Sibel Kekilli discute a traição de Shae no julgamento de Tyrion Lannister

Em uma entrevista para o site The Daily Beast, a atriz Sibel Kekilli conversou sobre a traição de Shae para com Tyrion Lannister. A entrevista original, em inglês está disponível aqui.

A atriz alemã de origem turca-islâmica, respondeu algumas perguntas sobre sua atuação no julgamento de Tyrion, como foi contracenar com Peter Dinklage, seu papel como Shae, e também sobre seu trabalho como feminista, lutando pelos direitos das mulheres na cultura islâmica. Leia abaixo a entrevista traduzida.

Sibel Kekilli como Shae em The Laws of Gods and Men. Foto de Helen Sloan/HBO

Sibel Kekilli como Shae em The Laws of Gods and Men. Foto de Helen Sloan/HBO

“Eu sei que ele é culpado. Ele e Sansa planejaram juntos. Ela queria vingança por seu pai, sua mãe, seu irmão. Ela planejou a morte do Rei … Eu não era apenas sua empregada. Eu era a sua puta. Ele me roubou.”

 

DB: Vamos falar sobre o julgamento de Tyrion. Como foi filmar essas cenas do julgamento?

Sibeli: Foi realmente uma grande cena. Não foi nada fácil para Shae estar lá. Ela está ferida, com raiva, triste e desesperada. Ela nunca quis estar nesse tipo de situação, mas Tyrion a forçou alguma forma. Ele sempre teve a oportunidade de ir embora com ela para um lugar seguro e viver tranquilamente e em paz. No entanto, ele nunca quis.

Por que você acha que Shae concorda em testemunhar contra Tyrion?  Será que ela tem uma escolha? Os Lannisters a encontraram e só havia uma escolha entre aceitar testemunhar contra Tyrion ou morrer. E é claro que ela estava gravemente ferida e queria se vingar dele. Ela é uma mulher orgulhosa, ela sempre foi completamente fiel a Tyrion, e em vez de manter seu relacionamento, ele escolheu o poder em lugar do amor.

Shae foi muito inteligente no passado, mas parece que ela foi manipulada pela Casa Lannister a fazer o seu jogo. Porque você acha que ela aceitou?  Eu não chamaria de astúcia. Eu prefiro chamar de ir em frente sem medo. E, como eu disse antes, eu não acho que houve uma escolha real que ela poderia fazer. A vida sempre a ensinou a lutar, e se manter viva. Então, agora, depois de Tyrion destruir todas as suas esperanças de  uma vida segura e uma família amorosa, ela se encontra novamente no ponto onde ela estava antes de conhecer Tyrion. E ele a machucou muito, foi como cuspir em seu rosto, assim Shae nunca poderia apenas ir embora como se nada tivesse acontecido. A partir desse ponto ela quer se vingar de seus atos. 

Sibel Kekilli como Shae em The Laws of Gods and Men.

Sibel Kekilli como Shae em The Laws of Gods and Men.

Vamos recuar um pouco. Como você foi selecionada para Game of Thrones, e você tentou inicialmente o papel de Shae ou outro personagem?

Dan B. Weiss e David Benioff viram Head-On. Então essa foi a razão pela qual eles me convidaram para a audição em Londres, em 2010. Fiquei realmente surpresa porque Head-On ha já havia estreado, há seis anos. Eles me convidaram para o papel de Shae, mas depois que eu terminei minhas cenas para essa parte me pediram para fazer uma cena para outra personagem também. Quando eu perguntei a Dan mais tarde por que eles fizeram isso, ele deu de ombros e simplesmente disse que eles estavam fazendo suas audições na maioria das vezes assim.

Shae é uma personagem misteriosa, nós não conhecemos sua história ou origem. O que David e Dan falaram sobre a personagem e sua história ou de onde ela vem, a fim de ajudá-la a ter uma visão da sua personagem?

Na verdade, eles nunca me disseram nada sobre o passado de Shae. Ela  teve algumas cenas em que ela revela algo de seu passado, por exemplo, quando ela e Lorde Varys estavam conversando e Shae admite que ela deixou de ser uma criança quando ela tinha 9 anos de idade. Esses tipo de cena me ajudou a criar toda uma história por trás da personagem mesmo sem sabê-la de verdade. Toda vez quando eu começo a preparar o meu personagem para um filme eu sempre tento criar a minha própria história de fundo para o papel, a fim de preenchê-lo com uma vida. Enfim, eu acho que é fantástico que o passado de Shae permanece quase completamente obscuro. Isso acrescenta muito à sua aparência misteriosa. E eu acredito que também é mais emocionante para o público assim.

