Podcasteros #05: Livro Três, A Tormenta de Espadas (parte I)

podcasteros_600x_asos_INessa edição do podcast Ana Carol, Rafa Bacellar e o convidado Sérgio Filho (@sergiofilhoreal) afogam suas mágoas no Tridente na primeira parte do bate-papo sobre o livro A Tormenta de Espadas. É aquela parte bem inicial do livro… As partes dois e três vêm logo em seguida, antes da estreia da quarta temporada, fiquem ligados.

SPOILER alert: Em 1hora e 46 minutos temos um pequeno spoiler (deixamos no final do cast), destinado apenas a aqueles que já leram O Festim dos Corvos.

✖ Comentários com spoilers são permitidos apenas com a tag [SPOILER LIVRO X] antes do comentário.
✖ Assine o podcast no iTunes: https://itun.es/i6Fc37J
✖ Ou esse feed aqui pra assinar no programa que você gosta de usar pra ouvir podcasts.
Baixe o áudio do episódio.
✖ Para escutar em streaming no seu celular, baixe o app do soundcloud.

Comentamos desse podcast:
Qual a diferença entre White Walkers, Outros, Zumbis, Caminhantes e wights?
História e tradição: os 300 de Qohor
O que estava escrito na carta de Talisa?
Quem foi o Cavaleiro da Árvore que Ri?
Infográfico sobre o amor do Torneio de Harrenhal
Solarestival, pra quem não sabe
Azor Ahai: quem é?

O Podcasteros pergunta: Pra você, Lyanna amava Rhaegar?

Emails com dúvidas e sugestões para [email protected] com [podcast] no assunto.

Compartilhe:

Ao comentar no site você aceita as regras previamente estabelecidas.

Posts Relacionados

  • JasonLannister

    GOT Br não sabia como entrar em contato com vcs, então vou deixar nesse comentario! Tava vendo pela internet de repente vejo a Gwendoline Christie (<<<<<33333) e o Pedro Pascal tão no Brasil!!!! http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/diversao-e-arte/2014/04/04/interna_diversao_arte,421383/elenco-de-game-of-thrones-chega-ao-rj-para-divulgar-nova-temporada.shtml

  • Matheus

    Boa! Não aguentava mais esperar. A minha sorte é que a partir de agora enquanto eu espero o cast também vou ter a quarta temporada para aliviar a espera.

  • LyannaStarkWIC

    Eu ainda acredito no amor, acho que Lyanna amava Rhaegar. Ela não via futuro no relacionamento com Robert e ela foi descrita por ter a personalidade forte e semelhante a Arya. Ela não deveria ser do tipo que aceitasse facilmente qualquer coisa que fosse imposta. Rhaegar não conseguiria sequestra-la tão facilmente.

  • Mohamad Kammouni

    Eu acredito que sim a Lyanna amava o Rhaegar, mas ja não tenho tanta certeza para com a teoria de eles serem os pais de Jon Snow, principalmente pelo fato de ele não ter herdado nada da aparência Targaryen, que é algo marcante.

  • Julio Cezar

    Felicidade é abrir o itunes e ver que saiu mais um ep do podcasteros, parabéns pelo trabalho.

  • Hugo Ferreira

    Casamento Cersei e Viserys! Adoraria ver kkk

  • Barbosa

    Um detalhe, quem tem mais capítulos nesse livro não é o Jon com 12, e sim a Arya com 13(e não 8, como dito no podcast). Só pra avisar. 🙂

    E quanto a Lyanna amar o Rhaegar, acho bem provável, já que se ela não amava, ela teria sido sequestrada e o Ned parece respeitar bastante o “sequestrador” da irmã.
    Além da forma como é descrita a personalidade dela, o que tornaria viável ela se rebelar contra o casamento com o Robert. O Ned também parece saber de algo que não conta ao Robert quando ele começa a falar mal do Rhaegar, enfim… Há vários sinais.

  • Arthur

    Existem personagens com sangue Targaryen(meio targaryen) e não possuem cabelos loiros prateados.

  • Arthur

    Acho que Duncan e Brienne tem parentesco,assim como Duncan e Hodor

  • Tatielma

    Ficou enorme!!!
    Tentando baixar pela minha internet de m#Rd*…

  • leo f

    Toda vez que vc falava Rihana eu comecava a rir! Pqp!
    Eu realmente acho que ela nao foi sequestrada, e sim q fugiu com o rhaegar, tudo indica q isso tenha acontecido, desde os traços dela, a falsa primavera em que ela eh coroada, ate as condicoes da Elia Martell q nao era das melhores e nao aguentaria outro filho, e o Rhaegar estava cismando q deveria ter 3 filhos devido a profecia…

  • PHSA

    Hoje, no “Linha Direta”:

    O que aconteceu em Solarestival?

