Roteirista de Game of Thrones confirma que Syrio Forel está morto

Arya-and-Syrio-arya-stark-30559237-1920-1080

A declaração foi feita por Bryan Cogman, roteirista de Game of Thrones e editor geral da adaptação da série de livros para a TV. Bryan é o cara que escreve os episódios mais legais da série. Fã absoluto dos livros, ele auxilia diretamente David Benioff e Dan Weiss nos textos e nos cortes que vemos na relação livros X série. Bryan também é um cara que sofre bastante na mão dos fãs, tendo surtado e travado verdadeiros julgamentos por combate via Twitter inúmeras vezes (tendo até deletado sua conta na rede social durante a segunda temporada por conta dos insultos que recebia diariamente, para voltar apenas no início deste ano).

Vamos aos fatos. Nesta semana, Bryan participou do podcast do site Winter is Coming, para comentar o último episódio escrito por ele (The Laws of Gods and Men). Na marca de 54 minutos, ele começa a destruir os sonhos de muitos leitores. Eles estão conversando sobre as coisas bobas que vemos nos livros mas não na série, como os outros gatinhos de Tommen e então:

Sinto falta de Nymeria
Bryan: Mas Nymeria já apareceu na série.

Sinto falta Syrio, o que aconteceu com Syrio Forel?
Bryan: Syrio também apareceu na série. Bem, você sabe, Syrio está morto.

É mesmo? Já podemos confirmar isso? Porque eu tinha alguma esperança.
Bryan: George já confirmou, você sabe…

Ah, eu sei, mas por favor Bryan Cogman, mude isso… Traga-o de volta.
Bryan: Sim, é o que o Cão diz, ele enfrentou um homem sem armadura e com uma espada de madeira.

Mas não podemos ligar para o que o Cão disse, porque Ramsay luta nesse último episódio e não usa armadura.
Bryan: Bem, para ser justo eu não escrevi que ele estaria sem camisa, mas hey… (risos) Bem, sim, de qualquer maneira … Sim, ele está morto.

Bryan usa a justificativa de que George já confirmou isso. Em 2005, durante uma tarde de autógrafos em NY, alguém perguntou a George se Syrio estava morto já que ele estava justamente lutando com uma espada de madeira contra um homem que estava devidamente armado. George então pediu para que nós ‘tirássemos nossas proprias conclusões’ (veja aqui). Normalmente quando alguém faz esse tipo de pergunta (qualquer coisa que evoque teorias), George se irrita e não responde nada abertamente. É claro, ele deve preferir que a gente especule e debata a sua obra ao invés de ganhar respostas prontas (de vez em quando ele até nos dá algumas).

tumblr_mzd3a0srdC1r3i7aho1_500
Bom, Bryan também disse algumas coisas bem bacanas nessa entrevista ao podcast:

1) A cena da Cabana de Craster no episódio “Oathkeeper” foi a mais difícil de ser escrita, e a cena foi censurada do jeito que ela foi originalmente pensada.
2) Bryan Cogman fez um cameo em Pedra do Dragão nesta temporada (veja aqui)
3) A cena do Forte do Pavor que vimos no episódio “The Laws of Gods and Men” era para ter sido uma longa sequência, mas foi cortada na hora das filmagens.
4) George R. R. Martin pediu para que na série o Banco de Bravos fosse mostrado de maneira mais detalhada do que é nos livros.
5) Originalmente, a primeira cena de “Tha Laws of Gods and Men” era pra ser a de Drogon.
6) A cena de Hizdhar com Dany foi uma homenagem a Antígona.

Indicamos sempre que vocês sigam o roteirista no Twitter.

Compartilhe:

Ao comentar no site você aceita as regras previamente estabelecidas.

Posts Relacionados

  • maxands

    “All men must die” menos Syrio, esse tem que estar vivo.

  • e vocês acreditaram nele? kkk

  • eu escrevi isso justamente pensando assim, igual a você, hauahuahaua! mesmo que george tivesse confirmado mais abertamente, na nossa cabeça é sempre melhor. tenho medo de quando a série de livros acabar sem syrio forel, a galera ficar reclamando que george deixou pontas soltas… sendo que a resposta foi escrita no livro um.

  • She-Ra

    Lembram que o Syrio tem sua espada partida no meio na cena da fuga da Arya? Igualzinho ao Titã de Braavos! kkk….
    Syrio lives forever!

  • Matheus Borges

    1) A cena da Cabana de Craster no episódio
    “Oathkeeper” foi a mais difícil de ser escrita, e a cena foi censurada
    do jeito que ela foi originalmente pensada.

    Por que será que foi censurada? Muitos estupros, talvez?

  • Felisberto Albuquerque

    “A cena do Forte do Pavor que vimos no episódio “The Laws of Gods and
    Men” era para ter sido uma longa sequência, mas foi cortada na hora das
    filmagens.”

    isto explica MUITA coisa….

  • Sempre achei todas as teorias em torno dele idiotas. Pra mim ele tá morto sim, não há tempo nem livros suficientes pra trazer esse cara de volta com uma trama relevante. Arya já encontrou zilhoes de pessoas e ele foi apenas mais um.

  • Renan Maneli Mezabarba

    Not today…

  • Felipe Bini

    A turma que acredita piamente vai falar que o cara mentiu e blablabla.
    Não vai vir confirmação expressa nos livros. Pro George, pelo que ele já falou sobre o assunto, é cristalino que não tinha como um cara com um pedaço de pau quebrado vencer um Guarda Real em armadura completa e espada com fio. Ele nem entende por que isso virou tema de polêmica e teoria.
    Que fiquem iludidos aí os que acreditam, mas a cada dia se confirma mais o que já é sabido – que ele morreu mesmo.

  • Felipe Bini

    Evidências a favor da morte:

    – Circunstâncias da luta: exímio espadachim sem armadura e com um pedaço de pau contra Guarda Real (que ainda que não seja o melhor de Westeros não é um incompetente) em armadura completa e espada. Lembrete de que o mundo de Ice & Fire, ao contrário do que muitos pensam, os eventos são verossímeis dentro do universo.
    – “The first sword of Braavos does not flee”, palavras do próprio personagem, em claro tom de despedida.
    – Respostas de GRRM sobre o assunto, apontando o primeiro item (circunstâncias da luta) e questionando por que insistem em perguntar isso pra ele.

    – App oficial constando que Syrio Forel morreu em King’s Landing.

    – Bryan Cogman, roteirista que melhor conhece os livros e tem contato direto com GRRM repete tudo isso e afirma categoricamente que ele morreu.

