Como funciona o sistema de justiça em Game of Thrones?

Este post contém spoilers do episódio 06 da quarta temporada, mas nos comentários não serão admitidos spoilers dos livros.

No episódio, The Laws of Gods and Men exibido no dia 12, Tyrion foi a julgamento. Ele foi acusado de um crime que não cometeu – mais uma vez. Mas em Westeros, o acusado não tem muitos direitos, se é que tem algum. O direito a um julgamento justo, ou um advogado, ou o devido processo legal são conceitos estranhos em Porto Real, onde nenhum juiz se recusa julgar um caso só porque ele é o pai da pessoa em julgamento, ou o avô da vítima em questão. Juízes imparciais? O que é isso?

A última vez que Tyrion foi acusado (quando Catelyn Stark o acusou de atentar assassinar seu filho Bran, e em seguida, sua irmã Lysa Arryn o acusou do assassinato de seu marido), ele exigiu um julgamento. E quando descobriu que o filho de Lysa seria o seu juiz, ele optou por um julgamento por combate. “Eu entendo a lei”, Tyrion disse ao tribunal. Mas o que é a lei em Westeros?

Tyrion em seu primeiro julgamento

Tyrion em seu primeiro julgamento

Em última análise, a lei é determinada por quem é o rei, ou quem quer que este aponte para exercê-la, como Tommen fez com seu avô Tywin. A palavra dessa pessoa é a lei, e ele pode determinar sentenças a seu critério. Até aqui, as condenações na série aos crimes foram comuns as da época medieval. Alguém quebra um juramento? Morte. Alguém roubou ou contrabandeou algo? Açoitado, ou em alguns casos, perder uma mão ou alguns dedos (veja o caso de Davos). Alguém cometeu estupro? Castração. E embora esfolar pessoas seja ilegal, os Bolton ainda praticam essa “técnica” como um castigo – pobre Theon…

Há ainda a possibilidade de ir servir na Patrulha da Noite até o fim de seus dias em troca do perdão, mas essa possibilidade só é dada se o “juiz” quiser e essa opção não vale para mulheres.

Se um senhor ou rei sentencia alguém à morte, há uma variedade de métodos à sua disposição – enforcamento, decapitação, e fogueira (grande preferência dos seguidores do Senhor da Luz). Os Stark acreditam que o homem que dita a sentença deve manejar a espada e ouvir as últimas palavras do condenado – por isso, mesmo sendo um pai de família responsável, sua primeira cena é levar seus filhos para testemunhar a decapitação de um desertor da Patrulha da Noite. A alguém que quebrou um juramento para a Patrulha da Noite não é geralmente concedida clemência.

Se houver um julgamento por um senhor ou rei,  provas podem ser apresentadas e testemunhas podem depor, até interrogatório é permitido, mas como vimos com o caso Tyrion, geralmente isso interessa ao acusador, dado que o acusado normalmente estará preso e provavelmente não terá quem procure testemunhas por ele. O julgamento, muitas vezes, começa com uma oração de um Septão pedindo ao Pai (um dos sete) para orientá-los para a justiça, e este septão também fará com que as testemunhas jurem honestidade antes de testemunhar. Em épocas anteriores, o alto septão nomeava sete juízes para julgar um caso – e se uma mulher fosse a acusada, três desses juízes deviam ser mulheres.

Mas para este caso em particular, Tyrion teve três juízes – Tywin Lannister, Mace Tyrell, e Oberyn Martell. O que teoricamente é uma melhor circunstância para ele que seu último – quase – julgamento pelo senhor do ninho da águia, quando tudo que o menino herdeiro de Jon Arryn queria era “fazer o homem mau voar” para fora pela Porta da Lua, mesmo antes de qualquer evidência ou defesa ser ouvida. E mesmo que o público saiba que ele é inocente desta vez (e como tal não sabe de nada), as “evidências” estão contra ele. Por exemplo, aqueles adoráveis tapas que Tyrion desfrutou de dar na cara de Joffrey como necessária reprimenda, são vistos agora como motivo. É por isso e pela perseguição de Cersei que ele pediu um julgamento por combate.