  • Bruno Lopes Vasconcelos

    Mohamad, você possivelmente não deve ter lido nenhum conto de Egg e Sor Duncan, o Alto. Enfim, resumindo, a história desses 2 personagens se passa 90 anos antes das Crônicas e os Targaryen ainda estão no poder. Existem vários Targaryen sem olhos violeta e cabelos prateados, como por exemplo, o Baelor Quebra-Lanças, que tinha os cabelos castanhos, assim como seus filhos. Detalhe que a mãe do Baelor era uma Martell. Outro caso de Targaryens sem cabelo prateado e olhos violetas é a filha de Rhaegar e Elia Martell, que também tinha cabelos castanhos, mortas pelas mãos da Montanha que Cavalga.

    é completamente possivel que um Targaryen não tenha as caracteristicas que você citou.

  • Bruno Lopes Vasconcelos

    Ótimo trabalho pessoal! Fico lisonjeado pela menção! O podcast de vcs tá cada vez melhor! 😀

    Sobre a pergunta, acho mt nebuloso afirmar se Lyanna amava ou não. É bem provavel que o “sequestro” tenha sido usado de pretexto para iniciar a guerra. A única dica que aponta para o amor entre os 2 é o choro da Lyanna quando Rhaegar toca a harpa no torneio. Essa L + R= J é uma das teorias mais sólidas que temos, acho. Ainda assim, isso faz de J. um bastardo. Não sei se 1 das cabeças do dragão será um bastardo. Para mim, isso tira a mágica da profecia(muito embora as 3 cabeças de fato venham do sangue de Aerys).

    Algo que precisa aparecer nas Crônicas para que eu me sinta satisfeito com a história final: os dragões de Pedra do Dragão. Egg falou no Cavaleiro Misterioso que cada Targaryen ganha um ovo de dragão ao nascer, além dos outros ovos antigos que estão em pedra do dragão. Cadê esses ovos, pelo amor dos 7? hahaha

    Plot twist: os ovos da Daenerys era um desses ovos?

  • Judah88

    Também pensava assim, mas depois me dei conta de que os Targaryen não seguiam as regras usuais no que concerne aos matrimônios, pois muito embora o incesto seja odiado pelos deuses, em relação a eles nunca houve problemas, assim como o fato de algumas vezes terem mais de uma esposa, desta maneira R poderia ter casado com L e Jon não ser um bastardo, mas um filho legítimo mesmo.

  • Judah88

    Sempre me perguntei sobre quem seriam as três cabeças do dragão. Danny a primeira e monta Drogon. a teoria sobre R+L=J é muito concreta, e depois de reler o primeiro livro é praticamente uma certeza, e assim domaria o dragão verde cujo nome foi dado em homenagem a seu pai, Rhaegal. Quanto a terceiro, há inúmeras teorias, até mesmo Tyrion já fora cogitado, mas relendo o livro I, notei que apenas Danny podia ver as sombras dançando com a maegi na tenda, e numa parte muito peculiar ela diz que viu um Lobo Gigante (certamente referência à segunda cabeça, seu sobrinho Jon), e “um homem como que em chamas”, e é aqui que jaz, pela minha intuição, a resposta da charada. Quem seria esse homem como que em chamas? seria uma metáfora, um modo de expressão, um homem realmente em chamas? Estou relendo os livros e ainda não encontrei um candidato que se encaixasse no “homem como que em chamas”, mas vou seguir firme nesse palpite, tenho fé de que essa sombra será a terceira cabeça.

  • Martins

    Nem todos os Targaryen tem as mesmas características físicas. Como príncipe Baelor Quebra Lanças que era herdeiro de Trono de Ferro, ele tinha os cabelos castanhos como os de sua mãe, o sobrinho dele, príncipe Daeron Targaryen, filho de Maekar, também não tinha a aparência comum da família. A própria princesa Rhaenys, filha de Rhaegar com a Elia Martell, tinha as características do povo de Dorne…. ou seja, nem todo o Targaryen tinha os cabelos platinados e olhos lilases.

