A Montanha e a Víbora: conhecendo os campeões do Julgamento por Combate

Este post é livre de spoilers, mas juntaremos fatos passados mostrados na série e nos livros.

No episódio passado, todos nós ficamos exultantes quando Oberyn Martell se ofereceu para ser o campeão de Tyrion no julgamento por combate, mas sabendo quem será o campeão da Rainha Cersei, será que Oberyn tem realmente chance? Primeiro vamos ao oponente:

tumblr_n5t1dcbXFG1r9h4heo1_1280

Com quem vou lutar?

Sor Gregor Clegane, conhecido com A Montanha que Cavalga, ou simplesmente A Montanha é um dos mais temidos, senão o mais temido cavaleiro dos sete reinos. É conhecido por seu tamanho, crueldade, e proeza em batalha. Gregor é extremamente alto (perto de dois metros e trinta). Ele possui “ombros maciços e braços tão grossos como troncos de pequenas árvores”, pesa mais de 190 quilos, quase tudo em músculos, fazendo dele desumanamente forte. A força de Gregor o permite empunhar uma espada de duas mãos, de dois metros, com uma só mão, dando-lhe um enorme alcance, enquanto ainda brande um escudo. A força dele é tanta que ele é conhecido por cortar homens ao meio com um único golpe.

A história de Gregor é sombria, e repleta de sangue. Aos doze anos, ele causou as cicatrizes faciais do seu irmão, Sandor Clegane (O cão de caça), ao segurar o rosto do menino em um braseiro ardente, como punição por brincar com um brinquedo que era de seu irmão. Seu pai espalhou a história de que os ferimentos foram causados pelos cobertores de Sandor, que pegaram fogo.

Quatro anos depois, ele foi feito cavaleiro pelo Príncipe Rhaegar Targaryen. Existem rumores de que Gregor matara seu pai, irmã e suas duas primeiras esposas. Dizem que sua fortaleza é um lugar ameaçador, onde os servos somem inexplicavelmente, e até os cachorros têm medo de entrar em seus salões. Gregor cometera estupros e assassinatos a sangue frio além da conta, mas seu feito mais infame veio de seus serviços à Casa Lannister durante Rebelião de Robert.

Com dezessete anos, ele foi um dos primeiros soldados Lannister a entrar em Porto Real durante seu saque, no final da guerra. Ele subiu a Fortaleza de Maegor quando as tropas Lannister alcançaram a Fortaleza Vermelha. Gregor entrou no berçário do infante Príncipe Aegon Targaryen, filho do Príncipe Rhaegar, e matou o bebê esmagando sua cabeça contra uma parede. Então, ele estuprou e assassinou a mãe do menino, Princesa Elia Martell (irmã de Oberyn), supostamente com sangue e partes do cérebro do menino ainda em suas mãos.

Quando Robert Baratheon promove o torneio em honra de Ned Stark, Gragor participa das justas, derrotando a todos e matando “acidentalmente” o ex-escudeiro de Jon Arryn, só é derrubado na final por Sor Loras Tyrell, que cavalgava uma égua no cio durante a justa, que deixou o garanhão de Sor Gregor nervoso. Gregor cai, enfurecido, e mata seu garanhão com um único golpe de sua espada. Ele ataca então o despreparado Sor Loras, e o mataria, se o Cão de Caça não o tivesse parado. Ele finalmente se acalma quando o Rei Robert o ordena que pare.

Quando Tyrion é preso por Catelyn, Tywin Lannister envia Sor Gregor para assolar as terras fluviais, começando uma longa sina de mortes, estupros, e destruição.

Oberyn Martell, o campeão de Tyrion:

Oberyn-Martell-and-Tyrion-Lannister-house-martell-36858949-4256-2832

Diga a seu pai que estou aqui. Diga que os Lannisters não são os únicos que pagam suas divídas.

Príncipe Oberyn Nymeros Martell, conhecido como a Víbora Vermelha, é o temperamental irmão mais novo de Doran Martell. Possui oito filhas bastardas, chamadas de Serpentes da Areia, as quatro mais novas filhas de sua atual amante, Ellaria Sand. Oberyn é um homem destemido e luxurioso, de pensamento rápido e língua afiada e tinha um relacionamento muito próximo com sua irmã Elia, eram inseparáveis quando crianças.

