George R. R. Martin comenta o final sangrento da 4ª temporada de Game Of Thrones

Apenas mais um final sangrento de temporada em Game Of Thrones, depois de tantas mortes ao longo de toda esta 4ª temporada, possivelmente ninguém (exceto os leitores) imaginava que haveria tantas baixas neste último episódio. Ainda mais de personagens importantes como Tywin Lannister, Shae e até mesmo Jojen Reed. Diante disso, James Hibberd da EW fez algumas perguntas para George R. R. Martin sobre o que ele planejava ao escrever os momentos que culminaram nas cenas finais do último episódio. Veja abaixo a entrevista traduzida.

GOT-TYRION

EW: Então, quando Tyrion sobe para confrontar seu pai, o que ele está pensando em fazer? Apenas ter uma conversa com ele? 
George RR Martin: Eu não acho que ele está pensando sobre isso nesse momento.Ele é um nada. Ele perdeu tudo. Ele vai ser contrabandeado para algum lugar em segurança, mas o que diabos é que ele vai fazer lá? Ele perdeu sua posição na Casa Lannister, ele perdeu sua posição na corte, ele perdeu todo o seu ouro – que é a única coisa que o sustentou durante toda a sua vida. Todas as desvantagens que ele teve por ser um anão, ele não tem o tipo de habilidade física para ser um cavaleiro, mas ele tinha a grande vantagem de um nome antigo e poderoso e todo o ouro que ele poderia querer para comprar todas coisas – incluindo seguidores como Bronn e outras pessoas para defendê-lo. Agora que ele perdeu tudo isso e ele também descobriu que Jamie – o único parente que ele amava incondicionalmente e o protegia, estava sempre ao seu lado – desempenhou um papel neste evento traumático de sua vida, a traição final. Ele está tão ferido que ele quer machucar outras pessoas, é um capricho quando ele percebe onde está e que a apenas alguns degraus está um aposento que já foi seu, e que agora seu pai usurpou dele. Assim, ele sobre para ver seu pai. Eu não acho que ele sabe o que ele vai dizer ou fazer quando ele chegar lá, mas uma parte dele se sente compelido a ir. E claro, em seguida, encontramos Shae lá, o que é um choque adicional para ele, mais uma facada na barriga.

Lembro-me de um dos sentimentos que eu tive ao ler o que acontece em seguida, estava tão chateado que Tyrion foi falsamente acusado, e então ele vai em frente e comete esses assassinatos. Há um certo pesar, porque queremos que todos saibam e gostem dele como nós gostamos, mas agora ele está condenado e isso nunca vai acontecer depois de suas ações naquela noite.
Acho que às vezes as pessoas são empurrados muito longe, às vezes as pessoas quebram. Eu acho que Tyrion chegou nesse ponto. Ele passou pelo inferno, ele enfrentou a morte de novo e de novo, ele foi traído por todas as pessoas das quais ele tentou cuidar, das quais ele tentou ganhar aprovação. Ele está tentando ganhar a aprovação de seu pai durante toda a vida. E, apesar de suas dúvidas, ele se apaixonou por Shae, entregou o seu coração para ela. Ele só chega a um ponto onde ele não pode mais fazer isso. Eu acho que as duas ações são bastante diferentes, embora eles ocorram em sequência. Ele está furioso com Lorde Tywin porque ele descobriu a verdade sobre sua primeira esposa e o que aconteceu com ela, e Tywin continua chamando-a de prostituta – o que ela é, pela lógica de Lorde Tywin. Lorde Tywin está convencido de que uma vez que ele não ama Tyrion, então ninguém pode amar Tyrion. Então, obviamente, ela é uma garota de classe baixa que está apenas tentando trazer o anão para a sua cama, porque ele era um Lannister, para que ela pudesse se tornar uma senhora e ter dinheiro e viver em um castelo e tudo isso. Então, basicamente é o equivalente a ser uma prostituta – ela está apenas fodendo pelo status e ele está tentando ensinar a Tyrion uma lição a esse respeito. E assim ele continua usando a palavra “prostituta”, que é como jogar sal em sua ferida, e Tyrion lhe diz para não fazer isso, para não dizer essa palavra novamente. E ele diz a palavra novamente e nesse momento, o dedo de Tyrion apenas empurra o gatilho.