    Evidências contra:
    – Ninguém falou que ele morreu nos livros.

    Mas é melhor acreditar que ele está vivo, ou mais: que é Jaqen H’ghar. Fuck logic.

  • Felipe Bini

    Por que ele mentiria?

  • Jean

    É que o pessoal acostumou com aquele Game of Thrones que sempre mostra claramente a morte de um personagem, mostra a espada entrando em seu corpo… para se convencer que morreu MESMO, e não com aquela cena que mostra que o personagem morreu, em segundo plano, só pela óbvia circunstância (homem nu contra Guarda Real completo). Vimos isso em filmes frequentemente, mas GoT acostumou mal as pessoas…

  • Jean

    É que o pessoal acostumou com aquele Game of Thrones que sempre mostra claramente a morte de um personagem, mostra a espada entrando em seu corpo… para se convencer que morreu MESMO, e não com aquela cena que mostra que o personagem morreu, em segundo plano, só pela óbvia circunstância (homem nu contra Guarda Real completo). Vimos isso em filmes frequentemente, mas GoT acostumou mal as pessoas…

  • Rodrigo Jambeiro

    Eu penso, exatamente, a mesma coisa, e, aliás, nunca entendi essa devoção toda que muitos fãs da obra tem por ele (sempre achei um personagem insignificante pra evolução da narrativa como um todo e sempre achei que ele havia morrido), mas esse comentário do Cogman, infelizmente, ainda deve dar muito o que falar. Tenho certeza que os xiitas agora vão fazer o dobro de xingamentos que faziam no twitter do cara, dizer que ele tá dando spoiler dos livros e mimimi e ainda devem ir aos montes lá no blog do George Martin cobrar explicações. Haja paciência com esse povo (e ainda bem que não sou Martin, porque se fosse, já tinha partido pra ignorância há muito tempo)…

  • Filipe Rodrigues

    Me engana que eu gosto!! rsrs

  • Maior Anão do Mundo

    “é cristalino que não tinha como um cara com um pedaço de pau quebrado vencer um Guarda Real”

    Acho que isso não é muito válido no caso de uma história que tem dragões, whitewalkers, Beric Dondarrion revivendo, a Sombra que matou o Renly Baratheon, Wargs e etc…
    huauhauhuau

  • Laercio vilanova

    Notoday

  • GutoTricolor

    Pessoal quer achar polêmica onde não existe… Ainda tem esperança que a Arya vai reencontrá-lo e continuar seu treinamento, hehe… Bola pra frente pessoal, o cara já foi faz tempo.
    O que realmente achei interessante nessa notícia foi ele tirar o copinho fora da cena mal executada no Forte do Pavor, deixando claro que cortaram muita coisa que estava no roteiro.

  • Vitor Magnago

    Não entendo o porque de tanto apego a esse personagem. Claro que não é um personagem totalmente irrelevante, mas na minha opinião já teve sua função na história e pronto.

  • Patrick Correa

    Isso se ele não for uma pessoa que já vimos antes, só que com rostos diferentes…

  • Felipe Bini

    Ah sim, porque a presença de elementos mágicos de outras naturezas significa que em duelos com armas entre os personagens a lógica do mundo real é ignorada, não é mesmo?

    Deve ser por isso que o que o Khrazz sem armadura venceu o Barristan Selmy, que os melhores dohtraki (sem armadura) venceram o Jorah Mormont, que o Ned ganhou do Jaime, que o Shagwell com uma pedra venceu a Brienne com a Oathkeeper, que os 3 da Guarda Real venceram os 8 na Torre da Alegria, que Robb e Catelyn lutaram e venceram no Red Wedding com coxinhas de frango nas mãos…

    E claro, por isso que Syrio Forel sem armadura venceu Meryn Trant. O fato de o mundo conter elementos mágicos não significa que a lógica não exista também lá.

  • Maior Anão do Mundo

    Eu resolvi assistir a cena novamente, não acho impossível ele ter conseguido nocautear o Meryn Trant e escapar, mas tratando-se de Game Of Thrones, eu acredito que pode ter acontecido qualquer coisa com ele…

    Não duvido nada o George por ele de volta, só pra matar de uma maneira pior, já que o pessoal gosta tanto dele.

  • Edu Mad-Hatter

    Sobre o Syrio “E apenas um rosto…” se é que me entendem ^^

  • Carol BB

    Como assim a cena das esposas do craster foi censurada? Era pior do que aquilo que mostraram?
    Galera ta pegando pesado….

    Bem que imaginei que a cena da invasão fail da Yara/Asha devia ser algo maior que acabou sendo cortado por questão de custos. Não podiam ter escrito algo tão fail….

  • Audrey Barros

    filhos da put%$ !!!!!!!!!! mas a gente já sabia né…

  • João Victor Oliveira

    Sem contar que temos que ver que ele não fez pouca coisa(como muitos pensam, “Ah, o Syrio deverá voltar e fazer coisas impressionantes”) Mas cara, ele já fez, Ele apresentou Braavos para nós nos livros, ele ensinou muito do que a Arya sabe até chegar na casa do preto e branco, não só lições de como se defender mais de como pensar também!!
    Pra mim, ele já fez muita coisa, e já morreu. E sim, ele foi apenas mais um que passou na vida da Arya. FIm!

  • Leonardo

    É claro que ele está vivo. Antes de confrontar os guardas ele disse NOT TODAY, isso é uma prova irrefutável de que ele está vivo.

  • Senti ânsia de vômito nessa cena, ainda mais depois de todo mundo reclamando das merdas que eles vinham fazendo. Muito fail…

  • Paloma R F

    Gente o Meryn Trant tá vivo no livros? Eu não me lembro, mas se ele estiver logo o Syrio está morto né?

  • Thiago F. Coelho

    Eu SEMPRE acreditei que ele é o Jaqen. E continuo acreditando, mesmo com isso aí (pode ser que eu esteja me iludindo, mas esse sou eu…)

  • She-Ra

    Não acho que seja “devoção”. Acho apenas que o Syrio foi um dos poucos personagens – embora não relevante – super carismáticos, daquele tipo por quem o público gosta de torcer. E a gente sabe o quão é difícil passar pelo luto quando não se tem o corpo do morto (Freud explica! 😉
    Não acho devoção, apenas uma simpatia muito natural por um personagem bacana, aparentemente do bem.
    Não creio que ele esteja vivo. Mas acharia o máximo se ele estivesse!
    Isso não faz de mim uma idiota nem uma xiita.