  • Martins

    Alguém concorda que a Dany é Azor Ahai??? A profecia não dizia que o
    guerreiro despertaria os dragões da pedra…?? Não
    foi isso que a Dany fez? Ela devolveu a vida aos ovos petrificados em meio as chamas, o próprio Martin disse que esse momento foi mais mágico do que a simples tolerância da Targaryen ao fogo..ela
    acordou os dragões… Eu gosto mto do Jon como personagem e acredito mesmo que ele seja filho de R e L, e até concordaria com a ideia dele ser uma das três cabeças…controlando Rhaegal por ser referência ao seu pai biológico.
    Mas dai achar que ele é Azor Ahai… a maioria do pessoal acha que Jon é esse tão esperado guerreiro, mas
    seria tão óbvio! O próprio Meistre Aemon disse que Dany era a que nasceu em meio ao sal e fumaça e que todos esperavam que o guerreiro dragão fosse um homem, mas ele mesmo diz que mais ou menos assim: Ninguém nunca se deu conta que na verdade o dragão não tem sexo, não é macho nem fêmea. Se não for a Dany eu espero realmente que não seja Jon porque seria o mais óbvio, que seja o Theon então………….brinks :D.
    Parabéns ao site, todos vocês fazem um excelente trabalho…curto mto o podcasteros e fico felizaço quando entro e vejo um novo.

  • Hugo Ferreira

    Teoria a se ter em conta… Pode ser um no meio daquele desespero todo, o Rhaegar ter feito um septão realizar o casamento meio que obrigado né?!

  • Hugo Ferreira

    Sim, relativamente ao suposto sequestro e Lyana, acho que foi desculpa mesmo…
    E que ela, de começo, possa não ter amado Rhaegar, mas que não tava entusiasada com o seu prometido Robbert Baratheon e sua promiscuidade. Mas depois com a proximidade, eles se tenham entendido

  • Nicoli JLSantos

    Pessoal me faltam palavras para expressar minha gratidão pela dedicação de vocês!! Vocês são super!! Acredito no amor de Lyanna por Rhaegar! E a indicação vem do pouco que conhecemos da opinião de Lyanna sobre Robert. Robert é o oposto de Rhaegar, que é descrito como sensível. Lyanna não era uma donzela que sonhava com um cavalheiro forte e heroíco (como Sansa!), ela era como Arya, cavalgava como um homem e não tinha uma imagem platônica de Robert. Tudo isso deixa claro que ela não amava Robert e, portanto, poderia se apaixonar por outra pessoa. E todos nós sabemos que a impulsividade é de certa forma um traço recorrente em alguns Stark como seu irmão Brandon e o sobrinho Robb (aliás só dá em m….)! Acho que os indicativos são bem razoáveis!!

  • Messinho’

    FALTA 1 FUCKING DIA!!! AI MEU CORASSAUM!!!

  • Messinho’

    Quentin?

  • Daniel Batista

    o audio melhorou bastante, e o podcast ficou bom, mas o audio do outro garoto (desculpe nao lembrar o nome) ainda ta meio ruim

  • Eduardo Amorim

    Nem me fale 😀 Fim de semana foda com Imagine dragons hj no Lollapaloza e amanha GoT LOL

  • Eduardo Amorim

    Eu duvido muito q quentyn tenha sobrevivido.

  • Hugo Ferreira

    Quentin morreu! Próprio Sor Barristan mandou preparar os seus restos para serem enviados a LançaSolar

  • Messinho’

    Eu sei, só tô dizendo que a imagem de um homem em chamas pode ser ele, mesmo não tendo envolvimento na teoria.

  • Messinho’

    Enquanto eu tenho prova segunda-feira =(

  • Eduardo Amorim

    É pq ele tava falando da teoria das cabeças do dragão e com ele morto não é possível, eu acho q deve ser a Dany o Jon e o Aegon seja verdadeiro.

  • Eduardo Amorim

    E eu tenho q trabalhar :'( sorte q de domingo não trabalho senão não conseguiria ficar até 10H pra assistir kkkk

  • Victor Hugo Macedo

    Caraaamba olha eu aliii kkkkkkkkkk muuito bom o cast, novamente!! Estão de parabéns mais uma vez, estou relendo o terceiro livro no momento, e com certeza é o meu favorito, acabei de ler o capítulo do casamento vermelho e a carga emocional é gigantesca até pra uma pessoa acostumada a ser maltratada pelo Martin… No fim do capítulo, você fecha o livro, suspira e pensa: pqp… kkkkkkkkkk

  • J.

    Eu tomei o mesmo spoiler que a Ana em relação ao casamento e fiquei tão chateado quanto.