Uma coisa importante que ele aprendeu desde a sua juventude, porque é muito a filosofia de Lorde Tywin – é que você não faz ameaças e em seguida, deixa de realizá-las. Se você ameaça alguém e em seguida, eles desafiam você, e você não realiza, então quem é que vai acreditar em seus ameaças? Suas ameaças tem que carregar peso. E isso é ensinado a Tyrion por toda a sua vida. Assim, quando seu pai diz a palavra, o dedo empurra a besta, a decisão de uma fração de segundo, e está feito.Isso vai assombrá-lo. Tywin era seu pai e vai continuar a persegui-lo, provavelmente para o resto de sua vida.

Com Shae, é algo muito mais deliberado e de certa forma uma coisa mais cruel. Não é a ação de um segundo, porque ele está estrangulando-a lentamente e ela está lutando, tentando se libertar. Ele poderia deixar ela ir a qualquer momento. Mas a sua raiva e seu sentimento de traição é tão forte que ele não para até terminar o que é provavelmente a obra mais vil que ele já fez. É o grande crime de sua alma junto com o que ele fez com sua primeira esposa, abandonando-a depois da pequena demonstração de Lorde Tywin. Agora para os padrões de Westeros, isso quase nem seria um crime “Então um Lorde matou uma prostituta, grande coisa.” Ele não seria punido por isso mais do que quaisquer outros Lordes e cavaleiros que tratam as mulheres de origem humilde, prostitutas e servas com desprezo usando-as e descartando-as. Isso não é nada para o mundo, mas é novamente algo que vai assombrá-lo, ao passo que o ato de matar o pai é algo de enorme consequência, algo que está além dos limites, pois nenhum homem é tão amaldiçoado quanto um patricida.

George e Sibel assistindo game Of Thrones juntos. Fonte: arquivo pessoal da atriz.

George e Sibel assistindo game Of Thrones juntos. Fonte: arquivo pessoal da atriz.

Certo, e há também a surpresa com a hipocrisia de Tywin quando ele encontra Shae em sua cama. Será que Tywin sabia que ela era uma prostituta [no livro isso não está claro]? Ou que ele simplesmente não se importa?
Oh, eu acho que Tywin sabia sobre Shae. Ele provavelmente descobriu que ela era a mesma seguidora do campo de batalha que ele expressamente disse: “você não vai trazer aquela prostituta para a corte”, e que Tyrion desafiou ele novamente e trouxe aquela prostituta para Porto Real. Quanto ao que precisamente aconteceu aqui, isso é algo que eu realmente não quero falar sobre, porque ainda há aspectos desse momento que eu não revelei e que serão revelados em livros posteriores. Mas o papel de Varys em tudo isso também é algo a ser considerado.

Também vale a pena mencionar que Shae é um dos personagens que foram significativamente alterados em relação aos livros para a série. Eu acho que [David Benioff e Dan Weiss] escreveram uma Shae muito diferente, e um símbolo para Sibel Kekilli – a garota incrível que interpretou o papel. Shae é muito mais sincera em suas afeições para Tyrion. Isso é quase contraditório, mas com a Shae na série de TV, você pode dizer que ela realmente tem sentimentos verdadeiros por Tyrion – ela o desafia. A Shae nos livros é apenas uma prostituta manipuladora que não faz por Tyrion mais do que ela faria por qualquer outro, mas ela é muito compatível, como um pequena gatinha sexy na adolescência, alimentando todas as suas fantasias; ela está com ele apenas pelo dinheiro e status. Ela é tudo que Lorde Tywin pensou sobre a primeira esposa de Tyrion e que ela realmente não era. Portanto, há muitas camadas de complexidade acontecendo aqui. Elas são a mesma personagem, mas também são personagens muito diferentes, e eu acho que isso vai levar a consequências diferentes na série em relação aos livros.

Foi difícil como autor matar dois de seus principais vilões, Joffrey e Tywin, no terceiro livro? 
Eu não sei como responder a algumas destas questões. O processo de escrever para mim vem de uma parte diferente do cérebro do que o racional. Eu não sei se eu vejo tudo isso como apenas direito/esquerdo, mas eu não sento e tomo decisões como: “Sim, eu preciso de uma decisão aqui, eu preciso de alguma coisa lá.” Eu defino os personagens em movimento, eu defino a história em movimento, e eles me levam a determinados lugares. É certo que, às vezes, eles me levam até um beco sem saída e eu penso, “Isso não vai dar certo, eu realmente chego a um beco às vezes e eu tenho que voltar atrás e mudar isso.” Mas às vezes eles me levam a lugares muito poderosos.

Muito curioso o mistério que ele mantem em torno da participação de Varys e do que ele ainda não pode revelar sobre esse acontecimento que foi escrito há muitos anos. Deixa de mistério e conta logo George!