Em Westeros apesar da escassez de julgamentos, se um ocorrer o acusado pode optar por julgamento por combate, o que suspende o julgamento real. Tyrion sabe disso. O acusado pode ele mesmo lutar, ou escolher alguém para lutar em seu nome (desde que seu escolhido aceite, logicamente, como Bronn fez no Ninho da Águia).

Em O Cavaleiro dos Sete Reinos (livro que se passa cerca de 90 antes da Guerra dos Tronos) é citado ainda um costume antigo para o julgamento por combate: se escolhido o julgamento por combate, o acusador pode demandar que seja um Julgamento de Sete. Neste caso tanto acusado quanto acusador precisam arrumar não um, mas sete campeões para defender sua causa, sendo que todos devem cavaleiros. Mais ainda: se o acusado não conseguir os sete cavaleiros (ou seis caso ele se inclua) para lutar, consideram que sua causa não é justa e portanto ele é culpado.

Julgamento de Sete - The Hedge Knight pela Jet Comics

Julgamento de Sete – The Hedge Knight pela Jet Comics

No julgamento por combate simples, se o seu campeão permanece vivo ao final, ele é inocentado e a evidência que se dane. Mas, se perder o combate, morrendo ou não, ele é declarado culpado. Mas esperamos que nosso anão favorito saia dessa, nem que seja para chegar a um terceiro julgamento.

Provavelmente saberemos um pouco mais do sistema de justiça de Westeros no vindouro The World of Ice and Fire. Muitos já sabem quem será o campeão de Tyrion e quais consequências isso vai ter, mas se fossem vocês a escolher, quem seria seu campeão?

Lembrem-se, sem spoilers nos comentários.

Tyrion no seu segundo julgamento

Tyrion no seu segundo julgamento

Baseado nesta postagem da vulture.

Compartilhe:

Ao comentar no site você aceita as regras previamente estabelecidas.

Posts Relacionados

  • Voa Como Um Falcão

    Acho que a opinião é unanime quanto a escolha. Jaime se ainda tivesse a mão direita ou Bronn

  • Lucas

    Eu nunca ia conseguir ter essa rapidez de raciocínio e inteligência do Tyrion. Com certeza minha cabeça ia estar pendurada em algum lugar depois desse julgamento.

  • Felisberto Albuquerque

    Se fosse possível reviver cavaleiros de épocas passadas eu escolheria entre:
    – Arthur Dayne;
    – Gerold Hightower (no auge);
    -Daemom Blackfyre.
    Mas nas atuais circunstâncias em que se encontra Got ou ASOIAF eu escolheria entre:
    – Sandor Clegane;
    – Victarion Greyjoy;
    – Areoh Hotah
    ———————-
    Qualquer destes ai daria conta do recado contra o Gregor Clegane.

  • Mateus

    Cara, com todo respeito, não concordo. O Tyrion é esperto, sabe que por mais que o irmão seja foda, ele tem uma “deficiência”. Ele não abriria de um cavaleiro com 99% forças contra o campeão do seu pai. Por isso não apostaria no Jaime. Instintivamente eu diria o Bronn.

  • Danilo Moura

    Hodor !

  • Joao Palmadas

    Na Grécia antiga, uma moça estava sendo acusada de algo que merecia a pena de morte e ia ser condenada. Então o advogado de defesa tirou a túnica dela e ela ficou com os seios a mostra, e ele perguntou aos juízes se eles teriam coragem de matar a dona de tão belos seios.

    Ela foi absolvida.

  • Eduardo Amorim

    Areoh Hotah parece muito foda com seu machado, acho q daria uma boa luta.

  • Joao Palmadas

    Sor Barristan e Jaime Lannister, no auge, também foram grandes.

    Mas já falaram na série que será o Gregor Clegane o campeão da acusação? Eu acho que só mostraram o Gregor Clegane fazendo muitas maldades, mas só isso.

  • Marcelo Tavares

    queria msm era ver o tyrion lutando!!!!

  • Luis Trindade

    Barristan Selmy o Ousado, com um cajado…

  • Felisberto Albuquerque

    Seria legal ele contra Cersei….. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK….

  • Martins

    BRIENNE DE TARTH !!!!! – Não sei se mulheres podem assumir como campeão em julgamento….

