George R. R. Martin comenta “spoiler dos livros” em episódio de Game of Thrones

BN-CQ281_GRRMgo_D_20140502133407Parece que a quarta temporada de Game of Thrones está dando pequenas dores de cabeça ao nosso mestre, o escritor George R. R. Martin. A cada episódio da série exibido esse ano, ele precisa acalmar dezenas de fãs que vão ao seu blog reclamar das muitas mudanças, estupros e spoilers na adaptação. Essa semana, com a exibição do quarto episódio da temporada, “Oathkeeper”, a internet está fervilhando com uma discussão que envolve a pergunta: Game of Thrones está dando spoilers dos volumes ainda não publicados d’As Crônicas de Gelo e Fogo?

Segundo o Martin, parece que não.

Como você define o “spoiler?”

Se acontecer alguma coisa na série antes que aconteça no livro, suponho que se poderia chamar de spoiler.

Se acontecer alguma coisa na série, mas acontece de forma muito diferente nos livros, ainda é um spoiler?

Se acontecer alguma coisa na série, mas nunca acontecer nos livros, o que exatamente foi “spoileado”?

Quantas crianças Scarlett O’Hara tem, afinal?

A última frase se refere à “Gone with the Wind” (E o Vento Levou). No livro, Scarlett O’Hara teve três filhos, e no filme, apenas uma.

A discussão começou depois da cena final de “Oathkeeper”, onde vimos um Caminhante Branco entregar um dos filhos de Craster a um outro ser da mesma raça, mas de aspecto claramente superior, que transforma o bebê em um deles.

game-of-thrones-oathbreaker-white-walker-king

Eram treze Caminhantes vestidos de preto na cena.

– Eu e o bebê. Por favor. Serei sua mulher como fui de Craster. Por favor, sor corvo. Ele é um menino, exatamente como Nella disse que seria. Se não o levar, eles levam.
– Eles? – disse Sam, e o corvo ergueu a cabeça negra e repetiu, num eco: “Eles. Eles. Eles.”
– Os irmãos do garoto – disse a velha da esquerda. – Os filhos de Craster, O frio branco está se erguendo lá fora, corvo. Sinto nos meus ossos. Estes pobres ossos velhos não mentem, eles estarão aqui em breve, os filhos.

No trecho acima, retirado do livro “A Tormenta de Espadas”, é possível ter uma ideia de que os filhos de Craster são mesmo transformados em Caminhantes. “- Os irmãos do garoto – disse a velha da esquerda. – Os filhos de Craster (…)” Mas em nenhum momento é especificada a maneira como isso acontece. Mais importante: em nenhum momento dos livros é citado um “líder” dos Outros, a não ser, talvez, o Grande Outro (entidade que Melisandre afirma ser o “responsável” por tal ameaça). De qualquer forma, era impossível pra qualquer leitor, lendo os livros, ter certeza do que estava por trás desse processo (até por que não existe nenhum POV por aquelas bandas). E o mais estranho é que, na recapitulação do episódio, a HBO se referiu ao tal rei dos Caminhantes como “Rei da Noite”, um personagem que é citado nos livros mas em um contexto diferente (leia mais aqui).

nights-king-text-630x341

E o mais estranho ainda é que, depois das pessoas reclamarem, a HBO trocou o termo “Night’s King” por “Walker”.

O leitor Douglas Cohen (@douglascohen) respondeu ao comentário de Martin:

Para alguém como eu, a sua história é sagrada. A série da HBO é ótima, mas não é canônica. Quero experimentar cada pequena revelação da própria fonte. Então, eu estou triste de dizer que eu estou agora em alerta máximo com todos os episódios que a HBO exibirá daqui pra frente, porque se algo for revelado antes de seus livros mais uma vez, eu terei que parar de assistir a série até seu próximo livro ficar pronto.

Depois de algumas discussão, George R. R. Martin fechou a sessão de comentários do post que, originalmente, discutia um encontro entre a atriz Sibel Kekilli e o diretor Woody Allen.

Ok, pessoal. Basta. Eu deixei vocês postarem um monte de comentários sobre spoilers e a série aqui. E até respondi alguns, mas agora eu estou fechando comentários. Todo este material é off-topic.

Este post foi sobre Sibel, Woody Allen, pastrami e carne salgada, não sobre a série de TV.

game-of-thrones-white-walker-king-nights-king

Segundo a lenda, o ‘Rei da Noite’ foi o 13º comandante da Patrulha.

E então leitores? Tendo em vista que os produtores tiveram várias conversas com George e sabem o final da saga (como já disseram em várias entrevistas) e o fato de que a série está cada vez mais próxima do último livro publicado, vocês acham que a série pode/deve mostrar coisas que ainda não aconteceram nas Crônicas? Acham que eles devem “inventar” um final novo? Existem tantas coisas nos livros que a série ainda não mostrou (os arcos de Dorne e das Ilhas de Ferro, por exemplo)…

Enfim, o que vocês acham? Dividam suas opiniões com a gente nos comentários!

[Fontes: grrm.livejournal.com; The Wall Street Journal]

Compartilhe:

Ao comentar no site você aceita as regras previamente estabelecidas.

Posts Relacionados

  • Já tinha surgido essa discussão quando vimos aquela cena bem legal da Melisandre com a Arya – que não existe nos livros – na qual ela diz que elas vão se encontrar novamente, né?

    Eu particularmente gosto de pensar que a série está trazendo novidades para todo o público, e não só para os leigos que não leram os livros, dá a sensação de que ela é algo também fundamental dentro do universo das crônicas. As grandes franquias que vemos por aí acabam sempre mais completas com esse tipo de coisa, spin-offs e outras mídias, é o tipo de coisa que só enriquece. Quando vemos que Theon foi mesmo mutilado, ou que a cabeça de lobo foi mesmo colocada em Robb, essas coisas ficam implícitas nos livros mas a série mostra e confirma, e eu acho isso o máximo. Não ligaria de ver mais cenas como essa do White Walker.

    Fora que, acho que muita gente pira sem razão, porque a série está cada vez mais distante dos livros e pode chegar um momento em que os supostos spoilers são criações exclusivas dos produtores e não tem relação direta com o livro, não é mesmo? Pensando novamente nesse caso da Melisandre com a Arya, eles já fizeram tantos personagens que nunca deveriam ter se encontrado (de acordo com os livros) se encontrarem, então nada garante que isso não vá acontecer novamente, só que não teremos os livros pra saber de fato que isso não aconteceu.

  • Vinícius S.

    É td mimimi isso ae. O G.R.R. Martin tem q ter um saco maior q a barriga pra suporta certos tipos de fãs.

  • Diego Ferreira

    Aff… Não!! Não!! Só quem tem o direito de dar spoiler são os que leram as centenas de páginas dos livros 😛

  • Maluco

    Só eu que acho que esses “Outros Superiores” é um daqueles que aparecerem no primeiro livro?

    “(…)Sua armadura parecia mudar de cor quando se movia; aqui era tão branca como neve recém‑caída, ali, negra como uma sombra(…)”

    Esse Outro ainda não tinha aparecido na série, eu acho que é esse que eles se referiam.

  • Acho que a serie ja ta passando dos limites com suas modificacoes, como citado, tem tanto conteudo dos livros que eles podem abordar, nao vejo necessidade em inventar tanto, acho que o spoiler no site da HBO foi o pior de tudo

  • Gustavo Garcia

    Achei desnecessária a aparição desse rei da noite, o episódio em si foi ótimo, gostei da adaptação em que o Bran tem q ir à fortaleza do Craster, diante da possibilidade de reencontrar com Jon (ou não, como eu acho que vai acontecer), vista que ele fica mais decidido ao ver Fantasma preso. O próprio Martin já revelou que o próximo livro terá mais informações da “terra-natal” do WW. Penso que a HBO se equivocou ao dar a denominação de rei da noite, pois pelo o que eu tinha compreendido nos livros, o reinado desse rei já acabou a muito tempo, e não tive indícios de que voltaria; pra mim, era como os acontecimentos da era dos heróis. Esse foi apenas o 4º episódio da temporada e já temos na cabeça uma imagem feita que sequer foi imaginada pelos livros.

  • A autora de “Gone With The Wind” morreu antes de escrever a sequência, não foi? Será que o velho tá querendo dar uma de Michael Jackson e sumir? hehehe

  • Eduardo Elric

    Bom, tudo que eu tenho que dizer é: estou totalmente perdido com o último episódio, não sei o que pensar, não sei o que aqueles caras são e agora não temos como descobrir, só sei que vou ficar bem atento a qualquer coisa, mas a série com certeza está alcançando muitas coisas dos últimos livros publicados e estamos na corda bamba, só tenho esperanças que foquem em Dorne, nos Greyjoys, e em outras coisas na próxima temporada, até lá, tem chão pela frente…

  • Alisson Rodrigues

    Concordo totalmente, eu adoro ver a série pela visão diferente dos acontecimentos do livro, mas quando ela nos da coisas que não havíamos obtido antes, creio que estraga um pouco o que nos leitores teremos pela frente.

  • Bruno A. Rabelo

    Fiquei muito curioso com a aparição desse suposto líder dos Outros (Além desse ainda tinha 12 outros atrás dele. Só não sei se isso tem a ver com algo). Por outro lado tenho medo que no fim das contas o final da série seja diferente do final do último livro. Seria muito decepcionante,

  • yuri

    Odiei eles terem mostrado aquele final, foi desnecessário e muita falta de respeito para com os fãns dos livros, sinceramente As cronicas de gelo e fogo é um mundo tão maravilhosamente criado que quero ler e sentir as descobertas e coisas daquele lugar e não que a série que ao invés de se focar nos Greyjoys, Dorne, nos selvagens e em meeren, ficam todas as temporadas mostrando os caminhantes brancos. No período passado nos livros a historia ainda é focada em torno do trono de ferro e não nos caminhantes brancos que eu acho que só será focado no próximo livro com Bran e Jon. Então ao invés de ficarem jogando esse Spoillers trabalhem melhor os personagens como Loras, Oberyn e Daario, façam adaptações melhores (e não lamentáveis como a da cersei com o jaime no septo) foquem nas Rainhas em porto real, no pobre tyrion, na minha Arya e no Jon e claro na NOSSA RAINHA Daenerys.

  • Zheusx Proteusx

    Quando assisti esta cena, fiquei me perguntando: “Que porra é esta?” pois devorei os livros e não tinha nada disso, tá certo que tem essa referência que foi citada acima mas isso é algo que a principio só seria revelado mais à frente nos livros que são a base de tudo, não estou gostando do rumo que a série está tomando, várias coisas estão sendo modificadas, algumas para melhor outras nem tanto, talvez deixarei de assistir até o próximo livro ser lançado.