E vocês o que acharam as mortes de Tywin Lannister e Shae no episódio? Vão fazer falta na história? Foram fiéis? Se perderam em relação ao propósito do que foi planejado por George? Vejam o que os outros fãs estão comentando aqui e aqui.

Compartilhe:

Ao comentar no site você aceita as regras previamente estabelecidas.

Posts Relacionados

  • Kellin Godoi de Andrade

    Eu gostei muito do último episódio, mas acho que a conversa que o Tyrion NÃO teve com o Jaime antes de fugir vai fazer toda a diferença! Ainda mais porque o Jaime está se aproximando da Cercei novamente, e esperava-se que o Tyrion também ficasse com raiva até do Jaime, a última pessoa que ele confiou!

  • Ygor

    Acabei de pensar em algo um tanto diferente.
    Tem uma teoria que diz que o Tyrion é filho do Aerys com a mulher do Tywin. Será que a Shae não seria uma filha bastarda do Aerys? Parece uma vingança bem Tywin Lannister prostituir a filha do cara que roubou a sua mulher.

    No primeiro livro/temporada, quando o Tyrion conta à Shae que o pai lhe proibiu de levar alguma prostituta, ela pergunta se ele mencionou especificamente o nome dela. Acredito que ela sempre foi a prostituta do Tywin.

  • Nossa, como vcs viajam…

  • José Diego Tenório

    Eu ainda tinha esperanças de que essa Shae da série fosse diferente da Shae dos livros, imaginava que Tyrion iria atrás dela nas Cidades Livres. Nem houve menção a Tysha :/

  • Karoline Lino

    Às vezes eu fico teorizando as coisas e me acho meio maluca, mas é só vir aqui e dar uma passeada nos comentários que eu já me sinto melhor…rsrs

  • Laís Severo

    Fiquei muito chateada com isso, tanto Jaime fica obcecado com o “Ela anda fodendo Lancel, Osmund e até o Rapaz Lua, pelo que eu sei”, que muda toda a relação dele com a Cersei (como não atender ao chamado dela). E Tyrion também fica obcecado com o “para onde as putas vão”, além de dar um gatilho a mais na raiva dele pelo pai.

    A falta da Stoneheart também me decepcionou, mas ela poderia aparecer em outro momento, essa conversa não :/

  • Pedro Henrique

    … Não.

  • Don Ramon

    Então, veremos…

  • Ygor

    hahahaha, o lance da Shae ser filha do Aerys é viagem msm, mas eu até que boto fé no Tyrion ser filho dele.
    E tbm da Shae ser do Tywin durante a guerra do primeiro livro.

  • Vou sentir muita falta do Charles Dance no papel do Tywin, pra mim foi uma grande perda no elenco juntamente com o Pedro Pascal nessa temporada e a Michelle Fairlay na anterior. Mas sob o ponto de vista da história, eu acho que a morte do Tywin tinha mesmo que acontecer para dar uma reviravolta no cenário de Porto Real e de Westeros como um todo.

  • Kellin Godoi de Andrade

    Exato! O humor do Tyrion meio que gira em torno dessa pergunta de “para onde as putas vão” por um bom tempo, e o Jaime evolui muito quando começa a se distanciar da Cercei. Você falou tudo ai!

  • Isabella

    READ THE FUCKING BOOKS! Pensa a pessoa é um jornalista que pode perguntar qualquer coisa pro Martin e faz essa perguntinhas que nós não ligamos. Eu quero saber oq ele achou do Jojen ter morrido de uma forma aleatória, Brienne encontrando a Arya,Cersei falando toda verdade pro Tywin e principalmente oq ele acha dos roteiristas mudando toda a história que ele escreveu. E a maioria das mudanças não foram feitas pra economizar de alguma formas ou ajudar no roteiro e sim pra chocar as pessoas que leram os livros mas acabou se tornando um desrespeito com os fãs da saga. Shame on you HBO

  • Sano

    Senti falta da conversa. No livro a gente vê que ele mata o pai por raiva, muita raiva, afinal de contas, ele fez a esposa do filho ser violentada na sua frente por uns cinquenta homens. Tyrion já estava puto com a Shae, o fato do Tywin dormir com ela não seria um fator a mais para querer matá-lo. Mesmo odiando o velho pela condenação e tudo mais que fez, dificilmente Tyrion seria tão extremo se não fosse a revelação sobre a Tysha. Isso deixou a morte do pai bem fraca. Quem viu a série não percebeu o ódio e as razões que ele tinha.

  • Rafael Costa

    Mais alguém acha que o Bran Stark irá controlar o Drogon ou um dos seus irmãos ?