  • Walis

    #CampanhaSyrioNãoMorreu #JaquenHagar

  • Sim, quando li que a primeira opção foi censurada, fiquei realmente com medo da sanidade mental dessa galera que ta produzindo Game of Thrones. Isso já é sadismo.

  • Stark

    Ele mudou de rosto, então Syrio morreu, ele agora é outra pessoa

  • Sim, Sor Meryn Trant está vivo. Bom, Syrio poderia ter o repelido e depois ter escapado. Sor Meryn poderia ter confirmado a morte dele, pois ficaria muito feito um cavaleiro da guarda real levar uma coça de um guerreiro com uma espada quebrada de madeira e sem armadura.

    Bom, de qualquer forma o cara confirmou, então ele morreu mesmo.

  • Voa Como Um Falcão

    Jaqen H’ghar também esta morto, se é que me entendem

  • Daeron Stark

    Eu penso a mesma coisa dos mãos frias, ele tem trocentas teorias. Mas serve apenas para levar bran “em segurança”ao alface. Eu acho que é apenas um morto vivo wargado (será que não pode ?) pelo alface. kkkk Mas irrita a choradeira em volta desse ser e o corte dele na série.

  • Lucas Almeida

    e eu que tinha uma tese que o syrio fosse o Jaquen…

  • drmingus

    Meryn Trant está vivo e testemunhou no julgamento do Tyrion. E está na lista da Arya e depois daquele sorriso sarcástico no final do depoimento dele, está na minha lista também.

  • drmingus

    Se bem que com o Berico Dondarion, nós vimos a espada entrando e ele revivendo logo depois…

  • Joao Palmadas

    “Bryan: Bem, para ser justo eu não escrevi que ele estaria sem camisa, mas hey…”

    Custava terem posto uma armadura no Ramsay, para a cena parecer menos absurda? Até o cara que conversa com o Bryan achou isso ridículo.

  • Joao Palmadas

    Bom, mas o Jaqen H’ghar vai aparecer de novo?

  • Leonardo Jerry

    As evidências contra, além de não vermos o momento da morte e nem o Corpo depois, tb seria a de que Syrio Forell é obviamente um espadachim muito melhor do que Meryn Trant né, convenhamos…Por tudo que foi dito e demonstrado de um e de outro.

    Sem uma confirmação dentro da história do Livro, até Benjen Stark pode estar vivo né…Hauhaaua!! Agora se o George confirmou, ainda que não demonstrou, ai sim já é outra história…Embora, claro, tb possa ser figura de linguagem, afinal de contas muita gente espera que, por Syrio ser de Bravos, possa ser que ele saiba trocar o rosto, habilidade que seria muito útil em uma fuga de Porto Real. No entanto eu duvido, prefiro pensar em Syrio exatamente como uma Espada de Bravos e nada mais…Não é pq o cara é de Bravos que ele tem que ser um dos Assassinos sem Rosto vai…

  • drmingus

    Ao que tudo indica, o Syrio morreu mesmo. Mesmo para quem acredita que ele é um Homem Sem Face e mudou o rosto para o do Jaqen H’ghar, não se pode esquecer que o próprio Jaqen disse (nos livros pelo menos, na série não lembro) logo após a sopa de Doninha, que tinha chegado a hora de Jaqen “morrer”. Ou seja, Syrio morreu mesmo mas não significa que alguém deixou de respirar naquela luta com o Meryn Trant.

  • Eduardo Amorim

    Syrio está morto do mesmo jeito q o Jaqen quando mudou de rosto só acho.

  • Bruno Lopes Vasconcelos

    Aos que se indignam e questionam qual a importância do Syrio na historia, ja que ele nao aparece desde o 1 livro, aqui vai um palpite: pq ele é o Jaqen e o “Jaqen” vai se apresentar mais na frente, seja na figura de Pate, seja na narrativa dos Faceless Man.

    Pode ser que ele esteja morto mesmo e acabou, mas pode ser que esteja morto como Syrio, mas não como Homem Sem Face.

  • Pedro Henrique

    Que coisa doentia achar que o Syrio e o Jaqen são a mesma pessoa.

  • Pedro Henrique

    you are serious?

  • Jéssica Rezende

    Algumas pessoas dizem que é insano o Syrio estar vivo. Ao que eu respondo. Os Faceless Man são os caras mais fodas do mundo de Essos e Westeros. Eles conseguem matar e mentir sem que as pessoas percebam, trocar o tom da voz, falam varias linguas e ainda trocam de rosto, e Jaqen H’ghar simplesmente foi preso em King’s Landing?
    Alguém pode me explicar qual é a coerência nisso?
    Pra mim Syrio era um faceless man. Não que eu seja totalmente apegada ao personagem, mas na minha cabeça é a unica razão aceitável para que a Arya encontrasse o Jaqen naquela gaiola. Ele não podia cometer um crime e simplesmente mudar de fisionomia?
    O Syrio Forel está morto, mas não a verdadeira pessoa por trás dele.

  • Flavio Kilers

    realmente, ambos são de bravos, Syrio foi preso pelos homens da rainha, jogado nas celas negras para morrer ai mudou de face e foi tirado de la para ir para a muralha já com uma nova face. É uma boa logica a sua

  • Paloma R F

    faz sentido

  • Jean

    Verdade, e olha que quase o partiu ao meio, kkkkk! Mas nesse caso foi uma obra de R’hllor, :D.

  • Felipe Bini

    Queria uma, só uma, evidência conclusiva que aponte que Syrio e Jaqen sejam a mesma pessoa. Não precisa nem ser conclusiva, aliás.

    Porque evidência em contrário existe: Jaqen já estava nas celas negras quando ocorreu o combate entre Trant e Syrio. Quando o Eddard autoriza que o Yoren recolha os prisioneiros, Rorge, Biter e Jaqen já estavam lá.

    Como, à luz disso, se teria operado a troca de face do faceless em questão?
    Naturalmente que pra essa hipótese de Syrio e Jaqen ser verdadeira, o Syrio teria que ter escapado da luta contra o Trant e fugido em direção às celas negras, onde ele teria trocado de face com o prisioneiro lorathi de nome Jaqen H’ghar, que já estava lá.
    Para fazer isto, ele teria que passar pelo Rennifer Longwaters e pelo Rugen (Varys), que mantêm registros dos prisioneiros que estão lá e das pessoas que entram e saem (isso é mostrado num POV do Jaime), e ainda sobraria o corpo do prisioneiro antigo que teria sido morto.
    E quanto a essa troca, se afigura outra questão: por que razão plausível o faceless escolheria exatamente um criminoso fodido condenado às celas negras (“segurança máxima de Westeros”) para personificar? Só poderia ser estupidez, qualquer que fosse o interesse dele. A conclusão lógica, assumindo que ele não seja estpúpido, e levando em conta que os faceless não são superhumanos, como nos mostra a própria Arya, é que o faceless foi mesmo preso por algum motivo. Do que decorre que não houve troca de faces nas celas negras.