  • N. Stark

    A cara, mas uma coisa é ter confirmação de algo que você achava que aconteceu (theon eunuco, por exemplo) e outra completamente diferente é ter uma confirmação de algo que você nem sabia que poderia acontecer. E é por isso que tem muita gente puta

  • Flávio Gama

    Acho que a Ana já deixou bastante elucidada essa questão dos spoilers na análise dela sobre o episódio 4. Tudo isso surgiu apenas porque não tivemos um POV nos livros que tivesse presenciado algum tipo de “cerimônia” ou “sacrifício” por parte dos Outros. Isso não quer dizer que essa informação não esteja nos livros. Pra quem é super atento e tem uma boa memória (o que não é o meu caso, mas sim o da Ana) não haverá spoilers. Eu estou relendo os livros (parei na Tormenta, mais precisamente) e estou descobrindo muuuuuuuuuitos detalhes que eu deixei escapar, simplesmente porque naquele momento não parecia importante. Sei que tem muita gente aqui que relê os livros, mas mesmo assim vou deixar a dica: releiam os livros. Pra mim está sendo mais interessante do que quando li a primeira vez. Não! Mentira! É um sabor diferente :]

  • hahahaha… sem mais.

  • jorge_lito

    Vira essa boca pra lá Bacellar…kkkk

  • Felipe Falcão

    Mas a gente sabia que poderia acontecer. Os livros falaram que os Outros que viriam eram os filhos de Craster.
    Eu acredito que a HBO se equivocou a falar do Night’s King, a Melissandre fala que o Grande Outro faz oposição ao deus dela desde sempre.

  • Matheus Borges

    Não brinca com isso! T^T

  • Isso não é spoiler, não atrapalha em nada a trama pois não identifica a figura, apenas detalha um pouco mais daquelas criaturas sem interferir em nada na trama. No fundo no fundo a cena tratou de mostrar o que acontecia com os bebês.

  • arthur bof demuner

    Acho que ele devia parar de responder em blogs e continuar escrevendo e publicar logo os ultimos livros!

  • Antonio Mendes Vieira Filho

    Na verdade eu achei o episodio muito clichê, quem o escreveu não parece ter pegado as entrelinhas do livro, em momento algum o jaime fica chorando junto com a brienne, na partida dela, foi muito apelão o episódio, coisa que a série em si não é, acho que essa cena não é um spoiler em si, apesar de desconhecer isso tudo, que realmente está me fazendo querer parar de assistir a série da HBO, pois se a série querer apelar para ganhar audiencia, não será uma série para o bom fã que gosta dos livros, e da propria série que vem tendo tradição de personagens neutros e não heróis e vilões

  • Pablo

    Eu sou suspeito pra falar porque eu sou o tipo de leitor que adora um spoiler. Pra mim não importa o quanto tenham me contado o que esta por vir em um livro, filme ou serie nada vai su stituir i prazer de ler ou assistir na integra COMO acontece. Estou gostando dessa atitude da serie, ela mostra coisas que não fica descaradamente explícita no livro como o caso de amor de Sor Loras e Renly na primeira temporada, no livro é tudo muito velado e na serie já mostra descaradamente. Nesse caso do episódio 4 da quarta bem … Pode não estar escrito mas sabendo como Martin trabalha induzindo seus leitores a especular inúmeras coisas e deixando o dito pelo não dito quem nunca imaginou desde de o princípio que não fosse isso que acontecesse com os filhos de craster? Conversando com outros amigos também aficionados nas cronicas eles também já imaginavam que era isso que acontecia com os filhos de craster então esse é um spoiler tao revelador quanto o caso de liras e renly ou o gosto de Oberin por fazer sexo com homens e mulheres

  • Pablo

    As pessoas costumam confundir os Outros com os caminhantes brancos. Pra mim há diferença gritantes entre eles, acho que os caminhantes brancos são tipo os escravos dos outros, são criaturas mortas que são despertadas pelos outros com seu poder. Lembro até daquelas cenas de Jhon com os selvagens n qual eles sempre queimam os mortos pra não levantarem.

  • Lucian Donizetti Maciel

    O Rei da Noite como citado é o 13º comandante, 12 atrás é uma sutil referência aos outros comandantes, creio eu. É óbvio que HBO tava esperando polêmica do episódio, até mudando o Night King pra um White Walker qualquer.

  • Milene Veiga

    Pra mim, que não lê os livros, achei que finalmente apareceu uma migalha sobre os Caminhantes, pode não ser na hora certa de acordo com o livro, mas acho que a HBO nos deu um pouquinho (a nós que assistimos apenas à série) um pouco do que queríamos saber e que estava evoluindo tãaaao lentamente. Tbm concordo, não vamos f*** com a história original como fizeram com as Brumas de Avalon onde mudaram fatos extremamente importantes dos livros no filme (e olha que só ganhamos um filminho!!) Erros e acertos, espero que a série respeite ambos os fãs e bem que poderíamos ter mais episódios por ano né!

  • Juliana Ribas

    …” pra mim sua história é sagrada”! Falou tudo. Acho que o Martin ficou puto com o mimimi e mais uma vez sentiu a pressão enorme pela demora de wow chegar as livrarias. Espero que este evento o incentive a acelerar o passo.

  • Batista Tiago

    O choro é livre

  • Donilo

    Mas embora os livros sejam bem mais ricos e detalhados que a série ele está limitado pelo ponto de vista dos personagens. Então se não tem ninguém pra ir até as Terras do Sempre Inverno pra ver o que rola, nós nunca vamos saber. Apenas boatos e ‘achismos’. (Creio que por causa disso alguns dos mistérios da trama não serão revelados completamente.)

    Já a série pode dar o ponto de vista pra quem ela quiser, fica mais fácil pra contar a história.

    PS: O GRRM tem o costume de dar POV para personagens aleatórios no prólogo e epílogo de seus livros. Seria muito foda se um desses for de um White Walker. 😀

  • thais

    Tem um outro aspecto desse trecho do livro que confirmaria a cena o que não vejo muitas pessoas comentando aqui, que é a questão da não confiabilidade do narrador. Existe uma diferençe entre uma informação dos livros que esteja fora do discurso dos personagens e uma que existe só na fala dos personagens.

    Essa última é informação não é confiável, pois o personagem pode acreditar em algo que não é verdade. É o caso dessa polêmica em particular. Tem gente dizendo que já sabia disso porque as mulheres do Craster dizem, mas como o discurso delas é a única fonte dessa informação, então embora fosse algo implícito não tinha como ser tomado como verdade.

    Se fosse assim, teríamos que tomar como verdade tudo que as amas da Daenerys falam, dizendo que “it is known”, porque são informações que também estão nos livros.

  • Será que a opinião de uma pessoa que ainda não leu os livros conta ?
    Uma coisa que muito esquecem, e percebo isso em todos os comentários/debates que vejo por aqui, é que a série é uma adaptação do livro, e não uma copia fiel. Acho que o fato de ser uma adaptação, dá total liberdade aos editores/diretores de fazerem o que for de melhor e que levante a audiência da série. Sei que o universo de GoT é imenso e espetacular, e não conheço nem 10%. Pra mim, quando começar a ler os livros, será uma nova descoberta, ver fatos de outro foco e descobri milhões de outras coisas, que por ser uma adaptação, a série de tv não mostrou. Acho que é assim que todos deveriam ver essas mudanças…
    Nunca uma adaptação vai ser 100% fiel !

  • Joao Palmadas

    Nós também não temos um POV dos desertores da patrulha, Nem vejo sentido no Bran se meter com eles. (E se acontecer isso nos livros, tem menos sentido ainda). Não vejo sentido em ter um agente dos Boltons na muralha, e não vejo sentido numa cena entre WW nas terras do sempre inverno. Também não vejo sentido no Verme Cinzento aprendendo a língua comum de Westeros (a não ser que Dani esteja preparando ele para servi-la em Westeros, e se for isso é um spoiler, sim).

    Olha, eu não estou dizendo que isso não foi bom de ver na telinha. Estou dizendo que não tem muito sentido numa série baseada nos livros (Até achei o episódio bem feito, só que com muito pouco sobre os livros). E agora vem o Martin dizendo que nos livros nada disso será mostrado, ou será mostrado de uma maneira bem diferente…

    Bem, eu tenho mais curiosidade sobre o mar de Jade e suas misteriosas cidades do que sobre a terra do sempre inverno. A profecia diz que a Dani precisa ir para leste se quiser chegar no Oeste, não diz? Espero que seja uma viagem no Mar de Jade, ou quem sabe no extremo nordeste de Essos, uma região misteriosa que se liga às terras de sempre inverno, e daí rumo ao sul, para salvar a muralha. Mas isso é só mais uma teoria.

    O Hemisfério Sul daquele planeta é que nunca será mostrado, pelo jeito…

  • Everton Toffoli

    Se você acha que já esta passando dos limites para de assistir a serie é bem simples, Você tem que lembrar que ela não foi feita apenas pra quem leu os livros e sim pra quem também não leu, e isso implica em varias modificações pra deixar a serie compreensível pra quem a assiste.
    Não vejo problema nenhum com Spoilers eu “ADORO” até, e estou gostando muito da adaptação, ate minha mãe esta intendendo a historia sem nunca ter lido os livros.

  • Martins

    Concordo total falta de respeito com os leitores..

  • Patrick

    Não foi spoiler nenhum.No livro 3 a Melisandre,diz para o Jon,que existem dois tipos de vagantes brancos:
    1)As criaturas,que são humanos que foram transformados em escravos dos outros,por algum ipo de magia.
    2)Os outros que são uma raça de criaturas criadas pelo deus da escuridão(“O grande outro”).
    O que o pessoal de serie fez,foi substituir este dialogo,pelo ritual mostrado no final do ultimo episodio.

  • Anderson Lima

    Ninguém sabe se esse cara é realmente o rei da noite. Ninguém sabe se a série deu spoiler – e de acordo com GRRM, não deu!

  • She-Ra

    Eu entendo que muitos aqui tenham se incomodado com a cena e
    a considerem verdadeiramente um spoiler. Contudo, eu acho que a narrativa do
    GRRM dá margem a muitas especulações, e que muitos de nós nos prendemos mais ao
    “incerto”, ao “sugerido”, que àquilo que é óbvio. Afinal, era ou não óbvio que
    o Theon havia sido castrado pelo Ramsey? Era ou não óbvio que o Oberyn era
    gilete? Depende muito da interpretação de quem lê. E é nesse ponto que muitos
    fãs se sentem incomodados, pois parece que a HBO está lhes tirando a
    prerrogativa de interpretarem os fatos conforme sua imaginação. A HBO está
    dando certezas às coisas que antes eram apenas suposições. Isso seria, afinal,
    inevitável na adaptação televisiva.

  • Anderson Lima

    Concordo com você! Essa última cena do episódio pode não ser spoiler nenhum e sim algo criado na própria série que nos livros vai ser diferente. Esse povo reclama de tudo!