  • Gildo Cravo Batinga Neto

    Me pareceu que a prostituta esteve sempre a mando de Varys. Inclusive, já havia se relacionado com Tywin antes de Tyrion.

  • J Ricardo Miranda

    Se não há fidedignidade aos livros, cria-se então hiatos para variações, que acabam chocando . tem spoiler demais na net. Fica-se conjecturando até a cena final. E nem sempre agradará. Mas já estamos acostumados desde a 1ª não??

  • Isabella, as perguntas foram direcionadas para as cenas finais de Tyrion e não do episódio inteiro.

  • MBMR

    Algo me diz ….. que o Tyrion vai se dar “bem” nessa história ainda…

  • Victor Dias

    Uma dúvida…porque o Varys salvou o Tyrion e não salvou o Ned?Oportunidade ele sempre teve,teria isso a ver com a teoria (SPOILER?) do Tyrion ser targaryen e o Varys “Apoiar” os targaryen?(SPOILER/)

  • moraesmarcio

    gente, n li todos os livros, mas a primeira pergunta foi crucial. pq tyrion subiu aos aposentos de Tywin ? se shae n estivesse lá oq ele faria no quarto do pai, conversaria com ele? colocaria a perder sua fuga da morte ? oq porra ele tava pensando ? n vi nenhum motivo. simplesmente n faz sentido. wtf. foi um erro de escrita que foi mantido na serie. seria um erro global ? ri muito disso, e acho que nem o porprio george soube responder a pergunta. na verdade ele n tem ideia do tamanho do erro dele. hilario isso.

  • Luna

    conte-me mais sobre a tysha, pq n tem referência dela na série. Sei q foi a primeira esposa do tyrion, mas qual a estória dela?

  • Luna

    Jaime salva a vida deles e ele agradece por isso, se tem uma coisa q eles n fica na série é com raiva do Jaime

  • O link está no texto, tem todas as informações na wiki: wiki.gameofthronesbr.com/index.php/Tysha

  • Hans Nery

    Não, pois no livro, por mais que o Varys goste do Tyrion, assim como gostava do Ned, ele não arriscaria a própria pele para salvá-lo. Como ele diz na série, ele não é um herói. No livro o Varys vai contra a vontade, sob ameaça do Jamie.

  • drmingus

    Supostamente, o Ned não morreria, iria para a Muralha, e isso provavelmente não atrapalharia os planos do Varys. Então não teria porque o Varys se arriscar.

  • Egg

    Não cara, Varys queria/tentou ajudar o Ned, porém sua honra jamais deixaria aceitar a ajuda de Varys e fugir …

  • Mateus Bauer

    Como eu já comentei no facebook, não houve revelação alguma na série da tv a respeito da Tysha e a discussão com o Jaime. Ele tá falando do livro e não da serie, não é possível…
    O motivo por ele ter matado o Tywin na tv foi a Shae e a condenação a morte pelo próprio pai.

  • Samuel

    Mimimi mas isso não tinha no livro mínimi…

  • Jacqueline Angelica

    No livro o jaime conta p/ o Tyrion q a Tysha ,1ª esposa, ñ era uma prostituta e q mentiu pq o pai pediu.Então o Tyrion vai furioso atrás do pai querendo saber da esposa, a uma motivação no livro p/ tyrion ir atrás do pai q é a tysha e td o q aconteceu c/ ela por causa dele e de sua familia mas na série isso ñ foi usado parecendo isso mesmo q vc disse q ñ tinha motivo p/ ele ir lá .

  • Raquel Oliva

    no livro, ele estava com raiva do pai porque jaime revelou que a garota que ele amou na adolescencia e até se casou (tysha) não era uma prostituta, sacanearam ela e coisa e tal.

  • Anon Anonimo

    Isso foi mais uma falha do seriado por não explicar as coisas direito. O livro é outra história quanto a essa cena, detalhes quero dizer.

  • Lucas Hansen

    All men must die, who are in any way close to Sean Bean

  • Paulo Frank

    O núcleo Lannister foi o mais alterado desse episodio e o que eu menos gostei!
    Como assim não falaram da Tysha?? Ela é a principal motivação para o Tyrion matar o pai!
    “para onde as putas vão???” é uma frase clássica dos livros e atormenta o Tyrion durante todo o 5º livro. Faltou todo o dialogo com Jaime tb! Era essencial ele saber a verdade sobre Tysha e contar ao Jaime algumas verdades sobre a Cersei! “ela anda fodendo Lancel, Osmund Kettleback e até o Rapaz Lua, pelo que eu sei…”
    Enfim, essa ultima cena da fuga do Tyrion foi uma correria só e podia ter sido trabalhada com mto mais calma!