  • Felipe Bini

    E por que cargas d’água ele tinha necessariamente que ficar preso na gaiola? Por que não simplesmente se voluntariar?
    Faceless podem ser presos uai, eles não são superhumanos. Aquilo foi tão genuíno que o faceless ofereceu três mortes pra menina que o salvou, em retribuição.
    E por que motivo um faceless se sujeitaria a ficar ensinando uma filha de lorde westerosi a dança da água de Braavos?
    Sem fantasias de que o Petyr mandou, por favor.

  • Felipe Bini

    Jaqen era lorathi.

  • Narciso L. Junior

    Alem da possibilidade dele ser um Faceless ele tambem pode ser revivido por um sacerdote vermelho o lider da irmandade sem estandartes reviveu 6 vezes, e não se viu o que aconteceu com o corpo dele (Syrio )após o golpe a cena cortou pra mostrar outros personagens, pode ter sido por revivido por um sacerdote vermelho que esteja oculto em kingsland

  • Leonardo

    Claro que estou tirando onda, mas eu gostaria que ele estivesse vivo.

  • Guilherme de Carvalho

    Homens sem face são de Braavos, maninho.

  • Bruna

    Isso que dá o Martin ficar guardando o jogo e fazendo mistério com algumas coisas, no final ninguém acredita nas respostas dele.. tem que falar “tá morto e enterrado” ou “tá morto, mas morto mesmo”, hehe..

  • Calvin

    Esse negócio do Banco de Bravos é muito significativo, e pra mim só quer dizer uma coisa: Martin acha que tratou pouco de algo ao qual é de grande importância para o enredo, não podendo reescrever os livros lançados quer ao menos que a adaptação não cometa essa “falha”.

  • Eduardo Cruz

    Quem já leu e releu os livros sabe que TODO detalhe (mesmo sem importância) acaba retornando. No primeiro capítulo da saga, martin descreve a espada de waymar royce. No quinto livro, vemos a mesma espada ser entregue por um dos selvagens para a patrulha.

    O que quero dizer com isso é que TUDO conta. Martin não descreve as coisas a toa. Então se não vimos o cara morrer, se não vimos um corpo, se não sabemos mais nada. A possibilidade de ele estar vivo é grande, para mim, se tratando de um persongagem tão habilidoso.

    Não entendo pq todo mundo considera que alguém sem espada e sem armadura obrigatoriamente tem que morrer ao lutar com homens armados e com armadura só porque o cão falou. Fuck the hound kk

    Ele fala isso logo pra Arya que (que nos livros) mata facilmente um guarda de harrenhal (armado e com armadura – ou cota de malha pelo menos, não lembro). Mesma arya (na série) que episódios atrás matou Polliver (foi ele né?). Sei que as circunstâncias eram diferentes, syrio não tinha elemento surpresa, entendo. Mas a questão é que: não é impossível. Se juntarmos isso com a possibilidade de ele ser um faceless (o que eu acredito sim), não tem como Meryn Trant ter quebrado ele. Se ele for um faceless, deve ter pelo menos umas adagas escondida nas mangas. E quem viu a luta do Karl com Jon alguns episódios atrás, sabe que adagas ajudam até num combate.

    O problema é um só: se syrio sai vivo desse capítulo, como que meryn trant sai também? Duas possibilidades: 1.Syrio fugiu (não tinha porque ele ficar lutando lá infinitamente cercado. O propósito dele era ganhar tempo pra arya fugir. Feito isso ele podia fugir também e continuar a sua missão (seja qual for) como jaqen (voto nessa). 2.O meryn trant que vemos em porto real depois desse combate, não é meryn trant.

    ——————————————————–
    Lógico que quem acredita nessas teorias acima não pode ter todas as provas (as vezes nenhuma). Temos apenas indícios. Porque claramente faltam peças que ainda não temos. Não sei, por exemplo, qual a missão do faceless man (sera que é só um?) em westeros. Não sei quem contratou.

    Vejam o homem sem face que entrou no lugar de Pate no quarto livro. A missão dele não se resume apenas a se infiltrar, pegar a chave e vazar. Tem algo a mais. Dependendo da missão, eles precisam se infiltrar e permanecer. Precisam de disfarces.

    E qual um bom disfarce? Ser professor da filha da mão do rei.

  • Mário Luiz A. silva

    Já comentei sobre esta mesma situações duas vezes aqui no site. Como pode um cara com a capacidade de Jaqen H’ghar ter se deixado prender, minha teoria, só pode com ser com intuito de proteger Arya. E tem tambem a história meia confusa de Pate, no primeiro e último capitúlo do Festim dos Corvos.

  • Pedro Henrique

    Que completar treinamento….
    Eu já acho que ta na hora dela começar a diminuir os nomes em sua lista!

  • Maluco

    É GoT gente, esqueçam essa coisa de “o bem tem que vencer” SF morreu, se conformem.

  • Jéssica Rezende

    Sim, porque é super normal mesmo em Westeros, uma pessoa se voluntáriar para ser transportado com os dois bandidos considerados super perigosos. A Fortaleza Vermelha no dia da morte de Syrio (sim! Morte, veja bem) estava fechada ninguém podia entrar e ninguém podia sair, quando o Ned morreu o Yoren ficou livre para levar seus queridos companheiros para a Muralha. A verdadeira pessoa que está por trás de Syrio e Jaqen viu ali a oportunidade de sair de King’s Landing sem dar explicações ao guardas que ficam na entrada da cidade. Ainda sustento a tese de que se ele é um Faceless Man ele foi preso porque ele quis e não porque o pegaram e repito ele não podia cometer a Dádiva e simplesmente mudar a fisionomia? Considerando o fato que os Faceless Man não matam por matar.
    Não sei também qual é a obsessão que as pessoas tem pelo Lord Petyr estar por trás de exatamente tudo que acontece, ele simplesmente nunca passou pela minha cabeça enquanto eu comento sobre esse assunto. Mas, enfim se você leu os livros e incluindo os capítulos esporádico de TWoW saberia que os Faceless Man fazem isso o tempo todo, eles encarnam outra pessoa para aprender, para interferir em algo/ou alguém de alguma forma, para oferecerem a dádiva, N motivos. Na realidade essa é a doutrina do Deus de Muitas Faces, eles seguem várias vidas, por vários motivos, por que então não podia ser um waterdance? Por que escolheu a filha de um Lord westerosi? Talvez porque estava na hora de mudar de continente e decidiu ir para Westeros, ou porque ele tinha que dar a Dádiva a alguém por ali, pode ser tantas coisas.