Quando jovem, foi encontrado na cama com a amante do Lorde Yronwood, que o desafiou a um duelo, onde ambos sofreram cortes. As feridas de Ormond Edgar infeccionaram e acabaram por matá-lo. Oberyn é conhecido como “Víbora Vermelha” desde então, tanto por amigos quanto por inimigos, devido a rumores que ele lutou o duelo com uma lâmina envenenada.

Oberyn viajou muito pelas Cidades Livres, onde aprendeu muito sobre venenos, e talvez artes mais negras. Estudou na Cidadela, chegando a forjar seis elos da corrente de meistre, antes de se entediar. Combateu nas Terras Disputadas, além do Mar Estreito, cavalgando com os Segundos Filhos (a companhia de mercenarios de Daario Naharis na série) por um tempo, antes de formar a própria companhia.

Deita-se com homens e mulheres, e deixou bastardos por todo Dorne: as Serpentes da Areia, como são chamadas. Oberyn, entretanto, não abandonou suas filhas, tomando responsabilidade por elas, e ajudando a criá-las (o que pouquíssimos Lordes fazem com seus bastardos). Ele as ensinou como se defenderem, e as permitiu grande independência quando cresciam.

Quando ainda eram crianças, a Princesa governante de Dorne planejava casar ele ou sua irmã, Princesa Elia, a algum dos filhos de Lorde Tywin Lannister, ou ambos aos gêmeos. Com este objetivo, visitaram Rochedo Casterly, onde conheceram Cersei, Jaime e Tyrion. Chegaram, entretanto, logo após a morte da Senhora Joanna, e Tywin não se encontrava muito receptivo. Ele ofereceu, no lugar dos gêmeos, a mão de Tyrion, o que foi visto como um insulto.

Há mais um detalhe: Nos livros Tywin se nega a entregar Sor Gregor a Dorne, mesmo quando Oberyn chega a Porto Real pedindo justiça, já em Game of Thrones Tywin concordou em entrega-ló em troca das boas graças de Dorne, mas a sede de vingança de Oberyn não quer esperar…

Não sabemos como a Víbora Vermelha de Dorne luta, mas sabemos que desde a morte de Elia ele aguarda e planeja essa oportunidade. E vocês o que acham? Peço que quem já leu, respeite quem está assistindo a série e não solte spoilers! Domingo tá chegando!

Abaixo veja uma tabela comparando os dois lutadores:

tabela_tbc

feed

informe seu email e clique em cadastrar

Compartilhe:

Ao comentar no site você aceita as regras previamente estabelecidas.

Posts Relacionados

  • Oberyn <3

  • Martell_Member

    Segundo melhor personagem, da melhor família! WAR Oberyn

  • Cid D´Avila

    Será que eu perdi alguma parte da série? Não me lembro de ter visto alguma menção ao Oberyn como “víbora” em nenhum episódio. Para quem não leu os livros, o título do episódio pode ficar um pouco sem sentido.

  • Thaian Gomes

    Não acho que o resultado tem como ser diferente do livro… Pode mudar detalhes, mas na essência deve ser a mesma coisa.

  • Joao Palmadas

    É verdade. Até agora, ninguém o chamou de víbora e muito menos explicou o porque do apelido. Imagino que a expilcação ficará no episódio oito.

  • Deco Souza Phoenix

    Não respeitar a galera que não os livros também é um puta ato de covardia… parece que não lê os avisos anti spoilers…

  • Joao Palmadas

    O Lorde Yronwood não era um vilão irremediável, ou será que era? Os livros não dão detalhes do caráter do lorde, o que é uma pena, a primeira vítima do víbora…

  • Diego Natan Canteri

    Num combate espada vs lança eu apostaria na lança, ela dá uma grande vantagem em alcance, exceto se você colocar uma armadura nos dois, aí será mais dificil de prever o resultado, mas considerando que eles devem lutar sem capacete… (afinal quem precisa de cabeça?) ainda assim a espada e o braço do Gregor tem o alcance de uma lança praticamente. A força não conta muito.