  • Juirew Lonenata

    pq o tyrion é mto mais l0k0

  • Bernardo Brum

    Pra mim o Tyrion queria alguma compensação/explicação por ter sido condenado à morte pelo próprio pai. Encontrar a Shae na cama dele foi a gota d’água, e ele estava realmente emocional por sentir-se completamente traído. Acho que não fosse pelo elemento Shae, ele não teria chegado a matar o Tywin.

  • Juirew Lonenata

    releia o nome do autor das crônicas e mude sua opinião

  • Wancharle

    Numa de suas visoes dessa temporada ele ve a sombra de um dragao sobre a. Cidade….
    Pode ser ele no futuro pois o corvo disse que ele nunca vai andar mas irá voar! Agora ele pode voar em qualquer coisa com asas….. Pode ser o drogon. Os outros dois dragoes ou um dragao de gelo do norte …. Ou grifo….
    O mais simples seria ele wargar um passarinho… Mas acho que não seria isso pois o corvo disse que ele nunca mais andara e ele anda quando esta no hodor. Entao esse “voar” eu imagino que se refira a voar em cima de um dragão…

  • Gabriel Monteiro

    o motivo foi o tywin querer executar ele mesmo sabendo q ele nao era culpado.

  • Yze

    Martin responde essa questão quando diz ” Agora que ele perdeu tudo isso e ele também descobriu que Jamie (…) desempenhou um papel neste evento traumático de sua vida, a traição final.”
    Mas você e outros, que apenas assistiram a serie, não poderiam entender, já que na serie o Jaime não comete essa “traição” (Falar que mentiu junto com o pai sobre a ex-esposa do Tyrion, Tysha) e é esse o erro dessa cena. Realmente não tem o pq dele ir lá na serie

  • William Novaes

    TIpo o vary salvou o Tyron, pq o o jaime ameaçou ele, E com o ned starck ele tbm ajudou, ele queia que ned salva-se o Rei Robert, mas o ned confiou mais n mindinho do que nele, e se fudeu.

  • Ary Aires

    Varys é by far, a personagem que mais me intriga no livro. Eu não quero nunca ver o GRRM escrever um POV do Varys pois tenho medo de me decepcionar um pouco, de a imagem que eu criei dele divergir do que o autor pensa, mas cada vez que ele aparece nas páginas do livro eu vibro um bocado.

  • Ary Aires

    Complementando o que você disse, no livro é o Varys quem acompanha o Tyrion naquelas passagens, e é aí que o Tyrion aproveita do conhecimento do eunuco sobre as passagens para chegar até os aposentos do pai. Acho que na série menosprezaram um pouco esse papel do Varys, mas eu entendo a ida do Jaime à cela, dada a diferença do relacionamento entre ele e o irmão no livro e na série.

  • leandrosr

    Varys pode ter convencido Shae de que o melhor para Tyrion era ser mandado para fora de Porto Real mesmo que “a força”, para sair da aba do nome Lannister. Assim depois ela se encontraria com ele, mas se foi assim, sabe-se lá qual era a real intenção do Varys, já que ele não tinha como prever que Tyrion chegaria ao quarto do pai.

  • Alex

    Não é um erro. Nos livros, Jaime salva Tyrion e conta a verdade sobre sua primeira mulher( “a falsa prostituta” ) e isso faz com que Tyrion sinta uma raiva tremenda do pai, então vai até os seus aposentos. Eis sua explicação e a prova de que não é um erro de escrita.

  • Eduardo Amorim

    kkkkkkk isso q eu ia comentar, George comentando oq aconteceu no livro e não na serie O.o entrevista meio maluca.

  • Massi Marques

    Eu não entendi uma coisa…O Jaime quis mesmo “ajudar” o irmão ou ele quis sacanear com Tyrion influenciado pela Cersei???

  • Juan Pianecer

    Ele quis ajudar mesmo! apesar de isso não ficar bem claro na TV, o Jaime é um dos personagens com e melhor índole da serie! Isso começa a ficar mais evidente a partir do 4º livro… o proprio titulo de regicida, foi um fardo que ele escolheu carregar para proteger o povo de porto real, alem disso, ele é provavelmente a unica pessoa que REALMENTE gosta do Tyrion.

  • Bruno Serrão

    mimimi a série é uma adaptação mimimi

  • Munique Titello Manfroi

    No livro ele quis ajudar… e aparentemente na série também…
    o que a série não deixa claro, é que Tyrion está magoado com Jaime também… o que ajuda ele acabar com o pai.