  • Pedro Henrique

    Poxa, nos livros você lê o ponto de vista de um personagem. A Arya não viu ele morrendo, mas lembres-se “O coração mente e a cabeça usa truques conosco, mas os olhos veem a verdade”…
    Pelo cenário da parada, ele ta mesmo morto por mais que ela e que alguns fãs quisessem que não.

    Mas por outro lado tem toda essa teoria de que ele é um homem sem face e que é o Jaqen…
    O que pode sim ser verdade. Não tem essa de “ele não poderia trocar de rosto com um prisioneiro por isso ou aquilo..”
    Quem leu sabe bem o que a própria Arya pode fazer com pouco tempo de treinamento, imagine um cara com treinamento completo e anos de experiência!
    Por isso eu acho que ele ta morto, mas não descarto a possibilidade dele ter sobrevivido.
    Sobre as declarações de agora e de 2005, eu não levo muito a sério, eles podem falar o que quiserem e escrevem outra coisa tanto no roteiro da série como no livro. Vamos ver nos próximos episódios, tem outros personagens que “morrem” mas não mostra claramente nos livros, e você fica naquela de “ele morreu ou não?”
    Se na série mostrar a morte deles, vai ficar a pergunta, porque mostraram a morte deles que não tem nos livros claramente e a do Syrio não?

  • Don Ramon

    A mesma coerência do protagonista morrer no fim do primeiro livro. oras.

  • Mab Castro

    Concordo plenamente. Sem falar que os Faceless são contratados para conceder a dádiva. Eles são assassinos. Não vejo os caras como espiões, por exemplo.

  • Felipe Bini

    Sim, é de fato relativamente normal um cara se voluntariar a entrar para a Patrulha da Noite, inclusive temos um POV que o fez. Admitindo-se que fosse um faceless que quisesse se encontrar com a Arya, ele não precisava necessariamente estar trancado nas celas negras com os 2 criminosos mais perigosos pra participar da comitiva do Yoren. O grupo era composto por diversos sujeitos que não eram nem criminosos, alguns criminosos menores que eram autorizados a andar livremente, e somente os 3 que ficavam presos que eram os que estavam nas celas negras. O faceless poderia muito bem ter escolhido um rosto qualquer e se voluntariado a entrar na Patrulha, ou cometido um crime mais simples pra ser preso mas não ter que ficar trancafiado numa gaiola. Repare que isso é admitindo a suposição de que Syrio fosse um faceless que quisesse fazer isso (o que eu já acho improvável), e ainda assim esse argumento não faz muito sentido.

    Em segundo lugar, a autorização de que os três prisioneiros das celas negras poderiam ser levados para a Muralha partiu do próprio Eddard quando ele ainda vivia, como relata Rennifer Longwaters pro Jaime no primeiro POV deste em AFFC:
    “The black cells are little used. Before your lordship’s little brother was sent down, we had Grand Maester Pycelle for a time, and before him Lord Stark the traitor. There were three others, common men, but Lord Stark gave them to the Night’s Watch. I did not think it good to free those three, but the papers were in proper order. I made note of that in a report as well, you may be certain of it.”.

    Quando ocorreu a luta entre Forel e Trant (quando o Eddard já estava preso), os três já estavam nas celas negras. O Longwaters, inclusive, mantém registros de quem entra e quem sai das celas, e no relatório que ele passa pro Jaime não tem nada de anormal.

    A sua suposição então seria qual? A de que Syrio fugiu do Meryn, entrou nas celas negras sem ninguém ver, matou o prisioneiro que já estava lá (o suposto H’ghar “original”), escondeu o corpo, e tomou o lugar dele na gaiolinha pra Muralha? Bastante improvável, não acha? E ainda admitindo-se que pudesse acontecer, seria também um tanto estúpido se submeter a isso tudo, se o objetivo do cara fosse só se encontrar com a Arya (o que eu não acho que seja), como mostrei lá em cima.

    Sinceramente, eu li os livros e POV da Mercy, mas não nos é mostrado como é o modus operandi de um faceless em detalhes pra sabermos se eles têm objetivos além da dádiva (o que eu acho possível, mas não há fundamento sólido), ou o que eles estão autorizados a fazer quando em missão, se é só fornecer a dádiva ou se realizam outras tarefas. Não há subsídio suficiente no texto, é possível mas não passa de especulação. A pergunta perdura: não vejo motivo algum por que um faceless teria interesse prévio na Arya.

    Pelos motivos que eu apresentei acho extremamente difícil o Syrio ser o Jaqen, seria uma manobra possível mas bastante inverossímil, que eu não vejo como o feitio do GRRM, até pelas declarações dele a respeito. Quando ele e o Cogman falam que era um cara numa situação dificílima de sobreviver, acho que estão falando de morte mesmo, e não simplesmente de “morte” de uma persona de um faceless.

  • Jéssica Rezende

    Mas o Eddard Stark não era um Faceless Man, ele era uma pessoa que colocava a honra a cima de tudo e em uma cidade como King’s Landing que a honra não vale nada, já era previsível a morte dele. Foi como a Cersei disse “No jogo dos tronos ou você ganha ou você morre.”

  • Felipe Bini

    Sua história é cheia de suposições infundadas ou fracamente baseadas:
    “não tem como Meryn Trant ter quebrado ele”. Não é só “porque o cão falou” que pessoas sem armadura morrem. Tem um outro post aqui nesse mesmo post em que eu cito diversos outros casos de gente sem armadura que perdeu duelos na série. E esses eram casos de gente sem armadura, mas com uma arma (espada ou arakh) – não é o caso do Forel. Vejamos como é a última vez em que a Arya vê o Syrio:

    “Olhe com os olhos , dissera ele. E ela via: o cavaleiro coberto dos pés à cabeça pela armadura branca, com as pernas, garganta e mãos revestidos de metal, os olhos escondidos atrás do grande elmo branco, e aço afiado nas mãos. Contra aquilo: Syrio, vestido de couro, com uma espada de madeira na mão. – Syrio, fuja – ela gritou.
    – A primeira espada de Bravos não foge – ele cantou, enquanto Sor Meryn lhe desferia um golpe. Syrio pulou para longe, fazendo do pau uma mancha indistinta. Num instante, tinha lançado golpes contra a têmpora, o cotovelo e a garganta do cavaleiro, fazendo a madeira ressoar contra elmo, manopla e gorjal. Arya não conseguia se mexer. Sor Meryn avançou; Syrio recuou. Parou o golpe seguinte, rodopiou para longe do alcance do segundo e desviou o terceiro. O quarto cortou a espada de pau em dois, estilhaçando a madeira e estraçalhando-a através do núcleo de chumbo.”