Sabemos Shae não é de baixo nascimento, e que sua mãe não era uma prostituta, de acordo com uma conversa entre ela e Tyrion na primeira temporada …suas origens serão reveladas em breve?

Sim, no final vamos descobrir que Tyrion e Shae são irmãos. [Risos] Eu estou apenas brincando … Basta esperar e vamos ver o que acontece…

Peter-Dinklage-as-Tyrion-Lannister-Sibel-Kekilli-as-Shae_photo-Neil-Davidson_HBO-1024x681

Por que Shae decide proteger Sansa na 2 ª temporada, dizendo-lhe para esconder a sua primeira menstruação e até mesmo ameaçando a serva com uma faca? Será que ela viu um pouco de si mesma em Sansa?

Não, eu acho que ela vê uma menina inocente e ela se sente responsável por ela. Shae quer proteger Sansa e ela não quer que Sansa sofra como ela pode ter sofrido no seu passado. Ao mesmo tempo, ela está tentando prepará-la para a vida real lá fora, sem ser muito sentimental.

O que a atrai em Tyrion?

Eu acredito Shae vê a vulnerabilidade e honestidade dele. Ela simplesmente sabe e sente que Tyrion é uma pessoa adorável.

E o que você acha que atrai Tyrion em Shae?

Shae é uma mulher valente e destemida. Ela é honesta e direta com ele. Ela facilmente fala o que pensa e não com a intenção de iniciar uma briga com alguém ou jogar jogos. Shae é uma pessoa muito leal.

Por que você acha que Shae se recusou a aceitar a oferta de diamantes e uma nova vida em Pentos de Varys no final da 3 ª temporada?

Porque Shae simplesmente ama Tyrion e ela sabe que ele a ama de volta, mesmo se ele está preocupado e com medo sobre o seu amor a maior parte do tempo. Além disso, ela é uma mulher muito orgulhosa. Então, se Tyrion quer que ela o deixe, ele deveria dizer isso olhando direto em seus olhos. Além disso, poder e dinheiro não são as coisas pelas quais Shae realmente está interessada. Logo no início de seu encontro, poderia ter sido um pouco, mas com o tempo o relacionamento se transformou em amor verdadeiro, por isso não importa mais.

Por que você acha que Tyrion continua rejeitando os avanços de Shae, inclusive no início desta temporada?

Eu acho que ele percebe cada vez mais que Shae está em perigo e que sua presença em Porto Real também pode ser perigosa para ele mesmo. Ele sabe que Shae nunca iria deixá-lo ou fugir de alguma coisa. Talvez você possa chamá-lo de ingênuo, mas essa é a maneira que Shae simplesmente é. Ele tem que agir mais frio para ela e se esforçar mais para tornar claro que essa relação não é mais segura. Na verdade, ele está fazendo isso porque quer protegê-la de alguma forma.

E por que Shae de repente começa a sentir ciúmes da Sansa?

O comportamento de Tyrion com Sansa é parte do que causa o ciúme. Ao mesmo tempo, ela reconhece que ele é amoroso e protetivo com Sansa também. Shae se sente não só negligenciada, mas também insegura agora. Ela sabe que Sansa ainda é uma mulher jovem, uma bela mulher, e há muita pressão sobre os dois para ter filhos. E agora foi Sansa  e não ela que se tornou a esposa do seu amor, Tyrion. Eu acho que qualquer mulher no mundo sentiria ciúmes nesse tipo de situação. Toda a sua esperança de começar uma família segura foi destruída de um dia para o outro.

Tyrion_Shae

A rejeição de Tyrion foi muito dura. Por que você acha que foi assim?

Como eu disse antes, ele apenas tentou proteger Shae. Ele sabe sobre o plano de Cersei, que ela quer machucá-la na próxima oportunidade, assim como seu pai. Então, ele sabe que ele tem que fazer tudo ao seu alcance para tornar claro para Shae que ela realmente está em perigo. No entanto, ela nunca quis ouvir. Assim, para Tyrion, a única maneira de fazer isso acontecer era fazê-la desaparecer.

Como foi filmar a cena com Peter?