    Eu escolheria o beberrão Robert Baratheon (jovem, obviamente). O cara era um péssimo rei mas na época da rebelião ele era um grande guerreiro…….

    Se a Brienne não pudesse e considerando a situação atual dos vivos e mortos.. acho que escolheria Sandor Clegane.

  • Ana Paula Souza

    Ia ser legal ver Sandor Clegane lutando por Tyrion… mas ele está muito longe.

  • Cadê Randyll Tarly? Alguns o consideram o melhor soldado de Westeros. Único a bater Robert Baratheon. Como o cara alí falou, tem outros mesmo que poderiam vencê-lo. Jaime, Barristan no auge. Garlan, irmão do Loras, é considerado um dos melhores espachins de Westeros.

    Mas se fosse pegar os guerreiros mortos com certeza eu escolheria estes que você falou, incluiria o próprio Robert Baratheon na lista.

  • Felisberto Albuquerque

    Sor Vovô é “hors concours”… eu o escolheria sem qualquer temor, estando no auge.
    Jaime Lannister seria uma boa escolha também. Sobre Gregor eu suponho que seja ele (mentira é Spoiler mesmo… desculpe ai galera)

  • Marcelo M. Mello

    No trailer da quarta temporada tem uma rápida cena que mostra um combate. Portanto, aposto que não vai ser nem o Jamie nem o Bronn. Surpresa vindo. (P.S: só li o primeiro livro).

  • LyannaStarkWIC

    If you want justice, you´ve come to the wrong place.

  • AP

    Randyll Tarly seria uma boa também…

  • AP

    Mas se Jaime lutasse por Tyrion contra Gregor Tywin nunca deixaria isto acontecer,caso Jaime perdesse Tywin iria perder seus dois filhos e não teria herdeiros,assim provavelmente eles nao escolhessem a montanha para combater contra Jaime e sim um cavaleiro bem mais fraco,um alvo fácil para Jaime matar e os dois filhos de Tywin Lannister continuariam vivo.(Até Cersei mandar matarem o anão)

  • AP

    Alguém pode me dizer na foto do cavaleiro dos sete reinos quem é o cavaleiro com a maçã no esudo?

  • Anon Anonimo

    É melhor reler o q ele disse…

    Fato, Tyrion sabe q dificilmente tem apoio alheio, o julgamento recente joga uma luz nessa idéia. Como não se pode falar com spoiler, nem é possível falar sobre o Bronn…. ms no livro tem detalhe por detalhe, como sempre, de pq o campeão é quem é, e quais seriam as outras opções.

  • Elisa Raquel

    Como estudante de Direito acho que Tyrion merecia pelo menos um advogado! kkk. O melhor de tudo é que não ia atrasar os honorários hahahahah

  • Voa Como Um Falcão

    Por isso eu disse, SE o Jaime ainda tivesse a mão da espada! Jaime é o melhor lutador dentre todos, mas não na circunstancia deste julgamento e talvez nunca mais

  • Rodrigo Alves Aguiar

    Talvez não ter advogados, seria o caso de alguém concordar publicamente com o acusado o que seria aquela velha máxima “colocar a mão no fogo por alguém”, podendo levá-lo a ter a mesma pena.

  • Rafael

    Só não escolhe Beric Dondarrion, o Frankenstein dos sete reinos.

    Se fosse possível, escolheria o Victarion.

  • Thayna Camargo

    Sor Steffon Fossoway

  • é o Sor Steffon Fossoway.

  • Vitor Magnago

    Esse símbolo, uma maça vermelha no fundo dourado é da Casa Fossoway de Cider Hall (não lembro se tem uma tradução) uma casa nobre da Campina. Suas palavras/lema são “Taste of Glory” (kkkkk). Ainda não li O Cavaleiro dos Sete Reinos mas acho que é Steffon Fossoway.

    Uma curiosidade é que existe um outro ramo da casa, os Fossoway de New Barrel que são conhecidos como os green-apple Fossoways, por terem como símbolo uma maça verde no fundo dourado.

  • Caleb Peres

    É um dos Fossoway.

  • Bruno Lopes Vasconcelos

    Ninguém disse Loras? Como podem esquecer do Cavaleiro das Flores?