    Note que dos 4 golpes, ele de fato escapou do contato apenas em 1, e no último a espada de pau dele foi estraçalhada. Por pior que o Meryn Trant seja, ele não é absolutamente incompetente senão não teria sido alçado à Kingsguard e nem teria atacado e sucedido em quebrar a espada do Forel. Qual a conclusão lógica do próximo golpe (ou dos próximos), em que o Syrio não tem nem pedaço de pau pra desviar o golpe?

    Outra suposição inventada: que ele teria adagas. Essa é ainda pior, venhamos e convenhamos. Por que razão não teria ele usado as adagas desde o começo, até contra os outros 5 guardas Lannister?

    Sobre a (improvável) hipótese de ele ter conseguido escapar, já expliquei nos outros posts que seria praticamente impossível ele ter se tornado em Jaqen depois disso. E se supusermos que ele se transformou em Meryn Trant, seria banalizar bastante os faceless, não é mesmo?

    E sobre o último pretenso argumento, pelo pouco que sabemos do modus operandi dos FM, no caso Pate, por exemplo, aquele foi bem objetivo: se infiltrou como Pate porque ele é um sujeito discreto que tem a chave pros subsolos da Cidadela. Syrio Forel não seria bem discreto e nem teria uma função prévia. Note que o Pate já existia e o Alquimista (esse sim, Jaqen) roubou-lhe o rosto. Syrio Forel já chegou como Syrio Forel. Pra mim não faz sentido, tampouco.

    No somatório, é uma infinitude de problemas pra que essa “teoria” (que é mais wishful thinking que qualquer coisa) se concretize, e não tem sequer uma evidência a favor de que Syrio e Jaqen sejam a mesma pessoa.

  • Joao Augusto

    um personagem secondário com pouquissima importancia, porque tanto debate sobre isso

  • Felipe Lobato

    Arya está em vias de ser uma faceless. Ela é de Braavos?

  • Felipe Lobato

    Jaqen era lorathi, velho. A organização está sediada em Braavos, mas a nacionalidade dos faceless é diversa.

  • Felipe Lobato

    Acho que quando Martin escreveu essa cena não esperava que os fãs fossem ficar teorizando apenas por terem gostado do personagem.

    Achar que Syrio sobreviveu é até desonrar a memória do personagem. Ele disse “a Primeira Espada de Braavos não foge” e se sacrificou pra Arya fugir. Ponto.

  • Eduardo Cruz

    pow brother, aceito seus argumentos. Realmente é improvável que ele tenha sobrevivido. Você usou a expressão certa, é wishful thinking. Eu quero que ele esteja vivo. E é exatamente por ser tão improvável que pode se tornar verdade.

    A maioria das mortes nos livros nós vimos acontecer ou tivemo relatos pelo menos que fizessem sentido sobre as suas mortes. Já com syrio não. Não teve mais comentário. Ninguém na corte falou mais nada. Isso abre espaço pra teorias. Mesmo sem provas. Existem muitas teorias sobre muitas coisas dos livros. Quando a obra estiver terminada, muitas delas serão comprovadas erradas. Mas algumas tem que estar certas. Acredito que é essa é uma delas. O terreno é bem preparado para ele ser jaqen. Martin deixa pistas.

    Daavos é um exemplo. A maneira como é colocada a morte dele no livro 4 é vaga, parecem apenas boatos, nem sabíamos o que ele estava fazendo em porto branco. O que descobrimos um livro depois? ele está vivo.

    Outra coisa é o cão de caça. Muita gente acredita que ele sobreviveu depois que arya deixou ele. Eu acho absurdo. Lembro que ele estava moribundo, acredito que ele morreu. Mas quem acredita, tem seus argumentos, e eu tenho os meus. Mas se mais pra frente descobrirmos que ele sobreviveu mesmo, meus argumentos levaram a uma conclusão errada, vou ter que aceitar que ele está vivo.

    Já li o capítulo, já vi fóruns falando sobre isso, já vi argumentos como o seu. Mas mesmo assim parece que tem uma coisa faltando, que se a gente soubesse, ia conseguir dar sentido a tudo.

    ————-
    sobre sugerir que syrio virava meryn trant, lendo de novo, parece viagem mesmo kk

  • Rodrigo

    Se não foi mostrado um corpo partido ao meio, não podemos afirmar que ele está morto. O anão teve a cabeça cortada e não morreu. O Martin ainda não terminou de escrever GOT, então se o povo ficar enchendo o saco, aí ele o mata de vez. Mas vejo muitas possibilidades boas para os livros se ele estiver vivo.

  • Jéssica Rezende

    Não acredito que o Jaqen queria proteger a Arya de fato, na realidade eu acredito que foi coincidência. Sim eu acredito em coincidência, e em um mundo onde existem dragões o improvável é provável.
    Os teus argumentos são tão convicentes, quanto os meus, porém existem furos, que nem os meus. Nós não escrevemos, então não podemos dizer o que é certo ou errado, no mundo de Martin, nós temos que trabalhar com todas as possibilidade.
    Mas eu não consigo encontrar qualquer outro significado pra um Faceless Man ter sido preso, simplesmente não existe.

