The Winds of Winter pode ser publicado em breve, diz editora de George R. R. Martin

A editora responsável pelos livros de George R. R. Martin, Anne Groell participou de uma sessão de perguntas e respostas no Suvudu Universe. Anne respondeu algumas perguntas que foram escolhidas e votadas pelos fãs. Ela revelou detalhes sobre o andamento do trabalho de George em The Winds of Winter, comentou também sobre The World Of Ice and Fire, além de discutir a possibilidade de George terminar As Crônicas de Gelo e Fogo em mais de sete livros e se ela sabe como a história vai terminar. Abaixo traduzimos algumas perguntas e respostas. Veja a entrevista completa aqui.

GRRM_and_Anne_Groell

GRRM_and_Anne_GroellGRRM_and_Anne_Groell

Você acha que GRRM vai escrever mais do que 7 livros para terminar As Crônicas de Gelo e Fogo? 
Começo a me perguntar, embora 7 seja o que temos atualmente sob contrato. Eu me lembro quando ele me chamou, anos e anos atrás, para confessar que sua pequena trilogia não seria… bem … não seria mais uma trilogia. Ele previu quatro livros. Eu disse Sete Livros para Sete Reinos. Então ele me disse cinco livros. Eu disse Sete Livros para Sete Reinos. Então ele disse seis. Eu disse … Bem, você consegue. E finalmente, estávamos na mesma página. Sete Livros para Sete Reinos. Bom. Como eu aprendi recentemente durante a edição de “The World Of ice and Fire” (outra obra impressionante você deve comprar quando for lançada!), Há realmente tecnicamente oito reinos, todos os que foram anexados quando Aegon, o Conquistador, desembarcou em Westeros. Então, talvez oito livros para Sete Reinos seria algo bom.Além disso, ele me prometeu que, quando ele finalmente derrubar esta grande besta, eu posso publicar a carta de cinco páginas descrevendo o esqueleto da “trilogia”.

adwd-finished-book-224x300

Quando The Winds Of Winter será lançado? 
Quando eu tiver uma data, você terá uma data. Agora estou no Twitter, Del Rey Spectra está em uma série de redes sociais, e eu prometo que nós vamos divulgar  assim que nós sabermos. Tudo o que posso dizer é que George está trabalhando duro, e esperamos ter o livro publicado razoavelmente breve. Atualmente tenho 168 páginas que ele enviou para nós em fevereiro de 2013, a fim de receber um pagamento contratado, mas sei que ele tem mais, porque ele continua a falar sobre o capítulo que ele ainda não me enviou. Na verdade, quando eu quis colocar um trecho exclusivo na app de The World Of Ice And Fire (uma app magnífica que todos vocês devem comprar e usar!). Ele sugeriu o segundo capítulo Tyrion, e eu então tive que lembrá-lo que este capítulo não estava na amostra que eu tinha.

ADWD-ms-page-showing-225x300

Sabemos que os produtores de Game Of Thrones conhecem um rascunho do final dos principais arcos dos personagens das Crônicas de gelo e Fogo. Sem revelar nada, você sabe o final, também? 
Não. George é um sujeito muito reservado e guarda bem seus segredos. Eu sei algumas coisas sobre The Winds of Winter, mas principalmente porque tivemos que encurtar alguns elementos do livro, uma vez que já estava tomando muito tempo, e ele teve de revelar alguns segredos para que eu pudesse ajudá-lo a organizar uma parte da trama. Eu sei o ponto final da linha da história de Bran e Daniel Abraham, que está adaptando a Graphic Novel de Game Of Thrones para mim, sabe onde Tyrion acaba (eu fiquei com  ciúmes!). Mas assim como vocês conseguem manter segredos dos espectadores que ainda não leram os livros (e continuo a ficar impressionada pela forma como todos mantiveram em segredo o casamento vermelho), eu também nunca iria dizer o que eu sei. George conseguiu um juramento de todos nós para esta incrível conspiração do silêncio, da qual eu admiro e aprecio poder participar! Eu tive um almoço muito divertido com Daniel em que claramente nós não podíamos dizer um ao outro o que sabíamos. Em suma, como você, eu mantenho os segredos de George.

Anne Groell with ADWD Manuscript Part 1

Você já tentou convencer George a usar um notebook para escrever e escrever enquanto viaja, em vez de apenas escrever em seu computador em casa?
Meu Deus, sim! Várias vezes. Mas ele é um homem teimoso e muito rígido em suas tradições.

Você gosta de assistir Game of Thrones?
Eu amo. É a única série que eu trato como um filme. Meu marido e eu assistimos fielmente com outro amigo (e se ela não pode vir em um domingo, nós esperamos para ver até que ela possa ver com a gente). Nós vemos televisão com as luzes da sala acesas, mas para GOT, nós desligamos todas as luzes e fingimos que estamos em uma sala de cinema e que nada mais existe. Eu acho que David e Dan estão fazendo um ótimo trabalho mantendo a série fiel ao espírito dos livros, ainda mais com a necessidade de cortes por conta do tempo. Está sendo fascinante fazer minha própria adaptação com Graphic novel de Daniel, e comparando as escolhas que fazemos (nós temos um pouco mais de espaço algo em torno de 24 a 29 páginas cada, enquanto eles tiveram cerca de dez horas por livro) com as escolhas que fizeram. Em qualquer adaptação, você tem que tomar algumas liberdades.