  • Munique Titello Manfroi

    ele e o Littlefinger… pra mim a verdadeira guerra dos tronos quem está jogando são os dois.
    Agora, de onde isso veio, e pra onde vai? também tenho medo de saber!

  • BiancaGØT

    Kkkkkkk

  • Daniel Rocha

    Ajudar, tanto que quando ele volta pra bater na porta que o Jaime falou, o Varys tava lá igual o Jaime falou.

  • Juliana Ribas

    Sacanear como? Eu acredito que ele quis ajudar sim pois o libertou das masmorras, lhe deu a chance de viver!

  • Juliana Ribas

    Rafa você ainda vai ter um pitico de cenas com ele no enfadonho velório que está por vir kkkkkkkkkk

  • Joao Pedro Cavalcante

    Ele quis ajudar o irmao sim, mas no livro é nessa hora que o Tyrion descobre que a primeira esposa dele nao era uma prostituta e que o Jaime sempre soube. Acho que essa é a traição que o George ta falando.

  • Cecilia Saraiva

    Varys é meu favorito… eu nem devia falar isso porque senão ele morre. 😀

  • Cecilia Saraiva

    Acho que tem a ver sim com os planos do Varys sobre um possível apoio aos Targaryens… talvez nem tanto pela teoria do Tyrion ser do sangue do dragão, mas porque o Varys quer ver o circo Lannister pegar fogo, ver o reino desestabilizado para o retorno da família Targaryen… isso é meu ponto de vista.

  • Cecilia Saraiva

    Nem sei se é isso, porque o que o Varys podia fazer ele fez e o Ned aceitou (declarar-se traidor e aguardar pelo perdão real). O problema ali é que o Joffrito era uma besta sem coleira, um monstro adolescente com uma coroa na cabeça… não fez o que era esperado de um rei e provocou uma guerra.

  • Cecilia Saraiva

    “Contra a vontade”… talvez é o que o Varys quer que o Jaime acredite… 😉

  • Samuel

    Cara, dentro da série, seria impossível e incoerente colocar a tysha na série. Mal se falou dela. E alem disso, o tyrion amava a shae, na série. Colocar essa paixão louca pela tysha ficaria muito confuso. Mas enfim, concordo que ficou meio corrido.

  • Victor

    Ele ajudou mesmo. Aquela cena com a Cersei n existe, foi o único ponto negativo do episodio na minha opinião.

  • Dario Ferreira Silva

    Claro que não, bro. XD Jaime se importa mesmo com o Tyrion, ambos se amam. Parece que a série não mostrou a verdadeira essência do Jaime, começando com aquela história do “estupro da Cersei”.. :l

  • TDRamos

    “Contra a vontade e sob ameaça do Jaime” em termos,

  • Don Ramon

    na série ele não está chateado com o irmão.

  • Laura

    Gente q n entende o tamanho da questão. Selo besta da ignorância pra vc. 1bj

  • Pati

    o George está se referindo a cena que ele escreveu, não a cena da série. No livro o Jaime conta pro Tyrion a verdade sobre a Tysha, e essa é a traição de que o George fala na entrevista.

  • Yze

    Mas a questão dele é que, se a Shae não estivesse ali, o que o Tyrion foi fazer lá? Dá um tchau pro pai? Matar ele sem “motivo”?

  • Bruno Lopes Vasconcelos

    Esse segredo do GRRM explica a ajuda do Varys em muitos momentos que o Tyrion precisou. Nos livros, é o Varys que esconde bem a Shae e leva o Tyrion ao encontro dela no esconderijo, é o Varys que dá a pista errada da prostituta( Alayaya) para que a Cersei nao encontre a verdadeira. É ele quem leva o Tyrion pra fora do castelo na fuga…

    Não tenho ideia do que seja.

    Detalhe que nos livros o Varys permanece em Porto Real. Na série ele embarca junto com o Tyrion.

  • Don Ramon

    concordo

  • Joao Palmadas

    Charles Dance e Sibel Kekilli farão falta. São ótimos atores.

  • Joao Palmadas

    Charles Dance e Sibel Kekilli farão falta. São ótimos atores.

    Tywin fará falta, é um ótimo personagem. A Shae nem tanto, é só mais uma puta traiçoeira.

    Alias, depois da morte de Tywin, os livros continuam bons mas menos do que antes.

