros futuros? Confesso que eu gostaria que isso acontecesse. Sor Jorah mereceu ser exilado, claro.. Dany fez uma boa escolha, para mostrar a sua justiça sendo feita. Mas foi ruim. Jorah era um excelente conselheiro e tudo mais.

  • Evandro

    Esse personagem é um dos que eu aposto que morre até o final
    da saga, nada contra o personagem eu até gosto dele só acho que faz mais

    sentido ele morrer faz sentido pro arco de historia dele.

  • Eu tinha visto no Wiki mas achei a desculpa muito fraca diante da complexidade de ISOIAF. Vlw.

  • Felisberto Albuquerque

    Robert Baratheon foi um péssimo Rei… um rei ausente em todos os sentidos.
    Participou de pouquíssimas reuniões do Conselho…. Virou as costas pro Ned e se cercou de víboras: Mindinho, Varys, Pycelle e Cersei. Não da pra dizer que Robert foi um bom rei… justamente por ele ser deste jeito bonachão é que foi um péssimo rei. Preferia bebedeiras e farras com mulheres do que reinar.
    Dany agiu bem com Sor Jorah… ela queria somente que ele fosse humilde, admitisse o erro e pedisse perdão… Se ele fizesse isto, ela teria perdoado.
    ————
    Diferente de Sor Davos, Jorah participa das batalhas ativamente e no corpo-a-corpo… Tanto que se destacou na tomada de Pyke (na 1ª Rebelião Greyjoy) na tomada de Yunkai e de Meereen… Decepar a mão, os dedos ou furar um olho de um guerreiro tão eficaz não seria o mais adequado. Ou perdoa ou não perdoa… Optou por não perdoar… Nos livros Dany arcou com as consequências… na série ainda vai arcar.

  • Uns acham que morre, eu acho que não
    Acho que ele vai dar um bom Senhor Comandante da Patrulha da noite como seu papito, após se redimir com Dany.

    Falando em patrulha da noite, temos alguma teoria da conspiração sobre a carta
    que Robb escreveu antes de morrer cedendo Winterfell? Eu não consigo me recordar da ordem cronológica das coisas e gostaria de procurar. Algum link?

  • Felisberto Albuquerque

    A carta de Robb foi escrita depois do casamento de Sansa com Tyrion, temendo que um Lannister herdasse o Norte por casamento.
    A carta estaria com Maege Mormont que foi enviada por Robb, juntamente com Galbart Glover até Guardamar, para que atravessasse o Gargalo e encontrasse os vassalos de Howland Reed.
    Esta carta ainda vai dar o que falar…

  • Yze

    Mais ou menos, que eu lembre; a Maegi falou que nao era pra ninguém entrar na tenda que tinham as “sombras” dançando capirotosamente lá, e quando a Dany começou a passar mal, o Jorah carregou ela até a tal tenda. Eu lembro dela ficar pensando “Não, não posso entrar lá, me poem no chao” algo assim

  • Obrigado, É isso que eu queria saber, pela sua cronologia, então “só temos Sansa viva” né?
    Vai dar o que falar sim, e eu vou adorar isso.
    Obrigado novamente, desculpem o off

  • Pedro Henrique

    Concordo. Mesmo que muitas pessoas ainda tragam o senso do Stannis de que algo bom não tira algo ruim,o mais adequado na situação seria um perdão,afinal ele foi de muita ajuda pra ela,mesmo ferrando as coisas. Pra mim ela deveria apenas perdoar ele,como Robert fazia,isso era uma coisa boa dele,pena que ele se encheu de víboras em torno dele,o Jorah não é assim,nem teria motivos pra ser uma víbora,ele merecia um perdão sim.

  • Anderson Lima

    Sim…

  • Patty

    ESCRAVO!! o/

  • D_a_v_z

    Não é uma desculpa fraca, o cara era um senhor feudal que n tinha mais sua esposa e queria dar espaço pro seu filho governar tb. Decidiu ir pra muralha honrar o Norte =P

  • MBMR

    Rapaz….tem razão…vamos ver o que ocorre no próximo livro.

  • MBMR

    Ficaria bem de Senhor Comandante da Patrulha! Mas talvez Ele possa ser perdoado……vamos aguardar.

  • Felisberto Albuquerque

    EDITADO: SPOILERS SPOILERS SPOILERS
    —-
    Na realidade Wyman Manderly sabe o que aconteceu a Bran e Rickon…. O escudeiro de Theon Greyjoy assistiu a tudo o que aconteceu em Winterfell causado por Ramsay Bolton e, viu Bran e Rickon escaparem…. E depois seguiu Rickon até Skagos…. Quando Sor Davos vai até os Manderly para trazerem o Norte pra causa de Stannis, Wyman oferece um plano para trazer Rickon e Cão Felpudo, para desmascarar a falsa Arya, os Boltons e os Freys e, assim nomear Rickon como Príncipe de Winterfell….
    —————————–
    Cara é muita arcos de histórias para serem fechados em apenas 2 livros… Por mais que me desagrade, tenho a impressão que teremos 8 livros…

  • Mas isso é muito lá adiante, Robb nem sabia de nada quando fez o testamento.
    Mas…
    Estamos chovendo no molhado, não vai é dar em nada isso, não tem sequência lógica para seguir e o (Bran)Rikon sempre será o herdeiro(se Jeyne não engravidou) com testamento ou sem. =(

  • Verdade, não tinha pensado nisso… Seria interessante.

  • michel

    Jon seria senhor de Winterfell, e Jorah seria o senhor comandante.

  • michel

    Robb Stark e todo o norte sofreram pelo mesmo erro, igual ao Rhaegar.

  • Egg

    Aproveitando que fizeram esse tópico de Jorah porque não fazem um sobre o/ou possível paradeiro de Rickon Stark ? :'(

  • Rodrigo MariMoon

    Provavelmente, peregrinando sem rumo pelo Norte, com a Osha e o Cão Felpudo. Quem sabe, ele possa nos surpreender quando retornar: Rickon como um Selvagem fodástico.

  • Xclaudemir Cavalcanti

    Acho muito legal o personagem

    Jorah Mormont,gostaria de ver a Daenerys voltando atrás e se declarando pra ele,seria muito emocionante.

    PS:Não sei por que mas Quando ouço a musica enamorado de ti “eduardo costa” imagino sempre o Amor entre o .

    Jorah e a Daenerys….

  • Athos Guizzardi

    O q eu achei estúpido da parte dele

  • Anderson

    Ele vai retornar em algum momento em que ela estiver em perigo e vai salva la e será perdoado.

  • Maitê

    Acho que ele morre, mas é perdoado no último segundo.

  • Robert Forte

    Eu li em algum lugar que a carta que o Jorah Mormont recebe no 7º episódio da 1ª temporada, (logo antes da tentativa de envenenamento da Danaerys) é uma carta do Illyrio Mopatis, que está tramando tudo com o Varys desde de o início da trama (vide Young Griff), avisando sobre o envenenamento. Ou seja, o Varys comunica ao Illyrio que eles tentarão matar Danaerys e este comunica ao Jorah Mormont todos os detalhes e o Jorah impede a tentativa. Faz todo o sentido pois os dois estão tramando a volta dos Targaryen faz muito tempo. Sendo assim, o verdadeiro perdão real foi enviado pelo Tywin, lá na quarta temporada.