Pelo que você já leu sobre The Winds of Winter até agora e sem estragar nada, quão bom você acha que o livro é, comparado aos outros da série?
É incrível. Na verdade, quando li uma parte pela primeira vez  por volta em 2013, eu imediatamente escrevi um apelo apaixonado para George não deixar a série passar na frente dele. Eu não posso prever o que vai acontecer a partir daqui, mas eu definitivamente quero que a versão dele seja a minha primeira versão da história. E eu acho que muitos de vocês querem isso também. A visão dele começou a história. Quero que ela termine com a visão dele também.

Por que você acredita que foi uma decisão sábia cortar três grandes batalhas de A Dança dos Dragões?
Sim, as batalhas. Estruturalmente, teria sido bom mantê-las . Mas havia duas limitações severas e reais. Em primeiro lugar, há tantas páginas para ligar fisicamente entre as capas, e poucos lá fora são realmente capazes de lidar com livros muito grandes. Quando Dança terminou, menos as batalhas havia 1.513 páginas no manuscrito. Incluindo as batalhas … bem, nós fisicamente não seríamos capazes de encaderná-lo. Nós teríamos que dividi-lo em dois livros, o que seria menos satisfatório. E provavelmente ainda não seria publicado pois ele ainda estaria escrevendo. Então tivemos que fazer uma concessão para obter o melhor livro possível com o que existia na época  e foi o que nós fizemos. Apesar da falta de batalhas, eu ainda fiquei muito feliz com isso. E eu sei que um monte de outras pessoas ficaram também. 

Você percebeu quando você começou a editar As Crônicas de Gelo e Fogo para George que seria um compromisso de vida ? Você já se desesperou para saber o final da história ?
Não. Eu conheci o livro primeira vez no verão 1994, há vinte anos atrás, quando havia apenas 100 páginas e as cinco páginas de esboço que eu mencionei anteriormente. Os livros um e dois saíram em um prazo relativamente curto. O livro 3 não demorou tanto. Então eu conheci e casei com meu marido, enquanto o livro 4 estava atrasado. ( Eu fiquei preocupada com a entrega de George durante: 1) O nosso primeiro Natal juntos. 2) Nossas primeiras férias de verão juntos . 3) O nosso casamento e lua de mel. Mas eu não deveria ter me preocupado). Quando George estava atrasado com o livro cinco, eu tive um filho. Houve um momento divertido por volta do final de 2008 quando eu estava grávida, George e Connie Willis estavam muito atrasado com seus livros. George propôs uma aposta até a entrega e que quem ganhasse poderia nomear o bebê. Eu recusei a aposta dos nomes, mas eu não deveria ter me preocupado. Connie conseguiu me bater por dois meses, mas ela teria escolhido um belo e sensível nome, eu tenho certeza. No entanto, como eu tenho um certo prazer perverso em dizer a George, eu o venci por dois anos e meio de idade, com um ser humano. Mas eu continuo otimista! Eu quero levar isto do início ao fim , com o que precisar.

Veja outras notícias sobre The Winds of Winter e The World Of Ice and Fire.

feed

informe seu email e clique em cadastrar

Compartilhe:

Ao comentar no site você aceita as regras previamente estabelecidas.

Posts Relacionados

  • Alan Mariano

    Quais três batalhas que ficaram de fora d’A Dança eles comentaram?

  • Renan Sacht

    Maravilhosa a entrevista. Fiquei surpreso com a falta de liberdade que o autor as vezes tem… imagina ver sua obra ser fatiada pra ser economicamente aceitavel… deve doer :S

  • Tiago Matos

    Espero que o apelo dela ao Martin surta efeito e ele termine sua obra antes da série, seria decepcionante ver primeiro a versão da HBO antes da versão do cara que criou td!

  • Roberto

    Adorei essa senhora! Martin não deve deixar a série alcança-lo!

  • Paulo Frank

    Guentaaaaa coração!!! Winds of Winter tá chegando! Mto feliz =DD

  • Paulo Frank

    Deve ser a do Stannis contra os Bolton no Norte, a batalha em Meereen e a outra eu nao sei!
    Ajuda galera!

  • Maluco

    Cara, minha suposição que o Wow ficará pronto até o fim de 2014 ainda está viva !

  • Joao Palmadas

    Bem, eu não acho que o George lançará o livro antes dessa temporada acabar. Isso seria “trollar” a série e o livro ao mesmo tempo. Mas eu acho que ele conta que essa temporada (que está sendo melhor que a segunda e a terceira, parelha com a primeira) tenha tanto sucesso e atraia tanto interesse que se torne um bom negócio lançar o sexto livro algumas semanas depois do fim dela, quando todo mundo deverá estar comentando o final. Assim como a série aproveitou o sucesso dos livros, agora o Martin quer aproveitar o sucesso da série.

    É muito justo.

  • Felipe Sales

    A batalha de Meeren pelos exercicitos da Daenerys
    A batalha de Winterfell do Stanis contra Bolton
    A batalha de Ponta de Tempestade pelo suposto Aegon

  • Eduardo Serpa

    *SPOILER – A DANCE WITH DRAGONS*
    Uma delas é a de Meeren (Segundos Filhos, Victarion, Barristan, etc.) e tem outra no Norte (provavelmente Stannis e Boltons). A terceira deve ser o julgamento da Cersei ou algo relacionado à Reconquista de Aegon.