  • Anderson Lima

    Então para acabar a discussão, conforme o próprio GRRM disse, essa cena final não foi um spoiler. O que significa que foi uma criação exclusiva da série e que não será assim nos livros, ou que era algo já subentendido que a série só deixou claro. xD

  • Martins

    Véi, eu gostei mto do episódio e não tenho como negar que eu achei incrível a última cena porque eu realmente não esperava (ninguém esperava né)…porém, gostaria mesmo que a HBO parasse ai.

    Apesar do episódio ter sido mto bom, eu acho sim que é uma total falta de respeito com os leitores… Deixo claro que pra mim não se trata de uma briguinha entre os Leitores e Não-Leitores, putz, é que a gnt dedicou mto tempo lendo cinco livros enormes e eu, particularmente, quero descobrir esse tipo de informação através da escrita do Martin, que será, no mínimo, extremamente rica em detalhes…Não estou dizendo que foi um sacrifício ler as crônicas, pelo contrário, foi um imenso prazer, mas eu realmente preferiria ter essa informação pelos livros.

    Se foi algo criado pela HBO para própria série, blza, legal, não é necessário seguir os livros ao pé da letra mesmo, é uma adaptação e todos devem estar cientes disso..mas se foi um spoiler, e acredito que seja, cara, vamo parar porae!!

  • Douglas Pires

    Para quem acompanha a série só pela HBO, como eu, essa cena foi muito importante para aprofundar mais nos Caminhantes Brancos. A série sempre mostrou eles como uma ameaça constante e nessa cena, isso foi realçado. Para quem acompanha a série pelo livro, posso imaginar a frustração de vocês, mas como toda adaptação, isso sempre vai ocorrer e não devemos culpar os produtores mas sim o autor por ainda ter fechado a história de Gelo e Fogo. Se ele sabia que não iria terminar a tempo os livros, porque permitiu a HBO produzir? O assunto da série estar atingindo os acontecimentos dos livros inclusive já foi tema aqui no blog.

  • She-Ra

    Quem sabe aquele Stark que se transformou em Rei da Noite não tenha originado uma dinastia de WW desde a era dos heróis, heim? Talvez o carinha com o bebê seja seu descendente, sei lá… Mas pra mim ele tá a cara de um rei, sim.

  • She-Ra

    Também gosto de pensar da série e nos livros como complementares. Ver a série e ser surpreendido também é super válido.

  • rouland

    Eu também achava que os bebês viravam White Walkers. Fala sério! O que vocês achavam que acontecia? Que eles eram servidos no jantar dos WW? ¬¬

  • Felipe Dias de Moraes

    o exemplo que você deu do Theon eunuco é o mesmo do WW, como foi mostrado na matéria, no livro fala que os filhos do craster são WW, só não mostra como são transformados, pq ninguém viu, a serie só mostrou o que tudo mundo desconfiava, mas nunca ia ver, pq acho muito difícil algum humano ver essa transformação nos livros

  • Manu

    Eu não me incomodaria com spoilers na série, o que me incomoda é a dúvida: são spoilers ou apenas adaptações da série? Seria muito frustrante criar uma expectativa em relação a algum ponto da história e, quando os próximos livros forem publicados, não ter nada do que colocaram na série ou, o que é pior, ser algo totalmente diferente. Por isso sou da opinião de que eles deveriam deixar claro se são spoilers ou adaptações.

  • Manu

    Tem muuuuuuuuuuuuuuuita coisa no livro que a série não aborda, quero ver como irão introduzir os personagens das Ilhas de Ferro e de Dorne. Para quem assiste só a série vai ficar “OMG, mais personagens?”, rsrsrs

  • Ana

    Eu acho que tem uma solução muito básica pra esse mimimi todo. .. Quem não quer spoiler não assiste a série. É bem simples. A série não é feita pra agradar só os leitores . Os produtores tem uns milhões de espectadores que precisam ser agradados tbm. E coitado do GRRM tem que ter muito saco pra aguentar essa choradeira!

  • Lelokino

    Alguém sabe por quantas temporadas foi assinado o contrato com a HBO? Não sei onde li que seriam 7 temporadas, então os produtores tem que adiantar certas coisas. GRRM é um dos produtores da série, seu voto pode até não ter poder de veto, mas que ele aprovou isso ai, com ctz.

  • Alex Gruber

    Eu acho que o Martin está muito tranquilo em relação a isso, o que leva a crer que ele e os produtores da série já tomaram precausões quanto ao fato da série não dar spoilers dos livros. Creio que George está perto de finalizar os Ventos de Inverno e que os produtores sabem disso, e tem consciência que este fato lhes daria uma boa margem até chegar a contar a história do livro 7. Em todo caso até que ponto isto foi um spoiler? Não era algo que desconhecíamos totalmente e não acho que este processo seria totalmente abordado nos livros. Todos já sabiam por esse trecho citado que os filhos de Craster se transformavam em Caminhantes Brancos. Tenho certeza que a série vai criar outras intrigas e disputas, como a de Jon e o caso de Bran, para enrolar a série e suprir a necessidade de um suspense e mistério maior que cenas pontuais como essa, que apesar de grandiosas não chegam a dizer muito.

  • Outros e Caminhantes Brancos são a mesma coisa. http://www.gameofthronesbr.com/2011/04/os-outros.html

  • Tá com medo de spoiler da série? Que tal não assistir a série? Eu sinceramente fiz o contrário, parei de ler por que perdi muitas emoções que seriam mais fodas na série do que foram no livre (como a perda da mão de Jaime e o Casamento Vermelho), me chocou no livro? Sim, mas nem perto do que aquilo me chocaria vendo a série.

    Por isso parei de ler os livros e só vou ler depois que a série terminar para ter mais detalhes daquele universo foda.

  • O trecho do livro diz isso.

  • Marcelo

    Eu achei uma brecha no livre cinco onde Tormund Terror dos Gigantes, página 660(edição normal não a Pocket).
    O Dialogo é entre Tormund e Jon Snow, quando estão colocando os selvagens para dentro, Jon pergunta para Tormund várias coisas sobre os Outros, e em um momento Tormun diz:

    -Você não sabe nada. Você matou um homem morto, si, eu ouvi dizer. Mance matou um centena. Um homem pode lutar contra os mortos,MAS QUANDO OS MESTRES DELES VÊM, quando a névoa branca se levanta… como se luta como uma névoa corvo?[…]
    Observe bem : “MAS QUANDO OS MESTRES DELES VÊM”. Com certeza é uma menção ao que aparece no final do episódio 4.

  • Daniel Rohrer

    O problema não foi ter mostrado o que acontecia com os bebes, o problema foi mostrar que os White Walkers são, na verdade, uma “especie organizada”, se olharem melhor, da pra ver uma ” cidade de gelo ao fundo… isso significa que eles são uma ameaça muito maior do que se imaginava.

  • O “homem morto” que Jon matou era exatamente isso. Um homem morto. Os mestres dos homens mortos são os Caminhantes Brancos (ou Outros). Mas será que esses mestres tem mestres?

  • Gleyson

    Acho tão engraçado como tem gente que leu os livros e se acha no direito de dar spoilers pra quem ainda não teve contato, mas quando ele levam spoilers é um mimimi e um rage só. A idéia da série complementar ou deixar mais claras coisas que estão nas entrelinhas no livro (por exemplo, a homossexualidade do Renly) é válida pra mim. A série tem supervisão do Martin, calma gente. Fora que ter informações novas depois do tempo de seca que tem entre os livros é muito bom.

  • Caroline Oliveira

    Olha ja foi dito milhares de fezes q os produtores já sabem o final da saga então uma ora ou outra eles vão ter q começar a mostrar coisas q n tem no livro (mesmo eu achando q n foi um spoiler a cena dos WW), só quero ver quando a serie alcançar os livros de vez antes de Os Ventos do Inverno ser publicado (imaginando q n seja publicado ano q vem), o q os q vivem fazendo mimi vão fazer e qual reclamação vão fazer, pq serie vai continuar mesmo os últimos livros n publicados, vão seguir um caminho diferente dos livros (isso já foi dito em muitas entrevistas) e agente n pode fazer nada, uma hora ou outra qm n qr receber “spoiler” dos livros vai ter q parar de ver a serie pq essa hora vai chegar e ta muito próxima.

  • Giuliano

    Entendo, adaptar, adaptar e adaptar… mas tem hora que é tão frustante ver coisas tão diferentes. Eu li os Casamentos Vermelho e Roxo no livro, li também sobre uma outra cena chocante que deve acontecer no final da temporada, e nem por isso quando assisti-las na série fiquei decepcionado, pelo contrário, foi muito bacana. Agora, GRRM tem que definir melhor essa data de entrega do Livro VI. Pense bem… o negócio vai sair lá na terrinha do tio Sam, e quando chegar aqui já vai ter uma avalanche de comentários bombásticos. Imagina, teremos no fim das contas duas esperas. GRRM, pow, libera logo esse bagulho aê, kkkk…

  • Anderson Lima

    isso já era de se esperar pra quem já leu os livros… é claro que eles são uma especie organizada…

  • Anderson Lima

    eauheuaheuhaueha nem de longe a série trás mais emoções que o livro… minha opinião…

  • Anderson Lima

    nem precisa criar coisas novas… tem muitos núcleos que eles ainda não abordaram…

  • Junior

    Mas o WW são organizados, isso já foi dito no livro. O Mance diz que os WW atacam apenas os que ficam para trás, mas nunca o grande grupo de selvagens (isso mostra uma clara organização estrategica), a serie só jogou isso na cara das pessoas. Outro detalhe que da uma ideia de organização é que o Grande Outro é o rival de R’hllor, então é bem provavel que comande e organize seus “súditos” WW…penso que numa estrutura até semelhante a de R’hllor (Servos – Wights ; Guerreiros – White Walkers ; Sarcedotes – Essa nova raça)

  • Anderson Lima

    mas isso é exatamente o bom… não saber se é spoiler ou não é o que nos deixa ser surpreendidos nos próximos livros…

  • Anderson Lima

    É claro que a Dani vai para Westeros… no fim ela quer isso…

  • Anderson Lima

    Exato!

  • Caroline Oliveira

    Eles n mostraram ainda pq com certeza vão mostrar na próxima temporada, se tivessem mostrado essas pessoas de Dorne ou das Ilhas o pessoal com certeza teriam reclamando tb pq eles só aparecem no Festim e na Dança.

  • Anderson Lima

    os personagens não possuem as mesmas personalidades que os personagens dos livros… hehe

  • Anderson Lima

    uaheuahuehaue concordo plenamente :p

  • Ives Leocelso Silva Costa

    Pode, deve e vai mostrar spoilers dos livros o/

  • She-Ra

    Estou certa de que muitos dos que reclamam das adaptações da série da HBO, também irão reclamar do final das Crônicas quando o Martin as publicar: “odiei esse final”, “nada a ver”, esperava outra coisa”, “aquilo não foi explicado”, blá blá blá…
    O problema de uma obra virar extremamente popular antes de ser concluída é isso: um monte de fãs que acham que têm “direito” sobre a obra, que põe uma carga de expectativa muito pesada sobre os ombros do autor que nunca poderá agradar a todos. Imagina então a HBO que, além da expectativa dos fãs (leitores ou não), tem toda uma problemática relacionada à audiência, patrocínio, logística e verba?
    Se eu fosse o Martin, terminava essa joça e só mandava publicar postumamente pra não ter neguinho me enchendo o saco…

  • Israel Barbosa

    Concordo.