  • Renan Moreira Schneider

    Quanto a “The Bear and the Maiden Fair” eu gosto bastante dessa versão https://www.youtube.com/watch?v=t6VMSYIXCCY

  • Que bom que vocês voltaram! estou ansiosa para ouvir , porém a internet 3G não vai ajudar muito kkkkk

  • Marcel

    Gente, acho que vocês deveriam aprender a pronunciar os nomes dos personagens corretamente. É horrível ter q ouvir ”Jáime” e “Gêndri”. oO

  • Daycon Martell

    mt bom o podcast de vocês parabens a equipe 🙂

  • Felipe Bini

    GRRM já falou que uma das cabeças (nas palavras dele, “a terceira”) não vai necessariamente ser um Targaryen (o que pra mim significa praticamente que não vai ser, senão ele nem se daria ao trabalho de comentar isso). Depois dessa, eu não acho que importe muito realmente se vai ser bastardo ou não.
    Me intriga é que já tenha outra cabeça Targaryen definida além da Daenerys. Aegon ou Jon Snow? Somado à declaração do GRRM, pra mim significa que a legitimidade de cada um deles é mutuamente excludente da do outro…
    O SSM em que ele comenta isto:
    esta: http://www.westeros.org/Citadel/SSM/Entry/1261
    (Não ouvi o podcast ainda, então se já tiverem falado sobre isso, ignorem).

  • Felipe Bini

    E no Princess and the Queen vemos diversos outros dragonseeds bastardos com aparência não-valiriana. Já é sedimentado que filhos mestiços Targaryen não necessariamente herdam a aparência valiriana. Outro exemplo é o próprio Bittersteel.

  • Mab Castro

    Uma coisa é certa, a terceira cabeça precisa ter sangue valyriano, mesmo que pouco. E será que “ser Targaryen”, significa “ter sangue Targaryen”? Muito dúbia essa declaração do Martin.

  • Flávio Gama

    – Bju, Ana! 🙂
    – Acho que Lyanna não fugiu apenas por amor. Ela podia gostar de Rhaegar, mas eu sinto um cheiro de chantagem no ar, da parte dele claro! Tipo “minha família é poderosa e eu tenho a mulher que eu quiser” ou “se você ama sua família, fará isso por eles”… e talvez o “prometa-me, Ned” não seja apenas pelo Jon, mas como um pedido de perdão por ela ter cedido às pressões de Rhaegar, mesmo depois de perceber as más intenções dele.
    – A tormenta também é meu livro favorito.
    – E o cavaleiro da árvore que ri, na minha opinião, era Lyanna. Explica muito sobre ela e o Rhaegar.
    – Ótimo podcasteros, como sempre!

  • Diego Hwd

    GOT é mesmo fascinante, não li nenhum livro ainda estou pensando em começar pelo 3ª mesmo Tormente vale a pena? ou tem que ser do inicio mesmo?? Eu ja assisti 2 vezes cada temporada 1ª, 2ª e 3ª ai acho que poderia começar do fim da 3ª temporada que pelo que vi é o o livro tormenta de espadas.

  • Victor Hugo Macedo

    Leia do começo, além de ser uma experiência incrível, vale muito a pena! E no livro há inúmeros personagens que não aparecem na série, amigo meu começou pelo terceiro e se arrependeu 😉

  • Ricardo Bruno

    Pessoal, estou gostando muito do trabalho de vcs mas concordo q vcs tem q tomar mais cuidado com os spoilers!!!! Não gostei de saber sobre um spoiler sobre sir Duncan, o Alto, quase no final do cast!!! Terminei o 1 livro, mas não sabia do q acontece depois dele…tomem cuidado!!!

  • Alysson

    Cara aconselho vc ler todos os livros,a série é maravilhosa mais tem muito mais detalhes nos livros.

  • Alysson

    PÔ PESSOAL QUE VACILO FALAR DO SOR DUNCAN!!!!!!

  • xeryphe

    equipe do site, fica o aviso aí, q o som foi ruim em várias partes do podcast, muitos ecos vlw

  • Vinicius Lima Silva

    Estou escutando agora o episódio, e gostaria de comentar sobre uma coisa: Robb Stark.

    Quando vocês comentam sobre a cagada que ele fez casando-se com a Jeyne Westerling, esquecem o fato de ele ser um jovem adulto, mais pra adolescente que para adulto, e que apesar de estar se saindo muito bem na guerra, ainda era um jovem virgem que não tinha amado. Agora vejam, ele longe da mãe, cercado de homens (que não o recomendariam a fugir de um rabo de saia). Na primeira oportunidade, transou com a moça. Mas como ele é filho de seu pai, precisava casar com ela, por causa da questão de honra. O erro cometido por ele, ao meu ver, é completamente palpável. Se ele fosse mais velho e mais experiente, não cometeria o mesmo erro. E por isso mesmo, mudar essa passagem na série, foi necessário, por ele ser mais velho. Acabou que caiu bem também.