  • Juliana Ribas

    Gente até agora não entendo o porquê dessa demora para os últimos livros… eu não faço idéia de como é o processo de criação de um livro/história, no máximo escrevi umas 200 paginas do meu TCC, tirando as outras 600 que eram gráficos e tabelas, mas posso afirmar que já foi um sufoco! Porém ainda assim não compreendo como ele, tendo os caminhos dos personagens principais já definidos, não consegue desenvolver e por no papel… por mais que eu ame a obra eu fico sim desapontada com a espera… é angustiante!

  • Diego Natan Canteri

    A gente não sabe nem se o livro será lançado antes da próxima temporada acabar também, hehe… talvez leve até mais dois anos, quem pode prever…

  • Pequeno Cícero Aposentado

    Achei bacana ela falar sobre guardar segredo de momentos como o Casamento Vermelho, e me lembrou de quando um amigo meu perguntou o que iria acontecer no episódio seguinte (no caso, o episódio do Casamento Vermelho). Esse universo do Martin é tão incrível que eu simplesmente não pude falar pra ele, tive que deixar ele experimentar a sensação.

    Se bem que eu poderia ter falado: “vou falar nada, mas grava a sua expressão enquanto assiste a meia hora final do episódio…”.

  • João Vitor

    Não me surpreendo da possibilidade de ter mais um livro, sempre achei que só dois livros restantes não seria o bastante pra finalizar a história de todos os personagens, a não ser que eles sejam absurdamente grandes…

  • Compreendo o desapontamento, mas se ele manter o padrão de qualidade, a espera vale a pena.

    Além disto, seguindo o exemplo do TCC, há pessoas que o terminam em questão de semanas, enquanto outras levam anos. Cada um tem seu tempo e no fim o importante não é o quão rápido a obra sai, mas sim quão alta é sua qualidade.

  • Pequeno Cícero Aposentado

    Kkkkkk é angustiante, mas imagine escrever uma história tão rica, com tantos núcleos, com tantos personagens, com uma cultura própria tão desenvolvida… sem falar que ele só escreve em casa kkkkk. Mas resumindo: eu não acho que ele é tipo um escritor de Lost, que escreve um final que tem nada a ver com o início. Pelo contrário: desde o início já devem ter elementos na obra que serão ligados lá no final.

  • Pequeno Cícero Aposentado

    Esse ano não sai, com certeza. Se for pra aproveitar hype, poderiam lançar junto com a temporada que vem, mas eu acho que não. No meu otimismo, acho que sai final do ano que vem.

  • A temporada já está a poucas semanas de acabar. Pensar que o livro sairá pouco depois de seu fim é bastante otimista de sua parte.

  • Pequeno Cícero Aposentado

    Mas até editar, preparar marketing e outras coisas, é mais um tempo.

  • Eduardo Amorim

    Até o fim da temporada acho que não o prazo ta muito curto menos de 3 semanas pra acabar, mas acho q até o fim do ano sai George está deixando a gente sofrer um pouco.

  • Eduardo Amorim

    Pelo que eu entendi não é bem economicamente é que um livro pra encadernar com 1500 paginas eles não conseguiriam.

  • Samuel

    os primeiros livros saiam em intervalos relativamente curtos, mas a medida que a história foi crescendo em núcleos e complexidade, mas o George se enrolava, chegando na espera recorde para “A Dança” (2011). Acredito que agora, sem novos núcleos para serem inseridos e POVs fixos, deve estar dando um pouco menos de dor de cabeça. Se ele conseguir terminar ainda esse ano o The Winds of Winter, fico esperançoso em relação à série não ultrapassar os livros. E pela quantidade de páginas e complexidade da história, 3 anos (2011-2014) seria um tempo justo de espera.

  • Sérgio Oliveira

    Concordo com você. Eu gosto muito do Rick Riordan e ele é capaz de escrever livros bons, bem desenvolvidos e medianamente grandes (cerca de 450 pag. na versão em português). Mesmo o Martin sendo um escritor lento, as vezes é lento até demais…

  • Ninguém comentou, mas não é curioso ela dizer “sei o fim do arco do Bran” O que seria o exatamente o FIIIM??? Seria algo que ela entendeu como um desfecho da história dele? Será que a participação dele termina de alguma forma (morte) ou ele pode mudar de corpo e transforma-se em algo que voa 0.0 TEORIAS TEORIAS

  • LadyTargaryen

    Estou começando a acreditar na teoria da conspiração de alguns fãs: é bem capaz desse livro já estar pronto e eles estarem criando todo esse burburinho, suspense e medo geral da série alcançar a história, para vender muito mais.

  • Anderson Lima

    Concordo contigo!

  • Uai sô! Um monte de coisas que eu já havia dito, Isso era tão previsível assim ou eu posso abrir uma tendinha e ler sorte e futuro? Pelo menos agora me senti um burro inteligente. ‘-‘

    Deixem eu me curtir. rs

  • FINALMENTE!!!!!! Obrigado deuses.