Foi uma cena emocional por isso não foi fácil. Mas eu adoro esse tipo de cena, porque é muito íntima e diz muito sobre a relação entre Shae e Tyrion. 

Você atua em nome de uma organização de caridade para os direitos das mulheres no Islã, “Terres des Femmes”. Qual é o objetivo da organização? E o que você vê como os maiores problemas que as mulheres enfrentam hoje, particularmente quando se trata do Islã?

Primeiro de tudo que eles querem criar uma consciência pública para este tema. Crimes de honra, a violência contra as mulheres, especialmente em famílias muçulmanas, etc. Por causa da minha formação cultural, eu acredito que tenho o direito e, mais importante ainda, o dever de falar sobre essas coisas em público. O maior problema é que as pessoas têm medo de falar sobre esses assuntos em público. Um grande número de pessoas em países islâmicos estão levando isso como uma ofensa pessoal, quando as pessoas estão falando sobre a violência contra as mulheres em sua cultura. Eu realmente acho que o povo muçulmano deve parar de criar os seus meninos e meninas dessa forma. Ensinando uma cultura machista desde o início da infância. E se você nunca aprendeu a tratar meninas e mulheres com respeito, você nunca será capaz de agir de maneira diferente, como homens em sua cultura e em sua família. Isso é fato.

Voltando para Game of Thrones. Você acha que o relacionamento de Shae e Tyrion pode nunca se recuperar, e você estará de volta para 5 ª temporada?

Os telespectadores vão ter que assistir para descobrir isso!

Veja abaixo o vídeo (sem legendas) onde Sibel comenta sobre como foi gravar a cena do julgamento de Tyrion.

Para ver mais detalhes dos bastidores do julgamento, clique aqui.

Compartilhe:

Ao comentar no site você aceita as regras previamente estabelecidas.

Posts Relacionados

  • Germana Azevedo

    adoro essa atriz,nao eh falsa moralista como algumas

  • Voa Como Um Falcão

    Nem preciso dizer o que fico com vontade de assistir quando vejo ela, já volto

  • Diego Dias

    A personagem da Shae é mais boazinha na série e menos interesseira… Um contraponto bem grande com aquela apresentada no livro. Para a série isso funcionou bem, um amor do Tyrion onde ele ve se despedaçando aos poucos. Até quem ele mais amava foi influenciado pela Cersei…

  • LyannaStarkWIC

    Para qual outro papel ela fez testes? Ros?

  • Rodrigo Jambeiro

    “ela sempre foi completamente fiel a Tyrion, e em vez de manter seu relacionamento, ele escolheu o poder em lugar do amor ”

    É piada isso ? Na boa, ela foi bem tendenciosa nessa entrevista, só olhou o lado da personagem dela…
    Num mundo como aquele, ela realmente acredita que os dois viveriam um conto de fadas ? Que Lorde Tywin os deixaria viver juntos ? Ela não lembra de tudo o que aconteceu quando Rhaegar e Lyanna escolheram o amor ? Ou o resultado quando Robb Stark trocou a Frey por outra?

    Sor Barristan, em Dança dos Dragões, tem uma fala que serviria exatamente pra ela, sobre o que o amor costuma resultar naquele mundo:

    “O Príncipe Rhaegar amou sua Senhora Lyanna, e milhares morreram por isso. Daemon Blackfyre amou a primeira Daenerys, e levantou-se em rebelião quando ela lhe foi negada. Açoamargo e Corvo de Sangue amaram Shiera Seastar, e os Sete Reinos sangraram. O Príncipe das Libélulas amou tanto Jenny de Pedravelha que deixou de lado uma coroa, e Westeros pagou o dote da noiva em cadáveres. Todos os três filhos do quinto Aegon se casaram por amor, em desafio aos desejos do pai. E porque aquele monarca fora do comum tinha, ele mesmo, seguido seu coração quando escolheu sua rainha, permitiu que os filhos trilhassem seu caminho, fazendo amargos inimigos onde poderia ter tido bons amigos. Traição e tumulto se sucederam, como a noite segue o dia, terminando no Solar de Verão, em feitiçaria, fogo e lamento.”

    Que bom que o anão escolheu a outra opção! kkkkkkkk

  • Rafaella Rey

    Mas cara, o Tyrion era só um anão desdenhado pelo Pai. Que inclusive o negava como herdeiro do Rochedo.