  • Nicolas Dalmedico

    Steffon Fossoway

  • Douglas Laio

    Eu chamaria o Ghost ou o Summer como meu campeão

  • Augusto Barros

    Salvo engano é a casa Fossoway…

  • Sergio Libos

    ia bancar com o dinheiro do pai!

  • Giulia Klein

    Em “O Cavaleiro dos Sete Reinos” é contada a origem da maçã verde.

  • Suzana

    Eu acho que o Jamie vai lutar com o Bronn… o Bronn pelo defesa e o Jamie pela acusação… aí vão combinar pro Bronn ganhar, mas não matar o Jamie,,, aí o Tyrion sai livre…

  • Josué O Furlan

    eu chamaria a loira grande com cara de sapatão ,mas como ele foi embora chamaria seu irmão com a mão decapitada.

  • Hugo Rafael

    Steffon Fossoway, lutando contra seu primo mais novo Raymun Fossoway, que adotou a maçã verde no escudo, não me lembro se era uma variação da Casa Fossoway, mas acredito que quando foi armado cavaleiro (Antes ele era escudeiro de seu primo), adotou a maçã verde porque Steffon dizia que ele ainda não estava maduro.

  • Willian Ferrari

    steve jobs kkkkkkkkkkkkk

  • Kaio Souza Ribeiro

    Estou desgostoso com vocês… Como vocês esquecem nosso mago da espada e dança das águas Syrio Forel, First Sword of Braavos? Óbvio que já morreu mas seria a minha escolha, haha

  • Nath

    A Cersei poderia escolher o Loras, imagina só que legal. Se o Loras ganhasse, o Tyrion morreria. Se o campeão do Tyrion ganhasse, ela não precisaria mais casar com o Cavaleiro das Flores (mesmo se ele sobrevivesse, não seria mais honrado para casar com ela). A Cersei ganharia de qualquer jeito nessa história.

    Já o Tyrion poderia escolher o Jon Snow (imagino a cartinha chegando em Castelo Negro, seria hilário).

  • Nath

    No seu caso, se fosse possível mostrar ao juiz o conteúdo da tua mente, ele mesmo empunharia a espada para te decapitar usando o estilo nortenho.

  • Drakhariis!

    Fácil escolha: DROGON, rs!

  • Pati

    Quem é o Targaryen do lado no Ned na foto do julgamento dos Sete? e qual seria o Rhaegar entre os três targaryens do outro lado? ñ estou vendo a armadura de rubis.

  • A série já deu todas as pistas de quem vai lutar. A Montanha, como o chamam, com certeza seria a escolha de Cercei, que quer ver o irmão morto (e sabemos que o grandão aparecerá nessa temporada, não é óbvio para que?). E qual personagem nutre um ódio profundo contra o Montanha e já mostrou ter uma certa simpatia pelo anão? Calo-me agora.

  • Francisco Maia

    Tyrion tem que escolher alguém muito bom (… e a depender do opositor…) ou colocar Tywin em situação de xeque-mate… por isso tem que ser uma situação do tipo xeque-mate, ou seja, sem saída, para Tywin…

  • Don Ramon

    Robert, o primeiro tankeiro do seu nome, comelão dos ândalos e chutador dos primeiros homens.

  • Michel Williams

    Falou tudo, isso é verdade, pois esse ódio está entalado na garganta dele até agora, ele quer vingança e ele já havia pedido isso para Tywin nos episódios passados

  • Michel Williams

    hehehehhe, essa foi boa

  • Erivelton Santos

    Jaqen H’ghar, acho que ninguém lembrou dele kkkkkkk
    Valar Morghulis

  • Francisco Maia

    Parece que a resposta está no título do episódio 4.08…”The Mountain and the Viper” , of course, meu caro Watson…

  • Filipe Melo

    Esse julgamento dos 7 acontece do hedge knight, 70 anos antes dos acontecimentos atuais, portanto, não tem ned na foto! =P

  • Nilson Rocha Neto

    Tá pensando que isso é licitação pública brasileira?