  • a verdade

    Quando isso acontecer, mando soltar foguetes, faço um carnaval fora de época aqui na rua!

  • Eduardo Cruz

    Como a Lady Targaryen falou, e eu acredito também: esse livro já está pronto, apenas esperando o momento certo.

    A hbo sabia onde estava entrando em 2010 (foi nessa época que começaram a produzir né?). Tem mta chance de ter um acordo entre a série e o G r r Martin para lançamentos estratégicos tanto da série quanto dos livros.

    Gosto de acreditar nisso porque da esperança de que ele já esteja trabalhando no sétimo livro. Menos demora pra todo mundo o/

  • Eduardo Cruz

    pode ser isso que você falou. Mas pode ser também que ela se referiu apenas ao fim do arco do bran em WoW

  • Eduardo Cruz

    acho pouco provável também, faltam poucas semanas. A menos que a ideia seja fazer uma super surpresa. Aposto no natal desse ano. Alguém comentou uma vez que seria bem simbólico lançar durante o inverno.

  • Renan Sacht

    Mas ao invés de dividir em dois, ou passar as cenas pro próximo, eles cortaram elas :s

  • Gorgonzola

    Queijo.

  • Danilo Souza

    Na verdade eu nem assistiria. 😛

  • Tattinha

    mas isso pq eles já tinham decidido também que seriam 7 livros. E outra, eles fizeram isso (dividir o livro em 2) com o 4º e 5º.

  • Felipe Sales

    Novos, Antigos, o Vermelho, o de muitas faces e a Mãe Roine

  • Felipe Sales

    Mas esses dois restantes tem 1600 páginas cada um

  • Felipe Sales

    Se for pra lançar no inverno então é provavel que anunciem por agora

  • Ecio Barbosa

    Não esquecendo também a possibilidade de termos o que seria pra mim um grande fail da história da literatura, nosso GRRM vir a falecer e o trabalho ficar inacabado, se não me engano ele proibiu a continuação que não seja por ele, vale lembrar q ele já não é mais tão jovem.

    ps.: não estou dizendo que a vida dele vale menos que as CGF, apenas lembrando dessa possibilidade…

  • Joan Martins

    como se os livros de GRRM precisasse de tal estratégia pra vender mais. lol.

  • Daniel Batista

    por algum motivo essa entrevista me acalmou em relaçao a data de publicaçao do the winds of winter

  • JasonLannister

    Eu acho que esse livro está mais que pronto. Nesse novo livro provavelmente não vai ser acrescentado novos POVs, o que ja tira uma boa dor de cabeça, George sabe oq quer para o final, então é só desenvolver. Acredito mto nesses jogos de market, acho q ainda esse ano, quando ngm esperar, sai. Por outro lado esse livro vai ser MUITO definitivo, e as expectativas são muito grandes, em relação as batalhas, aos novos desfeixos, ao desenvolvimento das personagens, e claro, as mortes, que tem que nos surpreender.

  • Rodrigo Jambeiro

    Eu não sei não, viu… é sempre bom manter pelo menos um pé atrás com relação a essas informações sobre datas de publicações das Crônicas de Gelo e Fogo. Esse ” razoavelmente breve” que ela soltou ai é algo muito aberto, muito relativo, quase frase de discurso político, inclusive porque ela sabe que, com Martin, falar em datas certas não é um bom negócio. E, embora as minhas esperanças sempre fossem que ele terminasse tudo de uma vez só e depois dividisse em dois livros ou mais, não coloco como certo, porque tanto pode ser que ele esteja fazendo isso, quanto que ainda esteja trabalhando só no livro 6 (até porque, como já admitiu em suas próprias entrevistas, ele é perfeccionista, vai avançando, escrevendo, mas sempre volta bastante, fazendo revisões e mudanças no que já havia escrito. Então pode ser que essa demora a entregar páginas que já deve ter “prontas”, seja não porque ele já esteja escrevendo fatos do sétimo livro, mas sim porque ele ainda quer voltar e revisar, revisar e revisar…). Enfim, a verdade é que só vou comemorar mesmo quando souber, oficialmente, que o livro está em pré-venda. Até lá, permanecerei sempre com um pé atrás em relação a essas datas e boatos lançados por ai por quem quer que seja…

  • brunna

    Acordo, vou no facebook e vejo essa notícia. É pra glorificar os 7 de pé!

  • Possivelmente não sai esse ano.
    Ainda tem essa informação da outra editora dele por aq:
    http://www.gameofthronesbr.com/2014/01/the-winds-of-winter-ainda-deve-levar-anos-para-ser-publicado.html
    Realmente não passa de boatos e como ela mesmo disse, ninguém tem uma data ainda.
    Dança levou tanto tempo pra ser publicado e nada impede que ele faça a mesma coisa de novo… =(

  • Victor Welbert

    imagina que louco se o martin fa igual a beyocé e numa madrugada qualquer resolve lançar um livro de surpresa só pra matar os fãs com a surpresa huehuehue

  • Guilherme C. Grunewald

    Ha! Sempre apostei que seriam pelo menos 8, para quem leu até o 5 sabe que o leque enorme de histórias e personagens continua em um movimento de expansão embora esteja chegando nas bordas e limites do mundo, não acredito que a retração e todas as consequências dos 5 livros (pensando que o 4 e 5 se passam ao mesmo tempo) possam ser resolvidos tão rapidamente em mais dois livros. Continuo com minha aposta em pé que não fecha em 7. :p

  • João Vitor

    Que eu saiba esse é o número de páginas do manuscrito, quanto vai pra versão final diminui. O quinto livro teve uma quantidade bem parecida de páginas quando também estava no manuscrito, umas 1500 se não me falhe a memória…

  • Kevin Nogueira

    Mas vender um pouco mais sempre é bom. Eu sou um dos que acredita que já está pronto.