    Não acho que vou gostar muito desse combate se acontecerem muitas dessas coisas que prevejo:

    Oberyn rodopiando no ar. (confirmado pelo trailer)
    Oberyn dando as costas para Gregor tres quatro, cinco dez vezes.
    Gregor vai ficar parado olhando Oberyn dar as costas e dançar na sua frente.
    Cabeças expostas. (confirmado pelo trailer)
    Armaduras meramente decorativas que parecem de aço, mas na verdade protegem tanto quanto gelatina.
    Espada de duas mãos sendo usada como se fosse de uma mão por longos períodos.

    Estou muito ansioso pela luta, mas já estou me preparando pra uma coreografia meio Star Wars.

  • JNlopez

    Se não estou enganado, ele se refere a si mesmo como “Víbora Vermelha” na reunião do pequeno concelho, quando estão discutindo o envenenamento do Joffrey.

  • Felipe Bini

    Só a título de informação, o Yronwood que o Oberyn matou foi o Edgar, não o Ormond.

  • Valeu, corrigido!

  • Valeu, corrigido!

  • Felipe Bini

    Pode ser que o evento que originou o apelido seja explicado no próprio episódio.

  • Bom, no quesito dos rodopios eu não vou comentar, porque eu não sou nenhum ninja dos combates. (Mas confesso que eu prefiro, porque acho massa)

    Sobre a espada na mão de Clegane, no livro é explícito que ele usa uma espada de duas mãos como uma espada de uma mão só. Por causa da força dele, isso é enfatizado várias vezes.

    Do resto, eu concordo.

  • Alucard

    ok

  • todososnomesforamusados

    uma curiosidade que eu tenho é sobre a companhia de mercenarios do Oberyn… será que isso é so pra mostrar que ele teve um passado movimentado ou ela vai ter algum papel no futuro?

  • Felisberto Albuquerque

    Bom…a minha opinião é a de que alguém vai morrer neste combate…

  • Ecio Barbosa

    Além do escudo “semelhante a um pequeno tronco de arvore que é necessário 3 escudeiros pra carregar” kkkk

  • Gorgonzola

    Babaca detectado.
    No asshole no be stupid.

  • Jean

    Só carrego uma certeza: Montanha vai pagar!

  • Ana Paula Souza

    Não lembro se Oberyn refere a si mesmo, mas “papai Lanister” o questiona, por ser um conhecedor de venenos, quando vai procurá-lo após a morte de Joffrey.

  • Anderson Ramos

    Mencionado foi, soh nao lembro em qual episódio

  • Vitor Nascimento

    Iiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiit’s TIIIIIIIME

  • Melissa Maldonado

    Oberyn…♥ ♡ ❤ ❥ ♥ ♡ ❤ ❥♥ ♡ ❤ ❥♥ ♡ ❤ ❥♥ ♡ ❤ ❥♥ ♡ ❤ ❥♥ ♡ ❤ ❥♥ ♡ ❤ ❥♥ ♡ ❤ ❥♥ ♡ ❤ ❥♥ ♡ ❤ ❥

  • Diego Natan Canteri

    Eu sei, mas é que o GRRM não é nenhum especialista em armas e combates, até por isso que ele não gosta de mostrar muitas batalhas.

    Uma espada de duas mãos é usada assim não por causa de seu peso ou tamanho da lamina e sim por causa da empunhadura alongada que permite um movimento de alavanca, sacrificando assim o alcance da arma por uma maior velocidade e controle.

  • felipedomingos

    Tem babaca que não sabe que tem pessoas que preferem ver game of thrones em uma mídia diferente do livro. Motivos? cada um tem o seu. O site foi feito para ambos os fãs (os que leram e os que veem a série) então acho que precisa ter no mínimo respeito com as pessoas que veem a série, antes de sair falando merda.

  • Juliana Ribas

    Talvez o MOntanha comece lutando sem elmo na cabeça mas depois de um tempo tire… vai saber né rs!

  • Juliana Ribas

    Babaca detectado²

  • Juliana Ribas

    Não querendo ser chata mas já sendo, no cartaz as infos de peso e altura do Montanha diferem do que está no texto

  • Massa, não sabia. Eu curto o warhammer. Só uso ele nos rpg da vida.

  • É aquele negócio né. A Montanha pode vencer, tanto como o Oberyn, a não ser que de empate.

  • É que o texto são as informações dos livros né, e acredito que no cartaz seja dos atores.