  • Vicente

    NUSSSS que mentira mais esfarrapada. vc parou de ler pq é preguiçoso e nunca voltará a terminar os livros. QUALQUER criança de 10 anos sabe que os livros sao muito mais ricos e emocionantes do que a série/filmes irão ser um dia.

  • Jhonathan Vieira

    Isso tudo é só buthurt, muitos de nós, da comunidade dos leitores das Crônicas ficamos de zuera com quem só assiste a serie, tratando os espectadores como menores, e agora sentiram na pele como é tomar um spoiler quando não gosta disso, senti que essa galera foi meio que vingada depois do rage dos leitores. Eu nem ligo de saber antes como filme ou serie acabam, o que importa é a experiência de ver/ler, e realmente não entendo como isso pode ser tão ruim já que nunca atrapalhou a mim, é bem pessoal mesmo. Enfim, sempre soubemos que em algum momento a serie teria que tomar rumos diferentes pra se manter coerente, é nos fim das contas uma adaptação, a obra original ta lá intocada e não será influenciada, então, não chorem, por favor.

  • Najara Bertoli

    Eu detesto essa ideia de spoilers dos livros na série, mas o povo indo encher o saco do GRRM é demais. Gente, não tem muito o que ele possa fazer.
    Prefiro mil vezes que a série tome um caminho independente ao invés de começar a mostrar coisas dos livros futuros (e não tô falando do bebê ww, porque é discutível se isso é spoiler ou não, mas sim das futuras coisas que eles podem inserir). Mas se começar a soltar vou fazer o que? O jeito é parar de ver a série mesmo, oras – e ficar eternamente paranoico com spoilers na internet HAHA

  • Rodrigo

    Acabaram a vantagem dos que leram os livros. Chora aí, que vem mais! Somente assisto a série, então pra mim é normal.

  • Don Ramon

    “Para alguém como eu, a sua história é sagrada. A série da HBO é ótima, mas não é canônica. Quero experimentar cada pequena revelação da própria fonte”

    #Medo

    O tipo de fã que te amarra na cama e arranca tua perna.

  • Vitor Neves

    Na minha opinião criar coisas novas é necessário sim. Porque explorar novos núcleos requer atores diferentes, localidades diferentes, em consequência mais dinheiro. E o dinheiro disponível para a série é limitado.

  • Marcelo SEP

    Saiba que o Tyrion vai matar o pai dele… Vlws flws!!!

  • Lucas Valério Penha

    Sabe de nada, inocente.

  • Ciro Leipripej

    Acho que tão exagerando em relação a isso.
    Poxa assiste a série quem quer. Esse spoiler (se é que podemos chamar isso de spoiler) não faz grande diferença na história. O Rei da Noite é o líder dos WW e ele transforma os filhos de Craster… e daí? Que peso isso vai ter? Spoiler seria se a série revelasse que é o Azor Ahai antes dos livros. E, gente, pelo amor de Deus o GRRM demora de escrever os livros dele, será que nunca passou pela cabeça de vocês o fato de que a série possa acabar antes dos livros? Se isso acontecer o que vocês farão em relação aos spoilers? Vão tacar fogo na HBO?
    E não fiquem esperançosos quanto a possibilidade de um final diferente, pode até ser que aconteça, mas a que preço? Existe um contrato e mudar o final da história quebraria várias cláusulas. Fora que o GRRM não contou o final da história para os produtores à toa.

  • Silviane Godinho

    Acho bom o pessoal ir acostumando, mesmo porque as próximas temporadas vão misturar o livro IV (Festim dos Corvos) e o livro V (Dança dos Dragões), pois se para o G. R. R. Martin foi interessante separar os PdV, na série ocorre o contrário: não vão deixar alguns núcleos à espera enquanto contam a história de outros, o interessante é contar como se fosse uma linha de tempo contínua. Pelo menos é o que eu acho que vai acontecer.

  • Édipo Pereira

    O livro sempre terá vantagem no quesito conteúdo. Até no que ja foi mostrado na série, pois no livro há mais espaço e na TV o tempo é curto. Eu gosto da série tbm, e não tomei essa cena dos White Walkers como spoiler, na verdade só enriquece a leitura.

  • Lucas Valério Penha

    Sabe de nada, inocente!

  • Martins

    Na boa cara, as cenas foram ótimas na série, mas não chegam aos pés do livro…..o pessoal que eu conheço que assiste somente a série não entende metade do enredo, mas claro, lê quem quer………

  • Natalie

    Como reclamam, Senhor!
    Eu sinceramente não sofro nem um pouco e saber as coisas antes de ler nos livros (tomei muitos spoilers sobre o Red Wedding antes mesmo de ler e a experiência foi igualmente incrível, inclusive o choque da leitura), se a adaptação é boa, eu prefiro ela do que a “cópia” da obra original. O que falta no pessoal é cabeça aberta pra aceitar mudanças na obra, a série está em um momento muito bom, quem não lembra da segunda temporada? Pra mim aquelas mudanças sim foram tristes, mas parando pra ver, a série continua excelente e no caminho certo. Eu gosto de ser surpreendida, e nisso a HBO nunca deixou a desejar.

    Os únicos que saem perdendo em não ver a série são vocês mesmos, que deixam de ver uma leitura diferente da obra por conta de um campo de visão limitado, onde tudo tem que ser igual aos livros e o resto é lixo.

  • Fernanda Bezerra

    nao é verdade essa historia q a HBO mudou, falsificaram o print , tem prints diferentes ‘verdadeiros’ rolando por ai, como é que pode existir 2 verdadeiros, que sao diferentes? nao faz sentido

  • David

    Claro que não se deve alterar! Já basta a serie ser reduzida do livro, ainda querem alterar e inventar…

  • Relaxa Martin. Tenho 99,9 % de certeza q essas pessoas q reclamaram vão assistir o quinto episódio amanhã.

  • Marcos Veríssimo

    Esse pessoal é chato demais! O velho não termina o livro, aí nego vem reclamar que quer “ver as revelações da própria fonte, vou parar de ver a série”, bitch please!

  • Jefferson C. S. Santos

    No melhor estilo Kathy Bates, diga-se!

  • Marcos Veríssimo

    GRRM is not his bitch…

  • Thiago Dantas

    A definição mais clara de que livro é livro e série é série! Do mesmo modo que nos livros tem ‘spoilers’ pra quem vê a série, agora a recíproca é verdadeira.

  • Thais Flessak

    concordo!! Como eu comentei em outro post, é uma série com dez episódios por temporada, é impossível que ela seja religiosamente fiel a uma saga tão detalhada e cheia de entrelinhas como são os livros. A série é uma abordagem, e eu acho uma abordagem sensacional, dos livros. Divurtam-se mais, aproveitem mais…

  • sim, história verídica! GRRM já arranja uns seguranças power pq o negócio ta ficando tenso pro teu lado… gente louca.

  • Rafael Von Ah Bento

    É isso mesmo que eles querem: polêmica e audiência. Vcs esquecem que a essência disso tudo é $$ .

  • Rodrigo

    agora ninguém sabe…kkkkkkkkkkkkk

  • Igor Carvalho

    Quem nao gostou do episodio ta de frescuragem ao EXTREMO.

    Falam de fillers que nao tem no livro ai eu te pergunto. E DAI? A serie ta seguindo um caminho ainda mais complexo que os livros e menos parado. so nao ve isso quem nao quer.

    Os pov do Bran nos livros sao BROXANTES, quase insuportaveis. me digam, me deem um bom argumento para os produtores não terem feito o que fizeram? colocar alguma ação na historia dele? e ainda usaram o nucleo dos Traidores do Comandante Mormont que nos livros foi praticamente jogada no esgoto, Jon Snow vai ate eles para vingar o comandante e evitar que os traidores passem informaçoes valiosas da muralha prs selvagens. e dai?? MUITO mas MUITO mais foda que no livro essa passagem. Eai pergunto outra coisa que tão reclamando, e dai se o Lock ta na muralha???? O cara ouviu do Theon que os meninos ainda estao vivos, o bolton agiu certo e mandou o Lock atras deles, ele vai a muralha conhece o Jon pra fingir uma amizade e ver se ele tem informaçoes dos garotos, pra forçar essa falsa amizade ele se candidata a ir com Jon atras dos traidores, nada mais. Tao falando ai se o Jon ver o Bran, se o Lock voltar e falar pro bolton dos meninos, vcs realmente acham que esse Lock vai ver o Bolton de novo??? como sao juvenis em? OBVIO que nao. morrerá. E duvido que colocaram um encontro do Jon com o Bran, e ja tao reclamando disso. RIDICULO.

    Agora a parte final, PUTA QUE PARIU, tao nervosinhas so pq souberam de uma coisa foda antes na serie ,do que no livro??? so podem ser filhos de clodovil com David brasil pra tanta frescuragem e revoltinha de menina de 13 anos.A serie tem que começar SIM dar enfoque nos WW, no final da segunda temporada vemos um exercito marchando e POOF, cade mais desses ´´caras´´ na serie nas temporadas seguintes?? Tao querendo que eles apareçam so na sexta temporada?????? rs rs ridiculo.

    Sem falar de como foi foda o filler do tommen com a margery que no livro vira nada depois. tao dando espaço pra ela e de maneira foda.

    quem ta reclamando dessa temporada e louco, revoltado com a propria vida. Enquanto tao revoltadinhas ai o publico esta AMANDO, a audiencia so cresce e cresce.

    Li os livros, sao magnificos.Mas tem nego que se doi quando ve que na serie a coisa ta ainda melhor que no livro. lamentavel

  • a verdade

    levando em conta que a série deve encerrar no máximo na 7 ou 8 temporada (2017), não acredito q até lá G.R.R Martin tenha acabado os dois últimos livros, temos q acostumarmos com isso a série não pode parar de ser exibida e esperar o GRRM parar de escrever, pois ele não é nada rápido pra terminar

  • Blackfyre

    Mas “Gone…” era para ser um livro único mesmo. A “sequência” foi escrita por uma maluca que dizia ter falado com o espírito da autora morta 😛

  • Essa é a tua opinião, meu. Quem sabe respeita mais a opinião dos outros? Não precisa insultar o cara.

  • gabriel

    eu n sei oque pensar.
    de um lado eu fiquei tipo WTF! OQUE A HBO TA FAZENDO?
    e depois q eu parei pra pensar a fundo (logo dps do ep) e senti algo como, EITA POOOORRAA, Q ZIKA!