  • A galera ficou animada com a entrevista achando que o lançamento está próximo e eu achei justamente o contrário quando li isso:
    “… Atualmente tenho 168 páginas que ele enviou para nós em fevereiro de 2013…”
    🙁

  • Bruna

    Se ele quiser fechar com oito, sem problemas ..só não seria legal se ele dividisse a história como foi no festim e a dança..mais três livros com a qualidade dos três primeiros seria perfeito!

  • Thales Quintiliano

    ela não estaria se referindo o The World of Ice and Fire como o 8º livro? me corrijam se eu estiver errado!!!

  • Felipe Dias de Moraes

    se não me engano, a dança com dragões ele enviou 1500 paginas pra edição, ou seja essas 168 não são nada

  • Stephanie Reis

    Tô surtando aqui com essa parte! COMASSIM?
    E com o “(…)sabe onde Tyrion acaba” !

    Já quero ler tudo e quero agoraaaaa!

  • Joao Palmadas

    Um escritor não faria isso.

    Mas um editor, sim.

  • Mário Luiz A. silva

    Como assim, ciumes de Tyrion?
    Acho que o anão vai se dar melhor que qualquer um de nós espera!

  • eu acho que ele vai deixar para lançar esse livro ano que vem, antes da próxima 5° temporada da série começar.

  • Fernando Santos

    Já estou me acostumando com a idéia de que não verei o final desta história, sinceramente… Assim como Berserk.

  • Letícia

    esqueceu de mencionar que ela disse que ele tem muito mais paginas guardadas com ele! calma lá fera, o cara n escreveu só 168 pags em todo esse periodo de tempo!

  • drmingus

    Provavelmente, os editores estão considerando o inverno deles, no final do ano, e não o nosso inverno. De qualquer forma, acho que se o livro já estiver pronto e eles estiverem aguardando um momento oportuno, acho que esse momento não será o final desta temporada, mas sim o início ou até mesmo o final da próxima, visto que ainda existe material para a próxima temporada e talvez uma outra sem alcançar os livros. Quanto mais protelarem o lançamento do sexto livro, mais tarde começarão as cobranças para o sétimo.

  • Laercio vilanova

    não.

  • Laercio vilanova

    o 5 também teve ótima qualidade.

  • Laercio vilanova

    O melhor a se fazer é não acreditar,se demorar a decepção vai ser menor,se não demorar a surpresa vai ser maior.

  • Rodrigo

    Pois é, Berserk virou DBZ. GOT também está indo para o mesmo caminho. É como já comentei aqui, a maldição do Casamento Vermelho assombra GRRM, a história está sem rumo.

  • Rafael F. Costa

    “Eu sei o ponto final da linha da história de Bran e Daniel Abraham, que está adaptando a Graphic Novel de Game Of Thrones para mim, sabe onde Tyrion acaba. ”

    Medo deste Tyrion acaba. Como assim acaba, ele não pode morrer nem fudendo .

  • Don Ramon

    O público, apesar da internet, ainda é muito inocente. Existe uma logística, uma esquematização, no mínimo ele tem o esqueleto de tudo e ela já os contatos quentes.

  • Por que ninguém lembra do Deus Afogado?

  • Don Ramon

    sempre falei isso e a moderação apagando…

    no mínimo já está no forno tomando uma cor.

  • Isso era um TCC ou uma dissertação? Meu TCC não deu 70 páginas com todos os apêndices e figuras. HAUAUHAUHAUHAHU

  • Wemerson

    Pessoal a que batalhas da Dança dos Dragões ela se refere que foram tiradas?

  • Juliana Ribas

    Mas e essas batalhas ficaram de foram mesmo ou estarão no livro 6??

  • Juliana Ribas

    Um TCC de custos meu amigo, tenso, tenso… =O

  • Juliana Ribas

    Certa vez li aqui no site um comentário interessante, onde fizeram uma estimativa (mais ou menos assim) de que se Martin escrevesse por apenas 2 horas por dia, 4x por semana, seriam aprox 450 páginas por ano, o que fecharia um livro em 2 anos ou 3 no máximo, isso escrevendo pouco… então fica difícil “entender” essa demora… ou rolou um bloqueio criativo forte, ou é um puta marketing do kcte pra vender mais…

  • Anderson Lima

    mais 30 anos de espera… afff

  • Anderson Lima

    pensei a mesma coisa… ele ainda tem que enviar todo o resto pra ela revisar… aí ela decide quem tem que ajustar alguns pontos… aí volta pra ele ajustar… vixe… enfim…

  • Anderson Lima

    Pior de tudo é que quando for lançado eu ainda vou ter que esperar a tradução… =/

  • Anderson Lima

    pior que o livro demora anos para sair e quando sai eu leio ele em semanas… aí tem que ficar mais anos esperando pelo próximo =/

  • Anderson Lima

    vê-se que vc não compreendeu o final de lost… kkkk

  • Anderson Lima

    Sim, mas isso não demora tanto quanto escrever… kkkk

  • a verdade

    pq ngm se importa com os greyjoys; a única greyjoy legal é asha; o resto é bem chato

  • Daniel

    Ótima qualidade? Não lemos o mesmo livro. Tudo o que eu vi foi história se arrastando, personagens novos tomando espaço desnecessariamente e enrolação.