  • Não faz sentido o Syrio estar vivo, assim como faz menos sentido ainda ele ser o Jaqen. Primeiro pelo óbvio, são As Crônicas de Gelo e Fogo, os leitores já passaram do tempo de se acostumar com a ideia de que qualquer um morre, seja por estupidez, valentia, ou má sorte. Segundo que nem sempre o autor precisa escrever letra por letra do que aconteceu para se entender uma cena, isso é básico, cancei de ler livros assim e tenho certeza que a maioria que acompanha esse site também já leu, mesmo que não lembre. Terceiro, beleza, existem os faceless, mas em momento nenhum o Syrio foi tratado como faceless, ele era a Primeira Espada de Braavos, nunca escondeu isso, e o primeiro faceless que apareceu, o Jaqen, não escondeu ser um quando conversou com a Arya, mas também não disse com todas as letras que era (de novo, o segundo ponto de que falei). Sem falar que pelo capítulo da Arya, fica óbvio que o Jaqen tem uma missão, que ele não está ali para proteger ela, tanto que ele aparece de novo, em outro lugar, em outros capítulos.
    E por último, mesmo que um sacerdote vermelho possa ressuscitar um homem morto, essa seria uma solução milagrosa no caso do Syrio porque nem tinha um sacerdote em Kings Landing. E um bônus, o cavaleiro que lutou contra o Syrio era estúpido, a ordem dele devia ser para levar a Arya viva e ponto, alguém realmente acha que ele ia prender um cara que deve ter dado trabalho ao invés de matar? É se colocar um pouco no papel, por muito menos qualquer um fica irritado quando se sente provocado, um cara com uma espada na mão não vai pensar duas vezes se tiver a chance de matar um outro cara que está sendo um puta pé no saco dele durante uma luta.

  • Anon Anonimo

    lol

  • Anon Anonimo

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Felipe Bini

    Sem querer parecer beligerante demais, mas quais furos exatamente existem nos meus argumentos?
    Na verdade não são nem argumentos, são simplesmente réplicas que mostram que os pretensos argumentos de quem acredita que o Syrio possa ser o Jaqen na verdade são infundados.
    Teoricamente quem tem que provar alguma coisa são os propositores de uma teoria, e se nem as supostas evidências se sustentam direito, acredito que é porque é bem difícil a teoria se confirmar.
    Se não tiver bases, é simplesmente uma ideia jogada no vento, e aí eu posso falar “Ned Stark wargou os corvos de King’s Landing antes de morrer e vive sua segunda vida neles, provem que não.” Não existe fundamento nenhum que sustente, mas também não se pode provar com certeza em contrário.

    Jaqen ser Syrio é um tiquinho menos fantasioso que isso aí, só porque os dois são essosi e se relacionaram com a Arya, nada mais além disso.

  • Voa Como Um Falcão

    A ta! Vai falar então que você quando estava lendo/assistindo previu que o Ned ia morrer? Tipo “esse ai vai morrer ainda”!
    A PARA! Ninguém imaginava a morte dele e tem gente que não a aceita ate hoje… inclusive ate o ultimo segundo muitas pessoas ficaram pensando “algo vai acontecer e ele vai ser salvo”.
    Não, a morte de Ned Stark não era previsível porque antes dela, todos achávamos que havia um protagonista na saga(no caso ele), foi só depois de sua morte que aprendemos que no mundo criado pelo velho pançudo maldito “ninguém esta seguro”

  • Vaz

    Syrio morreu, mas ele é um seguidor do Deus de várias faces! Pensem nisso!

  • Eduardo Cruz

    – Um homem não escolhe os companheiros nas celas negras – disse o bonito, com o cabelo vermelho e branco. Qualquer coisa no jeito como falava lembrou-lhe Syrio; era o mesmo, mas ao mesmo tempo diferente. A Furia dos Reis – Capítulo 05, Arya II, página 60

    —-
    Isso não é evidência de nada, eu sei. Mas me parece como uma pista do autor. Um aviso pra pensarmos nessa possibilidade. Mesmo ela estando certa ou não. Vi comentários e que martin disse que as chances estavam contra ele e que não entende como pensam que ele pode ter sobrevivido. Mesmo as chances estando contra ele, muita coisa pode acontecer durante uma luta.

    Esse negócio do martin não dizer um sim ou não, é o jeito dele de aumentar a ansiedade, fazendo um mistério. Ele deixa vários indícios sobre várias coisas. Mãos frias, filho de robb, syrio, dragão de gelo, etc. No fim 99% desses indícios se revelarão apenas pistas falsas, mas o outro 1% vai estar lá, pra mexer com a nossa cabeça. Acredito que o Syrio estar vivo, faz parte deste 1%.

  • Bruno Ferreira

    Gente, a famosa fala “e só tem uma coisa que dizemos a morte..” tá no livro também? Eu tinha a impressão que estava, mas depois de um tempo fui folhear rapidamente e não achei, é criação da série mesmo? Alguém me relembra? hehe

  • Jhon

    Tenho pra mim que Syrio e Jaqen são a mesma pessoa.

  • Krusker

    Acho que isso fala sobre o sotaque, já que os dois são de Braavos.

  • Isabella

    Angélica ficou chateada

  • Anderson Matos

    cara quero muito acreditar nisso, sou fã dos 2

  • Aaron Engel G. Peixoto

    NO FUCKING WAY

    George seu fdp, pq escondeu a cena então, tanto na série como no livro? Affe, depois de tanto tempo esse velho ainda consegue me deixar puto –‘

  • MBMR

    rapaz…também acho!
    mas depois desse comentário acima desanimei.

  • Flávio Gama

    Syrio está morto. OK. E as outras faces? Pela teoria sobre Jaqen, Syrio é um personagem do personagem. E esse personagem do personagem morreu. E os outros tantos?

  • Jéssica Rezende

    É claro que eu fiquei chocada, óbvio que eu fiquei chocada, em nenhum momento eu disse que não. Ainda mais que eu comecei assistindo a série e não lendo os livros e na TV os mocinhos nunca morrem.
    Mas não foi esse o ponto, se o Ned tivesse morrido agora não seria tão chocante quanto foi no começo. Seria chocante? Sim, mas não tanto quanto foi lá no primeiro livro. Ainda mais na Fortaleza Vermelha onde existem tramas o tempo todo. Confesso que enquanto eu lia, tinha vontade de bater no Ned pra ele deixar de ser tão estúpido, como quando ele confiou no Mindinho. Compreendeu?