    Mais o fato de bran ser capturado pelos kras lá, e Jon saber q bran foi para “lá da muralha” me deixa com um pensamento tipo “a HBO ta começando a fazer merda…”
    não pelas mudanças em si, mais pelo ritmo em q a historia está sendo contada.
    no livro vc sempre tem aquele mistério, e nunca tem certeza do que está acontecendo.
    na série e muito mais claro, e isso pra mim e ruim…
    sei lá… vamos esperar pra ver

  • E outra, para você que lê os livros antes da série, pode realmente não ser tão emocionante ver (o que você já tinha tido contato) na tv. Mas para quem nunca nem leu os livros, é emocionante, e muito. Eu não tinha lido os livros na primeira temporada, e pra mim foi foda pra caralho e eu consegui entender tudo o que se passava (é por isso que a série tem uma outra linguagem, para que aqueles que não leram os livros, entendam tudo). Só não entende quem for muito lerdo.
    E mais, isso aconteceu comigo no Senhor dos Anéis, por exemplo. Vi todos os filmes sem nunca ter lido os livros e quem tinha lido os livros fazia a mesmíssima coisa: Reclamava do filme, dizia que tinham que ter passado tal e tal coisa, que não era a mesma coisa que nos livros e etc… etc. Uma reclamação sem fim. E eu nunca me emocionei tanto vendo um filme quanto o Senhor dos Anéis e depois de te-los assistido, quis ler a obra do Tolkien. É detalhadíssima e é outra experiência. Li passagens que realmente considerei serem desnecessárias no filme, cada coisa é uma coisa e é isso que as pessoas não entendem, definitivamente. Eu não acho que uma emoção seja mais forte do que a outra e, sinceramente? Uma passagem escrita às vezes não é tão forte e impactante quanto uma visual (vide estupros e agressões na cabana do Craster).

  • yuri

    realmente mais tenho medo que eles façam com a Arianne Martell, a mesma coisa que fizeram com o Oberyn, um ninfomaníaco que odeia lannisters.

  • Diego Natan Canteri

    Sinceramente, pra mim a alma do trabalho de Martin está nos personagens e não na estoria, fico muito mais irritado quando eles mudam a personalidade ou a natureza dos personagens do que quando mudam o rumo da estoria, tipo quando jaime mata seu primo, estupra a Cersei (embora essa tenha sido um erro de edição e de direção mais do que de roteiro), ou quando Mindinho começa a agir igual um vilão da Disney (poder é poder! wtf mindinho!?!).

  • Nossa desculpem pessoal, parece que se uma pessoa gosta mais de uma coisa que de outra no qual vocês preferem ela é um pecador e herege que deve queimar…

    Minha imaginação é uma merda, quando li as cenas que mencionei achei legal mas nunca imaginei elas como aconteceu na série, para ajudar a série tem uma coisa que para mim é algo absurdamente importante, a OST. Quando leio preciso de música para a coisa ficar ótima, porém é difícil encaixar.

    Cada um tem o seu gosto mas parece que não ser um fan obcecado pelo livro que acha a série uma porcaria seja por fazer igual ou fazer diferente é um pecado grave…

    E vocês vem falar de preguiça? Li quase todos os 1200 contos da série Elder Scrolls EM INGLÊS (lembrando que os contos variam de 10 páginas a 50.), não me importo nem um pouco em ler, porém o livro meio que estragou certos sentimentos que as pessoas que assistem comigo tiveram e eu não tive, por este motivo os meus livros estão aqui paradinhos esperando e vão ficar assim até chegar o momento de ler eles e pegar os detalhes que a série não aborda.

  • Larissa Lins

    Honestamente, acho muito barulho por nada.

  • casio

    Gente, com certeza o Martin deve ter feito uma hierarquia dentro do grupo de White Walkers, e aquele que apareceu transformando o bebê deve ser de uma hierarquia superior a do que o levou, mas não deve ser da hierarquia máxima. Até porque tinham vários iguais a ele ao fundo e, como se sabe, só há 1 “Night King”.

  • Nós não divulgamos informações falsas. Aconteceu exatamente o que está no texto.

  • Rodolpho R. da Silva

    A série é uma adaptação dos livros que, por culpa do Martin, demoram séculos para serem lançados. Não tem como evitar esse tipo de coisa. Se o sexto livro demorar mais do que um ano para ser lançado, inevitavelmente a série vai ultrapassar os livros, e vai ser mais do que corriqueiro a presença de spoilers. Se agora já tem todo esse alvoroço por causa de uma cena de um minuto, quero ver daqui há dois anos…

  • Bruna

    o pior é que eu me lembro de ler essa passagem no POV do Sam, eu pensei que aquelas mulheres estavam loucas, voltei e li a conversa umas três vezes, a ideia dos filhos do Craster voltarem me pareceu tão insana que eu pensei que fosse, sei lá, erro de tradução, até pq nenhum POV falou sobre isso de novo e era coisa de quatro ou três linhas… na série eles apenas trocaram o diálogo por imagem, pensando bem os filhos só podiam ter virado ww.. não acho que foi spoiler, foi uma explicação desenhada! xD

  • Anderson Lima

    uhuaheuahuehauehauhe

  • Anderson Lima

    relaxa, ainda vão matar muitos e vai sobrar dinheiro para contratar novos atores… xD

  • Alucard

    Acho tragico estas revelaçoes fora do livro, pois com certeza teria muito mais qualidade

    E pior de tudo, existe muito material bom que deixam de fora pra mostrar cenas que nao tem no livro, o que é imperdoavel

    Como sou purista xiita, e tenho sentimentos ambiguos sobre a série, é bem capaz de eu abandonar, mas nao sem antes ver OBERYN VS MONTANHA, claro………………

  • mario novaes

    Eu nem sou um desses puristas xiitas, me considero no meio termo, mas realmente acho que isso não deveria ter sido contado, sei la, não tem necessidade.
    So que eu me divirto e me emociono muito mais lendo do que assistindo. Se eu tivesse um spoiler do Red Wedding antes de ter lido, com certeza estragaria tudo

  • Vicente

    TLDR

  • Vicente

    menos dona maria.

  • Anon Anonimo

    Fato

  • Anon Anonimo

    FATO 2

  • Lucas

    Mindinho diz que conhecimento é poder e Cersei quem fala que poder é poder.

  • Myriel

    É… quero ver como a HBO vai adaptar os novos arcos na próxima temporada. Vão reduzir/resumir muitos personagens nas Ilhas de Ferro, Dorne e em Essos (núcleo do Jovem Griff terá só ele e o Griff provavelmente).

  • Bruno Tardelli

    Concordo contigo. Agora, as outras possíveis conclusões que poderíamos tirar a partir da cena (hierarquia ww, cidade de gelo, terras de sempre inverno, conselho ww, Rei da Noite (!) isso sim seria spoiler. Ou inventação (como diz minha avó) dos produtores. A respeito do trecho do livro, fiquei pensando, como diabos essas mulheres sabem que os bebes viram ww? Será que elas só suspeitam como nós? Será que elas viram algo? Será que os WW contaram a Craster no ato da assinatura do contrato de doação de bebes, e ele então contou para elas (duvido muito, seria burrice). Talvez algum dia saibamos, talvez não.

  • Ramonn Borges Reis

    Concordo com vc

  • Don Ramon

    é mó chatão.

  • Martins

    Olha moça, as pessoas q eu conheço q assistem só a série não entendem a metade da história….parabéns se você consegue.

  • menos? não fui eu quem chamou uma pessoa que nem conheço de preguiçosa…oi, né.

  • Leonardo

    Fãs dos livros que estão indignados, o problema é tão fácil de resolver. Parem de ver a série, esperem o Martin terminar os livros e depois vcs compram o box das temporadas que faltaram. A única coisa que vai ser ruim é que provavelmente nessa época nos já vamos estar discutindo a Trilogia nos cinemas da Rebelião de Robert. Aí vcs já irão ter outros motivos para ficar de mi mi mi.

  • Lancaster DC

    O engraçado é que a HBO andou sendo bem fiel a serie, tanto que comecei Game of Thrones de fato com a serie televisiva. Até tinha os livros baixados em PDF mas a preguiça de ficar na frente do desktop para ler foi maior que a sede dos livros, daí resolvi começar a coleção dos livros de papel. Mas enfim sobre Spoilers…. Seria tão mais fácil se eles pudessem fazer como editoras niponicas que animam mangás criando “fillers”. Claro isso iria criar mais repercussão e até coisa pior então é bem simples, ou o Studio para com a serie por um “determinado” tempo ou eles continuam já que sabem o final. (Assista quem quiser, o canal não obriga ninguém)
    O único ponto que discordo é alterar os fatos (Ainda mais se forem muito importante)

    E a este povo de mimimi com a série, parem de ver, é tão fácil! u_u

  • Robert Benatto

    Uma coisa MUITO EM PORTANTE ( ta nem tanto assim ) mais o Brian no segundo Ep. da 4 temporada hora que ele encosta na arvore que tem a visão ele vê o ( líder dos caminhantes brancos na sua visão ) aos 27 minutos e 57 segundos … #CorreLaVer

  • As pessoas vivem dando spoilers dos livros. E agora q a HBO deu spoiler do sexto livro vem reclamar. E chega de mimimi. Se não gosta das mudanças da série, para de assistir. Tão simples. E deixar o tio Martin trabalhar no sexto livro pra sair logo.

  • Victor Menegusso

    realmente aparece

  • Victor Menegusso

    concordo

  • Laerte Bach

    alguem aqui eh obrigado a ver a serie? nao. entao se tiver spoiler na serie que vc nao quer ver, nao assista. simples.

  • Anderson Lima

    Ainda tem muita coisa já publicada nos 5 livros que a série ainda não abordou… só de eles pegarem os outros núcleos dá pra fazer mais umas 2 temporadas inteiras com isso…

  • Anderson Lima

    Essa conclusão de “O Rei da Noite é o líder dos WW” é basicamente sua!

  • Anderson Lima

    os que realmente curtem os livros vão aceitar o final que o GRRM escrever… xD

  • Anderson Lima

    uHAUHAhuhu

  • Z.

    Deve ser muito difícil fazer uma série a partir de uma obra tão extensa, detalhista e precisa como a de Martin! E entendo que seja impossível consegui agradar a todos: fãs dos livros, fãs da série, produtores, investidores (HBO), share. Se é melhor no livro ou melhor na série cada um pode ter sua opinião, mas o fato é que tanto a história quanto os personagens são inegavelmente impinotizantes e atraentes! Duvido que mesmo com spoiler (ou não) alguém vá deixar de assistir o episódio de hoje!! 🙂

  • Se não entende, pergunta para quem leu, soooooooooooooo simple ;P

  • Alex Gruber

    Eles vão precisar criar coisas novas de uma forma ou de outra. isso vai ter que acontecer com a Daenerys em Mereem por exemplo e ainda mais com o próprio Bran. Ou eles vão perder espaço na Série para os outros núcleos que ainda tem muito pra contar.