  • Leandro Henrik

    na verdade ela disse que estava com inveja do editor por saber o fim do
    tyrion… ela nao estava com inveja do tyrion, se voces verem na
    entrevista original em ingles, existe um hífen separando a história,
    mais pra frente ela revela ser uma “tyrion girl” por isso do ciumes do
    outro editor saber o final dele.

  • Bruno Vasconcellos

    Claro que ele tem mais,so que o processo de edição do livro deve demorar meio ano no minimo,é muita coisa pra revisar e editar e com essa declaração fica claro q eles so fazem esse processo quando ele “termina”…

    ou seja,esse livro vai demorar pra caramba….a serie vai acabar antes sem duvidas,o quinto livro me parece ser metade do caminho andado,como são muitos pontos de vista um livro de 1000 paginas se torna “pequeno” para o numero de “olhos ” que a historia tem….daqui pra 2020 ele acaba…kkk

  • Débora Brandão

    Gente, que APP (The World Of Ice And Fire) é esse que eles citaram? procurei na PlayStore e só encontrei alguns que aparentam ser piratas… alguém poderia me ajudar, por favor? obrigada

  • Carol BB

    Temos certeza absoluta de duas:
    Uma em Merreen (por mar e terra) e outra em Winterfell.
    Pelo capitulo de amostra da Ariane, podemos deduzir que a terceira se passara próxima às terras da tempestade.

  • Carol BB

    Everyone must die

  • Carol BB

    Acho que deveríamos fazer um bolão.

    Eu aposto que The Winds of Winter sai em outubro de 2015.

  • Rodrigo

    Rá! Este livro será lançado no final de 2014, com recordes de venda.

  • Carol BB

    terminar de escrever é diferente de publicar. Tem pelo menos 6 meses entre a entrega do manuscrito para edição e a efetiva publicação do livro.

  • Carol BB

    TCC de mil paginas? Meu orientdor teria me devolvido com um bilhete: ” faça um TCC e não uma tese de doutorado”. rsrsrsrs

  • Thallys Rodrigo

    A Batalha por Winterfell, A Batalha de Meereen e a Batalha de Ponta Tempestade.

  • Mas temos que considerar que se leva vários meses pra fazer a Editoração, Revisão e todos os outros processos que são realizados antes do livro ir pras nossas mãos, ou seja, já que ela só tem + ou – 10% do livro, o lançamento vai demorar. Um ano, pelo menos.

  • Falei a mesma coisa em cima sem ler vc. Desculpa.

  • Felipe Sales

    Cara a historia para mim continuou muito boa
    Realmente é desinteressante ler uma historia no asoiaf com um personagem novo que você nem conhece mas isso foi muito importante para a historia
    GRRM nunca faz NADA desnecessariamente
    Tudo tem motivo, TUDO.

  • Felipe Sales

    O proprio GRRM falou em 2012 que jatinha pouco mais de 200 páginas
    O que ele enviou foi para receber o pagamento, não para a edição
    É assim que os escritores recebem o pagamento, enviando partes de seus livros para confirmar que estão escrevendo a historia e não enrolando sem fazer nada

  • Felipe Sales

    Você se esqueceu que o motivo do Dança dos Dragões ter sido tão grande foi a introdução de novos POVs.

    Algo que não deve acontecer desta vez.

  • Felipe Sales

    Essas 168 páginas não foram para a edição e sim para confirmar a escritura do livro e receber o salário

  • Felipe Sales

    Não acho que realmente vai levar tanto tempo com em A Dança, pois o próprio GRRM falou que esse a Dança levou tanto tempo por causa da mania perfeccionista que ele teve durante a escrita
    Ele escrevia um capitulo e depois reescrevia
    E o Festim do Corvos demorou por causa dos problemas que ele enfrentou durante a escrita do que deveria ser a Dança, que era para acontecer 5 anos depois de ATdE, foi diminuído para 5 minutos depois e ficou tão grande que teve quer ser dividido
    Ele não demorou 5 anos para escrever o Festim e sim 2 anos e meio, no máximo

    A escrita de WoW parece não estar passando mais por esses problemas.

  • Abigail De Souza Pereira

    Ela teve dois filhos nesse meio de tempo, acho que vai demorar mano, pelo menos até metade do ano que vem, pra sair o manuscrito em inglês

  • Felipe Sales

    Porque ninguem se importa com ele.
    Pra mim ele é que nem Moqorro disse, um demonio

  • Felipe Sales

    Eu gostei do Victarion no 5 livro, ele é um personagem bem interessante e que cresceu de uma maneira surpreeendente

  • Felipe Sales

    Eu acredito que ele esteja em um ponto entre bastante avançado até quase pronto.