  • Peterson

    Tankeiro cara… melhor escolha kkkkkkkkkkk

  • Nilson Rocha Neto

    São os maças de Fossoway … Sor Apple

  • Peterson

    nem tão óbvio assim q ele morreu…

  • Peterson

    seria interessante…

  • Peterson

    sim… “you killed a man with a shield, you’ll be unstopable with an axe!…” imagine a sword?

  • Marcus

    Nao tem o Ned. De um lado é maekar e seus dois filhos, tres da guarda real e um fossoway. Do outro é Dunk, Baelor quebra-lança, um Baratheon (tempestade risonha), um Fossoway e mais tre cavaleiros da campina

  • Rak1

    Acho que vc está confundindo… A foto não é da batalha do Tridente onde Rhaegar morre com armadura de rubis. A foto está retratando o julgamento dos Sete de Duncan the Tall do conto The Hedge Knight.
    Duncan era um bom cavaleiro e bateu no príncipe Aerion Targaryen ao defender uma moça que ele gostava de seus maus tratos (se não me engano o nome dela era Tanselle). Duncan chegou a quebrar os dentes de Aerion, que convocou julgamento dos Sete achando que Duncan não conseguiria seis cavaleiros para defendê-lo.
    O Targaryen do lado de Duncan na foto é Baelor, junto com outros cavaleiros que reconheceram a bondade de Duncan e a maldade de Aerion.

    Recomendo muito que leia os três contos de Dunk e Egg, ajuda a entender muita coisa sobre a história dos Targaryen e a leitura é bem mais tranquila que as crônicas de gelo e fogo.

  • Ricardo

    boa….

  • Rafael

    Entre os ainda vivos, Sandor Clegane.

    Entre todos, Arthur Dayne ou Dunk

  • Raphael Teodoro

    A série já deixou tudo tão obvio com diálogos de um certo personagem voltado sempre para a vingança que acho todos já sabem quem vai ser! Mas, se não fosse esse o caso, o Tyrion poderia escolher o Jaime! Imagine Cersei escolhendo o dela e vendo seu “amor” lutando por sua vida e pela vida de Tyrion, ao qual ela odeia. E como Tywin reagiria a isso! Vendo seu filho herdeiro de sua casa podendo morrer e de quebra levando a morte seu outro filho…Ia ser interessante!!!!

  • Tamara Teixeira Vitorino

    Tb acho que a morte do Syrio tá mt mal explicada!

  • Tamara Teixeira Vitorino

    Acho que seria muito inteligente da parte do Tyrion escolher o Jamie, pq duvido que o desejo da Cersei de matar o Tyrion seja maior do que o de manter o Jamie vivo…
    A questao é: o campeão precisa aceitar, e as pessoas ainda não sabem que o Jamie perdeu a mão, e ele não está bem treinado para lutar com a esquerda ainda, logo acho que ele não aceitaria.

  • Carlos Henrique dos Santos Lim

    Calma jovem haha

  • Felisberto Albuquerque

    Jaime esta maneta…. Tyrion não o escolheria para coloca-lo em risco.

  • Felisberto Albuquerque

    Eu acho que quem escolhe o campeão deve ser a Cersei… Já que foi ela quem solicitou/exigiu o julgamento. Tywin é um dos juízes.

  • Gustavo Falarz Batista

    Que tal a opção mais óbvia de todas, “Sor Bronn da Água Negra”.

  • Julia Marchiori

    akkaakak ri alto! bem parecido com a política brasileira!

  • Tamara Teixeira Vitorino

    Eu acho até que escolheria pq ele sabe que a Cersei não iria querê-lo morto.

    Mas vai saber, a Cersei é doida!

  • Ana Claudia

    Não acho que Jaime seja uma alternativa, pois ele é um cavaleiro da Guarda Real (serve o rei), e o Tyrion esta sendo julgado pelo reino.

  • Ana Claudia

    Eu acho que a serie não deixou obvio, pois não falaram ainda quem é o campeão do reino.
    E outra não acho q Tyrion considere o Jaime uma alternativa neste julgamento.

  • Ana Claudia

    Pois então ficou obvio para quem acompanha noticias sobre os episodios futuros. Conheço muita gente que não tem a minima ideia do esta por vir.

  • Shinigami

    Ficou óbvio sim, acho que Oberyn vai lutar, tá muito na cara.