  • Adriano

    Quanto mimimi…. meu deus…. Parece a diretoria do Palmeiras reclamando da ida do Alan Kardec pro São Paulo…

  • eu acho que, para acabar com a putaria (a dos fanboys, não a da série hehe), a série deveria começar a ser completamente diferente dos livros agora, para cada um ter seu sabor próprio =)

  • Pedro Henrique

    Que peso isso vai ter? Are you freaking kidding me?

  • Pedro Henrique

    Isso era bem óbvio cara.

  • Vicente

    @gradash me perdoe pela ofensa, eu já tinha lido sua explicação e me convencido que não é o caso de ser preguiçoso, mas faço questão de admitir o erro expressamente pra nao ter mais que ouvir a guardiã do politicamente correto e protetora dos indefesos, mestra em pedância avançada vir encher a porra do meu saco. Grato.

  • Diego Natan Canteri

    Eu sei, mas poder é poder é o nome da cena se você procurar no youtube. Eu não me refiro à frase, mas à patacoada que o mindinho faz de ficar pavoneando pra Cersei e depois tomar aquele choque de realidade dela. Poxa, no livro todo mundo confia no mindinho e na série ninguém confia porque até a cara dele é de predador!

  • Flávio Gama

    Cadê o podcasteros?!? Uma polêmica atrás da outra nessa temporada.
    George Martin só vendo o circo pegar fogo… kkkkkkkkkk

  • Leo

    Concordo plenamente! Depois de uns anos poderiam fazer um remake mais fiel aos livros mas agora não rola esses spoilers para os fãs dos livros.

  • Flávio Gama

    kkkkkkkkkkkkkkkk… ri muito agora imaginando a cena com o Martin.
    (só imaginando ¬¬)

  • Leo

    Não seria verdadeira se o Martin não tivesse contado o resto da história para os produtores da série. Na minha opinião, se ele não tivesse feito isso, nada disso estaria acontecendo e a partir do enredo do sexto livro, os produtores poderiam dar o rumo que eles quisessem na série. Assim, ambas as partes estariam satisfeitas ou menos frustradas.

  • Tentar se redimir por ser um sem noção não adianta, ainda mais quando se usa outro insulto para encobrir o anterior. E se não gostar de “Mestres em escrotisse avançada” é ser politicamente correta então eu sou, com toda a certeza.
    Se não suporta nenhuma crítica ao teu gosto pessoal seria melhor nem entrar num site onde cada um tem uma opinião diferente da outra. Seria bom pensar duas vezes antes de sair falando qualquer asneira que sai da tua cabeça.

    FO.

  • Leonora Rilke

    Penso que o décimo terceiro comandante é o negativo de Jon Snow, ambos da patrulha, ambos se envolvem com as mulheres ‘erradas’ etc. Acho que esse comandante pode ter sido sim um Stark, unindo os pontos com Bran, suas visões e corvo. Sobre a transformação, parece que apenas esse líder dos Outros tem o poder de. Sendo o décimo terceiro comandante humano antes de transar com a Rainha, imagino que deve ter um filho aí que não foi ainda citado? E se tem, me pergunto se ele seria um Outro mestiço com aparência de humano capaz de acabar finalmente com os Outros, aí só Bran vendo o passado para descobrir.

  • Obrigada Martins, e me desculpe se te ofendi com minha opinião.

  • Abigail De Souza Pereira

    Eu vi o recap da HBO na mesma noite. Foi modificado sim. A internet toda chiou no twitter e eles retiraram no dia seguinte. Foi um megaspoiler. Embora eu ache que contribuiu mto pra série, ao aumentar a dramaticidade

  • Filipe Rodrigues

    Esse pessoal que agora tá reclamando da série, me conte como vc conheceu os livros.

  • Roberto Aprigio

    Adptações serão necessárias na televisão, devido as limitações da mesma ( Orçamento,tempo; levando em conta o tamanho da Obra de Martin). Spoilers.. podem vir, não tenho problema com isso.. são para mim aperitivos que nos instigam mais e nos deixam cheios de expectativas para o 6º livro.

  • NicolasTyrell

    É isso aí, bro! O que estão criticando por aí é pura frescura mesmo, afinal… estão apenas incrementando uma história que já é excelente, deixando ela ainda melhor botando mais ação e até mesmo melhorando algumas partes, que você citou, que no livro são realmente chatas e deixam um pouco a desejar. Parabéns, falou tudo!!

  • Guilherme

    Eu acho que com apenas 10 horas por temporada a HBO deveria se concentrar em adaptar as cenas daquela parte da história da melhor forma possível e não revelando partes dos próximos livros.Tanto a cena da criação dos vagantes brancos como a cena em que descobrimos que Sam contou a Jon sobre Bran deveriam ter sido deixadas para depois.Embora a HBO não possa mais seguir a cronologia como esta nos livros eles deveriam tomar mais cuidado, não se pode confiar no George. Ele pode decidir mudar completamente essas partes nos livros e acabar criando uma mudança muito grande entre a história da série e dos livros.

  • Pablo Alfonso

    Tem gente que é doente, né possível não!

  • Bruna

    elas sabem pq deve ser uma informação passada por gerações.. eu não acho que os ww falem o idioma comum..mas só o sexto livro pra responder essas perguntas.. não creio que o Martin vai deixar pontas soltas na obra!(tomara que não)

  • Rodrigo Acyole

    REALMENTE APARECE!
    Na visão do Bran Stark(enquanto toca na arvore e usa suas habilidades de Warg)

    pelo menos no meu video aqui;
    no Game of Thrones S04e02 (29min;26-27segs)

    Mostra o Darth Mauul com olhos azuis, atrás do berço de vidro…
    e durante a visão eles falam:
    ELE NOS VIU!

    Com certeza esse “ELE” é o deus(opositor ao deus dela) o deus do gelo que Melisandre se refere!

  • Rodrigo Acyole

    Igor Carvalho,

    concordo em tudo cara! tu dissesse foi tudo!

  • N. Stark

    Eu estava me referindo ao “Night’s King”. Que os bebês viravam White Walkers era meio óbvio

  • vanessa

    concordo com você. achei foda, muito foda a cena final. me levou a pensar em coisas que ao ler os livros nem atinei. pode significar algo ou não. ah, #fodas. sinceramente, como grande fã das crônicas acho que é muito barulho por nada. povo pira e tal e vai tirar satisfações com o autor. que coisa chata. assiste quem quer. lê quem quer. povo parece que se apropria da obra e fica de mimimi. achei foda a cena. blowing mind. mas confesso que quero muito que o vovozinho martin pare de liberar capítulos soltos do sexto livro e publique logo a coisa toda. hahaha

  • Rodrigo Jambeiro

    Sim, pode ter CERTEZA que isso vai acontecer, o que não quer necessariamente que esses arcos serão mal contados na tela. É complicado ficar falando uma coisa que já é tão obvia, mas quando é que vcs vão entender que livros e linguagem cinematográfica/televisiva são muito diferentes? Quando vcs vão entender que na produção de um filme/série existe uma coisa chamada orçamento de produção ?

    O universo das crônicas de gelo e fogo em termos de escala, de extensão, de quantidade de tramas/subtramas e de personagens em sua narrativa, deve ser provavelmente um dos maiores da literatura mundial. Devem ser mais de mil personagens e mais da metade deles com alguma participação em fatos importantes da narrativa como um todo. Nos livros, Martin pode dar asas a sua criatividade e estender a trama o quanto ele quiser,levar a trama de um extremo ao outro, colocar quantos personagens quiser, criar quantos cenários maravilhosos ele quiser, porque ele não tem que ficar se preocupando ou pesando o quanto aquilo que escreveu vai custar pra ser feito ou que o tempo é limitado pra contar satisfatoriamente a história (a depender da vontade dele, ele tem a disposição escrever quantas páginas e livros ele achar necessário pra contar toda a história).

    No entanto, na tv ou no cinema isso é impossível. Seria extremamente caro, sendo que eles já gastam bastante na reprodução do cenário daquele mundo(épicos são muito caros!) manter um elenco gigantesco e encontrar tempo pra todos em tela. Vale lembrar que são 10 episódios por temporada, de uma hora cada (aliás, nem uma hora exata são) pra tentar dar conta do máximo que puder. E ainda tem a questão do ritmo da narrativa (que é outra coisa bem diferente entre livro e linguagem cinematográfica/televisiva). Muitos personagens tendo que ser desenvolvidos só deixaria a trama ainda mais truncada e lenta (e aqui vale ressaltar que não dá pra fazer igual os livros, em que um personagem aparece no livro 1 ou 2, ai acontece algo e ele só volta aparecer no livro 5. Não funciona assim na tela. Não dá pra contratar um ator, introduzir um arco na narrativa e depois interromper e fazer o personagem só voltar em temporadas a frente sem que isso cause buracos na narrativa).

    A verdade é que tem de se agradecer que estão adaptando as crônicas de gelo e fogo na HBO. Se tivesse ido parar nos cinemas (onde teriam de adaptar tudo em filmes de duas, no máximo três horas) ou na tv aberta (onde a censura seria terrível) ai sim veríamos cortes assassinos na história. David Benioff e D B Weiss estão fazendo um bom trabalho sim, são fiéis na medida do possível e é inegável que os dois também não tem medo de ousar, de arriscar pra que o público fique ansioso pelo que vai acontecer a cada episódio (melhor assim do que ter uma trama previsível e ficar na monotonia de saber o que já vai acontecer sempre). Tiveram alguns deslizes sim na adaptação, mas, até agora, tem MUITO mais. acertos do que erros.

  • eu tb tô esperando muito o podcasteros! hahaha

  • Anderson Lima

    Essa é uma decisão dos produtores da série. Primeiro, ninguém sabe ainda se aquilo foi um spoiler. Segundo, a série tem uma vida própria e pode criar coisas distintas que não existem nos livros. Inclusive o final da série pode ser completamente diferente do final dos livros, sem problemas.

  • Anderson Lima

    e enchendo o bolso… rsrs

  • Anderson Lima

    Sei lá, mas o que conquistou os fãs foi exatamente a história adaptada dos livros, pq no fundo a história é do GRRM. Então se a série deixar de adaptar os livros daqui pra frente, quem garante que não vai piorar a qualidade?

  • Anderson Lima

    A gente não sabe até que ponto a série está criando coisas distintas dos livros. Sò vamos saber quando sair o próximo livro…

  • Lucas

    Pelo podcast do Jovemnerd em 2010.

  • Vicente

    Cara Márcia, eu mandei uma mensagem pra um terceiro, (inclusive já me retratei com ele, pois sei admitir quando estou errado) não sei pq vc se sentiu ofendida por ela , eu sinto muito que sua imaginação não te permita perceber o quanto ler um livro é melhor do que ver um vídeo. Eu sinto muito que vc sinta a necessidade de entrar em conversas as quais não foi chamada . Mas o que eu sinto mais mesmo é não conseguir fazer com que vc pare de falar comigo. PLMDDS. por que no te callas?