  • Nath

    Legal o tamanho do manuscrito em folhas A4. A maioria dos fãs não vão escrever nem metade disso em vida, e ainda reclamam que George tem escrita lenta.

  • Haroldo

    É um app em inglês onde se pode ler os livros e as vezes são liberados capitulos dos proximos livros, coma na semana passada (ou retrasada, não lembro bem) em que foi liberado um trecho de The World Of Ice And Fire.
    https://play.google.com/store/apps/details?id=com.randomhouse.woiaf

  • Mateus Santos

    Da para fazer três temporadas só com esse livro HBO 😉

  • Joao Palmadas

    Acredito mais em agosto.

    Eu gosto de ser otimista.

  • Joao Palmadas

    “cortar três grandes batalhas de A Dança dos Dragões”

    Três batalhas? Eu sabia de duas batalhas: a batalha de Meereen, com sor vovô comandando as tropas da rainha dragão, e a batalha de Winterfeel, Stannis e os clãs da montanha contra os Boltons e os Freys.

    Qual é a terceira batalha?

    É uma batalha do falso Aegon contra os Tyrels? (Ainda não sei se isso dará uma batalha, acho que o falso Aegon morre antes disso). Não pode ser uma batalha entre os Lannisters e a irmandade sem bandeiras nas terras fluviais?

  • Laercio vilanova

    foi o mesmo livro,mas com leitores diferentes,com toda sinceridade foi o segundo melhor livro da série pra mim.

  • Laercio vilanova

    tem o olho de corvo também,ele atacou alguma ilha no sul,próximo a campina,alguma retaliação deve ter.

  • Não é bem assim. Cada casa tem personagens legais e chatos. Eu gosto dos Greyjoy. Curto a Asha, o Olho de Corvo e o Victarion.

    Prefiro eles do que qualquer Targaryen, legítimo ou não.

  • Deus Afogado salvou o bobo Cara Malhada (que ao contrário da Melisandre, acerta as profecias); já os sacerdotes vermelhos, vivem queimando pessoas para R’hllor, ressuscitando personagens e outras bruxarias.

    Conviva com isso.

  • Gustavo Roque Dantas

    Eu tinha entendido que “The World of Ice and Fire” se refira a outra série que envolve o mesmo mundo, como o livro “O Cavaleiro dos Sete Reinos”, mas tenho minhas dúvidas quanto a isto

  • leandrosr

    Ela realmente está se referindo a um possível oitavo livro da saga.

  • Quando “em breve” está relacionado com George R. R. Martin, é tão preciso quanto descobrir quando será o próximo inverno em aSoIaF.

  • LadyTargaryen

    Estratégias de marketing, meu caro. As editoras querem sempre faturar e farão o que tiver a seu alcance.

  • Felisberto Albuquerque

    “Sete Livros para Sete Reinos. Bom. Como
    eu aprendi recentemente durante a edição de “The World Of ice and
    Fire” (outra obra impressionante você deve comprar quando for lançada!),
    Há realmente tecnicamente oito reinos, todos os que foram
    anexados quando Aegon, o Conquistador, desembarcou em Westeros. Então, talvez oito livros para Sete Reinos seria algo bom.Além
    disso, ele me prometeu que, quando ele finalmente derrubar esta grande
    besta, eu posso publicar a carta de cinco páginas descrevendo o
    esqueleto da “trilogia”.”
    ——————————————
    A minha teoria então não esta descartada…. Sempre citei por aqui que “somente” dois livros não fecharia todos os arcos da história de ASOIAF. Simplesmente porque, no livro 5 estamos com arcos mais indefinidos que no livro 3.
    Caramba eu vou estar perto dos 60 anos, quando isto tudo acabar…

  • charles arthur

    Quando os filhos dela estiverem na faculdade teremos Ventos de Primavera.

  • charles arthur

    Primeiro: QUE TRONO LINDO PQP
    Segundo: O livro está pronto (na minha opinião) mas estão fazendo jogo pra lançar próximo a 5 temporada, marketing pros dois lados.

  • charles arthur

    A de Mereen com certeza vai estar no livro, a de Winterfell parece que foi cortada mesmo :/

  • Lucas

    Eu queria acreditar nessa moça.

  • Bruno Leonardo

    Esses trechos que não foram entrando nos livros, esses “manunscritos”, incluindo essas três guerras poderiam serem lançados como livros de “histórias esquecidas” ou algo do tipo, quando os sete livros tiverem sido lançados, ou liberados na internet periodicamente

  • Moicanorj

    Ao que tudo indica a batalha de Winterfell se resumiu a uma carta de 10 linhas , muito hueiro esse George

  • Weberson Rocha

    Eu tenho certeza que até o setimo esta no final. Acho que ira lança os 2 juntos.

  • Vaz

    Com o livro pronto a tradução vai ser rápida, a editora não quer perder vendas. Muita gente acaba comprando em inglês se a demora for grande.

  • Carol BB

    Segundo semestre de 2015 parece ser o período mais provavel mesmo.
    Em jun/2015 provavelmente estarei arrancando os cabelos de ansiedade…. aiai. GRRM é mau!