  • Rafael Coelho

    Eu li essa entrevista e fiquei pensando: “Pô, eu tava tão disperso assim que não percebi em momento nenhum a menção da Tysha na conversa entre o Jaime e o Tyrion?” Só nos comentários que eu percebi que isso foi algo exclusivo dos livros. Confesso que achei meio sem sentido essa ida do Tyrion aos aposentos do Tywin dentro do contexto mostrado na série, mas a pergunta que eu faço é:
    Nos livros a Tysha deu para “quantos ela conseguisse” porque QUIS ou porque o Tywin forçou? Na série o Tyrion explica pra Shae e pro Bronn que o Tywin OFERECEU $ pra ela por homem que ela fodesse, em nenhum momento disse FORÇOU. Dentro dessa mudança de contexto, isso faz uma diferença monstruosa. Nos livros ela aceitou a grana de bom grado ou foi realmente forçada a dar pra todo mundo?

  • Dan Monteiro

    Concordo em gênero, número e grau. Só lendo Brienne e Jaime pra saber como é ser Jaime. (e as mudanças que ele passou)

  • Tysha: wiki.gameofthronesbr.com/index.php/Tysha

  • Tiago Rossi

    Sensacional.. esse cara é foda..
    apensar de ficar triste c a morte do Tywin pois era o único pulso firme merecedor de ser rei pela força e estratégia..

    O autor é foda.. Varys e Baelish são cobras d+ mt bom!

  • endrigo

    Ficou claro que quis ajudar ao meu ver. Porém não ouso falar sobre a índole do mesmo pois seja em livro ou série foi ele quem empurrou um garoto do alto de uma torre. GRRM não parece escrever personagens preto ou branco.

  • Janet Romão Rocca

    Sim…ele realmente quis ajudar o irmão!

  • Janet Romão Rocca

    Era exatamente isso que eu iria dizer, não acho que ele tenha a melhor índole, acredito sim que alguns fatos vividos por ele como ter sido prisioneiro e principalmente por ter perdido a mão o tornou um pouco mais humano, mas isso não anula os maus feitos no passado como empurrar um garoto de 7 anos de uma janela!

  • leo f

    Caralho! Ainda tem algo a ser revelado sobre isso? Ja vi teorias do Oberyn e do Varys ter envenenado o Tywin, será entao que foi o Varys por meio da Shae? Qual mais seria o papel do Varys nisso?

  • Donald Blake

    Tinha q morrer mais um no episodio, o Montanha c ele ressuscitar vou ficar muito puto mataram o irmão q era ruim mas era divertido pra deixar um muito pior!

  • Hans Nery

    O problema de conspiracionar sobre GoT é que nos deixa paranóicos hehehe. Mas por que o Varys haveria de mentir sobre isso?

  • Calvin

    Existe uma esperança para o Tyrion, ninguém de fato viu ele matar o pai,
    portanto, embora admita o crime para todos que encontra, se quiser nada o
    impede de vir a nega-lo futuramente, afinal o duende já conta inclusive
    com um bode expiatório perfeito: “Varys, a Aranha”.

  • Kellin Godoi de Andrade

    A resposta disso inclui spoiler! Mas não, ele não ajudou o Ned e ajudou o Tyrion porque se isso poderia ajudá-lo nos planos dele, ou pelo menos não alteraria nada, não tem nada a ver com ameaças. O Ned estava muito além das capacidades dele de mexer as ‘peças do jogo’.

  • Kellin Godoi de Andrade

    Exatamente, na série. No livro as coisas são bem diferentes, é essa diferença que eu me refiro. O Jaime revela para o Tyrion que a Tysha não era realmente uma puta, o Tyrion fica puto com ele e conta sobre as traições da Cercei “Ela anda fodendo Lancel, Osmund e até o Rapaz Lua, pelo que eu sei”. Depois disso, o Tyrion não confia mais no Jaime, e o Jaime não confia mais na Cercei. Quero ver como que os caras da série vão fazer isso agora que o Tyrion já saiu de Westeros.

  • Kellin Godoi de Andrade

    Engraçado, as discussões giram em torno das partes presentes nos livros e omitidas da série (por parte dos que já leram), e de pessoas que não entenderam porque tanta indignação, da parte dos que apenas assistem a série. Quanta gente atrás de spoiler!

  • Rose Eneas Vacco

    Eu acho que isso tem haver com a história entre o Tyrion e a Tysha, sua primeira esposa… Ou, o aspecto que é comentado pela Cersei sobre o pai do Tywin, algo sobre andar bêbado, morar com uma prostituta e quando ele morreu, o Tywin fez ela fazer uma caminhada semelhante a da Cersei só que em Rochedo Casterly!