  • mauricio braglia

    muito barulho por nada. não tem como saber se é spoiler e se for bem e dai? só vai aparecer sabe Deus quando kkkk.
    só serve pra botar pressão no “bom velhinho” e quem sabe ele escreve logo esses livros ou confessa q ja ta tudo escrito de pendendo da neura de nós os fãs rsrsrs.

  • Gildo Cravo Batinga Neto

    Infelizmente, para a série existem cinco locais em todo o mundo: a muralha, pra lá da muralha, Winterfel, Porto Real e o deserto de Daenerys. Para qualquer outra ambientação há uma mera referencia.

  • Myriel

    Leia novamente o meu comentário, por favor. A minha preocupação é a descaracterização dos arcos ao resumir/omitir alguns personagens que podem ser importantes para o enredo futuramente. Isso já aconteceu na série, foi o caso dos irmãos mais velhos de Margaery e Loras. Martin disse que Willas e Garlan ainda terão papéis importantes na trama.

    Além disso, por ser uma produção da HBO ela não é merecedora de críticas? Isso não faz o menor sentido. Até os livros, que obviamente é a fonte inspiradora da série, foram e ainda são criticados em certos aspectos. Isso se chama ‘mundo real’ e nenhuma obra está livre de criticas

    Quanto à qualidade da série, não vou entrar em detalhes. Os roteiristas acertam em alguns pontos e erram feio em outros, como naquela cena recente do septo. E é isso que pode prejudicar o futuro da série, ainda mais quando associado ao desgaste criativo que pode acontecer em qualquer programa de televisão com anos no ar.

    Ademais, se hoje os fãs já reclamam por algumas cenas adaptadas, nas próximas temporadas será muito pior.

  • Adriano

    Que tal esse filho sendo o ColdHands…. Só divagando por aqui….

  • Adam Henrique Freire

    Essa chatice de spoilers é típico de uma galera que não tem contato com uma literatura mais profunda. Sem esse contato não se entende que o mais importante de uma obra literária não é a estória em si, mas a forma como essa narrativa é desenvolvida. Vivemos mesmo em uma época de analfabetos semifuncionais…

  • Lucas Siqueira

    Com Craster morto, o exército de White Walkers é grande o suficiente para derrubar a Muralha e entrar nos Sete Reinos, ou seja, se uma origem dos WW era essa , como eles vão obter mais crianças?

  • Lucas Siqueira

    É isso é verdade. Até por que a relação entre o cagaço que se tem dos WW e o número de aparições deles nos Livros é rídicula.

  • DragonSlayah

    Obviamente, nem todos WW são filhos de Craster. A não ser que ele seja um touro reprodutor e tivesse muito mais mulheres (filhas). Nem Mr Catra conseguiria povoar tanto os WW assim.

  • Leonardo Brunow

    Acho que nem era necessário ser muito esperto para perceber, neste
    diálogo do Sam, que os meninos eram levados e transformados em WW.
    Assim, como a dica já foi dada nesta passagem e pode não mais ser tocado
    no assunto, até porque possivelmente os WW não iriam fazer o ritual com
    algum humano lá de plateia para poder contar e constar nos livros,
    Martin pode simplesmente, atravéz da série, ter nos mostrado como essa
    transformação acontece, o que de outra forma poderia nunca ter sido
    revelada e ficaria para sempre nas especulações dos leitores, sem nunca
    se ter a certeza de nada.

  • LolaaNy

    É difícil acreditar em tanta insatisfação.
    Se a série se distancia do livro, reclamam que ela em si perde o foco, e se a série se aproxima do livro, reclamam de serem spoilers.
    Uma série não pode parar por uma certa porcentagem considerar tal ato a revelação de um fato ainda esperado. Não é de ninguém a obrigação de assistir e não perder um episódio de qualquer que seja a temporada, mas requer sobre qualquer um a “razão” de que há aqueles com que se abastecem de livros e/ou séries, portanto a diferença entre “espectadores” não pode ser levada apenas por o que consideram ser uma massa substancial.
    Não façam a alegria de muitos virar discussão de tolos ^^

  • LolaaNy

    “Enfim, o que vocês acham? Dividam suas opiniões com a gente nos comentários!”
    Muitos aqui comentaram sobre o assunto, mas eu estou muito curiosa pra saber sua opinião sobre o mesmo. E então?
    #lidianycs

  • eduvc

    uma coisa [e certa a a HBO ja deve ter uma clausula de contrato assegurando o que fazer com as proximas temporadas independente da situacao dos livros. Isso pode ser um problema para os puristas ou ainda obrigar a HBO a fazer um final totalmente diferente e sem spoilers. Só o tempo dirá…

  • Rodrigo Jambeiro

    Ok amigo, respeito sua opinião, mas gostaria de dizer o seguinte também:

    1 – Vou repetir o que já disse: Por questões como orçamento de produção, construção do impacto visual e/ou emocional, tempo limitado para contar a história e, até mesmo, diferenças na forma como tudo é narrado (na tela, não tem como contar a história totalmente em primeira pessoa, literalmente entrando na cabeça dos personagens e vendo tudo sobre seu ponto de vista, como acontece nos livros), muitas coisas que funcionam na narrativa dos livros, não funcionam na tela. E, nesse sentido, portanto, adaptações (inclusive o resumo, fusão de tramas/subtramas e corte/substituição de certos acontecimentos ou personagens) são necessárias sim, o que não quer dizer necessariamente que vá prejudicar o arco original como um todo, até porque, pelo menos até agora, eles, de modo geral(veja que não estou dizendo sempre, a cena do septo é sim algo questionável), buscaram manter a essência do arco (é o caso, por exemplo, da substituição do Ilyn Payne por Bronn no arco do Jaime, ou do Edric Storm por Gendry no arco do Stannis, ou das mudanças na trajetória do Bran. O caso da Margaery e os tyrell, por sua vez, antes de atirar pedras com base em boatos e expectativas, é preciso esperar pra ver o que REALMENTE Martin vai fazer com esse arco nos próximos livros e os produtores nas próximas temporadas).

    2 – Eu jamais disse que, por ser feita na HBO, a série deveria ser a intocada e estar livre de receber críticas. O que eu disse é que deveríamos estar agradecidos pela adaptação ter ocorrido lá(um canal adulto, que se assume como tal e que investe pesado e não se prende a pudores pra contar suas narrativas, requisitos esses, diga-se de passagem, indispensáveis a reprodução dos acontecimentos das crônicas de gelo e fogo) do que no cinema(e aqui ressalto que falo do cinema dos grandes estúdios de Hollywood, os únicos na área com dinheiro suficiente para bancar uma adaptação da escala de as crônicas de gelo e fogo) ou na tv aberta, onde os cortes e as censuras seriam bem maiores pra se encaixar na fôrma limpinha e politicamente correta com que são feitas suas produções.

    3 – É importante destacar que os livros, independente do que e de como vierem ser retratados seus arcos na série de tv, vão sempre existir como uma obra a parte (o próprio Martin já cansou de declarar que, assim como os quadrinhos, o seriado é comandado não por ele, mas por terceiros, que tem sua própria visão e ideias sobre a obra original e que certamente não vêem nenhum sentido em fazer um trabalho que não tenha nada seu, que seja a reprodução exata da obra original), a sua disposição e da qual vc dificilmente deixará de gostar porque viu algo diferente no seriado. E nesse sentido, eu sinceramente acho risível, por exemplo, quando se revoltam que o seriado “esta dando spoiler”, porque até parece que um escritor do nível de Martin, que adora subverter clichês e expectativas e te deixar com o coração na boca a cada virada de página, vai escrever e trilhar exatamente o mesmo caminho do que a série mostrou. Claro que vc tem o direito de não gostar, abandonar a série e continuar acompanhando só os livros, mas algumas pessoas simplesmente exageram, praticamente se consideram donos da obra. Mente aberta, meu povo. Caso não gostem, isso dificilmente detonará com a sua experiencia obtida com o livro e, as vezes, é melhor ser surpreendido e passar a ficar na expectativa (no mínimo é divertido) do que virá a seguir do que ficar na monotonia de saber sempre o que vai acontecer.

    4 – Com já quase quatro temporadas exibidas, inclusive já tendo lidado satisfatoriamente com detalhes tão difíceis da obra, como a morte de Ned, a batalha de Blackwater, o Casamento Vermelho, entre outros menores referentes ao desenvolvimento dos personagens, acho que eles tem segurança no que estão fazendo. Claro que deslizes já aconteceram pelo caminho e outros devem acontecer (isso é algo que faz parte do processo de tomada de decisões e ousar, arriscar, dar a cara a tapa e aprender com isso as vezes é necessário para melhorar ainda mais), no entanto, novamente vou dizer, que acho que é claro que, pelo menos ate o momento, eles tem mais acertos do que erros e merecem o voto de confiança.

  • Greice Ferreira

    Acho q filhos ele n deve ter tido… Pq a partir deste geraria os outros caminhantes brancos… Por isso ele precisa dos filhos do Craster dados em sacrifício… Mas concordo plenamente q há uma ligação com o Bran… Ou em hipótese de ter havido um “filho” híbrido… Este ficou para viver cm humano do lado Sul da muralha e com certeza um antepassado dos Starks… E Brain sendo um Stark herdou algum poder deste antepassado q o liga ao líder dos caminhantes… O jeito é esperar… Qto a estes spoilers acho q me deixa ainda mais ansiosa para ler os livros… E saber cm td acontece em detalhes… Pf pessoas … Leiam… A série n mostra td q importa na saga… Então msm q apareça algo na série… O q vale é ler e entender toada história né…

  • Greice Ferreira

    Acho q filhos ele n deve ter tido… Pq a partir deste geraria os outros caminhantes brancos… Por isso ele precisa dos filhos do Craster dados em sacrifício… Mas concordo plenamente q há uma ligação com o Bran… Ou em hipótese de ter havido um “filho” híbrido… Este ficou para viver cm humano do lado Sul da muralha e com certeza um antepassado dos Starks… E Brain sendo um Stark herdou algum poder deste antepassado q o liga ao líder dos caminhantes… O jeito é esperar… Qto a estes spoilers acho q me deixa ainda mais ansiosa para ler os livros… E saber cm td acontece em detalhes… Pf pessoas … Leiam… A série n mostra td q importa na saga… Então msm q apareça algo na série… O q vale é ler e entender toada história né…

  • O que eu mais fiquei desgostoso deste spoiler todo é saber que eles tem
    uma sociedade organizada e bem organizada por sinal. Até então eu via
    eles como picolés do The Walking Dead. Isso me chocou, podiam apenas ter
    pego a criança e transformado, sem problema algum, mas ver que eles tem
    o OITAVO reino, chocou bastante.