  • Carol BB

    “em breve” = “nesta década”
    rsrsrsr

  • Felipe Sales

    Pelo menos os sacrificios do R’hllor são para um bem maior
    Se tiver que sacrificar uma pessoa para que 100000 vivam tá de boa
    E para cada pessoa que o Deus Afogado mata 100000 são escravizadas estupradas e mortas pelos seus fieis
    E não é que a Melissandre não acerta as suas visões e sim que ela não sabe interpreta-las
    E olha que ela acertou MUITAS visões

  • Felipe Sales

    Pelo menos os sacrificios do R’hllor são para um bem maior
    Se tiver que sacrificar uma pessoa para que 100000 vivam tá de boa
    E para cada pessoa que o Deus Afogado mata 100000 são escravizadas estupradas e mortas pelos seus fieis
    E não é que a Melissandre não acerta as suas visões e sim que ela não sabe interpreta-las
    E olha que ela acertou MUITAS visões

  • Felipe Sales

    Mas sem a introdução de novos POVs sobra mais espaço para desenvolver a historia

  • Felipe Sales

    5 meses dá e sobra pra isso

  • E errou muitas também. Na cabeça dela Stannis é o Azor lá HEUEUHUHHHEHUE

  • vanessa

    amém!

  • Felisberto Albuquerque

    Acho que é Aegon mesmo… lembrando que Dorne esta aguardando meu caro… As forças Lannisters somadas a força dos Tyrells contra a Companhia Dourada e Dorne… daria uma boa batalha… torcendo pro jovem Griff e que Jon Connington tenha um final digno.

  • Beatriz Medeiros Noleto

    Se o livro fosse lançado hoje, venderia que nem água. O suspense já está no limite, não tem como aumentar, só diminuir. A HBO já está ultrapassando os livros, se ele ficar para trás, a história dele vai deixar de ser a original e passará a ser a versão. A ansiedade por uma conclusão diminuiria, porque já estaria finalizada em um dos meios, e as pessoas tendem a esquecer, passar para outro vício literário. A hora é agora.

  • Abigail De Souza Pereira

    Ela viu o Jon Snow. Agora, o Stannis é o instrumento pra conseguir derrotar os WW. Ela faz tudo premeditado

  • Augusto Barros

    Hoje: Sete livros para Sete Reines…

    2020: 546 livros para todos os sete reinos, para cada tribo do além da muralha, braavos, meeren, líder dothrak, volantis, ilha do mar de verão… por aí…

  • Vaz

    Como The World of Ice and Fire será lançado ainda esse ano, acho pouco provável lançarem também Winds of Winter, isso para poderem manter a venda de produtos relacionados por mais tempo. Nessa lógica de não haver sobreposição entre obras, acredito que o sexto livro será lançado depois da série da hbo do ano que vem. Mas torço que seja lançado no começo do próximo ano.

  • Diego Natan Canteri

    Nove reinos para sete reinos…

  • Mônica

    The World of Ice and Fire é um mais um “atlas” de Westeros, Essos e etc.

  • Mônica

    Ele tem um capítulo da Arya, com o nome Mercy, que deve estar nesse próximo livro no blog dele. Ele mesmo comenta que a primeira versão desse capítulo tem mais de 10 anos.
    Ele deve ter várias coisas escritas até o final em rascunho, depois vai aprimorando e preenchendo as lacunas com outros personagens/capítulos, revisando, armando profecias, colocando detalhes que a gente remoe a noite na cama tentando juntar as pecinhas…

  • Joao Palmadas

    Isso se não descobrirem a américa do planeta deles…

  • Luis Eduardo

    ´´Tudo o que posso dizer é que George está trabalhando duro, e esperamos ter o livro publicado razoavelmente breve.“Que os Sete,R´hllor,o Deus Afogado e todos os outros deuses digam amém.

  • Exatamente. Não sei que “estratégia de marketing” seria essa e qual seria o grande benefício de se fazer esse suspense todo.
    As pessoas têm esse pensamento porque leram os livros todos de uma vez e acham que eles saem a cada 1 ano ou 2.
    Entre os lançamentos dos três primeiros livros realmente ele demorou 2 anos. Entre ASOS e AFFC demorou 5 anos. Acham também que foi “jogada de marketing do editor” na época, em que a popularidade da série era infinitamente menor?

  • Final de 2015, chuto eu.

  • Murilo Martell

    Este arrastar da história é bem típico do GRRM

  • Ayrton Manso

    Maldita hora que eu conheci essas crônicas de gelo e fogo,mais uma espera sofrida em minha vida =/ hahaha

  • Timóteo Rezende Potin

    Lembra que no Lands mostraram um pedacinho de “Ulthos”??

  • Alvaro Vitty

    Terminei meu 5.° livro ontem, muito triste ficar sem saber quado o próximo vai ser lançado. Peço ao guerreiro que de forças ao nosso querido Martin para não morrer ates de acabar os livros rs, e que a velha o guie com sabedoria, chega loooooooogo The Winds of Winter.

  • Jussara Souza

    Sabia que pensei a mesma coisa quando acabei de ler o 5° livro, isso porque terminei ele a uns 5 meses já, estou ansiosa pelo 6°

  • Guilherme Rodovalho

    Valar Morghulis

  • Marcia Aparecida Wicher Sato

    Rezo pela saúde dele todas as noites. rsrsrsrsrs