  • Filipe Luiz Carneiro

    ou ambos, aguardemos!

  • Don Ramon

    faz sentido.

  • Don Ramon

    Cara, o Montanha é a ignorância em pessoa. Ele não precisa de técnica, o cara vai no enduro.

  • Alucard

    Ok

  • Alucard

    Ele é irrelevante, apenas serviu pra conhecermos o carater do Oberyn

  • Tará tará tará ra ra rá uuuuhhhh Mortal Kombat, ta ram ram taram tam tam taram
    Kano!
    Tará tará tará ra ra rá uuuuhhhh Mortal Kombat, ta ram ram taram tam tam taram
    Kung Lao(sem chapéu)
    Tará tará tará ra ra rá uuuuhhhh Mortal Kombat, ta ram ram taram tam tam taram
    Round One!
    Fight!

    Your soul is mine!

  • Jenner Azevedo

    Lets ready to rumbleeeeeeeeeeeee

  • Felisberto Albuquerque

    Sexo:
    Oberyn = TODOS OS TIPOS…
    The ZUERA NEVER ENDS….
    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK…

  • Felisberto Albuquerque

    No empate teremos o que:
    In dubio pro reo ou In dubio pro Cersei (trocadilho infame com a citação em latim do direito que seria societate)??

  • Diego Natan Canteri

    Hehe. Eu sei e é exatamente o que se espera dele, mas a força conta muito menos num combate corpo a corpo armado como esse do que numa luta sem armas. Força excessiva num ataque te atrapalha para redirecionar a lamina e o defensor pode usar inumeráveis técnicas que consistem em redirecionar a lamina adversária ou retirar o corpo do caminho da lamina, em ambos os casos a força excessiva do atacante atrapalha muito mais do que auxilia.

  • Diego Natan Canteri

    hehe! Seria interessante se ele jogasse o elmo de raiva. O que será que passa na mente desses personagens? Será que eles tem um momento melhor pra usar elmos do que durante uma luta?

  • hey_johnny

    Cléber Machado feelings.

  • BiancaGØT

    Claro, Oberyn vai usar todas as suas forças e ódio para matar Gregor.

  • José Lucas Gomes

    vai ser foda… assistir essa luta, a melhor luta que já imaginei lendo agora vai acontecer 😀 ansioso pelas outras lutas que irão vim…

  • Roberto

    Ah que legal essa descrição e história dos lutadores. Muito bom.Que vença o melhor, embora eu já saiba que ganhará, ra ra

  • Roberto

    Se empatar eles viram amantes, kkkk

  • Roberto

    Que a Força proteja Tyrion!

  • Roberto

    Disse tudo. Respeito é fundamental por aqui!

  • Diego Natan Canteri

    É assim que estão chamando o Vibora agora? Haha!

  • Douglas

    Concordo que força excessiva em combate armado não ajuda muito sem o uso de uma boa técnica, mas tenta aparar um ataque do Montanha… kkkkkkkk

  • Paulo Sindeaux

    Bom, sou um acompanhante eventual da série, e gostaria de conseguir acompanhá-la efetivamente e ler os livros (esses eu acho mais fácil conseguir). Mas, a série é espetacular e creio que os livros sejam mais maravilhosos ainda. Gostaria de deixar uma contribuição a todos os fãs de Game of Thrones. O site 500px de fotografia lançou um artigo dedicado a série. Nesse artigo aparecem os locais reais de filmagem fotografados por diferentes profissionais.

  • BiancaGØT

    O EPISÓDIO ESTA SE APROXIMANDO!!! AAAAAAAAAAAA ☺ ☻♥

  • BiancaGØT

    É hoje! ♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥

  • Edição comemorativa 01/06/14
    http://s29.postimg.org/r25262c5j/Go_Tvs_MK.jpg

  • Sara

    Me ajudemmm. Estando eu na quarta temporada depois de já ter acontecido tanta coisa, vale a pena começar agora a ler as crônicas?

  • Osman Andrade

    O ator que faz o montanha não é o mesmo das temporadas anteriores, e o ator q faz o Oberyn nem de longe é tão legal quanto no livro. mesmo assim é melhor que o Daario Naharis, este é o pior ator da serie.