  • Filipe Melo

    Na verdade o Humprey Hardyng é do vale! =)

  • Ana Claudia

    Bom, eu acho q se eu não tivesse lido os livros não perceberia a resposta, mas se você percebeu, então estava obvio.

  • Anderson Torres

    A Cersei tá nem aí, ela quer é sexo! Hahaha! Ela pode muito bem aliciar outro cara…

  • Patrick

    Eu escolheria o cão de caça,acho ele o melhor guerreiro do reino.

  • Patrick

    Pelo que já deu pra ver deste personagem,a Montanha não tem a menor chance,quero só ver a cara do Tywin,quando o tal personagem matar o bichinho de estimação dele.

  • Jassa Lopes Gazzana

    Se os estupradores realmente fossem punidos como vocês dizem ai, 90% dos personagens masculinos já seriam castrados. o/ Espero que o Tyrion não morra, ele é um dos poucos personagens da série que podemos chamar de honrado, justo… só me restaria o Snow, e alguns outros de menos importância pra história.

  • Don Ramon

    A Cersei da série pouco se liga no Jaime. O cara precisou estuprar a criatura na cena mais sem propósito e sentido dos 7 Reinos.

  • Kaio Souza Ribeiro

    Verdade, nem eu acredito plenamente na morte dele, mas enquanto não mostrarem nenhuma pista só nos resta aguardar…

  • Pati

    viajei total na maionese heheheheh

    eu quero muito ler os contos mas não encontro em nenhuma livraria :/

  • Pati

    Não fala assim da Brienne!!! não sabe respeitar as damas seu grosso?

    Mas pior que a Brienne seria uma ótima escolha mesmo, o Jaime pediria para ela defender o irmão e ela aceitaria provavelmente, e acho que poderia vencer a Montanha sim.

  • João Ricardo Mello

    eu tenho em pdf 🙂

  • Timoteo Assunção

    esse povo que nao lê os livros falando coisa sem pé nem cabeça
    sabem de nada crianças de verao

  • marcos

    a atuaçao do ator do tyron esta magnifica, ele realmente deu vida ao personagem do livro.

  • Elvis Alves Ferreira

    Não sei pode, mas no lugar dele escolheria o principe Oberyn Martell, seria chance de se vingar de seu pai, se é que o pai dele vai ser o desafiante e ao mesmo tempo surpreender o público!!!

  • Willian Santos

    oi, você poderia me enviar por email esse pdf ([email protected])
    obrigado desde já!

  • Joao Palmadas

    Será que em Westeros o Mike Tyson teria tido chances de ser absolvido daquela acusação de estupro? Ele era inocente, mas foi condenado.

    Será que em Westeros o O.J. Simpson teria tido chances de ser condenada por aquela acusação de assassinato? Ele era culpado, mas foi absolvido.

  • Rafael Coelho

    Como assim, “as pessoas ainda não sabem que Jaime perdeu a mão”? Como se esconde o fato de não ter uma mão??

  • Tamara Teixeira Vitorino

    Ué? Ele colocou a mao de ouro e nao apareceu maneta em público. Deve ser pra parecer q tá com uma luvai sei lá… Por iso ele treina em segredo para lutar com a esquerda.

  • Tamara Teixeira Vitorino

    Como se precisasse alguém estrupar a Cersei… Ela é totalmente tarada…hahahaha

  • Gustavo Paizante

    Ja saiu

    Episodio 07 Game of Thrones S04E07

    Legendado em Pt-BR online gratis

    Link http://adf.ly/nYUzZ

  • Calvin

    Uma das mudanças feitos pelos Tudor, que governaram depois da Guerra das Duas Rosas (uma das principais inspirações do Martin), foi no sistema judiciário. Eles criaram a chamada Câmara Estrelada (Star Chamber), um tribunal especial formado por juízes da estreita confiança do rei, cuja função era julgar membros da alta nobreza, visto que era praticamente impossível essas pessoas serem condenadas nos tribunais ditos “normais”. Apesar dessa mudança a primeira vista parecer positiva, não demorou tal órgão se tornar mais uma das ferramenta de repressão ao qual os reis tinham ao seu serviço. Será que o Martin pode incluir algo semelhante futuramente nas Crônicas?