  • Martell_Member

    Sim, mas o ponto da minha resposta não foi esse! Independente das cagadas que ele fez por ser honrado, você escreveu ali “era previsível a morte dele”, e não era, apenas isso que discordei! Como todo “mocinho”, a gente sempre espera que no final algo aconteça para que ele triunfe. Posso ter entendido errado sua colocação, mas vamos supor o seguinte… se você me dizer que na primeira vez que assistiu a primeira temporada, em algum momento passou pela sua cabeça “Ned Stark ainda vai morrer”, eu respondo “Mentira”, só isso

  • BrunO_R

    Jaqen H’ghar tbm está morto…

  • Marcelo Câmara

    Tb acho, continuo achando que Syrio Forel não morreu e se trata de um homem sem rosto, também conhecido como Jaqen H´ghar

  • Judah88

    Depois de ler a teoria e matutar algum tempo, agora somado ao fato de eu ter relido o livro e visto o episódio em que, depois de 3 temporadas, lembram do Syrio, tive certeza de que o homem que foi o personagem Syrio não morreu.
    Nos livros Arya descreve os guardas que vão em sua busca e algumas partes da batalha. ao descrever Sor Merryn fica evidente que ele estava de armadura completa até os olhos, ou seja, Syrio não poderia acertar sua garganta ou olhos como os outros.
    Depois disso fiquei muito atento ao momento em que Sor Merryn reapareceria nos livros e, para minha surpresa, acho que num POV de Sansa ou Tyrion, sua descrição da armadura completa está quase integral, salvo por um pequeno detalhe: o visor fora removido.
    A minha conclusão quanto a isso:
    Syrio não poderia vencer, tampouco ferir seu oponente (um espadachim não muito bom segundo a série), mas isso não significa que um golpe na viseira fechada não seria suficiente para atordoar Sor Merryn o suficiente para que pudesse fugir e se tornar outro homem, Jaqen no caso.
    O fato da viseira ter sido removida de sua armadura me dá quase certeza de que Syrio deu uma estocada nela para deixar o guarda tonto e fugiu nesse meio tempo, e o dano na proteção obrigou Sor Merryn a removê-la para reparos, além de que ele jamais contaria que fora enganado por alguém com uma espada de madeira que matou seus demais companheiros no embate.
    Também é bom notar que quando Robert está caçando e Ned o substitui no trono, Yoren conferencia com ele e pede homens para a Patrulha, sendo que Ned permite que ele escolha qualquer prisioneiro nas masmorras, sendo essa decisão proferida em frente a várias pessoas, ou seja, Syrio já poderia ter planejado seus próximos passos, ou poderia lembrar-se deste fato para se tornar Jaqen.

  • Judah88

    olha lá meu comentário, se puder releia uns pedaços do livro, depois de reler tenho quase certeza de que ele não morreu.

  • Haroldo

    Ela realmente pensa nisso por causa do sotaque, já que a unica pessoa que ela conhecia até então que tinha sotaque era o Syrio então é meio que dificil não lembrar dele ouvindo um sotaque parecido. Mas Jaqen não é de Braavos e sim de Lorath outra das Nove Cidades Livres. Ele foi treinado em Braavos, na Casa Do Preto E Branco mas ele nasceu em Lorath.

  • ed

    Não entendo a lógica de achar que Syrio esta morto, só porque Merryn está vivo.
    Se prestarem atenção na luta, Syrio NÃO MATA nenhum dos guardas, por que ele iria matar apenas o Merryn Fuckin Trant? Ele tirou todos os guardas de combate sem matar ninguém, então ele pode estar tão vivo quanto o Merryn

  • Luiz Fernando Veríssimo

    Não há evidências para afirmar que ele está vivo ou morto, logo como o Martin disse na entrevista, cada um pode tirar as suas próprias conclusões, e acho que esse mistério não vai ser resolvido, e vai ser uma eterna discussão. Sobre a teoria de ele ser Jaqen, acho pouco provável.

    Mas é uma pena, ele era/é um personagem muito carismático e legal, por isso muita gente gosta dele, e não acho que ele seja sem importância, como alguns afirmaram, a história da Arya só existe por causa dele! não somente pq ele salvou a vida dela, mas pelo todo o resto que ele ensinou.

  • Italo

    Sim ele está morto e tem q ter muita imaginação pra esperar ele vivo no próximo livro

  • Gildo Cravo Batinga Neto

    Eu já havia percebido a referência a Antigona, o que se passa é igual a peça grega da antigüidade. Aos governantes altivos (sem apego a realidade) o destino reserva castigos atrozes.

  • xuam

    cara isso so fortalece a ideia do syrio ser jaqen, pq quando ele se despede da arya ele diz que jaqen estava morto e entao ele mudou de face

  • Quilua

    Minha, MINHA teoria é a de que o Syrio está vivo, mas também é um guerreiro sem rosto e assumiu a identidade do Meryn Trant

  • Carol Costa

    Quando Jaqen se despede de Arya, o que ele diz? Ele diz “Agora um homem deve morrer” e assume outra “personalidade”. Syrio morreu? Sim. Mas foi para se transfigurar em Jaqen, que, por sua vez, se transfigurou no Alquimista que aparece no Festin dos Corvos. 🙂

  • Robson Lima

    Nada a ver… É obvio que ele nao morreu.
    Poxa… pensem> Como foi que Jaqen foi capturado e preso naquelas celas quando Arya o encontra???

    Com o poder que tem e com o misterio de quem era… como ele seria capturado, se nao por vontade propria???

    era syriu forel, indo atras de arya, pra protegÊ-la

  • Calvin

    Sei que é um dos maiores clichês o mestre ser vingado pelo seu aluno, quase tanto quanto um filho vingar o pai (inclusive parece ter sido esse um dos motivos do Martin ter matado o Robb), mas não vejo a Arya não vindo fazer isso mesmo.

  • Igor-Magno Mariano de Almeida

    E porque um adorador do Deus de Muitas Faces iria querer protegê-la assim, pois, se infiltrar em Porto Real se passando por um professor espadachim e a salvando, depois reaparecer como prisioneiro, ser salvo da morte, e salvá-la posteriormente, e em seguida, a manda seguir para Bravos. Então, algum interesse ele tem nela, em suas habilidades, talvez ela seja alguma escolhida ou predestinada a alguma coisa, ou apenas querer fhodê-la mesmo, enfim, achei estranho. Então, se Syrio e Jaqen forem a mesma pessoa, significa que Arya terá um papel Muuuuuuito Importante no desfecho final!!! E eu, aguardo ancioso.

  • Robson Lima

    Primeiro vc deve se perguntar como é que Jaqen estava preso naquela sala, indo para a muralha, se ele era um adorador do Deus de Muitas Caras? Eu duvido que ele tenha sido capturado a não ser que ele tivesse um propósito para isso. Ned Stark contrata o Syrio para ensiná-la e protegê-la… Talvez ele realmente tenha percebido que ela está destinada a algo maior, e então cuidou dela, mesmo depois se fingindo de morto. E ainda acho que o Senhor Bondoso na casa do preto e branco ainda é ele, ou aquela menina.

  • Estevão Sabino

    mas nao é assim? Comece a cativar o leitor e acabarás morrendo e de forma desonrosa e descuidada ( Ned Stark, Robb Stark, Oberin, Syrio … quantos mais?