  • Carlos Pettenon

    copiar de outro site (esse texto foi copiado do wikipedia) é crime, nao sei se voces sabem…

  • Paulo Costa

    Quando eu lia os livros, imaginava o Montanha igual ao Juggernaut dos X-Men… rs

  • Gilson Amorim

    Vale muuuuuito a pena!

  • paulo ricardo neis

    copiadado…do…wikipedia…Depois disso eu estou indo dormir

  • leandrosr

    Altair, colocamos sua imagem na fanpage, senão for de sua autoria, comenta aí pra gente creditar! https://www.facebook.com/gotbr/posts/708735059189808

  • Pedro

    Com certeza, tem muita coisa diferente e muita coisa por vir,vale muito a pena.

  • Roney Gonçalves

    Wikipedia é uma enciclopédia livre, os textos não possuem direitos autorais por parte da própria Wikipedia, quem posta são os próprios leitores. Se é crime copiar algo de lá então seria crime eles mesmos postarem os textos que eles postam copiados de outros lugares.

  • Felipe Gonzalez

    Sempre vale meu caro. Se você der um rush consegue ler desde o primeiro até o quinto antes da próxima temporada. Ainda tem muitas coisas nos livros que não foram adaptadas e mais um bom montante de coisas que não serão.

  • Oi Leandro, é de minha Autoria sim.

  • José Beserra

    Comecei a ler os livros a pouquissimo tempo… Estou ainda no primeiro e como meu tempo é bem curto estou lendo aos poucos e estou achando bem melhor que a série…
    Se eu alcançar a série juntamente aos livros provavelmente os livros serão ainda mais priorizados pois tem muito mais riquezas e de detalhes e é a história sem modificações como foi citado nessa postagem onde Twyn concorda entregar Sor Gregor a Dorne mas nos livros isso não acontece então é meio que “adaptações”…
    Vou continuar a ler o primeiro livro pq é muito interessante e assim que terminar o primeiro livro vou assistir novamente a primeira temporada apenas pra fixar…

  • Exatamente! Exceto pela idade, que é a dos personagens mesmo 🙂

  • Muito boa, hahahahaha.

  • No caso, essa wiki a que você se refere é mantida pelo próprio site. Chatice devia ser crime também.

  • Eduardo Cruz

    kkkkkkkkk demais.

    Apesar de o livro dar a descrição do oberyn, imaginava ele igual ao ator que fez o loki no filme do thor. Ou dos vingadores

  • Eduardo Cruz

    fiquei curioso pra saber qual tinha sido o comentário kkk

  • leandrosr

    Really?! Carlos, você faz sabe quem mantém a wiki?
    Olha direitinho lá no topo onde está escrito: GAME OF THRONES BR.
    http://wiki.gameofthronesbr.com/index.php/P%C3%A1gina_principal

  • Leonardo

    o/

  • Marcos Vinicius

    Apavorado, o cara estourou a cabeça do doido o.O

  • Mas o Montanha chegou a morrer?

  • Ralf

    A 4ª temporada é decepcionante. Tirando a morte do reizinho, nada mais se parece com as 3 primeiras. O motanha matar oberin, quando já estava desfalecido é ridículo! Parei de assistir! Ainda bem que tem “24 Horas” para compensar!

  • Ralf

    A 4ª temporada é decepcionante. Tirando a morte do reizinho, nada mais se parece com as 3 primeiras. O motanha matar oberin, quando já estava desfalecido é ridículo! Parei de assistir! Ainda bem que tem “24 Horas” para compensar!

  • Ralf

    Montanha

  • Eduardo Steinhorst

    Quero ver o Tyrion escapar dessa

  • Luiz Carlos Silva

    Ainda não tinha visto o 8 episódio da 4 temporada de Game of
    Thrones…Que mierda Gregor matar Oberyn!!! Detestei!! Oberyn era um dos
    melhores personagens dessa temporada!! Podiam ter matado o sem graça do
    Daario Naharis!!

  • Jeferson Natan

    E escapou. HAHAHAHA

  • Jeferson Natan

    O vibora é um gato, luta super bem, quando Montanha estourou a cabeça dele fiquei decepcionado, acho que nessa trama quem fala demais acaba se fudendo e os vilões sempre vencem.

    PS : Jofrey filho da puta.