  • Rodrigo Jambeiro

    Eu acho que isso, de uma forma ou de outra, se tornou uma máxima naquele mundo, porque, geralmente, em meio a tanta inescrupulosidade, tanta gente disposta a usar o que puder pra se salvar/subir na hierarquia, este tipo de sentimento se torna uma fraqueza e é a primeira coisa que os inimigos tenderiam a explorar.

    E no caso do Tyrion, ainda que o pai o despreze e o negue como herdeiro do Rochedo, Tyrion sempre carregaria o nome Lannister com ele, e Tywin (até por conta de todo o histórico de trauma que ele teve com seu próprio pai, Lorde Tytos, que era considerado um homem fraco e muitas vezes, junto com o nome da Casa Lannister, alvo de desrespeito e piadas) jamais permitiria que ele vivesse junto com uma puta como sua mulher. Eu não sei se vc leu os livros (e se não leu também não importa, é só pesquisar a respeito), mas um exemplo do que poderia resultar tudo isso, é só lembrar o que Tywin mandou fazer com Tysha (a primeira esposa do anão) ou com a mulher de baixo nascimento que o pai dele (Lorde Tytos) colocou no lugar de sua esposa (e mãe de Tywin) depois que ela morreu…

  • Sano

    Pensava nisso até saber o que acontecia com ela. Como o Tyrion tomaria aquela atitude com uma mulher que ele amava e como ela, amando-o igualmente, faria o que fez. Ao ler os livros que eu percebi que a Shae da série e a apresentada nos livros são diferentes.

    Não sei se ela leu os livros, aparentemente não, pois teria uma opinião diferente sobre a Shae. Bom, talvez até tivesse interpretado de outro jeito também.

  • Diego Natan Canteri

    Concordo contigo, além disso, a fonte da riqueza do Tyrion é a família… quanto tempo a graninha fácil iria durar? Ele ia embora roubando o pai? O que ele iria fazer? Tantas questões…

  • Pablo Meireles da Rosa

    Eu concordo. Tanto no livro quanto na série eu acho que a Shae gostava do Tyrion sim, e fodeu com ele pq foi ameaçada pela Cersex e pelo tio Tywin.

  • drmingus

    Não é piada não. Já que ninguém olha pelo ponto de vista da Shae, pelo menos a Sibel o faz. E acho que ela tem alguma razão. Se o Tyrion fugisse com a Shae para Pentos ou outro lugar, o Tywin não iria perder tempo perseguindo Tyrion em nome da família. Mas Tyrion optou por não sair de sua zona de conforto. O reino não iria desabar mais do que já está se Tyrion simplesmente sumisse do mapa, e prova disso é o que está ocorrendo nos livros após a Tormenta de Espadas. Ele não está fazendo tanta falta em Westeros, exceto para a Cersei. Se ele tinha condições de por Shae a salvo do outro lado do Mar Estreito para viver bem por lá, ele teria condições de ir com ela. Não foi por opção própria, e talvez porque o amor dele não era tão grande como ele acredita que é.

  • Lionel Dayne

    E eles iam viver com que dinheiro? Por mais que levasse ouro Lannister pra Pnetos, em alguns anos isso ia acabar. Como o próprio Tyrion já disse, a única vez que ele se sentiu útil na vida foi governando como Mão em Porto Real.
    Ele não teria emprego em Pentos em breve estaria os dois na pobreza e se ele resolvesse voltar estaria já condenado por seu Pai…
    Talvez só se o Varys tivesse oferecido a ajuda que ele deu depois para o Tyrion aí sim ele poderia pensar no assunto

  • drmingus

    Fora os personagens retratados com mais ênfase na série e nos livros, o resto do reino inteiro vive sem dinheiro, e nem sempre são totalmente infelizes. Até aqui no Brasil, que não tem a mínima chance de se esbarrar com magia, tem muita gente pobre e feliz, acredite ou não.

  • aline

    Que legal, não sabia desse lado ativista da Sibel Kekilli! Ela parece ser uma pessoa super inteligente e é ótima atriz. Como mencionaram no livro ela parece ser uma pessoa mais sacana – vide as cenas posteriores após o julgamento do Tyrion -, enquanto na série ela parece ser mais humana e estar autenticamente apaixonada. Como não tem POV da Shae e na série a Sibel a interpreta brilhantemente, acho o destaque do personagem dela muito merecido.