    E já fiz um monte de comentários aqui. Acho que o pessoal não comprendeu direito. GRRMARTIN não tem absolutamente nada a ver com HBO ou a série. Ele fez como George Lucas, vendeu a história e ele vai viver dos personagens e de Westeros. George Lucas vendeu Starwars à epoca, cedeu direitos de bilheterias, cedeu tudo em troca dos personagens que são dele. Se a HBO resolver matar a Danaerys domingo que vem ela pode e ninguem pode fazer nada além de desligar a tv. O problema é que o Martin nunca iria abrir seus contratos, mas já ficou bem claro isso para mim.

  • Lionel Dayne

    Se é assim daqui a pouco na série eles podem simplesmente botar o Bran vendo o passado e descobrindo que o Jon é Filho da Lyanna com o Rhaegar antes que o GRRM faça isso nos livros. Por várias passagens podemos ter certeza que Jon realmente é filho deles, mas você acharia legal ver isto revelado na série e não nos livros??
    É aí que tá. A série errou nisso. GRRM percebeu e provavelmente não teremos mas spoilers deste tipo nas próximas temporadas

  • Reinaldo Refondini

    Concordo plenamente. Na verdade as mídias são diferentes. Não há como fazer uma pessoa que está assistindo na tv saber metade das informações do livro porque muitas são lembranças e histórias passadas, ou sentimentos ou outras coisas impossíveis de se mostrar na tela. São necessárias cenas divergentes do livro para poder tornar a trama coerente e fazer com que quem esteja assistindo entenda a história como um todo. Praticamente todos os livros que passaram para as telas sofreram essas interferências. É inevitável. Só que às vezes alguns exageram…

  • Sano

    Eu até gostei de ver a série antes de acompanhar os livros – entrei no quarto agora -, pois comparava o que vi com o que li, e até me ajudava a visualizar melhor as cenas e lembrar dos diálogos com exatidão.

    Gosto dos livros, mas a série é mais dinâmica. Boa parte das cenas dos livros são conversas em viagens, como se o George Martin quisesse apenas alongar a história, sem que isso acrescesse algo a ela.

  • Tamires

    Sinceramente, eu não quero spoilers dos livros de jeito nenhum. O certo seria o Martin lançar esses livros logo!

  • Leonora Rilke

    Talvez ele tenha tido um filho homem mestiço que foi criado como humano, tendo a rainha Outra morrido, então não existem mais mulheres, logo ele precisa dos filhos de Craster, o que acho estranho é aquele bando criando bebês, o que sugere que o crescimento deles deve ser rápido após transformação. E ainda tem o irmão do Ned, temos sempre um Stark protegendo a muralha, Stark e Outros parecem bem ligados e quem sabe esse lance de trocar de peles não seja herança do genes da rainha Outra.

  • Leonora Rilke

    Eu acho possível, explicaria de onde vem os poderes de Bran e a razão de ajudá-lo, afinal, seriam parentes.

  • Nath

    Ou você parar de assistir a série. Sempre é uma opção.

  • Nath

    Picolés de gelo que comem bebês de Craster?

  • Nath

    Isso é esperado num país com cerca de 20% de analfabetos funcionais.

  • Nath

    Já é modinha curtir GOT.

  • Nath

    Qual Brian?

  • Nath

    Se os críticos de plantão pararem de ver a série não vão ter motivo para reclamar, além do #NãoVaiTerCopa.

  • luis claudio

    bom eu concordo com a Nath,porque ao invés de vocês ficarem reclamando não vê logo a serie

  • EddieMartins

    O maior câncer da internet são os spoilerfóbicos. Não me refiro a quem reclama de receber spoiler, mas daqueles que acham que tudo que não viram é spoiler. Exemplo: o que influencia no enredo da saga dizer que Myr está prestes a ter uma guerra com Lys? Mas tem gente que afirma que qualquer informação mínima é estragar a surpresa.

    E aí, o que influencia na saga se dissermos que os Caminhantes fazem Caminhantes de uma maneira ou de outra. Vai mudar algo se falarmos: é de forma assexuada? Pior, a reclamação é de algo que foi passado no Livro II ou III…

  • EddieMartins

    Na verdade fica muito evidente já no livro I que eles são uma sociedade organizada. No livro I, no prólogo mesmo já dão uma ideia falando do idioma. Depois a velha ama menciona-os sobre a domesticação de animais (mortos) para montaria.

    E no Livro II ainda tem a evidência de alianças entre eles e alguns selvagens (como Craster).

    No livro V, Tormund fala de um senso interessante de estratégia, onde eles costumam e preferem atacar pequenos grupos.

  • Charlie Moura

    Foi a Cersei que falou “Ele nos viu”

  • Paula Renata Carvalho

    Sinceramente, eu não ligo de mudarem a história, estou até gostando da versão diferente da HBO, mas spoiler do livro é outra coisa. Pra mim é desrespeito e idiotice da parte do Martim se ele teve algo a ver com isso. Não adianta dizer que “estava nas entrelinhas” do livro pq poucas pessoas pegam essas entrelinhas.. e não é a mesma coisa. É como se revelassem os pais do Jon Snow na série antes dos livros. Todo mundo já sabe quem são, mas queremos a revelação primeiramente e diretamente da fonte!

  • Oi Eddie
    Obrigado pela resposta, parece ótima, vou rever isso. Mas mesmo assim ainda estou surpreso com a perfeita organização deles, creio que o sexto e metade do sétimo vão ser bem tensos, muito mais do que passaria por minha cabeça. Vai ser guerra mesmo e declarada e não TWD com mortes a esmo e ataquezinhos à toa. Eles devem saber até soprar num chifre >.<

  • Né!
    Matéria prima.

  • Adam Henrique Freire

    Infelizmente isso não é restrito só ao Brasil. Temo que em todo mundo as pessoas estão perdendo o tato para compreensão de textos literários…

  • Paulo Felicio

    Mas qual foi o spoiler? Que diferença faz saber se os caminhantes brancos têm um líder ou não? A gente nem sabe se os livros vão mostrar isso. É algo totalmente irrelevante.

  • Gabriel Lobo

    você digita “estória” e quer falar sobre os analfabetos ? Temo que em todo mundo as pessoas estão se tornando cada vez mais HIPÓCRITAS. 🙂

  • É claro que foi spoiler, pôxa. Tinha toda a aura por detrás da sobriedade do Mãos-Frias, que agora se desfaz.

  • Vovó Piedade

    eu acho que o povo deveria parar de ser preguiçoso e ir ler os livros do martin, ja tem anos q alguns foram lançados, informaçoes contidas e devidamente acessiveis ao publico NAO E SPOILER. ESTA LÁ. A PESSOA NAO LE PQ NAO QUER. ja o lance dos caminhantes branco, e mais delicado isso ai. n sabemos se o martin q autorizou isso ou os produtores inventaram, ate pq em cinco livros os caminhantes brancos nao fizeram NADA de interessante, duvido q façam em 2. to esperando a serventia deles nessa historia.

  • Luciano Belitzki

    Gabriel, estória pode ser uma diferenciação de história, no caso de estória a narração de fatos imaginários, de ficção; e história a narração de fatos documentados e situações reais sobre o passado da humanidade, então não há o que falar em Hipocrisia sobre isso, aliás todo o enredo do GOT é ficção e todos os textos serão frutos da obra do seu criador. E em relação aos acontecimentos da série com os livros é simples, o entendimento, a série (HBO) é exclusiva e baseada nos livros, não quer dizer que eles não possam modificar, alterar ou interpretar da forma que eles bem entendem até para haver mais dinamismo em relação aos livros, já que são contados em uma outra perspectiva narrativa, diferentemente do que a série relata.
    A série com ou sem spoilers será sempre a série, e os livros é e serão outro universo literário, então vamos relaxar e admirar cada obra (HBO) ou os livros com suas particularidades impares, pois é o olhar de pessoas diferentes, com diferentes interpretações, o que fica cada vez mais interessante a cada episódio que passa, ou cada folha lida nos livros.
    Abraço

  • Gente, que babado…
    =O

  • Adam Henrique Freire

    eu fui chamado de hipócrita e ainda escrevi certo! chateado!

  • Adam Henrique Freire

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Carlos Henrique

    Spoiler: Walter White, vlw flw.

  • Pior ainda!

  • Pior ainda!

  • Leonora Rilke

    Spoiler mesmo é alguém responder o que eles fazem pós bebês transformados, mamadeiras? Quem é a babá? Eles viram adultos rapidamente? Quero esses spoilers.

  • Filipe Rodrigues

    …que estava falando sobre a série.

  • Manu

    Mas não haverá surpresa, só uma confirmação de que se tratava de um spoiler.

  • Tamires

    Se necessário, eu paro mesmo… =/

  • bmribeiro

    Discordo completamente de você… Afirmar que o mais importante em uma obra é a forma, ao invés do conteúdo, é a característica infeliz da academia brasileira. Sou educador e vejo o quanto isso é maléfico no ensino. Como exemplo, as escolas, os professores, os pedagogos, os pais e os alunos se preocupam muito com a forma que os conteúdos são transmitidos (escola tradicional, escola nova, escola Montessoriana, etc), mas se preocupam pouco com o que os alunos devem aprender e se o aprendizado realmente ocorre.
    Outro exemplo, dizer que a forma é mais importante do que o conteúdo é afirmar que, na música, Beethoven foi importante porque introduziu a dissonância, porque levou a intensidade musical a níveis extremos. Ou ainda dizer que o choro e o samba são importantes porque são um desafio aos músicos com seus ritmos sincopados. Baboseira!!! Beethoven foi importante porque usou a forma de que dispunha para tornar sua música bela. Ele foi genial por saber fazer isso. O choro e o Samba introduziram a síncope no ritmo com o objetivo de dar “molejo” à música. Não me venham com essa de que a estória não é importante. Se não fosse, para que ler Crime e Castigo? Ou 1984? Ou Guerra e Paz? Ou a Ilíada e a Odisséia? Era melhor ler um manual de formas literárias…

  • Daniel Rohrer

    “Ui, eu li melhor que você”

  • Daniel Rohrer

    “Ui, eu li melhor que você” [2]
    Não, não era obvio, em nenhum momento é citado sociedade, cidade, língua ou cultura dos WW, então , não, não era obvio.

  • Daniel Rohrer

    Não, não era obvio, em nenhum momento é citado sociedade, cidade, língua ou cultura dos WW, então , não, não era obvio

  • Vc acha que no livro vai ser a mesma coisa? Acredito que o Martin não seja burro em fazer isso.

  • Paula Renata Carvalho

    Eu espero que não, mas to achando que sim. Já vi umas fotos de cenas da próxima temporada e em uma delas tem algo grande que ainda não aconteceu nos livros. Inclusive estou pensando se assisto ou não a próxima temporada.

  • É esperar pra ver.

  • [Harvey BLUEBIRDMAN]

    BAHAHAHAHHA Quando assisti esse episódio fiquei sem entender nada, porque só tinha lido até o 4º livro da série.

    Mas não creio que seja realmente um Spoiler, pq até onde eu tinha lido, era exatamente isso que dava a entender.

    Mas achei bem foda essa do “Rei da Noite” transformar os bebes apenas com um toque.