  • Rose Eneas Vacco

    No primeiro livro o Tyrion conta isso se não me engano para o Bronn… a Tysha foi um arranjo para que ele perdesse a virgindade, mas ele se apaixonou por ela e vice-versa, acabou casando com ela, quando o Tywin descobriu, pediu para um Septão cancelar o casamento, disse para o Tyrion que ela era uma prostituta, fez todos os guardas se aproveitarem dela pagando uma moeda de prata(com ele assistindo a tudo) e por ultimo ele, que pagou com uma moeda de ouro (pq era um Lannister)… Momentos antes de fugir o Jaime conta a Tyrion que na verdade ela não era prostituta… então isso mudou e muito, o que o irmão era para ele e os acontecimentos daquela noite!

  • Patrick

    O que eu quero ver como é que vão justificar a aliança do Tyrion com a companhia dourada,se ele ainda gosta do irmão.

  • Paulo Frank

    Achei errado os roteiristas terem colocado a Shae como a amada dele, em vez da Tysha. A história em torno dela e suas implicações na vida do Tyrion são mto mais importantes do q o relacionamento superficial com a Shae. Enfim, são pequenas coisas q os roteiristas optam em mudar e que no final não funcionam tão bem como funcionou nos livros. E até o Martin comentou sobre isso na ultima entrevista q ele deu…

  • Paulo Frank

    Mas nos livros ele nao se alia ao Aegon e Jon Connington por ódio ao Jaime, na verdade ele ainda gosta do irmão. Ele se alia pq nao tem outra alternativa, e ele tb acaba gostando do Jovem Aegon, vê nele um bom governante, mto melhor q a irmã e seu sobrinho Rei.

  • michel

    não cara nos livros o Varys some de porto real e só aparece no final do dança dos dragões, fora que ele tem planos com o Ilyrio.

  • Priscila

    Acredito que na cena final foi perdido um pouco da emoção, porque pra qm não lê os livros não ficou claro o pq ele foi até o pai tãoo indignado, até pq o motivo e o sentimento da cena gira em torno da confissão de Jaime sobre o acontecido referente a primeira esposa de Tyrion, nisso os fatos e sentimentos vão tomando formas e na séria não tivemos isso …. portanto ficaram devendo na adaptação na minha opinão. Porém depois de assistir ao ultimo episódio resolvi não comparar mais livros x série pq deu pra perceber q serão obras paralelas (muito parecidas mais paralelas). Então o jeito é curtir cada uma de um jeito diferente.

  • Melissa Lins

    acho que ia ficar difícil eles criarem o laço emocional do tyrion com alguém tão do passado em uma série que não usa flashback. tem q ver q cada mídia faz o que lhe cabe.

  • Thaiza Costa

    (Quase) Ninguém gosta de Tyrion, esse é o problema. O cara foi acusado de matar o sobrinho e condenado. Se dizem que foi ele que matou o pai, quem vai discordar diante do “histórico” dele + ninguém gostar dele?

  • Calvin

    Exatamente, “quase” ninguém gosta dele, mas Westeros não é uma democracia o que conta não é a opinião da maioria, apenas as das pessoas certas.

  • Julia Benatti

    Não acho que o Tywin vai fazer falta como vilão. A Cersei já mostrou muitas vezes que consegue assumir esse papel sozinha.
    Além disso, essa não é uma serie sobre herois e vilões. É sobre os vilões que existem em cada um e o heroi tambem.

  • Juan Pianecer

    “As coisas que faço por amor”.

    Bom, talvez tenha meio que “esquecido” desse detalhe. Hahaha

    Realmente, tentar matar uma criança é algo absurdo, mas ainda assim, sacrificar a moral e a honra pra salvar milhares de pessoas, sendo que um cavaleiro é basicamente feito de moral e honra, é um ponto extremamente forte. Alem disso, ninguém conhece de verdade o Jaime antes dele ser retratado nos pov’s.

  • Abner

    NO LIVRO FICA MUITO CLARO O QUE ACONTECEU, REALMENTE HÁ DUAS REALIDADES AGORA COM A SÉRIE X LIVRO…a

  • gino

    Sem esquecer do Doran

  • Kaio Meyer

    Ótimo ponto de vista. Mas pra mim Cersei é só 20% do que Tywin representava de modo geral.
    Ele era muito mais poderoso e inteligente. É como eu falei em outro topico, neste momento porto real está abandonada de uma referencia poderosa.
    O rei é uma criança dominada pela mãe maluca, ponto final.

  • Alejandro Moraes

    Ainda tenho a esperança que o Cão esteja vivo e retorne pra matar o Montanha/Zumbi, aquele maldito

  • Donald Blake

    hahahaha